Conectar

Ver Versão Completa : freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?

Páginas : [1] 2

edwint
15/08/2007, 17:57
Percebi que varios jeep's que utilizam o freio a disco nas 4 rodas ficaram com dificuldade p/ frenagem.

foi colocado :
- pinça dianteira da kombi
- pinça trazeira kadet
- servo da f1000
- cilindro mestre da f1000
- fluido de freio dot4
- tubulação de aço nova.
- tubulação de vácuo entre motor e hidrovacuo 1/2"
- pedaleiras do opala.

não sei mais no que mecher :oops:, incluzivel foi colocado o cilindro mestre do gol e piorou mais ainda.

existe algum macete? por favor SOCORRO...

Lucas Nassif
15/08/2007, 18:09
Esse aí tá estranho, mas no Cascão aqui, após colocar o SBD na dianteira, ele não tá eficiente.
Descobri que são os canduítes que tem diametro pequeno, e não tem mta pressão. Assim que puder vou levar no meca pra melhorar isso!
Até!!

chapolin colorado
15/08/2007, 18:42
Ola Edwint,
Vamos por partes :
- Quando se compara o esforço necessário para freiar um veiculo com freio a disco e um veiculo com freio a tambor, o esforço para o freio a disco é bem maior devido a area de atrito Pastilhax Disco e Tamborx lonas ( compare a area de atrito(veja o tamnho da pastilha e o tamanho das lonas). Ta bom alguem vai dizer que o coeficiente de atrito é diferente, e é mesmo mas não o suficiente para que as lonas tenham 4 vezes mais area, dai vem o esforço maior. Bom o sistema a disco tem muitas vantagens sobre as lonas, que não vou descrever aqui então para contornar esta situação usamos sistemas que aumentam o esforço no cilindro mestre e consequentemente a pressão no sistema, esse sistema é o servofreio.Pelo que li em seu sistema esta tudo ok, eu uso o mesmo, mas não sei se voce não desceveu ou não existe a valvula de corte de pressão para as rodas traseiras, esta valvula até determinada pressão no cilindro mestre não deixa "passar" pressão para as rodas de traseiras e quando a pressão aumenta muito ( frenagens mais fortes) a valvula deixa "passar" uma pressão menor para as rodas traseiras, isso para evitar o travamento das rodas traseiras antes das rodas dianteiras, pois se as rodas traseirsa travarem antes das dianterias com certeza voce ira rodar.
Então voce deve checar se a valvula esta montada no sistema e se somente esta ligada as rodas traseiras, este pode ser o motivo de seu veiculo não estar freiando conforme esperado.

[]' esperando que freie melhor.

chapolin colorado
15/08/2007, 18:52
Edwint,
Só mais um lembrete: a mangueira que voce usa para conectar a tomada de vacuo no coletor e o servofreio deve ser apropriada para vacuo. Se usar uma mangueira que não é adequada para vacuo quando voce pisa no freio esta mangueira pode estrangular a passagem de vacuo para o servo devido a pressão ser maior na atmosfera que no interior da mangueira ( pegue um canudinho de refrigerante tampe um dos lados com o dedo e com a boca sugue o ar pelo outro lado do canudinho que voce vai entender o que estou falando ) ....

edgar
15/08/2007, 20:07
Talvez seja obvio, mas, ja andou quantos km com as pastilhas novas ? normalmente num carro pequeno vai uns 500 km para ficar bem assentado.
Outra coisa tambem é comparar a distancia de frenagem de um carro de 600kg e um de praticamente o dobro do peso, usando praticamente as mesmas pastilhas.
Da uma olhada na qualidade dos flexiveis, creio que a tubulação de aço, ou funciona, ou esta entupida ou explode. Mas o flexivel incha muuuuito pouco em cada um e isto rouba uma baita pressão !

tio
15/08/2007, 20:09
Edwnt

Coloque uma válvula equalizadora na saída do cillindro mestre ,que vai para as rodas traseiras.....resolve o problema.

leopoldo
15/08/2007, 20:22
É sempre assim.

misturar alho e laranja não dá um bom suco.

Se vc não tem a minima ideia do que vc está fazendo, ou tem sorte e dá certo ou nada mais funciona.

Se o servo não tem depressão correta, não funciona direito.

Se o volume deslocado não é compatível, ou o pedal fica baixo ou o pedal fica duro.

Vejamos seu caso:

Diametro do cilindro da F.1000= 28,57 mm
Diametro do cilindro da Gol = 22,22 ou 20,64

O que temos aqui?

Se diminuímos o mestre, aumentamos a pressão na pinça, na pastilha e sobre o disco ..... o pedal até ficaria mais leve, porém, dependendo do jeep X pedaleira X outros fatores, o pedal fica muito baixo.

Se o caso antes fosse pedal duro (é esse o seu fator rendimento????), poderia mudar o servo para um de maior "pressão".

edwint
16/08/2007, 10:08
ja utilizo a valvula equalizadora p/ freio trazeiros, o jeep quase ainda não rodou, mas pela eficiencia que esta apresentando não acredito que seja por falta de assentamento das pastilhas,

estou tirando o servo freio e colocando um maior, o da ranger e tambem verificando a qualidade das pastilas de freio, podem ser mais duras e conseguentemente "agarrar" menos.

a diferença entre a freagem com freio a tambor e o a disco esta muito grande
e pude notar que não é somente eu que esta tendo este problema no mínimo mais uns 5 jeeps aqui na minha região.

vamos ver no que dá estas alterações.

e logo posto os resultados.

obrigado pelas respostas.

Santoro
16/08/2007, 12:54
Bom , eu to instalando o freio a disco na traseira do meu cj agora , utilizo na frente as pinças da kombi na dianteira e vou usar o sistema do kadet na traseira, ja tenho tb a valvula equalizadora do scort . quando terminar tdo eu posto meu comentario ,mas ate entao n tenho nda pra falar rs . apenas observar . Utlizo o clindro mestre da f1000 tb ..

lucciano amaral
16/08/2007, 13:19
Amigos meu jeep tem a mesma configuração citada pelo EDWIN, freia bem mas nao chega a arrastar as rodas, deixa um pouco a desejar, mas nao deixa na mao, eu ver sobre a valvula equalizadora e ver se melhora, abraços

Hudson Buck
16/08/2007, 18:56
Boa noite pessoal.

Esse assunto já foi discutido extensamente em um tópico do passado, no qual escrevi basicamente o mesmo que escreverei a seguir.

Tenho um CJ com pneus 3k 32X9,5, Kit SBD na traseira e dianteira, Cilindro mestre original do CJ (o meu é ano 83 com pedaleira suspensa original), sem hidrovácuo, sem válvula equalizadora para a traseira, a tubulação é original e quando preciso ele trava as rodas mesmo no asfalto. A minha esposa tbém dirige ele e não tem problema para freiar.
Então levando em conta que a maioria acaba utilizando cilindros iguais ou maiores que o do CJ, que a tubulação não deva estar subdimensionada, e que acredito eu, todos utilizam servo-freio, levanto a seguinte dúvida:
Será que os motores dos jipes de vocês estão gerando vácuo suficiente para acionar corretamente o servo? Se não houver vácuo nã haverá a força auxiliar que faz o trabalho dos músculos da perna. Como no meu CJ não utilizo servo-freio, toda a força de acionamente vem dos músculos da minha perna, então não tenho esse problema. Se tivesse servo-freio também não teria esse problema pois o maxion 2.5 gera vácuo suficiente.

É só um opnião humilde.

Abraços.

José Augusto
16/08/2007, 19:51
Para mim isto está cheirando a ajuste no curso do embulo do cilindro mestre, ou melhor, casamento da pedaleira no acionamento não ficou boa.

fontana
16/08/2007, 19:55
Boa noite pessoal.

Esse assunto já foi discutido extensamente em um tópico do passado, no qual escrevi basicamente o mesmo que escreverei a seguir.

Tenho um CJ com pneus 3k 32X9,5, Kit SBD na traseira e dianteira, Cilindro mestre original do CJ (o meu é ano 83 com pedaleira suspensa original), sem hidrovácuo, sem válvula equalizadora para a traseira, a tubulação é original e quando preciso ele trava as rodas mesmo no asfalto. A minha esposa tbém dirige ele e não tem problema para freiar.
Então levando em conta que a maioria acaba utilizando cilindros iguais ou maiores que o do CJ, que a tubulação não deva estar subdimensionada, e que acredito eu, todos utilizam servo-freio, levanto a seguinte dúvida:
Será que os motores dos jipes de vocês estão gerando vácuo suficiente para acionar corretamente o servo? Se não houver vácuo nã haverá a força auxiliar que faz o trabalho dos músculos da perna. Como no meu CJ não utilizo servo-freio, toda a força de acionamente vem dos músculos da minha perna, então não tenho esse problema. Se tivesse servo-freio também não teria esse problema pois o maxion 2.5 gera vácuo suficiente.

É só um opnião humilde.

Abraços.

me conta mais do freio do teu CJ, pois to montando um 82 tmb e vou colocar pinça de kombi na frente e de tempra atras, cilindro mestre ainda não decidi mas vou usar algo enorme, como F1000 ou maior.....
agora vem o detalhe, eu não colocaria servo freio, mas o dono do Jeep quer....por mim ficava sem.....
como ficou a "dureza" do teu freio??? é muito pesado sem o servo???

outro detalhe, quando se coloca um sevo de um carro e o cilindro mestre de outro tem que cuidar a regulagem de acionamento do servo pro cilindro, se a haste empurra o mestre, se ela tem curso suficiente e se ta encostando com ele em repouso.....

Carlos Alberto da Silva
16/08/2007, 20:22
Ola a todos, de uma verificada como o Algusto falou, eu uso servo freio de gol com pinças de kombi nas 4, pedal leve e trava que e uma beleza

Hudson Buck
16/08/2007, 20:29
Boa noite Fontana.

Acho que não tenho nada de especial para contar. As pinças dianteiras são da Kombi, as traseiras do Kadett, o cilindro mestre e a tubulação originais do CJ. Se comparado com o corsa e o da JPX da Patroa o pedal é mais pesado, mas nada impossível de ser acionado. Como comentei, a minha esposa dirige o CJ na cidade e em trilhas e nunca bateu (nem eu). Ou seja, é perfeitamente possível de se freiar. Se eu não me engano o CJ 82 tbém tem pedaleira suspensa. Ah, quando tinha disco só na frente estava precisando da válvula equalizadora pois travava a traseira em freadas fortes, mas depois que coloquei disco tbém na traseira ficou legal.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Aurélio
16/08/2007, 22:11
Opa.
Estou com o mesmo problema.
A configuração do meu sistema de freio é a seguinte: conjunto dianteiro Berga (pinças do Santana), traseiro SBD (pinças do Kadett), hidrovácuo do Gol, cilindro mestre da Kombi, flexivéis novos e originais, tubeira de cobre (por enquanto) e a instalação é cruzada.
Assim que saiu da reforma a frenagem do Jeep estava sofrível.
Esperei o tal assentamento das pastilhas, fiz "trocentas" sangrias e nada de melhorar.
Daí, parti para o hidrovácuo e cilindro mestre e...bem, resumindo a ópera: troquei os dois (tinha meio litro de fluído de freio dentro do hidrovácuo :shock:).
Depois disso, melhorou consideravelmente, mas não freia com a devida "sustância"!
Tirei a válvula equalizadora do sistema traseiro, pois com ela estava pior.
Enfim, alguma idéia para melhorar o danado do freio?

[]'s

Aurélio

tavio_g
16/08/2007, 23:33
[quote=aurelio;443695]Opa.
Estou com o mesmo problema.
A configuração do meu sistema de freio é a seguinte: conjunto dianteiro Berga (pinças do Santana), traseiro SBD (pinças do Kadett), hidrovácuo do Gol, cilindro mestre da Kombi, flexivéis novos e originais, tubeira de cobre (por enquanto) e a instalação é cruzada.
Assim que saiu da reforma a frenagem do Jeep estava sofrível.
Esperei o tal assentamento das pastilhas, fiz "trocentas" sangrias e nada de melhorar.
Daí, parti para o hidrovácuo e cilindro mestre e...bem, resumindo a ópera: troquei os dois (tinha meio litro de fluído de freio dentro do hidrovácuo :shock:).
Depois disso, melhorou consideravelmente, mas não freia com a devida "sustância"!
Tirei a válvula equalizadora do sistema traseiro, pois com ela estava pior.
Enfim, alguma idéia para melhorar o danado do freio?

[]'s

fontana
17/08/2007, 08:54
Boa noite Fontana.

Acho que não tenho nada de especial para contar. As pinças dianteiras são da Kombi, as traseiras do Kadett, o cilindro mestre e a tubulação originais do CJ. Se comparado com o corsa e o da JPX da Patroa o pedal é mais pesado, mas nada impossível de ser acionado. Como comentei, a minha esposa dirige o CJ na cidade e em trilhas e nunca bateu (nem eu). Ou seja, é perfeitamente possível de se freiar. Se eu não me engano o CJ 82 tbém tem pedaleira suspensa. Ah, quando tinha disco só na frente estava precisando da válvula equalizadora pois travava a traseira em freadas fortes, mas depois que coloquei disco tbém na traseira ficou legal.

Espero ter ajudado.

Abraços.

sim esse 82 tmb é suspença original....
eu to pensando em não colocar o servo pq ja vi em fotos que tem que alongar e muito pra não bater no motor, e outra que se o motor morrer numa descida fica bem mais pesado o freio.....e sem servo o freio é sempre o mesmo.....

bom ontem o chassis xegou do jato pintura e reforço, hj vou começar a montar ele.....e dai vai começar a brincadeira.....hehehehe

edwint
17/08/2007, 09:39
Boa noite pessoal.

É só um opnião humilde.

Abraços.

Bom dia,

Vc usa DISCO nas 4 Rodas ou TAMBOR? pq o tambor freia MUITO melhor. quando EU usava tambor era conforme vc descreveu.

Apos colocar os discos, o cilindro mestre original, não era suficiente p/ acionar as 4 pinças de freio, daí a nescessidade de colocar outro maior, que "injeta-se" mais fluido nas pinças.

Zepi
17/08/2007, 09:50
Entendi direito ou oa colegar estão dizendo que o servo do gol é melhor que o do opala?

abs

edwint
17/08/2007, 10:01
[QUOTE=leopoldo;443083]É sempre assim.

Se vc não tem a minima ideia do que vc está fazendo, ou tem sorte e dá certo ou nada mais funciona.

Sei exatamente o que estou fazendo, neste caso coloquei o cilindro do gol exatamente p/ verivicar se com uma presão maior do fluido sobre as pastilhas ele freiaria melhor, daí posso saber se o problema é o cilindro mestre , pinças ou o proprio material das pastilhas ....

Mas este problema parece ser cronico, pois varias pessoas "sofrem" deste mal. daí posso até pensar que o kit de freio a disco vendidos no mercado, estão subdimensionados p/ o uso no jeep.

fontana
17/08/2007, 13:02
[QUOTE=leopoldo;443083]É sempre assim.

Sei exatamente o que estou fazendo, neste caso coloquei o cilindro do gol exatamente p/ verivicar se com uma presão maior do fluido sobre as pastilhas ele freiaria melhor, daí posso saber se o problema é o cilindro mestre , pinças ou o proprio material das pastilhas ....

Mas este problema parece ser cronico, pois varias pessoas "sofrem" deste mal. daí posso até pensar que o kit de freio a disco vendidos no mercado, estão subdimensionados p/ o uso no jeep.

só uma duvida:
quanto pesa uma kombi carregada???

Santoro
17/08/2007, 16:05
pesa mais q um cj por incrivel q pareça .. uns 1500 kgs ..

José Augusto
17/08/2007, 16:22
pesa mais q um cj por incrivel q pareça .. uns 1500 kgs ..:discordo::discordo::discordo:

Peso total admissível da kombi é 1865 kg
pesa vazia 1020 kg
e carrega até 845 kg.

:concordo:

Zepi
17/08/2007, 20:43
gente vamos lá...quero saber a receita pra não ter problemas....
ainda não coloquei freio a disco....
Será que a saída são os ultra berg disc duplos?F1000 ventilados com pinça de S10?

Abs

fontana
17/08/2007, 21:22
:discordo::discordo::discordo:

Peso total admissível da kombi é 1865 kg
pesa vazia 1020 kg
e carrega até 845 kg.

então, e um Jeep carregado quanto pesa???
e ainda vai ter os freios traseiros a disco tmb......na kombi é so nafrente....
e outro detalhe, a pinça da kombi é a mesma do Maverick 76> e do Landau....
e para um Maverick a quase 200km/h..... ou um Landau carregado.....

Lamberto
17/08/2007, 23:45
Desculpem o questionamento de principiante, mas já dei uma procurada no fórum e não achei o q estava procurando. Se alguns têm problemas com a utlização do freio a disco, será que vale a pena trocar tambor por disco ??

um abraço.

Zepi
18/08/2007, 09:44
um dos primcipais motivos para essa troca é o fato do barro fazer "horrores"com o sistema a tambor,sendo necessário desmontá-lo após cada trilha...sem conter desgaste,vida útil,eficiência...etc...

Mas eu pensava que assim freiasse melhor....
Acho que não dá pra econmizar nesse item...vejo o pessoal que coloca pinças duplas falando maravilhas...

Abs

edwint
18/08/2007, 10:06
Apos uma revisão geral, pude concluir ao puchar o freio de mão no ato da frenagem, o freio se comportou da mesma forma, descartando o problemas hidraulicos, pq o freio de mão é 100% mecanico. Pude concluir que as pastilhas de freio "fraslee" estavam muito duras, e não "pegavam" , vamos lá trocamos as 4 por uma generica. e o freio até que enfim ficou legau. :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

leopoldo
18/08/2007, 12:17
Sim. Isso é um problema que muitos não conhecem porque ninguém informa.

Pastilhas duras são para velocidades periféricas maiores.
Pastilhas moles são para velocidades periféricas menores.

No caso do jeep, como os pneus são em geral, maiores(velocidades muito menores no disco) e as velocidades medias também muito menores, quanto mais macia a pastilha, melhor.

Se não, fica difícil parar o jeep.

O duro é achar isso na especificação da pastilha.

Hudson Buck
18/08/2007, 18:30
Bom dia,

Vc usa DISCO nas 4 Rodas ou TAMBOR? pq o tambor freia MUITO melhor. quando EU usava tambor era conforme vc descreveu.

Apos colocar os discos, o cilindro mestre original, não era suficiente p/ acionar as 4 pinças de freio, daí a nescessidade de colocar outro maior, que "injeta-se" mais fluido nas pinças.

Edwint,

O meu CJ tem freio a disco nas quatro rodas.

Abraços.

Chokytu
21/08/2007, 11:33
Pessoal, sou novo aqui e já estou aprendendo muitas coisas legais e importantes, parabéns pela união de vcs na troca de experiências com seus CJs.
Bom meu Jeep esta com disco nas 4, digamos que estou contente pois freia bem, mas tem um problema, quando ele balança muito fica com o pedal lá no fundo, tem que pisar duas vezes pro freio agarrar. Alguém sabe oque pode estar acontecendo??
Abraço.

Guilherme Kyrillos
21/08/2007, 12:13
Sim. Isso é um problema que muitos não conhecem porque ninguém informa.

Pastilhas duras são para velocidades periféricas maiores.
Pastilhas moles são para velocidades periféricas menores.

No caso do jeep, como os pneus são em geral, maiores(velocidades muito menores no disco) e as velocidades medias também muito menores, quanto mais macia a pastilha, melhor.

Se não, fica difícil parar o jeep.

O duro é achar isso na especificação da pastilha.
Leopoldo, saudações.
Considerando totalmente sua argumentação pergunto como poremos então identificar as pastilhas mais macias??

lucciano amaral
22/08/2007, 08:16
Guilherme estou na mesma duvida de como identificar pastilçhas mais moles? abraços

rubensx
22/08/2007, 13:36
desculpa dar uma de "entrão" mas e agora pedaleiras qual a melhor??
opala ou F1000?? e porque??

GustavoRisso
22/08/2007, 15:33
Aproveitando a experiência de todos.... alguém sabe se o cilindro mestre do opala consegue encher 4 pinças de freio da Kombi?
Tenho que bombar 2 vezes para que as rodas freiem....
[]s

chapolin colorado
22/08/2007, 18:36
Gustavo o motivo pelo qual voce tem que dar duas bombadas no freio para freiar é que o cilindro mestre do opala não consegue preencher os cilindros de roda do freio a disco, ou seja o diametro do cilindro mestre é pequeno para suas pinças de freio. Voce deve procurar um cilindro com diametro maior F1000 ou Toy Band e Kombi que tem o mesmo diametro de cilindro mestre.
Veja :
Cilindro mestre opala - 22,22mm
Cilindro mestre F1000 - 28,57mm
Cilindro mestre Toy band - 23,81mm
Cilindro mestre Kombi - 23,81mm
Voce pode usar o da F1000 maior diametro - menor curso do pedal e maior esforço no pedal ou o da Toy Band ou kombi - menor diametro - maior curso do pedal e menor esforço do pedal. Mas como voce usa 4 pinças grandes eu utilizaria o da F1000 pois assim fica garantido que em uma bombada só vai frear.
[]` esperando que em uma bombada freie

leopoldo
22/08/2007, 18:54
quando ele balança muito fica com o pedal lá no fundo, tem que pisar duas vezes pro freio agarrar.

FOLGA NO AJUSTE DOS ROLAMENTOS DE RODA

leopoldo
22/08/2007, 18:57
Tenho que bombar 2 vezes para que as rodas freiem....[]s

1º) POSSÍVEL FOLGA NOS ROLAMENTOS DE RODA OU
2º)MONTAGEM COM ALGUM EMPENAMENTO.

GustavoRisso
22/08/2007, 19:16
1º) POSSÍVEL FOLGA NOS ROLAMENTOS DE RODA OU MONTAGEM COM ALGUM EMPENAMENTO.

Desculpe a 'ingnorança'.... mas o que tem a ver a folga dos rolamentos de roda com o freio?
Obrigado Leopoldo!

Hudson Buck
22/08/2007, 19:32
Desculpe a 'ingnorança'.... mas o que tem a ver a folga dos rolamentos de roda com o freio?
Obrigado Leopoldo!

Boa noite Gustavo.

Se o rolamento esta com folga a roda gira como se estivesse empenada, ou "balançando" para os lados. Como o suporte das pinças esta fixo e o disco esta girando e balançando junto com a roda+pneu, o disco aos poucos vai afastando as pastilhas e depois de algum tempo elas estão longe demais dos discos precisando de algumas bombadas para aproximá-las e ter uma frenagem eficiente.
Abraços.

leopoldo
22/08/2007, 19:33
Num sistema perfeito, a pastilha tem folga ZERO, praticamente encostada no disco, mas sem pressionar.

Ao pressionar o pedal, o cilindro mestre alimenta apenas a pressão da pastilha sobre o disco.

Sistemas a disco NÃO funcionam como devem se HÁ FOLGA nos rolamentos de roda ou EMPENAMENTOS de cubo ou MAL ASSENTAMENTO do disco sobre o cubo.

No seu caso, oque acontece é o seguinte:

Uma folga no(s) rolamento(s) permite o(s) disco(s) flutuarem em torno de um plano de giro.

Ao girar, excentrico ao plano, ele ocupa um volume no espaço(tronco conico).

Esse espaço adicional ocupado pelo disco empurra a(s) pastilha(s) para dentro da pinça.

Ao empurrar a(s) pastilha(s), o fluido é forçado a retornar ao cilindro mestre.

Assim, na frenagem, vc tem uma folga X enorme a ser preenchida pelo percurso da pastilha até o disco.

O cilindro mestre NUNCA terá volume suficiente para preencher esta folga pois não foi projetado para tal e então, são necessárias várias bombadas .... as primeiras, para vencer a folga e, a ultima, para finalmente pressionar o disco.

O sintoma é a necessidade de várias bombadas.
A indicação será um disco com varias marcas espaçadas radialmente - a pastilha esta "pegando" assimetricamente e em cunha.

GustavoRisso
22/08/2007, 19:34
Boa noite Gustavo.

Se o rolamento esta com folga a roda eira como se estivesse empenada, ou "balançando" para os lados. Como o suporte das pinças esta fixo e o disco esta girando e balançando junto com a roda+pneu, o disco aos poucos vai afastando as pastilhas e depois de algum tempo elas estão longe demais dos discos precisando de algumas bombadas para aproximá-las e ter uma frenagem eficiente.
Abraços.

Obrigado Edson!
Mais outra boa pergunta.... não existe alguma regulagem - distancia para o disco - para as pastilhas de freio?

Hudson Buck
22/08/2007, 19:38
Obrigado Edson!
Mais outra boa pergunta.... não existe alguma regulagem - distancia para o disco - para as pastilhas de freio?

O Leopoldo já respondeu lá em cima.
Ah, é Hudson.

Abraços.

GustavoRisso
22/08/2007, 19:43
O Leopoldo já respondeu lá em cima.
Ah, é Hudson.

Abraços.

Desculpe Hudson....
Obrigado!

GustavoRisso
22/08/2007, 19:47
Num sistema perfeito, a pastilha tem folga ZERO, praticamente encostada no disco, mas sem pressionar.

Ao pressionar o pedal, o cilindro mestre alimenta apenas a pressão da pastilha sobre o disco.

Sistemas a disco NÃO funcionam como devem se HÁ FOLGA nos rolamentos de roda ou EMPENAMENTOS de cubo ou MAL ASSENTAMENTO do disco sobre o cubo.

No seu caso, oque acontece é o seguinte:

Uma folga no(s) rolamento(s) permite o(s) disco(s) flutuarem em torno de um plano de giro.

Ao girar, excentrico ao plano, ele ocupa um volume no espaço(tronco conico).

Esse espaço adicional ocupado pelo disco empurra a(s) pastilha(s) para dentro da pinça.

Ao empurrar a(s) pastilha(s), o fluido é forçado a retornar ao cilindro mestre.

Assim, na frenagem, vc tem uma folga X enorme a ser preenchida pelo percurso da pastilha até o disco.

O cilindro mestre NUNCA terá volume suficiente para preencher esta folga pois não foi projetado para tal e então, são necessárias várias bombadas .... as primeiras, para vencer a folga e, a ultima, para finalmente pressionar o disco.

O sintoma é a necessidade de várias bombadas.
A indicação será um disco com varias marcas espaçadas radialmente - a pastilha esta "pegando" assimetricamente e em cunha.

Leopoldo, obrigado pela explicação!
Pelo que me lembro, o disco não tem marcas como você está mencionando. O mesmo está 'liso' por igual....
Será que realmente esta pequena diferença no diametro dos cilindros mestres do opala x kombi gera este problema?
Obrigado a todos pela ajuda!
Sabe como é.... aprendendo botando a mão na massa dá nisto....

leopoldo
22/08/2007, 20:06
1- As marcas são tão mais visíveis quanto mais usado for o sistema e depende do angulo de incidencia da luz sobre o disco para ser observado.

2- Essa pequena diferença NADA tem haver com os diametros dos cilindros. Eles não são a "causa" mas, sentem os "efeitos".

Porém, quanto maior for o volume deslocado pelo mestre .... e portanto seu diametro, menor será o nº de bombadas no freio para preencher a "folga".

A causa é a folga e o merito da questão é uma montagem com problema. É isso que vc tem de verificar.

GustavoRisso
22/08/2007, 20:27
1- As marcas são tão mais visíveis quanto mais usado for o sistema e depende do angulo de incidencia da luz sobre o disco para ser observado.

2- Essa pequena diferença NADA tem haver com os diametros dos cilindros. Eles não são a "causa" mas, sentem os "efeitos".

Porém, quanto maior for o volume deslocado pelo mestre .... e portanto seu diametro, menor será o nº de bombadas no freio para preencher a "folga".

A causa é a folga e o merito da questão é uma montagem com problema. É isso que vc tem de verificar.

Obrigado novamente Leopoldo!
Bem.... olharei com mais calma os discos, e também verificarei a montagem dos rolamentos.
Também verificarei a questão do cilindro mestre. Infelizmente não tenho espaço para o hidro da F1000, mas creio ser possivel colocar o mestre da F1000 no hidro do opala...
Aproveitando... li novamente todo o tópico do seu jipe e não encontrei maiores detalhes sobre o acionamente do sistema de direção traseiro... você poderia me passar alguns detalhes de peças e montagem?
Obrigado!
Abraços,
Gustavo

leopoldo
22/08/2007, 22:42
Ja comentei sim, mas aonde ... não lembro.

È um eixo dianteiro re-montado para deslocar a caixa para o outro lado.

O sistema de direção é servo assistido hidrauliicamente. Uso a caixa do landau.

A caixa está presa ao eixo. Desta forma, os movimentos da carroceria/suspensão são minimizados em efeito sobre o sistema de direção. Só a panhard atrapalha.

No momento, a caixa é acionada por um moto-redutor elétrico .... um simples servo.

Os pistões são um dispositivo de segurança. Os 2 estão conectados à barra, estão permanentemente bloqueados por uma eletro-valvula e o fluxo de óleo é liberado ao acionar o servo da caixa.

O sistema é independente do dianteiro e é acionado por um pequeno joystick

ADRIO DIAS
22/08/2007, 23:21
Pessoal vou aproveitar o topico para perguntar;Será que o cilindro mestre do opala da conta de uma frenagem eficiente usando freios a tambor( com cilindros de roda originais da Rural).
Vou usar pedaleira,servo e cilindro mestre do opala.

leopoldo
23/08/2007, 00:21
é provável que seu esqueleto descole da pele, do susto que vc vai levar.

GustavoRisso
23/08/2007, 10:50
No momento, a caixa é acionada por um moto-redutor elétrico .... um simples servo.

Os pistões são um dispositivo de segurança. Os 2 estão conectados à barra, estão permanentemente bloqueados por uma eletro-valvula e o fluxo de óleo é liberado ao acionar o servo da caixa.

O sistema é independente do dianteiro e é acionado por um pequeno joystick

Que joystick você usa? Aqueles dos tratores?
Será que funciona em uma full-hidro acionada por esta eletro-valvula?
Obrigado pelas informações!
[]s tentando aprender um pouco de mecanica....

leopoldo
23/08/2007, 19:22
Nada tão elaborado assim. Um simples interruptor de 3 posições de 2 reais.

Se funciona ? sim, mas no circuito da full hydro já deve haver um sistema incorporado na controladora, para o eixo na transladar sózinho.

edwint
24/08/2007, 08:44
Leopoldo, obrigado pela explicação!
Pelo que me lembro, o disco não tem marcas como você está mencionando. O mesmo está 'liso' por igual....
Será que realmente esta pequena diferença no diametro dos cilindros mestres do opala x kombi gera este problema?
Obrigado a todos pela ajuda!
Sabe como é.... aprendendo botando a mão na massa dá nisto....

Existe 2 tipos de cilindro mestre da kombi, um deve ser este de 23mm, e tem um bem maior... sei disso pq coloquei em um outro jeep.

chapolin colorado
24/08/2007, 14:44
Leopoldo deculpe mas discordo de voce, o diametro dos cilindros influencia sim, pois o volume deslocado é bem diferente para cada caso:
Para um curso do cilindro mestre de 25mm ( que é bem comum) veja :

Cilindro mestre Area cil. Curso Volume deslocado
Opala>22,22 387,8mm 25 9,96ml
Kombi>23,81 445,2 25 11,13ml
F-1000>28,5 641,0 25 16,03ml

Se ele esta usando 4 pinças de Kombi com diametro de 54mm e vamos adotar um deslocamento das pastilhas de 1,2 (deslocamento e compressão) temos a seguinte situação:
Area pinça freio=2290,2mm2 e um volume deslocado de 2,75 x 4 pinças =10,99ml ou seja :
O volume deslocado em 1 bombada ( 9,96ml) pelo cilindro mestre do opala não é suficiente para os 10,99ml que são necessários para que as pastilhas se desloquem 1,2mm ( ai vc vai dizer que as pastilhas não se deslocam 1,2mm eu acho bem razoavek este deslocamento uma vez que 1,2 é para as 2 pastilhas uma de cada lado do disco+ compressão,etc....)

Ou seja o cilindro mestre do Opala não tem diametro suficiente para preencher as pinça da Kombi, para a Toy band ou o cilindro mestre da Kombi ficamos no limite ( 10,99 necessarios x 11,13 deslocado) e o único que realmente tem condições de suprir a demanda das pinças é da F-1000.
Acretido muito mais nessa hipotese erro projeto do que no empenameno dos discos, roalementos de roda,etc...

Zepi
24/08/2007, 15:31
Interessante...

Abs

edgar
24/08/2007, 15:50
Chapolin....1,2mm de deslocamento é muito, veja que quando voce freia num sistema a disco, não existe uma mola de retorno como nos sistema a tambor.

Freiou, as patilhas encostam e fazem o serviço. Aliviou o pé do freio a pastilha praticamente não retorna nada, a não ser que teu disco/rolamentos estejam nas condições que o Leopoldo explicou detalhadamente acima.

Dai, acho que voce deveria refazer teus calculos de volume que as pinças precisam para digamos 0,1mm (só paa ter um valor para calcular). Vai ver que o volume vai ser minimo.

Se for possivel, experimente retirar as pastilhas de um carro novo, elas estão "coladas" no disco, na minha finada Brasilia, eu tinha que cutucar com uma chave de fenda para criar um espacinho, dai sim, as pastilhas caiam.

sds
edgar

José Augusto
24/08/2007, 17:18
Leopoldo deculpe mas discordo de voce, o diametro dos cilindros influencia sim, pois o volume deslocado é bem diferente para cada caso:
Para um curso do cilindro mestre de 25mm ( que é bem comum) veja :

Cilindro mestre Area cil. Curso Volume deslocado
Opala>22,22 387,8mm 25 9,96ml
Kombi>23,81 445,2 25 11,13ml
F-1000>28,5 641,0 25 16,03ml

Se ele esta usando 4 pinças de Kombi com diametro de 54mm e vamos adotar um deslocamento das pastilhas de 1,2 (deslocamento e compressão) temos a seguinte situação:
Area pinça freio=2290,2mm2 e um volume deslocado de 2,75 x 4 pinças =10,99ml ou seja :
O volume deslocado em 1 bombada ( 9,96ml) pelo cilindro mestre do opala não é suficiente para os 10,99ml que são necessários para que as pastilhas se desloquem 1,2mm ( ai vc vai dizer que as pastilhas não se deslocam 1,2mm eu acho bem razoavek este deslocamento uma vez que 1,2 é para as 2 pastilhas uma de cada lado do disco+ compressão,etc....)

Ou seja o cilindro mestre do Opala não tem diametro suficiente para preencher as pinça da Kombi, para a Toy band ou o cilindro mestre da Kombi ficamos no limite ( 10,99 necessarios x 11,13 deslocado) e o único que realmente tem condições de suprir a demanda das pinças é da F-1000.
Acretido muito mais nessa hipotese erro projeto do que no empenameno dos discos, roalementos de roda,etc...

Essa configuração funciona bem, tenho no CJ5 servo de opala ou gol (não me lembro agora), cilindro de F1000, e pinças de Kombi nas 4.

leopoldo
24/08/2007, 19:11
Chapolin.

Vc não entendeu meu ponto de vista.

E é muito nobre vc mostrar como se calcula os deslocamentos, pois muita gente coloca isso com aquilo e ... paga para ver. ... nem sabe doque se trata a hidraulica envolvida.

É mais que obvio e lógico que há diferenças, e 1 mm de diametro significa muito em termo de volume, porém, numa montagem correta a pastilha está sempre encostada no disco.

A folga é de décimos.

1 mm é com certeza um erro enorme de montagem
1 mm é com certeza, o susto de várias pisadas.

No sistema à disco, vc pensa em pisar e a pastilha já está lá .... encostadinha.

Portanto, antes de mais nada,

Ele tem que procurar a causa e não remediar o defeito de montagem

lucciano amaral
24/08/2007, 19:14
Como ja disse anteriormente no meu caso mesmo usando o cilindro e hidrovacuo da f1000 com freio a disco nas 4 rodas minha frenagem nao é total boa, nao arrasta as rodas, mas para o jeep legal.

leopoldo
24/08/2007, 20:04
depende do vacuo do coletor
depende do dia do pneu
depende do peso do jeep
depende do tipo de pastilha

exemplo: O meu era bom no CJ5. Agora, no CJ6 com 2 toneladas... ficou não tão bão!

Não existe mais o hidrovácuo. O nome certo é: Servo.

chapolin colorado
24/08/2007, 20:08
Pessoal apenas explicando o 1,2mm eu considerei o deslocamento total da pinça, ou seja teriamos 0,6mm de deslocamento para cada pastilha o que náo é muito, pois temos que considerar o afastamento ( é minimo mais existe ) mais o quanto o material da pastilha irá ser comprimido durante a frenagem ( é minimo tambem ),mais as folgas do sistema como um todo, somando tudo deve ficar próximo de 1mm, e esta foi uma das considerações de calculo, se quiser colocar menos folga podemos considerar o que ira mudar é o volume necessário para preencher as pinças do freio que será menor, mais a condição continua critica, ou seja o cilindro mestre do opala desloca 9,96ml e os 4 cilindros de roda requerem algo muito próximo disso o que não é sufuciente em 1 bombada, precisamos colocar o fator de segurança pois 2 bombas significa maior tempo para começar a frear o que em determindas situações é risco alto de acindente.

Leopoldo entendi seu ponto de vista e sempre vou respeita-lo pois seu conhecimento é muito importante para todos, apenas queria mostrar que um dos parametros do projeto pode estar errado ( cilindro mestre), assim quanto mais potenciais causas a serem investigadas maior é a probabilidade de se encontrar a solução.

leopoldo
24/08/2007, 20:30
Certo Chapolin,

Mas não se esqueça que mesmo no uso continuo de pastilha, a pastilha avança e permanece lá, na mesma posição avançada e a folga sempre é mínima. É de décimos em cada lado.

A pastilha avança sempre e fica.

A preocupação sempre é uma motagem com defeito, leve ou catastrófica próxima a acontecer.

Por isso, o freio a disco tem uma característica muito interessante:

Qualquer problema de folga de rolamento ou cubo .... ele começa a indicar com pedal baixo.

edgar
24/08/2007, 20:56
Leopoldo, em um post anterior, tive a impressão que servo de kombi+cilindro mestre de kombi+lonas originais ficaria bastante "bruto" a ponto de descolar os ossos ?

Afinal é o que pretendo montar !

leopoldo
24/08/2007, 21:01
caso permaneça com sistema de lonas nas rodas, sim.

Cuidado para não perder o controle. Mas já fica mais seguro só de ser mestre duplo.

Vc pode ajustar depois colocando cilindro mestre com dia maior para diminuir a pressão dos sistema, ou usando um servo mais fraquinho.

O duro é que no catalogo da TRW não vem mais a relação de pressão listada por servo.

edgar
24/08/2007, 21:05
OK, então seria interessante procurar um cilindro mestre (com duas saidas por questão de segurança, para montar um circuito cruzado) que tivesse um diametro muito proximo do original e que pudesse ser montado com servo freio. Certo ?

Sandro Tannuri
24/08/2007, 21:13
Sugiro que leiam isso http://www.trw.com.br/treinamento/apostilas/e-learning_freios/cilindro_mestre.pdf .

Kim
24/08/2007, 21:41
Grande Sandro Tannuri!

Teria o endereço para eu conseguir a apostila completa, achei interessantissimo o material.

Abraços.

Kim.

edgar
24/08/2007, 22:52
http://www.trw.com.br/pt/apostilas.asp

Me parece que esta é a fonte das apostilas

Obrigado Sandro !

leopoldo
25/08/2007, 00:10
é esse site mesmo.

tem isso tudo:

http://www.trw.com.br/pt/apostilas.asp

e mais isso:

http://www.trw.com.br/pt/catalogo.asp

vão ficar mais de um mes lendo isso tudo !

edgar
25/08/2007, 07:43
Bom Dia Leopoldo ! Não dorme ?

Alguns links estão quebrados....bem os que falam sobre freio a tambor, valvula reg de pressão,

Pelo que li a TRW recomenda um sistema de freio dianteiro/traseiro. O que aconteceu com o sistema cruzado ? Na velha Brasilia era cruzado ! Vejo que cada cilindro mestre é especifico, ou cruzado ou traseiro/dianteiro.

Tens o link para aquele topico em que voce ensinava a fazer o flangeado duplo ? Muito importante nesta hora !

leopoldo
25/08/2007, 08:51
Pelo que li a TRW recomenda um sistema de freio dianteiro/traseiro. O que aconteceu com o sistema cruzado ?

Se a linha VW é a unica que usa, pode ser detentora de algum direito ... patente. Não sei se é isso. MAs cada fabricante faz, testa, atesta, acerta a produção e ... pronto. Pode ser também por economia. O sistema em X é mais caro.

E a meta de toda fabricante é tranformar aquilo que produz no mais barato possível e ao mesmo tempo esfolar o cliente o máximo possível.

É por isso que cada vez mais os carros são plasticos e cada vez mais vc necessita aprender a escolher melhor aquelas 6 dezenas.

Flangeamento duplo saindo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3762

Kim
25/08/2007, 10:56
Caros amigos, obrigado pelas respostas.

Pelo que pode observar na apostila, a primeira câmara tem diâmetro maior que a segunda.

No meu engesa uso o sistema do gol GTI (p&p), e está ligado a segunda câmara no sistema dianteiro e a primeira no sistema trazeiro. (segue foto)

Coloquei a válvula equalizadora (não tem mais trema) para minimizar o problema de travar o sistema trazeiro ao menor toque no pedal de freio, resolveu o mesmo.

Bem, uso o sistema Varga, gostaria de saber se existe semelhança nos sistemas de cilindro mestre entre as duas empresas?

Se eu "mandar a chave" e trocar as posições das saídas em relação ao cilindro, melhorará o freio?

No sitema que uso, saõ quatro saídas, uma eu isolei, a que fica em paralelo, coloquei o trazeiro, na outra câmara, liguei o sistema diânteiro e o sensor da luz de freio.

É que quero sempre estar em dia com a manutenção.

Abraços.

Kim.

leopoldo
25/08/2007, 13:03
KIm,

1º vc necessita identificar o seu mestre no catalogo do fabricante e depois, identificar SE as camaras são diferentes.

Se as camaras são diferentes, e eu acho que não, pois seu sistema deveria ser em X, então, deveria ser a maior ligada ao disco.

Antigamente os catalogos eram mais detalhados e tinham os volumes detalhados ... agora, só a cara do cilindro e o código.

Vou olhar uma apostila antiga da varga que eu tenho e depois posto alguma coisa.

A propósito, a Varga oferecia curso " manutenção de freios leves" gratis

Quem se habilitar não vai se arrepender. Inclusive ensinava a abrir o servo e fazer a manutenção dele.

Kim
25/08/2007, 18:44
Grande mestre Leopoldo!!

Agradeço a resposta e, de ante mão me interesso pelo curso de freios leves.

Sobre saber se há diferenç nas câmaras, já me antecipei e metí a mão na massa, envertendo o sistemas das câmaras.

Liguei o trazeiro na 2ª câmara e o dianteiro na 1ª câmara.

Como fiz o serviço após a chegada de um curso que estou fazendo, até o presente momento não saí para testar, mais na garagem, após sangrar o ar, parece-me que está segurando mais o sistema diânteiro. (segue fotos)

Agradeço a todos.

Abraços.

Kim.
ps.: Amanhã testarei efetivamente. Olha o que achei: http://www.trw.com.br/pdf/freiosleve.pdf

leopoldo
25/08/2007, 23:51
Ah Kim, entendi o que eles queriam dizer:

Não é o diâmetro da camara primária que é maior ... e nem poderia ser mesmo pois, o cilindro tem diametro constante.

É que na camara primária, o prolongamento do embolo primário ocupa um volume X . Portanto, é como se o diametro do cilindro fosse menor e portanto, teremos mais pressão na camara primaria.

Kim
26/08/2007, 22:24
Grande Leopoldo!

O que mencionou sobre a quantia de volume a ser bombada está bem descrita aqui: http://www.carbibles.com/brake_bible.html

Para antecipar, encaminho em anexo o desenho da página.

Então, para todos que vão adaptar freio com servo, muita atenção quando ligar as câmaras aos cilindros, para que nbão de caca!!!:putz:

Abraços.

Kim.

Kim
27/08/2007, 09:07
Caros amigos!

Onde está escrito "nbão", lê-se não.

Bem, testei o freio do engesa e, a impressão que posso passar a todos é que está melhor, pois não segura mais o sistema traseiro com eficiência maior que o diânteiro, como vinha ocorrendo.

Ficou uma freagem tranqüila, sem maiores sustos, talvez, se fizesse isso antes de colocar a válvula eqüalizadora, nem precisasse dessa.

A página em questão no post anterior foi uma contribuição do Flávio, conhecido como haudrich.:concordo:

Abraços.

Kim.

elcio
27/08/2007, 14:44
Pessoas:

com muita certeza o servo de F1000 vai suprir a necessidade da maioria aqui.
eu uso este servo, que alimenta 8 pinças de opala, duas por roda.
mas o sistema é UBD, tubulação de aço, tudo novo.
apenas as pastilhas que sao macias e desgastam rapido.
mas encostou o pe no freio, beija o parabrisa.
disco ventilado acho bobagem.

lucciano amaral
27/08/2007, 17:10
Elcio seria possivel vc postar fotos das suas pinças com os discos e o seu servo freio? abraços

edgar
29/08/2007, 13:36
Não encontrei no, catalogo da TRW, nem uma loginqua menção ao cilindro mestre do jeep. Alguem tem o diametro dele e talvez mais alguns dados sobre ele ?

Obrigado

leopoldo
29/08/2007, 18:56
não tem pq não fabrica mais

Dia 25,4 mm, circuito simples.

Zepi
30/08/2007, 10:44
Já que a Maioria usa Servo de opala(meu caso também) não teria um cilindro mestre da linha GM que fosse Plug'n play no servo do opala?Já ouvi falar no de C-10 e de D-20....
É possível/viável?

Abs

leopoldo
30/08/2007, 18:57
Zepi, baixe o catalogo da TRW.

Observe que os cilindros mestres duplos podem ser usados no servo.

Observe a regra do diametro do cilindro equivalente, ou considere:

Diametro menor = mais pressão no sistema, menos força vc necessita no pedal, mas o curso do pedal é maior.

Diametro maior = menos pressão no sistema, mais força vc necessita no pedal, mas o curso no pedal é menor.

Hudson Buck
30/08/2007, 19:23
Edgar,

Li em algum lugar do forum que o cilindro mestre do jipe com pedaleira suspensa e igual ao da F100, se eu não me engano. A semana que vem passarei na jipebras e aproveito para perguntar para o Ademir (dono da loja) se ele tem o cilindro ou se sabe qual carro usa igual.

O cilindro mestre do jeep com pedaleira suspensa tem uma saída para as rodas dianteiras e outra para as rodas traseiras. A primeira câmara (mais próxima do pedal) vai para as rodas dianteiras e a segunda câmara vai para as rodas traseiras.

Abraços.

Zepi
31/08/2007, 08:16
Obrigado Leopoldo pela resposta.

Entretanto meu cilindro(opala) já é duplo...
Minha intenção com a pergunta,era cortar caminho já que está se discutindo esse assunto há várias páginas...
Vou entrar na página e baixar o catálogo.

Abs

Eduardo Valaretto
31/08/2007, 19:46
Caro Leopoldo,

Vc saberia me dizer o diâmetro e curso dos servos dos seguintes veículos:

Kombi,

Toyota Bandeirantes,

Toyota Hilux, e

S-10.

Tenho instalada em uma camper e um engesa os freios dianteiros da Hilux com servo de Kombi e gostaria de saber se conseguiria alguma vantagem real na substituição do servo+hidro (atualmente tenho servo de Kombi e hidro de Santana), visto que ambos os veículos freiam muito bem, mas os pedais (principalmente da camper) são meio duros de acionar.

Obrigado pela atenção.

Eduardo.

leopoldo
31/08/2007, 20:06
Eduardo, não tenho estes dados.

Antigamente, os catálogos eletronicos da Varga tinham estes dados.

Hoje, a TRW suprimiu.

1- O melhor é ir amanhã de manhã num distribuidor de peças e medir os servos.

2- Servo + hidro ??? qui qui é esse hidro ???? hidrossauro, hidroelástico, hidromassagem, ????? não é hidrovácuo !

Ronaldo Petri
31/08/2007, 20:08
Sei que cheguei atrasado no tópico, mas se alguém puder me ajudar. Gostaria de saber por onde começar a ver pelo menos. A rural tá com disco nas quatro rodas, dianteiro s10 e traseiro ranger (tudo ventilado), o problema é que os traseiros trabalham mais do que os da frente, apesar do freio ser muito bom, tenho problemas em pista molhada e frenagens muito em cima.

leopoldo
31/08/2007, 20:10
1- mestre com camaras trocadas para os circuitos ?

2- linha traseira sem valvula proporcionadora ?

Kim
31/08/2007, 22:56
Grande Eduardo!

Olhe meus posts do #73 a #78.

Ficou excelente!!!!:concordo:

Abraços.

Kim

Ronaldo Petri
01/09/2007, 10:57
Valeu Leopoldo!

GustavoRisso
05/09/2007, 12:24
Problema resolvido!
Troca de cilindro mestre por um de maior capacidade (D20), que encaixou perfeitamente no hidro do opala, e também utilização de válvula equalizadora na traseira.
Agora tá pronto o "Assentator Ejetator Tabjara"... :mrgreen:
[]s travando a quatro rodas numa freiada só.... afe!

Zepi
05/09/2007, 13:45
Já que a Maioria usa Servo de opala(meu caso também) não teria um cilindro mestre da linha GM que fosse Plug'n play no servo do opala?Já ouvi falar no de C-10 e de D-20....
É possível/viável?

Abs

Risso escreveu:

Problema resolvido!
Troca de cilindro mestre por um de maior capacidade (D20), que encaixou perfeitamente no hidro do opala, e também utilização de válvula equalizadora na traseira.
Agora tá pronto o "Assentator Ejetator Tabjara"...

E olha que eu perguntei antes....
Abs

chapolin colorado
05/09/2007, 14:25
Gustavo e como ficou o esforço no pedal ? Precisa de muito esforço na perna para frear ?
Obrigado.

GustavoRisso
05/09/2007, 16:03
E olha que eu perguntei antes....
Abs
Mas ninguém respondeu.... por isto estou respondendo e informando que é possível sim!
[]s

Zepi
05/09/2007, 17:02
Ótma notícia essa sua!!
Imaginava que daria,por isso falei...O Leopoldo me aconselhou a baixar o catálogo da trw mas de que adianta saber as informações técnicas sobre dimensões internas se não conseguir adaptar no servo do opala?
Vou seguir o mesmo caminho.

Quanto pagou no servo de D-20?Comprou o duplo?

Abs

GustavoRisso
05/09/2007, 17:17
Gustavo e como ficou o esforço no pedal ? Precisa de muito esforço na perna para frear ?
Obrigado.

Ficou muito próximo ao esforço de um carro. Creio que se o hidro fosso maior, o esforço seria um pouco menor.
[]s

Zepi
05/09/2007, 17:33
Seu servo é dos opalas mais novos ou mais velhos?

abs

GustavoRisso
05/09/2007, 17:43
Ótma notícia essa sua!!
Imaginava que daria,por isso falei...O Leopoldo me aconselhou a baixar o catálogo da trw mas de que adianta saber as informações técnicas sobre dimensões internas se não conseguir adaptar no servo do opala?
Vou seguir o mesmo caminho.

Quanto pagou no servo de D-20?Comprou o duplo?

Abs

R$140 - duplo (lembrando que foi possível aproveitar o reservatório... e que o sistema é bendix)
Não tenho o código aqui mas posso conseguir.
[]s

Zepi
05/09/2007, 17:52
Não lembro se o meu é sistema bendix...o meu é o que tem a base do servo de alumínio...
da Controil....que bom que posso usar o reservatório,pois tá bem carinho um desses....

Abs

GustavoRisso
05/09/2007, 18:12
Não lembro se o meu é sistema bendix...o meu é o que tem a base do servo de alumínio...
da Controil....que bom que posso usar o reservatório,pois tá bem carinho um desses....

Abs

Zepi, o meu é este mesmo com a base de alumínio!
Vou ver se consigo postar umas fotos aqui.
[]s freiando pra c.....

Zepi
05/09/2007, 18:36
Ótimo!
Vou seguir seu caminho,obrigado!
Mais uma coisa,quais as pinças que vc usa?Usa nas quatro?
TEnho discos da F-1000 em casa...tô pensando na pinça do opala antigo ou de S-10...
E ver o que faço atrás(opa!).

Abs

GustavoRisso
05/09/2007, 20:00
Ótimo!
Vou seguir seu caminho,obrigado!
Mais uma coisa,quais as pinças que vc usa?Usa nas quatro?
TEnho discos da F-1000 em casa...tô pensando na pinça do opala antigo ou de S-10...
E ver o que faço atrás(opa!).

Abs

4 pinças de kombi - 2 kit's dianteiros SBD
Vai de pinça da S10
[]s

Ronaldo Petri
07/09/2007, 23:42
1- mestre com camaras trocadas para os circuitos ?

2- linha traseira sem valvula proporcionadora ?

Leopoldo, não manjo muito de mecânica mas verifiquei meu freio traseiro e tem uma válvula equalizadora e segundo me disseram suporta uma boa pressão, agora como faço para ver a sua observação 1: "mestre com camaras trocadas para os circuitos ?". Acho que devido o freio traseiro estar trabalhando mais que o da frente, já começo a perceber aquela variação quando o carro tá parando, ou seja tá esquentando muito e prejudicando os discos.

leopoldo
08/09/2007, 10:03
Petri,

o certo é todos os 4 discos estarem aquecidos por igual ou, o da frente, mais que o de trás.

verificações:

a- Veja numa autopeças o kit de reparo para o seu cilindro mestre. O kit mostra se o mestre tem camara primaria com diferença de diametro pelo util presença do pino central ... ou veja se o seu circuito danteiro de freio vem da porca de tras do cilindro mestre, ou ponha um manometro nas 2 camaras e meça simultaneamente a pressão em uma pisada.

b- o freio de trás aquecido representa pressão a mais na traseira. Veja se a válvula é realmente uma proporcionadora .... até troque que é mais barato que ficar quebrando a cabeça. Pode ser uma outra válvula ... a para freio a tambor e .... não é a mesma coisa.

c- ar no sistema dianteiro. sangrou ?

d- mangueira de freio com "mangueirosclerose" ... cetras mangueiras teimam em "fechar" expontaneamente e travar o sistema de freio. Remova as mangueiras e tente passar ar comprimido para testar.

Ronaldo Petri
08/09/2007, 12:07
Realmente os discos traseiros ficam "pelando" e os da frente não ficam tão quente. Já sangrei a frente e continua a mesma coisa. Acho que agora vou trocar a válvula para ver o resultado e em seguida verificar as mangueiras.

Obrigado de novo!

leopoldo
08/09/2007, 14:32
discos pelando = problema

em que camara de pressão está conectado o seu sistema dianteiro ?

o da parte mais próxima ao servo ?

ferraz
09/09/2007, 14:07
aguem já usou ou conhesseeste hidrovaco como ficaria no jeep, usando freio a disco nas 4, pinça de ombi na frente e cadete atraz

Leonardo L.
11/09/2007, 12:53
Quando se compara o esforço necessário para freiar um veiculo com freio a disco e um veiculo com freio a tambor, o esforço para o freio a disco é bem maior devido a area de atrito Pastilhax Disco e Tamborx lonas ( compare a area de atrito(veja o tamnho da pastilha e o tamanho das lonas). Ta bom alguem vai dizer que o coeficiente de atrito é diferente, e é mesmo mas não o suficiente para que as lonas tenham 4 vezes mais area, dai vem o esforço maior.

Tem uma regrinha da física que diz o seguinte:

Força_de_atrito = Normal x Coeficiente_de_atrito

('Normal' é o nome da força aplicada entre os materiais)

Ou seja, o atrito não depende da área de contato, e sim da força e do coeficiente de atrito entre os materiais envolvidos.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas é só pensar em como a força se dispersaria sobre uma área grande e uma pequena, e como isso influenciaria a força de atrito (menor área, mais força sobre cada ponto / maior área, menos força sobre cada ponto). Aí é até fácil demais. :cool:

Abraços.

Zepi
11/09/2007, 14:20
Bem acabo de adquirir do nosso colega Fabiano,meu conterâneo,um par de pinças de S-10 novas com pastilhas...e como já tinha em casa os discos de f-1000 ventilados,nem preciso deizer o resto né...hehehehe
Com freio não vou me preocupar..é claro depois do servo dimensionado!

Abs

leopoldo
11/09/2007, 20:15
Leonardo,

Não seria ... coeficiente de atrito = independe de área?

mas não tem uma regrinha da física que diz que pressão = força /área ?

no caso, pressão aplicada x área de aplicação da força = força.

Leonardo L.
12/09/2007, 14:40
Sim, o coeficiente é independente, assim como a força de atrito também é. Repara na fórmula que coloquei acima: o atrito depende apenas da força normal (força aplicada entre os objetos, que em alguns casos pode ser igual ao peso deste), e de um coeficiente, que pode ser dinâmico ou estático (dependendo se o objeto está em movimento ou parado, respectivamente).

Vale lembrar que, enquanto você estiver aplicando uma força 'x', não interessa qual o tamanho da área de aplicação: a força resultante vai ser sempre 'x'.

Uma boa referência sobre o assunto é a Wikipédia (apesar de um pouco incompleta), mas um livro de física do Ensino Médio pode ajudar melhor.

Marcos ET
12/09/2007, 16:07
Tou quase falando pra vcs usarem o sistema completo de um carro só.....
usa pinça da Kombi? entao mete cilindro mestre da kombi pra ver no que dá... rs

Eu uso o kit SBD na dianteira, e tambor atras com cilindro mestre original do jeep.... a diferença é que como as pinças nao usam "tanto" fluido pra freiar e a área de contato delas é menor que as antigas "panelas" de freio dianteiras, o pedal ficou um pouco mais duro pra poder parar o jeep... trocando as pastilhas por outras mais "moles" o problema acaba.... e nos meus freios traseiros, resolvi mudar um pouco, atrás estao os cilindros de roda dianteiros, que sao maiores em diametro doq os cilindros traseiros originais.... meu jeep freia bem, nao trava as rodas traseiras em "momentos críticos".
Tá bom que não é o melhor dos melhores, mas em comparação ao original, está muito bom.!

Danniel Pizatto
13/09/2007, 11:26
Problema resolvido!
Agora tá pronto o "Assentator Ejetator Tabjara"... :mrgreen:

Gustavo, qual o ano do servo do Opala / Cilindro da D20?

[]'s

Kim
13/09/2007, 23:28
Sobre freios, um pouco de literatura, bem legal!!!

http://www.fras-le.com.br/fras-le/manuais_tecnicos/linha-leve.pdf

Abraços.

Kim.

tavio_g
14/09/2007, 11:22
Risso, poderia postar uma foto do seus sistema e também mandar a referencia do seu cilindro?
O meu é Bendix tb e to com problemas de frenagem...

Valeu!

GustavoRisso
18/09/2007, 19:20
No finde tire fotos do sistema montado e vejo qual o código do cilindro.
[]s arrastando as 4..... :mrgreen:

zetorto
21/09/2007, 09:09
4 pinças de kombi - 2 kit's dianteiros SBD
Vai de pinça da S10
[]s

Gustavo blz,

Tem que ser feita alguma outra adaptação para instalar o kit dianteiro na traseira ou é PnP?
As pinças da S10 não é para disco ventilado ou tem para sólido tb?

Obrigado.

Zepi
21/09/2007, 09:27
O pessoal da Donatti me disse que o dianteiro pode-se colocar na traseira sem adaptação,me aconselharam isso caso eu achasse que a do kadet freiasse pouco...
Quantoa a pinça da S-10 acho que só com disco ventilado.Vc já viu uma pinça dessa?É enorme!

Dá um "look"....

Devo te avisar que meu "palmo" tem 25 cm!

Zepi
21/09/2007, 10:45
Cara tem alguns colegas aki que usam esse freio,mas não descobri como fazer o suporte ainda..
Já vi fazer soldado no munhão,o que de forma alguma te recomendo fazer.
Tem kit na Dontti,que vem com disco;suporte;parafusos;e um cubo novo,mas tá uns 700 reais...

Abs

Ronaldo Petri
24/09/2007, 01:44
Leopoldo,

Voltando ao assunto do freio traseiro estar freiando mais que os da frente, depois de suas dicas, fizemos uma boa revisão e chegamos a conclusão que era realmente a válvula proporcionadora. Tinha apenas uma válvula para todo sistema traseiro, então colocamos uma válvula para cada roda e agora cada freio (traseiro e dianteiro) estão trabalhando por igual (50%). Mas ainda não estou contente, gostaria de chegar nos 70/30. Estive dando uma pensada e gostaria de opiniões.
Será que se eu colocar mais uma válvula antes das duas válvulas de cada freio traseiro resolveria ou estou falando besteira? O meu medo de fazer isso é dificultar o retorno fazendo com que as pastilhas demorem um tempo para soltar do disco.

leopoldo
24/09/2007, 20:04
Vc precisa compreender o funcionamento da válvula antes de colocar em série ou em paralelo.

A valvula tem um sistema interno que limita a pressão máxima para a roda traseira em termos de pressão mesmo, independente de quanto ainda vá para a linha da frente.

Aparentemente, e eu digo isso pois teria que analisar o desenho interno da valvula, uma para cada roda (em paralelo)funciona da mesma forma que com apenas uma, em uma frenagem normal. Provávelmente a vazão de retorno duplique e vc ganha neste requisito. Só que se uma válvula não funciona direito ou defasada, vc pode induzir uma rabeada.

Agora, em série, vc joga dinheiro fora pois se ela limita a pressão, ao chegar nos 15 ou 20 bar de uma, chegou nas 2. Só que 2 valvulas em série causa + perda de carga e portanto o sistema fica + lento. O sistema fica redundante, ou seja, se uma falha, a outra faz o mesmo papel.

1- Vc testou a que não funcionava direito antes de adicionar a 2º ?

2- válvulas da ATE (www.ate-freios.com (http://www.ate-freios.com)) - Estas válvulas possuem regulagem fixa ou são atuadas pela suspensão. Existem disponíveis em algumas pressões. Teste uma de menor pressão. Acredito que a do jeep engesa era de 15 bar.

3- Existem valvulas reguláveis, e ai vc pode brincar à vontade. Vc deve procurar lojas como a RACEFORCE e ver se tem importada.

http://re3.mm-a2.yimg.com/image/2360911429 (http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=AgyuQ77OO4lkfzmP0JJbtCf16Qt.;_ylu=X3oDMTBrdGZ 1M3E2BHBvcwMxNTcEc2VjA3NyBHZ0aWQD/SIG=1irt929ec/**http%3A//br.images.search.yahoo.com/search/images/view%3Fback=http%253A%252F%252Fbr.images.search.ya hoo.com%252Fsearch%252Fimages%253Fp%253Dbrake%252B proportioning%252Bvalve%2526ei%253DUTF-8%2526fr%253Dslv1-cclean%2526b%253D141%26w=150%26h=150%26imgurl=www. rallynuts.com%252Fbin%252Fproducts%252FLever-Type._tn150.jpg%26rurl=http%253A%252F%252Fwww.rall ynuts.com%252Fmotorsport%252FRally_Car_GM_Astra_16 52%252FTilton_Lever_Type_Brake_Proportioning_Valve _364.asp%26size=6.6kB%26name=Lever-Type._tn150.jpg%26p=brake%2Bproportioning%2Bvalve% 26type=jpeg%26no=157%26tt=571%26oid=8d82fa17fd8ff0 e4%26ei=UTF-8) http://re3.mm-a5.yimg.com/image/3199129396 (http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=Apm_e_aaigPIVSBGQgrMMVf16Qt.;_ylu=X3oDMTBrazB pNWc2BHBvcwMyMzAEc2VjA3NyBHZ0aWQD/SIG=1ef5f0s8j/**http%3A//br.images.search.yahoo.com/search/images/view%3Fback=http%253A%252F%252Fbr.images.search.ya hoo.com%252Fsearch%252Fimages%253Fp%253Dproportion ing%252Bvalve%2526ei%253DUTF-8%2526fr%253Dslv1-cclean%2526b%253D221%26w=120%26h=125%26imgurl=www. ssbrakes.com%252Fgraphics%252FA0707E.jpg%26rurl=ht tp%253A%252F%252Fwww.ssbrakes.com%252Ftech%26size= 4.4kB%26name=A0707E.jpg%26p=proportioning%2Bvalve% 26type=jpeg%26no=230%26tt=938%26oid=31adbfccfb4e5c 16%26ei=UTF-8) http://re3.mm-a4.yimg.com/image/3017977289 (http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=AnM5ROHVMSihqJMP4q1W7b316Qt.;_ylu=X3oDMTBrcnZ sbmloBHBvcwMyMzQEc2VjA3NyBHZ0aWQD/SIG=1fr5gsupp/**http%3A//br.images.search.yahoo.com/search/images/view%3Fback=http%253A%252F%252Fbr.images.search.ya hoo.com%252Fsearch%252Fimages%253Fp%253Dproportion ing%252Bvalve%2526ei%253DUTF-8%2526fr%253Dslv1-cclean%2526b%253D221%26w=269%26h=228%26imgurl=web. inetba.com%252Fvaleriosshowcars%252Fimages%252Fwil 260-2400.jpg%26rurl=http%253A%252F%252Fwww.valeriossho wcars.com%252Fitem151561.ctlg%26size=7kB%26name=wi l260-2400.jpg%26p=proportioning%2Bvalve%26type=jpeg%26n o=234%26tt=938%26oid=a2c0c41409083886%26ei=UTF-8)

Ronaldo Petri
25/09/2007, 01:18
Sim o mecânico testou e disse que tava boa e a pressão em torno de 30 bar, essa pressão estava dividida para as 2 rodas traseiras e agora tenho 1 dessa para cada roda traseira, está bem melhor que antes mas ainda tá um pouco ruim em pista molhada, até já dei um cavalinho de pau por causa disso...rs...perigo da p....

Mandei e-mail para a raceforce e para ate-freios, vamos ver o que eles vão me responder.

Valeu de novo!

Kim
12/10/2007, 00:05
Caros amigos!

Essa é para o Leopoldo.

Desculpe o incômodo, mais estou precisando de sua ajuda para tentar resolver um problema que tenho no freio do engesa.

Retirei um cilindro mestre de 20 mm e coloquei um de 22,22mm, tenho as pinças da kombi com 54mm de diâmetro, e os cilindros de roda trazeiro originais, com 1" e alguma coisa.

Pela literatura que achei, quanto maior o cilindro de pinça, maior a pressão que exercerá sobre as pastilhas.

Então penso da seguinte forma:
Se diminuir o diâmetro de cilindro de roda trazeiro, esse teria uma amenor efeiciência?

Se aumentar o diâmetro dos cilindros de pinça, terei maior eficiência nas frenagens?

O problema é que estou com eficiência em demasia no circuito trazeiro.

Minha "teoria" tem algum fundamento?

Pergunto, pois começaria a procurar as pinsas da S10, que se não me engano tem 68mm, e procuraria cilindros menores para a trazeira.

Abraços.

Kim.

leopoldo
12/10/2007, 11:11
Kim, bom dia.

P=F/A ... essa é a regrinha, portanto:

- ao aumentar o diametro do mestre, a pressão na pinça cai, mas o curso do pedal diminui, pois o volume deslocado aumenta.

- ao diminuir o diametro do mestre, a pressão na pinça aumenta, mas o curso do pedal aumenta, pois o volume deslocado diminui.

Por outro lado, se vc:

- aumenta o diametro da pinça, é como se tivesse diminuido o diametro do mestre.

- diminui o diametro da pinça, é como se tivesse aumentado o diametro do mestre.

Assim, aumentar o diametro da pinça resulta em maior pressão da pinç sobre o disco.

e dependendo do caso, teria de selecionar uma pastilha melhor .... mas isso é um detalhe.

O mesmo acontece com o circuito trazeiro.

Se vc diminui o diamtro do cilindro de roda, a tendencia a arrastar as rodas trazeiras diminui.

Mas vc pode simplesmente colocar uma valvula proporcionadora não atuada mecanicamente de 15 bar da ATE freios e não arrastará as rodas trazeiras no caos de uma baita pisada no freio.

Kim
12/10/2007, 11:35
Grande Leopoldo, tudo bem!

Bem, o que vem ocorrendo, é que com a ajuda do Tio (aqui do Fórum), achei a válvula eqüalizadora própria do engesa, coloquei, mais a eficiência do circuito trazeiro continuou maior que a do circuito diãnteiro.

Coloquei circuito duplo na diânteira, troquei reparos de pinça, torneei os discos, verifiquei rolamentos de roda, mais parece que não adianta.

Na estrada de chão, quando pisa no freio, tem que cuidar, se não roda mesmo!!!

Então, após ler este endereço http://www.carbibles.com/brake_bible.html conclui o relato do post anterior.

estou pensando em colocvar pinças com diâmetro maior e cilindros de roda com diâmetro menor, para tentar corrigir o problema que venho tendo, como muitos engeseiros e alguns CJteiros.

Pela sua explicação, parece ter algum fundamento, certo?

Pois diâmetro maior melhor eficiência; diâmetro menor, eficiência menor também, isso nas rodas.

Sobre a formula: "P=F/A ... essa é a regrinha, portanto:" quais são os valores de "P", "F" e "A"? Saria "P"= pressão; "F"=força e "A"=área.

Abraços.

Kim.

leopoldo
12/10/2007, 15:35
Se mesmo com a valvula equalizadora o freio trazeiro é muito "forte", vc tem algumas opções:

1- Veja se a borda da lona trazeira está "chanfrada" ou é "reta". Se estiver reta, chanfrando melhora.

2- Veja se as lonas estão na forma esperada: Curta ( para frente) e longa(para trás).

3- Se ela estiver chanfrada, só mesmo colocando um cilindro de roda menor, ou usando uma pinça com pistão maior.

Porém, eu procuraria deixar o trazeiro original e mexer SÓ na pinça dianteira.

Teste opção por opção.

GBarros
26/10/2007, 12:34
Galera, é o seguinte: Estou com problemas na adaptação do jogo de rodas dianteiro depois que coloquei freio a disco nas quatro (pinças da kombi dianteiras e tempra atrás). Minha roda é aro 15, e não entrou direito no cubo, pois pegou na pinça do freio dianteiro. já vi gente falando em esmerilhar a pinça, mas acho muito drástico essa medida. Vi a questão dos espaçadores de rodas, mas achei um pouco caro, mas possivelmente viável. Pergunto: todos aqueles que adaptaram freio a disco na frente, com pinças da kombi, e que tem rodas aro 15, tiveram que colocar espaçadores nas rodas? Que espessura foi utilizada? Fica bom mesmo o procedimento? Não haverá vibrações na direção? Minha roda tem off set "0". Valeu!

Emerson4x4
15/11/2007, 23:46
Freios
(retiradas do site http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro)

Um freio funciona graças ao atrito resultante do contato entre um elemento não rotativo do veículo e um disco ou tambor (polia) que gira com a roda. O atrito produz a força necessária para reduzir a velocidade do automóvel ao converter em calor que se dissipa no ar a energia mecânica do veículo.
Durante muitos anos, a parte rotativa do freio constituiu num tambor ao qual podiam ser aplicados dois tipos de mecanismo de atrito: uma cinta exterior que se contraía à volta do tambor ou sapatas interiores que se expandiam contra a superfície interior do tambor. Um revestimento (lona) resistente ao calor, contendo amianto, estava fixo à cinta ou as sapatas.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a167.jpg

Os freios de tambor com expansão interior são ainda utilizados em grande quantidade de automóveis; por vezes, apenas nas rodas traseiras, caso em que se recorre aos freios de discos nas rodas dianteiras. Nos sistemas mais atuais, o pedal do freio está ligado a quatro rodas, enquanto o freio de mão bloqueia apenas as rodas traseiras, a alavanca do freio de mão esta equipada com um sistema de serrilha que permite manter o automóvel travado, mesmo quando se encontra estacionado.
Os freios de tambor são desenhados e fabricados de modo que a chuva, a neve, o gelo ou as impurezas de estradas de terra, já que a umidade reduz, substancialmente, o atrito entre o revestimentos das sapatas e o tambor. Contudo, a blindagem que protege o tambor não é estanque em caso de imersão na água, pelo que, após a passagem através de um pavimento inundado, o motorista deverá aplicar o uso dos freios para que o atrito e o calor os sequem.
O sobre aquecimento diminui, contudo, a eficácia dos freios de tambor e, quando excessivo, inutilizará para sempre as suas lonas. Pode também se suceder uma perda temporária de eficácia durante uma frenagem prolongada, tal como acontece numa longa descida. Os freios a disco estão mais expostos ao ar e dissipam o calor mais rapidamente do que os freios de tambor, sendo por conseguintes, mais eficazes em caso de sobre aquecimento ou utilização prolongada. Na maioria dos automóveis de elevada potência, os freios de disco são utilizados, usualmente, somente nas rodas dianteiras.
Um freio a disco funciona como um freio de bicicleta, que é constituído por um bloco de frenagem de cada lado da roda, os quais as apertam.
O freio a disco de um automóvel também apresenta um par de placas de atrito, as pastilhas; estas, contudo, em vez de atuarem diretamente sobre a roda, atuam sobre duas faces de um disco metálico que gira solidário com ela.
O tempo que o motorista demora para parar o seu automóvel depende da rapidez dos seus reflexos e do tempo necessário para que os freios imobilizem o veículo. Durante o período de tempo em que o motorista reage ao estímulo – cerca de dois terços de segundo na maioria dos casos -, o automóvel percorre uma determinada distância, a distância de reação.
O quadro mostra as distâncias percorridas, durante os tempos de reação e de frenagem, por automóveis de dimensões médias, equipados com freios de 60% e 80% de eficácia e a uma velocidade de deslocamento de 50 km/h, 80 km/h e 110 km/h.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a168.jpg

A eficiência dos freios devidamente regulados e em boas condições deverá ser, pelo menos, de 80%; contudo, para obter as distâncias de frenagem indicadas, os pneus devem aderir devidamente à estrada. Normalmente é difícil avaliar a possibilidade de aderência ao pavimento apenas pelo aspecto deste e, por isso, é sempre aconselhável utilizar cuidadosamente os freios em condições de chuva ou gelo.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a169.jpg

Teoricamente, o esforço de frenagem deveria ser distribuído entre as rodas dianteiras e as traseiras, de acordo com o peso que elas suportam. Esta distribuição varia de acordo com o modelo do automóvel (de motor na frente ou na parte traseira do veículo, por exemplo), com o número de seus ocupantes e com a quantidade de bagagem. Contudo, em conseqüência da frenagem, uma parte do peso é transferida para frente e acrescentada à carga que estão sujeitas às rodas da frente, reduzindo-se assim a carga sobre as de trás.
Quando se aplicam os freios a fundo, a transferência de peso é maior, tendendo as rodas de trás a bloquear-se, o que, freqüentemente, provoca derrapagem lateral da parte de trás do automóvel. Se as rodas da frente ficarem imobilizadas primeiro, o automóvel deslocar-se-á em linha reta, perdendo-se, contudo, o domínio da direção. Em pavimentos escorregadios, é mais provável que as rodas fiquem bloqueadas em conseqüência de uma travagem a fundo e, nessas condições, o motorista deverá sempre utilizar cautelosamente os freios.
Ao projetar o automóvel, os engenheiros equilibram o efeito da frenagem entre as rodas da frente e as de trás, tendo em conta a distribuição de peso nas condições médias de utilização. Perda de rendimento – O aquecimento excessivo dos freios, em conseqüência de frenagens repetidas ou prolongadas, pode provocar a perda da eficácia destes. O calor origina alterações temporárias nas propriedades de fricção do material utilizado nas pastilhas e nas lonas de freios, tornando estes menos eficazes à medida que aquecem.
Se um freio for sujeito a maiores esforços que os restantes poderá perder mais rapidamente a sua eficiência, do que resulta uma frenagem desigual, capaz de provocar uma derrapagem.
Os sistemas hidráulicos baseiam-se no fato de os líquidos serem praticamente incompressíveis. Uma pressão aplicada em qualquer ponto de um fluído transmite-se uniformemente através deste. Um dispositivo de pistão e cilindro acionado por um pedal pode ser utilizado para gerar pressão numa extremidade de um circuito hidráulico, num sistema de freios de um automóvel. Esta pressão do fluído pode assim mover outro pistão situado na extremidade oposta do sistema e acionar o freio.
Em geral, a maior parte do esforço de frenagem atua sobre as rodas da frente, já que o peso do veículo é deslocado para a frente quando os freios são acionados. Por conseguinte, são utilizados nos freios da frente os pistões de diâmetro maior.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a170.jpg

Em todos os automóveis atuais, o pedal do freio aciona hidraulicamente os freios. A ligação mecânica por meio de tirantes ou cabos ou por meio de ambos está reservada para o sistema de freio de mão, normalmente utilizado apenas após a parada do automóvel. Um sistema hidráulico de freio apresenta várias vantagens sobre um sistema acionado mecanicamente. É silencioso, flexível e auto lubrificado e assegura a aplicação de forças de frenagem automaticamente igualadas em ambos os lados do automóvel.
O pedal de freio está ligado, por meio de uma haste curta ao cilindro mestre. Quando o motorista pressiona o pedal, a haste faz mover o pistão no interior do cilindro mestre, empurrando o fluido hidráulico e forçando-o, através dos tubos, passar para os cilindros do freio das rodas, que aciona os freios. Uma válvula de retenção existente na extremidade de saída cilindro mestre mantém-se sempre uma ligeira pressão no circuito dos freios, a fim de impedir a entrada do ar.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a171.jpg

Quando se deixa de exercer pressão sobre o pedal, o cilindro mestre entra em ligação com um depósito de onde o fluído flui pela ação da gravidade, o que não só compensa qualquer perda de fluído, mas também permite a sua expansão e contração devido às variações de temperatura. É importante verificar, de vez em quando, o nível do fluído no reservatório.
Alguns automóveis possuem circuitos hidráulicos independentes para as rodas da frente e para as de trás, tendo cada um dos circuitos o seu cilindro mestre. Assim, se ocorrer alguma falha de pressão num dos circuitos, o outro continuará funcionando.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a172.jpg

A força exercida pelo motorista no pedal do freio é aplicada ao pistão do cilindro mestre depois de multiplicada por efeito de alavanca e, em seguida, transmitida pelo fluído até aos pistões dos cilindros do freio, onde é novamente multiplicada, em virtude de o diâmetro destes ser superior ao diâmetro do cilindro mestre. Neste diafragma, onde as dimensões aparecem aumentadas para melhor compreensão, o curso do pedal é 3,5 vezes superior ao pistão do cilindro mestre que, por seu turno, é 1,25 e 2,5 vezes maior do que os cursos dos pistões dos cilindros do freio. Assim, estes pistões aplicam uma força maior percorrendo, contudo, um curso menor.
Funcionamento conjunto dos cilindros – A pressão necessária para acionar os freios hidráulicos é gerada no cilindro mestre. Uma haste, movida pelo pedal dos freios, obriga o pistão a avançar.
O fluído passa então através da válvula de retenção e dos tubos para os cilindros do freio, onde os pistões, acionados pela pressão, atuam sobre os freios. A pressão de frenagem é igual e simultânea em todas as rodas.

http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/imagens/a173.jpg

Percebi que varios jeep's que utilizam o freio a disco nas 4 rodas ficaram com dificuldade p/ frenagem.
foi colocado :
- pinça trazeira kadet
- servo da f1000
- fluido de freio dot4
- tubulação de aço nova.
- pedaleiras do opala.

não sei mais no que mecher :oops:, incluzivel foi colocado o cilindro mestre do gol e piorou mais ainda.

leopoldo
16/11/2007, 01:29
e ....então .... oque ??????

jarrao
16/11/2007, 02:10

foi colocado :
- pinça trazeira kadet
- servo da f1000
- fluido de freio dot4
- tubulação de aço nova.
- pedaleiras do opala.

Olá pessoal
Vou relatar aqui alguns conhecimentos e experiencias pelas quais passei e creio que muitos irão tirar proveito:

Todo o seu conjunto está perfeito, mas só que por ser uma "salada" tudo tem que ser analisado minuciosamente, pois cada peça foi projetada para determinado veículo, e estamos fazendo um "enjanbre" ok?
Todas os relatos postados até aqui são otimos, aproveitáveis inclusive com prospectos desenhos e tudo mais, vamos aos detalhes para qualquer adaptação.
1- Alem dos discos terem que estar 100% alinhado, verificar como ele gira no local instalado, pois ele n pode girar desalinhado, uma ponta de eixo torta já tira todo a pressão do frenagem, pq faz o efeito "sanfona" vc freia e o pedal volta.(Qdo tiver dúvida, se pode ser "aquele disco que está meio torto, isole o cano de freio e faça a sangria e parta para o teste, se resolve ou não, depois parte pra outra roda, ou faça o teste freando somente as rodas da frente e depois só atras, "para quem tem sistema independente".)
2-A pinças devem tbm estar alinhadas 100% na vertical em relação ao disco, para a pastilha não ser friccionada atravessada.
3-Sistemas de freio a disco com pinças, estando já o óleo no sistema, n se faz a sangria "bombando" no pedal e sim deixando o óleo escorrer pela sangria naturalmente e qdo sentir que n tem mais ar, feche-o.(o ideal eh trocar o óleo do sistema de máquinas para troca de fluído. que se encontra nas melhores oficinas).
3- Em se tratando de adaptação tem que saber o qto de curso (em centímetros) o pedal do freio irá atuar no hidrovácuo e posteriormente no cilindro mestre. (Será que uma pedaleira de opala ou gol vai ter todo o curso para acionar um servo/hidrovácuo de F-1000?) alguém daqui já olhou uma pedaleira da F-1000 funcionando no lugar? Já viram o tamanho dela? Por isso que na maioria dos jeeps o freio só fica bom na "segunda bombada" na 1ª foi um pouco de óleo e o restante na 2ª.
4- Outro problema comum eh ter um cilindro mestre pequeno incompatível instalado. Um exemplo bruto: "Qdo o óleo acionado dentro da pinça para empurrar as pastilhas ao frear precisa de 50 ml e o cilindro só empurra 48 ml" nunca vai ter freio o suficiente.
5- É importante salientar que cada peça, seja de qual veículo for, ela foi elaborada para uma determinada função com suas "calibragens exatas" após vários calculos e vários testes...e por um grupo de engenheiros pensantes...Ou seja n pense que colocar um servo/ hidrovácuo de caminhão num jeep vai ficar ótimo de freio...Já vi Jeeps com duas pinças por disco, mas pode colocar tres pinças, que se n tiver pressão n freia...
6- No meu willys 57 após trocar os eixos antigos "com chavetas" (que estavam tortos) pelos mais modernos "chapéu" os freios voltaram a ser dignos da função...
Todo o meu sistema de freio eh proveniente de um Opala 6cc:
Pedaleira/servo/cilindro-mestre + 4 pinças do Opala 6cc com pastilhas do tamanho grande, (pois existem pinças quase iguais, só com pastilhas peq.)
7- Um mecânico amigo, disse-me que instalou num jeep que ficou ótimo tbm:
pedal. de opala/servo-freio do Santana/cilindro mestre da Toyota Band e pinças tbm de Opala.
O sistema está ótimo, se precisar freio só com a ponta do dedo do pé....

O que tenho no momento
SDS
JARRÃO

m.vinicius
17/11/2007, 09:58
galera me desculpem, não li o tópico todo por preguiça mesmo, mas ja comentei aqui no forum em algum tópico, não me lembro qual, mas vejam também as PASTILHAS que estão usando, meu caso foi colocar as pastilhas originais e frenagem ficou outra. veja o mais drastico:
tenho um tempra turbo, o mec trocou as pastilhas por uma frasle (R$ 150,00), o carro não freiava de maneira alguma, rodei uns dois dias para assentar no disco, mas nada! entrei numa concessionaria da fiat e comprei original (R$ 250,00), freiou na hora, que quase soquei a cabeça no vidro. no jeep tinha a pastilha também frasle nas 4 rodas e achava o freio medonho, torquei por originais na concessionária dianteira kombi , traseira kadett e o freio ficou outro. detalhe, pastilha dura com disco duro não dá certo, menos atrito, pastilha macia com disco duro é o ideal.

Vejam bem, no meu caso deu certo, lógico que só vai ajudar se todo o sistema estiver OK. mas vou ler o tópico todo neste fim de semana e volto a comentar. Obs importante, como aprendi com o leopoldo a muito tempo, NUNCA use conduites de cobre.

leopoldo
17/11/2007, 14:58
Essa história de pastilha já foi explicada:

(a) pastilha dura = altas velocidades = tempra turbo

(b) pastilha mole = baixas velocidades = jeep.

Não existe disco mole. Só duro. Oque muda é o material da pastilha.

Agora, pastilhas originais ficou muito vago. Oque importa é a MARCA ... cobreq, fraslee, outras ....

E, no caso de adaptação, é assim, mesmo: testa, troca, testa, até achar a melhor, mas a base é essa mesmo : (a) (b)

fontana
18/11/2007, 17:10
galera me desculpem, não li o tópico todo por preguiça mesmo, mas ja comentei aqui no forum em algum tópico, não me lembro qual, mas vejam também as PASTILHAS que estão usando, meu caso foi colocar as pastilhas originais e frenagem ficou outra. veja o mais drastico:
tenho um tempra turbo, o mec trocou as pastilhas por uma frasle (R$ 150,00), o carro não freiava de maneira alguma, rodei uns dois dias para assentar no disco, mas nada! entrei numa concessionaria da fiat e comprei original (R$ 250,00), freiou na hora, que quase soquei a cabeça no vidro. no jeep tinha a pastilha também frasle nas 4 rodas e achava o freio medonho, torquei por originais na concessionária dianteira kombi , traseira kadett e o freio ficou outro. detalhe, pastilha dura com disco duro não dá certo, menos atrito, pastilha macia com disco duro é o ideal.

Vejam bem, no meu caso deu certo, lógico que só vai ajudar se todo o sistema estiver OK. mas vou ler o tópico todo neste fim de semana e volto a comentar. Obs importante, como aprendi com o leopoldo a muito tempo, NUNCA use conduites de cobre.

só pra comentar........
Fras-le é linha de montagem de todas as fabricas.....fui conhecer a fabrica em Caxias do Sul e vi la dentro embalarem as pastilhas dentro da caixinha original GM.....
eu só uso pastilha Fras-le aqui na oficina........mas tem que ter, discos tambores perfeitos, ou seja, se precisar mando dar passe ou coloco novo, depois de montado sempre faço o pré assentamento na estrada como a fabrica manda, acabei de postar num outro topico.....
fica perfeito......
pastilhas de outras marcas mais baratas eu não monto e não recomendo, quando o cliente quer algo mais barato eu coloco a Lona flex que é a segunda linha da Fras-le.......
mas logico, jeep tem q freiar devagar e tal, e realmente as pastilhas Fras le são mais "duras" dq as marca "au au"..........

leopoldo
18/11/2007, 17:29
Pastilhas AUAU ! :dance:

essa foi excelente :lol:

fontana
18/11/2007, 17:31
Pastilhas AUAU ! :dance:

essa foi excelente :lol:

pra não dizer marca cachorro.........

Andrezão4x4
18/11/2007, 23:43

Olá Gustavo! Poderia postar as fotos do servo (Bendix) com o cilindro da D20 e seu código? Obrigado! []'s :concordo:

m.vinicius
20/11/2007, 09:31
Essa história de pastilha já foi explicada:

(a) pastilha dura = altas velocidades = tempra turbo

(b) pastilha mole = baixas velocidades = jeep.

Não existe disco mole. Só duro. Oque muda é o material da pastilha.

Agora, pastilhas originais ficou muito vago. Oque importa é a MARCA ... cobreq, fraslee, outras ....

E, no caso de adaptação, é assim, mesmo: testa, troca, testa, até achar a melhor, mas a base é essa mesmo : (a) (b)

a= ate
b= vou ter que desmontar, mas não é frasle. um especialista ai de SJC (sr Osvaldo) não me lembro o nome da oficina ele, na av andromeda, sempre dizia pastilha boa é aquela que suja a roda de pó preto, que são macias.

leopoldo
20/11/2007, 13:22
"pastilha boa é aquela que suja a roda de pó preto !"

:concordo::concordo::concordo:

m.vinicius
21/11/2007, 10:04
"pastilha boa é aquela que suja a roda de pó preto !"

:concordo::concordo::concordo:

foi o que eu disse, mas como identificar isto na hora dacompra?

lucciano amaral
21/11/2007, 10:20
foi o que eu disse, mas como identificar isto na hora dacompra?

Amigo vinicius tenho a mesma duvida. no aguardo de alguma ajuda.

leopoldo
21/11/2007, 13:22
O problema é que isso não vem especificado nas caixas.

Vou dar uma olhada e ver se acho alguma referencia.

valmor
01/01/2008, 13:27
MInha situacao:

Utilizo meu CJ5 + carreta tipo fazendinha pra transporte ( adubo , pedra , terra ) em regiao Montanhosa. MUITA ladeiras. Geralmente preciso parar numa ladeira pra carregar ou descarregar.
Tenho freio a disco SOMENTE na dianteira ( tambor :putz:na traseira ).
NAO confio somente nos freios dianteiros ( apesar de estarem bem eficientes ) e nao confio NADA no freio de mao ( estacionamento ).

Freio a disco na 4 rodas seria uma solucao pra meu problema ????

obrigado

leopoldo
01/01/2008, 14:22
VALMOR, respondendo à sua pergunta: Não.

Se vc não confia nem num, nem n'outro, como seria resolver seu problema ????

Se vc tem freio original a tambor na trazeira, ainda pode se beneficiar de freio de mão original ...

e observe que: freio de mão não é = freio de emergência ... será que é isso que vc quer ????

é apenas freio de ESTACIONAMENTO.

AFINAL ???? qual é o seu problema ?????

valmor
01/01/2008, 15:08
AFINAL ???? qual é o seu problema ?????

necessito AUMENTAR a eficiencia dos freios ( hoje c/ disco na diant. e tambor na traseira ) Frear um CJ5 c/ carretinha carregada nao tem sido uma tarefa segura...
ter um freio de estacionamento que funcione ou seja que freio o veiculo !Obrigado

leopoldo
01/01/2008, 16:19
AHÀ !

Agora sim é possível entender oque se passa. Vc aumentou o peso. E num plano inclinado ficou mais díficil de parar o jeep. Natural.

Bom, a 1º opção (se é que seu jeep não tem um ... é por servo freio). Mas como não dá para colocar servo num cilindro mestre de jeep, o 1º passo seria colocar um cilindro mestre de menor diâmetro e um servo compatível. Com o circuito duplo, vc já ganha em segurança, e sendo a pressão maior, menor o esforço da perna para aplicar o freio.

A 2º opção, é colocar uma pinça/disco maior.

A 3º opção é colocar um freio nas rodas da carreta, com um acionamento hidraulico independente no jeep. Um cilindro mestre acionado por alavanca.

Sobre o freio de mão ... pouca coisa é mais eficiente como freio de estacionamento que o freio a tambor. Um sistema um pouco mais eficiente, mas ainda a tambor seria o freio da F75/landau. Vc pode conjugar o freio de estacioamento com o sistema hidraulico das rodas acoplado a uma valvula, aquele assunto já discutido do freio de mão hidraulico.

Somente volto a lembrar que freio de estacionamento NÃO é freio de emergência, ou reserva. Isso é outro assunto. E se isso está bem claro, as sugestões acima podem ajudar.

Zepi
02/01/2008, 09:31
E o freio no cardã a disco?
Tem um tópico onde o pessoal fala muito bem do kit do Berga!
Como imagino que ele carregado estará sempre com as duas rodas traseiras no chão...

Abs

leopoldo
03/01/2008, 02:04
Sim, é uma opção.

porém, numa situação lamacenta com subida ìngreme, pode não funcionar pelo efeito do diferencial e o jeep descer a ribanceira.

SE fosse minha a dificuldade, na carreta eu colocaria freio hidraulico + freio de estacionamento.

Zepi
03/01/2008, 09:50
Sim, é uma opção.

porém, numa situação lamacenta com subida ìngreme, pode não funcionar pelo efeito do diferencial e o jeep descer a ribanceira.

SE fosse minha a dificuldade, na carreta eu colocaria freio hidraulico + freio de estacionamento.

Bem..entendi que ele usa carretinha e tal...usa para trabalho...acho que trilhas não é o uso do jipe.
Foi o que entendi...

Abs

valmor
06/01/2008, 19:16
Bem..entendi que ele usa carretinha e tal...usa para trabalho...acho que trilhas não é o uso do jipe.

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

Marcos ET
07/01/2008, 10:51
A 3º opção é colocar um freio nas rodas da carreta, com um acionamento hidraulico independente no jeep. Um cilindro mestre acionado por alavanca.

Leopoldo! saudações!!

Cara, tem um sistema que eu acho ser mais eficiente doq o acionamento NO jeep.... trata-se daqueles onde o acionamento dos freios da carretinha é feito através da haste telescópica instalada na própria carretinha.... muito usado em carretas nauticas!

Quando vc pisa no freio, o próprio peso (+ inércia) da carretinha faz com que a barra onde esta fica acoplada ao veículo "encolha" (pois é telescópica), atuando sobre um cilindro mestre instalado dentro dela, freiando as rodas da mesma....

Quanto aos freios... bom, já que o Valmor nao confia em nenhum... acho mesmo que a melhor opção é usar o velho freio de estacionamento instalado na T-Case (por multiplicar sua eficiencia), em conjunto com freio de acionamento mecânico das rodas de trás (tipo convencional, para anular o efeito diferencial), acionando a tração 4x4 (para freiar nas 4 rodas), juntamente com a reduzida e o jeep engatado em 1ª marcha..... assim, ele pode parar até em parede que o jeep nao sai do lugar! hehehehe QUERO VER QUEM TIRA O JEEP DO LUGAR!

Zepi
07/01/2008, 11:02
Boa idéia Marcos!!!!
Abs

Marcos ET
07/01/2008, 11:26
e se for pra "apelar" de vez, instala uma "Trava Carneiro", pra manter acionado os freios dianteiros tbem..... vai pregar "queném" durepóxi no chao....

Zepi
07/01/2008, 11:46
Hehehehehehe!!!!!

Se aqui tivesse "twister"...hehehe!
Seria uma solução!

abs

valmor
07/01/2008, 17:27
Vcs estao de brincadera ??? :putz::putz::putz:

Quero ver que nao "transpira frio" , pra nao dizer outra coisa :twisted: , descendo uma ladeira enlamaçada com uma carretinha c/ 500kg de carga te cutucando no cangote ...:???::???::???:

[]´s :concordo:

Marcos ET
07/01/2008, 17:50
O Valmor, agora, falando sério, instala carretinha com freio acionado pela haste e coloca uns pneus agrícolas nela pra poder agarrar no chao.....

ou,

se vc qzer algo mais "interessante", coloca um eixo de jeep na carretinha e engata um cardãn na tomada de força do jeep.... daih vc terá uma carretinha com tração! rs

leopoldo
07/01/2008, 23:54
Dai ... é só por suspensão regulável a ar na carreta, um par de rancho 9000, pneus lameiros, guincho 1500lbs, e blocante no unico eixo. Se o jeep atolar .... a carretinha puxa o jeep.

leopoldo
07/01/2008, 23:59
... trata-se daqueles onde o acionamento dos freios da carretinha é feito através da haste telescópica instalada na própria carretinha.... muito usado em carretas nauticas!

Tem, mas vc não controla a frenagem. No jeep, vc controla como se fosse uma carreta Scania.

Bom, de qualquer forma é + 1 opção. Aqui temos um poço de ideias.

Marcos ET
08/01/2008, 10:36
HAHAHAHA Leopoldo, vc esqueceu das baterias de 120Ah para tocar o guincho, alguns faróis de milha pra poder "alumiar" bem o caminho, Roda Livre pra quando for pegar asfalto, Molas da Toyota Bandeirantes pra poder ficar mais macio, Barras para prevenir Axle Wrap........... quem sabe até a instalação de um conjunto direcional, acionado por uma caixa de direção hidráulica dodge e um motor elétrico, ligados a um Joystick.... (hehehe nao pude me conter)

...Aqui temos um poço de ideias.

É verdade... no caso do Valmor, antes um poço de idéias doq um poço de lama....

valmor
08/01/2008, 20:29
:palmas: :concordo: :palmas: :concordo: :palmas: :concordo: :palmas: :concordo:

tavio_g
09/01/2008, 22:33

Risso!
Qdo tiver um tempo posta estas fotos, please!!!!!!!!!!!!
to mudando de casa e a garagem é alta pacas! tem uma p#$%&@ rampa e agora precisarei arrumar isso de qq jeito!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]s

Aurélio
16/02/2008, 13:15
Amigos,

Recorro novamente a vocês para tentar sanar o problema de frenagem - ou a falta dela - no Jeep.

Bem, o sistema é todo novo, absolutamente zero: tubagem, flexíveis, servo e cilindro mestre da F1000 (antiga), freios UBD na dianteira e SBD na traseira, sem válvula equalizadora. Não há folga nos rolamentos.
E nem assim o "maledeto" para.
Depois que substitui o servo do gol/mestre da Kombi pelo servo e cilindro mestre da F1000 o pedal fico mais macio, mas não mudou em absolutamente nada a frenagem e nem bombando o pedal os freios funcionam.
Um detalhe é que as pastilhas dianteiras estão chiando. Já tirei, quebrei as pontas, lixei e segundo o meca não está vidrificada.

Então, alguma opinião sobre o que ou onde devo olhar?

Abs,

Aurélio

leopoldo
16/02/2008, 13:34
... as pastilhas dianteiras estão chiando ...

Pastilha dura demais para a aplicação ... é para rodas que giram a maiores rpm's. NÃO adianta quebrar as bordas.

Em principio, vc deve procurar pastilhas mais MACIAS.

Depois, vc testou o vácuo no servo?

Marcos ET
16/02/2008, 16:50
Amigos,

Recorro novamente a vocês para tentar sanar o problema de frenagem - ou a falta dela - no Jeep.

Aurélio

Amigo Aurélio, quem tem problemas de frenagem é carro!
No Jeep, isso nao é problema... , mas sim CARACTERÍSTICA! rsrsrsrs

[]'s sem perder a piada....

Aurélio
16/02/2008, 18:33
Pastilha dura demais para a aplicação ... é para rodas que giram a maiores rpm's. NÃO adianta quebrar as bordas.
Em principio, vc deve procurar pastilhas mais MACIAS. Depois, vc testou o vácuo no servo?
Leopoldo,
O problema é conseguir a identificação de pastilhas macias. Pelo menos aqui na roça, ninguém sabe como diferenciar as pastilhas macias das duras. Ainda assim, vou trocar as pastilhas por outras, digamos, genéricas na esperança que sejam do tipo macias.
Quanto ao vácuo, esqueci de falar, testei sim e está OK.
De toda forma, obrigado pela resposta.

Amigo Aurélio, quem tem problemas de frenagem é carro! No Jeep, isso nao é problema... , mas sim CARACTERÍSTICA! rsrsrsrs
[]'s sem perder a piada....
Ô caracteristicazinha fédamãe, sô. :D

Abs,

Aurélio

lucciano amaral
18/02/2008, 08:20
O meu sistema é igual o seu, so que uso valvula equalisadora, e tem funcionado legal.

Treme Terra
19/02/2008, 22:45
O meu sistema é igual o seu, so que uso valvula equalisadora, e tem funcionado legal.

Funciona legal quando não quebra o cano do freio dianteiro, rs... rs..rs....

Domingo tem mais....

Abraços

lucciano amaral
20/02/2008, 08:52
Funciona legal quando não quebra o cano do freio dianteiro, rs... rs..rs....

Domingo tem mais....

Abraços

Amigo junior, é verdade, quando quebra o caninho de freio fica sem freio. MAs hj ja vou arrumar la no runoval, domingo vamos denovo, abraços

Vinicius_4x4
20/02/2008, 17:39
Andei comprando pastilhas de freio hoje mesmo .. aproveitando questionei sobre a pastilha ser dura ou não. Tinha da Fras Le - que me disseram ser dura. E que a SYL seria mais macia. Ambas são primeira linha. A diferença entre a "dureza" delas seria a marca mesmo .. segundo o vendedor!!

OBS.: Não testei pra ver se realmente é mais macia.

Faloow!!

GBarros
07/05/2008, 23:29
Gente, quero deixar a minha duvida que está me deixando louco a alguns dias em relação ao freio que estou tentando montar em meu jipe. Coloquei pedaleira do opala, cilindo mestre e servo freio também do opala. Na frente, coloquei as pinças da kombi, e atrás coloquei as pinças do Tempra. O problema é que ao acionar o pedal de freio, com o motor desligado, o pedla apresenta uma pressão até boa, de como estaria se fosse normal com o motor ligado. Mas quando o motor é ligado, além de o pedla abaixar muito na pisada, ele não volta como devia, além de travar as pinças traseiras. Gostaria de saber aonde estou errando, pois além de estar tentando aprender sobre isso, já tentei várias formas de diminuir a pressão nas pinças traseiras, com valvulas redutoras de pressão. Fui em uma loja perto de minha casa e o cara me sugeriu colocar o sistema em "X", já que o mesmo está em "T". E tentar descobrir se o problema é nas pinças ou no sistema que antecede as mesmas. Outra coisa: alguem saberia me dizer um cabo de freio de mão que fosse adaptável a essa pinça, e que fosse num preço acessivel, pois o original do tempra custa 70,00!:shock:

leopoldo
07/05/2008, 23:58
Quando a pinça trava, é bem possível que vc NÃO tenha deixado a folga especificada entre a vareta e o cilindro mestre, OU ... dependendo da valvula que vc colocou para o sistema de freio traseiro, não é uma proporcionadora e sim de retenção parcial de pressão.

Treme Terra
08/05/2008, 00:15
Eu usei o cabo do freio de mão do escort, é barato e a regulagem e na propria capa do cabo, muito facil.

m.vinicius
08/05/2008, 06:12
Leopoldo,
O problema é conseguir a identificação de pastilhas macias. Pelo menos aqui na roça, ninguém sabe como diferenciar as pastilhas macias das duras. Ainda assim, vou trocar as pastilhas por outras, digamos, genéricas na esperança que sejam do tipo macias.
Quanto ao vácuo, esqueci de falar, testei sim e está OK.
De toda forma, obrigado pela resposta.

Ô caracteristicazinha fédamãe, sô. :D

Abs,

Aurélio
aurelio,eu tambem tô na roça, eu achei as pastilhas mais macias sendo as originais da marca, ou seja pagando mais caro na concessionaria, dianteiro na vw original e traseira na chevrolet, pinça dianteira kombi e traseira vectra. no inicio do tópico dei minha opniao inclusive com meu carro de passeio, só aceitar pastilha original e no jeep foi a mesma coisa, pago om certeza e sem tristeza o dobro do preço sem problemas para ver meus carros frearem! repito "ECONOMIZAR EM FREIOS É DESPERDIÇAR EM SEGURANÇA".

bastante afastado do forum por falta de tempo

Marcos ET
08/05/2008, 09:42
Quando a pinça trava, é bem possível que vc NÃO tenha deixado a folga especificada entre a vareta e o cilindro mestre, OU ... dependendo da valvula que vc colocou para o sistema de freio traseiro, não é uma proporcionadora e sim de retenção parcial de pressão.

Nao seria possível um problema no servo? Quando o motor é ligado, o vácuo auxilia na frenagem além do necessário e depois nao retorna à posição original? Se o sistema "tem uma pressão até boa, de como estaria se fosse normal com o motor ligado", pode ser que ao ligar o motor, o servo "exagere" a coisa, dificultando a liberação do sistema por completo.... na opinião de quem nem usa servo no freio do jeep (questoes filosóficas impedem este tipo de adaptação na minha viatura), acho que pode ter um problema aih, no servo.....

GBarros
08/05/2008, 23:40

Leopoldo, quando eu comprei o servo freio com o cilindro mestre do opala, veio um tipo de espaçador que fica entre o servo freio e o suporte que vai na parede corta fogo. Tirei ele pois achei que o problema poderia estar entre a pedaleira e o servo freio. Naõ adiantou nada, até porque quando desmontei o ciclindro mestre do servo freio vi que os sistemas são independentes. Fiz a burrice de mecher naquele parafuso de regulagem do cilindro mestre, o que fez frear apenas as rodas da frente, e depois só as de trás, mas depois consegui colocar na posição certa. Bem, se o problema estiver entre o cilindro mestre e o servo freio, como vou fazer para que essa distancia seja respeitada, pois não tem jeito de mexer nessa distancia, ou tem, a não ser que mexa naquele parafuso de novo, e eu não to afim de fazer isso de novo. Me ajuda aí galera, tá faltando só isso pra rodar com a viatura recém reformada! Obrigado! Ha, e outra. a válvula eu tirei de um sistema do opala original, mas vou comprar outra. Pode ser que esta esteja danificada. Alguem aconselha uma outra, ou uma melhor, que seja indicada pra tal finalidade? O sistema em "X" modificaria ou me beneficiaria em alguma coisa?

leopoldo
09/05/2008, 09:28
pois é ... aquele parafusinho na frente da vareta ... é aonde vc não devia ter "regulado".

se travava um ou outro par de rodas era problema de sangria de servo e de pinça e não o parafusinho.

vc vai ter que regular sim aquele parafusinho de novo.

Aquele parafusinho regula a folga. Sem folga, a vareta está pessionado o mestre e não deixa o fluido de freio retornar.

Então vc tem 3 problemas: falta de folga, pistão do circuito traseiro muito avançado e desregulagem do mestre como um todo.

O espaçador entre a parede de fogo e o servo nada tem a ver pois é só para prover posicionamento e espaçamento adequado em um veículo X e em geral é aproveitado para não fazer gato (cortes e soldas) na vareta traseira até o pedal ou a pedaleira.

Schuinka
09/05/2008, 11:31
Amigos, o que vc´s podem dizer em usar o cilindro mestre e hidrovácuo do corsa, pedaleiras do opala, disco ventilado da F1000 e pinças do vectra, será que funciona? vlw, obrigado

Aurélio
21/05/2008, 08:10
Leopoldo e amigos,

Identifiquei o problema de frenagem no meu Jeep.
Testando o funcionamento, isolei o circuito traseiro e o freio se comportou da mesma maneira, donde concluímos que o freio traseiro não pega. Depois, para confirmar, reinstalei a tubagem no sistema traseiro, fiz a sangria, ligamos o motor, pisei no freio e...giramos com as mãos a roda traseira !!!
A pergunta é: o que poderia estar causando isso?
Lembrando, novamente, que é tudo novinho em folha.:evil:
Abs,

leopoldo
21/05/2008, 13:10
É tanta gente expondo problema de freio ao mesmo que dá nó no cérebro.

Aurélio, vc constatou que se vc levanta as rodas traseiras no cavalete e pisa no freio, o freio das rodas traseiras não funciona ?

Se for isso, começe pelo seguinte:

os cilindros de roda sangram ? se vc abre o sangrador e pisa no freio a pressão chega lá ?? se chega o sagrador só deixa vazar ou sai um belo jato de fluido de freio ?

Sem tem jato, a pressão chega lá ... o problema está do espelho para a panela.
Se não tem jato, pode ser cotovelo, flexível de freio até o cilindro mestre.

caso não tenha pressão, abra uma a uma: a tubulação do cilindro de roda, do cotovelo, da onecção com o flexível ... vai subindo até chegar no mestre.

SE chega no mestre e descobre que não tem pressão lá, ou o mestre ainda não sangrou, ou o mestre tem defeito.

Aurélio
21/05/2008, 14:35
É tanta gente expondo problema de freio ao mesmo que dá nó no cérebro.
Opa.
Verdade. :putz:

Aurélio, vc constatou que se vc levanta as rodas traseiras no cavalete e pisa no freio, o freio das rodas traseiras não funciona ?
Isso mesmo, Leopoldo

os cilindros de roda sangram ? se vc abre o sangrador e pisa no freio a pressão chega lá ?? se chega o sagrador só deixa vazar ou sai um belo jato de fluido de freio?
Os cilindros sangram sim, mas sem pressão, ou seja, sem jato.

caso não tenha pressão, abra uma a uma: a tubulação do cilindro de roda, do cotovelo, da onecção com o flexível ... vai subindo até chegar no mestre. E chega no mestre e descobre que não tem pressão lá, ou o mestre ainda não sangrou, ou o mestre tem defeito.
O cilindro mestre, apesar de novo eu abri e segundo o meca está tudo normal, sem problemas.
Pensei que a haste pudesse estar sem folga, forçando o mestre, mas também não está.
Então, resta-me fazer como disseste, abrir desde a tubulação do cilindro da roda até chegar ao mestre e ver se tem restrições.
Sexta-feira vou ao meca e tentar isso.
Só não entendi o "sangrar o mestre". Não basta sangrar pelas pinças? Como é isso?
De toda forma, mais uma vez, muito obrigado pelas dicas e atenção. :concordo:

Abraços

leopoldo
21/05/2008, 21:53
Sangrar o mestre é a 1º operação que vc faz, antes de conectar a tubulação.

2 pessoas trabalhando: uma pisa no freio e a outra faz o papel de sangrador no furo do mestre (onde rosqueia a tubulação) . Não precisa abrir uma fresta com a ponta do dedo no furo do mestre. A pressão é suficiente para forçar a passagem por sí só.

Normalmente, depois de 2 boas pisadas sai um belo jato em leque entre o seu dedo e o furo no mestre.

Ai você conecta a tubulação. Se vc não faz issó é possível ter uma boa bolha de ar no sistema.

Agora, é o seguinte: não exclua a possibilidade do servo estar com uma gaxeta interna detonada e não está criando pressão na câmara.

Cuidado que alguns fluidos de freio são bem combustíveis (também não são comestíveis), irrita os olhos se espirrar neles e dissolve algumas pinturas.

Aurélio
08/06/2008, 10:55
Sangrar o mestre é a 1º operação que vc faz, antes de conectar a tubulação. (...)Ai você conecta a tubulação. Agora, é o seguinte: não exclua a possibilidade do servo estar com uma gaxeta interna detonada e não está criando pressão na câmara.
E a saga continua. :evil:

Depois de seguir as orientações do Leopoldo - sangrar e verificar o mestre, testar cada trecho do sistema - e verificar que não há obstrução ou retenção, pois fluído chega com pressão ao último trecho do circuito traserio, chegamos à pinça, ou seja, o problema está nela.
Daí, fiz um teste, instalando uma pinça da pampa e depois, não satisfeito, uma pinça do freio traserio da Ducato e ambas funcionaram, ou seja, o fluido chega às rodas traseiras com pressão e volume suficientes.
Então, o meca desmontou as pínças que, repito, são novas, para verificar possível obstrução. Não encontramos absolutamente nada de diferente, inclusive os pistões funcionam quando acionamos com a mào o sistema de freio de estacionamento.
Daí, mais uma vez, pergunto aos amigos: o que pode ser? Essa pinça do Kadet tem algum, digamos, macete, ou trava, ou sei-lá-o-que :mrgreen: que pode impedir seu funcionamento? Ou requer pressão e volume de fluído maiores do que o disponível no sistema (servo e mestre da F1000)?

Abraços

leopoldo
08/06/2008, 11:45
Eu desconheço qualquer característica de travamento.

Agora, o cilindro merstre da F1000 tem o maior diametro que eu conheço, portanto, tem a menor pressão de operação, mas o maior volume deslocado. Necessita um bom servo ou uma pinça bem grandinha.

Obviamente pinça de kadett e cilindro de F-1000 podem não ser o casamento perfeito.

As considerações são as seguintes, uma vez que vc testou e não há restrição, entupimentos ou travamentos, uma vez que vc avaliou qualitativamente, vamos procurar pêlo em ovo, fazendo medições, a avaliação quantitativa:

1- falta de fluido suficiente (volume) oque não deveria ser possível pelo volume deslocado pela pinça da F-1000, mas vc poderia medir o volume deslocado na camara 1 e depois da camara 2 do mestre: solta a tubulação pega uma seringa, tira o embolo, alguém pisa e vc colhe e mede o volume da 1º, fecha a tubulação e mede a 2º, só para comparação da 1º e da 2º. Anota. Depois vai lá na roda traseira, na conecção com T, solta e mede o volume deslocado numa pisada equivalente. volume igual ? OK. Volume menor .... tem algum problema.

2- falta e pressão suficiente, bom, aí só fazendo o ultimo teste: conectar um manômetro na saida do mestre e medir a pressão quando pisa-se nele na camara 1 e na 2, para comparação. Anota. Repete a medição na conecção do T. Se há a mesma pressão, indiscutívelmente o problema está na pinça.

3- Vc falou que não tem válvula proporcionadora no circuito traseiro ..... tem certeza que não foi instalada no mestre nem no T do circuito traseiro???? parece valvula montada ao contrário.....

Santoro
08/06/2008, 15:45
olha so , eu tenho no meu carro o sistema f1000 pinças de kadet na traserira, e n apresento problema nenhum na frenagem , na dianteira tenho as da kombi, na parte de tras tem uma valvula equalizadora do escort se n estou enganado .

Aurélio
05/08/2008, 13:38
Atualizando a saga.

Depois de revisar absolutamente tudo e não encontar problema algum, parti para uma solução radical. Troquei os discos, substituindos-o por um de maior diâmetro, mantendo porém a mesma pinça, pois não quero abrir mão do freio de estacionamento.
A idéia é que com a mesma força aplicada nas pastilhas, mas com um braço de alavanca maior a resultante seria uma frenagem mais eficaz.
Então, construí uma chapa para adaptar o suporte do sistema de freio dianteiro da SDB à pinça do Kadet, desbastei o disco em 1,5mm, instalei tudo, sangria feita e.....não pára! Incrível!
Até melhorou, mas aquela frenagem de arrastar pneu, não acontece.

Resumo da ópera. Essa pinça pode até funcionar em outras viaturas, mas no meu Jeep não tem jeito.

Estou pensando agora em instalar a pinça do Golf que, me disseram, é maior do que a do Kadet.
Alguém aí sabe dizer se é mesmo maior?

Abraços

Aurélio
05/08/2008, 19:10
Complentando o tópico acima (já que não consigo edita-lo) outra opção seria a pinça traseiro do Tempra.
Então, a pergunta aos amigos é: Dente essas pinças, do Golf e do Tempra, qual delals é maior que a do Kadet?
Abs,

GBarros
06/08/2008, 01:28
Complentando o tópico acima (já que não consigo edita-lo) outra opção seria a pinça traseiro do Tempra.
Então, a pergunta aos amigos é: Dente essas pinças, do Golf e do Tempra, qual delals é maior que a do Kadet?
Abs,

Aurélio, as duas são muito semelhantes (tempra e golf). O problema é que os encaixes dos parafusos, não cabem, por exemplo, em um kit desenvolvido para a pinça do kadet (já era de se esperar), mas nada que um torneiro não alinhe os orificios para a fixação da mesma. E as duas, por se parecerem muito, são maiores que a do kadet/monza. Falo isso porque existe uma pinça de kadet/monza, que são menores, e não apresentam freio de mão embutido. Abra o olho, pois todos os detalhes são importantes pra montar um sistema legal de freio.

Marcos ET
06/08/2008, 09:36
Aurélio, blza?
Meu amigo, me fala uma coisa, se vc tá achando que as pinças do Kadet nao estao funcionando pq elas nao "enchem" totalmente os atuadores, entao acho que se vc colocar pinças maiores vai piorar o problema... será mesmo que vc nao encontra OUTRAS pinças IGUAIS (outras do Kadet) para testar se o problema nao está nelas? Preocupa-me vc ir aumentando cada vz mais as pinças trazeiras, principalmete pq daqui a pouco elas estariam com capacidade de frenagem muito superior às dianteiras, assim, se "um dia" vc escobre que tem algo errado em outra parte da instalação do seu jeep, vai ter que trocar tudo novamente... pois a cada frenagem, um cavalo-de-pau ia ser dado!
Se em 99,9% dos casos, a pinça do Kadet serve nos jeeps (0,01% é vc.. rs), entao o problema nao é no dimensionamento desta pinça, mas em algum DEFEITO, ou nela, ou no circuito.... entao, trocar esta pinça por outra maior nao seria a saída adequada, nao concorda? melhor seria testar outras pinças iguais...

Marcos ET
06/08/2008, 09:48
OU...
Acaba de me ocorrer outra coisa... (tomara que eu nao esteja falando besteira)

Aurélio, vc falou que o seu sistema é em "T" correto? bom, se for, vamos a algumas considerações:

1. Segundo citação do Leopoldo (nao me lembro em qual tópico, nem em que ano... rs) o cilindro mestre DUPLO (bom, acho improvável que vc esteja usando um cilindro simples) tem duas capacidades volumétricas diferentes... o pistão de trás desloca menos fluido porque tem aquela vareta que liga ele ao primeiro pistao (o da frente) do sistema, ok?
2. O tamanho da pinça dianteira deveria ser MAIOR que as da traseira, pois cabe a elas o trabalho de maior frenagem, ok?

ENTAO, se vc instalou pinças "menores" na frente (proporcionalmente), pode ser que elas alcancem o disco muito antes (pois tem um volume menor que o ideal, "enchendo" mais rápido), impossibilitando que vc pise mais "fundo" para que as pinças de trás consigam chegar no disco...

Quer testar? desliga os dianteiros e pisa no freio... veja se as pinças do Kadet que estao atrás funcionam...

Aurélio
06/08/2008, 11:18
Aurélio, blza? Meu amigo, me fala uma coisa, se vc tá achando que as pinças do Kadet nao estao funcionando pq elas nao "enchem" totalmente os atuadores, entao acho que se vc colocar pinças maiores vai piorar o problema... será mesmo que vc nao encontra OUTRAS pinças IGUAIS (outras do Kadet) para testar se o problema nao está nelas? Preocupa-me vc ir aumentando cada vz mais as pinças trazeiras, principalmete pq daqui a pouco elas estariam com capacidade de frenagem muito superior às dianteiras, assim, se "um dia" vc escobre que tem algo errado em outra parte da instalação do seu jeep, vai ter que trocar tudo novamente... pois a cada frenagem, um cavalo-de-pau ia ser dado!
Se em 99,9% dos casos, a pinça do Kadet serve nos jeeps (0,01% é vc.. rs), entao o problema nao é no dimensionamento desta pinça, mas em algum DEFEITO, ou nela, ou no circuito.... entao, trocar esta pinça por outra maior nao seria a saída adequada, nao concorda? melhor seria testar outras pinças iguais...
Grande Marcos,

As suas considerações procedem, mas...examinei e reexaminei tudo o que é possível de se examinar no sistema de freio. Testei inclusive o funcionamento do sistema com outras pinças e está tudo ok. As pinças são zeradas e defeito em duas ao mesmo tempo é muito improvável.
O problema não é nos atuadores, pois eles estão funcionando a contendo. E para tirar de vez a dúvida, instalei o freio de estacionamento e com ele atuado, ou seja, o cabo esticado e as pinças mais do que enconstados no disco, o jeep não pára em descidas mais íngremes.
O que melhorou foi instalar um disco maior no eixo traseiro, mantendo a pinça do Kadet. Ou seja, para a mesma força empregada, o trabalho passou a ser maior e com isso a frenagem melhorou um pouco.
A idéia então é aumentar um pouco mais a área de contato, nada exagerado. Então, pesquisando os tamanos das pastilhas do Kadet, Golf e Trempra descobri que as áreas são respectivamente, em mm2, 3947,84, 4612,88 e 5824,96, sendo a do Tempra, mais comprida, possibilitando abranger quase o comprimento total do disco, pois é 3,2mm menor em relação à pastilha da Kombi.
E essa estatística, infelizmente, não está certa, pois segundo o Berga, ele desistiu de usar esse sistema de freio traseiro por não funcionar em muitos casos opando por usar o mesmo sistema para os dois eixos e o freio de estacionamento no cardã.

OU...Acaba de me ocorrer outra coisa... (tomara que eu nao esteja falando besteira) Aurélio, vc falou que o seu sistema é em "T" correto? bom, se for, vamos a algumas considerações:
1. Segundo citação do Leopoldo (nao me lembro em qual tópico, nem em que ano... rs) o cilindro mestre DUPLO (bom, acho improvável que vc esteja usando um cilindro simples) tem duas capacidades volumétricas diferentes... o pistão de trás desloca menos fluido porque tem aquela vareta que liga ele ao primeiro pistao (o da frente) do sistema, ok?
2. O tamanho da pinça dianteira deveria ser MAIOR que as da traseira, pois cabe a elas o trabalho de maior frenagem, ok?
ENTAO, se vc instalou pinças "menores" na frente (proporcionalmente), pode ser que elas alcancem o disco muito antes (pois tem um volume menor que o ideal, "enchendo" mais rápido), impossibilitando que vc pise mais "fundo" para que as pinças de trás consigam chegar no disco...
Quer testar? desliga os dianteiros e pisa no freio... veja se as pinças do Kadet que estao atrás funcionam...
Opa.
A idéia é interessante, mas acho que não é por aí, pois as pinças dianteiras são maiores que as traseiras, pois uso o sistema do Berga que emprega as pinças do Santana. De toda forma, por desencargo de consciência, vou testar.

Abs,

Aurélio
06/08/2008, 11:22
Aurélio, as duas são muito semelhantes (tempra e golf). O problema é que os encaixes dos parafusos, não cabem, por exemplo, em um kit desenvolvido para a pinça do kadet (já era de se esperar), mas nada que um torneiro não alinhe os orificios para a fixação da mesma. E as duas, por se parecerem muito, são maiores que a do kadet/monza. Falo isso porque existe uma pinça de kadet/monza, que são menores, e não apresentam freio de mão embutido. Abra o olho, pois todos os detalhes são importantes pra montar um sistema legal de freio.
Opa.
Obrigado pela preocupação, mas estou atento.
O que fiz, com ajuda de um super torneiro, foi uma placa para ligar o suporte para a pinça da Kombi à pinça do Kadet. Ficou seguro, sem problema algum.
Então, com uma pinça do Tempra, que tem as pastilhas maiores do que a do Kadet e do Golf e com o molde já pronto, bastará reposicionar os furos que pegarão nessa nova pinça, pois a furação para o suporte já está pronta.
Abs,

Marcos ET
06/08/2008, 11:29
Grande Marcos ... essa estatística, infelizmente, não está certa, pois segundo o Berga, ele desistiu de usar esse sistema de freio traseiro por não funcionar em muitos casos opando por usar o mesmo sistema para os dois eixos e o freio de estacionamento no cardã.

Poizé... eu detesto estatística! foi mais no chutometro mesmo! rs

A idéia é interessante, mas acho que não é por aí, pois as pinças dianteiras são maiores que as traseiras, pois uso o sistema do Berga que emprega as pinças do Santana. De toda forma, por desencargo de consciência, vou testar.

Poize novamente... acho que embora a pinça seja "grande", pode ser que seja pequena PROPORCIONALMENTE ao cilindro mestre... quem sabe? Acho mesmo que se elas funcionarem quando vc desligar as dianteiras, OU vc pode montar o circuito traseiro no cilindro mestre dianteiro (maior) e o circuito dianteiro no cilindro mestre traseiro (o menor, aquele que fica mais perto do hidrovácuo), OU entao vc pode instalar uma valvula equalizadora de pressao entre os dois circuitos...

TEORICAMENTE, eu acho que instalar o circuito DIANTEIRO no cilindro mestre menor (aquele mais perto do hidrovácuo) e o circuito do freio traseiro no cilindro mestre maior (aquele mais na "ponta", mais para frente do jeep) é mais negócio, pois o cilindro menor produz maior pressao com a mesma força aplicada sobre ele e se ele for suficiente para atuar nas pinças dianteiras, vc vai freiar melhor com menor esforço....

Alessandro Henrique
06/08/2008, 11:47
Nao sei se isso ja foi mencionado, em todo caso.... Certa vez tive um problema referente a frenagem que foi dificil de sanar. O problema estava em dois flexiveis que expandiam demais, diminuindo desta forma o volume de fluido para as pincas.

Sds.

Kim
06/08/2008, 13:44
O freio, isso é um problema!!!!!

Bem, os flexiveis são importantes para verificação.

Se são novos, não custa observar, o problema que tive, foi obstrução dos mesmos.

Sobre a pinça do Kadette, os engeseiros tiveram problemas com a frenagem, devido à pequena área de superfície de atrito.

Cada 5000km havia necessidade de troca de pastilhas.

Sobre o problema que passei foi o seguinte:
Aumentei a potência e peso do meu jipe, conseqüentemente, o freio ficou sub dimensionado.
De posse de muitas informações, acabei por colocar uma pinça com pastilhas maiores e disco ventilado (pode-se usar o freio sem medo de "vidrificar" os discos), com isso consegui equilibrar o conjunto.

Por tudo que passei, informo o que deve ser observado.
Diametro de cilindro mestre:
Quanto maior o diâmetro, mais duro fica o pedal;
Menor, mais suave fica o pedal, mais as vezes deve-se pisar duas vezes para segurar.

Diâmetro de cilindro de pinça:
Quanto maior (ou soma dos dois lados da pinça), maior a eficiência da frenagem.

Diâmetro de cilindro de roda:
É a mesma teoria das pinças, tanto que tem um pessoal de carro turbo que diminui o diâmetro dos cilindros para não travar as rodas traseiras em uma freiagem brusca.

Se quiserem mais informações, é sóacessar Bíblia do Carro (http://www.carbibles.com/brake_bible.html), é em inglês, mais tem bastante figurinha para entender.

Abraços.

Kim.

Marcos ET
06/08/2008, 15:33
Poizé Kim, este lance do diametro é só usar aquela veeeelha fórmula:
P=F/A.... onde P= pressao, F= força e A= área....

Se a pressao de todo o circuito de freio é a mesma, entao:
P=F/A do cilindro mestre = P=F/A do cilindro da pinça

OU SEJA:

F/A do cilindro mestre = F/A do cilindro de roda

Se nos interessa a Força que aplicamos sobre as pastilhas em relação a Força que aplicamos sobre o pedal, entao o "ideal" é a maior força nas pastilhas com a menor força no pedal de freio... ou seja, quanto maior a área (diametro) do cilindro mestre e quanto menor a área no cilindro de roda, OU melhor, quanto maior a diferença de diametro dos dois, menos força no pedal necessitamos....

Aurélio
06/08/2008, 19:42
Opa.

Todas essas informações sobre cilindro mestre, flexíveis, instalação do circuito dianteiro x traseiro, foram observadas no Woody e, garanto, não há nada de errado que pudesse influenciar a frenagem.
Fiz como o Marco sugeriu, desligando o sistema dianteiro e a frenagem ficou bem pior, mesmo a inversão foi feita, por desencarbo de consciência e não melhorou em nada. Vou tentar mesmo a pinça com área maior, pois quanto maior a área, maior o atrito.
A propósito, segundo o Berga, os Troller tem o mesmo problema de frenagem no eixo traseiro e, ao que parece, segundo ele, a pinça é pequena.
Assim que conseguir as pinças e instalar, aviso aos amigos.
E obrigado pela força. :concordo:

Abs,

Marcos ET
07/08/2008, 14:33
Cara... boa sorte... nao sei mais oq pensar sobre teu sistema de freios... aliás, no meu caso, eu uso discos (SBD) na dianteira e tambores (os cilindros de roda sao os dianteiros) na traseira com o cilindro mestre original e nao tenho doq reclamar.... freio de mao? meu sistema é no eixo cardan, muito mais eficiente. (só nao serve para dar "cavalo-de-pau" - rsrsrs)

Que tal se vc usar pinças dianteiras VW Golf, pinças traseiras VW Golf e cilindro mestre VW Golf ????

Aurélio
07/08/2008, 14:38
Cara... boa sorte... nao sei mais oq pensar sobre teu sistema de freios... aliás, no meu caso, eu uso discos (SBD) na dianteira e tambores (os cilindros de roda sao os dianteiros) na traseira com o cilindro mestre original e nao tenho doq reclamar.... freio de mao? meu sistema é no eixo cardan, muito mais eficiente. (só nao serve para dar "cavalo-de-pau" - rsrsrs) Que tal se vc usar pinças dianteiras VW Golf, pinças traseiras VW Golf e cilindro mestre VW Golf ????
Obrigado, Marcos.
As suas observações foram de grande ajuda, me obrigando pensar um pouco mais. :shock:
Se as maledetas pinças do Tempra não resolverem, vou de pastilha de Kombi mesmo e freio de estacionamento no cardã. A propósito está usando o do Berga ou adaptou da Toyota Bandeirante?
Abs,

Marcos ET
07/08/2008, 15:08
Bandeirante? nao nao... meu sistema de freio de mao é original Willys mesmo... se vc tiver paciencia, pode encontrar alguns em Porto Real ou em Quatis, aih perto de onde vc esta (saindo de Barra Mansa, é antes de Resende)...
Eu uso as pinças da Kombi na dianteira mesmo, a única alteração "diferente", foi que eu movi os cilindros de roda que ficavam no freio dianteiro (quando era a tambor) e passei para a traseira, tudo acionado, como ja falei, pelo cilindro mestre do jeep original... ah! lembrei de uma coisa interessante... como ultimo recurso, instala um tubo de ligação entre os dois circuitos, por exemplo, no cilindro mestre, geralmente cada pistao tem mais de uma saída.. entao, arruma uma maneira de ligar um circuito com o outro (uma saída na outra, por exemplo), anulando o efeito independente, e veja oq acontece....

felipemendes
08/08/2008, 22:52
Aurélio,
Estou com o mesmo problema. Mas a primeira coisa que notei é que não consigo sangrar direito as pinças traseiras porque as dianteiras "enchem" primeiro. Mas isso é só a parte fácil do problema. Acho que abrindo a sangria de uma das pinças dianteiras enquanto se sangra a traseira deve ajudar bastante, pois assim se consegue levar o pedal até o fundo. Ou seja, sangrar o sistema traseiro junto com o dianteiro. Ou vc pode levar em uma casa de freios onde tem aquele compressorzinho que empurra óleo em direção às pinças, com isso deve sangrar sem ter que pisar no pedal.

No meu caso (tudo igual ao seu: CM de F1000, pinças dianteiras de kombi e traseiras de kadett), tenho que resolver um problema antes, veja se vc não está com o mesmo problema: o disco não fica bem assentado no cubo, e fica "rebolando" quando a roda gira. Com isso, as pinças se afastam do disco, fazendo com que ele não encha. Isso além do óbvio desgaste excessivo de pastilha. Bote o jeep nos cavaletes, engate a primeira e veja se os discos estão bem assentados.

Quando eu conseguir resolver o problema, coloco aqui.

leopoldo
10/08/2008, 14:31
isso tudo (do alainhamento) já foi comentado. O problema dele é não haver pressão suficiente.

Estamos num impasse, pois só indo lá na casa dele para observar tudo ..... e tentar achar uma solução.

Aurélio
11/08/2008, 09:19
Aurélio, Estou com o mesmo problema. Mas a primeira coisa que notei é que não consigo sangrar direito as pinças traseiras porque as dianteiras "enchem" primeiro. Mas isso é só a parte fácil do problema. Acho que abrindo a sangria de uma das pinças dianteiras enquanto se sangra a traseira deve ajudar bastante, pois assim se consegue levar o pedal até o fundo. Ou seja, sangrar o sistema traseiro junto com o dianteiro. Ou vc pode levar em uma casa de freios onde tem aquele compressorzinho que empurra óleo em direção às pinças, com isso deve sangrar sem ter que pisar no pedal.
Felipe,
A sangria está sendo feita sem problemas e, além disso, por aqui na roça não temos essa facilidade do compressor para fazer a sangria.

No meu caso (tudo igual ao seu: CM de F1000, pinças dianteiras de kombi e traseiras de kadett), tenho que resolver um problema antes, veja se vc não está com o mesmo problema: o disco não fica bem assentado no cubo, e fica "rebolando" quando a roda gira. Com isso, as pinças se afastam do disco, fazendo com que ele não encha. Isso além do óbvio desgaste excessivo de pastilha. Bote o jeep nos cavaletes, engate a primeira e veja se os discos estão bem assentados. Quando eu conseguir resolver o problema, coloco aqui.
O alinhamento está perfeito, pois já havia visto isso antes. O meu sistema não está usando as pinças da Kombi no eixo dianteiro e sim do Santana.

O problema dele é não haver pressão suficiente.
Leopoldo.

No sábado fui em outro mecânico, o Tom de Volta Redonda. Então, conversando sobre o problema resolvemos testar o conjunto servo/cilindro mestre da Blazer. Tudo instalado fomos aos testes e não é que melhorou muito o freio. :concordo:

Bem, isso posto, temos que o problema é mesmo pressão. Mas como não ficou cem por cento, na opinião do Tom, a pinça do Santana no eixo dianteiro pode não estar sendo suficiente para frear o meu Jeep. Então substituiremos o conjunto dianteiro pelo sistema com pinça da Kombi e manteremos a pinça do Kadet no eixo traseiro.

Quando voltar do trabalho, faremos a substituição definitiva que, acredito, resolverá de vez o problema.

A titulo de comentário, além do conhecimento, Tom tem uma boa vontade ímpar e isso não tem preço, pois ele fez - e desfez - a instalação só mesmo para testarmos o funcionamento com esse servo/cilindro mestre sendo retirada em seguida, pois o conjunto é do Jeep dele!

E, mais uma vez, agradeço a todos pelas valiosas opiniões aqui postadas.

Abraços animados,

Marcos ET
11/08/2008, 10:18
Aurélio, bom dmais vc estar conseguindo arrumar esta "zica" com o freio!
Qdo eu for até Floriano, vou ver se procuro este "Tom" para conhecer a oficina dele...

Sabe, desde que o pessoal começou a falar dos kits "Ultra Berga Disk" eu nao coloquei muita fé no sistema com apenas uma pinça de santana por roda (*tá bom, aquele com duas pinças eu acho legal)... MAS, como tem muita gente usando, resolvi ficar calado... Eu acho mesmo que as peças para jeep nao devem vir de carros de passeios, mas de utilitários ou pick-ups por terem uma concepção mais robusta (isso vale também para os SETORES DE DIREÇÃO VW)...

Pinça da Kombi nao é o "máximo da eficiencia", mas pelo menos é de um veículo que carrega em seu projeto a intenção de transportar cargas de até 1.000 (aih, se eu estiver errado, me falem), sendo "satisfatória" a sua eficiencia...

Interessante, eu tinha pensado (e postei aqui) que se vc colocasse uma pinça maior na frente, provavelmente iria melhorar a frenagem... rs só espero que isso aumente a eficiencia nos freios traseiros... pois colocar pinças maiores na frente, pode melhorar a impressao de frenagem pq as rodas dianteiras estao "pegando" mais... porém, lembre-se sempre de testar os traseiros, que sao seu real problema ok?

Heita Barra Mansa... ainda existem aqueles bichos-preguiça lá na praça???

Aurélio
11/08/2008, 11:04
Aurélio, bom dmais vc estar conseguindo arrumar esta "zica" com o freio! Qdo eu for até Floriano, vou ver se procuro este "Tom" para conhecer a oficina dele... Sabe, desde que o pessoal começou a falar dos kits "Ultra Berga Disk" eu nao coloquei muita fé no sistema com apenas uma pinça de santana por roda (*tá bom, aquele com duas pinças eu acho legal)... MAS, como tem muita gente usando, resolvi ficar calado... Eu acho mesmo que as peças para jeep nao devem vir de carros de passeios, mas de utilitários ou pick-ups por terem uma concepção mais robusta (isso vale também para os SETORES DE DIREÇÃO VW)... Pinça da Kombi nao é o "máximo da eficiencia", mas pelo menos é de um veículo que carrega em seu projeto a intenção de transportar cargas de até 1.000 (aih, se eu estiver errado, me falem), sendo "satisfatória" a sua eficiencia...
Interessante, eu tinha pensado (e postei aqui) que se vc colocasse uma pinça maior na frente, provavelmente iria melhorar a frenagem... rs só espero que isso aumente a eficiencia nos freios traseiros... pois colocar pinças maiores na frente, pode melhorar a impressao de frenagem pq as rodas dianteiras estao "pegando" mais... porém, lembre-se sempre de testar os traseiros, que sao seu real problema ok?
Heita Barra Mansa... ainda existem aqueles bichos-preguiça lá na praça???
Grande Marcos,
Vindo para essas paragens, avisa a gente, ok?!
Então, não é que o problema, ao que parece, está na eficiência dessas pinças? Então, vamos de Kombi mesmo que, você tem razão, é melhor dimensionada para suportar o Jeep em ordem de marcha.
De toda forma, vou mesmo testar o sistema traseiro quando tudo estiver pronto, pois - você tem razão, de novo - essa impressão de frenagem melhor no eixo traseiro, pode resultar em maior eficácia dos freios no eixo dianteiro.
E, seguindo a opinião do Tom, vou manter as pinças do Kadet , pois as primeiras são mais robustas e melhores que as pinças do Tempra.
As preguiças? Continuam lá, amigão! :concordo:
Abraços,

Marcos ET
11/08/2008, 11:12
Blza! podexá... qdo eu apareço por aih, fico no sítio da minha avó, em Floriano... pretendo ir para o RJ em breve, mando uma MP qdo for, daih vamos ver este "diabo" deste freio... hehehehe

Sabe, qdo for ligar o novo conjunto de freio, verifica a posição dos parafusos de sangria.... a posição das pinças é importante, pois se vc coloca elas fora do angulo ideal, nao vai conseguir sangrar... ok?

Fabiano-SL
16/11/2008, 01:43
é viável a instalação desses flexiveis de freio no cilindro mestre + tubos de ferro?

Ou é mehlhor ficar com o esquema normal, com tubos de ferro e deixar flexiveis apenas onde já tem no jeep?

leopoldo
16/11/2008, 10:01
poder - pode, só que quanto mais flexível vc coloca, mais borrachento fica a sensação no pedal.

Fabiano-SL
16/11/2008, 11:53
Leopoldo,

Essa sensação de borrachamento no pedal, significa uma resposta menor do freio, devido a "expansão" das borrachas dos flexíveis extras?

leopoldo
16/11/2008, 19:32
exatamente.

Lucas Nassif
27/03/2009, 23:53
Pessoal, meu jeep não tem freio a disco nas 4 patas não mas acho que vcs podem me ajudar!

Bom, tenho o kit da Super Break Disk na dianteira, o qual utiliza pinças de Kombi.

Em novembro de 2008 fiz uma revisão geral nos freios. As pastilhas estavam ótimas, foi só revisar mesmo, trocar o óleo, sangrar e ficou bão.:dance:

FDS passado fui regular o rolamento de roda e aproveitei e tirei as pastilhas pra verificar. Uma delas está beeeeeeeem gasta, cerca de 1,5mm de espessura só!!! Aí fiquei preocupado, ando pouco de jeep e de novembro pra cá foram praticamente duas pastilhas pro saco!! (uma de cada lado) :parede: :parede:

Já estou providenciando a compra das pastilhas novas, mas também já tô pensando como vou colocá-las na pinça. Quando tentei fazer os êmbolos retornarem usando uma chave de fenda grande (efeito alavanca), não deu certo! Permaneceram imóveis!!

Será que esses êmbolos podem estar emperrados/agarrando??? :pensativo: :pensativo:

:arrow: Andando no Jeep, não percebo que ele está travado, não dá cheiro de pastilha queimada nem nada. Apenas quando esterço a direção toda para um dos lados que parece que tô pisando um pouco no freio.

E aí, alguma luz???? :idea: :idea: :idea:

PS.: Vale a pena cogitar a idéia de rancar tudo, jogar no LIXO e colocar um Kit Berga???

Abrss,
Lucas Nassif.

maico lapschies
28/03/2009, 08:52
:dance:joga fora no lixo aqui de casa. hehehe

edgar
29/03/2009, 13:12
Lucas, recuar os embolos das pinças é na chave de fenda mesmo. Se esta parecendo duro, pode ser um pouco de oxidação mais pela falta de uso do que por baixa qualidade de peças....assim, desmonta, limpa e inspeciona tudo. As pinças de antigamente dava para desmontar em duas partes...não sei como é a da kombi. Se os embolos estiverem comidos, só trocando, senão troca só o reparo....tipo uns oring, que de seção quadrada.
Ja aproveita e verifica discos empendos.

Dic3
31/03/2009, 09:48
Aproveitando o embalo sobre pincas de KOMBI

Tenho o kit com pincas de kombi na dianteira e aquela mola que segura a pastilhas insiste em quebrar, Alguem tem ideia do porque??

Toda a instalacao esta perfeita, ja desmontei e revisei tudo, e em menos de 3 meses ja quebrou pela segunda vez a dita mola.

Lucas Nassif
31/03/2009, 12:40
Lucas, recuar os embolos das pinças é na chave de fenda mesmo. Se esta parecendo duro, pode ser um pouco de oxidação mais pela falta de uso do que por baixa qualidade de peças....assim, desmonta, limpa e inspeciona tudo. As pinças de antigamente dava para desmontar em duas partes...não sei como é a da kombi. Se os embolos estiverem comidos, só trocando, senão troca só o reparo....tipo uns oring, que de seção quadrada.
Ja aproveita e verifica discos empendos.

Sim, a pinça da Kombi divide-se ao meio! Na última revisão que fiz nos freios, eu desmontei ela. Mas naquela época já tinha notado uma oxidação nos êmbolos, e uma dificuldade para recuá-los.

T+

Santoro
31/03/2009, 13:04
bom , no meu sistema com as pinças da kombi nunca tive problema, lucas, sugiro que c desmonte as pinças e troque os reparos, de uma limpeza nos embolos o meu tb tem vezes que gasta mais de um lado do q do outro, e o embolo que as vezes fica preso e talz.

Lucas Nassif
18/04/2009, 18:32
Lucas, recuar os embolos das pinças é na chave de fenda mesmo. Se esta parecendo duro, pode ser um pouco de oxidação mais pela falta de uso do que por baixa qualidade de peças....

Edgar, eu percebi mesmo que tem oxidação nos embolos da pinça de Kombi, então acredito ser devido a isso que é difícil retornar o êmbolo na chave de fenda.

Como tira essa oxidação do êmbolo? Passando uma lixinha fina mesmo?? :mrgreen:

Outra coisa, verificando as pastilhas, vi que já estão na hora de trocar!!
A umas páginas atrás vcs falaram em pastiha dura X pastilha macia e que pra jeep é melhor a macia, mas ninguém comentou a marca dessa macia!

Estou na dúvida entre Frasle e Cobreq...qual é melhor pro jeep??

Quem aí tem jeep com as rodas dianteiras sujas de pó preto??? :mrgreen: :mrgreen:

T+

leopoldo
18/04/2009, 20:12
Eu.

Minha roda fica nojenta pelo lado de dentro .....toda vez que vou lavar o jeep com alta pressão, que nem hoje, desce um caldo negro infernal. O chão da garagem tem que ser lavado 2 X para sair o pretume.

Sobre o pó preto:

quanto mais pó preto melhor, indica freio harmonizado com a sua velocidade média ... gasta a pastilha, mas o disco fica.

Sobre a oxidação:

O que acontece com o freio à disco é que vc pisa, o pistão avança, e ... fica. Vc pisa de novo, e o pistão avança de novo.... e fica. De pouco em pouco ele avança e vai ficando, sempre numa posição mais externa à carcaça.

Mas isso só acontece se o disco estiver girando na posição certa. E vc também nota isso que o nível de fluido vai baixando na cuba. O freio à disco não retorna como o freio à lona. Esse é o funcionamento certo. So é necessário retornar o embolo na posição recolhido na hora de colocar uma pastilha nova,

É aí que vc pode eventualmente notar uma oxidação perturbando vc em tentar colocar ele para dentro. Isso ocorre se a coifa estava rasgada ou furada.

Isso pode ser devido ao desgaste excessivo da pastilha onde a coifa esticou demais, isso pode também ser devido à instalação anterior, quando ao instalar, entortou-se ou danificou-se a coifa E/OU alguém lixou ou esmerilhou o embolo, num processo de limpeza anterior.

Eu recomendo desmontar o embolo e verificar se é só sujeira ou corrosão. Não lixe a superfície retificada do embolo. Ele não é de INOX ... se fosse, não oxidaria em alguns lugares.

Ao lixar vc tira a camada protetora do aço e compromete a vida em serviço.

Ao lixar vc também mexe no grau de acabamento necessário ao bom funcionamento do retentor (seção quadrada), que isola a pressão (do fluido de freio) do ambiente externo.

Bom, eu estou falando de usar lixa 50 e/ou mão de godzila ..... se vc usar uma lixa 600 (pior) ou 1200 (melhor), e com cuidado para não exagerar .... é outra coisa.

Lucas Nassif
18/04/2009, 20:29
Eu.

Toda vez que vou lavar o jeep com alta pressão, que nem hoje, desce um caldo negro infernal. O chão da garagem tem que ser lavado 2 X para sair o pretume.

E que pastilhas vc usa? :-)

Pesquisando no fórum, principalmente na área de picapes, muita gente usa a Frasle, mas tô na dúvida se pra Jeep ela é a melhor opção!! Nas lojas de peças e acessórios pra Jeep, só acha pastilhas SYL e Cobreq. Nada de Frasle...

Na BAND do chefe aqui, as rodas dela ficam bem pretas, a ponto de não dá pra perceber que elas são brancas!! :-o E não sei quais pastilhas usam.. :pensativo:

Já o Willys, as pastilhas vieram no Kit de freio a disco a 2 anos e meio atras, comprados na Tratorgama. Não lembro a marca, mas estou trocando só agora. A roda dele nunca sujou de preto, e nunca percebi nenhum "caldo" preto saindo da pinça quando lavo o Jeep!! :pensativo: :pensativo:

leopoldo
18/04/2009, 20:43
que eu me lembre é cobreq

Lucas Nassif
19/04/2009, 21:03
Hoje no fim da tarde desmanchei o freio dianteiro.

Novamente nao consegui voltar os embolos usando uma chave de fenda. A chave envergava e nada dos embolos retornarem..e olha que a chave é parruda!!
Como a pinça da Kombi divide-se ao meio, dividi-a em duas partes e usando um macaco eu fiz uma "prensa" para voltar os 2 embolos de cada pinça. Deu certo!!

Tirei a coifa que fica envolta dos embolos e passei uma escova de aço, para tirar a sujeira e parte da oxidaçao que ali havia.

Amanha vou sair a procura das pastilhas (vou dar preferencia a FRASLE, e caso nao encontre, vou de COBREQ). Vou aproveitar e mandar dar um passe nos dois discos também.

Amanha mesmo se der eu monto e trago notícias!

T+

leopoldo
19/04/2009, 21:07
OPA !

só retifique o disco se for estritamente necessário, estiver muito riscado e irregular, porque vc não deve ter visto o manual do disco e ver a espessura "Mínima".

Lucas Nassif
19/04/2009, 21:16
OPA !

só retifique o disco se for estritamente necessário, estiver muito riscado e irregular, porque vc não deve ter visto o manual do disco e ver a espessura "Mínima".

Leopoldo,

os dois discos estao bem riscados.
Sobre a retifica, acho que não terei problemas se der apenas um passe de nada, pois esse serviço nunca foi feito nele, e passando o dedo pelas superfícies do disco, nota-se que não tem aquela "paredinha", indicando desgaste!

Lucas Nassif
19/04/2009, 22:50
Leopoldo,

os dois discos estao bem riscados.

Pra ilustrar!!

E aí, acha que precisa de dar um passe neles??

Mauricio Rotta
20/04/2009, 08:39
SIIIIM! Mas não é só problema de passe não, verifique se o suporte que segura a pinça não ta torto

lucciano amaral
20/04/2009, 08:41
Os embolos da minha pinça da kombi tambem estao sempre enferrujados, ja troquei duas vezes, estou pensando em mandar um toreneiro fazer de inox.

Lucas Nassif
20/04/2009, 11:50
SIIIIM! Mas não é só problema de passe não, verifique se o suporte que segura a pinça não ta torto

Olhei lá e pelo que parece os suportes estão OK!!

All,
deixei os discos agora lá no torno para dar um passe. A tarde eu vou buscá-los.

O problema agora está nas pastilhas. Fui em todas autopeças que tem aqui, e a maioria só tem da SYL. Uma delas vendem a Frasle (a que eu procuro), mas não tinha no estoque..chega semana que vem.

Mas uma outra tem pastilhas da TRW VARGA. O vendedor disse que essa também é de linha de montagem, e muito boa como a Frasle. Só um porém, a Frasle é um pouco mais macia.

E aí, vale a pena encarar essa VARGA (R$ 20,00) ou espero chegar a Frasle (R$ 28,00) semana que vem??

T+

Lucas Nassif
20/04/2009, 19:52
Busquei os discos hoje a tarde. Achei que ficaram bons pra caramba!!!

Também acabei decidindo em pegar as pastilhas TRW/Varga mesmo. Já tá tudo montado e só falta sangrar. Devo fazer isso amanhã!

:arrow: Disco depois que recebeu um passe e as pastilhas novas.
:arrow: Disco antes com pastilha velha
:arrow: Situação atual! :mrgreen:
:arrow: Disco, pinça e pastilhas nos seus devidos lugares.

T+

leopoldo
20/04/2009, 21:05
Olhei seu disco só agora.

Eu não teria mandado dar passe mas agora já era.

estou achando estranho somente as marcas em cima e em baixo da pista de frenagem .... folga de rolamentos de cubo .... pode ser.

Lucas Nassif
20/04/2009, 21:14
estou achando estranho somente as marcas em cima e em baixo da pista de frenagem .... folga de rolamentos de cubo .... pode ser.

Então, essas marcas que me convenceram a mandar dar um passe no disco. Os dois discos estavam muito ruins..:parede:

Agora o disco está "zerado", pastilhas zeradas e o freio tem tudo pra melhorar. Ah, também regulei os rolamentos de roda esse mês..parece que ficou bom!

Só resta uma dúvida, Leopoldo: lembra em outro tópico que comentei que a regulagem do pedal do freio variava em função do tempo/temperatura?? Quando frio, a folga era grande (a folga é tão grande que o freio só começa a pegar quando o pedal esta a 1 1/2" do assoalho...bem baixo né?) e a medida que ia andando no Jeep, a folga diminuia, ficando depois com 1/2" de foolga só! O que pode ser isso??

Tem alguma coisa haver com pastilhas gastas?

T+

leopoldo
21/04/2009, 00:10
Lembrar não lembro, mas

Folga que diminui parece ser folga nas lonas. Como vc tem disco na dianteira, pode ser folga só nas lonas trazeiras.

Faça uma curvas radicais em velocidade media e ve se a folga aparece de novo. Se aparecer, é folga nos cubos, se não, é mais certro serem das lonas.

tenha certeza de zerar a folga nos cubos pois freio à disco dá pedal baixo com uma mínima folga. Se somar isso ao das lonas... fica pedal baixo demais.

depois de vc montar e testar vamos ver.

Lucas Nassif
21/04/2009, 00:18
Lembrar não lembro, mas

Folga que diminui parece ser folga nas lonas. Como vc tem disco na dianteira, pode ser folga só nas lonas trazeiras.

Faça uma curvas radicais em velocidade media e ve se a folga aparece de novo. Se aparecer, é folga nos cubos, se não, é mais certro serem das lonas.

tenha certeza de zerar a folga nos cubos pois freio à disco dá pedal baixo com uma mínima folga. Se somar isso ao das lonas... fica pedal baixo demais.

depois de vc montar e testar vamos ver.

Então esse problema pode estar relacionado com a regulagem das lonas??
Sobre folga do cubo, tenho certeza que tá zerada!!!

No FDS passado estava na BR e o freio começou a travar. Como tava sem ferramentas no Jeep, fui pra casa praticamente arrastando o Jeep, com a luz de freio acesa! Era como se eu tivesse pisando no pedal!!

Aí chegando em casa eu regulei a folga com ele quente, ficou beleza, mas agora, quando tá frio, o pedal vai lá embaixo!!! :parede:

edgar
21/04/2009, 09:29
Bons dias !
Lucas, fico pensando, se as rodas travam, a luz de feio chega a ligar, é porque a pressão dentro do sistema hidraulico aumentou. No sistema traseiro (com lonas), sempre ocorre um retorno de fluido de freio dos cilindros de roda para o cilindro mestre. Nas pinças nem tanto, pois o avanço delas é muito pequeno.
Dai fico pensando se aluma sujeirinha retornou da tubulação, e entupiu o retorno para o reservatorio do cilindro mestre. Somado ao aquecimento do fluido e consequente expansão, como não tem para onde ir...acaba aumentando a pressão e travando as rodas.

leopoldo
21/04/2009, 09:29
vou lhe fornecer o pulo do gato:

quando vc coloca freio à disco na dianteira, o freio fica bom, mas tem esse negócio de ajustar a lona traseira o tempo todo para não dar pedal baixo, ou regular em excesso e ficar travando;

O correto, o mais desejável , o ideal, é colocar o sistema da F-75, maverick ou landau na traseira: sistema duo servo com regulagem automática.

http://www.dippy.org/svcman/image/05b02.jpg

http://auto.howstuffworks.com/auto-parts/brakes/brake-types/drum-brake2.htm

Lucas Nassif
21/04/2009, 12:27
Bons dias !
Lucas, fico pensando, se as rodas travam, a luz de feio chega a ligar, é porque a pressão dentro do sistema hidraulico aumentou. No sistema traseiro (com lonas), sempre ocorre um retorno de fluido de freio dos cilindros de roda para o cilindro mestre. Nas pinças nem tanto, pois o avanço delas é muito pequeno.
Dai fico pensando se aluma sujeirinha retornou da tubulação, e entupiu o retorno para o reservatorio do cilindro mestre. Somado ao aquecimento do fluido e consequente expansão, como não tem para onde ir...acaba aumentando a pressão e travando as rodas.

Edgar,
Desconfio também que seja alguma coisa que tá fazendo aumentar a pressão do sistema, já que a luz de freio acende.

Qual o procedimento a fazer para descobrir o que está fazendo aumentar essa pressão?:pensativo:

Leopoldo,
esse sistema que vc falou é semelhante aos carros atuais? Tem tipo uma haste e uma catraquinha que dilata com a temperatura, aumentando ou diminuindo a folga??

Se for pra dar um UP no freio traseiro, sou mais partir para um disco logo. Já tenho planos para isso, mas ainda vai demorar um pouco.

leopoldo
21/04/2009, 13:19
Lucas

1- o sistema não trabalha com expansão termica e sim com regulagem automática da folga pela catraca.

Esses kits de frio tinham a rodo em desmanches e ninguém queria, Se vc usar do ladau ou f-75 é plu&play, BEM mais barato que o kit disco e tem freio de mão embutido no sistema.

2- a informação de luz de freio acesa eu não tinha prestado atenção. Como a luz só acende com pressão, alguma coisa está mantendo ela no sistema. Ou

a- o flexível está entupido, ou tem uma sujeira do lado em que a pressão passa e ele mantém, como se fosse uma válvula direcional.
b- ou tem problema com calor de escapamento muito perto da tubulação,
c- ou tem folga insuficiente no varão do cilindro mestre,
d- ou tem valvula em pane no cilindro mestre,
e- ou tem valvula de retenção parcial no circuito errado, trava as 4 rodas ou só as dianteiras ou traseiras ?

Isso causa superaquecimento, travamento e desgaste absurdamente excessivo.

Lucas Nassif
21/04/2009, 13:27
2- a informação de luz de freio acesa eu não tinha prestado atenção. Como a luz só acende com pressão, alguma coisa está mantendo ela no sistema. Ou

a- o flexível está entupido, ou tem uma sujeira do lado em que a pressão passa e ele mantém, como se fosse uma válvula direcional.
b- ou tem problema com calor de escapamento muito perto da tubulação,
c- ou tem folga insuficiente no varão do cilindro mestre,
d- ou tem valvula em pane no cilindro mestre,
e- ou tem valvula de retenção parcial no circuito errado, trava as 4 rodas ou só as dianteiras ou traseiras ?

Isso causa superaquecimento, travamento e desgaste absurdamente excessivo.

Leopoldo, se não me engano trava as 4!! Mas vou conferir depois...

Lucas Nassif
21/04/2009, 14:59
DEU ZEBRA!!!!!!! :parede:

Agora pouco fui ali sangrar o freio, mas merejou óleo na divisa das duas pinças!!!!!

E agora????? :pensativo: :pensativo:
Que que eu faço????? :parede:

fabiano carraro
21/04/2009, 20:16
manda as pinças pra recondicionamento que sera a melhor opçao.:concordo:

leopoldo
21/04/2009, 23:42
Lucas, vc instalou as vedações da pinça ? ou esqueceu ?

e ao montar as mesmas, apertou ( torque ) os parafusos ?

Lucas Nassif
22/04/2009, 13:13
Lucas, vc instalou as vedações da pinça ? ou esqueceu ?

Podem até pensar que estou brincando, mas não tinha nenhuma vedação lá não!!

Dividindo a pinça ao meio, nota-se que no canal onde passa o óleo de uma parte para outra, tem um rebaixo, seria ali que ia a vedação? (no caso, é um anel, deve ser de borracha) . Certo??

Nas duas pinças aqui não tem esses vedadores não! :parede: :parede: E não foi eu que perdí, pois quando desmontei em Novembro passado, desmontei com muito cuidado observando cada detalhe e naquela época mesmo eu observei que não tinha nada vedando! :pensativo:
Até estranhei das partes serem unidas "aço com aço"!

No mais, acha esses vedadores pra comprar (desde que não seja vendido junto com o reparo da pinça) ??

Ou tem como eu mesmo fazer um vedador de borracha?

Sujestão? :pensativo:

..e ao montar as mesmas, apertou ( torque ) os parafusos ?

Não deixei os parafusos bambos e nem apertei demasiadamente!! Existe um valor certo de torque para aqueles parafusos? Se vc souber fica mais fácil, pq tenho torquímetro aqui. :concordo:

Grd abrss,

T+

Dic3
22/04/2009, 13:27
Fala Lucas!

Caramba quase nao acreditei que nao tinha nada de vedador nas pincas hehehehe.

Bom eu tive que desmontar as minhas tbm e essas borrchinhas voce pode substituir por aneis O'Ring que fica legal. Para garantir voce pode passar uma camada bem fininha de junta liquida antes de fechar a pinca. A minha esta funcionando bem sem vazamento nenhum.

Porem se voce disse que antes so no aço com aço ja nao vazava, colocando os aneis entao é que nao vai vazar mesmo!

Lucas Nassif
22/04/2009, 14:58
Fala Lucas!

Caramba quase nao acreditei que nao tinha nada de vedador nas pincas hehehehe.

Bom eu tive que desmontar as minhas tbm e essas borrchinhas voce pode substituir por aneis O'Ring que fica legal. Para garantir voce pode passar uma camada bem fininha de junta liquida antes de fechar a pinca. A minha esta funcionando bem sem vazamento nenhum.

Porem se voce disse que antes so no aço com aço ja nao vazava, colocando os aneis entao é que nao vai vazar mesmo!

Olá Dic3!!

Realmente estava aço com aço e não vazava. Nem depois que desmontei e montei em novembro.

Ontem mais a noite eu fiz o seguinte:

Como as duas pinças estavam merejando, desmontei a do lado direito de novo e fiz uma junta fina aqui de um material de sei lá o que. Instalei e parou de vazar, mas não estou confiante, então quero desmontar e fazer do jeito certo!

Onde que eu acho o'rings? De qual carro?

Grd abrss,

T+

Dic3
22/04/2009, 15:32
Cara, da uma passada numa loja de autopecas e mande descer o potinho de aneis O'Ring e va vendo qual da certo. Foi oque eu fiz.

Colocar junta eu acho que vai vazar porque o fluido vai minando e acaba vazando. Se a ideia é usar alguma junta coloca junta liquida da loctite, faz uma pelicula bem fininha.

Lucas Nassif
22/04/2009, 15:40
Cara, da uma passada numa loja de autopecas e mande descer o potinho de aneis O'Ring e va vendo qual da certo. Foi oque eu fiz.

Boa!

Se não der pra ir na autopeças hoje vou amanhã sem falta!!

Colocar junta eu acho que vai vazar porque o fluido vai minando e acaba vazando. Se a ideia é usar alguma junta coloca junta liquida da loctite, faz uma pelicula bem fininha.

Poisé, não ia ficar assim não pq tava com medo dessa junta "derreter" com o calor...

Tem necessidade de colocar O'RING + junta líquida?? :pensativo:

leopoldo
22/04/2009, 23:46
torque de aperto dos 4 parafusos da pinça (landau):

1º fase 24 lb-ft (32 Nm)
2º fase 47 lb-ft (64 Nm)

primeiro os internos e depois os externos,

Os aneis vedadores da minha pinça não são o'rings.

São desse tipo (as fotos não são minhas):

http://www.brit-car.co.uk/shopimages/products/thumbnails/17H8764L.jpg

http://www.buckeyetriumphs.org/technical/Brakes/Front/Calp6.JPG

Dic3
23/04/2009, 09:36
Concordo Leopoldo, eu estou me referindo a usar O'Rings porque foram mais faceis de encontrar.

Lucas, nao é imperativo usar a junta liquida desde que os aneis de borracha dêem uma boa vedacao.

Lucas Nassif
23/04/2009, 12:49
torque de aperto dos 4 parafusos da pinça (landau):

1º fase 24 lb-ft (32 Nm)
2º fase 47 lb-ft (64 Nm)

primeiro os internos e depois os externos,

Os aneis vedadores da minha pinça não são o'rings.

São desse tipo (as fotos não são minhas):

http://www.brit-car.co.uk/shopimages/products/thumbnails/17H8764L.jpg

http://www.buckeyetriumphs.org/technical/Brakes/Front/Calp6.JPG

Beleza Leopoldo, valeu!!

Cada metade da pinça de Kombi tem 2 passagens de óleo. Então, em cada pinça, vão 4 o'rings ou apenas 2??

Vou comprar agora a tarde e surgiu essa dúvida!

leopoldo
23/04/2009, 12:51
2 vedadores

só que eu vou verificar esses valores de torque para ver se estão corretos.

Lucas Nassif
23/04/2009, 13:31
2 vedadores

só que eu vou verificar esses valores de torque para ver se estão corretos.

Tranquilo, fico no aguardo!!!

Abrs...

T+