Ver Versão Completa : So pra quem tem Willys com Falcon
Ja que ta todo mundo fazendo o mesmo, e vamos ficar sabendo quem no forum tem motor falcon nas "maquilarem" e conversar pra trocar experiencias e curiosidades sobre este grande motor hermano!!!
o meu e um 3.6 com carburador de corpo duplo solex, saiu faz 15 dias da oficina, ta com o escapamento direto e fazendo um ronco caracteristico (uhsurhsurhsuhrsuhrsuhrsur)!!! a primeira volta que eu fui dar passei perto de um posto de gasolina e o dono gritou: - isso mesmo, com esse ai vc vai me deixar rico!!!:grin::grin::grin:
tambem:
ate agora so alegria, a unica coisa que eu acho contestavel desse motor e a nacionalidade dele!!! (brincadeira, nao levem a serio!!!)
Ta usando qual caixa e qual relaçao de diferencial?
me manda foto dele dentro do cofre do motor? e
do cardã traseiro?
abraço
Ta usando qual caixa e qual relaçao de diferencial?
me manda foto dele dentro do cofre do motor? e
do cardã traseiro?
abraço
bom dia. vou falar do sistema completo e como foi feito.
- o motor e o falcon 3.6;
- a carcona tambem e a do falcon;
- a caixa q eu estou usando e a do maveco 6cc, ela e igual a do jeep so q com uma relação de 4 marchas agora.
- a cx de reduzida e os diferenciais continuam os originais nao troquei nada (to sonhando com um dana 44, mas pro futuro)
- tive que fazer um ajuste no eixo piloto (cortar/ tornear/ encaixar/ soldar/ retemperar), pois o do maverick e um pouco maior que o do jeep, mas o encaixe foi excelente.
com este ajuste do piloto o sistema do cambio pra traz ficou como original, então nao precisei mexer nos cardãns, nem fazer flanges para adaptar a reduzida.
a unica dificuldade que tive com este sistema foi a embreagem, a qual tive que contruir uma a partir de uma do jeep, ou seja utilizei o centro do jeep, mas aumentei o tamanho do disco pra 10".
- a cx de reduzida e os diferenciais continuam os originais nao troquei nada (to sonhando com um dana 44, mas pro futuro)
hahahahaah
sem querer ser bobo....
seu sonho está realizado!
seu Jeep se for mais novo que 1963 já usa Dana 44 na frente e Atras!
rs
preguntei qual a relação de coroa e pião!
rs
[]´s realizando sonhos!
:)
ate agora so alegria, a unica coisa que eu acho contestavel desse motor e a nacionalidade dele!!! (brincadeira, nao levem a serio!!!)[/QUOTE]
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: powww cara!!!! essa foi ótima!!! agora to entendendo pq a galera diz que este motor nao tem conserto, também é argent... Brincadeira:!::!: exelente motor entermos de força, é um cavalo, pena que as peças são caras, vendi um destes por milão, completinho!!!
cuida bem do bichinho, manutenção em dia e preventiva, dai, só alegria....
Amigo Fabo,
Essa mangueira que vc usou é de carros modernos injetados???
Qual a referência dela para compra?
Obrigado
mais uma coisa na bomba de gasolina tem três periféricos, o que faz o terceiro?
Abs
Opa, eu também tenho um destes devidamente acomodado sob o capô do tsunami, o meu é original a álcool, caburação solex 40DEIS, faz 4.2 km/l de álcool na cidade :dance:, além de ser uma usina tem um ronco muito bonito, usei para fazer o escapamento, um tubo reto de 2.5´´ com um caixa turbo de opala 6 cilindros (até 3.000 rpm ele fica quietinho, depois berra!!!)
CREIO SER AJUDA A TODOS QUE POSSUEM ESTE MOTOR..
CARACTERISTICAS COMPLETAS DO MOTOR FORD FALCON SP 221
VEJAM O ARQUIVO .DOC ANEXADO TIRA TODA E QUALQUER DUVIDA QUANTO AO MOTOR 3.6
Legal esse arquivo,mas essas são características do "falcon" do veículo falcon,não?
Na F-1000 ele tem características diferentes,infelismente..hehehe!!!
Abs
o motor é o mesmo, é ford e mesmo modelo independe do modelo do carro, ja conferi com o que eu tenho f-1000 1985.
Amigo então de oned vieream essas informações abaixo?
Gleisson,
sem querer te desanimar, mas realmente é difícil obter informações sobre o 3,6l. Qdo estava para decidir se colocava ou não esse motor no CJ, tentei com a FORD, mas não obtive resposta positiva.
De qualquer forma, segue umas informações passadas pelos amigos do forum:
F-1000 motor 3.6 L - gasolina E-Max
Número de cilindors ............................................. 6 em linha
Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
Carburador .................................................. ........ simples
Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Ordem de ignição
(cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
Avanço inicial do motor - apms
(com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
750 ╧ 25 com ar condicionado
Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %
Só te digo que no CJ ficou muito bom. É isso aí.
Falei no veículo da Argentina pq lá além de usarem uma gosolina melhor a carburação é diferente,por isso a F-1000 aqui no brasil tem 108 cv.
Abs
Mas é bom saber que facilmente o falcon chega a 166 hp.....hehehe!!!
Abraços
não sei porque tanta polemica, de minha parte so quis ajudar, ja precisei de algumas informações e todas bateram com a real. as informações foram obtidas com um chefe de mecanica que trabalhaou na concessionaria ford na av. brasil rio de janeiro no manual de reparo da ford f-1000 que eu vi, a diferença de 166hp é so na carburação e tipo de combustivel. só quis ajudar, mas se voces acham que não serve, é simples basta descartar o arquivo e usar o que voces acham que pode ser. sds,
Calma amigo...
Isso é um fórum,estamos aqui pra discutir informações.
Sei que se trata do mesmo motor fisicamente,pois já pesquisei bastante também e vi que na Argentina existe um veículo chamado Falcon,e nesse veículo me parece que foi alterado o carburador e a taxa, fica bem mais potente!
Mas esse seu arquivo está muito mais completo do que tudo que já achei.
Só que nele tem informações delicadas como procedimento de torque do cabeçote,que em outro tópico foi informado em 3 etapas,e no seu arquivo informa em 4...entende?
De forma alguma desmereço o arquivo que colocaste,tanto que logo o salvei,mas acostume-se, o pessoal do fórum sempre busca o máximo de informações sobre coisas que interessam...
Queria te perguntar um coisa...vc tem um Falcon em sua viatura?
Abs
respondendo, tenho um cj5 motor f1000 3.6 caixa c-10.
hum...o que está achando do desmpenho dele?E quanto consumo?
No meu estou sem o distribuidor,vou colocar um carburador duplo...
No seu já tem o carburador duplo?
Abs
Tenho uma duvida!:
O motor "argentino" seria o 3.6?!
E o 4.9 seria americano, certo?
Por isso os 2 tem peças caras e muitas vezes dificeis de encontrar?
Desculpe a mudança de assunto no topico mas estou ajudando um amigo!
Abraço
Maurício Fernandes
19/09/2007, 20:04
o meu é diesel e vou dirigindo até as trilhas, pois faz 10 por litro, mas ABSOLUTAMENTE, NÃO TEM O MESMO RONCO.
parabéns aos seis canecos...
Loiro,é verdade são duas peças raras...mas a Argentina é beeeeeeeem mais perto do RS...hehehe...
Eu tenho um motor de reserva(peças)...mas hoje em dia o mais fácil seria um 4.1 Gm.
Maurício,ainda não escutei esse ronco....mas no meu pretendo colocar escápamento duplo,já que o colotor já é dimensionado 6x2.
Abs
Sem querer ofender mas afinal!
O 4.9 é americano ou nao?
Abraço
bom agora ja vou comecar a postar aqui , pois devo colocar o meu segunda feira .
:twisted:vamos ver como fica emm
Parece Que o 4.9i é "Americano"e o "falcon" Argentino.
Abs
Senhores,
Parei para avaliar...será que tem alguma diferença grande entre amedição "SAE" e da "ABNT"?
Analisando o 3.6 do carro falcon e o da F-1000,a diferença está em 0,4 a mais de taxa; um carburador duplo de 39mm cada.
Dessa forma ele passa de 108cv para 165cv!!!!
Como é isso???????????
Abs
Respondendo sobre o consumo, esta fazendo em torno de 5 a 6 km/l com carburador 40 deis com calibragem para opala 4.1; o desempenho é bom pois esta com relação diferencial 4,27. quanto as opiniões de potencia do motor, esta discussão é longa pois potencia e torque é dada em relação a uma rotação, os valores variam em função da rotação,por exemplo o honda civic tem 115hp em 6300rpm, quem usa esta rotação na cidade? ninguem, se utilizar 3000rpm utilizara em torno de 50hp que é o mais usual, o motor fiat fire apresenta torque maximo apartir de 2000 rpm ideal para cidade. este motor ford 3.6 a gasolina, pode chegar a 165hp com carburação dupla a uma dada rotação maxima. vou procurar informações para tentar levantar curva de potencia e torque. sds.
Ford F-1000
1979 - Inicio produção com motor 3.9 diesel MWM (86.4 cv)
1985 - Versão SSS - Super Série Special
1985 - F-1000A com motor 3.6 álcool de 6 cilindros (115 cv) - Maio
1986 - Reestilização frontal com quatro faróis retangulares
1988 - Eixo traseiro redimensionado e lanternas traseiras iguais à da Pampa
1989 - Motor 3.6 passa a ter a versão a gasolina e opção de câmbio de cinco marchas para o motor a diesel
1990 - Primeira picape diesel com turbocompressor (119 cv)
1991 - Tanque de combustível em plástico polietileno, com capacidade para 114 litros - Julho
1992 - Reestilização e motor turbodiesel um pouco mais potente, com 122,4 cv
1994 - Tração 4x4 e a cabine estendida (Supercab), com 56 centímetros adicionais e um banco traseiro para três pessoas
1995 - Motor 4.9i de seis-cilindros em linha com injeção eletrônica (148 cv)
1996 - Retoque na aparência, linhas mais arredondadas e suaves, grade mais ampla, faróis com as luzes de direção embaixo
1998 - Série especial Lightning com o motor de 4.9 litros a gasolina
1998 - Fim de produção
Zepi,
Obrigado pela resposta!
Abraço:concordo:
Marcos Eberhardt
25/09/2007, 16:27
Amigos,
Fiquei interessado em trocar a carburação do Falcon 3.6. O meu carburador é simples. Pelo que já pesquisei fica em 108 CV.
Com esse motor o Jeep ficou um cavalo mas acho que ainda dá para melhorar, muito embora tenha que colocar um tanque de 500 litros!!!
Qual carburação vcs indicam para deixar o Falcon perto dos 160 CV?
Acredito que a minha caixa vai aguentar pois é uma clark 4.
Tenho enfrentado dificuldades em fazê-lo pegar. Sempre precisa tomar uma cachaça.
Aguardo retorno. Grande abraço. Marcos
Cachaça?
Se for a gasolina teu bura tá zuado!
No meu vou colocar um bura webber 446 duplo do opala...
Mas vou taxar um pouco o meu ...deixar numa taxa 9:1 ou mais,pois uso gnv então não tem nenhum perigo de pré-ignição ou detonação....
Abs
Marcos...vc é Poa...qualquer hora podiamos trocar experiências sobre o falcon...tenho algumas peças dereserva....trabalho aqui na cidade baixa...
Abs
Marcos Eberhardt
26/09/2007, 13:10
Opa,
Estou pensando em fazer a mesma adaptação, mas antes quero ver como o jeep se comporta num barrinho.
Falando nisso ultimamente nao tenho feito nada. Quando tiver uma trilha me avisa. Sou parceiro até para a Varzinha!!!
Passo pela cidade baixa todos os dias.
Grande abraço. Marcos
Sem querer ofender mas afinal!
O 4.9 é americano ou nao?
Abraço
existem versoes do "falcon" nos EUA desde a decada de 60.
sao motores que por la rodaram meio milhao milhas sem dar problemas.
esses motores, que equiparam a F-1000 (3.6 e 4.9) sao de fabricação ARGHentina.
a manutenção é cara, mas raramente da dau.
eu estou com o 4.9 ha 4 anos no jeep e ate agora ta rodando sem problemas.
quando eu adaptei esse motor me chamaram de louco e tal, mas agora nao tem pra quem quer.
Pois é, quando optei pelo falcon 3.6, me chamaram de louco, insano, doido varrido, falaram que num ia achar peças, que o motor era uma merda, e etc...
acabei a reforma num faz sete meses (e a carniça num tá pronta direito ainda, aliás, nunca fica né mesmo? :parede:) pois bem, nesses sete meses já rodei mais de dois mil km com o jeep, e até agora o único problema que tive foi uma junta de cabeçote queimada, por culpa da fiação da ventoinha que soltou e ela num ligou, e eu num vi a temperatura subir :parede::parede:.(a junta custou 80 pilas, retífica e mão de obra igual a de qq motor)
De resto só alegria, e quem anda com o jeep fala que tá animal e tals...
teve um pessoal do hot rod aqui em campinas que deu uma volta e apelidaram a jeba de "cadeira elétrica" hahaha.
abração empinando de segunda hehe
acabei a reforma num faz sete meses (e a carniça num tá pronta direito ainda, aliás, nunca fica né mesmo? :parede:) pois bem, nesses sete meses já rodei mais de dois mil km com o jeep, e até agora o único problema que tive foi uma junta de cabeçote queimada, por culpa da fiação da ventoinha que soltou e ela num ligou, e eu num vi a temperatura subir :parede::parede:.(a junta custou 80 pilas, retífica e mão de obra igual a de qq motor)
Tenho uma helice especial original deste motor p/ vender, se interessar, te faço baratinho. Ë aquela helice que em baixa rotação liga e em alta desliga.:concordo:
Edwint,
vc. diz a ventoinha termomecânica?? eu gostaria de usá-la (até tinha duas), mas infelizmente num cabe no cofre do CJ-5 sem cortar a parede de fogo.
Quando fiz a adapatção do motor fiz questão de não cortar a parede de fogo, então tive que optar por uma ventoinha elétrica do opala mesmo, e tá funcionando direito :palmas:
Mas de qq forma obrigado pela oferta.
abraços.
Edwint,
vc. diz a ventoinha termomecânica?? eu gostaria de usá-la (até tinha duas), mas infelizmente num cabe no cofre do CJ-5 sem cortar a parede de fogo.
Quando fiz a adapatção do motor fiz questão de não cortar a parede de fogo, então tive que optar por uma ventoinha elétrica do opala mesmo, e tá funcionando direito :palmas:
Mas de qq forma obrigado pela oferta.
abraços.
isso mesmo, a minha é termomecanica.
e ai hermanos hehehe entao , estou com um cj5 1977
estou adaptando um falcon nele
com clark 4 marchas :dance:
minhas duvidas:- tipo de ventuinha (eletrica , ou aquelas q acionam sosinha , como os carros a diesel)
-se coloco o motor para frente enfraquecendo a grade , ou se rebato o corta fogo?
-relacao de diferencial mais adequada para ele , estou rodando com mudzila 33 e a relacao e original 9 44
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:
valeu abraco a todos
minhas duvidas:- tipo de ventuinha (eletrica , ou aquelas q acionam sosinha , como os carros a diesel)
-se coloco o motor para frente enfraquecendo a grade , ou se rebato o corta fogo?
-relacao de diferencial mais adequada para ele , estou rodando com mudzila 33 e a relacao e original 9 44
valeu abraco a todos
Cara,
Nao to por dentro do tamanho do Falcon mas se voce quiser instalar tudo com "folga" acho que tem que recuar um pouco a parede porta fogo e o motor. Quanto a relaçao, o Jeep sera usado em trilhas? Voce sente falta de reduçao? Talvez uma 43/8! Ventoinha pode ser a eletrica atras do radiador!
Abraço
Magnus Eberhardt
27/09/2007, 23:39
Opa,
Tenho CJ 1964 com falcon 3.6 a gasolina com caixa clark 4. A minha sobre-caixa é de willys.
Preferi uma ventoinha elétrica (e com acionamento manual tb), mas o radiador nao é original (é da rural) e por isso a grade do jeep (na parte interior) foi modificada.
Ainda assim tive que rebater o corta fogo.
A relacao foi alterada para 11 x 47 e ele ficou bom na estrada e na trilha. Mas é um bom gastador de combustivel!
Me aconselharam a andar sempre reduzido na trilha e nao tenho quebrado.
A suspensao é toyota, com pneus 35.
Nao sou bloqueado e mantive o carburador original, ficando em 108 cv.
Mas peço opiniao dos amigos se é necessária a troca desse carburador!
Abraço. Magnus
valeu abraco a todos
Fivovo, ventoinha elétrica do opala, (com chave de três posições= ligada direto, ligada no cebolão, desligada) com radiador da rural dá e sobra, e num precisa mexer no corta fogo, quanto à relação eu iria de 9X44 mesmo, o meu com pneus 33 e 8X43 ficou bem curtinho, com velocidade de cruzeiro de 100 km/h, meio apertado:putz:, acho que com as 9X44, vai dar um caldo bom, ah! com essa configuração faço 4,22 km por litro de álcool:dance::dance::dance::dance::palmas::palmas: :palmas:então acho que com as 9x44 ele é capaz de ficar mais econômico até.
abração com o corta fogo intacto
José Carlos
30/09/2007, 18:59
[QUOTE=fivovo;464765]e ai hermanos hehehe entao , estou com um cj5 1977
Tenho o 3.6cc no cj5 sem cortar o corta fogo e com cx clark4m. Radiador de rural e ventoinha eletrica do vectra c/ chave em 3 posicoes.... Acho que 44/9 vai ficar curto em estrdas... Uso muzilla 33 bloqueado 100% ensimec nos 2 eixos e relaçao 47/11, nao gosto de passar dos 100km/h mas tenho motor pra isso! E em trilhas esse motor nao deixa atolar....
marcelovm
30/09/2007, 20:10
olá pessoal, tenho um willys com motor falcon 4.9i com caixa da c10. Troquei a embreagem recentemente, pois a mesma estava detonada. Já com a embragem velha ele trepidava quando utilizava a ré, porém agora com a embreagem nova, o problema parece ter aumentado. Alguém tem idéia do que está ocorrendo?
segue anexas duas fotos do motor instalado no jeep para se ter uma ideia de como fica..
valeu abraco a todos
Amigos jipeiros , valeu pelas dicas .
vou comecar a colocar esses dias, vou colocar a ventoinha eletrica mesmo , com tres posicoes( ligada , desligada , automatica)
provavelmente colocarei ele mais para traz ,rebatendo o corta fogo
a relacao , vou esperar ficar pronto e verei como fica
abraco ate mais:concordo:
e ai hermanos ta quase pronto emmm vou postar fotos aqui:concordo:
ai vai mandom outra se chegar essa
abracos
ai vai mais lagumas com ele ja
Olá pessoal...
Acho que vou vender meu Falcon infelizmente,pois comprei um câmbio auto e complica muito usar esse motor...
Pior que tenho um outro desmontado ainda...várias peças...
Mas é a vida...
Abs
e ai pessoal , alguem pode me informar onde fica o munero desse motor?
valeu:parede:
wicler farias
30/10/2007, 00:12
Opa, eu também tenho um destes devidamente acomodado sob o capô do tsunami, o meu é original a álcool, caburação solex 40DEIS, faz 4.2 km/l de álcool na cidade :dance:, além de ser uma usina tem um ronco muito bonito, usei para fazer o escapamento, um tubo reto de 2.5´´ com um caixa turbo de opala 6 cilindros (até 3.000 rpm ele fica quietinho, depois berra!!!)
tuna ! eu sou novo no pedaço não sei se tou fazendo as coisas certas mais vamos a o que interessa meu irmão tambem tem um urso desses mais a gasolina e de maneira nenhuma ele a ceita alcool vc pode me dar uma luz ?????
tuna ! eu sou novo no pedaço não sei se tou fazendo as coisas certas mais vamos a o que interessa meu irmão tambem tem um urso desses mais a gasolina e de maneira nenhuma ele a ceita alcool vc pode me dar uma luz ?????
Wicler,
as diferenças são: tubagem de admissão, no a álcool ela é reta e rente ao bloco do motor, taxa de compressão (talvez vc. tenha que rebaixar o cabeçote), sistema de aquecimento no "pé" do carburador e pistões diferentes (planos).
depois posto umas fotos da tubagem.
espero ter ajudado.
abraço.
Fivovo,
olhando o motor de frente fica do lado direito perto de onde vai o suporte da bomba d'água,ou então veja logo a esquerda do distribuidor.
Abs
:pensativo: grande zepi muito obrigado pela dica , vou tntar ver
mas me tire uma duvida , tem uma parte no motor q parece q e para p numero mas nao esta raspada na , nunca teve numero .existe a pocibilidade desse motor nunca ter sido numerado?
:putz:
Cara,no meu motor o número é feito no mesmo processo que numeração de carroria de carros modernos,ou seja,vários pontinhos bem pequenos...então olhe bem,pois provavelmente a tina está escondendo-os.no meu tive dificuldade em saber o número.
Não deu pra fazer aquele processo com papel e carvão...não marca...
Abs
Desenterrando das profundezas, vamos animar isso aqui galera, tá cheio de jeep com falcon aqui no fórum...
[]´s
Desenterrando das profundezas, vamos animar isso aqui galera, tá cheio de jeep com falcon aqui no fórum...
[]´s
Eu tenho Falcon mas é no meu Maverick, ficou muito bom, e no Maveko esse era o motor 6 cilindros original dele lá nos Estados Unidos, aqui que a ford aproveitou os BF 3000 willys nele.
A receita do meu peguei aqui no forum e foi quase plug&Play, só tive que alongar os suportes do motor, o resto praticamente só aparafusar no lugar.
Motor Falcon ano 93 gasolina, cambio Clark 260-F de f-1000, embreagem de C-10 com acionamento hidraulico. motorzinho é forte até duvido destes 108Hp declarados.
foto ai402329
Eu num acredito nesses 108, nem a pau :putz: o meu ainda é a álcool, então tem mais taxa :dance:, e trem uma taxinha a mais, não tenho a menor idéia de quantos cavalos tem, mas citando a Rolls Royce: cavalos? - O SUFIENTE!!!!
[]´s satisfeito para cagaio!
edubasile
26/03/2013, 14:59
Tb tenho este motor no meu jeep, com carburador 3e e cambio Clark 5 marchas (2215) da F1000, to pensando seriamente em colocar um DIS pra completar a maquina!!! Um batia motor, já tenho instalado a uns 13 anos e depois q troquei o carburador Holley original por este 3e, nunca mais tive problemas!!!
Abs a todos, Edu
edubasile
26/03/2013, 17:36
Aproveitando o tópico, alguém sabe se tem algum cambio automático que de pra adaptar no motor Falcom? Tenho tido alguns problemas com duendes....
Abs
Rodrigo Baratti
28/03/2013, 15:49
Aproveitando o tópico, alguém sabe se tem algum cambio automático que de pra adaptar no motor Falcom? Tenho tido alguns problemas com duendes....
Abs
Será que o C4 do Landau serve?
Pelo que pesquisei ele serve no 4.9.
[]'s
Será que o C4 do Landau serve?
Pelo que pesquisei ele serve no 4.9.
[]'s
Já falei no outro tópico, isso é caçar sarna pra se coçar.
poe um c6 logo!!
veio muito utilitário Ford americano pra cá com V8 big block gasolina e estes cambios C-6 auto, maioria em viaturas de bombeiros ambulancias, etc, acho que entraram ai por algum convenio ou coisa do tipo..
vez ou outra se vê por ai anunciados. estas viaturas foram pra leilão, depnadas e vendidas aos pedaços.
se fosse eu e gostasse de carro automático(pq eu acho uma m) eu adaptava um de carro/utilitário mais moderno.
Rodrigo Baratti
29/03/2013, 00:04
Tem um c6 no ML por 4500.
Sem duvida melhor que o c4, mas dá um pouco mais de trabalho para achar.
[]'s
Tem um c6 no ML por 4500.
Sem duvida melhor que o c4, mas dá um pouco mais de trabalho para achar.
[]'s
Pouco tempo atras tinha um camarada em Belém do Pará com 4 mecanicas completas motor Ford V8 bigblock 460+ C6 auto por 8 conto cada. Eu num entendi muito bem como foi a historia da entrada delas no Brasil mas parece que tinham algum convenio ou programa de doação delas e muitas foram parar em mãos de prefeituras, muitas os Estados do Norte do Brasil.
ninguém guentava elas rodando na gasolina e fazendo 1 pra 1, ehehehe ai as prefeituras adaptavam qquer coisa a diesel lá e jogavam a mecanica original fora. outras o pessoal sucateava e ia parar em leilao. aqui em Belo Horizonte os Bombeiros tinham umas 4 destas, cheguei a ver uma capotada em leilão.
hj num deve ter mais nenhuma rodando.
vinham nestas Vans ai:
403085
mas a questão mesmo que falei do C4 é que é um excelente cambio, mas vc num acha um bom e barato, ai vc paga 1mil ou 2 mil num usado e ainda vai se ferrar pra revisar ele. é um cambio 3 marchas, já utrapassado. pra uso heavy duty como em off road tu vai precisar de manutenção e num vai achar quem mexa, as peças de reparo são caras e dificeis. por isso falei que é logo melhor adaptar de um carro mais moderno como os utilitários ford ou dodge que tem por aqui aos montes.
e tem um ronquinho bacana!!
num é no jeep mas o Falcon tá ai.
hj dei umas voltinhas, o bicho é bem torcudo em baixa. numa descidinha, engrenei a 2ª pra dar uma segurada, ledo engano..saiu empurrando só com amarcha lenta..ehehehe.
Ford Maverick 6 cyl 221 CID Falcon 3.6 Flowmaster super 10 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EkDWWaBt8R0)
Emerson Daniel Pena ITA
25/02/2015, 20:05
Opa boa noite, poderia me mandar uma foto ou dizer como adaptou o 3e ao coletor admissão do falcon,abrs.
Mário RED JEEP
25/02/2015, 21:28
Opa boa noite, poderia me mandar uma foto ou dizer como adaptou o 3e ao coletor admissão do falcon,abrs.
Também quero! Vou adaptar num câmbio 4 marchas da D10, Clark 240F.
convidado
03/05/2015, 22:58
500814
Motor 221 3.6 com Weber Idf 40: 166hp
Mário RED JEEP
04/05/2015, 18:05
Qual a melhor opção: Álcool x Gasolina?
Qual o câmbio e relação dos diferenciais?
convidado
04/05/2015, 19:54
Qual a melhor opção: Álcool x Gasolina?
Qual o câmbio e relação dos diferenciais?
Alcool quando o motor está quente e gasolina a qualquer momento, pois o motor não é moderno. O ganho em cv no alcool nao passa de 4cv.
Relação varia conforme roda e pneu.
Relação otimizando torque: caixa c10 3m, falcon gasolina, dana 40 8:43, bf 33x12,5x15. Assim quase empina na arrancada e fica com final por volta de 150km/h no gps.
Mário RED JEEP
05/05/2015, 16:48
Alcool quando o motor está quente e gasolina a qualquer momento, pois o motor não é moderno. O ganho em cv no alcool nao passa de 4cv.
Relação varia conforme roda e pneu.
Relação otimizando torque: caixa c10 3m, falcon gasolina, dana 40 8:43, bf 33x12,5x15. Assim quase empina na arrancada e fica com final por volta de 150km/h no gps.
Estou pensando em colocar um motor Falcon no lugar do meu OHC. Tenho diferencial 9/44 e pneus 31" com aro 15.
Câmbio até agora 4 marchas original.
Estou em dúvida se opto por carburado 3.6 ou injetado 4.9. Tenho dificuldade em achar esse motor.
Já achei um a álcool carburado e um injetado a gasolina, mas acho que o motor injetado seria mais complicado para adaptar. Conhece alguém que colocou um coletor de admissão e carburador, num motor originalmente injetado?
convidado
05/05/2015, 17:06
Estou pensando em colocar um motor Falcon no lugar do meu OHC. Tenho diferencial 9/44 e pneus 31" com aro 15.
Câmbio até agora 4 marchas original.
Estou em dúvida se opto por carburado 3.6 ou injetado 4.9. Tenho dificuldade em achar esse motor.
Já achei um a álcool carburado e um injetado a gasolina, mas acho que o motor injetado seria mais complicado para adaptar. Conhece alguém que colocou um coletor de admissão e carburador, num motor originalmente injetado?
Conheco quem colocou injecao no 3.6 carburado, o contrario (regressao) nao. O 4.9 americano é muito grande e pesado, é outro motor, nao tem nada haver com o falcon argentino. O ganho peso/potencia é pouco e mais o custo maior de adaptacao nao vale a pena (minha opiniao). Melhor pegar um 3.6 argentino, melhorar com injecao ou outro carburador que é melhor. Eu tenho falcon faz 15 anos, desde quando comecou a moda de trocar os motores por diesel nas f1000. Hoje está muito facil encontrar peças de gente que traz da argentina, tem lojas que vendem peças aqui no brasil e tem até o kit para injecao para este motor, chicote pronto, etc. vale a pena se encontrar um motor deste a venda. Só tem que ficar atento se nao for o 3.6 que é o melhor, o 3.0 argentino é 15cv mais fraco. A diferenca é o coletor de admissao, se for largo é o 3.6, se for como um tubo proximo do cabecote é 3.0.
Obs: independente de qual motor, 3.6 ou 4.9, a caixa original nao aguenta. Os motores tem muito torque. Tem q ser no minimo de c10. Aí quando fritar pneu, se for muito bruto, o que vai quebrar será a cruzeta ou entortar o cardã, pois é o que continua mais fraco na cadeia do conjunto de relacao.
Mário RED JEEP
05/05/2015, 22:34
Pô, obrigadão!
Depois vc me diz onde tem esse kit de injeção.
Tenho aki, um câmbio 240F da D10 4 marchas.
Tb pensei no motor opala 250S. Pq é mais fácil de achar e injetar.
Vou continuar a procura. Mas acho que melhor seria o motor à gasolina.
Eu volto a falar, gosto muito do álcool, tem muito mais que os 4 cv a mais falados aim pra cima , pega facil no frio, esquenta rápido, puta torque, não fede gasolina dentro do jeep, é até economico, o meu com 8x43 e pneu 36, cambio de c10 fazia 5 km/l na cidade no alcool, fácil de regular com o solex 40 deis... uso um tanque de santana carburado de 75 litros então tenho uma autonomia até razoável... gosto do álcool...
[]'s
gosto do álcool...
[]'s
Eu também!!! :drunk: :odedo:
Fora a brincadeira, também penso da mesma forma que o Tuna. Amigo aqui tem um falcon álcool, é um motor completamente sem frescura, pega muito bem no frio, inclusive sem injetar gasolina, é bruto de força e é econômico.
É um motor bem comum aqui na minha região, conheço pelo menos umas 4 carangas com esse motor.
Abs.
kkkkkk, eu gosto pacaraio tb, mas num bebo :shock:
[]'s
convidado
07/05/2015, 20:20
Quase pronto.
501261
Como todo Jeep!
Viniciusaol
08/05/2015, 07:34
:drool: tá bonita a peça aí heim? posta o resultado da brincadeira aí depois.... e fotos do jeep tbm
convidado
08/05/2015, 15:32
:drool: tá bonita a peça aí heim? posta o resultado da brincadeira aí depois.... e fotos do jeep tbm
Ando de Jeep faz 15 anos porém sou novo por aqui. Me cadastrei esta semana. Quando ficar "pronto" coloco as fotos num novo post ou onde der. Obrigado pelo elogio e acredito que meados de junho 99,9% estará terminado e publico imagens do geral e detalhes da peça completa.
convidado
08/05/2015, 20:33
A ideia está sendo esta:
501358
Mário RED JEEP
09/05/2015, 17:35
Linda máquina! Parabéns!
Marcio Martin
22/07/2015, 14:55
Amigos,
Alguém ja trocou a embreagem original do falcon 3,6? É uma facada de caro. Tem alguma equivalente que de certo?
abs!
Bom dia, embreagem da C10 serve.
[]´s
Marcio Martin
31/07/2015, 10:18
Reslima, obrigado, abraço!
se não me engano precisa usinar o volante pr caber o disco de c-10, mas faz uma vez só...
E também aproveita para conferir o selo do motor que fica atrás do volante, já me ferrei com ele uma vez...
[]'s
william_1966
27/05/2016, 12:13
Pessoal, estou precisando trocar meu BF161, a bomba de óleo morreu e ja eraaa...
Cambio do chevette 5m no 3.6, dá? Não faco trilha, mas sim uso ele na estrada e no dia a dia, pra poder manter uma vel boa, seria melhor qual cambio (bom seria o 260f, né? mas $$$$$ agora acho complicado...) Daria pra colocar no 3m original, com 9x44, pneus 245/70r16 on road, enquanto nao arrumo dinheiro pra um 260f? ou o 3m da c10 já da conta de manter uma boa vel?
Onde compro flanges pra reduzida e pro motor??
Obrigado!
Cadê os willys com falcon?, só o meu que sobrou aqui?
[]´s
lenoMutum
20/08/2019, 13:00
Boa tarde pessoal, alguem sabe de algum motor de partida alternativo para o ford falcon?
Sleutjes
05/10/2019, 15:16
Boa tarde. Alguém sabe como conseguir um virabrequim pro falcon 3.6, preferencialmente novo ou com no máximo 1 retifica??? Abri meu motor e descobri que ele já passou por 3 ou 4 cirurgias e vai ficar muito fraco fazer mais uma vez...
Obrigado.
66 com 3.6 + 260F