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Convex Datacenter
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  • #1

    Está na hora de fazer o OM-314???




    Prezados Toyoteiros,

    Como posso saber se o meu OM-314 está precisado de retífica? Quais são os sintomas mais evidentes??

    Tenho uma band 1978 há quase 3 anos e o motor parece "normal"...queima um pouco de óleo lubrificante (1 litro/800km)... mas tem dificuldades para subir alives na 4º marcha.

    Pensava que era assim mesmo, mas após conversar com um amigo, ele me informou que sua band (om-314; 4 marchas) sobe as mesmas ladeiras na 4ª marcha!

    Agradeço as opiniões dos amigos!

    abraços

    Ney

  • #2
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Nei
    Teu consumo de oleo está alto , mas ainda dentro do aceitável.
    Pode ser que teu carro é mais longo que o do teu colega , pneu mais alto e bomba mais fechada.
    Veja se teu motor sopra pela vareta de óleo , isto seria mau sinal.

  • #3
    João,

    Estou usando o pneus candango 750x16. Faz muita diferença?

    Quanto a relação do diferencial, como posso saber qual é?

  • #4
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Ney, a tua ainda é sem reduzida, logo alguem que entende pota aqui qual a unica relação(talvez 3,7:1)
    O pneu original da tua acho que era 7.00-16, ou seja , só no pneu vc tá alongado.
    E fumaça preta não faz?

  • #5
    Joao,

    fumaça preta não tem não. qdo frio, faz fumaça branca... mas até hoje nunca vi band que não faz fumaça!!! O manual da Mercedes diz que o om-314 consome 2 litros de lubrificante por cada 800 km...

    Tem como medir compressão deste motor?


    Abraços

    Ney

  • #6
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Ney
    Não é só mercedes. De um modo geral ,motores com as parrudíssimas bomba injetoras em linha , por não ter avanço automático em função de temperatura, quando frios soltam essa fumaça branca, de diesel sem queimar.
    Se teu motor não estiver soprando pelo caninho da vareta de óleo ou tampa de válvula , ainda vai aguentar muitos anos.

  • #7
    Usuário Avatar de BLANCO
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    Esta na hora ?

    Ola Ney , tenho uma band ano 1986 a + - 19 anos e esta agora com 351.000 km ainda stander ou seja nunca retifiquei o motor, no seu motor usa 4 aneis de segmento ou seja para consumir oleo tem que estar muito gasto , pelo manual da MB É normal consumir ate 2 litros de oleo a cada 1000 km em cada situação de trabalho ou seja pesado ou não, em minha opniao eu mandaria verificar primeiro a bomba injetora e bicos .
    Quando se verifique os bicos normalmente se mede a compressão dos pistoes que é executado pelo mesmo lugar ai sim voçe tera certeza que sera um ou outro, agora tambem pode ser valvula de admissão muita aberta ou de escape muito fechada tambem pode acontecer esta fraqueza ahahahahahahahaha bem espero ter ajudado um abraço ><<><><><

    Ps: sempre verifique os dois quesitos bomba e bicos
    BAND-86( GUERREIRA ) C J 5-79( TRILHEIRO )
    S W 4-97( FAMILIA ) MB 709 ( 364 ) plataforma ( trabalhador )
    SEMPRE DENTRO DE UM 4X4

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Apenas complementando,

    Fumaça Preta = Excesso de combustível queimado

    Fumaça Branca = Excesso de combustível e combustão deficiente

    Fumaça Azulada = Presença de óleo lubrificante na combustão

    Antes de pensar em abrir mande checar bomba e bicos injetores, e como ja foi dito mande verificar também a calibragem de valvulas (folga de valvulas).

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    (...)mande verificar também a calibragem de valvulas (folga de valvulas).
    Opa.
    Nesse motor, a regulagem deve ser feita a cada 10000km.

    []´s

    Aurélio

  • #10
    Usuário Avatar de Julio Militão
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    A minha, 82, está comigo tem uns dois anos. Antes de turbina-la ela era meio que lenta, com a turbina melhorou demais. Com capota e para-choque de aço que coloquei, ela ficou mais lenta ainda. Tirei o para-choque e a capota e ela melhorou bastante. Com a turbina ficou com uma ótima retomada de velocidade. Neste ano ela ficou parada por alguns meses e quando voltou a funcionou, estava fumaçando e ruim de andar. Passei a andar com o pé mais em baixo, esticando mais as marchas e ela voltou ao normal. Pelo que sei, me corrijam os especialistas, quando se usa pouco um veículo as sedes de válvulas deixam vazar pressão pelo acumulo de material proveniente da queima incompleta. Veículos que são conduzidos de forma inadequada, andando em marchas altas a baxas velocidades, tendem a formar estes depósitos nas sedes de valvula.
    Com a palavra os especialistas!

  • #11
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    O meu 314 está soprando pelo duto da vareta e pela tampa do óleo. O que devo fazer.

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Provavelmente os anéis/pistões/camisas estão desgastados então o que ocorre é que a compressão desce para o cárter e gera esse "sopro".

    O que fazer... prepara o bolso pra fazer um serviço legal pois seu motor está precisando de um recondicionamento.

    []'s

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