x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Hybrid View

Usuário Avatar de mola
    Entrada
    15/08/2007
    Agradecimentos: 0

Question termostática/radiador-dicas por favor

Prezados, preciso de mais algumas dicas

Final de semana desmontei o radiador e bomba d’água do meu Cj5 64 motor Gm 4cc gasolina, percebi várias incrustações de ferrugem nos bocais que engatam as mangueiras do radiador.

Também ao retirar a bomba d’água percebi, “na parte interna do motor”–onde dá para enxergar- verifiquei que também tem ferrugem, lixei e raspei onde foi possível.

A válvula termostática esta identificada como MTE THONSON 207 75 75+/-2º.C.

Quanta a válvula: a marca é boa/ confiável e está correta para o meu motor?
    Ao rodar o eixo com a mão ela me pareceu meio “pesada” gira, mas para logo – é assim mesmo?

Quanta a ferrugem: é normal, há algo que eu mesmo possa fazer em casa para dar uma limpada (não sou mecânico sou apenas metido) , pois creio que estes limpadores que se coloca no radiador não vai resolver!!??

Grato

Mola

vamos por partes: alguns dizem que não se deve colocar aditivo no radiador neste motor porque na é poca em que ele foi projetado nem existia aditivo, outros, como eu, são à favor. Caso queira colocar o aditivo primeiro vc terá que limpar o motor: solte a mangueira na parte que a água quente sai do motor e enfie a magueira do jardim lá dentro, a água limpa que vem da rua vai entrar no radiador, passar pelo motor e sair por onde vs soltou a mangueira do motor, vai sair suja e depois vai ficando mais limpa, monte a mangueira e complete o sistema, rode assim um pouco, e repita o processo, depois complete com o aditivo, qual? qualquer um, de preferência um que não seja anticongelante pois aqui no brasil isso ão serve pra nada, nem sei porque vendem, depois que rodar um tempo com o aditivo vc pode repetir pela 3a vez pra ficar com a água bem limpinha... mas tem o seguinte, como vc está tirando a sujeira (ferrugem) do motor, pode ser que vc também desentupa eventuais furos que existem no sistema (ex. radiador) ou mesmo a bonba dágua vá pro saco com o atrito da sujeira que vai se soltar. A vantagem é que depois vc fica com o sistema limpo e com a ditivo o ponto de ebulição da água vai ficar um pouco mais alto (grande coisa não?)

quanto á termostática, essa é a temperatura correta de funcionamento do motor. rodar? ela não deve rodar ... ela é feita de um material que se contrai com o aumento da temperatura, abrindo a passagem (contrai a mola) permitindo a circulação da água quente do motor (quando chega a 75oC) para o radiador, pra testar é simple, coloque a sua válvula numa panela de água e coloque no fogão, monitore a temperatura com um termômetro, quando a temp da água chegar em 75oC a válvula deverá estar totalmente aberta. O perigo dessas válvulas consiste no travamento dela, que caso aconteça na posição fechada não permitirá o arrefecimento do motor e provavelmente o levará ao fim ... Na dúvida troque por uma nova, deve custar um 30-40 reais e vc poderá encontrar em qualquer autopeças. Vale a pena pois fará o motor atingir a temperatura de trabalho maisrapidamente impedindo o desgaste prematura de anéis, válvulad .......

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Agradecimento: 1

Gigante

Citação Postado originalmente por Felipe Ver Post
    de preferência um que não seja anticongelante pois aqui no brasil isso não serve pra nada, nem sei porque vendem,

huahuahuahuah...muda pro sul do pais e descubra porque vendem...afinal o Brasil é imenso e tambem existe pais fora de São Paulo.

Usuário Avatar de mola
    Entrada
    15/08/2007

Thumbs up

Felipe,

Sobre essa sua orientação : “quanto á termostática, essa é a temperatura correta de funcionamento do motor. rodar? ela não deve rodar, quando escrevi o tópico me atrapalhei, na verdade estava me referindo a bomba d’agua, que eu retirei e rodei o eixo com a mão achei meio pesado, ela roda mas para logo, claro que com a correia nela ela vai rodar tranqüilo. Só queria saber se essa situação é normal ou já está indicando fadiga da peça.

Esse procedimento de “lavar” o sistema eu já fiz, só achei que as incrustações são muito grandes, também não sei se é assim mesmo, talvez tivesse que fazer uma limpeza “mecânica” ( lixar, raspar, abrir o motor sei lá) eu me divirto com essas coisa entende????

A válvula termostática é nova, eu mandei dar uma geral no motor, eu pedi para colocar a original do opala, como não entendo não custa perguntar para quem sabe se foi colocada a correta.

Valeu o retorno.8)

Mola

peça usa é aquela história, não dá pra saber direito quando vai abrir o bico, se a bomba não tá vazando nem roncando eu deixaria ela quieta. Desencane das encrustações, inspecione a água em busca de depósitos e troque-a regularmente pra garantir que os pedaços não entupam alguma das galerias do motor, acho que isso pode ser o pior a acontecer.

Citação Postado originalmente por Milton Quindim Ver Post
    huahuahuahuah...muda pro sul do pais e descubra porque vendem...afinal o Brasil é imenso e tambem existe pais fora de São Paulo.
    é verdade. esqueci que tem lugar em que a temperatura fica negativa, mas chega a congelar a água dentro motor? já vi congelar o carro por fora

Usuário Avatar de mola
    Entrada
    15/08/2007
    Felipe valeu as dicas.

Quanto a questão climática, por coincidência, esse meu Cj eu comprei em São Joaquim- aqui em SC, pode acreditar que congela.
    Em alguns lugares aqui nos sul as concessionárias de água desligam os sistemas de distribuição no inverno porque a água congela – aumenta de volume- e estoura as canalizações, não vai ser diferente no sistema de arrefecimento dos veículos.
    Jippe também e´cultura!!!!!!!!!!!!!
    Um abraço,

Mola

Usuário Avatar de Milton Quindim
    Entrada
    21/12/2006
    Local
    Pinhais/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Felipe Ver Post
    é verdade. esqueci que tem lugar em que a temperatura fica negativa, mas chega a congelar a água dentro motor? já vi congelar o carro por fora

Congela sim...aqui mesmo na serra do mar no Paraná jah aconteceu comigo com um M 113 um blindado com motor diesel...simplesmente não rodava para dar partida...fomos verificar..no abrir o radiador descobrimos gelo jah de cara...hehehe

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem