Alguem aqui sabe aonde posso arruma um escapamento dimensionado pra cherokee sport 98/98 ? Obrigado
Sergio, eu já considero o escape da XJ dimensionado, muito melhor que se fossem de Ferro Fundido .É um 6 x2x1 de tubos de aço, muito parecido com os que se instalava nos saudosos 250 S, só que naqueles eram 6x2.O que vc está pretendendo , mais desempenho ?
Desempenho no qual sentido?? Cavalaria ou torque...
Tudo bem que o motor da XJ tem tudo de sobra, mas se o interesse é maior torque, essa não é a melhor modificação, muito pelo contrario...
na verdade eu achei que ganharia alguma coisa em potencia e torque com ele...
mas eu tambem queria pelo barulho.
o que eu posso fazer ?
Como o Vendra disse, o coletor da XJ já é muito bom e lembra bem os dimensionados dos saudosos....
Eu mandei fazer um dimensionado pro meu CJ....tava de saco cheio do original, pq trincou e a solda não aguentava....ficou massa, mas não vejo grandes vantagens pra XJ, por conta de como é o original, a não ser que ele apodrecesse ou algo assim....
Se quer um ronco mais "animal" pra sua, vai ter que arrancar o catalizador e trocar o silencioso....só isso já vai dar um belo ronco pra sua....vi uma assim esses dias e o cara fez isso....tava com ronco de V8....até perguntei pro cara se ele tinha colocado um V8 na dele e aí ele me mostrou esse segredo.
Consegue em um ferro velho o coletor de uma WJ LAREDO 2000 (GRAND CHEROKEE)...
No escapamento..
Arranca o catalisador..
Mete uma BANANA de SANTANA 2.0 dos modelos a carburador...
Na saída lá trás..diminui a curvatura do escapamento que é muito acentuada..
Pronto..ganhou + de 5 CV e 20% de torque e barulho fica show!!!
Marcelo Carvalhal
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PS: Pra potência vc pode conseguir aumentar muito pouco aumentando o fluxo de ar, mas como vc sabe só vai ganhar em giros mais altos, por isso chamo de potência.
Pra torque tem que mexer na parte mecânica, só por favor não me falem em polimento de dutos porque isso é a maior mancada que eu acho que fazem no cabeçote....
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..... só por favor não me falem em polimento de dutos porque isso é a maior mancada que eu acho que fazem no cabeçote....
Samukanvas sabe o que significa falta de turbulência na mistura de alimentação de motor a explosão !!
Cabeçote trabalhado é no perfil da câmara e na equalização de volumes, particularmente, em carros originais, penso que somente a equalização já basta para melhorar bastante. Ah sim, bastante limpeza e assentamento de válvulas.
Se bem que tem gente que condena qualquer tentativa de limpeza da cabeça dos pistões montados no bloco, algo assim como preocupação com detritos, que, de certa forma, procede.
Mais ar, mais combustível, mais potência, mas somente se as sondas de O2 estiverem ok!! Senão, quem "avisa" o módulo de injeção a "dar" mais gasosa?
Eita, um tópico tão inocente e já tá ganhando um rumo diferente....mas tá bom, eu curto....hehehe....
Também acho esse lance de polimento, coisa e tal em carros de rua uma perda de tempo.....acho que tem coisas bem mais legais e simples que podem ser feitas que rendem um bocado no carro e dá muito menos trabalho e menos $$$....
Os gringos curtem usar um espaçador no corpo de borboleta pra dispersar mais o ar nas entradas de admissão....tem caras usando até 1 e 1/2" de espaçador....tava olhando o coletor de admissão e o corpo de borboleta e faz sentido....basicamente é o mesmo problema de todo motor L6 (como no Opala) que usava um carburador só....um ponto de admissão de ar só pra ser distribuído entre todos os cilindros.....os mais distantes do corpo sofrem mais....
Sempre pesquisei sobre aumento de torque no motor, como no CJ tenho um AP, o torque não é uma de suas qualidades, e todas essas modificaçoes feitas por ai, como por exemplo: Escapamento dimensionado, direto, sem catalisador, além de poluir o ar, o que esta acabando com nosso planeta, e nós jipeiros deveriamos ser totalmente contra, a unica coisa que se ganha é cavalos de potencia, e o torque ao contrario se perde. Pode até ser que ganhe 5cv, isso eu acredito, agora aumentar o torque em 20%, acho muito. Mas como disse eu "acho". Estou aqui para dar minha opinião e ouvir os mais experientes...
Só uma observção que agora ficou mais claro....do jeito que falou no post anterior, dava a entender que vc falava do coletor de escape, até pq o tópico começa nessa linha....e abrindo o link os caras falam no coletor de admissão, o que realmente faz muito sentido mesmo pelo que os caras fizerão, aliás até com curvas de dinamômetros.
Não só puxando a sua orelha......só esclarecendo os fatos....hehehe....e claro, seu mérito, pois o link é bem maneiro...