Ver Versão Completa : Ponta De Eixo F75 Quebrando
MK-GOODZILA
20/08/2007, 18:30
Preciso de sugestões pra acabar com um problema que ta acontecendo na minha F75. É a terceira trilha e terceira quebra do eixo dianteiro, duas do lado direito e ontem do lado esquerdo.
Detalhes da F75:
Motor opala 6cc turbo
Suspenção modificada com peças do engesa e troller
Pneus 35 mamutes
Eixo traseiro flutuante ensimec
Bloqueio traseiro 100%
Bloqueio dianteiro Macrotorque
Caixa D20 com 5 drive
Reduzida willis
Bom o problema começou depois que instalei o bloqueio Macrotorque na dianteira,mas não sei se tem a ver com o mesmo.
Aguardo sugestões dos EXPERTS
EveraldoJ
20/08/2007, 20:01
Mauro
Não precisa ser expert para saber
motor 6 turbo, pneus 35 aja ponta de eixo:putz:
MK-GOODZILA
21/08/2007, 16:59
Só que antes do bloqueio nunca tinha quebrado, e existe carros com motores maiores e pneus maior que não quebram. Preciso de uma ajuda pra saber o que eles fizeram pra conseguir isso.
Mauro
Não precisa ser expert para saber
motor 6 turbo, pneus 35 aja ponta de eixo:putz:
Ontem escrevi bastante para postar aqui...
...sumiu tudo:putz:
Mais resumindo:
cromobilênio neles!!!:concordo:
FernandoRisso
21/08/2007, 20:10
Mauro,
Vc já chegou no limite dos seus semi-eixos há um bom tempo. Não quebrava antes sem bloqueio justamente porque a força não era transmitida pra roda que tinha tração e sim para a outra que estava livre, esse é o princípio do diferencial aberto e não forçava o semi-eixo.
Como o Kim disse a opção pra vc agora é partir pro kit que a ensimec tem pra eixos D44 com homocinética e feitos com aço 4130 - chromoly, são muito mais resistentes e vão aguentar seus 35 com certeza, 37 talvez. Mas ai o problema pode ser outro, os parafusos que prendem a roda livre podem cizalhar com o torque, mas a ensimec tb tem uma solução pra isso com as rodas livres integradas aos cubos.
Fiquei curioso para ver mais fotos da sua F75, vou começar um projeto e qq idéia é bem-vinda, poste aqui mesmo, principalmente alguns detalhes da suspensão e sistema de direção.
[]'s
MK-GOODZILA
22/08/2007, 15:50
Valeu pela dica, vou me informar com a Ensimec e vou providenciar fotos da suspenção e do resto e posto aqui........
Mauro,
Vc já chegou no limite dos seus semi-eixos há um bom tempo. Não quebrava antes sem bloqueio justamente porque a força não era transmitida pra roda que tinha tração e sim para a outra que estava livre, esse é o princípio do diferencial aberto e não forçava o semi-eixo.
Como o Kim disse a opção pra vc agora é partir pro kit que a ensimec tem pra eixos D44 com homocinética e feitos com aço 4130 - chromoly, são muito mais resistentes e vão aguentar seus 35 com certeza, 37 talvez. Mas ai o problema pode ser outro, os parafusos que prendem a roda livre podem cizalhar com o torque, mas a ensimec tb tem uma solução pra isso com as rodas livres integradas aos cubos.
Fiquei curioso para ver mais fotos da sua F75, vou começar um projeto e qq idéia é bem-vinda, poste aqui mesmo, principalmente alguns detalhes da suspensão e sistema de direção.
[]'s
MK-GOODZILA
22/08/2007, 16:26
Valeu, sabe onde encontrar ponta de eixo com este material pra comprar?
Ontem escrevi bastante para postar aqui...
...sumiu tudo:putz:
Mais resumindo:
cromobilênio neles!!!:concordo:
Marcelo R. A. da Cunha
22/08/2007, 18:24
Valeu, sabe onde encontrar ponta de eixo com este material pra comprar?
Fala com o Leo Valle ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=968 )aqui do forum que ele é representante da Ensimec. Só para constar no meu JPX que está com eixos de F-75 uso os kits da Ensimec em ambos os eixos (no traseiro desde do início de 2005)e posso te dizer que o material é de primeira!
[]'s
Marcelo
MK-GOODZILA
23/08/2007, 14:19
Valeu pela dica, vou entrar em contato com ele....
[quote=Marcelo R. A. da Cunha;446416]Fala com o Leo Valle ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=968 )aqui do forum que ele é representante da Ensimec. Só para constar no meu JPX que está com eixos de F-75 uso os kits da Ensimec em ambos os eixos (no traseiro desde do início de 2005)e posso te dizer que o material é de primeira!
[]'s
Marcelo R. A. da Cunha
23/08/2007, 14:37
Valeu pela dica, vou entrar em contato com ele....
[]'s
Se precisar de + ajuda é só falar.
[]'s
Marcelo
faz que nem eu, manera no pé, antes eu dava muito pau em meu jeep, e quebrava direto, hoje ando bem maneiro, e num ta quebrando mais.
6 canecos ja é o bicho, turbinado então!!!! o unico problema que vejo, é q o turbo abre em giro alto, justamente onde acontecem as quebras. Se a roda dianteira sai um pouco no ar (pula), ao aterrizar da um tranco muito forte e quebra, o semi eixos são como fuzuveis se não quebra os semi, com certeza vai quebrar outra coisa. (reduzida, cardan, cambio)
me corrijam se estive enganado.
boa sorte.
MK-GOODZILA
21/09/2007, 14:31
Na verdade é tudo isso e mais um pouco, mas antes de bloquear a dianteira com a macrotorque, não acontecia isso. Devido ao bloqueio o diferencial não tem mais o efeito esperado, ou seja, quando uma roda trava num enrosco a outra gira solta e com o bloqueio isso não acontece distribuindo todo o torque pras 2 rodas dianteiras e só parando quando quebra, logico que associado aos pneus 35 mamutes, 6cc, turbo. Mas agora que já comprei os eixos da ensimec com hemocinetica da band, acho que vai acabar com o problema, além de que só pretendo usar o bloqueio em ultimo caso.
faz que nem eu, manera no pé, antes eu dava muito pau em meu jeep, e quebrava direto, hoje ando bem maneiro, e num ta quebrando mais.
6 canecos ja é o bicho, turbinado então!!!! o unico problema que vejo, é q o turbo abre em giro alto, justamente onde acontecem as quebras. Se a roda dianteira sai um pouco no ar (pula), ao aterrizar da um tranco muito forte e quebra, o semi eixos são como fuzuveis se não quebra os semi, com certeza vai quebrar outra coisa. (reduzida, cardan, cambio)
me corrijam se estive enganado.
boa sorte.
fabiano carraro
07/10/2007, 18:56
POXA MAURAO NAO SEI PORQUE QUEBRA TANTO A "GOODZILLA"hahahahahhaha,vamos programar a revisao nos eixos e ja instalamos tudo ,o problema é achar espaço aq na oficina,faz o seguinte acorda as 4:00 da manha e fica na espreita no portao,ai quando a JUDY abrir ele, vç joga a GOOD pra dentro e azar de quem tiver na frente,por que ç vç continuar deixando os caras entrarem na sua frente,só vamos mexer nisto no carnaval de 2008,ixxxxxxxi só que ai eu vou estar indo fazer o telegrafo'hehehehehehehh.