Conectar

Ver Versão Completa : Sumurai x Vitara x Sidekick - A Batalha Nipônica

Leo - Beethoven
09/08/2007, 18:22
Pois é, pra quem sabe da minha história em outros tópicos como o "Mulheres" e o "Pamonha"....deve imaginar a razão deste tópico....
Bom, é o seguinte, a patroa cismou de vez que tenho que vender o meu CJ que tanto amo e está comigo a mais de 15 anos e comprar um Suzuki...
Pelo que vejo, não vai ter jeito, vou ter que fazer isso mesmo pq ela tá na pilha por quer se aventurar mais nesse lance de off-road, mas ela não se adapta ao CJ de jeito nenhum....
Enquanto arrumo um jeito de vender o CJ, tô começando a querer aprender um pouco mais sobre esses japoneses e apesar de ser meio relutante (por ter um CJ durante muitos anos e agora uma XJ, ambos americanos), porém olhando melhor até que os Japas não parecem uma má idéia...
Por isso eu proponho aqui uma batalha (saudável é claro) sobre qual o melhor modelo entre os 3, o melhor ano/configuração e as caracteríscas desses aí....Qual o mais simples de lidar mecânicamente, facilidade de adaptações (essa é a parte que eu mais gosto :dance:), qual tem melhor relação custo benefício das peças....e por aí vai....
Lembrando que apesar da patroa estar fazendo pressão, não procuro um carro "de mulher" e sim aquele que pode trazer o melhor desempenho tanto na trilha quanto fora dela...afinal, se ela quer mesmo entra nessa, vai ter que fazer isso direito.:twisted:
Creio que o lugar certo pra propor este desafio é aqui, pq acredito estarem todos os donos de Suzukis do fórum.

E aí ? Quem vai ser o primeiro a dar a sua versão dos fatos ?

Abraço a todos.

Jéster
09/08/2007, 18:42
Pois é, pra quem sabe da minha história em outros tópicos como o "Mulheres" e o "Pamonha"....deve imaginar a razão deste tópico....
Bom, é o seguinte, a patroa cismou de vez que tenho que vender o meu CJ que tanto amo e está comigo a mais de 15 anos e comprar um Suzuki...
Pelo que vejo, não vai ter jeito, vou ter que fazer isso mesmo pq ela tá na pilha por quer se aventurar mais nesse lance de off-road, mas ela não se adapta ao CJ de jeito nenhum....
Enquanto arrumo um jeito de vender o CJ, tô começando a querer aprender um pouco mais sobre esses japoneses e apesar de ser meio relutante (por ter um CJ durante muitos anos e agora uma XJ, ambos americanos), porém olhando melhor até que os Japas não parecem uma má idéia...
Por isso eu proponho aqui uma batalha (saudável é claro) sobre qual o melhor modelo entre os 3, o melhor ano/configuração e as caracteríscas desses aí....Qual o mais simples de lidar mecânicamente, facilidade de adaptações (essa é a parte que eu mais gosto :dance:), qual tem melhor relação custo benefício das peças....e por aí vai....
Lembrando que apesar da patroa estar fazendo pressão, não procuro um carro "de mulher" e sim aquele que pode trazer o melhor desempenho tanto na trilha quanto fora dela...afinal, se ela quer mesmo entra nessa, vai ter que fazer isso direito.:twisted:
Creio que o lugar certo pra propor este desafio é aqui, pq acredito estarem todos os donos de Suzukis do fórum.

E aí ? Quem vai ser o primeiro a dar a sua versão dos fatos ?

Abraço a todos.

Vamos começar então :mrgreen:
Meu primeiro carro foi um Vitara JLX 91/92. Peguei ele em 98 com 36.000km. O carro era da minha mãe e tava inteiraço. Ele era o motor 1.6 carburado automático. Foi um excelente carro, apesar de ter um motor bem fraco. Ouvi dizer que nos anos seguintes o motor melhorou. Resolvi vender ele 1 ano depois com 75.000km. Nunca fiz trilha com ele, mas sempre que tinha oportunidade metia ele no mato. Como eu não tinha muita experiência com carro (primeiro carro) e naquela época o dólar disparou, me assutei um pouco com a possível manutenção do carro e a dificuldade de achar peças na minha cidade (Florianópolis tem vantagens e desvantagens). Em um ano... só tive que trocar um vidro (que foi arrombado) e paguei 700 reais e foi isso que me assustou. E estudante vive sempre duro. O carro eu vendi para um primo meu que depois ele e o irmão dele ficaram disputando para ficar com o carro.

Sempre tive vontade de voltar a ter um carro desses... inclusive no final do ano estou pretendendo comprar um carro para a patroa e pensei bastante no vitara e no samurai, mas é bem capaz que eu pegue um carro de manutenção mais barata e acessível que de peça cara já basta a cherokee.:mrgreen::twisted::mrgreen:

Como faz muito tempo, não posso te ajudar muito, mas achei um baita de um carro, apesar da fraca motorização desse modelo que eu tinha.

Um abraço:concordo:

Jéster
09/08/2007, 18:48
Para efeito de comparação, minha mãe tem um vitara desses mais novos a gasolina (ano 2001) e eu já rodei uns 15.000km nesse carro. E para falar a verdade eu prefiro os modelos antigos.:mrgreen:

O samurai eu não tenho experiência alguma.

Um abraço

Fabil
09/08/2007, 18:54
eu tenho um samurai 97 a quase 5 anos e nao troco ele por nada...heheeh
mas se o seu proximo jipe é para a sua esposa curtir tb com vc, entao na minha opniao o melhor para seu perfil seria um VITARA 5Portas... se o bolso permitir compre um 97 ou 98... mecanicamente sao iguais aos abaixo de 95, mas o inteiror é mais moderno, com painel mais bacana etc... inclusive se pintar um boa oportiunidade de pegar um com cambio automatico, imagino que agradará muito a sua patroa...hehehe

Joao Baeta
09/08/2007, 22:13
:arrow:Ô Leo,
A sua esposa tá tomando conta da sua área! :mrgreen:
Pq ela tá "obrigando" a vender?
Deve ter algum motivo!
Abs

AlemãoRS
09/08/2007, 22:25
Considerando que tu tem uma cherokee pra trilhas leves e passeios, vai de samurai..
Se tu não usa ela pra esse fim, dae o vitara seria mais aconselhavel.

Patrícia Yumi
09/08/2007, 22:50
:arrow:Ô Leo,
A sua esposa tá tomando conta da sua área! :mrgreen:
Pq ela tá "obrigando" a vender?
Deve ter algum motivo!
Abs

Ô Baeta, não é assim. Não estou dominando nenhuma área.
Mas como um casal, precisamos pensar no custo/benefício para ambos os lados.
Também estou interessada em aprender mais sobre Samurais e Vitaras, tenho até olhado alguns anúncios aqui no forum, por isso, quem puder ajudar, será de grande valia. :concordo:

abs

Joao Baeta
09/08/2007, 23:22
Ô Baeta, não é assim. Não estou dominando nenhuma área.
Mas como um casal, precisamos pensar no custo/benefício para ambos os lados.
Também estou interessada em aprender mais sobre Samurais e Vitaras, tenho até olhado alguns anúncios aqui no forum, por isso, quem puder ajudar, será de grande valia. :concordo:

abs
:arrow:Pq vc não conseguiu "adaptar" ao CJ?
:pensativo:

EduPuga
10/08/2007, 09:08
Leo e Patricia,

Já que estão juntos nessa, os sides são otima opção já estou a 3.5 anos com o meu e como o Fabil não troco por nada, minha esposa também adora o carro, diz ser o melhor investimento, muito facil de dirigir, confiavel, bom em expedições off-road e passeios, pede um pouco nas trilhas mais pesadas, mas como atolar faz parte sempre tem alguém pra ajudar.
Mesmo o Side acho ele meio lento mas o espirito é não ter pressa, mas como vcs já tem uma cheroka partiria para o Samurai ou Vitara 3P

chrisb
10/08/2007, 10:11
Já que você tem uma XJ, eu apostaria em um Samurai, apesar de ter um motor (E interior) um pouquinho menor que um Vitara, ele manda muuuito bem nas trilhas e é mais passível de adaptações.

Quando fui comprar meu Suzuki, quase comprei um Samurai, mas a única coisa que me fez mudar para o Vitara foi que o Samurai não tem Direção Hidráulica (pois ia ser meu carro do dia-a-dia), mas mais tarde descobri a adaptação é super simples.

Tenho um Vitara e sou muito feliz com ele, hoje, não trocaria.

abs

Márcio Magalhães
10/08/2007, 11:32
Olá,

Vitarinha, claro. Se for a esposa que vai ficar maior parte do tempo com ele, vai de Vitara 3P.

Ele já tem outro 4x4 com espaço, daí excluímos o Vitara 5D também porque ele quer off e o 3D é mais apto. Como a esposa é que vai ser a motorista off desta segunda viatura, Samuca pode ser incômodo.

Eu costumo dizer que o Vitarinha é o pastor alemão da família Suzuki. Não é o mais jipe, não é o mais confortável, não é o mais econômico, não é o mais espaçoso... ou seja, ele é o ideal para quem não que O MAIS em alguma coisa mas quer um pouco de tudo!

[]´s,

Joao Baeta
10/08/2007, 12:27
:arrow:Casal de Benthoven!
Mas vcs querem o Suzuki somente em trilha ou misto?
Se for em trillha pega o Samurai
Se for em misto pega o Vitara 3D
Abs

Patrícia Yumi
10/08/2007, 13:08
Pessoal,

Valeu pelas dicas até agora! :concordo:
O CJ é um pouco complicado prá mim por ser muito alto e por eu não ter prática nas trilhas. Aliás, acabei de ir na 1ª...:mrgreen:
O Leo disse não querer um "carro de mulher", mas nem eu quero.
Precisamos de alguma coisa que sirva tanto nas trilhas como no dia a dia!
Andei pesquisando preços e vendo fotos, mas acho que vou precisar ver os carros ao vivo, entrar , dar uma olhada... acho que só assim vou sentir como é um e outro modelo!

abs

Ronaldo B.
10/08/2007, 13:48
Patricia e Leo,

De cara eu descartaria o Sidekick, o que vc vai fazer com ele , faz com a XJ, além de ser o mais caro dos 3.

Se querem um carro para rodar em trilhas leves ou média, com um conforto relativo vai de Vitara, vc encontra com ar, direção, trio e até automático, mas claro que tdo isso eleva o custo do carro, o consumo e o custo de manutenção e não tem tantas opções de preparação eadaptações prá trilha quanto o samurai.

Se quer um carro prá trilha seja ela leve, média ou pesada, que tenha mais versatilidade para adaptações e com menor custo de preparo, maior resistência, menor custo de manutenção, mais econômico e não se importa de sacrificar um pouco o conforto, vai de Samurai com feixe, de preferência de 93 a 95, mas injetado e com ar.

Se eu puder ajudar e mais alguma coisa, é só falar !!

[]s

Mineiro do Cerrado
10/08/2007, 14:34
Olá moçada,

Tenho um samurai 93 de feixe. Nas trilhas ele me surpreende... é um carinho muito... muito... valente mesmo!!! Por ser samurai ele permite adaptações mas facilmenente que o Vitara.
O meu esta sem direção hidráulica mas, asseguro é um carro bem fácil de manobrar pois como é pequeno a direção se torna leve...~além do que cabe em qualquer vaga!!! È quase um fusquinha na hora de estacionar... com a vantagem que ninguém vai querer esbarrar nos meus parachoques!!! hehehe

Ele é um Jeep como o willys por isso não corre, mas é esperto nas primeiras marchas pra sair de sinais e esquinas. A mecânica é confiável... o acabamento interno do 93 é um pouco mais rústico em relação aos modelos mais novos que são amis bonitinhos... mas não tem o Feixe de molas que eu gosto!

Pegue um e dêe uma volta na terra... veja o que ele faz!!! eu não troco o meu tão cedo!!!

Abraços

lg_gustavo
10/08/2007, 16:10
Leo,

Se vai ter mesmo que partir para um Suzuki, vá de Samurai feixe com motor injetado.:concordo:

[ ]s

Felipe Nogueira Torrano
10/08/2007, 16:13
Olá casal!!

Estou com o meu Vitara a menos de 2 meses!
O carrinho é apaixonante! Nas trilhas ele oferece um bom rendimento pois é leve e muito ágil... asssim como o Samurai! Eu optei pelo Vitara pois é meu único carro e alguns mimos caem bem! (ar, direção, trio elétrico, couro, etc...)
No dia-a-dia é muito fácil de lidar no trânsito. Ele é pequeno,... parece que vc abraça o carro pois tem uma posição de dirigir ergonômica e elevada! DEZ!!:concordo:
A única coisa que me arrependo é o câmbio manual. No dia-a-dia o automático é um conforto bom!

Algumas modificações leves como calços na suspensão e pneus maiores são simples de fazer e não custam muito! Melhoram o rendimento do carro na trilha e tem um visual legal!

De qualquer forma são bons carros! Aproveitem!
[]'s

Leo - Beethoven
10/08/2007, 16:31
Pô galera, rendeu bem esse espaço aqui, né ?
Valeu os comentários de todos até agora....:concordo::concordo:
Mas tem uma coisa que poucos falaram, ou quando falaram, não do jeito que eu gosto....hehehe....quero saber mais da parte técnica da coisa, quais motores equipam esses modelos, como a suspensão, qual câmbio e CT é melhor e guenta mesmo a pauleira, como é a suspensão e eixos desses brinquedos, e por aí vai.....
Pela Patty, sei que chego em casa hoje e ela já conseguiu escolher um modelo pelo quê vcs postaram por aqui....mas pra mim a coisa vai mais além....sou chato pra KCT....afinal, se vou "perder" o meu Beethoven que já modifiquei tudo nele, tenho que "ganhar" um que possa fazer a mesma coisa....hehehe....
Se a Patty tá achando que o Suzuki que talvés possamos comprar vai ficar baixinho pra ela, pode esquecer.:stop:...daí compro um autorama pra ela....:mrgreen:

Abs.

gbomfim
10/08/2007, 16:42
Pessoal,

Valeu pelas dicas até agora! :concordo:
O CJ é um pouco complicado prá mim por ser muito alto e por eu não ter prática nas trilhas. Aliás, acabei de ir na 1ª...:mrgreen:
O Leo disse não querer um "carro de mulher", mas nem eu quero.
Precisamos de alguma coisa que sirva tanto nas trilhas como no dia a dia!
Andei pesquisando preços e vendo fotos, mas acho que vou precisar ver os carros ao vivo, entrar , dar uma olhada... acho que só assim vou sentir como é um e outro modelo!

abs

É isso ai... faça isso... entre em um Vitara, depois conheça um Samuca e decida...

Na minha opiniao, se quer um jipe para trilha e para o dia-a-dia com algum conforto, vá de Vitara é será feliz... se quer um carro mais robusto vá de Samuca, é isso..

dollis
10/08/2007, 16:48
para trilhas mais pesadas e lentas, o Samurai vai melhor, pois é leve, tem eixo rigido na dianteira.

para passeios e uso urbano, o Vitara é muito mais confortavel.
o Vitara é mais indicado para velocidades maiores, sendo mais estavel com a suspensão dianteira independente.

se vc tem outro carro, e este vai ser somente pra trilhas, eu recomendaria um Samurai.

se vc vai usar esse carro mais no dia a dia do que em trilhas, eu recomendo o Vitara.

Beto Lacerda
10/08/2007, 17:19
trilha hard - CJ- Samuca - vitara - side - XJ - conforto

um samurai é um CJ moderninho , tem 4 feixe e 2 eixos rigidos , pula bastante tb , mas tem um kit preparação ( spoa , xcrawer , proteções , jumelos e 31" ) que deixam ele bem valente

lg_gustavo
10/08/2007, 17:41
Beto,

E o samuca da patroa ? A Dê não ia vender ? Esse é filé !

Leo,

Fica de olho nesse samuca !

[ ]s

Leo - Beethoven
10/08/2007, 18:01
Tô ligado, claro !!!
A idéia é essa...

Abs.

diogo ludovico
10/08/2007, 18:20
Tenho um samurai 97 MT e o uso no dia a dia, para quem já tem um outro carro, eu recomendaria o samurai, mas ele serve como carro do dia a dia sem problemas (mas esquece um pouco o conforto)
O samurai é quase tão versatil no quesito adaptações quanto um CJ, e oferece uma grande lista de opções para preparação.
Mesmo os samukas com suspenção Helicoidal são muito bons para trilhas, mas só perdem para os feixe por conta do amortecedor dianteiro problemático e a caixa de tração por correntes...mas para isso tem-se o kit do Fabil que tira o amortecedor de dentro da mola dianteira e a troca da caixa de tração por correntes pela antiga por engrenagens.
Acho que compensa pegar um samurai >96 helicoidal, caso seja o unico carro, por ter uma estática um pouco mais elaborada, mas isso é detalhe....

Leo - Beethoven
10/08/2007, 18:28
Agora, sim o pessoal tá começando a falar das coisas que eu gosto de saber.....

O Ronaldo já tinha começado a fila lá tras, mas eu quero mais....mandem mais...

Abs.

Alexandre Zocrato
10/08/2007, 18:29
Cara,
Se você já tem uma viatura, vá de samurai. É pequeno, econômico, permite mais up-grades e guenta trilha pesada.
Vitara é mais confortável, anda mais, porém não compensa em trilhas mais pesadas - pelo menos precisa de mais preparação. Seu bolso vai sofrer.
Ambos são excelentes jipes.
Eu já tive um samurai 93. O bichim deixou saudades. A única coisa que eu reclamava nele é o motorzim de dentista. mas nunca me deixou na mão.
[]'s

joão k. chikui
10/08/2007, 18:44
Grande Léo Bethoven, antes de palpitar , mate uma curiosidade minha: Seria Bethovem porque em cada trilha é um conserto? kkkk

Agora falando sério, como vc já tem a XJ , vá de samuka .É um senhor Jeep, com pouquíssimo preparo ,vira um verdadeiro guerreiro , muito econômico(12 a 14 km/L) , excelente freio. É o jeep mais inquebrável que conheço.
Com pequenas mudanças , fica incrivelmente macio.
Vamos facilitar as coisas: Se quiser testar um , tá na mão(só não está à venda!!)
Agora, que dá para deixar um CJ bom para sua esposa guiar, claro que dá. Tenho um CJ3A que se vou para trilha e levo a Japinha , com certeza viro zequinha. Acho que a minha é tão brava quanto a sua .. kkkkk

Leo - Beethoven
10/08/2007, 18:56
Grande Léo Bethoven, antes de palpitar , mate uma curiosidade minha: Seria Bethovem porque em cada trilha é um conserto? kkkk

Esse CJ estava numa situação muito ruim quando o comprei a mais de 15 anos....e venho ajeitando ele ao longo dos anos.....no começo da história que é muito longa, o bicho que deixou muito na mão....nessa época ele quebrava em qualquer esquina....não podia ver um recuo na pista que saia puxando de lado....hehehe....Quem viu ele naquela época e o vê hj, não reconhece mais...mas deixa isso pra outo tópico....

Agora, que dá para deixar um CJ bom para sua esposa guiar, claro que dá. Tenho um CJ3A que se vou para trilha e levo a Japinha , com certeza viro zequinha. Acho que a minha é tão brava quanto a sua .. kkkkk

Pois é, a questão é que o meu CJ é muito preparado, de motor principalmente e suspensão principalmente....e isso tem assustado a Patty....concordo com vc que dá pra deixar um CJ filé pra ela, vai desfazer o que fiz ?? Sem chance....compro um bem baleado e vou fazendo de novo, mas não faço isso....

Abs.

PS: Achei mais um do time "Maridos das Japas Nervosas"...:mrgreen::mrgreen:

Ronaldo B.
10/08/2007, 19:03
Agora, sim o pessoal tá começando a falar das coisas que eu gosto de saber.....

O Ronaldo já tinha começado a fila lá tras, mas eu quero mais....mandem mais...

Abs.
Leo,

O que poso te falar do Samurai quanto a parte elétrica é que tenho o meu a 2 anos e nunca tive nenhum problema com a elétrica, se for mexer ou instalar alguma coisa, lembre-se que no samurai a instalação ém dieferente dos carros nacionais, ou seja, o positivo é ligado direto é e a comutação do negativo que aciona os componentes, fora isso o resto é tranquilo.

Motor e câmbio, esquece, que se pegar um bem cuidado e continuar cuidando bem não dão problema, é motor prá mais de 200K km.

No caso da T-case a vantagem é dos atpe 95, que vc pode instalar um kit de redução para compensar o aumento dos pneus em 4x2 ou 4X4HI e melhora muito quando em reduzida, nos samurai acima de 96 isso não é possivel, teria que trocar a T-cas e aí vai em média R$ 2.500,00 fora o kit de redução e a dificuldade de encontrar uma caiza a venda em bom estado.

O funcionamento dos eixos e difernciais são bem semelhantes ao do CJ, traserio semi flutuante e o dianteiro usa homocinética e não cruzeta. Outra diferença é que não tem tampa no direncial, prá abrir tem que desmontar por trás tirando o cardâ e remover o focinho. Frei a disco na dianteira e lona no eixo traseiro.

Do resto, as adaptações vão depender do uso que vc queira fazer. O meu está com SPOA, bloqueio, kit de redução, body lift de 1,5 pol. amortecedores trocados e reposicionados, jumelos articulados e pneus 3K 31", e vc viu a performance dele na última trilha, não tenho do que reclamar.

Qualquer dúvida tamos aí.

[]´s

Leo - Beethoven
10/08/2007, 19:12
Ronaldo, agora sim....pelo menos de Samurai eu já tô sacando mais....
Me diz uma coisa: Que ano é o seu ? O Samurai saiu injetado a partir de que ano ?

Será que aparece alguém por aqui pra falar nesse nível do Vitara ?

Abs.

Joao Baeta
10/08/2007, 19:47
:arrow:Samurai injetado saiu a partir de ano 1993!
Extremo robusto/Confiabilidade... Vc sabe exatamente que o Samurai tá dizendo!
(Eu dirijo um Samurai há 10 anos!)
Abssssssssssssssssssssss

Ronaldo B.
10/08/2007, 20:01
O meu samurai é 95 canvas.

Não tenho certeza, mas acho que à partir de 92 alguns já são injetados e a partir de 93 todos são.

O que eu posso falar do Vitar é que em termos de elétrica é semelhante ao ao samurai, ou seja, é confiável. Motor e câmbio são diferentes do samurai, o motor do samurai é 1.3, o do Vitara dependendo do modelo é 1.6, mas tem até 2.0, algusn 8 valvulas e tem 16 valvulas também, mas não sei em detalhes quais modelos usam cada motorização, aí eu deixo pro pessoal que conhece completar a informação.

O câmbio pode ser manual ou automático, também varia de acordo com o modelo, prá quem quer mais conforto ele é um pouco mais espaçoso que o samurai e devido a suspensão ser po molas helicoidais também é mais macio, porém a desvantagem é que em alguns modelos o pessoal acaba trocando o diferencial dianteiro pelo do samurai, o do vitara é de aluminio e o do samurai é de ferro, então se for usar prá fazer trilha pesada pode ter problemas. A desvantagem que eu vejo no Vitara é se for utilizado para trilhas onde é exigido mais curso de suspensão, aí ele perde pro samurai com feixes e SPOADO, também tem o problema de corrigir a perda de torque ao se usar pneus maiores, não tem ainda kit de redução prá T-case disponivel no mercado nacional, o que o pessoal andou fazendo foi trocar a relação dos diferenciais, mas aí ou vc importa ou junta um grupo e manda fazer com o Rodrigo Portugal.

Outro ponto que acho que o vitara perde em relação ao samurai é se vc quiser colocar pneus maiores, aí vc sabe como é porque na XJ é praticamente igual a dificuldade prá mexer na suspensão, e depois o lance de compensar a perda de potencia.

Hoje, se eu tivesse que escolher entre o samurai ou o Vitara eu ficaria com Vitara se fosse prá usar no dia a dia, devido ao motor mais potente, maior conforto, possibilidade de pegar um com DH, A/C vidro e travas e até cambio automático, isso se for prá fazer trilha médias, sem muita erosão ou com erosões leves, prá encarar trilha pesada ele também aguenta, mas prá preparar ele de acordo não é tão fácil e tão barato como o Samurai.

Pra usar só prá trilha e encarar qualquer encrenca, sem se importar com coforto para o dia a dia, aí é samurai sem dúvida, pela praticidade de fazer os upgrades, custo do carro, etc..

É isso aí... agora é definir que tipo de uso vai ter o carro, escolher entre os dois e partir prá pesquisar, e pesquisar muito , proque os preços variam muito.

Se quiser um samurai original e gastar menos de inicio e mais depois prá preparar, pego o do Beto que tá muito bom e não é de trilha, se quiser um já pronto onde vai gastar mais de inicio, mas praticamente nada pra equipar, o Bob aqaui do forum tava vendendo um que foi do Flavio Mirando, show de bola o samurai, só naõ sei se ele já vendeu.

[]´s

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/08/2007, 20:05
Ronaldo, agora sim....pelo menos de Samurai eu já tô sacando mais....
Me diz uma coisa: Que ano é o seu ? O Samurai saiu injetado a partir de que ano ?

Será que aparece alguém por aqui pra falar nesse nível do Vitara ?

Abs.

Leo, pegando carona neste teu tópico...

Sou ignorante de pai e mãe nestes carros, pelos quais passei a me interessar e gostaria de algumas luzes primárias:

Tem um que é 'parecido' com o tracker, não é?
Alguém poderia, sucintamente, colocar as diferenças básicas entre

Samurai
Vitara
Jimmy
Sidekick

Quem me puder ajudar faça um tipo de 'tabela' com as características: motor; dimensões; transmissão; suspensão; sistema de freios; facilidades de adaptações; conforto e.. faixas de preços

Ou me indique algum site onde possa achar estas características.
[]s

Ronaldo B.
10/08/2007, 20:20
Quem me puder ajudar faça um tipo de 'tabela' com as características: motor; dimensões; transmissão; suspensão; sistema de freios; facilidades de adaptações; conforto e.. faixas de preços

Ou me indique algum site onde possa achar estas características.
[]s

Essa informação é fácil........ anota aí o site:

www.4x4brasil.com.br

:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s

Ronaldo B.
10/08/2007, 20:24
Alguém poderia, sucintamente, colocar as diferenças básicas entre

Samurai
Vitara
Jimmy
Sidekick

[]s

Agora falando sério...

As diferenças entre o Samurai e o Vitara eu já postei, o Jimny é o sucessor do Samurai, com o detalhe, que me parece, que não tem reduzida, e o motor é 16 válvulas, alguém pode confirmar se isso mesmo ?? não conheço bem o Jimny.

O Sidekick é maior que o Samurai e que o Vitara.

O que é parecedio com o Trcker é o Gran Vitara.

[]´s

Jeanilson
10/08/2007, 21:10
Agora falando sério...

As diferenças entre o Samurai e o Vitara eu já postei, o Jimny é o sucessor do Samurai, com o detalhe, que me parece, que não tem reduzida, e o motor é 16 válvulas, alguém pode confirmar se isso mesmo ?? não conheço bem o Jimny.

[]´s
Ronaldo,

Só corrigindo, o Jimny possui a t-case com reduzida. Na verdade pode-se considerar que mecanicamente o Jimny é um Samurai Helicoidal melhorado (motor 16V e suspensão com os amortecedores fora das molas, entre outras coisas), mantendo o mesmo projeto básico (eixos rígidos, chassis, etc).

Sobre os Vitaras e os Sidekicks: Os Sidekicks foram importados do Canadá e os Vitaras vieram do Japão, essa é a principal diferença entre eles. Portanto existe Sidekicks 3 portas e Vitaras 5 portas. O que acontece é que, como veio muito mais Sidekick 5 portas do que 3 portas, o pessoal costuma achar que todo Vitara 5 portas é Sidekick.

Mecanicamente os dois (Vitara e Sidekick) são bem parecidos, só existem algumas diferenças para atender os mercados de origem, como por exemplo velocímetro e hodômetro em milhas e a necessidade de pisar na embreagem para ligar o motor nos Sidekicks.

Todos os Vitaras (e Sidekicks) 3 portas importados oficialmente são 1.6L 8 válvulas enquanto que os 5 portas são 1.6L 16 válvulas ou V6. Chegou a aparecer alguns 3 portas 1.6 16V, que vieram de importação independente, mas são verdadeiros "micos", pois vieram sem a devida "tropicalização", e o motor deles é diferente do 16V dos 5 portas (ou seja, de manutenção praticamente impossível aqui no Brasil). :putz:

E uma curiosidade: também veio do Canadá uma série especial, chamada de Geo Tracker, que era basicamente um Vitara Canvas 4x2 com alguns ítens a mais de conforto. Não precisa nem dizer que viraram ao mesmo tempo moscas brancas e micos no mercado de usados... :-D

E para finalizar: a partir de 2000 os Vitaras 3 e 5 portas tiveram a carroceria alterada e passaram a se chamar Gran Vitara, mas sobre eles já deixo para os mais entendidos... :mrgreen:

[]'s

Ronaldo B.
10/08/2007, 21:19
Valeu Jeanilson,

Nada melhor que a opinião de quem conhece. Sempre tive essas dúvidas sobre as diferenças de modelos, importação, motorização, etc., mas prá falar a verdade nunca tinho ido atrás prá saber, agora já sei !:concordo:

[]´s

Leo - Beethoven
10/08/2007, 21:38
Agora sim, esse tópico tomou o rumo que eu queria....

Agora, talvés vcs me toquem de vez daqui, mas alguém teria os manuais de manutenção do Samurai e do Vitara por aqui ?? A galera das XJs já me conhecem e sabem que sou meio tarado por essas coisas mesmo...e em dois dias leio a coisa toda e me decido....

Se essa história de Suzuki virar mesmo, os caras dessa turma aqui vão ter que me aturar....hehehe...

Abs

Jeanilson
10/08/2007, 21:41
Valeu Jeanilson,

Nada melhor que a opinião de quem conhece. Sempre tive essas dúvidas sobre as diferenças de modelos, importação, motorização, etc., mas prá falar a verdade nunca tinho ido atrás prá saber, agora já sei !:concordo:

[]´s
Valeu! :concordo:

Ronaldo B.
10/08/2007, 21:55
Agora sim, esse tópico tomou o rumo que eu queria....

Agora, talvés vcs me toquem de vez daqui, mas alguém teria os manuais de manutenção do Samurai e do Vitara por aqui ?? A galera das XJs já me conhecem e sabem que sou meio tarado por essas coisas mesmo...e em dois dias leio a coisa toda e me decido....

Se essa história de Suzuki virar mesmo, os caras dessa turma aqui vão ter que me aturar....hehehe...

Abs

Leo,

Eu tenho o Haynes Repair Manual do Samurai & Sidekick de 1986 a 1996 em pdf., o arquivo deve ter uns 60MB, só preciso achar onde está.

[]´s

Leo - Beethoven
10/08/2007, 22:01
Leo,

Eu tenho o Haynes Repair Manual do Samurai & Sidekick de 1986 a 1996 em pdf., o arquivo deve ter uns 60MB, só preciso achar onde está.

Ah, pode achar !!! :concordo:....Pra vc ter uma idéia o Heynes da XJ eu devorei em meio dia....hehehe...

Abs.

Ronaldo B.
10/08/2007, 22:21
Vou procurar no final de semana,também quero tirar algumas dúvidas, mas quando fiz o download, me lembro que a qualidade da digitalização era bem ruim, não era original em pdf, mas quebrava o galho.

Se eu achar, copio em um CD e te entrego.

[]´s

luizpicelli
10/08/2007, 22:27
depois da resposta do Jeanilson, tenho uma dúvida quanto a motorização...

No meu Vitara 3 portas (1997), está escrito no Capô que o motor é um G16A, mas em alguns sites, vejo a discriminação para motores 1,6L 8V como G16KC.

A semelhança é só para diferenciar a origem (Japão x Canadá) ou Vitara x Sidekick?

Ou realmente existe alguma diferença?

Leo - Beethoven
10/08/2007, 22:27
Grande Ronaldo !!! :concordo::concordo:

Abs.

PS: Acho que se eu comprar um Samurai já sei onde vou ter peças em back-up....:evil:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
10/08/2007, 23:21
Agora falando sério...

[]´s

Portanto não é bom pra trilha...

Pai do Pedro
11/08/2007, 00:33
pra botar mais farinha nesse pirão...

olha meu cabritim aí de salto alto (BL2" - fotos anexadas):

Pai do Pedro
11/08/2007, 00:39
Olha o cabritim no seu habitat natural:
http://www.youtube.com/watch?v=dgHVqdeCo9o

ps. tem um á venda aqui no fórum. :dance:

EduPuga
11/08/2007, 08:33
Leo,

Vai lendo o manual original dos vitara/sidekick

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=70429&d=1168423627

EduPuga
11/08/2007, 09:22
Antonio,

Sides e Vitaras 5p são os mesmos 3p com motores diferentes e entre eixos maior (28cm), acho que o Ronaldo quiz dizer parecidos por serem modelos 4 portas mas o tracker e g.vitara são muito mais modernos

Leo - Beethoven
12/08/2007, 00:13
Edu, valeu o link....já tô devorando....tava com uma fome...hehehe

Abs

Joao Baeta
12/08/2007, 00:51
Agora falando sério...

[]´s

:arrow:Maior besteira que já lí na minha vida!:putz:
Claro que tem a reduzida! (2.14 )
Jimny é sucessor do Samurai com o louvor! :concordo:
Motor 1.3 de 16V de 81 cv!
Era exelente jipinho!
Dá mt saudades...
Abs

Leo - Beethoven
12/08/2007, 02:02
Leo,

Vai lendo o manual original dos vitara/sidekick

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=70429&d=1168423627

Esse manual não deu nem pro cheiro....:mrgreen::mrgreen:....já foi devorado....o que eu quero mesmo é aqueles com vistas explodidas do câmbio, motor, etc...:twisted:
Alguém tem desses por aqui ?

Abs.

joão k. chikui
12/08/2007, 07:30
Grande Leo
Vou tentar postar algumas fotos extraídas de minha filmadora, de uma trilhinha feita ontem só para um amigo matar saudades do barro , já que foi transferido para outro estado e estava há meses sem andar de CJ5.
Um dos ditados mais populares sobre o Samurai é:"bom jeep, autosuficiente, mas não serve para ajudar os outros..."
Leo , se as fotos não forem esclarecedoras , tenho em DVD tb.

joão k. chikui
12/08/2007, 07:47
Leo , segue as ultimas antes de escurecer e acabar a fita.
Agora meu amigo procura um despachante para mudar o DUT do seu jeep, pois de CJ5 passou a CJ6 Bernardão, de tanto que o samuka o puxou,esticou o danado, na lama e morro acima. Esta ultima foto , já estava só na tração.
Aquela moça de blusa azul que aparece em alguma foto , com um galão vermelho na mão, é a tal japa brava que te falei.

Leo - Beethoven
12/08/2007, 12:39
João, muito legal essa seqüência !!!:concordo:

Esse CJ aí pelo jeito fez a trilha no cambão....:mrgreen::mrgreen:

Abs

Ronaldo B.
12/08/2007, 17:38
[B]:arrow:Maior besteira que já lí na minha vida

Ô pentelho.....volta lá e lê direito o que eu escrevi...:stop:

Disse que não tinha certeza e pedi que alguém confirmasse, não afirmei que não tinha, entendeu ou precisa desenhar ???.:concordo:

[]´s

Joao Baeta
12/08/2007, 17:42
Ô pentelho.....volta lá e lê direito o que eu escrevi...:stop:

Disse que não tinha certeza e pedi que alguém confirmasse, não afirmei que não tinha, entendeu ou precisa desenhar ???.:concordo:

[]´s
:arrow:Ô teimoso!
Eu te falei... E já tive um Jimny!
:concordo:

Ronaldo B.
12/08/2007, 17:49
Um dos ditados mais populares sobre o Samurai é:"bom jeep, autosuficiente, mas não serve para ajudar os outros..."

João,

Acho que esse ditado não é tão popular assim, porque eu nunca ouví, mas em compensação, já ví muito Samurai puxando outros carros em trilha, inclusive na última trilha da Pamonha que fizemos a duas semanas atrás. :concordo:

[]´s

Ronaldo B.
12/08/2007, 17:54
:arrow:Ô teimoso!
Eu te falei... E já tive um Jimny!
:concordo:

KCT !!!! vou ter que desenhar....:mrgreen:

Eu não afirmei que Jimny não tem reduzida, pedi que alguém confirmasse se tem, vc confirmou que tem, OK, o Jimny tem reduzida fim da dúvida. :concordo:

Devo ter confundido com outro carro, só isso !!!!:parede:

Entendeu agora ????:roll:

[]´s :mrgreen:

Joao Baeta
12/08/2007, 18:50
KCT !!!! vou ter que desenhar....:mrgreen:

Eu não afirmei que Jimny não tem reduzida, pedi que alguém confirmasse se tem, vc confirmou que tem, OK, o Jimny tem reduzida fim da dúvida. :concordo:

Devo ter confundido com outro carro, só isso !!!!:parede:

Entendeu agora ????:roll:

[]´s :mrgreen:
:arrow:Até enfim que entendeu!
:palmas: :mrgreen:

Morcego
12/08/2007, 18:53
Esse manual não deu nem pro cheiro....:mrgreen::mrgreen:....já foi devorado....o que eu quero mesmo é aqueles com vistas explodidas do câmbio, motor, etc...:twisted:
Alguém tem desses por aqui ?

Abs.

Leo,
Tenho um Manual Tecnico dos Suzukis, é um arquivo PDF muito grande (65 MB), se tiver uma maneira de te enviar me fale.:concordo:

Joao Baeta
12/08/2007, 18:56
Leo,
Tenho um Manual Tecnico dos Suzukis, é um arquivo PDF muito grande (65 MB), se tiver uma maneira de te enviar me fale.:concordo:
:arrow:Não tem como mandar só de Samurai?

Morcego
12/08/2007, 19:09
:arrow:Não tem como mandar só de Samurai?

Grande João,

O manual tem 273 paginas e está tudo misturado, fala de Samurai, Sidekick e Geo Tracker, é mais ou menos por assunto, fica dificil separar as paginas só do Samuka. Este Manual peguei na Internet no site www.Sukboys.com (http://www.Sukboys.com), mas ele não tem mais acesso.

Se descobrir outro site posto aqui.

Abrs

Morcego
12/08/2007, 19:21
João e Leo,

Achei este site nos meus favoritos, Hehehe, tem muita coisa aqui, muitos manuais, dê uma pesquisada nele. Acho que tem este que postei acima tambem.
http://www.suzukiinfo.com/

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/08/2007, 19:47
Leo , segue as ultimas antes de escurecer e acabar a fita.
Agora meu amigo procura um despachante para mudar o DUT do seu jeep, pois de CJ5 passou a CJ6 Bernardão, de tanto que o samuka o puxou,esticou o danado, na lama e morro acima. Esta ultima foto , já estava só na tração.
Aquela moça de blusa azul que aparece em alguma foto , com um galão vermelho na mão, é a tal japa brava que te falei.

Pô, João!... Essa aí humilhou mesmo. Nós (os dos CJs) somos abusados. Mas o seu Suzuki ajudou pra caramba. Muito macho esse carro. É por isso que estou considerando a migração para outro grupo...

joão k. chikui
12/08/2007, 20:15
Grande antônio
Também sou apaixonado por Willys, tenho um CJ3A com GM 151 alcool,DH de opala, Clark 260F, disco nas 4 ,dois eixos Blocados, frontiera , warn 9000, etc... Uma verdadeira fera.
Mas , estou surpreso com o Samurai, que , afinal é cópia modernizada do CJ3A.
E, nesta véspera do dia dos pais, fazendo uma trilha com a família, ver que teu mais novo filho não fugiu à responsabilidade, foi um grande presente .

Pô, João!... Essa aí humilhou mesmo. Nós (os dos CJs) somos abusados. Mas o seu Suzuki ajudou pra caramba. Muito macho esse carro. É por isso que estou considerando a migração para outro grupo...

joão k. chikui
12/08/2007, 20:26
Grande Ronaldo

Meus amigos é que gostam de encher o saco. Lógico que não se pode comparar o poder de tração de uma viatura de 2000 a 2200 kg com outra com metade deste peso.Só que para ajudar , vc tem que chegar lá , e na lama mole(entre outros terrenos) o Samukinha é Show.
E não explode bola de diferencial dianteiro ou quebra homocinética, como alguns excelentes jeeps em julgamento aqui.

João,

Acho que esse ditado não é tão popular assim, porque eu nunca ouví, mas em compensação, já ví muito Samurai puxando outros carros em trilha, inclusive na última trilha da Pamonha que fizemos a duas semanas atrás. :concordo:

[]´s

Patrícia Yumi
12/08/2007, 20:37

João, se vc me permite o comentário, essa japa pode ser brava mas deve ser valente...:concordo:
Não entendo nada de mecânica mas lendo as mensagens que vocês estão enviando, acho que o nosso CJ vai acabar virando um Samurai...
Eu não gostaria que o Leo ficasse sem o Beethoven, mas ele está parado aqui na garagem sem nenhuma utilidade que não seja p/trilhas, e nós estamos precisando de mais um carro no nosso dia a dia...
Entendo que o Samurai não tenha maiores confortos, mas acho que vai acabar servindo para nós.
Eu encaro o "desafio"...:mrgreen:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/08/2007, 20:43
Grande antônio
Também sou apaixonado por Willys, tenho um CJ3A com GM 151 alcool,DH de opala, Clark 260F, disco nas 4 ,dois eixos Blocados, frontiera , warn 9000, etc... Uma verdadeira fera.
Mas , estou surpreso com o Samurai, que , afinal é cópia modernizada do CJ3A.
E, nesta véspera do dia dos pais, fazendo uma trilha com a família, ver que teu mais novo filho não fugiu à responsabilidade, foi um grande presente .

Valeu João. Eu estou procurando um Suzuki, mas ainda não me decidi pelo modelo... provavelmente será desse seu amarelinho. O casal Leo/Patrícia também está migrando...
Esse seu aí que motor tem? Creio que você já colocou isso nalgum tópico anteriormente.
Desde os anos 70, quando apareceram os primeiros Suzukis em Angola com motores de 2t e 360cc (!) eu já tinha notado as possibilidades desses carros na areia. Mas eu tinha Land e, sabe como é... nós falávamos que eram rádios com jipe... tenho de morder a língua. rsrs

Flavio Miranda
12/08/2007, 21:45
Amigo Léo....se ferrou bunitu com a Dna Japa, hein....!!!!!!:twisted: Tava na cara que ia dar nisso...:mrgreen:

Negócio é o seguinte...

TUDO depende do que vc e ela vão querer fazer com o jipe. :roll:
Na prática eu acho que vcs vão comprar um Samurai, fazer muita trilha com ele e depois migrar para o Vitara.8)

Minha estória é muito parecida com a de vcs. Comecei fazendo trilhas com um CJ praticamente original. Gostava muito das qualidades dele e os defeitos me incomodavam bastante tambem.
Aí.. um amigo meu indicou um Samuca totalmente preparado para as trilhas Hard.
Como já comprei pronto, posso dizer sem problema de modéstia que em 2005 ele era um dos melhores. Hoje já temos muitos excelentes Samucas preparados e a receita de bolo já é conhecida.

UM ALERTA ! Falar que a manutenção e peças de Samuca é barato não é verdade. Pelo menos para quem está acostumado com CJ. Justamente por ser injetado, tem sonda lambda, MAP, MAF, PQP, VSF, VTK....
Alem do que, qq boa oficina cobra hoje 50 a 80 reais a hora de MO, independente do carro/jipe.
O valor de um Samuca até 94 (>95 é mola helicoidal) gira pelos 16k. Equipar com SPOA, pneus, jumelos articulados, kit redução, bloqueio, protecoes inferiores, freio a disco traseiro, novos amortecedores e molas, etc.. não fica por menos de 20 - 25 mil, preço final.

Pontos fracos... claro... o Motor 1.3, embreagem (sem kit de redução é 1 por trilha pesada... no maximo 2 ou 3), espaco interior (motorista ordo e alto não cabe !), a merda daquelas arruelas de poliuretano que vão na base da alavanca de cambio que gasta uma barbaridade e pode te deixar sem nenhuma marcha, pula bastante, entre eixos curto (ruim para erosoes).
Vantagens : economico, leve, simples manutenção (fora eletronica já comentada), aceita bem os upgrades, razoavel oferta de pecas, larga experiencia dos jipeiros aqui do Forum.

Sobre os Vitaras, eu já vi andar bem em trilhas medias. Não tive oportunidade de ver em hard. Mas tem alguns exemplos de bons exemplares bem preparados, como o do Rodrigo Portugal, do Rafael Reis dentre outros que esqueci agora...

O Vitara é um CARRO com jeito de jipe. Conforto nota 8, faz entre 8-9 km/l.
Bom espaço para motorista e passageiro + 2 criancas. Normalmente o bco traseiro é bipartido e ajuda com as bagagens.
O Vit manual é mais agil mas o conforto do Auto .. vc já conhece bem... Se a Patricia gostar, sugiro o Auto.

Desvantagens para trilha é o curso da suspensão, mas para quem tem $$$ e gosta de desafio, não é um bicho de 7 cabeças. Isso pode ser um bom "termometro" para não abusar nas erosoes... e o bloqueio e guincho tá lá prá isso.... !
Os Kits de 2" de lift para a suspensão e carroceria permitem usar Pneus cravudos até 31". Só não esqueça de compensar o wishborne do eixo traseiro. Senão o pivo trabalha estrangulado e vai pro saco !
A eletronica tb é a mesma preocupacao dos Samucas. Freio a lona traseiro com um sistema de regulagem ridiculo que pode desregular facil. Velocidade final na estrada, 150 KM/H eu garanto !
O sistema de barras de direção do Vitara tem 6 pivos, sendo 4 deles FIXOS. Resultado : $ 600 para trocar o conjunto todo.
Os vidros dianteiros, por serem grandes e sem muito apoio estrutural, quando semi abertos, balancam e fazem barulho.
O tanque é rídiculo !!! Autonomia em torno de 350 km.

As homocineticas são um ponto fraco nos 2 : e custam mais de $ 200 CADA !!!

Samurai ou Vitara Canvas vai ter que instalar uma gaiola ou um excelente santo antonio. Prepara o bolso... e o que tem no mercado não me agradou...
O acabamento da capota de fibra é horrível.

Por fim, quinta que vem, estarei de Vitara no Paca. Vcs podem andar o quanto quiserem....
O Samuca do Bob é 95 e ele está vendendo. Tem uma lista de modificações importantes e muito bem feitas pelo primeiro dono ( o Bob é o 3o dono... eu o 2o). Ele deve estar pedindo algo em torno de uns $ 25 mil. Garanto que vale cada real... Vale a pena marcar com ele para ver e andar no jipe.

[ ] s

joão k. chikui
12/08/2007, 21:46
Oi , Yumi
A maioria dos samurai já possuem ar condicionado, mas devido ao pequeno motor (1.3), só utilizamos em situações de muito calor.
Olha , essa japa aí da foto já fez vários camel de zeca e de piloto (JPX), fez 1 verde 1 todinho pilotando nosso CJ3A , pior que dei a entrevista de apresentação das viaturas achando que seria o piloto e minha esposa a camera woman, fiz a trilha toda filmando...KKK Já recebi até cumprimentos de pessoas que assistiram ao DVD (RxR) , mas vou logo avisando: Usei dublê.
Com esse CJ3A fizemos o Telégrafo , 2 dias só nós 2, nossa filha queria ir , mas , devido a grande quantidade de tralha, tivemos que deixá-la na avó que é lá perto.Ela tem um JPX animal.
Yumi, vc e o Leo , assim que quiserem , mandem MP que deixo vcs testarem o jipinho.

Abraços.

João, se vc me permite o comentário, essa japa pode ser brava mas deve ser valente...:concordo:
Não entendo nada de mecânica mas lendo as mensagens que vocês estão enviando, acho que o nosso CJ vai acabar virando um Samurai...
Eu não gostaria que o Leo ficasse sem o Beethoven, mas ele está parado aqui na garagem sem nenhuma utilidade que não seja p/trilhas, e nós estamos precisando de mais um carro no nosso dia a dia...
Entendo que o Samurai não tenha maiores confortos, mas acho que vai acabar servindo para nós.
Eu encaro o "desafio"...:mrgreen:

joão k. chikui
12/08/2007, 21:56
Antônio
Os Samurai até 92 eram 1.3 carburados.
Até 95 1.3 injetados.
Acima de 97 1.3 injetados , molas helicoidais e reduzida por corrente.
Olha , gosto é algo pessoal, mas escolheria um de 93 a 95 , colocaria um Kit de reduzida calmini ou X crawler, daria uma levantadinha para pegar pneu pouco maior(só escolha a reduzida depois de definir o tamanho do pneu).
Mesmo sem nada e com pneus 215 ou menor , é fera!
E , tem um grande predicado:É INQUEBRÁVEL.

Abraços.

Valeu João. Eu estou procurando um Suzuki, mas ainda não me decidi pelo modelo... provavelmente será desse seu amarelinho. O casal Leo/Patrícia também está migrando...
Esse seu aí que motor tem? Creio que você já colocou isso nalgum tópico anteriormente.
Desde os anos 70, quando apareceram os primeiros Suzukis em Angola com motores de 2t e 360cc (!) eu já tinha notado as possibilidades desses carros na areia. Mas eu tinha Land e, sabe como é... nós falávamos que eram rádios com jipe... tenho de morder a língua. rsrs

Leo - Beethoven
12/08/2007, 21:59
Fernando, valeu os links....vou procurar neles mesmo. Creio que esse manual que vc tem aí, deve ser o mesmo que o Ronaldo diz ter, o Haynes....eu tenho esse, mas é da XJs...muito bom.

Tho, posso dizer que também mordo a lígua hj por conta desses Suzukis aí...no começo da década de 90, quando apareceram os primeiros por aqui, eu já me divertia com o CJ....dizia que eram de brinquedos....hehehe....hj, vendo o quê o pessoal tem feito com ele, acho que dá pra brincar um bocado....

Abs

Leo - Beethoven
12/08/2007, 22:14
Caramba, a galera foi rápida por aqui...enquanto eu escrevia um, vieram 3 posts....

Flávio, muito 10 os seus comentários !!! Sabe que o que menos me preocupa seria o fato da parafernalha eletrônica dos injetados ?? Td bem que os sensores as vezes te deixa p da vida com o preço, mas eu tiro de letra....cê já viu o tamanho da traquina toda que tem na XJ ? Duvido que dos Suzukis sejam piores....hehehe....

No caso do Vitara não tem como, mas do Samurai já vi que tem várias opções.....vejo que o pessoal reclama bem do preço de certas peças por aqui, mas ninguém tem importado nada direto ?? Digo isso que tenho trazido muitas coisas pra XJ e posso dizer que com preços mais baratos que muito carro nacional....já pesquisei e pros Samurais e Sides (todos os anos) tem 100% das peças nos EUA...mas nada pros Vitaras (até agora)...acredito que Samurais tiveram mais mercado por lá que os Vitaras....Alguém tem alguma experiência nisso ? Digo isso pq vejo o pessoal sempre reclamar muito dos fornecedores tradicionais de peças pro Suzukis aqui em SP....que deitam e rolam em cima dos clientes...

Abs

Flavio Miranda
12/08/2007, 22:36
Leo,

Só que vc não vai afogar a XJ no brejo, né...!?

No Chile tem + Samuka que pé-de-uva !!!!!

De fato, os "fornecedores" aqui do Brasil formaram um cartel. Dá uma ligada procurando uma peça e vera que o preco é MUITO semelhante......

Depois da mensagem da Patricia, acho que vcs já decidiram pelo Samuca.
Mesmo assim, acho que vale a pena andar no Vitara e em breve..... andar com ele na Trilha !!:twisted:

Vou quebrar o seu galho.... levo uma copia dos manuais do Samuca e Vitara no Paca em CD.

[ ] s

Ronaldo B.
12/08/2007, 22:37
Leo,

O manual é esse mesmo... procurei o arquivo e não achei. O site de onde baixei não está mais acessivel, tentei no google e não achei prá fazer download. Se vc usar o e-mule, provavelmente encontre, eu não uso. Vou continuar a procurar, se achar , eu te falo.

Quanto as peças prá suzuki, algumas são fáceis de achar, na maioria aquelas de manutenção basica, as vezes o que pega é o preço ou a qualidade, principalmente algumas Made In China que tem aparecido.

Quanto as lojas nacionais, tem gente séria trabalhando no ramo, mas como em todo segmento, tem picareta também, não vou entrar em detalhes aqui pra não criar polemica, mas tem loja que não recomendo nem ligar prá pedir preço, e o pior é que essa é a mais perto da minha casa, mas deixa quieto...

[]´s

Leo - Beethoven
12/08/2007, 22:50
Flávio e Ronaldo, essa questão das peças eu já tava ligado mesmo...já tinhamos até falado nisso. Só queria saber se alguém já tinha pensado em trazer dos states direto....um dia me invoquei com uns itens da XJ (pelas mesmas questões que vcs falaram), daí mandei vir as peças, chegaram em 3 dias e mesmo com imposto valeram a pena....

Já que o Ibira foi pro saco....vamos ver se quinta feira rola o Paca....valeu pelos manuais Flávio !!!

Abs.

Leo - Beethoven
13/08/2007, 10:35
Este Manual peguei na Internet no site www.Sukboys.com (http://www.Sukboys.com), mas ele não tem mais acesso.

Fernando, na verdade esse link era zukboys.com , mas está fora do ar a tempos....tive sapeando alguns fóruns gringos e esse caras fizeram tanta lambança nos EUA que tiverem que cair fora....já vi posts até de caras que processaram eles por lá....vai ver foi isso.
Já vi uns casos assim por aqui tbém...:mrgreen::twisted:

Abs.

chrisb
13/08/2007, 11:11
Léo, Lá nos EUA o vitarinha nosso é chamado de Sidekick (tanto 3D quanto 5D), procura como Sidekick que vc acha tudo ;) mas fique atento na motorização, que para nós, a grande maioria dos Vitaras é o motor G16A (1.6L 8V)

abs

Caramba, a galera foi rápida por aqui...enquanto eu escrevia um, vieram 3 posts....

Flávio, muito 10 os seus comentários !!! Sabe que o que menos me preocupa seria o fato da parafernalha eletrônica dos injetados ?? Td bem que os sensores as vezes te deixa p da vida com o preço, mas eu tiro de letra....cê já viu o tamanho da traquina toda que tem na XJ ? Duvido que dos Suzukis sejam piores....hehehe....

No caso do Vitara não tem como, mas do Samurai já vi que tem várias opções.....vejo que o pessoal reclama bem do preço de certas peças por aqui, mas ninguém tem importado nada direto ?? Digo isso que tenho trazido muitas coisas pra XJ e posso dizer que com preços mais baratos que muito carro nacional....já pesquisei e pros Samurais e Sides (todos os anos) tem 100% das peças nos EUA...mas nada pros Vitaras (até agora)...acredito que Samurais tiveram mais mercado por lá que os Vitaras....Alguém tem alguma experiência nisso ? Digo isso pq vejo o pessoal sempre reclamar muito dos fornecedores tradicionais de peças pro Suzukis aqui em SP....que deitam e rolam em cima dos clientes...

Abs

Leo - Beethoven
13/08/2007, 11:40
Só que vc não vai afogar a XJ no brejo, né...!?

Ainda não...mas estou bolando umas coisas pra ela poder fazer pelo menos as light e médias....Na pamonha mesmo eu quase toquei ela pra lá....só não fui pq os pneus não davam mesmo, se não....

Depois da mensagem da Patricia, acho que vcs já decidiram pelo Samuca.
Mesmo assim, acho que vale a pena andar no Vitara e em breve..... andar com ele na Trilha !!:twisted:

Ainda não.....confesso pra ti que o Vitara poderia ser uma boa opção também pro nosso caso.....sei das restrições do modelo pras trilhas mais punks....mas estou estudando paralelamente a viabilidade das adaptações necessárias, como a suspensão e o eixo dianteiro que entre nós aqui, é fraquinho.....
Em tese o Samurai seria a melhor opção, claro, mas confesso que o Vitara dá uma certa coceira, por conta da modernidade, conforto, acessórios de fábrica já instalados....
Essa história vai longe ainda....
Até pq gosto mesmo de pesquisar e entender da coisa toda antes de definir de vez esse projeto.
Se a patroa liberar :mrgreen:, quinta feira vou a Paca pra colher dados de campo...hehehe

Léo, Lá nos EUA o vitarinha nosso é chamado de Sidekick (tanto 3D quanto 5D), procura como Sidekick que vc acha tudo ;) mas fique atento na motorização, que para nós, a grande maioria dos Vitaras é o motor G16A (1.6L 8V)

Isso eu percebi mesmo....nos EUA só passaram a chamar de Vitara os modelos a partir de 99.
Alías, os nossos Samukas e Vitaras foram importados de que países ? Alguém tem idéia exata disso ?

Abs.

Morcego
13/08/2007, 13:01
Fernando, na verdade esse link era zukboys.com , mas está fora do ar a tempos....tive sapeando alguns fóruns gringos e esse caras fizeram tanta lambança nos EUA que tiverem que cair fora....já vi posts até de caras que processaram eles por lá....vai ver foi isso.
Já vi uns casos assim por aqui tbém...:mrgreen::twisted:

Abs.

Leo,
Acho que já ouvi alguma coisa sobre a lambança destes caras tambem...mas o link http://www.suzukiinfo.com/ você encontrará vários manuais e este tecnico tambem.:concordo:

Morcego
13/08/2007, 13:22
........................
Ainda não.....confesso pra ti que o Vitara poderia ser uma boa opção também pro nosso caso.....sei das restrições do modelo pras trilhas mais punks....mas estou estudando paralelamente a viabilidade das adaptações necessárias, como a suspensão e o eixo dianteiro que entre nós aqui, é fraquinho............................

Abs.

Leo,

Sem querer ficar aqui comparando Vitara e Samurai, mesmo porque já tem varios topicos que debateram este assunto exaustivamente, mas te digo uma coisa. Onde já vi Samurai passar o Vitara tambem passa. Claro que você terá que trabalhar a suspensão como em qualquer outra viatura. Quanto a suspensão dianteira do Vitara ela aguenta bem o tranco, a unica recomendação é trocar a carcaça do diferencial que é de aluminio por uma de ferro do Samurai, ai seus problemas acabam. Para mim as duas viaturas não diferem muito, talvez o Samurai seja mais facil adaptar uma suspensão mais alta e o Vitara ganha mais em conforto no dia a dia. No mais é gosto de cada um.

Patrícia Yumi
13/08/2007, 13:31
Oi , Yumi
A maioria dos samurai já possuem ar condicionado, mas devido ao pequeno motor (1.3), só utilizamos em situações de muito calor.
Olha , essa japa aí da foto já fez vários camel de zeca e de piloto (JPX), fez 1 verde 1 todinho pilotando nosso CJ3A , pior que dei a entrevista de apresentação das viaturas achando que seria o piloto e minha esposa a camera woman, fiz a trilha toda filmando...KKK Já recebi até cumprimentos de pessoas que assistiram ao DVD (RxR) , mas vou logo avisando: Usei dublê.
Com esse CJ3A fizemos o Telégrafo , 2 dias só nós 2, nossa filha queria ir , mas , devido a grande quantidade de tralha, tivemos que deixá-la na avó que é lá perto.Ela tem um JPX animal.
Yumi, vc e o Leo , assim que quiserem , mandem MP que deixo vcs testarem o jipinho.

Abraços.

Oi João
Valente mesmo essa sua japa :concordo:
Obrigada por nos deixar testar o carro...pelo visto, o leo ainda vai longe antes de decidir qualquer coisa...:mrgreen:
Por enquanto, tô só tentando aprender alguma coisa com as mensagens de vocês...:rolleyes:

abs

Murillus
13/08/2007, 14:30
Portanto não é bom pra trilha...

Bom na verdade não é... Se comparado ao TROLLER ou ao JPX ou ao JEEP...

Se vc so vai ter uma trilhas leves e dunas... Ta beleza, anda muito bem... Mas ainda assim da pra encarar uma laminha...

Digo isso por experiencia propria... GM Tracker... dê uma olhada no topico desempenho do tracker na trilha...

Leo - Beethoven
13/08/2007, 15:44
Leo,
Acho que já ouvi alguma coisa sobre a lambança destes caras tambem...mas o link http://www.suzukiinfo.com/ você encontrará vários manuais e este tecnico tambem.:concordo:

Já entrei no site e baixei uma série de coisas....tô devorando....hehehe....
Muito legal esse link.

Sem querer ficar aqui comparando Vitara e Samurai, mesmo porque já tem varios topicos que debateram este assunto exaustivamente, mas te digo uma coisa. Onde já vi Samurai passar o Vitara tambem passa. Claro que você terá que trabalhar a suspensão como em qualquer outra viatura. Quanto a suspensão dianteira do Vitara ela aguenta bem o tranco, a unica recomendação é trocar a carcaça do diferencial que é de aluminio por uma de ferro do Samurai, ai seus problemas acabam. Para mim as duas viaturas não diferem muito, talvez o Samurai seja mais facil adaptar uma suspensão mais alta e o Vitara ganha mais em conforto no dia a dia. No mais é gosto de cada um.

Sem querer comparar não, a minha idéia era exatamente essa quando criei o tópico !!! Eu sei que o pessoal tem que tomar certos cuidados ao postar as opiniões pra não magoar um ou outro....ou pra não deixar ninguém raivoso por aqui....:mrgreen::mrgreen:.....mas a minha idéia era essa mesmo, comparar.
Eu sei que tem gente por aqui que "magoa" ao ler certas coisas sobre o modelo do veículo que tem....mas eu não vejo dessa forma, acho que tudo aqui é aprendizado, e estou aprendendo pra KCT por aqui com as dicas de vcs.....

Como eu disse ao Flávio, ainda não estou 100% decidido, acho que ambos os modelos tem os seus pontos à favor e contra......vou ainda fazer uma pesquisa de campo ainda pra decidir ao certo.....sem contar que eu posso decidir o que eu quiser, desde que a última palavra seja da Patty....:mrgreen:

Abs.

Morcego
13/08/2007, 17:54
Já entrei no site e baixei uma série de coisas....tô devorando....hehehe....
Muito legal esse link.

Sem querer comparar não, a minha idéia era exatamente essa quando criei o tópico !!! Eu sei que o pessoal tem que tomar certos cuidados ao postar as opiniões pra não magoar um ou outro....ou pra não deixar ninguém raivoso por aqui....:mrgreen::mrgreen:.....mas a minha idéia era essa mesmo, comparar.
Eu sei que tem gente por aqui que "magoa" ao ler certas coisas sobre o modelo do veículo que tem....mas eu não vejo dessa forma, acho que tudo aqui é aprendizado, e estou aprendendo pra KCT por aqui com as dicas de vcs.....

Como eu disse ao Flávio, ainda não estou 100% decidido, acho que ambos os modelos tem os seus pontos à favor e contra......vou ainda fazer uma pesquisa de campo ainda pra decidir ao certo.....sem contar que eu posso decidir o que eu quiser, desde que a última palavra seja da Patty....:mrgreen:

Abs.
É isto mesmo Leo. Quando falo que não quero comparar é porque esta descisão é muito pessoal já que as viaturas são muito semelhantes. Quando estava trocando minha Viatura fiquei na duvida entre o Samurai e o Vitara e acabei optando pelo Vitara, ele me satisfaz em trilhas médias e pesadas e no dia a dia. Se você perguntar para quem optou pelo Samuka vai ter opinião contraria dizendo que o Samurai satisfaz mais na trilha e atende ele no dia a dia. O melhor a fazer é mesmo a pesquisa de campo que você mencionou e tirar suas proprias conclusões, porque cada um puxa a sardinha para o seu lado.:putz:
Você consegue preparar para trilhas pesadas tanto um Samurai quanto um Vitara, a manutenção é muito parecida e os dois não fazem feio na trilha com nenhum outro jeep.:mrgreen:
E depois que você decidir pergunte a Patty e torça para que a opinião dela seja a mesma sua...senão mude de opinião. :lol::lol::lol:

abrs

Leo - Beethoven
13/08/2007, 18:23
Fernando, pode crer....
É claro que cada um vai sempre puxar pro seu lado, isso é natural....só não quero que niguém brigue por aqui por conta disso, ou que niguém ache que pq escolhi no final entre um ou outro modelo, que vou fazer parte "daquele time"....sacou ? Não se esqueça que nessa coisa toda tem o lance da oportunidade....de repente quero o modelo X e aparece o modelo Y em uma condição irresistível, e aí ?
Mas a idéia desse tópico tá funcionando bem....descobri umas coisas bem legais sobre os Suzukis....vejo que o pessoal se queixa um pouco da potência do motor, mas já vi que os motores tanto de Vitaras quanto de Samurais aceitam alguns veneninhos básicos dá pra melhorar bastante....a CT me pareceu muito confiável nos dois modelos (as sem correntes).....
Acho que os dois modelos, ou até os 3, se considerarmos o Sidekicki também, tem o seu valor....

Mas acho que ainda vouc curtir ainda bem as opiniões por aqui e pesquisar bastante antes de decidir.....e como vc disse, rezar pra opinião da Patty ser a mesma que a minha....hehehe

Abs.

Morcego
13/08/2007, 18:35
Leo,

Depois de tudo isto que falamos e foi falado no topico, peça aos moderadores para fecha-lo porque chegamos a conclusão que o Vitara 3D é superior :oops::oops::oops:
........ Brincadeirinha turma dos Samukas...:twisted::twisted:, como o Leo falou...."Sem brigas no topico" :dance::dance:

Abração

Leo - Beethoven
13/08/2007, 18:37
Fernando...boa essa....agora é a vez da galera dos Samukas tentar "trancar o tópico"......

Por falar nisso, ninguém em defesa dos Sides ??

Abs,

Flavio Miranda
13/08/2007, 18:39
Leo e Patty,

Talvez a pergunta + adequada não seja Samuca ou Vitara e sim : CJ ou Samuca OU CJ ou Vitara.
Na mesma linha da opiniao do Fernando, os 2 irão atender a necessidade de vcs, pois os 2 tem mais conforto que o CJ e algumas vantagens e desvantagens.
Os 2 atenderão a necessidade de rodar na cidade e fazer bonito nas trilhas.

Então, a questão não é qual dos 2 é melhor e sim quais os pontos significativos para vcs nessa escolha. A decisão vai ser sim nos detalhes...

E não pense que não vai ter os 2.... !!! Vai comprar, trocar, escolher o outro e depois de um bom tempo andando neles, PODE... sossegar com um deles.

Sugiro que vcs façam uma programação de como pretendem utiliza-lo no 1 e 2 ano e o limite de $$$ que pretendem gastar nele e na preparação. Isso vai ajudar a definir tambem.

Prá ter uma idéia, antes de comprar o Vitara, fiz um comparativo no Excel entre CJ3A (1951) preparado e confortável VS Vitara preparado. Praticamente empatou.
Pintou um bom negocio e eu optei pelo Vitara...

Mas.........um dia.... ainda terei um CJ3A do MEU JEITO !

Leva a Patty prá dar umas voltas no Vitara, quinta...

[ ] s

Flavio Miranda
13/08/2007, 18:52
Fernando ,

Vc ainda tem dúvida disso....>!?!?!?!?:twisted::twisted::twisted:

Leo,

Coisas do meu "Favoritos"... veja se serve prá alguma coisa...
http://suzukioffroad.com.br/index.php
http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Infor/lift.htm

http://72.14.253.104/search?q=cache:OjumnNOHURkJ:quatrorodas.abril.com. br/carros/usadodomes/vitara.shtml+amortecedor+%2B+suzuki+%2B+vitara&hl=pt-BR&lr=lang_pt

http://www.todoterreno.net/prod_suzuki.htm

Prá te sacanaear de vez....:twisted: este era o HB quando comprei... Tá um pouquinho mais usado, mas continua muito bom !:concordo:
http://www.tbat.com.br/samurai.htm

[ ] s

Flavio Miranda
13/08/2007, 18:59
Leo,

Esse link acho que vc vai gostar... ;)http://www.hawksuzukiparts.com/main_parts_sidekick-and-tracker.htm

Dá uma ligada prá eles...

Sobre os Side 16V 3p, liga para o Rodrigo Portugal que ele conhece muito bem as vantagens e desvantagens desse modelo.
Se for o 5p, acho que é outro departamento e não rola uma comparação com o Samuca....

[ ] s

Leo - Beethoven
13/08/2007, 21:01
Flávio, os seus pontos são exatamente os mesmos pontos que estou ponderando, tudo vai pesar com certeza. E a Patty meu amigo, vai ter que participar....hehehe....se não não tem graça...

Valeu pelos links, vou conferir com calma todos eles....

Se der vou no Paca mesmo, aí nos falamos.

Abs.

Morcego
13/08/2007, 21:08
Fernando ,

Vc ainda tem dúvida disso....>!?!?!?!?:twisted::twisted::twisted:

[ ] s

Flavio,

Duvida nenhuma :discordo: , certo da escolha e satisfeito com a viatura. :lol: :dance::lol: :dance:

Patrícia Yumi
13/08/2007, 23:52
Leo e Patty,

Talvez a pergunta + adequada não seja Samuca ou Vitara e sim : CJ ou Samuca OU CJ ou Vitara.
Leva a Patty prá dar umas voltas no Vitara, quinta...

Flavio,

Suas sugestões são claras e objetivas...ajudam até a mim, que não entendo nada de carros...muito menos de 4x4...:mrgreen:
Logo quando o leo se empolgou em trocar o CJ, eu já tinha o Vitara como meu preferido, mesmo pq no dia a dia ele será muito mais confortável..rs, mas por outro lado, tbem entendo que o Beethoven e o leo estão juntos a muito tempo e o Samurai torna-se portanto, uma troca menos sofrida.
Como vc disse, acho que uma planilha com os prós e contras vai ajudar e muito em nossa decisão!
Valeu :concordo:

Ps. O Pacas fica muito longe p/ nós, mas se der certo, pelo menos o Leandro indo poderá conversar melhor a respeito do carro.

Abs

EduPuga
14/08/2007, 09:07
Flavio,

Realmente o 5p é outro departamento, acho que não rola em trilhas pesadas, apesar de valente e quebrar pouco o entre eixos atrapalha bastante.

Leo - Beethoven
17/08/2007, 10:17
Flávio, show de bola o CD !!! :concordo: Grande material mesmo....já estou me divertindo. :dance::dance:

Vou arranjar um jeito de disbolibilizar isso pro pessoal poder baixar sem grandes esforços.

Vendo e andando no seu Vitara ontem me fez pensar em uma coisa....esse modelo tbém é muito interessante. Mais gasto para um preparação adequada, mas se feita, acho que pode torná-lo imbatível.
Definitivamente tem que ser o 3P. Mas acho que o metal top é mais bacana....
Já o Samuka, acho mais legal o canvas.....vai entender isso....:roll:

Abs.

Flavio Miranda
17/08/2007, 13:32
Léo,

Manda mala nos arquivos do CD para a garotada !!!:dance:

Semana que vem já estou com o Autom na mão... Como é Metal, vc já experimenta outra combinação.8-)
Mas no Paca, vou com o Canvas para vender... Então, se vc quiser, marcamos um dia para vc e a Patty darem uma volta, etc.;-)

Eu acredito que vc prefira o Samuca Canvas justamente por ele lembrar mais o estilo JEEP do CJ.:pensativo:
A questão do Canvas em trilhas, é que vc gasta + com gaiola ou bom santo antonio.:roll:

[ ] s

Leo - Beethoven
17/08/2007, 13:42
Valeu Flávio,

Vamos marcar com certeza !!
Deixa eu deglutir os arquivos do CD e vou arrumar um esquema bem legal pra socializar o material com a galera dos Suzukis, assim como fiz com o material das Cherokas, tipo assim, clicou-baixou....aguardem.

Abs.

chrisb
17/08/2007, 15:25
hummm CD?
coloca um ISO pra nóis baixar! rsrsrs
abs

Leo - Beethoven
17/08/2007, 16:01
hummm CD?
coloca um ISO pra nóis baixar! rsrsrs
abs

Certeza. Deixa eu compilar tudo, até pra simplificar as coisas na hora de baixar e aí passo o link pra todos, aliás, devi abrir um tópico pra isso pra isso pra facilitar o mecanismo de busca e aí informo o link por aqui...

Abs.

Flavio Miranda
17/08/2007, 16:23
All,

Acho que vcs vão gostar deste site........:twisted:

http://www.zukiworld.com/main_departments_archive.htm

Léo,

Nesta mesma página, veja os arquivos/itens de alterações/dicas Técnicas !!!!!!:dance:

[ ]

Murillus
17/08/2007, 17:27
Leo,

Achei muito interressante este link...

Mas era que posso realmente considear GRANDVITARA = TRACKER ???

Leo - Beethoven
17/08/2007, 22:48
Opa Flávio...mais um link legal pra colar algumas info...vou juntar tudo que eu já baixei, o manual do CD e mandar bala....
Quem tem mais....quem tem mais ??

Abs.

AlemãoRS
17/08/2007, 22:48
Flávio, show de bola o CD !!! :concordo: Grande material mesmo....já estou me divertindo. :dance::dance:

Vou arranjar um jeito de disbolibilizar isso pro pessoal poder baixar sem grandes esforços.

Vendo e andando no seu Vitara ontem me fez pensar em uma coisa....esse modelo tbém é muito interessante. Mais gasto para um preparação adequada, mas se feita, acho que pode torná-lo imbatível.
Definitivamente tem que ser o 3P. Mas acho que o metal top é mais bacana....
Já o Samuka, acho mais legal o canvas.....vai entender isso....:roll:

Abs.

Escolher entre samurai e vitara é uma questão de gosto, já que são veiculos distintos, apesar de serem utilziados para o mesmo fim.
Minha escolha pelo vitara foi pq uso ele tanto em passeios, trilhas leves a pesadas como dia-a-dia e viagens. Se eu tivesse outro 4x4, como cherokee, troller, band, land,etc talvez teria pensado mais no samurai, mas hj mesmo que venha a ter outro 4x4, não vendo meu vitara.
Comparado com o samurai feixe, gasta-se mais em preparação, já comparado com o samurai helicoidal é muito parecido.
Exemplo:
Samurai: trocar t-case pela de engrenagem + kit X-crawler 4.16 = R$3500
Vitara: Reduzir diferencias= R$1700 Kit X-crawler 3.2(deve sair até o inicio do ano que vem) = preço estimado R$1600 Total= R$3300
Valores aproximados, obviamente.No vitara tem que considerar ainda a troca do focinho do diferencial dianteiro, uns R$600.
Levantar suspensão ou BL, custo semelhante em ambos.
No vitara uso pneus 255/75R15 3k frederico, equivale a um 31", lift de 2" na suspensão, bl de 3" e bloqueio traseiro, não tenho tido problemas com quebras, uso essa configuração a 1 ano. Não sei se aguentaria usar um 31" com recape 3k, o Rafael Reis usou no cabrito e teve algumas quebras.
No samurai o pessoal tem usado 31" recapado, vantagem para o samurai.
Em termos de desempenho nas trilhas, estou contente, não é o melhor, mas vai muito bem, diria que um vitara com 31" anda muito parecido com jeep, troller, land, engesa, etc usando até 33", se comparar com estes jipes com pneus maiores que 33" eles vão melhores.
Em trilhas com erosões o samurai (pricipalmente o feixe) vai bem melhor pelo maior curso da suspensão, mas nessas trilhas o bloqueio traseiro ajuda e muito.

Joao Baeta
18/08/2007, 00:26
:arrow:Leo,
Já resolveu qual Suzuki que vc vai comprar afinal ou ainda pesquisa?

Leo - Beethoven
19/08/2007, 23:17
Baeta, ainda estou pesquisando......ambos os carros (pois já sabemos que será ou um Samurai ou um Vitara 3P) tem características que gosto muito....mas como vc sabe não dá pra juntar elas todas em um modelo só...quero levar a Patty pra dar uns giros por aí pra ver os modelos, pois ela também terá que decidir.

Mas fica tranquilo que vou postando os resultados por aqui...e a galera aqui tem ajudado bastante. Valeu mesmo !!

Abs

Leo - Beethoven
22/08/2007, 12:10
Flávio e All,

Já compilei o CD e até criei um tópico sobre isso pra separarmos os assuntos.

Agora quem quiser, poderá baixar esse material facilmente.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31298

Se alguém tiver arquivos legais e que gostaria de compartilhar com a galera aqui, posso formatar as informações e organizar tudo no mesmo link.
Informação nunca é demais, certo ?

Divirtam-se.

Abs.

PS: Minha contribuição mesmo ainda não rodando de Suzuki.

EduPuga
22/08/2007, 14:45
Já é suzukeiro de coração, valeu pela iniciativa, tô baixando...

Flavio Miranda
22/08/2007, 23:05
Valeu Léo !... Fui lá antes que aqui... mas achei 1 unico arquivo e ainda não baixei...:oops:

Veja se consegue ir amanha no Paca para experimentar 'outro' Vitara....:twisted:

[ ] s

Alexandre X
22/08/2007, 23:56
Escolher entre samurai e vitara é uma questão de gosto, já que são veiculos distintos, apesar de serem utilziados para o mesmo fim.
Minha escolha pelo vitara foi pq uso ele tanto em passeios, trilhas leves a pesadas como dia-a-dia e viagens. Se eu tivesse outro 4x4, como cherokee, troller, band, land,etc talvez teria pensado mais no samurai, mas hj mesmo que venha a ter outro 4x4, não vendo meu vitara.
Comparado com o samurai feixe, gasta-se mais em preparação, já comparado com o samurai helicoidal é muito parecido.
Exemplo:
Samurai: trocar t-case pela de engrenagem + kit X-crawler 4.16 = R$3500
Vitara: Reduzir diferencias= R$1700 Kit X-crawler 3.2(deve sair até o inicio do ano que vem) = preço estimado R$1600 Total= R$3300
Valores aproximados, obviamente.No vitara tem que considerar ainda a troca do focinho do diferencial dianteiro, uns R$600.
Levantar suspensão ou BL, custo semelhante em ambos.
No vitara uso pneus 255/75R15 3k frederico, equivale a um 31", lift de 2" na suspensão, bl de 3" e bloqueio traseiro, não tenho tido problemas com quebras, uso essa configuração a 1 ano. Não sei se aguentaria usar um 31" com recape 3k, o Rafael Reis usou no cabrito e teve algumas quebras.
No samurai o pessoal tem usado 31" recapado, vantagem para o samurai.
Em termos de desempenho nas trilhas, estou contente, não é o melhor, mas vai muito bem, diria que um vitara com 31" anda muito parecido com jeep, troller, land, engesa, etc usando até 33", se comparar com estes jipes com pneus maiores que 33" eles vão melhores.
Em trilhas com erosões o samurai (pricipalmente o feixe) vai bem melhor pelo maior curso da suspensão, mas nessas trilhas o bloqueio traseiro ajuda e muito.
Só atualizando a galera, logo após a X-Crawler 3.2 deve ser lançado a X-Crawler 2.65 para Jimnys e Samurais Modernos preço estimado abaixo de R$1000,00

Leo - Beethoven
23/08/2007, 09:39
Valeu Léo !... Fui lá antes que aqui... mas achei 1 unico arquivo e ainda não baixei...:oops:

Veja se consegue ir amanha no Paca para experimentar 'outro' Vitara....:twisted:

Se puder, baixe o arquivo, vc vai gostar...é uma compilação do CD, mas em um arquivo mais leve.

Ptz, não vai dar pra ir no Paca hj....mas diga aí as impressões do Vitara com CA...tô curioso pra caramba....aliás o seu é com o TH180 4 marchas ?

Só atualizando a galera, logo após a X-Crawler 3.2 deve ser lançado a X-Crawler 2.65 para Jimnys e Samurais Modernos preço estimado abaixo de R$1000,00

Pode ser uma questão meio boba, mas alguma chance disso acontecer pros Vitara ?

Abs.

AlemãoRS
23/08/2007, 17:49
Leandro,
A X-crawler 3.2 é pra vitara...

Leo - Beethoven
23/08/2007, 17:58
Tem razão Alemão, lendo o post do Alexandre, deixei escapar esse detalhe...mas foi pq do jeito que escreveu parecia que já estava disponível....vacilo meu.

Abs.

CachorroLoko(Enrique)
28/11/2009, 00:50
Olá pessoal, preciso de um carro que sirva no uso Urbano e nos finais de semana possa pegar umas trilhas. Qual a indicação Vitara 3P ou Side 5P?
Valeu, a dica.

Jeanilson
28/11/2009, 21:19
Olá pessoal, preciso de um carro que sirva no uso Urbano e nos finais de semana possa pegar umas trilhas. Qual a indicação Vitara 3P ou Side 5P?
Valeu, a dica.
Já que você ressuscitou o tópico... :rolleyes:

Tanto o 3P quanto o 5P vão bem no asfalto e nas trilhas, com uma leve vantagem para o 3P nas trilhas devido ao seu entreeixos menor.

Vai depender de você: Se o uso for com você sozinho ou no máximo um acompanhante, vai de 3P. Se precisar levar mais gente e/ou muita bagagem, o 5P é melhor.

[]'s

CachorroLoko(Enrique)
07/12/2009, 01:05
Já que você ressuscitou o tópico... :rolleyes:

Tanto o 3P quanto o 5P vão bem no asfalto e nas trilhas, com uma leve vantagem para o 3P nas trilhas devido ao seu entreeixos menor.

Vai depender de você: Se o uso for com você sozinho ou no máximo um acompanhante, vai de 3P. Se precisar levar mais gente e/ou muita bagagem, o 5P é melhor.

[]'s
Obrigado pela diga Jeanilson, em relação ao câmbio se for manual ou automático, interfere muito na trilha e no consumo?
Valeu, um Abraço.

Jeanilson
07/12/2009, 08:45
Obrigado pela diga Jeanilson, em relação ao câmbio se for manual ou automático, interfere muito na trilha e no consumo?
Valeu, um Abraço.
Sobre o Câmbio, O automático faz o consumo piorar, embora o Vitara com câmbio manual não seja nenhum exemplo de economia.

Porém na trilha e na cidade o câmbio automático é muito melhor, pelo conforto e por ser mais resistente no off-road (não tem embreagem para "queimar" e encher de água e lama, por exemplo).

[]'s

CachorroLoko(Enrique)
08/12/2009, 00:11
Sobre o Câmbio, O automático faz o consumo piorar, embora o Vitara com câmbio manual não seja nenhum exemplo de economia.

Porém na trilha e na cidade o câmbio automático é muito melhor, pelo conforto e por ser mais resistente no off-road (não tem embreagem para "queimar" e encher de água e lama, por exemplo).

[]'s
Valeu a dica jeanilson, agora tenho que achar um bom exemplar para adquirir. Aqui no RS tah meio difícil, eu vejo mais oferta em SP e RJ. Mas a luta continua e vamos conquistar o sonho.
Obrigado, um abraço.

R-Mendes
10/12/2009, 00:50
Ajudando a reativar o tópico, vai minha dúvida pra uma futura compra assim que tirar o Engesa do estaleiro e vender. É uma excelente viatura, mas tenho pendências e o Engesa é muito para o que preciso atualmente. Mas vamos lá... Li todo o tópico. Entendi que:

i) Trilha: Samuca
ii) Misto: Vitara

Quero para uso misto, pois será meu único carro. Então seria Vitara. Maaaaaaaas... Pelo que li, Samuca de 95 ou 96 pra cima já é helicoidal. Como já andei em Bandeirante e percebi que Engesa mesmo sendo mais antigo era bem mais conforto justamente pelas molas, suponho que Samuca com molas também seja melhor. Não gosto do visual do Vitara, gosto pessoal. Então... Samuca de 96 pra cima, o nível de conforto melhora? Nota: nunca nem sentei em nenhum desses pra saber.

Ronaldo B.
10/12/2009, 01:09
O Samurai com molas helicoidais é mais confortável que o com feixes, mas não espere que seja muito mais macio, porque não é.

Eu recomendo que vc dê umas voltas com um samurai e com um vitara antes de se decidir.

[]´s

R-Mendes
10/12/2009, 01:12
Ronaldo, você já andou nos 2? Cara, uma coisa é certa: tenho que testar antes de comprar. O Engesa foi meio na paixão e fiz um teste de meia hora. Não fui muito feliz na reforma, porque demora demais. Mas agora que tá pronto (quase), vai ser barra vender. Sei que Samurai é um jipe, por isso não devo esperar conforto. Mas se com helicoidais é menos desconfortável, é algo a se pensar.

Supercharger
10/12/2009, 11:14
Tenho um helicoidal a 5 anos e já fiz trilha de zeca em um Vitara de um amigo. Não tem nem comparação, o Vitara parece um Landau de tão macio. Em termos de maciez, a diferença do Samurai helicoidal para o feixe é nenhuma ou praticamente imperceptível. Já a diferença neste quesito entre Samurai e Vitara é espantosa.

Espero ter ajudado.

Ronaldo B.
10/12/2009, 11:23
Ronaldo, você já andou nos 2? Cara, uma coisa é certa: tenho que testar antes de comprar. O Engesa foi meio na paixão e fiz um teste de meia hora. Não fui muito feliz na reforma, porque demora demais. Mas agora que tá pronto (quase), vai ser barra vender. Sei que Samurai é um jipe, por isso não devo esperar conforto. Mas se com helicoidais é menos desconfortável, é algo a se pensar.

Já andei no dois, e tive um samurai 95 durante mais de 3 anos. O entre eixos curto do samurai faz com que se perceba muito mais a dureza da suspensão, nos dois modelos, já no vitara a coisa muda de figura. Tanto o samurai quanto o vitara são excelentes 4x4, hj se eu fosse comprar um pra trilha pesada seria o samurai feixe, prá trilha média e usar no dia a dia e asfalto com certeza seria o vitara, mais motor, mais conforto, etc.

[]´s

R-Mendes
10/12/2009, 12:26
Ah... A dúvida que sempre há. Um conhecido aqui do fórum certa vez me disse que o Samurai pula igual cabrito. Como nunca andei em um cabrito, só andando pra saber. Mas dessa vez, só compro depois de andar muito! O que me pende pelo Samurai são as opções que já vi de personalização, além do pessoal aqui falar que é muito mais fácil e barato que o Vitara.

Supercharger, tudo bem que o Vitara é bem mais confortável, mas o seu Samurai chega a ser desconfortável? O seu é que ano?

Ronaldo, ainda estou na 'sondagem inicial', quando fico mais ativo no fórum torrando a paciência de todo mundo. Foi assim com o Engesa, vai ser assim com o Suzuki (seja lá qual for). Minha preferência, na seguinte ordem é: 1) economia em combustível e manutenção; 2) conforto térmico e sonoro; 3) velocidade e estabilidade. Não vale 'compre um Uno Mille' porque essa eu já ouvi. ;)

Alexandre X
11/12/2009, 09:02
Nao que o samurai seja um exemplo de conforto, mas original e bem razoavel. O que se vc por ai e muita "preparacao gambiarrenta" que deixa o samurai muito duro. Ex: jumelos enooooormes, adaptacao de molas, amortecedores.

Lembro do primeiro SPOA do X Mobile com molas planas, jumelo original e amortecedores Doetsch Tech. Realmente ficou mais confortavel que o original. Depois estraguei tudo com as molas de Bandeirantes.

Joaomsl
11/12/2009, 10:49
Ah... A dúvida que sempre há. Um conhecido aqui do fórum certa vez me disse que o Samurai pula igual cabrito. Como nunca andei em um cabrito, só andando pra saber. Mas dessa vez, só compro depois de andar muito! O que me pende pelo Samurai são as opções que já vi de personalização, além do pessoal aqui falar que é muito mais fácil e barato que o Vitara.

Supercharger, tudo bem que o Vitara é bem mais confortável, mas o seu Samurai chega a ser desconfortável? O seu é que ano?

Ronaldo, ainda estou na 'sondagem inicial', quando fico mais ativo no fórum torrando a paciência de todo mundo. Foi assim com o Engesa, vai ser assim com o Suzuki (seja lá qual for). Minha preferência, na seguinte ordem é: 1) economia em combustível e manutenção; 2) conforto térmico e sonoro; 3) velocidade e estabilidade. Não vale 'compre um Uno Mille' porque essa eu já ouvi. ;)

Amigo, aqui em casa tivemos um vitara 97 por 4 anos e posso lhe garantir que é um carro muito bom. Nunca deu problema e bem mais confortável que o samurai (meu tio tinha um)...nada demais diga-se de passagem... Agora não é muito econômico faz uma média geral de 8...não anda muito...velocidade boa de andar nele na estrada é no máximo a 90 por hora...depois ele começa a pular muito...

meu pai trocou ele por uma tracker e é outro carro...então se vc tá querendo economia, conforto térmco e sonoro, velocidade e estabilidade, vá de GVII...é muito melhor...ou de tracker mesmo...a não ser que o carro seja exclusivamente pra fazer trilhas pesadas...aí já soube que o samurai aguenta mais...

valeu

R-Mendes
12/12/2009, 07:58
João, dei uma olhada no Gran Vitara, mas fica muito acima das minhas po$$ibilidades. Se puder (nem sei se posso), dá pra gastar no máximo uns 18, 19 mil... Por isso a opção pelo Samurai, compreende? Mas é aquele negócio. Tenho que andar pra saber. Não estou acostumado com carro luxuoso, então qualquer coisa melhor que o Engesa (com 2 amortecedores na traseira e a T-Case gritando dos 60km pra cima) já tá melhor.

Ronaldo B.
12/12/2009, 15:45
Uma coisa que o X falou é bem verdade e uma triste realidade tanto para samurai como para Vitara, que são as adaptações e gambiarras que andam fazendo por aí. Como o meu samurai era só prá trilha, ele estava com SPOA, jumelos articulados, amortecedores trocados e feixes originais, e o "conforto" não mudou muito para o original.

Quanto ao que vc busca:

1) economia em combustível e manutenção - Economia de combustivel ponto para o samurai, custo de manutenção acho que samurai e vitara se equiparam. Vitara automático gasta mais combustivel que um manual. Na minha opinião hoje o maior problema com manutenção tanto para samurai quanto para vitara é a qualidade das peças de reposição que se encontra a venda, muita porcaria chinesa a venda, e quando não é peça de baixa qualidade são as gambiarras que anda fazendo adaptando qualquer lixo prá baratear os custo de manutenção e acabam comprometendo a confiabilidade do carro. Independente de qual escolher, compre o mais original possivel.

2) conforto térmico e sonoro - Vitara com certeza.

3) velocidade e estabilidade. Mais uma vez ponto para o Vitara.

Outros prós e contras: Se for para usar em trilhas médias e pesadas, vai de samurai feixe e se conforma com o conforto em detrimento da performance, senão vai de vitara. Samurai tá caro, a maioria que vejo venda não vale o que pedem, no caso do vitara os preços me parecem um pouco mais realistas, mas também tem alguns muito acima do valem. Tem samurai e vitara 97/98 que pedem R$ 25.000,00 ou mais, nada contra, cada um pede quanto quiser mas por esse preço vou andar de Cherokee Sport e não de samurai ou vitara ... :mrgreen: . E prá finalizar, os ultimos Samurais que ví a venda estavam muito mais judiados que os Vitaras, nitidamente carro que foi de trilha e cheio de gambiarras e adaptações que foi dado um tapa para vender, então não acredite nesse papo que "nunca fez trilha", "carro de mulher" ou "é da minha esposa, namorada, irmã, prima, avó, amante", etc.. :discordo:.. porque carro assim é igual cabeça de bacalhau.

Resumindo.... procure, procure, procure .... se não está fácil encontrar um samurai ou vitara inteiro prá comprar, pode ter certeza que também não está fácil de achar quem esteja disposto a colocar R$ 20.000,00 ou mais em um carro desses.:concordo:

[]´s

Felipe Nogueira Torrano
12/12/2009, 17:56
Minha opinião...

Já tive Vitara (2,5 anos) e nunca tive Samurai!

O Vitara me parece ideal para se usar no dia-a-dia pelo conforto maior que no Samurai. E não deixa a desejar na trilha não... claro, tem que colocar calços (de suspa pelo menos) e pneus maiores. Mas pra trilhas pessadas mesmo é Samuka feixe.

Isso é muito importante se vc pretende ficar com o jipe bastante tempo. Digo isso porque o que é suportável por um tempo perde a graça a longo prazo! Até com o Vitara eu me irritei e acabei vendendo... foi mais pelo barulho da capota (era canvas) e pela falta de espaço (3P) que pelo conforto. Tudo bem que eu me arrependi depois... mas de qualquer forma fica o aviso. Escolha bem e ande nos dois modelos.

No mais o que o pessoal falou já dá pra ter uma boa idéia dos 2 modelos.

Aliás, ótimo resumo do Flávio (nos posts antigos nas primeiras páginas) e do Ronaldo B. nesse último post!

Escuta esse pessoal... eles têm bastante experiência e dicas valiosas. O ronaldo B. foi que me "convenceu" a comprar um Suzuki ao invés de um CJ depois de trocar um monte de msgs em pvt... pentelhei muito ele. Nem sei se ele lembra disso! hehehee:lol: Falou do Samurai mas eu peguei um Vitara... mas acho que foi bom eu fugir dos CJs mesmo!

Escrevi demais!

Boa escolha e boa compra!

[]'s
Felipe Nogueira

Ronaldo B.
13/12/2009, 11:06
Escuta esse pessoal... eles têm bastante experiência e dicas valiosas. O ronaldo B. foi que me "convenceu" a comprar um Suzuki ao invés de um CJ depois de trocar um monte de msgs em pvt... pentelhei muito ele. Nem sei se ele lembra disso! hehehee:lol: Falou do Samurai mas eu peguei um Vitara... mas acho que foi bom eu fugir dos CJs mesmo!

Eu nem lembrava mais disso...... faz tempo !!!! :lol:

[]´s

Rômulo Tanure Campos
19/12/2009, 20:19
Boa essa análise do Ronaldo.
Concordo com quase tudo.
Uma vantagem do Samuka a ser pontuada é a facilidade de adaptações que podem elevar muito a performance do conjunto. Estou falando de adaptações bem feitas, não gambiarras!
Vide um artigo que publiquei aqui mesmo no forum:
A Estória do Samurai Mutante , na seçao de artigos técnicos.

Só não acho que o Samurai Helicoidal seja tão desconfortável assim!
Estou trocando os amortecedores Kamonseki por PowerShok, no Trem, por desgaste, nem é por questão de conforto.

ABS
Rômulo Tanure
Trem Mineiro
De volta às Gerais
Um p

tapera11
06/01/2010, 14:01
Também estou nessa dúvida cruel entre o Samurai e o Vitara 3p. Tenho um uno que fica com minha esposa - carro do dia-a-dia nosso, uma titan 125 para a cidade e um fusca 1500 ano 72 de cor preta - relíquia de herança, que só sai de casa em dias especiais...rs. Gostaria de adquirir um veículo para o meu uso, 70% em uso urbano e 30% rural (visitas a fazendas de parentes aqui no MS, nada de trilhas pesadas, mas queria um carro que eu pudesse passear aos finais de semana em qualquer terreno (trechos arenosos e outros com barro vermelho) sem ficar me preocupando com a sujeira...rs. Gostaria de gastar no máximo uns 20.000,00, mas dependendo do custoXbenefício, poderia chegar nuns 25 mil (pretendo ficar um bom tempo com o carro). Esteticamente gosto mais do Samuka, mas nunca andei em nenhum dos dois. Não ligo muito para o conforto, mas gostaria de economia. Também pretendo deixá-lo o mais original possível. Nunca andei em nenhum deles.
Seria um veículo para ir pescar, visitar os parentes no Pantanal, pequenas trilhas, enfim, para me divertir muito, além de usá-lo na cidade quando minha esposa estiver usando o uno. É isso aí.

MRaizer
06/01/2010, 14:07
Fusca 1500cc 1972? Eu achava que eles tinham começado em 74. Aliás, minha mãe tinha um 1975 creme com carburação simples (original de fábrica) que era incrível!
Fiquei tentado à oferecer meu Niva. Mas acho que você teria visto o anúncio na seção de veículos à venda...
Abraço!

Jeanilson
06/01/2010, 14:41
Também estou nessa dúvida cruel entre o Samurai e o Vitara 3p. Tenho um uno que fica com minha esposa - carro do dia-a-dia nosso, uma titan 125 para a cidade e um fusca 1500 ano 72 de cor preta - relíquia de herança, que só sai de casa em dias especiais...rs. Gostaria de adquirir um veículo para o meu uso, 70% em uso urbano e 30% rural (visitas a fazendas de parentes aqui no MS, nada de trilhas pesadas, mas queria um carro que eu pudesse passear aos finais de semana em qualquer terreno (trechos arenosos e outros com barro vermelho) sem ficar me preocupando com a sujeira...rs. Gostaria de gastar no máximo uns 20.000,00, mas dependendo do custoXbenefício, poderia chegar nuns 25 mil (pretendo ficar um bom tempo com o carro). Esteticamente gosto mais do Samuka, mas nunca andei em nenhum dos dois. Não ligo muito para o conforto, mas gostaria de economia. Também pretendo deixá-lo o mais original possível. Nunca andei em nenhum deles.
Seria um veículo para ir pescar, visitar os parentes no Pantanal, pequenas trilhas, enfim, para me divertir muito, além de usá-lo na cidade quando minha esposa estiver usando o uno. É isso aí.
Tapera11,

Pelo que você descreveu, acredito que entre esses dois o Vitara te atenderia melhor. Melhor conforto, espaço interno e desempenho na cidade e não faz feio em trilhas leves e médias, mesmo original. Mais para frente, se você realmente tomar gosto pelo off-road, pode partir para algo mais "bruto" :twisted:.

Só tome cuidado porque esse negócio de fazer trilha é altamente viciante. aqui mesmo no fórum tem alguns usuários que começaram com "um veículo para rodar em estradas de terras" e atualmente estão reformando Jeeps para usarem pneus 35" para cima :mrgreen:.

E parabéns pelo Fusca! :concordo:

[]'s

JEFFCATUNDA
06/01/2010, 18:37
"...Seria um veículo para ir pescar, visitar os parentes no Pantanal, pequenas trilhas, enfim, para me divertir muito, além de usá-lo na cidade quando minha esposa estiver usando o uno. É isso aí..."

Você tem um fusca, uma moto e um Uno...
Se você comprara um vitara tenho quase certeza de que sua esposa vai passar a mão nele e você vai fazer trilha de uno...

Compra um samurai mesmo que é mais bruto e ela não vai fazer concorrência com você para andar nele.....

R-Mendes
07/01/2010, 12:37
Ah... Eu tô quebradaço, sem opção de compra de carro por agora. Quem sabe num futuro de próximo a médio... Mas vou de Samuca! :mrgreen:

tapera11
07/01/2010, 19:11
JEFF,
Estou pendendo mesmo pro lado do Samurai. Andei olhando tb o Gran Vitara 1.6 2p automático. Muito legal mas é mais caro, nesse caso venderia o uno.

Jeanilson,
Moro na região do Pantanal desde que nasci. Adoro passeios em trilhas, a maioria leves...rs. É mesmo viciante.

MRaizer,
A produção do Fusca 1500cc começou no segundo semestre de 1970, e até 1972 (ano do meu) não sofreu mudanças. A partir de 1973 é que teve algumas (modificou o farol, a entrada de ar do capô do motor, a janela traseira ficou fixa, o painel imitando madeira e o ar quente não saíam mais de série, etc...rs). Gosto do Niva tb!!!

coscobeu
09/01/2010, 15:44
Rescussitando este tópico novamente! :mrgreen:

Qual desses Suzukis é melhor negocio na opinião de voces?

Preço Bom::palmas:
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=17381&cat=1&item=7 (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=17381&cat=1&item=7)

Motor 1.3 – mais econômico::concordo:
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=18488&cat=1&item=7 (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=18488&cat=1&item=7)

Bem Conservado::dance:
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=18718&cat=1&item=7 (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=18718&cat=1&item=7)

Todo original::pensativo:
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=13876&cat=1&item=7 (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=13876&cat=1&item=7)

Completão (meu preferido dessa seleção)::-D
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=17023&cat=1&item=7 (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=17023&cat=1&item=7)