PDA

Ver Versão Completa : Só para quem tem Willys com AP 1.8, 2.0

Páginas : 1 [2] 3

Thiago Rodeghel
21/04/2013, 19:54
Só como exemplo, essa Parati com 4 bobinas... do Gol MI

http://www.youtube.com/watch?v=VCPaUWKbIWE

mali9ski
22/04/2013, 11:19
Muito interessantes essas informações... bem quero deixar bem claro que o que sei sobre motor AP é o que disse anteriormente, portanto não sou o dono da verdade, nem tão pouco acho que sei muito sobre... aliás, tenho e quero aprender muito ainda sobre isso!!!

Não é querendo fazer inveja ao amigo da injeção não, mas o meu motor ele pega que é uma beleza frio... é claro que não é como uma injeção, mas comparando a muito motor álcool frio, o meu não bota boneco pra pegar não, já botou, mas o último que regulou meu motor deixou uma seda!!!

São muitas opções para melhorar o desempenho original dessa máquina... quando for mecher no meu ficarei confuso...

Felicidades!

Pablo

amigo o dia que vc tiver injeção vc vai pensar como conseguia rodar carburado....

a diferença está no funcionamento na minha gaiola o motor fica exposto e quem esta do lado do motor roncando não diz que ele é a alcool de tão boa que é a queima tanto quente como frio não fica cheirando alcool nem no escape nem no suspiro.... e em questão do problema na trilha a injeção faz de tudo para não parar de funcionar ( se falha um sensor ele trabalha por media ou pra definições de fabrica para compensar a falta dele ) então se for bem instalada é só alegria eu garanto ( para uma marelli 1avb )

quanto as 4 bobinas eu preferiria investir em uma injeção programável antes..... que ai sim haveria uma grande diferença...

valew

Thiago Rodeghel
22/04/2013, 19:03
amigo o dia que vc tiver injeção vc vai pensar como conseguia rodar carburado....

quanto as 4 bobinas eu preferiria investir em uma injeção programável antes..... que ai sim haveria uma grande diferença...

valew

No seu caso não compensaria, pq vc já usa o modulo de injeção original, fica mais complicado, fazer um acerto com um módulo a parte para controlar 4 bobinas.

Mas para quem usa carburado, já seria uma otima evolução...

No meu caso, eu optei em usar uma Fueltech FT400 e 4 bobinas de Gol MI, junto com a roda fonica original da VW, que é instalada no retentor traseiro do virabrequim...

[s]

Pablo.pinto2007
23/04/2013, 20:03

a diferença está no funcionamento na minha gaiola o motor fica exposto e quem esta do lado do motor roncando não diz que ele é a alcool de tão boa que é a queima tanto quente como frio não fica cheirando alcool nem no escape nem no suspiro.... e em questão do problema na trilha a injeção faz de tudo para não parar de funcionar ( se falha um sensor ele trabalha por media ou pra definições de fabrica para compensar a falta dele ) então se for bem instalada é só alegria eu garanto ( para uma marelli 1avb )

valew

Valeu amigo!!! bem... são planos futuros... deixa eu ter uma decepção grande primeiro!!! heheheh por enquanto vou de carbura mesmo!!! se eu resolver turbinar a máquina aí ele vai ganhar quem sabe algo bem interessante de injeção pois já vi carro carburado turbinado e não me agradou... falha muito engasga... e eu não gosto de motor engasgando!!! ah não ser que seja por causa do comando!!!

Felicidades!

Pablo

willtroller
30/04/2013, 12:25
No seu caso não compensaria, pq vc já usa o modulo de injeção original, fica mais complicado, fazer um acerto com um módulo a parte para controlar 4 bobinas.

Mas para quem usa carburado, já seria uma otima evolução...

No meu caso, eu optei em usar uma Fueltech FT400 e 4 bobinas de Gol MI, junto com a roda fonica original da VW, que é instalada no retentor traseiro do virabrequim...

[s]

Fala Brother, comprei o jipinho tem pouco tempo, mas ja veio com motor AP 1.8 GASOLINA original(segundo o cara que vendeu, mas ja percebi que o PONTO ta um pouquinho adiantado, funciona redondo o bixo, agora só desmontando pra saber se o comando ta original ou não) e uma FT 200.
Brinquei um tempo de arrancada e tou qrendo da uma apimentada no motor, pensei a priori em Comando(Gti ou Santana), TBi(talvez), bicos(tem que ver a questão da impedancia) e um dimensionado...
Alguma sugestão?!
Brinquei um tempo de Troller, mas agora ele só vai servir pra levar o jipão pra trilha, ou não neh, MOTOR A.P uma maravilha pra deslocamento.
Tou cm a caixa do Chevete 5M e redução do Willys, flanges DEEO TEC e a relação de diferencial tou usando 5,375...
Pneus tou pensado em 35" pra lá...
Bixão ja esta cm freio a disco e vou providenciar logo o flutuante traseiro...
Desde ja agradeço!

Pablo.pinto2007
30/04/2013, 15:52
Pneu 35 com caixa de chevette, diferencial 8:43 (os que vc já tem) e motor AP... vai faltar força... deve trocar a caixa... porém não custa nada experimentar, se agradar...

willtroller
30/04/2013, 16:38
Pneu 35 com caixa de chevette, diferencial 8:43 (os que vc já tem) e motor AP... vai faltar força... deve trocar a caixa... porém não custa nada experimentar, se agradar...

Tambem concordo, por isso tava afim de da uma apimentada no motor, principalmente em baixa sak?!
Em alta sei q não tem bronca, ele vai carregando TUDO!
O que a galera aqui que ja tem bem mais tempo de AP sugere?!
Lembrando da minha Fuel Tech...

Claudio Almeida Machado
30/04/2013, 21:38
Pessoal, estou montando meu jeep da seguinte maneira Ap 2.0 injetado cambio de cheva 5M e no momento ele esta com 9/44 mas pretendo trocar por 8/43.

Estou para comprar o kit cambio x reduzida willys e gostaria de saber qual é o melhor kit o da adap brasil ou deep tec?
Tanto um como o outro tem histórico de quebras? Acho que este flange deveria ser de ferro e não de aluminio, será que não é muito propicio a quebra da carcaça do kit de adptação não? Alguém já quebrou um destes kit?
Tendo em vista que meu jeep é para trilhas...será que funciona bem?

Abraço a todos

Thiago Rodeghel
01/05/2013, 09:03
Fala Brother, comprei o jipinho tem pouco tempo, mas ja veio com motor AP 1.8 GASOLINA original(segundo o cara que vendeu, mas ja percebi que o PONTO ta um pouquinho adiantado, funciona redondo o bixo, agora só desmontando pra saber se o comando ta original ou não) e uma FT 200.
Brinquei um tempo de arrancada e tou qrendo da uma apimentada no motor, pensei a priori em Comando(Gti ou Santana), TBi(talvez), bicos(tem que ver a questão da impedancia) e um dimensionado...
Alguma sugestão?!
Brinquei um tempo de Troller, mas agora ele só vai servir pra levar o jipão pra trilha, ou não neh, MOTOR A.P uma maravilha pra deslocamento.
Tou cm a caixa do Chevete 5M e redução do Willys, flanges DEEO TEC e a relação de diferencial tou usando 5,375...
Pneus tou pensado em 35" pra lá...
Bixão ja esta cm freio a disco e vou providenciar logo o flutuante traseiro...
Desde ja agradeço!

Opa, Beleza!

AP 1.8 é otimo para preparar, dizem ser até mais robusto que o AP 2.0. Mas não existe milagre como vc deve saber, e já mexeu em provas de arrancadas... O ideal para nós é mais torque, arrancada em baixa e respostas rápidas. Precisa tomar cuidado com o comando que vc coloque nele, pq as vezes um comando esportivo, vai jogar para giros mais altos o torque e potência. Mas aí é de gosto... Tem gente que tem uma tocada com o Jeep na trilha mais de boa, e tem gente que só é pé no fundo. As vezes é melhor usar um comando de válvulas da Saveiro, e apenas aumentar as valvulas de escape e admissão, polir os dutos de admissão, para o motor aspirar mais... Qto mais ar o motor admitir, mais ele precisa de combustivel, aí a FT vc programa ela, e acredito que consiga melhores resultados do que um comando esportivo.
Aí sim, nesse caso, se for necessário, trocar bicos, enfim, tudo depende o que a sonda lambda indicar durante a programação

Então, já que vc está investindo no motor, é legal pensar em uma bobina por cilindro, pra deixar ele mais esperto e eliminar o distribuidor com problema de água. O cambio e a relação está ótimo, usar o câmbio de chevette e relação 8x43 está ideal, colocar um câmbio de pickup não influencia em nada na pegada no seu caso, pq estamos pensando em relação de marchas, e trocar por um cambio de pickup vc estará mexendo apenas na robustes do cambio. Ainda existe uma relação de diferencial mais curta, a 9x53... aí é força pura, não tem velocidade na estrada...

Mas aí é só umas dicas... na minha opnião...

[s]

Thiago Rodeghel
01/05/2013, 09:30
Pessoal, estou montando meu jeep da seguinte maneira Ap 2.0 injetado cambio de cheva 5M e no momento ele esta com 9/44 mas pretendo trocar por 8/43.

Estou para comprar o kit cambio x reduzida willys e gostaria de saber qual é o melhor kit o da adap brasil ou deep tec?
Tanto um como o outro tem histórico de quebras? Acho que este flange deveria ser de ferro e não de aluminio, será que não é muito propicio a quebra da carcaça do kit de adptação não? Alguém já quebrou um destes kit?
Tendo em vista que meu jeep é para trilhas...será que funciona bem?

Abraço a todos

Eu uso da Deep Tec, mas meu cambio é o da C20, pelo tempo que tenho esse kit, rodei 16000km e não tive problema... Aliás, todos os cambios são de aluminio hj em dia, até os de caminhões e pickups...

willtroller
03/05/2013, 09:37
Opa, Beleza!

AP 1.8 é otimo para preparar, dizem ser até mais robusto que o AP 2.0. Mas não existe milagre como vc deve saber, e já mexeu em provas de arrancadas... O ideal para nós é mais torque, arrancada em baixa e respostas rápidas. Precisa tomar cuidado com o comando que vc coloque nele, pq as vezes um comando esportivo, vai jogar para giros mais altos o torque e potência. Mas aí é de gosto... Tem gente que tem uma tocada com o Jeep na trilha mais de boa, e tem gente que só é pé no fundo. As vezes é melhor usar um comando de válvulas da Saveiro, e apenas aumentar as valvulas de escape e admissão, polir os dutos de admissão, para o motor aspirar mais... Qto mais ar o motor admitir, mais ele precisa de combustivel, aí a FT vc programa ela, e acredito que consiga melhores resultados do que um comando esportivo.
Aí sim, nesse caso, se for necessário, trocar bicos, enfim, tudo depende o que a sonda lambda indicar durante a programação

Então, já que vc está investindo no motor, é legal pensar em uma bobina por cilindro, pra deixar ele mais esperto e eliminar o distribuidor com problema de água. O cambio e a relação está ótimo, usar o câmbio de chevette e relação 8x43 está ideal, colocar um câmbio de pickup não influencia em nada na pegada no seu caso, pq estamos pensando em relação de marchas, e trocar por um cambio de pickup vc estará mexendo apenas na robustes do cambio. Ainda existe uma relação de diferencial mais curta, a 9x53... aí é força pura, não tem velocidade na estrada...

Mas aí é só umas dicas... na minha opnião...

[s]

Thiago, valeu demais pelas dicas...
Essa idéia do comando foi algo que surgiu cm o pequeno conhecimento que ja tenho de arrancada, mas ja tinha atentado a esse detalhe da relação potência X torque...
Mas não sou de começar a mexer sem antes testar, tive conversando cm uns amigos aqui que ja fizeram trilha cm o antigo proprietario do meu jipe e só ouvi maravilhas, inclusive soube que ja esta cm o comando da Saveiro...
A questão de uma 4 bobinas é algo a ser estudado, se vc iria de "SS BLASTER" ou coisa parecida ou axa mta coisa?!?!
A relação de diferencial tavez tenha q trocar, o antigo dono usava pneus 285/75 R16 Genius... Eu vou de 35x12,5 R15 COLOSSUS MAX ou 315/70 R17 COLOSSUS MAX... algo em torno de 94cm de diâmetro, coisa BRUTA msm!
Vou trocando idéia cm a galera aqui e dizendo cm anda o motorZIN...
E o cambio do Chevette se começar quebrar mando pro brother SAPINHO que ele ja fez caixa de GOL aqui pra agnt correr arrancada cm 800cv e não quebrou, não é possível que não forje um câmbio de Chevete!
Valeu galera!
Abração!

Thiago Rodeghel
03/05/2013, 18:42
Thiago, valeu demais pelas dicas...
Essa idéia do comando foi algo que surgiu cm o pequeno conhecimento que ja tenho de arrancada, mas ja tinha atentado a esse detalhe da relação potência X torque...
Mas não sou de começar a mexer sem antes testar, tive conversando cm uns amigos aqui que ja fizeram trilha cm o antigo proprietario do meu jipe e só ouvi maravilhas, inclusive soube que ja esta cm o comando da Saveiro...
A questão de uma 4 bobinas é algo a ser estudado, se vc iria de "SS BLASTER" ou coisa parecida ou axa mta coisa?!?!
A relação de diferencial tavez tenha q trocar, o antigo dono usava pneus 285/75 R16 Genius... Eu vou de 35x12,5 R15 COLOSSUS MAX ou 315/70 R17 COLOSSUS MAX... algo em torno de 94cm de diâmetro, coisa BRUTA msm!
Vou trocando idéia cm a galera aqui e dizendo cm anda o motorZIN...
E o cambio do Chevette se começar quebrar mando pro brother SAPINHO que ele ja fez caixa de GOL aqui pra agnt correr arrancada cm 800cv e não quebrou, não é possível que não forje um câmbio de Chevete!
Valeu galera!
Abração!

Opa, estamos aí pra dar uns pitacos...!!!

A questão das bobinas, não sei se o custo beneficio, atinge o investimento... Eu usava uma Blaster 2 qdo ainda usava distribuidor no meu AP... Agora tirei, e coloquei 4 bobinas do Gol MI com modulo interno. Pelo que andei lendo sobre elas, elas são muito boas e fortes... Mas vc tbm tem a opção de colocar aquelas bobinas q vai direto na vela, assim eliminando os cabos de vela... Tbm são muito boas e bem funcionais. Claro que precisa ver se dá adaptação mecanica no espaço do motor.

Eu uso o cambio da C20 1996, é bem forte, e meu motor gera em torno de 200cv... Acredito que um motor AP aspro aguenta tranquilo o cambio do chevette. A não ser que vc turbine, ou faça algo mais no motor, aí sim, umas peças do Sapinho iria bem...

[s]

willtroller
03/05/2013, 23:28

A questão das bobinas, não sei se o custo beneficio, atinge o investimento... Eu usava uma Blaster 2 qdo ainda usava distribuidor no meu AP... Agora tirei, e coloquei 4 bobinas do Gol MI com modulo interno. Pelo que andei lendo sobre elas, elas são muito boas e fortes... Mas vc tbm tem a opção de colocar aquelas bobinas q vai direto na vela, assim eliminando os cabos de vela... Tbm são muito boas e bem funcionais. Claro que precisa ver se dá adaptação mecanica no espaço do motor.

Eu uso o cambio da C20 1996, é bem forte, e meu motor gera em torno de 200cv... Acredito que um motor AP aspro aguenta tranquilo o cambio do chevette. A não ser que vc turbine, ou faça algo mais no motor, aí sim, umas peças do Sapinho iria bem...

[s]

Pois eh, vou pensar direitinho nessa questão das bobinas e ver oq meu preparador diz(ai que vem o conflito, meu mecânico de motor X mecânico do jipe), ai acabo não escutando nem um nem o outro pq sou dono de auto Center e lá vou eu mexer do meu jeito, afinal trabalho pq gosto dessa área e tou sempre na parte da oficina...
200CV?! Fala sério meu amigo... "Supercharger"?!? É isso msm?! Sempre li bastante, mas por aqui a galera não entende mto não, era louco por um, mas a unica opção que axei foi trazer USA e acabei desistindo...
Pode passar a receita ou segredo de estado?!
Valeuuu!!!

mali9ski
04/05/2013, 10:02

[s]

Eu desdentei todos os dentes da 3ª na minha, e a caixa era do chevette alemão que era para ser mais forte....bla bla... depois que quebrou a segunda caixa do alemão eu desisti e voltei pra clakinha 4 marchas mesmo, mas dei umas pegadas e ta fazendo uns barulho na neutra....

e a minha e gaiola pesa menos de mil quilos e os pneus da 30''

e meu motor e aspirado, preparado mas é aspirado, aguenta aguenta mais tranquilo não aguenta não, a caixa é fraquinha, eu to sondando uma do omega ou uma mazda se pintar,ou outra que tenha as dimensões aproximadas do chevette pra um dia eu mudar....

valew

Thiago Rodeghel
04/05/2013, 18:20
Pois eh, vou pensar direitinho nessa questão das bobinas e ver oq meu preparador diz(ai que vem o conflito, meu mecânico de motor X mecânico do jipe), ai acabo não escutando nem um nem o outro pq sou dono de auto Center e lá vou eu mexer do meu jeito, afinal trabalho pq gosto dessa área e tou sempre na parte da oficina...
200CV?! Fala sério meu amigo... "Supercharger"?!? É isso msm?! Sempre li bastante, mas por aqui a galera não entende mto não, era louco por um, mas a unica opção que axei foi trazer USA e acabei desistindo...
Pode passar a receita ou segredo de estado?!
Valeuuu!!!

É sim, supercharger... só que o meu motor é alemão, cabeçote 16v, comprei um supercharger Eaton M45 e consegui gerar 0,5 de pressão máxima... foi 195cv e 26kg de torque... Isso rodando com distribuidor e FT Racepro.
Agora mudei algumas coisas, bicos, tirei o distribuidor e instalei uma FT 400, aliás, estou instalando ainda. Acho q consigo alguma coisa melhor ainda...

Esse é o problema, adaptar no motor, não existe kit pronto, tudo tem q ser feito artesanalmente... Essa é a maior dificuldade mesmo.

Estou com um supercharger maior em casa ainda, para 250cv, mas ainda estou pensando se instalo este no lugar do outro...
Mas te digo, é como se fosse um motor maior, sem lag do turbo... Só que vc não consegue tirar tanta potencia qto um turbo...

[s]

Rafael Cavalheiro
19/05/2013, 20:14
Pessoal tenho um ap 1.8 turbo com caixa de c10 3m e rel 53x9 mas minha embreagem quando pega barro vai para o espaço! seria melhor usar um de ceramic ?? o que vocês me dizem!! abraço

Thiago Rodeghel
19/05/2013, 23:20
Pessoal tenho um ap 1.8 turbo com caixa de c10 3m e rel 53x9 mas minha embreagem quando pega barro vai para o espaço! seria melhor usar um de ceramic ?? o que vocês me dizem!! abraço

E aí Rafael

Acredito que sim, pq a lona da embreagem, é a mesma, ou é similiar a do freio a tambor, que tbm sofre com o barro, tbm se deteriora...

O disco de embreagem de ceramica, usa um material parecido com as de pastilhas de freio... Não dou certeza, pq posso estar falando besteira, mas olhando o disco de ceramica, dá para ver que é bem parecido, com uma pastilha de freio...

Resolve sim o seu problema...

[s]

Rafael Cavalheiro
20/05/2013, 08:37
Vlw thiago!! vou comprar uma sabes me dizer qual seria a melhor para este terreno?? 980 lbs com 4 pastilha??

abraço

E aí Rafael

Acredito que sim, pq a lona da embreagem, é a mesma, ou é similiar a do freio a tambor, que tbm sofre com o barro, tbm se deteriora...

O disco de embreagem de ceramica, usa um material parecido com as de pastilhas de freio... Não dou certeza, pq posso estar falando besteira, mas olhando o disco de ceramica, dá para ver que é bem parecido, com uma pastilha de freio...

Resolve sim o seu problema...

[s]

Pablo.pinto2007
20/05/2013, 09:47

A sua embreagem vai pro saco porque suja de barro ou porque queima do disco?

Se seu problema for só sujeira tenta isolar o máximo possível a capa seca (onde fica a embreagem)... assim entra menos barro e danifica menos... a meu ver embreagem de cerâmica é coisa para brutos... tipo arrancada... ou conjunto mecânico extravagante... ou quando o motorista tem o pé pesado (em embreagem)... é um queimador de embreagem....

Pablo

Thiago Rodeghel
20/05/2013, 10:29
Vlw thiago!! vou comprar uma sabes me dizer qual seria a melhor para este terreno?? 980 lbs com 4 pastilha??

abraço

Por experiencia própria... E tbm ter visto em outro Jeep com AP 2.0...
Pode usar o platô original do 2.0... com disco de ceramica.

Eu usei platô mais pesado e achei péssimo... Não gostei, o Jeep ficou muito pesado para dirigir, e manobrar, a pegada da embreagem, era muito forte, e dava tranco na saida... No meu Jeep, reduzido e bloqueado, ficava com medo de explodir algo na transmissão...

Aí troquei o platô pelo original, e mantive disco de ceramica, e gostei do resultado...
Uso disco de 4 pastilhas...

[s]

Rafael Cavalheiro
21/05/2013, 07:39
Agora já era encomendei ontem da fullturbos o kit 980lbs com 6 pastilhas da ceramic power uma das melhores marcas vendidas no mercado, vamos ver como fica, segundo quem já usa está embreagem não pode ter meio termo, larga o pedal e ja era se subir o giro com o pedal apertado ela come o volante. minha f75 é 1.8 turbo mas tem o mesmo peso do jeep ou até mais leve. vou a palmares do sul este final de semana e vamos ver como fica! abraço

Por experiencia própria... E tbm ter visto em outro Jeep com AP 2.0...
Pode usar o platô original do 2.0... com disco de ceramica.

Eu usei platô mais pesado e achei péssimo... Não gostei, o Jeep ficou muito pesado para dirigir, e manobrar, a pegada da embreagem, era muito forte, e dava tranco na saida... No meu Jeep, reduzido e bloqueado, ficava com medo de explodir algo na transmissão...

Aí troquei o platô pelo original, e mantive disco de ceramica, e gostei do resultado...
Uso disco de 4 pastilhas...

[s]

Thiago Rodeghel
21/05/2013, 19:04
Agora já era encomendei ontem da fullturbos o kit 980lbs com 6 pastilhas da ceramic power uma das melhores marcas vendidas no mercado, vamos ver como fica, segundo quem já usa está embreagem não pode ter meio termo, larga o pedal e ja era se subir o giro com o pedal apertado ela come o volante. minha f75 é 1.8 turbo mas tem o mesmo peso do jeep ou até mais leve. vou a palmares do sul este final de semana e vamos ver como fica! abraço

Depois conta aí como ficou...
Agora sabendo que é turbo, tbm é uma possibilidade que seja este tbm um agravante de seu disco não estar aguentando...

[s]

willtroller
26/05/2013, 21:55
Depois conta aí como ficou...
Agora sabendo que é turbo, tbm é uma possibilidade que seja este tbm um agravante de seu disco não estar aguentando...

[s]

Fala Thiago...
Ja colocou a FT 400?!
Tem um brother montando um aqui junto cmg, esta terminando o dele, e me falou essa semana em colocar a roda fônica, pelo que li vc ja usa neh?!?
Como fez essa adaptação? Montou o kit da Fuel Tech?!
Estava olhando no site eles tem tudinho...
Valeu aew!

Thiago Rodeghel
26/05/2013, 22:41
Fala Thiago...
Ja colocou a FT 400?!
Tem um brother montando um aqui junto cmg, esta terminando o dele, e me falou essa semana em colocar a roda fônica, pelo que li vc ja usa neh?!?
Como fez essa adaptação? Montou o kit da Fuel Tech?!
Estava olhando no site eles tem tudinho...
Valeu aew!

Ainda não terminei a eletrica, pq estamos refazendo a eletrica inteira do Jeep, baseada no sistema eletrico da Parati GTI 16v, está dando trabalho mas de boa...

No meu instalei a roda fonica original VW, não usei o kit FT pq a polia fica em frente ao motor, sujeira a barro e lama, e pode atrapalhar a leitura na trilha.
A roda fonica original VW, fica posicionada atrás do bloco do motor, na flange retentora do virabrequim. Precisa além do kit original, que seria a flange e roda fonica e sensor, precisa tbm da ferramenta q posiciona a roda dentada, que vai prensada no virabrequim do motor, e tbm precisa esmerilhar o bloco para caber o sensor na posição. É um pouquinho chato de se fazer... mas sai mais barato que o kit roda fonica da FT. Tem que tirar cambio, caixa seca, embreagem, volante do motor, carter e a flange completa do retentor do virabrequim, para fazer o trampo.

http://www.youtube.com/watch?v=2EPMQNpbC4w

http://www.youtube.com/watch?v=DxnvXFu_ZGw

Aqui nesses videos tem tudo q vc precisa saber...

Ah, outra dica, compre o kit de roda fonica, existem 3 tipos, coroa, dentada e magnética, compre o sensor referente ao seu kit, se não o sensor não faz a leitura correta. Outra dica, cuidado para não esmerilhar demais o bloco para colocar o sensor no lugar. OBRIGATORIO tirar o carter, e colocar uma junta nova, pq ocorre o risco de vazamento de óleo. Precisa da ferramenta para instalar a roda fonica!!!

Kit roda fonica original VW, é linha de motores AP flex... já tem a flange com roda fônica.

[s]

Thiago Rodeghel
26/05/2013, 22:54
Fotos do meu kit na instalação...

413810
413811

Pablo.pinto2007
26/05/2013, 23:22
Gostaria de saber uma coisa... tem um audi A3 "abandonado" perto da minha casa, e sempre fico pensando quando vejo esses carros na rua, o que o dono prentende fazer com eles... então me surgiu a curiosidade... o motor do audi a3 não é AP? pelo menos o bloco não é igual? pois a maioria saiu 1.8, alguns turbinados de fábrica... eu tava pensando em instigar o dono do audi pra ver o que ele pretende fazer com o carrão... pois se for pra sucatear, tô pensando em dar um up no meu motor pegando algo desse motor do audi, o que me dizem?

Abraços!

Pablo

Igor Bevilacqua David
27/05/2013, 16:32
Galera por favor, ando no jeep com motor ap 2.0 gti no jeep e uso o radiador original do jeep 6cc, o radiador foi pro espaço, qual radiador coloco, ap com ar cond. ? opala ? pois o preço para fazer o radiador é uns R$600...e o radiador esta muito surrado.

Abraços e obrigado !!!!!!!!!!!

calhiandro
27/05/2013, 20:05
Radiador de santana fica muito bom!

Thiago Rodeghel
27/05/2013, 21:17
Gostaria de saber uma coisa... tem um audi A3 "abandonado" perto da minha casa, e sempre fico pensando quando vejo esses carros na rua, o que o dono prentende fazer com eles... então me surgiu a curiosidade... o motor do audi a3 não é AP? pelo menos o bloco não é igual? pois a maioria saiu 1.8, alguns turbinados de fábrica... eu tava pensando em instigar o dono do audi pra ver o que ele pretende fazer com o carrão... pois se for pra sucatear, tô pensando em dar um up no meu motor pegando algo desse motor do audi, o que me dizem?

Abraços!

Pablo

Eu não sei dar 100% de certeza nesse motor, masss... Nada impede... É bom, pq vc pega tudo do carro, não precisaria ficar caçando peças separado...

[s]

Pablo.pinto2007
27/05/2013, 21:29
Galera por favor, ando no jeep com motor ap 2.0 gti no jeep e uso o radiador original do jeep 6cc, o radiador foi pro espaço, qual radiador coloco, ap com ar cond. ? opala ? pois o preço para fazer o radiador é uns R$600...e o radiador esta muito surrado.

Abraços e obrigado !!!!!!!!!!!

Radiador eu indico ou o do santana como o colega falou aí, ou o da pampa, que também dá conta do recado (pampa também saiu com motor AP, só que 1.8) Porém acho que o radiador do santana não difere ele ser 1.8 ou 2.0...
e esses 600 conto vc compra o radiador, mangotes, suportes e instalação... e fica com o sistema original e confiável...

Abraços!

Pablo.pinto2007
27/05/2013, 21:32
Eu não sei dar 100% de certeza nesse motor, masss... Nada impede... É bom, pq vc pega tudo do carro, não precisaria ficar caçando peças separado...

[s]

Essa era a minha intensão... comprar um motor bem possante e que não me desse trabalho em adaptar... é lógico que terei que ver a questão se ele tem COD ou não, ou seja, se eu terei que colocar até a chave do audi... se bem que tem gente que desbloqueia essas coisas... mas a idéia central era essa pegar um motor mais possante, mais esperto sem ter que trabalhar demais!!! e ter menos dor de cabeça!!! esse negócio de preparação, meche aqui, compra isso de tal carro, coloca tal coisa... eu não gosto muito disso!!!

Vou instigar o carro essa semana, dar uma espiada!!!

Claudio Almeida Machado
28/05/2013, 22:53
Radiador de santana fica muito bom!

Pessoal, estou terminando de adptar no meu cj AP 2.0 gol GTI, em relação ao radiador, queria usar o original, ´porém estou com uma dúvida em que fazer na entrada da bomba pois a mesma tem uma entrada por baixo e uma por trás, esta por trás no gol ela vem do tanque de expansão, está entrada se não me engano é para certificar que sempre haverá uma pressão positiva na entrada da bomba, este linha se chama linha de balanço. Pergunta: como que o pessoal esta fazendo para ligar este radiador original? Pensei em colocar um "Y" na linha de entrada da bomba e a derivação do "Y" entraria atrás da bomba. Não queria usar também o tanque de expensão com este radiador....

Mudando um pouco, em caso se eu colocar um radiador de santana, teria que ser aquele sem ar condicionado? Pois os que tem ar condicionado existe duas ventoinhas e são enormes, alguém já usou este?
Poderiam postar algumas fotos de radiadores não originais instalados em jeep?

Obrigado a todos.

Mazaropi-RJ
29/05/2013, 11:27
Oi Claudio...
No meu eu coloquei o radiador do Palio Fire e ventoinha do Vectra... Funciona muito bem... Em dias muito quentes e transito lento porém a temperatura fica quase nos 100 graus mas não passa disso, a ventoinha tem dado conta. Importante é ter também um indicador de temperatura confiável. Estou estudando a instalação de uma segunda ventoinha para emergências com acionamento automático ( caso o fusível queime por ex.). Outro dia o fusível queimou e eu só fui me dar conta quando a temp. já estava em 105 graus.
Por sorte percebi a tempo e deliguei logo o motor. Felizmente a junta não queimou. Em anexo algumas fotos de como ficou...414342414343414344414345

Criticas e dicas serão bem-vindas...
abç

Igor Bevilacqua David
29/05/2013, 16:21
Brigadão galera, problema resolvido ! foi o de Santana mesmo !

Abraçoss

igor

Igor Bevilacqua David
29/05/2013, 16:29
Bom tenho um foto aqui no pc do ap 2.0 com o radiador original montado, se ajudar em alguma coisa, segue a foto !

Pablo.pinto2007
29/05/2013, 19:12
Pessoal, estou terminando de adptar no meu cj AP 2.0 gol GTI, em relação ao radiador, queria usar o original, ´porém estou com uma dúvida em que fazer na entrada da bomba pois a mesma tem uma entrada por baixo e uma por trás, esta por trás no gol ela vem do tanque de expansão, está entrada se não me engano é para certificar que sempre haverá uma pressão positiva na entrada da bomba, este linha se chama linha de balanço. Pergunta: como que o pessoal esta fazendo para ligar este radiador original? Pensei em colocar um "Y" na linha de entrada da bomba e a derivação do "Y" entraria atrás da bomba. Não queria usar também o tanque de expensão com este radiador....

Mudando um pouco, em caso se eu colocar um radiador de santana, teria que ser aquele sem ar condicionado? Pois os que tem ar condicionado existe duas ventoinhas e são enormes, alguém já usou este?
Poderiam postar algumas fotos de radiadores não originais instalados em jeep?

Obrigado a todos.

Olá... o meu eu vou montar amanhã o radiador, ventulinha... e ficará muito bom pra tirar uma foto, pois estou montando o meu jeep... enfim... uso o radiador da pampa, que também saiu com motor AP e portanto dá conta de sobra... o radiador do santana é maior realmente... mas acho que está super-superdimensionado...

Amanhã vou ver se bato uma foto e posto aqui, pra se ter uma noção...

Em relação ao radiador original, eu usei por uns 3 anos e deu conta do recado, usando eletroventilador, mas se vc colocar na ponta do lápis não compensa... o radiador original para pegar no motor AP deve-se: trocar os bocais de entrada e saída para mais estreitos, mandar instalar um bocal (na verdade é uma porca) para o termostato... o meu a priore funcionou, mas o cara que fez esse serviço alertou que o radiador não aguentaria pressão, então usava ele sem a mola da tampa do radiador, rodou um bom tempo, até furar e eu não ver e assim dar um esquente no motor (também estava sem o indicador de temperatura)...
Esse serviço vai lhe custar 30 de cada bocal mais uns 50 pra fazer o teste e limpeza... ou seja uns 140 conto, aproximadamente... um radiador novo, moderno da pampa custa em torno dos 160 conto... é claro que tem toda a adaptação, mangotes, vaso expansor e etc e tal... mas hoje, depois de ter usado o sistema original willys e agora com o sitema original do motor AP, só digo uma coisa, não tem comparação... nem com nível de água eu me preoculpava...

Abraços!!!

Pablo

dionil
30/05/2013, 10:41
Prezados Bom dia,

Gostaria que vocês me ajudassem numa duvida, tenho um jeep 68 com mecanica original apenas com DH de santana e freio a disco na dianteira, inclusive tinha colocado o mesmo pra vender aqui na area de classificados mas desiste. Quero colocar uma mecânica nova Ap 1.8 + caixa de chevette com flanges deep tec, porem preciso fazer a funilaria tambem e tenho apenas uns 8 k pra investir acha eu que não da pra fazer tudo. Então minha duvida é a seguinte se fizer a funilaria e pintura primeiro sera que vai estragar quando mexer na mecanica lembro tambem que meu Bf é muito conservado. Me ajudem pra que eu não gaste duas vezes.

Pablo.pinto2007
30/05/2013, 19:01
As fotos como prometi...
O defletor que uso eu acho que é de corsa... mas existe é claro o original da pampa...

E também acho que o radiador ficou um pouco acima, porém não havia espaço devido o suporte do amortecedor, como se pode ver nas fotos... porém não senti problema por isso, ou seja, o radiador não perde eficiencia o suficiente para se perceber...

Ao colega Dionil, eu acho o seguinte esse conjunto motor AP com câmbio chevette é uma boa escolha... porém se eu fosse o amigo faria essa parte primeiro, depois viria a estética se sobrar dinheiro... eu acho que se seu jeep estiver todo em ordem, ou seja, se não apresentar problemas maiores, 8 mil dá pra fazer, agora, sabendo fazer, pois tem nego em oficina por aí pedindo os olhos pra fazer uma funilaria... eu não estou anotando os gastos mas deveria, e o pouco que anotei já chegou em quase 4 mil... e teve muita coisa que nõ anotei...

dionil
31/05/2013, 07:48
As fotos como prometi...
O defletor que uso eu acho que é de corsa... mas existe é claro o original da pampa...

E também acho que o radiador ficou um pouco acima, porém não havia espaço devido o suporte do amortecedor, como se pode ver nas fotos... porém não senti problema por isso, ou seja, o radiador não perde eficiencia o suficiente para se perceber...

Ao colega Dionil, eu acho o seguinte esse conjunto motor AP com câmbio chevette é uma boa escolha... porém se eu fosse o amigo faria essa parte primeiro, depois viria a estética se sobrar dinheiro... eu acho que se seu jeep estiver todo em ordem, ou seja, se não apresentar problemas maiores, 8 mil dá pra fazer, agora, sabendo fazer, pois tem nego em oficina por aí pedindo os olhos pra fazer uma funilaria... eu não estou anotando os gastos mas deveria, e o pouco que anotei já chegou em quase 4 mil... e teve muita coisa que nõ anotei...

Beleza Pablo,

Acho que vou montar a mecanica e depois partir para funilaria, tava lendo sobre motores Ap e vi que o 1.8 injetado tem 97 CV e como quero cadastra o motor no detran esse fica dentro dos 10%, no meu caso que uso o jeep para pescarias e trilas leves o injetado atende bem? a relação do diferencial e 9/44.

Thiago Rodeghel
31/05/2013, 08:20
Beleza Pablo,

Acho que vou montar a mecanica e depois partir para funilaria, tava lendo sobre motores Ap e vi que o 1.8 injetado tem 97 CV e como quero cadastra o motor no detran esse fica dentro dos 10%, no meu caso que uso o jeep para pescarias e trilas leves o injetado atende bem? a relação do diferencial e 9/44.

Concordo com o Pablo

Eu tbm fiz assim, montei toda mecanica primeiro, e depois de um tempo, uns 2 anos, fui mexer na carroceria, é a melhor coisa.

[s]

Decio Arruda
31/05/2013, 10:38
No meu caso utilizei o radiador do gol 1.8 quadrado, ventuinha do santana e com pequenas adaptações ficou perfeito

Pablo.pinto2007
31/05/2013, 13:05
Décio, eu aó acho que ele fica muito na vertical... o do santana e pampa são horizontais, é claro que vai depender de aplicação para aplicação devido o motor e seus agregados (buzina, vasos, bateria, etc)...

Dionil, o motor AP injetado dizem ser muito bom, boa resposta, dentre outras coisitas... porém eu acho que não dá só 97cv não... o meu que é carburado deve estar dando uns 105 a 110cv... mas deve ser por causa do comando e por ser alcool...
Dependendo da caixa, esse diferencial deve ser trocado, mas é sempre bom testar com a caixa rodando... e ver se ele tem força de primeira e se a quinta também anda bem...(se o câmbio for de 5ª, se for de 4ª não terá muito problema).

Abraços!

DCD
01/06/2013, 09:13
ola galera entrei na pagina certa tenho um bf e estou prestes a trocar pensei em ap a gasolina pois segundo informações corretas ou não consome menos do q álcool tbm quero não sei se possível manter o cambio original três marchas mais a ré gostaria de saber se alguém sabe qto faria de consumo velocidade final e estou entre as opções 1.6 1.8 e 2.0 eu preferia mesmo um ap diesel sei q no Uruguai argentina isso é fácil de achar mas na net ainda não consegui outra coisa seria a flange sei q tem lugares como a deeptec acho q fazem essas flanges mas a q preço isso tudo compensa ah lembrando e aproveitando tenho uma outra possibilidade q é o motor do tempra 2.0 q pelo menos o motor pra mim sairia mais em conta pois é de um amigo mas ai nem sei se serve se vale a pena pois não faço ideia das modificações adaptações q teria q fazer alguém pode me ajudar a por favor tbm me informe qto ao consumo e outonomia dos motores tanto dos aps qto do tempra se alguém souber obrigado

Pablo.pinto2007
01/06/2013, 10:20
ola galera entrei na pagina certa tenho um bf e estou prestes a trocar pensei em ap a gasolina pois segundo informações corretas ou não consome menos do q álcool tbm quero não sei se possível manter o cambio original três marchas mais a ré gostaria de saber se alguém sabe qto faria de consumo velocidade final e estou entre as opções 1.6 1.8 e 2.0 eu preferia mesmo um ap diesel sei q no Uruguai argentina isso é fácil de achar mas na net ainda não consegui outra coisa seria a flange sei q tem lugares como a deeptec acho q fazem essas flanges mas a q preço isso tudo compensa ah lembrando e aproveitando tenho uma outra possibilidade q é o motor do tempra 2.0 q pelo menos o motor pra mim sairia mais em conta pois é de um amigo mas ai nem sei se serve se vale a pena pois não faço ideia das modificações adaptações q teria q fazer alguém pode me ajudar a por favor tbm me informe qto ao consumo e outonomia dos motores tanto dos aps qto do tempra se alguém souber obrigado

Olá! quando resolvi trocar de motor, não tinha dúvida quanto a qual motor, com certeza seria AP... pela facilidade de adaptação e consequentemente manutenção posterior... só que resolvi deixar o câmbio original 3M mais ré, como vc tem e objetiva fazer... à priore instalei um motor 1.6 e posso te dizer, é fraquinho demais, e é porque o meu jeep é o CJ-3A que é menor e mais leve que um CJ-5... troquei o motor devido estar trelando, só que dessa vez peguei um 1.8 na garantia (onde já se viu sucata dar garantia, enfim...) instalei o motor 1.8 supostamente a alcool... só que o motor não girava bem, engasgava.. enfim era o carburador que era gasolina... troquei e ficou uma maravilha... impressões que tive dessa configuração, força de primeira normal não se tem muita... devido o motor AP ter torque em giro mais alto... então ficava sem força para subir uma ladeira, uma rampa de garagem, precisava bastante da embreagem para transpor esses obstáculos... de terceira na estrada o motor ficava em alto giro pedindo mais marcha, porém só lembrando que a terceira marcha desses câmbios equivalem a quarta marcha da maioria dos câmbios, onde a relação fica 1:1... ou seja um giro no motor um giro na saída do câmbio... então na estrada andava bem a 80 km por hora... porém com o motor estrangulado... para subir dunas eu penava porque a primeira era pouca e a segunda era muita, então velocidade e torque eu não tinha o suficiente para vencer dunas... na lama ele se saía bem, ainda mais com a reduzida...

Porém resolvi trocar por um câmbio menos sujão (o que pinga de óleo esses câmbios originais)... acabei colocando um câmbio de niva (que não tem muita fama) mas não queria chevette (seria a outra opção com a mesma faixa de preço e relação)...

Conselho, eu fiz em duas etapas, primeiro motor e depois câmbio, gastei duas vezes com adaptação... se vc puder faz logo completa, assim gasta-se só uma vez... às vezes sinto saudades do câmbio original, mas é só saudades mesmo... se colocar na balança e medir direitinho... não compensa modernizar o motor e deixar o câmbio original, principalmente devido as características do motor AP... agora se quiser permanecer com o câmbio original 3M coloca um motor de opala 4cil pois a faixa de torque dele é muito parecida com o original...

Em relação ao consumo, fiz um teste, onde levei em conta as piores situações, motor frio, pé pesado, na cidade e ficou em torno dos 4,5 km/l no alcool e com o câmbio 3M... com esse câmbio 5M eu não testei e nem pretendo... essa de consumo é pra quem quer usar o jeep o dia todo... e outra, se eu medir o consumo eu vou deixar de andar nele? Não... então deixa assim mesmo, tá acabando o álcool eu coloco mais... vou viajar encho a tina (60 litros) e deixo rolar... outro dia fiz ele viajando na estrada a 100 110 à noite (que loucura), fez uma média de 7 km/l....

Abraços!

PAblo

DCD
02/06/2013, 06:45
valew Pablo pelos toques mas ainda tenho duvidas na seguintes questões o motor ap e o cambio de três marchas ele fica fraco de primeira :?: e sim pretendo usa lo todos os dias e para tudo a outra duvida seria se eu utilizar o cambio clark resolveria a questão da falta de torque na primeira marcha e daria um aumento na velocidade final:?: e a questão do consumo pra mim é importante pois moro em sp e aqui quase não tem transito né se for muito baixo ai prefiro colocar um diesel ah e aproveitando com o motor do opala 4cilindros a gasolina vc tem ideia do consumo ou alguém mais será q pode me ajudar nisso eu tenho um motor bf do jeep q acho não compensar retificar por causa do consumo tenho a possibilidade de um do opala tbm 6cc mas a álcool q tbm acho q vai consumir bastante e tenho outra possibilidade do motor do tempra 2.0 ie q não faço ideia se rola colocar adaptar no jeep consumo etc alguém mais pode me ajudar :?::?: obrigado a todos desde ja

Pablo.pinto2007
02/06/2013, 08:26
valew Pablo pelos toques mas ainda tenho duvidas na seguintes questões o motor ap e o cambio de três marchas ele fica fraco de primeira :?: e sim pretendo usa lo todos os dias e para tudo a outra duvida seria se eu utilizar o cambio clark resolveria a questão da falta de torque na primeira marcha e daria um aumento na velocidade final:?: e a questão do consumo pra mim é importante pois moro em sp e aqui quase não tem transito né se for muito baixo ai prefiro colocar um diesel ah e aproveitando com o motor do opala 4cilindros a gasolina vc tem ideia do consumo ou alguém mais será q pode me ajudar nisso eu tenho um motor bf do jeep q acho não compensar retificar por causa do consumo tenho a possibilidade de um do opala tbm 6cc mas a álcool q tbm acho q vai consumir bastante e tenho outra possibilidade do motor do tempra 2.0 ie q não faço ideia se rola colocar adaptar no jeep consumo etc alguém mais pode me ajudar :?::?: obrigado a todos desde ja

Vamos lá!

Motor AP com câmbio original 3M = pouca força, na verdade torque, pra saída, mas depois que o motor pega giro, beleza... consumo aproximadamente 5 km/l (no álcool), pra gasolina é só converter como em um carro flex...
Câmbio Clark, resolveria o problema de pouca força para sair, porém se ele for 4M o resultado de final é igual ao 3M pois a maioria dos câmbios 4M a relação da 4ª é 1:1 como a 3ª dos câmbios 3M... ou seja, de final não terá ganho... o consumo deve melhorar muito pouco devido ter que acelerar menos pra sair de 1ª.
Motor a diesel eu só colocaria se fosse o AP1.9 TDI que é esperto, porém o preço inviabiliza e pra vc que não tem AP ainda teria todas as adaptações subseguintes... e a meu ver só compensa pra quem roda muito, se for seu caso... é uma boa então pensar em importar um da argentina (ou estados brasileiros de fronteira, sempre tem, em SP tem é só procurar direitinho) ao custo de 12 pilas, isso mesmo mais caro que um MWM 2.8, que sai por 10 pilas, a diferença? o peso e o espaço exigido... eu só colocaria um motor 2.8 se tivesse um bernardão...
Motor do opala 4 cil não conheço e não conheço ninguém que o tem, aqui no CE ninguém coloca mais, o motor da vez é AP... ou 6 cil do opala (que também não está com essa bola toda aqui não)... motor 6cil do opala eu só colocaria se tivesse um conjunto mecânico paludo, ou seja, se as trilhas que eu fosse encarar fossem violentas ao extremo, como não são... fico de AP mesmo... e pra vc o consumo iria pra extratosfera... ainda mais a álcool, fica em torno dos 3 km/l...
Motor do tempra não há problemas nele, desde que esteja no tempra... pois a adaptação não será fácil e por ser injetado pode te trazer problemas com CODE ou coisas do tipo...é bom verificar... e o consumo não será dos melhores também não...

Pra vc que está buscando baixo consumo... eu aconselharia, um motor AP 1.8 injetado com câmbio do chevette 5M e diferencial 8/43 e pé leve, mas só troque o seu diferencial depois que testar... se ficar econômico e tiver força de saída tudo bem, senão, terá que trocar pelo 8/43. Os pneus não maiores que 31"... se possível até menores... e quanto mais finos menos consome... e se vc não faz trilha de jeito nenhum, vc poderia arriscar até um AP1.6 flex desses últimos que saíram (saveiro 07 ainda usam dele, não sei se tem mais moderno)... Essa relação de diferencial é bem específica para o pneu que usa... quanto menor o pneu o diferencial pode ser mais longo... e vice-versa... no meu caso usava 255 cobertos e estava bom, agora comprei uns 33" e vou ver como ficará... porém eu já estou na última opção de diferencial curto que é o 8/43... é bem capaz da minha quinta ficar morta, ou seja não conseguir andar de 5ª.

Qualquer coisa!!!

PAblo

dionil
02/06/2013, 15:28
Décio, eu aó acho que ele fica muito na vertical... o do santana e pampa são horizontais, é claro que vai depender de aplicação para aplicação devido o motor e seus agregados (buzina, vasos, bateria, etc)...

Dionil, o motor AP injetado dizem ser muito bom, boa resposta, dentre outras coisitas... porém eu acho que não dá só 97cv não... o meu que é carburado deve estar dando uns 105 a 110cv... mas deve ser por causa do comando e por ser alcool...
Dependendo da caixa, esse diferencial deve ser trocado, mas é sempre bom testar com a caixa rodando... e ver se ele tem força de primeira e se a quinta também anda bem...(se o câmbio for de 5ª, se for de 4ª não terá muito problema).

Abraços!

Pablo, eu fui saber no detran e o pessoal disse que só aceitaria motor com 10% de acrescimo na potência, ou seja, 99 cv visto que meu motor é o Bf, o ap 1.8 a gasolina sera que não fica dentro dessa faixa. O pessoal que usa o Ap 2.0 não deve ter cadastrado o mtor, quase todo mundo aqui em Maceio não legaliza a troca do motor e me dizem até que guarda nenhum vai abrrir o capô do jeep para ver o motor, sei lá sou medroso pra caramba mas vou ver o que faço.

dionil
02/06/2013, 15:32
No meu caso utilizei o radiador do gol 1.8 quadrado, ventuinha do santana e com pequenas adaptações ficou perfeito
Decio,

Se você não se incomoda gostaria de copiar seu projeto de reforma já vi seu topico lá no frota e gostei muito da sua viatura, inclusive qual a referencia desse amarelo que você utilizou, dizem porai que nada se cria tudo se copia. Se você naõ se incomodar gostaria de contar com sua ajuda.

jipeirodesdepequeno
02/06/2013, 17:00
Pablo, eu fui saber no detran e o pessoal disse que só aceitaria motor com 10% de acrescimo na potência, ou seja, 99 cv visto que meu motor é o Bf, o ap 1.8 a gasolina sera que não fica dentro dessa faixa. O pessoal que usa o Ap 2.0 não deve ter cadastrado o mtor, quase todo mundo aqui em Maceio não legaliza a troca do motor e me dizem até que guarda nenhum vai abrrir o capô do jeep para ver o motor, sei lá sou medroso pra caramba mas vou ver o que faço.

É isso ai, se for pra legalizar vc consegue documentar opala 4 cil e ap 1.8 ou 1.6, ja o 2000 passa dos 10%. Se vc pretende vender o jeep futuramente, documenta o 1.8 mesmo, ai se quiser mais motor só tira ele e roda com o 2.0 ja que é td igual, na blitz o guarda nao vai abrir capo fica tranquilo, só na transferencia que vai ter q ta no doc certinho

Decio Arruda
02/06/2013, 21:12
Dionil pode copiar a vontade, se precisar de alguma informação estou a disposição, a cor do meu Jeep é Amarelo vibrante usado nos antigos Eco Sport 4x4 da Ford que sairam em 2004 Testes: Ford Ecosport 2.0 4WD | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_143233.shtml) . O conjunto mecanico que coloquei foi motor AP 2.0 injetado do Santana 2002, cambio do Chevette junior (raridade muito dificil de achar) montados com as flanges da Deep tec que ficam perfeitas na adaptação, radiador do gol antigo. Dica comprei o santana sucata em um leilão com nota fiscal e baixa no Detran aproveitei motor, kit de direção hidraulica, modulo da injeção, chicote, caixa do filtro de ar, servo freio, cilindro mestre etc e ainda vendi o resto da sucata por quase o preço que comprei. Eu mesmo com muita paciencia fiz toda a adaptação e olha que sou apenas um mexânico rs rs rs

Decio,

Se você não se incomoda gostaria de copiar seu projeto de reforma já vi seu topico lá no frota e gostei muito da sua viatura, inclusive qual a referencia desse amarelo que você utilizou, dizem porai que nada se cria tudo se copia. Se você naõ se incomodar gostaria de contar com sua ajuda.

Decio Arruda
02/06/2013, 21:26
DCD, Coloquei no meu Jeep Ap 2.0 injetado, cambio chevette junior com relação 8/43 e pneus BF 33 ficou com bom torque em primeira marcha e bom também em velocidade na quinta marcha, sobre a economia nem se compara ao antigo BF 161 Beberrão. mecanica boa, confiavel e baixo custo de manutenção. As flanges da Deep tec ficam perfeitas nesta adaptação
motor AP x cambio do Chevette e Cambio do chevette x reduzida. Estou muito feliz com esta configuração.

DCD
03/06/2013, 15:25
Tenho tbm agora a possibilidade de um perkins 4cc alguem sabe como seria adaptar esse motor no jeep questões de torque velocidade final etc

Pablo.pinto2007
03/06/2013, 17:33
Tenho tbm agora a possibilidade de um perkins 4cc alguem sabe como seria adaptar esse motor no jeep questões de torque velocidade final etc

Perkins é a diesel..... a minha opinião em relação a diesel é a seguinte... vai andar mais que 50 km por dia? se sim manda ver... se não... não compensa... e outra hoje em dia a diferença de preço de combustível não está tão grande o que inviabiliza o motor diesel, por questões também de manutenção, motor diesel a manutenção é mais cara, embora seja com menos frequencia...

Outro grande problema que terás... se for colocar esse motor tem que comprar a caixa casada pra ele, pois não tem fácil adaptação pra ele, quando falo fácil, digo comercial... e prepare-se, direção hidráulica e reforço bem feito no chassis, pelo peso do motor, também terá que mexer na suspensão... enfim... eu acho que é um preço que não compensa...
Coloque na ponta do lápis...
Preço do motor AP= R$ 1.500,00 a 2.000,00;
Preço do câmbio do chevette = R$ 300,00 a 400,00 revisado;
Preço das flanges para chevette (motor e reduzida) = R$ 1.600,00 (deep tech);
Mais algumas coisitas como cardã (que independente de qual motor colocar, tem que refazer), parte da elétrica, radiador, bases do motor, coxins, mangotes.... vai aí mais uns R$ 1.500,00 a 2.000,00 dependendo de onde e como fizer...

Aí vc altera para os preços dos motores que está especulando... motor diesel (que deve estar no mínimo R$ 6.000,00) ou seja, só o preço do motor por baixo é o preço de toda a adaptação para motor AP e câmbio chevette... então pegue a diferença em dinheiro e transforme ela em combustível... e verás que andarás alguns anos para poder "gastar" essa diferença em combustível!!!

E posta pra gente esses preços cotados de motor...

Pablo

DCD
03/06/2013, 22:14
O motor é o perkins 4203 e tem varios vendendo a varios preços achei uns funcinando em perfeitas condições segundo o dono por preços de 3500 a 4000 qto a reforço chaci meu chaci ja é reforçado e alguem sabe me dizer autonomia a e se digitar no google pablo aparecem varios outros modelos q ainda não tive tempo de pesquisar e todos a venda so ainda não sei a que preço ah e qdo disse perfeitas condições e tal sçao palavras dos vendedores rsrs grato

Pablo.pinto2007
04/06/2013, 17:50
É Denis... realmente... quando falo em reforço do chassis, não me refiro a simplesmente barrear o mesmo, mas reforçar as bases e longarinas próximos... principalmente porque esses motores vibram muito... e vc tem que ver o câmbio que vai colocar nele... sai a um preço também alto... enfim... opções vc tem... analisa os custos de instalação do motor, adaptação da reduzida ao câmbio e faz aquela tabela que aconselhei...

Abraços!

Pablo

dionil
04/06/2013, 21:09
Perkins é a diesel..... a minha opinião em relação a diesel é a seguinte... vai andar mais que 50 km por dia? se sim manda ver... se não... não compensa... e outra hoje em dia a diferença de preço de combustível não está tão grande o que inviabiliza o motor diesel, por questões também de manutenção, motor diesel a manutenção é mais cara, embora seja com menos frequencia...

Outro grande problema que terás... se for colocar esse motor tem que comprar a caixa casada pra ele, pois não tem fácil adaptação pra ele, quando falo fácil, digo comercial... e prepare-se, direção hidráulica e reforço bem feito no chassis, pelo peso do motor, também terá que mexer na suspensão... enfim... eu acho que é um preço que não compensa...
Coloque na ponta do lápis...
Preço do motor AP= R$ 1.500,00 a 2.000,00;
Preço do câmbio do chevette = R$ 300,00 a 400,00 revisado;
Preço das flanges para chevette (motor e reduzida) = R$ 1.600,00 (deep tech);
Mais algumas coisitas como cardã (que independente de qual motor colocar, tem que refazer), parte da elétrica, radiador, bases do motor, coxins, mangotes.... vai aí mais uns R$ 1.500,00 a 2.000,00 dependendo de onde e como fizer...

Aí vc altera para os preços dos motores que está especulando... motor diesel (que deve estar no mínimo R$ 6.000,00) ou seja, só o preço do motor por baixo é o preço de toda a adaptação para motor AP e câmbio chevette... então pegue a diferença em dinheiro e transforme ela em combustível... e verás que andarás alguns anos para poder "gastar" essa diferença em combustível!!!

E posta pra gente esses preços cotados de motor...

Pablo

Beleza Plabo,

Te incomodando mais uma vez, então como eu tou querendo cadastra o motor no detran ta meio dificil achar um motor por aqui nestas condiçoes porém achei um motor ap 1.8 injeção monoponto retirado de um gol 94/95 por R$ 2800,00 ainda sem pechincha, será que tá muito caro ou pelo fato de ser injetado e facil para regularizar vale apena ainda segundo o mecanico o mesmo tá em otimo esta é so colocar no jeep e rodar.

Pablo.pinto2007
05/06/2013, 23:52
Beleza Plabo,

Te incomodando mais uma vez, então como eu tou querendo cadastra o motor no detran ta meio dificil achar um motor por aqui nestas condiçoes porém achei um motor ap 1.8 injeção monoponto retirado de um gol 94/95 por R$ 2800,00 ainda sem pechincha, será que tá muito caro ou pelo fato de ser injetado e facil para regularizar vale apena ainda segundo o mecanico o mesmo tá em otimo esta é so colocar no jeep e rodar.

É muito relativo esse negócio de preço... minha opinião... se esse motor tiver sido recém retificado com peças de qualidade, oficina de procedência vale cada centavo que estão pendindo... agora se for um motor que saiu desse carro 94, nunca foi retificado... tá caro, pois essa injeção foi a primeira que saiu nos AP, monoponto, não estou dizendo que é ruim, mas a multiponto é melhor... Mesmo sendo a multiponto por esse preço ainda está caro... um motor AP injetado deve dá na faixa dos 2 mil... pra regularizar é preciso recibo e comprovante de que o motor está limpo... ou seja, o veículo foi dado baixa no detran...
O meu eu nunca cadastrei... embora o motor esteja limpo, ou seja, o carro doador não foi "roubado" porém acho que não foi dado baixa, mas mesmo assim é possível, desde que eu assuma todos os riscos... preenchendo uma declaração e coisa e tal!!!

E essa de ter dor de cabeça pra cadastrar um motor mais forte que a lei diz, depende de estado para estado!!!

PAblo

DCD
09/06/2013, 04:52
Bom pablo a intensão é manter o cambio tres marchas mais ré do jeep e a tração não sei como ficaria o conjunto com o motor perkins qto a reforços ai nem faço ideia do q seja sei q o meu chassi ja tem uma longarina interna por dentro q acho q é o mais comum e simples o restante nem sei o q vc falou se puder explicar via fotos me ajuda muito

DCD
09/06/2013, 07:40
Nova duvida motor ap 1.6 diesel da kombi alguma informação e sabe se tem 1.8 ou até 2.0 desse motor E O CONSUMO AUTONOMIA

Willian Del Piero Rocha
09/06/2013, 14:44
Denis,o câmbio de 3 marchas original não suporta o perkins,pode até aguentar uma semana,um ano,etc,mas pode quebrar na primeira subidinha de uma trilha.Como já falado acima,se vai usar o diesel,coloca logo o câmbio que está com ele,pois não vai ter flange no mercado para adaptar o diesel no câmbio original.
Eu fico com o Pablo,vc não vai recuperar o dimdim do investimento tão cedo...
Eu tenho o BF 161 e está redondinho,quando ele abrir o bico ,vou de Ap 1.8 ou 2.0.
Existe o diesel da vw, 1.9 turbo,usado nos golf lá fora,até na Argentina,mas é mais caro que os diesel usados normalmente em jeep,,,eu acho que não compensa.....

mali9ski
10/06/2013, 11:28
O motor é o perkins 4203 e tem varios vendendo a varios preços achei uns funcinando em perfeitas condições segundo o dono por preços de 3500 a 4000 qto a reforço chaci meu chaci ja é reforçado e alguem sabe me dizer autonomia a e se digitar no google pablo aparecem varios outros modelos q ainda não tive tempo de pesquisar e todos a venda so ainda não sei a que preço ah e qdo disse perfeitas condições e tal sçao palavras dos vendedores rsrs grato

Cara não aconselho usar este motor, ele vibra um monte é barulhento é fraco pesado antigo, não aceita muito bem uma turbina....e se não for injeção direta e não tiver redondinho é ruim pra pegar cedo...

se for empatar isso ai e realmente quiser um diesel, empate mais um pouco e compre um maxion, que é leve anda melhor é e bem economico, mas pode, tem turbinado, separ algo proximo de 10 mil pra tudo com as adptações a caixa, se não tiver disponivel, o melhor e mais em conta e rodar com um 4 cilindros a gasolina mais moderno

valew

Pablo.pinto2007
10/06/2013, 12:49
Bom pablo a intensão é manter o cambio tres marchas mais ré do jeep e a tração não sei como ficaria o conjunto com o motor perkins qto a reforços ai nem faço ideia do q seja sei q o meu chassi ja tem uma longarina interna por dentro q acho q é o mais comum e simples o restante nem sei o q vc falou se puder explicar via fotos me ajuda muito

Esses motores antigo, são normalmente grandes (para o que rendem), como falaram aí, são lentos, porém tem um torque muito bom... porém não é só isso que um jeep precisa...

Esses reforços ao qual falo, são no chassis... todo chassis de jeep é em perfil U, e normalmente pra reforçar colocamos uma barra chata em cima e outra em baixo, chamamos isso de barrear o chassis... conforme a aplicação e utilização do jeep, se coloca uma barra mais espessa... e no seu caso que vai colocar um motor diferente terá que fazer novas bases de motor, elas teriam que ser bem reforçadas para aguentar todo o peso do conjunto... e por vibrar bastante teria que encontrar no mercado algum coxim bem eficiente para vibração... para amenizar a vibração para a carroceria...

Motor diesel eu refriso... não compensa se vc não anda muito, devido ao investimento e ao preço do diesel no posto... repito se eu fosse um cara chato pra diesel, o único motor que eu me arriscaria a colocar seria o 1.9TDI da VW por ser pequeno e ser plug in-play no meu caso que tenho AP... o grande problema é... comprar (no mercado brasileiro não existe fácil) e as peças... então para um jeep de trilha como o meu, não compensa... fico no álcool mesmo... beberrão e limpo... e tem outra grande vantagem, como sou eu quem meche nele, não fico com cheiro de gasolina nas mãos... oh catinga nojenta de sair!!! assim como o diesel...

Abração!!!

Pablo

mali9ski
10/06/2013, 14:10
Esses motores antigo, são normalmente grandes (para o que rendem), como falaram aí, são lentos, porém tem um torque muito bom... porém não é só isso que um jeep precisa...

Esses reforços ao qual falo, são no chassis... todo chassis de jeep é em perfil U, e normalmente pra reforçar colocamos uma barra chata em cima e outra em baixo, chamamos isso de barrear o chassis... conforme a aplicação e utilização do jeep, se coloca uma barra mais espessa... e no seu caso que vai colocar um motor diferente terá que fazer novas bases de motor, elas teriam que ser bem reforçadas para aguentar todo o peso do conjunto... e por vibrar bastante teria que encontrar no mercado algum coxim bem eficiente para vibração... para amenizar a vibração para a carroceria...

Motor diesel eu refriso... não compensa se vc não anda muito, devido ao investimento e ao preço do diesel no posto... repito se eu fosse um cara chato pra diesel, o único motor que eu me arriscaria a colocar seria o 1.9TDI da VW por ser pequeno e ser plug in-play no meu caso que tenho AP... o grande problema é... comprar (no mercado brasileiro não existe fácil) e as peças... então para um jeep de trilha como o meu, não compensa... fico no álcool mesmo... beberrão e limpo... e tem outra grande vantagem, como sou eu quem meche nele, não fico com cheiro de gasolina nas mãos... oh catinga nojenta de sair!!! assim como o diesel...

Abração!!!

Pablo

o meu é a alcool mas eu não preciso sujar minhas mão....pois abandonei a tempos o CARBURADOR..... é só abastecer e andar......:rally:

Pablo.pinto2007
10/06/2013, 18:48
o meu é a alcool mas eu não preciso sujar minhas mão....pois abandonei a tempos o CARBURADOR..... é só abastecer e andar......:rally:

Conta aí que módulo está usando (se vc se lembrar ou suber mesmo)... eu tenho vontade mas fico receoso... enfim... quando decidir o que fazer pra melhorar o motor eu verei se só injeto... ou se busco um motor mais louco como o do audi 1.8 (125cv) ou 1.8T (180cv)... animal demais isso, eu só tenho medo é da dor de cabeça depois... no caso do turbinado, pois é biturbo... enfim...

Pablo

Thiago Rodeghel
10/06/2013, 19:36
Conta aí que módulo está usando (se vc se lembrar ou suber mesmo)... eu tenho vontade mas fico receoso... enfim... quando decidir o que fazer pra melhorar o motor eu verei se só injeto... ou se busco um motor mais louco como o do audi 1.8 (125cv) ou 1.8T (180cv)... animal demais isso, eu só tenho medo é da dor de cabeça depois... no caso do turbinado, pois é biturbo... enfim...

Pablo

Não é biturbo o motor do A3, é só uma turbina mesmo...

[s]

mali9ski
11/06/2013, 11:01

Pablo

bom dia eu uso uma central marelli 1avb do 1.8 a alcool, e meu motor é um 92,8 x 84mm quase um 2100 esta com 13:1 de taxa cabeçote preparado, escapamento dimencionado, e filtro de ar ''grande'' funciona como um relogio, e cinceramente não sinto que preciso de uma turbina, talvez um blower um dia ( tenho um do detroit mas acho grande demais...hahaha)

os audis só os mais novos acho que tem 180 cv's os mais antigo tem 150.....

eu acho que não vale a pena pegar uma turbo original vão pedir o que não vale, a injeção vai da trabalho, e a turbina e cara pra cacete.....se fuma....:shock:

eu acho melhor usar uma injeção marelli e se turbinar um ou 4 bicos suplementar, ou uma programavel com uma turbina apl 240 kkk16 e outras que é facil de achar no mercado....

mas com pneus ''normais'' acho que um 2.0 aspirado a alcool taxadinho injetado bem redondo vai que é uma beleza, e o consumo também eu depois que troquei o map e dei uma limpada na minha sonda , não gasto mais de 10 litros de alcool por trilha....isso na trilha modo sovietico, no corte diretão.....:twisted:

que a um tempo levei a esposa e fui meio na lentona numa tarde gastei pouco mais de 5 litros de alcool......

valew

Pablo.pinto2007
12/06/2013, 11:43
bom dia eu uso uma central marelli 1avb do 1.8 a alcool, e meu motor é um 92,8 x 84mm quase um 2100 esta com 13:1 de taxa cabeçote preparado, escapamento dimencionado, e filtro de ar ''grande'' funciona como um relogio, e cinceramente não sinto que preciso de uma turbina, talvez um blower um dia ( tenho um do detroit mas acho grande demais...hahaha)

os audis só os mais novos acho que tem 180 cv's os mais antigo tem 150.....

eu acho que não vale a pena pegar uma turbo original vão pedir o que não vale, a injeção vai da trabalho, e a turbina e cara pra cacete.....se fuma....:shock:

eu acho melhor usar uma injeção marelli e se turbinar um ou 4 bicos suplementar, ou uma programavel com uma turbina apl 240 kkk16 e outras que é facil de achar no mercado....

mas com pneus ''normais'' acho que um 2.0 aspirado a alcool taxadinho injetado bem redondo vai que é uma beleza, e o consumo também eu depois que troquei o map e dei uma limpada na minha sonda , não gasto mais de 10 litros de alcool por trilha....isso na trilha modo sovietico, no corte diretão.....:twisted:

que a um tempo levei a esposa e fui meio na lentona numa tarde gastei pouco mais de 5 litros de alcool......

valew

Valeu!!!

As informações que estou pegando estão erradas então? Minhas fontes não são confiáveis então!!!

Bem... porque me referi ao motor do Audi... porque vi que existe ele 1.8T original, ou seja, era pra ser só instalar e pronto... apesar da dor de cabeça com os módulos, chicotes, mas no resto seria original... ou seja, era pra ser um bom motor... sei que tudo relacionado a audi e a golf são os olhos da cara... e se pensar que são motores AP melhorados só na parte de comando... dá até raiva...

Eu acho que vou acabar caindo no gosto popular mesmo... ou preparar o cabeçote pra aumentar um pouco o torque em baixa, ou turbinar mesmo, mesmo com o famoso lag... e injetar mesmo... seguindo a receita do módulo citado pelo colega aí!!!

Abraços!

Pablo

mali9ski
13/06/2013, 13:09
Valeu!!!

As informações que estou pegando estão erradas então? Minhas fontes não são confiáveis então!!!

Bem... porque me referi ao motor do Audi... porque vi que existe ele 1.8T original, ou seja, era pra ser só instalar e pronto... apesar da dor de cabeça com os módulos, chicotes, mas no resto seria original... ou seja, era pra ser um bom motor... sei que tudo relacionado a audi e a golf são os olhos da cara... e se pensar que são motores AP melhorados só na parte de comando... dá até raiva...

Eu acho que vou acabar caindo no gosto popular mesmo... ou preparar o cabeçote pra aumentar um pouco o torque em baixa, ou turbinar mesmo, mesmo com o famoso lag... e injetar mesmo... seguindo a receita do módulo citado pelo colega aí!!!

Abraços!

Pablo

Até aonde eu sei apenas os ''tiptronic'' tem 180cv.....

o que realmente é melhorado nos golf/audi não é apenas o cabeçote, a grande melhoria é o bloco mais alto com a biela longa e ele tem ''jet cooler'' esse ultimo é a diferença que faz ser muito melhor.....principalmente se for pra preparar......

valew

Pablo.pinto2007
13/06/2013, 18:57
Até aonde eu sei apenas os ''tiptronic'' tem 180cv.....

o que realmente é melhorado nos golf/audi não é apenas o cabeçote, a grande melhoria é o bloco mais alto com a biela longa e ele tem ''jet cooler'' esse ultimo é a diferença que faz ser muito melhor.....principalmente se for pra preparar......

valew

Eu então estou totalmente equivocado... pois bem veja, eu vi numa ficha técnica o curso e o diâmetro do pistão dos AP's no caso AP1.8 (VW) (santana), audi a3 1.8 e 1.8T e são todos os mesmos, por isso achei que fossem o mesmo bloco... o que muda realmente é a taxa de compressão, que imagino ser o pistão a diferença... o que é esse tal de jet cooler?

Valeu!

Pablo

DCD
14/06/2013, 00:56
Galera muito obrigado pra começar mas meu nivel de conhecimento e tbm financeirO esta bem abaixo do de vcs rsrs o meu jeep tbm esta muito alem do de vcs pois o obra de arte como é chamado devido a ficar mais parado do q andando tem motor e cambio original so q o motor não ta la essas coisas precisa trocar junta de coletor e tbm retificar pois as vezes fica fraco e nem em primeira sobe ai pensei na retifica so q seria caro pois teria um motor novo mais beberrão os motores ap q vi preferi a gasolina pela questão da maior autonomia so q qdo vc começa a negociar os caras vem com uma conversa q o preço é do motor parcial e tal ai vi o pérkins q vcs falaram não compensar e vi agora tbm o 1.6 diesel ap q esta em um preço QUASE igual ao dos ap 1.8 e 2.0 a gasolina e o kit de adaptação deep tec é o mesmo para diesel ou gasolina a diferença é q esse motor ap diesel faz 22 km com um litro em media e isso motor turbo segundo informações não comprovadas mas se ele fizer sei la 15 para mim q sou um cara de poucas posses $$$$$$$$ seria otimo alias perfeito e qto a questão do cambio não aguentar vou pegar leve até ter condições de adaptar um cambio melhor mas acho estranho pois na deep tec nada me informaram sobre a questão do cambio não aguentar esses motores então o q eu realmente preciso é por um motor no meu jeep para q eu possa primeiramente andar tranquilo e regulariza lo documentação etc depois eu penso em fazer trilha e outras coisas so preciso de um carro para q eu possa me locomover em sp no dia a dia e q não me custe muito ou consuma muito pois como disse infelismente tenho poucas posses $$$$$ os caras estão me pedindo no motor ap completo uma media de 2500 a 3000 e o ap diesel esta de 3000 a 3500 o kit deep tec é o mesmo para qualquer um dos motores e custa cerca de 760 reais no meu modo de ver a melhor relação custo beneficio se tratando do qto vou gastar autonomia de consumo e ter o jeep andando numa boa acho q seria o ap diesel mesmo q 1.6 pois diesel tem mais torque e ai resolveria a questão do cambio tres marchas ter a primeira fraca no ap a gasolina e a questão de final eu não faço ideia mas acho q aqui em sp não da pra andar a mais de 100 ou 120 por hora e mesmo pq nem me preocupo com isso pois de jeep quero mais é passear desfilar agora estando vcs munidos dessas informações por favor me digam o q realmente seria melhor vendo a coisa pela minha realidade e muito mas muito obrigado mesmo pela força de todos vcs espero um dia estaR com meu jeep em condições de visita los conhece los e até fazermos trilhas e passeios pois sou eu q faço tudo no meu jeep tbm e não aguento mais ve lo parado e eu sem carro grato AH IA ESQUECENDO MEUS PNEUS TBM SÃO ORIGINAIS SO MEUS FREIOS Q SÃO A DISCO NAS 4 Q EU MESMO TROQUEI

mali9ski
14/06/2013, 09:44
Eu então estou totalmente equivocado... pois bem veja, eu vi numa ficha técnica o curso e o diâmetro do pistão dos AP's no caso AP1.8 (VW) (santana), audi a3 1.8 e 1.8T e são todos os mesmos, por isso achei que fossem o mesmo bloco... o que muda realmente é a taxa de compressão, que imagino ser o pistão a diferença... o que é esse tal de jet cooler?

Valeu!

Pablo

o jet cooler ou tem gente que chama de pistão refrigerado, é um jato de oleo no pino do pistão para refrigerar a saia dele.... isso faz um motor durar quando preparado ou exigido demais, que sem o jet cooler quando o motor aquece a saia do pistão dilata ai risca o pistão e a camisa.........

valew

mali9ski
14/06/2013, 09:50
Galera muito obrigado pra começar mas meu nivel de conhecimento e tbm financeirO esta bem abaixo do de vcs rsrs o meu jeep tbm esta muito alem do de vcs pois o obra de arte como é chamado devido a ficar mais parado do q andando tem motor e cambio original so q o motor não ta la essas coisas precisa trocar junta de coletor e tbm retificar pois as vezes fica fraco e nem em primeira sobe ai pensei na retifica so q seria caro pois teria um motor novo mais beberrão os motores ap q vi preferi a gasolina pela questão da maior autonomia so q qdo vc começa a negociar os caras vem com uma conversa q o preço é do motor parcial e tal ai vi o pérkins q vcs falaram não compensar e vi agora tbm o 1.6 diesel ap q esta em um preço QUASE igual ao dos ap 1.8 e 2.0 a gasolina e o kit de adaptação deep tec é o mesmo para diesel ou gasolina a diferença é q esse motor ap diesel faz 22 km com um litro em media e isso motor turbo segundo informações não comprovadas mas se ele fizer sei la 15 para mim q sou um cara de poucas posses $$$$$$$$ seria otimo alias perfeito e qto a questão do cambio não aguentar vou pegar leve até ter condições de adaptar um cambio melhor mas acho estranho pois na deep tec nada me informaram sobre a questão do cambio não aguentar esses motores então o q eu realmente preciso é por um motor no meu jeep para q eu possa primeiramente andar tranquilo e regulariza lo documentação etc depois eu penso em fazer trilha e outras coisas so preciso de um carro para q eu possa me locomover em sp no dia a dia e q não me custe muito ou consuma muito pois como disse infelismente tenho poucas posses $$$$$ os caras estão me pedindo no motor ap completo uma media de 2500 a 3000 e o ap diesel esta de 3000 a 3500 o kit deep tec é o mesmo para qualquer um dos motores e custa cerca de 760 reais no meu modo de ver a melhor relação custo beneficio se tratando do qto vou gastar autonomia de consumo e ter o jeep andando numa boa acho q seria o ap diesel mesmo q 1.6 pois diesel tem mais torque e ai resolveria a questão do cambio tres marchas ter a primeira fraca no ap a gasolina e a questão de final eu não faço ideia mas acho q aqui em sp não da pra andar a mais de 100 ou 120 por hora e mesmo pq nem me preocupo com isso pois de jeep quero mais é passear desfilar agora estando vcs munidos dessas informações por favor me digam o q realmente seria melhor vendo a coisa pela minha realidade e muito mas muito obrigado mesmo pela força de todos vcs espero um dia estaR com meu jeep em condições de visita los conhece los e até fazermos trilhas e passeios pois sou eu q faço tudo no meu jeep tbm e não aguento mais ve lo parado e eu sem carro grato AH IA ESQUECENDO MEUS PNEUS TBM SÃO ORIGINAIS SO MEUS FREIOS Q SÃO A DISCO NAS 4 Q EU MESMO TROQUEI

Pois bem amigo se vc não quer gastar não vá de ap diesel, não si iluda com essas medias maravilhosas....

esse motor é fraquinho de força e durabilidade e confiabilidade, se vc apertar ele, ele abre o bico mesmo....

se realmente for a sua intenção colocar ele faça uma força para uma caixa de chevette que vc vai precisar de mais marchas pra aproveitar a pouquissima potencia do motor.....

e se quiser fazer trilha ai realmente não opte por ele...a menos que vc o trasnforme para 1.9 e turbine....

é só minha opinião

boa sorte.....:torcendo:

Pablo.pinto2007
14/06/2013, 14:07
o jet cooler ou tem gente que chama de pistão refrigerado, é um jato de oleo no pino do pistão para refrigerar a saia dele.... isso faz um motor durar quando preparado ou exigido demais, que sem o jet cooler quando o motor aquece a saia do pistão dilata ai risca o pistão e a camisa.........

valew

Valeu!!!

Sinceramente... eu desisto dessa de motor alheio (audi/golf) dá muito trabalho e o custo ficará alto pra minha realidade e intensão de uso!!!

A única coisa que talvez faça seja a injeção... mais nada!!!

Pablo

Thiago Rodeghel
14/06/2013, 16:46
Valeu!!!

Sinceramente... eu desisto dessa de motor alheio (audi/golf) dá muito trabalho e o custo ficará alto pra minha realidade e intensão de uso!!!

A única coisa que talvez faça seja a injeção... mais nada!!!

Pablo

Eu tive um Golf 2.0 2005, durante 6 anos, garanto que a manutenção dele foi somente troca de óleo regularmente e filtros, e uma troca de velas. As trocas de óleo eram meio puxadas, 200,00 em média, mas valeu a pena. E não é absurdo assim as peças dele. São baratas, pelo menos eu achei. E a correia dentada, coisa q vc troca a cada 60000km, custa 80 a 100 em média na concessionaria VW.

Motor do meu Jeep, tbm é alemão, tbm só troco óleo dele agora e filtro, nunca deu pau. Tbm gasto 200,00 em média nas trocas, somente coloco óleo comprado na concessionaria e filtro, se não me engano é o Castrol Professional 10w40 sintético (35,00 o litro) ou o Mobil1 0w40(50,00) . E isso faço a cada 5000km.

As vezes a gente acha que é absurdo, tudo é caro, mas vou falar, se vc colocar um motor, pensando que vai dar pau, não vale a pena. Tem que colocar o motor e curtir, não ficar pensando que vai dar pau e ser caro... Se fosse assim ficava com o motor do Jeep, que tbm tem manutenção cara, constante, e não acha mais peças originais ou com qualidade, infelizmente.

O negocio é na hora de montar, fazer bem feito, só... E pegar um motor filé...

Eu apoio os motores modernos com certeza!!! kkk... Como disse um amigo meu: "coloquei um GM 6c pq se der pau em 1 cilindro tem mais 5" e eu respondi... Coloquei meu motor AP pq não falha nenhum cilindro...kkk

[s]

willtroller
15/07/2013, 10:35
Fala Galera...
A algum tempo estive aqui para pegar dicas sobre o motor AP e oq fazer para melhora-lo...
Pois bem, meu jipe ficou pronto e fiz a minha primeira trilha, sou de Slz do MA e fui para os Lençois Maranhenses, areia absurda...
Meu AP 1.8 FT 200, com comando 049H e o ponto adiantado(TPS 4% na lenta), fez bonito demais, nao atolou e nem esquentou(radiador de SIENA)...
E olha que ele esta cm pneus 33" MUD, coisa que em minha opinião foi mto bem compensada pela relação de diferencial(8x43)...
Sinceramente esse motor esta de PARABENS, pensei que ia da trabalho pra subir as dunas e esperava esquentar um pouco na trilha devido a areia ser mto solta e na volta ter andado em pelo meio-dia...
Caixa do Chevett mto bem dimensionada para esse motor, carro so usa praticamente UMA unica marcha, a 2° traçado...
Eu ja estava guardando a grana pra colocar um 4.1 6cc, mas vai ficar pra projetos bem futuros, por enquanto tenho ctz q o AP vai da conta do recado...
Doido pra fazer uma trilha na lama, onde espero que ele seja mais fraco, porque precisara de torque em baixas rotações!
Bora esperar a VAMUQVAMU!!!

ZEMAVECO
16/07/2013, 20:41
Bem amigos, vejo que o ap é muito bom no jeep,sera que ficaria bom numa rural 4x2 so pra andar na cidade e estrada, tenho uma rural 76 4x2 e penso em bota nela um ap 1.8 com caixa de chevett, o que voces mi dizem, sei que o peso da rural é bem superior ao do jeep.

Pablo.pinto2007
19/07/2013, 15:50
Bem amigos, vejo que o ap é muito bom no jeep,sera que ficaria bom numa rural 4x2 so pra andar na cidade e estrada, tenho uma rural 76 4x2 e penso em bota nela um ap 1.8 com caixa de chevett, o que voces mi dizem, sei que o peso da rural é bem superior ao do jeep.

Essa sua configuração com a relação 8x43 deve ficar bom pra andar na cidade...

Aqui na cidade tem uma na oficina com essa configuração só que 4x4 e aro 22" eu já disse que o carro não vai andar, mas o dono insistiu... fazer o quê!

Ah! e coloca pneus pequenos... tipo ou originais 600x16 ou semelhante... vai ficar bom!!!

Abraços!

Pablo

ZEMAVECO
19/07/2013, 21:17
OBRIGADO Pablo Pinto PELA RESPOSTA. E SOMOS VIZINHOS NÉ? EU SOU DO RN, CARAÚBAS FICA PRÓXIMO A MOSSORO

Pablo.pinto2007
19/07/2013, 21:50
OBRIGADO Pablo Pinto PELA RESPOSTA. E SOMOS VIZINHOS NÉ? EU SOU DO RN, CARAÚBAS FICA PRÓXIMO A MOSSORO

Olha só... nem tinha percebido... é isso aí!! Grande abraço!

Pablo

F-75 DudaRenner
01/08/2013, 17:07
Boa tarde pessoal!!!

Preciso de uma ajudinha... to colocando motor AP 2.0 Mi do santana 98 e caixa 5 marchas do chevete. Alguem tem alguma foto e como se faz o acoplamento do motor com o cambio? Na parte da prese no caso...

Tava pensando em comprar a flange da Giovane performance que é mais barata que as capas secas vendidas no mercado.

Agradeço se poderem me ajudar!!!

abraço

Pablo.pinto2007
01/08/2013, 17:15
É uma flange muito utilizada exatamente dessa turma de chevette que colocam bastante o motor AP neles... então tem que ver se é confiável, se aguenta o tranco... ok? Eu não conheço... tem que ver também a parte do eixo piloto, se precisa fazer algo e do rolamento guia do eixo piloto que vai no volante do virabrequim... são tantas coisas... e ainda tem a flange para a reduzida!!!

Abraços!

Pablo

F-75 DudaRenner
02/08/2013, 07:07
Obrigado Pablo!!!

A flanges são confiáveis sim, pois nas arrancadas são as mais usadas, só não sei se precisa mais ou menos adaptação do que eu comprando a capa seca pronta da DEEPTEC pois nenhum vem com eixo piloto pronto, além disso uma custa R$250,00 e a outra R$800,00.

abraço

Decio Arruda
05/08/2013, 00:11
Coloquei no meu o kit da Deeptec, é um pouco mais caro mas tem um excelente acabamento e se encaixa perfeitamente nas furações do motor e do cambio do chevette, ficou perfeito, no kit vem a flange e o disco de embreagem com a estria do eixo piloto do chevette para ser usada com o platô do AP, coloquei tambem o rolamento do Opala que é um pouco maior mas serve e fica muito bom.

Boa tarde pessoal!!!

Preciso de uma ajudinha... to colocando motor AP 2.0 Mi do santana 98 e caixa 5 marchas do chevete. Alguem tem alguma foto e como se faz o acoplamento do motor com o cambio? Na parte da prese no caso...

Tava pensando em comprar a flange da Giovane performance que é mais barata que as capas secas vendidas no mercado.

Agradeço se poderem me ajudar!!!

abraço

F-75 DudaRenner
05/08/2013, 07:16
Decio!!!

Obrigado pelas imagens, mas acho que vou optar pela capa seca do Genio, é uma peça só e utiliza a embreagem completa do AP apenas troca o miolo do disco, alem disse é uma capa seca lacrada se usa o grafo da caixa do AP pelas fotos tem um acabamento muito bom.

abraço

F-75 DudaRenner
07/08/2013, 11:44
Como fica o cardã traseiro com essas flanges todas, muito pequeno?

Pablo.pinto2007
07/08/2013, 17:11
Fica muito pequeno o cardã, não tenho no meu, mas o meu que o câmbio é menor um pouco já é pequeno e tenho problemas com a altura, ou seja, tenho que inclinar o power train para baixo para poder dar certo... senão a cruzeta fica pegando, batendo o que se quebrar a confusão é grande!!! Abraços! Pablo

F-75 DudaRenner
10/08/2013, 21:54
Alguem já tentou colocar uma caixa de C-10 com motor AP 2.0?

Pablo.pinto2007
11/08/2013, 09:30
Muita gente já colocou... porém eu não tenho essas informações!

Pablo

Thiago Rodeghel
11/08/2013, 10:19
Alguem já tentou colocar uma caixa de C-10 com motor AP 2.0?

Caixa de C10, no meu ponto de vista não compensa muito, exceto pela robustez, já que vai trocar o cambio do Jeep 3M, coloca logo um 4 ou 5M se possível... Vai compensar o investimento e adaptação futuramente...

[s]

calhiandro
11/08/2013, 10:25
Caixa de C10, no meu ponto de vista não compensa muito, exceto pela robustez, já que vai trocar o cambio do Jeep 3M, coloca logo um 4 ou 5M se possível... Vai compensar o investimento e adaptação futuramente...

[s]

Mas existe cambio de c10 4 marchas tem um jeep aqui na minha cidade rodando com essa configuração: motor ap+ cambio de c10.

F-75 DudaRenner
11/08/2013, 10:48
Eu tenho uma caixa dessas e tava pensando em usa-la por ser mais curta e mais forte, o curta quero dizer no comprimento assim sobrando mais cardã traseira, não uso ele na estrada só para trilhas, então acho que seria melhor a da C-10.

Será que mais alguem acompanha esse tópico ou é só nós dois, hehehehehe

obrigado

Abraço

Leonardo Truccolo
11/08/2013, 14:19
Eu tenho uma caixa dessas e tava pensando em usa-la por ser mais curta e mais forte, o curta quero dizer no comprimento assim sobrando mais cardã traseira, não uso ele na estrada só para trilhas, então acho que seria melhor a da C-10.

Será que mais alguem acompanha esse tópico ou é só nós dois, hehehehehe

obrigado

Abraço

Mas qual caixa??? A de 3 ou 4 marchas???

Abs

juleymar73
11/08/2013, 14:25
pelo que ja li e vi sobre isso , quem por caixa 3 marcha em AP 1.8 ate mesmo 2.0 tera uma decepção , poois essas caixas não tem primeira marcha e o motro AP nao tem torque pra essa caixa .

calhiandro
11/08/2013, 15:16
pelo que ja li e vi sobre isso , quem por caixa 3 marcha em AP 1.8 ate mesmo 2.0 tera uma decepção , poois essas caixas não tem primeira marcha e o motro AP nao tem torque pra essa caixa .
O que tem aqui é AP 1.8 carburado+caixa de c10 4 marchas, é bom já dirigi tem força.

sikart
11/08/2013, 21:10
Motor ap o ideal é cambio 4 a 5 m, pois se for 3m fica muito pesado para o motor.
Tenho um amigo com motor ap1.8 e caixa c10 3m, fica pesado, o meu com 4 m vai bem melhor.

juleymar73
11/08/2013, 21:32
Motor ap o ideal é cambio 4 a 5 m, pois se for 3m fica muito pesado para o motor.
Tenho um amigo com motor ap1.8 e caixa c10 3m, fica pesado, o meu com 4 m vai bem melhor.
ai sim e uma boa adaptação , de 3M e furada .

Leonardo Truccolo
11/08/2013, 21:35
Se for o de 4m é muito comum por aqui, a maioria dos meus amigos usam essa configuração AP + cx C10/F1000 4m.

Abs

F-75 DudaRenner
11/08/2013, 21:58
Léo é a de 3 marchas, sei que é longa mas é o que a casa ta oferecendo de momento, kkkkk

Thiago Rodeghel
12/08/2013, 08:10
Léo é a de 3 marchas, sei que é longa mas é o que a casa ta oferecendo de momento, kkkkk

Qual a relação do seu diferencial? e medida dos pneus?
Se for uma relação boa, e com os pneus não muito grandes, acho q até dá pra tocar essa caixa no AP

[s]

F-75 DudaRenner
12/08/2013, 11:02
Qual a relação do seu diferencial? e medida dos pneus?
Se for uma relação boa, e com os pneus não muito grandes, acho q até dá pra tocar essa caixa no AP

[s]

Relação 9 x 44, pneus 31" x 10,5.

Hoje ando com uma relação mais longa 11 x 45 e pneus 750 x 16, caixa original 3 marchas e motor original 6cc (fumando mais que morcego).
Nas nossas trilhas ando bem porque é longo, uso bastante a 1ª e 2ª, enquanto os outros usam somente a 2ª e não conseguem por 3ª senão morre motor (dos que tem caixa 3 marchas).

Leonardo Truccolo
12/08/2013, 11:34
Relação 9 x 44, pneus 31" x 10,5.

Hoje ando com uma relação mais longa 11 x 45 e pneus 750 x 16, caixa original 3 marchas e motor original 6cc (fumando mais que morcego).
Nas nossas trilhas ando bem porque é longo, uso bastante a 1ª e 2ª, enquanto os outros usam somente a 2ª e não conseguem por 3ª senão morre motor (dos que tem caixa 3 marchas).

Duda,

Essa tua caixa original ta ruim??? Pq tu não usa ela?
A de C10 é mais resistente, mas vai ficar muito longa.

abs

F-75 DudaRenner
12/08/2013, 11:56
Duda,

Essa tua caixa original ta ruim??? Pq tu não usa ela?
A de C10 é mais resistente, mas vai ficar muito longa.

abs

A original ta boa, mas já que vou mexer e tenho em casa essa da C-10 que dizem ser inquebravel já ia por... tenho a do chevas 5 marchas mas acho que vai ficar muito longo o powertrain e cardã traseiro muito curto, ai depois quando for mexer na suspa pra levantar um pouco foi ficar trancado...
Acho que vou tirar uma medidas pra por essa caixa do chevas, motor o que der pra frente e deslocar o eixo traseiro uns 15cm pra trás... e ver o que acontece...

Pablo.pinto2007
12/08/2013, 16:50
Por se tratar de uma camionete, eu não veria problemas com o câmbio do chevette não... agora depende do que pretende fazer com a F... por exemplo: vai dar cacete, usar pneu maior que 33, levantar a suspensão... bem pra isso nem o motor AP aguenta e nem o câmbio do chevette também... a opção melhor seria um 6 canecos GM com câmbio de 4M dos grandes (pode ser o bendito da C-10)... ou o 3M mesmo!!! Agora se o amigo vai só passear, fazer alguma coisa leve, eu iria de motor AP com cÂmbio do chevette mesmo, fica solto, usando relação 8:43 fica perfeito para pneus até 31 ou até 33 mesmo... não fica amarrado nem preso... fica ideal... agora se colocar motor AP com o câmbio 3M C-10, mesmo com relação 8:43, eu acho que vai ficar fraco, digo isso porque já tive câmbio 3M com motor AP e relação 8:43 com pneu 255/70R15 e original 600/16 (dois jogos)... e faltava força até pra subir a ladeira da garagem, tinha que debrear...
Fica a dica...
Motor AP não tem torque em baixa, e todas as aplicações de câmbios 3M os motores tem um bom torque em baixa rotação!!!
Outra saída pra vc é colocar o câmbio 3M no seu motor 6cil original...

Pablo

turbino
12/08/2013, 17:13
Boa tarde galera, sou novo aqui no forum e no mundo 4x4 tambem, entao ja peço desculpa pela falta de conhecimento.
Tenho um cj5 com motor (6 cil. cansado) e cambio (3M) originais, ele ta muito fraco, pra sair numa subida as vezes tenho que reduzir, será que é normal? Tava querendo partir para um AP 1.8 com cambio de chevette 5M, será que vai melhora neste aspecto?

Ah, uso pneu 265x70x16

desde ja muito obrigado

F-75 DudaRenner
12/08/2013, 17:56
Pablo desculpa se não mencionei antes, mas quando me inscrevi eu tinha uma F75, hoje possuo um CJ5 69.
Em relação ao que falou te dou toda razão, o cambio C-10 é longo mesmo... mas meu modo de dirigir é bem arrojado (pé na bomba) então pelo que já li acho que o câmbio do chevas não vai aguentar.
Acho que vou seguir tua sugestão e partir para um 6cc e vender meu conjunto 2.0 com a caixa de chevette...

obrigado

Thiago Rodeghel
12/08/2013, 22:10
Pablo desculpa se não mencionei antes, mas quando me inscrevi eu tinha uma F75, hoje possuo um CJ5 69.
Em relação ao que falou te dou toda razão, o cambio C-10 é longo mesmo... mas meu modo de dirigir é bem arrojado (pé na bomba) então pelo que já li acho que o câmbio do chevas não vai aguentar.
Acho que vou seguir tua sugestão e partir para um 6cc e vender meu conjunto 2.0 com a caixa de chevette...

obrigado

Precisa ver certinho, se a relação do cambio do Jeep 3m, se difere tanto assim para o cambio Clark 3m da C10, pq as vezes a gente acha q é mais longo, e não tem tanta diferença assim. Certeza que a 3ª marcha deve ser igual de ambas 1:1

Sempre escuto gente falando bem do cambio do Chevette no AP... E o conjunto não fica longo, não é para forçar cruzetas, claro que depende do kit de flanges q vc vai colocar... Eu usei no meu os kits da Deep Tec, só q meu cambio é maior ainda, da C20 5M, fica perfeito, não tem problema nenhum nos cardans e cruzetas. O tipo de flange de adaptação, principalmente do cambio clark na reduzida willys, influencia muito no comprimento do conjunto.

Então, já faz a troca toda, motor e cambio, e seja feliz, faz uma coisa só, vai gastar bem menos, do que vc trocar uma coisa primeiro, depois outra.

[s]

F-75 DudaRenner
13/08/2013, 07:24
Thiago

A principio a relação que tenho na caixa da C-10 é:
1ª - 2,91 : 1
2ª - 1,75 : 1
3ª - 1,00 : 1

Relação Willys
1ª - 2,78 : 1
2ª - 1,55 : 1

Isso foi o que achei na net...
Mas como falei, a caixa de C-10 eu já tenho e a do chevas no tipo de trilha que faço quase certo que vai quebrar...

Thiago Rodeghel
13/08/2013, 08:11
Thiago

A principio a relação que tenho na caixa da C-10 é:
1ª - 2,91 : 1
2ª - 1,75 : 1

Relação Willys
1ª - 2,78 : 1
2ª - 1,55 : 1

Isso foi o que achei na net...
Mas como falei, a caixa de C-10 eu já tenho e a do chevas no tipo de trilha que faço quase certo que vai quebrar...

Entendi, então, eu quando comprei o cambio da C20, tinha muitas lendas tbm sobre que quebrava coisa e tal tinha até alguns que falavam que era de vidro... Ouvi muita gente falando isso aqui. Mas montado no Jeep, nunca deu problema, sequer vazou. Então, as vezes pode até ser que o do Chevette aguente sua tocada no Jeep, se quebrar, não é caro de arrumar ou vc pode trocar.

Eu achava que vc tinha o cambio do Chevette tbm já... É q seu diferencial é 9x44, se fosse o 8x43 ate´arriscava. Mas pelo que o pessoal tem experiência diz q é longo para o AP, então...

Será q tu não consegue trocar por um cambio 4m de alguma pickup, já ajudaria...

[s]

Pablo.pinto2007
13/08/2013, 19:18
Boa tarde galera, sou novo aqui no forum e no mundo 4x4 tambem, entao ja peço desculpa pela falta de conhecimento.
Tenho um cj5 com motor (6 cil. cansado) e cambio (3M) originais, ele ta muito fraco, pra sair numa subida as vezes tenho que reduzir, será que é normal? Tava querendo partir para um AP 1.8 com cambio de chevette 5M, será que vai melhora neste aspecto?

Ah, uso pneu 265x70x16

desde ja muito obrigado

O seu vai ficar show de bola!!!

Abraços!

Pablo.pinto2007
13/08/2013, 19:19

obrigado

Se queres aloprar nas trilhas o melhor a fazer é isso mesmo... trocar o motor AP por um 6 cil GM, aí botar esse câmbio nele (3M C-10)... vai ficar indestrutível...

F-75 DudaRenner
04/10/2013, 10:00
Alguem tem idéia de como se faz a imenda da prise pra por caixa original do willys no motor AP usando de capa seca uma carcaça de caixa do AP?

Leonardo Truccolo
04/10/2013, 10:16
Alguem tem idéia de como se faz a imenda da prise pra por caixa original do willys no motor AP usando de capa seca uma carcaça de caixa do AP?

Fala Duda, blz?

Tem que ser feito em um torneiro. Fica bom, eu ja usei um tempão num jipe com motor de Opala fuçadinho, que eu tinha e nunca tive problema.

Abs

Pablo.pinto2007
04/10/2013, 12:58

Pena eu não ter tirado as fotos, mas eu tinha motor AP com caixa original willys 3M primeira seca... usava capa seca do AP cortada a um certo ponto, na verdade faceada a um certo ponto (medida), depois eu mandei fundir um bloco de alumínio de uns 3 cm de espessura e fiz o espelho na caixa original e depois parafusei na capa seca já faceada... a solda no eixo de prisma vc só pode mandar fazer depois que fizer essa peça pois aí estará a medida do eixo de prisma... sendo que vc pode simplificar as coisas... eu só aumentei o meu eixo, usando disco de embreagem do willys e platô do AP, pra isso temos que mandar cortar o disco... (por causa do fresado)... porém eu não sei a espessura do eixo do câmbio da linha VW, pois ao invés de soldar a ponta (fresado) willys, já podia soldar o fresado AP, assim a sua embregem ficaria toda VW... confere produção? mas preste atenção, isso só seria interessante se o eixo do câmbio VW for do mesmo diâmetro do eixo do willys, pois por soldar já temos um ponto fraco, imagine soldando um eixo mais fino!!!

Espero ter ajudado!

Pablo

Marcio Rossetto
08/10/2013, 14:18
Pessoal , vai um relato do meu projeto .

Tenho aqui em Minas um com a seguinte configuração : Motor ap 1.8 injetado , cambio Clarck 240 f da f4000 4 marchas , relação 9:53 , pneus 35 mud com eixos da f75 . Só alegria . Andei quebrando os semi eixos da frente , agora ,coloquei sistema de homocinética . Na minha opinião , como o Pablo disse , ou você prepara um jipe com motor fraco e super redução , ou , motor forte e usa cambio longo. Ai depende da trilha , aqui em Minas como são erosões , eu engato a primeira com 6,5 : 1 de redução mais tcase do jipe e subo os morros em marcha lenta com o apezinho. Se fosse um 6 cilindros com cambio de opala, teria torque , mais a velocidade de subida alta demais . As vantagens que vejo no projeto motorzinho e super redução são os seguintes : Motor super leve , o jipe não agarra facilmente , diferenciais , cardãs e embreagem são poupados ,economia de combustível, motor injetado e de fácil manutenção com um cambio inquebrável . No on road eu consegui um jipe que anda perfeitamente bem na estrada em uma velocidade de cruzeiro de 80 a 100 km com muita segurança em 80% do trajeto . Na subida , fica , mas sobe em terceira que é muito reduzida no caso desse cambio .

Se queres aloprar nas trilhas o melhor a fazer é isso mesmo... trocar o motor AP por um 6 cil GM, aí botar esse câmbio nele (3M C-10)... vai ficar indestrutível...

Pablo.pinto2007
28/10/2013, 18:14
Amigos, meu motor estava batendo a parte de baixo, levei a um mecânico e o mesmo falou que era biela e era só uma, enfim, desmontei meu motor no lugar mesmo, por baixo, o que diziam ser impossível, e pergunto pra retífica, ou seja, tenho que retificar o eixo do virabrequim, mas o bloco tem que ir pra retífica também? sendo que as buchas dos mancais estão boas. E as bielas? ou a retífica só vai botar nas medidas e eu vou comprar as peças (bronzinas de biela e mancais?)...

Agradeço a ajuda, pois amanha levarei na retífica para ver se o eixo ainda pega corte!

Ah! e todo motor AP tem dois retentores no eixo do vira, um na dianteira e um na traseira, o da traseira sai depois do volante e o da dianteira, como faço pra tirar? tirando a porca da engrenagem (onde pega a correia dentada?) pra que lado aperta? é rosca direita mesmo?

Agradeço a ajuda, desde então!

PAblo

edwint
19/11/2013, 20:44
PESSOAL ATENÇÃO...

meu ap2.0 estava com pouco rendimento(fraco) e gastando muito.
O problema estava no FILTRO DE AR com POUCA VAZÃO... entao usar um bom filtro com bastante vazão de ar (BOCUDO).

nino-ed
20/11/2013, 13:25
Srs,

Preciso da opniao de voces.....

Estou para colocar um motor ap 2.0 Monoponto. Na viatura ja esta com a caixa de chevette 5M.

Queria saber alguns detalhes... como qual embreagem usar...(ouvi dizer que usa o da Kombi Moderna)

Alguem usa essa configuração ?

Abraço

mali9ski
20/11/2013, 13:47
Srs,

Preciso da opniao de voces.....

Estou para colocar um motor ap 2.0 Monoponto. Na viatura ja esta com a caixa de chevette 5M.

Queria saber alguns detalhes... como qual embreagem usar...(ouvi dizer que usa o da Kombi Moderna)

Alguem usa essa configuração ?

Abraço

O disco vc pode mandar fabricar um do chevette com as fibras do ap 2.0, ou comprar do ML um disco apxchevette....mas tem que ser para plator do 2.0

plator usa do 2.0, e o rolamento da pra usar um de opala com o colar maior, ou cortar um usado e soldar o rolamento chevrolet na base do outro para conpensar a flange....

mais simples que o painel do seu jeep....

Pablo.pinto2007
20/11/2013, 22:44
O disco vc pode mandar fabricar um do chevette com as fibras do ap 2.0, ou comprar do ML um disco apxchevette....mas tem que ser para plator do 2.0

plator usa do 2.0, e o rolamento da pra usar um de opala com o colar maior, ou cortar um usado e soldar o rolamento chevrolet na base do outro para conpensar a flange....

mais simples que o painel do seu jeep....

Nas duas adaptações que fiz e usei no meu jeep, acontece o seguinte... a embreagem segue conforme a capa seca... no caso do motor AP, temos a capa seca do AP até próximo à flange do câmbio (adaptações)... portanto platô e colar do AP e disco do câmbio cortado no tamanho do platô... por exemplo... minha primera adaptação era motor AP com câmbio original... portanto era platô e colar do AP e disco do jeep, sendo que o disco do jeep é maior que o platô do AP, então levei num torneiro e ele usinou a sobra... da mesma forma agora que é motor AP com câmbio do Niva... sendo que o disco do niva é igual orelha de freira, não se acha... e o similar que é do tempra também não... então só sobra a autorizada willys (sucata)... mas o porque de ser o disco do câmbio é devido o eixo de prisma, por causa do fresado, portanto tem gente que solda o eixo do câmbio do motor AP no eixo do câmbio adaptado, portanto assim a embreagem fica toda original AP ou do motor inserido!

Abraços!

Pablo

Mazaropi-RJ
29/11/2013, 08:07
Coloquei no meu o kit da Deeptec, é um pouco mais caro mas tem um excelente acabamento e se encaixa perfeitamente nas furações do motor e do cambio do chevette, ficou perfeito, no kit vem a flange e o disco de embreagem com a estria do eixo piloto do chevette para ser usada com o platô do AP, coloquei tambem o rolamento do Opala que é um pouco maior mas serve e fica muito bom.

Caro Decio...

Estou com uma config. igual 'a sua. A pergunta é : Qual filtro de óleo é esse que você está usando ? É próprio para o AP 2.0 ? No meu caso o filtro recomendo não coube ( a sua foto #3 da´uma ideia do porque ) ficou muito longo e acabava encostando na flange. Acabei usando o filtro do Gol 1.0 como alternativa provisória mas não me agrada nem um pouco.
Abç

mali9ski
30/11/2013, 10:17
Caro Decio...

Estou com uma config. igual 'a sua. A pergunta é : Qual filtro de óleo é esse que você está usando ? É próprio para o AP 2.0 ? No meu caso o filtro recomendo não coube ( a sua foto #3 da´uma ideia do porque ) ficou muito longo e acabava encostando na flange. Acabei usando o filtro do Gol 1.0 como alternativa provisória mas não me agrada nem um pouco.
Abç

Esmerilha a flange o coloca um maior....

na minha eu cheguei a usar o filtro de oleo do yamar BTD 33 que da quase o dobro dos filtro de oleo dos ap's...

Pablo.pinto2007
03/12/2013, 14:15
Caro Decio...

Abç

Esse filtro do gol é totalmente intercambiável no AP, sem problemas... usei por muito tempo, sem problemas algum... inclusive os antigos eram pequenos... os modernos é que são grandes...

Hoje uso o original (maior) porque cabe... antes topava no pedal da embreagem que era original em baixo ainda!!!

Abraços!

Pablo

Pablo.pinto2007
03/12/2013, 14:28
Alguém sabe dizer o diagnóstico quando escuto no motor AP parecendo um compressor de caminhão? motor parcialmente retificado, ou seja, trocado todas as juntas, pode ser junta queimada? não era pra perder força se fosse? motor funcionando normal sem perda de rendimento!!!

Abraços!

PAblo

Ricardo MG
04/12/2013, 08:27
Alguém sabe dizer o diagnóstico quando escuto no motor AP parecendo um compressor de caminhão? motor parcialmente retificado, ou seja, trocado todas as juntas, pode ser junta queimada? não era pra perder força se fosse? motor funcionando normal sem perda de rendimento!!!

Abraços!

PAblo

Pablo,

Aconteceu comigo no Gol com motorização AP, o mecânico desmontou o coletor de escape, colocou a junta nova e no "apertar" o coletor não assentou direito ficando uma pequena folga, vale a pena vc dar uma conferida.

Acompanho o seu tópico desde o início, parabéns pelo empenho e dedicação!

abs

Pablo.pinto2007
04/12/2013, 11:20
Pablo,

Aconteceu comigo no Gol com motorização AP, o mecânico desmontou o coletor de escape, colocou a junta nova e no "apertar" o coletor não assentou direito ficando uma pequena folga, vale a pena vc dar uma conferida.

Acompanho o seu tópico desde o início, parabéns pelo empenho e dedicação!

abs

Vou dar uma verificada... mas coletor é seminovo e a saída da descarga também é nova... juntas todas novas... quem sabe um aperto... pois eu havia colocado uns tarugos de aço inox com porcas inox e arroelas de pressão... um colega aconselhou colocar porcas parloc, sendo que não achei porcas parloc inox, então coloquei de aço, sendo que uma das porcas deformou no aperto com torque recomendado na tabela... é claro que essa porca eu coloquei uma de inox (das que havia tirado)... então não posso confiar nessas porcas... vou verificar o aperto!!!

Vale conferir o aperto do cabeçote? depois de rodar alguns quilômetros?

Não consigo também tirar vazamento de óleo da tampa de válvulas... já troquei a junta, já apertei moderadamente (aquela junta ela costuma "fugir" se apertar muito), não resolveu, então dei aperto deveras!!! e nada do mesmo jeito!!!

Abração!

Pablo

Mazaropi-RJ
04/12/2013, 12:28
Valeu mali9ski, Valeu Pablo...

Ricardo MG
04/12/2013, 13:34
Vou dar uma verificada... mas coletor é seminovo e a saída da descarga também é nova... juntas todas novas... quem sabe um aperto... pois eu havia colocado uns tarugos de aço inox com porcas inox e arroelas de pressão... um colega aconselhou colocar porcas parloc, sendo que não achei porcas parloc inox, então coloquei de aço, sendo que uma das porcas deformou no aperto com torque recomendado na tabela... é claro que essa porca eu coloquei uma de inox (das que havia tirado)... então não posso confiar nessas porcas... vou verificar o aperto!!!

Não consigo também tirar vazamento de óleo da tampa de válvulas... já troquei a junta, já apertei moderadamente (aquela junta ela costuma "fugir" se apertar muito), não resolveu, então dei aperto deveras!!! e nada do mesmo jeito!!!

Abração!

Pablo

Pablo,

Quando troquei a junta do cabeçote, adquiri o kit completo da Taranto, juntamente com os prisioneiros, o motor era original, nunca aberto desde 1998, achei prudente trocar os prisioneiros, como não usamos o "Golzin" muito nesses ultimos anos(Gol 1.8 completo de tudo) 115000 km. Segundo o mecânico, não precisa retorquear os prisioneiros.
Quanto a junta da tampa de válvulas no kit da Taranto veio uma junta de borracha pre moldada que vedou perfeitamente a tampa, será que a sua tampa não está com um pequeno empeno? Digo isso porque tive um Santana que vivia vazando, apesar que a junta era de cortiça, e desmontando passando graxa na borda de assentamento e colocando em um vidro verifiquei um grande empeno,,,, desempenei e nunca mais tive problemas com a tampa!!! Vale a pena conferir
No meu coletor tb estavam apertadas, mas por algum motivo, entre a junta e o coletor ficou com uma pequena folga, retirei e recoloquei e o problema acabou!!

um forte abraço

mali9ski
04/12/2013, 17:58

Abração!

Pablo

Os parafusos do cabeçote ''esticam'' com o aperto, e ''volquisvague'' diz que tem que trocar a cada trabalho no cabeçote, mas não é assim primordial trocalos cada vez que tirar o cabeçote, mas tem gente que tirar centenas de vezes e não trocam e eles esticam consideravelmente....

motor preparado é bom trocar sempre.....ou quase sempre....:twisted:

uma junta de aço também é evitar dores de cabeça no seu caso como é do 1.8, pode usar a mesma do 1.6 flex que é muito barata cerca de 50 pilas.... na css

a tampa quando acontece isso agente rebate ela estrategicamente que tem gente que aperta demais, e como ela é junta de cortiça espirra a junta ou entorta a tampa...... mas é sempre bom verificar o retentor do comando, e aquelas borrachas de vedação....

e lembrando que não se passa nada de cola nessa junta que se não também espirra a junta

valew

Pablo.pinto2007
04/12/2013, 18:28
Os parafusos do cabeçote ''esticam'' com o aperto, e ''volquisvague'' diz que tem que trocar a cada trabalho no cabeçote, mas não é assim primordial trocalos cada vez que tirar o cabeçote, mas tem gente que tirar centenas de vezes e não trocam e eles esticam consideravelmente....

motor preparado é bom trocar sempre.....ou quase sempre....:twisted:

uma junta de aço também é evitar dores de cabeça no seu caso como é do 1.8, pode usar a mesma do 1.6 flex que é muito barata cerca de 50 pilas.... na css

a tampa quando acontece isso agente rebate ela estrategicamente que tem gente que aperta demais, e como ela é junta de cortiça espirra a junta ou entorta a tampa...... mas é sempre bom verificar o retentor do comando, e aquelas borrachas de vedação....

e lembrando que não se passa nada de cola nessa junta que se não também espirra a junta

valew

Beleza... eu vou confirmar se tem empeno na tampa de válvulas... e os parafusos do cabeçote eu procurei trocar os mesmos, pois se bem sei o motor já havia sido aberto 3 vezes... então preferi correr atrás, sendo que na VW, pasmem custa 19,80 cada parafuso e na auto peças custou 4,50 cada um... e eles esticam deveras... comparei um com o outro e é de se espantar!!!

Abraços!

PAblo

Decio Arruda
20/12/2013, 23:40
Mazaropi

O filtro de oleo que estou usando é do gol 1.0 16v mas estou achando muito pequeno, os Escort/logus/pointer que sairam com motor AP 2.0 tem um suporte do filtro de oleo um pouco diferente e com ele dá para usar o filtro virado para baixo ao contrario do motor de Santana que o suporte fica na diagonal e com um filtro maior o mesmo bate na flange. logo logo pretendo trocar.
Suporte Filtro Oleo Escort - Acessórios para Veículos - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/suporte-filtro-oleo-escort)

Caro Decio...

Abç

Leo Chagas
03/04/2014, 21:40
Alguém tem fotos do suporte do motor ap no Willys para me ajudar? A ventoinha do gol dá para adaptar no radiador do Willys?

Thiago Rodeghel
04/04/2014, 00:05
Alguém tem fotos do suporte do motor ap no Willys para me ajudar? A ventoinha do gol dá para adaptar no radiador do Willys?

Ventoinha do ar condicionado do Vectra 97... No radiador original, fica forte e refrigera perfeitamente...

[s]

Ian Jeep
04/04/2014, 00:27
Aki tem algumas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/111150-suporte-para-o-motor-ap-no-jeep.html

Decio Arruda
08/04/2014, 00:02
Se você estiver adaptando motor AP não utilize o radiador original, com motor AP o sistema tem que ser selado, eu utilizei o radiador do gol quadrado e ficou perfeito, não esquenta nem a pau.

Thiago Rodeghel
08/04/2014, 13:04
Se você estiver adaptando motor AP não utilize o radiador original, com motor AP o sistema tem que ser selado, eu utilizei o radiador do gol quadrado e ficou perfeito, não esquenta nem a pau.

Não é obrigatório usar um radiador selado, vc pode usar a tampa do radiador sem válvula de alívio (qualquer autopeças tem), e o espurgo de água do radiador ligar no reservatório de expansão. Foi o que eu fiz...

[s]

edwint
08/04/2014, 19:23
Não é obrigatório usar um radiador selado, vc pode usar a tampa do radiador sem válvula de alívio (qualquer autopeças tem), e o espurgo de água do radiador ligar no reservatório de expansão. Foi o que eu fiz...

[s]

Eu,uso o ap 2.0 com radiador do jeep sem problema nenhum, e tambem não uso vaso espansor isso desde 2006, fui um dos pioneiros a colocar o Ap no jeep...

A vantagem do radiador do jeep é o maior volume de agua e e melhor capacidade de resfriamento, devido a maior quantidade de colmeias.

Thiago Willys
08/04/2014, 21:09
o meu também não tem reservatório de expansão, usei o radiador original do jipe e com uma tampa bem acochada e ventoinha do gol novo. medimos a temperatura na mangueira de retorno da agua a ventoinha está trabalhando entre 67 e 56 graus celsulos.

Thiago Willys
08/04/2014, 21:51
alguém aqui do tópico já viu ou já fez, ligar o sensor de velocidade do motor ap (injetado )no cambio do chevette ? É oque está faltando do meu, junto com o sensor no filtro de ar. O canister tá pronto. consegui ligar.

Thiago Rodeghel
08/04/2014, 22:35
o meu também não tem reservatório de expansão, usei o radiador original do jipe e com uma tampa bem acochada e ventoinha do gol novo. medimos a temperatura na mangueira de retorno da agua a ventoinha está trabalhando entre 67 e 56 graus celsulos.

Vc usa válvula termostática? Estranho pq meu AP trabalho na temperatura normal, 85ºC a 90ºC.
Eu uso reservatório, só por justamente selar o sistema...

[s]

Thiago Rodeghel
08/04/2014, 22:41
alguém aqui do tópico já viu ou já fez, ligar o sensor de velocidade do motor ap (injetado )no cambio do chevette ? É oque está faltando do meu, junto com o sensor no filtro de ar. O canister tá pronto. consegui ligar.

Eu já fiz uma adaptação de sensor de velocidade no meu Jeep, em casas especializadas em velocímetros, eles tem um sensor de pulsos de velocimetro, rosqueia direto na saída do cabo do velocimetro original o Jeep.

458566

Link do fabricante do sensor... AutoSender - 2010 (http://www.autosender.com.br/)
Eu aproveitei o sensor, e coloquei o velocímetro eletrônico tbm, com marcador de velocidade real independende do diâmetro do pneu e odômetro digital total e odômetro parcial, da Cronomac.

[s]

Thiago Rodeghel
08/04/2014, 22:44
Eu,uso o ap 2.0 com radiador do jeep sem problema nenhum, e tambem não uso vaso espansor isso desde 2006, fui um dos pioneiros a colocar o Ap no jeep...

A vantagem do radiador do jeep é o maior volume de agua e e melhor capacidade de resfriamento, devido a maior quantidade de colmeias.

Eu uso no meu motor AP desde Março de 2005 qdo troquei o motor do meu Willys, na época, nem havia mandado fazer com colméias de caminhão Mercedes, e funcionava bem. Com o reservatório de expansão.

Mas tbm sou a favor de usar radiador original, acho que aguenta mais o barro e lama.

[s]

edwint
09/04/2014, 08:03
Vc usa válvula termostática? Estranho pq meu AP trabalho na temperatura normal, 85ºC a 90ºC.

[s]

eu retirei a valvula termostatica...

Leo Chagas
09/04/2014, 11:29
Vejo que as opiniões são distintas, dependendo do gosto de cada um.

Obrigado pela ajuda!

Thiago Willys
10/04/2014, 21:50

[s]
Não uso valvula termostática a saida de agua do bloco colocamos um sensor do tempra e vai direto ao radiador. esta aferição da temperatura usamos uma pistola de infra vermelho, o meu ainda não esta com marcador no painel. e o mecanino o scaner dele não tem o plug para meu carro! o seu a temperatura esta ideal!

Thiago Willys
10/04/2014, 21:55
Eu já fiz uma adaptação de sensor de velocidade no meu Jeep, em casas especializadas em velocímetros, eles tem um sensor de pulsos de velocimetro, rosqueia direto na saída do cabo do velocimetro original o Jeep.

458566v

vc conseguiu manda a informação da velocidade para ccentral Modulo? ou não. o seu é de injetado

Link do fabricante do sensor... AutoSender - 2010 (http://www.autosender.com.br/)
Eu aproveitei o sensor, e coloquei o velocímetro eletrônico tbm, com marcador de velocidade real independende do diâmetro do pneu e odômetro digital total e odômetro parcial, da Cronomac.

[s]

vc conseguiu manda a informação da velocidade para ccentral Modulo? ou não. o seu é de injetado

Thiago Rodeghel
10/04/2014, 23:04

Não manda a velocidade para o módulo, pq uso Fueltech, mas acho que seria possível se achar um sensor de pulso com o mesmo número de pulso correspondente ao carro... existem vários tipos de sensores, indução e hall, com 3, 4, 6, 8... pulsos. Precisa verificar qual é do módulo do carro que vc retirou, e instalar um correspondente. Acho que VW motores AP, usam de 4 pulsos sensor tipo Hall.

[s]

Thiago Willys
11/04/2014, 22:04
Não manda a velocidade para o módulo, pq uso Fueltech, mas acho que seria possível se achar um sensor de pulso com o mesmo número de pulso correspondente ao carro... existem vários tipos de sensores, indução e hall, com 3, 4, 6, 8... pulsos. Precisa verificar qual é do módulo do carro que vc retirou, e instalar um correspondente. Acho que VW motores AP, usam de 4 pulsos sensor tipo Hall.

[s]:concordo:

Thiago Willys
15/04/2014, 21:39
Galera meu jipe acabou de sair do forno! só que está da seguinte maneira: AP 2.0 injetado com modulo e sistema original.pneu manute 275/70- 16 diferencial 44/9 e cambio chevette 1.6.
Eu arranco com ele 1° e 2° arranca que é uma beleza na terceira perde o tesão parece que o motor demora a encher isto no asfalto a quarta ele só aguenta no plano e só subir um pouquinho que ele pede 3° a 5 só na descida. vai a minha pegunta.
É normal?
O motor pode esta fora do ponto?
como regular o ponto neste caso pelo que eu li o ideal são 7°.
vl.

Thiago Rodeghel
16/04/2014, 20:31
Galera meu jipe acabou de sair do forno! só que está da seguinte maneira: AP 2.0 injetado com modulo e sistema original.pneu manute 275/70- 16 diferencial 44/9 e cambio chevette 1.6.
Eu arranco com ele 1° e 2° arranca que é uma beleza na terceira perde o tesão parece que o motor demora a encher isto no asfalto a quarta ele só aguenta no plano e só subir um pouquinho que ele pede 3° a 5 só na descida. vai a minha pegunta.
É normal?
vl.

Eu não consigo confirmar isto, pq uso injeção Fueltech, se pego uma subida longa, eu reduzo para 4ª e mantenho velocidades médias de 90km/h a 110km/h. Parece realmente ser ponto, o ideal é levar em um mecânico que tenha pistola de ponto, e ver se está tudo em ordem. Se estiver fora de ponto, realmente dá uma diferença enorme em velocidade.

Uma variação tão grande assim na velocidade não é normal, ainda mais por ter pneus nessa medida.

[s]

Thiago Willys
16/04/2014, 21:17
Eu não consigo confirmar isto, pq uso injeção Fueltech, se pego uma subida longa, eu reduzo para 4ª e mantenho velocidades médias de 90km/h a 110km/h. Parece realmente ser ponto, o ideal é levar em um mecânico que tenha pistola de ponto, e ver se está tudo em ordem. Se estiver fora de ponto, realmente dá uma diferença enorme em velocidade.

Uma variação tão grande assim na velocidade não é normal, ainda mais por ter pneus nessa medida.

[s]

Vl pela informação. mas nos olhamos com a pistola de ponto na polia do virabrequim. este motor no lugar original dele num é no volante?
estamos pensando pegar um santana comum e aferiri o ponto dele. fazer uma marca na polia do virabrequim onde seria estes sete graus e transferir esta medida para a polia do jipe!
Acertando o Ponto manualmente - Motor AP 1.6 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=jQSTwPUMHoM)

Thiago Rodeghel
16/04/2014, 21:24
Vl pela informação. mas nos olhamos com a pistola de ponto na polia do virabrequim. este motor no lugar original dele num é no volante?
estamos pensando pegar um santana comum e aferiri o ponto dele. fazer uma marca na polia do virabrequim onde seria estes sete graus e transferir esta medida para a polia do jipe!

Também teoricamente funcionaria assim. Mas a marcação como vc disse está no volante, parece que esses modelos tem no chicote original, uma saída justamente para plugar a pistola de ponto e ver. Também, é possivel acertar o ponto, em um dinamômetro... mas o custo é maior, pq normalmente o pessoal cobra a hora de dinamômetro, porém, o motor fica aferido conforme seu conjunto mecânico e pneus... Assim como foi no meu Jeep.

[s]

Thiago Willys
16/04/2014, 21:56
Também teoricamente funcionaria assim. Mas a marcação como vc disse está no volante, parece que esses modelos tem no chicote original, uma saída justamente para plugar a pistola de ponto e ver. Também, é possivel acertar o ponto, em um dinamômetro... mas o custo é maior, pq normalmente o pessoal cobra a hora de dinamômetro, porém, o motor fica aferido conforme seu conjunto mecânico e pneus... Assim como foi no meu Jeep.

[s]
vl:concordo:

Pablo.pinto2007
17/04/2014, 01:01
É normal?
vl.

É sua relação de diferencial... o ideal para essa configuração é 8/43!!!

PAblo

Thiago Willys
17/04/2014, 07:51
É sua relação de diferencial... o ideal para essa configuração é 8/43!!!

PAblo
Já pensei nisto também, tenho um jogo de pneus de trilha tbem na medida 255/70 -15 so que no desenho novo comando da mamute. tô pensando em coloca-los e fazer o teste!

Thiago Willys
18/04/2014, 09:24
Pessoal está acontecendo o seguinte:
Estou andando com uma chave 13 de estria e a pistola de luz no jipe. é só andar no asfalto e forçar ele um pouquinho a mais que o motor está saindo do ponto. Ai tenho que esperar o motor esfriar porque se não, não consigo girar o distribuidor.
Tinha que ter uma pedra no calcanhar! oque será que ele está saindo do ponto tão facilmente?
A velocidade tá uma beleza, aferida no gps. ele chega no maximo de morro abaixo a 100 km/h mas está andando normal a 80 - 90 isto no GPS, que para mim tá bom. oque tá chateando é este ponto que toda hora sai!

Thiago Rodeghel
18/04/2014, 10:57
Estou andando com uma chave 13 de estria e a pistola de luz no jipe. é só andar no asfalto e forçar ele um pouquinho a mais que o motor está saindo do ponto. Ai tenho que esperar o motor esfriar porque se não, não consigo girar o distribuidor.
Tinha que ter uma pedra no calcanhar! oque será que ele está saindo do ponto tão facilmente?
A velocidade tá uma beleza, aferida no gps. ele chega no maximo de morro abaixo a 100 km/h mas está andando normal a 80 - 90 isto no GPS, que para mim tá bom. oque tá chateando é este ponto que toda hora sai!

Será que o eixo do distribuidor já não está gasto??? Estes dias vi um OHC com este problema... Mas é apenas um chute...
A vantagem do AP que ainda acha distribuidor e peças originais Bosch ainda...

[s]

maciel_diego
01/06/2014, 14:37
Pessoal,
Em média, qual a autonomia ideal de um AP 2.0 carburado com caixa do chevette 5m em um CJ5 com diferencial original?

Pablo.pinto2007
02/06/2014, 19:38
Vai depender de muita coisa... inclusive do tamanho do pneu que vc não citou...

Mas acredito que na gasolina deve tá fazendo na faixa dos 6 ou menos um pouco!!!

Pablo

maciel_diego
02/06/2014, 21:43
Amigo Pablo,

Complementando... Pneus 265/75/16 Lameiro recapados, ignição eletrônica comum, bobina, velas e cabos novos... estou utilizando o carburador 2e brosol todo revisado com reparos novos, a mufla (tampa de pressurização) da pampa com o filtro de ar do tempra.

Grande abraço.

os pneus são esses:
465583

monge
03/06/2014, 08:45
Bom o meu, é AP 1.8 a álcool é o motor do gol GTS caixa 4 marchas do jeep e pneus 35"
Faz 4,5 km/l no asfalto e não passa de 85 km/h e 5,5 km/l na cidade.

Não está invertido não o meu gasta mais no asfalto do que na cidade, pois não tem nenhuma ocasião que eu não esteja com o pé no porão pra ele andar.

Jacimar
03/06/2014, 08:52
Bom o meu, é AP 1.8 a álcool é o motor do gol GTS caixa 4 marchas do jeep e pneus 35"
Faz 4,5 km/l no asfalto e não passa de 85 km/h e 5,5 km/l na cidade.

Não está invertido não o meu gasta mais no asfalto do que na cidade, pois não tem nenhuma ocasião que eu não esteja com o pé no porão pra ele andar.

Sumido hein ?!? nas medições que fiz os originais são assim também, acho que faz sentido, são veículos para chão e otimizados para tal . . . sem falar que na estrada de chão, pressa para que ? abraço !

João Guilherem Basso de P
03/06/2014, 10:05
Bom dia amigos...
Tenho um Jeep Willys 76 com motor AP do santana 2.0, injetado a álcool original, turbinado 1kg/bar.
Câmbio Clark 4 marchas.
Embreagem de porcelana e direção hidráulica...

monge
03/06/2014, 10:37
João, estou pensando em turbinar o meu o que vc me diz? Como está o jeep, onde estão ocorrendo as quebras? Consumo, potência, e etc, passa um relatório ai pra nós por favor.

Pablo.pinto2007
03/06/2014, 19:35
Amigo Pablo,

Complementando... Pneus 265/75/16 Lameiro recapados, ignição eletrônica comum, bobina, velas e cabos novos... estou utilizando o carburador 2e brosol todo revisado com reparos novos, a mufla (tampa de pressurização) da pampa com o filtro de ar do tempra.

Grande abraço.

os pneus são esses:
465583

É nessa faixa aí mesmo... entre 4,5 e 6... realmente na estrada ele consome mais devido a sua grande, master, superiore aerodinâmica que o para brisas e a grade dianteira fazem... é a mesma coisa que uma parede!!! jeep está para aerodinâmica assim como pedra n'água!!!

Agora fiquei curioso... me responda, porque está interessado no consumo do jeep? Tem algum problema com deslocamento? (posto longe ou coisa do tipo?)

Pablo

maciel_diego
03/06/2014, 21:57
Não amigo Pablo, somente curiosidade, há dois meses e meio, eu comprei esse meu jeep, estava o chassi para um lado e a lata para o outro, estou terminando de montar, falta só comprar o freio a disco dianteiro, a roda livre e fazer a elétrica. A curiosidade veio pela ansiedade de fazer minha primeira trilha... comprei esse motor, ap 2.0 e ainda não testei.... pense em uma expectativa... rsss...

Estou muito feliz... é meu primeiro jeep. Pense...
Abraço companheiro

Pablo.pinto2007
04/06/2014, 01:02
Ah! tá explicado!!! Beleza... seja bem vindo ao mundo off road!!!

PAblo

monge
04/06/2014, 08:17
... pense em uma expectativa... rsss...

Estou muito feliz... é meu primeiro jeep. Pense...
Abraço companheiro

Bem vindo então! E se prepare pois esta é a primeira expectativa de infinitas que virão... hehehehe
como dizem por aqui: "pode amarrá as carça" pq agora não para mais.

[]'s
Monge

maciel_diego
06/06/2014, 13:46
kkkkk... valeu galera... vou curtir bastante...

Thiago Willys
17/06/2014, 21:39

Problema aparentemente resolvido troquei o distribuidor e sentei o bambum e até agora tudo ok:euforico:

João Guilherem Basso de P
25/06/2014, 17:20
Boa tarde Monge,
Na verdade comprei este jeep recentemente e ja veio pronto assim...
Adorei tudo nele, porem eu estava com o cambio original dele, onde nao aguentava muita pressao, ja tive que fazer algumas manutenções no cambio.
Recentemente coloquei o cambio Clark da C20 4 marchas e juntamente com a embreagem de porcelana, não tive mais nenhum problema.
Meu mecanico falou q meu motor esta com aproximadamente 180 a 200 CV(no Álcool), sendo que colocamos a descarga da turbina direto dentro do filtro de ar, senão iria pra mais CV...(diz o mecanico)
O interessante da turbina é regular pra encher em baixa rotação, senao nas trilhas ela vai encher só quando vc estiver pisando bastante!!!
O consumo é relativo, quanto mais piso pra ouvir a descarga da turbina, mais ele gasta né, porem quando ando de boa, não gasta muito não, consumo normal de uns 7 a 10 km/L, nas trilhas sempre encho o tanque de 55 litros e mais o tanque reserva, dependendo da trilha nem uso o reserva.

Pablo.pinto2007
26/06/2014, 01:03
Pessoal expert em motores AP... venho a fazer uma pergunta bem técnica, então precisaria de informações bem reais mesmo!

Meu motor AP é álcool... se rodar com ele à gasolina, rodar mesmo, do jeito que ele está agora, sem mecher em nada, rodar com gasolina, qual o problema que posso ter no motor? algum ou posso meter os pés?

A pergunta se faz pertinente porque estamos fechando um grupo para fazer a transamazônica em 2016, meu motor é álcool e pra achar álcool na amazônia é duro!!! então eu teria que abastecer com gasolina onde não encontrasse álcool...

Vamos lá experts me matem essa dúvida!

Pablo

DCD
26/06/2014, 01:13
galera so aproveitando rapidinho o topi eu vou colocar motor ap no meu jeep tenho q usar a capa seca do ap para por no cambio do chevette com a flange ou tem q ser a capa seca do chevette??

Thiago Rodeghel
26/06/2014, 09:30
Pessoal expert em motores AP... venho a fazer uma pergunta bem técnica, então precisaria de informações bem reais mesmo!

Meu motor AP é álcool... se rodar com ele à gasolina, rodar mesmo, do jeito que ele está agora, sem mecher em nada, rodar com gasolina, qual o problema que posso ter no motor? algum ou posso meter os pés?

A pergunta se faz pertinente porque estamos fechando um grupo para fazer a transamazônica em 2016, meu motor é álcool e pra achar álcool na amazônia é duro!!! então eu teria que abastecer com gasolina onde não encontrasse álcool...

Vamos lá experts me matem essa dúvida!

Pablo

Eu acho que vai "grilar" o motor... e talvez o desempenho não vai ser tão bom... teria de mexer no ponto.
Melhor colocar um tanque grande de 60 ou 70 litros e levar uns 40L de reserva...

[s]

GPA-Airborne
29/06/2014, 10:34
Pergunta para quem tem experiência com o propulsor AP...

Meu CJ6 1970 tem AP 2.0 gasolina injetado, Câmbio C20 4 marchas, Embreagem do AP e tração/reduzida/eixos originais.

Esse conjunto empurra pneus mud de 35"? O AP dá conta?

Pablo.pinto2007
30/06/2014, 12:52
Eu acho que vai "grilar" o motor... e talvez o desempenho não vai ser tão bom... teria de mexer no ponto.
Melhor colocar um tanque grande de 60 ou 70 litros e levar uns 40L de reserva...

[s]

Meu amigo... eu vou fazer um teste... mas à priore é isso que vou fazer, já tenho um tanque de 60 litros debaixo do banco... mas minha autonomia deverá ser de 700 km!!! É dureza... tô pensando em fazer um tanque (só pra essa expedição) que tome a traseira inteira do jeep... aí a altura quem vai dizer é a minha necessidade de volume!!! sei que é loucura, mas será assim, infelizmente!!!

Abração e obrigado!

Pablo

maciel_diego
30/06/2014, 20:23
Meu amigo... eu vou fazer um teste... mas à priore é isso que vou fazer, já tenho um tanque de 60 litros debaixo do banco... mas minha autonomia deverá ser de 700 km!!! É dureza... tô pensando em fazer um tanque (só pra essa expedição) que tome a traseira inteira do jeep... aí a altura quem vai dizer é a minha necessidade de volume!!! sei que é loucura, mas será assim, infelizmente!!!

Abração e obrigado!

Pablo

Fazendo esse tanque, pegando a traseira inteira, seu jeep ficará muito pesado?... Acredito que terá um desgaste bem maior do conjunto, podendo trazer problemas para o amigo... não acha q em alguns pontos críticos o jeep pode "encalhar"? devido ao peso..

Abraços amigo Pablo.

calhiandro
30/06/2014, 21:04
Eu tive um jeep ohc 2.3 álcool que queimava os dois combustíveis sem problema nenhum. É so atrasar o ponto. Esses motores antigos mesmo sendo álcool a taxa de compressão não deve ser tão grande assim.

Thiago Rodeghel
30/06/2014, 22:56

Abração e obrigado!

Pablo

Tem um fator tbm... seu motor provavelmente precisará de acerto no carburador,se caso for carburado, precisará acertar o carburador... Já q a dosagem é diferente tbm. No meu jeep injetado, precisei alterar os mapas de injeção e ignição e bomba de combustível... para rodar no álcool.

Abraço

Pablo.pinto2007
01/07/2014, 13:23
Tem um fator tbm... seu motor provavelmente precisará de acerto no carburador,se caso for carburado, precisará acertar o carburador... Já q a dosagem é diferente tbm. No meu jeep injetado, precisei alterar os mapas de injeção e ignição e bomba de combustível... para rodar no álcool.

Abraço

Em relação ao peso é uma questão sim a se pensar... mas todos que fazem a transamazônica vão pesados além da conta devido os mantimentos e extras que se leva... em relação ao desgaste esse sim é preocupante, mas como será só pra a expedição não acredito que em 20 dias a coisa se complique!

Em relação ao carburador a mistura teria que ser fixa para álcool mesmo, pois muda muita coisa de um carbura pra outro, a solução seria eu levar outro carburador, para queimar só gasosa... mas não vou me dar esse trabalho, é melhor eu investir no tanque! pois mesmo na gasolina terei que levar combustível extra... o meu questionamento é: vixe não encontrei alcool, então coloca gasolina mesmo, misturas, ou pura, mas não pra rodar os 20 dias, mas pra se chegar no destino!

Sobre o ponto é fácil colocar de ouvido, ou então algum mecânico levará!!!

Pablo

monge
01/07/2014, 21:55

Meu CJ6 1970 tem AP 2.0 gasolina injetado, Câmbio C20 4 marchas, Embreagem do AP e tração/reduzida/eixos originais.

Minha configuração é quase esta, só não tenho o câmbio da C20. O AP empurra bem os 35", no meu caso estou com uma relação de diferencial 8/43. Quando estou na cidade, parado em um morro por exemplo e vou arrancar, tem que queimar a embreagem um pouco pra ele começar a andar. No asfalto o meu não passa de 85 km/h na trilha com a reduzida ligada, não tem uma diferença assim perceptível, apenas o giro que tem que estar acima dos 3.000 rpm pra vc ter o torque que precisa.

[]'s
Monge

monge
01/07/2014, 22:01
E ai Pablo!
Então, vc corre um risco em mudar o combustível ser mexer em nada. Além do jeep ficar pipocando, falhando muito, a compressão para o álcool é maior que a gasolina, pode ocasionar uma série de problemas. Ainda mais se for carburado.

Marcio Rossetto
01/07/2014, 22:13
Amigo Permita-me informar à minha Experiencia :
O meu Ex Willis Tinha relação 9:53 ( 10% mais reduzida com relação a 8:43) , motor ap 1.8 injetado do polo e Cambio da F4000 com a primeira trator que tinha uma relação quase 6,5 : 1 e claro mud 35. Na reta vai bem , na subida da rodovia sofria pacas , pegava terceira e esgoelava o motor . Com cambio da C20 , vai faltar motor para sair da inercia numa subida íngreme, pois a segunda do meu cambio da f4000 era bem reduzida, tipo a primeira do cambio da C20 e , para sair não dava conta .

Minha configuração é quase esta, só não tenho o câmbio da C20. O AP empurra bem os 35", no meu caso estou com uma relação de diferencial 8/43. Quando estou na cidade, parado em um morro por exemplo e vou arrancar, tem que queimar a embreagem um pouco pra ele começar a andar. No asfalto o meu não passa de 85 km/h na trilha com a reduzida ligada, não tem uma diferença assim perceptível, apenas o giro que tem que estar acima dos 3.000 rpm pra vc ter o torque que precisa.

[]'s
Monge

Thiago Rodeghel
01/07/2014, 22:40

Eu nem posso dizer muito referente ao meu... pq meu motor está mexido e uso câmbio de c20 5marchas e relação 8x43. Recomendaria no seu caso usar um disco de cerâmica pra começar. Pq pneus maiores vai exigir mais na partida. Eixos originais é arriscado uma quebra de semi eixos e exige muito dos rolamentos.

Abraço

sikart
01/07/2014, 22:47
Em relação ao peso é uma questão sim a se pensar... mas todos que fazem a transamazônica vão pesados além da conta devido os mantimentos e extras que se leva... em relação ao desgaste esse sim é preocupante, mas como será só pra a expedição não acredito que em 20 dias a coisa se complique!

Em relação ao carburador a mistura teria que ser fixa para álcool mesmo, pois muda muita coisa de um carbura pra outro, a solução seria eu levar outro carburador, para queimar só gasosa... mas não vou me dar esse trabalho, é melhor eu investir no tanque! pois mesmo na gasolina terei que levar combustível extra... o meu questionamento é: vixe não encontrei alcool, então coloca gasolina mesmo, misturas, ou pura, mas não pra rodar os 20 dias, mas pra se chegar no destino!

Sobre o ponto é fácil colocar de ouvido, ou então algum mecânico levará!!!

Pablo

Boa Noite Pablo,

Tenho um amigo que tem o AP 2.0 a alcool e começou a usar a gasolina, não deu muito tempo, dentro de 6 meses bateu o motor, foram 3 saidas apenas cerca de 500 km nesse periodo que ele fez. O mecanico como a retifica atestaram que foi devido a mudança de combustivel sem mudar o motor, ele fez isso devido a autonomia que era baixa.
Outra coisa, o alcool é um combustivel frio e a gasolina quente, voce pode ter problemas com aquecimento.

Uma sugestão, para não se encomodar, compre um motor ap, compactivel a gasosa, eu comprei um meu no ferro velho de um carro batido a lateral, paguei R$ 1800, não é caro, alem do mais que voce pode abrir e olhar, aí voce terá 02 motores, melhor fazer isso do que arriscar e ter problemas e estragar o passeio.

Abraços

Thiago Rodeghel
01/07/2014, 22:56
galera so aproveitando rapidinho o topi eu vou colocar motor ap no meu jeep tenho q usar a capa seca do ap para por no cambio do chevette com a flange ou tem q ser a capa seca do chevette??

Existem capa secas prontas pra esta adaptação. Deep Tec é uma delas...

abraço

mali9ski
02/07/2014, 09:05
Boa Noite Pablo,

Tenho um amigo que tem o AP 2.0 a alcool e começou a usar a gasolina, não deu muito tempo, dentro de 6 meses bateu o motor, foram 3 saidas apenas cerca de 500 km nesse periodo que ele fez. O mecanico como a retifica atestaram que foi devido a mudança de combustivel sem mudar o motor, ele fez isso devido a autonomia que era baixa.
Outra coisa, o alcool é um combustivel frio e a gasolina quente, voce pode ter problemas com aquecimento.

Uma sugestão, para não se encomodar, compre um motor ap, compactivel a gasosa, eu comprei um meu no ferro velho de um carro batido a lateral, paguei R$ 1800, não é caro, alem do mais que voce pode abrir e olhar, aí voce terá 02 motores, melhor fazer isso do que arriscar e ter problemas e estragar o passeio.

Abraços

O que acontece é que o alcool trabalha com uma taxa muito mai alta 12:1 contra 8,5:1 dos carburados a gasolina, e tem octanagem para suportar um ponto ainda mais avançado, se vc rodar com essa taxa na gasolina, vai dar predetonação e vai bater o motor mesmo....

antigamente a turma pra passar um motor a alcool para gasolina colocava 2 juntas do cabeçote e atrasava bem e acertava a giclagem ia embora.... hoje como a gasolina tem uma boa quantia de alcool talvez fuincione razoavelmente bem com essa gambiarra, um amigo tinha um gol assim e só descobriu quando tirou o cabeçote, rodou muito tempo assim...

valew

Pablo.pinto2007
02/07/2014, 20:39
O que acontece é que o alcool trabalha com uma taxa muito mai alta 12:1 contra 8,5:1 dos carburados a gasolina, e tem octanagem para suportar um ponto ainda mais avançado, se vc rodar com essa taxa na gasolina, vai dar predetonação e vai bater o motor mesmo....

antigamente a turma pra passar um motor a alcool para gasolina colocava 2 juntas do cabeçote e atrasava bem e acertava a giclagem ia embora.... hoje como a gasolina tem uma boa quantia de alcool talvez fuincione razoavelmente bem com essa gambiarra, um amigo tinha um gol assim e só descobriu quando tirou o cabeçote, rodou muito tempo assim...

valew

Rapaz... muito boas as informações... vou pensar no que faço... posso só trocar os pistões e o carburador, não preciso trocar todo o motor (o que muda é só isso)... as compressões diferentes são o problema... e o meu cabeçote está no limite mínimo... caso eu vá pra essa expedição eu vou ver se troco, só pra garantia!

Abraços!

Pablo

Cezar candelaria
03/07/2014, 14:09
Pessoal, meu BF tá bom com caixa original e tudo..mas já tenho faz tempo comprado um ap 1.8 monoponto e uma caixa de chevete 4m...minha dúvida é, agora que to com a carroceria fora fazer a troca ou continuo com o original...ele tá bom, não encomoda....se for fazer a troca tenho que comprar todos os flange ainda...:?:

Thiago Rodeghel
04/07/2014, 11:42
Pessoal, meu BF tá bom com caixa original e tudo..mas já tenho faz tempo comprado um ap 1.8 monoponto e uma caixa de chevete 4m...minha dúvida é, agora que to com a carroceria fora fazer a troca ou continuo com o original...ele tá bom, não encomoda....se for fazer a troca tenho que comprar todos os flange ainda...:?:

Se eu fosse você, e tivesse uma graninha... já fazia a troca. Pq como vc desmontou a carroceria, provavelmente irá fazer uma eletrica nova, e tbm colocar uma pedaleira suspensa, hidrovácuo, etc... coisas necessárias para colocar o AP e ficar uma coisa confiável.

Faz tudo, e gasta uma vez só, pq vc ter q fazer isto de novo, elétrica para ligar módulo, etc, o custo final da obra dos 2 itens será muito maior...

[s]

Cezar candelaria
05/07/2014, 08:49
Pois e´amigo Tiago..eu tambem acho que a hora é agora..to reformando tudo e tá tudo na mão...meu medo é de me arrepender de colocar um 4cil no lugar de um 6....

monge
05/07/2014, 20:10
... me arrepender de colocar um 4cil no lugar de um 6....

EU, hoje não colocaria 4 cilindros não. É bom e tal, mas falta motor. E outra eu optei na época pelo 4 cilindros pq achei que ele seria um pouco mais economico que o meu motor 3000. Realmente é, passei de 3 km/l do motor antigo por 4,5 km/l do motor ap. Diferença que me mata de raiva quando lembro que abri mão do 4.1 mpfi.

DCD
06/07/2014, 00:22
Obrigado Thiago mas o cara com o qual estou negociando me deu o cambio já com a capa do chevette e vai comprar a flange segundo informou o mecânico dele vc usa a flange para encaixar o motor ap no cambio de chevette não é isso? e outra duvida onde vai o motor de arranque fixo na flange ? e o motor de arranque tem q ser o do ap ? ou do chevette? aproveitando o comentário acima o ap q arrumei é carburado necessito fazer a parte elétrica?e outra eu não estava pretendendo tirar a carroceria mas somente os paralamas para fazer a instalação pode ser? ou tem mesmo q tirar a carroceria e fazer elétrica etc? ele me deixou as peças aqui hj cambio motor radiadore agora preciso confirmar a flange e começar a obra a flange do cambio para tração vou comprar deep tec ou adapt brasil grato pela atenção e solução das duvidas

Thiago Rodeghel
06/07/2014, 21:24
Pois e´amigo Tiago..eu tambem acho que a hora é agora..to reformando tudo e tá tudo na mão...meu medo é de me arrepender de colocar um 4cil no lugar de um 6....

Eu imagino... fica uma dúvida
Meu jeep era 4 cilindros hurricane... 2.2 com apenas 72cv... troquei por um 4 cilindros 2.0 de 145cv. Antes com motor original e pneus 31 chegava no máximo a 70/80km/h. Agora a maxima já foi 150km/h e pneus 35. É a evolução da tecnologia...

abraços

Thiago Rodeghel
06/07/2014, 21:46
Obrigado Thiago mas o cara com o qual estou negociando me deu o cambio já com a capa do chevette e vai comprar a flange segundo informou o mecânico dele vc usa a flange para encaixar o motor ap no cambio de chevette não é isso? e outra duvida onde vai o motor de arranque fixo na flange ? e o motor de arranque tem q ser o do ap ? ou do chevette? aproveitando o comentário acima o ap q arrumei é carburado necessito fazer a parte elétrica?e outra eu não estava pretendendo tirar a carroceria mas somente os paralamas para fazer a instalação pode ser? ou tem mesmo q tirar a carroceria e fazer elétrica etc? ele me deixou as peças aqui hj cambio motor radiadore agora preciso confirmar a flange e começar a obra a flange do cambio para tração vou comprar deep tec ou adapt brasil grato pela atenção e solução das duvidas

Olá Denis...

Com relação as flanges,não sei te afirmar com certeza pq meu câmbio é de C20. Tem pessoas aqui que podem te explicar melhor q eu usando câmbio de chevette. Já que seu motor é carburado... Não haverá grande alterações na elétrica... pode ficar tranquilo. Motor de arranque eu uso de Ap a Diesel, é mais robusto e mais forte... Não é necessário,pode usar de ap 2.0.

Pra fazer a troca... somente a retirada da frente do jeep no meu caso foi necessario.

Abraços

DCD
06/07/2014, 22:21
Olá Denis...

Com relação as flanges,não sei te afirmar com certeza pq meu câmbio é de C20. Tem pessoas aqui que podem te explicar melhor q eu usando câmbio de chevette. Já que seu motor é carburado... Não haverá grande alterações na elétrica... pode ficar tranquilo. Motor de arranque eu uso de Ap a Diesel, é mais robusto e mais forte... Não é necessário,pode usar de ap 2.0.

Pra fazer a troca... somente a retirada da frente do jeep no meu caso foi necessario.

Abraços valew segue umas fotos do conjunto 469455469458e se alguém tiver um vídeo passo a passo da adaptação ficarei grato

Cezar candelaria
07/07/2014, 12:58
E quanto ao usar a injeção monoponto ? alguem aí usa ? É melhor que carburado ?..lembrando, meu motor é ap 1.8 monoponto e vou usar pneus 33 godlokos...meus eixos são de um Bernardão, nem abri eles ainda pra ver a relação...

Pablo.pinto2007
09/07/2014, 10:00
E quanto ao usar a injeção monoponto ? alguem aí usa ? É melhor que carburado ?..lembrando, meu motor é ap 1.8 monoponto e vou usar pneus 33 godlokos...meus eixos são de um Bernardão, nem abri eles ainda pra ver a relação...

Rapaz, eu já entrei nesse dilema algumas vezes... troco meu carburador antiquado por injeção ou não... sabe a que conclusão que tiro de tudo isso... a injeção é algo muito bom, já me provaram também que se bem instalada não falha quando em água... mas sabe... quando saímos pra fazer trilha vejo os jeep's injetados falhando, cortando, hora não rendem, porque já colocaram tanta coisa em cima deles, roda fônica, módulo disso, módulo daquilo... aí o cara fica colocando desculpas, culpando o profissional que instalou ou que acertou, enfim... de seis em seis meses no mínimo (às vezes de ano em ano) uma regulagem, e revisão do sistema de carburação (regulagem, troca de juntas, giclês, velas, cabos, distribuidor)... enfim... e faço tudo que os AP's normais injetados fazem... às vezes faço até melhor, porque os injetados acabam cortando!!! Agora se falar dos turbinados, aí é outra história!!!

Então assim, se vc tem uma oportunidade de ter já um injetado, vá nessa... eu é porque quando comprei o motor era carburado, na época a injeção era um tabu, não era bem vista!
Agora dê preferência aos multi bicos, porque os monopontos foram poucos e pode se tornar um problema em relação à peças!

PAblo

Cezar candelaria
10/07/2014, 06:34
:concordo:

DCD
01/11/2014, 04:14
Galera vamos la pra variar procurei mas não achei então vai aqui mesmo. Duas duvidas primeira qual o melhor: Motor ap 2.0 gasolina ou 1.6 diesel ????? E segunda duvida no caso da opção 1.6 diesel fica bem a configuração do motor diesel 1.6 com o cambio original willys ? Ou é necessário a troca do cambio pelo de chevette? Grato no aguardo

Thiago Rodeghel
01/11/2014, 08:20
Galera vamos la pra variar procurei mas não achei então vai aqui mesmo. Duas duvidas primeira qual o melhor: Motor ap 2.0 gasolina ou 1.6 diesel ????? E segunda duvida no caso da opção 1.6 diesel fica bem a configuração do motor diesel 1.6 com o cambio original willys ? Ou é necessário a troca do cambio pelo de chevette? Grato no aguardo

Nossa, foge desse motor 1.6 a diesel, é ruim... Se for o 1.9 diesel, é bem melhor, porém são raríssimos e caros. Vá de 2.0 a gasolina ou alcool, e seja feliz... Eu uso câmbio clark 5m da C20, e é perfeito...

[s]

Pablo.pinto2007
04/11/2014, 19:13
X2 isso aí!!!
Nada como um AP à gasolina ou álcool.... AP diesel só se tiver fonte dentro da VW para canal de peças... pois o motor é difícil encontrar mas depois que acha... além de caro... na minha opinião não vale o preço que pedem apesar de os que vi fossem zero km... por 12 mil latinhas. Por esse preço pega-se um MWM que é fácil de encontrar peças.. agora o grande problema que vejo em motores diesel são exatamente o seu peso e suas consequencias no jeep, o chassis vai sofrer e o peso na dianteira será enorme... o que pode resultar em um jeep não muito bom devido o seu centro de massa... enfim... coisas difíceis de medir... e se for levar em conta a relação peso / potência que ele vai te dar, eu ainda prefiro os leves à gasolina que vai me entregar talvez essa relação em maior vantagem.

Pablo

randomico
13/11/2014, 15:51
Concordo Pablo, tenho um ap 1.8 alcool no meu jeep e uma s10 mwm 2.8 diesel e uma silverado mwm 4.1 diesel, só o que gastei de manutenção em dois motores a diesel em 16 anos, somando ja passou dos 21 mil, daria para comprar dois jeeps simples como o meu. Eu fico satisfeito com o meu pela relação custo benefício ótima.

kaiser64
18/01/2015, 23:53
Pessoal estou adaptando o motor ap no jeep, o motor que comprei não está fumando nem nada, comprei o 1.8 carburado a gasolina, mas mesmo que gaste um pouco estou pensando em mandar para a retífica, fazer um motor zero, e se eu realmente fizer isso penso em aproveitar e já ganhar um pouco de potencia nele, nada absurdo, vi muita receita de preparação de ap só que para carros de rua, alguem sabe o que eu modifico no caso do jeep? pois lá vi que o basico é um comando de valvula mais graduado, mas no jeep iria piorar a performace, estou pensando no seguinte:

Abrir o bloco para colocar os pistões do 2.0 mantendo o virabrequim do 1.8, assim fazendo algo em torno de 1.9
Colocar uma polia da correia dentada com regulagem para atrasar o ponto, assim baixando o giro que vai liberar o torque
Aumentar as valvulas de admissão e de escape no cabeçote e também polir os dutos
colocar um escapamento 4x1 e tubulação de 2 polegadas
ele está com o carburador 2e, penso em deixar esse só acertar a giclagem

Alguma dica pessoal? será que realmente sentirei uma boa melhora ou compensa retificar deixando ele original?

Obrigado

kaiser64
10/02/2015, 12:53
Pessoal, o radiador do santana pelo que vi é o que vocês utilizam nas adaptaçoes, em termos de capacidade em litros de agua, o radiador do santana é maior que o radiador do gol?

Pablo.pinto2007
11/02/2015, 19:58
Pessoal, o radiador do santana pelo que vi é o que vocês utilizam nas adaptaçoes, em termos de capacidade em litros de agua, o radiador do santana é maior que o radiador do gol?

É sim... o do gol é menor que o do santana. Outra opção é o da Pampa.

Pablo

F-75 DudaRenner
16/02/2015, 09:48
Pessoal estou adaptando o motor ap no jeep, o motor que comprei não está fumando nem nada, comprei o 1.8 carburado a gasolina, mas mesmo que gaste um pouco estou pensando em mandar para a retífica, fazer um motor zero, e se eu realmente fizer isso penso em aproveitar e já ganhar um pouco de potencia nele, nada absurdo, vi muita receita de preparação de ap só que para carros de rua, alguem sabe o que eu modifico no caso do jeep? pois lá vi que o basico é um comando de valvula mais graduado, mas no jeep iria piorar a performace, estou pensando no seguinte:

Abrir o bloco para colocar os pistões do 2.0 mantendo o virabrequim do 1.8, assim fazendo algo em torno de 1.9
Colocar uma polia da correia dentada com regulagem para atrasar o ponto, assim baixando o giro que vai liberar o torque
Aumentar as valvulas de admissão e de escape no cabeçote e também polir os dutos
colocar um escapamento 4x1 e tubulação de 2 polegadas
ele está com o carburador 2e, penso em deixar esse só acertar a giclagem

Alguma dica pessoal? será que realmente sentirei uma boa melhora ou compensa retificar deixando ele original?

Obrigado

Bom dia!!!

Se quiser fazer um 1.9 vai ter que baixar o bloco, assim perde o numero do motor... coloca um vira do 2.0 e abre os cilindros e faz um 2.0, melhor que 1.9 e salva numeração do motor.

Configuração usada aqui.

Motor original, volante do Logus (mais pesado, mais torque), cabeçote 1mm de taxa, molas de comando mais duras (evita flutuar), válvulas originais para manter o torque, comando 49G, bobina do Mi, distribuidor hall, carburador 2E, escape 4x1 de 1" 1/2.

Eu não poli os dutos porque entendo que quanto mais gasoso o combustivel chegar na cabeça do pistão melhor irá queimar (no caso jeep) se fosse arrancada seria ao contrário... quanto mais entrar na cabeça do pistão melhor.

Fácil barato e bom...

kaiser64
16/02/2015, 14:03
Bom dia!!!

Se quiser fazer um 1.9 vai ter que baixar o bloco, assim perde o numero do motor... coloca um vira do 2.0 e abre os cilindros e faz um 2.0, melhor que 1.9 e salva numeração do motor.

Configuração usada aqui.

Motor original, volante do Logus (mais pesado, mais torque), cabeçote 1mm de taxa, molas de comando mais duras (evita flutuar), válvulas originais para manter o torque, comando 49G, bobina do Mi, distribuidor hall, carburador 2E, escape 4x1 de 1" 1/2.

Eu não poli os dutos porque entendo que quanto mais gasoso o combustivel chegar na cabeça do pistão melhor irá queimar (no caso jeep) se fosse arrancada seria ao contrário... quanto mais entrar na cabeça do pistão melhor.

Fácil barato e bom...

Então amigo, estou terminando o motor já, vai ficar a seguinte configuração:

era originalmente 1.8 a gasolina e estou passando para alcool ( aqui onde moro da atualmente o alcool está 2,25 e gasolina 3,35 então compensa já pelo custo e tambem pelo ganho no motor), ele estava com pouco desgaste mas já que estava aberto resolvei tirar os escorpiões do bolso e gastar um pouco, fiz retifica completa abrindo para 0,50, assim o volume de ar que o pistão vai empurrar será ligeiramente maior, coloquei pistões do alcool, rebaixo no cabeçote em 1mm, duto de admissão ficou original, duto de escape apenas retirado imperfeições mas não polido, valvulas de escape originais, valvulas de admissão do monza ( maiores), carburador 2e com admissão aquecida, comando original para não prejudicar o torque em baixa, vai ser colocado uma polia do comando regulável para baixar a linha de torque maxima que originalmente está la pelos 3500rpm e passará acredito eu la pelos 2800~3000rpm, e escape 4x1, embreagem nova sachs com disco especial para adaptação no cambio do chevette, atualmente meu mecanico está terminando a montagem, espero que fique bom hehe

Pablo.pinto2007
17/02/2015, 23:04
Então amigo, estou terminando o motor já, vai ficar a seguinte configuração:

era originalmente 1.8 a gasolina e estou passando para alcool ( aqui onde moro da atualmente o alcool está 2,25 e gasolina 3,35 então compensa já pelo custo e tambem pelo ganho no motor), ele estava com pouco desgaste mas já que estava aberto resolvei tirar os escorpiões do bolso e gastar um pouco, fiz retifica completa abrindo para 0,50, assim o volume de ar que o pistão vai empurrar será ligeiramente maior, coloquei pistões do alcool, rebaixo no cabeçote em 1mm, duto de admissão ficou original, duto de escape apenas retirado imperfeições mas não polido, valvulas de escape originais, valvulas de admissão do monza ( maiores), carburador 2e com admissão aquecida, comando original para não prejudicar o torque em baixa, vai ser colocado uma polia do comando regulável para baixar a linha de torque maxima que originalmente está la pelos 3500rpm e passará acredito eu la pelos 2800~3000rpm, e escape 4x1, embreagem nova sachs com disco especial para adaptação no cambio do chevette, atualmente meu mecanico está terminando a montagem, espero que fique bom hehe

Eu só faria uma coisinha aí... poria o comando 049G, que é original do gol GTS, pois no meu entender não adiantou vc rebaixar o cabeçote se não deu um gás no comando, apenas a válvula de admissão maior...

Pablo

kaiser64
18/02/2015, 13:20
Eu só faria uma coisinha aí... poria o comando 049G, que é original do gol GTS, pois no meu entender não adiantou vc rebaixar o cabeçote se não deu um gás no comando, apenas a válvula de admissão maior...

Pablo

Pablo mas o comando 49G não tem graduação maior? ai vou acabar piorando o torque em baixa e melhorando em alta, que é o oposto do que fiz colocando a polia regulavel para aumentar em baixa, se fosse um carro de rua com certeza colocaria um 49g ou algum mais graduado ainda, mas no Jeep na minha opinião não ficaria legal..

Pablo.pinto2007
20/02/2015, 13:05
Rapaz... o que vai piorar ou melhorar eu não sei... só sei de uma coisa... o meu jeep dá pau em alguns com motor AP cheios de apetrechos, roda fônica disso, fueltech pra lá, turbo daqui... não posso comparar tanto porque tem o burrinho da direção... mas meu motor rende bem, só sei que é assim... só falei porque se vc for ver sobre preparação a básica é exatamente isso, rebaixar o cabeçote e colocar o comando 049G... eu não uso polia regulável, mas meu ponto acho que também não é original... coloco no ouvido mesmo... e dá beleza... sem trelar e nem pesado na partida...

Pablo

monge
13/03/2015, 19:34
Galera, este final de semana passado eu refiz a média do meu jeep... ele deu 4,5 km/l no álcool na cidade e 3,3 km/l na estrada. Achei muito pouco, por esta média antes colocar um 6 cilindros injetado. Como estão as médias de vcs?

Thiago Rodeghel
14/03/2015, 11:44
Galera, este final de semana passado eu refiz a média do meu jeep... ele deu 4,5 km/l no álcool na cidade e 3,3 km/l na estrada. Achei muito pouco, por esta média antes colocar um 6 cilindros injetado. Como estão as médias de vcs?

Deve ter algo errado, o meu faço 5km/l e com um supercharger sobrealimentando o motor... O ideal é levar em uma oficina que vc o pessoal tenha um Hallmeter, banda larga, para poder medir a mistura ar x combustível... para ter uma leitura exata do que está acontecendo...

[s]

monge
14/03/2015, 12:16
O seu é injetado, o meu é carburado. Moro no interior, sei lá se alguma oficina aqui vai ter um hallmeter

Pablo.pinto2007
15/03/2015, 22:02
Complicado viu! Eu fiz uma vez uma medição mas sinceramente nem lembro e nem quero saber... só sei de uma coisa... colocar um motor porque ele é econômico no carro de origem, ou seja, colocar um AP por que num gol ele faz 9 10 km/l... besteira, porque o jeep é outra dinâmica, altura, aerodinâmica, dentre outras "âmicas" que tem...

É lógico que se tá bebendo demais, fora do normal deve-se corrigir!!!

Pablo

monge
15/03/2015, 22:36
Então Pablo, eu nunca fiz conta de quanto consumia, quando eu tinha no jeep o motor do Maverick 3000, ele fazia 3 km/l e nunca liguei. Na época da reforma, eu cheguei a olhar um v8 mas estava muito ruim, e os 4.1 mpfi. A ideia primária era o 4.1. Dai comprei um gol GTS, rodando, sem nenhum problema, dei baixa nele e o que serviu eu coloquei no jeep. O que fez eu desistir do 4.1 foi que do gol eu iria aproveitar muito mais as peças. Nunca liguei pro consumo, mesmo pq sabia que no gol este motor dava, 6 a 7 km/l no máximo. E logo que montei fiz a média, ele tinha dado 4,5 e 5,5 km/l achei normal. Agora depois de 7 anos rodando no ap que resolvi fazer de novo e deu esta média mais baixa.

Pablo.pinto2007
16/03/2015, 08:56
Então Pablo, eu nunca fiz conta de quanto consumia, quando eu tinha no jeep o motor do Maverick 3000, ele fazia 3 km/l e nunca liguei. Na época da reforma, eu cheguei a olhar um v8 mas estava muito ruim, e os 4.1 mpfi. A ideia primária era o 4.1. Dai comprei um gol GTS, rodando, sem nenhum problema, dei baixa nele e o que serviu eu coloquei no jeep. O que fez eu desistir do 4.1 foi que do gol eu iria aproveitar muito mais as peças. Nunca liguei pro consumo, mesmo pq sabia que no gol este motor dava, 6 a 7 km/l no máximo. E logo que montei fiz a média, ele tinha dado 4,5 e 5,5 km/l achei normal. Agora depois de 7 anos rodando no ap que resolvi fazer de novo e deu esta média mais baixa.

Beleza Monge!!!

Eu acho que o meu deu isso aí 5,5 mas na estrada eu acho... vou reparar daqui por diante, pois achei ele mais econômico com pneu 33"! Acreditem se quiser!!!

Pablo

Pablo.pinto2007
16/03/2015, 09:00
Às vezes penso num motor maior, mas quando me pego pensando na relação peso / potência além dos reforços no chassis e suspensão... desisto fácil fácil... além do custo de adaptar...

Pablo

monge
16/03/2015, 09:16
Às vezes penso num motor maior, mas quando me pego pensando na relação peso / potência além dos reforços no chassis e suspensão... desisto fácil fácil... além do custo de adaptar...

Pablo

Realmente, o quesito facilidade é o mais prático mesmo.

Mas eu já tenho o chassis reforçado, juntamente com a suspensão. Já estou meio caminho andando, pois como eu te disse, a ideia inicial era motorzão, e o jeep estava desmontado, então já preparei o chassis pra receber a nova carga.

Um outro detalhe é que quando eu fiz a média a primeira vez, eu estava com pneu 31" hoje são 35"

kaiser64
16/03/2015, 12:50
O meu estou colocando o AP e retirando o GM 151 4cc, eu queria colocar um gm 250 6cc, porém alem da grande dificuldade que está por achar um motor desses aqui, o meu é o CJ3B, o espaço é menor e ai eu teria que monstrificar outras coisas, além que eu iria precisar um cambio 260f caso eu queira ter no minimo 4 marchas e não achei esse cambio por menos de 2500, então parti para o bom AP, o qual eu quando tinha meu Gol só tive alegrias, motor com peças muito baratas e descia o cacete nele direto e ele nunca reclamava.. na minha opiniao é a opção com melhor custo-beneficio, pois se formos colocar algo mais forte que ele o preço sobe bastante, e se um dia eu achar ele fraco, tiro o cambio do chevette, coloco um mais resistente e coloco um turbo no bicho!

calhiandro
16/03/2015, 14:46
O meu estou colocando o AP e retirando o GM 151 4cc, eu queria colocar um gm 250 6cc, porém alem da grande dificuldade que está por achar um motor desses aqui, o meu é o CJ3B, o espaço é menor e ai eu teria que monstrificar outras coisas, além que eu iria precisar um cambio 260f caso eu queira ter no minimo 4 marchas e não achei esse cambio por menos de 2500, então parti para o bom AP, o qual eu quando tinha meu Gol só tive alegrias, motor com peças muito baratas e descia o cacete nele direto e ele nunca reclamava.. na minha opiniao é a opção com melhor custo-beneficio, pois se formos colocar algo mais forte que ele o preço sobe bastante, e se um dia eu achar ele fraco, tiro o cambio do chevette, coloco um mais resistente e coloco um turbo no bicho!

Na minha opinião em termos de torque e força em baixa, é bem mais fraco que seu atual gm 151 4cc. Por que não coloca outro gm 151 4cc?

gabrielferraz
16/03/2015, 21:31
Tem um motor 1.8. Compensa passar ele de gasolina para álcool ?

monge
16/03/2015, 22:27
Bom Gabriel, o meu é 1.8 a álcool... a média está em 4,5 km/l na cidade e 3,3 km/l na estrada... o álcool aqui na minha cidade está a R$ 2,56

gabrielferraz
17/03/2015, 00:13
Boa noite! Eu quero saber na trilha, o motor a alcool tem desempenho muito melhor que o gasolina?

monge
17/03/2015, 06:08
pode ser que dê alguns cavalos a mais, mas nada perceptível

kaiser64
17/03/2015, 09:27
Na minha opinião em termos de torque e força em baixa, é bem mais fraco que seu atual gm 151 4cc. Por que não coloca outro gm 151 4cc?

Particularmente não gostei muito do comportamento do GM 151

Pablo.pinto2007
17/03/2015, 13:06
O GM151 é semelhante ao original go devil, por isso muitos colocavam e achavam perfeito... o motor AP tem um comportamento diferente, de concepção mais moderna... e cá pra nós, torque em baixa? precisamos? quando? resposta: quando vamos ultrapassar um obstáculo e assim usamos a reduzida, que aí faz diferença quando vc pisa e o motor responde chegando a alto giro e assim dando ao jeep um desempenho satisfatório...
Assim que comecei a ler o Fórum 4x4, muitos tópicos falavam que motor AP era motor de dentista e coisa e tal... e não tem como um ronco de um motor V6 ou V8 ou até mesmo um L6... mas o nosso motorzinho de dentista faz muito bem em trilha pois é leve e a relação peso/potência fica muito boa!

PAblo

turbino
17/03/2015, 14:33
E aí galera blz!!!

Depois de mudar de idéia muitas vezes acho que consegui desidir, sobre qual conjunto motor e cambio colocar no meu jeep.

Atualmente meu jeep está com bf161 + cambio 4m, e eu estava com tudo pronto pra montar um gm151+260f, inclusive ja tinha o motor e o cambio, mas aos 45 do 2º tempo mudei de idéia e decidi montar um ap2.0 + cambio de chevette 5m.

Gostaria de saber da opiniao de quem ja usou bf161 ou gm151 e mudou para o ap 1.8 ou 2.0.
Quais as vantagens e desvantagem do ap para o bf161 ou gm151.

abraço, ate mais.

calhiandro
17/03/2015, 20:02
E aí galera blz!!!

Depois de mudar de idéia muitas vezes acho que consegui desidir, sobre qual conjunto motor e cambio colocar no meu jeep.

Atualmente meu jeep está com bf161 + cambio 4m, e eu estava com tudo pronto pra montar um gm151+260f, inclusive ja tinha o motor e o cambio, mas aos 45 do 2º tempo mudei de idéia e decidi montar um ap2.0 + cambio de chevette 5m.

Gostaria de saber da opiniao de quem ja usou bf161 ou gm151 e mudou para o ap 1.8 ou 2.0.
Quais as vantagens e desvantagem do ap para o bf161 ou gm151.

abraço, ate mais.

Torque! O gm 151 e o bf são bem melhores nesse quesito. É bom esperimentar um jeep com motor ap para vê se é isso mesmo que quer.

F-75 DudaRenner
18/03/2015, 09:08
Bom dia!

Motor AP 1.8 ou 2.0 bem feitos (configurados) para ter mais torque são muito superiores ao BF e GM151 com certeza, digo porque já tive.
Alguem já colocou um BF ou GM151 no dinamômetro pra saber a real quanto ele tem de torque? Ou só falam porque leem isto nos manuais e fichas técnicas?

calhiandro
18/03/2015, 17:00
Bom dia!

Motor AP 1.8 ou 2.0 bem feitos (configurados) para ter mais torque são muito superiores ao BF e GM151 com certeza, digo porque já tive.
Alguem já colocou um BF ou GM151 no dinamômetro pra saber a real quanto ele tem de torque? Ou só falam porque leem isto nos manuais e fichas técnicas?

Basta andar para sentir a diferença entre eles. So andando já nota, tem certos AP's que nem vale a pena equipar o jeep, tem um amigo meu que possuiu um carburado 1.8 com caixa de 3 marchas original que era sofrível. Os três motores sendo original, o AP é o mais fraco com certeza é so andar e sentir, nem precisa ir ao dinamômetro, por que a diferença é visível.

Thiago Rodeghel
18/03/2015, 20:49
Bom Gabriel, o meu é 1.8 a álcool... a média está em 4,5 km/l na cidade e 3,3 km/l na estrada... o álcool aqui na minha cidade está a R$ 2,56

Saveiro 1.8 Flex, na cidade não faz mais que 6,5km/l no álcool... Tenho uma... Na estrada faz 9 km/l, ou seja, seu motor não está tão fora, talvez algum ajuste fino no carburador... resolva e melhore um pouco.

Não é difícil achar um mecânico que tenha um hallmeter, para fazer o acerto da mistura ar x combustível. Qq oficina que mexa com carros turbo, tem o aparelho para afinar o motor.

[s]

Pablo.pinto2007
18/03/2015, 21:38
Basta andar para sentir a diferença entre eles. So andando já nota, tem certos AP's que nem vale a pena equipar o jeep, tem um amigo meu que possuiu um carburado 1.8 com caixa de 3 marchas original que era sofrível. Os três motores sendo original, o AP é o mais fraco com certeza é so andar e sentir, nem precisa ir ao dinamômetro, por que a diferença é visível.

O que muita gente não sabe é que quando se troca de motor, a curva de torque do novo motor é diferente do original, portanto, tudo vai mudar... ou seja, não adianta colocar um motor AP com câmbio 3M original, eu já usei assim, realmente posso falar que com esse câmbio o motor AP fica fraco, sem torque de tocar o 3M, pois a primeira é longa demais... própria para motores 6 bocas, ou de torque em baixa rotação como o GM151, por isso o bom casamento do GM com o câmbio original... agora se vc vai optar por outro câmbio, não vai achar ruim a curva do motor AP... por exemplo motor AP com câmbio do chevette e relação 8:43, se usar pneus grandes, então observem que tem toda uma matemática de relações por trás do dizer: "Motor AP é motor de dentista", porque se bem casado, se bem "relacionado", vamos dizer assim anda muito bem...
É a mesma coisa do cara pegar o motor da hilux 2.8 croc croc (aquele primórdio aspirado) e tacar num jeep com relação 9:44 não vai sair do lugar... tem que esticar a relação para ficar razoável... ou seja o diesel torcudo de nada adianta se a relação não tá bacana!!!

PAblo

turbino
19/03/2015, 09:15
O que muita gente não sabe é que quando se troca de motor, a curva de torque do novo motor é diferente do original, portanto, tudo vai mudar... ou seja, não adianta colocar um motor AP com câmbio 3M original, eu já usei assim, realmente posso falar que com esse câmbio o motor AP fica fraco, sem torque de tocar o 3M, pois a primeira é longa demais... própria para motores 6 bocas, ou de torque em baixa rotação como o GM151, por isso o bom casamento do GM com o câmbio original... agora se vc vai optar por outro câmbio, não vai achar ruim a curva do motor AP... por exemplo motor AP com câmbio do chevette e relação 8:43, se usar pneus grandes, então observem que tem toda uma matemática de relações por trás do dizer: "Motor AP é motor de dentista", porque se bem casado, se bem "relacionado", vamos dizer assim anda muito bem...
É a mesma coisa do cara pegar o motor da hilux 2.8 croc croc (aquele primórdio aspirado) e tacar num jeep com relação 9:44 não vai sair do lugar... tem que esticar a relação para ficar razoável... ou seja o diesel torcudo de nada adianta se a relação não tá bacana!!!

PAblo

Ola Pablo bom dia!!!

Vi que voce usava motor original antes de de colocar o ap certo. Quais as vantagens que voce sentiu com essa nova coniguração? Atualmente eu uso bf161 + cambio 4m + 8x43 + pneus 265/70/16, e pretendo mudar para ap 2.0 + cambio chevette 5m e vou manter a relação e pneus, vc acha que vai ficar bom?

Abraço, ate mais

monge
19/03/2015, 10:27
Bom dia Turbino, então eu também usava motor mais "torcudo" era do maverick 3.000 e relação 8x43
Hoje estou com AP 1.8 do Gol GTS a álcool cambio 4m original do jeep e pneus 35". Cheguei a rodar com esta configuração e pneus 31".

Quanto estava com pneus menores, o jeep andava de boa, chegava a 100, 110 km/h com ele na estrada de boa. Hoje com os 35" não passa mais de 90 km/h, na reta ou descendo, falta motor. Matematicamente falando era para a velocidade final ter aumentando. Porém não aconteceu. Uso o jeep no dia a dia praticamente. Prefiro sair nele do que de carro, ainda mais na cidade onde eu moro o povo não sabe dirigir, então prevalece a lei da selva onde o maior come o menor.

Na configuração atual, AP 1.8, cambio do jeep 4 marchas, relação 8x43 e pneus 35" as vezes, muito raramente tenho que dar uma enforcadinha na embreagem pra poder arrancar, geralmente isso em subidas. Quando vou arrancar em um morro muito íngreme, já saio reduzido de uma vez pra poder evitar de queimar a embreagem.

A diferença básica entre os dois motores é que vc tem que "esguelhar" mais o AP pois o torque vai estar disponível a partir dos 3.000 rpm. Em trilhas como vc esta reduzido quase não se vê diferença de força. Vai muito bem.

Já aconteceu uma vez comigo por pura distração foi eu subir uma trilha que deve ter uns 500 a 700 metros de subida com muita erosão e pedras grandes e eu queimei a embreagem. Mas foi que eu subi dirigindo e filmando e esqueci que estava de terceira. Então só na hora que ele entrou todo numa erosão na subida e eu não entendi pq ele não saia que fui lembrar que estava de terceira. Coloquei primeira e pronto, saiu de boa, sem esforço mas a embreagem chegou a sair fumaça.

Porém até hoje não olhei o tanto que queimou, e ele está rodando de boa. Já pensei em colocar uma embreagem de cerâmica, porém com o conjunto que estou acredito que a embreagem está sendo o fusível do sistema.

É mais barato trocar embreagem do que relação de diferencial o caixa quebrada, pois se ela não patinar, alguma coisa vai quebrar.

Tirando o consumo que está alto, 4,5 km/l na cidade e 3,3 km/l na estrada, não sinto falta dos motores "torcudos"... exceto claro pelo barulho deles que é muito mais bonito quando se usa coletor dimensionado. Por falar nisso, eu instalei um no AP 4x1. Só aumentou o barulho, não vi diferença em força também.

A vantagem da configuração que estou é praticamente ser plug and play. Não precisei mexer em cardãns, pois a caixa ficou no lugar original, fiz os novos suportes do motor tirando a caixa como referência.

Acho que falei muito e não falei nada, mas qualquer dúvida pergunte ai.

[]'s

Eugênio

F-75 DudaRenner
19/03/2015, 16:57

Podes andar no meu... motor ap 2.0, com taxa, dutos admissão feitos (cabeçote do motor 1.8), comando original, volante mais pesado, relação 8 x 43, caixa de F1000 com a 1ª 6,5:1 duvido um motor bf ser mais forte que isso, configuração simples...
Outra coisa não adianta ter um motor AP e rodar com caixa de 3 marchas onde a 1ª é 3,91:1, isso é a mesmo coisa que andar com motor bf com relação 12x47 e pneus 35", nem arranca... comparação dessa maneira não se faz...

496194496195

Repara bem nas fotos do dinamometro e me diz qual tem mais torque, isso que meu bf era de maverick 3000 com injeção programável...

Fazendo a configuração correta, isso é a solução!

Opinião de cada um....

turbino
19/03/2015, 17:20
Bom dia Turbino, então eu também usava motor mais "torcudo" era do maverick 3.000 e relação 8x43
Hoje estou com AP 1.8 do Gol GTS a álcool cambio 4m original do jeep e pneus 35". Cheguei a rodar com esta configuração e pneus 31".

Quanto estava com pneus menores, o jeep andava de boa, chegava a 100, 110 km/h com ele na estrada de boa. Hoje com os 35" não passa mais de 90 km/h, na reta ou descendo, falta motor. Matematicamente falando era para a velocidade final ter aumentando. Porém não aconteceu. Uso o jeep no dia a dia praticamente. Prefiro sair nele do que de carro, ainda mais na cidade onde eu moro o povo não sabe dirigir, então prevalece a lei da selva onde o maior come o menor.

Na configuração atual, AP 1.8, cambio do jeep 4 marchas, relação 8x43 e pneus 35" as vezes, muito raramente tenho que dar uma enforcadinha na embreagem pra poder arrancar, geralmente isso em subidas. Quando vou arrancar em um morro muito íngreme, já saio reduzido de uma vez pra poder evitar de queimar a embreagem.

A diferença básica entre os dois motores é que vc tem que "esguelhar" mais o AP pois o torque vai estar disponível a partir dos 3.000 rpm. Em trilhas como vc esta reduzido quase não se vê diferença de força. Vai muito bem.

Já aconteceu uma vez comigo por pura distração foi eu subir uma trilha que deve ter uns 500 a 700 metros de subida com muita erosão e pedras grandes e eu queimei a embreagem. Mas foi que eu subi dirigindo e filmando e esqueci que estava de terceira. Então só na hora que ele entrou todo numa erosão na subida e eu não entendi pq ele não saia que fui lembrar que estava de terceira. Coloquei primeira e pronto, saiu de boa, sem esforço mas a embreagem chegou a sair fumaça.

Porém até hoje não olhei o tanto que queimou, e ele está rodando de boa. Já pensei em colocar uma embreagem de cerâmica, porém com o conjunto que estou acredito que a embreagem está sendo o fusível do sistema.

É mais barato trocar embreagem do que relação de diferencial o caixa quebrada, pois se ela não patinar, alguma coisa vai quebrar.

Tirando o consumo que está alto, 4,5 km/l na cidade e 3,3 km/l na estrada, não sinto falta dos motores "torcudos"... exceto claro pelo barulho deles que é muito mais bonito quando se usa coletor dimensionado. Por falar nisso, eu instalei um no AP 4x1. Só aumentou o barulho, não vi diferença em força também.

A vantagem da configuração que estou é praticamente ser plug and play. Não precisei mexer em cardãns, pois a caixa ficou no lugar original, fiz os novos suportes do motor tirando a caixa como referência.

Acho que falei muito e não falei nada, mas qualquer dúvida pergunte ai.

[]'s

Eugênio

Blz monge, obrigado pelas informaçoes. Como eu uso pneus 265/70/16 e relação 8/43 acho que o motor ap 2.0 + o cambio do chevette nao vai sofrer muito com a falta de força. Agora é juntar todas as peças necessárias e iniciar o projeto.

por enquanto muito obrigado a todos.

abraço, ate mais

kaiser64
20/03/2015, 17:22
Podes andar no meu... motor ap 2.0, com taxa, dutos admissão feitos (cabeçote do motor 1.8), comando original, volante mais pesado, relação 8 x 43, caixa de F1000 com a 1ª 6,5:1 duvido um motor bf ser mais forte que isso, configuração simples...
Outra coisa não adianta ter um motor AP e rodar com caixa de 3 marchas onde a 1ª é 3,91:1, isso é a mesmo coisa que andar com motor bf com relação 12x47 e pneus 35", nem arranca... comparação dessa maneira não se faz...

496194496195

Repara bem nas fotos do dinamometro e me diz qual tem mais torque, isso que meu bf era de maverick 3000 com injeção programável...

Fazendo a configuração correta, isso é a solução!

Opinião de cada um....

Ficou forte o bicho em amigo, to terminando o meu e espero um bom resultado

Pablo.pinto2007
21/03/2015, 04:12
Ficou forte o bicho em amigo, to terminando o meu e espero um bom resultado

Olha aí Kaiser...

Esses tals de motor AP são o diabo... o bom é a gama de preparações e lógico a quantidade de profissional que sabe e entende preparar!!!

Pablo

kaiser64
22/03/2015, 00:14
Pablo to com um azar que só, hoje ia funcionar o bicho, e não é que deu problema no motor de partida?, na verdade é o terceiro que me enrosca, o primeiro não testei e veio queimado, o segundo por desatenção veio errado e esse ultimo eu testei, gira normal, só que quando coloca no motor gira muuuuito devagar, pensei que era a bateria, fiz uma gambiarra, coloquei 3 baterias aqui e mais meu carro de uso diário ligado para ver se ligava e nada, vou ter que correr atras de outro essa semana, o bicho tá me judiando nesses contratempos kk

kaiser64
25/03/2015, 13:27
Alguem tem fotos do motor mostrando onde vao conectadas todas as mangueiras? as principais que vao para radiador tá tudo certo, mas tem na admissao que vai para o hidrovácuo, tem mais umas outras mangueiras, atras do cabeçote e afins, alguem tem fotos que mostre o local coreto de cada mangueira?

Obrigado

turbino
26/03/2015, 09:27
Ola galera bom dia!!!

Acabei de comprar um motor ap à alcool, e segundo o vendedor o motor é 2.0. Como eu faço pra ter certeza de que o motor é mesmo um 2.0, pois ollhando no visual os motores ap são todos iguais. Me parece que dá pra identificar pelas letras iniciais do nº do bloco do motor que começam com *UR_______*. Tem alguma outra maneira de identificar o motor sem ter que abrir ele.

Gostaria da opiniao dos amigos para poder tirar estas duvidas.

abraço a todos.

kaiser64
26/03/2015, 10:16
Ola galera bom dia!!!

Acabei de comprar um motor ap à alcool, e segundo o vendedor o motor é 2.0. Como eu faço pra ter certeza de que o motor é mesmo um 2.0, pois ollhando no visual os motores ap são todos iguais. Me parece que dá pra identificar pelas letras iniciais do nº do bloco do motor que começam com *UR_______*. Tem alguma outra maneira de identificar o motor sem ter que abrir ele.

Gostaria da opiniao dos amigos para poder tirar estas duvidas.

abraço a todos.

Turbino pelo que sei são pelas letras mesmo

nesse link abaixo tem as letras com respectivos anos e cilindradas

http://www.edsolique.com/como-identificar-motores-ap-1-6-1-8-20/

turbino
26/03/2015, 18:19
Turbino pelo que sei são pelas letras mesmo

nesse link abaixo tem as letras com respectivos anos e cilindradas

http://www.edsolique.com/como-identificar-motores-ap-1-6-1-8-20/

Blz Kaiser!!!

Segundo o link que voce me passou ta batendo com que o vendedor me disse. Pois a numeração do meu motor começa com as letras UR e no link diz que estas letras correspondem ao 2.0 alcool.

Muito obrigado pela ajuda.
abraço

Pablo.pinto2007
28/03/2015, 11:32
Pablo to com um azar que só, hoje ia funcionar o bicho, e não é que deu problema no motor de partida?, na verdade é o terceiro que me enrosca, o primeiro não testei e veio queimado, o segundo por desatenção veio errado e esse ultimo eu testei, gira normal, só que quando coloca no motor gira muuuuito devagar, pensei que era a bateria, fiz uma gambiarra, coloquei 3 baterias aqui e mais meu carro de uso diário ligado para ver se ligava e nada, vou ter que correr atras de outro essa semana, o bicho tá me judiando nesses contratempos kk

Aos que me solicitaram apoio...

O motor original eu andei algum tempo em beira de praia, só na maciota, sem exagerar no pé... mas o sacrifício de ficar olhando água direto, os esquentes, a falta de confiabilidade... e claro a não velocidade que podemos ter com um motor mais moderno. Quando reformei meu jeep em 99, ele continuou original, e por muito tempo mal saia de casa, porque toda vez que saía, era botar o jeep pra fora da garagem e ligar pro reboque ficar de sobreaviso... normalmente voltava no reboque e não fazia estripulias não, sempre na maciota, até ele travar, aí troquei de motor, mas até eu ficar satisfeito com o motor AP foi demorado, alguns ajustes, mais porque a grana era curta mesmo, e quando coloquei o motor deixei o câmbio original 3M, o que não é interessante porque o torque do motor AP é em alta rotação, e o original é em baixa rotação... até eu trocar o câmbio pelo do niva (muitos condenam), e a coisa mudar totalmente de figura, casamento perfeito, motor AP com câmbio do chevette e relação 8x43 e pneus até 33" fica show!

Kaiser, uma das coisas que tive dor de cabeça foi no motor de partida, até eu comprar um reduzido, chamado moderno, ele tem um conjunto de planetária dentro e não precisa da bucha na capa seca, que é onde pode estar o seu problema, nos motores de partida comuns, existe uma bucha na capa seca que pega o eixo do motor de partida, vê se não tem algo enroscando ali... ou algo do tipo, faltando a bucha, eixo mais espesso que a bucha, enfim... não era pra estar pesado, o que pesa também a partida é o ponto do motor.

PAblo

kaiser64
29/03/2015, 23:28
Pablo agora parece que vai, no quarto motor de partida achei um usado que preste, pelo menos ta vencendo ligar até agora, esse final de semana coloquei as mangueiras d'agua e comecei a recolocar as da direção hidraulica, tive um enrrosco em um flexivel dos freios que resolveu entupir só Deus sabe como que nem com ar comprimido e arame desentupei, e até eu achar esse entupimento desmontei quase todo os sistema de freio dianteiro, mas agora parece que vai, falta eu confeccionar um novo suporte de bateria, arrumar algumas fiações, fazer um suporte para o reservatorio dagua, montar paralamos e rodas dianteiras e mais algumas coisas, dai a principio tá terminada a demorada reforma.

Pablo.pinto2007
02/04/2015, 04:58
Kaiser, quando vc começa a enumerar nos dedos está mais perto que longe, mas ainda vai demorar um pouco... essa ansiedade todos nós que fizemos em casa temos.... tem horas que a gente quer desistir, dá um tempo... aera a cabeça um pouco e depois mola de novo....

Parabens!!!

Pablo

F-75 DudaRenner
14/04/2015, 16:31
Blz Kaiser!!!

Segundo o link que voce me passou ta batendo com que o vendedor me disse. Pois a numeração do meu motor começa com as letras UR e no link diz que estas letras correspondem ao 2.0 alcool.

Muito obrigado pela ajuda.
abraço

Outra maneira de ver é pela altura dos blocos, 2.0 tem o bloco mais baixo do que 1.6 e 1.8.

att

kaiser64
15/04/2015, 10:17
Mas pelos blocos não sei se é 100% seguro, pois o bloco pode ter sido rebaixado tambem..

F-75 DudaRenner
15/04/2015, 10:54
Mas pelos blocos não sei se é 100% seguro, pois o bloco pode ter sido rebaixado tambem..

Por exemplo... se pegar o bloco do 1.8 e baixar pra ficar igual 2.0 certamente vai cortar o número no meio ai vais saber que o bloco foi rebaixado.

Se pegar um bloco 1.8 e trocar vira, pistões e bielas vais ter um 2.0 sem baixar o bloco, nesse caso só abrindo e medindo pistões.
Comprei um motor com numeração de 1.6 a álcool e abri pra ver as medidas, era uma motor feito STD 1.8 a gasolina, pra mim serve pois posso cadastrar denovo no meu jeep.

Att

F-75 DudaRenner
15/04/2015, 10:56
Buraco do distribuidor do 2.0 também é diferente (maior). Porém já vi 1.8 com bloco arrombado para distribuidor do 2.0 mas isso mais em carros preparados.

Att