Ver Versão Completa : É normal o cabo do guincho enferrujar?
Só em ambientes onde exista a combinação de ferro com oxigênio. Agora falando sério, me parece que os cabos do guincho são galvanizados e trançados. Se é isso então a galvanização não é bem feita. Veja bem, existem relíquias da época da 2ª Grande Guerra que, galvanizadas, continuam perfeitas. É que eram outros tempos em que as coisas eram feitas para durar.
Só em ambientes onde exista a combinação de ferro com oxigênio. Agora falando sério, me parece que os cabos do guincho são galvanizados e trançados. Se é isso então a galvanização não é bem feita. Veja bem, existem relíquias da época da 2ª Grande Guerra que, galvanizadas, continuam perfeitas. É que eram outros tempos em que as coisas eram feitas para durar.
:pensativo: interessante.......
:discordo: mas não aguentou nao, o meu tb ta todo zoado,e olha q nao tem nem 1 ano a lumbriga
é simples resolver isso
Compre um cabo novo e mantenha dentro de uma lata de óleo :twisted:..
Qdo for pra trilha , instale o cabo.
Quando voltar , lave bem e coloque de volta no óleo....mas não esqueça de secar bem , antes :mrgreen::mrgreen:
E não adianta mandar que eu não vou :twisted:....o Romeu falou que dói :mrgreen::mrgreen:
José Augusto
16/08/2007, 20:06
Para o uso que damos, não é comum e se está enferrujado considere a troca antes que arrebente quando vc mais precisar.
Como o colega Ra já comentou, uma boa galvanização garante e impede o processo de corrosão, se está enferrujando é porque a galvanização (se é que teve) já foi para o saco, como os fios que formam o cabo são finos, qualquer corrosão significa uma grande redução na seção, menor área, menor capacidade de carga.
Garra4x4
17/08/2007, 09:26
Pois é , nunca fiquei reparando nisso, mas todos que usam o cabo do guincho ( fazem trilha ) estão enferrujados... mesmo os cabos galvanizados da Cimaf ( acredito que sejam os melhores ) mas é uma ferrujem bem leve.
Existe uma solução para não ficar tendo que passar óleo toda hora... coloca cabo de kevlar ou sintético ... fica muito bom !
...qto q morre em um desses de kevlar??? :pensativo:
se é normal enferrujar blz, se não vou ter q ver isso ai c/ a ekron, q sempre botei uma fé na marca (e acreditem, é a primeira vez q vejo uma "reclamação" a respeito da ekron)
[]'s aguardando a verdade (ó mister m!)
Garra4x4
17/08/2007, 10:11
Jon , o preço varia bastante... por ser importado. Mas o de 3/8" custa 900,00 ( aproximado )
Se tiver algum amigo seu viajando para os EUA , pede pra comprar. É muito leve.
Qts T aguenta um cabo desse rodrigo?
E antes que eu troque para não estourar, não vai dar... pq já estorou umas 3x heheheheh :parede:
Tio, vai se f.... :twisted:
Pessoal, posso estar errado, mas cabo de kevlar é bom pra competição, onde vc pode escolher por onde passar o cabo, com atrito ele "corta" todo. Nas trilhas, acredito que o cabo de aço ainda é a melhor opção. Parece besteira, mais uma boa lavada e lubrificada aumenta a vida útil também.
[]s aguardando as pedradas
Bruno Machado
17/08/2007, 12:11
Quando uso o guincho na trilha e molha o cabo (não é sempre que acontece isso), mando caprichar no jato d'água no carretel do guincho prá limpar o cabo, chego em casa, desenrolo o cabo todo, enrolo novamente cuidando prá ele ficar bem acomodado no carretel e mando ver no microóleo (WD ou similar) a cada camada de cabo.
Marcelo R. A. da Cunha
17/08/2007, 12:29
Quando uso o guincho na trilha e molha o cabo (não é sempre que acontece isso), mando caprichar no jato d'água no carretel do guincho prá limpar o cabo, chego em casa, desenrolo o cabo todo, enrolo novamente cuidando prá ele ficar bem acomodado no carretel e mando ver no microóleo (WD ou similar) a cada camada de cabo.
x 2.
[]'s
Marcelo
Supercharger
17/08/2007, 14:11
Quando uso o guincho na trilha e molha o cabo (não é sempre que acontece isso), mando caprichar no jato d'água no carretel do guincho prá limpar o cabo, chego em casa, desenrolo o cabo todo, enrolo novamente cuidando prá ele ficar bem acomodado no carretel e mando ver no microóleo (WD ou similar) a cada camada de cabo.
x3.
Lavo bem, aproveito para "rebobinar" o carretel organizando o cabo e dá-lhe WD. Não só no cabo, mas também em tudo quanto é fresta do guincho.
[]´s
Gustavo.
Garra4x4
17/08/2007, 16:39
Romeu,
Acho que são 9 toneladas... o cabo é muito bom, mas como disseram acima, precisa tomar cuidado na hora de usar para não haver atrito com nada ( pedras, lata, ferro ) pois o cabo é mais fragil em relação a Cortes do que o cabo de aço.
Sobre desenrolar o cabo de aço , passar oleo... eu faço isso 1 vez por ano e Olhe lá... rsrsrs....
Sobre desenrolar o cabo de aço , passar oleo... eu faço isso 1 vez por ano e Olhe lá... rsrsrs....
Ufa, eu já tava me sentindo um baita de um relaxado com essa história de ficar enrolando direitinho e passando óleo toda vez que volta do barro.
Mas faço isso com bem mais frequência que você Rodrigo, umas 2 a 3 vezes por ano. :mrgreen:
[]'s
Ufa, eu já tava me sentindo um baita de um relaxado com essa história de ficar enrolando direitinho e passando óleo toda vez que volta do barro.
Mas faço isso com bem mais frequência que você Rodrigo, umas 2 a 3 vezes por ano. :mrgreen:
[]'s
Eu já to pior que o rodrigo.... as vezes nem o carro eu lavo haha
nao é normal enferrujar, vc esta usando o cabo errado, tera que substituir por um cabo de aço POLIDO, na mesma bitola. o cabo de aço comum enferruja mesmo.
nao é normal enferrujar, vc esta usando o cabo errado, tera que substituir por um cabo de aço POLIDO, na mesma bitola. o cabo de aço comum enferruja mesmo.
Sério? Qto custa um cabo? Kct, paga-se uma grana num guincho e o cabo não presta?
Rapaz,
Se o cabo não presta, eu não sei. Não tenho conhecimento técnico para afirmar.
O cabo que tenho no Warn 9500HS da Endurance (Warn) está todo enferrujado... inclusive o carretel de saída!!!:shock:
Como vou colocar um mecânico, deixa para o comprador trocá-lo. Aí inclusive pode colocar um cabo sintético se quiser...:concordo:
A Ekron vende guinchos com dois tipo de cabo de aço. Um polido, outro comum.
Abs,
A Ekron vende guinchos com dois tipo de cabo de aço. Um polido, outro comum.
Ué, quando comprei o guincho Ekron, não vi que havia duas opções de cabo :parede:
Ué, quando comprei o guincho Ekron, não vi que havia duas opções de cabo :parede:
Eu tb não sabia
Tá uma beleza aquilo lá
O carretel parece mais um "cupinzeiro" e o cabo dá pra quebrar na mão haha
Até os roletes por onde passa o cabo tão tudo ferrado
Vou comprar um pote de graxa, desenrolar o cabo, e besuntar tudo...
Garra4x4
20/08/2007, 10:26
O unico problema de deixar o cabo enrolado de qq jeito é que as vezes na hora de usar ele dá uma "mastigada" e fica feio o negócio, com o tempo isso se agrava e vc acaba trocando de cabo mais rapido pq ele vai ficando danificado. Por isso tento manter em ordem...
Sobre o cabo ser Polido ou Galvanizado ... não sou especialista, mas pelo o que entendi ( uma vez que perguntei ) o polido enferruja mais facilmente , porem é mais resistente que o galvanizado. Já o galvanizado é o contrário .
Abraços
Eu tb não sabia
Tá uma beleza aquilo lá
O carretel parece mais um "cupinzeiro" e o cabo dá pra quebrar na mão haha
Até os roletes por onde passa o cabo tão tudo ferrado
é sério,
mas isso é possivel de acontecer, se seu cabo ja estiver bem enferrujado, pode mesmo "quebrar" ou arrebentar, troque, um cabo novo nao é tao caro assim, se arrebentar pode te dar um prejuizo MUITO maior, a estilindada é muito perigosa e pode até "matar"...
Pessoall
Tudo colocado aqui tá correto, mas vale lembra mais algo..
O cabo é a alma do guincho. Ele merece e precisa de cuidados, se não vai ficar que nem um cachorro magro e sarnento. O enferrujar é normal em praticamente todos os cabos de aço carbono, mesmo os galvanizados acabam enferrujando pois a camada superficial desgasta o zinco com o uso e ai enferruja mesmo assim. Ai um parênteses ...
Cabos galvanizados normalmente são indicados para uso estático, isto é, em situações onde eles fazes a estabilização de mastros ou torres, ou algo do gênero, pois como já dito antes, a camada de zinco muito fina desgasta com facilidade se usados em equipamentos dinâmicos.Além disso cabos galvanizados tem capacidade de ruptura 10% menor que cabos polidos por causa da agressão química do fio durante o processo de zincagem galvânica.
Para guinchos em geral, deveria se usar sempre cabos de fio polidos e com mais fios possíveis, o que garante uma boa flexibilidade do cabo. Um cabo comercial comum, normalmente é fornecido na composição 6x19, na bitola 3/8" ou 5/16". É muito ruim pra usar no guincho, mas em compensação barato e mesmo assim funciona, claro. Quem gosta de um equipamento mas bem equipado deveria usar um um cabo 6x25 ou 6x36. São muito macios e mais sensíveis a amassamento, em compensação enrolam bem melhor no carretel e são muito mais fáceis de manusear que os cabos 6x19.
Agora sobre a ferrugem....só tem um remédio: Ter cuidado com a manutenção.
Faça os seguinte, por mais que incomode que isso seja. Depois da trilha, lava o Jeep no posto, inclusive guincho e cabo. Agora pra chatíce..
Acha um poste solitário (esse detalhe é muuuuinto importante), amarra o cabo com uma cinta a uma altura de 1m e desenrola pelo menos duas camadas do carretel. Com cuidado estica o cabo (sem derrubar o poste - dai a razão pra ser um solitário :mrgreen:) e com ajuda de um pano grosso, esfrega cada metro do cabo até limpar o resto do barro.
Deixa secar por uma hora. Agora usa óleo de motor ou diferencial (melhor) com um pano grosso. Segura o pano por baixo do cabo, encostando no mesmo, com uma mão e com a outra mão derrama da lata óleo sobre o cabo. Lentamente passa óleo em todo cabo. Agora o pulo importante, DEPOIS de passar o óleo, afrouxe a tensão no cabo. Os fios acabam se soltando e sugando o óleo para o interior do cabo. Deixa uns 15 minutos assim, funciona bem melhor com sol escaldante (se os vizinhos encherem o saco, diga que endireitando o poste a pedido da concessionária de energia :mrgreen: :Mrgreen:) Pronto , o cabinho ta novo, é só enrolar com TENSÃO e ta muito bem cuidado. Enxuga o excesso do óleo pra não melecar a garagem, que a muê não gosta e pronto.
Outra...assim cheio de óleo, o cabo custuma acumular poeira. Tem jeito de evitar isso. É protegendo todo cabo com uma cinta larga de couro, com fechamento de duas cintas rebitadas a ela. Fica bem legal e funciona mesmo durante a lavação, caso não tenha usado o cabo na trilha.
Não use óleo queimado ou graxa. Eles não ajudam muito, porque já não lubrificam mais ou não penetram no cabo, ai só servem pra melecar...
então, boa lubrificada...:mrgreen:
Franco
Bela explicação.
Deu até vontade de fazer, mas só depois de trocar o cabo, porque esse já foi. :mrgreen:
Abraços
Bela explicação.
Deu até vontade de fazer, mas só depois de trocar o cabo, porque esse já foi. :mrgreen:
Abraços
X2 :parede:
Bruno Machado
31/08/2007, 14:12
Pessoall
Para guinchos em geral, deveria se usar sempre cabos de fio polidos e com mais fios possíveis, o que garante uma boa flexibilidade do cabo. ..... Quem gosta de um equipamento mas bem equipado deveria usar um um cabo 6x25 ou 6x36. São muito macios e mais sensíveis a amassamento, em compensação enrolam bem melhor no carretel e são muito mais fáceis de manusear que os cabos 6x19.
Agora sobre a ferrugem....só tem um remédio: Ter cuidado com a manutenção.
Franco
:concordo: Valeu pelas dicas.
Cabo polido 6x36 sendo providenciado...
Esquema de manutenção mantido...
[ ]'s
Rapaz, uma aula de como conservar o cabo
Mas infelizmente sou muito vagabundo e achei os procedimentos demasiadamente complexos e demorados...
Qto custa um cabo novo???
hehehehe
Alexandre Zocrato
31/08/2007, 16:13
:concordo: Valeu pelas dicas.
Cabo polido 6x36 sendo providenciado...
Esquema de manutenção mantido...
[ ]'s
Onde eu acho um cabo 6x36 polido?
Qual a média de preço?
E aqueles cabos sintéticos? Alguém usa? Recomenda?
Onde eu acho um cabo 6x36 polido?
Qual a média de preço?
E aqueles cabos sintéticos? Alguém usa? Recomenda?
Caro Alexandre e outros interessados. Passei por aqui, e mesmo o post sendo antigo, novamente dei uma lida na dúvida de vocês e tenho algumas considerações a fazer:
- Se querem evitar a corrosão e preferem trocar o tempo que gastam em manutenção por um pouco a mais de dinheiro, basta comprar um cabo de aço inox. Porém já avisei sobre o alto preço :)
- Realmente invistam em cabos de aço com formações 6x36/6x41, e com alma de fibra (AF); Isso vai garantir a flexibilidade que precisam;
- Entre o cabo de aço galvanizado e o cabo de aço polido, acho que os dois possuem prós e contras que devem ser avaliados por cada um de vocês, dependendo de suas próprias expectativas/necessidades;
- Uma idéia, porém não muito comum: utilizar um cabo de aço revestido em PVC. Porém, são cabos com formações um pouco mais rígidas, e o revestimento vai proteger enquanto o mesmo não for desgastado, porém pode ser facilmente "consertado" com uma fita isolante ou algo do gênero após um corte no mesmo. A manutenção aqui ficaria bem mais tranquila;
Os cabos de aço são considerados "suprimentos", ou seja, eles possuem uma vida útil, então não existe milagre: uma determinada hora vocês terão que realizar a manutenção/troca do mesmo.
Espero poder ajudado um pouco vocês.
Abraços!
negreira
10/05/2011, 11:05
Pessoall
Tudo colocado aqui tá correto, mas vale lembra mais algo..
O cabo é a alma do guincho. Ele merece e precisa de cuidados, se não vai ficar que nem um cachorro magro e sarnento. O enferrujar é normal em praticamente todos os cabos de aço carbono, mesmo os galvanizados acabam enferrujando pois a camada superficial desgasta o zinco com o uso e ai enferruja mesmo assim. Ai um parênteses ...
Cabos galvanizados normalmente são indicados para uso estático, isto é, em situações onde eles fazes a estabilização de mastros ou torres, ou algo do gênero, pois como já dito antes, a camada de zinco muito fina desgasta com facilidade se usados em equipamentos dinâmicos.Além disso cabos galvanizados tem capacidade de ruptura 10% menor que cabos polidos por causa da agressão química do fio durante o processo de zincagem galvânica.
Para guinchos em geral, deveria se usar sempre cabos de fio polidos e com mais fios possíveis, o que garante uma boa flexibilidade do cabo. Um cabo comercial comum, normalmente é fornecido na composição 6x19, na bitola 3/8" ou 5/16". É muito ruim pra usar no guincho, mas em compensação barato e mesmo assim funciona, claro. Quem gosta de um equipamento mas bem equipado deveria usar um um cabo 6x25 ou 6x36. São muito macios e mais sensíveis a amassamento, em compensação enrolam bem melhor no carretel e são muito mais fáceis de manusear que os cabos 6x19.
Agora sobre a ferrugem....só tem um remédio: Ter cuidado com a manutenção.
Faça os seguinte, por mais que incomode que isso seja. Depois da trilha, lava o Jeep no posto, inclusive guincho e cabo. Agora pra chatíce..
Acha um poste solitário (esse detalhe é muuuuinto importante), amarra o cabo com uma cinta a uma altura de 1m e desenrola pelo menos duas camadas do carretel. Com cuidado estica o cabo (sem derrubar o poste - dai a razão pra ser um solitário :mrgreen:) e com ajuda de um pano grosso, esfrega cada metro do cabo até limpar o resto do barro.
Deixa secar por uma hora. Agora usa óleo de motor ou diferencial (melhor) com um pano grosso. Segura o pano por baixo do cabo, encostando no mesmo, com uma mão e com a outra mão derrama da lata óleo sobre o cabo. Lentamente passa óleo em todo cabo. Agora o pulo importante, DEPOIS de passar o óleo, afrouxe a tensão no cabo. Os fios acabam se soltando e sugando o óleo para o interior do cabo. Deixa uns 15 minutos assim, funciona bem melhor com sol escaldante (se os vizinhos encherem o saco, diga que endireitando o poste a pedido da concessionária de energia :mrgreen: :Mrgreen:) Pronto , o cabinho ta novo, é só enrolar com TENSÃO e ta muito bem cuidado. Enxuga o excesso do óleo pra não melecar a garagem, que a muê não gosta e pronto.
Outra...assim cheio de óleo, o cabo custuma acumular poeira. Tem jeito de evitar isso. É protegendo todo cabo com uma cinta larga de couro, com fechamento de duas cintas rebitadas a ela. Fica bem legal e funciona mesmo durante a lavação, caso não tenha usado o cabo na trilha.
Não use óleo queimado ou graxa. Eles não ajudam muito, porque já não lubrificam mais ou não penetram no cabo, ai só servem pra melecar...
então, boa lubrificada...:mrgreen:
Franco
só faltou avisar para usar luvar nos procedimentos
rafaeltduarte
10/05/2011, 23:53
Onde eu acho um cabo 6x36 polido?
Qual a média de preço?
E aqueles cabos sintéticos? Alguém usa? Recomenda?
Eu uso e recomendo, meu guincho já veio com um, então sempre usei sintético, mas já trabalhei com o de aço em viaturas de amigos.
Vantagens: facilidades no manuseio(nem luvas eu uso), caso arrebente, não funciona como um elástico (que pode causar sérios danos), é bem mais leve.
Desvantagens: preço, fragilidade ao friccionar(pedras por exemplo)
Dúvidas: tenho o meu a mais ou menos um ano, e até agora está intacto, mas ouvi falar que o sol reduz a resistência do cabo, alguem sabe algo a respeito?
JEFFCATUNDA
27/12/2012, 18:35
Nos tempos atuais, em que o numero de guinchos aumentou bastante, acho importante ressuscitar esse topico.
Segue um tutorial para "desentortar" o cabo e também lubrificar o mesmo, para que ele não enferruje, pois a alma pode ser de algodão, sisal ou naylon, que ficam encharcado, mantendo o cabo lubrificado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/60268-engesa-fii-o-fuzileiro-272.html#post1679853
JEFFCATUNDA
28/12/2012, 02:25
Hoje, depois de ler esse tópico que ressuscitei, criei coragem e fui arrumar meu cabo que estava todo torto desde a ultima vez que usei... Puxei todo e fui enrolando fazendo pressão com a luva e borrifando micro-óleo spray em cada final de fileira.... Ficou bom.
Notei que tem um único fio quebrado, apareceu a ponta, e tem uma unica parte amassada também, no mais tudo bem e com coloração boa
JEFFCATUNDA
28/12/2012, 02:29
Segue um tutorial para "desentortar" o cabo e também lubrificar o mesmo, para que ele não enferruje, pois a alma pode ser de algodão, sisal ou naylon, que ficam encharcado, mantendo o cabo lubrificado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/60268-engesa-fii-o-fuzileiro-272.html#post1679853
Legal Kim, eu tenho um guincho igual a esse seu, faz tempo que tem, já deu alguma zica?
Jeff!
A unica coisa que fiz, foi trocar as escovas do motor, e dois solenóides, pois uso muito no sítio, para a retirada de árvores de eucalipto onde não há possibilidade de acesso; Então corto e traciono no guincho.
Muitas vezes, estico o cabo no limite, que é preso em um troco, que é preso num segundo tronco com uma corrente, que é preso num terceiro tronco, pois o cabo não alcança, então a solução é essa!
Capô aberto, e a cada tempo, uma partida no motor.
Sobre o cabo, sugiro passar óleo de motor usado, devido ao carbono, que ajuda a evitar a ferrugem.
Abraços.
Kim.
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