PDA

Ver Versão Completa : Só para quem tem Willys com GM250/250S/4.1S/GM261

Páginas : [1] 2

cmte_carvalho
24/08/2007, 21:06
PROPRIETÁRIOS DE WILLYS QUE POSSUEM "O MOTOR" SOB OS SEUS CAPÔS: APRESENTEM-SE!

Solicito ainda para que, se possível, incluam fotos das suas respectivas viaturas (especialmente do cofre do motor para que seja possível verificar as adaptações realizadas).

Escrevam ainda sobre as impressões que cada um tem ao dirigir um Willys propulsado por um GM250, ou um GM250S, ou ainda um 4.1/S.

Até!

Lucas Nassif
24/08/2007, 21:14
Escrevam ainda sobre as impressões que cada um tem ao dirigir um Willys propulsado por um GM250, ou um GM250S, ou ainda um 4.1/S.

Até!

E o 4.400?? Também vale ou a regra é só pros 3 aí acima?? :mrgreen: :mrgreen:

carraro
24/08/2007, 21:18
:lol:ai tem dois dos meus irmaos so que estao em rural,em fase final de colocaçao,levar em conta os coxins originais que serao trocados pelos do motor do volvo.devido a se romperem com facilidade ao "chamar no pé"e no caso dos dois nao cortei a parede corta fogo ,apenas embuti o radiador dentro da grade,sendo feita uma flange com 20cm,pra afastar o cambio.

Kim
24/08/2007, 21:22
Engesa vale?

Aqui é da época que não tinha ar ainda.

Lucas Nassif
24/08/2007, 21:29
Engesa vale?

NÃO!!!!!!!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :palmas: :palmas: :palmas:

ZUERA AÍ!! :concordo:

cmte_carvalho
24/08/2007, 21:33
E o 4.400?? Também vale ou a regra é só pros 3 aí acima?? :mrgreen: :mrgreen:

Vale sim, afinal de contas na "essência" ele ainda é um GM250!

Nossa, mas que "tirada" você deu no Kim hein? :shock: Deu até pena...

:lol::lol::lol: :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Até!!!

Beto Lacerda
24/08/2007, 21:38
se pudesse 4.1 mpfi eu postava uma do meu ...
[]'s

Lucas Nassif
24/08/2007, 21:38
Vale sim, afinal de contas na "essência" ele ainda é um GM250!

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Então amanhã posto fotos do brinquedinho todo retificado!! Vale fotos dele desmontado?? :oops: :twisted:

Nossa, mas que "tirada" você deu no Kim hein? :shock: Deu até pena...

:-x :shock: :roll: :lol: :pensativo: :mrgreen: :evil: :parede: :dance: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Abrassssssssssssss:concordo:

Paulo Eduardo
24/08/2007, 21:39
opa...

quer saber como é a dirigibilidade? muito boa, muito boa mesmo...
eu tenho um 250S, e mudei pra alcool, com 13/1 de taxa, uso 3e. É muito massa andar com o bixo. Pra ter idéia, tenho um MPFI na oficina que ta lá faz 2 anos, esperando a vez de ir pro jeep, e não tive vontade de trocar ainda, porque vai ser com certeza mais manso que o 250s álcool.
Detalhe, abandone já de cara a possibilidade de usar caixa original.

Estas fotos são de quando estava desmontando o Jeep para a reforma... faz 1 ano já, e ainda não ta montado....:parede:

[]´s

Pagani
24/08/2007, 21:39
Opa !!

Mais um ai

Paulo Eduardo
24/08/2007, 21:47
orra Pagani... como você conseguiu recolher tanto esse motor cara??
tem uma foto dele por dentro do jeep?

[]´s

cmte_carvalho
24/08/2007, 22:01
Vocês já devem conhecê-lo, mesmo assim aí vão duas fotos do meu amado THUNDERBOLT:

http://img.photobucket.com/albums/v364/cmte_carvalho/Thunderbolt/DSCF5570.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v364/cmte_carvalho/Thunderbolt/DSCF5586.jpg

"Proud of having power... Horse Power!" :palmas: :concordo:

Pagani
24/08/2007, 22:26
orra Pagani... como você conseguiu recolher tanto esse motor cara??
tem uma foto dele por dentro do jeep?

[]´s

Hehehehe, esmerilhadeira !!!
Na verdade pra tentar manter um bom equilibrio mantive a polia sobre o eixo dianteiro...

Amanã tiro uma fotos do interior !!!!

[]'s

Lucas Nassif
24/08/2007, 22:35
eu tenho um 250S, e mudei pra alcool, com 13/1 de taxa, uso 3e.

Olá Paulo,

gostaria de saber mais informações sobre esse seu 250-S, pois estou praticamente fazendo um Gm 4.400 a álcool também.
Bom, aí queria saber...

...se é vantagem rodar no álcool;
...como é a partida a frio (é enjoado pro bixo pegar ou é facil?)
...qual o consumo dele? Cidade/estrada/trilha.
...como é o desempenho na trilha?
...se vc sabe mais ou menos o torque e potência desse seu motor.

Obrigado.

Abrass.:concordo:

GH
24/08/2007, 22:38
Dirigibilidade?

É o que tem de melhor!

No CJ3 que tenho, o cambio da Band, parrudão, com embreagem 11 pol. de D-20, me tranquiliza na hora do "wheeling"...
Isso mesmo: ele empina!!

Qjo
25/08/2007, 00:17
opa...

quer saber como é a dirigibilidade? muito boa, muito boa mesmo...
eu tenho um 250S, e mudei pra alcool, com 13/1 de taxa, uso 3e. É muito massa andar com o bixo. Pra ter idéia, tenho um MPFI na oficina que ta lá faz 2 anos, esperando a vez de ir pro jeep, e não tive vontade de trocar ainda, porque vai ser com certeza mais manso que o 250s álcool.
Detalhe, abandone já de cara a possibilidade de usar caixa original.

Estas fotos são de quando estava desmontando o Jeep para a reforma... faz 1 ano já, e ainda não ta montado....:parede:

[]´s

Paulo Eduardo, esses coletores de escape são 6x2? Não entendo muito bem, mas parece que eles são diferentes dos originais
Abs

Lucas Nassif
25/08/2007, 14:56
Se tá valendo motor desmontado, aí vai o futuro Gm do Cascãozim...:dance:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=92153&d=1188062243

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=92154&d=1188062317

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=92155&d=1188062415

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=92156&d=1188062494

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=92161&d=1188063404

:palmas: :palmas:

(Powered by Gm 4400 - etanol - )

CAVESO
25/08/2007, 15:14
Que preconceito com o 151........

tadinho dele!

cmte_carvalho
25/08/2007, 16:29
Coisa linda Lucas!

Caveso: porque você não cria um tópico só para quem tem GM151..? Tenho certeza que muitos responderão com elogios para o "irmãozinho" do 250!

Até!

cmte_carvalho
25/08/2007, 16:31
Ow Lucas - aquilo na camisa é uma rachadura?!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=92154&d=1188062317

guilherme soares
25/08/2007, 16:43
Moçada,

Este tópico aqui são da turma que são "fãs" número 1 dos Ford OHC?

[]´s

Lucas Nassif
25/08/2007, 17:19
Ow Lucas - aquilo na camisa é uma rachadura?!

Fala Cmte...quanto tempo nao falamos por MSN, hein.. :wink:

Aquilo não é rachadura nem trinca não...é apenas uma fiapo de num sei o que que apareceu ali! :putz:

O motor tá praticamente banhado a óleo, como vc viu ali, então pra grudar sujeira ali é moleza...:parede:

Abrasss... :concordo:

Lucas Nassif
25/08/2007, 18:16
Owwss...

olha que belezura de motor!!!
Ficaria legal se eu pintasse o do cascão da mesma cor?? (e se desse, cromar a tampa de valvulas e dos tuchos)

ps.: Cmte, acho que essa cor combina muito com o Thunder, vc não acha?? :mrgreen:

Até!!

cmte_carvalho
25/08/2007, 18:37
ps.: Cmte, acho que essa cor combina muito com o Thunder, vc não acha?? :mrgreen:

Sem dúvida! Pode ter certeza que futuramente irei "xerocar" tal padrão para o Thunderbolt!

Lucas Nassif
25/08/2007, 18:49
Yesss...ficará muito legall!!!!

Esse motor foi pintado na Vinicar Preparações, aqui em BH mesmo.
Provavelmente o 4.400 irá para o mesmo caminho!! :D

Varela
25/08/2007, 20:31
mas que bando de tarados que tem aqui... hahahahahahha
Amanhã posto fotos dos meus dois:

Bagaço com 4.1 da silva, mas carburado
Vida bandida, com 4.1 mpfi também da silva.

cmte_carvalho
25/08/2007, 22:09

Caramba! Além do "bagaço" ainda há o "vida bandida" injetado?! Wow! Que nomes hein? :shock: :smile:

GH
26/08/2007, 12:35
mas que bando de tarados que tem aqui... hahahahahahha
Amanhã posto fotos dos meus dois:

Hahahaha!!

Fala Varela!!
Tudo doido mesmo!

ps.: tem mais algum doido como eu usando 4.1 no CJ3 capô baixo?
Tá uma briga debaixo daquele capô por causa da falta de espaço!!
Tô tendo problemas agora com a mufla do carburador, pois o motor (fortinho...) tá aspirando mistura demais e tá faltando ar pra suprir ele...
Já tentei a mufla do Santana 90/91 (que usa 3E como o meu 4.1) mas não cabe, bate na parde corta fogo.
Acho que vou ter que fazer uma em alumínio, com boca grande...

Varela
26/08/2007, 20:31
Nuossaaaaaa!!! Esse motor já fica apertado no CJ5 no CJ3, deve estar quase no seu colo... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA
Conforme prometido segue as fotos do motor das minhas crianças...

Primeiro as fotos do MPFI.

Varela
26/08/2007, 20:47
agora as fotos do carburado...

Impressões de dirigir:
Qualquer um dos dois é muito bom de tocar, porém a pegada do injetado é melhor...
De qualquer forma, pra mim fica muito dificil de comparar os dois dois motores, haja vista que os 2 jeeps, são muito diferentes...

BAGAÇO:
parte de baixo do motor da silverado, cabeçote a alcool (opala 92), carburador solecão, bomba eletrica do GTI, cambio C10 (clark 3 marchas), relação diferencial 9 X 44, embreagem opala disco de cerâmica.

VIDA BANDIDA (André depois explico o nome heehehhe):
motor completo da Silverado MPFI, bomba eletrica do GTI, cambio F1000 (clark 4 marchas), relação diferencial 11 x 45, embreagem silverado.

Então, características diferente, é dificil comparar, mas de uma coisa eu sei, o VB é muito mais nervoso que o bagaço.

[]s

GH
27/08/2007, 10:12
Aí umas fotinhos do capeta...

Motor 4.1 tirado de uma C-20 1993, cabeçote trabalhado e rebaixado 1,5 mm, feito 250-S (tuchos mecanicos e comando de válvulas), 190 hp no dino.
Diferenciais 12x47, cambio de Bandeirante 1992 com reduzida, embreagem de D-20 11 polegadas, eixos Dana 44 do CJ5 1979, bloqueados com discos (75%).

É uma diversão...

cmte_carvalho
27/08/2007, 12:12

Motor 4.1 tirado de uma C-20 1993, cabeçote trabalhado e rebaixado 1,5 mm, feito 250-S (tuchos mecanicos e comando de válvulas), 190 hp no dino.
Diferenciais 12x47, cambio de Bandeirante 1992 com reduzida, embreagem de D-20 11 polegadas, eixos Dana 44 do CJ5 1979, bloqueados com discos (75%).

É uma diversão...

Caramba! Coube mesmo! :shock: :palmas:

Assim como o Varela falou, eu também pensei que você estava "com o motor no colo"... :lol::lol::lol:

GH, esse radiador que está instalado no Capeta (sugiro trocar o nome) é originário de qual veículo?

Até!

Beto Lacerda
27/08/2007, 12:36
cof cof qta poeira
:mrgreen:
e para todos efeitos essas fotos non ecssisstem :mrgreen:
[]'s

Paulo Eduardo
27/08/2007, 12:41
Olá Paulo,

gostaria de saber mais informações sobre esse seu 250-S, pois estou praticamente fazendo um Gm 4.400 a álcool também.
Bom, aí queria saber...

...se é vantagem rodar no álcool;
...como é a partida a frio (é enjoado pro bixo pegar ou é facil?)
...qual o consumo dele? Cidade/estrada/trilha.
...como é o desempenho na trilha?
...se vc sabe mais ou menos o torque e potência desse seu motor.

Obrigado.

Abrass.:concordo:

opa...

eu sou fã de motor alcool, totalmente. Queima limpo, não carboniza, é mais forte...
partida a frio, aqui onde moro no inverno até gasolina reina pra pegar, então o alcool só pega no injetor mesmo, até meu outro carro que é flex e só anda no alcool precisa estar com o injetor pra pegar de manhã. E a ignição tem que ser de primeira, se não bebe e não desenvolve.
Faz de 3 a 6 km/l depende o pé.
Muito bom, só pena um pouco quando fica muito inclinado, por que é carburado mesmo, então não tem muito oque fazer, por isso já to com um mpfi pra instalar uma hora dessas.
Não sei extamante, alguns a mais que o 250s original.

Quanto ao coletor... ele é 6x2 sim, mas já não uso mais esse aí, to usando o coletor do MPFI que tá aqui já, e o escape já ta pronto pra ele. Esse 6x2 vendi pra um colega aqui do fórum a um tempo atrás.

[]´s

cmte_carvalho
27/08/2007, 13:00
cof cof qta poeira e para todos efeitos essas fotos non ecssisstem

Nossa, já está na hora de você dar uma lavada nesse motor hein? Ih - ele é injetado... :oops:

Bom... Talvez uma flanela úmida pelo menos... :mrgreen:

...Muito bom, só pena um pouco quando fica muito inclinado, por que é carburado mesmo, então não tem muito oque fazer...

Tem sim: troque o carburador e coloque um desborbulhador! Como já foi dito em outro tópico não é todo carburador que "engasga" o motor em inclinações.

Até!

Alexandre Targino
27/08/2007, 13:42
Acabo de entrar para a turma do 250 já que o meu BF 161 foi para o saco!!!

Segue foto do motor GM, ZERADO! (Troquei praticamente tudo inclusive cilindros)......
O motor ficou SHOW , só a caixa de marcha original (4marhas) que não aguentou,......por isto ele voltou para a oficina para trocar o câmbio para câmbio de c10 e embreagem de D20!!!!

** Vou postar fotos do motor mais recentes, visto nas fotos abaixo ainda não tinha ligado a tubulação das válvulas e colocado o filtro de ar para dentro da viatura.....

cmte_carvalho
27/08/2007, 13:49
Acabo de entrar para a turma do 250 já que o meu BF 161 foi para o saco!!!

Segue foto do motor GM, ZERADO! (Troquei praticamente tudo inclusive cilindros)......
O motor ficou SHOW , só a caixa de marcha original (4marhas) que não aguentou,......por isto ele voltou para a oficina para trocar o câmbio para câmbio de c10 e embreagem de D20!!!!

** Vou postar fotos do motor mais recentes, visto nas fotos abaixo ainda não tinha ligado a tubulação das válvulas e colocado o filtro de ar para dentro da viatura.....

Alexandre, sinto muito mas isso aí só pode ser chamado de GM250 lá no Paraguai, ehehehheheheheh...

Pelas fotos esse seu motor é um GM151 de 4 cilindros.

Até!

Beto Lacerda
27/08/2007, 14:42
Nossa, já está na hora de você dar uma lavada nesse motor hein? Ih - ele é injetado... :oops:

Bom... Talvez uma flanela úmida pelo menos... :mrgreen:

é precisa lavar mesmo ..
mas sobre ser injetado ..
melhor ainda
afinal os plugs do chicote do 4.1 são extermamente bem vedados e num molha de jeito nenum , o modulo esta detro da cabine , no porta luvas , dentro de uma caixa de munição .30 que posso fechar ao passar em brejões
só num fica o tempo todo fechada pois caixas estanque tendem a condensar a umidade do ar .
e mais uma vantagem
após lavar tudinho é só virar a chave e ligar
afinal num tem distribuidor p/ molhar e engasgar ..
o 4.1mpfi é o bom melhorado
[]'s

cmte_carvalho
27/08/2007, 14:47
...no porta luvas , dentro de uma caixa de munição .30 que posso fechar ao passar em brejões...
...afinal num tem distribuidor p/ molhar e engasgar...
...o 4.1mpfi é o bom melhorado...

Cuidado para "os homi" não te pegar com esse calibre todo, ehehehehehhehehehheh! :lol::lol::mrgreen:

Distribuidor? Quando lavo o meu motor eu nem lembro que ele existe... :stop:

A última frase perdoa tudo. :)

Beto Lacerda
27/08/2007, 15:08
haha po cmte é só a caixa
de munição da guerra
velharia uhauhauhahua
[]'s

Varela
27/08/2007, 17:08
cof cof qta poeira
e para todos efeitos essas fotos non ecssisstem :mrgreen:
[]'s

Claro que não existem, afinal voce não tem um jeep e sim um sofá...

Varela
27/08/2007, 17:13
é precisa lavar mesmo ..
mas sobre ser injetado ..
melhor ainda
afinal os plugs do chicote do 4.1 são extermamente bem vedados e num molha de jeito nenum , o modulo esta detro da cabine , no porta luvas , dentro de uma caixa de munição .30 que posso fechar ao passar em brejões
só num fica o tempo todo fechada pois caixas estanque tendem a condensar a umidade do ar .
e mais uma vantagem
após lavar tudinho é só virar a chave e ligar
afinal num tem distribuidor p/ molhar e engasgar ..
o 4.1mpfi é o bom melhorado
[]'s

é o bom melhorado, só não gosta de lama...

ramiro_eli
28/08/2007, 11:35
Tenho o 250 no Devasso desde 95. Já fiz várias modificações nele:

O motor é de C 20 ano 1993 a gasolina.
Originalmente era assim:
Carburador Brosol 3E 2º estágio a vácuo
Comando 238º com tuchos hidraulicos
Válvulas 39x36

Em 95 mesmo já fiz:
2º estágio mecânico
novos Gigleurs
Avanço do ponto de ignição
Filtro de ar da Kombi Diesel
Com este tapinha o motor já melhorou bastante, mas não passava de um 4.1 original

Em 98:
Retífica completa do motor
Pistões 4'
Comando 250/S e tuchos Crane mecanicos
Válvulas 43x39
Neste setup o motor melhorou de forma impressionante o torque em baixa

Em 99:
Carburador Weber 44 IDF
Este foi uma das melhores coisas que fiz no motor. Mudou da água para o vinho. O ruim é que este carburador é meio arisco em baixas rotações e é chato de acertar para trabalhar em inclinações, pois a cuba é bem pequena.

Em 02:
Após um calço hidraulico abri o motor novamente.
Pistões 4' última medida (1mm)
Comando Crane 268º Off Road
Retrabalho no distribuidor, alterando o avanço em alta
Cabeçote retrabalhado em banco de fluxo
Válvulas 50x40 inox
Sede de válvulas com 3 angulos
Varetas Cromoly
Molas Crane
Bomba de óleo de maior vazão GM Performance
Coletor de escape tubular 6x2
Escape completo 6x2 em 2' até a traseira do carro
Nesta reforma liguei o botãozinho do Fod@-se em relação aos custos.
Toda a faixa de trabalho melhorou de forma muito significativa em relação a receita anterior.
Agora o motor tinha uma ótima pegada em baixa e girava até 6.200rpm(o original gira com vontade até 4.500rpm)
Estima-se que com esta configuração o motor tinha aprox. 270hp.

Em 07:
Banho de Níquel na Weber p/ trabalhar com álcool
Coletor de admisão com aquecimento
Turbina GTS 63 49/63
Novos gigleurs e canetas p/ álcool
Bomba GTI
filtro de óleo remoto
Ainda não consegui acertar o motor, mas já pude andar com ele.
A turbina é tão pequena que já pressurisa a partir dos 1.400~1.500rpm e o torque do motor é bestial. Frita os 37' no asfalto com menos de 1/3 de acelerador

cmte_carvalho
28/08/2007, 12:52
WWWWOOOOOOOOOOWWWWWW!!!

Ramiro, por favor, se você tiver condições grave para nós um vídeo da sua máquina em ação e ponha no Youtube! :D :D :D

E parabéns pelo bólido!

Paulo Eduardo
28/08/2007, 12:56
Tem sim: troque o carburador e coloque um desborbulhador! Como já foi dito em outro tópico não é todo carburador que "engasga" o motor em inclinações.

Até!

então Cmte,

já lidei de todas as formas possíveis, e uso a 3e, que em geral é bem tolerante com inclinação, mas não tem como ficar como o injetado, que se tiver um carter seco, trabalha até de ponta cabeça...
na verdade... penso seríssimamente em só jogar a injeção do MPFI em cima do meu 250s e remapear as curvas pra atender ao motor....:twisted:

aí sim acho que vira...

[]´s

Varela
28/08/2007, 14:23
Tenho o 250 no Devasso desde 95. Já fiz várias modificações nele:

O motor é de C 20 ano 1993 a gasolina.
Originalmente era assim:
Carburador Brosol 3E 2º estágio a vácuo
Comando 238º com tuchos hidraulicos
Válvulas 39x36

Em 95 mesmo já fiz:
2º estágio mecânico
novos Gigleurs
Avanço do ponto de ignição
Filtro de ar da Kombi Diesel
Com este tapinha o motor já melhorou bastante, mas não passava de um 4.1 original

Em 98:
Retífica completa do motor
Pistões 4'
Comando 250/S e tuchos Crane mecanicos
Válvulas 43x39
Neste setup o motor melhorou de forma impressionante o torque em baixa

Em 99:
Carburador Weber 44 IDF
Este foi uma das melhores coisas que fiz no motor. Mudou da água para o vinho. O ruim é que este carburador é meio arisco em baixas rotações e é chato de acertar para trabalhar em inclinações, pois a cuba é bem pequena.

Em 02:
Após um calço hidraulico abri o motor novamente.
Pistões 4' última medida (1mm)
Comando Crane 268º Off Road
Retrabalho no distribuidor, alterando o avanço em alta
Cabeçote retrabalhado em banco de fluxo
Válvulas 50x40 inox
Sede de válvulas com 3 angulos
Varetas Cromoly
Molas Crane
Bomba de óleo de maior vazão GM Performance
Coletor de escape tubular 6x2
Escape completo 6x2 em 2' até a traseira do carro
Nesta reforma liguei o botãozinho do Fod@-se em relação aos custos.
Toda a faixa de trabalho melhorou de forma muito significativa em relação a receita anterior.
Agora o motor tinha uma ótima pegada em baixa e girava até 6.200rpm(o original gira com vontade até 4.500rpm)
Estima-se que com esta configuração o motor tinha aprox. 270hp.

Em 07:
Banho de Níquel na Weber p/ trabalhar com álcool
Coletor de admisão com aquecimento
Turbina GTS 63 49/63
Novos gigleurs e canetas p/ álcool
Bomba GTI
filtro de óleo remoto
Ainda não consegui acertar o motor, mas já pude andar com ele.
A turbina é tão pequena que já pressurisa a partir dos 1.400~1.500rpm e o torque do motor é bestial. Frita os 37' no asfalto com menos de 1/3 de acelerador

Voce é doente!!!

cmte_carvalho
28/08/2007, 15:10
Você é doente!!!

Ahahahahhahahhahaha!

Quando tiver "grana fácil" eu também terei uma "doença" assim! :)

CAVESO
28/08/2007, 15:20
Voce é doente!!!

Ele sofre de síndrome do bolso cheio! kkkkkkkkkk

Beto Lacerda
28/08/2007, 15:34
po ao menos ele gasta certo
podia ter comprado um defender 110 e usar p/ ir no shops ..
o custo ia ser o mesmo ...
[]'s

edwint
28/08/2007, 15:38
caraca olha só ....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31433

ramiro_eli
28/08/2007, 15:39
[]'s

De fato o nosso hobby não é dos mais baratos.
Não gastei tanto assim com o motor, pois comprei as peças nos EUA e o resto(menos o cabeçote) fiz em casa!

cmte_carvalho
28/08/2007, 17:43
caraca olha só ....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31433

GM151 não é para esse tópico Edwint.

E "parabéns" pelo seu empenho em estar sempre tentando "esquentar" o fórum...

Lucas Nassif
28/08/2007, 19:31
Distribuidor? Quando lavo o meu motor eu nem lembro que ele existe... :stop:

Nem eu!!:palmas:

GH
28/08/2007, 21:27
Caramba! Coube mesmo! :shock: :palmas:

Assim como o Varela falou, eu também pensei que você estava "com o motor no colo"... :lol::lol::lol:

GH, esse radiador que está instalado no Capeta (sugiro trocar o nome) é originário de qual veículo?

Até!

Cmte.,

O radiador é do Diplomata 6 cil., de aluminio.
Não foi fácil fazer esse motor entrar ali, mas tem até Fusca com motor V8, né!?

Ricardo Sanguinetti
28/08/2007, 23:26
Boa noite e disculpas por meu Portugues nao e muito bom :oops:, eu troquei un GM151 standard por un GM250 casi novo con 20000 kms. ano 1995 a gasolina, en mi CJ7 ano 1980, con carburador 3E con burbujeador, tuchos hidraulicos, CDI, filtro de ar de S10, caixa de 5 vel NV3550 de wrangler 2000 con Dana 300 de transfer, diferenciales Dana 44 delanteiros con rotulas y traseiros con bloqueo Detroit Locker, relacao 4.88 (44/9) con SOA (springs over axels), freios de disco en 4 rodas, con freio de pe, pneus BFGoodrich MT 33x12.50x15, compresor de ar para inflar pneus con tanque de 25 lts., winch Ramsey 9000 ProPlus, etc.

Mia consulta es que eu acho que a salida dele es devagada, como que a 2°boca nao abre rapido, 1°sería melhor trocar sistema de vacuo por sistema mecanico:pensativo: o será por los tuchos hidraulicos:rolleyes:

O mecánico diz que el motor fica bon mais ue acho que debería dar mais.

Pego algunas fotos dele.

Brigado

Qjo
29/08/2007, 19:37
Pessoal, sou novo por aqui e tenho grande interesse nesses motores 6 cil.Gostaria de saber se existe diferenças significativas entre os GM250 das caminhonetes C-10 e dos Opalas.
Abraços

Lucas Nassif
29/08/2007, 19:41
Pessoal, sou novo por aqui e tenho grande interesse nesses motores 6 cil.Gostaria de saber se existe diferenças significativas entre os GM250 das caminhonetes C-10 e dos Opalas.
Abraços

Os 2 são quase a mesma coisa...só sei que na de C10, o torque em baixa é melhor....já no Opala, ele é feito mais pra alta velocidade.

:concordo:

Qjo
29/08/2007, 20:19
Então é verdade que o da C-10 tem torque em menores rotações. O que o faz ter maior torque em baixas rotações? Será que tem alguma coisa a ver com o peso do volante?
[]s

Paulo Eduardo
29/08/2007, 21:31
opa...

Também, mas principalmente por ter curso > diâmetro,
sendo: 100,00 mm de curso e 95,250mm de diametro, contra 89,7 x 98,425 no 250. Essa característica prevalece o torque em baixa e os baixos regimes de rotação.

E esse motor, que é o Chevrolet 261-BR, famoso Chevrolet Brasil, é bem diferente dos 250. Esteticamente, ele é mais alto, mais pesado, e um pouco mais comprido, e tem o distribuidor na lateral, entre os cilindros 3 e 4.
Ele tem um problema característico de lubrificação no cabeçote, principalmente nos cilindros 1 e 2, devido ao acúmulo de borra dentro da árvore de balancins. Por onde flui o óleo. Até onde eu sei, só saiu com platinado, e o avanço é esterno, ou seja, é o corpo do distribuidor que gira para avançar o ponto. Como em alguns V8.
Na verdade... é um dinossauro.

Fotos:

Lucas Nassif
29/08/2007, 21:40
E ela usava carburador SIMPLES???? (Parece ser um DFV 228 - como no BF-161 - ) Estou certo??

Paulo Eduardo
29/08/2007, 22:00
exato... DFV praticamente igual ao do BF

Lucas Nassif
29/08/2007, 22:15
Engraçado...as vezes eu percebo que o BF-161 sente falta de um carburador maior...fico imaginando nesse 6 bocão aí como deve ser....

ATé!!

Cacá
29/08/2007, 22:39
Oi Paulo, essa pickup é uma Chevro BR 64?

Abração pra vc.

Cacá

ramiro_eli
30/08/2007, 09:29
Boa noite e disculpas por meu Portugues nao e muito bom :oops:, eu troquei un GM151 standard por un GM250 casi novo con 20000 kms. ano 1995 a gasolina, en mi CJ7 ano 1980, con carburador 3E con burbujeador, tuchos hidraulicos, CDI, filtro de ar de S10, caixa de 5 vel NV3550 de wrangler 2000 con Dana 300 de transfer, diferenciales Dana 44 delanteiros con rotulas y traseiros con bloqueo Detroit Locker, relacao 4.88 (44/9) con SOA (springs over axels), freios de disco en 4 rodas, con freio de pe, pneus BFGoodrich MT 33x12.50x15, compresor de ar para inflar pneus con tanque de 25 lts., winch Ramsey 9000 ProPlus, etc.

Mia consulta es que eu acho que a salida dele es devagada, como que a 2°boca nao abre rapido, 1°sería melhor trocar sistema de vacuo por sistema mecanico:pensativo: o será por los tuchos hidraulicos:rolleyes:

O mecánico diz que el motor fica bon mais ue acho que debería dar mais.

Pego algunas fotos dele.

Brigado

A forma mais eficiente e barata de melhorar o desempenho do seu motor é trocar o carburador 3E por outro com maior CFM, como uma Weber 40 ou 44 IDF. O 3E é muito pequeno para o 4.1
Trocar os tuchos hidraulicos por mecanicos só é necessária se vc fizer o motor girar mais de 5.000rpm, e para isto o comando tb deve ser trocado.

ramiro_eli
30/08/2007, 09:45
Abraços

A diferença entre os motores de C20 e Opala são:
-Comando de válvulas
-Volante do motor e conjunto de embreagem
-Glicleurs do carburador

Todo o resto é absolutamente igual.

Ricardo Sanguinetti
30/08/2007, 10:32
Brigado ramiro_eli, por los dados, voy a tratar de procurar un Weber. :concordo:

Olhen www.4x4uruguay.com (http://www.4x4uruguay.com) que temos muitos CJ7 en nosso grupo.

Abração pra vc
;)

Qjo
30/08/2007, 18:44
Desculpe Ramiro mas a minha dúvida era quanto ao motor da C-10 em relação ao do opala. Tenho um motor desses todo retificado, faltando somente ser fechado e eu tava querendo colocá-lo no meu CJ....

-Comando de válvulas
-Glicleurs do carburador

Qjo
30/08/2007, 18:47
Ops ......

cmte_carvalho
30/08/2007, 19:18
E esse motor, que é o Chevrolet 261-BR, famoso Chevrolet Brasil, é bem diferente dos 250. Esteticamente, ele é mais alto, mais pesado, e um pouco mais comprido, e tem o distribuidor na lateral, entre os cilindros 3 e 4.
Ele tem um problema característico de lubrificação no cabeçote, principalmente nos cilindros 1 e 2, devido ao acúmulo de borra dentro da árvore de balancins. Por onde flui o óleo. Até onde eu sei, só saiu com platinado, e o avanço é esterno, ou seja, é o corpo do distribuidor que gira para avançar o ponto. Como em alguns V8.
Na verdade... é um dinossauro.

Que motorzão lindo!!! :D :palmas:

Cheguei a ver um numa oficina de restauração aqui da cidade, e ele foi justamente usado numa caminhonete Chevrolet Brasil que, ao final dos trabalhos, ficou divina!

Vou pedir a algum moderador para que adicione o GM261 ao título do tópico! :concordo:

Até mais!

Caiogaucho
30/08/2007, 20:30
-Comando de válvulas
-Glicleurs do carburador

E quanto à cavalaria e torque??:pensativo:

Lucas Nassif
30/08/2007, 20:35

Menor potência, maior torque (principalmente em baixa RPM).

Não sei os números exatos, mas os experts daqui logo logo informarão!

Paulo Eduardo
30/08/2007, 20:41
opa...

Cmte, é que você não viu o pai dele, o GM 292 CID, dos caminhões C-40, C-60, C-11000, A-40, A-60, A-11000, A-19000 e A-21001. É parecido com o 250, com distribuidor na frente, e é 4.8l, se botar o pistão do 151 de 4" fica maior ainda, e existe comando e cabeçote Edelbrock pra ele...... esse motor é o que chamavam de "canavieiro" por que tinha versão álcool e usavam em plantação de cana antigamente. Tem um louco aqui do fórum que tem num opalão...

Cacá, essa é uma C-10 1972 que eu tenho aqui. vendo...:mrgreen::mrgreen: :mrgreen:

abraços!!

Paulo Eduardo
30/08/2007, 20:43
ops...

torque não lembro, mas cavalaria do 261 são 149 no doc da C-10...

Lucas Nassif
30/08/2007, 20:52
esse motor é o que chamavam de "canavieiro" por que tinha versão álcool e usavam em plantação de cana antigamente. Tem um louco aqui do fórum que tem num opalão...

Cacá, essa é uma C-10 1972 que eu tenho aqui. vendo...:mrgreen::mrgreen: :mrgreen:

abraços!!

Opa, tem um 'louco' aqui no forum que tem um Jipe com esse canavieiro. O tópico é esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22389&highlight=canavieiro

PS.: A sua C10 tá maravilhosa...Parabéns!

Loras
30/08/2007, 21:19
[]'s

Digníssimo moderador,

Por obséquio, queira explanar o preconceito em relação às Defenders 110...:pensativo:

Vossa circunstância atual não deveria permitir tal atitude. Moderador tem que ser EXEMPLO.:shock:

Antecipadamente vos agradeço.

Atenciosamente,

Mas eu tenho que reconhecer. Nem se compara o 4.1/s com o 2.5tdi...:mrgreen:

Oh lerdeeeeeeeeza!!!! Do 200tdi... hehehehe

Por enquanto o meu 4.1/s está original, apesar de não estar num CJ.

Carburado, como na Azulinha. Só que nela eu tinha um coletor 6x2.

De perfumarias: cabos Accel e uma bobina CraneCams queimada, trocada por uma original.

Vou rodar mais tempo com a Camper e verificar se preciso de mais gás...:pensativo:

Será?:?:

Abs,

cmte_carvalho
30/08/2007, 21:27
AHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAAH!!! :lol::lol::lol:

"Morde e sopra" hein Loras? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

GH
30/08/2007, 22:11
Digníssimo moderador,

Por obséquio, queira explanar o preconceito em relação às Defenders 110...:pensativo:

Vossa circunstância atual não deveria permitir tal atitude. Moderador tem que ser EXEMPLO.:shock:

Atenciosamente,

De perfumarias: cabos Accel e uma bobina CraneCams queimada, trocada por uma original.

Vou rodar mais tempo com a Camper e verificar se preciso de mais gás...:pensativo:

Abs,

Alto lá!

Loras, eu como "pai" das duas crianças que passaram por suas mãos (a F 75 "azulinha" e a Camper "bandida"), preciso esclarecer o seguinte: a Camper dificilmente irá render como a azulinha...apesar de usarem o mesmo motor (teoricamente...). A não ser que você "pegue as ferramentas".
Portanto, meu caro, não pense que o coice maior que vc sentia nas costas ao acelerar a azulinha vinha simplesmente por ela usar um 6x2, que a Camper não usa...
O fato é que o cabeçote da azulinha, assim como o do meu atual brinquedo verde, foi preparado artesanalmente por um dos melhores preparadores de cabeçotes aqui do sul, que infelizmente já faleceu, Sr. Claudio Luz.
O cara era mestre, mesmo.
O segredo do preparo? Não sei, era segredo.
Só sei que a taxa era aumentada e os dutos eram otimizados ao extremo. O resto não sei.
Veja que o coice era (no meu caso, é) muito forte, mesmo usando o economico 3E...
Os Opalas de arrancada faziam fila lá.

Agora imagina a cavalaria que vc tinha na F75 de 2.000 kg empurrando um CJ3 de 1300 kg...uuuuuuueeeebaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!

Qjo
30/08/2007, 22:44

Olha o q eu encontrei sobre o GM 261:

Força nominal SAE: 33,7HP
Força efetiva máxima a 4000rpm: 142HP
Torção máxima a 2000 rpm: 230 lbs-pé (se não me engano, são 31,8kgfm)

Assim, pergunto-lhes: Esse motor tem tanta força assim, sendo que o 250/S tem 27,8 kgfm????

ramiro_eli
31/08/2007, 10:59
Desculpe Ramiro mas a minha dúvida era quanto ao motor da C-10 em relação ao do opala. Tenho um motor desses todo retificado, faltando somente ser fechado e eu tava querendo colocá-lo no meu CJ....

O motor da C10 é identico ao da C20, exeto pelo carburador e graxeta ao invez de retentor no volante.

Beto Lacerda
31/08/2007, 11:19

me manda preço por mp por favor
[]'s

Beto Lacerda
31/08/2007, 11:24
Digníssimo moderador,

Atenciosamente,

Abs,
:mrgreen::mrgreen: Caro Dr. Ricardo , desculpe-me pela brincadeira inoportuna . vou procurar ser mais exemplar :mrgreen:
mas qdo disse da land num era nem pelo motor
ela pelo conjunto todo
o devasso custou +/- o que custa uma land 110
todo cjteiro ve um landeiro ir p/ o shoping de land 110 e diz po .. com o $ disso eu fazia um jipaço
ai vem um maluco e faz ... ai os cjteiros citam o valor ..
só quiz mostrar que gastar com off road é o que mais tem nego fazendo
gastar do jeito que nós gostariamos de gastar que tem poucos
foi essa linha de raciocinio
espero que uma vez a brincadeira explicada o equivoco acabe :concordo:

[]'s

GH
31/08/2007, 12:56
O motor da C10 é identico ao da C20, exeto pelo carburador e graxeta ao invez de retentor no volante.

Ramiro,

Depende do ano.
As C-10 usavam o motor 4300 cc "Chevrolet Brasil" até certo ano, que não sei qual é, acho que por volta de 1977/1978.
Só depois disso é que adotaram o 4.1 do Opala.

O tal Chevrolet Brasil tinha mais força que o 250-S sim, pois era feito pra ter força em baixa, tinha um torcão legal.

Loras,

Na Camper cogitei de fuçar ou até trocar por um 4.8 canavieiro, mas como o motor (e o carro) tinham 30.000 km apenas, resolvi deixar quieto.
Parece que depois, na mão do Flavio, andou superaquecendo; daí sim, oportunidade de ouro de dar um "tapa" no cabeçote (8)

Loras
31/08/2007, 13:25
:mrgreen::mrgreen: Caro Dr. Ricardo , desculpe-me pela brincadeira inoportuna . vou procurar ser mais exemplar :mrgreen:
mas qdo disse da land num era nem pelo motor
ela pelo conjunto todo
o devasso custou +/- o que custa uma land 110
todo cjteiro ve um landeiro ir p/ o shoping de land 110 e diz po .. com o $ disso eu fazia um jipaço
ai vem um maluco e faz ... ai os cjteiros citam o valor ..
só quiz mostrar que gastar com off road é o que mais tem nego fazendo
gastar do jeito que nós gostariamos de gastar que tem poucos
foi essa linha de raciocinio
espero que uma vez a brincadeira explicada o equivoco acabe :concordo:

[]'s

Sir.

Eu concordo!!:!:

Saber gastar... isso tudo exige pesquisa. Vide o conhecimento que o Ramiro demonstra sobre as alterações que fez.

Trabalho e dedicação que nem sempre os jipeiros têm... Mesmo com $$, a maioria preferem comprar a "receita pronta"...

Mas por curiosidade, uma 110 nova ou usada? Que ano?:?::mrgreen:

Abs,

Loras
31/08/2007, 13:29
Loras,

Na Camper cogitei de fuçar ou até trocar por um 4.8 canavieiro, mas como o motor (e o carro) tinham 30.000 km apenas, resolvi deixar quieto.
Parece que depois, na mão do Flavio, andou superaquecendo; daí sim, oportunidade de ouro de dar um "tapa" no cabeçote (8)

Heck,

Realmente o motor da Camper trabalha quente.

Troquei o termostato da ventoinha recentemente, e agora ela trabalha com a temperatura no meio do marcador. Antes não passava de 1/4.

Qual seria o intervalo de temperatura ideal?:?:

Numa brincadeira bem leve que fizemos, notei que o motor aquece rápido. Tive de ficar com a ventoinha auxiliar ligada o tempo todo.

Pode ser motor fora de ponto? Ela já tinha esse comportamento?:?:

Com o álcool no preço do GNV estou pensando seriamente em abandonar o cilindro de gás.

Abs,

ramiro_eli
31/08/2007, 16:08
Ramiro,

Depende do ano.
As C-10 usavam o motor 4300 cc "Chevrolet Brasil" até certo ano, que não sei qual é, acho que por volta de 1977/1978.

O tal Chevrolet Brasil tinha mais força que o 250-S sim, pois era feito pra ter força em baixa, tinha um torcão legal.

Loras,

Tem toda a razão!:concordo:

Varela
31/08/2007, 17:14
Heck,

Realmente o motor da Camper trabalha quente.

Troquei o termostato da ventoinha recentemente, e agora ela trabalha com a temperatura no meio do marcador. Antes não passava de 1/4.

Qual seria o intervalo de temperatura ideal?:?:

Numa brincadeira bem leve que fizemos, notei que o motor aquece rápido. Tive de ficar com a ventoinha auxiliar ligada o tempo todo.

Com o álcool no preço do GNV estou pol no preço do GNV estou pensando seriamente em abandonar o cilindro de gás.

Abs,

Caraca! só agora me toquei que este GH é o Gustavo Heck, putz!!! Hehehehehehee

Varela
31/08/2007, 17:24

É uma diversão...

Heck agora posta uma foto por dentro da viatura, principalmente perto dos pedais... hehehehehehe

GH
31/08/2007, 22:04
Varela,

Ainda não tirei fotos do interior porque a tampa de porta luvas não tá pronta...mas tá quase, mandei fazer em aço inox. Falta polir.
Mas perto dos pedais é normal...são pedais suspensos, acho que de Corcel II.
São pequenos, mas como tem servofreio e embreagem hidráulica, tranquilo.

Loras,

A Camper era quente por um tempo. Depois coloquei as grades no capo de Troller e melhorou.
Mas realmente, o que melhorou muito, foi mudar o ponto do distribuidor, só não lembro qual era.
Mas é simples: use o ponto original, esse motor sai do ponto com relativa facilidade, talvez pelo distribuidor ser tão perto de outros acessórios onde costumamos mexer.
Teria de falar com um especialista para saber se o uso da bobina de alta potencia, que ela tinha (Crane Cams), não oportunizava trabalhar com um ponto mais frio do distribuidor; como vc voltou à original, pode estar aí o motivo dele trabalhar quente. Ou então veja com o Flavio se ele não andou rebaixando o cabeçote dela, o que traria aquecimento maior.
Meu CJ é quentão também, mas é taxado, o que propicia o aumento de temperatura (falando em taxado, é capaz de agora aceitar o álcool, nunca testei. É que o álcool aqui não compensa, custa mais que 70% do preço da gasosa).
anda sempre acima da metade da escala, o que incomoda um pouco. Mas dizem que é normal.
Tô pensando em colocar as gradinhas no capõ dele também, mas menores que as de troller, pois o capô é pequeno, talvez destoe.

Alguém tem uma dica de gradinha menor?

Kim
31/08/2007, 22:43
Caro GH!

Estava lendo o que escreveu sobre o ponto do 4.1 e, relatarei minha experiência.

O que relatarei, serviu tanto para um BF 161, como para o 4.1S.

Estava comproblema de ponto de ignição, ocorria que sempre estava desregulando, o meca já estava de saco cheio de tanto me emprestar a pistila de ponto, no mínimo duas vezes por mês.

Um dia (já e saco muito cheio) o cara me falou assim:
"vê se aperta esse distribuidor bem, pois não é normal sair tanto assim"

Bem, chateado cheguei em casa e desmanchei o distribuidor todo, no BF 161 com platinado e no 4.1S eletrônico, e o lubrifiquei.

Durante o procedimento, pude observar que o eixo que está conectado na engrenagem do comando, não é o mesmo que acopla o rotor, nesta linha há um avanço.

Onde um eixo trabalha dentro do outro (como guia), pode ocorrer de acumular sedimentos de poeira, ou mesmo ferrugem.

Com esse acumulo, ocorre um engripamento, daí regula-se o ponto, por algum motivo, durante o funcionamento o eixo move, um em relação ao outro, saindo então do ponto pré-determinado.

Depois da lubrificação, não mais precisei regular o ponto, ficou perfeito.

O que faço agora, é d tempos em tempos é retirar o rotor e colocar óleo de motor no eixo, depois colocando novamente o rotor.

Recomendaria esse procedimento a todos.

Abraços.

Kim.

Loras
31/08/2007, 23:12
Caro GH!

Estava lendo o que escreveu sobre o ponto do 4.1 e, relatarei minha experiência.

O que relatarei, serviu tanto para um BF 161, como para o 4.1S.

Estava comproblema de ponto de ignição, ocorria que sempre estava desregulando, o meca já estava de saco cheio de tanto me emprestar a pistila de ponto, no mínimo duas vezes por mês.

Um dia (já e saco muito cheio) o cara me falou assim:
"vê se aperta esse distribuidor bem, pois não é normal sair tanto assim"

Bem, chateado cheguei em casa e desmanchei o distribuidor todo, no BF 161 com platinado e no 4.1S eletrônico, e o lubrifiquei.

Durante o procedimento, pude observar que o eixo que está conectado na engrenagem do comando, não é o mesmo que acopla o rotor, nesta linha há um avanço.

Onde um eixo trabalha dentro do outro (como guia), pode ocorrer de acumular sedimentos de poeira, ou mesmo ferrugem.

Com esse acumulo, ocorre um engripamento, daí regula-se o ponto, por algum motivo, durante o funcionamento o eixo move, um em relação ao outro, saindo então do ponto pré-determinado.

Depois da lubrificação, não mais precisei regular o ponto, ficou perfeito.

O que faço agora, é d tempos em tempos é retirar o rotor e colocar óleo de motor no eixo, depois colocando novamente o rotor.

Recomendaria esse procedimento a todos.

Abraços.

Kim.

Dúvidas de iniciante:

Como faço para usar uma pistola de ponto? Qual o custo de uma?:?:

Algum manual técnico / desenhos para orientar a manutenção no distribuidor?:?:

Valeu!!:!:

Abs,

Loras
31/08/2007, 23:19
Loras,

A Camper era quente por um tempo. Depois coloquei as grades no capo de Troller e melhorou.
Mas realmente, o que melhorou muito, foi mudar o ponto do distribuidor, só não lembro qual era.
Mas é simples: use o ponto original, esse motor sai do ponto com relativa facilidade, talvez pelo distribuidor ser tão perto de outros acessórios onde costumamos mexer.
Teria de falar com um especialista para saber se o uso da bobina de alta potencia, que ela tinha (Crane Cams), não oportunizava trabalhar com um ponto mais frio do distribuidor; como vc voltou à original, pode estar aí o motivo dele trabalhar quente. Ou então veja com o Flavio se ele não andou rebaixando o cabeçote dela, o que traria aquecimento maior.
Meu CJ é quentão também, mas é taxado, o que propicia o aumento de temperatura (falando em taxado, é capaz de agora aceitar o álcool, nunca testei. É que o álcool aqui não compensa, custa mais que 70% do preço da gasosa).
anda sempre acima da metade da escala, o que incomoda um pouco. Mas dizem que é normal.
Tô pensando em colocar as gradinhas no capõ dele também, mas menores que as de troller, pois o capô é pequeno, talvez destoe.

Alguém tem uma dica de gradinha menor?

Heck,

O preço do álcool está quase o preço do GNV... preciso pensar com calma qual será o futuro da Camper...:pensativo:

Sobre o cabeçote, o Flavio não comentou nada a respeito. Acredito que não deve ter mexido. Andou bem pouco com a viatura.

Vou averiguar a questão do ponto. E talvez instalar a bobina do gol MI para voltar a usar o cabo supressivo. Tive de colocar um original, pois o plug das bobinas são diferentes...

Atualmente ela está na oficina, com os seguintes upgrades::arrow:

- Novas barras de direção e terminais do MB608
- Revisão completa do diferencial dianteiro (adaptamos uma flange para se tornar independente do retentor exclusivo da Troller)
- Revisão elétrica
- Revisão completa da suspensão (aperto)
- Adaptação do bocal da RD350
- Instalação dos Hellas 1000 Black Magic
- Suporte para PY e instalação elétrica / antena

Falta pneus ainda. Devo resolver dia 07 de setembro. De repente aproveito que está parada para investigar o ponto!!!:!:

Abs,

Kim
01/09/2007, 13:06
Dúvidas de iniciante:

Como faço para usar uma pistola de ponto? Qual o custo de uma?:?:

Algum manual técnico / desenhos para orientar a manutenção no distribuidor?:?:

Valeu!!:!:

Abs,

Tudo bem Loras?

Basicamente existem três pistolas de ponto (o funcionamento é o mesmo), onde se tem três cabos na pistola: positivo; negativo (âmbos da bateria) e o do cabo de vela do 1º cilindro.

A primeira e mais simples, adiante-se o ponto na polia do motor, diexando as "marcas" desiguais mesmo.

A segunda, pode-se dizer que é analógica, onde há um potenciômetro já escalonado, que deixa reegulado quantos graus que adiantado, aí é só deixar as "marcas" da polia igualadas que o motor ficara adiantado, ou melhor, regulado.

A terceira é a digital, onde tamnbém há um potenciômetro, com um mostrador digital com três casas, o procedimento é o mesmo do anterior.

Liga na bateria, liga o motor, mira o estrobo na polia e aperta o gatilho da pistola, tá feito a bagaceira.

Sobre desmontar, foi na curiosidade/necessidade mesmo.

Aconselharia a levar em uma auto eletrica, e cuidar bastante das molas do centrífugo mecânico que fica na parte inferior do distribuidor.

Abraços.

Kim.

ps.: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=%22pistola+de+ponto%22&gbv=2

cmte_carvalho
01/09/2007, 15:50
Essa aí da foto tá parecendo uma daquelas pistolas de video-game dos anos 80... :mrgreen::lol::lol:

Alexandre Vaz Ferreira
02/09/2007, 22:26
Uma foto do meu...tem mais no seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4843&highlight=mpfi&page=10

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56836&d=1151862978

cmte_carvalho
02/09/2007, 23:07
Uma foto do meu...tem mais no seguinte tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4843&highlight=mpfi&page=10

"Bella macchina" Alexandre! Só faltou mesmo um carburador! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Até!

Loras
02/09/2007, 23:08
Tudo bem Loras?

Basicamente existem três pistolas de ponto (o funcionamento é o mesmo), onde se tem três cabos na pistola: positivo; negativo (âmbos da bateria) e o do cabo de vela do 1º cilindro.

A primeira e mais simples, adiante-se o ponto na polia do motor, diexando as "marcas" desiguais mesmo.

A segunda, pode-se dizer que é analógica, onde há um potenciômetro já escalonado, que deixa reegulado quantos graus que adiantado, aí é só deixar as "marcas" da polia igualadas que o motor ficara adiantado, ou melhor, regulado.

A terceira é a digital, onde tamnbém há um potenciômetro, com um mostrador digital com três casas, o procedimento é o mesmo do anterior.

Liga na bateria, liga o motor, mira o estrobo na polia e aperta o gatilho da pistola, tá feito a bagaceira.

Sobre desmontar, foi na curiosidade/necessidade mesmo.

Aconselharia a levar em uma auto eletrica, e cuidar bastante das molas do centrífugo mecânico que fica na parte inferior do distribuidor.

Abraços.

Kim.

ps.: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=%22pistola+de+ponto%22&gbv=2

Duvida de prego mesmo...:mrgreen:

Para onde aponto a pistola? O que ela indica?:?:

No motor original, deixo tudo alinhado, certo?:?:

Como seria o procedimento todo?:?:

Melhor abrir um tópico somente para o uso da pistola de ponto?:pensativo:

Abs

Alexandre Vaz Ferreira
02/09/2007, 23:38
"Bella macchina" Alexandre! Só faltou mesmo um carburador! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Até!

Carburador:?::?::?:, nunca ouvi falar...deve ser algo que se usava antigamente né :lol::lol::lol:

[]s injetados

cmte_carvalho
03/09/2007, 00:02
Carburador? nunca ouvi falar...

Wow... Assim tá ruim viu...

Kim
03/09/2007, 00:10
Duvida de prego mesmo...:mrgreen:

Para onde aponto a pistola? O que ela indica?:?:

No motor original, deixo tudo alinhado, certo?:?:

Como seria o procedimento todo?:?:

Melhor abrir um tópico somente para o uso da pistola de ponto?:pensativo:

Abs

Grande Loras!!

Para a resposta da 1ª pergunta, para onde aponta, está na figura 25 do zip4 anexo, sendo que indica o ponto do motor (PMS), terá uma "seta" no bloco, e uma marca na polia, no caso dos GMs, se gasolina é um "0" e vários risquinhos, se álcool terá um "0" riscos e um "A", sendo este último o ponto do motor.= daquele combustível.

Colocarei vários zips para olhar, é antigo, mais não mudou muita coisa.

Abraços.

Kim.

Kim
03/09/2007, 00:16
O "urtimo"...

cmte_carvalho
11/09/2007, 17:18
Pessoal, surgiram algumas dúvidas:

- O coletor de escapamento do meu motor está enferrujado e estou planejando "dar um trato" nele pessoalmente. O que vocês recomendam? Uma boa lixada já ajuda? E como faço para removê-lo do seu local de instalação?

- (essa pergunta veio um pouco atrasada) Quais cuidados são necessários na hora de se remover e instalar velas de ignição?

Obrigado e até mais!

edwint
11/09/2007, 17:33

- O coletor de escapamento do meu motor está enferrujado e estou planejando "dar um trato" nele pessoalmente. O que vocês recomendam? Uma boa lixada já ajuda? E como faço para removê-lo do seu local de instalação?

- (essa pergunta veio um pouco atrasada) Quais cuidados são necessários na hora de se remover e instalar velas de ignição?

Obrigado e até mais!

- para o coletor de escapamento, um jato de areia cai muito bem, fica como novo.

- para as velas, o maior cuidado é p/ que vc nao pegue o fio de rosca torto afim de não roça-la, e nem o cabeçote. aparafuse com a mão e use a chave apenas p/ um aperto final de leve. háaa, tava esquecendo nao misture a ordem dos fios de vela...

Sukys
11/09/2007, 18:02
Basicamente existem três pistolas de ponto

Um comentário atrasado mas que ainda é valido pra evitar compra, sem necessidade, de modelo mais caro.

Pistola de ponto com indicação de ângulo de avanço é de uso obrigatório em motor que só tem marca de PMS. Pra motor que tem marca de referência de avanço qualquer pistola serve.

Sds,
Sukys

Sukys
11/09/2007, 18:16
O problema é que não é em todos os lugares que se tem um equipamento pulverizador de areia à disposição...

Nos tempos do Willys, fiz jateamento e aplicação de tinta pra escape de moto. Sem jatear não adianta muita coisa, e mesmo jateando a durabilidade não é lá essas coisas.

Já no X15, que tem escape dimensionado e que fica um tanto quanto exposto, pra diminuir um pouco a ação da ferrugem e dar uma melhorada no visual, de tempos em tempos faço uma aplicação de Ferrox.

Sds,
Sukys

cmte_carvalho
11/09/2007, 19:29
Nos tempos do Willys, fiz jateamento e aplicação de tinta pra escape de moto. Sem jatear não adianta muita coisa, e mesmo jateando a durabilidade não é lá essas coisas.

Já no X15, que tem escape dimensionado e que fica um tanto quanto exposto, pra diminuir um pouco a ação da ferrugem e dar uma melhorada no visual, de tempos em tempos faço uma aplicação de Ferrox.

Sukys, você tem algum tópico sobre o X15? Qual o modelo do veículo? A inspiração veio da aviação?

Até!

Loras
11/09/2007, 20:28
Kim e Sukys,

Obrigado pelas valiosas dicas.:palmas:

Viajei 1800 km no último final de semana.

Parece que a viatura trabalha mais fria...

Todavia, a regulagem foi feita no ouvido, pois não havia pistola disponível na oficina que mexe com carburadores aqui...:pensativo:

Vou estudar o material. Mas penso em seriamente adaptar uma injeção da Silverado para resolver de vez o problema das regulagens e limpeza constantes do carburador. Assim que tiver tempo e tutu ($) estudarei com calma a questão.

Rapidamente, o que recomendam?:?:

Abs,

Sukys
11/09/2007, 22:04
Vou estudar o material. Mas penso em seriamente adaptar uma injeção da Silverado para resolver de vez o problema das regulagens e limpeza constantes do carburador. Assim que tiver tempo e tutu ($) estudarei com calma a questão.Rapidamente, o que recomendam?:?:

Se gosta de emoções fortes, vai fundo, mas poderá perder mais tempo na adaptação do que todo o tempo que perderia em manutenção do carburador... em uns vinte anos. :-)
Coisa do tipo não é "plug and play" e requer ótimo conhecimento de mecânica e injeção, caso contrário é dor de cabeça na certa, e se confiar o trabalho pra oficina que sequer tem pistola de ponto, um abraço pro motor injetado.

Sds,
Sukys

CAVESO
11/09/2007, 22:18
Kim e Sukys,

Todavia, a regulagem foi feita no ouvido, pois não havia pistola disponível na oficina que mexe com carburadores aqui...:pensativo:

Vou estudar o material. Mas penso em seriamente adaptar uma injeção da Silverado para resolver de vez o problema das regulagens e limpeza constantes do carburador. Assim que tiver tempo e tutu ($) estudarei com calma a questão.

Abs,

Eu recomendo um motor diesel (mwm sprint ou maxion s4t plus dependendo do gosto) ou um a gasosa injetado de fábrica.

Como o mestre Sukys bem disse, essa adaptação é garantia de dor-de-cabeça (fácil pra você, já que médico não fica doente, rs) e qualidade final duvidosa...

Sukys
11/09/2007, 23:34
Sukys, você tem algum tópico sobre o X15?

Não tenho, e o meu é da versão militar, muito mais raro que a versão civil (foto do avatar).

Qual o modelo do veículo?

X15 :mrgreen:

A inspiração veio da aviação?

Não, foi a aviação que se inspirou no Gurgel. :mrgreen:

Tudo bem, X15 é a denominação de um avião espião, que tive a grata oportunidade de conhecer ao vivo, numa exposição que houve no museu da aeronáutica do Parque do Ibirapuera, em mil novecentos e banana.
Acontece que os primeiros modelos da Gurgel tinham o nome de Xavante, e por um imbróglio qualquer com a Embraer, coisa de registro de marca, a Gurgel retirou o nome mas manteve a abreviação "X" para denominar os utilitários, daí o Xavante virou X12, que posteriormente virou Tocantins. No tempo do X12 apareceu o X15, que foi fabricado por curto período, mas se tivesse continuidade provavelmente receberia o nome de Pão de Forma. :-)

Caveso,

Já respondi sua MP.

Sds,
Sukys

Kim
11/09/2007, 23:43
Kim e Sukys,

Abs,

Bem, é o seguinte...

Quer injetar???

Olhe aqui: http://www.venomautomotive.com.br/index.htm

Eu fuii lá e vi, estavam injetando uma F100 V8, o serviço é muito bom!!!

Mais na minha opinião, se quer injetado, não "dapita", coloca da Silverado, é uma dor de cabeça a menos.

Abraços.

Kim.

Sukys
12/09/2007, 02:34
Com o álcool no preço do GNV estou pensando seriamente em abandonar o cilindro de gás.

Loras,

Como não acompanhei este tópico desde o princípio foi só agora que li este seu comentário.

Aquecimento nos dois combustíveis ou só no GNV?
Distribuidor com curva pra gasolina ou álcool?
Variador de ponto ou ponto estático na base do meia calabreza meia muzzarela?

Sds,
Sukys

Loras
12/09/2007, 10:45
Loras,

Como não acompanhei este tópico desde o princípio foi só agora que li este seu comentário.

Aquecimento nos dois combustíveis ou só no GNV?
Distribuidor com curva pra gasolina ou álcool?
Variador de ponto ou ponto estático na base do meia calabreza meia muzzarela?

Sds,
Sukys

Sukys,

Por partes...:arrow:

A Camper não tem GNV (ainda). E pelo preço atual do álcool, talvez não tenha nunca...:pensativo:

Roda com um motor GM 4.1/s original ano 1994, carburador 3E (niquelado), gasolina.

ACHO que o distribuidor é original também.

Tinha uma bobina CraneCams que queimou. Foi substituída por uma original.

A cebolinha do radiador apresentou mau contato. Troquei por uma de 87-92o.C (original segundo me informaram).

Já com a bobina original, num passeio por aqui, notei que ela trabalhava excessivamente quente.

Mas ainda assim continua esquentando demais (comparando com o outro 4.1/s que tive, na F-75).

Além disso, o motor parecia pesado durante a partida. Suspeitei que talvez estivesse fora de ponto.

Fui até a melhor casa de carburadores de Boa Vista, onde o ponto não foi regulado com pistola. Mas senti melhora significativa na partida.

Por esse e outros detalhes, pensei em substituir o motor carburado por um injetado. Se for possível apenas o "transplante" de injeção (da Silverado) seria minha opção, dependendo dos cu$tos.

Mas se for mais "dor de cabeça" prefiro deixar assim mesmo.

Entende?:?:

Obrigado, mais uma vez.

Abs,

Paulo Eduardo
12/09/2007, 13:06
opa...

ainda quanto a história das velas, uma coisa que eu sempre faço e recomendo é calibrar todas elas antes de colocar, mesmo novas, podem estar erradas seja lá o motivo.
a calibragem comum para o 250s é 1,2mm

[]´s

Sukys
12/09/2007, 14:04
Loras,

Agora entendi, abandonar cilindro de gás como idéia...

Motor pesado durante a partida pode ser problema de motor de arranque ou bateria, e descartando isso, via de regra é ponto muito avançado, ainda mais se o motor estiver taxado.

Já comentaram por aqui sobre a possibilidade de ser engripamento entre os segmentos do eixo do distribuidor, coisa relativamente comum de acontecer em jipe com mania de submarino :-) e não custa nada desmontar o dito e fazer uma revisão.

Quanto ao aquecimento, a origem pode ser tão variada como sintoma de febre e sem ficar atendo a outros sintomas qualquer recomendação pode virar placebo, mas já que colocaram a mão no ajuste estático do distribuidor o ideal mesmo é ter certeza sobre o ponto, que quando avançado pode gerar sobre-aquecimento.
Se mesmo assim continuar aquecendo além da conta, diminua um ou dois graus no avanço estático e observe o resultado.

GM seizão é um belo motor e não trocaria o dito por qualquer injetado metido a besta, ainda mais se o doador é um automóvel, onde os componentes foram projetados para uso em asfalto. São poucos que pensam nisso na hora de eleger um motor e dos que fazem só um ou outro se preocupa com proteção efetiva, daí o injetado corre o risco de apresentar mais problemas que motor carburado equipado com platinado.
Funcionar funciona mas, até quando?
No mais, manutenção preventiva resolve a imensa maioria dos problemas típicos que acontecem em trilha, e jipeiro que se preza tem que fazer preventiva, sempre, seja em motor carburado, injetado ou diesel.
Troca por injetado - ou mesmo diesel - levando em conta alguma prerrogativa funcional, tudo bem, dou o maior apoio, mas se a idéia principal é diminuir a manutenção já fico com um pé atras, porque isso é forte indício de despreocupação com manutenção preventiva. Excessões à parte, lógico, mas a maioria que faz isso quer é se livrar de manutenção de carburador, que é o de menos pra quem faz manutenção preventiva com frequência adequada.

Maquina: usou gastou. Usou além da conta, gastou além da conta.
Isso é tão simples quanto febre em resfriado. :-)

Sds,
Sukys

Sukys
12/09/2007, 14:23
Quer injetar???Olhe aqui: http://www.venomautomotive.com.br/index.htm

Kim,

Isso é lindo e maravilho, mas é feito pra voar no asfalto e não engatinhar na terra.
Duvida? Nem vou entrar no mérito do motor, mande email pra qualquer fabricante de módulo de injeção reprogramável, daqui ou de fora, e pergunte sobre a garantia de funcionamento com o uso em jipe utilizado em trilhas.
Se o fabricante falar que sim e o módulo não for, no minimo, protegido contra umidade e vibração, correrá grande risco de ficar na mão até com uma simples variação abrupta de temperatura.
Eletrônica é uma maravilha, mas sem o devido cuidado fica mais temperamental que amante argentina. :-)

Sds,
Sukys

GH
12/09/2007, 22:04
Sukys,

Por partes...:arrow:

A Camper não tem GNV (ainda). E pelo preço atual do álcool, talvez não tenha nunca...:pensativo:

Roda com um motor GM 4.1/s original ano 1994, carburador 3E (niquelado), gasolina.

ACHO que o distribuidor é original também.

Tinha uma bobina CraneCams que queimou. Foi substituída por uma original.

A cebolinha do radiador apresentou mau contato. Troquei por uma de 87-92o.C (original segundo me informaram).

Já com a bobina original, num passeio por aqui, notei que ela trabalhava excessivamente quente.

Mas ainda assim continua esquentando demais (comparando com o outro 4.1/s que tive, na F-75).

Além disso, o motor parecia pesado durante a partida. Suspeitei que talvez estivesse fora de ponto.

Fui até a melhor casa de carburadores de Boa Vista, onde o ponto não foi regulado com pistola. Mas senti melhora significativa na partida.

Por esse e outros detalhes, pensei em substituir o motor carburado por um injetado. Se for possível apenas o "transplante" de injeção (da Silverado) seria minha opção, dependendo dos cu$tos.

Mas se for mais "dor de cabeça" prefiro deixar assim mesmo.

Entende?:?:

Obrigado, mais uma vez.

Abs,

Loras,

Vc tirar um motor desse aí, que tem a km que marca no odômetro (40.000 km hoje?) e colocar um injetado sabe-se lá de onde, que vai te dar um belo trabalho pra adaptar (sim, tem coisas que invertem de lado no injetado. Além disso, tem a bomba elétrica e os novos fios...), sei não...

Se é pra rodar na gasosa, fica com esse aí.
No máximo, dê um "tapa" no cabeçote dele que ganha torque e rendimento.

Se é pra trocar de motor, MWM nela!

carraro
14/09/2007, 10:21

Obrigado e até mais!:parede:CUIDADO POUCO TOMADO POR MECAS É O DE PASSAR AR COMPRIMIDO EM VOLTA DO ALOJAMENTO DAS VELAS ANTES DA RETIRADA DAS MESMAS,DEVIDO AO ACUMULO DE SUJEIRA,NESTA REGIAO, ( GRAOS DE AREIA TERRA,PEDRINHAS)QUE PODEM VIR A CAIR PARA DENTRO DO CILINDRO ,FAZENDO SEU MOTOR "ZERADO" COMEÇAR A FUMAR DA NOITE PARA O DIA,DEVIDO A RISCOS NOS CILINDROS,E REGULAR AS FOLGAS DAS VELAS EM VIRTUDE DO TIPO DE IGNIÇAO UTILIZADO,E PASSAR MUITO POUCO OLEO LUBRIFICANTE NAS ROSCAS DAS MESMAS,PRA NAO ARRUMAR PRA CABEÇA NA HORA DE TER DE RETIRALAS NOVAMENTE DEVIDO A LAVAGENS DE MOTOR COM SOLUPAM. :concordo:

Varela
14/09/2007, 14:32
Kim,

Isso é lindo e maravilho, mas é feito pra voar no asfalto e não engatinhar na terra.

Sds,
Sukys

Sukys meu caro, permita-me apropriar-se da sua frase.
Vide minha assinatura.

[]s

Varela
14/09/2007, 14:36
Loras,

Vc tirar um motor desse aí, que tem a km que marca no odômetro (40.000 km hoje?) e colocar um injetado sabe-se lá de onde, que vai te dar um belo trabalho pra adaptar (sim, tem coisas que invertem de lado no injetado. Além disso, tem a bomba elétrica e os novos fios...), sei não...

Se é pra rodar na gasosa, fica com esse aí.
No máximo, dê um "tapa" no cabeçote dele que ganha torque e rendimento.

Se é pra trocar de motor, MWM nela!

Pois é eu fiz o inverso, tirei a injeção e coloquei carburador, quase me crucificaram kakakakakkakakakakak
O cabeçote é totalmente diferente.
Bomba de gasolina, só aceita bomba eletríca haja vista que o ressalto no eixo não é liso.
Coletor de escap, não cabe sem um retrabalho (por falar nisso, tou vendendo o 6 em 2 orix).

Sukys
14/09/2007, 15:52
Sukys meu caro, permita-me apropriar-se da sua frase.Vide minha assinatura.

Ixe, Varela, pelo visto fui que que me apropriei da sua frase, e não o contrário. Pago os royalties com cartão de telefone sem crédito, ok? :-)

Pois é eu fiz o inverso, tirei a injeção e coloquei carburador

Quem tem carburador quer arrumar enguiço adaptando injeção, e quem tem injeção joga tudo no lixo pra adaptar carburador.

Eita mundão lôco, sô... :-)

Sds,
Sukys

cmte_carvalho
17/09/2007, 22:45
GM seizão é um belo motor e não trocaria o dito por qualquer injetado metido a besta, ainda mais se o doador é um automóvel, onde os componentes foram projetados para uso em asfalto. São poucos que pensam nisso na hora de eleger um motor e dos que fazem só um ou outro se preocupa com proteção efetiva, daí o injetado corre o risco de apresentar mais problemas que motor carburado equipado com platinado.
Funcionar funciona mas, até quando?

No mais, manutenção preventiva resolve a imensa maioria dos problemas típicos que acontecem em trilha, e jipeiro que se preza tem que fazer preventiva, sempre, seja em motor carburado, injetado ou diesel.
Troca por injetado - ou mesmo diesel - levando em conta alguma prerrogativa funcional, tudo bem, dou o maior apoio, mas se a idéia principal é diminuir a manutenção já fico com um pé atras, porque isso é forte indício de despreocupação com manutenção preventiva. Excessões à parte, lógico, mas a maioria que faz isso quer é se livrar de manutenção de carburador, que é o de menos pra quem faz manutenção preventiva com frequência adequada.

Maquina: usou gastou. Usou além da conta, gastou além da conta.
Isso é tão simples quanto febre em resfriado. :-)

Sds,
Sukys

Quem tem carburador quer arrumar enguiço adaptando injeção, e quem tem injeção joga tudo no lixo pra adaptar carburador.

Eita mundão lôco, sô... :-)

Sds,
Sukys

Sukys - Você é o cara! :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

:palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas:

Até que enfim não me sinto mais sozinho neste fórum!!! (em referência à defesa dos carburadores)

Sukys
18/09/2007, 01:20
Eita, não sou defensor do carburador, sou é defensor da aplicação adequada.
Por "qualquer injetado metido à besta" entenda com sendo motor de automóvel, cujos sensores, atuadores e outros "ores" muitas vezes não possuem características adequadas ao fora de estrada, daí o injetado pode dar mais trabalho que o motor antigo. Geralmente isso não acontece de cara e no começo é tudo felicidade, só que mais dia menos dia os "ores" cobrarão o custo do emprego inadequado.
Fora isso, que venham as adaptações BEM FEITAS e que apareça um sistema de injeção plug and play, adequado e confiável a este meio.

Sds,
Sukys

Lucas Nassif
18/09/2007, 18:53
Sukys - Você é o cara! :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

:palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas:

Até que enfim não me sinto mais sozinho neste fórum!!! (em referência à defesa dos carburadores)

Esqueceu de mim, é????

cmte_carvalho
18/09/2007, 21:01
De forma alguma caro Lucas! Minha intenção foi indicar que, nos diversos conflitos "Carburador vs. I.E. em Willys" que já ocorreram neste fórum, a grande maioria (inclusive você - desculpe a sinceridade) preferiu se ausentar... Alguns ficaram "vendo com a pipoca na mão"... E ainda houveram aqueles que puseram mais lenha na fogueira...

Até.

Lucas Nassif
18/09/2007, 21:05
De forma alguma caro Lucas! Minha intenção foi indicar que, nos diversos conflitos "Carburador vs. I.E. em Willys" que já ocorreram neste fórum, a grande maioria (inclusive você - desculpe a sinceridade) preferiu se ausentar... Alguns ficaram "vendo com a pipoca na mão"... E ainda houveram aqueles que puseram mais lenha na fogueira...

Até.

Ahh tá!!!
Mas eu já te falei pq que eu me ausentei, né?? :smile:

Até!!

cmte_carvalho
18/09/2007, 21:10
Sim mas, ao meu ver o seu motivo não justifica... Enfim...

Lucas Nassif
18/09/2007, 21:19
Sim mas, ao meu ver o seu motivo não justifica... Enfim...

:oops: :oops: :confused: :oops: :putz: :parede:
Intão deixa!

Beto Lacerda
18/09/2007, 22:01
Cmte , só lembrando silverado é um utilitario , com ie projetada p/ uso severo , não é desse tipo de injetado que Sukys ta falando , pelo que entendi ele diz sobre motores de carros , e tb ja criticou ies de competição tipo fuel tech
estou errado Sukys ? ou vc esta mesmo dizendo que ie de silverado por ex não serve p/ usos severos ?

[]'s

Sukys
18/09/2007, 22:38
É exatamente isso, Beto, com essa história de injeção todo motor passou a ter aplicação sob medida, e a adaptação ficará melhor com motor de utilização idêntica.

Sds,
Sukys

Pedro Freitas
19/09/2007, 16:27
o 151 está pronto pra ser montado no brinquedo.
cabeçote rebeixado e comando bravo. :dance:
beve lançarei as fotos

Zepi
26/09/2007, 15:11
Amigos me ajudem,Mas sem demagogia!Hehehehehe!!!!

Fui dar uma olhada num 4.1 que o cara desistiu de colocar na rural dele..é um mexanico....
Faz anos que tá parado.Ele cromou todas as peças(que já estão começando a enferrujar)
Retificou as peças e ele mesmo montou...
Pensei que queria uma banana mas falou tria de ver...falou em menos de 1000 reais.
Tá quase completo..falta a tampa do distribuidor e cabos, volante.
Tem alternador,bomba da hidro,disse que carburador tbm,e compressor....

Ele tem coletor em alumínio..qual seria esse modelo?
250,250S,4.1S?????

Vou ver se tiro umas fotos!!!

Abs

Kim
26/09/2007, 15:20
Caro Zepi.

No bloco do motor, entre a vareta de óleo e o distribuidor tem um nº em alto relevo, são 8 dígitos e, tem a gravura também em alto relevo GM logo abaixo.

Sei que os que começam com 94... são da última série de 4.1.

OLhe qual a numeração e passe para nós, que saberemos te responder.

Abraços.

Kim.

Zepi
26/09/2007, 15:28
Bem corri ali e tirei umas fotos.....
Dêem uma olhada....

Ps.:Obrigado Kim!
Se for desses últimos,quais as vantagens????
Obrigado.

Kim
26/09/2007, 15:46
Zepi, para ajudar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=254

Pelo que pode observar, é da última série, com vareta "alta" e tubagem para bura 3E.

Já está com a bomba da direção hidraulica e alternador, como também coletor dimensionado (custa umas 600L$ e queria muito um para o Brancão-Lost).

Se, e somente se negociar este motor, pegue a tubagem de escapamento original, pois isso é difícil de encontrar.

Olhe a numeração, deve começar com 94..., nas fotos, não ficou visivel o lado onde se encontra os nºs.

Um detalhe, a bomba da direção hidraulica já é o próprio reservatório, como no meu engesa. Só usa duas mangueiras.

Abraços.

Kim.

Lucas Nassif
26/09/2007, 19:12
Se, e somente se negociar este motor, pegue a tubagem de escapamento original, pois isso é difícil de encontrar.

Kim,

O original que vc fala é o 6x1??

Se for, eu tenho um aqui pra venda...quem tiver precisando....................

Abrs.:concordo:

GH
26/09/2007, 19:26
Bem corri ali e tirei umas fotos.....
Dêem uma olhada....

Ps.:Obrigado Kim!
Se for desses últimos,quais as vantagens????
Obrigado.

Cara, isso faz um ronco...quase uma música!

Lucas Nassif
26/09/2007, 19:30
Cara, isso faz um ronco...quase uma música!

Nooooooossaa, e como...

Zepi, se vc não quiser esse "cacho" aí, eu quero!! :mrgreen:

GH
26/09/2007, 21:28
Eu uso um no CJ, também.

Dois canos até a tcase; depois, um só.
Malvado pra caramba!!!

Zepi
26/09/2007, 22:06
hehehe!!!!

Já tá mais que aprovado o novo projeto...hehehe

Alguém tem idéia de quantos pocotó tem esse motor?

Tenho o carburador 446 webber...

E qual a medida do cabeçote original?Quero dar um taxadinha(pouco) mas quero saber quanto ele já perdeu...

Abs

Kim
26/09/2007, 23:26
Fala galera!!!

O original que falo é o 6x1 mesmo, em ferro fundido, aqui na minha região é complicado.

Zepi, a tropa é de 140Cv original, com o 3E, com o 446, terá algo mais, mais o gasto seria maior, eu, particularmente deixaria o 3E, bem regulado é ótimo.

Agora um 446 é um 446!!!

Quanto ao cabeçote, o Elmer pode te socorrer, agora eu, fico te devendo tal resposta.:oops:

Posso te afirmar uma coisa...
...seu projeto agora ficou excelente, parabéns, uma ótima escolha com relação a manutenção!:concordo:(o que é manutenção mesmo para GM6cc?:shock::mrgreen:)

Zepi, sei que é melhor em relação aos demais, existe diferenças em biela, pistão comando e outras coisas, mais não sei especificar a vc. Chama o Elmer.

Agora é p&p motor e câmbio!:mrgreen:

Abraços.

Kim.

carraro
26/09/2007, 23:36
:palmas:ZEPI ESTE MOTOR É IGUAL AO MEU,UM A-20 ALCOOL DE 93/94,GERA ORIGINALMENTE 138 CV,BEM MENOS DOQUE OS ANTIGOS 4.1-S(250 EM POL"),QUE CHEGARAM A SAIR DE FABRICA COM 178 CV,USANDO COMANDOS ISKANDERIAM,E CARBURAÇAO REFEITA,EM COMPENSAÇAO ELES TEM UM COMANDO DE FORÇA(+TORQUE)EM BAIXA QUE OS ANTIGOS 250-S(4.1-S)E JA EMPURRAM DESDE AS 1400RPMS,POSSUEM RETENTOR NO VIRABREQUIM NO LUGAR DE GAXETA,TEM ESTE COLETOR COM MUFLA QUE ECONOMIZA UM MONTE NO ALCOOL E MELHORA EM MUITO A RESPOSTA DO MOTOR,POSSUI TAXA DE 12:1(PODE RODAR LISO NA GASOLINA SEM PROBLEMA ALGUM + FORTE PRA KCT,DESDE QUE Ç ALTERE A GICLAGEM DO CARBURA,O CABEÇOTE É BEM MELHOR DE FLUXO DO QUE OS ANTIGOS(+ AINDA DA PRA MEXER UM MONTE.......)E NA MINHA OPINIAO É MUITO MELHOR DO QUE OS QUE SAIRAM NA SILVERADO,E NOS OMEGAS MESMO SENDO CARBURADO.E BEM MAIS FRACO POIS EQUILIBRA MELHOR O CONJUNTO NO RESTANTE DO JEEP.SIMPLESMENTE O MELHOR DOS MOTORES PRA Ç INSTALAR,NA RELAÇAO CUSTO BENEFICIO!!!!:concordo:

Zepi
27/09/2007, 08:51
Carraro,Beleza cara!

Obrigado pelas respostas!
O seu é a álcool né?
Parece que esse meu é a gasolina(disse ele)....
Tem como saber sem abrí-lo?
Se for a gasolina qual a taxa?

obrigado!

Kim,beleza?

Obrigado pela resposta!
Cara,vou usar o 446, pois ele é melhor para o GNV,bura com segundo estágio atrapalha no Gnv...

Abs

....CADÊ O ELMER PRA ME SOCORRER!!!HEHEHEHEHE!!!!!

Kim
27/09/2007, 12:40
Zepi!

O motor da foto é um GM6cc a gasolina, não é álcool não.

O que tenho no Engesa também é a gasolina, vim a descobrir quando estava me matando para acertar o bura.

Rodo no álcool sem problemas, liso liso, pretendo trocar os pistões e, passar para 4.4, pois "jaque..."

Abraços.

Kim.

Zepi
27/09/2007, 16:10
Pra fezer 4.4 usa-se pistões de 4cc,isso??
Mas vale a pena?Pergunto.pois esses pistões desses últimos 6cc são melhores,não?

Abs

Kim
27/09/2007, 16:56
....CADÊ O ELMER PRA ME SOCORRER!!!HEHEHEHEHE!!!!!

Bem, o que sei até o momento é sobre a colocação dos pistões do 4cc no 6cc, fica boníssimo, mais o bloco se vai embora, pois reabre até o limite máximo do bicho!!!

O lUcas está fazendo, eu estou pensando... já áté achei um jogo com 6 pistão aqui na minha cidade, mais não corri atraz, penso no consumo, pois o jipe é de meu dia a dia, quero algo um pouco menos gastador.

Agora que aquele dimensionado é bonito, isso não tem dúvida!!!:concordo::shock:

Para colocar o 446, retire a falanga onde há os três prisioneiros do 3E e, faça uma com a medida do pé do 446 e recoloque, fica muito bom, não precisa trocar a tubagem.

Abraços.

Kim.

Lucas Nassif
27/09/2007, 19:44
Bem, o que sei até o momento é sobre a colocação dos pistões do 4cc no 6cc, fica boníssimo, mais o bloco se vai embora, pois reabre até o limite máximo do bicho!!!

Acho que o bloco num é aberto ao máximo não, pois já vi casos de gente que conseguiu chegar até 5.1 no motor de opala, apenas abrindo cilindros.....

Aííííí sim o motor vai embora rapidinho!! :parede:

edwint
28/09/2007, 10:46
Acho que o bloco num é aberto ao máximo não, pois já vi casos de gente que conseguiu chegar até 5.1 no motor de opala, apenas abrindo cilindros.....

Aííííí sim o motor vai embora rapidinho!! :parede:

se vc conseguir o girabrequim e bielas do caminhão chevrolet a gasolina, daí a receita fica completa pq este gira tem maior curso.

ramiro_eli
28/09/2007, 12:54
se vc conseguir o girabrequim e bielas do caminhão chevrolet a gasolina, daí a receita fica completa pq este gira tem maior curso.

Nopt!:discordo:

Para se montar um GM 5.1 deve-se utilizar o bloco do motor canavieiro, ou o 4.800cm³.
Este bloco é mais alto, possui bielas mais longas e virabrequim de maior curso.
Existem motores com até 5.900cm³, onde form feitos virabrequim e bielas sob encomenda.

O 4.8 jé beeem torcudo e o 5.1 é um espetáculo. O problema do motor canavieiro é o custo das peças, que são bastante mais caras que se comparadas ao 4.100

Zepi
28/09/2007, 14:06
A melhor de todas as notícias....

O motor 6cc GM que estou negociando é mesmo dos últimos...hehehe

(94.......)

Mas vou esperar uma oferta boa...
O cara vendeu uma rural 4x2 sem motor com lata já chapeada no fundo(muito boa)...
Com vidros e restante das peças por 1200 reais....
Me falou que precisando de grana...

Também não posso estorquir o cabloco....

Abs

Milton Bley Junior
03/11/2007, 01:37
Pessoal,

Acabei de ler todos os relatos sobre o motor gm 6cc!
Tenho em minha pickup(F75) um gm4.1 ano 1992 (gasolina) retirado de um opala.

Estou tendo problemas já há um certo tempo com a carburação..
No inicio tentei utilizar o carburador 3E original do motor, mas este dava falta devido ao snorkel. Fizemos de tudo e não adiantou...
Então coloquei(indicaçao ou incerteza domecanico!!) um solecão(simples) igual(parte externa) ao do motor ford ohc do jeep 4cc, o qual funcionou muito bem, com giro e rendimento bem melho do que o 3E.
O problema é que com este carburador o cheiro de monoxido(cheiro de gasolina pura) é insuportavel, sem falar que de tempo em tempos(6 meses) preciso trocar as velas, poies estas encharcam com gasolina(será contaminaçao!)!
Utilizo um gicle 180!! Com o 170 dá falta e com o 190 afoga..
O que minimiza um pouco o cheiro é abaster um 1/3 de alcool junto com a gasolina.

O que fazer??
Será que um troco o carburador por um DFV446 ou volto p/ o 3E?

Só utilizo minha F75 em trilhas!

Conto com o auxilio de vcs!

Ps:Essa é a Jossa(foto do motor sem snorkel ainda - antiga)

Lucas Nassif
03/11/2007, 19:35
O que fazer??
Será que um troco o carburador por um DFV446 ou volto p/ o 3E?

Só utilizo minha F75 em trilhas!

IMHO não iria dar certo o DFV 446 na sua F, já que vc só usa ela em trilhas e esse DFV sofre de um problema grave:

A haste do pistão da injeção é externo, ou seja, tem apenas uma ' ' arruelinha ' ' de nada que veda a cuba.

Ou seja, entra muito pó e barro lá dentro, e vc sempre vai passar raiva com entupimento.

Outra coisa: O 446 tem 2 borboletas, mas tem 1 corpo só. Então, pra trilhas ele é muito complicado, porque afoga demais nas inclinações.

A melhor opção pra vc seria o solecão H34 (o que vc já usa) com desborbulhador, ou uma Webber 44 (sensacional)

Segue fotos do problema grave do DFV que te falei.

:arrow: Vista do DFV 446
:arrow: Maldita 'arruelinha' (que fica solta):parede:
:arrow: Olha a passagem para as sujeiras indesejáveis. :roll: :putz:

ABrs. :concordo:

GH
04/11/2007, 19:10
Milton,

Tô com o mesmo problema no meu CJ.
Tirei o 3E antigo por cusa da oxidação.
Ele andava bem, mas o chgeiro do monóxido era muito ruim, além disso, encharcava velas.
Daí coloquei um 3E, mas todo original. Resultado: maior economia, mas desempenho fraco e não aceita o snorkel, preciso rodar com o filtro cônico de competição para ele não falhar em alta rotação.
Vou tentar outro mecanico, porque o meu pediu água...

Ah, como o Lucas disse, esqueça o 446, pelos motivos por ele já apresentados.

ps.: muito linda tua F75, lembra minha azulinha direto.

Lucas Nassif
04/11/2007, 19:23
Milton,

Ele andava bem, mas o chgeiro do monóxido era muito ruim, além disso, encharcava velas.
Daí coloquei um 3E, mas todo original. Resultado: maior economia, mas desempenho fraco e não aceita o snorkel, preciso rodar com o filtro cônico de competição para ele não falhar em alta rotação.

GH,

vc já experimentou o H34?:rolleyes:

GH
04/11/2007, 20:08
Ainda não...

Mas teria que trocar o coletor tb.

Lucas Nassif
04/11/2007, 20:17
Ainda não...

Mas teria que trocar o coletor tb.

Entendi..

Fico imaginando aqui: seu motor com 190hp e um 3E...deve tá segurando muito a cavalaria, não??:putz:

Com pelo menos um solecão já ficava beeem mais "ignorante" :twisted:

Caso vc mude de idéia, eu tenho o contato dum cara que vende peças de GM 6cc. Ele tem TUDO presse motor..e tem peças que é mais vantagem comprar com ele.

Aí vc me avisa.

Abrs,

Lucas Nassif.

Milton Bley Junior
04/11/2007, 20:54
Milton,

GH,

Se te contenta, me inspirei na sua azulinha(f75) para a fazer a minha. Isso foi em 2003/2004,e pelo que li no forum vc tinha vendido acho que para o loras....
Já gastei alguma latinha na Jossa(apelido dado por minha esposa para a F75)!
A configuraçao tb(motor 4.1 opala 92, caixa 4 marchas c20/f1000, freio a disco nas 4 com hidrovacuo, bloqueio 100% traseira - soldado e dianteria disco 75%, pneu tork 285/70 16, guincho warn 9000 e totalmente vedada para mergulhar na agua!

Quanto ao teu relato acima, tive os mesmos problemas!A 3E não aceita snorkel devido a um furo interno dentro do coarburador que liga a cuba a parter superior da 3E, daí com o snorkel, quando levanta o giro a cuba seca??Fizemos de tudo com 3 diferentes especialistas em GM6cc e não adiantou, daí parti para o solecao simples por indicacao (ou ultima tentativa do preparador!).
estou andando já a 2 anos com o solecão, este por sinal deu um rendimento no motor impressionante, porem como falei, de tempos em tempos(6 meses) preciso trocar as velas devido ao encharcamento e contaminaçaõ das mesmas(o que diz o mecanico aqui!).
O sintoma é a falha em alta rotaçao, sem contar com o cheiro de monoxido/gasolina que é insuportavel (que diz que mulher gosta de cheiro de gasolina deve estar emganado, porque a minha já tá querendo me largar...heheh)!
Pude constatar atraves de catalogo que o carburador que tenho ( + 2 carburadores solecao reserva) são do modelo para motores 4 cc. Pelo que pude notar o venturi deste carburador é muito pequeno, e daí só consigo trabalhar com gicle 180 (o mormal seria um 150), acima e abaixo disso não vai!
Estou usando quase meio a meio gasolina/alcool para empoblecer um pouco a mistura, isso tem diminuido um pouco o cheiro do monoxido e não notei perda de desempenho!
Tb tive desconectar o snorkel!!
Quanto a trabalhar em terrenos inclinados(perau/piranbeiras/etc..) o carburador manda muito bem!!

O Lucas falou sobre o desborbulhador??Para que serve?O que isso irá melhorar no motor?

Amanha (segunda) estou levando ela no mecanico para ver se acertamos o motor, pois nos dias 16/17/18 irei para Vacaria - RS numa trilha animal (www.serraoffroad.com.br) a qual convido a todos!

Quase ia fazendo a bobeira de colocar uma dfv 446!já desisti!!

Lucas Nassif
04/11/2007, 22:00
O Lucas falou sobre o desborbulhador??Para que serve?O que isso irá melhorar no motor?

Em alguns Jeeps, o desborbulhador tem apenas efeitos psicológicos para o motorista.

Mas na maioria dos casos, ele faz bem tanto para o motor, como para o motorista.
A função PRINCIPAL dessa peça é evitar bolhas de ar no circuito de combustível, nos dias quentes, fazendo com que o motor falhe bastante.

Mas para o uso off road, ele serve para outras coisas também:

:arrow: Impedir o Jeep de falhar nas inclinações, devido a falta, ou excesso de combústivel, já que o excesso retorna para o tanque.

:arrow: Não forçar a valvula da agulha do carburador, com a pressão da bomba, no momento em que a boia estiver 'trancando' a entrada de comb.

:arrow: Em alguns casos, reduz o consumo também.

Eu instalei o desb. a 9 meses, e a única coisa que EU pude comprovar, foi da inclinação, pois realmente o Jeep vira outro. Realmente não falha mais.

Antes de instalar, eu nunca tinha trocado a válvula da agulha, pois ela nunca tinha sido danificada devido a pressao.

E o consumo do Magnum não reduziu de maneira considerável...

Bom, mais isso é no meu caso.

Pode ser que tenha Jeepeiros por aqui que falam que o Jeep antes fazia 3km/l e depois do desb. passou a fazer 8 km/l....vai da 'honestidade' e do bom senso de cada um.

Abrs. :concordo:

Milton Bley Junior
04/11/2007, 22:29
Lucas,

Se eu colocar o desborbulhador, precisarei colocacar tb uma mangueira de retorno no tanque. correto!
Como adaptar a mangueira lá no tanque?
Qual desborbulhador devo utilizar?

valeu

Bruno Pedra
05/11/2007, 16:38
Sei que nao é o topico mas pelo conhecimento dos experts podem me ajudar, preciso trocar meu carburador, esta dando excesso de combustivel, uma zona danada, nao vale a pena arrumar pelo que orcei.

Alguem sabe qual a melhor opcao de carburador para um motor gm 151 do opala 4cc?

rubensx
05/11/2007, 17:42
bruno t erespondo com certeza

DFV-446 bem regulado

vc vai dizer que gasta muito, mas é o ideal cansei de ver gente trocando carburador simples por esses porque nunca ficava bom

Lucas Nassif
05/11/2007, 23:11
Lucas,

Se eu colocar o desborbulhador, precisarei colocacar tb uma mangueira de retorno no tanque. correto!
Como adaptar a mangueira lá no tanque?

Milton,

Correto, se vc instalar o desborbulhador, terá que fazer um retorno.

Existem 2 maneiras (que eu conheço) de fazer esse retorno:

:arrow: Fazer um furo na parte de cima do tanque de combustível, e soldar aqueles caninhos de cobre (tipo canduítes de freio) curvados em 90º, para que a mangueira do retorno encaixe nele. E já que terá que fazer esse serviço de furar e soldar, muita gente aproveita e colocar 2 caninhos. Um para o retorno e outro para o respiro do tanque (pois muitos jeeps tem o respiro na tampa do bocal, e não é nada agradável ver aquele líquido amarelo precioso de R$ 2,40 o litro ir embora nas inclinações).

MAS LEMBRE-SE: ANTES DE SOLDAR, LAVE O TANQUE TODO, SE NÃO QUISER EXPLODIR SEU JEEP!!!

:arrow: Outra maneira de fazer o retorno, é na bóia do tanque (eu utilizo esse método).

Nesse caso tem que tirar a boia do tanque e fazer uma válvula nela. Não é muito complicado. Como não foi eu que fiz o retorno no meu jeep, eu não sei detalhes sobre a correta instalação.

Qual desborbulhador devo utilizar?

valeu

O desborbulhador é padrão. É o mesmo brinquedinho de 'prástico' que a VW utiliza nos "APÊS" dela.

Essa pecinha é tão popular que até em padaria deve achar. :smile:
O preço vai de 5 a 10 latinhas.

Mas tem modelos mais sofisticados, feitos de materiais metálicos, mas IMHO não compensa....os 'prásticos' quebram o galho muito bem!

Estou postando uma foto do desborbulhador que tenho instalado no Magnum.

Qualquer dúvida, só perguntar! :concordo:

GH
06/11/2007, 00:22
GH,

Se te contenta, me inspirei na sua azulinha(f75) para a fazer a minha. Isso foi em 2003/2004,e pelo que li no forum vc tinha vendido acho que para o loras....
Já gastei alguma latinha na Jossa(apelido dado por minha esposa para a F75)!
A configuraçao tb(motor 4.1 opala 92, caixa 4 marchas c20/f1000, freio a disco nas 4 com hidrovacuo, bloqueio 100% traseira - soldado e dianteria disco 75%, pneu tork 285/70 16, guincho warn 9000 e totalmente vedada para mergulhar na agua!

Quanto ao teu relato acima, tive os mesmos problemas!A 3E não aceita snorkel devido a um furo interno dentro do coarburador que liga a cuba a parter superior da 3E, daí com o snorkel, quando levanta o giro a cuba seca??Fizemos de tudo com 3 diferentes especialistas em GM6cc e não adiantou, daí parti para o solecao simples por indicacao (ou ultima tentativa do preparador!).
estou andando já a 2 anos com o solecão, este por sinal deu um rendimento no motor impressionante, porem como falei, de tempos em tempos(6 meses) preciso trocar as velas devido ao encharcamento e contaminaçaõ das mesmas(o que diz o mecanico aqui!).
O sintoma é a falha em alta rotaçao, sem contar com o cheiro de monoxido/gasolina que é insuportavel (que diz que mulher gosta de cheiro de gasolina deve estar emganado, porque a minha já tá querendo me largar...heheh)!
Pude constatar atraves de catalogo que o carburador que tenho ( + 2 carburadores solecao reserva) são do modelo para motores 4 cc. Pelo que pude notar o venturi deste carburador é muito pequeno, e daí só consigo trabalhar com gicle 180 (o mormal seria um 150), acima e abaixo disso não vai!
Estou usando quase meio a meio gasolina/alcool para empoblecer um pouco a mistura, isso tem diminuido um pouco o cheiro do monoxido e não notei perda de desempenho!
Tb tive desconectar o snorkel!!
Quanto a trabalhar em terrenos inclinados(perau/piranbeiras/etc..) o carburador manda muito bem!!

Amanha (segunda) estou levando ela no mecanico para ver se acertamos o motor, pois nos dias 16/17/18 irei para Vacaria - RS numa trilha animal (www.serraoffroad.com.br) a qual convido a todos!

Quase ia fazendo a bobeira de colocar uma dfv 446!já desisti!!

Milton,

Vendi a azulinha pro Loras em 2002 ou 2003...
Quanto ao bura, vou insistir no 3E, pois usei na própria azulinha, que tinha os mesmos 190 hp ou mais que meu CJ e nunca falhou, com snorkel e tudo. O snorkel em ambos os casos era de porta luvas, não externo. Mas o fato é que na azulinha nunca faltou motor pelo fato de ter um 3E. No CJ, antes de trocar, tb não faltava. No novo 3E que coloquei é que os caras não acertaram a regulagem. Sinal disso é que ele tá mais economico que o normal, fiz a trilha de Osório nesse sábado com menos de meio tanque. No tempo do 3E fedorento à gasosa mal queimada, seria um tanque com certeza.
Pretendo encontrar um meio-termo! O que não posso é ficar evitando água funda por estar sem snorkel, usando apenas o filtro cônico.

Alessandro Henrique
06/11/2007, 01:11
Na minha viatura tenho um 3E com snorkel de porta-luvas e não tenho problema algum com esta configuração, pelo contrário, só elogios.

Sds.

Milton Bley Junior
06/11/2007, 21:42
Pessoal,

Como o Gustavo e o Alessandro comentaram, quando bem acertado a 3E vai bem, o probblema que não consegui isso na minha....
Quanto ao desborbulhador (Lucas) vou conversar com meu mecanico para ver se instalamos!

Hoje instalei uma dimensionada 6x2. que ronco animal.., falta ainda escolher qual abafador colocar(amanha testarei alguns).
Quanto ao carburador, consegui uma weber 40 com admissao junto que estava em uma Santa matilde, acho que vou experimentar esta! o que acham deste carbura?

Ps: GH e Alessandro, vamos para vacaria na trilha e sul Brasileiro de jeepcross no dia 16/17 e 18 deste mês? Lá a trilha é das boas. se não tiver motor e pneu bons, a coisa não vai..

Alessandro Henrique
06/11/2007, 23:24
Pessoal,

Como o Gustavo e o Alessandro comentaram, quando bem acertado a 3E vai bem, o probblema que não consegui isso na minha....
Quanto ao desborbulhador (Lucas) vou conversar com meu mecanico para ver se instalamos!

Hoje instalei uma dimensionada 6x2. que ronco animal.., falta ainda escolher qual abafador colocar(amanha testarei alguns).
Quanto ao carburador, consegui uma weber 40 com admissao junto que estava em uma Santa matilde, acho que vou experimentar esta! o que acham deste carbura?

Ps: GH e Alessandro, vamos para vacaria na trilha e sul Brasileiro de jeepcross no dia 16/17 e 18 deste mês? Lá a trilha é das boas. se não tiver motor e pneu bons, a coisa não vai..

O 3E que tenho fuciona muito bem, não falha em inclinações e desenvolve bem. O carburador Webber 40 também é bom. Sempre ouvi falar muito bem dos Webber 40/44 para arrancadas, mas não sei como se saem em trilhas/inclinações.
Com relação à Vacaria :pensativo:, gostaria de ir pois pneu e motor não me faltam :twisted::twisted: mas acho que não será possível, sendo assim, não vou prometer nada, mas obrigado pelo convite.

Lucas Nassif
06/11/2007, 23:37

Milton,

em breve (uns 5 meses :mrgreen:) o 4.400 vai roncar, e amanhã vou acabar de comprar as peças faltantes pra montar a usina. Dentre as peças, está um coletor de adm. 6x2 ZERADASSO.....:palmas: :lol:

Mas estou com dúvida quanto ao abafador.

Meu tio tem um Opala com cacho. Debaixo do carro tem apenas 2 abafadores de ALFA (são 2 escapes)...

O ronco do opala em baixa rotação é lindo, porém após os 2500 RPM, os abafadores "abrem", e o som fica parecendo escape direto. Esse som eu já acho feio e não gostaria desse som no Magnum.

Como o Jeep roda em alta rotação (principalmente na estrada), eu não aguentaria o abafador "aberto" zuando na minha cabeça por muito tempo. Portanto, estou procurando um abafador que "fique abafado o tempo todo"..
Vcs me entenderam né?

Então Milton, assim que vc testar os diferentes modelos, vc me dá um toque de qual o melhor ronco?? Tanto em baixa quanto em alta rotação, ok?

Abraços! :concordo:

Alessandro Henrique
06/11/2007, 23:51
Na viatura também utilizo um coletor de escape do tipo 6x2 e no meu caso, com apenas um abafador grande. O ronco é moderado e acho que poderia ser melhor pois está bem atenuado... Esta é umas das coisas que quero melhorar mas como é apenas um "detalhe/capricho", sempre vai ficando para depois....

Sds.

EUSKADI
07/11/2007, 13:02
Cmte, eu já tive um 6 cil 250S no meu CJ5, carburado, e foi nessa época que realmente tive uma boa performance com o veículo. Meus pneus eram um pouco superdimensionados tb, o que realmente influía negativamente no desempenho quando ainda tinha o Willys 6 cil original. Depois da substituição para o GM 6cil 250s, tudo ficou uma maravilha. Não tenho fotos no momento, mas apenas chamo atenção para um problema que tive na época, que o mecânico não atentou para a correta inclinação (para trás) no motor, deixando-o quase horizontal, o que acarretava má distribuição de óleo quando em terreno inclinado. Mas estou reformando novamente o Jeep, e desta vez estou colocando o 250S (e na posição correta) com injeção eletrônica de competição, o que segundo o preparador que fará o serviço, dá mais potencia que se equipasse o motor com 2 weber 44. e essa injeção (de fab. nacional) ainda tem 3 modos de regulagem, para dia a dia (economico), meio forte, e competitiva.

marcosmoscz
07/11/2007, 13:56
Sei que nao é o topico mas pelo conhecimento dos experts podem me ajudar, preciso trocar meu carburador, esta dando excesso de combustivel, uma zona danada, nao vale a pena arrumar pelo que orcei.

Alguem sabe qual a melhor opcao de carburador para um motor gm 151 do opala 4cc?

Na minha rural eu tenho o gm 151 é uso o H34 SIEE, ele anda muito bem, recomendo ele!

Abraços

Marcos

Milton Bley Junior
07/11/2007, 20:52
Milton,

em breve (uns 5 meses :mrgreen:) o 4.400 vai roncar, e amanhã vou acabar de comprar as peças faltantes pra montar a usina. Dentre as peças, está um coletor de adm. 6x2 ZERADASSO.....:palmas: :lol:

Mas estou com dúvida quanto ao abafador.

Meu tio tem um Opala com cacho. Debaixo do carro tem apenas 2 abafadores de ALFA (são 2 escapes)...

O ronco do opala em baixa rotação é lindo, porém após os 2500 RPM, os abafadores "abrem", e o som fica parecendo escape direto. Esse som eu já acho feio e não gostaria desse som no Magnum.

Como o Jeep roda em alta rotação (principalmente na estrada), eu não aguentaria o abafador "aberto" zuando na minha cabeça por muito tempo. Portanto, estou procurando um abafador que "fique abafado o tempo todo"..
Vcs me entenderam né?

Então Milton, assim que vc testar os diferentes modelos, vc me dá um toque de qual o melhor ronco?? Tanto em baixa quanto em alta rotação, ok?

Abraços! :concordo:

Instalei hoje os abafadores na pickup. Instalei 2 abafadores para carro turbo (turbão), pois este não rrestringe a passagem dos gases.
Achei que ficou meio silencioso!! Com o giro giro baixo o motor fica silencioso, porem quando acelera o bicho abre o berro.
Estes abafadores foram instalados com flanges ( junção com parafusos utilizadas para colocacao eretirada de catalisadores dos veículos), daí quando for para trilhas tiro os abafadores fora para escutar o ronco da 6x2. Para andar em trajetos urbanos(policia de olho..) coloco os abafadores. Este processo de tirar e colocar os abafadores não leva mais de 5 minutos devido a utilizacao das flanges..

conselho para os colegas:Instalar uma 6x2 (R$350,00) e depois mata-la com um silencioso é jogar dinheiro fora. Quem coloca uma 6x2 é por que quer barulho!!hehe
Vou gravar o ronco com as dua configuraçoes e depois coloco no youtube!

Lucas Nassif
07/11/2007, 20:57
Instalei hoje os abafadores na pickup. Instalei 2 abafadores para carro turbo (turbão), pois este não rrestringe a passagem dos gases.
Achei que ficou meio silencioso!! Com o giro giro baixo o motor fica silencioso, porem quando acelera o bicho abre o berro.
Estes abafadores foram instalados com flanges ( junção com parafusos utilizadas para colocacao eretirada de catalisadores dos veículos), daí quando for para trilhas tiro os abafadores fora para escutar o ronco da 6x2. Para andar em trajetos urbanos(policia de olho..) coloco os abafadores. Este processo de tirar e colocar os abafadores não leva mais de 5 minutos devido a utilizacao das flanges..

conselho para os colegas:Instalar uma 6x2 (R$350,00) e depois mata-la com um silencioso é jogar dinheiro fora. Quem coloca uma 6x2 é por que quer barulho!!hehe

Opa, beleza!!!
Estou no aguardo dos vídeos.

Abrs.

Lucas Nassif.

GH
07/11/2007, 22:34
Pessoal,

Milton,

Tenho no Jeep o 6x2 também, realmente o ronco é maravilhoso, verdadeira sinfonia.
Não irei a Vacaria porque já trilhei em Osório sábado passado, tô esperando o porquinho encher de novo...

Qjo
07/11/2007, 22:44

E aí, Milton

Vc escreveu aí em cima que um 6x2 custa uns R$ 350,00, será que vc pode postar onde comprou?
Aproveitando, tenho um chevrolet 261 (motor que equipava a antiga caminhonete C-10) aqui parado e tô pensando em colocar no meu CJ, já me disseram que ele é muito pesado, mas não sei quão pesado ele é.
No manual da caminhonete aparecem os seguintes numeros:
Força efetiva máxima a 4000 RPM: 142HP
Torção Máxima a 2000 RPM: 230 Lbs-pé (o que dá 31,8 Kgfm)
Meu pai andou um bom tempo nessas caminhonetes e, segundo ele a força desse motor é imensa...
O que vcs acham, pessoal será que vale a pena tentar?
Obrigado

CAVESO
08/11/2007, 00:46
Este processo de tirar e colocar os abafadores não leva mais de 5 minutos devido a utilizacao das flanges..

O que vai demorar mais é esperar as peças esfriarem....rs

Milton Bley Junior
08/11/2007, 12:44
Comprei a dimensionada aqui mesmo em Floripa! este preço é colocada no lugar. A marca da diminsionada santin escapamentos ou escapamentos santin (trabaalham com escapamentos esportivos). Não se esqueçca de contabilizr os custos dos abafadores, canos extras, etc..

Milton Bley Junior
08/11/2007, 12:58
Que pena Gh, pois a trilha lá é bem legal..

Milton Bley Junior
08/11/2007, 12:59
Qjo,

Esse motor meio antigo e beberrão! pelo que sei e escuto o pessoal falar não vale a pena colocar no jeep este!

Lucas Nassif
08/11/2007, 19:02
E aí, Milton

Vc escreveu aí em cima que um 6x2 custa uns R$ 350,00, será que vc pode postar onde comprou?

Opa, não sou o Milton, mas posso ajudar.

Te indico o mesmo lugar onde estou comprando o meu. Está saindo por 350 conto tbm. (novo)

Ligue para o número 0xx41 3383-1043 e fale com o Fábio ou o Carlos. Essa empresa é a Cosac Motorsports. Tem de tudo pra GM 6cc e mais um pouco.

Ela é lá do Paraná. Já comprei uma vez com eles e agora estou comprando de novo.

Se for ligar lá, fala que eu que indiquei (Lucas Nassif de Minas Gerais), pq estou precisando de descontos nas peças.. :mrgreen:

Tem o site deles tbm:

www.cosacmotorsport.com (http://www.cosacmotorsport.com)

Olha lá na parte dos PRODUTOS, que tem fotos do coletor.

Abraços.

Qjo
08/11/2007, 19:17
Aí, Lucas

Valeu pela dica, se eu for comprar lá mesmo eu falo que vc me indicou.
Abs

tiagoandres
09/11/2007, 00:27
alguem usa esse motor 4.1 da silverado e está disposto a ajudar um caramais perdido q cego em tiroteio?

Alexandre Vaz Ferreira
09/11/2007, 00:35
alguem usa esse motor 4.1 da silverado e está disposto a ajudar um caramais perdido q cego em tiroteio?

Fala meu:concordo:

Zepi
30/11/2007, 15:16
Amigos,alguém saberia me dizer a diferença desses dois coletores,no quesito de ser duplo ou não.
Existem vantagens?

Abs

Zepi
07/02/2008, 16:32
Alguém poderia me dizer o que posso taxar(rebaixar) o motor opala 4.1s para usar álcool/gnv...?
Ou qual a medida máxima do cabeçote???
Num motor a gasolina como faço pra chegar numa taxa de 10:10 +?
Seria melhor colocar pistões cabeçudos(bolha)?
Qual a diferença dos cabeçotes álcool e gasolina?

Desculpem muitas perguntas..

Abs

Leonardo Raffi
07/02/2008, 17:08
ola tenho um motor opala 6 antigo e agora para retificar tive dificuldade de achar pistoes mas achei muito caro... agora me sugeriram colocar 4 polegadas retificando o bloco... sera q dá.. os pistao do 4.1 daria alguem fez... o motor é do 73 p baixo falam 3 7 oitavos mas nao sei qual o modelo... e ai sera q funciona eu colocar pistao de outro modelo... ficaria mais forte p o jeep e a economia....aguardo comentario

Zepi
07/02/2008, 19:03
Alguém poderia me dizer o que posso taxar(rebaixar) o motor opala 4.1s para usar álcool/gnv...?
Ou qual a medida máxima do cabeçote???
Num motor a gasolina como faço pra chegar numa taxa de 10:1 ou +?
Seria melhor colocar pistões cabeçudos(bolha)?
Qual a diferença dos cabeçotes álcool e gasolina?

Desculpem muitas perguntas..

Abs

corrigindo......

Abs

Kim
07/02/2008, 19:27
Zepi, só troca os pistões, não meche no cabeçote não!!!

Se colocar o bolha, passará de 11:1.

O reto será 10:1 + -

fugger
07/02/2008, 20:06
Alguém aí tem um preço atualizado e um bom fornecedor desses pistões bolha? :pensativo:

[]´s

Zepi
08/02/2008, 08:26
Alguém aí tem um preço atualizado e um bom fornecedor desses pistões bolha? :pensativo:

[]´s

Também quero saber....hehehe!!!!

Kim,

Muito obrigado!Vou procurar os pistões!
Respondeu todas minhas dúvidas!Hehehehe!

Abs

athos_f
08/02/2008, 19:12
Comprei Um Jg Novo , Marca Metal Leve , Paguei R$ 600 , Acho Q Foi Isso ;com Bolha ....

Ae Kim .. Será Q Dá Essa Taxa Aí ?, Mesmo No Cabeçote Do Gasolina ?

Zepi
08/02/2008, 19:29
Comprei Um Jg Novo , Marca Metal Leve , Paguei R$ 600 , Acho Q Foi Isso ;com Bolha ....

Ae Kim .. Será Q Dá Essa Taxa Aí ?, Mesmo No Cabeçote Do Gasolina ?

Beleza Athos!

Também queria saber a diferença do gasolina para o à álcool....sei que se consegue uma taxa bem maior com cabeçote à etanol.

Achei caro esse jogo de pistões...

Abs

Paulo Eduardo
08/02/2008, 22:07
opa...

eu uso esses pistões com bolha, mas eram originais no meu motor, que é alcool, com cabeçote do alcool também, uso uma junta de aço, que quando comprei, me falaram ser do omega (??) e baixei o cabeçote, não lembro exatamente, algo entre 1,5 e 2mm vou ver se acho alguma anotação que confirme pois posso estar enganado.
Taxa medida no querosene: 13.1/1 o motor esquenta mais, tive que melhorar a refrigeração.

Acho que só mudando os pistões, não deve aumentar tanto não, não pela bolha. Só se eles forem mais altos.

[]´s

athos_f
09/02/2008, 13:46
Pelo Q Eu Tava Medindo , Com Pistão Reto , Pra Dar Uma Taxa De 12:1 ,teria Qtirar 2.5 Mm Do Cabeçote , Lembrando Q O Cabeçote é Do Gasolina ... Com Bolha Deve Ter Q Tirar Uns 2mm +ou- ... Alguém Sabe O Volume Da Bolha Dos Pistões Pra Calculos ?

Weeeeelooco Zepi .. Tem Gente Q Pede Esse Preço De Usados ...hehe

Faloww

ANDRÉHUFF
09/02/2008, 17:36
Sabe lendo todos os posts desse tópico descobri que só vou ser feliz com um 6 caneco no nariz, tomara que eu venda o niva logo ... hehehehe.:concordo:

Zepi
10/02/2008, 13:55
Pelo Q Eu Tava Medindo , Com Pistão Reto , Pra Dar Uma Taxa De 12:1 ,teria Qtirar 2.5 Mm Do Cabeçote , Lembrando Q O Cabeçote é Do Gasolina ... Com Bolha Deve Ter Q Tirar Uns 2mm +ou- ... Alguém Sabe O Volume Da Bolha Dos Pistões Pra Calculos ?

Weeeeelooco Zepi .. Tem Gente Q Pede Esse Preço De Usados ...hehe

Faloww

Quero deixá-lo com uns 12 por 1 de taxa pra usar álcool e GNV.
Também quero colocar essa junta de aco que o colega colocou...
Vai doer no bolso esses pistóes...hehehe!!!

Abs

Zepi
11/02/2008, 12:06
Agora lembro que o Ramiro disse que com o cabeçote álcool da tirar até 14:1...

Só não lembro onde...

Abs

Chevi
18/02/2008, 14:50
Pessoal, fiz algumas pesquisas pelo fórum, mas não localizei nada a respeito.

Ouvi pouco sobre a adaptação de caixa de 5M do chevette no jeep, em geral para uso com motor AP. Como a minha caixa (original de 3M) irá abrir o bico (provavelmente) numa das primeiras trilhas que for fazer com o Assombroso após a instalação dos seis canecos do opala, pergunto-lhes se o cambio do chevette aguenta o opala 6cc a alcool?

[ ]s

FernandoRisso
18/02/2008, 15:45
Não vai aguentar, com AP 2.0 já não aguenta. Use um câmbio de verdade, qq eaton / clark resolve sua vida.

Ou um conjunto de toy band ou hilux, já com a t-case.

[]'s longe de peças de carros!!!

athos_f
18/02/2008, 19:47
Ahhh Sai Daí Fernando Q Vc Num Intendi Nada !!!

I Galera , No 6 Num Guenta Mais No Ap Vai Bem Sim .... Xau

beluga
19/02/2008, 09:52
Olá pessoal. Tudo bem.
Tenho uma Rural e estou entre colocar um motor de opala 4.1 e um 3.6 (Argentino) que é montado na F1000.
Minha dúvida é a seguinte: para colocar o motor 4.1 do opala, é necessário embutir o radiador na grade, ou recortar a proteção contra fogo da Rural? Ouvi falar que o motor do opala (4.1) tem um comprimento maior do que o motor de F1000 (3.6).
O motor da F1000 tem um consumo melhor que o do opala?
Outro incoveniente é o custo das peças que do opala além de serem mais baratas, são encontradas mais fácil.
Independente do motor que utilizarei, vou adaptar um câmbio de Dakota 5M.
Por favor me ajudem a decidir o que seria melhor, sabendo que vou utilizar a Rural no dia-a-dia, viajar e fazer trilhas.
Abrigado.

hiuri-4100
24/02/2008, 17:33
Amigo, pergunte a alguem sobre a instalação do motor V8, acredito que não mexe no cofre.

tstapazzoli
24/02/2008, 18:28
Qual radiador vcs. estão usando no CJ3A com GM250?

Abraço,

Thiago

Milton Bley Junior
18/03/2008, 22:15
Opa, beleza!!!
Estou no aguardo dos vídeos.

Abrs.

Lucas Nassif.

Lucas,

Estou enviando os endereços do google vídeo para que vc possa escutar como ficou o ronco da minha pickup com o 6x2!
Instalei canos de 2,5 polegadas até o eixo traseiro, com abafadores individuais, sendo estes com flanges para que eu possa retirá-los quando desejar!!
O ronco dos vídeos está sem abafador...direto

http://video.google.com/videoplay?docid=-5765444586773257161
http://video.google.com/videoplay?docid=-5882209216719378780
http://video.google.com/videoplay?docid=-3536026903476370410
http://video.google.com/videoplay?docid=4548929970516199130

Zepi
19/03/2008, 18:29
Olá pessoal. Tudo bem.
Tenho uma Rural e estou entre colocar um motor de opala 4.1 e um 3.6 (Argentino) que é montado na F1000.
Minha dúvida é a seguinte: para colocar o motor 4.1 do opala, é necessário embutir o radiador na grade, ou recortar a proteção contra fogo da Rural? Ouvi falar que o motor do opala (4.1) tem um comprimento maior do que o motor de F1000 (3.6).
O motor da F1000 tem um consumo melhor que o do opala?
Outro incoveniente é o custo das peças que do opala além de serem mais baratas, são encontradas mais fácil.
Independente do motor que utilizarei, vou adaptar um câmbio de Dakota 5M.
Por favor me ajudem a decidir o que seria melhor, sabendo que vou utilizar a Rural no dia-a-dia, viajar e fazer trilhas.
Abrigado.

Amigo,

Pelo menos colocando os cabeçotes uma do lado do outro.o do opala é uns dois dedos maior...
Dizem que o falcon é mais economico...

Abs

Milton Bley Junior
25/03/2008, 18:48
Pessoal,

Qual relação de diferencial vcs estão utilizando no conjunto motor 4.1/250s x caixa clark (c20,d20,a20,f1000)?

Pergunto isso porque na minha utilizo a relação 11/47 (4,29:1)da sprinter (11/45 é do troller) e para a trilha achei que ficou muito longa!!preciso utilizar muito a primeira marcha...
No asfalto chego a 140km/h, porem como eu utilizo minha pickup só para atrilha não vejo vantagem!

Estou pensando em colocar a relação 9/44(4,88:1)

Agaurdo relatos do pessoal

FernandoRisso
25/03/2008, 19:12
8/43... 5.38:1, fica fantástico na trilha, mas não passa de 80km/h na pista. Demora pra chegar, mas sempre volta rebocando alguém... heheheh

[]'s

Zepi
25/03/2008, 19:33
Pessoal,

Qual relação de diferencial vcs estão utilizando no conjunto motor 4.1/250s x caixa clark (c20,d20,a20,f1000)?

Pergunto isso porque na minha utilizo a relação 11/47 (4,29:1)da sprinter (11/45 é do troller) e para a trilha achei que ficou muito longa!!preciso utilizar muito a primeira marcha...
No asfalto chego a 140km/h, porem como eu utilizo minha pickup só para atrilha não vejo vantagem!

Estou pensando em colocar a relação 9/44(4,88:1)

Agaurdo relatos do pessoal

A relação 47/11 dá um resultado de 4,27.

Abs

Milton Bley Junior
25/03/2008, 21:20
A relação 47/11 dá um resultado de 4,27.

Abs

Obrigado pela correção!

Eder Borges Boeira
26/03/2008, 11:31
Alguem sabe onde conseguir aquela plaquinha escrito jeep que vi em alguns motores 4.1 aqui do forum.

Gustavo Moreti
26/03/2008, 12:19
Lucas,

Estou enviando os endereços do google vídeo para que vc possa escutar como ficou o ronco da minha pickup com o 6x2!
Instalei canos de 2,5 polegadas até o eixo traseiro, com abafadores individuais, sendo estes com flanges para que eu possa retirá-los quando desejar!!
O ronco dos vídeos está sem abafador...direto

http://video.google.com/videoplay?docid=-5765444586773257161
http://video.google.com/videoplay?docid=-5882209216719378780
http://video.google.com/videoplay?docid=-3536026903476370410
http://video.google.com/videoplay?docid=4548929970516199130

http://www.youtube.com/watch?v=8adIhmzd2xk

olha so o meu ronco.... esta com um abafador no meio......

[]''

RicardoMDF
10/04/2008, 18:02
Aew pessoal...tenho um motor desse Chevrolet Brasil.. Da C10...Estou vendendo por R$1000 Quem estiver interessado.. eh um otimo motor

Abraços

André-4WD
10/04/2008, 20:07

A minha é 4.1 + clark 4 marchas e uso a relação 11/47!!
Eu diria que é uma relação razoavel na trilha e muito boa na estrada.

Pergunto isso porque na minha utilizo a relação 11/47 (4,29:1)da sprinter (11/45 é do troller)

Sabe informar se a relação da sprinter é plug&play no dana44 da rural? to precisando trocar a coroa-pinhão do diferencial traseiro e se entrar vou buscar uma nova já, d sprinter...
abraços
andre

Gian4x4
11/04/2008, 17:17
A pouco tempo comprei um jeep com motor de opala 4.1 alcool, e naum sei qual o ano do motor.
Gostaria de saber se alguem sabe identificar o ano do motor, pela numeração do bloco será que dá para descobrir?

Leonardo Raffi
19/04/2008, 10:37
Ola pessoal estou a ler o topico e tenho p desocupar garagem esse 4300 chevrolet brasil q uasava no jeep... tem uma longa histora... comprei o jeep e o motor ja estava nele aiiii abr esta stander em cma e baixo ...troquei aneis e fui p trilha motor muto bom... resolvi colocar igniçao mudou ate o ronco p melhor ... realmente qdo pisava de mais ele o carburador nao dava conta ... mandei fazer um pe p adaptar um corpo duplo 2 estagio mecanico ficou um demono... fui adaptar uma panela de opla para nao molhar o distribuidor e numa trlha escapou o pe do distyrib q aciona a bomaba de olhe......

dessist dele pois tinha guardao um de opala 6 dos antigos 3 oitavo
3800 cilindradas

qual é o modelo dele?????
o carburador retornou a ele(duplo 2 estagio)
a igniçao foi p ele...

com o 3800 da p participar desse topico???
e a venda esta o chevrolezao brasil
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37429

um abraço

Ramiro,

Depende do ano.

Loras,

Leonardo Raffi
23/04/2008, 11:48
alguem sabe qual o modelo do meu motor opala 6 3800???? os mecanicos dizem 3/8(tres oitavo)??? édos antigos talvez até 73 ouna volta de

um abraço

tstapazzoli
19/08/2008, 23:04
De qual carro é esse radiador e ventoinha?

Meu espaço é bem reduzido, é um CJ3A... essa ventoinha parece dar certo!

Abraços,

Thiago

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56836&d=1151862978

victor massinha
20/08/2008, 08:53
tstapazzoli;
este radiador pelo o que esta me parecendo ( se nao me engano) deve ser o original do opala, agora a ventoinha eu nao sei nao:pensativo: eu nao consegui ver direito:mrgreen:
se vc for em uma retifica de radiadores eles te falam na hora!
abraço

tstapazzoli
20/08/2008, 19:24
Obrigado, mais tô precisando mais da ventoinha, o radiador reformei, até que ficou bom!

Abraços,

Thiago

Milton Bley Junior
20/08/2008, 19:25
A minha é 4.1 + clark 4 marchas e uso a relação 11/47!!
Eu diria que é uma relação razoavel na trilha e muito boa na estrada.
André-4wd

Sabe informar se a relação da sprinter é plug&play no dana44 da rural? to precisando trocar a coroa-pinhão do diferencial traseiro e se entrar vou buscar uma nova já, d sprinter...
abraços
andre

A relação da sprinter(11/47) é plug&play sim!!é só assentar a coroa e pinhão!!

Eu retirei esta relação pois na trilha tinha que utilizar muito a 1 marcha!!Tô usando agora a 44/9

Leonardo Raffi
20/08/2008, 19:48
olha não da p ver mas me pareceu com 2 ventilador??? se sim o tipo tinha um ligava junto com o ar condicionado....
boa sorte

De qual carro é esse radiador e ventoinha?

Meu espaço é bem reduzido, é um CJ3A... essa ventoinha parece dar certo!

Abraços,

Thiago

tstapazzoli
20/08/2008, 20:28
É verdade, parecem duas mesmo, não tinha percebido! e parece ter ficado muito bom, o acabamento dá essa impressão.

Abraços,

Thiago

olha não da p ver mas me pareceu com 2 ventilador??? se sim o tipo tinha um ligava junto com o ar condicionado....
boa sorte

Lucas Nassif
20/08/2008, 20:33
Acredito que também terei que usar 2 ventoinhas, pois o 4.4L da a impressão de esquentar um bucado!!

E tambeém tenho interesse em saber de qual carro é aquele radiador e as ventoínhas ...

EduMendes
25/08/2008, 18:45
Felizes proprietários de um 6cc,

Tenho um CJ5 62 com um 6cc original, cansado, cansado..... dá até dó.
Estou a procura de um novo motor, mais potente, de preferencia um 4.1/s.

Gostaria de uma ajuda no seguinte:
1 - Onde consigo comprar um motor destes?
2 - Melhor um injetado? a alcool?
3 - Quanto mais completo melhor? (chicote, bicos, etc....)
4 - Qualquer 4.1 serve? (Opala, Omega, Blazer)

Por fim, tem alguma oficina em São Paulo que voces indicam para esta adaptação, instalação?

Desde já agradeço e espero entrar para este grupo de 6cc em breve.

Eduardo

RicardoMDF
25/08/2008, 19:13
I ae Galera .. Eu comprei um 6 cilindros do opala pra colocar no meu CJ5,Mais o radiador ficou muito perto do motor.. e nao tem como chegar o motor para tras.. acho q o jeito é colocar uma ventoinha eletrica na frente do radiador.;.

Oq eu fasso?
Obs: Radiador eh original do opala

Lucas Nassif
25/08/2008, 19:31
Felizes proprietários de um 6cc,
Gostaria de uma ajuda no seguinte:
1 - Onde consigo comprar um motor destes?
2 - Melhor um injetado? a alcool?
3 - Quanto mais completo melhor? (chicote, bicos, etc....)
4 - Qualquer 4.1 serve? (Opala, Omega, Blazer)

1 - Qualquer desmanche, mercado livre, outros sites da net, e até mesmo aqui no Fórum (tem aparecido alguns por aqui). Mas, ao comprar, exija nota fiscal.

2 - Isso vai do gosto pessoal. Pode pegar um MPFI, ou um a gasola 4100, ou um a gasola 250/S, ou um alcool, ou um dos caminhões canavieiros 4.8...:mrgreen: Vc que sabe. Quando decidi comprar meu GM 6cil, de inicio eu procurei e revirei pra achar um 4.1 MPFI da Silva, mas devido a dificuldade pra encontrar, um pé meu na cova do carburador e o alto preço quando achava o bendito motor, me fez procurar um carburado mesmo.
Foi aí que achei um 4.1/S fundido, comprei, retifiquei, preparei, e está pronto pra ser colocado no meu Jeep!!!
Somando o tanto que gastei nele, dava pra comprar 2 4.1 MPFI naquela época....:parede: :parede:

3 - Depende. Se for o injetado, aí sím, quanto mais completo melhor pra vc e pro seu bolso.
Agora, se for carburado, pode comprar básico mesmo, pois as outras peças são bem mais fáceis de achar.

4 - Primeiramente, Blazer não tinha 4.1, e sim o Vortec V6 4.3!
Os 4.1 saíram nas C20 (as mais novas tinham motor MPFI), bonanza, silverado, grand blazer, omega, opala, caravan.......

Se vc quer torque, muito torque em baixa rotação, vai de Silverado/bonanza/C20/Grandblazer (todos MPFI), ou de Opala (lembrando que o comando de válvulas não pode ser graduado, senão começa a embaralhar em baixa).

Agora, se vc quer é potência e fazer arrancadão, vai de ômega, ou de opala com comando bravo, e seja feliz!

É isso!

rubensx
25/08/2008, 19:33
aconselho manda ro motor mais pra tras (mexer na parede corta fogo) pois vc com o motor muito pra frente pode ficar muito pesada a frente apenas e o carro ficar esquisito em frenagens e descidas, mas depende o quanto

sobre ventoinhas, não tneha duvida alguma eletrica com certeza mesmos e seu motor estivesse 1 metro longe, ventoinha elétrica salva seu motor!

mas veja bem isso do 6 caneco muito rpa frente... é fria

Lucas Nassif
25/08/2008, 19:36
I ae Galera .. Eu comprei um 6 cilindros do opala pra colocar no meu CJ5,Mais o radiador ficou muito perto do motor.. e nao tem como chegar o motor para tras.. acho q o jeito é colocar uma ventoinha eletrica na frente do radiador.;.

Oq eu fasso?
Obs: Radiador eh original do opala

1) Vc cortou a parede corta-fogo pra colocar o motor uns 5 a 10 cm pra dentro da carroceria? Se sim, vá para o número 2! Se não cortou, fica difícil, pois esse motor é um bitelo, e ele, o radiador e a ventoinha não aceitam ficar juntos!

2) Se vc cortou a parede, jogou o motor pra dentro da carroceria, e mesmo assim está com problemas, uma das saídas é cortar aquela chapa que fica entre a grade e o radiador. Tem 11cm de espaço morto ali. Se vc cortar, o radiador fica pregado na grade, e vc conserva a ventoinha dentro do cofre!

RicardoMDF
25/08/2008, 19:57
Intaum.. Mais nao é q ele esteja muito pra frente.Ele esta na msm posição do antigo(Bf).O problema d eu chegar ele pra tras é q ja fiz o suporte para o motor,ja amacei a parede d fogo d acordo com ele,fiz a funilaria dele inteira i eu teria q cortar o cardã.Entao chega pra tras esta fora d questao.. I quanto a ventoinha eletrica.. eu poderia deixar so ela? e tirar akela q o motor toca?

Obrigado pela ajuda

RicardoMDF
25/08/2008, 20:01
Eu ainda nao cortei aquela telinha não... Mais quase ue nao tem espaço entre o radiador e o motor.. coisa d 7 cm só.. ai eu teria q cortar a gradinha e chegar o radiador pra frente e colocar a ventoinha do motor, ow dexo assim msm e coloco uma ventoinha eletrica entre a gradinha e o radiador e dexo sem akela do motor?

Lucas Nassif
25/08/2008, 20:18
Eu ainda nao cortei aquela telinha não... Mais quase ue nao tem espaço entre o radiador e o motor.. coisa d 7 cm só.. ai eu teria q cortar a gradinha e chegar o radiador pra frente e colocar a ventoinha do motor, ow dexo assim msm e coloco uma ventoinha eletrica entre a gradinha e o radiador e dexo sem akela do motor?

Se vc usa a ventoinha elétrica, não tem o porque usar a mecânica! Ranca aquilo fora e deixa só a eletrica.
Ai vai do seu gosto,se deixa entre a grade e o radiador ou se deixa junto ao motor.

Minha opinião: tiraria aquele espaço morto entre a grade e o radiador, colocava ele junto a grade, e colocava a ventoinha eletrica. Na pior das hipoteses, vc teria que colocar 2 ventoinhas (as duas eletricas), mas se for com jeitinho :mrgreen: dá pra colocar as 2 lado a lado !

RicardoMDF
25/08/2008, 20:21
Vlw pela ajuda...amanha vou no funileiro e vo fala pra ele corta akela grade... i vo tenta adaptar as ventoinhas eletricas.. Agora Qual ventoinha vc me indicaria?As do Troller?

Lucas Nassif
25/08/2008, 21:11
Vlw pela ajuda...amanha vou no funileiro e vo fala pra ele corta akela grade... i vo tenta adaptar as ventoinhas eletricas.. Agora Qual ventoinha vc me indicaria?As do Troller?

Segue uma foto que achei do Jeep do Lassis (Tornado). Observa como ficou o radiador na grade!

Sobre as ventoinhas, eu já li bastante sobre isso e até hoje não cheguei a uma conclusão de qual é a melhor..... :parede: :parede: :parede:

RicardoMDF
25/08/2008, 21:38
Vlw pela ajuda...Qual q é essa ventoinha q ele esta usando?

Lucas Nassif
26/08/2008, 18:59
Não lembro!

Zepi
01/09/2008, 08:42
Vi numa reportagem da 4x4 &cia um jipão com motor 4.4 turbo!!!E pasmem, o cara usava o radiador original!Não sei se fez alguma modificação, mas na ficha DIZIA ORIGINAL!

Eu penso em trocar as colméias por umas maiores, tipo 608...
Abraço

Lucas Nassif
01/09/2008, 18:36
Vi numa reportagem da 4x4 &cia um jipão com motor 4.4 turbo!!!E pasmem, o cara usava o radiador original!Não sei se fez alguma modificação, mas na ficha DIZIA ORIGINAL!

Eu penso em trocar as colméias por umas maiores, tipo 608...
Abraço

Eu só fiquei sabendo dessa reportagem, mas não cheguei a ver a revista!! Ninguem tem scanner não? :roll:

Zepi
01/09/2008, 19:34
Eu tenho a revista...vou tentar escanear...
Mas dá pra ver que é o original, e tam~´em na ficha técnica diz explicitamente...
Abs

Alessandro Henrique
01/09/2008, 21:41
Acho improvável que seja o radiador original...porém, não impossível.
Pode ser algum modificado com vasos maiores, com ventoinha elétrica (sempre ligada) e sem válvula termostática...
Ainda pode existir radiador de óleo para ajudar.

Sds.

Zepi
02/09/2008, 10:09
Bom amigo, pode até ter um radiaodr a mais...
Mas só sei do que vi na foto, e o que estava escrito na ficha.
Olhando com certeza são caixas do radiador willys, agora se mudou as colméias...não sei.

Essa revista já cometeu vários erros banais...

Abs

Alessandro Henrique
02/09/2008, 10:26
Essa revista já cometeu vários erros banais...

Sds.

Alessandro Henrique
02/09/2008, 11:27
Qual o propósito de um 4.4 L turbo? :shock:

Sds.

Zepi
02/09/2008, 11:56
Qual o propósito de um 4.4 L turbo? :shock:

Sds.

...na "Revista" dizia que o motor estava com 300 cv!!!pra que tudo isso?

Eu estou com um 4.4 e estou achando que será um absurdo!

Abraços

Sandro Abreu
02/09/2008, 12:52
Me desculpem a ignorancia,mas que motor é este 4.4.Quanto ao radiador original ,ele tem 4 carreiras enquanto o do opala tem 2 ,embora pareça pequeno o radiador do willys deve ter mais ou menos o mesmo volume do opala e aquela ventuinha dupla deve ser do tempra (é + barata).
O motor 3800 é dos opalas mais velhos e importados(impala,malibu,nova)e usava retentor não sei porque a gm quando fez o 4.1 passou para aquela gacheta que vive vazando no mancal traseiro

Zepi
02/09/2008, 13:24
Amigo, 4.4 é o velho opala 6 cilindros com cindrada aumententada!
Usam-se os pistões do 4cc que tem 101,6 mm de diâmetro contra os 98,4 mm do opala 6cc.
(acho que são essas as medidas...hehehe)

Assim ele passa de 4100 cc para "quase" 4400 cc!
Relatos de colegas dizem chegar a 200cv facilmente, claro não é só isso(pistões)...

Abs

Zepi
02/09/2008, 13:29
....não sei porque a gm quando fez o 4.1 passou para aquela gacheta que vive vazando no mancal traseiro

Também queria saber.....
O meu é com gaxeta....

Abs

Lucas Nassif
02/09/2008, 20:02
O meu tbm tem gaxeta, mas o cara que preparou falou que fez uma rosca esquerda lá no vira pra nao ter vazamento.

Já liguei o motor 2 vezes aqui em casa e não vazou nada. Não sei se não vaza mesmo ou é porque não deu tempo! :D

Zepi
03/09/2008, 10:31
Mas o que falaram , é que vaza, mas isso demora...dependendo do uso pode demorr muito!
Mas uma dúvida: é fácil de trocar , se começar a vazar?

Abraço

Sandro Abreu
03/09/2008, 12:42
Achei o calculo para saber o volume exato do motor v=3,1416 x r2 x curso x n cil
v=4356 aredondando 4.4.Nos motores mais novos a GM voltou a usar retentor,nos motores com gaxeta a troca é feita retirando o virabrequim ,da bastante trabalho,mas realmente ela demora a vazar.

victor massinha
04/09/2008, 17:25
pena que não se acha mais aquele kit que existia antigamente para transformar os motores opala 2.5 em 3.0!! dizem que ficava excelente!!
o máximo que da para fazer agora é rebaixar o cabeçote dar uma forjadinha nos pistões dentre otras cositas mas...

Ra
04/09/2008, 18:24
Pois é além de tudo o vira era muito balanceado com mais dois contrapesos, dizem que o 4cc ficava muito liso. Já o vira do 153 dizem que vibra ainda mais em baixa, procede? Abs.

fugger
04/09/2008, 18:54
Vira 153 do opala tem aqui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43734&highlight=virabrequim

[]´s