Ver Versão Completa : Freio Band
Senhores,
Outro dia no FORUM estava acompanhando um tópico que falava da colocação de freio a disco e das dificuldades que alguns estavam encontrando. Rodando em minha Band, lebrei da discussão e resolvi fazer um teste, já que ela tem freio a disco dianteiro. Enfiei o pé no freio. Na mesma hora ela travou as rodas trazeiras e saiu de banda. Tive que aliviar o pé imediatamente para retorna-la ao rumo. Como estava numa situação de teste com o caminho livre a frente nâo tive nehum problema.
Diante disto, retornei imediatamente ao FORUM e busquei o tópico para ver a conclusão mas não encontrei mais. Me parece que a indicação era colocar uma válvula equalizadora de pressão não sei de que carro, porque pelo fato do carro ter peso diferente entre a dianteira e a trazeira, o travamento ocorreria apenas nas rodas de traz. Mas me parece que mesmo corrigindo isto, o fato do carro rodar com possibilidade inclusive de capotamento em situações reai nã seria sanado. Alguem pode me ajudar com a conclusão do assunto?
Carlos ZN
25/09/2007, 09:25
Olá Jaime,
Vc. está com disco na traseira????
GERALDOMS
26/09/2007, 12:51
Carlos,
Tens disco nas rodas traseiras?
Carlos ZN
27/09/2007, 16:16
Olá Geraldo,
Normalmente o pessoal usa a vauvula de redução do freio a disco traseira do Tipo/Tempra no freio traseiro.
Negativo. Uso disco na dianteira e tambor na trazeira. \O que entendi é que o travamento das rodas trazeiras deve-se ao menor peso nesta área. E o carro saiu de lado.
Carlos ZN
29/09/2007, 09:52
Olá Jaíme,
Dai é + facil ainda, um lado não está funcionando, os dois tambores tem que segurar junto quando um falha a tendencia é puxar para o lado oposto.
Vc. está com problema em um tambor traseiro.
Pode ser isto mesmo. Vou verificar.
talha-mar
11/10/2007, 14:15
Oi Jaime, já quebrei a cabeça um bom tempo por causa da Band atravessando ao freiar, e era um flexível quase totalmente entupido. Para sangrar até saía um pouco de fluído, por isso custei a descobrir o defeito, só que freiando, só ia pra essa roda depois de ter quase travado as outras três. Aproveitei e troquei todos. Depois cortando vi que era a própria borracha deles que dilatou e obstruiu o flexível. Sempre usei fluído Varga, trocando mais ou menos a cada 2 anos, mas pode ter sido usado outro com o dono anterior.
Henri
Barba Ruiva
11/10/2007, 15:18
Jaime,
Acredito que ela atravessou devido a regulagem diferente dos tambores traseiros.
Os tambores são regulados independente, através de uma rosca localizada nos burrinhos de cada roda traseira.
Cada roda possui 2 desses burrinhos, a regulagem deve ser feita de tempos em tempos, de acordo com o "nível" da sapata de freio.
Se uma roda esta com a regulagem mais justa que a outra, ela pode travar uma roda antes da outra.
Para regular os burrinhos é muito simples. Na ponta do diferencial tem como uma "bandeja" onde internamente são fixadas as sapatas e os burrinhos. Na parte externa dessa "bandeja", é possível observar dois furos que dão acesso as roscas do burrinho que mencionei acima.
Vc deve levantar o carro no macaco de forma a deixar a roda a ser ajustada fora do chão.
Introduzir a chave de fenda em um dos dois furos dessa "bandeja" de forma a rosquear a regulagem do burrinho. Vc deve rosquear a regulagem até que a roda não gira mais, depois afrouxar até ela voltar a se movimentar e pronto. Deve-se repetir a operação no outro furo, regulando-o da mesma forma e posteriormente na outra roda, novamente em ambos os furos.
Dessa forma vc mantem seus freios regulados e "equalizados".
Qualquer dúvida me avise! Tento lhe explicar de outra maneira.
Abraços,
André Cestari
Ney _Niterói
22/10/2007, 10:07
Prezados,
No último feriado desci a serra Cunha-Parati, após a longa e acentuada descida, percebi que a band está quase sem freio. Após algum tempo, o freio (que havia sido regulado 10 dias antes) voltou a funcionar normalmente. Após o incidente, testei o freio várias vezes e nada constatei.
Pergunto: o problema pode ter sido causado pela temperatura elevada após longo tempo de frenagem?
Alguém arrisca uma opinão?
Abraços
Ney
Allan Nielsen
22/10/2007, 10:55
Prezados,
No último feriado desci a serra Cunha-Parati, após a longa e acentuada descida, percebi que a band está quase sem freio. Após algum tempo, o freio (que havia sido regulado 10 dias antes) voltou a funcionar normalmente. Após o incidente, testei o freio várias vezes e nada constatei.
Pergunto: o problema pode ter sido causado pela temperatura elevada após longo tempo de frenagem?
Alguém arrisca uma opinão?
Abraços
Ney
Com certeza. O uso prolongado ou excessivo dos freios causa sobre-aquecimento e consequente perda de eficiencia. Este é um dos motivos do uso de discos ventilados e discos enormes em motos de competição.
Pra uma tocada segura em trechos prolongados de descida (serras) deve-se usar freio motor; a regra recomenda a mesma marcha necessaria para subir. Este é o motivo de caminhões carregados descerem serras em baixa velocidade com marcha reduzida.
Abs
talha-mar
22/10/2007, 11:52
É isso aí, o fluído pode entrar em ebulição com a alta temperatura e formar bolhas na tubulação, com isso o freio fica como se não tivesse sido sangrado.
O Allan está certo, sempre segurar o carro com marcha reduzida, o chamado freio-motor e pouca velocidade.
Henri
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.