Ver Versão Completa : Tanque de combústível extra
Fernando da Terra
18/10/2007, 14:26
Uma coisa que é sempre necessário para viagens longas, são os galões reserva para diesel.
Também tenho pensado muito nisto e como estou me preparando para futuras viagens, estou pensando em colocar um tanque extra na minha 90tinha.
Consultei na Antoalde, e, para as defender 90, eles fazem um modelo padrão a partir de um determinado ano de fabricação da land (não me lembro qual ano é),
e para as 110, existe um outro modelo fabricado.
Como a minha 90 é mais antiga (ano 97), tem que fazer sob medida, deixando o land lá por 3 ou 4 dias. Fica em 1.500,00 instalado.
O tanque extra tem a capacidade de 42 litros.
Então pergunto: que acham? Alguém tem mais informação a respeito de tanque extra?
Ei Daniel, você que tem vários acessórios deles (Antoalde), tem alguma informação à respeito do tanque? Veja se consegue mais informações com o Junior. Será que ele instalou o tanque na 110 dele?
Bom, aguardo os comentários.
Fernando
Fernando,
Não tenho grandes informações sobre eles, no caso das 90´s até 98 e as 110 (acho que todas) sei que os tanques ficam embaixo do paralama traseiro direito, no caso das 90´s a partir de 99 usam o mesmo local do tanque usado nos carros até 98, ou seja é quase o tanque original.
Sei tb que a transferência de combustível de um para o outro é feito por gravidade e ele tem uma vãlvula que impede o retorno do combustível depois de inserido no tanque principal, o abastecimento é feito pelo mesmo bocal e o marcador de combustível marca o total do tanque principal apenas.
Acho que o Junior não tem o tanque instalado no carro dele não mas assim que vê-lo pergunto mais detalhes
Abçs
Daniel
O carlos (caandreu) tem um tanque reserva na 90tinha dele. Ele também pode dar maiores detalhes...
Carlão Rover
18/10/2007, 22:50
Ola Fernando!
Eu tenho o tanque da Antoalde reserva( aminha é 2001).Fica embaixo do passageiro como eram nas antigas séries land rover, o tanque principal.Vale a pena sim, mas realmente só marca o que tem de combustível no tanque principal(ou seja, demora mais para abaixar o ponteiro, mas marca bem).No meu caso, eu tenho que encher o tanque sem muita força na bomba do posto, pois senão a bomba para de encher(acredito que a mangueira que comunica os tanques deveria ser mais larga, ou pelo fato do tanque estar posicionado para mandar o diesel por gravidade).Com certeza é uma boa opção para viagens longas...se quiser mando fotos...
Abraços
Carlão
Luiz Castro
18/10/2007, 22:58
Caro Carlão
Também gostaria de ver fotos do tanque extra.
obrigado
Carlão Rover
18/10/2007, 23:05
Vou tirar agora e já volto...rs
Carlão Rover
18/10/2007, 23:16
Tá escuro porque tirei as fotos agora mas o que vale foi a intenção...rsrsrsrsr
Abraços
Carlão,
esse tanque é de inox?
Tem idéia do preço?
[]'s.
Carlão Rover
18/10/2007, 23:43
Olha Antonio, quando eu vi(uns 3 anos atrás) para a minha 110, estava 900 reais instalado(original), lá na Land Center...acho que a média deve ser essa...eu sei que existe dois modelos que são originais da land rover, um para a 90 e outro para 110...
Carlão Rover
18/10/2007, 23:44
esqueci, é de inox sim....
A Land Center costuma cobrar "os olhos da cara". Se comprar direto da Antoalde, será que é complicado pra um mecânico instalar?
Outra dúvida, esse tanque não fica meio "exposto" a batidas em pedras? Pergunto isso porque ele parece mais baixo que o original?
[]'s.
Carlão Rover
19/10/2007, 00:00
Acredito que na X4 eles instalam para vc de graça...não tem segredo pelo que vi da instalação...na Antoalde deve ser mais barato sim...ele está praticamente na altura do estribo, acredito que seja bem seguro, até porquê existe original de fábrica...quanto às pedras...por enquanto penso como você...nada de trilhas com a Land...se Deus quizer eu compro meu CJ para isso...
Tem razão, se ele fica no mesmo lugar das Defenders antigas, fica protegido...
rodrigoboscardin
19/10/2007, 11:17
Pessoal, esse tanque extra será que é uma coisa muito complicada de se fazer?
Se tivermos o modelo podemos fabricar um no quintal de casa com umas chapinhas de inox e tal... e gastar +- R$ 50,00 ehehhe.
Agora estou com a 110 que tem 75 litros. Um pouco melhor q a 90tinha com 60 litros...
Já fiz várias viagens longas com a 90tinha. Nunca fiquei sem combustivel, mas cairia muito bem um tanque extra.
E agora, cairia muito bem tb um tanque extra na 110 pra poder chegar a uns 120 litros.. .iria ficar muito bom!
Abraços
Bosca
Carlão Rover
19/10/2007, 11:26
Não é nada complicado...se vc conseguir um molde da estrutura debaixo do banco do passageiro, é só construir de maneira que caiba no local...é bem simples mesmo...
rodrigoboscardin
19/10/2007, 12:09
Acho que o maior problema é a ligação dele.. como interligar com tanque principal??
Bosca
Carlão Rover
19/10/2007, 13:28
vou tirar umas fotos e vamos estudar a respeito..
rodrigoboscardin
19/10/2007, 14:05
Blz!, daqui uns dias, quem sabe, estamos todos com uns 100 litros no tanque!!
Aguardamos as fotos!
Bosca
Fernando da Terra
19/10/2007, 16:11
Beleza Carlão!!
Tá muito legal esse tópico!
Acho que teremos que estudar 3 modelos de tanque: um para as 90 antigas, outro para as atuais e outro para as 110 (com ceteza devem ter espaço para um tanque maior que 42 litros).
Agora, isso é só em relação ao tamanho e formato do tanque, pois o sistema de interligação entre eles, será o mesmo.
Vamos projetar!!!
Fernando
Fernando,
O tanque das 110 tem capacidade de 75 l e com uma média de 9,5 km/l temos uma autonomia de 700 km, ainda assim você vê necessidade de instalar este acessório? Está pensando viajar para onde?
Fernando da Terra
22/10/2007, 08:54
Hugo, tudo bem?
Bom, em viagens longas pelo interior da América do Sul, o combustível extra é sempre um item muito importante. E estou me preparando aos poucos para futuras viagens.
Não sabia qual era a capacidade do tanque da 110, que você disse.
O meu é um Defender 90, e eu tinha informação que era 55 litros. Fui ver o manual, pois aqui no forum alguns dizem que é 60 litros.
O manual diz que:
depósito de combustível - capacidade utilizável
- traseiro (versões 110 e 130).................79,50 litros
- lateral (exceto 110 SW).......................68,20 litros
- lateral (apemas 110 SW)......................45,50 litros
- lateral (versões 90)............................54,58 litros
Então no meu caso, ...fazendo as contas.. dá para rodar uns 510 km..... é uma boa distância... mas tem que se planejar muito para não passar apertado em determinadas situações.... por isso a idéia do tanque extra.
Agora, essas capacidades que passei são de um manual de 1997, não sei se teve alguma aleração nos novos tanques.
Fernando
Fernando, se você levar um galão de 20 litros preso na escadinha traseira (como nos Willys)... É barato, fácil de adaptar, e de retirar depois, e você teria mais uns 200 Km de autonomia...
[]'s.
Antonio.
Hugo, tudo bem?
Bom, em viagens longas pelo interior da América do Sul, o combustível extra é sempre um item muito importante. E estou me preparando aos poucos para futuras viagens.
Não sabia qual era a capacidade do tanque da 110, que você disse.
O meu é um Defender 90, e eu tinha informação que era 55 litros. Fui ver o manual, pois aqui no forum alguns dizem que é 60 litros.
O manual diz que:
depósito de combustível - capacidade utilizável
- traseiro (versões 110 e 130).................79,50 litros
- lateral (exceto 110 SW).......................68,20 litros
- lateral (apemas 110 SW)......................45,50 litros
- lateral (versões 90)............................54,58 litros
Então no meu caso, ...fazendo as contas.. dá para rodar uns 510 km..... é uma boa distância... mas tem que se planejar muito para não passar apertado em determinadas situações.... por isso a idéia do tanque extra.
Agora, essas capacidades que passei são de um manual de 1997, não sei se teve alguma aleração nos novos tanques.
Fernando
Fernando,
No manual Land Rover 2003 versão em português pág. 186 diz:
Capacidades do tanque de combustível:
Para versões 110/130.......75 litros
Para versões 90...............60 litros
Eu anoto todo abastecimento em uma caderneta e o maior valor foi 75 litros.
Noventinha 00
23/10/2007, 18:18
A minha 90, ano 2000, não pega mais que 60 litros. Só fico preocupado em levar galão extra por causa da legislação de trânsito. Parece que no Brasil não temos permissão para levar combustível em galões, certo?
Abços.
Rodrigo.
Bispo - land defender-98
01/05/2008, 20:03
Tenho um seg. tanque na minha 90tinha. Ele é do tipo cilindrico. A minha sorte, é qdo eu estava pensando em adaptar um seg. tanque nela, eu achei em um ferro velho de material Industrial, no Recife, um vaso de para acondicionar querozene...foi uma "mão na roda"...ele coube direitinha na trazeira, embaixo do asoalho...foi necessario soldar a tampa e fazer adptação para interligar pelo dreno do tanque principal. A entrada do combustivel é feita pela mesma entrada do tank principal, adaptei um tubo, feito um "Y", para alimentar os dois..Agora tenho capcidade para 92 lts...O vaso pode ser confeccionado em qualquer metalugica....fica bem mais barato, tem q correr atrás.... (job4006@ig.com.br)
Luiz Antonio C. Bodon
02/05/2008, 15:11
Nas 110, sei que várias delas (lá na África e na Austrália) possuem um tanque extra, em sua parte traseira direita [a do passageiro] para cerca de 45 litros; inclusive o Luiz Fraga (The Specialist) obteve a cópia desse projeto (não sei se ele realizou esta modificação em alguma 110 no Brasil).
Nas 90, eu pensaria seriamente em colocar este tanque extra embaixo do assoalho do passageiro.:concordo:
Carlão Rover
02/05/2008, 17:48
Olha no começo deste tópico eu coloquei as fotos da minha 90 com este tanque.É de 50 litros...
Abraços
carioca10
02/05/2008, 23:50
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao181_05.doc
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao194_06.rtf
A legislação atual é muito confusa.
Se no art. 2. proíbe:
"...
Art. 2º. A instalação de tanque suplementar de combustível somente será permitida em caminhões, caminhões-tratores, reboques e semi-reboques.
..."
Obs.: se Vc tiver "reboque" ou "semi-reboque" pode???Com relação à "... alteração da capacidade do tanque original de combustível líquido em veículos ..." é omissa.
"... Art. 8º. A inobservância dos preceitos contidos nesta Resolução sujeita o infrator às penalidades previstas no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro - CTB. ...".
Bom, o art. 230, inciso VII, é:
"... Art. 230. Conduzir o veículo:
...
VII - com a cor ou característica alterada;
..."
Enfim, uma zorra!
Felipe
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao181_05.doc
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao194_06.rtf
A legislação atual é muito confusa.
Se no art. 2. proíbe:
"...
Art. 2º. A instalação de tanque suplementar de combustível somente será permitida em caminhões, caminhões-tratores, reboques e semi-reboques.
..."
Obs.: se Vc tiver "reboque" ou "semi-reboque" pode???Com relação à "... alteração da capacidade do tanque original de combustível líquido em veículos ..." é omissa.
"... Art. 8º. A inobservância dos preceitos contidos nesta Resolução sujeita o infrator às penalidades previstas no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro - CTB. ...".
Bom, o art. 230, inciso VII, é:
"... Art. 230. Conduzir o veículo:
...
VII - com a cor ou característica alterada;
..."
Enfim, uma zorra!
Felipe
Carioca:
Pelo que entendi a limitação é da adição de tanque reserva, nada impedindo a substituição do original por outro de maior capacidade que, no meu entender não modifica a caracteristica.
Se interpretarmos o artigo 230 , VII, devemos entender que a caracteristica ali mencionada deve ser da mesma natureza da cor, ou seja, algum ítem que o diferencie e identifique, por exemplo o tipo de combustível e não a quantidade de combustível transportada.
carioca10
04/05/2008, 00:36
Lothar,
Muito obrigado pela atenção e paciência.
Eu acho que a legislação é omissa com relação à substituição de um tanque por outro. Obviamente seria bom atestar com um laudo de algum perito automotivo. Com relação ao tanque extra me parece que ela é proibitiva, para picapes ou utilitários.
Tentei ver aqui em BH uma oficina que instala estes tanques extras para caminhões, alertando que queria tudo legalizado.
A primeira coisa que percebi é que ele verificou se havia espaço por baixo da minha Ranger onde está o tanque, que ele pudesse substitui-lo por um maior. Ele avaliou que o espaço restante é pequeno.
Me recomendou ir "no INMETRO do DETRAN da Gameleira", para verificar se a legislação permitiria este tanque extra. Com um "laudo", talvez segundo ele eu poderia instalar o tanque de acordo com a legislação.
Bom, não existe nenhuma sala do INMETRO por lá.
Acabei desistindo por enquanto.
Abraços,
Felipe
cristiano
04/05/2008, 02:55
Eu vi uma adaptação numa Land 90 onde o cara colocou um tanque extra de 35 litros e uma bomba de combustível para passar do extra para o principal, então quando baixava o principal ele apertava o botão. Bem legal! Ele usava bomba de gol GTI, porque é super rápida, mas consequentemente mais cara.
Mas tenho minhas dúvidas quanto tempo dura uma bomba de gasolina empurrando diesel. Alguém tem idéia?
Alhadeff
07/08/2008, 12:54
Ola
Amigos
Esse asssunto de Tanque C. e muito bom. Ja pesquisei alguns modelos na internet e cheguei a conclusao que o mais facil e o modelo da Antoalde no Caso das 110, pois as linhas do tanque sao bem retas e outros modelos tem muitas quinas, porem cabem alguns litros a mais.
Entao eu tenho todas medidas so nao sei o funcionamento interno ou seja aquele combustivel que fica no fundo do tanque so consegueria migrar para o tanque principal com uma mangueira interna que faca a transferencia . Fora a principal que conecta um tanque ao outro.
Quem ja viu pessoalmente o da 110 sabe o que eu estou falando.
Isso tudo pensando em fabricar a baixo custo.
Entao gostaria que alguem que ja tenha visto um tanque da Antoalde internamente. Faca um desenho do funcionamento interno onde e presa a mangueira interna e tudo mais.
Sera que alguem se habilita a Demostrar.
Fotos do modelo ( Alemao /Australiano) para 110.
Uma 90 com tanque colocado.
Tanque com bomba de Combustivel ( modelo sofisticado )
Tanque da Antoalde que sua a gravidade.
Abracos
Fernando da Terra
07/08/2008, 13:22
Fala Alhadeff ! Tudo legal? A sua é 90 ou 110?
Esse modelo da foto 2, cabe quantos litros? É um formato bem diferente dos outros. Onde ele é fixado?
Continuo com a idéia de colocar tanque extra na minha....... se conseguissemos produzi-los à um custo razoável, seria bem legal (lógico que seria um modelo mais simples, como o da Antoalde)....
Fernando
Alhadeff
07/08/2008, 14:35
Na Verdade a minha e 110 e no momento esta sem tanque extra.
Esse modelos acima sao que eu conheco , sao importados.
No caso da 2 foto ele e para uma 110 segue a foto onde ele fixado.
Eu
Alhadeff
07/08/2008, 14:38
Fernando
Na verdade e isso, eu gostaria de produzir alguma coisa , abaixo custo.
Abracos
Alhadeff
Carlão Rover
07/08/2008, 18:45
O tanque extra é simples e é ligado ao principal por uma mangueira para diesel.O único inconveniente é que demora para encher pois é necessário dar pouca vazão na bomba para não transbordar.Nãoé necessária nenhuma bomba.
Abraços
Carlão, sei que você tem um tanque extra na sua Defender. Me responda uma coisa: esse tanque não fica muito baixo?
Pela última foto do post 32 do Alhadeff, dá a impressão que ele fica muito vulnerável, bem mais que o tanque original.
Outra coisa: dá pra usar o estribo normalmente?
[]s
Alhadeff
08/08/2008, 11:49
Ola
Carlao,
A questao da Bomba no Tanque e porque ele e feito na Alemanha e alguem achou necessario colocar, e e um Modelo Especifico.
Porem sabemos que o Tanque da Antoalde, usa a Gravidade para Transferir o combustivel o Problema que nao e Problema na verdade e o Residuo que fica no Tanque Extra que e Quase metade do Tanque.
Um amigo meu que tem o T.Extra diz que ha uma mangueira interna pois ele nao soube me explicar tamanho nem aonde prende internamente.
O legal se alguem pudesse disponibilizar, algumas fotos do Tanque mostrando esta suposta mangueira que eu acho que existe.
Se nao o combustivel so passa ria para o T.Principal se o carro ficasse emborcado de Lado.
Abracos.
Alhadeff
Carlão Rover
08/08/2008, 15:22
Vou tirar umas fotos e posto aqui.
Antonio, o tanque não fica exposto não...dá para usar o estribo normalmente.
Abraços e precisamos marcar o café...
Carlão
Serengetiman
04/09/2008, 07:00
Acabei de voltar de um safari na África por Botswana e Namíbia e fiquei super impressionado com a nova Land Rover 2008 nas estradas de areia de Botswana. Pegamos o carro em Joanesburgo com apenas 278 kms rodados e rodamos 6180 kms. Ela possuia um tanque de 120 litros que nos permitiu rodar mais de 1000 kms sem abastecer. Além disso levamos mais dois bujões de 20 litros cada que foi uma mão na roda, pois em Botswana em duas oportunidades chegamos em postos que estavam sem diesel, então os bujões foram a salvação. Fiquei impressionado com a quantidade e variedade de acessórios para 4X4 na Africa do Sul! Abs
CarlosRMD
04/09/2008, 12:25
Instalei um tanque extra (40L) com o Luiz Fraga (The Specialist -São Paulo) em 2006 na minha Defender 110 (2001). Se não me engano foi fabricado pela Antoalde. Fica bem escondido sob o para lama e não atrapalha em nada. Fiquei com uma autonomia de 110 Litros. Quando está todo cheio o marcador indica o máximo e demora a abaixar. Quando começa a diminuir é porque entrou no combustível do tanque original. Me salvou de muitos apuros na Patagônia e no Pantanal.
Abraço,
Carlos Diniz
filipebond
02/10/2009, 10:03
Oi Pessoal,
Este tópico muito me interessa... Estou mandando outra adaptação que eu havia pensado, analisem.
Ola
Carlao,
A questao da Bomba no Tanque e porque ele e feito na Alemanha e alguem achou necessario colocar, e e um Modelo Especifico.
Porem sabemos que o Tanque da Antoalde, usa a Gravidade para Transferir o combustivel o Problema que nao e Problema na verdade e o Residuo que fica no Tanque Extra que e Quase metade do Tanque.
Um amigo meu que tem o T.Extra diz que ha uma mangueira interna pois ele nao soube me explicar tamanho nem aonde prende internamente.
O legal se alguem pudesse disponibilizar, algumas fotos do Tanque mostrando esta suposta mangueira que eu acho que existe.
Se nao o combustivel so passa ria para o T.Principal se o carro ficasse emborcado de Lado.
Abracos.
Alhadeff
Oi Pessoal,
Este tópico muito me interessa... Estou mandando outra adaptação que eu havia pensado, analisem.
Filipe, estive conversando com um conhecido que faz alguns serviços na área de 4x4 e ele me sugeriu que é possível instalar um tanque de kombi com 35 litros de cada lado da defender. Parece que ele já fez algo parecido, ficou de fazer umas medidas e me confirmar a possibilidade de instalar dois deles em meu carro.
Acho que ainda este mês vou estar com ele e confirmar a possibilidade.
[]
filipebond
02/10/2009, 10:53
O tanque da kombi é de 46 litros.
Achei as medidas aqui no site As medidas do tanque são:
:arrow: 87 cm de comprimento
:arrow: 25 cm de largura
:arrow: 20 cm de altura
:arrow: 86 cm de cintura
Informa o resultado aqui
Segue as fotos de todos os modelos disponiveis...
Abraço,
Filipe
Vespasiano Rubim
02/10/2009, 13:56
Olá, Serengetiman.Sobre a sua estada na Africa. Conheço os acessorios da Africa do Sul principalmente para os Defenders. Os melhores estao com a Front Runner. Acesse www.frontrunner.co.za. Sao todos de aluminio e nem os da land rover inglesa os superam. Teem tudo que se imagina. O tanque extra de combustivel p/ diversos lugares, inclusive p/ o teto ( bagageiro da defender ) onde coloquei o meu ( 30 l ) . Da mesma forma caixa de agua doce ; acessorio para butijao de gas p/ uso em cozinha ( camping / é colocado por fora, atras da land, junto ao vidro oval da direita). Tudo em inox / aluminio , inclusive estribos, escadas, bagageiros de teto, etc. A Front Runner tem lojas nos Estados Unidos, na Africa do Sul ( Joanesburgo ) , Kenia ( Nairobi ) , etc. Infelizmente nenhuma na America do Sul.
Vespasiano Rubim
02/10/2009, 14:04
Nada de adaptaçoes complicadas demais. Um tanque de inox no bagageiro de teto,do tamanho que se deseja, no lado onde fica o acesso p/ abastecimento normal da land.Quando se quer mais combustivel, desenrola-se o mangote, coloca-se a ponta dentro no bocal do tanque e abastece-se por gravidade o tanque original. Fiz isso tambem com agua doce , para banho, com chuveirinho na ponta. ( Muito util na beira-mar, quando quero tirar o sal em minhas pescarias ) .
filipebond
02/10/2009, 14:26
Nada de adaptaçoes complicadas demais. Um tanque de inox no bagageiro de teto,do tamanho que se deseja, no lado onde fica o acesso p/ abastecimento normal da land.Quando se quer mais combustivel, desenrola-se o mangote, coloca-se a ponta dentro no bocal do tanque e abastece-se por gravidade o tanque original. Fiz isso tambem com agua doce , para banho, com chuveirinho na ponta. ( Muito util na beira-mar, quando quero tirar o sal em minhas pescarias ) .
Amigão,
Eu tenho um cano de PVC com 20 litros SUPER PREPARADO(não é simples fazer, quem quiser saber me fale) preso ao bagageiro que junto com uma mangueira eu o utilizo para levar agua ou diesel, mas não é a solução mais apropriada. Pois os guardas vão xiar mesmo sabendo que a legislação não fala nada sobre isso... Aqui mesmo no forum existe uma larga discussão sobre isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4605
Nesse topico você vai conhecer pessoas que tiveram que abandonar seus tanques ou seriam multados.
No caso de um tanque extra, não precisa parar, o guarda não vai saber e vamos evitar problema.
Abraço,
Filipe
Ola
Carlao,
A questao da Bomba no Tanque e porque ele e feito na Alemanha e alguem achou necessario colocar, e e um Modelo Especifico.
Porem sabemos que o Tanque da Antoalde, usa a Gravidade para Transferir o combustivel o Problema que nao e Problema na verdade e o Residuo que fica no Tanque Extra que e Quase metade do Tanque.
Um amigo meu que tem o T.Extra diz que ha uma mangueira interna pois ele nao soube me explicar tamanho nem aonde prende internamente.
O legal se alguem pudesse disponibilizar, algumas fotos do Tanque mostrando esta suposta mangueira que eu acho que existe.
Se nao o combustivel so passa ria para o T.Principal se o carro ficasse emborcado de Lado.
Abracos.
Alhadeff
Alhadeff
Instalei em Novembro do 08 o tanque auxiliar da Antoalde na minha 110, a capacidade hoje é de 75 + 42 = 117 litros. Tenho anotado no caderno de abastecimento de 113,82 litros, então não existe "problema de ficar resíduo" e a passagem por sifão funciona.
luiz ccosta
03/10/2009, 21:43
Pessoal segue diagrama da ligação dos 02 tanques originais na def 110
luiz def.
filipebond
03/10/2009, 22:22
Luiz,
Que trocço complicado da peste... hehehehhehe !!
Valeu ! :)
Abraço,
Filipe
Bem, deixa eu desenterrar o tópico ... :computador:
Alguém tem fotos das ligações dos dois tanques na viatura?? No esquema apresentado o tanque traseiro é que recebe alimentação mas preciso fazer algo um pouco diferente, pois o bocal de abastecimento estará em outra posição...
No meu caso específico o D90 1998 já possui o tanque na lateral do veículo, onde vai o bocal de abastecimento. A idéia seria colocar um tanque extra na traseira conforme as 110 e acrescentar uma proteção metálica por baixo.
Assim o tanque principal seria o menor (lateral) mas não sei ainda como ligar uma mangueira do bocal de abastecimento original até o tanque maior para que este alimente posteriormente o menor por gravidade.
Além disso, sabem se encontro bons preços para este tanque ou compensa adicionar de outros veículos??
Toda ajuda é bem-vinda!!!
;)
Abraço!
gente desculpa se alguem ja falou, nao li o topico inteiro, mas ja ouvi falar q quem possue as lands antigas (tanque na lateral ) pode adaptar o tanque das novas (tanque na trazeira) deixando o carro com 105 litros, na epoca vi fotos e ficavam excelentes, quem tem as novas faz o inverso
rafaelfernandez
28/08/2012, 01:44
Pessoal,
Estou com a ajuda de um amigo no processo de fabricação de um tanque extra na lateral traseira direita da 110(lado do bocal), e por uma questão de facilidade/praticidade decidimos por usar alumínio naval de 4mm para o tanque(esse amigo fabrica barcos) .
Estamos tentando seguir a receita já conhecida por muitos e utilizada mundo afora de colocar o tanque principal para ser alimentado por gravidade pelo auxiliar.
Na configuração que prevemos, se tudo der certo, devo ficar com mais 40l de capacidade no tanque, totalizando 115l com os dois tanques. Nada mal, pois ficarei com uma autonomia superior a 1.000km.
A duvida que pintou é se há algum problema/incoveniente em se usar o aluminio naval para estocar diesel(função de um tanque :parede: :mrgreen:)
A outra é que em todos os lugares que pesquisei, inclusive no carro de um amigo que comprou na antoalde, o tanque auxiliar não tem um respiro próprio, e apenas recebe na parte superior o suspiro do tanque original. Posso tomar como verdade que esse suspiro é desnecessário no tanque auxiliar? Caso positivo, porque ele é necessário no original?
Por enquanto é isso. Conforme a coisa for andando, vou postando as fotos do processo e relatando os acertos/erros conforme forem ocorrendo.
[]´s
Rafael
Rafael,
observe que os tanques extras para 110 apresentam um pequeno tubo que faz a vaso-comunicação dentre ambos os tanques, quando o Diesel fica inferior a mangueira de ligação. Este tubo passa por dentro da mangueira de ligação. Do lado do tanque extra é um tubo de 1/2" em inox que vai até sua parte mais profunda. No tanque do LR é uma mangueira de silicone que também alcança as profundezas do tanque original do LR.
Em resumo, da metade para o fim do tanque extra, quem faz a transferência do Diesel é este "U" invertido, que passa por dentro da mangueira principal de ligação dos tanques.
Sim, o respiro é assim mesmo e funciona muito bem.
Não, não tem problema nenhum fazer em AL, apenas certifique-se que sua fixação não irá gerar nenhum estresse no material, uma vez que alumínio não é muito resistente a trincas.
Abs
Clemente
Pessoal,
Estou com a ajuda de um amigo no processo de fabricação de um tanque extra na lateral traseira direita da 110(lado do bocal), e por uma questão de facilidade/praticidade decidimos por usar alumínio naval de 4mm para o tanque(esse amigo fabrica barcos) .
Estamos tentando seguir a receita já conhecida por muitos e utilizada mundo afora de colocar o tanque principal para ser alimentado por gravidade pelo auxiliar.
Na configuração que prevemos, se tudo der certo, devo ficar com mais 40l de capacidade no tanque, totalizando 115l com os dois tanques. Nada mal, pois ficarei com uma autonomia superior a 1.000km.
A duvida que pintou é se há algum problema/incoveniente em se usar o aluminio naval para estocar diesel(função de um tanque :parede: :mrgreen:)
A outra é que em todos os lugares que pesquisei, inclusive no carro de um amigo que comprou na antoalde, o tanque auxiliar não tem um respiro próprio, e apenas recebe na parte superior o suspiro do tanque original. Posso tomar como verdade que esse suspiro é desnecessário no tanque auxiliar? Caso positivo, porque ele é necessário no original?
Por enquanto é isso. Conforme a coisa for andando, vou postando as fotos do processo e relatando os acertos/erros conforme forem ocorrendo.
[]´s
Rafael
Amigos
Em um manual que procurava esquemas elétricos antigos encontrei esse diagrama para tanque extra dos Defenders à gasolina.
Classe "A" a documentação da LR...
Abraço
Ricardo366920
obs. espero ter dado certo o anexo
Amigos
Em um manual que procurava esquemas elétricos antigos encontrei esse diagrama para tanque extra dos Defenders à gasolina.
Classe "A" a documentação da LR...
Abraço
Ricardo
Ricardo,
Este esquema é literalmente para dois tanques!! 2 bocais!?!, duas bóias, duas bombas ... :pensativo:
*A intenção é instalar um tanque auxiliar que se comunique internamente com o tanque principal, aumentando a capacidade total de autonomia...
Abraço!
Pessoal,
Estou com a ajuda de um amigo no processo de fabricação de um tanque extra na lateral traseira direita da 110(lado do bocal), e por uma questão de facilidade/praticidade decidimos por usar alumínio naval de 4mm para o tanque(esse amigo fabrica barcos) .
Estamos tentando seguir a receita já conhecida por muitos e utilizada mundo afora de colocar o tanque principal para ser alimentado por gravidade pelo auxiliar.
Na configuração que prevemos, se tudo der certo, devo ficar com mais 40l de capacidade no tanque, totalizando 115l com os dois tanques. Nada mal, pois ficarei com uma autonomia superior a 1.000km.
A duvida que pintou é se há algum problema/incoveniente em se usar o aluminio naval para estocar diesel(função de um tanque :parede: :mrgreen:)
A outra é que em todos os lugares que pesquisei, inclusive no carro de um amigo que comprou na antoalde, o tanque auxiliar não tem um respiro próprio, e apenas recebe na parte superior o suspiro do tanque original. Posso tomar como verdade que esse suspiro é desnecessário no tanque auxiliar? Caso positivo, porque ele é necessário no original?
Por enquanto é isso. Conforme a coisa for andando, vou postando as fotos do processo e relatando os acertos/erros conforme forem ocorrendo.
[]´s
Rafael
Que bacana hein Rafael ... Show de bola!!!
Conta pra gente o preço do brinquedo depois!!! :concordo:
Em relação ao suspiro, acredito que no auxiliar não seja necessário pelo mesmo estar ligado ao principal. Assim, o retorno é feito para este tanque. Quando ambos já estiverem cheios, o suspiro do principal vai "trabalhar"se necessário...
Abraço!
rafaelfernandez
28/08/2012, 16:05
Rafael,
observe que os tanques extras para 110 apresentam um pequeno tubo que faz a vaso-comunicação dentre ambos os tanques, quando o Diesel fica inferior a mangueira de ligação. Este tubo passa por dentro da mangueira de ligação. Do lado do tanque extra é um tubo de 1/2" em inox que vai até sua parte mais profunda. No tanque do LR é uma mangueira de silicone que também alcança as profundezas do tanque original do LR.
Em resumo, da metade para o fim do tanque extra, quem faz a transferência do Diesel é este "U" invertido, que passa por dentro da mangueira principal de ligação dos tanques.
Sim, o respiro é assim mesmo e funciona muito bem.
Não, não tem problema nenhum fazer em AL, apenas certifique-se que sua fixação não irá gerar nenhum estresse no material, uma vez que alumínio não é muito resistente a trincas.
Abs
Clemente
Clemente,
Vou verificar novamente as medidas e reavaliar, pois eu estava pensando em fazer alguma coisa parecida com isso:366970
E agora com teu comentario, fui reavaliar as fotos que tirei do carro de meu amigo e realmente há uma diferença entre o nivel da transferencia( que está acima) para o fundo do tanque auxiliar.
Valeu pela força.
Que bacana hein Rafael ... Show de bola!!!
Conta pra gente o preço do brinquedo depois!!! :concordo:
Em relação ao suspiro, acredito que no auxiliar não seja necessário pelo mesmo estar ligado ao principal. Assim, o retorno é feito para este tanque. Quando ambos já estiverem cheios, o suspiro do principal vai "trabalhar"se necessário...
Abraço!
Hailton,
O preço não poderia ser melhor: 110% GRATIS!!! :shock: :cool:. Pois o cara e amigo mesmo e não me cobrou nada. Até o material esta sendo reaproveitado das sobras de chapa que ele tem dos barcos que fabrica. Talvez eu tenha que comprar uma mangueira e umas braçadeiras, mas fala serio. :screwy: :mrgreen:
Conforme for andando eu vou relatando aqui. Quando tiver pronto, caso de certo, vou tentar fazer um esquema com as medidas certinhas para ajudar quem resolver tentar fazer algo parecido.
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
28/08/2012, 16:18
Amigos,
Seque em anexo as fotos que tirei da Defender de um amigo. Para quem quizer avaliar a possibilidade de fazer um e/ou puder ajudar nesse meu projeto.
[]´s
Rafael
366971
Alexandre Tietsche
28/08/2012, 16:20
Sendo grátis, muito bom. Pois outro dia liguei pra Antoalde e custa quase R$3.000,00....
Pensar que comprei um tanque novo de 70L pra minha C10 por r$250.00..rs
rafaelfernandez
28/08/2012, 16:34
Sendo grátis, muito bom. Pois outro dia liguei pra Antoalde e custa quase R$3.000,00....
Pensar que comprei um tanque novo de 70L pra minha C10 por r$250.00..rs
Foi exatamente a cotação da Antoalde que me deu animo para fazer um DIY assistido. :mrgreen:
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
28/08/2012, 16:42
Clemente,
A pesquisa não para!!! :mrgreen:
Essa tubo em U invertido que falastes, funcionaria com o principio do sifão, correto?
Sendo assim, quando o ar entrar no sistema(tanque extra vazio), esse sifão não deixa de funcionar? Como o ar que entrou nele vai ser expulso para que volte a funcionar?
[]´s
Rafael
Sim,
o Antoalde e todos os gringos trabalham pela gravidade até o meio, depois é o sifão que faz o serviço.
Sim, sempre quando o tanque extra se esgota, entra ar no sifão, mas então ao reabastecer, a diferença de nível faz tudo voltar ao normal, haja visto que o principal também estará vazio.
O Antoalde é um cópia fiel dos modelos gringos.
Abraços
Clemente
Clemente,
A pesquisa não para!!! :mrgreen:
Essa tubo em U invertido que falastes, funcionaria com o principio do sifão, correto?
Sendo assim, quando o ar entrar no sistema(tanque extra vazio), esse sifão não deixa de funcionar? Como o ar que entrou nele vai ser expulso para que volte a funcionar?
[]´s
Rafael
luiz ccosta
28/08/2012, 20:58
Pessoal segue link com varios projetos talvez ajude
Land Rover Defender 110 Fuel Tanks (http://www.safari-equip.co.uk/index.php?page=11)
abraços
luiz Claudio
rafaelfernandez
29/08/2012, 01:21
367082
Amigos,
Se eu entendi corretamente a explicação do Clemente(já já ele confirma isso!!!), essa deve ser a configuração dos tanques. Pelo menos isso é o que pude deduzir das explicações + as fotos que tirei/postei.
Se estiver correto, gostaria de saber se a manqueira do sifão necessita ir até o fundo do tanque principal, ou se bastaria que ela terminasse num nivel mais baixo que o tanque auxiliar.
Qual o melhor material para se fazer esse sifão? Um tubo dobrado ou uma manqueira? Que tipo de tubo/mangueira!?
[]´s
Rafael
Certíssimo!!! Perfeito!
Bom, a mangueira de silicone avança 35cm para dentro do tanque original a partir de seu bocal junto ao chassi.
Entre os tanques está o chassi. Seu desenho está PERFEITO!
Abraços
Clemente
367082
Amigos,
Se eu entendi corretamente a explicação do Clemente(já já ele confirma isso!!!), essa deve ser a configuração dos tanques. Pelo menos isso é o que pude deduzir das explicações + as fotos que tirei/postei.
Se estiver correto, gostaria de saber se a manqueira do sifão necessita ir até o fundo do tanque principal, ou se bastaria que ela terminasse num nivel mais baixo que o tanque auxiliar.
Qual o melhor material para se fazer esse sifão? Um tubo dobrado ou uma manqueira? Que tipo de tubo/mangueira!?
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
29/08/2012, 16:22
Valeu Clemente!
Assim que der, vou conversar com meu amigo para revermos o projeto. Ele já iria fechar o tanque essa semana, mas com essas alterações teremos que rever.
Por enquanto o que temos pronto é isso: 367169367170367171
[]´s
Rafael
Rafael,
acho que não vai mudar muito não. A parte dentro do tanque extra é fixa em em metal, faça em alumínio de 1/2".
Abraços
Clemente
Valeu Clemente!
Assim que der, vou conversar com meu amigo para revermos o projeto. Ele já iria fechar o tanque essa semana, mas com essas alterações teremos que rever.
Por enquanto o que temos pronto é isso: 367169367170367171
[]´s
Rafael
E aí Rafael? Como ficou o brinquedo??
Tenho estudado este assunto e sempre penso em um tanque de D90 ou D110 (se couber) na traseira do 90tinha interligando os dois por gravidade... (tenho o tanque na lateral).
Como vou viajar no carro em janeiro, vou ter que agilizar isso ...
Vou pesquisar recipientes de outras viaturas e até cilindros, conforme comentado anteriormente neste mesmo tópico.
Caso alguém queira contribuir com mais dicas ou fotos, agradeço!
Assim que eu evoluir nisso, posto fotos aqui tbm.
Abraço,
Hailton.
rafaelfernandez
16/10/2012, 12:41
Clemente,
Mais uma vez obrigado! Vou tentar manter o tópico com a maior/melhor quantidade de informações possíveis para ajudar quem venha a seguir esse caminho. :concordo:
Hailton,
Tudo bem!?
Depois que o Clemente esclareceu a questão do sifão, fui conversar com meu amigo a respeito. Depois disso não voltei a falar com ele, pois a época do Círio começou a se aproximar e os paraenses ficam em modo "suspenso" até o final dos festejos. :rolleyes:
Enfim, não esqueci de atualizar vocês não, só não tive noticias... assim que tiver algum avanço no projeto eu posto aqui. Vou tentar tirar a maior quantidade de fotos que conseguir e vou tirar as medidas do tanque e mais alguma que alguem ache conveniente. :concordo:
Acho que o custo final dessa brincadeira não vai ser nada exorbitante caso algum de vocês resolva fazer um DIY ou talvez mandar fazer. :pensativo:
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
27/11/2012, 11:07
Amigos,
Demorou, mas tenho novidades....
O tanque está quase pronto. :cool:
Já fizemos o teste de estanqueidade para verificar a qualidade da solda e nenhum vazamento foi detectado. Falta agora fechar a parte de cima do tanque e fixar a entrada do suspiro, mandar o bocal para ser torneado e assim poder usar a tampa original e mais alguns detalhes de fixação que faltam serem resolvidos, mas nada grave.
Segue as fotos e caso alguém queira alguma medida, agora é a hora!!!!
38268538269438269338269238269138269038268938268838 2687382686382695
[]´s
Rafael
Alexandre Tietsche
27/11/2012, 11:58
Rafael, muito legal!
Coloca detalhes ai das medidas, de repente alguém pode desenhar em CAD. Eu não mexo em CAD mas meu sogro mexe e posso pedir pra ele fazer. Tem ideia de quanto se gasta em material e que tipo de solda está usando ?
Já pensou em falar com seu amigo em produzir pra revenda?
Abs,
Alexandre
rafaelfernandez
27/11/2012, 18:10
Fala Alexandre,
Até pensei em reproduzir algumas unidades pra revenda, mas meu amigo disse que pela mão de obra só justifica fazer pra amigo mesmo. Ele disse que o maior gasto não é com material, o problema é a mão de obra.
E o negocio dele é fazer barcos de aluminio, o tempo que ele gasta fazendo um tanque ele deixa de fazer os barcos... enfim....
Acho melhor esperar definirmos como vai ser feita a fixação do tanque e do sifão e ai passo as medidas corretamente junto com as fotos do tanque já pronto!
O projeto esta andando a passos de lesma lerda com preguiça, mas ta andando... :rolleyes:
[]´s
Rafael
Hoje estava dando uma olhada na Net e achei este site na Australia que fazem diversos modelos de tanques maiores ou Auxiliares
:: The Long Ranger :: Land Rover Defender (http://thelongranger.com.au/defenderlongrangefueltank.html)
Abs
Waldmartins
22/04/2013, 11:33
Li o tópico inteiro e não consegui me decidir...
Alguém sabe se vale a pena instalar esse tanque auxiliar ou é melhor levar um galão extra?
O galão extra é permitido no novo Código Brasileiro de Trânsito?
Abs
Wald
Wald ..
Vai do bolso e uso para saber qual melhor opção. Se tivesse sobrando colocaria um tanque extra sem pestanejar. Mesmo se usasse ele 1 vez por ano.
O galão pode levar sim, desde que seja fora do veiculo em recipiente apropriando (não vai levar em garrafa pet, né? a NÃO SER EMERGENCIA MESMO)
O tanque extra serve bem para quem gosta de viajar a cantos cujo acesso é difícil, pouco explorados a justificar o seu uso e de prováveis galões reserva junto... pois nunca se sabe onde vai parar.
Para viagens normais nem galão extra precisa...Depende de onde for.... a não ser que pegue uns 800km sem infraestrutura aí sim justifica o uso de galões extras tanto para óleo diesel quanto para água potável... Vai a critério... se preso no bagageiro, no porta estepe, escada, lateral das janelas... enfim só não pode ir dentro do veiculo.
Eu quando fazia trilha de willys 6 canecos hurricane sempre levava uma gasolina extra... em um galão militar preso junto ao porta estepe na traseira.
Waldmartins
22/04/2013, 12:09
Wald ..
Vai do bolso e uso para saber qual melhor opção. Se tivesse sobrando colocaria um tanque extra sem pestanejar. Mesmo se usasse ele 1 vez por ano.
O galão pode levar sim, desde que seja fora do veiculo em recipiente apropriando (não vai levar em garrafa pet, né? a NÃO SER EMERGENCIA MESMO)
O tanque extra serve bem para quem gosta de viajar a cantos cujo acesso é difícil, pouco explorados a justificar o seu uso e de prováveis galões reserva junto... pois nunca se sabe onde vai parar.
Para viagens normais nem galão extra precisa...Depende de onde for.... a não ser que pegue uns 800km sem infraestrutura aí sim justifica o uso de galões extras tanto para óleo diesel quanto para água potável... Vai a critério... se preso no bagageiro, no porta estepe, escada, lateral das janelas... enfim só não pode ir dentro do veiculo.
Eu quando fazia trilha de willys 6 canecos hurricane sempre levava uma gasolina extra... em um galão militar preso junto ao porta estepe na traseira.
Lucar,
$$$ sobrando num tenho mesmo...rsrs
Acho que estou pensando nessa idéia pro futuro onde eu planejo ir a Patagônia entre outros...acho que a melhor opção é um galão mesmo pois evita o peso extra qdo estamos rodando por locais com infraestrutura razoável.
Valeu!!!
Abs
Wald
Fala Alexandre,
Até pensei em reproduzir algumas unidades pra revenda, mas meu amigo disse que pela mão de obra só justifica fazer pra amigo mesmo. Ele disse que o maior gasto não é com material, o problema é a mão de obra.
E o negocio dele é fazer barcos de aluminio, o tempo que ele gasta fazendo um tanque ele deixa de fazer os barcos... enfim....
Acho melhor esperar definirmos como vai ser feita a fixação do tanque e do sifão e ai passo as medidas corretamente junto com as fotos do tanque já pronto!
O projeto esta andando a passos de lesma lerda com preguiça, mas ta andando... :rolleyes:
[]´s
Rafael
Fala Rafael,
iai como ficou o tanque?? voce tem as medidas?? to pensando em fazer um tb e as medidas ajudariam muito
Abraço, Pedro
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