PDA

Ver Versão Completa : Ar e Suporte compressor originais na Band OM-364

André-4WD
11/09/2007, 14:22
Pessoal:
To querendo instalar o ar na bandeirante e to pesquisando por tudo para tentar saber como vinha "de fábrica" o ar condicionado nas Bands OM-364!!!
Principalmente:

- Como era o famoso SUPORTE DO COMPRESSOR?? alguem tem Fotos???
- O suporte ficava no preso no motor em quantos pontos? Pelo pouco que descobri, o compressor ficava no lado direito do veículo, embaixo da bomba da DH, correto?
- E Qual era o compressor original? DENSO? qual referencia?
- Pelo que descobri, as mais recentes (14B) tem o compressor DENSO 10P15 MAS e as OM-364, usavam qual compressor?? Esse 10P15 nao tem orelha de fixacao pois ele é preso lateralmente..

Obrigado desde já..
andre

caseiro
11/09/2007, 18:54
Segue fotos (estou tentando enviar)de um compressor grande agrícola no motor 364, lado do motorista.
Suporte original, é o suporte do motor + suporte compressor, fixo no bloco por 4 parafusos e no coxim 1 parafuso, se você descobrir onde vende tenho interesse.
Mangueira do radiador também tenho interesse, onde comprar?
Radiador tem que fazer a saída da mangueira p/frente
Polia que vai no motor, é so procurar uma oficina de caminhão que instala direção hidráulica, eles vão ter uma sobrando.

Caseiro

André-4WD
12/09/2007, 08:35
Caseiro:
Obrigado pelas fotos!! Ja tinha lido sobre colocar o compressor do ar no lugar do alternador e este, coloca-lo por cima. Inlcusive encontrei uma fabrica (metalmoro) que faz um suporte para este tipo de configuração, mas serve apenas para compressor pequeno de carro popular.
E eu to querendo fazer da band uma geladeira..hehehe.. to vendo como adaptar, sem maiores transtornos, um compressor grande nela..
abraços
andre

alexandre diniz
27/11/2008, 22:44
alguem tem o esquema de um suporte de compressor de ar para o motor 364?

Francisco Bicalho
28/11/2008, 10:15
Oi André

O meu carro tem o compressor Nippondenso instalado numa réplica do suporte original (que é em ferro fundido e custa uma fortuna, quando achado), e que fica do lado oposto ao alternador. O compressor não fica exatamente embaixo da bomba injetora, mas um pouco mais à frente. Veja as fotos. Esse suporte fica preso em 3 pontos; no calço do motor e no bloco. Assim que consegui esse suporte, mandei desinstalar o AC de cima do alternador, e montei do outro lado. Faz mais sentido para mim, porque quando quebra a correia do alternador com o compressor do AC em cima é mais chato de trocar.

Quem faz réplicas desse suporte, que ficam muito boas, é o Luis Claudio da Toyonew (21) 3015-0474 / (21) 9983-0403

Abraço;
Chico

Guiga Tostes
28/11/2008, 10:26
Eita motorzao hein Chico!!! Que beleza, parabens!!!

Abrs

Francisco Bicalho
28/11/2008, 11:27
Fala Guiga

O melhor de tudo é que está fazendo quase 12 km/l!

Abraço;
Chico

aspedreira
28/11/2008, 12:03
André,

O meu é o original, e fica em um suporte prso na base do motor.
Este tipo de suporte tem que estar sempre bem apertado, senão ocorre de "arrombar" os buracos dos parafusos de fixação, conforme fotos abaixo, onde tive que mandar para um torneiro mecânico refazer as roscas.
Estou com um problemão que é a mangueira do radiador, que quero colocar uma nova, mas não acho em lugar nenhum, pois a saída de água do radiador é para frente. Já tentei em concessionárias, lojas em SP, RJ, NF e ninguem sabe onde achar... Sempre me falam em adaptação, o que não quero fazer, ainda quero achar esta mangueira ou mandar fazer uma igual, mas não conheço empresas que fazem mangueiras como essa sob encomenda.

Se alguem souber onde compro a mangueira do radiador para instalação do ar original eu agradeço e MUITO!

Obrigado,
André Pedreira

Francisco Bicalho
28/11/2008, 14:43
André,

Sei do seu drama, esse radiador é de carros que vieram com AC de fábrica, não é? Infelizmente essa mangueira não existe mais e parece que não é fabricada a muito tempo. Já soube de muita gente que levou em oficinas que trabalham com radiador, e passaram a saída de água para trás. É uma solução muito mais simples do que você imagina. Aproveite para dar uma geral e varetar o radiador, que, fica tudo nos trinques. Acaba com esse drama da mangueira de uma vez por todas.

Ôpa, você é do Rio? Tem um carinha nota 10 em Areal, o Jorginho do Radiador: (24) 2257-2450, que faz isso pra você. Mas é bom marcar hora e levar a mangueira com você. A Mangueira para o radiador com saída para trás, você encontra no psicopata do Jarbas da Arauto, ou no Manéu da Toyocenter 2580-4371, que ficam na Figueira de Melo (você deve conhecer). Você tem que cortar ela e mandar fazer um joelho de metal que impede a correia do AC de rasgar ela. Talvez o Jorginho mesmo possa fazer esse joelho. Veja se essa foto mostra como funciona a coisa. Qualquer dúvida você pode me ligar no (21) 2556-3250.

Abraço;
Chico

aspedreira
28/11/2008, 16:00
...esse radiador é de carros que vieram com AC de fábrica, não é?

É isso mesmo! Saída de água pela frente e a mangueira faz uma curva tipo cabo de guarda-chuva para dar a volta e desviar da correia do ar.

Ôpa, você é do Rio?

Sou do Rio sim, mas meu carro ainda está em Nova Friburgo o Arilson está reformando ela.

Tem um carinha nota 10 em Areal, o Jorginho do Radiador: (24) 2257-2450, que faz isso pra você.

Valeu pela dica!!!
Assim que meu carro ficar pronto vou dar prioridade a este assunto, pois minha mangueira já está quase abrindo o bico.
Obrigado por mandar o telefone, vou marcar em minha agenda e se precisar de dicas eu vou entrar em contato... Ok?!

Abraço,
André

estyvybeykr
28/11/2008, 16:35
André,

Este tipo de suporte tem que estar sempre bem apertado, senão ocorre de "arrombar" os buracos dos parafusos de fixação, conforme fotos abaixo, onde tive que mandar para um torneiro mecânico refazer as roscas.
Estou com um problemão que é a mangueira do radiador, que quero colocar uma nova, mas não acho em lugar nenhum, pois a saída de água do radiador é para frente. Já tentei em concessionárias, lojas em SP, RJ, NF e ninguem sabe onde achar... Sempre me falam em adaptação, o que não quero fazer, ainda quero achar esta mangueira ou mandar fazer uma igual, mas não conheço empresas que fazem mangueiras como essa sob encomenda.

Se alguem souber onde compro a mangueira do radiador para instalação do ar original eu agradeço e MUITO!

Obrigado,
André Pedreira

André se não for incomodo, coloca umas fotos do suporte do ar cond. original para vermos, quem sabe com um pouco de criatividade acaba saindo uma parecida kkkkkkkkk .

Forte abraço.:concordo:

Francisco Bicalho
28/11/2008, 16:36
André

Aproveita que o seu carro está parado no Arilson, e faz logo esse serviço em NF. Pede uma força pro Arilson ou para os Toyomarcos, e leva o radiador para alguém em Friburgo, compra a mangueira também (sugiro logo duas), pede pro Arilson fazer o joelho e liquida logo essa fatura enquanto o carro está no estaleiro. O carro sai do Arilson pronto, não tem que fazer mais nada.

Abraço;
Chico

bebetobandeira
28/11/2008, 16:45
E será q alguem tem tbem o esquema de um suporte de compressor de ar para o motor OM 314?

Além disso, preciso de socorro, pois acabei de comprar uma Band 78 - OM 314, e a parte de baixo: bronzina etc, tem q arrumar, alguém pode me ajudar? Q devo fazer? :putz:

maxdelta
29/11/2008, 20:38
É isso mesmo! Saída de água pela frente e a mangueira faz uma curva tipo cabo de guarda-chuva para dar a volta e desviar da correia do ar.

Vc pode mandar "confeccionar" a mangueira em lojas especializadas, em Friburgo tem 2 lojas deste tipo, uma fica perto do arilson, uns 2 quilometros outra em olaria, mas é 8 quilometros da loja do arilson. Já vi o dono da loja de conselheiro, fazendo um pra audi, e o do audi é cheio curvas.

Ou então em Friburgo mesmo, tem um rapaz no centro da cidade(início da Avenida Euterpe Friburguense), que já é conhecido por fazer modificações no ar das bands, dependendo ele refaz o sistema, no meu caso, ele decidiu que a melhor possibilidade era passar o compressor do ar pra debaixo do alternador, logo o lado oposto, fazendo outro suporte!

aspedreira
01/12/2008, 10:51
Vc pode mandar "confeccionar" a mangueira em lojas especializadas, em Friburgo tem 2 lojas deste tipo, uma fica perto do arilson, uns 2 quilometros outra em olaria, mas é 8 quilometros da loja do arilson. Já vi o dono da loja de conselheiro, fazendo um pra audi, e o do audi é cheio curvas.

Ou então em Friburgo mesmo, tem um rapaz no centro da cidade(início da Avenida Euterpe Friburguense), que já é conhecido por fazer modificações no ar das bands, dependendo ele refaz o sistema, no meu caso, ele decidiu que a melhor possibilidade era passar o compressor do ar pra debaixo do alternador, logo o lado oposto, fazendo outro suporte!

Valeu pela dica Maxdelta!

André

Aproveita que o seu carro está parado no Arilson, e faz logo esse serviço em NF. Pede uma força pro Arilson ou para os Toyomarcos, e leva o radiador para alguém em Friburgo, compra a mangueira também (sugiro logo duas), pede pro Arilson fazer o joelho e liquida logo essa fatura enquanto o carro está no estaleiro. O carro sai do Arilson pronto, não tem que fazer mais nada.

Abraço;
Chico

Chico,
Fui pela sua dica e já foi o radiador para varetar e mudar a saída de água pra a traseira, porem se a saída de água ficar um pouco inclinada para o lado de fora não há necessidade de cortar mangueira... Serve a original do sem ar.
Quando ficar pronta eu mando fotos explicativas.

At,
André

aspedreira
01/12/2008, 10:58
André se não for incomodo, coloca umas fotos do suporte do ar cond. original para vermos, quem sabe com um pouco de criatividade acaba saindo uma parecida kkkkkkkkk

Cara,
Segue as fotos que eu tirei este final de semana... Tomara que sirva para algo.

At,
André

aspedreira
01/12/2008, 10:59
mais duas...

Francisco Bicalho
01/12/2008, 12:07
"Chico, Fui pela sua dica e já foi o radiador para varetar e mudar a saída de água pra a traseira, porem se a saída de água ficar um pouco inclinada para o lado de fora não há necessidade de cortar mangueira... Serve a original do sem ar."

Excelente, André, melhor ainda você não ter que mandar fazer um joelho de ferro. E certamente é melhor comprar uma mangueira pronta do que ter que mandar fazer uma nova. Entre o Arilson e os ToyoMarcos, acho que você tá prá lá de bem assessorado. Essa turma sabe tudo de Bandeirante. E mais um pouco.

Quando o seu carro ficar pronto, vamos tomar uma cerveja, e você pode me mostrar como ficou o trabalho do Arilson. Estou só esperando o meu dar uma 'apodrecida' a mais e levar lá para ele botar no jeito.

Abraço, e boa sorte com a reforma;
Chico

PS: DICA: Quando você re instalar o radiador, adicione 2.5 litros (5 garrafinhas) do Mobil GS 333 Plus, que é o aditivo para radiador recomendado pela Mercedes-Benz. É caro, mas nunca mais você vai ter ferrugem na água do radiador. E nunca mais vai gastar dinheiro varetanto o dito cujo.

estyvybeykr
01/12/2008, 20:57
Cara,
Segue as fotos que eu tirei este final de semana... Tomara que sirva para algo.

At,
André

André brigadão pelas fotos e com certeza já serviu, pois como pouco se cria somente se copia, as ideias vão surgindo mais facilmente, sucesso na sua reforma.:concordo:

alexandre diniz
04/12/2008, 21:10
por onde vai passar a mangueira q sai da bomba e vai para o radicador? a correia não vai pegar

aspedreira
05/12/2008, 10:49
por onde vai passar a mangueira q sai da bomba e vai para o radicador? a correia não vai pegar

Alexandre,

A mangueira vai passar por baixo da correia do ar condicionado, fica uns 3 ou 4 cm de espaço entre a mangueira e a correia.
Assim que ficar pronto eu envio fotos.

At,
André

cristiano
05/12/2008, 12:52
André,

Obrigado,
André Pedreira

Esse problema com os parafusos do suporte do motor são sempre ocasionados no lado que gira o virabrequim, quer dizer, do lado do motorista (MB), e a única solução definitiva que já vi fazerem é trocar os parafusos do suporte do motor por prisioneiros e porcas.

aspedreira
07/12/2008, 16:14
Segue mais 3 fotos que eu acho que ficaram boas após a pintura do motor...
Também estava sem o radiador, aí não atrapalhou para tirar a foto de onde é preso o suporte na base do motor (segunda foto).

Abraço,
André

vagnerbarbero
30/11/2013, 13:23
Qual a média de consumo, urbano e estrada desse motor (OM 364 - Mercedes 709) na Toyota????

nirlei
12/12/2013, 20:39
Meu suporte do compressor foi confeccionado por um amigo de um amigo (que possui Band) que trabalha com CNC. Ficou muito bom. Super reforçado. Acabamento excelente. Ele desenvolveu para compressores Sanden (o meu) e Denso.

Fband
13/12/2013, 11:49
Meu suporte do compressor foi confeccionado por um amigo de um amigo (que possui Band) que trabalha com CNC. Ficou muito bom. Super reforçado. Acabamento excelente. Ele desenvolveu para compressores Sanden (o meu) e Denso.

Show de bola Nirlei,

Uma pergunta, onde conseguiu a polia de 3 vias para o virabrequim ? Quanto pagou ?

Abração

nirlei
13/12/2013, 13:07
FBand, comprei direto da Suportes Rei (fica em Cajurú, perto de Franca).

Produtos - Suporte Rei (http://www.suporterei.com.br/produtos/montadora/7/?page=2)

O código da polia é R-3293P

*** Meu motor é o OM-364. Para o OM-314 tem que ver se serve.

Grande abraço.

Fband
13/12/2013, 13:38
FBand, comprei direto da Suportes Rei (fica em Cajurú, perto de Franca).

Produtos - Suporte Rei (http://www.suporterei.com.br/produtos/montadora/7/?page=2)

O código da polia é R-3293P

*** Meu motor é o OM-364. Para o OM-314 tem que ver se serve.

Grande abraço.

Beleza ! Muito obrigado !!

WESLEYCARVALHO
04/02/2016, 16:06
gostaria de saber como posso pedir um suporte desse para minha bandeirante ela esta com o motor 364
alguém saberia me dizer onde encontro pra fazer pedido?

nirlei
04/02/2016, 16:37
Wesley, o contado do fabricante do suporte é arthegrafica@gmail.com . O nome dele é Beto.

Abrass.

Francisco Bicalho
04/02/2016, 20:20

Ficou excelente Nirlei. Agora o importante é o alinhamento ser o mais preciso possível, e se for perfeito a correia dura muito, mas muito tempo.

Parabéns pela instalação de primeira.

Chico

Sergio c
04/02/2016, 21:21
Muito bom trabalho Nirlei, e o pessoal vai vender bem esse suporte, ganha todo mundo.

Muzeli
14/04/2017, 21:56
Estou procurando quem faça um suporte e instale o ar condicionado na Band 91 - OM 364 - vc tem uma dica?

Sergio c
15/04/2017, 12:59
Teria que achar na net o suporte pronto, p não ter muita dor de cabeça e depois, uma boa loja de ar condicionados p veículos instala sem problemas, mas tem que fazer alguns ajustes.
Estou procurando quem faça um suporte e instale o ar condicionado na Band 91 - OM 364 - vc tem uma dica?

hercilio.neto
15/04/2017, 13:18
Teria que achar na net o suporte pronto, p não ter muita dor de cabeça e depois, uma boa loja de ar condicionados p veículos instala sem problemas, mas tem que fazer alguns ajustes.
Eu comprei o suporte do Beto. Muito bom, por sinal.
A instalação do suporte, polia e compressor eu preferi fazer no mecânico. Até porque tem que mexer na mangueira do radiador. Essa parte já está pronta.
O restante vou fazer no instalador de AC Automotivo.

adauto
16/04/2017, 11:37
ola a todos, um AC instalado num motor om 364 dá pra por num motor om 314?
e quanto vale um AC completo ?

hercilio.neto
16/04/2017, 21:14
ola a todos, um AC instalado num motor om 364 dá pra por num motor om 314?
e quanto vale um AC completo ?
Adauto, o suporte do compressor do motor OM364 é diferente do suporte do OM314. O resto pode ser usado tanto em um quanto em outro.

O suporte é um dos componentes mais difíceis e custa aproximadamente 500 reais.
Na polia de três canaletas você pagará 350 reais.
O preço do compressor fica entre 900 e 1.300 reais.
O conjunto condensador e eletro-ventilador mais uns 500 reais
A caixa evaporadora universal pequena (15000 BTU) mais uns 350 reais
e tem mais as mangueiras, válvula, conectores, e a instalação.
Resumindo: O material todo fica uns R$ 3.000,00 + a mão de obra, que varia conforme a região, aqui em Campinas fica próximo de R$ 1.000,00.
Então um ar condicionado bem instalado, com peças novas e de boa qualidade custará uns 4 mil reais. Se a opção for por caixas maiores e instaladas na parte traseira, custará ainda mais.

Deco Adventure
23/04/2017, 10:57
Show de Bola Adauto... comprei o meu com O Suttili... estou comprando as peças aos poucos ... em breve instalo ela toda no meu caso eu msm vou instalar do meu jeito...abx

vale a pena ver com o suttili se ainda tem esse sobrando que ele postou acima..

Colepicola
23/03/2018, 14:25
Grato, estou a procura de um kit

Colepicola
23/03/2018, 17:30
Grato pela atenção, estou longe da Band que está em reforma. Logo que tiver confirmação do instalador confirmo.

Marco Lopes
14/10/2018, 20:57
Quanto custaria a instalação de um ar condicionado original da Bandeirante 1997? Caixa evaporadora, condensador, polias, correias, etc?

nene1
04/04/2019, 19:33
esse mes vou ter que instalar um numa 93 motor 364 to garimpando peças

hercilio.neto
06/04/2019, 23:07
esse mes vou ter que instalar um numa 93 motor 364 to garimpando peças
Nenê.
Fale com o Juliano Suttili, ele fabrica o suporte do compressor.
Siga essa receita. Suporte do compressor fixado no coxim do motor, correia ligada à polia do virabrequim (substituir por polia de 3 canaletas).
Não tem erro.