Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas para adquirir Suzuki

LStar
11/09/2007, 01:26
Olá amigos, sou ruraleiro, mas também terei em breve um Suzuki para off-road.
Antes de tomar a decisão, gostaria de uma orientação de quem já é conhecedor no assunto. Minhas dúvidas são :
- qual a cronologia destes jipinhos no Brasil - quando começaram a chegar por aqui ? sempre foram importados ? chegaram a ser montados aqui ?
- quais os modelos que existiram e de que ano a que ano ? qual foi o último ano e modelos quando a Suzuki fechou as portas ?
- sem a Suzuki, quem ficou cuidando da mecânica - é cada um por si, mesmo ? Estes veículos exigem muita manutenção ? Pretendo adquirir um Samurai, o jipinho é bom ? mesmo sendo 1.3, ele vai bem no 4x4 ? tem reduzida ?
- estes veículos não se desvalorizam, por que cada um pede o preço que quizer ? vi absurdo de modelo antigo custar mais que o outro mais novo ? hoje em dia, não temos nenhum jipinho novo no mercado, OK ?
- qual a sugestão de ano para comprar Samurai ? houve algum ano que teve problemas mecânicos que seja melhor evitar ?

Desde já agradeço à quem puder me ajudar, para que eu encontre um bom Samurai pra mim em breve,
Abraços. :wink:

Joao Baeta
11/09/2007, 12:18
Olá amigos, sou ruraleiro, mas também terei em breve um Suzuki para off-road.
Antes de tomar a decisão, gostaria de uma orientação de quem já é conhecedor no assunto. Minhas dúvidas são :
- qual a cronologia destes jipinhos no Brasil - quando começaram a chegar por aqui ? sempre foram importados ? chegaram a ser montados aqui ?
- quais os modelos que existiram e de que ano a que ano ? qual foi o último ano e modelos quando a Suzuki fechou as portas ?
- sem a Suzuki, quem ficou cuidando da mecânica - é cada um por si, mesmo ? Estes veículos exigem muita manutenção ? Pretendo adquirir um Samurai, o jipinho é bom ? mesmo sendo 1.3, ele vai bem no 4x4 ? tem reduzida ?
- estes veículos não se desvalorizam, por que cada um pede o preço que quizer ? vi absurdo de modelo antigo custar mais que o outro mais novo ? hoje em dia, não temos nenhum jipinho novo no mercado, OK ?
- qual a sugestão de ano para comprar Samurai ? houve algum ano que teve problemas mecânicos que seja melhor evitar ?

Desde já agradeço à quem puder me ajudar, para que eu encontre um bom Samurai pra mim em breve,
Abraços. :wink:
:arrow:Vamos lá!

qual a cronologia destes jipinhos no Brasil - quando começaram a chegar por aqui ? sempre foram importados ? chegaram a ser montados aqui ?

Entraram no mercado em 91.... Toda linha Suzuki (Samurai e Vitara caburador)
Partir de 93 são injetados!
Sempre foram importados! partir de 2001 começaram a fabricar na Argentina (somente o GV)

quais os modelos que existiram e de que ano a que ano ? qual foi o último ano e modelos quando a Suzuki fechou as portas ?
Samurai- 91 até 98
Vitara - 91 até 98
GV -98 até 03
Jimny -98 até 03
Ignis -01 ate 03

sem a Suzuki, quem ficou cuidando da mecânica - é cada um por si, mesmo ? Estes veículos exigem muita manutenção ? Pretendo adquirir um Samurai, o jipinho é bom ? mesmo sendo 1.3, ele vai bem no 4x4 ? tem reduzida ?

Existe mercado paralelos! O Samurai é exelente jipe e sempre tem a reduzida! Motor é resistente e confiável...!!! Depende do estado do carro.... Maioria nem precisa de manuteção!

estes veículos não se desvalorizam, por que cada um pede o preço que quizer ? vi absurdo de modelo antigo custar mais que o outro mais novo ? hoje em dia, não temos nenhum jipinho novo no mercado, OK ?

A Suzuki é uma marca valorizada.... Com o relançamento do Tracker.... Preços do GV aumentaram!

Suzuki visita pouco.... aos mecanicos! :concordo:

Se quer para dia e trilha pegue ano 97/98 (Helicoidal)
Ou trilha... Pegue ano 93 até 95 (Feixe)
Tem que ver o estado do jipe mt bem!

Absssssssssssss

joão k. chikui
11/09/2007, 23:57
pegaria de 93 a 95, já que de 96 para cima a T-case passou a ser por corrente e não dá para por calmini o X crawler. me parece ser o mola helicoidal mais difícil($$) de levantar.

LStar
12/09/2007, 03:56
Obrigado amigos, Valeuuuuuuuuuuu !!!

LeoPOA
12/09/2007, 10:07
Pessoal. estou a procura de um suzuki samurai ou vitara para fazer pequenos passeios nos finais de semana e trilhas leves.

Aqui em POA encontrei 1 vitara 92 4P cambio auto, 1 vitara 95 3P com capota de lona cambio auto e um samurai 95 capota de lona manual.

Os valores estao bem proximos e o estado de conservaçao tbm. gostaria de saber do pessoal, qual a melhor opçao para meu uso ???
Gostei mais do acabamento interno dos vitaras... Eu tenho 1.92 de altura e peso 95kg. confesso que fico meio apertado em ambos hehehehe

abraço e agradeço a ajuda !!!

arlei_vitara
12/09/2007, 11:02
Leo,

Seja bem-vindo a esta cachaça chamada Suzuki :lol: :lol: :lol:
Bom, eu estou no meu segundo Vitara, nem preciso dizer que sou fã de carteirinha.......meu uso é parecido com o seu ou seja dia a dia, passeios e trilhas leves. Para este perfil, vá de Vitara sem dúvida !
Os Samurai são excelentes JIPES, mas perdem bastante em conforto e comodidade, espaço, desempenho em estrada. Se teu negócio for viajar um pouco mais longe, por exemplo, com um samuquinha fica bem ruim, nada impossível mas num VItara vc. estará melhor.......
Bom, vou resumir:
Se vc. quer um jipe prá trilha, forte, robusto, que suporta porrada, e não precisa de espaço nem liga prá conforto > SAMURAI
Se vc. quer um jipe que faz quase tudo que um Samurai faz, não faz feio em trilha nenhuma e ainda precisa usar ele para viagens e dia a dia, com excelente conforto e algum espaço (excelente para dois, para uma família já fica meio apertado) > VITARA 3D
Se vc. quer tudo que falei sobre o Vitara, porém precisa tbém de espaço > VITARA 5D / Sidekick

De toda forma, vale a velha dica: anda em cada um dos modelos, experimenta, compara e compra o que te agradar mais, não esquecendo da velha dica: paciência e muita calma na hora de fechar negócio, procura bem porque tem muito zuki bom por aí, e tbém muita bomba a venda :concordo:

[ ]s,

guiband3
12/09/2007, 11:53
Galera, tive um Jimny e acabei trocando por uma ranger. Se saudade matasse eu tava morto 1 hora depois da troca.
Nunca levei meu Zuki a uma oficina por problema, só manutenção, sabe; troca de pastilha, óleo, filtro, estas coisas.
A Ranger é cheia de problema. O sistema de acionamento de tração à vácuo funciona mal, volta e maia dá problema elétrico, para achar peça é um estorvo, em fim, mau negócio.
Pena que preciso de caçamba, se houvesse uam pick-up Suki. eu comprava ontem.

LeoPOA
12/09/2007, 11:56
Arlei.

Agradeço a resposta !!!

Estou indo p/ lado do vitara mesmo. conversei com um primo que é mecanico de jeep´s aqui em Porto Alegre Ibá o nome dele... Me sugeriu tambem o vitara, levando em consideraçao o conforto e um melhor desempenho na estrada. vou olhar 2 vitaras agora ao meio dia. se me agradarem pretendo levar ao mecanico para uma 2a opiniao e se estiver tudo ok pretendo fechar o negocio.

O vitara nao será meu carro para uso diario. ficará como um segundo carro.

Pretendo ir com ele a Sao Chico, Passo do S, andar pela beira da praia, mostardas, lagoa do peixe, trilha do Tuia, algumas dunas.... nesse tipo de coisa ele vai bem né ??

Valeu.

Joao Baeta
12/09/2007, 12:18
:arrow:Guiband3,
O Jimny é exelente jipe NUNCA DA PROBLEMA....... Já tive 1.... Mas espatifei com ele.... Fiquei mt triste...
E agora tenho um GV... Tem msm qualidade do que o Jimny... Mais conforto... Suzuki sempre dá confiancia e robustez...Sem dúvida!

Abs

arlei_vitara
12/09/2007, 12:37
Arlei.

Pretendo ir com ele a Sao Chico, Passo do S, andar pela beira da praia, mostardas, lagoa do peixe, trilha do Tuia, algumas dunas.... nesse tipo de coisa ele vai bem né ??

Valeu.

Este é o tipo de viagem e passeio que faço com meu Vitara.............pode apostar que vc. estará muito bem servido :concordo:

[ ]s 100% Vitareiros

nanito
12/09/2007, 15:15
Este é o tipo de viagem e passeio que faço com meu Vitara.............pode apostar que vc. estará muito bem servido :concordo:

[ ]s 100% Vitareiros

aeeee Arlei!!

finalmente mudou o avatar!! já tinha gente pensando que o meu guaxi curtia uma poligamia, hahaha!!

quanto à dúvida do amigo xará Leo:

Vitara é um ótimo 4x4, fiz boa parte dessas trilhas/passeios que você pretende fazer e posso dizer que ele não sente nem cosquinha atravessando rios, pedras e algum atoleiro de beira de estrada :concordo:.

Eu recentemente adquiri o Vitara do amigo Arlei aí de cima e acho ele mais confortável que a minha Quantum. Antes da compra, tenta ver com o antigo dono tudo o que foi feito no jipinho, se ele está 100% original. Caso tenha alguma adaptação, verifique a qualidade dela com um mecânico especializado e PEÇA DESCONTO NA COMPRA!! :mrgreen:

[]´s e boa compra!

arlei_vitara
12/09/2007, 16:23
Pois é tchê..........
criei vergonha na cara e mudei o avatar :lol: :lol: enfim, este é o Tuareg, tbém conhecido por "azeitona" aqui no trabalho, não sei porque........ :pensativo:

[ ]s,

Alfredo Stavale
13/09/2007, 13:53
boa sorte meu caro.
suzuki é uma excelente marca e sua escolha só vai depender do modelo para que atenda suas necessidades. cada um tem sua a opnião e cabe a você tirar conclusões disso. se tu quer um carro unico pra trilha é melhor o samurai se vai mesclar ou usar no dida dia da cidade é melhor um carro mais confortável como os grand vitaras, mas tem a mecanica mais cara e são necessários alguns acessorios para que esteje pronto pra trilhas. Acho legal você ir numa trilha com alguem de suzuki para que você possa ver se te agrada o modelo.

LeoPOA
13/09/2007, 14:36
Pessoal !!!

Hoje sai para ver alguns vitaras aqui em POA:

2 vitara 3P com capota de lona completo.
1 vitara 3P capota fechada completo.
1 vitara 4P completo.
todos com cambio automatico.

Todos os 3P encontravam-se em pessimo estado de conservaçao. bastante judiados... um inclusive ja possuia parachoques de ferro, pneus maiores, mas estava acabado:putz:.

O que me surpreendeu foi o vitara sidekick 92 4P. Deixei ele por ultimo pois era o mais 'velho' mas me enganei. Carro com procedencia... os ultimos 6 anos ele foi de um medico, nao aparenta ter feito trilha pois esta 100% original. Uma coisa me chamou a atençao sobre esse veiculo. conversando com o vendedor, este me contou que o motor do vitara havia sido trocado por uma mais novo, vindo de um Suzuki Baleno ano 2000 devido ao motor original ter apresentado um desgaste e a loja resolveu trocar o motor ao invés de retificar.

Minha duvida é se esse motor é realmente igual ao anterior, e se tem algum problema nessa adptaçao.

gostei bastante do carro, e estou pensando em levar meu mecanico la para dar uma revisada.

O preço é R$ 17.500,00

Mesmo esse vitara sendo mais longo que o outro, poderei realizar meus passeios sem problemas né ??

Para colocar pneus um pouco maiores, terei mais dificuldade ou é a mesma coisa que o 3P ?? usar aqueles kits de suspensao ???

Tenho uma duvida sobre a roda livre dos vitaras... ela tem o mesmo sistema que a da ranger ? notei que nao tem nada para mexer ali no cubo de rodas....:oops:

Abraço!!!!

arlei_vitara
13/09/2007, 15:23
Leo,

As RL dos Vitaras, em sua imensa maioria, são originalmente AUTOMÁTICAS, ou seja, engata a tração, arranca o jipe ela engata. Desengata quando desaciona a 4x4 e anda em ré. Alguns Vitaras possuem as RL manuais, engate no próprio cubo da roda.
Agora............quanto a este Side que vc. viu, estranho este lance de motor adaptado de Baleno...........pessoalmente não gosto de adaptações, fica esperto, leva em conta:
- adaptação nunca é igual a ORIGINAL;
- será que ficou tudo perfeito??
- como eles "casaram" o motor no câmbio auto ???

[ ]s,

LeoPOA
13/09/2007, 16:08
Blz Arlei.

Tche. o vendendor me falou que o motor é igual. o do Baleno é igual ao do vitara. Esse motor é de um Baleno ano 2000 segundo a loja... Nao sou fã de adaptaçoes tbm.... Levei em consideraçao o estado geral do carro, que parece estar mto bom.
conversei agora a pouco com meu mecanico e ele nao se agradou muito no Vitara 4P. Me disse que o ideal seria achar um 3 Portas. Falou que ele vai melhor no barro e tudo mais....

sabado vou olhar mais um vitara... Vamos ver no que vai dar....

abraço.

nanito
13/09/2007, 16:09
Pessoal !!!

Hoje sai para ver alguns vitaras aqui em POA:

2 vitara 3P com capota de lona completo.
1 vitara 3P capota fechada completo.
1 vitara 4P completo.
todos com cambio automatico.

Todos os 3P encontravam-se em pessimo estado de conservaçao. bastante judiados... um inclusive ja possuia parachoques de ferro, pneus maiores, mas estava acabado:putz:.

O que me surpreendeu foi o vitara sidekick 92 4P. Deixei ele por ultimo pois era o mais 'velho' mas me enganei. Carro com procedencia... os ultimos 6 anos ele foi de um medico, nao aparenta ter feito trilha pois esta 100% original. Uma coisa me chamou a atençao sobre esse veiculo. conversando com o vendedor, este me contou que o motor do vitara havia sido trocado por uma mais novo, vindo de um Suzuki Baleno ano 2000 devido ao motor original ter apresentado um desgaste e a loja resolveu trocar o motor ao invés de retificar.

Minha duvida é se esse motor é realmente igual ao anterior, e se tem algum problema nessa adptaçao.

gostei bastante do carro, e estou pensando em levar meu mecanico la para dar uma revisada.

O preço é R$ 17.500,00

Mesmo esse vitara sendo mais longo que o outro, poderei realizar meus passeios sem problemas né ??

Para colocar pneus um pouco maiores, terei mais dificuldade ou é a mesma coisa que o 3P ?? usar aqueles kits de suspensao ???

Tenho uma duvida sobre a roda livre dos vitaras... ela tem o mesmo sistema que a da ranger ? notei que nao tem nada para mexer ali no cubo de rodas....:oops:

Abraço!!!!

Rapaz,

side com motor de baleno hein?! Dá uma estudada nesse motor, de repente é o mesmo motor do gran vitara.

Seguinte, pra vc não ficar em dúvida e querer arriscar esse side adaptado, dá uma olhada pelo interior, vou bastante para a serra e no caminho sempre vejo vários vitaras à venda, vai que vc dá sorte e acha o seu por lá. Sei que tem um canvas em farroupilha, tem um canvas azul em bom princípio, tem um canvas azul em morro reuter também, tem um vitara metal top automático em dois irmãos (carro de mecânico). Ih, tem vários por aí. Não fica só em porto alegre não.

[]´s

LeoPOA
13/09/2007, 19:35
Blz nanito !!!!

Tche. valeu pela dica!!! Vou dar umas voltas pra esses lados ai que voce falou. Derrepente acho um vitarinha legal por lá.

Nao vejo a hora de dar umas voltas de Vitara!!!!

Abraço.

bymarc
14/09/2007, 13:25
Cara,

Eu passei por esta sua situação a pouco tempo atrás! queria logo comprar meu vitara, só que procurando por um em condições demorei 3 meses para achar o que valia a pena, e valeu a espera. Meu conselho é de realmente procurar bastante, se vc não conhece os suzukis, essa é uma boa maneira de ir conhecendo e é bom para saber como avaliar e comparar na hora da compra.
Depois que comprei vi vários vitaras para venda em boas condições, então é coisa de dar tempo para aparecer um.

Esse com motor adaptado pode até ser bem feito, mas eu não entraria nessa, na hora de procurar peças vc vai procurar de Sidekick ou Baleno?

Ok
Marcelo

Blz nanito !!!!

Tche. valeu pela dica!!! Vou dar umas voltas pra esses lados ai que voce falou. Derrepente acho um vitarinha legal por lá.

Nao vejo a hora de dar umas voltas de Vitara!!!!

Abraço.

nanito
14/09/2007, 15:26
Cara,

Eu passei por esta sua situação a pouco tempo atrás! queria logo comprar meu vitara, só que procurando por um em condições demorei 3 meses para achar o que valia a pena, e valeu a espera. Meu conselho é de realmente procurar bastante, se vc não conhece os suzukis, essa é uma boa maneira de ir conhecendo e é bom para saber como avaliar e comparar na hora da compra.
Depois que comprei vi vários vitaras para venda em boas condições, então é coisa de dar tempo para aparecer um.

Esse com motor adaptado pode até ser bem feito, mas eu não entraria nessa, na hora de procurar peças vc vai procurar de Sidekick ou Baleno?

Ok
Marcelo
isso mesmo, eu também demorei 3 meses pra achar o meu, a minha sorte é que depois eu não vi nenhum mais inteiro pra vender depois!! hehehehe!!

um lance bom seria você consultar alguém que tenha um vitara todo original, pra vc ver como é. eu sou de são leopoldo, se um dia quiser dar umas bandas pra esses lados pra olhar o meu, fica a vontade.

[]´s

Paulo_CW
14/09/2007, 16:53
Amigo....uma coisa q vc deve ver é se o Check Control esta funcionando corretamente... tem muita gente q tbm faz umas gambearras ligando a lâmpada do check control junto com a luz do freio....fique atento....

LeoPOA
14/09/2007, 18:40
nanito blz ??

Agradeço o convite!!!! Assim que eu for p/ SL te dou um toque!!!

Paulo: como faço para me certificar que nao tem essa gambiarra no Check control ???

amanha bem cedo estou indo a Pelotas olhar um Vitarinha !!!!
Um amigo esteve por aqueles lados e deu uma olhada no carro. Diz ele que esta 100%. 2o dono, tudo funcionando, bancos de tecido, cambio automatico, 3P, branquinho....

6hs da manha estou me mandando pra lá.... a previsao é de chuva e se tudo correr bem ja ponho p/ funcionar a traçao e reduzida do suzuki!!!! Preciso de dicas sobre o cambio automatico.

ele possui 3, 4 ou 5 marchas ? como faço p/ testar ??

Abraço.

Jeanilson
14/09/2007, 19:58
...
Paulo: como faço para me certificar que nao tem essa gambiarra no Check control ???
...

Leo,

Tem um artifício que eu faço e que, até agora, funciona muito bem para verificar essa gambiarra com a luz do Check Control.

:arrow: Com a viatura parada e motor ligado, engate a 1ª marcha e, sem pisar no acelerador e com o freio de mão solto, solte a embreagem rapidamente, mas sem ser de uma vez, e observe as luzes do painel.

:!: Com esse procedimento, o motor deverá engasgar e morrer, e se tiver tudo certo no painel a luz do Check Control (e somente ela) deverá acender quando o motor estiver engasgando e só quando o motor apagar é que deverá acender as luzes da bateria e da pressão do óleo junto com a do Check Control.

É claro que esse artifício só pode ser feito em viaturas com câmbio manual. Quem souber de uma maneira de testar viaturas com câmbio automático, seja bem vindo! :concordo:

[]'s

bymarc
15/09/2007, 08:57
Cara,

Para testar o Check Engine, vc pode fazer o autoteste do sistema de injeção do motor, este procedimento é fácil. Procura aqui no fórum que tem como fazer o teste, se não encontrar mando pra vc o procedimento.

Se vc quiser tbm, no dia 22 tem a trilha de Lomba Grande NH, é quase certo que estarei lá, então se vc quiser aparecer por lá antes da largada podemos conversar, aí te apresento meu Sidekick e isso o ajude a tirar algumas dúvidas sobre os suzukis...

Ok

Let´s
15/09/2007, 12:31
Olá João,
Sou nova pedaço, e tb quero saber um pouco mais sobre o Samurai.
Tudo bem que ele não da muita manutenção, mas se precisar fora as trocas de óleo....., o resto é muito caro?

renato vieira
23/09/2007, 17:40
Ai, Leo,

Postei tópico pedindo ajuda para comprar um Vitara. Enquanto esperava respostas, revirei o forum e encontrei varios guias prontos.
Baixei um arquivo com 57 dicas de verificação. Se quizeres, te mando por e-mail. Tenho, também, umas listas de peças de outros carros que podem ser usadas em Suzukis.
Quanto ao check engine para automáticos, diz a lista que esta não deve apagar ao mesmo tempo que a do óleo. Se apagarem juntas, pode ser que a CE foi apagada e feita uma ponte para mascarar o funcionamento.

Boa sorte na procura. A minha, acho que acabou neste fim-de-semana.

LeoPOA
24/09/2007, 11:15
Blz. Renato.

Tche. pode mandar por e-mail !!! lvfrederes@hotmail.com

Parabens pela aquisiçao !!!

Eu estou procurando ainda... sem pressa... encontrei aqui em poa 1 vitara zerado. do jeito que eu quero, mas o preço ficou fora das minhas possibilidades.

Tenho visto bastante vitara com cambio automatico, e fico com receio quanto a resistencia do cambio em trilhas leves... tenho um vitara em vista... porem o que esta pesando é o cambio ser auto...

Assim que pegar a viatura posta fotos dela ai !!!

Abraço.

Léo.

Jeanilson
24/09/2007, 11:44
...
Tenho visto bastante vitara com cambio automatico, e fico com receio quanto a resistencia do cambio em trilhas leves... tenho um vitara em vista... porem o que esta pesando é o cambio ser auto...
...
Fala, Leo.

Sobre o câmbio automático, pode ficar tranqüilo pois é um câmbio muito resistente e é quase impossivel dele quebrar com o uso normal ou em trilhas leves ou médias. Só para ter uma idéia, esse câmbio é muito utilizado pelo pessoal do Rock Crawling, com pneusão e tudo! :shock:

Na verdade, em trilhas o câmbio até ajuda a preservar a viatura, pois diminui o riscos de quebra por "trancos" na transmissão e não possui embreagem para ser "queimada".

[]'s

Octavio
24/09/2007, 17:25
Renato,

Boa tarde,

também estou na mesma procura, e gostaria de saber se vc. pode me enviar ou me informar onde encontro essa listagem a que vc. se referiu....

Obrigado e boa sorte na aquisição,

Abraço!!

renato vieira
24/09/2007, 21:54
Octavio,

A listagem achei em algum tópico antigo aqui do forum.
Posso te enviar, com certeza.
Me manda uma MP com teu e-mail.

Abraços

Renato