Ver Versão Completa : Só para quem tem Willys com BF161/3000/OHC/151 e o que sobrou
Rafaminc
01/12/2011, 09:22
Prezado Rafaminc, qual é solução para este óleo que escorre pela haste da válvula??
Amigo, tem que olhar se o seu motor ainda tem os o´rings entre o prato da mola e a guia da válvula.
Eu particularmente não gosto deste sistema, pois o o´ring fica meio solto na haste, mas funciona...
Só que para verificar isso, tem que tirar o cabeçote, daí é melhor esperar para um dia que precisar fazer uma reforma maior...
Quanto ao caso de babar óleo pela tampa, tenta tirar ela fora e com o motor ligado ver se está fazendo muita pressão ali. O normal é não ter pressão alta, só uma leve oscilação de ar saindo pelo bocal.
jaime_cj-5
13/12/2011, 13:46
Ai vai meu depoimento! :)
Comprei um CJ3b 1953 com o motor original, um hurricane 4cc. Pra quem não conhece, é uma mistura do Go Devil com o BFão :dance: Tem a parte de baixo igual (até onde sei) ao GoDevil, só que tem as válvulas de admissão no cabeçote e as de escape no bloco, como o BF. Ah sim, tem a mesma cilindrada do GoDevil (134 pol. cúbicas).
Já que quando comprei o Jeep ele tava muito ruim pra andar por ai (tava bastante judiado mesmo), só dei algumas voltas e depois comecei a restauração. Me impressionei em como esse motor é robusto. As condições do óleo eram ridículas, tinha 2 dedos de borra no fundo do cárter, filtro tava completamente saturado (já nem devia passar mais óleo por ali, já que é filtragem parcial). A parte elétrica também tava crítica: tampa do distribuidor e rotor tavam bem ruins, avanço centrífugo cheio de sujeira e com uma mola quebrada, cabos de vela piores, as velas então (foi a parte mais impressionante), como eram muito compridas, foram postas algumas arruelas entre elas e o cabeçote, assim ela não rosqueava até o fim e o pistão não dava no meio :parede:
Alimentação não fugiu a regra, a bomba de gasolina tava com o diafragma rasgado e tava com carburador de fusca (sei que tem gente que adapta e diz que fica bom, deve ser alguma regulagem, não sei, mas o que tava no meu Jeep tava uma b0$t@, mistura muito rica, falhava um monte, venturi muito pequeno...). Tava sem válvula termostática também, o sistema de arrefecimento nunca deve ter recebido qualquer tipo de aditivo, bomba d'agua vazando... Em fim, caos total :putz: O mais impressionante era que, mesmo assim, pegava bem e até dava conta de puxar o Jeep.
Gostaria de ver um motor de hoje em dia aguentar metade do que esse motor passou :rolleyes:
Agora já to há um ano restaurando o Jeep e quero retificar o motor. Já consegui consertar as peças externas (bomba de gasolina, distribuidor, sistema elétrico, bomba de óleo nova, carburador original) e até já dei algumas voltas no chassi, sem carroceria mesmo, só pra ver como ficou :)
O torque em baixa que ele tem é muito bom, é dificil ele reclamar em alguma subida mais forte ou retomada :dance:
Esses dias comprei um outro motor igualzinho ao que tenho, a ideia é desmontar os 2 e fazer um motor com as peças melhores dos 2 (retificando elas, claro) :dance:
Aí vão algumas fotos do motor como tava antes e como tá agora (os fios pendurados são apenas provisórios, tava querendo dar uma volta, então o jeito foi enjambrar :oops:)
...
Henrique, tu te interessas num "Go-Devil" semi-desmontado? com caixa 3 march original e reduzida? do motor, parece que uma camisa está furada, no mais estava rodando quando foi desmontado (pois meu tio fez um esquema num motor diesel para puxar bananas)... os Documentos também estão come ele (caso queira fazer um jeep, é um cj-2A 1946)...
abraço
jaime
jaime_cj-5
13/12/2011, 13:48
Amigo, tem que olhar se o seu motor ainda tem os o´rings entre o prato da mola e a guia da válvula.
Eu particularmente não gosto deste sistema, pois o o´ring fica meio solto na haste, mas funciona...
Só que para verificar isso, tem que tirar o cabeçote, daí é melhor esperar para um dia que precisar fazer uma reforma maior...
Quanto ao caso de babar óleo pela tampa, tenta tirar ela fora e com o motor ligado ver se está fazendo muita pressão ali. O normal é não ter pressão alta, só uma leve oscilação de ar saindo pelo bocal.
...
esse esquema do óleo é interessante, vejo todo mundo reclamando e sempre fiquei intrigado, já que meu Jeep 1972 não pingou uma gota sequer de óleo desde que está comigo (o piso da minha garagem é branco)... agora comprei uma Bandeirante 1994 e está babando, que merda
Tenho um BF-161 na minha F-75 e fiz inteiro. Até agora o infame só me incomodou, tem um defeito crônico que é: Depois que esquenta começa a falhar e chega uma hora que apaga!! Tem que esperar esfriar e daí tudo de novo... Já troquei varias bobinas, platinados, con densadores, bomba de gasolina, velas, cabos etc etc, o que os mexanicos diziam eu fazia e nada. Agora comprei uma ignição eletronica com bobina bosch 067 e estou esperando chegar pra ver se aprumo o bicho. Mas resolvi que vou resolver o problema sozinho, chega de mexânico!! Mas o que já gastei com esta m..... Abraços
juleymar73
15/12/2011, 00:00
Mexanicos e uma m..r..da mesmo, o melhor e se virar sozinho. tambem uso um BF161 no meu jeep , ele bebe muinto e vaza um pouco de oleo , resultado de um mexanico apressado e porco ,mais quando eu ligo ele da do de substituilo , o barulho e lindo de ++++ sem contar que nao se ouve nada alen da descarga , pois meu bf nao chacualha nada por dentro , quem ve ele funcionando se impressiona messssmo .
chinelao4x4
15/12/2011, 09:52
Tenho um BF-161 na minha F-75 e fiz inteiro. Até agora o infame só me incomodou, tem um defeito crônico que é: Depois que esquenta começa a falhar e chega uma hora que apaga!! Tem que esperar esfriar e daí tudo de novo... Já troquei varias bobinas, platinados, con densadores, bomba de gasolina, velas, cabos etc etc, o que os mexanicos diziam eu fazia e nada. Agora comprei uma ignição eletronica com bobina bosch 067 e estou esperando chegar pra ver se aprumo o bicho. Mas resolvi que vou resolver o problema sozinho, chega de mexânico!! Mas o que já gastei com esta m..... Abraços
Fornara, vc ja tentou regular td nele quente? tipo , carburador e ponto? tenho um ohc transformando pra alcool, se eu regular ele frio, qud quente é uma merd. , e se eu regular quente fica otimo, mais , qud ligo ele frio fica bem ruim, não segura, vai caindo ate morrer, tenho que esperar aquecer ou puxar o afogador !
jaime_cj-5
15/12/2011, 18:26
Mexanicos e uma m..r..da mesmo, o melhor e se virar sozinho. tambem uso um BF161 no meu jeep , ele bebe muinto e vaza um pouco de oleo , resultado de um mexanico apressado e porco ,mais quando eu ligo ele da do de substituilo , o barulho e lindo de ++++ sem contar que nao se ouve nada alen da descarga , pois meu bf nao chacualha nada por dentro , quem ve ele funcionando se impressiona messssmo .
...
o meu também tem um barulinho que é incrível... e eu regulei (eu mesmo, não foi o mecânico) a lenta para ele parecer que vai apagar de tão "lenta" que é a lenta... só que o meu faz 11 km / litro na cidade e 6,5 ou 7 na cidade (e -1 km/l quando estou brincando..rs...)... e NUNCA PINGOU ÓLEO, e olha que o piso da minha garagem é branco.
abraço
eliasFerreira
16/12/2011, 08:30
O som desse motor é realmente espetacular! Viciante até!
Jaime, passa essa receita aí pra chegar nos 11 km/litro. Pelo menos pra ver se eu consigo uns 9km/l, que já vai estar ótimo.
juleymar73
16/12/2011, 22:02
Então Jaime ! passa pra gente essa receita , pois o meu num passa dos 5/kl e o meu tem os mesmos pneus que o seu , ja puis um gigleur equivalente a o mde um fusca 1300 e de nada valeu.
jaime_cj-5
19/12/2011, 17:26
Então Jaime ! passa pra gente essa receita , pois o meu num passa dos 5/kl e o meu tem os mesmos pneus que o seu , ja puis um gigleur equivalente a o mde um fusca 1300 e de nada valeu.
...
original
e usar na manha
juleymar73
19/12/2011, 23:42
...
original
e usar na manha
num entendi naum ein ??? se for pra andar devagar isso ja faço .
Fcarpinelli
21/12/2011, 07:22
num entendi naum ein ??? se for pra andar devagar isso ja faço .
Pera ai, 11 km/l com esse motor ?? Não seria 11 litros por KM ? rsrsrs
O meu ta todo regulado, só ando devagar, alias jeep original só anda devagar até quando estamos em alta velocidade, tipo uns 50km/h...kkkkk.
O meu faz 5 km/l quando não to na lama, uns 2 na trilha e desligado gasta uns 2 ou 3 litros devido aos vazamentos....rsrsrsr
Parabéns pela mágica, divulga ai o que fez que ta dificil manter o vicio de bebida na jeeponga..hehehe
abraço
jaime_cj-5
21/12/2011, 22:35
O meu ta todo regulado, só ando devagar, alias jeep original só anda devagar até quando estamos em alta velocidade, tipo uns 50km/h...kkkkk.
O meu faz 5 km/l quando não to na lama, uns 2 na trilha e desligado gasta uns 2 ou 3 litros devido aos vazamentos....rsrsrsr
Parabéns pela mágica, divulga ai o que fez que ta dificil manter o vicio de bebida na jeeponga..hehehe
abraço
...
REPITO. ORIGINAL! E ANDAR NA MANHA É 50..55 Km/h
chinelao4x4
22/12/2011, 09:22
galera, uma duvida,
acabo de fazer os docs. de meu jeep, ohc 4cc ford, constando no doc. o numero do motor,...
porem ta constando que é 50 CV !!!!!, e parece que ´ohc é 90 cv. alguem saberia como mudar isso se estiver errado ? pois parece que pode fuçar no motor pra ganhar só 10 % de potencia... sendo assim, seria 55 cv, como ta com umas peças amais e tal, se for 90, ta com mais ou menos uns 109 cv...
Gustavo de Olliveira
22/12/2011, 14:05
Olá Chinelão , deve ter sido algum erro de digitação em algum ano ou transferência que o jipe passou !
O despachante deve saber como arrumar...
O meu 66 veio e tá constando 148 CV ... forte heim !!!! rsrsrs
calhiandro
22/12/2011, 16:39
Gostaria de saber de vocês se o distribuidor eletrônico do opala 4cc é o mesmo do Georgia 2.3 ohc 4cc? Se comprar o Distribuidor eletrônico do opala serve no motor georgia 2.3 ohc, o meu é alcool.
Gustavo de Olliveira
22/12/2011, 17:04
Olá Calhiandro, negativo, os distribuidores são diferentes, ( base, engrenagem, profundidade) vc tem de comprar o específico do motor.
Já vi a venda no Mercado Livre.
calhiandro
22/12/2011, 17:25
justamente no mercado livre tem uns doidos dizendo que são a mesma coisa. Mas você já esclareceu. No Mercado livre tem um cara que quer me vender mais completo com tampa e rotor e so estou precisando do distribuidor mesmo. Se souber de alguma peça dessa barata pode me indicar.
Muito obrigado
juleymar73
22/12/2011, 20:23
abraço
Entao num to falano , o meu da isso ai , assino em baixo pra vc Fcarpinelli , tem gente que fala em 7 km/l ate ai eu ate posso acreditar, mais do que isso eu duvido ein .
chinelao4x4
23/12/2011, 10:08
qut vc paga ? em um completo, modulo, distribuidor ,tampa ,rotor , praticamente novo vai na caixa ? só foi posto pra teste.
justamente no mercado livre tem uns doidos dizendo que são a mesma coisa. Mas você já esclareceu. No Mercado livre tem um cara que quer me vender mais completo com tampa e rotor e so estou precisando do distribuidor mesmo. Se souber de alguma peça dessa barata pode me indicar.
Muito obrigado
calhiandro
23/12/2011, 10:41
Chinelão, estou precisando so do distribuidor mesmo, meu carro esta instalado o módulo de ignição da motorspice, meu distribuidor está com problema que de tempos em tempos ele esta atrasando a ignição, mandei um mexicano olhar e ele percebeu que realmente está com uma folga, se eu não achar alguém especializado que mexa em distribuidor eletrônico aqui na minha cidade ai sim terei que comprar um. Você vende so o corpo do distribuidor, sem tampa, nem rotor? qual a marca do distribuidor? Esse distribuidor serve para motor a Alcool? Quanto fica R$$$$$$$$$$?????????
PS: Massa a ultima trilha que você fez testando o guincho pela primeira vez!
Oi, Calhiandro.
Que folga é esta que o mecânico descobriu e que não apareceu naqueles vídeos que você mandou?
Na falta de um distribuidor em bom estado, o que não acredito que irá acontecer, existe a opção de usar um DD em vez do DIS.
Boa sorte e um abraço!
calhiandro
23/12/2011, 16:00
Sérgio, acabei de chegar de dois mecânicos eletricistas e eles disseram que a folga que existe no distribuidor está normal, e que em hipótese nenhuma o problema seria aquele, não sei mais o que fazer. Eles disseram que está tudo normal. Não entendo como esse carro pode estar atrasando o ponto de ignição? Na primeira semana de janeiro vou trocar a correia dentada, vou aproveitar para descobrir para vê se não é algum sicronismo errado na correia dentada.
Vamos aguardar
O mexânico achou folga que não existe? Será que ele pensou que fosse folga aquela rotação com uma faixa angular estreita (uns 20 graus) que o eixo do distribuidor DEVE fazer por causa do avanço centrífugo???
A engrenagem do distribuidor é acionada por algo conectado ao comando de válvulas ou é diretamente pelo virabrequim? No caso da segunda hipótese, trocar correia dentada não vai mudar em nada este atraso misterioso! Sugiro conseguir o manual do motor para descobrir o que aciona o distribuidor e aí pesquisar o que pode haver no caminho que está gerando este atraso progressivo. Se fosse na correia dentada, o problema estaria MUITO pior, pois além de atrasar o "ponto" os ângulos de abertura e fechamento das válvulas estariam ficando cada vez mais errados, levando o motor a funcionar cada vez pior. Acertar o ponto via distribuidor NÃO resolveria o atraso que estaria acontecendo no comando de válvulas! Sugiro considerar isto que eu escrevi para você não gastar $$ nem perder tempo a toa (a não ser que a correia já esteja na época de ser trocada! :) )
Abraços e dê notícias sobre esse caso, pois estou ficando cada vez mais curioso para saber o que neste motor pode provocar tal atraso continuado!
Calhiandro, acabei de conversar com o Leandro Hergovic, da Atmosfera Offroad (SP), sobre o teu caso e ele apresentou algumas possibilidades ainda não consideradas (ainda mais porque eu não sou mecânico rsrsr). O Leandro é um super-profissional, tecnicamente muito competente, e sacou logo o que pode ser. Ligue para ele : (011) 3622-8679 ou 8083-8679 (acho que é celular da Claro).
Boa sorte!
calhiandro
23/12/2011, 16:58
Me diga ai o que ele disse, por favor! Pois não posso ligar para esses telefones, somente telefones TIM. Se ele tiver tel TIM manda para mim por favor.
Muito Obrigado!
chinelao4x4
23/12/2011, 20:39
colega, meu antigo dis. tinha um lugar folgado, sabe no pé do dis onde vai a trava com porca, ali, na emenda " do cano" que sobe,da uma olhada nele,
por isso comprei o eletronico da gama, e comprei 2, um era pra um colega que andou pra traz... fiquei com ele, fica dificel pra eu mandar partes... paguei 345 latinhas em cada !
calhiandro
24/12/2011, 15:26
É uma pena, pois so precisaria do distribuidor mesmo, o DIS a que eu me refiro é módulo de ignição a prova d'agua da motorpice.
Grande abraço
Só para quem tem Hyster com BF161 . . .
335648 335649
Rezende9-77
17/03/2012, 23:46
tenho um jeep 70 com bf e sou fã. penso em trocar por causo do desempenho em deslocamento. é muito "amarrado". mais na trilha......... é show.
considero a opção de comprar outro carro para rebocar o jeep, só para não ter que trocar o bf.
BF é motorzão.
Rezende9-77
18/03/2012, 00:26
alguem sabe quanto pesa um jeep? qual carro posso usar para reboca-lo? uma pick-up tipo strada suporta?
se alguem tiver alguma informação sobre reboque de jeep, agradeço.
alguem sabe quanto pesa um jeep? qual carro posso usar para reboca-lo? uma pick-up tipo strada suporta?
já tem um tópico falando sobre isso, dá uma procurada na ferramenta de pesquisa do forum.
a principio é bom ser um carro mais "parrudo" do que o que vai ser rebocado
chinelao4x4
18/03/2012, 11:56
ja reboquei com a strada e montana,
é muito foda ! tem que ser piloto , mesmo devagar é foda, viajei por 45 km strada, em terra ,asfalto e chuva, no asfalto molhado, em uma saida da rodovia, deu 'L" á 20 km por hora ! a sorte q tava devagar e não pegou no carro, em reta ate que vai, na freiada sente a traz. do carro querer sair...
Jeep do Bin Ladem isso ai????
Tá doido! Ranca esse bujão dai! ehehehehe
E os docs? conseguiu arrumar alguém pra mexer com isso?
Abraço
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ja tirei o bujao... não ajeitei ainda pq meus pistão quebraram e agora que vou arruma uma grana pra ajeitar o doc. heuehueh valeu
33639233639333639433639533639633639733639833639933 6400
ai galera novo jeep... um autentico jeep... tudo original. valeu
eliasFerreira
01/08/2014, 17:31
Ressuscitando esse tópico.
Alguém sabe pra serve esse buraco na capa do BF-161?
Ele pode ficar aberto? Existe alguma tampa pra comprar?
472799
Elias,
Tive um BF-161 e no meu não tinha esse buraco. Somente aquele por onde passa o varão para o garfo, que está acima desse buraco. Desconheço esse.
[s] sem poder ajudar,
Ian Jeep
01/08/2014, 22:56
Ressuscitando esse tópico.
Alguém sabe pra serve esse buraco na capa do BF-161?
Ele pode ficar aberto? Existe alguma tampa pra comprar?
472799
Sempre quis saber. O meu tmb tem esse buraco.
Alexandre Kemenes
22/03/2016, 11:33
No site da Jipebras existe a definição de motor OHC e motor importado
O meu motor é um OHC importado, não é?
Assim como posso definir as peças para comprá-las
peço peças para o motor OHC ou para o motor importado no site da jipebras,
tem outros sites que posso ter mais opções
mando fotos do meu jipe e motor para dúvidas
está inteirinho
Alexandre,
Estranho esse motor. Ele não é um OHC e nem é um Go Devil que equiparam os primeiros CJs. Analisando ele parece uma mistura do Go Devil com algum outro que desconheço. Tipo o coletor de escape e o filtro são parecidos como o Go Devil, mas a tampa e a largura do cabeçote não.
[s]
HenriqueRS
22/03/2016, 19:17
está inteirinho
Boa noite, Alexandre!
Seu Jeep é o CJ3B, assim como o meu.
O motor dele NÃO É O OHC.
Esse motor é o F134, ou Hurricane 4ccEsse motor, na classificação da Jipebras é o importado mesmo.
Se tiver dúvida ainda é só entrar no tópico da reforma do meu Jeep, lá pela página 28 eu começo a desmontagem do motor e você pode comparar as peças com as que estão no site, são iguaizinhas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/78743-reforma-total-do-cj3b-28.html
Boa sorte
Rogério Barthy
23/03/2016, 16:11
Isso mesmo, seria o 4 cilindros do BF-161 que é 6 cilindros.. saiu no CJ-3B e depois no CJ-5 importados até começarem
a ser feitos no Brasil quando foram substituídos pelo 6cc fundido em Taubaté.
squinzani
24/03/2016, 08:37
está inteirinho
esse motor é o hurricane!
o BF161 foi um projeto baseado no hurricane (importado), na verdade é o mesmo motor e colocaram 2 cilindros a mais
tanto que o ultimo cilindro (6) sofre com refrigeração....
sobre o hurricane, se comprar peças, tem que pedir peças dele mesmo.
caso precise, tenho um motor desses que foi retirado de um jeep, o motor foi retirado e colocado um de opala 6cc para fazer arrancadão, pois hurricane é fraco pra isso, mas quando foi retirado o motor estava rodando normalmente.