PDA

Ver Versão Completa : Peças ranger

guiband3
10/09/2007, 10:48
Olá pessoal. Meu nome e Guilherme, sou novo neste fórum.

Estou precisando de uma luz. Troquei meu Jimny por uma Ranger 4x4 2000 roda livre. Para minha decepção, fui encarar um lameiro e descobri que tinha um problema de vazamento no retentor e no O'ring das rodas dianteiras, o que impedia a formação do vácuo no interior das rodas dianteiras e o conseqüente acoplamento da tração.

Acontece que não estou conseguindo encontrar o kit de reparo do sistema. Só encontro para vender o sistema inteiro.

Sei que existe o Kit de reparo pois já ví ser trocado em uma mecânica de Miguel Pereira/RJ.

Alguém sabe onde posso comprar este Kit?

Wagninho
10/09/2007, 11:23

Estou precisando de uma luz. Troquei meu Jimny por uma Ranger 4x4 2000 roda livre. Para minha decepção, fui encarar um lameiro e descobri que tinha um problema de vazamento no retentor e no O'ring das rodas dianteiras, o que impedia a formação do vácuo no interior das rodas dianteiras e o conseqüente acoplamento da tração.

Acontece que não estou conseguindo encontrar o kit de reparo do sistema. Só encontro para vender o sistema inteiro.

Sei que existe o Kit de reparo pois já ví ser trocado em uma mecânica de Miguel Pereira/RJ.

Bom dia meu irmão ! Vou lhe aconselhar consultar o site : www.baretaautopecas.com.br (http://www.baretaautopecas.com.br). Eu já comprei com esse pessoal uma coifa do cardan diateiro, vale a pena fazer a consulta. Existe um outro fornecedor de BH chamado Formax, mas no momento eu não estou com o tel de contato, mais tarde eu mando uma msg com o tel, infelizmente eles não tem página na internet. Um abraço e boa sorte !

guiband3
10/09/2007, 11:42
Valeu Wagninho.

Olha só, por acaso vc já comprou alguma coisa por Miami/USA ou sabe do nome de algum "dealer" de lá ou importador??

Abç
Guilherme

Wagninho
10/09/2007, 13:32
Valeu Wagninho.

Olha só, por acaso vc já comprou alguma coisa por Miami/USA ou sabe do nome de algum "dealer" de lá ou importador??

Abç
Guilherme
Guilherme,
Eu nunca comprei nada por Miami/USA, mas tem alguns colegas aqui do fórum que compraram peças made in USA, espera mais algumas manifestações de respostas.
Um abraço !

JairoM
10/09/2007, 20:50
Valeu Wagninho.

Abç
Guilherme

Guilherme,

Voce já deu uma passeada aqui no Rio de Janeiro mesmo, em São Cristovao, na Rua ESCOBAR ???

Um avez corri pra lá pra comprar uma correia pra uma Explorer de um primo que me visitava aqui no Rio e precisou trocar... lá perto do Campo de São Cristovão tem umas 2 ou 3 lojas especializadas FORD.

Quem sabe ?

cantodopirão
10/09/2007, 20:54
Você poderia tentar a superpeças..
segue o link: http://br.geocities.com/superpecas1/

felippetti
10/09/2007, 22:10

Guilherme,

Já pensou em se livrar da roda livre? O site http://www.clubranger4x4.com.ar/old/datos/pituto.htm mostra como fazer...
As Rangers mais recentes (2001 em dianta, acho) vêm sem roda-livre e não sofrem deste problema do vácuo. A minha não tem roda-livre e nunca me deixou na mão...

Boa sorte!!

guiband3
12/09/2007, 10:41
Obrigado pessoal.

Estou tentando nos sites indicados

Olha só Rafael, mandei o mecânico deixar o roda livre desligado, porém, não gosto de ter um recurso e não poder usa-lo corretamente. Além do mais, não tenho certeza se vale a pena deixar toda engrenagem em movimento sem função.
Aliás, li neste site que o carro passa a consumir bem mais q o normal. Não sei se é verdade, mas parece bem razoavel.

felippetti
12/09/2007, 13:06
Meu pai tem uma 99, com o sistema igual ao teu...
Os modelos 2001 como a minha vêm sem roda-livre de fábrica.
O consumo é praticamente o mesmo nas duas...
Mas concordo contigo que é muito chato não poder utilizar um recurso que o carro oferece...
Boa sorte!

Wagninho
13/09/2007, 21:06
Obrigado pessoal.

Estou tentando nos sites indicados

Olha só Rafael, mandei o mecânico deixar o roda livre desligado, porém, não gosto de ter um recurso e não poder usa-lo corretamente. Além do mais, não tenho certeza se vale a pena deixar toda engrenagem em movimento sem função.
Aliás, li neste site que o carro passa a consumir bem mais q o normal. Não sei se é verdade, mas parece bem razoavel.

Guilherme, não esquenta a cabeça com consumo, a diferença no consumo é tão insignificante que é difícil até de estimar. Estou colocando o tel. da Formax de BH, fornecedor de peças ford : AUTO PEÇAS FORMAX LTDA fone (31) 3201-2913 / 32012918 / 3201-2006 / 3201-2153 ; fax (31) 3201-3604 ; e-mail : formax @click21.com.br ; contato com Edmilson. Eu já comprei peça deles e os caras são legais.
Um abraço e boa compra! :concordo:

guiband3
18/09/2007, 10:12
Valeu galera.

Como não tô precisando da tração por enquanto, vou levando do jeito que está.

Ví que existe uma fabrica da "Sabó" na Argentina. Como no Brasil eles desenvolvem retentores e O'Rings para todas as marcas, vou tentar mandar um e-mail pros hermanos e ver se eles têm eles por lá.

Pra minha falta de sorte, eu, anta, esquecí de anotar a referencia original do retentor.

Vida que segue.

Abçs
Guilherme

Miguels
19/09/2007, 09:51
Bom dia, amigos! Alguém conhece esta marca: "works" ? É do par de batentes da suspensão dianteira da ranger 2005 (são amarelados).... pretendo trocar os de borracha preta por eles. Um abraço a todos.

Wagninho
19/09/2007, 13:56
Olá Miguel !
Já postaram a respeito desse batente aqui no fórum, se eu não me engano foi o Edintruder, manda uma MP para ele. Boa sorte !

Miguels
19/09/2007, 17:50
Obrigado, Wagninho, já enviei !

Olá Miguel !
Já postaram a respeito desse batente aqui no fórum, se eu não me engano foi o Edintruder, manda uma MP para ele. Boa sorte !

Edintruder
19/09/2007, 19:47
eu respondi por MP também, mas foi a pressa de nstalar que nem li o que dizia na embalagem...
Sei que eram esses amarelados também. Deve ser bom também.
A propósito, qual o valor do par?

Miguels
20/09/2007, 00:07
R$ 42 na Ford Highway (pecasari2@fordhighway.com.br) -acho que é o par, não informaram direito.

eu respondi por MP também, mas foi a pressa de nstalar que nem li o que dizia na embalagem...
Sei que eram esses amarelados também. Deve ser bom também.
A propósito, qual o valor do par?

Miguels
20/09/2007, 19:22
É R$ 42,00 cada um, já chequei!

Miguels
20/09/2007, 19:40
Falado nisso, os batentes da ranger 2005 NÃO são estes! Esses, originais na cor preta, são de modelos anteriores. Alguém tem uma foto das alaranjadas 2005 ??

guiband3
26/09/2007, 14:23
Bem, depois de muito procurar, acabei por encomendar uma vávula de um vendedor lá do Paraná. Mesmo depois de trocar a válvula e os retentores; que consegui em uma loja na Penha/RJ, o roda livre insiste em não funcionar.

Assim, segui o conselho dos colegas e desativei o sistema e vou esquecer q ele existe.

Para minha infelicidade, agora surgiu um novo problema. Qdo aciono o 4x4 tudo certo; qdo tento passar a reduzida, os indicadores do painel de 4x4 e reduzida começam a piscar e não consigo mais reverter a tração.Alguém tem alguma sugestão???

Não sei pq a Ford resolveu implementar este sistema. Os sistemas de câmbio manual são tão mais eficiêntes e confiáveis que chega a ser ridículo este monte de peças pra dar problema. É nessa q os zukis matam a pau. Não dão oficina. É só prazer.

felippetti
26/09/2007, 19:18
Bem, depois de muito procurar, acabei por encomendar uma vávula de um vendedor lá do Paraná. Mesmo depois de trocar a válvula e os retentores; que consegui em uma loja na Penha/RJ, o roda livre insiste em não funcionar.

Assim, segui o conselho dos colegas e desativei o sistema e vou esquecer q ele existe.

Não acha isso pior do que fazer os 'pitutos' sugeridos pelos hermanos?

Para minha infelicidade, agora surgiu um novo problema. Qdo aciono o 4x4 tudo certo; qdo tento passar a reduzida, os indicadores do painel de 4x4 e reduzida começam a piscar e não consigo mais reverter a tração.Alguém tem alguma sugestão???

99% certo que o motor elétrico que ativa a tração esteja com os contatos quebrados, fazendo todo o sistema 'pirar'. Já ouvi relatos de gente que abriu e consertou. A minha deu pau do mesmo jeito e tive que trocar.

Não sei pq a Ford resolveu implementar este sistema. Os sistemas de câmbio manual são tão mais eficiêntes e confiáveis que chega a ser ridículo este monte de peças pra dar problema. É nessa q os zukis matam a pau. Não dão oficina. É só prazer.

Eu particularmente acho ótimo poder acionar o 4x4 em movimento, coisa que meu Vitara não tinha... Mas concordo qdo dizes que é o sistema japonês é mais robusto. Realmente meu Vitara não deu nem 10% da manutenção que a Ranger dá. Mas sempre há vantagens e desvantagens...

Boa sorte!

cbridi
27/09/2007, 00:27
Não sei pq a Ford resolveu implementar este sistema. Os sistemas de câmbio manual são tão mais eficiêntes e confiáveis que chega a ser ridículo este monte de peças pra dar problema.

Eu tenho uma teoria... a Ranger americana (pelo menos as com câmbio automático) tem a alavanca de marchas na coluna da direção, ficaria esquisito uma alavanquinha perdida no meio do assoalho para acionar a tração...

Walter L. L. Casitta
27/09/2007, 08:28
Eu tenho uma teoria... a Ranger americana (pelo menos as com câmbio automático) tem a alavanca de marchas na coluna da direção, ficaria esquisito uma alavanquinha perdida no meio do assoalho para acionar a tração...

X2!.........

Em tempo. A minha Ranger que tenho desde 0Km nunca deu problema na tração. Ligo a reduzida no mínimo uma vez por semana só para economizar a embreagem já que uso pneus de 33". Por isso eu acho que o sistema e relativamente confiável.

Apesar de ser menos confiável que o sistema por alavanca por depender de componentes elétricos, é muito mais confortavel de usar e até da uma onda virar o botãozinho par acionar o o 4x4 em movimento. Eu tive dois veículos 4x4 com alavanca e hoje acho o sistema da Ranger bem mais legal.

Acho que o maior problemas desse sistema estavam nas Ranger anteriores a 2000 com RL a vácuo. Aquilo sim era ruim tanto que a Ford acabou com isso, (tenho dó de que tem S10) mas também é um problema fácil de resolver tanto que eu gostaria que a minha tivesse só pra poder trocar por RLs manuais AVM. Aquela coisa de pituto não me agrada. Até já fiz uma proposta a um amigo que tem uma Ranger V6 4x4 pra trocar as partes, mas quando toco no assunto ele fica me olhando meio desconfiado. Não tem problema, sinto que a qualquer momento ele vai aceitar a proposta...

Voltando ao sistema elétrico, pelo que tenho observado em outras Rangers com problema no motorzinho elétrico, é que os contatos da switch position estavam corroídos ou sujos e acho que por culpa de jatos de agua e produtos químicos das lavagem no postos. Acho que a minha sempre funcionou bem por nunca ter ido numa no posto pra lavagem geral...

Ainda em tempo tanto a Nova Hilux quanto a L200 Sport tem também RLs com acionamento elétrico apesar da tração com alavanca e já apareceram relatos de falhas na RL da L200 pelo menos inclusive ainda dentro do período de garantia....

ojaneri
27/09/2007, 09:08
Só lembrando que tem um artigo aqui mesmo no forum sobre instalação de pitutos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524&highlight=pituto

A minha roda faz alguns anos e nunca mais deu problema. Vale a pena.

ojaneri
27/09/2007, 09:21

Esse erro nunca deu na minha Ranger 2000, mas já deu no meu Troller 05 que usa o mesmo sistema elétrico da Ranger.

Geralmente é falta de uso que dá esse erro, e o mais comum é o sensor que tem na caixa de transferência que tem que ser trocado, pois quando acontece isso é 'falta de referência', ou seja, o sinal não chega correto para o módulo de controle da tração e ai ele fica piscando as luzes (ou acende direto) para mostrar o erro.

Wagninho
27/09/2007, 10:16
Para minha infelicidade, agora surgiu um novo problema. Qdo aciono o 4x4 tudo certo; qdo tento passar a reduzida, os indicadores do painel de 4x4 e reduzida começam a piscar e não consigo mais reverter a tração.Alguém tem alguma sugestão !

Olá Guilherme ! Deixa eu dar umas sugestões já que acontece algumas vezes deu ter que mexer na tração para solucionar alguns probleminhas de acionamento. Com relação a falha de indicação no painel não obedecerem o posicionamento de 4x4H ou 4x4L, isso nos leva a crer que o seu problema como já foi mencionado está lá no motorzinho elétrico da tração. Normalmente ele pode falhar por vários motivos e o principal é a falha causada por umidade ( entrada de água ). Como resolver, então ? Fácil..., vai lá no motor e retira ele para manutenção, abre-o e seca com secador da esposa ou namorada, amante, etc ( solução caseira ! ) ou coloca em uma estufa. Logo após, para ter certeza da perfeita manutenção e não ficar na dúvida qto ao êxito do seu serviço, vc deve abrir o seletor que indica o posicionamento da tração, ou seja, aquela caixinha de cor cinza que é blindada ( blindada pelo homem e não blindada por DEUS ) e que vc deverá abrir com muita atenção e cuidado, muito cuidado mesmo, pois da sua atenção e cuidado depende o sucesso do trabalho. Feito isso, vc deve limpar os contatos do seletor de posição que devem estar oxidados, deve limpá-los com um pequeno pincel e WD40, logo após isso monte com cuidado e faça o fechamento e selagem com silicone. Monte o conjunto motor e seletor de posição vedando as partes com silicone, instale e verifica o resultado, não esqueça de fazer algumas marcações de referência durante a desmontagem. Boa sorte e paciência, esse trabalho é para ser feito com muita calma ! Se vc preferir e não tiver paciência e dispor de algum $$$$ vc pode adquirir um conjunto novo de motor elétrico na Ford por apenas R$1300,00. !!!! Vou postar uma foto do tal seletor aberto, de qdo a minha tração deu problema de acionamento. Boa sorte !:concordo:

ojaneri
27/09/2007, 10:19
Muito bacana a explicação Wagninho, mas no caso dele o motor não vai ser o motor em si, mas o sensor que informa a posição da caixa de transferência pro modulo de controle. Mas nunca é demais fazer uma limpeza e manutenção preventiva também no motor elétrico.

Para minha infelicidade, agora surgiu um novo problema. Qdo aciono o 4x4 tudo certo; qdo tento passar a reduzida, os indicadores do painel de 4x4 e reduzida começam a piscar e não consigo mais reverter a tração.Alguém tem alguma sugestão !

Olá Guilherme ! Deixa eu dar umas sugestões já que acontece algumas vezes deu ter que mexer na tração para solucionar alguns probleminhas de acionamento. Com relação a falha de indicação no painel não obedecerem o posicionamento de 4x4H ou 4x4L, isso nos leva a crer que o seu problema como já foi mencionado está lá no motorzinho elétrico da tração. Normalmente ele pode falhar por vários motivos e o principal é a falha causada por umidade ( entrada de água ). Como resolver, então ? Fácil..., vai lá no motor e retira ele para manutenção, abre-o e seca com secador da esposa ou namorada, amante, etc ( solução caseira ! ) ou coloca em uma estufa. Logo após, para ter certeza da perfeita manutenção e não ficar na dúvida qto ao êxito do seu serviço, vc deve abrir o seletor que indica o posicionamento da tração, ou seja, aquela caixinha de cor cinza que é blindada ( blindada pelo homem e não blindada por DEUS ) e que vc deverá abrir com muita atenção e cuidado, muito cuidado mesmo, pois da sua atenção e cuidado depende o sucesso do trabalho. Feito isso, vc deve limpar os contatos do seletor de posição que devem estar oxidados, deve limpá-los com um pequeno pincel e WD40, logo após isso monte com cuidado e faça o fechamento e selagem com silicone. Monte o conjunto motor e seletor de posição vedando as partes com silicone, instale e verifica o resultado, não esqueça de fazer algumas marcações de referência durante a desmontagem. Boa sorte e paciência, esse trabalho é para ser feito com muita calma ! Se vc preferir e não tiver paciência e dispor de algum $$$$ vc pode adquirir um conjunto novo de motor elétrico na Ford por apenas R$1300,00. !!!! Vou postar uma foto do tal seletor aberto, de qdo a minha tração deu problema de acionamento. Boa sorte !:concordo:

Wagninho
27/09/2007, 10:36
Olá Ojaneri ! É isso mesmo..., o tal seletor está acoplado junto com o motor elétrico e normalmente é ele que falha, eu comentei do motor pelo fato dos dois estarem juntos e não custa muito trabalho dar um "talento" no motorzinho, mas com certeza é o seletor de posição que está oxidado ou rompeu o pino do fim de curso da engrenagem ( corôa e sem-fim ) pode até ter acontecido desse pino que vai fixado na engrenagem estar travado, bastando apenas desmontar e montar para resolver o problema !

guiband3
27/09/2007, 12:33
Bem pessoal, anteriormente eu já havia aberto o motor e aproveitei para limpa-lo da melhor forma possível. Por desconhecimento nem tentei abrir a tal caixinha. Em um site q ví recentemente estava lá a tal caixa aberta e na tampa uma referência 4H, 4L e outra que não lembro e no corpo um circúito desenhado.

Após este final de semana vou ter um tempo na segunda e vou tentar seguir o roteiro indicado pelo Wagninho, que aliás é show de bola.

A ajuda de todos tem sido inestimável, ainda mais por trazer conhecimento e este ignorante curioso que vos lhes escreve.

Bem, assim que tiver o resultado volto para comunica-los

Abçs. Valeu mesmo galera.

guiband3
27/09/2007, 12:36
PS: Pô, vou executar a limpesa do sensor tal e qual o ojaneri recomendou.

Abç

guiband3
27/09/2007, 12:37
UUUpppssssss limepesa com "s" é de f....... Desculpem-me

guiband3
01/11/2007, 13:00
Bom pessoal, estou postando esta mensagem para explicar o final da história do pisca pisca da tração.
O Roda livre já tinha mandado pro espaço. faltava resolver definitivamente o problema do acionamento da tração.
Cansado de ficar na mão com este sistema automático de acionamento da tração, recorri a Bosch - Roseiral de Miguel Pereira/RJ. Depois de explicar que o sistema estava muito temperamental, que tinha aflição com umidade, não podia receber duxa que que dáva piti e etc, perguntei se dava pra fazer um acionamento independente de sensores eletrônicos e bombas de vácuo e coisa e Tal.
Após algumas horas resolvemos por desligar o sistema eletrônico e fazer um elétrico.
Agora tenho no console, na mascará preta que dá acabamento ao local do cd, um botão tipo vidro elétrico. Acionando e mantendo para cima o motor de acionamento de tração vai em direção do 4x4. Assim que acende no painel o indicador de 4x4 eu solto o batão e..........., tudo certo; o 4x4 fica acionado. Se quiser a reduzida, continuo acionando o botão até o indicador da reduzida aparecer no painel simultâneamente ao do 4x4 e.........., blz, tá reduzido.
Para desligar é só acionar o botão de fechar o vidro que o motor retrai e volta a posição de neutra (4x2). Show de Bola
O acionamento pelo botão localizado no console foi totalmente desativado.
Esta semana andei testando o sistema novo e é só alegria, acabou a tensão de torcer pra funcionar.
Agora a tração entra em qq situação, na lama, dentro d´água e não tem mais esta de umidade.
Os eletricista foram o Neumir e o Junior. Assim que voltei lá, eles já estavam fazendo um sistema igual, se não me engano, em uma cherokee.
Valeu galera pela ajuda.

nelsonnrc
01/11/2007, 15:47
Falado nisso, os batentes da ranger 2005 NÃO são estes! Esses, originais na cor preta, são de modelos anteriores. Alguém tem uma foto das alaranjadas 2005 ??

Tem aqui o tutorial, part number e informações sobre os batentes, que eu e o Seba fizemos.
Abs

Versão DOC http://rapidshare.com/files/22621214/tutorial.doc.html (http://rapidshare.com/files/22621214/tutorial.doc.html)
Compactado RAR http://rapidshare.com/files/22621637/Tutorial_-_batentes.rar.html (http://rapidshare.com/files/22621637/Tutorial_-_batentes.rar.html)

Edintruder
01/11/2007, 18:54
Bom pessoal, estou postando esta mensagem para explicar o final da história do pisca pisca da tração.
O Roda livre já tinha mandado pro espaço. faltava resolver definitivamente o problema do acionamento da tração.
Cansado de ficar na mão com este sistema automático de acionamento da tração, recorri a Bosch - Roseiral de Miguel Pereira/RJ. Depois de explicar que o sistema estava muito temperamental, que tinha aflição com umidade, não podia receber duxa que que dáva piti e etc, perguntei se dava pra fazer um acionamento independente de sensores eletrônicos e bombas de vácuo e coisa e Tal.
Após algumas horas resolvemos por desligar o sistema eletrônico e fazer um elétrico.
Agora tenho no console, na mascará preta que dá acabamento ao local do cd, um botão tipo vidro elétrico. Acionando e mantendo para cima o motor de acionamento de tração vai em direção do 4x4. Assim que acende no painel o indicador de 4x4 eu solto o batão e..........., tudo certo; o 4x4 fica acionado. Se quiser a reduzida, continuo acionando o botão até o indicador da reduzida aparecer no painel simultâneamente ao do 4x4 e.........., blz, tá reduzido.
Para desligar é só acionar o botão de fechar o vidro que o motor retrai e volta a posição de neutra (4x2). Show de Bola
O acionamento pelo botão localizado no console foi totalmente desativado.
Esta semana andei testando o sistema novo e é só alegria, acabou a tensão de torcer pra funcionar.
Agora a tração entra em qq situação, na lama, dentro d´água e não tem mais esta de umidade.
Os eletricista foram o Neumir e o Junior. Assim que voltei lá, eles já estavam fazendo um sistema igual, se não me engano, em uma cherokee.
Valeu galera pela ajuda.

Excelente saída! Sabes quais fios foram ligados diretos do motor ao botão? Tens como desenhar algum esquema de ligação???

Pequeno jr
02/11/2007, 13:16
Além do esquema da ligação, pq vc tbm não posta as fotos de como esta o sistema.

Vagner Luis Geraldi
11/11/2007, 23:22
Fala Guilherme!

Solução radical mesmo!!!!!!!!!!
Agora,teria como v. tirar algumas dúvidas,pois estou em situação parecida .(Ranger 99/4x4 à vácuo).
Aqui vão algumas :
V. manteve a roda livre ou optou por´ arrastar o cardãnzinho ´?
Esse modo novo de acionamento passa pelo módulo ou v. ligou direto no motorzinho?
Como é feito o sinal de retorno do posicionamento em HIGH ou LOW para as luzes do painel?
Dá para acionar o HIGH com a caminhonete em movimento?
Tenho muitas outras mas...
Dando para contar maiores detalhes vejo que seria uma contribuição significativa para este
fórum visto se tratar de uma alternativa nova!

Abraços,

Vagner Geraldi

Walter L. L. Casitta
11/11/2007, 23:25
Fala Guilherme!

Solução radical mesmo!!!!!!!!!!
Agora,teria como v. tirar algumas dúvidas,pois estou em situação parecida .(Ranger 99/4x4 à vácuo).
Aqui vão algumas :
V. manteve a roda livre ou optou por´ arrastar o cardãnzinho ´?
Esse modo novo de acionamento passa pelo módulo ou v. ligou direto no motorzinho?
Como é feito o sinal de retorno do posicionamento em HIGH ou LOW para as luzes do painel?
Dá para acionar o HIGH com a caminhonete em movimento?
Tenho muitas outras mas...
Dando para contar maiores detalhes vejo que seria uma contribuição significativa para este
fórum visto se tratar de uma alternativa nova!

Coloca as RLs manuais da AVM...

Edintruder
12/11/2007, 00:47
Com esse sistema dá para engatar o 4x4hi em movimento pois a CT é sincronizada, porém tem que cuidar para não passar do ponto e colocar a reduzida em movimento, o que resultaria na quebra da CT, dessa forma sugiro que para para evitar um acidente.