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Ver Versão Completa : freio a disco na 4 rodas frenagem dificil?



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leopoldo
23/04/2009, 21:15
Os valores estão confirmados.

Lucas Nassif
23/04/2009, 22:26
Os valores estão confirmados.

Opa, valeu Leopoldo!!! :concordo:

Só pra constar, hoje comprei os o'rings. Amanhã cedo vou desmontar as pinças novamente e vou instalá-los...espero que resolva o vazamento!

Depois é só sangrar!! :grin:


Por falar em sangria, com a pinça merejando óleo, fui tentar sangria e achei uma coisa estranha. Primeiro regulei a folga do cilindro mestre pq depois da troca das pastihas essa folga ficou enorme. Depois sangrei e senti o pedal com um curso meio longo, parece que tava meio borrachudo. Regulei o freio traseiro e não mudou muita coisa. Fazendo o teste com o jeep em movimento, quando cravo o pé no freio, as rodas traseiras estão travando, mas a frente ainda tá meio xoxa.

Isso acontece até as pastilhas assentarem no disco ou tem coisa errada?? :pensativo:


Tks..

leopoldo
23/04/2009, 23:05
To lendo coisa entranha.

qdo vc troca as pastilhas, a primeiras pisadas são para assentar as pastilhas na posição .... depois de umas 3 pisadas o pedal fica alto, a não ser que esteja vazando fluido de freio.

então não tem essa de regular o mestre.

Agora, nas primeiras frenagens, se tudo está em ordem, fica com pedal alto, mas meio xoxo mesmo ... mas depois de um dia, fica bala.

Lucas Nassif
24/04/2009, 10:31
... não ser que esteja vazando fluido de freio.



Deve ser devido ao vazamento da pinça então!!

Tô ino lá fora acabar de montar a pinça do lado direito...já já trago notícias!


T+

edgar
29/04/2009, 10:56
Mestre Leopoldo, la no topico 234 voce postou o desenho em que consta o sistema de regulagem automatica, mas no meu manual da F75 não consta nada. Sera que o meu catalogo é muito velho ?

leopoldo
29/04/2009, 12:37
Agora fiquei na duvida.

Com certeza o feio traseiro do landau e da F75 nas 4 rodas é o mesmo: duo servo .. esse ai dos desenhos.

Agora, se na F75 tinham as peças do sistema ... eu não sei.

Lucas Nassif
29/04/2009, 23:09
Bom, vamos lá:

O vazamento já era!
Deu pra sangrar beleza e o pedal ficou firme. Continua travando somente a traseira, mas acredito que até as pastilhas assentarem no disco, o freio dianteiro deve ficar xoxo mesmo.

Saí com ele pra testar. Tá segurando legal. Andei, andei e fui pra casa satisfeito. Depois resolvi sair pra calibrar os pneus, e antes de voltar pra casa, dar mais uma voltinha! :mrgreen:

Em plena descida a 500mts de casa, estava descendo na banguela :parede: bem devagar, dando pequenas bombadinhas de leve no pedal pra ajudar a assentar as pastilhas novas. Do nada, o pedal vai no assoalho e o freio já era!! :putz:

Se eu achava que o freio estava agarrando, mudei de ideia, pq vai embalar rápido assim lá na casa do caraio!!! :odedo: :mrgreen:

Na mesma hora desliguei o Jeep e soquei uma 1ª marcha. Não resolveu muita coisa, mas logo depois veio uma reta e deu pra parar legal.:lol:

Achei que tinha estourado algum canduíte, mas no chão não havia nenhuma marca de óleo! Quando fui reparar melhor, vi que a haste que sai do cilindro mestre e vai até o pedal soltou!! :parede: :parede:

Fui de reduzida até chegar em casa e lá recoloquei a haste. Regulei de novo deixando +/- 0.8cm de rosca pra dentro do parafuso da haste, pra nao escapar novamente. O freio está muito justo, uma folga de nada e tá freando muito bem.

Só que tem uma coisa, se ele continuar a travar quando esquentar, vou ter que aumentar a regulagem, o que faz com que o freio fique uma bosta quando frio! :pensativo: :parede:

leopoldo
01/05/2009, 15:08
O Lucas,

como foi que essa haste se destacou do cilindro mestre ?

Que montagem é essa que permite isso ?

Coloca umas fotos do sistema ai para eu entender. Isso que aconteceu com vc é completamente inadmissível sob qualquer hipótese .....

Isso pode ser um exemplo para outros colegas ....

leopoldo
01/05/2009, 15:11
Olhando o manual da F75, parece que o sistema instalado pela Ford NÃO é completo. Falta o cabo de aço e o acionador do regulador.

Mas dá pra pegar essas peças em desmanche e montar a regulagem automática.

Eu tenho uma foto do manual do maverick, vou escanear ... e postar aqui.

Enquanto isso, olha o manual de manutenção do jeep, parte do freio, tem uma foto lá.

Atenção para o ajustador que tem 2: uma para cada lado>

Lucas Nassif
01/05/2009, 15:34
O Lucas,

como foi que essa haste se destacou do cilindro mestre ?

Que montagem é essa que permite isso ?

Coloca umas fotos do sistema ai para eu entender. Isso que aconteceu com vc é completamente inadmissível sob qualquer hipótese .....

Isso pode ser um exemplo para outros colegas ....


A haste ou pafaruso que vem do pedal enrosca na haste do cilindro mestre, certo? Na haste do cilindro mestre tem um sextavado onde se faz a regulagem, e tem uma porca trava também.

O que aconteceu foi que o parafuso do pedal saiu de dentro da haste do cilindro mestre. Ou seja, o pegal mexia normal, mas como o parafuso não estava enroscado na haste do cilindro, não adiantava pisar que o cilindro mestre "nem mexia".


:pensativo:

leopoldo
01/05/2009, 15:40
Lucas,

na montagem original o parafuso tem comprimento mais que suficiente para isso não acontecer.

eu não estou entendendo o porque o seu está assim ... e pela foto, tem rosca demais fora do espigão.

Lucas Nassif
01/05/2009, 15:49
Lucas,

na montagem original o parafuso tem comprimento mais que suficiente para isso não acontecer.

eu não estou entendendo o porque o seu está assim ... e pela foto, tem rosca demais fora do espigão.

Pois é Leopoldo, a uns tempos atras eu tentei tirar esse parafuso, mas mesmo desenroscando ele TODO ele não saía da haste :discordo:. Não sei porque isso aconteceu agora... :pensativo:

Tanto que quando fui recolocar o parafuso na haste, tive que tirar o parafuso do pedal, pq senão eles não encaixavam.

Agora eu deixei com boa parte da rosca pra fora do espigão, mas ainda falta andar bem com o Jeep até esquentar pra ver se o freio vai travar. Se travar, vou ter que apertar mais o parafuso, fazendo com que fique menos rosca pra fora.

Mês passado eu troquei uma conexão do cilindro mestre do Jeep de um amigo, e lembro que ele me falou que deixou a regulagem do CM o máximo pra fora. Depois que fiquei sem freio, já falei com ele pra ajustar esse parafuso, para não acontecer o mesmo.

Lucas Nassif
09/05/2009, 19:51
Continuando....:lol:

Andei bem com o Jeep no FDS passado, e como não aguento ficar sem arrumar encrenca :mrgreen: , no domingo a tarde pus o Jeep novamente nos cavaletes e desmontei o freio, agora do eixo traseiro (a tambor)! :putz:

Inicialmente iria trocar as 4 lonas (1 estava trincada, 1 estava no rebite já e as outras 2 estavam bem gastas), mas devido ao fato de eu ter apelado com a porr* duma mola :mrgreen: tentando recolocá-la com uma chave de fenda, a chave escapou e estourou a coifa do cilindro de roda T.E. e o troço começou a vazar óleo!!! :parede:

Tirei o cilindro fora da panela e tirei as borrachas. O cilindro em sí estava muito bom, sem corrosão (não tem muito tempo que trocou), portanto resolvi trocar somente o reparo do mesmo. Ficou bom...depois fiquei mais calmo quando fui recolocar a mola, para não fazer CAGAD@ novamente!! :twisted:

As lonas eu utilizei umas que tinha guardadas aqui em casa. Quando tinha tambor nas 4 rodas, eu troquei todas as lonas e logo depois pus disco na frente, aí as lonas zeradas sobraram...e deram certinho colocar no eixo traseiro. :concordo:

Depois de montar tudo, fui pra pior parte. Sangrar!! Esse troço é um pé no saco!! :parede:

Tamo lá bombando o pedal, e o pedal não endurecia nem a porrete (mas não chegava no fim de curso do C.M). Ficava um pouco mais duro que um freio a hidrovácuo e só!

Como eu tava achando isso bem estranho, procurei vazamento, sangrei as rodas pela 3a vez e não mudou.

Somente hoje regulei as lonas, e depois desci o Jeep dos cavaletes (mesmo com o pedal meio macio) e fui fazer um teste na quadra daqui de casa pra ver se dava freio. De inicio, deu pra ver que o freio estava razoável, e logo depois fui andar no bairro.

Caraca, o freio tá é bom pra kct!!! :lol: O pedal continua macio, mas é pisar um pouco mais fundo e ele tá travando (somente aas rodas traseiras). O freio tá muito bom, sem contar que o Jeep está mais "solto"...:grin:

Mesmo depois de ter testado, eu estou pensando o porque do pedal ter ficado macio, pois ele sempre foi muito duro :shock:.

Será que é só porque eu troquei as lonas??? :pensativo:


:concordo: :concordo:

leopoldo
09/05/2009, 20:48
se o jeep tem servo freio não pode sangrar pisando no pedal senão pode rasgar o diafragma do servo.

se o jeep tem freio a disco e o cilindro mestre é pequeno (< 25mm de dia) cuidado ao sangrar pq o volume deslocado é pequeno e não tem volume em exagero no circuito traseiro para um belo jato de fluido de freio.

pedal macio é um conceito a ser esclarecido - é suave e progressivo ou o pedal está mole ?

alguma coisa pode ser lona ou pastilha com material "macio".

anderson_wzorek
09/05/2009, 22:00
Leopoldo,
Qual seria o procedimento correto a ser utilizado para se sangrar o jeep com servo freio?

leopoldo
09/05/2009, 23:40
ao sangrar no pedal, não pode pisar até o fundo (muito muito cuidado) , ou usa o método por gravidade (dorme em baixo do jeep), ou usa bomba de vácuo (essa é mais rápida e funcional)

Lucas Nassif
10/05/2009, 01:21
se o jeep tem servo freio não pode sangrar pisando no pedal senão pode rasgar o diafragma do servo.

se o jeep tem freio a disco e o cilindro mestre é pequeno (< 25mm de dia) cuidado ao sangrar pq o volume deslocado é pequeno e não tem volume em exagero no circuito traseiro para um belo jato de fluido de freio.

pedal macio é um conceito a ser esclarecido - é suave e progressivo ou o pedal está mole ?

alguma coisa pode ser lona ou pastilha com material "macio".

O meu não tem servo freio e o CM é o original.
Nos 4 pinos de sangria estão saindo jatos tão fortes de óleo que vao de uma roda a outra.

O pedal não tá mole como se tivesse sem pressão...posso falar que está suave.

:concordo:

edgar
23/01/2010, 10:07
Bom ! O JEEP JA ANDA ! E FREIA !

Depois de estudar o problema dos canos de aço x cobre defini que só iria colocar cobre em ultimo caso.

Procurei em curitiba todos os mecanicos possiveis, mas ninguem se dispos a fazer em aço ! Diziam que a flange é impossivel de ser feita e que o cano vinca e quebra nas curvas com muita facilidade.

A solução que adotei foi a seguinte:

Comprei aqui em curitiba, na jipepar, os canos de aço ja prontos, com as flanges duplas e com as porcas nas pontas.
As medidas foram as indicadas pelo marco da jipepar.....
2 canos de 0,75m para o eixo traseiro
1 cano de 2m para ligar o eixo traseiro no cilindro mestre
1 cano de 0,6m para ligar o cilindro mestre no eixo dianteiro (atraves do flexivel)
1 cano de 0,2m do te do eixo dianteiro para a roda esquerda
1 cano de 0,75m do te do eixo dianteiro para a roda direita

Estes canos tem para vender na donatti tambem e achei a http://www.azevedotubos.com.br/catalogo.htm que pelo jeito faz estes canos e os flexiveis....só não liguei para la para ver se vendem direto para pessoa fisica.

Bom, ai vem as considerações:

os canos do eixo traseiro poderiam ser de 0,7m pois sobrou um pouco e tive que fazer uma curvinha tipo "rabo de porco" para gastar cano, mas nada tão terrivel. Quem tiver um flutuante da ensimec, o cano de 0,75 deve ficar perfeito.

o cano comprido, que vem de tras e vai para o cilindro mestre, ficou um bocado comprido, sobrou uns 25cm para ligar no cilcindro mestre que esta no local original. No caso de usar servo com pedaleira suspensa, acho que um cano de 2,3m deva ficar bom.

o cano de 0,6m que vai do cilindro mestre para o flexivel dianteiro, ficou perfeito com a caixa de direção original no lugar....que tenha uma direção hidraulica ou com servo e pedaleira suspensa, vai ter que reavaliar esta medida

o cano de 0,2m ficou enorme....o ideal seria um caninho de 0,1m....mas este ninguem tem ! Ai tive que fazer o tal rabo de porco novamente

o cano de 0,75m para o eixo dianteiro ficou um pouco curto talbes 0,85 ficasse melhor para fazer umas curvas mais proximas da bola do diferencial.

Fora isto as arruelas de aluminio (diametro interno de 11mm) para vedar os flexiveis nos cilindros de roda que foram um s@co para conseguir....

Fixei tudo no eixos para não ficar balançando e forçar as roscas, mas para isto, antes coloquei um pedacinho de mangueira de freio (daquelas transparentes) para o cano de freio não ficar roçando nos eixos.

Tive que comprar a chave de boca especifica para freio para não triturar as porquinhas dos canos e que tambem facilita muito a montagem.

Levando tudo isto em consideração e levando em conta os preços que vi e que os DIC3 me informou da
reforma de freios que ele tambem esta fazendo, somando ai a dificuldade de conseguir as peças certas aqui em curitiba,

chego a conclusão que a diferença não é grande se comparo o circuito de cobre que consiste em comprar todas as peças, varios metros de cano de cobre, todas as conexões, flangeador e assim vai..

ja o sistema de aço que é recomendado pelo fabricante e pelo Leopoldo, simplifica as coisas, mas ha de se estar preparado para perder um cano ou dois por falta de pratica ao dobrar, por isso comecei pelos canos mais curto, assim o prejuizo fica menor.

O segredo para dobrar os canos (sem ter o alicate dobrador) foi passado pelo marco da jipepar, é rustico mas funciona muito bem.....arrumar dois ou tres martelos, de tamanhos diferentes e dobrar os canos forçando por cima do cabo com as mãos mesmo, assim evita vincar o cano, coisa que é irreversivel ! Desdobrar o cano sempre é possivel, mas ele vai virando uma minhoca com o tempo....

Em seguida posto as fotos da obra

edwint
23/01/2010, 10:26
bom ! O jeep ja anda ! E freia !

Depois de estudar o problema dos canos de aço x cobre defini que só iria colocar cobre em ultimo caso.

Procurei em curitiba todos os mecanicos possiveis, mas ninguem se dispos a fazer em aço ! Diziam que a flange é impossivel de ser feita e que o cano vinca e quebra nas curvas com muita facilidade.

A solução que adotei foi a seguinte:

Comprei aqui em curitiba, na jipepar, os canos de aço ja prontos, com as flanges duplas e com as porcas nas pontas.
As medidas foram as indicadas pelo marco da jipepar.....
2 canos de 0,75m para o eixo traseiro
1 cano de 2m para ligar o eixo traseiro no cilindro mestre
1 cano de 0,6m para ligar o cilindro mestre no eixo dianteiro (atraves do flexivel)
1 cano de 0,2m do te do eixo dianteiro para a roda esquerda
1 cano de 0,75m do te do eixo dianteiro para a roda direita

estes canos tem para vender na donatti tambem e achei a http://www.azevedotubos.com.br/catalogo.htm que pelo jeito faz estes canos e os flexiveis....só não liguei para la para ver se vendem direto para pessoa fisica.

Bom, ai vem as considerações:

Os canos do eixo traseiro poderiam ser de 0,7m pois sobrou um pouco e tive que fazer uma curvinha tipo "rabo de porco" para gastar cano, mas nada tão terrivel. Quem tiver um flutuante da ensimec, o cano de 0,75 deve ficar perfeito.

O cano comprido, que vem de tras e vai para o cilindro mestre, ficou um bocado comprido, sobrou uns 25cm para ligar no cilcindro mestre que esta no local original. No caso de usar servo com pedaleira suspensa, acho que um cano de 2,3m deva ficar bom.

O cano de 0,6m que vai do cilindro mestre para o flexivel dianteiro, ficou perfeito com a caixa de direção original no lugar....que tenha uma direção hidraulica ou com servo e pedaleira suspensa, vai ter que reavaliar esta medida

o cano de 0,2m ficou enorme....o ideal seria um caninho de 0,1m....mas este ninguem tem ! Ai tive que fazer o tal rabo de porco novamente

o cano de 0,75m para o eixo dianteiro ficou um pouco curto talbes 0,85 ficasse melhor para fazer umas curvas mais proximas da bola do diferencial.

Fora isto as arruelas de aluminio (diametro interno de 11mm) para vedar os flexiveis nos cilindros de roda que foram um s@co para conseguir....

Fixei tudo no eixos para não ficar balançando e forçar as roscas, mas para isto, antes coloquei um pedacinho de mangueira de freio (daquelas transparentes) para o cano de freio não ficar roçando nos eixos.

Tive que comprar a chave de boca especifica para freio para não triturar as porquinhas dos canos e que tambem facilita muito a montagem.

Levando tudo isto em consideração e levando em conta os preços que vi e que os dic3 me informou da
reforma de freios que ele tambem esta fazendo, somando ai a dificuldade de conseguir as peças certas aqui em curitiba,

chego a conclusão que a diferença não é grande se comparo o circuito de cobre que consiste em comprar todas as peças, varios metros de cano de cobre, todas as conexões, flangeador e assim vai..

Ja o sistema de aço que é recomendado pelo fabricante e pelo leopoldo, simplifica as coisas, mas ha de se estar preparado para perder um cano ou dois por falta de pratica ao dobrar, por isso comecei pelos canos mais curto, assim o prejuizo fica menor.

O segredo para dobrar os canos (sem ter o alicate dobrador) foi passado pelo marco da jipepar, é rustico mas funciona muito bem.....arrumar dois ou tres martelos, de tamanhos diferentes e dobrar os canos forçando por cima do cabo com as mãos mesmo, assim evita vincar o cano, coisa que é irreversivel ! Desdobrar o cano sempre é possivel, mas ele vai virando uma minhoca com o tempo....

Em seguida posto as fotos da obra

meus canos todos sao de aço e da linha vw, facil e baratinhos.

anderson_wzorek
23/01/2010, 22:24
meus canos todos sao de aço e da linha vw, facil e baratinhos.
x2

tb uso td a tubulação da vw em aço,não vi problema algum em fazer a flange,alem de sair muito barato

Dic3
25/01/2010, 10:09
Eu refiz a parte dianteira dos meus freios esse final de semana. Seguindo o a orientacao do Anderson percebi que assim que a suspensao baixasse o feixe de molas poderia esmagar os tubos. Refiz toda a dianteira e pra minha felicidade nenhum vazamento ocorreu (aos poucos a gente pega as manhas de fazer os nipples). Aproveitei pra fazer a troca de um flexivel que estava um pouco duvidoso.
O freio ficou ainda melhor, só é preciso atencao pra nao colar a cara no parabrisa.

Pablo.pinto2007
25/01/2010, 11:07
Gostaria de aproveitar o tópico, e pedir uma dica.
Vou colocar um kit de freio na dianteira a disco, tô pensando em comprar o da garra (não sei que disco utilizam), de disco simples mesmo e pinça da kombi, a priore estava pensando em comprar o kit ventilado, mas como tem que usinar o munhão, achei melhor não.
E continuarei com o sistema original na traseira, então a minha pergunta é, terei algum problema? ou seja, o meu CJ não tem a válvula controladora da traseira, pois acredito que nos CJ isso era compensado com o diâmetro dos cilindros auxiliares (estou certo?), então a minha dúvida é se colocando esse kit de discos na dianteira, precisarei colocar essa válvula? De que carro seria?

Até onde sei, os carros modernos tem uma válvula, mas é controlada pelo peso da traseira, estou certo? É essa válvula aí? terei que fazer um gabarito se for esta aí!!!!
Só lembrando que utilizo o cilindro e hidrovácuo do opala!
Leopoldo saberia informar o diâmetro desse cilindro mestre?

Abraços e semana que vem começa o desembolso!!!

Jacimar
25/01/2010, 12:14
Gostaria de aproveitar o tópico, e pedir uma dica.
Vou colocar um kit de freio na dianteira a disco, tô pensando em comprar o da garra (não sei que disco utilizam), de disco simples mesmo e pinça da kombi, a priore estava pensando em comprar o kit ventilado, mas como tem que usinar o munhão, achei melhor não.
E continuarei com o sistema original na traseira, então a minha pergunta é, terei algum problema? ou seja, o meu CJ não tem a válvula controladora da traseira, pois acredito que nos CJ isso era compensado com o diâmetro dos cilindros auxiliares (estou certo?), então a minha dúvida é se colocando esse kit de discos na dianteira, precisarei colocar essa válvula? De que carro seria?

Até onde sei, os carros modernos tem uma válvula, mas é controlada pelo peso da traseira, estou certo? É essa válvula aí? terei que fazer um gabarito se for esta aí!!!!
Só lembrando que utilizo o cilindro e hidrovácuo do opala!
Leopoldo saberia informar o diâmetro desse cilindro mestre?

Abraços e semana que vem começa o desembolso!!!

Boa tarde prezado ! minha exposa colocou o freio a disco na dianteira do CJ58, não sei a marca porque ela combinou com mecânico sozinha, se quiser eu pergunto, mas foi sem válvula dosadora ou parcializadora, não sei o nome, e sem hidrovácuo ! ficou ótimo, teve uma pequena interferência da roda ( aro 15 ) com a pinça ( tava pegando ) mas o mecânico deu uma esmerilhada na pinça e resolveu :concordo:

Em tempo : Na traseira dela, digo, do Jeep dela, continua à tambor . . .

André Luiz Rossetim
25/01/2010, 12:48
se quiser eu pergunto,


Eu quero!!!!!!!
Quero colocar freio a disco somente na dianteira, e manter as lonas na traseira, e gostaria de ver se fica bom mesmo não empregando o servo freio.
Jacimar....3 perguntas:
1- Qual o cilindro mestre?? Já possuo instalado o da D20
2 - Qual a pinça e disco empregados??
3 - Qual o seu motor?? apenas para comparar o peso na roda dianteira dos nossos veiculos.

Logicamente é muita bobagem colocar valvulas reguladoras de pressão, pois a função dela é reduzir a pressão nas rodas traseiras, para que o freio funcione com maior intensidade na dianteria, caso contrario sempre que vc usasse o freio daria "cavalo de pau". Como o freio a disco é muito mais eficiente, não há perigo do o freio traseiro ficar melhor que o dianteiro, inclusive penso em usar os cilindros de rodas da dianteira na traseira, para melhorar ainda mais o freio traseiro, e mesmo assim acho que não haverá necessidade de se reduzir a pressão no freio traseiro.

valeu!!!

Marcos ET
25/01/2010, 13:03
Pablo, se o seu conjunto de freios é original (cilindro mestre simples do jeep, pedaleira embaixo), então é só trocar pelo kit e sair aindando... nao vai dar problema. (uso o meu assim a anos!)

Se nao é original, daih vc tem que passar para o pessoALL qual o cilindro mestre q vc usa, e se tem mais alguma adaptação...

boa sorte!!

Jacimar
25/01/2010, 13:37
Eu quero!!!!!!!
Quero colocar freio a disco somente na dianteira, e manter as lonas na traseira, e gostaria de ver se fica bom mesmo não empregando o servo freio.
Jacimar....3 perguntas:
1- Qual o cilindro mestre?? Já possuo instalado o da D20
2 - Qual a pinça e disco empregados??
3 - Qual o seu motor?? apenas para comparar o peso na roda dianteira dos nossos veiculos.

Logicamente é muita bobagem colocar valvulas reguladoras de pressão, pois a função dela é reduzir a pressão nas rodas traseiras, para que o freio funcione com maior intensidade na dianteria, caso contrario sempre que vc usasse o freio daria "cavalo de pau". Como o freio a disco é muito mais eficiente, não há perigo do o freio traseiro ficar melhor que o dianteiro, inclusive penso em usar os cilindros de rodas da dianteira na traseira, para melhorar ainda mais o freio traseiro, e mesmo assim acho que não haverá necessidade de se reduzir a pressão no freio traseiro.

valeu!!!


Boa tarde prezado André ! fiz contato com o mecânico ( Mecânica do Ivan ) e ele disse que utlizou o kit da SBD, acho que a pinça e disco são próprios, no site deles deve ter mais informação :oops: , o cilindro mestre é o original e o motor do CJ58 é o BF161, 4 marchas com pneus 255X75X15, lembro que além de fazer algumas trilhas - leves - e ir à chácara quase todo fim de semana ( 35km sendo 25 de chão ), ela utiliza o Jeep no dia a dia para ir ao trabalho, para trilhas pesadas talvez seja interessante a colocação do hidrovácuo, mas para a utilização que ela faz, ficou excelente . . . espero ter ajudado ! um abraço.

Dic3
25/01/2010, 13:49
Esse "kit padaria" que a Garra e afins vendem dao conta do recado com louvor pra quem tem uma preparacao de pequena a media. Eles usam discos da F-1000 solidos e pincas da Kombi. Nao tem erro é colocar e correr pro abraco.
Obviamente é preciso cuidado na instalacao, e o correto dimensionamento do conjunto cilindro mestre/hidrovacuo, no caso eu uso da F-1000 e é só alegrias.

Pro correto dimensionamento do conjunto clindro mestre/hidrovacuo é preciso levar em conta a pressao e o deslocamento de fluido de cada tipo de cilindro mestre.
Duvidas podem ser tiradas nesse topico mesmo, basta procurar, isso foi discutido a exaustao.
Outras duvidas podem ser tiradas baixando o catalogo da Varga no site deles, ali basta comparar os diversos modelos e ver qual chega mais perto cilindro mestre da F-1000.
Se a ideia é tentar adaptar outros modelos, aí é por conta e risco do sujeito.

Se nao quer errar, use o sistema que muitos ja usaram e seja feliz. O entao arme-se de muita informacao para nao fazer coisa errada.

Marcos ET
25/01/2010, 18:29
Jacimar, posso parecer meio "obtuso", mas se tem uma coisa que acho totalmente impróprio para Jeep é o tal do hidrovácuo... pois se tem uma coisa "normal" de acontecer é Jeep ter problema de motor em trilha e daih, o que seria um aliado, passa a ser inimigo, pois dificulta ainda mais a frenagem...

Claro que tem muita gente que discorda, alias, deve ser a maioria... mas falo por experiencia própria que nao tem nada melhor que um freio que segura bem o jeep, mesmo quando o motor acaba "engolindo o caroço" quando menos se espera....

Uso cilindro mestre do jeep mesmo (por enquanto), sistema Super Break Disk na dianteira (com disco sólido e pinças da kombi) e tambor na traseira (original do Jeep CJ5, só que com cilindros de roda dianteiros atrás, de 1 e 1/4")

MASSS... cada um tem sua própria preferência... já vi gente usando disco nas quatro rodas com hidrovácuo, já vi hidrovácuo com tambores nas quatro rodas, já vi disco nas quatro rodas com cilindro mestre original do jeep, etc.. etc.. etc..

Pablo.pinto2007
25/01/2010, 20:00
J da um tem sua própria preferência... já vi gente usando disco nas quatro rodas com hidrovácuo, já vi hidrovácuo com tambores nas quatro rodas, já vi disco nas quatro rodas com cilindro mestre original do jeep, etc.. etc.. etc..


Só pra deixar registrado aqui também, hoje a minha configuração é a seguinte:
Pedaleira suspensa do opala, cilindro e hidrovácuo do opala também e freio a tambor original nas quatro rodas, assim, não vejo problemas em ter essa configuração, o único gargalo dessa configuração é o velho problema que esse sistema tem, que são as regulagens difíceis e imprecisas que sempre ficam puxando para um dos lados, mas em termos de freio, freia que é uma beleza, só estou querendo melhorar esse quesito (de ficar puxando para um dos lados e essa dor de cabeça de regulagem (ficarei só com 50% da dor de cabeça), assim, colocarei no futuro próximo o jogo de freio a disco simples mesmo com pinças da kombi!


É isso!
Abraços!

Jacimar
26/01/2010, 07:13
Jacimar, posso parecer meio "obtuso", mas se tem uma coisa que acho totalmente impróprio para Jeep é o tal do hidrovácuo... pois se tem uma coisa "normal" de acontecer é Jeep ter problema de motor em trilha e daih, o que seria um aliado, passa a ser inimigo, pois dificulta ainda mais a frenagem...

Claro que tem muita gente que discorda, alias, deve ser a maioria... mas falo por experiencia própria que nao tem nada melhor que um freio que segura bem o jeep, mesmo quando o motor acaba "engolindo o caroço" quando menos se espera....

Uso cilindro mestre do jeep mesmo (por enquanto), sistema Super Break Disk na dianteira (com disco sólido e pinças da kombi) e tambor na traseira (original do Jeep CJ5, só que com cilindros de roda dianteiros atrás, de 1 e 1/4")

MASSS... cada um tem sua própria preferência... já vi gente usando disco nas quatro rodas com hidrovácuo, já vi hidrovácuo com tambores nas quatro rodas, já vi disco nas quatro rodas com cilindro mestre original do jeep, etc.. etc.. etc..


Oh prezado ! obtuso ? você ? de jeito nenhum ! só citei a questão do hidrovácuo porque o Jeep dela nem o meu possui, então para nós é, ou será, uma evolução natural . . . um abraço !

Rodrigo Baratti
26/01/2010, 14:08
All,

Meu CJ3 estava como o do Marcos ET:
- cilindro original (embaixo)
- diant: kit SBD (disco sólido + pinça kombi)
- tras: tambor da F75 (raiado) bem grande por sinal
- pneus 31"

A frenagem era razoavel, mas eu não achava segura e instalei a pedaleira suspensa com cilindro mestre da kombi.
Melhorou muito a frenagem e ficou bem leve o pedal, porém a dianteira não chegava a travar e a traseira sim.

Agora que estou indo para um conjunto maior o kit SBD vai para a traseira e na dianteira entra o disco de F1000 ventilado e a pinça da S10.
Comprei tudo separado e me arrependi o Berga lançou um kit praticamente P&P, no mesmo custo e mais facil de instalar.

[]

Will4x4
20/06/2011, 00:45
olá pessoal.
preciso de uma dica a respeito dos freios do cj.
tenho pedaleira suspensa com hidrovácuo (comprei o kit no gama4x4) e freios a tambor originais nas rodas.
depois de instalada a pedaleira suspensa o freio do jeep começou a travar quando esquenta, se eu sair com ele frio ta soltinho e pega bem que é uma beleza e depois que esquenta começa a freiar, ah e se deixar o jeep no sol tambem começa a travar.
o problema é o calor.
se alguém puder me dar umas dicas agradeço.

4X4GARAGE
20/06/2011, 08:04
bom dia Daniel,vc tem que regular a haste do hidrovacuo,ele esta acionando o cilindro e qdo esquenta o fluido nao retorna pro reservatorio,travando o freio qdo esquenta!!!
[]s
edison

vavarusso
20/06/2011, 09:39
Caros foristas bom dia,
Quero colocar freio a disco apenas na dianteira do cj5. Que conjunto(kit) devo comprar novo e quais posso adquirir usado em desmontes para montar o conjuto?

Will4x4
20/06/2011, 16:36
bom dia Daniel,vc tem que regular a haste do hidrovacuo,ele esta acionando o cilindro e qdo esquenta o fluido nao retorna pro reservatorio,travando o freio qdo esquenta!!!
[]s
edison
Sabia que obteria ajuda dos colegas de fórum como de costume.:)
Esses dias atraz tentei fazer isso e tinha que dar duas ou tres pedaladas para o pedal subir, será que "soltei" demais a haste?:putz:

4X4GARAGE
20/06/2011, 20:15
nao foi,é que seu cilindro mestre é pequeno ou nao tem valvula de retenção ou suas lonas estao desreguladas!!isso é muito comum daniel!!!
se preferir depois pega meu msn
[]s
edison

maico lapschies
20/06/2011, 22:58
boa noite,
o que é valvula de retenção?
[]'s

Will4x4
29/07/2011, 01:53
bom dia Daniel,vc tem que regular a haste do hidrovacuo,ele esta acionando o cilindro e qdo esquenta o fluido nao retorna pro reservatorio,travando o freio qdo esquenta!!!
[]s
edison

Acertou em cheio :dance:

Eu tinha regulado a haste que liga a pedaleira até o vácuo :oops: então o pedal ficava muito baixo tendo que pedalar para ele subir, então reli o tópico (e me flagrei :semideia) e segui a sua dica, retirei o cilindro e depois de muita briga para conseguir descravar o parafuso :karate:da haste que liga o vácuo ao cilindro consegui fazer uma regulagem mais "fina" , agora estou testando já a alguns dias e ficou uma beleza.

Fica a dica para os demais que se depararem com o mesmo problema e obrigado pela ajuda. :concordo:

Edemar
29/07/2011, 22:03
Olá à todos.
Este tem sido meu calvário desde que comprei o Jeep no dia 11/07 cuja configuração também é tambor nas 4 rodas + servofreio e cilindro mestre do Opala. Desde que peguei o Jeep o freio é uma @#$%¨&*()$#@ , Sangrado varias vezes, é relativamente baixo e do nada o pedal vai parar lá na tábua pregando "baitas sustos" e dando muito trabalho ao meu "Anjo da Guarda" que um dia vai se encher o saco e eu vou me danar.
Foi trocado o CM e o problema perssite. Foi tentada a regulagem da háste porém, apesar do freio ficar em cima ocorre o travamento do sistema e continua eventualmente na tabua como se ainda tivesse ar. Agora estou desconfiando do "SERVO-FREIO" em sí. Pois, quando o freio pega arrasta rodas e para legal. Más, isto é uma loteria e não dá para andar no trânsito de Curitiba contando com a sorte e com um carro que se apenas encostar o para-choque em alguém o "preju é grande".
Em quanto o sistema não funcionar adequadamente com tambor não passarei para disco.

Só para ilustrar.

304953 304954 304955

DCD
30/07/2011, 03:34
ola alguem tem foto desse kit da sbd? qual a diferença dele para os da mds? o OBRA DE ARTE tem o lit mds k26 comprado na gama a algum tempo pinças e pastilhas de kombi e disco mds agora comprei o kit k26a traseiro so q parcial pois sai mais em conta agora essa semana estou indo comprar as pinças traseiras do kadett ele ja tem a valvula equalizadora mas assim q instalar o traseiro verei se ainda ultilizarei ela ou não tenho hidrovacuo e acho q o cilindro mestre é do opala bom assim q instalar coloco mais a respeito mas gostaria de saber q kit é esse da sbd e qual a diferença para os da mds grato/

jwillis
30/07/2011, 22:21
edemar
velho se tiver umas latinhas sobrando coloca disco pelo menos na frente se vai ver que acaba o problema de ferio e se tiver mais latinhas sobrando coloca atraz '''uiiii'''' tambem que ai sim vc da descanso pro anjo da guarda .

abraço e boa sorte e cuidado pq jeep sem freio coitado do carro da frente e olha que ja passei por isso e quase deu pt no uno que bati .

Kim
30/07/2011, 22:47
Olá à todos.
Este tem sido meu calvário desde que comprei o Jeep no dia 11/07 cuja configuração também é tambor nas 4 rodas + servofreio e cilindro mestre do Opala. Desde que peguei o Jeep o freio é uma @#$%¨&*()$#@ , Sangrado varias vezes, é relativamente baixo e do nada o pedal vai parar lá na tábua pregando "baitas sustos" e dando muito trabalho ao meu "Anjo da Guarda" que um dia vai se encher o saco e eu vou me danar.
Foi trocado o CM e o problema perssite. Foi tentada a regulagem da háste porém, apesar do freio ficar em cima ocorre o travamento do sistema e continua eventualmente na tabua como se ainda tivesse ar. Agora estou desconfiando do "SERVO-FREIO" em sí. Pois, quando o freio pega arrasta rodas e para legal. Más, isto é uma loteria e não dá para andar no trânsito de Curitiba contando com a sorte e com um carro que se apenas encostar o para-choque em alguém o "preju é grande".
Em quanto o sistema não funcionar adequadamente com tambor não passarei para disco.

Só para ilustrar.

304953 304954 304955

Caro Edmar!

Segundo seu relato, para resolver o problema, tem que aumentar o diâmetro do cilindro mestre, colocando um de D20, ou colocando sistema a disco na frente.

Quando usa sistema a tambor nas 4 rodas, tem que ter um grande deslocamento de fluído, para poder deslocar as lonas.

O cilindro mestre da D20, serve no servo freio do Opala, e desloca bastante fluído.

Colocando o sistema a disco, NÃO pode colocar o cilindro da D20, pois com pinças, o deslocamento de fluído é pouco, então, o cilindro do opala de conta, e fica bom!!!

Abraços.

Kim.

Edemar
31/07/2011, 00:50
JWillis e Kim
- Eu já achava que enquanto não resolvesse este problema não seria conveniente instalar disco. Pensso que agora para Agosto pelo menos na frente vou colocar. - Atráz (UI...UI...UI...), vou esperar um momento "mais especial". (VIXI....).
Já haviam me dito que "servo-freio" e sistema a tambor não combinavam e eu não tinha entendido o porque . Depois de ler todo este topico muitas coisas começaram a ficar bem mais claras. Más, como o Jeep veio assim não dei muito crédito quando me disseram isto.

Grande abraço

Edemar
31/07/2011, 00:53
Só para eu entender....Então.... se eu colar DISCO com o CM da D-20.... meu esqueleto corre sério risco de decer do Jeep antes de mim ?????

Edemar
31/07/2011, 01:02
P.S - A dta de 2005 nas fotos é por que como a máquina é muito pouco utilizada e é uma devoradora de pilhas quase sempre está descarregada e detalhes como data e hora nunca estão corretos. As fotos são deste mês 07/2011. Pois o Jeep foi comprado dia 11/07/2011 .

Rafaminc
31/07/2011, 17:50
Olá à todos.
Este tem sido meu calvário desde que comprei o Jeep no dia 11/07 cuja configuração também é tambor nas 4 rodas + servofreio e cilindro mestre do Opala. Desde que peguei o Jeep o freio é uma @#$%¨&*()$#@ , Sangrado varias vezes, é relativamente baixo e do nada o pedal vai parar lá na tábua pregando "baitas sustos" e dando muito trabalho ao meu "Anjo da Guarda" que um dia vai se encher o saco e eu vou me danar.
Foi trocado o CM e o problema perssite. Foi tentada a regulagem da háste porém, apesar do freio ficar em cima ocorre o travamento do sistema e continua eventualmente na tabua como se ainda tivesse ar. Agora estou desconfiando do "SERVO-FREIO" em sí. Pois, quando o freio pega arrasta rodas e para legal. Más, isto é uma loteria e não dá para andar no trânsito de Curitiba contando com a sorte e com um carro que se apenas encostar o para-choque em alguém o "preju é grande".
Em quanto o sistema não funcionar adequadamente com tambor não passarei para disco.

Só para ilustrar.

304953 304954 304955


Edemar, vc regulou os batentes das lonas? Aqueles dois parafusos que ficam por dentro da roda...Se as lonas estiverem muito afastadas, vai faltar óleo para deslocar os pistões em uma só pegada no freio.
Se não regulou elas, faça o seguinte, regule uma roda por vez, com uma chave 14/15 solte a contraporca e com uma 6/7 vá girando o parafuso central até a roda começar a travar. QUando a lona estiver encostada e a roda começando a travar (girando ela com a mão), solte um pelinho este parafuso e reaperte a contraporca.
Se mesmo assim o cilindro não der conta, acho que vc terá que arrumar outro cilindro mestre com maior volume de deslocamento. Veja na página 5 ou 6 deste tópico...

Edemar
31/07/2011, 19:53
Sim.... as rodas foram devidamente revisadas e estão Ok por tudo o que li e que os amigos já me esplicaram creio que agora só resta mesmo o CM ou "servo-freio" mesmo.
Acho que agora em Agosto vou partir para um "kit de freio a disco" provávelmente do "BERGA"

DCD
02/08/2011, 00:24
Essas fotos são de um jeep de um visinho q tirei aqui segundo ele me informou são as pinças da s10 e os disco da toyota 305575 305576 AH E NÃO DÃO PROBLEMA ALGUM SO NÃO PERGUNTEI A CONFIGURAÇÃO DE SERVO E CILINDRO

Mavmav
05/01/2012, 09:58
Bom dia.

Sou novato aqui no forum... e bem leigo em mecânica... apesar de 10 anos de Jeep Willys CJ5. Parece mentira, mas quase nunca meu Jeep deu mecânica. Sempre foi o básico e só rodar.

Isso acabou não me fazendo precisar aprender mais de mecânica... ehehehe.

Bom... nesse 2012 vou dar um super trato nele e deixar ele mais "usável" na cidade.

VOu colocar DH e tbm freio a disco.

Minha dúvida é: COLOCO FREIO A DISCO NAS 4 RODAS??? Ou melhor apenas na dianteira???

PS. Minha pedaleira é suspensa... o resto eu não sei nada! eheheheh.

Li muito aqui no forum e to tentanto entender e aprender... mas tem muita coisa técnica.

Queria a melhor configuração (mais segura) pra rodar na cidade.

Aguardo as opiniões. VALEU e um abraco a todos!

edwint
05/01/2012, 10:32
to colocando as pinças da kombi nas 4 rodas e p/ freio de mao, vou colocar "freio carneiro", pq as pinças da kombi sao grandes assim tambem as pastilhas. Desta forma fico com uma manutenção bem barata... chega das minusculas pastilhas do tempra...

Robertux
05/01/2012, 11:58
Aproveitando o gancho do colega, é possível colocar o kit de freio a disco dianteiro na traseira ou o suporte das pinças são diferentes?
A diferença nos kits seria apenas por causa do freio de estacionamento ou o suporte das pinças e os dicos não encaixam no eixo traseiro?
A idéia seria a de usar as pinças da Kombi e colocar um freio de estacionamento hidraulico.

edwint
05/01/2012, 12:42
pelo que vi, o kit trazeiro que tenho , usa pincas do kadet ou outro carro de pqno porte,

A furação do suporte trazeiro, nao bate com as pincas da kombi.

Pretendo adaptar a pinca da kombi neste suporte. Acredito que o suporte dianteiro seja diferente, pq o disco dianteiro é bem maior que os trazeiros.

e usar freio de estacionamento hidraulico.

Rafaminc
05/01/2012, 12:51
Aproveitando o gancho do colega, é possível colocar o kit de freio a disco dianteiro na traseira ou o suporte das pinças são diferentes?
A diferença nos kits seria apenas por causa do freio de estacionamento ou o suporte das pinças e os dicos não encaixam no eixo traseiro?
A idéia seria a de usar as pinças da Kombi e colocar um freio de estacionamento hidraulico.

Só para lembrar que o freio de estacionamento hidráulico não é 100% confiável. Qualquer micro vazamento, vai fazer a pressão diminuir e o freio vai soltar. Isso pode durar alguns minutos, horas horas ou dias, dependendo do estado das vedações.
Mas sempre vc vai ficar com a pulga atrás da orelha...

Denis Takashi
05/01/2012, 13:01
Aproveitando o gancho do colega, é possível colocar o kit de freio a disco dianteiro na traseira ou o suporte das pinças são diferentes?
A diferença nos kits seria apenas por causa do freio de estacionamento ou o suporte das pinças e os dicos não encaixam no eixo traseiro?
A idéia seria a de usar as pinças da Kombi e colocar um freio de estacionamento hidraulico.

Roberto,

Se vc colocar o kit completo da kombi ( discos, suportes e pinças) dá certo sim, fica um freio bem forte, sendo necessário o uso de alguma válvula redutora para ficar com um freio equilibrado.

O que não dá certo é misturar as coisas : suporte de um com disco de outro e etc...

O freio hidráulico é bom para algumas ocasiões, mas não para funcionar como um " freio de mão" nem de emergencia..

()´s

Guilherme Kyrillos
06/01/2012, 00:40
Roberto,

Se vc colocar o kit completo da kombi ( discos, suportes e pinças) dá certo sim, fica um freio bem forte, sendo necessário o uso de alguma válvula redutora para ficar com um freio equilibrado.

O que não dá certo é misturar as coisas : suporte de um com disco de outro e etc...

O freio hidráulico é bom para algumas ocasiões, mas não para funcionar como um " freio de mão" nem de emergencia..

()´s

Caro Denis, saudações.
Companheiro, você poderia explicar como fazer para instalar no eixo traseiro do CJ o kit de freios a discos dianteiro com pinças da Kombi?
[ ] S

Denis Takashi
06/01/2012, 21:27
Caro Denis, saudações.
Companheiro, você poderia explicar como fazer para instalar no eixo traseiro do CJ o kit de freios a discos dianteiro com pinças da Kombi?
[ ] S

Guilherme,

Que eu me lembre é o mesmo processo que na dianteira, não precisa de maiores adaptações, a unica coisa é trocar os parafusos por mais compridos que permitam o uso de porcas, pois na traseira não tem a rosca na carcaça como no munhão.

Uma manha que aprendi depois de algum tempo :

Quando o sistema é aquele mais moderno, com rolamento esférico, para realizar a montagem do freio é necessária a retirada do rolamento..... que normalmente quebra nesse processo... -Apesar do procedimento mais coerente ser trocar o rolamento e anel trava, isso é incontestável.- Mas como vai ser realizada uma montagem onde podem acontecer erros, que nesse caso seriam fatais ao rolamento, o que faço é cortar uma "fatia" do suporte da pinça distante 180º da fixação da mesma ... Desta forma pode-se montar o suporte após tudo posicionado no eixo , facilitando futuras manutenções.

()´s

jecaov8
06/01/2012, 21:58
as pinças traseiras com freio de estacionamento possuem um sistema mecânico de acionamento do freio de mão .

Robertux
06/01/2012, 23:18
Pessoal, obrigado pelas respostas, eu sei que o freio de mão hidraulico não é tão seguro quanto o de cabo original, alias acho que nem é aceito nas vistorias, mas considerando que normalmente o freio de mão original não funciona, é melhor ter um menos seguro que nenhum. Acho que nunca usei o freio de mão, não adianta, as poucas vezes que puxei a alavanca do freio de mão esqueci de soltar e o Jeep andou normalmente, nem notei que o freio estava puxado, se fosse um hidraulico provavelmente o Jeep não sairia do lugar. Como está impossível de achar a pinça do Kadett poderíamos colocar o kit dianteiro, com a pinça da Kombi mesmo atrás e colocar um freio de estacionamento hidraulico.

antonio umino
07/01/2012, 08:06
Robertux. Bom dia. Feliz Ano Novo......
Os caminhões. Ford Chevrolet Dodge, Vinham com o freio de mão logo na frange do cardan....tal qual os jeeps antigos, até 57.......
Muitos esqueciam o freio acionado (alavanca puxada) e com o atrito pegavam fogo.

Só pra relembrar os tempos antigos em que as estradas eram de chão batido com subidas e descidas.....

Um abraço....

sikart
30/10/2012, 22:35
Pessoal,
Algum usa a configuração de pedaleira Suspensa Opala, servo Freio Pampa, Cilindro Mestra Pampa ou parecido?

willys1960_ctba
16/08/2017, 13:19
Boa tarde,
tirando a poeira do tópico...

estou pensando em usar o cilindro mestre da F1000 e servo freio da F1000, willys com eixos do troller. Será que da conta?

A ideia é que o cilindro grande mande bastante quantidade de fluído evitando ter que pisar mais que uma vez no freio.

é esse o caminho?

Obrigado.

Treme Terra
16/08/2017, 15:20
Boa tarde,
tirando a poeira do tópico...

estou pensando em usar o cilindro mestre da F1000 e servo freio da F1000, willys com eixos do troller. Será que da conta?

A ideia é que o cilindro grande mande bastante quantidade de fluído evitando ter que pisar mais que uma vez no freio.

é esse o caminho?

Obrigado.

Negativo meu amigo, quanto maior o diâmetro mais força vai ter que atuar no pedal, embora o curso seja menor. Diâmetro menor no cilindro mestre vai ter um curso maior mas o pedal fica mais leve. Eu tenho no meu CJ 5 freio a disco nas quatro rodas, utilizo hidrovacúo do Opala (1988 a 1992) e cilindro mestre da Kombi Diâmetro 23 mmm. Depois de varias experiencias com vários cilindros este conjunto foi o que funcionou melhor (uso pedaleiras do Opala também). Procure no Google por "Principio de Pascal" e ai vc vai entender de como a compensação hidráulica funciona.

Marcos ET
17/08/2017, 09:22
Negativo meu amigo, quanto maior o diâmetro mais força vai ter que atuar no pedal, embora o curso seja menor. [...] Procure no Google por "Principio de Pascal" e ai vc vai entender de como a compensação hidráulica funciona.

Lembrei de quando comentei sobre isso em 2004... kkkkk

http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-2173.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/295-pedaleira-suspensa-8.html

Nossa, como faz tempo!

willys1960_ctba
17/08/2017, 11:45
Negativo meu amigo, quanto maior o diâmetro mais força vai ter que atuar no pedal, embora o curso seja menor. Diâmetro menor no cilindro mestre vai ter um curso maior mas o pedal fica mais leve. Eu tenho no meu CJ 5 freio a disco nas quatro rodas, utilizo hidrovacúo do Opala (1988 a 1992) e cilindro mestre da Kombi Diâmetro 23 mmm. Depois de varias experiencias com vários cilindros este conjunto foi o que funcionou melhor (uso pedaleiras do Opala também). Procure no Google por "Principio de Pascal" e ai vc vai entender de como a compensação hidráulica funciona.



Valew, muito obrigado.

Pelo que reli aqui, ficaria bom usar essas duas então:
Cilindro mestre Toy band - 23,81mm
Cilindro mestre Kombi - 23,81mm

A diferença que eu vi é que a da kombi são 4 saídas uma para cd roda e a da toyota duas saídas, uma para cada eixo.
Cotei rapidamente para ter ideia dos preços e estão até próximos.

Se for usar da kombi ai usaria o hodrovacuo do santana quantum

Se for usar da toyota band, ai usaria tudo da toyota..

:?:

Obrigado.

Marcos ET
17/08/2017, 15:27
Valew, muito obrigado.

Pelo que reli aqui, ficaria bom usar essas duas então:
Cilindro mestre Toy band - 23,81mm
Cilindro mestre Kombi - 23,81mm
:?:
Obrigado.

Estou instalando neste exato momento o cilindro mestre do Chevette antigo (até 83). Ele tem, se não me falha a memória, 20,63mm de diâmetro. Foi o menor que consegui encontrar. Ao mesmo tempo, tem longo curso no cilindro. Ou seja, desloca um bom volume de fluido, mas a área do cilindro mestre é pequena, e por isso dá boa pressão com pouco esforço.

Outro cilindro meste que é quase do mesmo tamanho é do Fiat 147, com aproximadamente 20,64mm de diametro. porém, acho que ele desloca um pouco menos de fluido, pois embora com praticamente o mesmo diâmetro, o comprimento do cilindro é um pouco menor.

Preferi o cilindro do Chevette porque quero montar o circuito SEM hidrovácuo, e manter as pedaleiras do meu CJ3A no lugar original (pedais no assoalho). Uso pinças da Kombi na frente (Kit Superbreak) e cilindros de 1 1/8 atrás (cilindros de roda dianteiros na traseira).

Creio que até semana que vem já possa dizer como ficou.

Viniciusaol
17/08/2017, 17:52
Estou instalando neste exato momento o cilindro mestre do Chevette antigo (até 83). Ele tem, se não me falha a memória, 20,63mm de diâmetro. Foi o menor que consegui encontrar. Ao mesmo tempo, tem longo curso no cilindro. Ou seja, desloca um bom volume de fluido, mas a área do cilindro mestre é pequena, e por isso dá boa pressão com pouco esforço.

Outro cilindro meste que é quase do mesmo tamanho é do Fiat 147, com aproximadamente 20,64mm de diametro. porém, acho que ele desloca um pouco menos de fluido, pois embora com praticamente o mesmo diâmetro, o comprimento do cilindro é um pouco menor.

Preferi o cilindro do Chevette porque quero montar o circuito SEM hidrovácuo, e manter as pedaleiras do meu CJ3A no lugar original (pedais no assoalho). Uso pinças da Kombi na frente (Kit Superbreak) e cilindros de 1 1/8 atrás (cilindros de roda dianteiros na traseira).

Creio que até semana que vem já possa dizer como ficou.

Isso me interessa... assim que tiver uma resposta nos diga aqui. se poste fotos da adaptaçao do cilindro tbm. Valeu.

Marcos ET
18/08/2017, 08:51
Isso me interessa... assim que tiver uma resposta nos diga aqui. se poste fotos da adaptaçao do cilindro tbm. Valeu.

Sim, a princípio posso dizer como está até o presente momento...

O "X" da questão é que o sistema do jeep é (por herança) o mesmo da Ford, enquanto todo o resto (GM, Volks, Fiat) são compatíveis entre si (exceto alguns poucos detalhes), o sistema da ford tem rosca e diametro diferente.

Por isso, ao instalar o cilindro do Chevette no jeep, aproveitei para trocar a tubulação, montando um sistema onde um circuito será para o eixo dianteiro e o outro para o traseiro.

O dianteiro será 100% compatível entre si, pois as roscas e diâmetros desde o cilindro mestre até as pinças da kombi, passando pelos flexíveis (são três, um para cada pinça, e outro entre o eixo e o chassis), e "T" do freio (instalado sobre o eixo) são as mesmas.

Já o circuito traseiro será híbrido, pois o tubo começa com a rosca GM/Volks e na outra ponta terá rosca Ford para conectar o flexível do chassis ao eixo (também ford na parte de trás). Lá atrás, então, tudo será ford (Flex, "T", tubos), por conta das medidas de rosca dos cilindros de roda (que no meu caso são os dianteiros - de 1 1/8" - mas instalados na traseira)

Até agora está quase tudo montado. Amanhã farei a flange em "L" para fixar o cilindro mestre no chassis, no lugar do original. Se der tempo, também farei uma coifa para proteger a face do cilindro mestre (onde chega a haste de acionamento do pedal) de água, poeira e lama.

Grande abraço!

Marcos ET
24/08/2017, 09:10
Bom, Ainda em processo de montagem, sábado passado fiz a flange para o cilindro duplo do chevette no lugar do original do jeep. Para mostrar como está ficando, vou postar algumas fotos.

É bom lembrar que a flange ainda não está pronta. Ainda farei uma coifa par proteger a face do cilindro mestre (por onde chega a haste de acionamento.

O parafusão que está atravessando a flange é só para segurar as partes no lugar (para não empenar na hora de soldar), e a "orelha" do outro lado (acima do sangrador do cilindro mestre) era para usar aquela chapa plana que vai até o eixo do pedal.

Infelizmente, embora eu tivesse previsto continuar usando aquele suporte que vai do cilindro mestre do jeep até o eixo do freio, tive que cortar um pouco do suporte, para fazer caber entre o chassis e a capa seca do motor GM151.

Agora, neste momento da montagem, estou procurando um caminho seguro para o escapamento, sem que ele fique encostado ou espremido entre a ponta do cilindro mestre e o coxim esquerdo do motor...

Espero que consigam entender as fotos, pois elas saíram meio sem indicação de para que lado fica o que... rsrrs

Marcos ET
05/09/2017, 10:20
Ainda não testei a viatura na rua, mas já me deparei com o primeiro problema: Os cilindros de roda traseiros do Chevette são de ¾’’ (cerca de 19mm )enquanto que eu estava usando os cilindros dianteiros do jeep,(1 1/8’’ – cerca de 28mm – se não me falha a memória) montados no cubo traseiro. Com isso, embora o cilindro mestre tenha atuado satisfatoriamente nos freios dianteiros (pinças da Kombi), não foram suficientes para encher todo o volume dos cilindros de roda traseiros.

Com isso, minha primeira alternativa será trocar os cilindros de roda pelos traseiros do jeep, passando para 1’’ (cerca de 25.4mm). Se não der certo, e o cilindro ainda for grande demais, então a medida drástica será trocar pelos cilindros traseiros do 51 (3/4’’ – cerca de 19mm, praticamente a mesma medida do chevette). O problema é que para recolocar os cilindros do 51, vou ter que ir atrás do sistema completo (espelho, sapatas, campanas, etc...).

Vamos em frente...

Marcio Thelemaco
07/10/2017, 18:00
Alguém com servo e cilindro da s10 e disco nas 4 rodas que deu certo?

marciorank@gmail.com
07/10/2017, 21:25
Ainda não testei a viatura na rua, mas já me deparei com o primeiro problema: Os cilindros de roda traseiros do Chevette são de ¾’’ (cerca de 19mm )enquanto que eu estava usando os cilindros dianteiros do jeep,(1 1/8’’ – cerca de 28mm – se não me falha a memória) montados no cubo traseiro. Com isso, embora o cilindro mestre tenha atuado satisfatoriamente nos freios dianteiros (pinças da Kombi), não foram suficientes para encher todo o volume dos cilindros de rfreio

Com isso, minha primeira alternativa será trocar os cilindros de roda pelos traseiros do jeep, passando para 1’’ (cerca de 25.4mm). Se não der certo, e o cilindro ainda for grande demais, então a medida drástica será trocar pelos cilindros traseiros do 51 (3/4’’ – cerca de 19mm, praticamente a mesma medida do chevette). O problema é que para recolocar os cilindros do 51, vou ter que ir atrás do sistema completo (espelho, sapatas, campanas, etc...).

Vamos em frente...

e ai Marcos, como funcionou os freios, colocquei no meu um cilindro de 20,5 mm de diametros no meu jeep e não da freio

Marcos ET
09/10/2017, 12:24
colocquei no meu um cilindro de 20,5 mm de diametros no meu jeep e não da freio

Marcio, boa tarde! Estes de 20,5cm são os do Jeep 51 certo? Qual o cilindro mestre que você está usando mesmo? (não entendi bem se você se referiu ao cilindro mestre ou aos cilindros de roda...)

O meu projeto está em fase de aprimoramento... o sistema de freios até que funcionou, mas ainda precisa de ajustes. Os cilindros de roda ainda nao foram trocados, pois no momento estou tentando resolver outro problema, que é o fato de que não há mais espaço para a passagem do tubo de escape (ficou prensado entre a ponta do cilindro mestre, o calço do motor, o chassis e o bloco). Assim que eu descobrir como conciliar o escapamento com o cilindro mestre, voltarei ao dimensionamento das demais partes.

Estou pensando em me dar por vencido e colocar pedaleiras suspensas, mas ainda não estou totalmente convencido, pois terei outros problemas se fizer isso (cilindro mestre bate no carburador e filtro de ar).

marciorank@gmail.com
09/10/2017, 21:29
Marcio, boa tarde! Estes de 20,5cm são os do Jeep 51 certo? Qual o cilindro mestre que você está usando mesmo? (não entendi bem se você se referiu ao cilindro mestre ou aos cilindros de roda...)

O meu projeto está em fase de aprimoramento... o sistema de freios até que funcionou, mas ainda precisa de ajustes. Os cilindros de roda ainda nao foram trocados, pois no momento estou tentando resolver outro problema, que é o fato de que não há mais espaço para a passagem do tubo de escape (ficou prensado entre a ponta do cilindro mestre, o calço do motor, o chassis e o bloco). Assim que eu descobrir como conciliar o escapamento com o cilindro mestre, voltarei ao dimensionamento das demais partes.

Estou pensando em me dar por vencido e colocar pedaleiras suspensas, mas ainda não estou totalmente convencido, pois terei outros problemas se fizer isso (cilindro mestre bate no carburador e filtro de ar).

o cilindro mestre que eu colocquei é volks com 20,5mm de diametro, na frente uso pinças de palio, e atras é tambor com cilindros diametro de 3/4'' e nao da freio, falta oleo para encher tudo.

Marcos ET
10/10/2017, 10:50
o cilindro mestre que eu colocquei é volks com 20,5mm de diametro, na frente uso pinças de palio, e atras é tambor com cilindros diametro de 3/4'' e nao da freio, falta oleo para encher tudo.

Posso estar enganado no que vou dizer, afinal de contas ainda não terminei de ajustar meus freios e posso me deparar com a mesma situação que a sua, mas ao levar em conta o diâmetro de meu cilindro mestre, acabei optando pelo do chevete antigo porque, embora fosse pequeno em diâmetro, era relativamente grande em deslocamento (curso) do pistão. Assim, embora eu tivesse um longo curso de pedal, eu teria volume de fluido suficiente para encher os cilindros de roda traseiros (com relação ao volume, não me preocupo muito com os freios dianteiros, pois as pinças precisam de pouco volume devido ao ajuste muito mais preciso delas com os discos)

Na minha primeira tentativa, com cilindros de 1 1/4", também não deu freio (como no seu caso), e por isso estou reduzindo os cilindros de roda para 1".

Se usando cilindros de 1" o mestre continuar não sendo o suficiente, passarei a uma nova configuração, utilizando um circuito para as rodas esquerdas, e outro para as rodas direitas, pois assim eu distribuo melhor o volume de fluido entre os circuitos (se eu ligar dois discos em um circuito, e dois tambores em outro, precisarei de muito mais fluido para o circuito dos tambores).

Vamos ver. Assim que eu terminar aqui, vou postando as impressões.

marciorank@gmail.com
10/10/2017, 12:11
Posso estar enganado no que vou dizer, afinal de contas ainda não terminei de ajustar meus freios e posso me deparar com a mesma situação que a sua, mas ao levar em conta o diâmetro de meu cilindro mestre, acabei optando pelo do chevete antigo porque, embora fosse pequeno em diâmetro, era relativamente grande em deslocamento (curso) do pistão. Assim, embora eu tivesse um longo curso de pedal, eu teria volume de fluido suficiente para encher os cilindros de roda traseiros (com relação ao volume, não me preocupo muito com os freios dianteiros, pois as pinças precisam de pouco volume devido ao ajuste muito mais preciso delas com os discos)

Na minha primeira tentativa, com cilindros de 1 1/4", também não deu freio (como no seu caso), e por isso estou reduzindo os cilindros de roda para 1".

Se usando cilindros de 1" o mestre continuar não sendo o suficiente, passarei a uma nova configuração, utilizando um circuito para as rodas esquerdas, e outro para as rodas direitas, pois assim eu distribuo melhor o volume de fluido entre os circuitos (se eu ligar dois discos em um circuito, e dois tambores em outro, precisarei de muito mais fluido para o circuito dos tambores).

Vamos ver. Assim que eu terminar aqui, vou postando as impressões.
independente de qual lado voce usar os circuitos, a quantidade de oleo sempre sera a mesma, no meu ponto de vista.

Marcos ET
10/10/2017, 12:32
independente de qual lado voce usar os circuitos, a quantidade de oleo sempre sera a mesma, no meu ponto de vista.

Sim, será a mesma no total. A questão é como distribuir entre os cilindros. Atualmente, percebi que a parte do cilindro mestre que "abastece" as pinças dianteiras se move muito pouco para atuar nas rodas (move-se uns 5% do curso), ao passo que a parte do cilindro mestre que atua nos cilindros de roda traseiros chega a 99% do curso para surtir efeito. O que pretendo fazer cruzando os circuitos é que cada parte do cilindro mestre se desloque 50% do curso, preenchendo igualmente a demanda de fluido nas quatro rodas.

Na prática não sei se isso terá um efeito tão notável, creio até que o deslocamento do pedal será quase o mesmo, mas espero que a mudança me permita um fluxo de fluido mais equilibrado entre o circuito 1 com o 2.

Sergioporto
11/10/2017, 14:46
Valew, muito obrigado.

Pelo que reli aqui, ficaria bom usar essas duas então:
Cilindro mestre Toy band - 23,81mm
Cilindro mestre Kombi - 23,81mm

A diferença que eu vi é que a da kombi são 4 saídas uma para cd roda e a da toyota duas saídas, uma para cada eixo.
Cotei rapidamente para ter ideia dos preços e estão até próximos.

Se for usar da kombi ai usaria o hodrovacuo do santana quantum

Se for usar da toyota band, ai usaria tudo da toyota..

:?:

Obrigado.
Meu pitaco .Minha toy tempos atrás pifou cilindro mestre por questão de valor coloquei o da kombi ,apesar de ter mesmo diametro ,serem iguais externamente mas quebrei a cara ,não tinha freio dianteiro pois curso do cilindro da kombi para dianteira é menor que da toy.
Tive que marchar com cilindro original e o da kombi dei para um amigo.

Marcos ET
11/10/2017, 17:43
...apesar de ter mesmo diametro ,serem iguais externamente mas quebrei a cara ,não tinha freio dianteiro pois curso do cilindro da kombi para dianteira é menor que da toy...

Isso! era o que eu estava observando aqui... a relação do diâmetro ente cilindro mestre e cilindro de roda é que dá a razão da multiplicação da força (como uma "redução hidráulica"), e o curso de um cilindro com relação ao outro é que dá a razão do volume necessário para executar a tarefa... Este foi um dos principais motivos pelos quais escolhi o cilindro do chevette (diâmetro pequeno e curso grande)

Dic3
12/10/2017, 15:38
Cilindro mestre da kombi nao funciona direito nem na kombi, imagine em adaptacoes.

No gpw, uso cilindro mestre e hidrovacuo do opala (varga), uso pincas de kombi na dianteira e a tambor original na traseira. Se pisar com vontade eu ARRASTO meus pneus 35". Sistema barato e que funciona muito bem.

No meu outro cj5, tenho hidrovacuo e cilindro mestre da f1000, peguei uma fortuna nesse sistema pois tudo pra f1000 é caro, uso pincas de kombi e tambor e o freio nao é tao bom como o do gpw.

marciorank@gmail.com
14/10/2017, 22:47
Cilindro mestre da kombi nao funciona direito nem na kombi, imagine em adaptacoes.

No gpw, uso cilindro mestre e hidrovacuo do opala (varga), uso pincas de kombi na dianteira e a tambor original na traseira. Se pisar com vontade eu ARRASTO meus pneus 35". Sistema barato e que funciona muito bem.

No meu outro cj5, tenho hidrovacuo e cilindro mestre da f1000, peguei uma fortuna nesse sistema pois tudo pra f1000 é caro, uso pincas de kombi e tambor e o freio nao é tao bom como o do gpw.
em um jeep de um cliente fiz mesma coisa coloquei a pedaleira do opala servo e cilindro mestre, pinça dianteira de kombi e trseira tambor original, pensa num freio doido de bão, e o cara tinha uma f1000 98 e disse que o jeep era melhor de freio

marciorank@gmail.com
14/10/2017, 22:52
ja em um outro coloquei as pinças de kombi freio traseiro a tambor,servo de opala e mestre de kombi,o cara reclamou que ficou muito violento o freio, e ficou mesmo porem, fiz o mesmo kit em outro jeep, e nao ficou tão forte, vai entender o que acontece né?

sikart
16/10/2017, 22:50
Pessoal, tenho willys 51 com freio a disco nas 4 rodas, dianteiro da S10 e traseiro do marea. O cilindro mestre e servofreio nenhum mecanico conseguiu identificar do que é, pois foi a única coisa que não troquei. Quando saio com jeep, depois de umas duas ou tres pisadas no freio, o mesmo começa a travar e não solta mais, apenas sangrando. Agora quero trocar o servo e cilindro, mas estou na dúvida entre kit opala e kit F1000? Qual ano de cada posso usar? QQr ano da certo? Vlw

marciorank@gmail.com
17/10/2017, 22:17
Pessoal, tenho willys 51 com freio a disco nas 4 rodas, dianteiro da S10 e traseiro do marea. O cilindro mestre e servofreio nenhum mecanico conseguiu identificar do que é, pois foi a única coisa que não troquei. Quando saio com jeep, depois de umas duas ou tres pisadas no freio, o mesmo começa a travar e não solta mais, apenas sangrando. Agora quero trocar o servo e cilindro, mas estou na dúvida entre kit opala e kit F1000? Qual ano de cada posso usar? QQr ano da certo? Vlw

o seu problema é so flexivel ou cano entupido, em ultimos casos pode ser a regulagem do pino que aciona o cilindro mestre, mas acredito que seja somente um cano entupido que nao deixa o fluido retornar e é facil voce descobrir, qdo precisar sangrar novamente voce vai perceber se é no cirquito traseiro ou dianteiro que esta com mais presão.

sikart
22/10/2017, 22:17
o seu problema é so flexivel ou cano entupido, em ultimos casos pode ser a regulagem do pino que aciona o cilindro mestre, mas acredito que seja somente um cano entupido que nao deixa o fluido retornar e é facil voce descobrir, qdo precisar sangrar novamente voce vai perceber se é no cirquito traseiro ou dianteiro que esta com mais presão.

Boa Noite Marciorank,

Verificamos os canos e a principio está tudo ok, para voce ter ideia, quando saio de jeep como hoje domingão pós chuva, fui ao posto abastecer cerca de 5km de casa e ao voltar o mesmo começou a travar sem usar os freios, não pisei nenhuma vez, parei no posto desligando o motor. Ao retornar, para casa, completando 6 a 7 km ao todo começou a pesar o motor, cheguei em casa e os freios estavam bem quentes. Eles estão com regulagem mais solta, mas mesmo assim começa a travar.

Sergioporto
23/10/2017, 09:20
Cilindro mestre "enforcado "

sikart
23/10/2017, 22:38
Cilindro mestre "enforcado "

Boa Noite, Sergio, mas isso devido a desgaste ou regulagem do pedal está forçando ele? Grato

Dic3
24/10/2017, 08:49
Tem um parafuso de regulagem entre o cilindro e o hidrovacuo, a regulagem é pentelhonesima. vai regulando e andando com o jeep ate chegar num meio termo entre ter freio quando frio e nao travar as rodas quando quente

Sergioporto
24/10/2017, 09:52
Isto que nosso amigo falou .Regulagem entre cilindro mestre e hidrovácuo.Solta o ilindro do hidrovácuo ,não precisa soltar os canos, e verá que sai do hidrovácuo uma pequena haste com regulagem na ponta.Se não engano tem um contraporca ,solta e diminui no sentido de omprimento.Não tem erro, é fácil.
boa sorte