Ver Versão Completa : Está na hora de fazer o OM-314???
Ney _Niterói
05/10/2007, 11:34
Prezados Toyoteiros,
Como posso saber se o meu OM-314 está precisado de retífica? Quais são os sintomas mais evidentes??
Tenho uma band 1978 há quase 3 anos e o motor parece "normal"...queima um pouco de óleo lubrificante (1 litro/800km)... mas tem dificuldades para subir alives na 4º marcha.
Pensava que era assim mesmo, mas após conversar com um amigo, ele me informou que sua band (om-314; 4 marchas) sobe as mesmas ladeiras na 4ª marcha!
Agradeço as opiniões dos amigos!
abraços
Ney
joão k. chikui
05/10/2007, 12:38
Nei
Teu consumo de oleo está alto , mas ainda dentro do aceitável.
Pode ser que teu carro é mais longo que o do teu colega , pneu mais alto e bomba mais fechada.
Veja se teu motor sopra pela vareta de óleo , isto seria mau sinal.
Ney _Niterói
05/10/2007, 15:06
João,
Estou usando o pneus candango 750x16. Faz muita diferença?
Quanto a relação do diferencial, como posso saber qual é?
joão k. chikui
05/10/2007, 17:45
Ney, a tua ainda é sem reduzida, logo alguem que entende pota aqui qual a unica relação(talvez 3,7:1)
O pneu original da tua acho que era 7.00-16, ou seja , só no pneu vc tá alongado.
E fumaça preta não faz?
Ney _Niterói
05/10/2007, 18:26
Joao,
fumaça preta não tem não. qdo frio, faz fumaça branca... mas até hoje nunca vi band que não faz fumaça!!! O manual da Mercedes diz que o om-314 consome 2 litros de lubrificante por cada 800 km...
Tem como medir compressão deste motor?
Abraços
Ney
joão k. chikui
05/10/2007, 19:15
Ney
Não é só mercedes. De um modo geral ,motores com as parrudíssimas bomba injetoras em linha , por não ter avanço automático em função de temperatura, quando frios soltam essa fumaça branca, de diesel sem queimar.
Se teu motor não estiver soprando pelo caninho da vareta de óleo ou tampa de válvula , ainda vai aguentar muitos anos.
Ola Ney , tenho uma band ano 1986 a + - 19 anos e esta agora com 351.000 km ainda stander ou seja nunca retifiquei o motor, no seu motor usa 4 aneis de segmento ou seja para consumir oleo tem que estar muito gasto , pelo manual da MB É normal consumir ate 2 litros de oleo a cada 1000 km em cada situação de trabalho ou seja pesado ou não, em minha opniao eu mandaria verificar primeiro a bomba injetora e bicos .
Quando se verifique os bicos normalmente se mede a compressão dos pistoes que é executado pelo mesmo lugar ai sim voçe tera certeza que sera um ou outro, agora tambem pode ser valvula de admissão muita aberta ou de escape muito fechada tambem pode acontecer esta fraqueza ahahahahahahahaha bem espero ter ajudado um abraço ><<><><><
Ps: sempre verifique os dois quesitos bomba e bicos
Elmer_Jeep
05/10/2007, 23:17
Apenas complementando,
Fumaça Preta = Excesso de combustível queimado
Fumaça Branca = Excesso de combustível e combustão deficiente
Fumaça Azulada = Presença de óleo lubrificante na combustão
Antes de pensar em abrir mande checar bomba e bicos injetores, e como ja foi dito mande verificar também a calibragem de valvulas (folga de valvulas).
[]'s
(...)mande verificar também a calibragem de valvulas (folga de valvulas).
Opa.
Nesse motor, a regulagem deve ser feita a cada 10000km.
[]´s
Aurélio
Julio Militão
06/10/2007, 20:09
A minha, 82, está comigo tem uns dois anos. Antes de turbina-la ela era meio que lenta, com a turbina melhorou demais. Com capota e para-choque de aço que coloquei, ela ficou mais lenta ainda. Tirei o para-choque e a capota e ela melhorou bastante. Com a turbina ficou com uma ótima retomada de velocidade. Neste ano ela ficou parada por alguns meses e quando voltou a funcionou, estava fumaçando e ruim de andar. Passei a andar com o pé mais em baixo, esticando mais as marchas e ela voltou ao normal. Pelo que sei, me corrijam os especialistas, quando se usa pouco um veículo as sedes de válvulas deixam vazar pressão pelo acumulo de material proveniente da queima incompleta. Veículos que são conduzidos de forma inadequada, andando em marchas altas a baxas velocidades, tendem a formar estes depósitos nas sedes de valvula.
Com a palavra os especialistas!
O meu 314 está soprando pelo duto da vareta e pela tampa do óleo. O que devo fazer.
Elmer_Jeep
21/11/2007, 22:29
Provavelmente os anéis/pistões/camisas estão desgastados então o que ocorre é que a compressão desce para o cárter e gera esse "sopro".
O que fazer... prepara o bolso pra fazer um serviço legal pois seu motor está precisando de um recondicionamento.
[]'s
joão k. chikui
21/11/2007, 23:08
X2!
E deve estar consumindo muito óleo lubrificante.
Está mesmo. Tenho completado o nível com freqüência e também percebo falta de potência no motor.
Se tiver alguém de Fortaleza no Fórum, vocês podem me indicar o melhor lugar aqui pra fazer o serviço???
Um abraço!!!
Oi Nobre!
Mas conta aí, quantos km rodados? O motor já foi retificado antes?
Abraço
gbalero_URU
22/11/2007, 14:21
hola amigos, aprovecho el tema que plantean para hacer una consulta mi motor om314 con kilometraje desconocido 100000 solo conmigo, consume aceite, pero no sopla por la tapa ni por la varilla se aceite por lo menos nada perceptible o muy notorio, tiene una presion de aceite muy buena en caliente no baja nunca de 60 psi moderando y mantiene 100 psi o mas en orden de marcha y esto no varía nunca.
Y ahora viene mi pregunta puede ser que el consumo sea solo por falta de aros, se puede en estos motores hacer un cambio de aros, o no es aconsejable.
un saludo cordial y desde ya gracias por vuestra respuesta.
Gerardo
Vina, o mostrador tá em 64000, mas como ela é 86, claro que essa não é a kilometragem verdadeira. Deve ter muito mais chão rodado. Não sei quando o último dono fez o motor. Pretendo fazer o motor e dar uma geral na bomba.
Prezados Toyoteiros,
Como posso saber se o meu OM-314 está precisado de retífica? Quais são os sintomas mais evidentes??
Tenho uma band 1978 há quase 3 anos e o motor parece "normal"...queima um pouco de óleo lubrificante (1 litro/800km)... mas tem dificuldades para subir alives na 4º marcha.
Pensava que era assim mesmo, mas após conversar com um amigo, ele me informou que sua band (om-314; 4 marchas) sobe as mesmas ladeiras na 4ª marcha!
Agradeço as opiniões dos amigos!
abraços
Ney
Ney,
Se voce é de Niteroi leva na RETIREX (www.retirex.com.br)para eles fazerem uma avaliação. Nunca fiz serviço lá mas a impressão que tive foi a melhor possível. Extremamente organizados e atenciosos no atendimento. Me sugeriram até algumas modificações já citadas aqui no FORUM como por exemplo, trocar o pistão de 5 canaletas antigo, pelo novo de 3 canaletas. Parece que fica mais solto e anda um pouco mais.
joão k. chikui
23/11/2007, 14:03
Gerardo
Teu motor pega fácil , é econômico , não mexa.
Quanto gasta de lubrificante a cada 1000 km??
hola amigos, aprovecho el tema que plantean para hacer una consulta mi motor om314 con kilometraje desconocido 100000 solo conmigo, consume aceite, pero no sopla por la tapa ni por la varilla se aceite por lo menos nada perceptible o muy notorio, tiene una presion de aceite muy buena en caliente no baja nunca de 60 psi moderando y mantiene 100 psi o mas en orden de marcha y esto no varía nunca.
Y ahora viene mi pregunta puede ser que el consumo sea solo por falta de aros, se puede en estos motores hacer un cambio de aros, o no es aconsejable.
un saludo cordial y desde ya gracias por vuestra respuesta.
Gerardo
gbalero_URU
23/11/2007, 14:22
hola Joao, gasta bastante depende del peso del pie en el acelerador pero promedia 3,5 litros en 1000 km, pero no larga humo, incluso estando frio larga poco humo, estoy pensando si el filtro de aire en baño de aceite no sera demaciado restrictivo y tambien colabore en este consumo.
como cosas llamativas arranca muy bien incluso en este invierno que fue historicamente frio, y eso que duerme afuera.
No tiene perdidas de aceite y ya verifique la junta de la tapa de valvulas pues podia estar chupando por la admision al ser una sola tapa.
El tema del consumo de aceite es algo como psicologico pues si sacas los costos en comparacion con el conbustible no es relevante, pero es algo que siempre me molesta saber que gasta aceite
Gracias por tu opinion
un abrazo Gerardo
joão k. chikui
23/11/2007, 21:32
Gerardo
Vou falar um pouco só para esperar o Elmer nos socorrer.
Se teus cilindros gastaram sem muita ovalização, uma brunida e novos anéis poderia baixar bem esse consumo de lubrificante.
Para ver desgaste de cilindro e ovalização , tem que tirar o cabeçote .
Elmer_Jeep
24/11/2007, 11:29
hola amigos, aprovecho el tema que plantean para hacer una consulta mi motor om314 con kilometraje desconocido 100000 solo conmigo, consume aceite, pero no sopla por la tapa ni por la varilla se aceite por lo menos nada perceptible o muy notorio, tiene una presion de aceite muy buena en caliente no baja nunca de 60 psi moderando y mantiene 100 psi o mas en orden de marcha y esto no varía nunca.
Y ahora viene mi pregunta puede ser que el consumo sea solo por falta de aros, se puede en estos motores hacer un cambio de aros, o no es aconsejable.
un saludo cordial y desde ya gracias por vuestra respuesta.
Gerardo
Gerardo, que son los aros que hablas ? Anillos ?
Saludos.
Elmer_Jeep
24/11/2007, 11:33
Gerardo
Vou falar um pouco só para esperar o Elmer nos socorrer.
Se teus cilindros gastaram sem muita ovalização, uma brunida e novos anéis poderia baixar bem esse consumo de lubrificante.
Para ver desgaste de cilindro e ovalização , tem que tirar o cabeçote .
João,
um cilindro gasto mesmo sem estar ovalizado apresenta uma rebarba na parte superior e o brunimento não elimina aquilo, consequentemente os anéis não vedam na região próxima dessa área e se montar desse jeito o consumo de óleo tende a aumentar.
Estou sem minha camera aqui, mas tem um bloco que o cliente pediu pra brunir e a falha(desgaste) está muito acentuado, vou tentar tirar uma foto e colocar aqui depois pra vcs verificarem.
[]'s
joão k. chikui
24/11/2007, 15:56
Pois é , grande Elmer, onde os anéis não chegam , fica o tal calo ou rebarba.
Elmer , sabe o que vi pronto , mas o cara já tinha ido embora com a máquina então não pude ver a marca? Uma retífica abriu um cilindro de um bloco cummins serie B ,a domicílio, e encamisou no lugar(parece que tinha riscado um cilindro).
Esse meca é meu amigo e disse que é o terceiro serviço deste tipo , sendo que os dois primeiros já rodaram bastante sem problemas.
Esqueci de perguntar se para motores que ainda aceitam pistões sobre medida esta máquina faz o serviço.
gbalero_URU
27/11/2007, 07:45
Hola amigos Joao y Elmer, muchas gracias por vuestras opiniones, lo cierto es que yo pensaba destaparlo para ver el estado de las camisas y dependiendo de lo que encuentre ver que hago pues la verdad no tendo ni el dinero ni el tiempo como para pararlo, ademas sacando el consumo de aceite el motor anda muy bien, no les comente que este consumo es variable no siempre es tan alto y se da sobre todo en viajes por carretera si supero las 2200 rpm, y este consumo de aceite lo tiene desde que lo tengo y ya tiene 100000 km en mis manos y no he notado aumento, tambien otra cosa que he notado es que la temperatura no supera los 75º eso sera pòca temperatura para el 314.
nuevamente muchas gracias por sus consejos
Un abrazo desde Uruguay Gerardo
joão k. chikui
27/11/2007, 21:02
Gerardo
Nestas condições , eu não mexeria ainda.
Será que vc não está sem válvula termostática? Se trabalhar muito frio , ocorre desgaste maior dos cilindros.
gbalero_URU
28/11/2007, 07:39
Hola Joao, tiene valvula termostatica de la mayor temperatura que encontre 83º, y lo tengo con el radiador semi cubierto, asi mismo es dificil supere los 75º, solo socede en carretera un dia de mucho calor y por encima de las 2000 rpm y solo llega a 80/85º
En cuanto a lo del filtro de aire en baño de aceite, que para mi es muy restrictivo, esto no puede incidir en el consumo de oleo.
Nuevamente gracias por cmpartir vuestra experiencia
Un abrazo Gerardo
estyvybeykr
23/03/2008, 20:42
Se teus cilindros gastaram sem muita ovalização, uma brunida e novos anéis poderia baixar bem esse consumo de lubrificante.
Para ver desgaste de cilindro e ovalização , tem que tirar o cabeçote .
Senhores estou ressulcitando este topíco, pois estou refazendo meu motor e a situação é a seguinte:
Apos tirar o cabeçote verifiquei um calo na parte de cima dos cilindros, sendo maior o desgaste no 1º cilindro, e tambem grande quantidade de carvão nas cabeças dos pistões, alem de tambem verificar grande quantidade nas valvulas do cabeçote assim como presença de oleo, como já possuo outro cabeçote prontinho, já tenho meio caminho andado. Então recorro aos senhores especialistas a seguinte pergunta: Até que ponto este calo ou desgaste nos cilindros é aceitavel, ou será que neste ponto o ideal é mandar pro ferro"retifica"?
So pra constar que bomba e bicos injetores assim como cabeçote ja foram refeitos. Desde já fico grato por quaisquer esclarecimento dos nobres colegas toyoteiros.
estyvybeykr
15/04/2008, 20:41
Como ninguem respondeu, vou postando o estado da criatura e o desespero do criador.
Tive que retirar os pistões para brunir os cilindros, fiquei surpreso com a facilidade que os pistões subiam e desciam nas camisas, como se já não bastasse tive uma surpresa maior ao verificar a medida que meu eixo de manivelas se encontra 0,75 de bronzinas bielas e 0,50 de bonzinas de fixo, ou seja meu eixo e um "GRAVETO" ,essa foi boa, de arvore de manivelas a graveto de manivelas:mrgreen:, ou seja terei que por um outro eixo, e provavelmente reencamisas os cilindros:roll:.
Mas o que gostaria de saber é, se é possivel colocar um compressor de ar no meu motor sem trocar o eixo de comando, verifiquei que no eixo de comando de valvulas existe o resalto para biela e furo que imagino seja para fubrificar a bronzina, será que realmente lubrificará? Quem puder ajudar fico grato, principalmente quem souber ou quem tenha um eixo de manivelas pra vender preferencialmente com medidas de 0,25:roll: T+
Elmer_Jeep
16/04/2008, 09:21
Dá pra instalar compressor numa boa, mas tem que ver se no bloco existem os furos de fixação da camisa do compressor. Alguns blocos não tem... Sobre a lubrificação não se preocupe.
[]'s
estyvybeykr
16/04/2008, 19:54
Dá pra instalar compressor numa boa, mas tem que ver se no bloco existem os furos de fixação da camisa do compressor. Alguns blocos não tem... Sobre a lubrificação não se preocupe.
[]'s
Elmer amigão, valeu pelo esclarecimento, quanto aos furos de fixação existem sim, 03 furos exatamente onde fica preso o filtro "trambolho" de ôleo.
Por ventura vc não teria na sua oficina um eixo de manivelas com medida 0,25 pra me vender?
Qualquer coisa me avisa, forte abraço.
Dá pra instalar compressor numa boa, mas tem que ver se no bloco existem os furos de fixação da camisa do compressor. Alguns blocos não tem... Sobre a lubrificação não se preocupe.
[]'s
Elmer,
Esta história de que substiruir o pistão de 5 canaletas pelo de 3 traz vantagens é de fato real? Me foi sugerido pelo pessoal da mecanica para "soltar"mais o motor.
Elmer_Jeep
17/04/2008, 15:29
Estevão, não tenho esse virabrequim, se não encontrar recondicionado vai ter que partir pra um novo... Procure pelos da marca Susin.
Jaime, em outro tópico sobre retífica eu dei algumas informaçoes sobre essa modificação incluindo outras melhorias, veja aqui: Turbinando motor OM314 "por dentro" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4405&page=5) (nas demais paginas do topico tem dicas interessantes)
[]'s
estyvybeykr
17/04/2008, 20:17
[quote=Elmer_Jeep;589687]Estevão, não tenho esse virabrequim, se não encontrar recondicionado vai ter que partir pra um novo... Procure pelos da marca Susin.
Valeu Elmer e obrigado pela dica refêrente a marca, vou caçar por aqui pelo RJ, pois o da MB que encontrei me cobraram 1.460 latinhas.:putz:
Elmer_Jeep
18/04/2008, 09:06
A Susin é fornecedor da Mercedes.
[]'s
estyvybeykr
02/05/2008, 22:11
Elmer,
Esta história de que substiruir o pistão de 5 canaletas pelo de 3 traz vantagens é de fato real? Me foi sugerido pelo pessoal da mecanica para "soltar"mais o motor.
É possivel o uso desse pistão de 03 canaletas(E48300) do motor OM352A no lugar do de 05 canaletas(E48100) do motor OM314?
Creio que realmente haverá uma diminuição no arrasto, devido a diferença de 05 aneis para o de 03 aneis, então pergunto:
Haverá necessidade de troca de pinos dos pistões ou ainda troca de bielas devido ao menor peso dos pistões?
E quanto ao eixo de comando de valvulas, poderei usar o mesmo?
Ufa quantas interrogações, :pensativo:quem se habilita a clarear essa escuridão:mrgreen::mrgreen:
Forte abraço e com muitas duvidas ainda:parede::parede::parede:
Elmer_Jeep
03/05/2008, 09:37
camarada, eu dei a resposta pro jaime ali na mensagem #33.
Clica no tópico que tem la que vc vai tirar todas as suas dúvidas sobre essa modificação, assim não ficamos repetindo o assunto, confere la.
[]'s
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