Ver Versão Completa : Motor 6cc FORD 1994
EduardoLang
06/05/2004, 17:57
Galera,
Estou vendo um motor 6cc da FORD 6cc.
Não sei se ele é o Argentino ou não. Minha questão é saber se este motor é o 3,6 ou o 4,9. Sei que ele estava em uma FORD F1000 1994 e é a gasolina. Segundo o Kra ele está zeradinho ! ! ! ! e completo, carbura, ignição eletronica, coletor escap admissão, arranque, embreagem, etc etc etc....
Ainda não sei o preço, mas gostaria de saber se este motor é bom ou não.
Já tenho um câmbio Clark 260 f da ford e casaria certinho neste motor, eu acho ! ! !
O que vcs tem a me dizer??? Quanto à qualidade, durabilidade, peças de reposição, preço, etc etc etc e quanto mais ou menos eu pagaria em um motor desses????
Se ele for um 3,6 tem muita diferença pro 4,1 da GM ? ? ? ?
sds
Fala Eduardo:
sendo 1994 eh 3.6.
os argentinos, fabricados entre 1997/8 sao 4.9.
eu tinha um 4.1 opala e troquei pelo 4.9i.
o bicho eh valente mesmo, tem que tomar cuidado pra nao se empolgar no volante!!caixa original de jeep nem pensar, detona...
sao motores extremamente resistentes, mas para achar peças, vc vai ter que rodar bastante, eh muito escasso.
e se cair na besteira de procurar na concessionaria ford, ta fu@#%!
pelo que vc esta relatando, esse motor vale entre 1000 e 1400 latas.
tem um cara aki em cwb vendendo um completo tbem, 4.9i exceto modulo por 1500,00.
nao conheço o 3.6 mas o 4.9 eu recomendo. usina.
[]'s
marcelo nunes
06/05/2004, 22:11
O motor 3.6 foi usado na F1000 desde 85 até a metade de 96
Comparado ao 4.1 GM, é um motor mais fraco, com menos torque especialmente em baixas rotações.
O 3.6 a álcool tinha 111cv líquidos, quase o mesmo que o 4.1 a gasolina que tinha 115 cv líquidos nos mais antigos e 121 nos mais novos , mas o 4.1 a álcool tinha 132 cv, os mais novos 134.
Andar com uma F1000 94 a gasolina não é nada empolgante, dá a nítida impressão que falta motor. Usei uma durante um período em que tive uma GM A20 4.1, álcool, e a diferença era brutal. Serve para comparar os motores.
Sei também que achar peças para esse 3.6 era bem chato, não sei hoje em dia, deve ser pior.
Mas a F1000 4.9 realmente anda a beça...e como.
EduardoLang
07/05/2004, 09:10
Grande Elcio e Marcelo,
Era mais ou menos o que eu estava imaginando. Quando o cara me falou que era o 6cc da ford, logo imaginei que fosse o 3.6 e que este fosse o argentino. Com isso, achei que fosse ter problemas em achar peças de reposição quando da necessidade.
Minha questão é que eu tenho um clark 260 F que será utilizado nesse jeep ( que ainda vou reconstruir ) que estava em uma F1000. Então, o eixo piloto e a moringa, bem como a furação para a capa seca, encaixaria certinho no motor!!!!!!! Mas acho mais fácil e barato trocar o eixo piloto e a moringa para o GM até mesmo porque o GM, como relatado, é bem mais forte ! ! ! !que o ford!!!!
Quanto à transmissão, como relatei, estarei utilizando o câmbio Clark 260 f com a caixa de redução da toyota. Então, pode socar o pé sem dó e utilizar um webber 446 sem dó que o bicho não estoura!!!!!
Muito grato a todos!!!!!!!!
Edu
Ola Eduardo:
como o Marcelo disse o 3.6, eh realmente um pouco mais fraco que o 4.1.
mas me pareceu que ele relatou a experiencia levando em conta uma F1000, ou seja, um carro com mais de 2 ton.
se vc passar esse motor pra alcool e colocar no jeep, vai ficar muito bom com certeza.
[]´s a todos
marco cruz
07/05/2004, 11:02
Prezados,
Tenho o motor 3,6 no meu CJ.
Pode ser que na F-1000 não era bom (aliás, andar na F-1000 não é para empolgar mesmo), mas posso lhe dizer que no CJ ficou MUUUIIITTTTOO bom.
Comparando com jipes de amigos que têm o 4,1 e até o 302 (V8), posso lhe dizer que o bicho é mais forte em baixas rotações e não deve nada em altas (e o meu está com relação 8:43 :shock: ).
Não tive problemas com peças (até porque nunca tive problema com o motor :wink: ); é econômico - faz 7km/l na cidade.
Dê uma olhada no tópico de downloads, tem as especificações desse motor...
Pessoalmente, não troco o 3,6 pelo 4.1 GM, mas aí é questão de gosto...
marcelo nunes
07/05/2004, 14:04
Na verdade eu estava estabelecendo um termo de comparação entre o 3.6,o GM 4.1 e o Ford 4.9. O que não significa que o 3.6 seja fraco no CJ.
A F1000 e a A20 tem mais ou menos o mesmo peso. Relações finais também próximas. Enquanto a F1000 3.6 é lerda, a A20 anda muito bem e a F1000 4.9 melhor ainda.
Portanto um CJ com o 4.1 GM certamente vai andar melhor que com o 3.6 e com o 4.9 vai sobrar motor.
Certamente um Cj não vai ficar "bobo" com o 3.6, vai andar bem mais que o original, afinal são 111 cv no 3.6 a álcool e creio que 108cv no gasolina.
Um 2.3OHC a álcool tinha 84 cv líquidos e para o motor a gasolina não era divulgada a potência líquida, só a bruta de 91cv, mas devia estar em torno de uns 76 cv. Isso quer dizer que ele ganha no mínimo uns 40% a mais de potência nessa troca!
marco cruz
07/05/2004, 14:20
Marcelo, beleza.
Qto ao 4.9, dá um p. trabalho para adaptar a reduzida (não existe flange, tem que fazer). Faça uma pesquisa no site.
As especificações motor 3.6 L - gasolina E-Max
Número de cilindors ............................................. 6 em linha
Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
Carburador .................................................. ........ simples
Potência máxima líquida ....................... 79,4kW (108,0 cv) a 1.700 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Torque máximo líquido ......................252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Ordem de ignição
(cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
Avanço inicial do motor - apms
(com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
750 ╧ 25 com ar condicionado
Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %
marco cruz
07/05/2004, 14:25
Ficha do GM 250 - 4.1 Gasolina
Número de cilindros: 6 em linha
Número de mancais principais: 7
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Diâmetro interno do cilindro: 98,4 mm
Curso do embolo: 89,7 mm
Taxa de compressão: 08:01
Cilindrada: 4,093 L
Rotação da marcha-lenta:
-Caixa de mudanças manual: 600 – 650 rpm
-Caixa de mudanças automática: 830 – 880 rpm
Potência máxima líquida (ABNT-NBR-5484) 87 kW (118 CV) a 4.000 rpm
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR-5484) 275 N.m (28 kgfm) a 2.000 rpm
Velas R.44 x LS
Folga nas Velas (0,8 – 0,9 mm)
Ovalização e conicidade máx. dos cilindros: 0,127 mm
Folga entre pontas dos anéis de compressão: 0,25 – 0,51 mm
Folga dos êmbolos (saia) nos cilindros: 0,013 – 0,028 mm
Marcelo, vc vê que realmente o GM é mais forte, porém exige maior rotação.
marcelo nunes
07/05/2004, 14:34
Detalhe, ainda existem peças para o 3.6?
Qto ao 4.9, dá um p. trabalho para adaptar a reduzida (não existe flange, tem que fazer).
ola Marco:
nao da nao cara. a nao ser que vc deixe a caixa original, e se fizer isso ela acaba quase encostando no eixo traseiro!!!
a unica adaptaçao que fiz foi tornear o volante do motor que nao coube dentro da capa-seca.
neste motor entra certinho a capa-seca do maverick. eu coloquei a caixa dele (maverick) e a caixa de transferencia, entao, vai na boa.
vou postar as fotos do jeep pra mostrar pra vcs, se interssar.
[]´s
marcelo nunes
07/05/2004, 14:35
As minhas mensagens foram em duplicidade, como não sei retirar, tive que apagar e escrever qualquer coisa no lugar delas. Desculpem
marcelo nunes
07/05/2004, 14:35
Dê uma olhada nos dados desse 3.6, porque potência máxima a 1700 RPM nem o Scania...
E esse 4.1 de 118 cv é o da C20, o do Opala até 89 é 3 cv mais "fraquinho" (grande diferença...), vai ficar perto do 3.6.
Se a rotação de pot. máxima do 3.6 for 3700 rpm, vai acontecer mais ou menos o seguinte, o 3,6 e o 4.1 vão ficar mais ou menos empatados, o GM pouco mais forte, até esse giro. Daí pra frente o 3.6 não cresce mais e o GM ainda dá os 10 cv restantes.
Em baixa, apesar do torque do 3.6 vir antes, a diferença de quase 10% pode ser bem interessante.
Repare que dos 1400 rpm em diante o GM é sempre mais forte. Mas a uns 1500 giros as curvas dos dois ainda devem estar bem juntas.
Detalhe, ainda existem peças para o 3.6?
marcelo nunes
07/05/2004, 14:36
Mas o 4.1 também não é plug'n play não. Se for pra sofrer, não compensa sofrer por um 4.9?
Dê uma olhada nos dados desse 3.6, porque potência máxima a 1700 RPM nem o Scania...
E esse 4.1 de 118 cv é o da C20, o do Opala até 89 é 3 cv mais "fraquinho" (grande diferença...), vai ficar perto do 3.6.
Se a rotação de pot. máxima do 3.6 for 3700 rpm, vai acontecer mais ou menos o seguinte, o 3,6 e o 4.1 vão ficar mais ou menos empatados, o GM pouco mais forte, até esse giro. Daí pra frente o 3.6 não cresce mais e o GM ainda dá os 10 cv restantes.
Em baixa, apesar do torque do 3.6 vir antes, a diferença de quase 10% pode ser bem interessante.
Repare que dos 1400 rpm em diante o GM é sempre mais forte. Mas a uns 1500 giros as curvas dos dois ainda devem estar bem juntas.
Ola Marcelo:
avaliando por esse aspecto vc tem razao.
Detalhe, ainda existem peças para o 3.6?
se tiver sorte acha sim, principalmente em sp.
marco cruz
07/05/2004, 15:00
Essas info sobre o 3.6 foram obtidas com a Ford (se não me engano é reprodução do manual do proprietário).
Sei que soa estranho, mas se vc dirigir o bicho vai perceber que nem precisa encostar o pé para o motor "empurrar".
qto ao 4.9 é injetado (me corrijam se estiver errado) e rola aquela lenda da queima do modulo no meio da trilha... Particularmente, não acredito em lendas, pero que existen, existen...
Essas info sobre o 3.6 foram obtidas com a Ford (se não me engano é reprodução do manual do proprietário).
Sei que soa estranho, mas se vc dirigir o bicho vai perceber que nem precisa encostar o pé para o motor "empurrar".
qto ao 4.9 é injetado (me corrijam se estiver errado) e rola aquela lenda da queima do modulo no meio da trilha... Particularmente, não acredito em lendas, pero que existen, existen...
oi Marco:
eh injetado sim, nunca vi relatos sobre esses modulos queimando, mas todo modulo de qquer carro esta sujeito a queimas.
este modulo esta com o mesmo motor desde 1998, ja foi chipado pra rodar com alcool e ate agora ta beleza.
acerdito que seje mais sorte do que lenda.
[]´s
marcelo nunes
07/05/2004, 20:34
Como eu tenho catálogos de 99% dos carros fabricados no Brasil, de TODOS os anos de fabricação, peguei a ficha do 3.6, e do 2.3 para comparar, nos manuais de engenharia da F100 e da F1000 (vocês me fizeram fuçar nuns arquivos em que eu não mexia a uns dois anos...):
Motor 3.6 a gasolina: 108 cv ABNT a 3700 rpm (potência líquida)
Motor 3.6 a álcool: 112,2 cv ABNT a 3800 rpm (potência Bruta)
Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação simples : 91 cv SAE a 5000rpm (potência bruta)
Motor 2.3 Georgia a gasolina, carduração dupla: 92,3 cv ABNT a 5200 rpm(potência líquida)
Motor 2.3 Georgia a álcool: 84,2 cv ABNT a 4400 rpm (potência líquida).
Acho que há mais um fator favorável a se usar um motor 3.6 ou um 4.9, ao invés do GM4.1:
Você estará usando um motor Ford, num carro Ford...pessoalmente acho muito mais bacana.
Como eu tenho catálogos de 99% dos carros fabricados no Brasil, de TODOS os anos de fabricação, peguei a ficha do 3.6, e do 2.3 para comparar, nos manuais de engenharia da F100 e da F1000 (vocês me fizeram fuçar nuns arquivos em que eu não mexia a uns dois anos...):
Motor 3.6 a gasolina: 108 cv ABNT a 3700 rpm (potência líquida)
Motor 3.6 a álcool: 112,2 cv ABNT a 3800 rpm (potência Bruta)
Motor 2.3 Georgia a gasolina, carburação simples : 91 cv SAE a 5000rpm (potência bruta)
Motor 2.3 Georgia a gasolina, carduração dupla: 92,3 cv ABNT a 5200 rpm(potência líquida)
Motor 2.3 Georgia a álcool: 84,2 cv ABNT a 4400 rpm (potência líquida).
Acho que há mais um fator favorável a se usar um motor 3.6 ou um 4.9, ao invés do GM4.1:
Você estará usando um motor Ford, num carro Ford...pessoalmente acho muito mais bacana.
ola Marcelo, tudo bem?
cara ja que vc tem esses catalogos, vc por acaso conseguiria o da F1000 4.9i, por favor.
sei que nao foi fabricado por aqui, apenas montado, sendo assim talvez vc consiga.
tow precisando MUITO disso.
falew cara.
[]´s
marcelo nunes
10/05/2004, 14:09
Temos mas não posso ceder pois é material de uso exclusivo da empresa, por terem sido cedidos a nós pela engenharia da Ford e pelo Instituto Ford de Marketing.
Já tentou com o call center da Ford? Costumam atender bem e enviar o que pedimos.
Temos mas não posso ceder pois é material de uso exclusivo da empresa, por terem sido cedidos a nós pela engenharia da Ford e pelo Instituto Ford de Marketing.
Já tentou com o call center da Ford? Costumam atender bem e enviar o que pedimos.
Ola Marcelo:
esta foi a 5ª resposta da ford apos a solicitaçao deste manual:
"Senhor Elcio
No momento, não dispomos do manual do proprietário do veículo ano/modelo citados.
Obrigado pelo contato.
Ainda assim, nos colocamos à disposição.
FordServiço ao Cliente
Bom atendimento é original de fábrica" (sic)
como vc pode ver , ta dificil.
outra forma de conseguir este manual eh informando o nº do chassi e a placa do carro, porem, como nao tenho F1000, apenas o motor, entao ja era.
na verdade nao pretendia que vc me enviasse o manual impresso, um doc, pdf, jpg ja basta.eu imprimo na laser aki da empresa mesmo.
cara, nao tenho mais a quem recorrer, se vc puder me ajudar te garanto umas cervejas, liquido ou moeda corrente se desejar :-)
[]´s desesperados.
marcelo nunes
10/05/2004, 17:38
Infelizmente, por serem materiais não convencionais, alguns até de uso restrito, o contrato nosso com a Ford impede a divulgação de cópias, etc.
O problema é que o material que tenho da 4.9 é desse tipo.
Dependendo do modelo nós temos aqui os manuais do proprietário, ou folhetos, daí eu poderia ceder algo.
Infelizmente, por serem materiais não convencionais, alguns até de uso restrito, o contrato nosso com a Ford impede a divulgação de cópias, etc.
O problema é que o material que tenho da 4.9 é desse tipo.
Dependendo do modelo nós temos aqui os manuais do proprietário, ou folhetos, daí eu poderia ceder algo.
Marcelo:
o que vc puder arrumar pra mim ta bom, apenas o motor me interessa.
4.9i 1997/8.
[]´s
EduardoLang
21/05/2004, 09:12
Pessoal,
O que vcs me dizem disso ? ? ? ?
Bem, encontrei um motor GM 4.1 ano 1994 que está em uma BONAZA ( acho que é a C20 modificada né ! ! !), bem isso não importa, o que importa é que este motor está completinho:
Motor de arranque;
Distribuidor;
Ignição eletrônica;
Velas;
Cabos de vela;
Suporte do motor;
Coxim do motor;
Embreagem completa;
Capa seca;
Carburador;
Motor e si
Mangueira que liga o filtro de ar ao carburador ( tipo um funilzão )
Bem ele está funcionando perfeitamente e roda a álcool originalmente e o cara tá pedindo R$ 700,00.
O que vcs acham ? ? ? ?
Tá numa boa brecinha? ? ? ? ? ?
oi Eduardo:
com embreagem e tudo, o preço ta bom. geralmente a negada pede +- isso so no motor.
mas veja se nao ta "fumando", batendo valvula, etc.
e nao se esqueça que tem um tramite burocratico para q vc possa legalizar esse motor.
pergunte a um despachante de sua confiança, ou no site do Detran, para ver quais os procedimentos ai em sua cidade.
se faltar um item apenas vc nao documenta o carro.ou vai no fora-da-lei mesmo, por sua conta e risco. :wink:
[]´s achando o preço bom.
EduardoLang
21/05/2004, 09:50
Então,
O cara disse que me fornece cópia autenticada do documento do carro, carta de procedência do motor com firma reconhecida, cópia da Nota Fiscal da adpatação que ele vai fazer para diesel e tudo o mais....
Acho que com isso resolve.
mas vou me informar!!!!!
Forte abraço,
Edu
Flavio Miranda
21/05/2004, 10:28
Cabra Elcio,
Dei uma pesquisada pro cê...
Veja se ajuda... http://www.google.com.br/search?q=cache:oLa5Mw-bHdIJ:www2.uol.com.br/bestcars/cpassado/f1000-6.htm+motor+%2B+ford+%2B+4.9i&hl=pt-BR&lr=lang_en|lang_pt
" Mas não foi daquela vez. Em vez do V8, a marca lançava em 1995 um seis-cilindros em linha de generosos 4,9 litros com injeção eletrônica de combustível, por isso designado como 4.9i. Novidade? De jeito nenhum: a Ford americana oferecia desde 1965 esse motor, lá conhecido como 300 em alusão à cilindrada em polegadas cúbicas, e o dotara de injeção em 1987.
Nos EUA, como sempre, a variedade de opções era grande: em 1995 a linha compreendia até este F-350, com eixo traseiro de rodagem dupla, ideal para rebocar grandes trêileres
Aqui fornecia 148 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 34,5 m.kgf a 2.400 rpm. A caixa de câmbio era de origem Mazda (marca japonesa hoje pertencente ao grupo Ford), com carcaça de alumínio e marcha à ré sincronizada, muito conveniente em manobras com vai-e-vem consecutivos. O logotipo 4.9i vinha destacado na frente, abaixo de um dos faróis, como que para indicar aos motoristas à frente que aquele F-1000 poderia estar andando rápido... A máxima era de 155 km/h, boa para o tipo de veículo."
[]´s
luis fernando
21/05/2004, 10:32
caso precisem de peças para o motor ford 6 cc 3.6 no rio de janeiro em são cristovão eu encontro tudo que preciso o para o motor desde velas (mesmas do KA) , bomba de combustivel, correia e bomba dagua e por preços bem baratos. possuo um cj com motor 3.6 argentino e acho excelente, o motor tem torque otimo para o numero de rotações e a potencia é mais que suficiente agora caso queiram incrementa-lo basta ver na pagina da internet argentina sobre o ford falcon 3.6 com dupla carburação(http://fomoco.netfirms.com/manu82_42.htm) e ele chega ate 166hp de potencia a 4000rpm bastando mexer na alimentação do motor. mas potencia não é nada pois voce não anda sempre a 4000rpms o bom desse motor é o torque em baixa, pois se aproxima de um motor a diesel principalmente em cjs. particularmente meu jeep é muito bom e o motor nunca apresentou problemas. não tenha medo de usar este motor vai de surpreender. sds, luis.
Grande Flavio:
muitissimo obrigado pela pesquisa, mas ja havia visto esta pagina e todas as outras que se referem a este motor, mas ninguem sabe informar muita coisa sobre ele. achei informaçoes de motores com quase 100 anos de idade, mas esse motor com 6 anos nao acho nada, nem a ford teve a boa vontade de resposder meus e-mails, apenas dizem que nao dispoem de informaçoes sobre o produto solicitado.
que vao a merda, e vao tarde. nao sabem nem o que fabricam.
na verdade as informaçoes nao estao precisas, pois de acordo com a documentaçao extra oficial este motor desenvolve 185Hp, isso procede.
eu baixei e refluxei o cabeçote,refiz o coletor e mais umas coisinhas que me deu um ganho de +- 20Hp.
mas continuo nao sabendo o torque, consumo, e muitas outras coisas que gostaria de saber sobre ele.
[]´s continuando minha peregrinaçao
Flavio Miranda
21/05/2004, 15:36
Caprino Elcio,
Mandei um e-mail para a Ford Brasil, via site e apesar da economia da resposta :evil: já temos algo.... :wink:
"Sr. Flavio,
Conforme solicitado segue especificações do motor 4.9L da F-1000 (baseado no modelo 1997).
potência - 148 cv a 3500 rpm
torque máximo - 338 Nm (34,5 mkgf)
Obrigado pelo contato.
Ainda assim, nos colocamos à disposição.
FordServiço ao Cliente
Bom atendimento é original de fábrica"
Já mandei outro.... 8)
[]´s
Caprino Elcio,
Mandei um e-mail para a Ford Brasil, via site e apesar da economia da resposta :evil: já temos algo.... :wink:
"Sr. Flavio,
Conforme solicitado segue especificações do motor 4.9L da F-1000 (baseado no modelo 1997).
potência - 148 cv a 3500 rpm
torque máximo - 338 Nm (34,5 mkgf)
Obrigado pelo contato.
Ainda assim, nos colocamos à disposição.
FordServiço ao Cliente
Bom atendimento é original de fábrica"
Já mandei outro.... 8)
[]´s
que FDP´s porque qdo eu mandei a p@#$% do e-mail eles me responderam que nao tinha informaçoes sobre o produto?
apesar do meu ser 4.9i, diferente do L, mas acho que serve.
muito obrigado Flavio
[]´s
Flavio Miranda
21/05/2004, 16:11
Então veja se este ajuda.... http://www.powertechengines.com/65-99.html
Manda um e-mail para este site que parece que eles respondem...
Abraços.
Flavio Miranda
21/05/2004, 17:00
Cabrito Elcio,
Acho que agora achei :!: :!: :wink: 8) :lol:
http://www.google.com.br/search?q=cache:nFzSDIi2HJgJ:www.jeep4.0performance .4mg.com/stroker.html+ford+%2B+4.9l+%2B+specs&hl=pt-BR&lr=lang_en|lang_pt
Veja aí.... 8)
Flavio Miranda
21/05/2004, 17:08
:P :P :D :D :lol: :lol: Rá, Rá, Rá .... :D :D :lol: :lol: :P :P :wink:
Essa foi legal....
O nosso colega da Ford pode ficar tranquilo.... Não vamos violar o contrato dele ....
CABRA ELCIO, essa é prá voce....
Dá uma olhada especial na parte em Negrito.... :lol: :lol: 8) :D :D :) :wink:
Fica me devendo uma breja no Ibira....
Abraços... FREOIDIANOS... :wink: :P :lol:
PS.: Boa esta hein, BILLJ... Isso que é PESQUISA aplicada, hein !!! :!: :?: :wink: :lol:
------------
Sr Flávio,
Segue dados solicitados.
MOTOR FORD 4.9L
número e disposição dos cilindros --- 6 em linha
localização / posição --- dianteiro / longitudinal
ciclo / tempo --- OTTO / 4
comando de válvula --- lateral no bloco
válvulas --- 2 por cilindro
acionamento --- tuchos hidráulicos, varetas e balancins
diâmetro dos cilindros --- 101,60 mm
curso dos êmbolos --- 101,09 mm
cilindrada --- 4.900 cm³
taxa de compressão --- 8,8:1
tipo de combustível --- gasolina
alimentação --- injeção eletrônica digital EEC IV
potência máxima líquida (ABNT-NBR-5484) --- 148 cv (109 kW) a 3500 RPM
torque máximo líquido (ABNT-NBR-5484) --- 338 Nm (34,5 mkgf) a 2400 RPM
ordem de ignição (cilindro nº1 ao lado do ventilador) --- 1-5-3-6-2-4
avanço inicial do motor --- 9º apms a 750 RPM
marcha lenta
--- sem ar condicionado 750 a 850 RPM
--- com ar condicionado 750 a 850 RPM
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
tipo --- circulação forçada
bomba de óleo --- lobular
filtro de óleo --- fluxo total
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
tipo --- circulação forçada
bomba d`água --- centrífuga
pressão do sistema --- 62 kpa (0,6 bar)
controle da temperatura --- termostato
início de abertura da válvula termostática --- 80ºC
término de abertura da válvula termostática --- 90ºC
SISTEMA DE IGNIÇÃO
ignição --- eletrônica digital mapeada
distribuidor --- com sensor hall, sem avanço centrífugo e corretor à vácuo
Obrigado pelo contato.
Ainda assim, nos colocamos à disposição.
FordServiço ao Cliente
Bom atendimento é original de fábrica
---------- MENSAGEM ORIGINAL ----------
Srs,
Teriam a Ficha Técnica completa ?
Como amante dos veículos Ford, estou tentando convencer um amigo que
este motor é bem superior ao GM 4.1 S....
Obrigado.
Flavio Miranda
-----Mensagem original-----
De: Ford - Fale Conosco # [mailto:fordbyphone@ford.com.br]
Enviada em: Friday, May 21, 2004 3:25 PM
Assunto: RE: Ford - Fale Conosco ( flavio miranda )
Sr. Flavio,
Conforme solicitado segue especificações do motor 4.9L da F-1000
(baseado no modelo 1997).
potência - 148 cv a 3500 rpm
torque máximo - 338 Nm (34,5 mkgf)
Obrigado pelo contato.
Ainda assim, nos colocamos à disposição.
FordServiço ao Cliente
Bom atendimento é original de fábrica
---------- MENSAGEM ORIGINAL ----------
Nome: flavio miranda
Tipo de mensagem: comentario
Mensagem: Srs,
Estou precisando das especificacoes tecnicas do motor 4.9i da F1000.
Dados como torque, potencia, peso, rpm, etc.....
Grato.
Boa :D
Agora só falta um gráfico de curva de torquexRPMxpotenciaxconsumo, pra comparar com os dos GM que tem lá na area de downloads.
. :shock: :lol: :D :twisted: :roll:
[]'s
puxa vida amigos:
muiiito obrigado a todos, por todas as paginas "lincadas" e informaçoes.
vcs sao brother mesmo, jeep na veia.
estou comovido. snif, snif. :D :D
[[]]´s a todos.
p.s. se alguem for na fenajeep, nos encontramos no stand Donatti e COM CERTEZA pago umas geladas.
MARCO ANDRÉ BEHS
02/04/2008, 15:51
Tenho Interesse Em Comprar Esta Mecanica 3.6 - Argentino Se Estiver Completo
Marco André
(11) 3329-8702
(11) 9666-8726
MARCO ANDRÉ BEHS
02/04/2008, 15:53
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Marco André
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