PDA

Ver Versão Completa : Vitara "batendo o pino"

Edu Naressi
28/07/2007, 20:17
Boa noite galera!

Tenhouma Vitara 96 5P com barulho de "batendo o pino", acho que é regulagem de valvulas, visto que já trocamos de fornecimento de gasolina e colocando somente gasolina aditivada, e continua batendo, principalmente em subidas onde o carro perde rendimento.
pergunto aqui se alguem já fez a regulagem das valvulas ou e se tem algum mecanico em são paulo para indicar!?

[]'s

arlei_vitara
28/07/2007, 20:51
Edu,

Que eu saiba, os motores dos Vitara têm tuchos hidráulicos que corrigem automaticamente a folga das válvulas, portanto não existe "regulagem".
O que é bastante comum em motores com tuchos de válvulas hidráulicos é ocorrer algum problema no carregamento dos tuchos, principalmente com o motor frio, seja por acúmulo de borra, seja por deficiência de lubrificação, o que gera uma batida característica tipo "máquina de costura".
Por acaso este barulho que vc. relata no teu Vitara diminui com o motor aquecido ??? Presta atenção neste detalhe. De toda forma, vale a pena levar num meca de confiança para trocar uma idéia.

[ ]s palpiteiros,

Edu Naressi
28/07/2007, 21:29
O barulho que ouvimos é como batida de pino, e é constante mesmo com o motor quente, mas somente é percebido em subidas, em reta não é percebido.
Outro sintoma que percebo é perda de potencia em subida!
alguem pode me dizer o que pode ser ja que nao e nas valvulas?!

arlei_vitara
28/07/2007, 22:12
Amigo,

Vou dar outro chute..........:mrgreen: :mrgreen:
Pelo sintoma que vc. passou, bem provável que o motor do teu Vitara esteja com depósito de carvão / carbonização excessiva na cabeça dos pistões, causando pré-ignição quando força o motor, por exemplo em subidas como vc. comentou. E aí, quanto mais aquecido o motor, pior, mais bate.
Se for isto, a solução é tranquila, é retirar o cabeçote e fazer uma descarbonização da cabeça dos pistões e do cabeçote.

[ ]s,

Edu Naressi
29/07/2007, 21:08
humm!
nao existe um produto que faca isso sem ter que abrir o motor?!

andre veiga
29/07/2007, 21:21
Essa batida de pino não poderia ser regulagem de ponto de ignição?

bcantunes
30/07/2007, 10:44
Meu Vitara 98 - 8V também faz isso... é pré-ignição mesmo, sempre em subidas, quando o motor está com mais carga.

Suspeito que seja o ponto mesmo... mas estou para verificar isso "no próximo final de semana" e isso já tem um ano pelo menos!!!!

O barulho que ouvimos é como batida de pino, e é constante mesmo com o motor quente, mas somente é percebido em subidas, em reta não é percebido.
Outro sintoma que percebo é perda de potencia em subida!
alguem pode me dizer o que pode ser ja que nao e nas valvulas?!

Dudagordon
30/07/2007, 20:05
Mais um pra lista dos que tem o mesmo problema!
A mesma coisa que os colegas.Na subida com o motor aquecido dá uma leve rajadinha.
[]´s rajados

Duda

billj
30/07/2007, 20:42
Verifique o ponto.

O motor do Vitara não tem tuchos hidráulicos, nem mecânicos, nem nada. O comando atua diretamente nas hastes das válvulas..........

Abraços,

Bill

Dudagordon
30/07/2007, 20:58
Verifique o ponto.

O motor do Vitara não tem tuchos hidráulicos, nem mecânicos, nem nada. O comando atua diretamente nas hastes das válvulas..........

Abraços,

Bill

Gde Bill

Além da bateção de pinos, vc sabe se o fato de estar fora de ponto influi tbm no consumo pois a um tempo atrás o jipe tava fazendo +- 9 km/l e agora tá fazendo aprox. 8km/l.

[]´s

Duda

billj
30/07/2007, 21:15
Gde Bill

Além da bateção de pinos, vc sabe se o fato de estar fora de ponto influi tbm no consumo pois a um tempo atrás o jipe tava fazendo +- 9 km/l e agora tá fazendo aprox. 8km/l.

[]´s

Duda

Faz diferença sim....... Porém, é importante dizer que o ponto não simplesmente vai mudando sozinho, alguém mexeu na posição do ditribuidor para isso acontecer. No caso, percebeu o problema depois de uma sessão no lava-rápido??

Abraços,

Bill

Morcego
30/07/2007, 21:35
No meu Vitara acontece o famoso bate pino, ponto de ignição está OK, motor descarbonizado e mesmo assim acontece principalmente em subidas com motor quente ou frio.
Quando coloco gasolina Podium, aditivada não adianta, o problema desaparece.
Independente da gasolina ser adulterada ou não ela continua sendo de má qualidade e o motor sofre.

Faça um teste com a Podium.

Abrs

r1.net
31/07/2007, 10:55
Minha viatura também está com essa bateção de pino .. estava até pensando em fazer o motor final do ano por causa dessa batida (estou preocupado em piorar e o estrago ser maior). No meu caso o meu ficou assim depois que meu tampão do radiador quebrou e o bicho esquentou. Será que vale a pena mandar abrir o motor? Quanto se gasta nessa brincadeirinha ???

Edu Naressi
31/07/2007, 20:47
checarei esse final de semana isso!

posto aki qndo tiver a resposta do mecanico!

EduPuga
01/08/2007, 17:19
Você não ouviram o meu motor funcionando, parece uma sinfonia de batidas.

Abraços,

Dudagordon
01/08/2007, 19:26
Faz diferença sim....... Porém, é importante dizer que o ponto não simplesmente vai mudando sozinho, alguém mexeu na posição do ditribuidor para isso acontecer. No caso, percebeu o problema depois de uma sessão no lava-rápido??

Abraços,

Bill

Não, grande.

Aliás, estou com o carro há pouco tempo(março) e ainda não lavei o motor(já tá na hora).

[]´s

Duda

Marcio 4x4
01/08/2007, 20:26
O meu começou a fazer também um barulinho (pouco) em subidas somente, e conforme o Bill comentou realmente foi após ter dado uma de curioso após lavar o motor e mexer no distribuidor, só pode ser...
Então no meu caso é só acertar novamente a posição do distribuidor :?:
Valeu