Ver Versão Completa : Pistão 3 Canaletas
Senhores,
Estou prestes a dar uma geral no meu OM 314 que acho está bem preguiçoso. Quero dar uma melhorada no desmpenho sem turbinar. O cara da retífica, que aliás é extremanente organizada e parece competente e confiavel, me sugeriu trocar o pistão original de 5 canaletas por pistões de 3 canaletas, não sei se do 364 ou outro. Segundo ele há um bom ganho de desempenho já que o arrasto é significativamente menor. Quanto a durabilidade, evidentemente há uma perda, mas meu Band, assim como qualquer outra, utiliza o motor muito aquém de suas possibilidades de carga.
Os senhores teriam alguma experiencia ou opinião sobre o assunto. hà realmente ganho de desempenho?
joão k. chikui
12/08/2007, 20:33
Jaime , é inegável que ao retificar , deva usar os pistões de 3 canaletas do OM 364/4 (709), fica mais liso e trabalha melhor em alta.
Se fosse vc , aproveitava que terá que fazer bomba e bico e já turbinaria(joga uns 5 borrachudos, se for o caso) e colocaria comando novo .
Teu torque deve passar de 24 mkgf para algo perto de 33 a 35 mkgf.
Elmer_Jeep
13/08/2007, 09:52
O ganho não é tãããão significativo assim, mas a modificação vale à pena.
E os pistões não são iguais aos do 364, são de uma versão do 352A, referencia P1299.
[]'s
Marcio Lutterbach
13/08/2007, 11:08
Jayme
Onde fica essa raridade e o endereço da retífica "organizada,competente,etc"?
Mrcio
Guiga Tostes
13/08/2007, 20:20
Como vc vai retificar...vale o tal do "Jaque"...já que vc vai fazer pq não algumas melhorias.
Fiz o meu antes de turbinar e somente os pistões foram trocados pelo de 3 canaletas...pois na época em não tinha con$eguido pen$$ar em turbinar, a grana tava curta. Mas vale a pena alguns up grades internos sim.
No tópico abaixo tem bastante discussão sobre o assunto e aumento de performance sem turbo. Filtre algumas coisas, aproveite outras e mãos a obra.
Segue:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4405&highlight=turbinando+dentro
RogérioNunes
13/08/2007, 21:12
Jaime, vale a pena sim trocar pelo pistão de 3 canaletas.O motor vai ficar com funcionamento mais suave e ,ligeiramente mais elástico com a diminuição do atrito entre anéis e camisas.Teoricamente, o menor atrito produzido nesta configuaração daria até uma vida útil maior as camisas e anéis.
Jayme
Onde fica essa raridade e o endereço da retífica "organizada,competente,etc"?
Mrcio
Esta retífica é a RETIREX, fica na estrada Região dos Lagos Niteroi, acho que ainda é BR 101 neste trecho. Vou obter o telefone e endereço correto. É uma retífica para motores de caminhão. Fiz uma visita demorada e eles têm uma linha de montagem profissional muito organizada e limpa. Têm setor de bombas separado e uma limpeza difícil de ver em retíficas. Conversei muito com o chefe da oficina e a impressão foi muito boa, o atendimento dez. Não tenho referencias de alguém que já tenha feito serviço com eles, mas vou testar.
Quanto às modificações sugeridas foi dar uma estudada e voltar a me pronunciar. À principio não estou pensando em turbinar. Acho que terei que alongar o diferencial, é muito curto.
Marcio Lutterbach
16/08/2007, 09:16
Jaime
Obrigado.Já achei.Veja:www.RetiRex.com.br.
Abraço
Marcio