Ver Versão Completa : Velas Bosch Super 4 - dúvidas
cmte_carvalho
09/08/2007, 09:04
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/super4.html
Alguém aí usa? Foi possível perceber melhorias de desempenho e consumo? E o preço?
Até!
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/super4.html
Alguém aí usa? Foi possível perceber melhorias de desempenho e consumo? E o preço?
Até!
eu sei que isso vai gerar polemica, e muita.....
não recomendo.....
a unica vantagem é q ela "dura mais".....
esse negocio de ganho de economia e autolimpeza dela é fria.....
até pode melhorar um pingo num sistema de ignição deficiente, dai ela facilita o centelhamento, pq ela tem 8 caminhos pra centelha saltar, e vc sabe q eletricidade sempre procura o caminho mais facil,mas nunca o mais facil é o melhor.....
a e não recomendo o uso em platinado, pq a abertura dos eletrodos dela é em torno de 1mm, isso força o sistema e queima o platinado mais facil.....
mas gosto é gosto........
Leo - Beethoven
09/08/2007, 12:50
Seguinte, já usei essas velas e sinceramente acho a relação custo/benefício ruim, ou seja, não valem o preço para o benefício que a que se propoem.
Para carros com planinado, não é uma boa, pois a abertura dos eletrodos (gap) é grande, teria que mudar a ignição pra usar uma bobina com maior potência....o que na prática significa optar pela mudança pela ignição eletrônica....
Em materia de consumo, não notei absolutamente nenhuma mudança significatica, a única melhoria que vi foi a durabilidade (mas não muito maior) e em alto giro o motor tende a falhar menos....de resto, nada muda.
Detalhe: Não prestam pra quem usa GNV.
Abs.
Pq ruim para GNV Leo?
Minhas velas duram bem menos usando GNV....
Será que essas, com ignição e bobina forte, não durariram um pouco mais?
Abs
Luciano SHAKALL
09/08/2007, 14:17
CAmaRAdas, esse assunto de "velas de múltiplos eletrôdos" foi "dissecado" pelo Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133) no tópico Como aumentar a potência? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27101&highlight=vela+eletrodos+sukys),
mais precisamente, nos Post #27 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=380470&postcount=27) e Post #28 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=380471&postcount=28), que são - juntos - um verdadeiro tratado sobre Velas de Ignição.
Mais tópicos, que falam de Velas de 4 - ou mais - eletrôdos:
- VELAS DE IGNIÇÃO P/ JEEP (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3079&highlight=vela+eletrodos+sukys)
- VELAS PARA OPALA TURBINADO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8475&highlight=vela+eletrodos+sukys)
[]'s
Leo - Beethoven
09/08/2007, 15:39
Pq ruim para GNV Leo?
Minhas velas duram bem menos usando GNV....
Será que essas, com ignição e bobina forte, não durariram um pouco mais?
Zepi, por incrível que pareça a temperatura de ignição do GNV é muito maior que da gasolina...não acreditava quando vi a primeira vez que o Gás Natural não abria chama por exemplo com um a brasa de um cigarro....fiz o teste e é verdade....o que não acontece com a gasolina, bateu pegou....
Bom, dentro da cÇamara de combustão comprimido, a coisa muda em função da compressão, mas o que faz queimar melhor o GNV é o tamanho da faísca, quanto mais melhor...nessa aí de 4 eletrodos, existe uma melhor garantia de que sempre terá faísca e que "nunca" vai falhar, mas se vc observar a construção física dela, vai ver que a faísca vai ser menor que uma vela convencional......Não é que ela não pode ser usada com GNV, mas acho que é jogar dinheiro fora....Vc disse que as velas duram menos em carros com GNV, isso de uma certa forma está correto, não pq o GNV estraga a vela mais rápido, mas pq ele precisa delas operando com maior eficiência do que com a gasolina....
Sacou a idéia ?
Abs.
sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.
Entendeu minha idéia?
Abs
Leo - Beethoven
09/08/2007, 16:47
sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.
Entendeu minha idéia?
Entendi a minha idéia sim. Eu também cai nesse conto da única vez que comprei....custam o dobro, mas duram 30-50% a mais que as convencionais.
Não vejo custo benefício nessas velas, a não ser em um carro com o Marea 5 Cil que pra trocar as velas dá um trampo miserável e MO custa uma grana...
Abs.
Pessoall
Usei no meu carro (injetado) e nao houve NENHUMA mudanca, nem consumo nem durabilidade. Paguei mais caro achando que ia ter me.lhora e nao melhorou nada hehehehehe..
turboroe
10/08/2007, 10:55
sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.
Entendeu minha idéia?
Abs
Aí é q ta... elas custam 4 vezes mais!
e eu duvido q durem 3 vezes mais
Ah bom pessoal... se vcs dizem, eu assino em baixo!hehehehe!!
Se não duram tanto assim voltemos às velas convencionais!
Obrigado...esse fórum já me faz economizar horrrores...
Abs
No site do Sukys (http://www.geocities.com/rsukys/teoria.html), tem algumas coisas interessantes sobre velas vai aí algumas delas:
Normalmente as velas apresentam um único eletrodo externo. Velas com um número maior de eletrodos não garantem um número maior de faíscas por ciclo mas sim a possibilidade da faísca ocorrer com maior facilidade. Lembre-se que uma descarga elétrica ocorre no percurso que apresentar a menor resistência.
Com o resultado da combustão tanto o combustível como o óleo lubrificante acabam gerando resíduos sólidos na câmara de combustão, altamente indesejáveis, principalmente se depositados nos eletrodos das velas pois além de aumentarem a resistência elétrica dos mesmos, podem incandescer-se e ocasionar pré-ignição.
Para diminuir a formação destes resíduos, as velas de ignição são fabricadas com materiais que apresentam uma capacidade de auto-limpeza, que está intimamente ligada a temperatura de funcionamento das mesmas.
Vale a pena dar uma conferida no site dele... tem muita coisa bacana.
cmte_carvalho
10/08/2007, 12:57
E já que estamos falando mesmo de velas..: quando limpá-las? E qual a forma correta de fazê-lo?
Até!
Leo - Beethoven
10/08/2007, 16:10
Pois é, o Sukys além de conhecer muito dessas coisas, tem uma redação muito boa pra explicar coisas assim.
Quanto a limpeza das velas, eu costumo fazer uma "checagem" a cada 10 mil Km....no site da NGK existe uma tabela com fotos sobre o significado da aparência das velas, acho isso muito legal, pois a situação da vela, diz muito sobre o funcionamento do motor.
Se quando inspeciono as velas, elas estão OK e dentro da Kmetragem de vida útil esperada, costumo apenas lavá-las com um pincel e gasolina pra remover um ou outro depósito.....há quem gosto do jato de areia ou escovas de latão, eu não gosto, pois esse tipo de coisa, costuma remover o revestimento superficial que os fabricantes aplicam nos eletrodos....na hora fica bom, mas depois de um curto tempo, acaba dando problema....
Abs.
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