Ver Versão Completa : termostática/radiador-dicas por favor
Prezados, preciso de mais algumas dicas
Final de semana desmontei o radiador e bomba d’água do meu Cj5 64 motor Gm 4cc gasolina, percebi várias incrustações de ferrugem nos bocais que engatam as mangueiras do radiador.
Também ao retirar a bomba d’água percebi, “na parte interna do motor”–onde dá para enxergar- verifiquei que também tem ferrugem, lixei e raspei onde foi possível.
A válvula termostática esta identificada como MTE THONSON 207 75 75+/-2º.C.
Quanta a válvula: a marca é boa/ confiável e está correta para o meu motor?
Ao rodar o eixo com a mão ela me pareceu meio “pesada” gira, mas para logo – é assim mesmo?
Quanta a ferrugem: é normal, há algo que eu mesmo possa fazer em casa para dar uma limpada (não sou mecânico sou apenas metido) , pois creio que estes limpadores que se coloca no radiador não vai resolver!!??
Grato
Mola
vamos por partes: alguns dizem que não se deve colocar aditivo no radiador neste motor porque na é poca em que ele foi projetado nem existia aditivo, outros, como eu, são à favor. Caso queira colocar o aditivo primeiro vc terá que limpar o motor: solte a mangueira na parte que a água quente sai do motor e enfie a magueira do jardim lá dentro, a água limpa que vem da rua vai entrar no radiador, passar pelo motor e sair por onde vs soltou a mangueira do motor, vai sair suja e depois vai ficando mais limpa, monte a mangueira e complete o sistema, rode assim um pouco, e repita o processo, depois complete com o aditivo, qual? qualquer um, de preferência um que não seja anticongelante pois aqui no brasil isso ão serve pra nada, nem sei porque vendem, depois que rodar um tempo com o aditivo vc pode repetir pela 3a vez pra ficar com a água bem limpinha... mas tem o seguinte, como vc está tirando a sujeira (ferrugem) do motor, pode ser que vc também desentupa eventuais furos que existem no sistema (ex. radiador) ou mesmo a bonba dágua vá pro saco com o atrito da sujeira que vai se soltar. A vantagem é que depois vc fica com o sistema limpo e com a ditivo o ponto de ebulição da água vai ficar um pouco mais alto (grande coisa não?)
quanto á termostática, essa é a temperatura correta de funcionamento do motor. rodar? ela não deve rodar ... ela é feita de um material que se contrai com o aumento da temperatura, abrindo a passagem (contrai a mola) permitindo a circulação da água quente do motor (quando chega a 75oC) para o radiador, pra testar é simple, coloque a sua válvula numa panela de água e coloque no fogão, monitore a temperatura com um termômetro, quando a temp da água chegar em 75oC a válvula deverá estar totalmente aberta. O perigo dessas válvulas consiste no travamento dela, que caso aconteça na posição fechada não permitirá o arrefecimento do motor e provavelmente o levará ao fim ... Na dúvida troque por uma nova, deve custar um 30-40 reais e vc poderá encontrar em qualquer autopeças. Vale a pena pois fará o motor atingir a temperatura de trabalho maisrapidamente impedindo o desgaste prematura de anéis, válvulad .......
Milton Quindim
25/10/2007, 09:20
de preferência um que não seja anticongelante pois aqui no brasil isso não serve pra nada, nem sei porque vendem,
huahuahuahuah...muda pro sul do pais e descubra porque vendem...afinal o Brasil é imenso e tambem existe pais fora de São Paulo.
Felipe,
Sobre essa sua orientação : “quanto á termostática, essa é a temperatura correta de funcionamento do motor. rodar? ela não deve rodar”, quando escrevi o tópico me atrapalhei, na verdade estava me referindo a bomba d’agua, que eu retirei e rodei o eixo com a mão achei meio pesado, ela roda mas para logo, claro que com a correia nela ela vai rodar tranqüilo. Só queria saber se essa situação é normal ou já está indicando fadiga da peça.
Esse procedimento de “lavar” o sistema eu já fiz, só achei que as incrustações são muito grandes, também não sei se é assim mesmo, talvez tivesse que fazer uma limpeza “mecânica” ( lixar, raspar, abrir o motor sei lá) eu me divirto com essas coisa entende????
A válvula termostática é nova, eu mandei dar uma geral no motor, eu pedi para colocar a original do opala, como não entendo não custa perguntar para quem sabe se foi colocada a correta.
Valeu o retorno.8)
Mola
peça usa é aquela história, não dá pra saber direito quando vai abrir o bico, se a bomba não tá vazando nem roncando eu deixaria ela quieta. Desencane das encrustações, inspecione a água em busca de depósitos e troque-a regularmente pra garantir que os pedaços não entupam alguma das galerias do motor, acho que isso pode ser o pior a acontecer.
huahuahuahuah...muda pro sul do pais e descubra porque vendem...afinal o Brasil é imenso e tambem existe pais fora de São Paulo.
é verdade. esqueci que tem lugar em que a temperatura fica negativa, mas chega a congelar a água dentro motor? já vi congelar o carro por fora
Felipe valeu as dicas.
Quanto a questão climática, por coincidência, esse meu Cj eu comprei em São Joaquim- aqui em SC, pode acreditar que congela.
Em alguns lugares aqui nos sul as concessionárias de água desligam os sistemas de distribuição no inverno porque a água congela – aumenta de volume- e estoura as canalizações, não vai ser diferente no sistema de arrefecimento dos veículos.
Jippe também e´cultura!!!!!!!!!!!!!
Um abraço,
Mola
Milton Quindim
26/10/2007, 22:09
é verdade. esqueci que tem lugar em que a temperatura fica negativa, mas chega a congelar a água dentro motor? já vi congelar o carro por fora
Congela sim...aqui mesmo na serra do mar no Paraná jah aconteceu comigo com um M 113 um blindado com motor diesel...simplesmente não rodava para dar partida...fomos verificar..no abrir o radiador descobrimos gelo jah de cara...hehehe