PDA

Ver Versão Completa : Consumo

Guilherme Cordeiro
26/09/2007, 10:45
Meus amigos me ajudem....

TEnho uma ranger xlt 2004 2.8, tenho a sensação que ela está consumindo muito. Ela está com pneus 332,5 que nao sao originais. isto influencia no consumo? Viajo em velocidade entre 100 a 120km constante.
O que tenho q fazer, pq última média que fiz viajando com o ar condicionado ligado o consumo ficou em 9,8 km por litro de diesel. Isso é normal?

Abraços

Guilherme

MarBO
26/09/2007, 17:25

TEnho uma ranger xlt 2004 2.8, tenho a sensação que ela está consumindo muito. Ela está com pneus 332,5 que nao sao originais. isto influencia no consumo? Viajo em velocidade entre 100 a 120km constante.
O que tenho q fazer, pq última média que fiz viajando com o ar condicionado ligado o consumo ficou em 9,8 km por litro de diesel. Isso é normal?

Abraços

Guilherme

Guilherme

Se me lembro bem esse consumo relatado por ti não é muito fora do normal aja vista os pneus (quanto maior pior) e o ar condicionado creio estar na media pra 2.8.
Caso não esteja satisfeito começe pelos filtros e oleo evidentimente e depois va pra limpesa de valvulas ( hoje em dia tem os tais dos flush so usei uma vez na autorizada e o carro estava novo não vi diferença mas dizem que a longo prazo funciona) e depois regulagem da bomba injetora
Boa sorte

ALEXANDREO
27/09/2007, 18:28
Amigo, Tambem Tenho Uma 2.8 E O Consumo Em Viagem A 120/140 Fica Na Casa Dos 10km/h, Mas Como Os Teus Pneus Sao, Pelo Que Entendi 33/12,5, Tu Tem Que Fazer A Correçao, No Meu Caso Sao 31/10,5 A Correçao Da Quilometragem Rodada E De Aproximadamente 6,5% A Mais Do Que O Marcado, Para Voce Deve Ficar Na Casa Dos 10%.
Se O Teu Consumo Ja Corrigido For Os 9.8 Ta De Bom Tamanho

Grande Abraço Alexandre

Miguels
27/09/2007, 20:52
Não tem como modificar o odômetro para ele passar a marcar a real distância percorrida com os pneus bf31 ou bf33 ?? Aí não haveria necessidade de correção...

Amigo, Tambem Tenho Uma 2.8 E O Consumo Em Viagem A 120/140 Fica Na Casa Dos 10km/h, Mas Como Os Teus Pneus Sao, Pelo Que Entendi 33/12,5, Tu Tem Que Fazer A Correçao, No Meu Caso Sao 31/10,5 A Correçao Da Quilometragem Rodada E De Aproximadamente 6,5% A Mais Do Que O Marcado, Para Voce Deve Ficar Na Casa Dos 10%.
Se O Teu Consumo Ja Corrigido For Os 9.8 Ta De Bom Tamanho

Grande Abraço Alexandre

Walter L. L. Casitta
27/09/2007, 20:52

O seu hodômetro marca a menos devido a diferença entre o diâmetro do pneu que você esta usando em relação ao diâmetro do original. Quando fizer as contas de consumo tem que levar isso em conta...

Leonardo Dic
27/09/2007, 21:00
Eu também estou sofrendo com este problema do odometro na Hilux, alem dos pneus BF eu alonguei os diferenciais de 4,55 pra 4,10 depois que turbinei e intercolei.
Será que existe alguma oficina de velocimetro que acerte isso. Alguem conhece?

Abraço

Walter L. L. Casitta
27/09/2007, 21:10
Eu também estou sofrendo com este problema do odometro na Hilux, alem dos pneus BF eu alonguei os diferenciais de 4,55 pra 4,10 depois que turbinei e intercolei.
Será que existe alguma oficina de velocimetro que acerte isso. Alguem conhece?

A Superlift tem um equipamento para resolver esse tipo de problema...
http://www.superlift.com/accessories/truspeed.asp

Miguels
27/09/2007, 22:05
Falando em consumo, estou pensando em "butinar" minha ranger, mexendo no waste gate e virando 1 volta na bomba injetora. Vale a pena, não produz excessivo desgaste das peças - o fabricante não recomenda modificar as características originais da picape? Como fica o consumo de combustível ?

Leonardo Dic
27/09/2007, 23:01
Walter meu velocimetro é mecanico. Será que existe um multiplicador para ele? Alguma empresa faz isso?

Abraço

Walter L. L. Casitta
27/09/2007, 23:10
Walter meu velocimetro é mecanico. Será que existe um multiplicador para ele? Alguma empresa faz isso?

Eu acho que nesse caso teria que trocar aquela engrenagenzinha na caixa de marchas onde vai conectado o cabo do velocímetro. Eu não sei como é na Hilux, mas em outros veículos é bem fácil de trocar. Tem que encontrar uma de outra Hilux (4x2, SW4, Gasolina). Alguma dessas deve usar a engrenagenzinha com o número de dentes que você precisa...

rogeriomasih
28/09/2007, 00:02
Tenho uma ranger 2002 2.8 powerstroke. Desde que comprei que ela faz em torno de 8,5 na cidade e 10 na estrada -ambos com ar. Utilizo os pneus originais 235/75 R15.

Acho que o teu consumo está normal.

Guilherme Cordeiro
28/09/2007, 15:56
Obrigado, caros amigos.....

Guilherme

LUIZ ARTHUR PAIXAO
01/10/2007, 11:23
Olá como vai Miguels, olha eu mexi na minha Wast Gate e com o manometro que instalei deixei sua pressão em 1,2 e a bomba dei uma volta.Bem o consumo na estrada deu a 3000RPM e 110-120Km 11,2Km/l agora quanto ao desgaste do motor tambem gostaria de uma opinião FERA.
Aproveitando os amigos, levanto o seguinte problema:quando passo de 120Km/h a Rnger vibra muito e não é balanceamento de rodas pois já verifiquei, o que poderá ser , ajude-me please...

srgrande
01/10/2007, 11:48
Olá como vai Miguels, olha eu mexi na minha Wast Gate e com o manometro que instalei deixei sua pressão em 1,2 e a bomba dei uma volta.Bem o consumo na estrada deu a 3000RPM e 110-120Km 11,2Km/l agora quanto ao desgaste do motor tambem gostaria de uma opinião FERA.
Aproveitando os amigos, levanto o seguinte problema:quando passo de 120Km/h a Rnger vibra muito e não é balanceamento de rodas pois já verifiquei, o que poderá ser , ajude-me please...

Pode ser:
folga nos cubos/rolamentos;
cardã desbalanceado;
pouca pratica do balanceador;
asfalto irregular...

Edintruder
01/10/2007, 15:16
[QUOTE=LUIZ ARTHUR PAIXAO;466432]Olá como vai Miguels, olha eu mexi na minha Wast Gate e com o manometro que instalei deixei sua pressão em 1,2 e a bomba dei uma volta.Bem o consumo na estrada deu a 3000RPM e 110-120Km 11,2Km/l agora quanto ao desgaste do motor tambem gostaria de uma opinião FERA.
QUOTE]

O único problema que pode apresentar é uma contaminação ppor diesel no óleo lubrificante ao abusar do acelerador em regimes muito baixos e com a bomba aberta. Ou dose o pé om a bomba aberta e evite pisar fundo abaixo dos 1500 rpm ou reduza o tempo entre as trocas de óleo.
O próprio Maurício da Rasch indica isso também.

Miguels
01/10/2007, 19:24
Olá, Luiz Arthur! Pôxa, seu consumo ficou ótimo, mesmo com a modificação! A sua ranger é 2.8 ? Quanto ao desgaste é um assunto no mínimo discutível, apesar da adesão de alguns experientes neste fórum. Creio que se trata de uma questão de lógica: as peças e suas respectivas ligas metálicas foram projetadas para um determinado regime de tensão, e no momento em que vc der uma acelerada (principalmente em baixas rotações) vc submete a um estresse maior às peças que tenham a ver com a transmissão da força de deslocamento, incluindo bielas, diferencial e até bengalas. Bem, esse é apenas meu ponto de vista, aqui tem gente muito mais competente para opinar ao respeito.
A vibração acima de 120 km/h pode tb' estar relacionada à deformação dos pneus (excentricidade acentuada); aí não tem balanceamento que resolva. Tb' os amortecedores podem ser os vilãos. Um abraço e boa sorte.