Ver Versão Completa : Troca de Sensores GRAND CHEROKEE LAREDO 93 (ZJ) 6L Cil.
Marcelo Carvalhal
04/09/2007, 20:31
:arrow:Cansado de ver tanto espaço perdido e usado de forma errada ou repetitiva, vou tentar com este tópico exemplificar como seria a forma de mostrar e ajudar quem precisa de uma dica ou procedimento para troca seja lá do que for em seu carro.
Estou usando o meu apenas como exemplo em um procedimento simples, mas que com fotos ajuda a visualizar como isso e feito..
Lógico que não sou gênio nenhum..e apenas copiei a forma como so fóristas fora do brasil fazem..
Graças ao colega NZARDO esta semana recebi os sensores que faltavam trocar a veia ZJ que temos..
Foram trocados
:arrow:TPS (Sensor do corpo de borboleta que controla a abertura)
:arrow:Sensor de Temperatura do líquido de arrefecimento (que fica no bloco do motor)
:arrow:Sensor KRANK (Controla a posição do virabrequim)
Um procedimento seguro e fazer toda a operação com o cabo de bateria DESLIGADO!!!
Sensores..
http://img72.imageshack.us/img72/1286/dscn5141ve5.jpg
Troca do sensor de Temperatura...
Eu usava um sensor de carros do ano de 1999, usa leitura para meu modulo era errada, por isso tive de trocar...
Diferença dos sensores de temperatura..
http://img205.imageshack.us/img205/7151/dscn5149xe2.jpg
Troca do TPS..
Novo no lugar..
http://img205.imageshack.us/img205/526/dscn5142vx6.jpg
Antigo retirado..
http://img206.imageshack.us/img206/3279/dscn5144ki3.jpg
Sensor do KRANK..esse e a coisa mais horrivel de ser retirado..fica na junção do motor com a caixa de marcha do lado do motorista...vc consegue vê-lo..no final do coletor de escape..pela parede do corta forgo..melhor acesso e de maneira cega:shock:..por baixo do carro comuma chave tipo soquete de 10 de boca com cabo bem pequeno...
Localização..e o novo instalado
http://img459.imageshack.us/img459/8033/dscn5155be5.jpg
Detalhe do HOLE...:mrgreen:
http://img524.imageshack.us/img524/2981/dscn5154by7.jpg
Diferenças do antigo e do novo..o antigo tinha regulagem de profundidade....UM SACOOOOOO:parede:
http://img206.imageshack.us/img206/6973/dscn5152ah1.jpg
A tomada passa por cima do câmbio e vai ate o outro lado do motor e entra no chicote da injeção.. detalhe da tomada...
http://img206.imageshack.us/img206/7828/dscn4922rz3.jpg
Galera vcs podem usar a GALERIA DE FOTOS aqui do forum para colocar as imagens com fiz aqui....carreguem suas fotos e depois quando quiser inseriri na mensagem e so copiar o link e inserir o endereço usando o botãozinho de paisagem que está em cima ai do painel de formatação...
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Gostei de ver.......essa véia ta ficando nova......:dance:
Putzzzzzz a localização do Krank é Krika.........:parede:
FredyXJ98
05/09/2007, 20:04
Poderiam mencionar o valor de cada sensor trocado para termos uma noção de quanto fica a brincadeira...:( :concordo:
Leo - Beethoven
06/09/2007, 13:53
MC, parabéns pela iniciantiva. Tava sentindo falta dos seus posts assim.
Abs.
Marcelo Carvalhal
10/09/2007, 16:06
Poderiam mencionar o valor de cada sensor trocado para termos uma noção de quanto fica a brincadeira...:( :concordo:
Fredy....ficou barato para o que foi..
R$ 500,01 tudo....
o que ficou caro foi eu cobrar de min a mão de obra..que não queria me pagar os R$ 1.000,00 ....:mrgreen:
Marcelo Carvalhal
10/09/2007, 16:08
MC, parabéns pela iniciantiva. Tava sentindo falta dos seus posts assim.
Abs.
Seu LEO....to tentando com isso incentivar a galera a passar os problemas com mais detalhes....
INCLUSIVE VOCÊ SEU SAFADO!!!!!..:twisted:
Estimado MC,
Voltei aqui neste tópico pra ver as novidades........observando suas fotos.....tive uma brilhante idéia.......vc deveria ser fotografo de muié pelada.........ja penso nos croses q ia sair ??....:twisted::twisted:
E ve se vc paga vc como meca, pra vc como vc e não como meca pagar uma brejas pa nóis.....:mrgreen:
Leo - Beethoven
10/09/2007, 17:56
Seu LEO....to tentando com isso incentivar a galera a passar os problemas com mais detalhes....
INCLUSIVE VOCÊ SEU SAFADO!!!!!..:twisted:
Concorco no primeiro parágrafo !!! :concordo:
Agora, no segundo, sem chance...qual foi a vez que eu deixei resposta meia boca por aqui ?? :discordo::discordo:
Abs.
Marcelo Carvalhal
11/09/2007, 10:50
Concorco no primeiro parágrafo !!! :concordo:
Agora, no segundo, sem chance...qual foi a vez que eu deixei resposta meia boca por aqui ?? :discordo::discordo:
Abs.
LEO ..não foi que falei....no caso...você responde até demais...:mrgreen:
e que com as fotos a galera consegue visulizar melhor!!!
Seu NILTON.... demorei muito pra aprender a usar uma maquina digital...a técnica de foto e bem diferente....mas um dia eu ainda aprendo.:putz:
Leo - Beethoven
11/09/2007, 11:16
LEO ..não foi que falei....no caso...você responde até demais...:mrgreen:
e que com as fotos a galera consegue visulizar melhor!!!
Seu NILTON.... demorei muito pra aprender a usar uma maquina digital...a técnica de foto e bem diferente....mas um dia eu ainda aprendo.:putz:
Então tá, está perdoado...:concordo:
Quer aprender fotografar ? http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26697
Só pra vc não dizer que eu não ajudo....hehehe
Abs
PS: Está mais calmo esses dias, o que foi ? Vendas boas ou como disse o Edie, está em tempos da florada do cajueiro ? :mrgreen:
Salve rapaziada...
O Marcelo ensinou, então vamos usar:
Estou com um sensor que quebrou devido ao ressecamento provocado por um incêndio na minha cheroka limited 5.2 V8 96/97 que não consigo descobrir para que serve. Seguem fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/cheroka1.gif
acima temos a parte dele que vai parafusada no bloco ao lado do distribuidor e abaixo temos o corpo do sensor.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/cheorka2.gif
Marcelo, vc poderia me passar o contato de onde comprou seus sensores?
Abraço a todos,
Renato Glauco
Só para constar, está dando um trabalhão danado para refazer os chicotes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//502/medium/cheroka3.jpg
Pelo menos tenho um ajudante animado.
Abraço,
Renato Glauco
Marcelo Carvalhal
16/04/2008, 18:26
Boa Glauco..
Faz uma coisinha que a mermória tá fraca e to sem um carro aqui pra ver...tira uma foto de mais afastada do sensor, eu não consegui identificar ..:pensativo:
Barao de Castro
16/04/2008, 18:38
Perdoe os forista, embora saiba que este tópico é para CHEROKEE, pergunto se algum de vcs sabem como, ou por qual subistituir o sensor de massa de ar do suzuki vitara 97 1.6 16v automatico. Se alguém tiver alguma informação agradeço.
sds
Breno
Marcelo, eu acho que seja o sensor de pressão do óleo, segue um diagrama e um texto do manual. O que custava colocar ai na figura o nome do sensor não é mesmo? de qualquer forma "near distributor" deve significar "perto do distribuidor", ai seria o sensor de pressão do óleo. Confirma?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/medium/sensor.jpg
Salve,
vou passar o relatório da recuperação da cherokee incendiada:
refeitos os chicotes, partida no motor, pegou de primeira por várias vezes. animação total! Dai deu uns pipocos, tipo carro antigo com platinado ruim, parou e não pegou mais. Testa a faísca nada, testa a bobina ok, testa o relê ASD ok. O que pode ser? Sensor camshaft, sensor crankshaft ou módulo. Na queima da fiação no incêndio, os tres fios (terra, alimentação 5V, sinal de sincronismo) do camchaft ficaram interligados, deve ter dado curto no módulo. Última: módulo conectado, sensor camshaft desconectado, o desespero -> a alimentação e o sinal de sincronismo apresentam os 5V da alimentação quando o motor roda. Deveria oscilar um o ponteiro de um voltímero analógico entre 0 e 5V quando o rotor gira e o sensor está conectado. Conclusão é que o módulo está em curto pois o sinal de sincronismo é uma entrada do módulo e não uma saída de 5V. Minha teoria tem algum respaldo ai entre os ilustres companheiros? Consegui explicar direito?
Criei um tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39777&highlight=incendiada) para auxiliar na recuperação da cheroka pois pelo jeito vai ser uma novela maior do que a que passou o Jack Jipeiro no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36524 e convido todos vcs para ajudar pois meu problema não se resume aos sensores e vou acabar corrompendo esse tópico excelente que o Marcelo criou, tenho problemas de módulo, sensores derretidos, capa protetora do fan derretida, reservatório do fluído de freio derretido, forro do capô carbonizado, reservatório da água do washer derretido e uma aparencia horrível dos conectores e sensores da TBI além de canos da linha de vácuo também derretidos, a vai saber o que mais pode aparecer (era tudo novinho). Enfim, vai longe, mas não vou desistir apesar de todo mundo que me conhece dizer, "ihhh vc tem que passar isso dai pra frente e pegar um carro mais simples..."
Glauco,
é o sensor de pressão de óleo sim.... é q a parte plástica q tem o conector se separou da parte metálica, e eles formam uma peça só.... q deve ser manipulada somente pela parte de metal, pois a parte plástica é muito frágil.... :concordo:
Zardo, Valeu pela confirmação. Vc tem ele pra vender?
No momento estou cotando com a atlantic, ele tem a pronta entrega lá. Fiquei de confirmar se o meu é dos teminais chatos ou não.
Zardo, Valeu pela confirmação. Vc tem ele pra vender?
No momento estou cotando com a atlantic, ele tem a pronta entrega lá. Fiquei de confirmar se o meu é dos teminais chatos ou não.
Glauco,
Tenho a peça sim, mas o preço é maior q o ML.... :sad:
Questione muito o vendedor antes de efetuar a compra, e os conectores são diferentes entre as 97 e as 98.....:concordo:... isso eles deveriam saber.. :pensativo:
Qq coisa me manda um e-mail... :D
ACP Cesar
03/05/2008, 20:51
:arrow:Cansado de ver tanto espaço perdido e usado de forma errada ou repetitiva, vou tentar com este tópico exemplificar como seria a forma de mostrar e ajudar quem precisa de uma dica ou procedimento para troca seja lá do que for em seu carro.
Estou usando o meu apenas como exemplo em um procedimento simples, mas que com fotos ajuda a visualizar como isso e feito..
Lógico que não sou gênio nenhum..e apenas copiei a forma como so fóristas fora do brasil fazem..
Graças ao colega NZARDO esta semana recebi os sensores que faltavam trocar a veia ZJ que temos..
Foram trocados
:arrow:TPS (Sensor do corpo de borboleta que controla a abertura)
:arrow:Sensor de Temperatura do líquido de arrefecimento (que fica no bloco do motor)
:arrow:Sensor KRANK (Controla a posição do virabrequim)
Um procedimento seguro e fazer toda a operação com o cabo de bateria DESLIGADO!!!
Sensores..
http://img72.imageshack.us/img72/1286/dscn5141ve5.jpg
Troca do sensor de Temperatura...
Eu usava um sensor de carros do ano de 1999, usa leitura para meu modulo era errada, por isso tive de trocar...
Diferença dos sensores de temperatura..
http://img205.imageshack.us/img205/7151/dscn5149xe2.jpg
Troca do TPS..
Novo no lugar..
http://img205.imageshack.us/img205/526/dscn5142vx6.jpg
Antigo retirado..
http://img206.imageshack.us/img206/3279/dscn5144ki3.jpg
Sensor do KRANK..esse e a coisa mais horrivel de ser retirado..fica na junção do motor com a caixa de marcha do lado do motorista...vc consegue vê-lo..no final do coletor de escape..pela parede do corta forgo..melhor acesso e de maneira cega:shock:..por baixo do carro comuma chave tipo soquete de 10 de boca com cabo bem pequeno...
Localização..e o novo instalado
http://img459.imageshack.us/img459/8033/dscn5155be5.jpg
Detalhe do HOLE...:mrgreen:
http://img524.imageshack.us/img524/2981/dscn5154by7.jpg
Diferenças do antigo e do novo..o antigo tinha regulagem de profundidade....UM SACOOOOOO:parede:
http://img206.imageshack.us/img206/6973/dscn5152ah1.jpg
A tomada passa por cima do câmbio e vai ate o outro lado do motor e entra no chicote da injeção.. detalhe da tomada...
http://img206.imageshack.us/img206/7828/dscn4922rz3.jpg
Galera vcs podem usar a GALERIA DE FOTOS aqui do forum para colocar as imagens com fiz aqui....carreguem suas fotos e depois quando quiser inseriri na mensagem e so copiar o link e inserir o endereço usando o botãozinho de paisagem que está em cima ai do painel de formatação...
:dance:Boa noite Carvalhal gostei muito deste tópico mas desculpe a ignorancia:parede: eu não estou conseguindo visualizar as fotos vc poderia me ajudar ou me enviar as fotos para o meu e_mail?:concordo:
acpcesar@yahoo.com.br
Desde já agradeço pela atenção.:palmas:
Só para constar, está dando um trabalhão danado para refazer os chicotes:
Pelo menos tenho um ajudante animado.
Abraço,
Renato Glauco
Fala amigo, boa noite!
Gostei de seu empenho em mecher no carrão. acabei de comprar uma cherokee que não pega de jeito nenhum, peguei numa divida e quero pôr o carrão fucionando e notei algumas coisas no carro, os conectores principais do chicote e diversos outros ali pelo motor estão todos derretidos, abri o chicote e achei os fios grudados um no outro não chegou a fechar curto, parece calor excessivo é assim mesmo? tô meio cabreiro com isso mandei até o modulo pcm pra teste com medo de algum curto circuito no chicote. abração e boa noite.
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