Conectar

Ver Versão Completa : Carroceria fibra ou Ferro (lah vem polemica)

rubensx
17/08/2007, 09:49
huahuahauuha

tá bem eu serei o causador da discordia...

Estou escolhendo a cor mas surgiu uma duvida, tem um pessoal aconselhando a trocar tudo por fibra eu num curti a idéia mas queria saber os prós e contras... poderiam se manifestar os proprietários de ambas apesar que a carroceria de ferro mesmo eu já tneho idéia das vantagens e desvantagens mas e fibra??

(tow causando né?)

GBarros
17/08/2007, 12:22
Cara, é o seguinte: esse tema já foi discutido aki no forum. Dá uma procurada no link "procurar" que vc vai encontrar muita coisa, e pode até matar a sua dúvida. Mas como vc perguntou, pra mim, eu acho melhor a carroceria original, pois passa mais confiabilidade no veiculo (pode parecer bobagem, mas acho isso) e a questão de a fibra aparenta deixar o carro mais leve, e não curto muito isso. É claro que com a fibra, vc não sofrerá com o problema da corrosão (este item muito importante principalmente para aqueles que moram em regioes litorâneas). Tá aí, seja feliz na sua escolha!

Lucas Nassif
17/08/2007, 21:46
Por enquanto eu sou a favor da carroceria de fibra.
O assoalho da carroceria do Cascão está beeem judiado, e quando chegar o UP da carcaça, não vou recuperá-la. Minha idéia é jogar tudo fora e comprar uma de fibra completinha e zeradinha!! :D :D

Abrasss...
Até!!

Ra
18/08/2007, 13:40
A questão aqui meu amigo não são só os prós e contras do material, isso vc. pode pesquisar bem aqui no fórum. Uma carroceria de aço vc. sabe o que tem em mãos. Mesmo que esteja cheia de massa da para recuperar e deixa-la só nesse material que por ser dúctil absorve bem os impactos. Nas de fibra a variação é muito grande. Umas são bem construidas sem economia de fibra, com reforços até mesmo metálicos (chapas de aço ou madeira em locais críticos), e vão aguentar bastante impactos até o ponto de ruptura. Dependendo do uso é só alegria. Agora tem umas muito fraquinhas. Eu ajudei a montar uma em um cj5 que era muito fina, toda mole (só conseguiu alguma rigidez depois de toda parafusada no chassis) e eu sinceramente dei uma volta nesse jipe com medo até de Uno Mille.

Sergio Antunes
18/08/2007, 17:09
Isso já foi discutido em outros tópicos, mas vou dar minha opinião novamente.
Se for uma carroceria de fibra bem feita, e infinitamente melhor que a de chapa.
Eu tenho dois veículos de fibra de vidro e posso dizer que a resistência é impressionante. E bom lembrar que as cabines de alguns caminhões são feitas de fibra; um dos carros mais caros da GM nos EUA (Corvette) sempre foi de fibra.
Muitas pessoas teem preconceito com a fibra de vidro, porque a maioria dos carros de grandes montadoras são de chapa... E lógico que a chapa depois dos moldes feitos sai uma peça atrás da outra como pastel na feira.
Enfim acho que uma pessoa precisa primeiro ter um de fibra para poder comparar.
Eu sou pela fibra de vidro com certeza.
Abraços.

Sergio Antunes.

Sergio Rocha
18/08/2007, 19:11
Eu acho a de fibra muito boa, para veículos que não fazem trilha pesada.
Pra esse tipo de trilha eu prefiro as de chapa.
A carroceria de fibra raspando e batendo por dentro de erosões, jipe tombando e etc ela vai quebrar.Já a de chapa vai amassar.Amassado vc conserta até em casa.Eu to cansado de ver jipe amassado fazendo trilha, já se quebrar vai ter que toda hora consertar.

[]'

Paulo Sabra
19/08/2007, 08:21
RUBENSX,

Este assunto já foi muito debatido aqui no Fórum como os companheiros já disseram, mas é mais ou menos o que o Sérgio Rocha falou acima.
A FIBRA, para um veículo que será usado mais na cidade onde não exige muitas torções e impacto constantes entre chassis x calços e carroceria, é uma ótima pedida.
Mas se você precisa de um veículo mais confiavél PAU PARA TODA OBRA, o negócio é a carroceria de Ferro ou melhor de lata que hoje também encontra-se no mercado para comprar nova.
Você também pode comparar os preços das duas carrocerias:

Fibra - site: www.agromotor.com.br

Ferro - site: www.ironparts.com.br

No mais sucesso na sua escolha.

diramos
19/08/2007, 12:17
Concordo com o Sabra.
Esses dias encontrei um felizardo lá na Oxford, em Campinas/SP.
O cabra, de Rondônia, tem, nada menos, que 7 veículos off-road.
Pelo que lembro: 03 CJ5, 01 CJ3, 02 F75 e 01 Rural. Tudo arrumadinho.
O neguinho é delegado da Interpol, escambau a quatro, o que não vem ao caso, no momento. É só prá constar, e tentar entender o poder aquisitivo do moço. heheheh ...
Eu táva duvidando da quantidade de viaturas, até ele mostrar as fotos e o Celso da Oxford (que é compadre dele) confirmar.
Afffheeee!!! Um mais bonito que o outro.
Aí, entramos no assunto de fibra ou lata, pois a Oxford táva fazendo uma promoção de carroceira de fibra. Tinha umas 5 lá, todas já vendidas.
O cabra-dos-7-jipes disse que fibra em jipe prá trilha, nem pensar! Quebra na primeira viagem. Principalmente o capô, na região das dobradiças.
Todos os jipes dele são de lata, exceto o que ele deixa na casa de praia, que é inteiro de fibra e ele usa só prá dar uns rolês na praia, sem trilha.
Disse que se deixar jipe de lata na praia, apodrece em 6 meses. A não ser que lave com produtos anti-ferrugem pelo menos uma vez por mês. E olhe lá...
No meu caso, que moro no interior, sempre preferi a lata.
Mas dou uma dica: tá ficando cada vez mais difícil de encontrar peça original nova de lata.
Vejam: estou reformando meu CJ5-1960. Penei durante 02 meses prá encontrar um capô zero-bala de lata, pois o meu antigo táva condenado. Só achava usado, prá reformar. E reforma por reforma, eu reformaria o meu ...
E foi justamente o cabra-dos-7-jipes que arranjou prá mim, lá em Rondônia, dum outro cara que tinha umas peças em estoque, compradas há dez anos atrás. Novinho em folha, pronto prá pintar.
O problema foi que o anta da transportadora, ao invés de acondicionar o capô em estrado de madeira prá viagem, limitou-se a encapar a criança com plático bolha e o capô chegou aqui cheio de micros "calombinhos", invisíveis a olho nú, mas gritantes aos olhos do funileiro. Resultado: tivemos que acertar no martelinho. Mas ficou zero. Estamos pintando agora.
Notem que na IronParts citada acima pelo Paulo Sabra ( www.ironparts.com.br (http://www.ironparts.com.br)), onde tem tudo em lata prá jipe, não tem o capô. Nem eles tão fabricando mais. Liguei lá, na época. Tinha todas as partes, menos o capô.
Portanto, na minha opinião, tem que pensar bastante antes de optar por fibra ou lata.
E Misturar, jamais!!!!

[]s de lata pura.

Denis Takashi
19/08/2007, 21:40
Rapaziada,

Nada contra, mas na minha opinião não é viável economicamente reformar uma carroceria de lata, pois apenas uma funilaria e pintura ( contando chapas, funileiro, materias, tintas e etc) sai, em média, por uns R$ 2800,00 ....quase o mesmo valor de uma carroceria de fibra.

Bom, sei que podem me criticar pelo fato dos 2 jeeps qui de casa serem de lata, mas no meu caso os serviços são feitos por nós mesmos, então boa parcela ( mão de obra) é economizada. Mas se fosse " pagar para fazer" não hesitaria em usar fibra.

Aqui na minha cidade muita gente usa as carrocerias da Fiber 4x4, não tenho vínculo nenhum com a empresa, apesar de conhecer os proprietários(a fábrica fica á 5 Km da minha casa) . E, ao que me parece, seus produtos são bem resistentes , pois já vi gente tombar por mais de uma vez e a carroceria sofreu algumas avarias, entretanto não "desmontou " como alguns pensam.

Abraços

NABO (RENATO)
20/08/2007, 14:30
tive carroceria de fibra 5 anos e fiz trilhas medias pra pesadas, e ainda participei de provas de indoor, com rampadas capotadas e muito mais. Gostei muito e recomendo, comprei da agromotor e eram uma das primeiras produzidas, aconteceu de aparecer algumas trincas só que tudo consertado facilmente, e com um custo inferior que da lata.Só tem que cuidar comfurar ela nos lugares certos como onde vão os bancos, e lugares onde vai o hidrovacuo, a pedaleira suspensa presa, fazer reforços com chapa por fora e por dentro ,aí só alegria.

Jack Jipeiro
21/08/2007, 01:50
A duvida é: E quanto colocar santo antonio ou gaiola nas carrocerias de fibra? Onde fica preso, pq em uma possivel capotada, mesmo que leve a caixa de rodas sendo de fibra não vai aguentar, e ai perdeu toda a funcionalidade do santo antonio.

Abraços...

rubensx
21/08/2007, 16:26
Então oque conheçod e fibra e porque decidi gastar os tubos mas recuperar minha carroceria de metal:

(deixando claro que é o que conheço de fibra, ou seja eu num sei muito, me perdoem caso minha opiniào seja meio que errada)

1- baseado em fibras dos pumas e etc todas que eu vi até hj racharam e não tem estrutura nem pra proteger o condutor no caso de uma colisão nem para se manter inteiras por um longo periodo já que pumas teoricamente nào epgam buracos, erosões e etc

2- tudo terá de ser apoiado com chapas por dentro e por fora e mesmo assim trinca por fora, no caso de santo antônio numa capotagem se vc não "varar" a carroceria e prender ele no chassis de alguma forma não tem como aguentar a carroceria do jeep (disso posso dizer pois não vi 1 só jeep capotar e um caiu mais de 18m de altura rodando e com carroceria de metal torceu tudo tanto sto antonio quanto carroceria mas o condutor saiu vivo... e olha que o sto antonio ficou demolido e as caixas de rodas acabadas).

Então quero agradecer pois tirei minhas conclusões de depoimentos aqui e pesquisa com amigos que já tiveram e os que tem carroceria de fibra, claro que há carrocerias e carrocerias, algumas mais resistentes mas nada vai ser tão resistente quanto o metal esses dois motivos acima foram os que mais pesaram e também por ter visto Trollers trincados, jeeps trincados e etc...

No caso da comparação com o corvette acho até desleal pois a aplicação não é a mesma e o corvette tem um acabamento creio melhor e por isso nào custa tão barato e não pega erosões, pancadas nem nada

o fato da fibra ser resistente, eu vi um video no youtube do pessoal do adrenalama que o rapaz saiu arrastando a lateral todinha num barranco e realmente me surpreendeu o quanto é rigida, mas nada como metal separando eu e o chão, as árvores etc...

vou de metal

Garra4x4
21/08/2007, 19:39
Já que cada um dá sua opinião... eu vou de fibra.

É tudo novo, não enferruja , menos peso.

A marca eu vou de Fiber , eu Nunca vi ninguém que tenha uma peça , seja paralama, capo ou carroceria completa da Fiber reclamando que é fraca ... quando vc vê nas feiras de jeep os caras subindo em 5 ou 6 emcima do capo e pulando vc vai acreditar que é boa.

E falar que pra fazer trilha não aguenta... o frederico e Cia Ltda (Fiber) fazem bastante trilha pesada. O produto deles é muito bom.

rubensx
21/08/2007, 19:45
poiks é rodrigo eu tb acredito que seja uma laternativa, na real quando minha carroceria se desfizer por completo que está longe disso só preciso de um lado de assoalho novo e refazer pintura e mais nada eu tb colocaria algum pedaço de fibra, mas a questão que nosso amigo levantou é boa e eu parei pra pensar

aguenta um santo antônio e uma capotagem de 3 a 5 "voltas ao mundo"???

acho que se o sto antonio for fixado pelo chassis (coisa que num é dificil) ou uma gaiola tudo bem, mas na fibra não aguenta não e disso eu tenho certeza absoluta pois se aguenta então é mais forte que metal coisa que não é (veja o exemplo que dei eu vi a caixa de roda retorcida e o sto antonio retorcido, só aguentou porque é lata e das fortes, mesmo assim repuxou parafusos e porcas e torceu tudo)

fibra quebra e bau bau cabeça

Garra4x4
21/08/2007, 20:03
Rubens,

é complicado fixar santo antonio ou gaiola no chassi do jeep eles mexem diferente então vai complicar.

Colocando uma chapa de reforço para distribuir a pancada eu acho que aguenta. Não tenho certeza pois nunca fiz testes. Mas a carroceria da Fiber é muito forte.

A fibra , sendo feita com os materiais adequados ( composição ) adquire certa flexibilidade.

Outro dia vi umas fotos de um jeep que eles fizeram e que estava com capota de fibra também. Parece que o jeep capotou na estrada , não lembro da historia... só sei que as fotos mostram que foi uma Bela Pancada e a carroceria aguentou o tranco.

DJunior
21/08/2007, 20:28
All,

Comprei uma carroceria de fibra da Fiber 4x4 e não ví nenhum contra até agora.

Para fixar o Santo Antonio é só colocar uma chapa embaixo da carroceria, para fazer um sanduiche entre as chapas, ou seja, chapa de fixação do Santo Antonio, fibra e contra chapa de fixação. Orientações esta dada pelo próprio Frederico da Fiber.

Sem falar nos 5 anos de garantia dada por eles...

Abraços,

Dirceu

Sergio Antunes
22/08/2007, 16:31
No caso da comparação com o corvette acho até desleal pois a aplicação não é a mesma e o corvette tem um acabamento creio melhor e por isso nào custa tão barato e não pega erosões, pancadas nem nada

Já que a comparação com o Corvette é desleal, eu vou comparar com o que tenho.
Tenho um Miura e um Bianco. Uma vez eu sofri uma colisão com um veiculo de lata e quer saber...Deu dó do veiculo de lata... No Miura, mal arranhou a pintura. O Bianco eu tenho a mais de 20 anos e o Miura tenho a cerca de 12 anos...Posso garantir que a carroceria dos dois está em perfeito estado e no caso do Miura com a pintura original e em ótimo estado.
O único velhinho que enche o saco e justamente o Jeep, porque quando eu o comprei, não encontrei nenhum de fibra.
A fibra de vidro também é fácil de trabalhar. Basta apenas ter o conhecimento necessário, e assim como a lata da par fazer em casa.
É lógico que ser for uma carroceria de fibra vagabunda a coisa não vai.
Uma das coisas que é critica na fibra de vidro é a pintura. Muitas vezes parece que a fibra está trincada, mas é apenas a pintura que se não for bem feita e conservada aparece trincas e bolhas mesmo.
Eu sou 100% a fibra de vidro.

Abraços.

Sergio Antunes.

rubensx
22/08/2007, 16:44
eu sou fã de miura diga-se de passagem lembro daquele miura SAGA sport que era o top de linha meu tio tinha um eu era apaixonado por aquele carro

lembro da fibra dele ser mais bem feita do que do puma mesmo

também acredito que se a FIBER4x4 dá 5 anos de garantia é porque ou é boa mesmo ou eles gostam de reparos (claro que não neh eheheh).

e pra comprovar (apesar de eu ter escolhido recuperar a lata mesmo que tem pouca coisa pra fazer) ai vai o video do pessoal do ADRENALAMA que nàos ei quem montou essa carroceria meio troller meio willys mas guentou bem!

http://br.youtube.com/watch?v=AIAvEeAUtrY

Jipeiro
23/08/2007, 07:39
Coloquei uma de fibra no Engesa, e uma de aço no Marruá, minha opinião 10 a zero p/ de aço.

Pan

ZYKAO
23/08/2007, 08:00
Acho Que Depende Muito Da Qualidade Do Fabricante Da Carroceria De Fibra, A Do Frederico Da Fiber 4x4 é 10, O Caixote é Moldado Numa Peça Só Sem Nenhuma Imenda, Tem Cinco Anos De Garantia E Já Vi Varias Delas Levando Porrada Em Trilha Pesada Sem Causar Nenum Dano, Vide O Jeep Do Pessoal Da Adrenalama Que Capotou Na Trilha Numa Altura Superior A 5 Metros E Sabe O Que Aconteceu?
Quebrou O Farol.

A Unica Coisa Chata Da Fibra é Que Você Precisa Correr O Fio Terra Pra Todo O Lado, Porque A Fibra Não Dá Terra E Para Ligar Qualquer Equipamento Eletrico Vai Precisar.

A Fibra Deles Já Vem Com Um Gel Na Cor Que Preferir, Então Se Quiser Nem Precisa Pintar O Jeep, Raspou Na Trilha? Não Vai Sair A Cor.

Abs

jipeiroMT
05/03/2015, 19:56
Ressucitando com uns artigos que um amigo engenheiro me passou depois de uma conversa:

494518

O que mais interessa para quem vai pra trilha pesada:

"- Força mecânica: Filamento de vidro tem uma resistência específica mais alta (resistência à tensão/massa volumétrica) do que a do aço. Esta característica é o ponto de partida para o desenvolvimento de fibra de vidro para produzir compostos de alto desempenho."

Além de ser mais leve, não ter combustividade, não ser condutor e de muito mais fácil reparo!

Carroceria de aço não é de fácil reparo e de baixa manutenção em lugar nenhum do mundo! Um impacto que destruiu uma carroceria de fibra de vidro ia te gerar um prejuízo sem tamanho em uma carroceria de aço. Com a fibra, a manutenção é de baixo custo e fácil reparo!

Leonardo Raffi
05/03/2015, 22:01
li que não faziam o capo
http://www.gama4x4.com.br/capo-em-fibra-para-jeep-willys-cj5-sem-uso.html

Dan Nader
06/03/2015, 10:51
Eu tenho uma carroceria de fibra no meu cj-5, e não quero nem saber de aço, nos pontos mais criticos que são parede corta chamas e assoalho a espessura da fibra é de 5mm, de resto é só alegria, sem contar que o capo do motor (compartimento total do motor é a parte onde é aberto vasculante e sai com dois parafusos deixando o motor totalmente amostra.

cadolb
02/08/2015, 14:10
A carroceria de fibra (completa) e, hoje, mais cara que a de aco. R$ 4700 (fibra completa) x R$ 3300 (caixote lata apenas). A questao e que o custo dos servicos hoje e muito cara. Qualquer servico de pintura ou chapeacao ja faz o cara pensar em trocar tudo. Meu assoalho ta todo ruim com varios pontos de ferrugem, furos e pintura ja com bolha. O que for fazer vsi sair mais de 1.5k certo