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Ver Versão Completa : Velas Bosch Super 4 - dúvidas



cmte_carvalho
09/08/2007, 09:04
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/super4.html

Alguém aí usa? Foi possível perceber melhorias de desempenho e consumo? E o preço?

Até!

fontana
09/08/2007, 09:56
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/velas/super4.html

Alguém aí usa? Foi possível perceber melhorias de desempenho e consumo? E o preço?

Até!

eu sei que isso vai gerar polemica, e muita.....
não recomendo.....
a unica vantagem é q ela "dura mais".....
esse negocio de ganho de economia e autolimpeza dela é fria.....
até pode melhorar um pingo num sistema de ignição deficiente, dai ela facilita o centelhamento, pq ela tem 8 caminhos pra centelha saltar, e vc sabe q eletricidade sempre procura o caminho mais facil,mas nunca o mais facil é o melhor.....

a e não recomendo o uso em platinado, pq a abertura dos eletrodos dela é em torno de 1mm, isso força o sistema e queima o platinado mais facil.....


mas gosto é gosto........

Leo - Beethoven
09/08/2007, 12:50
Seguinte, já usei essas velas e sinceramente acho a relação custo/benefício ruim, ou seja, não valem o preço para o benefício que a que se propoem.
Para carros com planinado, não é uma boa, pois a abertura dos eletrodos (gap) é grande, teria que mudar a ignição pra usar uma bobina com maior potência....o que na prática significa optar pela mudança pela ignição eletrônica....
Em materia de consumo, não notei absolutamente nenhuma mudança significatica, a única melhoria que vi foi a durabilidade (mas não muito maior) e em alto giro o motor tende a falhar menos....de resto, nada muda.
Detalhe: Não prestam pra quem usa GNV.

Abs.

Zepi
09/08/2007, 14:02
Pq ruim para GNV Leo?
Minhas velas duram bem menos usando GNV....
Será que essas, com ignição e bobina forte, não durariram um pouco mais?

Abs

Luciano SHAKALL
09/08/2007, 14:17
CAmaRAdas, esse assunto de "velas de múltiplos eletrôdos" foi "dissecado" pelo Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133) no tópico Como aumentar a potência? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27101&highlight=vela+eletrodos+sukys),
mais precisamente, nos Post #27 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=380470&postcount=27) e Post #28 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=380471&postcount=28), que são - juntos - um verdadeiro tratado sobre Velas de Ignição.

Mais tópicos, que falam de Velas de 4 - ou mais - eletrôdos:

- VELAS DE IGNIÇÃO P/ JEEP (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3079&highlight=vela+eletrodos+sukys)

- VELAS PARA OPALA TURBINADO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8475&highlight=vela+eletrodos+sukys)

[]'s

Leo - Beethoven
09/08/2007, 15:39
Pq ruim para GNV Leo?
Minhas velas duram bem menos usando GNV....
Será que essas, com ignição e bobina forte, não durariram um pouco mais?


Zepi, por incrível que pareça a temperatura de ignição do GNV é muito maior que da gasolina...não acreditava quando vi a primeira vez que o Gás Natural não abria chama por exemplo com um a brasa de um cigarro....fiz o teste e é verdade....o que não acontece com a gasolina, bateu pegou....
Bom, dentro da cÇamara de combustão comprimido, a coisa muda em função da compressão, mas o que faz queimar melhor o GNV é o tamanho da faísca, quanto mais melhor...nessa aí de 4 eletrodos, existe uma melhor garantia de que sempre terá faísca e que "nunca" vai falhar, mas se vc observar a construção física dela, vai ver que a faísca vai ser menor que uma vela convencional......Não é que ela não pode ser usada com GNV, mas acho que é jogar dinheiro fora....Vc disse que as velas duram menos em carros com GNV, isso de uma certa forma está correto, não pq o GNV estraga a vela mais rápido, mas pq ele precisa delas operando com maior eficiência do que com a gasolina....
Sacou a idéia ?

Abs.

Zepi
09/08/2007, 16:40
sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.

Entendeu minha idéia?

Abs

Leo - Beethoven
09/08/2007, 16:47
sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.

Entendeu minha idéia?


Entendi a minha idéia sim. Eu também cai nesse conto da única vez que comprei....custam o dobro, mas duram 30-50% a mais que as convencionais.
Não vejo custo benefício nessas velas, a não ser em um carro com o Marea 5 Cil que pra trocar as velas dá um trampo miserável e MO custa uma grana...

Abs.

Dic3
10/08/2007, 10:26
Pessoall

Usei no meu carro (injetado) e nao houve NENHUMA mudanca, nem consumo nem durabilidade. Paguei mais caro achando que ia ter me.lhora e nao melhorou nada hehehehehe..

turboroe
10/08/2007, 10:55
sim compreendo,elas duravam menos mas na gasolina elas ainda poderiam ser usadas.Já tinha notado isso.
Mas é que se essas velas duram mais poderia compensar o seu custo entende?
Se elas custam o dobro mas duram 3 vezes mais,dá pra pensar...por exemplo.

Entendeu minha idéia?

Abs


Aí é q ta... elas custam 4 vezes mais!
e eu duvido q durem 3 vezes mais

Zepi
10/08/2007, 11:13
Ah bom pessoal... se vcs dizem, eu assino em baixo!hehehehe!!

Se não duram tanto assim voltemos às velas convencionais!
Obrigado...esse fórum já me faz economizar horrrores...


Abs

chrisb
10/08/2007, 11:55
No site do Sukys (http://www.geocities.com/rsukys/teoria.html), tem algumas coisas interessantes sobre velas vai aí algumas delas:

Normalmente as velas apresentam um único eletrodo externo. Velas com um número maior de eletrodos não garantem um número maior de faíscas por ciclo mas sim a possibilidade da faísca ocorrer com maior facilidade. Lembre-se que uma descarga elétrica ocorre no percurso que apresentar a menor resistência.
Com o resultado da combustão tanto o combustível como o óleo lubrificante acabam gerando resíduos sólidos na câmara de combustão, altamente indesejáveis, principalmente se depositados nos eletrodos das velas pois além de aumentarem a resistência elétrica dos mesmos, podem incandescer-se e ocasionar pré-ignição.
Para diminuir a formação destes resíduos, as velas de ignição são fabricadas com materiais que apresentam uma capacidade de auto-limpeza, que está intimamente ligada a temperatura de funcionamento das mesmas.

Vale a pena dar uma conferida no site dele... tem muita coisa bacana.

cmte_carvalho
10/08/2007, 12:57
E já que estamos falando mesmo de velas..: quando limpá-las? E qual a forma correta de fazê-lo?

Até!

Leo - Beethoven
10/08/2007, 16:10
Pois é, o Sukys além de conhecer muito dessas coisas, tem uma redação muito boa pra explicar coisas assim.

Quanto a limpeza das velas, eu costumo fazer uma "checagem" a cada 10 mil Km....no site da NGK existe uma tabela com fotos sobre o significado da aparência das velas, acho isso muito legal, pois a situação da vela, diz muito sobre o funcionamento do motor.
Se quando inspeciono as velas, elas estão OK e dentro da Kmetragem de vida útil esperada, costumo apenas lavá-las com um pincel e gasolina pra remover um ou outro depósito.....há quem gosto do jato de areia ou escovas de latão, eu não gosto, pois esse tipo de coisa, costuma remover o revestimento superficial que os fabricantes aplicam nos eletrodos....na hora fica bom, mas depois de um curto tempo, acaba dando problema....

Abs.