Ver Versão Completa : Adaptação de DH na Bandeirante.
Seguinte já sei como fazer tudo: colocar a caixa (setor) no lugar, boma, mangueiras etc...
porém como fazer a ligação entre a caixa e o volante?
que peças usar?
fotos?
Se alguem puder me ajudar com isso agradeço
Carlos ZN
21/07/2007, 20:21
Olá Havoc,
Qual cx. vc. está usando???
Se for a original vc. usa a do gol e roleta o final da coluna.
estou usando uma caixa de S10, o engate de virar a diração fica virado pro lado certo, apontando pro volante.
Alguem tem fotos da ligação da band original pra se ter ideia de como originalmente passa pro ali?
Além da ligação original se alguem tiver adaptada também é de muita valia.
meu email é luizhavoc@gmail.com
achei essa foto na net e me parece que seria legal usar uma peça mais ou menos assim porém acho que é curta:
essa do gol é uma barra assim? ou é a coluna? pois queria manter o volante original
Poxa pessoal sei que tem vááááárias bands com DH adaptada, alguem q fez essa adaptação poderia me dar essa dica?
valeu
barra direção tempra anexado
joão k. chikui
23/07/2007, 12:35
Havoc
Esta aí da foto é a do Uno, me parece ser suficiente. Afinal , por ser bem molinha a DH da S-10 , não força.
Eu adaptaria uma luva estriada, pois a carroceria e o chassi trabalham.
Veja se , traçando uma linha reta entre a caixa e o finalzinho da coluna , não terá um supurte do amortecedor?? Eu tive , quando adaptei uma assim, que dar uma leve gastada nesta torrinha.
O acoplamento elastico na chegada da DH é aquelas com borracha? Se for , talvez possa dispensar a luva telescópica.
Também estou querendo colocar DH na minha BAND e tenho um monte de dúvidas.
Tem gente que coloca a DH do Dodge, tem gente que coloca da S10, D20, Opala, Omega etc..., porémtudo isto é igual cabeça de bacalhau, todo mundo sabe que existe porém niguém viu.
Para utilizar a cx do Dodge, tem que trocar o suporte porém o resto continua igual.
Para cx do Opala/ Omega, utiliza-se a cruzeta do UNO (foto acima), porém precisa verificar por onde a mesma vai passar.
São inumeras opções e um caminhão de dúvidas.
Quem tem a Band adaptada, poderia postar pra gente umas fotos das adaptações, isto ajudaria a tirar melhores conclusões.
Outro fato é que alguém sabe como comprar a cx original? na maioria dos lugares que liguei o pessoal só vende instalada e custa cerca de R$ 3,5 a 4,0 mil. (muito caro) eu queria comprar as peças e eu mesmo adapatar. Alguém conhece onde poderíamos adquirir.
Outra ideia seria juntar uma galera e comprar uns 05 ou 10 Kits direto da ZF de uma única vez, pode ser que eles até faturassem e evitaríamos adptações.
Se alguém souber ...quem sabe possamos conseguir..!
acho que a opção mais viavel é mesmo comprar caixa de outros carros e adaptar.
Eu comprei a caixa da S10 (na boa é muuuuuito robusta) por 350 reais
comprei a bomba hoje de santana por 100 reais + 10 reais de frete.
falta as mangueiras que irei mandar fazer aqui numa loja especializada
falta os suporte que irei fazer no torneiro
e falta a ligação entre a caixa e o volante que pelo que estão me falando aqui a do uno serve porém pela foto estou achando a peça curta.
Bem irei bater fotos do processo e enviar pra cá durante a adaptação
bem segue mais uma foto de um braço articulado que achei na net (nao tenho a minima ideia de que carro é, porém achei interessnte pra fazer a tal ligação entre o volante e a caixa)
Carlos ZN
23/07/2007, 14:05
Olá Havoc,
Uma dica é vc. colocar a cx. na frente com nos Willys, dai vc. elimina varios pivos barras etc. que serve para dar as folgas.
No meu caso uso a do Opala na frente e foi assim:
Coluna original, cortei proximo a caixa roletei e coloquei as cruzetas do uno.
A barra de colapso da S 10 e final a cx, tenho estas fotos do jeep para vc. ter uma noção.
Ontem fussando na net, achei o catálogo da ZF e pelo que percebí as DHs da S10, Band, Opala, F1000, A10, D10, C10, JPX e outras, são as mesmas.
Deve haver alguma pequena diferença.
No maual da Band falaque a direção hidraulica é a ZF 8053 e Bomba ZF 7673.
Pode ser que ajude em alguma coisa.
Alguém aí que tenha uma Band com DH original poderia passar as fotos do sistema de Dh para gente dar uma olhada como é o esquema?
Seguem os arquivos em pdf.
Carlos ZN, pelo que entendi das fotos tu pegaste a barra do uno e cortaste ela e no meio soldaste a barra de colapso entre as cruzetas, estou certo?
na caixa tu botaste um acoplamento de borracha. porque usaste ele e nao outra cruzeta?
djecson, pelo que eu entendi do catalogo nao é a mesma caixa pois cada caixa tem numeros diferentes.
E já peguei uma de F1000 na mão , assim como de opala e ambas são diferentes da que eu terminei comprando (de s10). talvez algumas peças sejam as mesmas mas a carcaça é meio diferente.
Olá Havoc,
Entendí, realmente são modelos diferentes, porém minha dúvida é, será que dentre os modelos que se enquadram na 8053, poderíamos utilizar qualquer uma? Por exemplo vejo muito jeep utilizando a cx do opala vc vai utilizar a da S10, etc.
Em termos de resistência são semelhantes?
A toyota tem um motor bem ais pesado que o Willys.
Como utilizo muito a Band pra viajar com a família não gostaria de expor ninguém ao risco, por isso é melhor adaptar a cx mais resistente.
Porém até agora frente a todos foruns que participei, não consegui definir qual seria melhor.
olha eu realmente me surpreendi com a aparencia da caixa da S10: é muito parruda, eu diria que a gm n ão iria colocar uma caixa subdimensionada na S10 e blazer, por isso e vendo o peso da blazer eu diria que é mais que suficiente pra dar segurança na band.
o troço parece que é pra caminhão!
Carlos ZN
30/07/2007, 11:12
Carlos ZN, pelo que entendi das fotos tu pegaste a barra do uno e cortaste ela e no meio soldaste a barra de colapso entre as cruzetas, estou certo?
R: Certo só usei as cruzetas, entre a coluna original da Band e a barrra de colapso da S 10 !!!
na caixa tu botaste um acoplamento de borracha. porque usaste ele e nao outra cruzeta?
R:Sim foi usado uma borracha original da S 10!!!!
djecson, pelo que eu entendi do catalogo nao é a mesma caixa pois cada caixa tem numeros diferentes.
R:As diferenças estão no preço e no tamanho no caso do da S 10 e Opala, a da S 10 é menor!!
E já peguei uma de F1000 na mão , assim como de opala e ambas são diferentes da que eu terminei comprando (de s10). talvez algumas peças sejam as mesmas mas a carcaça é meio diferente.
R: Certo só usei as cruzetas, entre a coluna original da Band e a barrra de colapso da S 10 !!!
R:Sim foi usado uma borracha original da S 10!!!!
R:As diferenças estão no preço e no tamanho no caso do da S 10 e Opala, a da S 10 é menor!!
Carlos ZN
31/07/2007, 14:50
Mais facíl, tirei uma fotos como ficou!!
Carlos ZN
31/07/2007, 14:52
Mais fotos
arqstein
04/08/2007, 15:56
Carlos, a minha Band está igual a sua, com a caixa do opala, mas com a barra entre as cruzetas fixas. Isso faz com que a coluna da direção seja empurrada, fazendo o volante deslocar até quase um centímetro para cima. Assim, minha buzina só dá contato com o volante reto ou em determinadas posições. Essa barra de colapso da S10 que você usou parece ter um tipo de "amortecedor" no meio. Isso resolveu este problema de "empurramento" na barra da direção?
puxa MUITO orbigado pelas fotos. Faz muito tempo que queria ver fotos de toda instalação!
valeu mesmo!
Carlos ZN
07/08/2007, 10:50
Olá Arqstein,
Na sua deve estar rigida, como a carroceria e chassi se move vc. sente no volante, na barra de colapso da S 10 é um tubo dentro de um tubo, a função é a movimentação chassi x carroceria e Deus o livre se caso de uma porrada frontal o volante não vai na para seu peito
Carlos ZN
07/08/2007, 10:53
Olá Havoc,
O forum é para isto mesmo, a galera se ajudar.
Pessoal,
Quais as possibilidades/adaptações de uma DH em uma Bandeirantes 82 com MB 608?
E os custos?
Grato,
Abraços.
joão k. chikui
27/08/2007, 06:28
Zoega
Além da original($$$) , pode-se adaptar a de Opala, Omega , S-10 com bomba de santana .
Deve ter varios tópicos falando destas adaptações.
Putz, devo ter escrito errado ontem...
Fiz pesquisa sobre tópicos de Dh, mas não achei nada, por isso abri o tópico, hoje já achei um monte...
Desculpa aí galera.
Valeu João.
Se alguém tiver interesse tenho uma caixa de tração da S-10 4x4 e faço rolo em um conjunto de Dh p/ Bandeirantes.
[]'s
estyvybeykr
28/08/2007, 22:23
Caro Zoega, abri a um tempinho atraz um tópico sobre uma adaptação da caixa de direção do Dodge Dart, porem obtive poucas informações e nenhuma foto para uma analise mais apurada, mas a poucos dias atraz consegui ver com um vizinho proprietario de uma pick up 76 uma adaptação desta, e ficou muito bom principalmente por que a caixa foi colocada exatamente no mesmo local da original. E os mais incredulos que me perdoem mais sai muito mais barato um conjunto deste de Dodge do que um setor original de Bande, ou seja mesmo sendo uma caixa já a bastante tempo em uso sai mais barato comprar 03 conjuntos do que uma original de bande de 2ª mão.Qualquer coisa ou alguma sugestão estamos ai . VLW.
Senhores,
Minha Band OM608 temdireção hidráulica muito macia, sem nenhum problema. Já comprei assim. Ela utiliza a bomba do caminhão Mercedes 1113. É ótima. Caso necessário posso mandar fotos.
a_pacheco
20/02/2008, 18:08
Ola
Seria possível enviar fotos desta adaptação, estou pretendendo fazer em minha band ecomo vi em seu relato que fica show, me animou. O e-mail é protocolo20031974@yahoo.com.br
Obrigado
Alexandre
Caro Zoega, abri a um tempinho atraz um tópico sobre uma adaptação da caixa de direção do Dodge Dart, porem obtive poucas informações e nenhuma foto para uma analise mais apurada, mas a poucos dias atraz consegui ver com um vizinho proprietario de uma pick up 76 uma adaptação desta, e ficou muito bom principalmente por que a caixa foi colocada exatamente no mesmo local da original. E os mais incredulos que me perdoem mais sai muito mais barato um conjunto deste de Dodge do que um setor original de Bande, ou seja mesmo sendo uma caixa já a bastante tempo em uso sai mais barato comprar 03 conjuntos do que uma original de bande de 2ª mão.Qualquer coisa ou alguma sugestão estamos ai . VLW.
estyvybeykr
21/02/2008, 10:24
Pacheco não possuo estas fotos , pra dizer a verdade não sei se esse meu camarada ainda esta com a band, ele estava querendo vender a um tempo atraz e não sei se já foi, porem se ve-lo e ainda estiver com ela , tiro as fotos e posto ok. T+.
a_pacheco
21/02/2008, 14:27
Ok, valeu
Alexandre
Lucas Nassif
21/02/2008, 23:37
A Band daqui de casa tem DH de fábrica, acho que a bomba é da Mercedes também.
Só sei que ela é muito grande, e a direção é muuuuuuuuito macia, mesmo com pneus 33".
Depois ponho fotos.
maxdelta
06/04/2008, 12:07
Carlos ZN,
Eu gostaria de saber algo muito importante, na sua adaptação vc consegiu eliminar a folga da direção da toyota?
Carlos ZN
06/04/2008, 16:07
Olá Max,
Com certeza, pois foi menos uma barra e 2 pivos, colocando a cx. na frente como a foto.
A toyota como o CJ vem com folga na direção de original fabrica, e só consegue tirar fazendo adapitação.
RogerBand76
07/04/2008, 17:23
Ola
A minha band esta com a caixa do dodge adaptada tive alguns problemas com a bomba hidrauliza mas hoje e so alegria.
Anexo algumas fotos da caixa montada.
att
Rogerio
maxdelta
09/04/2008, 22:49
A minha band é com direção hidráulica de fábrica, mas já tive outros veículos, já dirigi bem como caminhões e onibus, e nenhum deles possui sequer uma folga, é injusto, a band é injusta.
Mas se for analizar ponto a ponto a direção da toyota, vc começa a perceber as falhas no sistema de direção.
A caixa de direção consegui solucionar a folga dela, infelizmente não totalmente, mas o veículo possui tanta ponteira que fica dificil eliminar a folga.
Passei a sexta-feira passada debaixo da nova Ranger e percebi que a caixa dela ou de uma s10 ou blazer é que eu tenho que usar, o sistema pinhão e cremalheira, de resto do volante até a caixa de direção usarei uma solução semelhante a sua, Carlos.
Eai galera
Essa duvida de q usar para ligar a caixa e a coluna de direção na adaptação da Dh do opala na band , tbm me apareceu porem eu já consegui me exclarecer.
Mas tenho ainda uma pequena duvida quando o Carlos disse q soldou as cruzetas do uno na barra da S10 (barra com luva telescopica), mas como é q se faz esse serviço ?
De um lado da barra onde é soldado uma cruzeta é simples, porem o outro parece q o serviço é como se tivesse alongando uma barra de direção ?
Se puderem me explicar melhor estarei grato
Valeu
Carlos ZN
22/05/2009, 09:36
Olá Onduty,
desculpe a demora!!!!
A cruzeta da direção do Uno é para ligar a coluna de direção original da Band. com a barra da S 10 que não vai solda.
hein Carlos, se não for muito encomodo vc poderia me explicar melhor o q vc fez nessas fotos de sua band ?
Foto1, é a cruzeta do uno ou é só a parte da estria q vc colocou ?
Foto2, tbm seria q cruzeta do uno ?
Foto3, como vc uniu essa cruzeta do uno na barra de direção da S10 (nas duas extremidades) ?
Valeu
Kelvisson
Carlos ZN
22/05/2009, 14:57
Vamos Lá:
Foto 01 cruzeta do uno que liga a coluna de direção da Band com a coluna da S 10
a coluna da Band é cortada para tirar a cx de direção original toyota e entra a do uno para fazer a curva.
Foto 02 coluna da S 10 direto na cx. de direção do Opala.
foto 03 a coluna da S10.
barion@uol.com.br
08/06/2009, 23:42
Amigos
para o volante nao ficar pulando é necessario um sistema de junção na barra, que no meu acso utilizei uma barra da ford, que acabou com o probelma do volante.
Com relação ao jogo da direção, depois de montar e desmontar uma 5 vezes, fomos olhar as direções de alguns jipes e notamos que a folga é tirada se a for feita a adaptação de um braço no munhao direito que sera ligado direto na caixa de direção, isso fara com que o jogo praticamente acabe.
A instalação do braço é muito simples, um bom torneiro mecanico faz isso. é so adquirir um braço da direção igual ao que existe hoje na band e soldar invertido no braço original. Fazer a ligação deste braço direto na caixa e como num passe de magica a folga da direção acaba.
dener oliveira
15/06/2011, 18:33
amigos poderiam me esclarecer uma duvida? queria saber se alguem usa a bomba do golf e como fazer o suporte dela? e na minha band adaptei a caixa de omega e a band ficou esterçando bem mais para direita e pouco para esquerda.
muito obrigado!!! dener oliveira
Gostaria de saber, qual sistema de direção hidraulica vc usa e quais pode ser adaptada da band?
Estou pretendenco comprar uma caixa da s10, sera que é adaptavel?
Por favor Me Ajudem... se possivel coloquem fotos
Thank's
preciso que a caixa seja instalada no local original, pq uso guincho biselli mecanico, na dianteira e nao disponho mais de espaço na frente da band
OliveiraDf
28/07/2012, 11:48
Muito boa a abertura do tópico, também tenho muito interesse nestas informações, o pouco que sei é que o pessoal usa a de opala e a do omega, mas são instaladas mais a frente, vamos aguardar os mais intendidos.
361350361350 Ví uma band que quebrou o pino desse braço. ele mandou o torneiro fazer um furo cônico e adaptou uma ponteira de direção comum da toyota. Acho que ficou melhor do que o original, pois um pivo voce pode acompanhar se esta bom ou nao. O pino como voce vai adivinhar que vai quebrar??? detalhe: o pivo enrrosca certinho na barra sem modificações !
Amadeus_band
28/07/2012, 20:47
Pra deixar a caixa no local original, só se for a caixa ZF da Band ou adaptar a dos antigos Dodge. O problema que vi na adaptação dessa do Dodge é que o pitman precisa ser modificado para conectar na barra/ponteira da Band, e por isso costuma ficar mais frágil, um amigo que tinha uma Band CD com essa caixa teve a quebra desse pitman. O suporte da caixa também tem que ser "fabricado" (totalmente diferente do original).
Já ví pela internet uma adaptação de uma caixa que fica na ponta da longarina porém por fora do chassi, deixando assim espaço para o guincho mecânico, não lembro de que picape vinha a caixa. O problema nesse caso é que pneus grandes e largos podem pegar na caixa.
Abraços.
joão k. chikui
28/07/2012, 21:57
Ed , para quem usa Guincho mecanico , a mais indicada é a da Hilux . Ela é fixada do lado externo da longarina , ao lado do guincho.
Agora , se pretende instalar no lugar original , melhor partir para original .
Particularmente , mesmo que o preço fosse igual (e não é ) , preferiria a de Hilux ou de omega (se teu guincho fosse eletrico)
uma facil de encontrar e a da s10 que tambem se encontra por bom preço. Alguem esperimentou ou tentou adaptar uma desta?
Glauco mendes
29/07/2012, 10:28
A cx do Dodge fica bom e cabe certo nos suportes originais da band antiga com mancal redondo, mas é dificil de achar o bom mesmo seria a original da band....
A cx do Dodge fica bom e cabe certo nos suportes originais da band antiga com mancal redondo, mas é dificil de achar o bom mesmo seria a original da band....
Obrigado Glauco pelas respostas,
Minha band é 88, a caixa do dodge, serviria? ainda se enontra peças para essa caixa?
Glauco mendes
29/07/2012, 17:50
Eu tenho exemplos durante a semana eu posto algumas fotos....
Abs..
lucciano amaral
30/07/2012, 08:27
vou acompanhar, parabens pelo topico edwin
pauloalberto
30/07/2012, 17:08
Edwint,
Sei não...se você não é mecânico ou tem dificuldade com eles(só dou azar com eles) vai de original ZF. É mais fácil.
Na minha área não existe mecânico pra um trabalho desse, ou se fizer vai ficar uma gambiarra horrivel. ZF é mais cara, mas vale a pena.
Vou tentar a da S10, elas viram para o mesmo lado, é uma caixa robusta e poderei aproveitar o braço(que pode ser regurada em 4 posiçoes distintas). Pretendo colocar no local da direção mecanica. Para isso, vou ter que retirar o suporte original e fazer uma chapa reforçada em formato de L de cabeça p/ baixo, a caixa sera fixada nesta chapa. O restante segue como o original.
lucciano amaral
07/08/2012, 17:33
Edwin vc viu sobre a caixa da direçao hidraulica da l200?
OliveiraDf
07/08/2012, 19:50
edwint, se a caixa da S10 gira para o mesmo lado, vai ficar no mesmo lugar da original, melhorando de mais o custo, e diminuindo as adaptações, vai postando ai os detalhes, eu ja estou atras de uma caixa de S10.
edwint, se a caixa da S10 gira para o mesmo lado, vai ficar no mesmo lugar da original, melhorando de mais o custo, e diminuindo as adaptações, vai postando ai os detalhes, eu ja estou atras de uma caixa de S10.
Ok, assim que iniciar as adaptacoes posto detalhadamente aqui p/ vcs...
OliveiraDf
13/08/2012, 19:53
E ai edwint, alguma novidade, estou no aguardo?
Oliveira,
Acho que o glauco tá vendendo uma original em bom estado.
Nao estou querendo investir muita grana nesta caixa, por isso vou mesmo tentar a da S10. Mas terei que pausar o projeto, visto que meu diferencial trazeiro deu pau, quebrou os rolamentos, estou torcendo p que nao tenha estragado a coroa e pinhão... ja ta internada, e aproveitarei p/ retirar o cabeçote e revisar o motor por completo.
OliveiraDf
18/08/2012, 19:11
Que pena edwint, boa sorte ai no reparo.
Que pena edwint, boa sorte ai no reparo.
oliveira
Por sorte foram poucos os danos,quebrou somente o rolamento do pinhão. Aproveitei p/ trocar as satelites que tavam meia boca, calços, pinos, etc... E ja que ta na oficina, abri o cabeçote e mandei trocar o kit de aneis + casquilhos de biela, ta tudo std. os aneis todos estavam encontrados, por isso tava baixando oleo.
vai valer a pena.
titanium
23/08/2012, 07:52
Desculpa a pergunta, Edwint... mas quanto gastou nessa revisão do motor???
Abraços
Desculpa a pergunta, Edwint... mas quanto gastou nessa revisão do motor???
Abraços
por enquanto 458,00 em pecas, Kit juntas, anel, casquilho de mancal, filtro de oleo, junta carter, oleo, rev cabeçote, ainda nao paguei a mao de obra, mas acredito que vai ficar em +- 400,00 diferencial + motor.
OliveiraDf
23/08/2012, 12:29
edwint, quando eu for dar uma geral na minha band, vou dar um pulo ai na sua cidade, cara este serviço aqui não sairia por menos de 1000,00, eu tirei um vazamento do cambio, dei uma geral nos garfos, agora tenho que trocar a engrenagem inferior da quarta marcha e anéis sincronizados, mão de obra = 650,00.
Figo aguardando a adaptação da direção hidráulica.
Abraço.
titanium
23/08/2012, 12:45
É edwint, esses valores estão bons!
E com certeza o Oliveira, em Brasilia, não gastaria menos de 1000 pratas!!
Vou conversar com o meu Meca para começar a me planejar com as revisões e adaptações que Precisa / Pretendo fazer..
Abração
edwint, quando eu for dar uma geral na minha band, vou dar um pulo ai na sua cidade, cara este serviço aqui não sairia por menos de 1000,00, eu tirei um vazamento do cambio, dei uma geral nos garfos, agora tenho que trocar a engrenagem inferior da quarta marcha e anéis sincronizados, mão de obra = 650,00.
Figo aguardando a adaptação da direção hidráulica.
Abraço.
Mas isso é normal, cidade grande normalmente a renda percapta mais alta, faz que os valores almentem na mesma proporção. Mas aqui tambem tem gente que arranca o couro...
abraço
titanium
23/08/2012, 14:01
Você tem razão,Edwint... é bem por aí mesmo... mas o complicador de Brasília é que lá existem poucos especializados em Toyotas.. conta-se nos dedos os profissionais que trabalham com TB..
Mas é isso... sorte na empreitada ae!
Abraços
pamphile
23/08/2012, 21:55
Não sei identificar qual minha band tem. Como posso fazer para descobrir? Acredito que foto seja o mais adequado para mostrar... conheço muitos mexânicos. Estou preferindo tentar aprender com vcs... como por exemplo, quais ferramentas são as mais básicas para realizar a mnt do carro?
hercilio.neto
24/08/2012, 01:01
366227
A DH original tem a caixa dentro do cofre do motor (a direção original mecanica tambem) e o braço sai pelo lado, no paralama esquerdo, funcionando na vertical.
Nas adaptações, a caixa é colocada na frente com o braço funcionando na horizontal.
Glauco mendes
24/08/2012, 12:24
Aqui fotos da cx original....
366250366251366252
Aqui fotos da cx original....
366250366251366252
Glauco,
esta caixa que vc postou, o braço fica na posição vertical ou horizontal? as fotos abaixo sao da cx S10. o braço é invertido (por isso terei que monta-la de cabeca p/ baixo)
Glauco mendes
24/08/2012, 13:26
Glauco,
esta caixa que vc postou, o braço fica na posição vertical ou horizontal? as fotos abaixo sao da cx S10. o braço é invertido (por isso terei que monta-la de cabeca p/ baixo)
Blz Ed o braço fica na posição vertical...............
Abs...
OliveiraDf
24/08/2012, 16:49
edwint, mas se você montar a caixa de cabeça para baixo não vai dar um erro? O mecânico que faz adaptação aqui em BSB falou que colocando a caixa de cabeça para baixo, quando eu girar o volante para a direita, as rodas giram para esquerda, este o motivo de colocar a caixa la na frente. Se eu estiver falando besteira, me orienta que to perdidim.
Abraço
Glauco mendes
24/08/2012, 17:36
Pessoal por experiencia propria , eu quando comprei a band instalei uma DH do opala lá na frente, fica bem leve mas eu ñ gostei devido a estética e ñ poder montar um guincho mêcanico, foi ai que comecei a juntar as peças e instalei o sitema todo original, foi um pouco mais de grana mas até hoje esta como feito só alegria e um troço padrão!
Abs...
edwint, mas se você montar a caixa de cabeça para baixo não vai dar um erro? O mecânico que faz adaptação aqui em BSB falou que colocando a caixa de cabeça para baixo, quando eu girar o volante para a direita, as rodas giram para esquerda, este o motivo de colocar a caixa la na frente. Se eu estiver falando besteira, me orienta que to perdidim.
Abraço
to nessa duvida tbm, vou aguardar o mecanico terminar de montar o motor e verificar quanto a isso.
Glauco mendes
10/09/2012, 22:14
Edwint dá uma olhada na cx da dh que eu estava falando ela encaixa cetinho no suporte original das band's mais antigas, confere as fotos ve se tem alguma idéia....
369801369802369803
OliveiraDf
10/09/2012, 22:58
Glauco de que carro é esta caixa, ela deve girar para o mesmo lado que a original, e se casa certinho com o suporte da band.
edwint, realmente a caixa da s10 se for adaptada de cabeça para baixo, quando girar o volante para a direita as roda vam para esquerda, conversei com um mecânico que faz estas adaptações, por isso ela é colocada lá na
frente.
Glauco mendes
10/09/2012, 23:02
Glauco de que carro é esta caixa, ela deve girar para o mesmo lado que a original, e se casa certinho com o suporte da band.
edwint, realmente a caixa da s10 se for adaptada de cabeça para baixo, quando girar o volante para a direita as roda vam para esquerda, conversei com um mecânico que faz estas adaptações, por isso ela é colocada lá na
frente.
Oliveira eu ñ sei de que carro é, mas te digo que ela gira pro mesmo lado da as originais da band....
Abs...
OliveiraDf
12/09/2012, 13:18
Glauco, você consegue identificar alguma marca, tem número?
Glauco mendes
12/09/2012, 13:21
Glauco, você consegue identificar alguma marca, tem número?
Sim tem a plaquetinha meio apagada, vou verificar a noite e posto aqui....
Abs...
frente.
vc tem razao... agora vou tentar uma posição diferente da original.
titanium
12/12/2012, 20:19
Dener, sei que é meio "tarde" para dizer isso e provavelmente você já encontrou a solução....
Mas na minha opinião, acho que ela virar mais para a direta que para a esquerda, tem a ver com a posição do pitman e da angulação do pino da caixa quando você fez a instalação..
Entendeu?
Se puder dizer como resolveu, seria ótimo!
Também estou entrando nesta aventura.
E pretendo fazer eu mesmo a instalação..
poderia compartilhar alguma experiência?
Como fez o suporte para a instalação do setor?
instalou o setor fora do cofre do motor, ou ao lado do radiador?
Abraços,
titanium
12/12/2012, 20:23
Outra dúvida, como arranjar um suporte para uma bomba que Não é original?!?!
titanium
13/12/2012, 11:44
Turma,
Alguém que já instalou essa DH poderia dar uma orientação a respeito do Suporte?
:D
Valeu!
hercilio.neto
13/12/2012, 18:33
Titanium,
Aqui no forum voce vai ver vários companheiros que utilizam a bomba e a caixa da S10, que me parece, é a mesma do Opala.
É uma adaptação feita com a caixa instalada na parte da frente do chassi.
Muitos elogiam, e relatam que tira completamente o jogo na direção, pois o braço pitman fica na posição do braço boca de lobo, reduzindo a quantidade de articulações.
Porém, exige soldas e cruzetas.
Eu particularmente, faço questão de manter a originalidade neste quesito. Note que o Bandeirante foi fabricado pelo mundo todo por muitos e muitos anos e todos os TLC tem a caixa na vertical sem usar cruzetas.
Não critico quem faz esse tipo de adaptação, mas recomendo muito cuidado. É coisa que tem que ser muuuiitooo bem feita. Um exemplo de adaptação bem feita está neste tópico mesmo, página anterior (Carlos ZN).
titanium
13/12/2012, 22:35
Olá Hercílio!
Entendo seu posicionamento sobre a originalidade... mas no meu caso, a caixa de direção original é inviável para o momento.
Vi as fotos e peguei as dicas da adaptação feita pelo colega CarlosZN e vou me inspirar bastante no que ele fez na coluna de direção, principalmente no que diz respeito a adaptação feita com a da S-10, para dar mais confiabilidade e segurança.
Mas a minha dúvida é em relação ao Suporte que sustenta a Bomba Hidráulica junto ao motor!?
Essa parte é que não ficou clara, então estou sem saber como farei para instalar a bomba hidráulica...
Sei que isso pode variar de bomba, para bomba... já que várias bombas hidráulicas podem ser utilizadas nas diversas adaptações...
Mas era mais para ter uma idéia... se terei que criar um suporte no torno.
Abraços
Prezados,
A minha Band é uma pickup 93, com direção hidráulica original...só que a folga na caixa esta muito grande!
Lembrando que já refiz o embuchamento daquela peça estranha..hehe (inclusive foi feito um esquema com rolamento) e a folga continua.
Sinceramente estou analisando a possibilidade de arrancar tudo fora e adaptar um caixa de S10 (lá na frente, que fica feio e atrapalha um futuro guincho mecanico), ou uma de F350 (que fica dentro do cofre, porém o meu motor esta turbinado e interculado e o espaço já esta bem apertado).
Alguém utiliza em suas viaturas alguma das opções acima??
Será que é interessante se desfazer da direção original?
Agradeço a ajuda.
Hotclassic
28/12/2012, 12:03
eu uso a da s10, omega e opala ( são praticamente a mesma) lá na frente... fica boa e com ela lá você elemina uns 4 pontos que podem dar folga de direção..
comprei uma do caminhao iveco 3/4 vamos ver...
Amadeus_band
29/12/2012, 16:30
ET, talvez seja mais simples e barato você dar uma geral na sua caixa original, isso se a folga vier dela!
MarcioNatal
30/12/2012, 17:56
Boa tarde Glauco. Me dê uma luz.
Uso uma Cx. do Dodge Dart. O problema é que o pitman, que embora modificado ainda é original, está com folga. Não tem aperto que dê jeito, está com folga no frezado. Sabe algum outro que caiba no lugar dele? Valeu.
Glauco mendes
30/12/2012, 21:46
Boa tarde Glauco. Me dê uma luz.
Uso uma Cx. do Dodge Dart. O problema é que o pitman, que embora modificado ainda é original, está com folga. Não tem aperto que dê jeito, está com folga no frezado. Sabe algum outro que caiba no lugar dele? Valeu.
Blz Marcio o pitman que estas usando é o original do dart ou da band? vc já viu se o fresado esta ruim ou a bitola do furo é diferente? se ñ me engano eu tenho um pitman destes guardado podemos comparar, possso até mandar para vc para ver se resolve seu problema? tens alguma foto da sua DH?
Abs...
MarcioNatal
30/12/2012, 23:09
Glauco, uso o do dart, modificado, ou seja, fresado do dart com terminal da band. Você tem alguma cx. de direção hidráulica da band para ver a numeração do modelo? Desconfio que tanto do dart como da band, seja a mesma! A numeração da cx. do dart (ZF do Brasil) é: 8053955901. Se a da band for essa, são iguais!
Glauco mendes
30/12/2012, 23:34
tenho vou conferir amanhã.....
MarcioNatal
02/01/2013, 23:48
Sem querer abusar e já abusando da sua boa vontade, tem como ver quantas ranhuras tem no eixo que pega o braço da direção? Obrigado.
lucciano amaral
03/01/2013, 08:16
Glauco, uso o do dart, modificado, ou seja, fresado do dart com terminal da band. Você tem alguma cx. de direção hidráulica da band para ver a numeração do modelo? Desconfio que tanto do dart como da band, seja a mesma! A numeração da cx. do dart (ZF do Brasil) é: 8053955901. Se a da band for essa, são iguais!
Amigo marcio gostei dessa possibilidade, facilitaria nossa vida, heeehhehehe
MarcioNatal
03/01/2013, 09:51
Bom dia Lucciano, blz?
Pelo que andei pesquisando, a numeração do modelo do dart e da band são quase iguais, mudando os dois últimos números, que, segundo os entendidos, é para indicar diferenças como furação da fixação do suporte, angulação do braço pitman, etc.
Mas, as caixa são as as mesmas. Resta saber se os fresados delas, para pegar o pitman, são iguais, com as mesmas estrias. Vamos esperar a confirmação da numeração com o Glauco e eu vou tentar aqui conseguir um pitman para testar.
Gostaria de saber se existe diferença das estrias do fresado do pitman da cx. direção mecânica para as do pitman da cx. de direção hidráulica, quem sabe?
Um abraço.
Márcio Humberto
Vou mexer na minha direção....
Vou colocar no cofre do motor um setor da F350 (o radiador e intercooler serão deslocados para isso), com isso elimino todas as folgas do sistema e fico com uma direção impecável.
Abraço,
Eder
OliveiraDf
13/01/2013, 11:18
ET, porque escolheu o setor da F350, qual o ano de sua band? Quando iniciar o serviço vai postando umas fotos para gente ver.
Abraço.
Oliveira,
Na verdade encontrei este setor novo na caixa e com um bom preço, e também por poder ser usado dentro do cofre do motor ao contrário do setor da S10...
A minha Band é 1993 com direção hidraúlica original, e sinceramento como uso pneu 35 recapado (quase um 37) o sistema fica devendo um pouco.
Abraço,
Eder
Glauco mendes
13/01/2013, 21:13
Marcio ñ encontrei o pitman no meio das minhas tralhas, assim que achar posto aqui as medidas que vc solicitou, mas olha o que achei aqui um setor bem semelhante aos das landcruiser pelo tamanho e formato do supprte au acho que cai bem na band, abaixo algumas fotos para o pessoal ajudar a descobrir de que carro é?
389433389434389435389436
MarcioNatal
13/01/2013, 22:39
Valeu Glauco. Obrigado.
Conseguiu ver a numeração na plaqueta da cx. direção hidráulica da band?
Um abraço.
MH
Glauco mendes
13/01/2013, 22:43
Valeu Glauco. Obrigado.
Conseguiu ver a numeração na plaqueta da cx. direção hidráulica da band?
Um abraço.
MH
Puxa esqueci de ver isso, se der olho amnhã....
AlexandreStudart
14/01/2013, 00:28
Gostaria de saber se existe diferença das estrias do fresado do pitman da cx. direção mecânica para as do pitman da cx. de direção hidráulica, quem sabe?
Um abraço.
Márcio Humberto
Márcio, ambas às estrias do fresado são as mesmas, a única mudança fica no ângulo do braço, o do mecânico é mais reto e o do hidráulico é curvo.
estyvybeykr
15/01/2013, 20:56
Anota ae Marcio o nº da caixa de direção (8053 955 939)
Eu uso a ZF do opala ela fica na frente, no começo eu acha a estética feia depois que coloquei o quincho elétrico acho que a estética melhorou com roda 15 pneus 35 sem folgas.
Pense no tamanho do setor....
E vamo da um jeito de colocar dentro do cofre do motor, deslocando radiador, intercooler, etc...hehe
Espero que fique bom!!!
Abraço.
391240
Carlo Pecca
22/01/2013, 19:20
ET, boa sorte na empreitada
Não esqueça de colocar fotos quando tudo estiver montado, ok?
MarcioNatal
22/01/2013, 23:13
Anota ae Marcio o nº da caixa de direção (8053 955 939)
Valeu Estyvybeykr. Assim que retornar pra casa vou dar uma olhada na numeração para verificar o que me falaram sobre o que muda é só o final da numeração, indicando ou diferenças das estrias, ou comprimento do eixo da cx, ou ainda a furação dos suporte. Depois digo. Obrigado.
MH
titanium
23/01/2013, 11:40
Valeu Estyvybeykr. Assim que retornar pra casa vou dar uma olhada na numeração para verificar o que me falaram sobre o que muda é só o final da numeração, indicando ou diferenças das estrias, ou comprimento do eixo da cx, ou ainda a furação dos suporte. Depois digo. Obrigado.
MH
Márcio,
Pelo que andei observando, a caixa da Band é muito semelhante a caixa do Dodge.
Porém, a carcaça e a furação para o suporte são diferentes.
O que implicará em ter que mandar fazer um suporte novo para acomodar o setor do Dodge.
De toda forma, o suporte do setor mecânico da bandeirante não acomoda o setor hidraulico original. O que também significa que você tem que comprar o suporte original. (só fica um pouco mais fácil, pois não tem que mandar fazer).
Há ainda que se pensar SE o Reparo do Setor Original é o mesmo para o Setor do Dodge...
Digo isso pois eu Acho que é mais fácil encontrar kit de reparo para a caixa da Toy, do que para a caixa do Dodge.
Alguém sabe dar essa informação???
Setor Hidráulico da Toyota Bandeirante:
391384
Setor Hidráulico do Dodge Charger:
391385
Abraços
MarcioNatal
23/01/2013, 15:07
Fala Titanium.
Eu já tenho instalado na Bisonha uma direção hidráulica completa do Dodge Dart(bomba e setor) funcionando ha 8 anos. Mandei fazer essa adaptação por um amigo muito conceituado aqui na região. Não sei dizer o que foi feito, se usou a base do Dodge ou manteve a original!
Quanto ao reparo, acredito que seja o mesmo porque mandei fazer um reparo quando fui adaptar e no representante da ZF tinha o reparo completo para essa caixa e que, segundo o técnico que fez o serviço e verificou as pressões de uso, disse que era um setor hidráulico bastante comum em carros, mudando tipo de eixo e suporte de fixação.
Assim que der, vou tentar fazer umas imagens para tirarmos a dúvida. A minha dúvida é se o "frezado" do braço da direção do setor hidráulico da Band é o mesmo do Dodge Dart.
Um abraço.
Márcio Humberto
titanium
23/01/2013, 15:14
Olá Márcio!
Capaz que seja o mesmo frezado.. mas a esse respeito eu não posso garantir nada. só ACHO. rsrsr
Mas gostaria de pedir um imenso favor a você: tirar fotos detalhadas do Suporte do Setor E do Suporte da Bomba.
Enfim, quanto mais fotos, melhor! rsrsr
:)
Estou quase fechando negócio em uma DH de um amigo do fórum, mas ela é de opala.
se essa de Dodge for fácil de adaptar, eu vou ver se encontro alguma com um bom Custo x Beneficio.
Abraço
lucciano amaral
23/01/2013, 15:43
Fala Titanium.
Eu já tenho instalado na Bisonha uma direção hidráulica completa do Dodge Dart(bomba e setor) funcionando ha 8 anos. Mandei fazer essa adaptação por um amigo muito conceituado aqui na região. Não sei dizer o que foi feito, se usou a base do Dodge ou manteve a original!
Quanto ao reparo, acredito que seja o mesmo porque mandei fazer um reparo quando fui adaptar e no representante da ZF tinha o reparo completo para essa caixa e que, segundo o técnico que fez o serviço e verificou as pressões de uso, disse que era um setor hidráulico bastante comum em carros, mudando tipo de eixo e suporte de fixação.
Assim que der, vou tentar fazer umas imagens para tirarmos a dúvida. A minha dúvida é se o "frezado" do braço da direção do setor hidráulico da Band é o mesmo do Dodge Dart.
Um abraço.
Márcio Humberto
MArcio , por favor mande fotos da sua direção hidraulica para eu ter uma noçao de como ficou, grato
MarcioNatal
23/01/2013, 16:33
Olá Márcio!
Capaz que seja o mesmo frezado.. mas a esse respeito eu não posso garantir nada. só ACHO. rsrsr
Mas gostaria de pedir um imenso favor a você: tirar fotos detalhadas do Suporte do Setor E do Suporte da Bomba.
Enfim, quanto mais fotos, melhor! rsrsr
Estou quase fechando negócio em uma DH de um amigo do fórum, mas ela é de opala.
se essa de Dodge for fácil de adaptar, eu vou ver se encontro alguma com um bom Custo x Beneficio.
Abraço
Certo Titanium. Só estarei retornando a Natal no começo de fevereiro, após merecidas férias na praia!:cool:
Assim que chegar vou ver como andam os serviços na Bisonha, aproveito e providencio as imagens. Guenta ai só um pouquinho!!
Valeu.
MH
MarcioNatal
23/01/2013, 16:35
Xá comigo Lucciano.
Logo que possível faço as imagens e posto aqui. Um abraço.
MH
titanium
23/01/2013, 17:52
Afirmativo, Marcio!!
Ficamos no aguardo!
Obrigado.
lucciano amaral
28/01/2013, 09:40
MArcio, obrigado fico no aguardo
MarcioNatal
31/01/2013, 23:44
Afirmativo, Marcio!!
Ficamos no aguardo!
Obrigado.
Lucciano e Titanium.
Aproveitando que dei uma chegada aqui em Natal e vasculhando algumas pastas, encontrei algumas imagens do início da montagem da Bisonha e encontrei umas que mostram bem o setor da direção hidráulica. Achei o braço bem curvo, o original é assim?
393035 393036
E então, é parecida com a original da band? Com a palavra os universitários!!:pensativo:
Um abraço.
Márcio Humberto
lucciano amaral
01/02/2013, 09:23
MArcio parece bem com a original e fica no mesmo lugar. valeuwwww
titanium
01/02/2013, 09:31
Olá Márcio!
Vejo semelhanças com a caixa da Dodge Charger sim, mas o tubo que passa por dentro do buraco do suporte, que leva o pino até sua conexão com o pitman, tem uma barra inferior.
Percebi que o seu não tem.
Sabe dizer se quem fez a adaptação cortou essa "barra" que fica soldada à peça (tubo) que passa por dentro do buraco do suporte da caixa?
Se houver um recorte ali, tudo indica que é sim uma caixa de Dodge Dart Charger.
Veja
Caixa Direçao Hidraulica (zf) Completa Dodge Dart Charger - R$ 1.800,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459042415-caixa-direcao-hidraulica-zf-completa-dodge-dart-charger-_JM)
Valeu pelas fotos!!
Fiquei feliz em ver que a adaptação foi feita com o suporte original da mecânica (mesmo suporte que tenho na minha).
Abraço
Olá Márcio!
Vejo semelhanças com a caixa da Dodge Charger sim, mas o tubo que passa por dentro do buraco do suporte, que leva o pino até sua conexão com o pitman, tem uma barra inferior.
Percebi que o seu não tem.
Sabe dizer se quem fez a adaptação cortou essa "barra" que fica soldada à peça (tubo) que passa por dentro do buraco do suporte da caixa?
Se houver um recorte ali, tudo indica que é sim uma caixa de Dodge Dart Charger.
Veja
Caixa Direçao Hidraulica (zf) Completa Dodge Dart Charger - R$ 1.800,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459042415-caixa-direcao-hidraulica-zf-completa-dodge-dart-charger-_JM)
Valeu pelas fotos!!
Fiquei feliz em ver que a adaptação foi feita com o suporte original da mecânica (mesmo suporte que tenho na minha).
Abraço
Pelas fotos do mercado livre, esta caixa adaptada na band , nao é a do dodge, vc pode notar que pelas fotos do Ml, nao tem a base p/ ser parafusada no suporte da band. Compare exatamento no suporte da band e a base de fixação da caixa dodge.
pelas fotos do mercado livre, esta caixa adaptada na band , nao é a do dodge, vc pode notar que pelas fotos do ml, nao tem a base p/ ser parafusada no suporte da band. Compare exatamento no suporte da band e a base de fixação da caixa dodge.
com certeza nao é a caixa do dodge!
titanium
01/02/2013, 21:44
Edwint,
Continuo suspeitando que é sim a do dodge, só que ela teve os suportes retrabalhados.
Perceba que o parafuso superior do suporte é preso numa espécie de porca soldada ao Setor (vide foto do Marcio).
E, no caso, ACHO que para o pino do pitman passar por dentro do buraco do suporte, a parte inferior do Setor foi trabalhada, ou seja, teve o suporte inferior do setor cortado.
É o que ACHO.. rsrsrs
Agora, que esse NÃO é o setor original, isso eu tenho certeza!
Márcio, dê um parecer para nós, meu jovem!
Abraços a todos.
Glauco mendes
01/02/2013, 21:49
Galera esta cx que esta na band é original alguns anos de band sairam assim nos modelos mais novos a base de fixação da cx muda e o suporte também!!!
Edwint,
Continuo suspeitando que é sim a do dodge, só que ela teve os suportes retrabalhados.
Perceba que o parafuso superior do suporte é preso numa espécie de porca soldada ao Setor (vide foto do Marcio).
E, no caso, ACHO que para o pino do pitman passar por dentro do buraco do suporte, a parte inferior do Setor foi trabalhada, ou seja, teve o suporte inferior do setor cortado.
É o que ACHO.. rsrsrs
Abraços a todos.
OWWW loko!! sera que tem algum maluco que faria esta mudança? afinal é uma caixa de direção!! um item de extrema segurança... qual mateiral da caixa? ferro fundido ou aço nodular?
Glauco mendes
02/02/2013, 09:34
em anexo uma cx bem semelhante a do dodge e outra original das band's modernas....
393188393189393187393190
MarcioNatal
03/02/2013, 21:28
Edwint,
É o que ACHO.. rsrsrs
Abraços a todos.
Fala Titanium.
Que é de um Dodge Dart tenho certeza, eu que retirei! Tive a opção de escolher entre dois Dodges e um Landau. O mecânico disse que a do Landau os comandos para lado direito e esquerdo do volante, ficariam invertidos.
Não sei o que foi feito, só sei que uso a mais de oito anos, sem nenhum problema. Inclusive a domba do hidráulico, feia pacas por sinal, usava até antes dessa última reforma.
Se alguma coisa foi soldada, não sei informar, mas marca de solda não consigo ver. Vou ver se faço umas imagens mais perto.
Um abraço.
Márcio Humberto
titanium
03/02/2013, 21:33
Beleza Marcio!
Desculpa o incomodo ae, mas as fotos ajudarão na identificação do Setor!
E, quem sabe, facilita minha vida na adaptação que terei que fazer!
Fico no aguardo.
Abração.
dalmo cruz torres
07/02/2013, 20:19
Pessoal, vou deixar aqui o meu relato, espero que ajudem vc a decidirem que direção usar.
Assim que comprei meu Jipe ano 98 eu tirei a caixa de direção hidráulica original e adaptei uma do ômega, instalada na frente do chassis, por fora deste. Com isto eu eliminei dois terminais de direção e o boomerang com seu pino.
Andei assim em minha Band até no início do ano, que não sei porque, cismei em voltar o sistema original. A duras penas achei uma DH original, revisada. Comprei todos os terminais novos, barras, pinos, braço pitmam, juntas e aquele "mundão" de peças que compôem o sistema original. Hoje, depois de mais de um mês de espera, fui levar a Band para alinhar a direção.
1° impressão, o conjunto todo novo e justinho....a Bande fica passarinhando na reta!!!!
2° impressão, a direção adaptada era muito mais macia, sem forçar a bomba de óleo. Agora a bomba de óleo tá "cantando".
Me arrependí profundamente de ter voltado o sistema original.
titanium
07/02/2013, 21:35
Que situação, heim Dalmo!?
Espero que consiga regular direitinho a caixa nova.
PS: o Hercílio comentou que uma boa marca de terminais é "Della Rosa".
Não sei se é assim que se escreve....
Já vi alguns camaradas instalando terminais do 608.
É uma adaptação delicada.
Deve ser feita com muita cautela.
Mas dizem que a durabilidade é Outra.
Se puder compartilhar a Solução que você certamente irá encontrar, seria ótimo!
Abraços.
Denilsom
07/02/2013, 22:03
Eu conheço duas toyotas por aqui com cx de direçao hidraulica do omega muito boa de estabilidade, fica um pouco feio porque passa um pouco pra frente, mas compensa é menos peça pra estragar alem de ser um setor mais barato que o original eu tenho na minha Rural tambem.
dalmo cruz torres
08/02/2013, 11:22
Já desistí da caixa original. Quarta feira a Band vai novamente para o estaleiro para tirar essa trazoba original e voltar a caixa do ômega.
Uma bela porcaria esse sistema original.
lucciano amaral
08/02/2013, 12:15
DAlmo, o que é isso, vc procurou a caixa original por longos tempos, e agora deposi de tudo pronto vai desisitir? putzzzzzz
Sergioporto
08/02/2013, 13:25
Pessoal, vou deixar aqui o meu relato, espero que ajudem vc a decidirem que direção usar.
Assim que comprei meu Jipe ano 98 eu tirei a caixa de direção hidráulica original e adaptei uma do ômega, instalada na frente do chassis, por fora deste. Com isto eu eliminei dois terminais de direção e o boomerang com seu pino.
Andei assim em minha Band até no início do ano, que não sei porque, cismei em voltar o sistema original. A duras penas achei uma DH original, revisada. Comprei todos os terminais novos, barras, pinos, braço pitmam, juntas e aquele "mundão" de peças que compôem o sistema original. Hoje, depois de mais de um mês de espera, fui levar a Band para alinhar a direção.
1° impressão, o conjunto todo novo e justinho....a Bande fica passarinhando na reta!!!!
2° impressão, a direção adaptada era muito mais macia, sem forçar a bomba de óleo. Agora a bomba de óleo tá "cantando".
Me arrependí profundamente de ter voltado o sistema original.
Passarinhando na reta é questao de regulagem,cáster etc... Pode estar patinando correia que tem que ser duplas ,patinando faz a direçao ficar pesada!!!
Agora,sinceramente,tirar a original e colocar outra depois que conseguiu original??Viajo muito,quando for na tua cidade vou entrar em contato contigo para tomar esta pinga que tá te deixando doido rsrsrsrsr
Brincadeira Dalmo,nao faz isso,pois se for colocar guincho vai ver o pepino.
Abs sem ofender
hercilio.neto
08/02/2013, 21:12
A direção original é mesmo duro de acertar.
Ainda assim prefiro a original.
Glauco mendes
08/02/2013, 21:43
Já desistí da caixa original. Quarta feira a Band vai novamente para o estaleiro para tirar essa trazoba original e voltar a caixa do ômega.
Uma bela porcaria esse sistema original.
Dalmo com certeza tem coisa errada ai, coloca umas fotos da instalação para que possamos ver junto uma solução, vc fez geometria depois da instalação?
Abs...
Quando comprei a Band pensei em voltar para auto escola e fazer curso de direção. A Toy tinha o instinto de cobra, sempre em zigue zague. Terrminais trocados, direção revisada, foi melhorando mas não era aquilo tudo. Quando chegamos na geometria percebemos que os pneus estavam com problemas. Quatro AT 165 meia vida condenados. Troquei eles e a paz voltou. Agora posso soltar a mão do volante em linha reta que ela segue sem problemas. Caixa original.
A minha esta na oficina, já tirei a original e na semana depois do carnaval entra o setor da f350 dentro do cofre do motor...
Tão logo esteja pronto informo os amigos.
Abraço,
Eder
dalmo cruz torres
09/02/2013, 15:58
DAlmo, o que é isso, vc procurou a caixa original por longos tempos, e agora deposi de tudo pronto vai desisitir? putzzzzzz
Lucciano, uma porcaria esse sistema original. Me arrependí amargamente, mexi no que tava dando certo...
dalmo cruz torres
09/02/2013, 16:02
Passarinhando na reta é questao de regulagem,cáster etc... Pode estar patinando correia que tem que ser duplas ,patinando faz a direçao ficar pesada!!!
Agora,sinceramente,tirar a original e colocar outra depois que conseguiu original??Viajo muito,quando for na tua cidade vou entrar em contato contigo para tomar esta pinga que tá te deixando doido rsrsrsrsr
Abs sem ofender
Eu conferi a regulagem de cáster. A bomba de óleo dele é engrenada. C
Com os terminais zero, barras justinhas, pino do boomerang zero, tudo certinho, e ele passarinha.
Com a direção do ômega mesmo com alguns terminais já apresentando algumas folgas ela estava justinha, super macia, ótima para pegar estrada.
dalmo cruz torres
09/02/2013, 16:10
A verdade é que eu estava com receio de não conseguir instalar um guincho mecânico usando a direção do ômega, mas essa semana eu ví uma Band à venda no rolo4x4 com direção do ômega e guincho mecânico Ekron.
Ontem eu passei o dia por conta de tentar resolver o problema da direção do meu jipe. Tirei a bomba e a caixa para conferir a pressão das mesmas, ajustamos as buchas da coluna de direção. Lubrificamos os terminais, conferimos, reconferimos, e nada. O mecânico da especializada em DH acha que tá ótimo, que as Bands zero eram assim, não consigo acreditar nisso!
Cheguei a trocar a mangueira de pressão que leva o óleo da Bomba para a caixa na esperança que essa mangueira estivesse com algum defeito, com o diametro interno menor, mas nada, tudo continuou igual.
O sistema com a direção do Ômega ficou muito limpo, com apenas quatro terminais de direção, e pelo que pude observar, a caixa de direção faz menos força quando é instalada na frente do chassis. O único senão é realmente que tem que cortar o painel frontal do jipe.
Quarta feira eu ainda farei mais uma tentativa, mas acredito que voltarei para o sistema do ômega mesmo.
Glauco mendes
09/02/2013, 20:26
A verdade é que eu estava com receio de não conseguir instalar um guincho mecânico usando a direção do ômega, mas essa semana eu ví uma Band à venda no rolo4x4 com direção do ômega e guincho mecânico Ekron.
Ontem eu passei o dia por conta de tentar resolver o problema da direção do meu jipe. Tirei a bomba e a caixa para conferir a pressão das mesmas, ajustamos as buchas da coluna de direção. Lubrificamos os terminais, conferimos, reconferimos, e nada. O mecânico da especializada em DH acha que tá ótimo, que as Bands zero eram assim, não consigo acreditar nisso!
Cheguei a trocar a mangueira de pressão que leva o óleo da Bomba para a caixa na esperança que essa mangueira estivesse com algum defeito, com o diametro interno menor, mas nada, tudo continuou igual.
O sistema com a direção do Ômega ficou muito limpo, com apenas quatro terminais de direção, e pelo que pude observar, a caixa de direção faz menos força quando é instalada na frente do chassis. O único senão é realmente que tem que cortar o painel frontal do jipe.
Quarta feira eu ainda farei mais uma tentativa, mas acredito que voltarei para o sistema do ômega mesmo.
Blz Dalmo eu já usei uma cx adptada na frente logo que comprei a band, realmente fica macia, mas logo coloquei o sistema todo original e ñ me arrependo, eu uso pneus 35 com roda 10" e esta ok, quando a minha estava passarinhando era o pino central do bumerangue que estava ruim e também falta de geometria, troquei o pino por um novo sistema ok, vc já verificou se o teu ñ esta enforcado e com falta de lubrificação?
Abs...
dalmo cruz torres
10/02/2013, 01:14
Glauco, já verifiquei, tá lubrificadinho. E tudo zerinho.
fabioabe
11/02/2013, 14:04
A verdade é que eu estava com receio de não conseguir instalar um guincho mecânico usando a direção do ômega, mas essa semana eu ví uma Band à venda no rolo4x4 com direção do ômega e guincho mecânico Ekron.Ontem eu passei o dia por conta de tentar resolver o problema da direção do meu jipe. Tirei a bomba e a caixa para conferir a pressão das mesmas, ajustamos as buchas da coluna de direção. Lubrificamos os terminais, conferimos, reconferimos, e nada. O mecânico da especializada em DH acha que tá ótimo, que as Bands zero eram assim, não consigo acreditar nisso!Cheguei a trocar a mangueira de pressão que leva o óleo da Bomba para a caixa na esperança que essa mangueira estivesse com algum defeito, com o diametro interno menor, mas nada, tudo continuou igual.O sistema com a direção do Ômega ficou muito limpo, com apenas quatro terminais de direção, e pelo que pude observar, a caixa de direção faz menos força quando é instalada na frente do chassis. O único senão é realmente que tem que cortar o painel frontal do jipe.Quarta feira eu ainda farei mais uma tentativa, mas acredito que voltarei para o sistema do ômega mesmo.Quando vi a sua pergunta lembrei q tinha alguem com esse nome parecido no forum. Com isso, a band a venda é a minha. Qualquer duvida é só falar.
dalmo cruz torres
11/02/2013, 20:39
Oi Fábio, acabei de responder o email que vc me mandou, obrigado pela atenção em responder. Então já sabe do perrengue que tô passando por causa dessa direção. E tudo porque quero instalar um guincho mecânico no meu jipe.
cristiano
26/02/2013, 12:12
Abs sem ofender
Sérgio, qual o motivo de você ter instalado a correia dupla somente para a direção hidraúlica?
Sergioporto
26/02/2013, 16:27
Nao é correia dupla sómente para bomba dágua.Correia dupla aciona alternador,bomba dágua e polia virabrequim.Da bomba dágua sai um correia para bomba hidraulica,me expressei mal!!Usava sómente uma correia ao inves das duplas até um dia que passei reto numa curva ,chovendo,molhou a correia e deslizou ao forçar adireçao,sorte que estva devagar que consegui segurar a viatura.Vai poupar para ver o que acontece !!!Meu alternador NAO TINHA polia dupla,depois deste cagaço coloquei as duplas. Capiche???
Sergioporto
26/02/2013, 16:34
Nao é correia dupla para bomba hidraulica!me expressei mal.Dupla sao as correias da polia do virabrequim ao alternador e bomba dágua.Correia simples da bomba dágua á bomba do hidraulico da direçao.Como eu nao tinha polia dupla no alternador ,uma só correia,num dia de chuva ao fazer uma curva passei reto pois ao forçar direçao,correia patinou e eu fiquei sem direçao pois pesou muito!!Depois deste cagaço criei vergonha e coloquei correias duplas.Vai poupar para ver o que acontece !!Quase fui,sorte estar devagar.
Abs
Sergioporto
26/02/2013, 16:35
Opa repetiu mas tá valendo ultimo post,melhor explicado rsrsrs
Comecei a adaptação da caixa hidráulica ZF, do caminhão Iveco 3/4, suporte da caixa quase pronto. (ZF MERCURIO 9T)
397598
397597
Sergioporto
26/02/2013, 17:33
Cacilda,que baita caixa!!!vai ter espaço???
titanium
26/02/2013, 17:48
Sergio,
Me diz uma coisa, meu camarada... você colocou POLIA DUPLA no Virabrequim E duas CORREIAS para rodar o Alternador E a Bomba DÀGUA.
Correto???
E na Bomba Dágua você colocou Polia TRIPLA, não foi isso?!?!?! Onde a TERCEIRA CANALETA DA POLIA DA BOMBA DAGUA faz girar uma correia que liga a Bomba da Direção Hidraulica, correto???
Mas me diga uma coisa........
E A CORREIA DO COMPRESSOR DO AR-CONDICIONADO, ONDE VAI???
desculpe-me as caixas altas no texto, mas é para destacar bem as palavras-chave!
hehehe.
Se puder tirar essa dúvida.. seria ótimo!
Valeu
Abraços
Sergioporto
26/02/2013, 18:08
O resto está certissimo,mas nao tenho ar condicionado na toy devido à problema de saude .Estou querendo colocar um climatizador,mas cortar teto,bagageiro ???É de pensar muito!!!Uma das coisas que nao me preocupo é o tal de ar condicionado pois como disse nao posso.
bs
Cacilda,que baita caixa!!!vai ter espaço???
Pois é.. queria mesmo colocar uma original, mas do geito que estão cara a caixa da band, vai essa mesma, grande p/ kct :oops::chorandoderir:, mas comprei zera por 1.000,00. Amanha vou pontear o suporte e verificar quanto ao espa'co do paralamas, pelo que percebi, vai caber com folga.
titanium
26/02/2013, 18:57
Edwint,
Dentro da longarina, ou fora dela?
Dentro do cofre, ou fora?
A caixa é bruta!!
Sérgio, entendi!
Mas me diga uma coisa... o climatizador não resfria tanto quanto um ar-condicionado, ne!?
Titanium,
A parte interna da caixa onde 'e parafusada, ficara rente a parte interna do chassi, portanto a barra de que liga o bra'co da caixa ao bumerang, vai ficar no local original.
largura da caixa 11cm x comprimento 25cm x eixo 5cm
titanium
26/02/2013, 21:03
Nobre edwint, não esqueça das fotos detalhadas quando concluir a empreitada!!
Show de bola! essa caixa deve ser beemm resistente!
OliveiraDf
26/02/2013, 21:16
edwint, e titanium,
estou com internet só no celular, o computador queimou, não ando acompanhando.
Gostaria de saber que caixa é esta, a onde vai ser intalada, gira para o mesmo lado da original?
abraço
edwint, e titanium,
estou com internet só no celular, o computador queimou, não ando acompanhando.
Gostaria de saber que caixa é esta, a onde vai ser intalada, gira para o mesmo lado da original?
abraço
Oliveira,
Bom dia,
Esta caixa, comprei de um amigo que a adquiriu de um saldo de pecas da Iveco, não sei direito a qual modelo de caminhão pertence, me parece ser de um 3/4 na plaqueta tem escrito ZH SD, 8090 978 938. Ela tem o mesmo sentido de rotação da caixa original ou seja, volante sentido horário, braço sentido ant-horário.
Pesquisando um pouco encontrei alguns caminhões que a utilizam, Vw 8.150 e Mb Accelo 715l
Primeira parte do suporte da caixa já esta no lugar. Amanha pretendo terminar esta etapa.
Gastos:
- caixa VW 81.50: R$1.000,00
- Chapa cortada: R$45,00
- Suporte novo da bomba hidráulica completa R$150,00
- Chapa reforço da caixa R$25,00
- Parafusos de aço 18mm R$4,50
Segue a s fotos
397874
397875
397876
Sergioporto
01/03/2013, 09:11
edwinte, que chapa e esta na frente do radiador? posta fotos dela.E para conduzir melhor o ar para o radiador?
edwinte, que chapa e esta na frente do radiador? posta fotos dela.E para conduzir melhor o ar para o radiador?
Isso mesmo, acredito que seja p/ captar melhor o ar, tiro fotos p/ vc ver.
398006398007
titanium
01/03/2013, 12:07
Show de Bola Edwint!!!
Mas me diga... vai parafusar o suporte no chassi, ou vai soldar mesmo???
Manual da band recomenda que, quando não for possível rebitar, colocar parafusos.
Vai aproveitar os buracos do suporte anterior para fixar, ou fará novos?
Bruto o negócio aí, rapaz! gostei!
Show de Bola Edwint!!!
Mas me diga... vai parafusar o suporte no chassi, ou vai soldar mesmo???
Manual da band recomenda que, quando não for possível rebitar, colocar parafusos.
Vai aproveitar os buracos do suporte anterior para fixar, ou fará novos?
Bruto o negócio aí, rapaz! gostei!
A chapa principal,(que segura a caixa), por ser somente no dado superior do chassi, soldei. O reforço lateral vou parafusar, aproveitando os furos do rebite(solda transversal ao chassi pode destemperar e propiciando trincas e futura quebra).
titanium
01/03/2013, 12:26
A chapa principal,(que segura a caixa), por ser somente no dado superior do chassi, soldei. O reforço lateral vou parafusar, aproveitando os furos do rebite(solda transversal ao chassi pode destemperar e propiciando trincas e futura quebra).
Bacana Edwint!
Esse suporte está muito resistente, com essa chapa! São 5mm, ne!?
E o suporte da Bomba de DH? Tem como tirar umas fotos aí?
Vai postando detalhes, que está ficando muito bom!
Abraços
chapa 5/8 ou 9mm suporte é original do Mb 1113, deve ficar conforme a foto.
398013398014398015398016
HELP!!
Onde fica instalado o reservatorio de oleo da dh na sua band?
estyvybeykr
02/03/2013, 12:09
398137398138Na parede corta fogo do lado direito (carona). Mas se sua Band ultiliza o filtro banhado a oleo(original) terá que colocar ao lado da plaqueta de numeração do chassi.
hercilio.neto
02/03/2013, 12:36
Mas se sua Band ultiliza o filtro banhado a oleo(original) terá que colocar ao lado da plaqueta de numeração do chassi.
Já que vai mexer, se ainda não tiver, coloca o filtro da moderna e o reservatório na parede corta-fogo.
398137398138Na parede corta fogo do lado direito (carona). Mas se sua Band ultiliza o filtro banhado a oleo(original) terá que colocar ao lado da plaqueta de numeração do chassi.
Thanks! VALEW ae mesmo que pretendo colocar!
Já que vai mexer, se ainda não tiver, coloca o filtro da moderna e o reservatório na parede corta-fogo.
Vou verificar quanto aos custos do filtro moderno. Obrigado pela dica!
OliveiraDf
03/03/2013, 22:52
quase comprei o filtro da S10, sera que fica bom?
hercilio.neto
04/03/2013, 00:52
quase comprei o filtro da S10, sera que fica bom?
Usa o filtro do Mercedes
Veja aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/115979-filtro-de-ar-da-bandeirante-88-a.html
Usa o filtro do Mercedes
Veja aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/115979-filtro-de-ar-da-bandeirante-88-a.html
conforme um colega, o meu filtro já é o modelo moderno,de cartucho, deitado encima do paralama.
RODRIGO VAZ
08/03/2013, 21:48
361350361350 ví uma band que quebrou o pino desse braço. Ele mandou o torneiro fazer um furo cônico e adaptou uma ponteira de direção comum da toyota. Acho que ficou melhor do que o original, pois um pivo voce pode acompanhar se esta bom ou nao. O pino como voce vai adivinhar que vai quebrar??? Detalhe: O pivo enrrosca certinho na barra sem modificações !
fiz exatamente isto na minha band, o torneiro fez a ponta do braço com o furo conico e coloquei um terminal,
eliminou bastante a folga, agora estou me batendo pra por rolamentos no pino central em vez daquela velha bucha conica de latão que da uma folguinha na direção. Se alguem ja fez isso e puder dar mais informaçoes sera util.
hercilio.neto
09/03/2013, 00:36
fiz exatamente isto na minha band, o torneiro fez a ponta do braço com o furo conico e coloquei um terminal,
eliminou bastante a folga, agora estou me batendo pra por rolamentos no pino central em vez daquela velha bucha conica de latão que da uma folguinha na direção. Se alguem ja fez isso e puder dar mais informaçoes sera util.
Rodrigo,
Eu comprei o pino central com rolamentos na Tração Mania (anunciante aqui do forum) mas ainda não instalei. Vou instalar na segunda feira.
No link abaixo, o Carlo Pecca explica como trocou o dele
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/109973-quebra-na-direcao-6.html
Nesse outro tópico o Marcio explica como conseguiu adaptar rolamentos no lugar da bucha conica
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/103524-direcao-da-bandeirantes-6.html
Acho que voce esclarecerá as suas dúvidas.
Abraço
claudio gallo
05/04/2013, 14:59
Caros amigos,alguém já adptou alguma caixa dessas,já vi opala dodge omega etc.....
dojao campeao
05/04/2013, 15:40
já usei numa band com motor MB 709, a direção do mercedinho 608 e ficou primeira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Claudio,
Acabei de arrancar a original da minha Toyota e colocar a da Linha F350....e dentro do cofre do motor!!!!
Simplesmente um espetáculo, pra ti ter uma idéia ando com pneu 35" recapado VJ 910 e ficou mais macio que o meu Golf. Assim que der no jeito providencio umas fotos...
Abraço,
Eder
Carlo Pecca
07/04/2013, 08:54
ET
vc pode detalhar mais essa instalação se possível com fotos?
claudio gallo
08/04/2013, 16:47
Claudio,
Acabei de arrancar a original da minha Toyota e colocar a da Linha F350....e dentro do cofre do motor!!!!
Simplesmente um espetáculo, pra ti ter uma idéia ando com pneu 35" recapado VJ 910 e ficou mais macio que o meu Golf. Assim que der no jeito providencio umas fotos...
Abraço,
Eder
Obrigado meu amigo ,se possível me de mais alguns detalhes das peças usadas ,pois gostaria de colocar uma original mas té muito salgada ,mas também não quero fazer um bolo doido de adaptação .OBS: foi feita no RIO de Janeiro ! Abraços!!!
junior888
08/04/2013, 17:26
E T, como ficou o comportamento da band na estrada, em velocidades mais altas?
Carlo Pecca
19/04/2013, 08:57
E.T
cade vc?????
OliveiraDf
19/04/2013, 10:22
ET, não passa o doce na boca das crianças e some. Coloca umas fotos e da o caminho para gente. Abraço
Carlo Pecca
28/04/2013, 13:29
Oi pessoal
Passei numa concessionária da Ford para ver o custo de uma DH da F350, bom o modelo 2C3504-BB custa zero R$ 5.800,00. Ela é grande pra KCT. Como o ET colocou dentro do cofre da Band. só mostrando com fotos.
No aguardo !!!!
junior888
28/04/2013, 15:10
R$ 5.800... acho que vou ficar com a minha original mesmo...
Acho que o ET pegou o disco voador e voltou para marte KKKKKKK !
junior888
28/04/2013, 20:38
A gente aqui querendo saber mais detalhes sobre a instalação e ele simplesmente desaparece... sacanagem isso... kkkkkkk
OliveiraDf
28/04/2013, 20:51
ET telefona... minha casa... Cadê tu tatu, sai da toca, coloca as fotos aqui pra gente ver como ficou.
Concessionária não serve de referência pra nada... tem dessas caixas no MercadoLivre com preços entre R$ 580,00 e 1.200,00... Recentemente pesquisei pra um amigo meu, pois ele estava com a intenção de instalar a na toyota bandeirantes dele... outro detalhe, essa caixa de F4000/F250/F350, externamente são idênticas às caixas de direção de landau/galaxie e, salvo engano, internamente também não são diferentes, portanto, pra quem tem intenção de instalar na toyota, pode ser uma informação que possa ajudar... Eu estive olhando e não achei dificil instalar essas caixas na toyota...
Bem amigos, depois de uma temporada em Marte estou de volta....hehe
R$ 5.800,00 ??? Tá louco??? Comprei o setor por R$ 700,00 eu acho...
Como já disse anteriormente, a minha direção ficou mais macia que a do meu carro, um espetáculo...
Não consegui tirar as fotos ainda, mas pra que tenham uma idéia da instalação o setor ficou abaixo do radiador, somente com uma barra até a roda direita e mais nada, eliminou toda aquela tranquerada original!
Mas esta semana eu posto as fotos, prometo!!
Abraço,
Eder
Carlo Pecca
29/04/2013, 11:02
Reslima: poderias colocar fotos e se possível relatar como foi realizado a instalação desse tipo de DH em Bandeirante?; e
ET - tamo no aguardo cara!!!!
Abraço a todos.
OliveiraDf
29/04/2013, 11:04
E T, minha dúvida está em relação a segurança, este tipo de instalação fica seguro tanto quanto o original, posso fazer trilhas como também pegar a BR e rodar uns 5000 km sem me preocupar? Abraço
junior888
29/04/2013, 11:33
O que realmente me incomoda na direção original é a folga, na trilha, nao muda nada, mas na estrada enche o saco...
Carlo, eu não efetuei a instalação, na verdade nem toyota eu tenho, mas como estava vendo pra um amigo que tem, dei uma olhada e apenas disse que não vi nenhum serviço de adaptação, fora do normal, pra se instalar ela na Band, inclusive no lugar da caixa original, não vi a necessidade de se instalar la na dianteira, mas não descarto a possibilidade de estar enganado, já que as impressões que tive, foi apenas olhando o sistema de direção da band. Não sei se ajuda, mas eu instalei uma caixa dessas em uma F75, no lugar da caixa original, que possui um sistema semelhante ao da band. Seguem as fotos.
408380408381408382408383408384
Reslima: poderias colocar fotos e se possível relatar como foi realizado a instalação desse tipo de DH em Bandeirante?; e
ET - tamo no aguardo cara!!!!
Abraço a todos.
junior888
29/04/2013, 11:44
Realmente, parece bem simples de ser feita.
claudio gallo
29/04/2013, 22:15
Caro peca vi no mercado livre várias com os preços bem mais em conta se dizendo original, se os amigos puderem olhar e dá uma avaliada na peça e um parecer pois sou iniciante no assunto seria muito bom!!!! Abrços!!
claudio gallo
29/04/2013, 22:31
peca quando eu citei a possibilidade foi porque eu vi mercado livre com + ou - o preço que o ET falou! Dê ema olhada ML pra ver oquê v/cs acham da mercadoria pois por ser para um veículo desses robusto poderia funcionar bem nas bandes e um custo benifício muito bom pois 5.800,00 compro quase 2 originais . OBS: aguardo o parecer dos amigos !!!
dener oliveira
01/05/2013, 22:45
Eai pessoal, estou com uma band ano 88 cabine dupla e sem direção hidraulica é fods, estou querendo compra uma caixa de f350 que não parece tão dificil adaptar. Olha o preço desse anuncio, será que essa dá?
Caixa De Direção Hidráulica Visteon Da F250 F350 F4000 - R$ 475,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475205671-caixa-de-direco-hidraulica-visteon-da-f250-f350-f4000-_JM)
Será que ela vai no local original ?
OliveiraDf
02/05/2013, 10:24
No local original não, terá que ser adaptada lá na frente, ou como fez o ET no cofre do motor abaixo do radiador.
titanium
02/05/2013, 11:40
Estou pensando em tentar adaptar a do opala dentro do cofre, deslocando o radiador para o lado esquerdo.
Alguém já tentou aventurar-se dessa forma?
Abraços
dener oliveira
02/05/2013, 13:15
Estou pensando em tentar adaptar a do opala dentro do cofre, deslocando o radiador para o lado esquerdo.
Alguém já tentou aventurar-se dessa forma?
Abraços
O problema Titanium, é que se você resolver colocar um guincho mecânico não vai dar nem lá na frente e nem em baixo do radiador. Não tenho certeza mais foi o que me disseram.
Vou tentar adaptar no local original igual adaptam a do dodge.
OliveiraDf
02/05/2013, 18:36
Realmente com guincho mecânico não da para adaptar, mas eu vou de guincho elétrico mesmo.kkk
titanium
02/05/2013, 19:10
O problema Titanium, é que se você resolver colocar um guincho mecânico não vai dar nem lá na frente e nem em baixo do radiador. Não tenho certeza mais foi o que me disseram.
Vou tentar adaptar no local original igual adaptam a do dodge.
Certissimo Dener!
Mas tudo indica que vou de guincho hidráulico! Hehehe
abracos
dener oliveira
02/05/2013, 20:13
É intão tá tudo certo.
Carlo Pecca
02/05/2013, 20:18
É pessoal no meu caso coloquei amortecedor de direção e verificando a DH da Ford não tenho como adaptar a não ser tirando o amortecedor e olha: como esta, já até me acostumei com a forcinha para manobrar em estacionamento e manobrando com o trailer.
Vou partir para o Ar cond., pois na viagem que realizei a P.Seguro o calor batei na chapa 42 graus e não tinha leque que desse jeito.
dener oliveira
02/05/2013, 20:24
Pessoal alguem já viu a adaptção da caixa do dodge no local original, a caixa do dodge é bem parecido com a da f-350 eu acho que dá certo.
OliveiraDf
02/05/2013, 21:14
Dener, sei de um mecânico que instalou esta caixa do dodge, é das poucas caixas que giram para o mesmo lado da original. Mas o problema é achar a caixa do dodge.
dener oliveira
02/05/2013, 22:25
Será que a da f350 não gira pro mesmo lado também são muito parecidas, já também 2 Toyota uma jipe curto e outra longa com a da s10 adaptada no local original. Inclusive uma era de um mecânico conhecido meu, o problema é que ele faz mas vai cobrar de mão-de-obra o preço da DH original da toyota ai não vira.
dener oliveira
02/05/2013, 22:31
acho até meio dificil um suporte para esssa caixa:
Caixa Direçao Hidraulica (zf) Sem Bomba Dodge Dart Charger - R$ 800,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470055636-caixa-direcao-hidraulica-zf-sem-bomba-dodge-dart-charger-_JM)
Carlo Pecca
07/05/2013, 12:23
Edwing
Kd ocê? E as fotos restantes da instalação da DH?
lucciano amaral
07/05/2013, 13:37
Edwin, vc parou a instalação da direção hidraulica na xingu? quero dar uma volta nela, hehehehe
Edwin, vc parou a instalação da direção hidraulica na xingu? quero dar uma volta nela, hehehehe
CAMARADA LUCCIANO!
To meio apertado de costura ak na firma, e o serviço acabou estendendo bastante (spoa + disco de freio + acerto do caster + high steer + cardans)tive que parar a adaptação para resolver todos esse outras adaptações. Esta semana voltei p/ caixa adaptei os terminais e refurei o braço ptman. Amanha vou ver se coloco foto.
dalmo cruz torres
18/05/2013, 12:47
Edwint, semana que vem eu vou á Varginha, queria dar uma olhada nessa caixa que vc tá colocando, posso?
Edwint, semana que vem eu vou á Varginha, queria dar uma olhada nessa caixa que vc tá colocando, posso?
Sem problemas, me liga 9989 3333!!
Segue as fotos que prometi:
412125412126412127412128412129412130
hercilio.neto
20/05/2013, 09:26
Interessante a adaptação, principalmente porque manteve a caixa na posição original.
Voce já testou o esterçamento/giro do volante?
Esse pitman (menor que o do Bandeirante) também é da F350? Qual terminal castanha voce usou?
Legal também essa solução de high steer, usando dois braços soldados, eliminando o terminal que liga a barra longa à barra curta (aquele que torce, estala e dá folga).
412174
Interessante a adaptação, principalmente porque manteve a caixa na posição original.
Voce já testou o esterçamento/giro do volante?
Esse pitman (menor que o do Bandeirante) também é da F350? Qual terminal castanha voce usou?
Legal também essa solução de high steer, usando dois braços soldados, eliminando o terminal que liga a barra longa à barra curta (aquele que torce, estala e dá folga).
412174
Bom dia Hercilio,
Ja fiz o teste e na altura que refurei i pitman, esta esterçando completo p/ os dois lados,
o pitman é o original da caixa, mas tive que corta-lo por ser bem comprido, o terminal se não me engano é do caminhão Iveco ou 11150 (tive que refazer a rosca)não queria, mas acabei eliminando o terminal de castanha. P/o high sterr, usei um braço do lado esquerdo da band mesmo, mas não fiquei muito contente pq a barra de ligação ficou por baixo do feixe de molas, ainda pretendo fazer um peito de aço p/ proteger um pouco mais esta barra.
A vantagem é que essa adaptação ficou por um preço 1/6 do valor de uma caixa nova. Falta testar a viatura na trilha...
lucciano amaral
20/05/2013, 11:05
DAlmo bom dia, se vc vier a varginha nao se esqueça de pegar comigo a sua turbina, devo viajar na quarta feira, assim se vc vier deposi de quarta me avisa que deixo a turbina com o edwin.
abraços
titanium
20/05/2013, 14:33
Sem problemas, me liga 9989 3333!!
Segue as fotos que prometi:
412125412126412127412128412129412130
Muito bem adaptado, Edwint!!
Maravilha! Parece que ficou bem confiável a instalação dos componentes.
Me diga uma coisa.. o suporte que você fabricou, ficou instalado na furação do suporte original? ou teve que fazer mais algum furo?
Qual espessura da chapa utilizada para o suporte?
Abraços
Muito bem adaptado, Edwint!!
Maravilha! Parece que ficou bem confiável a instalação dos componentes.
Me diga uma coisa.. o suporte que você fabricou, ficou instalado na furação do suporte original? ou teve que fazer mais algum furo?
Qual espessura da chapa utilizada para o suporte?
Abraços
Vc fala do suporte tipo high sterr? ou o suporte da caixa de direção?
- Para resolver o problema do high sterr, utilizei um braço do munhão lado esquerdo de cabeça p/ baixo (70,00) corrigindo o angulo do terminal.
- O suporte de caixa usei chapa de 1/2 polegada cortada conforme um molde feito anteriormente de papelão (muito fácil de fazer, não foi possível aproveitar o suporte da caixa original), aproveitei somente a furação do chassi do suporte anterior.
Qualquer duvida me pergunte, estamos aqui p/ ajudar!!
titanium
22/05/2013, 13:55
Vc fala do suporte tipo high sterr? ou o suporte da caixa de direção?
- Para resolver o problema do high sterr, utilizei um braço do munhão lado esquerdo de cabeça p/ baixo (70,00) corrigindo o angulo do terminal.
- O suporte de caixa usei chapa de 1/2 polegada cortada conforme um molde feito anteriormente de papelão (muito fácil de fazer, não foi possível aproveitar o suporte da caixa original), aproveitei somente a furação do chassi do suporte anterior.
Qualquer duvida me pergunte, estamos aqui p/ ajudar!!
Beleza, Edwint! Já respondeu sim!
Valeu e um Abração!
gcapparelli
26/05/2013, 20:53
Foi colocado uma caixa de direção do Dodge Charger no Toyota Bandeirante. Praticamente não existe adaptação as ser feita, basta recortar o suporte da caixa do Dodge que é presa com 3 parafusos, lixando bem a parte de saida do setor de direção. Caso o Bandeirante tenha o suporte da caixa de direção original tipo mancal, basta colocar a caixa recortada no suporte original. Observa-se que a caixa do Dodge é muito forte, e extersa muito mais que o Bandeirante. Assim se faz necessário, colocar um fim de curso. Que também foi utilizado uma biela colocada junto ao suporte original da caixa, onde nesta biela foi soldado uma haste de amortecedor com as extremidades viradas de forma que o braço de direção ao chegar no final com a roda do bandeirante totalmente virada, não forçaria a caixa, evitando assim que pudesse forçar todo o sistema de direção, bem como a própria caixa.
Neste caso utilizamos a bomba hidráulica do Santana. O resultado final foi perfeito. Não parece adaptação. Com o limitador colocado, ao chegar no final com a roda totalmente virada a caixa não força, como também não fica "cantando" correias e forçando o chassi do veículo como também todo o sistema de direção. Ficou ótimo. Veja as fotos seguintes.
41371041371241371341371441371541371641371741371841 3719413720413722413711
Carlo Pecca
29/05/2013, 09:08
Gabriel
muito legal essa adaptação, ficou simples e funcional. Na tua área é fácil encontrar uma DH do Dodge a que preço?
gcapparelli
29/05/2013, 13:07
Estou em Franca, interior de SP... aqui existe uma pessoa que trabalha com restauração de veículos antigos, sobretudo Dodge, ele que arrumou essa caixa, e se não me engano, tinha mais uma!!! O conjunto (caixa + mangueiras) pagamos R$750,00. Fora isso teve mais a bomba e a mão de obra, tudo completo ficou em torno de R$2500,00!
Glauco mendes
29/05/2013, 19:59
Segue fotos do setor hidraulico do dodge com preparação para o toyota bandeirante.
MarcioNatal
30/05/2013, 01:09
Glauco, por favor, esse braço pitman é original dessa setor? Caso afirmativo, já teve a curiosidade de ver se o pitman original da Band(com DH) dá certo no setor hidráulico do Dodge?
Um abraço.
Carlo Pecca
31/05/2013, 19:14
Gabriel
obrigado pela dica. `e possível vc passar o telefone dele de forma a ver a possibilidade de comprar a outra DH?
Meu email: clpgpecca@ig.com.br
Glauco mendes
01/06/2013, 09:09
Glauco, por favor, esse braço pitman é original dessa setor? Caso afirmativo, já teve a curiosidade de ver se o pitman original da Band(com DH) dá certo no setor hidráulico do Dodge?
Um abraço.
Bom dia Marcio sim o pitman original da band cabe certinho neste setor a estria é a mesma, este setor é ZF eu acho que eles usam o mesmo padrão.
MarcioNatal
01/06/2013, 09:15
Excelente notícia Glauco. O da minha viatura está com um desgaste na estria e fica uma folguinha. Sabendo disso posso comprar um original da band para substituir o que tenho, que é do Dodge. Obrigado e bom final de semana!
Márcio Humberto
gcapparelli
10/06/2013, 21:57
Gabriel
obrigado pela dica. `e possível vc passar o telefone dele de forma a ver a possibilidade de comprar a outra DH?
Meu email: clpgpecca@ig.com.br
Boa noite Carlo...
Falei com o Sr. João, que me vendeu a DH, ele tinha mais uma... porém a que ele tinha lá ainda, disse que esta com problema, acabou enferrujando e não tem como usar!!! Caso apareça alguma, ficou de me avisar. [ ]s
Carlo Pecca
10/06/2013, 22:00
Valeu Gabriel.
Grd.Abraço.
sebastiao colombi
19/06/2013, 20:03
Pessoal estou acompanhando o topico muito bom, tambem vou colocar uma DH na minha band 91 a minha e dura de mais rss ja deu o que tinha de dar .. so estou na duvida qual colocar tinha um F100 com DH do landau mas era muito mas muito mole demais, a pergunta e seria bem firme ou mole igual a do landau.... outra coisa me falaram da s10 , esta seria adapitada na frente ou da pra ficar dentro do cofre...
como ficou a adaptação
direção hidraulica Toyota bandeirantes em funcionamento - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BzLxAUZP6nY)
OliveiraDf
24/06/2013, 14:19
Pessoal estou com uma caixa de direção do opala e, bomba com reservatório acoplado, estou pensando em fazer a adaptação la na frente mesmo.
Gostaria de saber se esta caixa aguenta, é segura? Uso minha bandeirante com pneu 31, no dia a dia, passeios em estrada de chão, futuramente quando terminar a reforma em viagens de até 5 mil km.
Obrigado
dalmo cruz torres
02/07/2013, 21:37
Oliveira, rodei com uma caixa do Ômega no meu bandeirante por 4 anos, tirei para colocar uma original e me arrependi. Coloca sem medo.
Carlo Pecca
03/07/2013, 15:32
como ficou a adaptação
direção hidraulica Toyota bandeirantes em funcionamento - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BzLxAUZP6nY)
Cara! : colocar o filho marombeiro para virar o volante... é brincadeira, he, he, he!!!
Parabéns Edwint, ficou 10.
Grd Abç.
junior888
03/07/2013, 19:23
Edwint, de que veiculo é essa direção? parece que ficou muito bom mesmo, parabéns pelo serviço...
dalmo cruz torres
25/09/2013, 23:09
Estou á procura de outra dh para adaptar no meu jipe. Gostei muito da DH da S10, que é ZF. Alguém já colocou essa direção na Bandeirante?
Edwint, de que veiculo é essa direção? parece que ficou muito bom mesmo, parabéns pelo serviço...
usei a co caminhão 3/4 da iveco, mesmo dos Vw 8.150 ficou ótimo, alem de ser uma caixa moderna a um custo barato. adaptacao completa saiu por volta d de uns +-1600,00. ja tinha a bomba usada.
Sergio,
Me diz uma coisa, meu camarada... você colocou POLIA DUPLA no Virabrequim E duas CORREIAS para rodar o Alternador E a Bomba DÀGUA.
Correto???
E na Bomba Dágua você colocou Polia TRIPLA, não foi isso?!?!?! Onde a TERCEIRA CANALETA DA POLIA DA BOMBA DAGUA faz girar uma correia que liga a Bomba da Direção Hidraulica, correto???
Mas me diga uma coisa........
E A CORREIA DO COMPRESSOR DO AR-CONDICIONADO, ONDE VAI???
desculpe-me as caixas altas no texto, mas é para destacar bem as palavras-chave!
hehehe.
Se puder tirar essa dúvida.. seria ótimo!
Valeu
Abraços
Titanium,
Olha como ficou...
Uma correia para girabrequim, alternador e bomba d'agua (conforme original)
Uma correia para bomba hidráulica e girabrequim (tive que colocar um rolamento do kadet no esticador da bomba para desviar a correia da polia da bomba d'agua).
dalmo cruz torres
27/09/2013, 18:55
Edwin, eu vou montar a caixa de direção na frente do chassis do meu jipe, mais ou menos como era antes de colocar a original. Estou pensando na caixa da S10. Alguém já montou a bandeirante com essa caixa?
dalmo cruz torres
28/09/2013, 10:25
Pessoal, alguém saberia me informar as incrições que vem na caixa de direção original da S10? Algum simbolo, algum sinal?
junior888
28/09/2013, 11:44
Edwin, eu vou montar a caixa de direção na frente do chassis do meu jipe, mais ou menos como era antes de colocar a original. Estou pensando na caixa da S10. Alguém já montou a bandeirante com essa caixa?
Por que vai substituir a original pela a da s10?
dalmo cruz torres
28/09/2013, 21:06
Por que a original é uma B#(*&#a! ....
Pessoal, alguém saberia me informar as incrições que vem na caixa de direção original da S10? Algum simbolo, algum sinal?
De inicio eu ia colocar a caixa da s10, mas como tinha que ser no local original 9 por causa do guincho) optei por esta outra caixa. A caixa da s10 vira p/ lado invertido da toyota, dae teria que fazer um suporte de modo que a caixa trabalhasse de cabeça p/ baixo. Caso vc for colocar na frente da band, em pé acho que da certo.
hercilio.neto
29/09/2013, 13:39
Os problemas atribuídos à direção original do Bandeirante, na minha opinião, não tem a ver com a caixa nem com os terminais, mas sim com o próprio projeto do sistema. Vale lembrar que todos os BJ e FJ da série 4 são assim no mundo todo.
Mesmo não havendo folgas na caixa e nos terminais, uma pequena torção na ligação da barra curta com a barra longa (que provoca até um estalo), permite uma folga no volante de uns 3 minutos.
Fora isso - que não tem solução - tem a quantidade de componentes que requerem ajustes. Castanha, pino central, terminais, barras, caixa, etc.
A caixa instalada na dianteira na vertical, que é a adaptação proposta, permite que o pitman seja ligado diretamente na barra curta e o terminal que a une a barra longa colocado em cima da barra, e não na frente como é o original, e assim eliminar a torcida que dá a folga. Com isso elimina-se a barra que vai da caixa até o pino central juntamente com o próprio pino central e todos os terminais envolvidos.
Mas quem se propõe a fazer essa adaptação tem que planejar muito bem. Saem os terminais, entram as cruzetas, as barras passarão por dentro do cofre e podem comprometer o espaço de projetos futuros, como instalação de turbina, troca do filtro de ar, instalação de ar-condicionado, guincho, etc. Principalmente se não forem usados a bomba e o suporte original.
Também tem que ser muito bem executado por uma questão de segurança, com isso não se pode relaxar, não é mesmo? Falo isso porque já vi gambiarras perigosas.
No mais, quando se opta por essa adaptação, pode-se utilizar a coluna de outros veículos, inclusive as escamoteáveis.
dalmo cruz torres
29/09/2013, 18:39
Hercílio, deixei a emoção falar mais forte...a caixa de direção é ótima, o sistema que é antiquado. Com a instalação da caixa na frente do chassis acaban-se os problemas de folga na direção.
Edwint, minha dúvida com relação a qual modelo adaptar é porque talvez alguém já tenha usado outra caixa que não a do Omega/Opala. Eestou pensando na da S10 porque até onde sei as originais são ZF, que garante manutenção fácil e econômica. Eu estava usando uma caixa do ômega, e estava muito satisfeito. Outra coisa, eu ví vários Band com direção do Ômega Opala e guincho mecânico.
Os problemas atribuídos à direção original do Bandeirante, na minha opinião, não tem a ver com a caixa nem com os terminais, mas sim com o próprio projeto do sistema. Vale lembrar que todos os BJ e FJ da série 4 são assim no mundo todo.
Mesmo não havendo folgas na caixa e nos terminais, uma pequena torção na ligação da barra curta com a barra longa (que provoca até um estalo), permite uma folga no volante de uns 3 minutos.
Fora isso - que não tem solução - tem a quantidade de componentes que requerem ajustes. Castanha, pino central, terminais, barras, caixa, etc.
A caixa instalada na dianteira na vertical, que é a adaptação proposta, permite que o pitman seja ligado diretamente na barra curta e o terminal que a une a barra longa colocado em cima da barra, e não na frente como é o original, e assim eliminar a torcida que dá a folga. Com isso elimina-se a barra que vai da caixa até o pino central juntamente com o próprio pino central e todos os terminais envolvidos.
Mas quem se propõe a fazer essa adaptação tem que planejar muito bem. Saem os terminais, entram as cruzetas, as barras passarão por dentro do cofre e podem comprometer o espaço de projetos futuros, como instalação de turbina, troca do filtro de ar, instalação de ar-condicionado, guincho, etc. Principalmente se não forem usados a bomba e o suporte original.
Também tem que ser muito bem executado por uma questão de segurança, com isso não se pode relaxar, não é mesmo? Falo isso porque já vi gambiarras perigosas.
No mais, quando se opta por essa adaptação, pode-se utilizar a coluna de outros veículos, inclusive as escamoteáveis.
OliveiraDf
30/09/2013, 23:14
dalmo, vi uma caixa de s10 instalada em uma rural, percebi que ela não tem aquela parteque segura o pitman tão comptrida como a caixa do omega, assim a caixa fica mais baixano no nivel do chassi, o cara teve que fazer um furo na travessa que une as duas barras do chassi para passar a barra de direção. ficou muito bom o serviço
OliveiraDf
30/09/2013, 23:19
dalmo achei uma igual aqui no forum da rural, esta do link é mecanica.
OliveiraDf
30/09/2013, 23:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/103238-adaptacao-de-direcao-hidraulica-blazer-s10-em-rural-e-f-75-a-6.html