Ver Versão Completa : Solda no Munhão...
Amigos gostaria de saber se é possível e efetivo soldar no munhão o suporte para as pinças de freio?
Eu acredito que seja melhor um suporte parafusado...
Abs
Leo - Beethoven
11/09/2007, 10:49
Zepi, a solda pode ser feita, mas duvido que aguente. O munhão é em ferro fundido e além desse tipo de solda não ser para qualquer soldador, não aguentará o esforço necessário e quebrará com muita facilidade. Em uma peça critíca de segurança, todo o cuidado é pouco, e uma solda ali poderia trazer inúmeros riscos, não só ao freio, mas ao próprio munhão.
Use o suporte parafusado, pois além de resistência mecânica irá facilitar muito a manutenção do conjunto.
Abs.
Obrigado Leo,já estava inclinado a não soldar...ultimamente procuro fugir das soldas...hehehehe!!!
Vou colocar os discos da F-1000 com pinças de S-10 novas!!!!
Leo - Beethoven
11/09/2007, 12:37
Zepi, não precisa fugir de todas as soldas. Elas são fundamentais quando bem feitas, mas em algumas aplicações acho que seria arriscar de mais.
Vc está fazendo o certo.
Abs.
Ok.Condordo,vc está certo,eu até tenho em minha rural exemplos...hehehe!!!Ô força de expressão!!!
Mas tem que ser bem feito mesmo...
E por falar nisso no meu chassi tem um rachadura perto do apoio do amortecedor traseiro,que começou por baixo e ainda não passa=ou da dobra.Ja vi que fizeram um solda ali,que obviamente não resolveu,e me questiono se não seria melhor um MIG?
Abs
Leo - Beethoven
11/09/2007, 16:34
Zepi,
Existe uma propriedade nos materiais que se chama fatiga e o chassis das nossas viaturas que muitas vezes já sofrerem um bocado com o passar do tempo acabam trincando.
É comum ouvir por aqui alguém reclamando que solda o chassis em um canto e ele quebra em outro. Isso é sinal que o chassis está comprometido. Mas não quer dizer que não possa ser reparado corretamente afim de minimizar esse efeito.
O correto é soldar um reforço ao redor da trinca e não somente a trinca propriamente dita. Se puder ser feito por dentro do chassis seria o melhor, pois esteticamente não aparece. Eu gosto muito da solda MIG, pelo acabamento que ela proporciona e o excelente preenchimento, mas por principalmente por aquecer menos o material soldado pelo simples fato de que é uma solda mais "rápida", e aquecendo menos o material haverá menos alteração nas propriedades de resistência mecãnica.
Mas vou ser sincero, já vi soldadores fazendo soldas tão boas com eletrodo/arco que poderiam fazer inveja em muitos trabalhos com MIG. Nos dois casos, tudo depende de experiência e esmero do soldador.
Abs
Obrigado Leo!
De solda não sei é nada!!!Faltei essa Aula!Hehe!
Abraço
como ja falaram , ferro fundido n eh tao facil de se soldar , somente com eletrodo ou arame especial e custa uma fortuna . Solda sao super resistentes desde que bem feitas , dentro de suas limitaçoes , tanto do material quanto do equipamento . n espere milagres
Elmer_Jeep
12/09/2007, 10:17
Zepi, a solda pode ser feita, mas duvido que aguente. O munhão é em ferro fundido e além desse tipo de solda não ser para qualquer soldador, não aguentará o esforço necessário e quebrará com muita facilidade. Em uma peça critíca de segurança, todo o cuidado é pouco, e uma solda ali poderia trazer inúmeros riscos, não só ao freio, mas ao próprio munhão.
Use o suporte parafusado, pois além de resistência mecânica irá facilitar muito a manutenção do conjunto.
Abs.
x2 :concordo:
Grato a todos pelas respostas!
Já vi muito essa adaptação com solda no munhão...e fico feliz de nunca ter feito....
Tem muitos jeeps na minha região com motores fortes,ee com essa adaptação....
Minha idéia seria fazer um suporte em aço 1020 com chapa de 1/2,acho seria suficiente,não!?
Abs
Leo - Beethoven
12/09/2007, 11:11
Já vi muito essa adaptação com solda no munhão...e fico feliz de nunca ter feito....
Tem muitos jeeps na minha região com motores fortes,ee com essa adaptação....
Posso dizer que isso é um crime e muita irresponsabilidade, ou então ingenuidade.
Minha idéia seria fazer um suporte em aço 1020 com chapa de 1/2,acho seria suficiente,não!?
Faça pelo menos com um 1045 que é um pouco melhor para essa adaptação. Existem vários outros materiais melhores para isso, mas como é uma peça relativamente pequena, o 1045 vai melhor e não terá tanta diferença de $$.
Abs.
Beleza Leo! Farei dessa forma.
Vou postando os resultados e dúvidas!
Abs
Leo - Beethoven
12/09/2007, 16:12
Zepi, seria mesmo legal postar fotos e o resultado deste que será um serviço bem feito.
Não imaginava que alguém pudesse fazer tamanha atrocidade e seria legal deixar registrado aqui o jeito certo de fazer. Como em SP e outros lugares que eu estive o pessoal acaba sempre usando o kit SB, ou parecido, em função da facilidade de aquisição, nunca havia visto coisa similar. Então vale a pena mesmo postar que é possível fazer bem feito, mesmo não tendo acesso a essas nossas facilidades e com certeza ser um exemplo.
Abs.
Leo, lendo seu texto me veio a cabeça que posso postar aqui também,uma foto do jeito que NÃO se deve fazer...Tenho como tirar uma foto do suporte soldado no munhão,mas o brabo é que o cara vai pensar que as fotos é pra copiar a idéia dele...hehehehe!!!!!
Abs
Elmer_Jeep
12/09/2007, 16:47
tem um tópico aqui com assunto parecido, também não gostei muito da forma que o cara tava querendo fixar o suporte da pinça, bom, derrepente vale a pena dar uma lida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7142
[]'s
Leo - Beethoven
12/09/2007, 16:53
Leo, lendo seu texto me veio a cabeça que posso postar aqui também,uma foto do jeito que NÃO se deve fazer...Tenho como tirar uma foto do suporte soldado no munhão,mas o brabo é que o cara vai pensar que as fotos é pra copiar a idéia dele...hehehehe!!!!!
Pois é, o duro mesmo vai ser ele pensar que vc quer copiar a idéias dele.....
...depois vc mostra pro cara como ficou o seu....aí ele vai espumar....hehehe
Abs.
leopoldo
12/09/2007, 19:25
Extremamente PUERCO !
É só isso que eu posso dizer deste tipo de adapretação .... solda em munhão para colocar um suporte de pinça que pode ser devidamente bem confeccionado e aparafusado. Isso seria o último recurso de um ultimo recurso.
Não que não seja possível, porém:
1- não modifique permanentemente adicionando ou removendo material de uma peça original de forma que suas características fiquem irreconhecíveis ou levem dias para serem duplicados.
Pq? Toda vez que quebrar ou der problema, vc tem que fabricar uma peça original-modificada. E se não conseguir duplicar, é só mais chance para o azar ou prejuízo.
2- não modifique permanentemente uma peça original mudando sua forma geometrica ou material base ou tratamento termico.
Pq? Toda vez que vc faz isso entra no campo da imponderabilidade e nós não somos fisicos relativistas para conversar com Einsten e Heisenberg sobre a probabilidade dos átomos das peças se desintegrarem num oceano de quarks e táchions e advinhar quando vai haver fadiga, rompimento por sub-dimensionamento ou outra orelhada qualquer de montagem. Já tem muita gente machucada com isso.
Nesse tipo de porposta (solda) tem haver um criterioso trabalho de desenvolvimento do processo de preparação, gabaritagem, tratamento termico, soldagem e uso de corpos de prova, e ensaios, para simplesmente diminuir a probabilidade de uma falha catástrófica pessoal ou publica de uma solda mal feita.
Não é simplesmente meter uma vareta lá e ver no que dá.
Zepi - poe a foto aqui e ele que se enrugue de raiva.
:pensativo:como é que o STEFHAM ligou os novos munhoes dele as tubeiras,e o mesmo pro FRANCO da ENSIMEC com os "ROCK"??????????Ç ELES AINDA USAM O BOJO DO "D44",agora to curioso pois teoricamente este problema afeta tambem os novos pezinhos que colocamos pra realizar "SPOA", ou o material das tubeiras é de outro material,que nao ferro "fudido":mrgreen:,to bastante interessado pois to copiando um senhor de um munhao pros meus eixos e acho que vou quebrar o (piiiiii).:parede:
leopoldo
16/09/2007, 19:50
É obvio que a tubeira é aço !
e a tubeira de AÇO pode ser soldada ao corpo do diferencial de FoFo.
O processo lá é por interferência e pontos de solda. PONTOS de solda e NUNCA um cordão contínuo em volta da flange. è a interferencia que mantém o conjunto montado e alinhado, não a solda.
Só que a solda da tubeira na carcaça do diferencial é uma coisa e ... reparo de solda no munhão é outra e soldar suporte de pinça é temeroso,
... a não ser que a pessoa seja exímia soldadora( tecnica, gabaritos, etc...), e tenha como executar inspeção de integridade estrutural para garantir a perfeita união do suporte de aço no corpo do munhão .... algo extremamente raro.
Eu sei ... alguns vão ler isso e dizer ..... lá vem os teróricos de novo.
Mas esta é a função de orientar aqueles que não conhecem tanto de mecanica e acham ... ´só acham de dá para fazer no tapa e tudo vai ficar bem.
E
Uma coisa é montar um jeep estritamente para trilha e outra .... um jeep que roda na estrada e/ou cidade.
Leo - Beethoven
16/09/2007, 23:41
Leopoldo, vc está certo, soldar fofo não é pra qualquer um, além de equipamento de primeira, eletrodo correto, existe toda uma técnica pra aquecer e resfriar a peça que não é pra qualquer um. Pontear fofo OK, mas cordão de solda é rolbada....Sem contar que no fofo é complicado avaliar se a solda ficou boa realmente....algué aí já acertou na loteria ?
Abs
É pessoal...mesmo que tivesse intenção de fazer solda no munhão,por no RS não encontraria alguém que conseguisse fazer esse tipo de solda...
Mas que estamos falando nisso,e caso alguém insista em fazê-lo,quais seriam os lugares adequados para se procurar um profissional apto a fazer esse trabalho com perfeição?
Agradecido pelas informações!
Abs
Leo - Beethoven
17/09/2007, 11:08
É pessoal...mesmo que tivesse intenção de fazer solda no munhão,por no RS não encontraria alguém que conseguisse fazer esse tipo de solda...
Mas que estamos falando nisso,e caso alguém insista em fazê-lo,quais seriam os lugares adequados para se procurar um profissional apto a fazer esse trabalho com perfeição?
Zepi, um serviço desse de primeira não é barato, pode apostar. O mais acessível possível, dentro de uma qualidade razoável, seria procurar uma empressa que trabalha com soldas especiais no ramo de recuparação de blocos de motores e cabeçotes, mas no seguimento de veículos pesados.
Digo isso, um bloco ou cabeçote de um motor de grande porte, custa uma bela quantia, e nesse caso, a recuperação com solda vale a pena. Normalmente empresas assim são obrigadas a dar uma boa garantia no serviço, pois muitas vezes um cabeçote recuperado irá ser montado em uma carreta que terá que rodar milhares de Km, por isso quem presta esse tipo de serviço e o garante, com certeza tem condições de fazer um serviço que se preste.
Mas volto a alertar, não vc, mas outros que possam ler o tópico. Solda em fundido, somente como último recurso e em aplicações que não ofereçam nenhum risco em caso de falha.
Abs.
:pensativo:deixa eu ver ç entendi direito,O MATERIAL DAS TUBEIRAS É AÇO ,(1020/1045/......),e o dos bojos(ou fofos sei lá quem,ou o que, vçs chamam de fofo),é de ferro fundido certo,um material poroso tipo um queijo suiço DE DIFICILIMO ACERTO DE SOLDAGEM ???????,+ Ç EU CONSEGUIR DOBRAR E SOLDAR COM PERFEIÇAO OS NOVOS MUNHOES QUE SERAO DE AÇO (1020/1045.....)E O TORNEIRO CONSEGUIR TRABALHAR AS BASES DOS ROLAMENTOS E AS ENTRADAS DAS TUBEIRAS + O ENCAIXE DOS NOVOS CUBOS ENSIMEC ,NOS MEUS NOVOS MUNHOES ,AI SIM DA PRA SOLDAR TUDO NAS TUBEIRAS ,É ISTO OU NAO VAI TER JEITO DE REFORÇAR OS POBRES COITADOS DOS MUNHOES SEM RECORRER A UMA EMPRESA ESPECIALIZADA :pensativo: e em tempo nao tem como construir um novo munhao igual ao original,só que em um material mais resistente que o ferro fundido,mesmo que custe mais caro???????+ que permita o uso de pneus 35">,com segurança ,existiria como fazer uma forma que nem o pessoal faz rodas de liga por exemplo??????:oops:
Elmer_Jeep
17/09/2007, 15:14
Carraro, os "munhões" que a galera ta falando aqui são as carcaças onde se parafusa as mangas-de-eixo e consequentemente o suporte da pinça de freio.
As bolotas/bojos são de aço, somente a carcaça/bola do diferencial é de Ferro Fundido.
[]'s
Leo - Beethoven
17/09/2007, 16:06
Carraro, acho que vc está fazendo alguma confusão.
Estou postanto uma foto do munhão aqui pra que vc não tenha dúvida.
Ele é de fofo (abreviação de ferro fundido).
Se daria pra fazer um destes em aço ? Com certeza, mas imagino o trabalho e custo de usinagem que acarretaria.
Munhão em aço é sonho de todo jipeiro com certeza, o cara que conseguir oferecer um destes por aqui a preços "pagáveis" com certeza terá o seu mercado. Eu mesmo já garanto um comprador.
Abs.
leopoldo
17/09/2007, 20:43
NOSSA !
Que confa !
Se ele vai fabricar munhões INTERNOS E EXTERNOS de AÇO (deve ser pq ele falou em ... dobrar o material ...) , pode soldar ....
Será que é isso? se for, o Carraro só está confuso mesmo.