Conectar

Ver Versão Completa : Filtro Óleo OHC

Cacá
17/08/2007, 19:57
Pessoal, hoje fui trocar o óleo e o filtro do Lineu pela primeira vez depois da retífica e, qual nao foi minha surpresa, o filtro de óleo NÃO ERA para OHC. Segundo o frentista, era do Maveco V8. Bom, coloquei o correto agora, mas quero saber: o que isso implica? Quais danos um filtro errado pode causar? Falta de pressão de óleo? Outras coisas???

Obrigado!

[s],

otto
17/08/2007, 20:40
nenhum dano ainda mais sendo um filtro de motor maior q o ohc

fontana
17/08/2007, 20:41
Pessoal, hoje fui trocar o óleo e o filtro do Lineu pela primeira vez depois da retífica e, qual nao foi minha surpresa, o filtro de óleo NÃO ERA para OHC. Segundo o frentista, era do Maveco V8. Bom, coloquei o correto agora, mas quero saber: o que isso implica? Quais danos um filtro errado pode causar? Falta de pressão de óleo? Outras coisas???

Obrigado!

[s],

filtro de óleo do V8 PH8A da fram da Mann não lembro, do 4cil OHC é o mesmo do Corcel, do CHT, do UNO.....

se não fundiu ainda não da nada....

Cacá
17/08/2007, 22:08
Otto, valeu!
Fontana:é o mesmo do uno sim. Se não fundiu? Pq, pode fundir o motor???

[s],

Cacá

Lucas Nassif
17/08/2007, 22:12
Cacá, vc lembra que vc tinha comentado que o motor tava fazeno barulho estranho quando ligava o motor de manhã?? Não seria por causa do filtro??

Até!!

Cacá
17/08/2007, 22:18
Cacá, vc lembra que vc tinha comentado que o motor tava fazeno barulho estranho quando ligava o motor de manhã?? Não seria por causa do filtro??

Até!!

Opa, Lucas. Pois é, foi a primeira coisa que me veio à cabeça depois de elogiar mentalmente a mãe do mecânico. Pensei que o filtro maior talvez não desse a pressão adequada no óleo :pensativo: Será?

[s], amanhã tô indo pro Rock Crowling :dance::dance::dance:

Elmer_Jeep
17/08/2007, 22:21
filtro de óleo do V8 PH8A da fram da Mann não lembro, do 4cil OHC é o mesmo do Corcel, do CHT, do UNO.....

se não fundiu ainda não da nada....

O filtro do OHC e fiat Uno-antigo é o mesmo.

Já o do CHT(corcel) serve no OHC pois tem a mesma rosca e diametro porém é mais baixo.

[]'s

Lucas Nassif
17/08/2007, 22:42
Pensei que o filtro maior talvez não desse a pressão adequada no óleo :pensativo: Será?

Sei lá!! :mrgreen:

vitorFILHO
18/06/2008, 15:34
Pessoal,
lendo sobre filtros pergunto: existe algum filtro adptável de outro veículo no cj5 com motor bf 161? acho que a dúvida do colega sobre filtro inadequado, creio que poderá causar algum dano, pois não irá filtrar com precisão, as partículas indesejáveis

junior braga
18/06/2008, 15:54
Pessoal,
lendo sobre filtros pergunto: existe algum filtro adptável de outro veículo no cj5 com motor bf 161? acho que a dúvida do colega sobre filtro inadequado, creio que poderá causar algum dano, pois não irá filtrar com precisão, as partículas indesejáveis

Vitor porque adaptar outro filtro? o seu num ta bom?

Quanto a troca, a principio pode ser que não aconteça nada, mas depois :putz: sei não..... claro que, uma vez so, creio que não tera problema algum.

Sds,

Elmer_Jeep
18/06/2008, 16:10
No BF só serve o dele mesmo, vc está com dificuldade pra encontrar ?

turboroe
18/06/2008, 21:08
Opa, Lucas. Pois é, foi a primeira coisa que me veio à cabeça depois de elogiar mentalmente a mãe do mecânico. Pensei que o filtro maior talvez não desse a pressão adequada no óleo :pensativo: Será?

[s], amanhã tô indo pro Rock Crowling :dance::dance::dance:

Nada a ver o cu com as calça heheheh

Filtro é filtro, nao faz nada além de filtrar. Ele trabalha cheio de óleo, que é um fluido incompressível. Como ele tá sempre cheio, a pressão na entrada vai ser a mesma na saida, subraindo perdas internas. Como o filtro que vc usava era maior, as perdas internas eram menores.
O que não faz diferença pois as perdas internas do filtro de óleo são desprezíveis nesse caso.

Se a pressão do óleo estava baixa pode ser que o filtro estivesse entupido, aí sim seria problema.

As unicas diferenças notáveis de usar o filtro de óleo maior seria o volume de óleo necessário na troca, e o periodo de troca, que deve ter aumentado... o que também não seria láaaaa muito notável.

Tudo isso que eu disse vale se os encaixes dos 2 filtros forem idênticos.
Se o filtro adaptado tiver um encaixe diferente do seu motor, pode ser que as canaletas de condução do óleo não coincidam e até estejam bloqueadas, e aí sim vc vai ter perda de pressão.

leopoldo
18/06/2008, 22:35
Quando o filtro está entupido, abre-se a valvula interna de by-pass e o óleo passa sem filtrar .... mas isso é uma condição limite. Não há baixa pressão de óleo.

Se o motor tem baixa pressão, ou os mancais estão no limite do desgaste ou a rpm de lenta está muito baixa, ou o óleo é muito "fino", ou o indicador pode não estar bem calibrado, ou tudo junto.

Nos filtros tipo Maveco, OHC ou V8, vc vê a valvula de by-pass olhando por dentro do furo, lá em baixo, aonde tem aquela mola.

No BF, o by-pass é aquela mola de cima com o espaçador que fica embaixo.

Kim
18/06/2008, 22:50
Completando...

Existem alguns filtros que o fluxo de óleo é "do contra", bem como há alguns que tem válvula de retorno, não deixando o cabeçote trabalhando seco na primeira partida.

Esse "do contra", a bomba não manda o óleo pelo centro, mais pelos "furinhos" que ficam em volta da rosca.
Se observarem, na linha Fran filtros, há uma borracha na parte interna, quando o fluxo vai da rosca para os furinhos, a borracha fecha (tipo dafragma).

Não são todos os filtros que tem.

Abraços.

Kim.

Dodger
19/06/2008, 16:45
Quanto ao filtro do OHC, vi na tabela que fica lá no posto que o do Maverick/F-100/Jeep 4 cil é o mesmo de Fiats mais antigos, mas o meu veio com filtro do CHT(Corcel/Del Rey), e quando troquei não tinha o original pra comprar, coloquei esse mesmo e tá lá funcionando OK tem uns 2 anos.

o do CHT realmente é mais baixo que o original.

fontana
20/06/2008, 18:58
No BF só serve o dele mesmo, vc está com dificuldade pra encontrar ?

o filtro de óleo do BF161 é o meso motor Perkins usado em alguns tratores Massey,não lembro qual deles, mas sei que o elemento é o mesmo........
ja o OHC usa o PSL 47 da Tecfil, o do CHT da mas não fica o canal.......