Conectar

Ver Versão Completa : duvidas sobre retifica - vitara

luizpicelli
08/08/2007, 00:55
Pessoal,

já comentei aqui no fórum que meu vitara tá batendo o motor depois de estourar o mangote do radiador... como ainda dá para andar, estou começando a fazer o orçamendo das peças... mas tenho algumas dúvidas:

até que medida vai a retifica do bloco? o meu está com marca de 0,50mm.
vou arriscar comprar o jogo de pistões + aneis nos EUA (sei dos riscos com taxas). Encontrei lá com medidas 0,75mm. Terei problemas com outras peças devido a essa medida?
o que é "arruela de encosto"? tem outro nome ou nome em inglês?
Que peças posso tentar comprar que não depende de abrir o motor, já que não quero ficar com o carro parado muito tempo?Sei que é arriscado comprar peças nos EUA... vou tentar com o jogo de juntas. Aqui na Suzucar me pediram R$200,00. Lá fora, sai por U$47,00 (frete incluso). Mesmo com taxas de 60% deve sair mais barato, mas tenho o risco da mercadoria extraviar...

Algumas peças que posso comprar sem esperar abrir o motor eu acho que são: juntas, bombas d'água e de óleo, os pistões por serem medidas já conhecidas, essa tal arruela de encosto.

ericteles54
08/08/2007, 11:35
Oi Luis,

Quanto as peças do motor não vou saber te ajudar não, mais sobre importar peças do EUA, sendo 47 doletas como você falou não vai pagar imposto não.

A regra é a seguinte: Qualquer compra Até $ 50,00 (dolares) é isento de imposto, mais é $50,00 incluindo MERCADORIA+FRETE=VALOR QUE A RECEITA CONSIDERA.

Se for valor acima de $50,00 (frete+imposto) você paga os 60%.

Mais se for valor muito acima as vezes compensa procurar um despachante aduaneiro pra desenrolar a mercadoria pra você. Dai você deve pagar uns 30% ou menos de imposto. Mais procura o despachante antes de encomendar a mercadoria, dai ele já vai te dizer quanto vai sair pra mercadoria chegar na sua mão. IMPOSTOS+TAXAS+SERVIÇO DELE

Abraços!!

Eric

Supercharger
08/08/2007, 12:32
Arruela de encosto é uma arruela que vai no eixo virabrequim para posicioná-lo longitudinalmente no bloco. Através de arruelas de espessura diferente, se modifica a posição do eixo.

Na minha opinião, você está passando o cavalo na frente dos bois. Não se compra peças sobremedida sem saber qual a sobremedida será necessária. Tem que mandar o motor pra retífica, abrir e avaliar. A retífica vai te solicitar as peças. Pistões sobremedida tal, casquilhos sobremedida tal, anel de enconsto sobremedida tal.

Alexandre X
08/08/2007, 12:52
Na teoria...
Na pratica se nao foi pessoa fisica que enviou, a receita cobra 60% sobre o valor total nao respeitando teto de 50USD.

Meu radiador do cambio automatico de 35USD chegou com um valor total (mercadoria+frete+imposto) de 134USD.

Isso nao foi a primeira vez que acontece.

Grassmann
08/08/2007, 14:17
Opa!

Cuidado com a Receita Federal...
Na teoria, se for:
- Pessoa Jurídica enviando, o imposto é devido, independente do valor;
- Pessoa Física enviando e pessoa física recebendo, isento ate US$50.

Na prática, a Receita sabe que muita gente usa o artifício de mandar mercadoria em nome de Pessoa Física, e cobra da mesma maneira o imposto. E não adianta reclamar... Tem que pagar.

Luis,

Quanto às peças, melhor só comprar arruela de encosto e bronzinas depois de abrir o motor. Na prática, talvez valha a pena comprar por aqui. Essas peças não costumam ser caras não. As mais caras são:
- Pistões e anéis
- Juntas
- Bomba de óleo

- Bomba d'água

ericteles54
08/08/2007, 15:32
Alexandre, provavelmente esse frete para trazer seu radiador de 34USD não foi somente 15,99USD,por isso você pagou imposto.
Mes passado fiz um encomenda dos USA pra ca de aproximadamente 1kg e paguei 27USD só de frete.

Grassmann, Nessa mesma compra que me referi acima, comprei equipamento de escalada em uma loja dos USA, o equipamento custou 21,00USD(equipamento)+27USD(frete)=48USD(total em dolares)
Não paguei imposto e a compra foi feita de pessoa fisica (eu) de uma loja nos USA (pessoa juridica)
Como a soma de mercadoria + frete não ultrapassaram 50USD eu estou fui isento de imposto.

Em outra situação ano passado eu fiz uma compra da mesma loja de 295USD e nessa tive que pagar imposto de 60%, quando a mercadoria chegou no Correio daqui eu recebi uma carta do correio pedindo para eu comparecer a agencia para retirar a mercadoria e la tive que pagar o imposto de 60% para retirar.

O ideal quando se faz uma importação de maior valor, é procurar um despachante aduaneiro e pedir para ele calcular quando vai sair para importar a determinada mercadoria, muitas vezes a gente pode estar importando uma mercadoria que é isenta de imposto de importação ou de IPI, e acabar pagando o imposto sem saber.

Grassmann
08/08/2007, 16:23
Eric,
Não quero bancar o chato... Mas Lei é Lei.
E neste caso, a Lei é clara. Se for enviado por PJ, cabe imposto sim.
Se enviado por PF, até US$50, está isento.
O que acontece é que certas localidades tem fiscais que abrandam um pouco a interpretação das coisas. Aqui em Curitiba não passa nem f0dend*...
Como o Alexandre comentou, a Receita sabe que muitas lojas no exterior mandam mercadorias de baixo custo em nome de PJ, justamente para "burlar" a cobrança de impostos. E, na prática, acaba cobrando impostos de quase todas as remessas feitas do exterior para cá.

Veja o que diz o site da Receita:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/rts.htm

Mas, voltando ao que o Luiz havia citado no começo do tópico:
Comprar no exterior é mais barato, mas existe risco de cobrança de impostos. Existe risco de as peças não serem exatamente as que seu carro usa. E vai levar tempo, muito tempo (uns 45-60 dias pra chegar).
Na prática, calcule 100% sobre o preço lá fora. Se ainda for mais barato que a peça aqui, talvez valha a pena trazer. Se for maior, o risco não compensa.
Outra coisa, se a remessa for de mais de US$500, há a necessidade de preenchimento de Declaração Simplificada de Importação.

Eu estou com o motor do meu Vitara totalmente aberto, e eu optei por pagar mais caro e comprar peças aqui no Brasil. Entendo que a economia, no meu caso, não compensaria. Quem me garante que as peças são compatíveis com meu carro? Quem me garante que o material utilizado é de boa qualidade? Sei lá... Foi uma decisão minha... Tome a sua...

[]'s

Supercharger
08/08/2007, 18:50
Na minha opinião, você está passando o cavalo na frente dos bois.

Rsrsrsrsrs! :mrgreen:
Acho que seria o carro na frente dos bois! :concordo:

Alexandre X
09/08/2007, 01:16
Alexandre, provavelmente esse frete para trazer seu radiador de 34USD não foi somente 15,99USD,por isso você pagou imposto.
Mes passado fiz um encomenda dos USA pra ca de aproximadamente 1kg e paguei 27USD só de frete.

Grassmann, Nessa mesma compra que me referi acima, comprei equipamento de escalada em uma loja dos USA, o equipamento custou 21,00USD(equipamento)+27USD(frete)=48USD(total em dolares)
Não paguei imposto e a compra foi feita de pessoa fisica (eu) de uma loja nos USA (pessoa juridica)
Como a soma de mercadoria + frete não ultrapassaram 50USD eu estou fui isento de imposto.

Em outra situação ano passado eu fiz uma compra da mesma loja de 295USD e nessa tive que pagar imposto de 60%, quando a mercadoria chegou no Correio daqui eu recebi uma carta do correio pedindo para eu comparecer a agencia para retirar a mercadoria e la tive que pagar o imposto de 60% para retirar.

O ideal quando se faz uma importação de maior valor, é procurar um despachante aduaneiro e pedir para ele calcular quando vai sair para importar a determinada mercadoria, muitas vezes a gente pode estar importando uma mercadoria que é isenta de imposto de importação ou de IPI, e acabar pagando o imposto sem saber.

Vai nessa...
Tudo depende do fiscal que pegar a mercadoria...
Ja paguei 60% de imposto em cima de 50USD por 3 parafusos de 3USD...
Ja paguei 60% de imposto pelo que ultrapassou 50USD sem contabilizar o frete, por 3 roteadores Cisco.

Eu uso a tecnica do Grassmann, incluo 100% se ainda sim tiver barato, compro.

Elmer_Jeep
09/08/2007, 12:11
Pessoal,

já comentei aqui no fórum que meu vitara tá batendo o motor depois de estourar o mangote do radiador... como ainda dá para andar, estou começando a fazer o orçamendo das peças... mas tenho algumas dúvidas:

até que medida vai a retifica do bloco? o meu está com marca de 0,50mm.
vou arriscar comprar o jogo de pistões + aneis nos EUA (sei dos riscos com taxas). Encontrei lá com medidas 0,75mm. Terei problemas com outras peças devido a essa medida?
o que é "arruela de encosto"? tem outro nome ou nome em inglês?
Que peças posso tentar comprar que não depende de abrir o motor, já que não quero ficar com o carro parado muito tempo?Sei que é arriscado comprar peças nos EUA... vou tentar com o jogo de juntas. Aqui na Suzucar me pediram R$200,00. Lá fora, sai por U$47,00 (frete incluso). Mesmo com taxas de 60% deve sair mais barato, mas tenho o risco da mercadoria extraviar...

Algumas peças que posso comprar sem esperar abrir o motor eu acho que são: juntas, bombas d'água e de óleo, os pistões por serem medidas já conhecidas, essa tal arruela de encosto.

Bom, sobre a burocracia da importação não entendo nada, mas sobre o motor:

Como já falaram antes é meio contra-mão comprar as peças de reposição antes da retífica inspecionar as partes do motor pra saber qual medida irão ficar após usinadas...
Se seu motor sofreu aquecimento e continua rodando provavelmente os anéis sofreram desgaste prematuro e as paredes dos cilindros podem estar danificadas não sendo possível usinar(reabrir) pra próxima medida, no caso o 0,75.

Arruela de encosto (THRUST WASHER) serve pra ajustar a folga longitudinal do eixo-virabrequim, geralmente são posicionadas ao centro do mesmo(vide anexo). Dependendo do desgaste na lateral do virabrequim pode ser dispensado o uso de arruela sob-medida...
http://www.kspa.com.br/ks/images/produkte/gleitlager11.jpg
Fonte:
http://www.kspa.com.br/company/kspa/po/produkte/gleitlagerarten.asp

Sobre os preços dê uma consultada na GERAL PARTS 0800 728 1866. É em Sampa e tem muitas peças pra motores importados.

[]'s

luizpicelli
09/08/2007, 22:16
carca... minha área é saúde... mas estou aprendendo muito de mecanica com esse carro depois de alguns problemas... hehehe...

Helmer ou outros colegas:
você acha que pode não ser possível retificar para 0,75mm?

Neste caso, colocar a "camisa" seria mais aconselhavel ou a melhor opção seria a medida "1,0 mm"

Na realidade, em alguns momentos eu penso como o Supercharger diz... em estar colocando o cavalo ou carro na frente dos bois hehehe.... mas como to rodando legal ainda com o carro, tenho tempo para ir pesquisando... e se dentro dos 100% ainda sim sair mais barato do que comprar por aqui, por que não tentar...

e a tal FACA de DOIS LEGUMES (cúmes)...

Minha idéia é ir comprando as peças que certamente serão trocadas (por exemplo o jogo de juntas) e os pistões, mas esses preciso ter certeza correto?

Agora, poderíamos ter alguma empresa dentro do merco-sul para comprar as peças com preços mais em conta, né...