Qual o risco de ocorrer a capotagem?

Estudo americano revela probabilidade de capotagem em caso de acidente - dois dos carros mais perigosos são vendidos no Brasil

Nova York, NY, EUA - Cinqüenta e cinco carros vendidos no mercado norte-americano têm uma chance em cinco de capotar em caso de acidente. O dado é de um estudo encomendado pelo jornal USA Today, baseado numa fórmula adotada pelo governo norte-americano para avaliar a estabilidade dos veículos.

Dos 55 carros julgados mais perigosos segundo esse critério, 80% são utilitários esportivos, o tipo de carro de maior sucesso no momento nos EUA. O mais preocupante é que os utilitários esportivos são, em grande parte, usados como carros familiares, freqüentemente transportando crianças.

Três modelos analisados apresentam um risco ainda maior: o Chevrolet Tracker, o Suzuki Vitara e o Toyota RAV4 podem, segundo o estudo, capotar em 40% dos acidentes em que se envolverem. O Vitara e o RAV4 são vendidos no mercado brasileiro.

A indústria automobilística está contestando o critério adotado para avaliar risco de capotagem, baseado numa fórmula matemática. Para os fabricantes, o método é falho por não levar em conta as condições de terreno, habilidade do motorista, condições climáticas e tamanho dos pneus, entre outros fatores.

Revista Mecânica On-line
http://www.mecanicaonline.com.br/200...mbro_2000.html