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Ver Versão Completa : Escapamento dimensionado - Cherokee Sport



SERGIO-HJR
06/08/2007, 21:16
Alguem aqui sabe aonde posso arruma um escapamento dimensionado pra cherokee sport 98/98 ? Obrigado

http://carpartstoyourdoor.com/jeepexhaust3_files/image002.jpg

vendra
07/08/2007, 23:02
Alguem aqui sabe aonde posso arruma um escapamento dimensionado pra cherokee sport 98/98 ? Obrigado

http://carpartstoyourdoor.com/jeepexhaust3_files/image002.jpg
Sergio, eu já considero o escape da XJ dimensionado, muito melhor que se fossem de Ferro Fundido .É um 6 x2x1 de tubos de aço, muito parecido com os que se instalava nos saudosos 250 S, só que naqueles eram 6x2.O que vc está pretendendo , mais desempenho ?

Jack Jipeiro
08/08/2007, 00:00
Desempenho no qual sentido?? Cavalaria ou torque...
Tudo bem que o motor da XJ tem tudo de sobra, mas se o interesse é maior torque, essa não é a melhor modificação, muito pelo contrario...

Abraços...

SERGIO-HJR
08/08/2007, 00:17
na verdade eu achei que ganharia alguma coisa em potencia e torque com ele... :pensativo:
mas eu tambem queria pelo barulho.
o que eu posso fazer ?
valeu

Leo - Beethoven
08/08/2007, 10:54
na verdade eu achei que ganharia alguma coisa em potencia e torque com ele... :pensativo:
mas eu tambem queria pelo barulho.
o que eu posso fazer ?


Como o Vendra disse, o coletor da XJ já é muito bom e lembra bem os dimensionados dos saudosos....
Eu mandei fazer um dimensionado pro meu CJ....tava de saco cheio do original, pq trincou e a solda não aguentava....ficou massa, mas não vejo grandes vantagens pra XJ, por conta de como é o original, a não ser que ele apodrecesse ou algo assim....
Se quer um ronco mais "animal" pra sua, vai ter que arrancar o catalizador e trocar o silencioso....só isso já vai dar um belo ronco pra sua....vi uma assim esses dias e o cara fez isso....tava com ronco de V8....até perguntei pro cara se ele tinha colocado um V8 na dele e aí ele me mostrou esse segredo.

Abs.

Marcelo Carvalhal
08/08/2007, 11:36
Receita boa..e eficiente...


Consegue em um ferro velho o coletor de uma WJ LAREDO 2000 (GRAND CHEROKEE)...
No escapamento..
Arranca o catalisador..
Mete uma BANANA de SANTANA 2.0 dos modelos a carburador...
Na saída lá trás..diminui a curvatura do escapamento que é muito acentuada..

Pronto..ganhou + de 5 CV e 20% de torque e barulho fica show!!!

samukanvas
08/08/2007, 13:19
Fio,

Só pra ronco troca o último abafador só.

O resto não inventa....

Abs

PS: Pra potência vc pode conseguir aumentar muito pouco aumentando o fluxo de ar, mas como vc sabe só vai ganhar em giros mais altos, por isso chamo de potência.

Pra torque tem que mexer na parte mecânica, só por favor não me falem em polimento de dutos porque isso é a maior mancada que eu acho que fazem no cabeçote....

Luís Arato
08/08/2007, 15:40
....
..... só por favor não me falem em polimento de dutos porque isso é a maior mancada que eu acho que fazem no cabeçote....

Samukanvas sabe o que significa falta de turbulência na mistura de alimentação de motor a explosão !! :concordo:

Cabeçote trabalhado é no perfil da câmara e na equalização de volumes, particularmente, em carros originais, penso que somente a equalização já basta para melhorar bastante. Ah sim, bastante limpeza e assentamento de válvulas.

Se bem que tem gente que condena qualquer tentativa de limpeza da cabeça dos pistões montados no bloco, algo assim como preocupação com detritos, que, de certa forma, procede.

Mais ar, mais combustível, mais potência, mas somente se as sondas de O2 estiverem ok!! Senão, quem "avisa" o módulo de injeção a "dar" mais gasosa?

Leo - Beethoven
08/08/2007, 18:51
Eita, um tópico tão inocente e já tá ganhando um rumo diferente....mas tá bom, eu curto....hehehe....
Também acho esse lance de polimento, coisa e tal em carros de rua uma perda de tempo.....acho que tem coisas bem mais legais e simples que podem ser feitas que rendem um bocado no carro e dá muito menos trabalho e menos $$$....
Os gringos curtem usar um espaçador no corpo de borboleta pra dispersar mais o ar nas entradas de admissão....tem caras usando até 1 e 1/2" de espaçador....tava olhando o coletor de admissão e o corpo de borboleta e faz sentido....basicamente é o mesmo problema de todo motor L6 (como no Opala) que usava um carburador só....um ponto de admissão de ar só pra ser distribuído entre todos os cilindros.....os mais distantes do corpo sofrem mais....

Abs.

Jack Jipeiro
09/08/2007, 01:55
Pessoal, perai...

Sempre pesquisei sobre aumento de torque no motor, como no CJ tenho um AP, o torque não é uma de suas qualidades, e todas essas modificaçoes feitas por ai, como por exemplo: Escapamento dimensionado, direto, sem catalisador, além de poluir o ar, o que esta acabando com nosso planeta, e nós jipeiros deveriamos ser totalmente contra, a unica coisa que se ganha é cavalos de potencia, e o torque ao contrario se perde. Pode até ser que ganhe 5cv, isso eu acredito, agora aumentar o torque em 20%, acho muito. Mas como disse eu "acho". Estou aqui para dar minha opinião e ouvir os mais experientes...

Abraços...

Marcelo Carvalhal
09/08/2007, 13:26
A receita de escapamento e minha..já fiz em dois carros..e a minha ZJ 4.0 tem isso..o torque melhora sim..


Essa e a receita do COLETOR!!
Pra vcs que so acham...


http://www.mallcrawlin.com/forum/showthread.php?t=6355

Leo - Beethoven
09/08/2007, 13:50
A receita de escapamento e minha..já fiz em dois carros..e a minha ZJ 4.0 tem isso..o torque melhora sim..

Essa e a receita do COLETOR!!
Pra vcs que so acham...

http://www.mallcrawlin.com/forum/showthread.php?t=6355

Só uma observção que agora ficou mais claro....do jeito que falou no post anterior, dava a entender que vc falava do coletor de escape, até pq o tópico começa nessa linha....e abrindo o link os caras falam no coletor de admissão, o que realmente faz muito sentido mesmo pelo que os caras fizerão, aliás até com curvas de dinamômetros.
Não só puxando a sua orelha...:mrgreen::mrgreen:...só esclarecendo os fatos....hehehe....e claro, seu mérito, pois o link é bem maneiro...

Abs.

samukanvas
09/08/2007, 14:53
Minhas considerações sobre a modificação:

1º bela medição com aspirador de pó e todos os dutos abertos.... imagino que essa diferença de fluxo realmente foi melhorada pela "lixada" no coletor :putz::parede:

2º todos aqui, exceto eu e carvalhal, tem cherokees depois de 96, então, esqueçam essa mudança de 300cv que um coletor 99 dará no seu carro. Os coletores mais modernos já são melhores.

3º o custo dessa preparação: coletor, bicos, regulador de pressão, mão de obra, novos suportes, bomba etc.... (e coloque muitos etc... nisso). Fora as horas perdidas acertando o carro, não compensam. Pra mim, se quer torque de verdade, espeta uma turbina. Fica muito mais barato que tudo isso feito. Pode tb comprar um comando que rende muito mais torque e potência que o experimento e custa só 100 dólares com aumento significativo na faixa de 1500 a 5000rpm (vejam na summit).

4º original é melhor do que futucar sem saber o que está fazendo....

5º visitem uma oficina que entenda de preparação antes de afrouxar qualquer parafuso.

6º qualquer modificação com incremento de potência e torque modificará a durabilidade, consumo, velocidade de resposta etc... do motor.

7º 193cv não bastam?

8º em 91 quando foram lançados os modelos H.O. injetados a potência foi pra 190cv. É o que o meu carro tem e desde então a potência subiu pra 193cv nas 97-00, se não me engano. Tudo isso que tá no link foi mudado e acertado pela fábrica e rendeu só 3cv. Onde tá a mágica?

abs

Marcelo Carvalhal
09/08/2007, 15:13
Só uma observção que agora ficou mais claro....do jeito que falou no post anterior, dava a entender que vc falava do coletor de escape, até pq o tópico começa nessa linha....e abrindo o link os caras falam no coletor de admissão, o que realmente faz muito sentido mesmo pelo que os caras fizerão, aliás até com curvas de dinamômetros.
Não só puxando a sua orelha...:mrgreen::mrgreen:...só esclarecendo os fatos....hehehe....e claro, seu mérito, pois o link é bem maneiro...

Abs.



LEO...qual...vc e sempre o primeiro a disvirtuar os tópicos......:mrgreen:

E só dei uma receita simples que funciona, e é assim que a minha ja esteve, hoje em dia ela tá original, só o espacamento e coletor de escape que trocados por de uma WJ 2000.

Rodrigues...PARA!!! vai andar de CHEROKEE primeiro, depois opinão..

Além do mais..quem disse que meu carro é anterior a 96...nada disso..ela é de 93 a 2002......:mrgreen::mrgreen:

Leo - Beethoven
09/08/2007, 15:59
LEO...qual...vc e sempre o primeiro a disvirtuar os tópicos......:mrgreen:


Mas eu sou convito disso. :concordo:...vc que é o protetor das causas topiconianas.....:mrgreen::mrgreen:

Rodrigo, concordo com vc nas suas observações, mas uma coisa há de convir, só de alterar o coletor de admissão por um daqueles de WJ já faria uma diferença muito boa......agora, o resto que tá lá no link, sinceramente acho muita coisa mesmo, pra pouco resultado....

Abs.

PS: Quanta coisa dentro de um tópico onde a idéia de quem o criou era apenas mudar o ronco da caranga.....:mrgreen::mrgreen:

Jack Jipeiro
09/08/2007, 16:07
Então para resumir, o que deve ser feito, e facil, para mudar o ronco?
Apenas trocar ou eliminar o silencioso?

Abraços...

Leo - Beethoven
09/08/2007, 16:40
Então para resumir, o que deve ser feito, e facil, para mudar o ronco?
Apenas trocar ou eliminar o silencioso?


O problema é que não creio que exista uma receita pra isso que seja ecológicamente correta....pelo menos não uma que dê um som legal mesmo.

Jack Jipeiro
10/08/2007, 01:21
Acredito que se não tirarmos o catalisador, dali para trás não tera problema retirar o silencioso que não afetara em nada na emissão de gases, mas será que apenas isso deixara o ronco mais bonito??

Abraços...

samukanvas
10/08/2007, 01:48
Acredito que se não tirarmos o catalisador, dali para trás não tera problema retirar o silencioso que não afetara em nada na emissão de gases, mas será que apenas isso deixara o ronco mais bonito??

Abraços...

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

Arranca o traseiro e teste diversos abafadores só colocando eles com a mão mesmo e acelerando....

abs

PS: sobre coletores e etc: se fosse milagroso tinha um monte pra vender....

Jack Jipeiro
10/08/2007, 01:57
E se deixar direto, colocar um cano no lugar, será que fica bom, alguém já fez isso?
Meu medo é aumentar muito o consumo, pois com escape aberto vou querer ficar acelerando para ouvir o barulho...rs.

Abraços...

samukanvas
10/08/2007, 02:04
Cara, aí eu num sei... pode dar ressonância no carro a um certo giro e ficar insuportável, saca? Tipo a 100 por hora aquele úúúúúúúúúú dentro do carro é legal só nos 2 primeiros dias... depois é foda. Tb acho que pode começar a estourar nas reduzidas mais fortes.

abs

Jack Jipeiro
10/08/2007, 02:20
Tens razão, melhor mesmo é deixa-la original né, a XJ já chama atenção suficiente, sem precisar fazer barulho, e se tiver que fazer barulho que seja dos MUD 33"...rs.

Leo - Beethoven
10/08/2007, 16:04
Veja, a idéia do Rodrigo de deixar o cat e trocar só o silencioso pode ajudar....mas sinceramente, só faria isso no dia que o bicho apodecer e tiver que trocar ele de vez.....retira o cat também só por tirar, não faria isso....
Não creio que somente um silencioso diferente na traseira ajude muito, pois o cat restringe pra KCT......Claro que vai mudar o som, mas não muito, Tem uma curva na traseira, antes da saída que também pode ser mudada (deixando reta).....
Deixa o meu Cat e o silencioso bichar de vez, aí sim eu me preocupo com isso....hehehe....até lá, vou gastando os $$$ em outras coisas pra ela....

Abs.

macpar
12/08/2007, 12:29
Num tavam falando q aqui em Sampa ia rolar a tal de inspeção veicular, igual tem nos outros lugares (axo q no rio tem).

Pergunta, se tirar o CAT num vai zoar na hora da inspeção ???


[]´s

Pardini

Leo - Beethoven
12/08/2007, 12:46
Pardini.....tem uma divisão onde eu trabalho que os caras rezam todos os dias pra aprovarem de vez essa inspeção veicular....pq eles vendem esses equipamentos.....tudo vai depender dos níveis de emissão de poluente permitidos....Se for igual a da California (mais exigente), se o carro não tiver o cat 100% e todo o sistema de injeção 100% tbém, não passa nem a pau.
Um colega que mora lá, reclamou que teve o seu veículo (2003) reprovado 3 vezes na inspeção....teve que trocar quase tudo no carro pra poder ganhar o selo....o pior é que se não tiver a aprovação do dep de transito, vc nem consegue vender o carro....só pro desmanche...

Abs

caique1177
12/08/2007, 20:10
Leo
O nivel de emissões nao tem que ser o do carro original?
Se vc fizer inspeçao em dois carros originais como por ex. Corcel II e XJ, os poluentes da XJ por ter catalizador, sao menores, mas o Corcel nao pode ser reprovado se estiver com o motor regulado e sem queimar oleo!!!

Leo - Beethoven
12/08/2007, 21:51
Caique, com certeza !!! Mas o que acontece o seguinte: Em um carro 0Km, mesmo arrancando o catalizador, é bem provável que vc ainda assim estaria dentro dos níveis adimitidos. O problema é que em um carro mais velho, com o motor mais rodado, a coisa é bem mais difícil, mesmo levando em conta os parâmetros originais dos veículos.
Um amigo que trabalha na divisão que mencionei, acompanha dia-a-dia a comis'são do congresso que avalia a aprovação dessa regulamentação no Brasil. Ele sempre diz que ainda não saiu, por que a lei (na atual condição) preve um restrição gradativa para os anos seguintes a aprovação da lei....no início seriam aceitos os parâmtros originais do veículo, mas no futuro o caldo apartaria mais e mais.....sabe pq ? Pq tem gente (não preciso dizer, mas vai ficar claro) que quer retirar carros com mais de 10-15 anos de uso das ruas.....ele me diz que essa briga vai longe ainda...

Abs.

Jack Jipeiro
12/08/2007, 23:16
Já pensou se isso realmente acontece, o que seria de nossos CJs, acabaria com nosso estilo de vida.

[]´s rezando para isso nunca acontecer...

Abraços...

Leo - Beethoven
13/08/2007, 08:07
Já pensou se isso realmente acontece, o que seria de nossos CJs, acabaria com nosso estilo de vida.

[]´s rezando para isso nunca acontecer...


Poe enquanto não precisa rezar....essa coisa tá longe de ser aprovada segundo o pessoal que trabalha comigo e acompanha o caso de perto.....nenhum deputado ainda tem "peito" pra aprovar algo assim, pq causaria um impacto social muito grande. Pq o governo que tira carros de circulação, teria que dar condições efetivas pra a compra de veículos novos, ou seja, como isso tá longe de acontecer também, a coisa tá emperrada...

Abs.

gutoxj98
13/08/2007, 13:07
Acredito que pra quem usa GNV, onde a emissao de poluentes é muito menor nao haveria problema em tirar o catalizador......

Leo sua XJ é GNV, entao pro seu silencioso e cat zuar vai demorar muito !!!!! pq o GNV na tem Agua e tbem nao tem enxofre !!!!!!

Leo - Beethoven
13/08/2007, 14:56
Acredito que pra quem usa GNV, onde a emissao de poluentes é muito menor nao haveria problema em tirar o catalizador......

Leo sua XJ é GNV, entao pro seu silencioso e cat zuar vai demorar muito !!!!! pq o GNV na tem Agua e tbem nao tem enxofre !!!!!!

Com certeza Guto, mas eu também nem eu quero que zoe....deixa o bicho quieto por enquanto....hehehe....

Abs.

RAR
13/08/2007, 20:33
Alguem já usou aí a THERMOTAPE no coletor de descarga. Segundo a propaganda, pode reduzir em até 30% a temperatura do cofre do motor, mantendo a densidade baixa, o que facilita a expulsão dos gases, trazendo benefício no desempenho do veículo. Vide http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm#TERMO
Sdçs,

ROMENIA
14/01/2008, 10:03
Tudo blza galera 4x4!!
Seguinte, tenho uma Kee 5.2 V8 e estou querendo modificar o escape dela, fazer escapamento duplo, com coletor de escape dimensionado.
Mas estou pensando em retirar o catalisador e deixar somente 1 abafador, lá no final, próximo ao tq.
Mas andei observando na rampa que tem 2 sondas no escape, uma mais próxima a saída dos gases do motor e outra no próprio catalisador.
As perguntas são as seguintes: Fazendo os coletores duplos e individuas (cada coletor irá receber gases somente de 4 cilindros) existe algum problema em deixar as duas sondas somente em 1 coletor?

Existe algum problema em deixar a sonda que fica ligada direta no catalisador ligada diretamente no escape, visto que pretendo retirar o catalisador ?

Valeu galera...abraço!!:dance:

nzardo
14/01/2008, 20:38
Romênia,

A sonda lambda do catalisador (down) não influi no funcionamento do motor, ela analisa a queima, portanto sem esse sinal, a luz do Check Engine vai ficar acesa, a outra sonda do escape a UP com essa sim vc vai ter problemas pois ela interferi na mistura.........:concordo:

Não sei se sondas em paralelo resolveriam o problema.... :pensativo: dai o certo é consultar um especialista.... ;-)

sayon
15/01/2008, 00:10
cara vc quer mais barulho? poem uma ponteira esportiva mais discreta. tem umas q vc nem sabe que eh ponteira. ai vc vai ter barulho e nao vai mudar nada do carro em desempenho e emissao

sayon
15/01/2008, 00:11
eu to pensando em deixar livre o escapamento da pajerinho..mas to meio relutante ainda...acho q o barulho vai ser meio insuportavel. deixar so o catalizador da uma melhorada e deixa interessante o ronco