Conectar

Ver Versão Completa : Carro Falhando (Grande duvida e muito preocupado)

Erikobezerra
22/07/2007, 08:12
Bom dia a todos!

Tenho um vitarinha 1.6 8v 92/93 (GAS Natural). O mesmo vem apresentado o seguinte problema: Quando ligo o motor o mesmo fica variando entre 1000 e 1500 RPM na gasolina e no Gás não tem variação. Quando estou andando, se a aceleração ficar entre 1000rpm e 2000rpm o jip fica sem força e falhando, e isso tanto no Gás como na gasolina, quando passo de 2000rpm ate que anda bem.

Pesquisei no fórum e notei que muita gente tem este problema. Segui algumas dicas do fórum; Troquei vela, cabo de vela, bomba de gasolina, filtro de gasolina e filtro de ar, mas não resolveu.

Levei para um mecânico para fazer uma verificação completa. Foi feito o seguinte: Passei o Scanner, e o mesmo apresentou um problema no EGR. Pegue um EGR de um outro vitarinha que estava em perfeito estado, e problema continuou. O estranho que meu Check não ficava acesso, mas ai que veio a surpresa, o meu estava jampeado junto com a luz do óleo e nunca tinha notado que os dois se apagavam juntos. Tirei o jamp e fiz o teste do Check. Apresentou a falha 51 que é EGR.

Agora vem a pergunta:
- Os vitarinha 92/93 1.6 8v não usam o EGR mecânico e se é mecânico como é que esta acusando no sistema eletrônico (tanto do scanner como no este do Check)?

- Será que meu modulo esta fazendo leitura errada e esta com problema? (estou ferrado se for o modulo:putz:)

- Será que é um outro sensor que esta causando isso?

Agradeço bastante à ajuda de todos, pois estou muito preocupado com isso.

Eriko Bezerra

ericteles54
23/07/2007, 09:48
Da uma boa revisada no chicote do carro... Tenho um sidekick que estava exatamente com o mesmo problema.. E era problema de mal contato em conectores totalmente enferrujados e fios velhos.
De cara olha aquelas emendas que o pessoal do gás fez no chicote para ligar o emulador de bicos... Esses caras emendam os fios igual a fuça deles.. Tiras as fitas isolantes e se possível refaça as emendas soldando os fios...

Sérgio Provisano
23/07/2007, 10:54
Da uma boa revisada no chicote do carro... Tenho um sidekick que estava exatamente com o mesmo problema.. E era problema de mal contato em conectores totalmente enferrujados e fios velhos.
De cara olha aquelas emendas que o pessoal do gás fez no chicote para ligar o emulador de bicos... Esses caras emendam os fios igual a fuça deles.. Tiras as fitas isolantes e se possível refaça as emendas soldando os fios...
Eriko, faça exatamente como o Eric sugeriu, que é quase 100% de possibilidade de resolver o problema, falo isso pois o Astra de minha esposa que está no GNV, estava com problemas que foram resolvidos quando o eletricista refez todos os chicotes, o problema era a instalação elétrica feita pela convertedora que não fez o certo: instalar chicotes novos. Leve aonde foi feita a conversão e exija deles que mudem a instalação elétrica referente ao gás natural. Boa sorte.

Erikobezerra
23/07/2007, 13:01

Obrigado pela diga, e vou verificar. Mas ainda to com uma duvida, pois o meu jip é um Vitara e nao um Siderkick. O sensor de EGR do vitara é mecanico e do Sidekick é eletronico. O meu Check esta com o codigo de erro 51, diz que o sensor de EGR esta desligado ou com problema, e para isso o EGR teria que ser eletronico e nao mecanico. Que problema dificil de se resolver:parede:

ericteles54
24/07/2007, 13:20
Oi Eriko,

Sobre essa questão do sensor ser mecanico ou eletronico, eu não sei bem como a central entende isso, mais se ela acusa falha nesse sensor é porque não esta conseguindo se comunicar com ele ou as informações passadas por ele para a central não estão corretas... Pode ser realmente um problema nele (muito dificil porque vc já tentou trocar e o problemar persistiu) ... ou problema no chicote como mensionei antes (mais provavel).
Depois de revisar todo o chicote tente zerar a central para que ela faça toda a leitura novamente.

Erikobezerra
24/07/2007, 15:37
Oi Eriko,

Sobre essa questão do sensor ser mecanico ou eletronico, eu não sei bem como a central entende isso, mais se ela acusa falha nesse sensor é porque não esta conseguindo se comunicar com ele ou as informações passadas por ele para a central não estão corretas... Pode ser realmente um problema nele (muito dificil porque vc já tentou trocar e o problemar persistiu) ... ou problema no chicote como mensionei antes (mais provavel).
Depois de revisar todo o chicote tente zerar a central para que ela faça toda a leitura novamente.

Tomara que seja isso mesmo, pois ja estou perdendo a paciencia. Neste final de semana vou fazer esta revisão. E grato pela a dica mais uma vez.

joelqcosta
09/12/2011, 12:40
Olá amigos, estou precisando da ajuda de vc. Eu tenho um vitara ano 94/95, 1.6 8V, ele é gasolina e GNV. Ele apresentou o seguinte problema.quando esta funcionando na gasolina em macha lenta a aceleração fica entre 1000rpm a 2000rpm e fica com falha como se fosse velas ou cabo de velas, e no GNV aceleração fico em torno de 1000rpm, só que no GNV ele falha muito na macha lenta chegando até morre.mais na alta aceleração ele não falha. Já troquei os cabos de velas as velas original para ele, e também troquei a tampa do distribuidor, filtro de ar, mais não resolveu. Por favor mi ajude.

mairo
09/12/2011, 12:52
Os dois casos são semelhante ao meu, depois de testar tudo, por nada desconectei o plug do MAP e para minha surpresa o carro se acertou, terminou a alteração de marcha lenta e andando normalmente ele vai embora, só que agora vai subir consideravelmente o consumo! tente fazer isto e dar uma volta sem o MAP ligado, pois a central vai trabalhar com um valor padrão, se der certo, pode se preparar pra trocar o sensor MAP!!!