Ver Versão Completa : Regulagem do 4x4 da cherokee sport 97
alexroch
31/07/2007, 19:31
Galera estou com um problema no meu 4x4 low da ckerokke. Sport 97. Toda hora que coloco o 4x4 low e quero voltar para o 4x2 ele não sai, a alavanca volta, mas percebo que continua no 4x4 hi. Isso só acontece quando coloco no 4x4 low, pois nos outro ele volta normal. A alavanca tem regulagem? O que pode ser?
Leo - Beethoven
01/08/2007, 09:51
Explica um pouco melhor a situação, que não entendi muito bem.
Mas não pode esquecer que quando está em LOW, pra trazer de volta é durinho mesmo....e tem um jeitinho pra coisa....não é força, e sim jeito. Pelo esquema da alavanca, descobri que se fazer força lateral na alavanca pra puxá-la de volta, a coisa vira uma moleza.
Abs,
alexroch
01/08/2007, 10:09
Bom dia Leo! O problema não é com a alavanca, pois consigo volta-la para o 4x4 full e o part time e depois 4x2. O problema é que posiciono a alavanca em 4x2 mas da para sentir que o carro não destravou, continua traçado mesmo com a alavanca em 4x2. Isso só acontece quando eu preciso usar o 4x4 low, nos outros 4x4 consigo destraça-lo sem problema algum.
Luís Arato
01/08/2007, 10:50
Bom dia Leo! O problema não é com a alavanca, pois consigo volta-la para o 4x4 full e o part time e depois 4x2. O problema é que posiciono a alavanca em 4x2 mas da para sentir que o carro não destravou, continua traçado mesmo com a alavanca em 4x2. Isso só acontece quando eu preciso usar o 4x4 low, nos outros 4x4 consigo destraça-lo sem problema algum.
Alex, quem sabe tem solução em um dos manuais de serviço, www.freitasarato.com.br/xj.html, tem um exclusivo da caixa de transferência.
Tem um outro fenômeno ainda por ninguém explicado, é o seguinte: depois que se usa o 4x4 e se volta para 4x2, alguma coisa "prende" no diferencial da frente, de tal forma que mal dá para esterçar, fica preso, "raspa" tudo, parace um moedor de carne.
Basta dar um tempo parado que tudo solta e volta ao normal; já aconteceu comigo, com outras pessoas, mas ainda não temos a explicação do fenômeno, que, ainda bem, se resolve sozinho.
Leo - Beethoven
01/08/2007, 12:13
Luís, sabe que lembro mesmo de alguém ter reclamado disso por aqui tbém, mas não lembro quem foi....
Diferencial, não poder ser neste caso, pq o dianteiro é simples....talvés alguma coisa na T-case....mas não consegui visualizar ainda....
Eu nunca tive isso na minha....e mesmo não usando ela pra off-road direto, sempre que pego uma terrinha, eu engato o 4x4 Part e o Low só pra estar sempre avaliando o sistema....
Vai entender....
Abs,
Luís Arato
01/08/2007, 16:47
Luís, sabe que lembro mesmo de alguém ter reclamado disso por aqui tbém, mas não lembro quem foi....
Diferencial, não poder ser neste caso, pq o dianteiro é simples....talvés alguma coisa na T-case....mas não consegui visualizar ainda....
Eu nunca tive isso na minha....e mesmo não usando ela pra off-road direto, sempre que pego uma terrinha, eu engato o 4x4 Part e o Low só pra estar sempre avaliando o sistema....
Vai entender....
Abs,
Também acho que não seja o diferencial, embora o barulho de raspação seja lá na frente e, ooutro sintoma, quando acontece, não dá para fazer curvas rápidas, aliás a direção não esterça direito, tem que ir bem devagar (como muitos podem gostar, ui). Sei lá, talvez seja a saída da TCase para frente que "trave" ou tente travar o cardã ? vai saber.
Já vi uma recomendação no manual da Pajero GLS-B, acho que era 1999, que em certa configuração de tração o carro corria o risco de não fazer curvas direito. Mas não lembro direito o que era isso.
Comigo aconteceu duas vezes, o susto só foi na primeira (como muitos podem gostar, ui), na segunda já havia expeiência! Espero que haja a terceira.
Estimado I Luis Trissimo,
Tal evento cabalistico ocorre devido as diferenças entre o part-time e o full time....;-).....qdo vc esta em part-time a grosso modo expricativo, fica como se a viatura não tivesse diferencial central, q faz o papel de '''distribuir''' ...certa porcentagem de tração entre os eixos (Traseiro/Dianteiro).......então a mesma tração q é jogada para o eixo traseiro tambem vai para o eixo dianteiro,, é justamente essa igualdade de torque q deixa a direção dura pa caraiusss......:shock:...por isso q o proprio manuel diz q é para pisos escorregadios e linha reta......uso temporário...i blablaba.....pq se vc vira a direção, como todas as rodas tem o mesmo....digamos... ''giro''.... fica uma bost...e a direção dura.....:parede:
Ja na full-time, existe a compensação de torque entre os eixos, o torque do eixo dianteiro é sempre menor o q permite a dirigibilidade da viatura......:concordo:.......
O causo do retorno pra 4x2 e a mardita Part-time engatada (na minha só aconteceu uma vez...:dance:).., é pq o engate/desengate da part-time é mecanico e milimetrico, qq folga da alavanca ou da CT pode ocasionar este problema, mas não é nada grave, é só dar uns tranquinhos no acelerador q ela solta ou na pior das hipoteses dar uma rezinha....:roll:
Esta é uma expricação simpres sem muitos prolegomenos...:twisted:
Luís Arato
01/08/2007, 18:17
Estimado I Luis Trissimo,
Tal evento cabalistico ocorre devido as diferenças entre o part-time e o full time....;-).....qdo vc esta em part-time a grosso modo expricativo, fica como se a viatura não tivesse diferencial central, q faz o papel de '''distribuir''' ...certa porcentagem de tração entre os eixos (Traseiro/Dianteiro).......então a mesma tração q é jogada para o eixo traseiro tambem vai para o eixo dianteiro,, é justamente essa igualdade de torque q deixa a direção dura pa caraiusss......:shock:...por isso q o proprio manuel diz q é para pisos escorregadios e linha reta......uso temporário...i blablaba.....pq se vc vira a direção, como todas as rodas tem o mesmo....digamos... ''giro''.... fica uma bost...e a direção dura.....:parede:
Ja na full-time, existe a compensação de torque entre os eixos, o torque do eixo dianteiro é sempre menor o q permite a dirigibilidade da viatura......:concordo:.......
O causo do retorno pra 4x2 e a mardita Part-time engatada (na minha só aconteceu uma vez...:dance:).., é pq o engate/desengate da part-time é mecanico e milimetrico, qq folga da alavanca ou da CT pode ocasionar este problema, mas não é nada grave, é só dar uns tranquinhos no acelerador q ela solta ou na pior das hipoteses dar uma rezinha....:roll:
Esta é uma expricação simpres sem muitos prolegomenos...:twisted:
Falou e disse amici Niltinho, assim que acertar a suspensão, hoje já de bunda levantada, vou testar esse tar de partime, oras bolas.
Leo - Beethoven
01/08/2007, 18:18
Zardo, eu pensei a mesma coisa qie vc, mas como esplicaria não virar a direção ?
Luís, esse fato de não virar a direção, isso com o carro parado ou andando ?
Se for andando, e no asfalto, com certeza é pq não saiu do Part Time como o Zardo disse. Se for parado...sei lá, danou-se....Só de CSI pra descobrir mesmo.
Abs.
Luís Arato
01/08/2007, 18:52
Zardo, eu pensei a mesma coisa qie vc, mas como esplicaria não virar a direção ?
Luís, esse fato de não virar a direção, isso com o carro parado ou andando ?
Se for andando, e no asfalto, com certeza é pq não saiu do Part Time como o Zardo disse. Se for parado...sei lá, danou-se....Só de CSI pra descobrir mesmo.
Abs.
é com o carro andando, em linha reta nem faz o tal barulho e raspação; se for isso, digo que não entendo qual a função efetiva do partime.... ok,ok, a explicação do manual sei de cor e salteado, mas digam para mim, a verdade somente a verdade nada mais que a verdade!!!
Leo - Beethoven
01/08/2007, 19:05
Luís, é isso mesmo....então é apenas o Part Time que não está desengatando direito. O Nzardo até falou da regulagem.
O Part Time é pra rodar somente na terra, lama....se rodar no asfalto vai fazer isso mesmo. Vc até pode rodar em Full-Time na lama, mas se levantar uma roda sequer, vc perde muita tração, pq o bloqueio 70% de fábrica não ajuda muito.....Então é Part-Time mesmo na terra e se quiser, full time no asfalto.
Abs.
Luís Arato
01/08/2007, 19:36
Luís, é isso mesmo....então é apenas o Part Time que não está desengatando direito. O Nzardo até falou da regulagem.
O Part Time é pra rodar somente na terra, lama....se rodar no asfalto vai fazer isso mesmo. Vc até pode rodar em Full-Time na lama, mas se levantar uma roda sequer, vc perde muita tração, pq o bloqueio 70% de fábrica não ajuda muito.....Então é Part-Time mesmo na terra e se quiser, full time no asfalto.
Abs.
mas, com o tar de partime não posso fazer curvas? só dá para usar em lama, lama? qual a vantagem se posso usar o fulltime direto? em que condição haveria vantagens de usar o partime/
aliás, esse sistema partime não seria parecido com o das Ecosport? 4x4 sob demanda? só que nesse caso usa direto e a opção 4x4 direta usa somente nas condições mais severas.
calma ai, não tenho Ecosport 4x4 não. só li a respeito.
mas, com o tar de partime não posso fazer curvas? só dá para usar em lama, lama? qual a vantagem se posso usar o fulltime direto? em que condição haveria vantagens de usar o partime/
aliás, esse sistema partime não seria parecido com o das Ecosport? 4x4 sob demanda? só que nesse caso usa direto e a opção 4x4 direta usa somente nas condições mais severas.
calma ai, não tenho Ecosport 4x4 não. só li a respeito.
Ilustre Estimado I Luis Trissimo,
Sabe cumé.....qto mais opções na tração os merchandisings e os $$ são melhores pra vender a viatura......digamos q a part-time...agora batizada de PT, pq ja to de saco cheio de escrever Part-time...:mrgreen: é um tanto quanto pré-histórica.....na CT com todas as suas ''compensações'' tracionárias na posição Full-Time (ainda não enchi o saco de escrever Full-Time...), é muito simples de implementar um engate único e DIRETO com o eixo dianteiro, é simples com baixissimo custo e da essa opção a mais pas nossa XJs.......;-)
Resumindo, na PT :twisted:, a tração enviada para os dois eixos são iguais, por esse motivo q a direção fica dura pa carai....tindeu???
Não sou expert.....mas vou tentar expricar diferente....vc lembra ou ja leu algo a respeito de bloqueio de diferencial ??....não sei se vc passeou pelo tópico do Kaiser....o broqueio inteligente..:shock:...a maior polemica era como ele se comporta em curvas......pq como ele bloqueia o diferencial, ou seja as duas rodas rodam iguais.....e ele bloqueia em uma curva..:putz:...em vez de vc fazer a curva vc vai reto e sifu...:parede:, pq oce vai reto....pq qdo vc ta fazendo uma curva a roda de dentro roda menos q a de fora...e essa compensação é efetuada pelo diferencial....:concordo:
Agora com esse raciocinio.....tonto por sinal....tente imaginar o diferencial bloqueado como sendo a CT na mardita posição PT..:twisted:...ele vai estar jogando pros dois eixos a mesma tração....não fazendo as compensações...só q desta vez não entre as duas rodas traseiras...mas entre os dois eixos....portanto as rodas dianteiras estão virando na mesma velocidade das traseiras...NÃO existe a tar da compensação...e é por isso q a direção fica DURA !! ...tindeu.....:concordo:..pro ce ve o q um detalhe gera na dirigibilidade da viatura....:shock:..
Dai vc pergunta....mas se os dif das XJ não estão bloqueados pq a direção fica dura???..........fica dura pq as rodas dianteiras não podem rodar na mesma velocidade das traseiras e somente na posição Full-Time é q é feita as compensações de rotações entre eixos........pelo menos na minha se estou parado a direção vira facinho...agora andando fica dura parece q os pneus querem se arrastar para a frente em vez de fazer a curva....mas ruido q nem comentaram por ai...pelo menos na minha num faiz não....:rolleyes:
Agora a vantagem da PT.:twisted:...........sinceramente.......SEI LÁ ! ! ....talves trilheiros experientes possam ter alguma explicação...pois a diferença é q as rodas dianteiras vão girar mais....será q isso ajuda na hora de enfrentar algum obstaculo...ou um put...barranco???......:pensativo:
Como ja disse não sou expert.....mas o q entendi dessa traquitana toda foi isso......contestem ou calem-se para sempre.....alias se alguem contestar.....tenho uns dois puxões de orelha pra dar na anta que me convenceu disso.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Sabe cumé.....qto mais opções na tração os merchandisings e os $$ são melhores pra vender a viatura......digamos q a part-time...agora batizada de PT, pq ja to de saco cheio de escrever Part-time...:mrgreen: é um tanto quanto pré-histórica.....na CT com todas as suas ''compensações'' tracionárias na posição Full-Time (ainda não enchi o saco de escrever Full-Time...), é muito simples de implementar um engate único e DIRETO com o eixo dianteiro, é simples com baixissimo custo e da essa opção a mais pas nossa XJs.......;-)
Resumindo, na PT :twisted:, a tração enviada para os dois eixos são iguais, por esse motivo q a direção fica dura pa carai....tindeu???
Não sou expert.....mas vou tentar expricar diferente....vc lembra ou ja leu algo a respeito de bloqueio de diferencial ??....não sei se vc passeou pelo tópico do Kaiser....o broqueio inteligente..:shock:...a maior polemica era como ele se comporta em curvas......pq como ele bloqueia o diferencial, ou seja as duas rodas rodam iguais.....e ele bloqueia em uma curva..:putz:...em vez de vc fazer a curva vc vai reto e sifu...:parede:, pq oce vai reto....pq qdo vc ta fazendo uma curva a roda de dentro roda menos q a de fora...e essa compensação é efetuada pelo diferencial....:concordo:
Agora com esse raciocinio.....tonto por sinal....tente imaginar o diferencial bloqueado como sendo a CT na mardita posição PT..:twisted:...ele vai estar jogando pros dois eixos a mesma tração....não fazendo as compensações...só q desta vez não entre as duas rodas traseiras...mas entre os dois eixos....portanto as rodas dianteiras estão virando na mesma velocidade das traseiras...NÃO existe a tar da compensação...e é por isso q a direção fica DURA !! ...tindeu.....:concordo:..pro ce ve o q um detalhe gera na dirigibilidade da viatura....:shock:..
Dai vc pergunta....mas se os dif das XJ não estão bloqueados pq a direção fica dura???..........fica dura pq as rodas dianteiras não podem rodar na mesma velocidade das traseiras e somente na posição Full-Time é q é feita as compensações de rotações entre eixos........pelo menos na minha se estou parado a direção vira facinho...agora andando fica dura parece q os pneus querem se arrastar para a frente em vez de fazer a curva....mas ruido q nem comentaram por ai...pelo menos na minha num faiz não....:rolleyes:
Agora a vantagem da PT.:twisted:...........sinceramente.......SEI LÁ ! ! ....talves trilheiros experientes possam ter alguma explicação...pois a diferença é q as rodas dianteiras vão girar mais....será q isso ajuda na hora de enfrentar algum obstaculo...ou um put...barranco???......:pensativo:
Como ja disse não sou expert.....mas o q entendi dessa traquitana toda foi isso......contestem ou calem-se para sempre.....alias se alguem contestar.....tenho uns dois puxões de orelha pra dar na anta que me convenceu disso.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Grande Grizarda,
Pode ir se preparando pro puxão de orelha, alias aproveita e arranca elas de vez... hehehe
è logico se o desgraçado tiver atolado(UIIIIIII) ou a caminho disto e necessitar da reduzida (low) só podera fazelo com a Part-time!!! NÂO tem opção de full-time e reduzida juntas nas cherokees sport(XJ)!!! Testo e atesto isto, ( diferença dos sistemas ) na pratica todo final de semana, O lava carros perto da minha casa, até me chamou pra ser sócio dele, de tanto barro q tem na viatura toda segunda feira, ainda mais agora com o snorkius rubios tabajara agora com equiooooooo...
Agora no shopis cent, a unica diferença é a cancela q num abria, percause da artura da VT!!! Descobri hoje q se o cabra punha primeiro a roda dianteira na frente da caixinha com anão dentro, funciona e abre, q m.......da , já tinha convencido a patroa de num ir no shopis.....kkkkkkkkk
Abraço aos amigos.
gutoxj98
01/08/2007, 21:20
Full Time nao seria com o Diferencial Central " BLOQUEADO " E Part time seria sem Bloquear o dif.central !!!!!
estou certo ????? ou não ?????
um abraço
Guto, acho que é exatamente o contrário.Por isso q andar no seco de Part Time ferra tudo. Como já postei anteriormente aqui no tópico to andando há mais de um mes só no Full Time ( sol , chuva, asfalto , terra )como experiência e já comprovei que o consumo de combustível NÂO aumenta , a estabilidade é claro fica 10. Só não sei como ficará o desgaste de Pneus.
Guto, acho que é exatamente o contrário.Por isso q andar no seco de Part Time ferra tudo. Como já postei anteriormente aqui no tópico to andando há mais de um mes só no Full Time ( sol , chuva, asfalto , terra )como experiência e já comprovei que o consumo de combustível NÂO aumenta , a estabilidade é claro fica 10. Só não sei como ficará o desgaste de Pneus.
Fala Mario...
grande ideia esta de fazer este teste, sempre achei q o consumo aumentaria, tanto q só uso no asfalto molhado mesmo ou estradinhas de terra a caminho das trilhas, quanto aos pneus mesma duvida e se forem muds mais duvida ainda. Já no barro é só part time mesmo e muitas vezes, dependendo do enrosco, reduzida junto. Tenho amigos se usam este recurso em ultimo caso extremo mas sempre os lembro q com reduzida e part time acionados, se poupa motor trasmisão e varios outro componentes, isto é lógico em situações off road , situação esta meio esquecida pelos colegas de forum no momento...
Abraço aos amigos.
Fala Mario...
grande ideia esta de fazer este teste, sempre achei q o consumo aumentaria, tanto q só uso no asfalto molhado mesmo ou estradinhas de terra a caminho das trilhas, quanto aos pneus mesma duvida e se forem muds mais duvida ainda. Já no barro é só part time mesmo e muitas vezes, dependendo do enrosco, reduzida junto. Tenho amigos se usam este recurso em ultimo caso extremo mas sempre os lembro q com reduzida e part time acionados, se poupa motor trasmisão e varios outro componentes, isto é lógico em situações off road , situação esta meio esquecida pelos colegas de forum no momento...
Abraço aos amigos.
Fala Rubem, estes dias resolvi fazer gracinha na areia da praia de Full Time e passei o maior vexame com a patroa ( NÂO ACREDITO Q VC CONSEGUIU ATOLAR ESTE TRATOR ), daí mudei para Part Time e cavocou mais ainda ( Já tava começando a suar ), aí procurei no BATcinto de utilidades e encontrei a reduzida : i m p r e s s i o n a n t e , a bicha saiu na moral como se nada tivesse acontecido, e com pneu de cidade com calibragem alta.
Tô precisando ir aí para o Sul botar a bicha nas trilhas . Andar de Cheroka só na cidade é ótimo, mas é como trotar com cavalo de corrida !
Leo - Beethoven
01/08/2007, 23:50
Eita sô, virou bagunça esse treco de PT - FT PQP....
O Nzardo disse certo, só não terminou. Em part-time não existe compensação entre o eixo traseiro e dianteiro, logo em uma curva as rodas do eixo dianteiro tendem a girar em velocidade diferente das dos traseiros.....se tiver no asfalto que dê boa aderência, a tendência é que fique mais dura mesma a direção, por falta desta compensação, ou um dos cardãs torce, ou pneus arrastam, ou engrenagens da CT ficam banguelas, o que for mais fraco, apanha. Por isso o PT só na terra ou lama....por que aí qualquer diferença os pneus podem arrastam na boa, sem forçar o sistema. Detalhe, o Part-time é o sistema 4x4 mais antigo que existe. Foi usando no primeiro Jeep.
No Full time, puseram um "diferencial central" justamente pra compesar o eixos, podendo dessa forma usar no asfalto em alta velocidade sem problemas. O problema do full-time na trilha é que se uma das rodas apenas levantar, todas a outras restantes vão perder tração....a não ser que o cara mande colocar uns ARBs da vida blocados 100% pra evitar isso.
Resumindo, na trilha tem que ser Part-time mesmo, considerando a XJ original.
E é claro, como o Rubem disse, tem a reduzida que é part-time também.
Abs
Luís Arato
02/08/2007, 00:13
vixe santa, tá cumpricado mermo, e para piorar o Rubem disse que não tem reduzida com 4x4 full time!!! só com PT, na sua linguagem acrônima, sintética, sendo pleonástico. Mas na alavanca não tem o 4x4 high e o low?
entendo a funnção diferencial, entendo o tal bloqueio de diferencial, mas não entendo como a função PT, que deve ser proporcionada pela CT, possa atuar nos diferenciais dos eixos.
bom, como li no manual que não era para andar de PT no asfalto, acabei por nunca usar nem na lama, mas 4x4 fulltime já usei bastante, em cidade ou estrada, e a tocada fica mais precisa, e nem senti diferença de consumo, vai ver porque nem tem roda livre na Sport, ou seja, mesmo sem tração tudo gira mesmo.
bão, vou dar estudada no assunto e peço mais ajuda ao caros colegas.
claro que assim que a Cherokee estiver "nas alturas" vou testar essa do partime.
Não entendi o coloquio do nosso colega Rubemsetão....:twisted::twisted:
Na minha a reduzida fica com a direção molinha como em 4x2 ou 4x4 FT (agora to de saco cheio de escrever Full-Time..:twisted:) portanto na minha ingnorança, a reduzida num é PT PN (pourra nenhuma...:mrgreen:)
gutoxj98
02/08/2007, 21:36
As vezes da na telha e ando em Full Time , más quando vc tem que manobrar ( algume ja tentou )....meu irmao.....a parada é sinistra !!!!! o carro balança todo e da uma travada !!!!!!!....... acredito ser por causas dos Bloqueio !!!!!! é isso ????
Jack Jipeiro
02/08/2007, 21:50
Guto,
Eu manobro a minha em Full-Time numa boa, não percebo diferença nenhuma, unico problema é que ela não volta para o 4x2 sem eu dar uma rezinha, dando uns trancos no acelerador...
Abraços...
gutoxj98
02/08/2007, 22:54
Entao Jack......acontece isso no asfalto, na terra nao deve acontecer, pois o asfalto segura muito os pneus......deve ser por isso !!!!
A frontier do meu amigo Trava e nao anda se ele for manobrar com 4x4 engatado !!!!!..tipo fazer uma curva fechada
............................................
Agora quanto desengatar o 4x4....vc ja experimentou pegar embalo com braço e mandar ver ???....o meu faço isso e desegata na hora !!!! sem ré, sem acelerar.....experimenta pro cê vê !!!!
um abraço
Jack Jipeiro
02/08/2007, 23:03
Entao Jack......acontece isso no asfalto, na terra nao deve acontecer, pois o asfalto segura muito os pneus......deve ser por isso !!!!
A frontier do meu amigo Trava e nao anda se ele for manobrar com 4x4 engatado !!!!!..tipo fazer uma curva fechada
............................................
É, para ser sincero acho que nunca manobrei ela em asfalto no Full-Time, vc tem razão.
Agora quanto desengatar o 4x4....vc ja experimentou pegar embalo com braço e mandar ver ???....o meu faço isso e desegata na hora !!!! sem ré, sem acelerar.....experimenta pro cê vê !!!!
um abraço
Guto, vc quer dizer empurrar a alavanca de uma vez e com toda velocidade para cima até o 4x2?? Mas isso com o carro em movimento?
Abraços...
Em 4x2 e 4x4 Full não há diferença de dirigibilidade, seja na terra ou no asfalto....:-?
lmazzucatto
03/08/2007, 09:40
Nzardo...
concordo com voce.
Faço questão de alternar entre 4x2 e 4x4 full time doversas vezes.. até pq como peguei o carro a 2 semanas , o cambio e a tração estao na garantia.. e se quebrar, tem que ser agora.. hehehe
Não sinto nenhuma diferença em manobar o carro no 4x2 e nem no 4x4 full time.
Estou testando andar 4x4 full time X Consumo de combustivel do carro. Quero ver se vai dar muita diferença.
Adoro a sensação de andar 4x4 full time, me sinto mais seguro.
Agora oq ue esta me incomodando é o forte cheiro de pastilhas de freio depois de descidas muito longas. Vou verificar o que pode ser.
Abraços
Luis
Nzardo...
concordo com voce.
Faço questão de alternar entre 4x2 e 4x4 full time doversas vezes.. até pq como peguei o carro a 2 semanas , o cambio e a tração estao na garantia.. e se quebrar, tem que ser agora.. hehehe
Não sinto nenhuma diferença em manobar o carro no 4x2 e nem no 4x4 full time.
Estou testando andar 4x4 full time X Consumo de combustivel do carro. Quero ver se vai dar muita diferença.
Adoro a sensação de andar 4x4 full time, me sinto mais seguro.
Agora oq ue esta me incomodando é o forte cheiro de pastilhas de freio depois de descidas muito longas. Vou verificar o que pode ser.
Abraços
Luis
Luis,
Então as nossas XJsssss tão beleza..........:dance:
Parece q temos alguma coisa em comum...:mrgreen:...as pastilhas não cheiram forte......portanto vc deve estar sentindo cheiro é de lona queimada.....considerando o peso do carro até q ela tem o freio razoavel....mas por duas vezes percebi q em descidas mais longas sinto cheiro de lona queimada.....percebi tambem q na areia ou asfalto com areia o freio traseiro é acionado primeiro......creio q é problema de regulagem.....as lonas chegam nos tambores antes das pastilhas no disco....ou pelo menos com mais pressão......estou para ir atormentar uns mecas.......:twisted:
Será q alguem por aqui ja teve problema semelhante..:?::?:
lmazzucatto
03/08/2007, 10:04
Cara,
agora que voce falou do cheiro de lonas queimadas... é exatamente isso.
É o mesmo cheiro que sinto quando desco a serra aqui do lado de caminhões.
Será que a regulagem do freio é simples? Qualquer meca faz?
E o lançe dos pedais? Pq quando eu uso mais freios ele fica mais baixo e quando o carro esta frio ainda o pedal esta mais alto? Sinistro...
Cuidado que o 4x4 Part Time no asfalto pode fu... c/ o diferencial dianteiro. A minha XJ às vezes também não desengata o 4x4. Daí tenho muito cuidado quando passo de 4x4 p/ 4x2 da terra p/ o asfalto. Reparei que geralmente quando se para o carro e se desengata o câmbio (passar p/ N) e depois o engata (p.ex. D) novamente, o 4x4 desengata. Raramente tem que se dar uma rézinha.
Uma dúvida: O consumo de combustível é maior em 4x4 do que em 4x2 nas XJs? Teóricamente não, porque elas não tem roda livre. E na prática?
Abs,
Cuidado que o 4x4 Part Time no asfalto pode fu... c/ o diferencial dianteiro. A minha XJ às vezes também não desengata o 4x4. Daí tenho muito cuidado quando passo de 4x4 p/ 4x2 da terra p/ o asfalto. Reparei que geralmente quando se para o carro e se desengata o câmbio (passar p/ N) e depois o engata (p.ex. D) novamente, o 4x4 desengata. Raramente tem que se dar uma rézinha.
Uma dúvida: O consumo de combustível é maior em 4x4 do que em 4x2 nas XJs? Teóricamente não, porque elas não tem roda livre. E na prática?
Abs,
Ary........o desaparecido.............:twisted:
Com certeza ela gasta mais.......mas a diferença é bem pequena........:wink:
A diferença para o aumento de consumo é exatamente as rodas dianteiras estarem tracionando e não simplesmente ''girando'' como em 4x2...:concordo:
Luis.........
Dos freios te falei no outro topicssss..........:mrgreen:
lmazzucatto
03/08/2007, 11:18
Ary........o desaparecido.............:twisted:
Com certeza ela gasta mais.......mas a diferença é bem pequena........:wink:
A diferença para o aumento de consumo é exatamente as rodas dianteiras estarem tracionando e não simplesmente ''girando'' como em 4x2...:concordo:
Luis.........
Dos freios te falei no outro topicssss..........:mrgreen:
OK .. lí o outro tópico. Vou fazer a verificação que voce sugeriu e posto amanha mesmo o resultado.
Quanto ao consumo, tambem vou começar as medições. Se bem que agora ela ta com óelos novos, filtros novos... vamos ver se da diferença...
Abraços
Luis
gutoxj98
03/08/2007, 12:51
Guto, vc quer dizer empurrar a alavanca de uma vez e com toda velocidade para cima até o 4x2?? Mas isso com o carro em movimento?
Abraços...
Jack é isso mesmo, eu tava com a mesma dificuldade, ai o Carvalhal disse que o negocio é pra homem....!!!! hehehehe
Ja fiz isso a 40 50 60 70 80 km/h e tudo Blz...........mas lembre-se que isso nao vale para a Reduzida....ela é so com o carro parado !!! manual fala 5 km/h mas eu nao arrisco nao !!!!!! manda o braó e testa pra vc ver !!
Leo - Beethoven
04/08/2007, 12:09
Eita, esse tópico pegou fogo nos dias que não acessei....
Bom, não existe reduzida em Full-time, pelo menos não na maioria dos 4x4.
Rodo sempre com a minha em FT de hora ou outra, pra lubrificar as coisas, movimentar o esqueleto....Tanto não vejo a menor diferença em dirigibilidade que até esqueço ligada....O consumo não muda quase nada, chega a ser ridícula a dif....afinal não tem roda livre....
Entre engatar e desengatar, pra engatar é uma Baba....pra desengatar, teria que fazer força mesmo....mas coloco em N, P, dou um toque no acelerador, e a bicha descola fácil.....quem já lidou com um CJ sabe dessas coisas....tirar e colocar o 4x4, reduzida, as vezes tem que dar uns toquinos no acelerador, embragem.....aparentemente, é a mesma coisa na XJ, mas como não tem embreagem, mudo umas duas vezes de P pra N (devagar pra passar pelo R) e fica fácil que nem manteiga.
Abs
Jack Jipeiro
06/08/2007, 00:46
To achando a melhor maneira mesmo é passar pelas marchas como disse o Léo, ou dar uma rézinha, grande parte das vezes ela solta apenas de engatar a ré, quanto a mandar o braço na alavanca como o guto disse, testei hj, 3 vezes, duas com um pouco de dá, e a outra sem dó, não soltou o 4x4 em nenhuma, então parei o carro, engatei ré e pronto, descolou na hora...
Abraços...
Leo - Beethoven
06/08/2007, 08:02
É isso mesmo Jack, essas T-cases são que nem muié, as vezes pra serem tratadas com carinho, as vezes na pancada...hehehe....não necessáriamente nessa ordem....hehehe....
Por enquanto, só de passar entre D e P (que obrigatoriamente passa pela R) tem feito soltar o 4x4 na boa.
Abs.
gutoxj98
07/08/2007, 13:10
Entao acho que a minha CT é mulé de vagabundo mesmo !!!!!! gosta de porrada !!!! heheheheheheheh
um abraço
Marcelo Carvalhal
07/08/2007, 13:24
Bom...eu falei que as TC são pra macho!!!
Mas não da pra obrigar que ela "SEJA!" macho..:shock:
Tem umas que gostam de punheta....outras gostam de....Récueta...:mrgreen:
Mas no final e tudo ajustes...as que saem de primeira..estão com alavanca mais justa..as que desengatam por ré..pode ser até mesmo a fixação ou coxim..folga de cardan...eteceteras...satélite.
Leo - Beethoven
07/08/2007, 14:44
Mas no final e tudo ajustes...as que saem de primeira..estão com alavanca mais justa..as que desengatam por ré..pode ser até mesmo a fixação ou coxim..folga de cardan...eteceteras...satélite.
MC, vc tem a sua razão sim, mas tem que lembrar as TCs são engrenagens secas e qualquer força aplicadas nelas, vai ser mais difícil de soltar....
Ex. Alguém aqui já deixou o carro engatado em 1a. marcha em uma ladeira e já tentou desengatar sem pisar na embreagem ? (não que alguém faça isso no dia a dia)....mas é duro pra KCT pra desengatar, pois o "peso do carro" está sobre as engrenagens....pisou na embreagem, solta que é uma beleza....
Na XJ como o cãmbio é auto....o segredo é esse da pu...eta que vc mesmo disse...
Abs.
gutoxj98
08/08/2007, 13:26
Quando nao desengatar entao é so chamar o Léo e o Mc....pra fazer o serviço...........Punhe..........ar o cambio...hauahuauhauh
abraços a todos
Leo - Beethoven
08/08/2007, 18:54
Nem vem Guto....vc viu que o cara do Bahamas tá com a prisão decretada....então se não desengatar, ou aprende a se virar, ou roda no 4x4 mesmo....hehehe
Abs