Ver Versão Completa : Adaptação de DH na Bandeirante.
dalmo cruz torres
01/10/2013, 09:34
Oi Oliveira. Obrigado por enviar a foto, é assim mesmo que eu irei montar a caixa de direção, na frente do chassis.
OliveiraDf
01/10/2013, 11:48
Dalmo como é que vai fazer o furo no chassi, eu gostaria de fazer o serviço em casa, eu cheguei a comprar a caixa do omega, mas quando vi a da S10 achei bem melhor, fica mais escondida.Abraço
lucciano amaral
01/10/2013, 12:44
Amigo Oliveira, pelo que sei a caixa da l200 gira no mesmo sentido da band, podnedo colocar dentro do cofre, mas vamos deixar o dalmo falar pois ele entendi do assunto.
OliveiraDf
01/10/2013, 14:48
Uma outra alternativa dentro do cofre seria muito bom, mas como estou desistindo de vender minha band, vou trocar minha caixa de omega por uma da s10.
Dalmo monta um tutorial ai pra gente, estou querendo fazer em casa mesmo.
Abraço pessoal.
dalmo cruz torres
01/10/2013, 15:03
Oliveira, o meu jipe é com motor toyota. Por mais que eu tenha "matutado" eu não consegui ver meio de colocar a caixa de direção dentro da lataria. Lembro-me que um conhecido estava colocando a caixa de direção do Land Rover, ou do JPX, não me lembro, por dentro da lataria. MAs esses dois modelos de caixa de direção fogem ao meu propósito de ter uma caixa de direção ZF, por conta da fácil manutenção.
O meu jipe rodou alguns anos(quase 4)com a direção do ômega. Eu montei essa direção na parte da frente do chassis, mas no lado de fora. A caixa ficou muito bem instalada, mas por causa da posição dela não podia usar penus grandes ou maiores que os 225 aro16.
Eu voltei a caixa original porque estava pensando em vender o jipe, e todo mundo torce o nariz para adaptação. MAs, resolvi que não veleria à pena vender meu jipe, e a caixa de direção original, com o sistema original fica alguns milhões de vezes abaixo da direção do ômega.
Eu tinha montado a direção do Ômega por fora do chassis porque queria instalar um guincho hidráulico e achei que não daria para colocar os dois na parte de dentro do chassis. Bem hoje eu já sei que dá para instalar um guincho mecanico com a caixa de direção do Ômega por dentro do chassis.
A caixa de direção do ômega ou do Opala fica perfeita para o Bandeirante. Pensei na da S10 simplesmente por ter uma maior chance de encontrar uma peça com pouco uso. MAs se vc encontrar uma direção do ômega ou Ôpala perfeita, já vale à pena.
Sobre a instalação, eu não furei o chassis, usei os furos originais. O chassis do Bandeirante já tem os furos onde vai o suporte da barra intermediária. Fiz uma chapa de aço para servir de berço da caixa de direção. e prendi essa chapa no chassis, e a caixa de direção vai presa nessa chapa.
Vou ver se encontro umas fotos do sistema antigo para te mandar.
OliveiraDf
01/10/2013, 18:43
Valeu Dalmo, se encontrar as fotos posta aqui pra gente. obrigado
OliveiraDf
01/10/2013, 23:27
Dalmo, porque você falou que não dava para colocar pneu 33 com a caixa do omega, ela não aguenta o peso dos pneus? Eu tenho a caixa do omega 2.2, estou pensando em trocar pela da S10, aqui em Brasília consigo por um bom preço.
Abraço
guilhermeabreu
01/10/2013, 23:54
Tenho um ENGESA que adaptei a caixa do OPALA , mas como ela ficava ao lado do radiador e precisei de aumentar a largura do radiador , troquei pela caixa da S-10 elas são muito parecidas ,mas a da S-10 a direção fica bem mais leve e tive que colocar ela bem lá na frente do chassi por dentro .
No meu caso foi colocada ela inclinada em relação ao chassi para que a barra da direção que sai da caixa e vai para a coluna da direção tivesse apenas duas barras , o KIM colocou no dele fixada no chassi e teve que usar 3 barras da caixa até a coluna da direção e com isto teve que colocar um mancal no meio para que as barras não ficassem loucas .
Mas fica muito bom a da S-10
dalmo cruz torres
02/10/2013, 09:12
Oliveira, por causa da posição que tinha montado a caixa de direção o pneu grande raspava na caixa.
lucciano amaral
02/10/2013, 09:32
DAlmo, bom dia, vc viu meu post sobre a caixa hidraulica da l200? esta uns 4 post atras, valeusss
titanium
02/10/2013, 10:38
Bom dia OLIVEIRA!!
Ótimo saber que você VAI FICAR com a Band!!!
Como sabes estou em Brasília! Se precisar de algo, alguma ferramenta, etc. só gritar.
A rotina anda meio corrida, mas vamos combinar algo!
Aí vai umas fotos da instalação de uma caixa de ômega (acho) numa Band (não sei de quem é).
DALMO, eu vou instalar a caixa do Dodge Charger (ou seria do Dart??? não lembro) dentro do cofre.
Dizem que ela é ZF e que o kit de reparo é semelhante ao da caixa da band.
Abraços
dalmo cruz torres
02/10/2013, 22:13
Luciano, ví sim, desculpe por não ter respondido. É que o cara que comprou as peças da direção que tirei da minha Band está vendendo elas, e eu estou negociando com ele. Vou ver se compro as peças dele.
Titanium, a caixa de direção do dodge é boa, mas tem dois problemas, é uma peça antiga, o segundo, não eliminam as probleaticas do sistema de barras antigo.
lucciano amaral
03/10/2013, 08:48
Dalmo bom dia, ok, abraços
OliveiraDf
03/10/2013, 10:01
Titanium, que bom que já está em Brasília. Eu estou na reta final da 1a etapa da minha casa, a correria ta grande de mais, temos que juntar o pessoal. Se eu precisar das ferramentas te falo. Valeu mesmo.
obrigado pelas fotos!
fabiano r
03/10/2013, 13:42
Boa tarde!
Eu tenho a DH do opala/omega instalada se precisarem de alguma foto ou informação é só pedir.
Oliveira! É bom saber que vai ficar com a band! Abração!
OliveiraDf
04/10/2013, 13:25
valeu Fabiano, quando puder coloque umas fotos.
abraço
fabiano r
04/10/2013, 13:45
valeu Fabiano, quando puder coloque umas fotos.
abraço
Oliveira, amanhã tiro as fotos e posto aqui. (a band está na oficina p trocar o retentor do diferencial que ficou vazando quando troquei o cambio e não encontrei na cidade p trocar na hora, semana q vem vou testar uma turbina K16 no lugar da minha garret 42/48 dai sim vamos ver se é bixo mesmo como dizem rsrs)
fabiano r
05/10/2013, 09:33
Oliveira segue as fotos, se precisar de mais alguma coisa é só pedir! Não tirei foto da bomba (essa comprei original do mercedes 608/709/710 na época paguei R$ 630,00) o reservatório é o mesmo da F1000 e F4000 (uma bosta pq vive derramando tenho que trocar por algo mais moderno) a DH é ZF a mesma usada em F1000 F4000 Opala é tudo igual (essa não tenho o valor mas encontra a bom preço)
Detalhe é o cardã que vc vai precisar para conectar a coluna de direção até a DH essa tem que ser "elástica" pois a carroceria e o chassi trabalham e se ela não for elástica pode acontecer de com um solavanco se soltar (já aconteceu comigo quando era fixa por sorte foi apenas uma pancada em uma mureta e entortou as quatro rodas então atente para esse detalhe) procure um material de boa qualidade pois antes dessa que tenho tentei com cardã de maquina agricola e com a barra do chevete ou omega que achei em um ferro velho no inicia pareciam boas depois de uns dias tinha uma baita folga dai encontrei essa estriada que segundo o amigo que conseguiu é da coluna de direção do caminhão mercedes (não sei ao certo de qual modelo). outro detalhe é o braço que fixa o radiador que tem que ser entortado levemente e se você usa para choque com quebra mato vai ter q vazer uma manobra para desviar da DH. Espero que lhe ajude. Abraço!
433807 433808 433809 433811 433812 433813 433814433815
433816 433817 433818
fabiano r
05/10/2013, 09:40
Eita que achei uma foto que aparece a bomba e o reservatório que foi tirada a tempos antes de mudar muita coisa na band, tem ali o ferro que se soltou ainda, postei essa apenas para vc ver a bomba e o reservatório, veja que tenho a bomba do lado esquerdo mas o suporte original fica do lado direito na minha foi feito uma gambiarra pois já estava feito esse suporte.
433823 433824
dalmo cruz torres
06/10/2013, 23:42
Fabiano, parece ter ficado muito boa a adaptação. Sobre a barra de ligação entre a coluna e a caixa, ela é dos caminhões mercedes? Mas precisou alterar aluma coisa nas estrias?
fabiano r
07/10/2013, 07:40
Fabiano, parece ter ficado muito boa a adaptação. Sobre a barra de ligação entre a coluna e a caixa, ela é dos caminhões mercedes? Mas precisou alterar aluma coisa nas estrias?
Dalmo eu cortei as duas pontas e soldei as cruzetas da coluna do chevete pois elas fechavam com as estrias da coluna que tinha na minha band, nem tentei fazer nada com a cruzeta q veio na barra pois estava com folga.
dalmo cruz torres
07/10/2013, 10:31
Entendí, usou apenas a barra de pânico mesmo. Vou dar um cata nessa barra por aqui, pois vou reinstalar a direção do Ômega no meu jipe.
Depois posto fotos.
sebastiao colombi
18/10/2013, 20:20
Boa noite pessoal venho acompanhando o tópico, e chegou a hora de colocar uma DH na minha Toyota como já arrumei a parte dos teminais , troquei por rolmentados aquele braço na frente ..em fim nao tenho problema de direção passarinhando, tirei todas folgas, ficou ótima,mas por ser direção mecanica e muito pesada, estou procurando uma DH para colocar não da mais dirigir com direçao mecânica muito pesada
Boa noite, tenho uma band Pick up 1984 e gostaria de colocar uma dh nela pois a direção original da mesma é muuuuuiiiiito pesada, como sou meio novo no universo das 4x4 gostaria de saber qual a adaptação mais indicada para a minha band, gostaria tb de saber quais peças terei de trocar , quais peças deverei comprar e quais deverei adaptar
agradeço desde já
abraços
Glauco mendes
20/10/2013, 22:17
Boa noite, tenho uma band Pick up 1984 e gostaria de colocar uma dh nela pois a direção original da mesma é muuuuuiiiiito pesada, como sou meio novo no universo das 4x4 gostaria de saber qual a adaptação mais indicada para a minha band, gostaria tb de saber quais peças terei de trocar , quais peças deverei comprar e quais deverei adaptar
agradeço desde já
abraços
Blz Jeff se for adaptar coloca uma do opala ou do omega que são mais baratas e facil de achar, se o motor for MB tenta colocar a bomba ZF com os suportes originais que fica bacana...
Boa noite Glauco o motor dela e o MB mesmo, ja me falaram para colocar a dh de opala, so q nao sei bem quais peças devo trocar, modificar ou comprar
Glauco mendes
20/10/2013, 22:46
Boa noite Glauco o motor dela e o MB mesmo, ja me falaram para colocar a dh de opala, so q nao sei bem quais peças devo trocar, modificar ou comprar
Blz Jeff vc terá que comprar a caixa hidraulica do opala, a bomba hidraulica com polia e suportes, mangueiras reservatório e correias, da sua vai sair fora a caixa mecânica, o pino central e a barra que liga o pitman, depois disso vc fará a instalação da caixa do opala no lugar do pino central na ponta do chassi.
PS: Ia esquecendo vc tera que comprar um conjunto de crusetinhas para ligar a coluna de direção a caixa de direção!
Muito boa a sua explicação, agradeço muito a sua atenção, assim q comprar as peças eu monto.
mais uma vez te agradeço pela atenção e ajuda.
abraços
OliveiraDf
20/10/2013, 23:28
Alguém já utilizou outra barra de direção? Estou pensando em colocar a da S10 (escamoteável), um mecânico me falou que esta barra é um perigo. A minha barra da direção mecânica está um lixo. Consegui a da S10 por 100k.
Dalmo/amigos, minha maior dúvida é como montar as cruzetas, e quais barras comprar para ligar a barra de direção a caixa.
Glauco mendes
20/10/2013, 23:38
Alguém já utilizou outra barra de direção? Estou pensando em colocar a da S10 (escamoteável), um mecânico me falou que esta barra é um perigo. A minha barra da direção mecânica está um lixo. Consegui a da S10 por 100k.
Dalmo/amigos, minha maior dúvida é como montar as cruzetas, e quais barras comprar para ligar a barra de direção a caixa.
Oliveira vc pode optar pela barra da D20 que é telescopica e já vem completa ou a do Fiat só tera que aumentar no comprimento.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRbynemAUkUEQT32qe3xFr8wU8GtOka3 YBRgSRAWy9aDFhU9-ObBA
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSxV3JeDVziaIzrwLzlyqtdmIYVMLNEJ l4YxwfExLIGaY1l6TDU
OliveiraDf
21/10/2013, 14:25
Glauco, olha esta que achei na Gama 4x4, é necessário comprar as duas?
Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/barra-de-direcao-da-caixa-a-coluna-para-adaptar-direcao-hidraulica-em-jeep-ou-toyota.html)
Cardan para adaptar direção hidraulica em 4x4 (http://www.gama4x4.com.br/cardan-para-adaptar-direc-o-hidraulica-em-4x4.html)
fabiano r
21/10/2013, 15:43
Glauco, olha esta que achei na Gama 4x4, é necessário comprar as duas?
Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/barra-de-direcao-da-caixa-a-coluna-para-adaptar-direcao-hidraulica-em-jeep-ou-toyota.html)
Cardan para adaptar direção hidraulica em 4x4 (http://www.gama4x4.com.br/cardan-para-adaptar-direc-o-hidraulica-em-4x4.html)
Oliveira, tive muitos problemas com esse "cardã" quando comprei a band era fixo uma barra com as cruzetas nas pontas dai em um solavanco arrancou da caixa hidraulica e tive uma experiência muito desagradável ao ficar sem direção, depois disso passe por três barras diferentes até acertar uma que não crie folgas, eu trocava usava uns meses e já começava criar folga só resolveu com a barra estriada.
435813
Outra coisa, quando for adaptar o cambio sincro se quiser instalar um freio de mão usando a alavanca do freio antigo me avisa que eu te passo como fiz com o meu. Abraço!
OliveiraDf
22/10/2013, 09:59
Fala Fabiano, estou ainda perdido com a compra desta barra. Esta semana vou comprar a bomba da DH (a do Omega), e a coluna escamoteável da S10.
Qual barra estriada é esta (de qual carro), como ela se liga coluna de Direção e a caixa?
Tem como você mostrar de forma esquematizada, passo a passo? quase um tutorial
obrigado pelas dicas, em breve vou precisar de ajuda com o freio de mão.
grande abraço
fabiano r
22/10/2013, 11:28
Fala Fabiano, estou ainda perdido com a compra desta barra. Esta semana vou comprar a bomba da DH (a do Omega), e a coluna escamoteável da S10.
Qual barra estriada é esta (de qual carro), como ela se liga coluna de Direção e a caixa?
Tem como você mostrar de forma esquematizada, passo a passo? quase um tutorial
obrigado pelas dicas, em breve vou precisar de ajuda com o freio de mão.
grande abraço
Oliveira a barra é de caminhão segundo o mecanico que me deu ela, mas já procurei p caramba na internet qual seria exatamente essa barra e não encontrei até tem algo parecido mas igual não encontrei, o negócio é procurar uma barra que seja elástica e estriada para não começar a criar folga com o tempo, a ligação foi feita soldando uma cruzeta em cada ponta (usei as cruzetas da coluda do chevete pois fechava com as estrias da coluna da minha band) não tem mistério é cortar no tamanho e soldar o que pode mudar é alguma coisa nas conexões mas isso se ajusta na hora.
Vamos marcar um dia desses, entramos em contato via skype dai você olha e tira suas dúvidas, manda uma MP com seu contato para eu add aqui. Abraço!
sebastiao colombi
25/10/2013, 11:11
Pessoal estou colocando uma DH na minha band já pesquisei diversas como a orignal esta meio difícil ... estou procurando uma que de certo no mesmo lugar da original... vi a d D20.. F1000.. F250 do mb Sprint esta ate parece que da certo ...mas fica a duvida quanto o braços virar para mesmo lado .... se alguem puder me ajudar agradeço
OliveiraDf
25/10/2013, 11:31
Sebastião, você viu a caixa e o Edwint instalou, e a do dodge?
sebastiao colombi
25/10/2013, 11:40
Entao Oliveira a do Edwint me parece que ficou bem adaptada mas mas preciso de mais infomaçao se o Edwint estiver lendo poderia confirmar se fcou funcional ai eu porta para uma igual.. a do dodge eu não quero fica muito mole a direção apesar de ter uma f100 com caixa do galaxi ... era muito mole eu ate constumei era bem instalada mas na band quero outra valeu Oliveira
Glauco mendes
25/10/2013, 22:42
Para quem quer uma adapatação como a original o ideal é esta cx da foto.
http://img1.mlstatic.com/caixa-de-direco-toyota-hilux-setor-1994_MLB-O-4149185522_042013.jpg
Entao Oliveira a do Edwint me parece que ficou bem adaptada mas mas preciso de mais infomaçao se o Edwint estiver lendo poderia confirmar se fcou funcional ai eu porta para uma igual.. a do dodge eu não quero fica muito mole a direção apesar de ter uma f100 com caixa do galaxi ... era muito mole eu ate constumei era bem instalada mas na band quero outra valeu Oliveira
Entao, depois de um bom tempinho fora, estou de novo no forum... então, a caixa ficou perfeita e por ser uma caixa moderna, não fica muito macia quando em alta velocidade , mas parado e em baixa rotação fica bem macia, estou adorando. Esta caixa que adaptei foi de um caminhão 3/4 iveco, usada nos mercedinhos e também nos caminhões Vw, de inicio pensei que ia ficar muito grande, mas coube direitinho.
Esta caixa foi uma oportunidade unica. é que a iveco faz testes em caminhões e depois desmancha tudo e por incriível que pareça, vai tudo p/ sucata... esta caixa estava num lote destes, pecas novíssimas, comprei uma turbina que nem fuligem direito tinha, por 300,00 os motores,puts, marquei bobeira e deixei passar, por 1.000!!! fiquei com medo de comprar por estarem sem a parte eletrica... fazer oque né!
Mas valeu a pena colocar a caixa, estou super contente e satisfeito com os resultados.
Pessoal estou colocando uma DH na minha band já pesquisei diversas como a orignal esta meio difícil ... estou procurando uma que de certo no mesmo lugar da original... vi a d D20.. F1000.. F250 do mb Sprint esta ate parece que da certo ...mas fica a duvida quanto o braços virar para mesmo lado .... se alguem puder me ajudar agradeço
IMPORTANDE vc verificar para qual lado vira a direção antes de comprar... por exemplo a da S10 gira p/ sentido contrario ao da band, neste caso não da pra colocar no local original.
Olá, enfim chegou a DH pra minha band, comprei uma DH completa de opala 1992 agora só falta fazer a montagem, mas me surgiu uma dúvida, alguém saberia em responder se posso utilizar a barra de direção original da band?? ou terei q comprar outra se tiver q comprar outra qual me sugerem ???
Glauco mendes
29/10/2013, 20:12
Olá, enfim chegou a DH pra minha band, comprei uma DH completa de opala 1992 agora só falta fazer a montagem, mas me surgiu uma dúvida, alguém saberia em responder se posso utilizar a barra de direção original da band?? ou terei q comprar outra se tiver q comprar outra qual me sugerem ???
Jeff vc vai usar as originais mesmo!!
muito obrigado glauco, vou instalar a dh assim q terminar a pintura base da band
em breve postarei fotos.
sebastiao colombi
05/11/2013, 11:59
Pessoal alguém conhece ou já viu cx dh da D20 na Toyota Bandeirante sera que ela da certo o braço viera como os da originais agradeço a colaboração
boa noite, me surgiram novas duvidas na instalação da dh, como por exemplo em qual polia devo colocar a correia da bomba da dh, se possivel gostaria de saber onde comprar as cruzetas para colocar na barra de direção pois nao encontrei aqui na minha cidade, agradeço desde ja
abraços
fabiano r
06/11/2013, 07:42
boa noite, me surgiram novas duvidas na instalação da dh, como por exemplo em qual polia devo colocar a correia da bomba da dh, se possivel gostaria de saber onde comprar as cruzetas para colocar na barra de direção pois nao encontrei aqui na minha cidade, agradeço desde ja
abraços
Bom dia JeffRS!
Amigo depende do tipo da fresa da ponta da coluna, no meu caso uso as cruzetas da coluna do chevete que se encontra em qualquer ferro velho e geralmente em ótimo estado (não é uma cruzeta muito robusta mas nunca tive problemas).
certo vou procurar nos ferros velhos e ver se acho, mas vc pode me dizer qual polia devo colocar a correia da bomba, vi aqui q pode ser colocado na bomba d'agua e na ventoinha , mas nao sei bem qual eh a mais segura e facil de fazer
Glauco mendes
06/11/2013, 21:22
certo vou procurar nos ferros velhos e ver se acho, mas vc pode me dizer qual polia devo colocar a correia da bomba, vi aqui q pode ser colocado na bomba d'agua e na ventoinha , mas nao sei bem qual eh a mais segura e facil de fazer
Jeff posta uma foto das peças que tens que eu te ajudo.
ainda não comecei a montagem pois a band tah finalizando a parte de funilaria, e soh poderei começar daqui a umas 2 semanas, por isso estou apenas pedindo instruções , de como montar de uma maneira mais segura e no momento soh tenho fotos da direção original dela
438341438342438343438340
Glauco mendes
06/11/2013, 22:15
ainda não comecei a montagem pois a band tah finalizando a parte de funilaria, e soh poderei começar daqui a umas 2 semanas, por isso estou apenas pedindo instruções , de como montar de uma maneira mais segura e no momento soh tenho fotos da direção original dela
438341438342438343438340
Blz as peças que estaão na primeira, segunda e ultima foto sai tudo fora, no lugar da polia da terceira foto vc vai substituir por uma com 3 vias, no virabrequim vai colocar uma com 2 vias, no alternador também duas vias, o ideal é comprar uma bomba hidraulica original ZF com os suportes ai fica show, ai basta instalar o setor do opala lá na frente ligar as barras e mangueiras e boa..
Compri um kit completode dh do opala e pelo q vi a bomba eh original da zf mesmo
Glauco mendes
06/11/2013, 22:22
Compri um kit completode dh do opala e pelo q vi a bomba eh original da zf mesmo
A ZF do opala também dá só que tem que fazer um suporte para instalação e a original da band ou motor MB já tem o lugar certo!
E essa polia de 3 vias q vc fala e facil de encontrar?? Andei procurando no mercado livre mas nao achei nada
Bah se eu soubesse q a bomba original dela eh melhor nem tinha gastado comprando a do opala,mas como vc disse da pra fazer um suporte e montar com essa mesmo
Glauco mendes
06/11/2013, 22:31
Bah se eu soubesse q a bomba original dela eh melhor nem tinha gastado comprando a do opala,mas como vc disse da pra fazer um suporte e montar com essa mesmo
Da sim , basta pegar alguém que faça com capricho, coloca ela do lado direito do motor conforme a original.
O meu grnde problema e o tempo mesmo, pois trabalho o dia inteiro e nao tenho muito tempo pra ir atras de pecas, por isso dou preferencia por comprar pela net.Como vc disse antes preciso entao trocar as tres polias uma com 3 vias e as outras com 2 vias certo??
Depois de muito tempo, segue a foto prometida!!!
Não ficou muito boa, mas dá pra ter uma idéia....
Trata-se de um setor das F350 novas...e ficou um espetáculo!!!
Muito macia e com excelente dirigibilidade...
Recomendo a todos!!
Eder
446034
CAPT GOTTLIEB
08/01/2014, 18:05
Acabei de adaptar uma DH de Opala 1988 (ZF). A barra de direção precisou ser adaptada também e o mecânico usou do Fiat Tempra. Estou rodando há mais de um mês e está ótimo. Nunca mais quero dirigir Band sem DH. 446206446207 É claro que esta adaptação não ficou bonita, mas é bem robusta e combina muito bem com a valentia deste maravilhoso Jeep Toyota.
sebastiao colombi
11/01/2014, 20:04
Vai de novo??? recentemente comprei uma cx dh originalpara minha Toyota agora estou a procura de peças como suporte bomba e outros itens estou para adquirir o suporte da bomba da direção alguém poderia me passar o nomero da peça ou fotos para ver se exto oque estou comprando segue uma foto
sebastiao colombi
12/01/2014, 21:38
valeu galera obrigado pela resposta
titanium
13/01/2014, 11:36
valeu galera obrigado pela resposta
Sebastião, se ninguém respondeu é por que ninguém sabe! rsrs..
Acabei de instalar a DH na minha Band e passei pelo mesmo problema.
O cara que foi instalar brincou por um dia inteiro de PÕE-E-TIRA... tentou várias peças...
Pelo que consegui entender da ladainha toda é que existem 4 conjuntos de direções hidráulicas para os motores Mercedes (314, 364, 352, 366)..... mas só 4 combinações para todos eles.
Dizem que a da toyota bandeirante é específica.... na verdade eu não descobri se é ou não é específica.
Mas o camarada conseguiu instalar uma que deu certo.
Não consigo verificar o número pra ti hoje. Mas em breve levarei a band para revisar a DH (que está chiando muito) e se der, vejo o número da peça pra ti.
Agora... o melhor é desenhar os furos do seu motor num papel (fazer um negativo) e levar numa casa de peças pra ele te dar uma compatível com seus furos... pois o que muda mesmo são os furos.
Abraços
sebastiao colombi
13/01/2014, 12:42
Blz abraços titanium
sebastiao colombi
15/01/2014, 12:35
Titaniun consegui todas as peças para colocar a direção como já tinha comprado a caixa... comprei tudo so falta as mangueiras
bomba suporte de bomba esticador todas as polias que precisa e ainda mais por um preço que caiu do ceu 800,00 e o cara tinha mais alguma coisa ainda abraços
titanium
15/01/2014, 13:00
Sebastião, nesse preço aí REALMENTE foi coisas dos Céus!!
Também consegui num preço bacana.. ficou uns 900,00 COM mão de obra, polias, mangueiras, suportes, esticadores, bomba, etc.
O setor eu tinha também!
Bom!
Agora levei minha band pro mecânico mas não pude voltar lá pra acompanhar o serviço...
Dentre outras coisas, foi tensionar a correia da DH e do alternador... a DH estava chiando muito quando virava...
A bomba que coloquei foi do 1113.
O kit ficou SHOW!
O setor hidraulico é da posição original, mas estou com problemas no braço pitman..
Você está colocando qual Setor???
Bomba de qual carro está colocando?
Abraços
sebastiao colombi
15/01/2014, 20:35
Setor original a bomba e também original 7673 955 125 porem recondicionada so não tenho o suporte o setor mas se não achar vou fazer não e difícil o braço pitman e diferente do braço mecânico tem os dois ecanico e hidráulica tem uma pequena direrença
filipe reis de melo
18/01/2014, 13:51
quando comprei minha band ano passado apos dar o primeiro passeio, rsrrs que direção dura. ai tinha colocado como prioridade uma DH. ai fui em surubim-pe aqui no interior e vi uma band que o camarada diminuiu o braço pitimam. a direção ficou muito macia. fiz o mesmo na minha diminui o braço pitimam e e ainda coloquei um braço de direção aquele que parece um bumerangue com um rolamento. ficou muito macia quando comparada com o sistema antigo, tanto que nem penso mais em colocar DH. agora logico não se compara com a DH.
CAPT GOTTLIEB
18/01/2014, 16:00
Não é necessário que a DH seja exatamente original das últimas Bands, pois pode-se perfeitamente adaptar um DH de outro carro, com o mesmo efeito e um custo muito, muito, muito menor. Eu optei por usar uma caixa de direção hidráulica ZF do Opala 1988 (usada, porém em bom estado), bomba DHB e uma barra de direção do Fiat Tempra com frange. Toda a adaptação não chegou a R$ 1000,00 (mil), contando com a m.o. do mecânico. O resultado está sendo ótimo.
447414
CAPT GOTTLIEB
20/01/2014, 18:33
DH adaptada do Opala vista por outro ângulo.
sebastiao colombi
21/01/2014, 09:06
sem duvida, pode-se colocar uma outra sim, ate fica bem mais em conta mas eu optei pela original , pelo fato de não achar alguém para adapitar dentro do cofre e não na frente, por ter um guincho que toma toda a parte da frente, e depois que comprei o mecânico que vai instalar ne falou que sempre adapitou dentro do cofre rss ai já era tarde, mas por relatos de quem adapitou diz ficar melhor que original ... abraços
CAPT GOTTLIEB
24/01/2014, 20:15
eu uso a da s10, omega e opala ( são praticamente a mesma) lá na frente... fica boa e com ela lá você elemina uns 4 pontos que podem dar folga de direção..
Adaptei uma de Opala 1988, marca ZF e ficou excelente. Como o meu Jeep é uma carro de guerra acho que não ficou feio e até combina com a robustez do veículo. Acho que é uma boa adaptação e de baixo custo.
titanium
24/01/2014, 20:43
Essa é uma das poucas adaptações de peças (mecânicas que Não são originais) que acho que ficam melhores que as originais!
Como rebert colocou, elimina pontos de folga no sistema de direção.
No entanto, para quem pretende utilizar guincho mecânico futuramente, é melhor colocar uma na posição original.
Acabei de adaptar um setor do Dodge Dart, que segundo levantamentos que fiz É EXATAMENTE O mesmo número de série da original da band. Caixa ZF.
Inclusive o kit de reparos é extremamente similar.
Colega de fórum já falou que ela saiu numa versão das Bands como Original, mas aí não sei confirmar isso.
Sei que está na posição original e funciona super bem!
Estou muito satisfeito! Dirigi a minha band CD por mais de 1 ano com ela sem DH... DIFICILL!!!!!!!!
Abraços
sebastiao colombi
24/01/2014, 21:00
enquanto esta andando tudo bem rs mas parada e complicado, eu também peguei a minha hoje coloquei tudo original e outra coisa , quanto adapitar a direção de outro carro pelo relato de companheiros diz ficar melhor e logico bem mais em conta, como falei ate colocaria outra direção mas tinha que ser colocada dentro do cofre e a parte de cima como suporte e outras coisa seria tudo original mas fica outra coisa
CAPT GOTTLIEB
24/01/2014, 21:08
Após os 60 anos temos muitas desvantagens e problemas, mas a limitação física que a idade impõe, às vezes (raramente) pode ajudar a tomar algumas decisões. Eu não tenho mais condições para fazer trilhas, portanto por que devo instalar um guincho? Então a opção natural, prática e de baixo custo foi a adaptação de uma DH de Opala com uma singela bomba hidráulica do VW Fox/Polo e uma barra do Fiat Tempra com flange. Custo total (peças usadas e boas + m.o. mecânico) foi de quase R$ 1.000,00. Não me incomodo de fazer boas adaptações no meu Jeep, pois é um verdadeiro carro-de-guerra e um hobby ou até mesmo uma terapia. E eu só penso em vendê-lo no meu inventário. KKKKKKK!
CAPT GOTTLIEB
24/01/2014, 21:17
Algo que está sendo pouco comentado neste fórum é a pressão da bomba em relação a caixa da DH. Tem carros que 60 bar já é suficiente, mas outros precisam 80, 90 ou até 100 bar. Uma caixa "pesada" e uma bombinha "leve" tem tudo para dar errado, forçar demais e quebrar. Por outro lado, uma senhora bomba para uma caixa mais modesta pode acabar estourando mangueiras, causando desgastes prematuros e até mesmo deixar a direção muito leve e instável (até nas retas). Caixa de DH e bomba devem ser compatíveis, pois a pressão de trabalho fraca ou exagerada conduz ao desastre. O Hercilio, um notável catedrático em Band não é simpatizante de adaptações e eu entendo a opinião dele. Mas ele mesmo já escreveu com muita propriedade que quem for adaptar precisa fazer um serviço bem planejado e bem feito, pois gambiarras dão sempre errado e são perigosas.
hercilio.neto
25/01/2014, 00:11
O Hercilio, um notável catedrático em Band não é simpatizante de adaptações e eu entendo a opinião dele. Mas ele mesmo já escreveu com muita propriedade que quem for adaptar precisa fazer um serviço bem planejado e bem feito, pois gambiarras dão sempre errado e são perigosas.
Capt Gottlieb,
Não sou catedrático, não... rs... O que sei aprendi fuçando na Band e aqui no fórum.
Todas as alterações devem ser bem feitas e bem planejadas.
Convém pesquisar bastante antes de fazer qualquer mudança no jipe e de preferencia, optar por adaptações que já estão consagradas.
A adaptação do setor do Opala na frente da grade é bem comum. Elimina-se o braço central, a barra e a castanheira do pitman e com isso diminui a quantidade de terminais que podem causar folgas. Também é uma peça fácil de achar e muito mais barata do que a original da Band.
Embora o posicionamento da caixa seja o mesmo, cada um adapta a barra de direção do seu jeito. São utilizadas cruzetas e partes de barras de outros veículos e essa instalação deve ser muito bem estudada de acordo com o comportamento dinâmico do chassi x lataria (onde é preso o volante), pois se as medidas não forem exatas pode romper a junta elástica ou pontos de solda. Aliás, desnecessário comentar sobre os cuidados com a qualidade das soldas.
Além disso, ao dispor as barras e cruzetas deve-se prever a utilização do espaço no cofre do motor para não atrapalhar futuros up-grades, como utilização de filtro de ar maior, turbina ou intercooler.
CAPT GOTTLIEB
25/01/2014, 11:00
Capt Gottlieb,
Não sou catedrático, não... rs... O que sei aprendi fuçando na Band e aqui no fórum.
Todas as alterações devem ser bem feitas e bem planejadas.
Convém pesquisar bastante antes de fazer qualquer mudança no jipe e de preferencia, optar por adaptações que já estão consagradas.
A adaptação do setor do Opala na frente da grade é bem comum. Elimina-se o braço central, a barra e a castanheira do pitman e com isso diminui a quantidade de terminais que podem causar folgas. Também é uma peça fácil de achar e muito mais barata do que a original da Band.
Embora o posicionamento da caixa seja o mesmo, cada um adapta a barra de direção do seu jeito. São utilizadas cruzetas e partes de barras de outros veículos e essa instalação deve ser muito bem estudada de acordo com o comportamento dinâmico do chassi x lataria (onde é preso o volante), pois se as medidas não forem exatas pode romper a junta elástica ou pontos de solda. Aliás, desnecessário comentar sobre os cuidados com a qualidade das soldas.
Além disso, ao dispor as barras e cruzetas deve-se prever a utilização do espaço no cofre do motor para não atrapalhar futuros up-grades, como utilização de filtro de ar maior, turbina ou intercooler.
Hercilio, a modéstia é uma virtude, talvez uma das mais belas. Parabéns!
Neste fórum muitos participantes têm boa intenção, querem ajudar, mas falta-lhes conhecimento técnico. Então quando achamos alguém que fala com conhecimento ficamos alegres e satisfeitos, pois realmente vamos aprender muito e aplicar este conhecimento, da melhor maneira possível no nosso carro-de-guerra.
Eu adaptei a DH do Opala 1988, bomba hidráulica do VW Fox/Polo (pressão 100 bar) e usei uma haste com flange do Fiat Tempra para ligar a haste do volante com a caixa. Foi realmente um trabalho bem planejado e bem feito, embora não tenha sido difícil, pois o mecânico tem muita prática e vivência neste tipo de adaptação em Jeep Toyota.
CAPT GOTTLIEB
25/01/2014, 11:06
Usei a caixa do Opala 1988 e a Bomba Hidráulica do VW Fox/Polo (pressão de 100 bar).
448313
CAPT GOTTLIEB
25/01/2014, 11:09
Caixa do Opala 1988 e a Bomba Hidráulica do VW Fox/Polo (pressão de 100 bar).
448314448315
CAPT GOTTLIEB
25/01/2014, 11:12
Caixa do Opala 1988 e a Bomba Hidráulica do VW Fox/Polo (pressão de 100 bar).
448316 448317
Matando a cobra e mostrando o pau!
CAPT GOTTLIEB
25/01/2014, 11:50
Recordando um pouco da Física aprendida no segundo grau:
Pressão é a aplicação de uma força sobre uma superfície. P = F/S
Pode ser medida em várias unidades e uma das mais usadas é o BAR.
1 bar é aproximadamente 1 atmosfera (superfície do nosso planeta).
2 bars são 2 atmosferas e também equivalente a pressão que sentimos no corpo (mais notadamente nos tímpanos - ouvidos) quando mergulhamos apenas 10 metros de profundidade.
Outra unidade de medição da pressão é PSI, muito usada na calibragem de pneus. 1 bar = 14,5 psi
Então 100 bar seriam (grosseiramente) 100 atmosferas ou seja, mais de 1000 metros de profundidade! Parece muito e realmente é muito. Esta é a pressão desta singela bomba hidráulica para fazer funcionar uma simples caixa de DH. Mas lembre-se, pressão é força sobre superfície. Neste caso as superfícies são pequenos êmbolos e válvulas da caixa de DH. Então a força com a qual o óleo é empurrado se aplica numa superfície pequena e a divisão força/superfície chega facilmente a ser um número grande (100 bar, por exemplo). Mas se os êmbolos e válvulas ficassem com o dobro do tamanho e força que empurra o óleo permanecesse igual o resultado seria uma pressão de 50 bar (metade)!
Se uma caixa de DH for projetada para uma pressão de trabalho de 60 bar e alguém instalar uma bomba de 120 bar fatalmente chegará ao desastre. O volante ficará muito leve e poderá ser girado com a unha do dedo mínimo. Também ficará muito instável, inclusive nas retas e em pouco tempo as mangueiras irão arrebentar, bem como a caixa da DH.
Se uma caixa de DH for projetada para 100 bar e alguém instalar uma bomba de 60 bar o volante ficará duro, a correia poderá derrapar (cantar), pois a bomba irá parar por não ter pressão para tocar um caixa tão pesada para ela. Em pouco tempo a bomba vai quebrar e a direção ficará imediatamente dura e muito difícil de dirigir. Perigo!
Se uma caixa for projetada para 90 bar e for usado uma bomba de 80 ou 100 bar a diferença, para menos ou para mais será pequena e terá pouco efeito.
Matando a cobra e mostrando o pau!
CAPT GOTTLIEB
25/01/2014, 15:37
Em tempo.
1 bar = 1 atm (aprox.) = 760 mm Hg (Hg = mercúrio)
A nossa pressão arterial é medida em mm de mercúrio. Então 12 x 8 ou 120 x 80 significa 120 mm Hg (máxima) e 80 mm Hg (mínima).
Mamma mia! Por que tantas maneiras de medir a pressão??? KKKKKKKKKKKKKKKKkk!
hercilio.neto
25/01/2014, 16:01
Em tempo.
1 bar = 1 atm (aprox.) = 760 mm Hg (Hg = mercúrio)
A nossa pressão arterial é medida em mm de mercúrio. Então 12 x 8 ou 120 x 80 significa 120 mm Hg (máxima) e 80 mm Hg (mínima).
Mamma mia! Por que tantas maneiras de medir a pressão??? KKKKKKKKKKKKKKKKkk!
rarará.
É isso. Pressão é força sobre área.
Como existe varias métricas de força e várias medidas de área...
Também existem essas medidas de pressão: bar, milímetros de mercúrio.
Por isso se convencionou medir pressão do turbo em bar, pressão sanguinea em mm hg, pressão de pneus em libras/m²... etc. Mas aí, cada país tem sua convenção.
Capt,
Quando puder, poste neste tópico algumas fotos do cofre do motor da ligação da coluna com a caixa de direção.
Creio que as maiores dúvidas sobre a adaptação da direção hidráulica estão aí.
CAPT GOTTLIEB
26/01/2014, 00:08
Hercílio, o Jeep está na oficina recebendo melhoramentos mecânicos e alguns reparos na funilaria. A parte da haste do Tempra, por sinal bem longa e com flange foi até fácil e eu vou fotografar e postar (se possível, ainda esta semana). Não foi o que deu mais trabalho nesta adaptação e sim a regulagem da caixa, válvula de alívio, fim de curso, barras de direção, terminais, etc. Mas a Band com a direção mecânica estava impraticável. A bomba DHB do Fox/Polo (100 bar) foi instalada sozinha, pois o jeep já tem servo-freio e a bomba de vácuo veio acoplada ao alternador. Aguarde, por favor.
CAPT GOTTLIEB
28/01/2014, 17:14
Capt,
Quando puder, poste neste tópico algumas fotos do cofre do motor da ligação da coluna com a caixa de direção.
Hercílio, eis as fotos que tirei hoje na oficina. Os chineses antigos diziam: "Uma imagem vale mais de 1.000 palavras"! Acho que as fotos falam por si. Abraços.
448755448756448757
CAPT GOTTLIEB
28/01/2014, 17:16
Capt,
Hercílio, eis as fotos que tirei hoje na oficina. Os chineses antigos diziam: "Uma imagem vale mais de 1.000 palavras"! Acho que as fotos falam por si. Abraços.
448758448759448760448761
CAPT GOTTLIEB
28/01/2014, 17:18
rarará.
É isso. Pressão é força sobre área.
Como existe varias métricas de força e várias medidas de área...
Também existem essas medidas de pressão: bar, milímetros de mercúrio.
Por isso se convencionou medir pressão do turbo em bar, pressão sanguinea em mm hg, pressão de pneus em libras/m²...
etc. Mas aí, cada país tem sua convenção.
Capt,
Mission accomplished!
CAPT GOTTLIEB
28/01/2014, 17:27
Alguém poderia perguntar porque a haste do Fiat Tempra tem flange. A resposta é simples. A caixa da DH é fixada no chassis, porém o volante de direção está na carroceria. Num movimento mais brusco (queda num buraco, lombada, solavanco, etc.) há um pequeno movimento (trabalho) da carroceria sobre o chassis, que vai e volta. Se a haste fosse inteiriça poderia ocorrer algum dano no sistema, porém sendo articulada com um flange isto não acontece. Adaptar sem o flange é errado e perigoso.
hercilio.neto
28/01/2014, 20:23
Muito bem instalada.
Essa solução é parecida com a do Carlos ZN. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/30438-adaptacao-de-dh-na-band-ligar-o-volante-caixa-hidraulica-2.html)
No caso dele, usou parte do uno com a barra (incluindo a luva estriada) da S10.
É sempre bom postar as soluções que deram certo, ajuda os companheiros que pretendem recorrer à mesma adaptação.
As fotos estão ótimas e as descrições servirão como tutorial.
elmestizo
28/01/2014, 20:44
Um ponto importante: pressão é diferente de vazão!!!
CAPT GOTTLIEB
28/01/2014, 21:36
Um ponto importante: pressão é diferente de vazão!!!
Bem lembrado.
Pressão é força / área (P = F/S)
Vazão é área x velocidade (V = S.v)
CAPT GOTTLIEB
28/01/2014, 21:59
Muito bem instalada.
Essa solução é parecida com a do Carlos ZN. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/30438-adaptacao-de-dh-na-band-ligar-o-volante-caixa-hidraulica-2.html)
No caso dele, usou parte do uno com a barra (incluindo a luva estriada) da S10.
É sempre bom postar as soluções que deram certo, ajuda os companheiros que pretendem recorrer à mesma adaptação.
As fotos estão ótimas e as descrições servirão como tutorial.
Hercilio, dei uma olhada na adaptação do Carlos ZN e achei muito semelhante. Um outro participante comentou com ele que adaptou sem usar flange (luva estriada) e estava sentindo socos no volante! Infelizmente foi um esquecimento que traz desconforto ao dirigir e também perigo. Sei que você não vê adaptações com bons olhos e eu respeito a sua opinião. Mas no caso da DH eu penso que fica igual ou até melhor que a original, pois simplificamos, colocamos o braço pitman mais próximo do trabalho final, retiramos 2 barras e a possibilidade de folga diminui bastante. Eu já dirigi Band sem DH e é muito desconfortável. Abraços.
Thiagodammen
01/02/2014, 21:05
398137398138Na parede corta fogo do lado direito (carona). Mas se sua Band ultiliza o filtro banhado a oleo(original) terá que colocar ao lado da plaqueta de numeração do chassi.
Moçada,
O meu filtro é o antigo, e quero colocar este aqui da foto que já tenho em mãos, aí pergunto, é fácil para fazer a substituição de um pelo outro? já que eu que farei.
Carlo Pecca
04/02/2014, 21:45
CAPT GOTTLIEB,
abusando de sua paciência, poderia tirar uma fotos da parte debaixo de sua DH, aonde ficam as barras e a ligação DH?
jonathan ribeiro
22/03/2014, 21:01
boa noite amigo, tem fotos?
estou na dúvida pois pesquisei sobre esse setor e o braço pitman fica p frente...como fez?
obrigado
jonathan ribeiro
22/03/2014, 21:11
boa noite, estou querendo uma dh p minha band curta 93, custo benefício eu mesmo instalo, não sendo adaptações na frente do carro pois sou 2 dono toda original com 40mil km!!
alguém indica uma adaptação no cofre?tipo f250, etc
jonathan ribeiro
22/03/2014, 21:18
a caixa está abaixo é isso?
não entendi!!
não ficou no lugar original?
abrás!!!
to querendo por um setor desses da f350 mas estou vendo dificuldades!!!
Elmer_Jeep
23/03/2014, 12:58
Eu não gosto do sistema original, muita peça pra criar folga e dar manutenção.
Estou estudando essa adaptação na minha pra que seja feita da forma mais simples possível, nos EUA é comum o pessoal adaptar a DH do wrangler/cherokee que é exatamente a mesma das nossas S10(primeira geração).
http://forum.ih8mud.com/attachments/psplatewelded-jpg.283634/
http://forum.ih8mud.com/attachments/im000738-jpg.283635/
http://www.cruiserparts.net/forsale/FJ40/78silver/000_0016.JPG
Até ai tudo bem, muito fácil de adaptar, meu problema está atrás da travessa onde vai encaixar o cardan que vem da coluna de direção. Após a travessa vem o radiador e em seguida a bomba hidráulica(14B) e pelo visto não tem espaço pra passagem do cardan. Acredito que nas fj40 a posição do radiador seja semelhante ao das bands mas nas pesquisas que fiz não encontrei nenhuma foto mostrando como fica o encaixe do cardan na caixa adaptada nesta nova posição.
Daí uma outra alternativa seria optar pela caixa de direção da D20 que vai fixada na face externa da viga do chassi e nessa posição tem espaço de sobra pro cardan da coluna, necessitando apenas desviar da torre do amortecedor dianteiro esquerdo que fica bem próximo.
A viatura já está desmontada e essa semana eu vou definir qual modelo de caixa utilizar.
Carlo Pecca
23/03/2014, 20:52
Elmer, blz.
Assim que possível coloque mais fotos da nova instalação da DH, OK?
jsuttili
25/03/2014, 08:52
E tenho a DH da F1000,, a diferença é que o braço ao invés de ser pra baixo como no original.. é pra cima... dai tem q cortar um pedaço interno do paralama...
Mas ele vai instalado no mesmo lugar da original....
E fica muito macio de dirigir........
hercilio.neto
25/03/2014, 23:24
E tenho a DH da F1000,, a diferença é que o braço ao invés de ser pra baixo como no original.. é pra cima... dai tem q cortar um pedaço interno do paralama...
jsuttili,
Tem fotos?
jsuttili
26/03/2014, 00:52
jsuttili,
Tem fotos?
456459456460456461456462
Segue Hercílio... as fotos que tinha aqui no meu computador... Att.
hercilio.neto
26/03/2014, 01:00
Valeu Juliano,
E na frente, precisou inclinar o pino central (onde é preso o bumerangue)?
jsuttili
26/03/2014, 07:58
Não Hercílio.. na realidade o que foi entortada a barra só, essa que sai do hidráulico (ficou um pouco arqueada)...... dai se utilizou as ponteiras originais...
Elmer_Jeep
27/03/2014, 09:24
A viatura já está desmontada e essa semana eu vou definir qual modelo de caixa utilizar.
Já comecei o trabalho e estou cheio de fotos mas sem internet na oficina(unico pc que tenho), assim que normalizar vou postando aqui, ah, optei pela DH do Omega, tinha uma revisada no depósito aí por motivos de força maior($$$) resolvi utilizar esta, heheh.
[]'s
dalmo cruz torres
28/03/2014, 12:58
Elmer, montando a direção por dentro do chassis, como essa caixa da S10, dá para colocar guincho mecanico ainda?
Elmer_Jeep
28/03/2014, 23:34
Elmer, montando a direção por dentro do chassis, como essa caixa da S10, dá para colocar guincho mecanico ainda?
Estou montando na frente do chassi sim, to tirando fotos do passo a passo mas to sem internet na oficina pra poder postar aqui.
Sobre o guincho mecânico não atrapalha em nada pois no Prateado(meu ex-CJ5) instalei DH de opala em 1999 e depois que vendi o novo proprietário trouxe em 2007 um guincho mecânico Ekron 12.000 libras p/ Toyota band e eu mesmo instalei sem dificuldades.
[]'s
Elmer_Jeep
02/04/2014, 15:52
Vou relatar abaixo minha empreitada.
O primeiro passo foi meter o disco de corte numa aba em forma de T que vai abaixo da travessa frontal pra liberar espaço pro suporte da caixa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0221.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0231.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0242.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0253.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0262.JPG
Elmer_Jeep
02/04/2014, 15:57
Após isso modelamos uma chapa de 1/2" pra ser fixada nesse "canto" do chassi.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0272.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0283.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0292.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0301.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0313.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0324.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0342.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0352.JPG
Altura e distância definidas então marquei o local pra fazer os furos e as roscas onde a caixa seria parafusada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0361.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0381.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0391.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0374.JPG
Elmer_Jeep
02/04/2014, 16:02
Caixa parafusada ao suporte com parafusos allen rosca M10 agora recebendo os primeiros pontos de solda.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0414.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0401.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0422.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0433.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0441.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0453.JPG
Elmer_Jeep
02/04/2014, 16:09
Desmontei o paralama esquerdo pra retirar o suporte da caixa original e definir o comprimento e posição do cardan da coluna de direção:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0462.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0482.JPG
Eu tinha comprado em 2010 um cardan de direção reforçado pra cherokee e estava guardado aqui pra ser usado em algum projeto, to aprendendo com meu pai, já comentei em outros tópicos que ele coleciona peças por décadas até chegar o dia de utilizar.
A marca é Borgeson Borgeson Universal Company (https://www.borgeson.com/) peças de excelente qualidade.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0491.JPG
Infelizmente as estrias da cherokee não coincidem com as da caixa do omega então tive que fazer uma adaptação usando o cardan de direção da F1000 que possui a mesma estria, aproveitei só a parte que interessava e acoplei no cardan da borgeson:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0522.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0532.JPG
Elmer_Jeep
02/04/2014, 16:20
Existem outras opções de cardan da direção, geralmente aqui usamos o da S10 ou da F1000 que necessitam ser alongados pra alcançar a distancia entre coluna e caixa de direção.
Pra finalizar essa parte falta apenas acoplar a cruzeta superior na coluna de direção, para isso bastaria remover a junta elástica e implantar uma estria compatível na extremidade da coluna, já tenho a estria aqui, retirada de uma dh de s10 danificada mas como pretendo adaptar uma coluna de direção escamoteável não vou mexer na original da band por enquanto.
No mais agora é refazer as mangueiras de direção e estou pensando em colocar um radiador de óleo no lugar da serpentina original.
[]'s
Glauco mendes
02/04/2014, 17:09
Existem outras opções de cardan da direção, geralmente aqui usamos o da S10 ou da F1000 que necessitam ser alongados pra alcançar a distancia entre coluna e caixa de direção.
Pra finalizar essa parte falta apenas acoplar a cruzeta superior na coluna de direção, para isso bastaria remover a junta elástica e implantar uma estria compatível na extremidade da coluna, já tenho a estria aqui, retirada de uma dh de s10 danificada mas como pretendo adaptar uma coluna de direção escamoteável não vou mexer na original da band por enquanto.
No mais agora é refazer as mangueiras de direção e estou pensando em colocar um radiador de óleo no lugar da serpentina original.
[]'s
Elmer como ficara o suporte do amortecedor, vai usar o original ou vai fazer outro para deixar o amortecedor mais em pé?
Elmer_Jeep
03/04/2014, 10:46
Elmer como ficara o suporte do amortecedor, vai usar o original ou vai fazer outro para deixar o amortecedor mais em pé?
Boa observação Glauco, esqueci de informar esse detalhe. Realmente a torre do amortecedor fica no caminho do cardan da direção mas fiz um pequeno corte na torre pra permitir a passagem do cardan e acredito que não vai fragilizar a peça.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0542.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0555.JPG
[]'s
titanium
03/04/2014, 11:01
Elmer,
Temo que em torções esse braço da DH pegue na torre do amortecedor.... a Cabine Dupla torce muito fácil! até mesmo na cidade...
Em relação ao cardã da direção, gostaria de perguntar se ele tem aquele tipo de acoplamento que permite ele reduzir "telescopicamente" em caso de batida, tipo como os de S10 tem!?
(entendeu a pergunta?) rsrsrs
valeu!
ficou primeira o serviço!
E a band está muito bacana!
Gosto das cabine dupla!
Uso a minha no dia-a-dia e recomendo! elas são estreitas e mais confortáveis!
abraços
Elmer_Jeep
03/04/2014, 11:17
Elmer,
Temo que em torções esse braço da DH pegue na torre do amortecedor.... a Cabine Dupla torce muito fácil! até mesmo na cidade...
Deixei o corte com uma certa folga pensando já na torção do chassi.
Em relação ao cardã da direção, gostaria de perguntar se ele tem aquele tipo de acoplamento que permite ele reduzir "telescopicamente" em caso de batida, tipo como os de S10 tem!?
(entendeu a pergunta?) rsrsrs
abraços
Tem a função telescópica sim.
[]'s
hercilio.neto
03/04/2014, 23:49
Essa foto é de um BJ40 de Portugal.
Dá a entender que há uma espécie de mancal na torre do amortecedor por onde passa a barra.
457834
Trata-se de uma adaptação.
fabiano r
04/04/2014, 08:03
Pessoal tentando resolver o problema das "galhadas" da band percebi que quando vira o volante com ela parada o chassi torce quase 5 cm, até vou ver se consigo um vídeo para mostrar, estou achando que essas "galhadas" acontecem com o volante firme mas devido a essa torção do chassi.
CAPT GOTTLIEB
16/04/2014, 20:59
CAPT GOTTLIEB,
abusando de sua paciência, poderia tirar uma fotos da parte debaixo de sua DH, aonde ficam as barras e a ligação DH?
Meu caro Carlo Pecca. Peço-lhe desculpas, pois só ontem eu vi a tua solicitação. Espero que as fotos possam ainda ter alguma valia. Sei italiano?
Abraços
459524 459525 459526 459527
Radames Menegaz
22/04/2014, 09:31
Bom Dia Pessoal, a pouco tempo mandei instalar uma caixa de direção Hidráulica na minha band, e pelas pesquisas que fiz aqui no site optei por colocar a do dodge, que por sinal funciona muito bem. O problema é que na primeira trilha leve que peguei o pneu acabou pegando na barra do terminal do braço pitman ocasionando em vazamento de óleo no eixo da caixa de direção.
Agora essa semana após a manutenção da caixa (troca de reparos) limitei os batentes ao máximo possível. Fiz um teste deixando a direção virada ao máximo e o pneu forçado em uma lombada, e mesmo assim alem de virar muito pouco a distancia do pneu para o braço é bem pequena, acredito que em um pequeno solavanco o pneu vai voltar a pegar.
Gostaria de algumas dicas dos amigos para uma possível solução;
Muito Obrigado!!
Elmer_Jeep
22/04/2014, 10:02
Meu caro Carlo Pecca. Peço-lhe desculpas, pois só ontem eu vi a tua solicitação. Espero que as fotos possam ainda ter alguma valia. Sei italiano?
Abraços
459524 459525 459526 459527
A chapa desse suporte tá muito fina e pelo que pude ver parece estar fixada ao chassi somente por parafusos... Já vi algumas caixas arrancarem com o suporte porque o sistema hidráulico é superdimensionado e a força aplicada durante o esterçamento acaba agindo contra os pontos de fixação.
[]'s
Carlo Pecca
22/04/2014, 11:08
Abraços
Grande Capt Gottlieb,
muito obrigado pelas fotos, foram bens explicativas. Estou estudando como vou instalar a minha de maneira segura e baixo custo.
Grd. Abraço
Carlo Pecca
Elmer_Jeep
22/04/2014, 12:45
Bom Dia Pessoal, a pouco tempo mandei instalar uma caixa de direção Hidráulica na minha band, e pelas pesquisas que fiz aqui no site optei por colocar a do dodge, que por sinal funciona muito bem. O problema é que na primeira trilha leve que peguei o pneu acabou pegando na barra do terminal do braço pitman ocasionando em vazamento de óleo no eixo da caixa de direção.
Agora essa semana após a manutenção da caixa (troca de reparos) limitei os batentes ao máximo possível. Fiz um teste deixando a direção virada ao máximo e o pneu forçado em uma lombada, e mesmo assim alem de virar muito pouco a distancia do pneu para o braço é bem pequena, acredito que em um pequeno solavanco o pneu vai voltar a pegar.
Muito Obrigado!!
Na certa o mecânico que fez essa adaptação não tem experiência.
Se tiver como mandar umas fotos fica mais facil pra gente tentar ajudar.
[]'s
fabiano r
23/04/2014, 15:43
Elmer verifiquei nas fotos que você retirou a torre do amortecedor dianteiro... estou com um barulho que não tinha como encontrar, agora verifiquei que os arrebites que seguram a torre do amortecedor estão frouxos, vou ter que retirar os arrebites e substituir por parafusos eu acredito... o que você usou para fixar novamente a torre? se foi parafuso pode me informar de que tipo e qual a resistência? Desde já muito obrigado!
Elmer_Jeep
23/04/2014, 15:56
Elmer verifiquei nas fotos que você retirou a torre do amortecedor dianteiro... estou com um barulho que não tinha como encontrar, agora verifiquei que os arrebites que seguram a torre do amortecedor estão frouxos, vou ter que retirar os arrebites e substituir por parafusos eu acredito... o que você usou para fixar novamente a torre? se foi parafuso pode me informar de que tipo e qual a resistência? Desde já muito obrigado!
As torres da minha são originalmente parafusadas e o chassi tem rosca por dentro. Se for parafusar as suas veja se tem como acessar a parte interna do chassi pra poder segurar as porcas. Outra opção seria ir em alguma oficina especializada em chassi de caminhão que os caras instalam esse rebite no padrão original.
[]'s
CAPT GOTTLIEB
27/04/2014, 19:41
A chapa desse suporte tá muito fina e pelo que pude ver parece estar fixada ao chassi somente por parafusos... Já vi algumas caixas arrancarem com o suporte porque o sistema hidráulico é superdimensionado e a força aplicada durante o esterçamento acaba agindo contra os pontos de fixação.
[]'s
Prezado Elmer
A chapa forma um ângulo diedro de 90º graus e foi fixada no chassi com parafusos de bom tamanho e também solda mig. Não medi a chapa, mas não me pareceu fina, pelo contrário. Todavia não faço mais trilhas, pois já sou apenas um velhote que gosta de Jipe e portanto não acredito que terei problemas com esta fixação. O meu Jipão só roda na cidade, estradas e área rural com estradas de terra aceitáveis. Agradeço muito pelo seu aviso e preocupação.
Boas trilhas e passeios.
Abraços,
Radames Menegaz
28/04/2014, 19:16
[]'s
Boa Noite!!
então vou explicar melhor meu problema com fotos:
Essa é a band com o volante todo virado, podem ver que o pneu fica com uma distância bem considerável da barra de direção.
Radames Menegaz
28/04/2014, 19:30
[]'s
E aqui com uma pequena inclinação!! pode ver que o pneu fica bem proximo e com qualquer inclinação acaba pegando na barra de direção
Radames Menegaz
28/04/2014, 19:33
estou usando o braço pitman original da direção mecânica!!!
será que resolve se eu substituir o braço por um mais inclinado??
titanium
28/04/2014, 20:08
Radames,
Esse final de semana fui manobrar a minha toyota, que também tem uma caixa de dodge instalada na posição original, e acho que aconteceu o mesmo que na sua.
Vazamento de fluido e, consequentemente, perda da DH (ficou pesada).
Para piorar, acho que o braço pitman está pegando no suporte da caixa.. ele foi modificado por um torneiro mecanico para deixar o varão que liga o pitman ao "chifre de carneiro" (aquela caixa central que fica no chassi, que também faz parte do sistema de direção) mais próxima ao chassi, de forma que não pegasse no amortecedor...
Sabe dizer qual o código do jogo de reparos ou saberia confirmar se é realmente o mesmo da toyota bandeirante, como foi dito naquele tópico antigo!?
Obrigado!
Abraços
hercilio.neto
28/04/2014, 21:35
Radames,
Qual o offset da roda?
Radames Menegaz
29/04/2014, 07:22
Radames,
Esse final de semana fui manobrar a minha toyota, que também tem uma caixa de dodge instalada na posição original, e acho que aconteceu o mesmo que na sua.
Vazamento de fluido e, consequentemente, perda da DH (ficou pesada).
Para piorar, acho que o braço pitman está pegando no suporte da caixa.. ele foi modificado por um torneiro mecanico para deixar o varão que liga o pitman ao "chifre de carneiro" (aquela caixa central que fica no chassi, que também faz parte do sistema de direção) mais próxima ao chassi, de forma que não pegasse no amortecedor...
Sabe dizer qual o código do jogo de reparos ou saberia confirmar se é realmente o mesmo da toyota bandeirante, como foi dito naquele tópico antigo!?
Obrigado!
Abraços
Titanium, comprei o conjunto de reparos da direção original da toyota bandeirante para fazer a manutenção, mas segundo o mecânico os dois retentores do eixo são diferentes então ele mesmo fez a troca pra mim sem custo.
Não posso confirmar pois pra todo mundo que pedi os retentores são todos iguais.
É muito importante mandar fazer um banho de cromo duro se o eixo estiver um pouco danificado.
Radames Menegaz
29/04/2014, 07:24
Radames,
Qual o offset da roda?
Bom Dia Hercilio, uso rodas de 10 pol com offset negativo
titanium
29/04/2014, 08:38
Titanium, comprei o conjunto de reparos da direção original da toyota bandeirante para fazer a manutenção, mas segundo o mecânico os dois retentores do eixo são diferentes então ele mesmo fez a troca pra mim sem custo.
Não posso confirmar pois pra todo mundo que pedi os retentores são todos iguais.
É muito importante mandar fazer um banho de cromo duro se o eixo estiver um pouco danificado.
Positivo, Radames!
Muito obrigado pelas dicas!
Radames Menegaz
29/04/2014, 09:22
Positivo, Radames!
Muito obrigado pelas dicas!
Qual braço pitman você usa??
hercilio.neto
29/04/2014, 10:53
Radames,
Me pareceu que o pitman está um pouco voltado para frente (pode ser apenas impressão).
Veja a foto do meu jipe quando estava desmontado, dá pra ver o posicionamento da caixa, do pitman e da barra.
461032
Carlo Pecca
29/04/2014, 11:48
Hercilio,
já acabou a restauração da sua Band? Desculpe, mas perdi o nome do topico!
hercilio.neto
01/05/2014, 00:39
Hercilio,
já acabou a restauração da sua Band? Desculpe, mas perdi o nome do topico!
Oi Pecca,
A parte de funilaria está finalizada, o jipe já está comigo.
Agora tem a parte do mecânico, do eletricista e da casa de velocímetro.
O tópico do Imortal é esse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/134677-imortal-band-curta-93-a.html
Carlo Pecca
01/05/2014, 18:03
Blz Hercilio,
já to curujando.
CAPT GOTTLIEB
02/05/2014, 07:45
[]'s
Prezado Elmer
Ontem medi a chapa e conferi a instalação da DH no meu Jipe. A chapa tem espessura de 7 mm (9/32 polegadas) e está presa no chassi com parafusos de muito bom tamanho e solda mig. Considerando as resultantes de forças atuantes, braços de momentos fletores, resistência dos materiais e condições de uso do Jipe nos parece muito adequada e segura. Talvez para uso em condições mais severas (trilhas pesadas, por exemplo) o reforço devesse ser maior ainda.
Muito obrigado pela lembrança.
Abraços
461394
Ardidas///
03/05/2014, 20:57
Sem problemas, me liga 9989 3333!!
Segue as fotos que prometi:
412125412126412127412128412129412130
Eu estou acompanhando o tópico por conta da DH, mas me ocorreu o seguinte: Este sistema de tração dianteira usada nesta Band (fotos) é o sistema de homocinética?
Ardidas///
05/05/2014, 00:25
Claudio,
Acabei de arrancar a original da minha Toyota e colocar a da Linha F350....e dentro do cofre do motor!!!!
Simplesmente um espetáculo, pra ti ter uma idéia ando com pneu 35" recapado VJ 910 e ficou mais macio que o meu Golf. Assim que der no jeito providencio umas fotos...
Abraço,
Eder
Fala E T!
essa caixa de f350 esta por $370 no ML. Sabes me dizer se é possível adapta-la no mesmo local da original Band? Uma bomba de vw Santana, toca ela?
aguardo
Toni
Radames Menegaz
05/05/2014, 08:21
Muito Obrigado!!
Então pro pessoal que tem caixa direção do dodge, qual braço pitman posso usar para afastar a barra de direção do pneu em manobras?
titanium
05/05/2014, 14:33
O torneiro cortou e fez algo como um z na vertical..
Carlo Pecca
05/05/2014, 16:16
Titanium,
pode tirar fotos do teu braço ptimam e medir as dimensões ?
titanium
06/05/2014, 16:20
Carlo,
O pitman não ficou bom não.
É uma adaptação do original da BAND.. e não do Dodge,.. então ele não encaixa direito na estria do setor do dodge, pois apesar das caixas serem extremamente semelhantes uma das coisas que muda e justamente a estria do pitman.
Tentarei comprar o pitman original do dodge e adaptar... aí terei melhor encaixe...
Mas como vou desmontar para arrumar a caixa, tiro as medidas sim. só não garanto que será logo..
Radames Menegaz
07/05/2014, 07:28
Carlo,
O pitman não ficou bom não.
É uma adaptação do original da BAND.. e não do Dodge,.. então ele não encaixa direito na estria do setor do dodge, pois apesar das caixas serem extremamente semelhantes uma das coisas que muda e justamente a estria do pitman.
Tentarei comprar o pitman original do dodge e adaptar... aí terei melhor encaixe...
Mas como vou desmontar para arrumar a caixa, tiro as medidas sim. só não garanto que será logo..
Estranho Titanium,
na minha eu uso o braço original da band
e as estrias encaixam perfeitamente.
será que a sua caixa é diferente da minha?
de qual dodge era mesmo a sua?
Carlo Pecca
07/05/2014, 07:43
Blz Titanium,
fico no aguardo pois a caixa que eu tenho é também do Dodge, só não sei de qual ano e o braço que veio não tá dando ângulo para a haste ficar em paralelo com o chassi.
Ardidas///
08/05/2014, 11:38
Fala E T!
essa caixa de f350 esta por $370 no ML. Sabes me dizer se é possível adapta-la no mesmo local da original Band? Uma bomba de vw Santana, toca ela?
aguardo
Toni
Alguém saberia me informar se é no local da DH original que se instala?
titanium
08/05/2014, 13:14
Pois é pessoal... estranho mesmo.. vou verificar direitinho o que foi feito e como irei resolver.
Estou pensando em já trocar a caixa central (aquela que vai o chifre de carneiro) por uma Rolamentada e aproveitar e colocar o amortecedor de direção.
Aí já deixo fechada essa questão da DH e suas folgas...
Radames Menegaz
08/05/2014, 15:38
Pois é pessoal... estranho mesmo.. vou verificar direitinho o que foi feito e como irei resolver.
Estou pensando em já trocar a caixa central (aquela que vai o chifre de carneiro) por uma Rolamentada e aproveitar e colocar o amortecedor de direção.
Aí já deixo fechada essa questão da DH e suas folgas...
Titanium, vou fazer alguns testes com diferentes braços pitmans.
mas vamos trocando informação até resolver esse probleminha.
Carlo Pecca
11/05/2014, 07:52
Oi pessoal também estou na processo de instalação, essa semana já foi instalado a DH do Dodge. Levou um tempo maior em função de ter que fabricar polias, vejam:
462333 foi necessário fazer um reforço junto do calço do motor pois o suporte original é de uma antiga Band e ficou muito fino, assim o Marquinho achou melhor garantir mais rigidez na DH.O braço ptimam foi retrabalhado para dar angulo de entrada. A foto foi tirada com celular por isso baixa resolução. No próximo fim de semana passo por lá tire melhores fotos.
titanium
11/05/2014, 08:12
Titanium, vou fazer alguns testes com diferentes braços pitmans.
mas vamos trocando informação até resolver esse probleminha.
Beleza RADAMES!
Estou querendo resolver logo isso... não gosto desse tipo de "detalhes" na band..
valeu!
CARLO, a minha caixa é muitoooo parecida com essa..
Denise Ávila
11/05/2014, 08:20
Oi pessoal também estou na processo de instalação, essa semana já foi instalado a DH do Dodge. Levou um tempo maior em função de ter que fabricar polias, vejam:
462333 foi necessário fazer um reforço junto do calço do motor pois o suporte original é de uma antiga Band e ficou muito fino, assim o Marquinho achou melhor garantir mais rigidez na DH.O braço ptimam foi retrabalhado para dar angulo de entrada. A foto foi tirada com celular por isso baixa resolução. No próximo fim de semana passo por lá tire melhores fotos.
Oi Carlos!
A LOBA ainda ficou em Friburgo e irei buscá-la no próximo sábado. Quem sabe combinamos de nos encontrar por lá.
Bjcas
Carlo Pecca
11/05/2014, 10:32
Blz Denise,
assim eu conheço o "maridão" e vc a minha esposa.
Pessoal não esqueçam, é dia das MÂES!
Parabéns a todas mães de jipeiros ou não!
Glauco mendes
11/05/2014, 11:20
Ta ficando bacana Carlo, estou acompanhando... abs...
MarcioNatal
11/05/2014, 11:24
462333 foi
necessário fazer um reforço junto do calço do motor pois o suporte original é de uma antiga Band e ficou muito fino, assim o Marquinho achou melhor garantir mais rigidez na DH.O braço ptimam foi retrabalhado para dar angulo de entrada. A foto foi tirada com celular por isso baixa resolução. No próximo fim de semana passo por lá tire melhores fotos.
Carlo,bom dia.
Esse "retrabalho" foi feito como? Utilizou o pitman original do Dodge? Gostei da colocação de um terminal no lugar do tradicional "boca de lobo". Estou pensando em fazer isso na minha. Utilizou a junta elástica original? Um feliz dia das Mães para todas as mamães!
"Amar ao pequeno até que cresça; ao enfermo, até que se cure; ao ausente, até que volte; só a mãe pode amar assim." (Al-Asbahani)
Um abraço.
Márcio Humberto
Denise Ávila
11/05/2014, 16:15
Blz Denise,
assim eu conheço o "maridão" e vc a minha esposa.
Pessoal não esqueçam, é dia das MÂES!
Parabéns a todas mães de jipeiros ou não!
Combinado Colega!
Vamos então almoçar uma bela truta, o que acha?
Muito obrigada pelos "Parabéns".
Carlo Pecca
11/05/2014, 16:18
Marcio Natal,
o retrabalho foi corte no pitmam que veio com a DH, não era original do Dodge, foi cortado a 45 graus e soldado um outro pedaço de braço de forma a dar angulo e substituído a ponta do braço boca de lobo por um terminal da hilux, em função da rosca fina existente. Vou colocar mais fotos mas só poderei ir lá no próximo Sábado. Moro no Rio e a oficina fica em Nova Friburgo (130KM +/-).
Carlo Pecca
11/05/2014, 16:24
Glauco,
obrigado pela força, devagar eu chego lá!
Grd Abraço.
MarcioNatal
11/05/2014, 17:03
Marcio Natal,
o retrabalho foi corte no pitmam que veio com a DH, não era original do Dodge, foi cortado a 45 graus e soldado um outro pedaço de braço de forma a dar angulo e substituído a ponta do braço boca de lobo por um terminal da hilux, em função da rosca fina existente. Vou colocar mais fotos mas só poderei ir lá no próximo Sábado. Moro no Rio e a oficina fica em Nova Friburgo (130KM +/-).
Parabéns Carlo, está ficando muito bacana! É coisa para o dono usar!
O terminal da hilux, é o do pitman dela mesmo? E a junta elástica quando for lá na oficina, descobre pra mim qual está usando. Um abraço e boa semana.
Márcio Humberto
Renan Folly
11/05/2014, 18:49
Amigos, o que pode fazer a direção de uma bandeirante 97 com direção hidraulica original ficar dura para um dos lados apenas? Já revisamos os munhoes, e os 4 rolamentos foram trocados. O pino central foi trocado recentemente. A direção fica dura que parado nao vai nem a pau.
Elmer_Jeep
12/05/2014, 10:17
Amigos, o que pode fazer a direção de uma bandeirante 97 com direção hidraulica original ficar dura para um dos lados apenas? Já revisamos os munhoes, e os 4 rolamentos foram trocados. O pino central foi trocado recentemente. A direção fica dura que parado nao vai nem a pau.
Já vi algumas assim e o problema era na bomba hidráulica.
[]'s
Renan Folly
12/05/2014, 16:35
Já vi algumas assim e o problema era na bomba hidráulica.
[]'s
Mas Elmer o motor dele é um mwm 2.8 com 5 mil km rodados, é tudo zero, inclusive a bomba. será que é?
Radames Menegaz
14/05/2014, 16:44
Carlo, será que você consegue a foto do braço pitman para próxima semana?
Carlo Pecca
14/05/2014, 17:10
Carlo, será que você consegue a foto do braço pitman para próxima semana?
Radames,
estou aguardando o termino dos serviços para apanhar a Band. Assim que a oficina ligar dando OK, eu subo para Friburgo. Na semana passada que estive lá, o Marquinho disse que o torneiro mecânico pedia três dias para preparar as peças e que no meu caso tinha que fazer nova base de fixação e polia para o Alternador de 120 Amp, pois o que levei, a base é diferente.
Assim espero que fique tudo para este Sábado. Vou tirar fotos de tudo que foi instalado e depois coloco aqui explicando os detalhes. OK?
Radames Menegaz
19/05/2014, 15:46
Alguem sabe me dizer se as estrias do braço pitman da dodge ram é a mesma que a da bandeirante?
Carlo Pecca
20/05/2014, 08:25
Radames,
A ponta do lado do braço pitmam foi colocado o "Terminal direção Hilux +97 ext curto" e na outro ponta, a "Ponteira Direção Toyota 17 mm" . Vejas as fotos:
463386 463387 463389 463391
A Band continua na oficina pois a DH deu o fora, começou vazamento no retentor e a bomba resolveu chiar!
Radames Menegaz
22/05/2014, 16:34
Radames,
A ponta do lado do braço pitmam foi colocado o "Terminal direção Hilux +97 ext curto" e na outro ponta, a "Ponteira Direção Toyota 17 mm" . Vejas as fotos:
463386 463387 463389 463391
A Band continua na oficina pois a DH deu o fora, começou vazamento no retentor e a bomba resolveu chiar!
Carlo, foi feito uma solda para união das duas partes?
ou fundiu os dois materiais? pois ambos são de aço fundido!
Carlo Pecca
22/05/2014, 21:06
Radames,
as pontas estão rosqueadas e travadas por contra porca. Na próxima semana vou a Friburgo e tiro melhores fotos, ok?
Radames Menegaz
23/05/2014, 07:14
Radames,
as pontas estão rosqueadas e travadas por contra porca. Na próxima semana vou a Friburgo e tiro melhores fotos, ok?
Okk Carlo, mas esse braço é o original da band??
Carlo Pecca
23/05/2014, 09:43
Radames,
esse braço é o mesmo que eu usava com a direção mecânica e creio que seja original. Segundo o Marquinho foi utilizado a ponteira da Hilux devido a parte de rosca ser mais curta que a original da Band de 17mm. Bom, semana que vem espero pegar ela e aí fotografo tudo e vejo se tem código na barra! OK?
fabiano r
23/05/2014, 09:48
Radames,
esse braço é o mesmo que eu usava com a direção mecânica e creio que seja original. Segundo o Marquinho foi utilizado a ponteira da Hilux devido a parte de rosca ser mais curta que a original da Band de 17mm. Bom, semana que vem espero pegar ela e aí fotografo tudo e vejo se tem código na barra! OK?
Bom dia Carlooo! Td em paz amigo?? Agora com DH vai perder o muque do braço rsrsr e o turbão quanto vai colocar? Esse motor zerinho ai merece um turbo amigo!
Carlo Pecca
23/05/2014, 10:07
Grande Fabiano,
agora nego, assim que pegar ela vou curtir um pouco a DH e fazer uns passeios. Quanto a turbinar, antes o ar-cond para a patroa, sabe cumé, né!
Ardidas///
23/05/2014, 10:28
Grande Fabiano,
agora nego, assim que pegar ela vou curtir um pouco a DH e fazer uns passeios. Quanto a turbinar, antes o ar-cond para a patroa, sabe cumé, né!
Quando se promete uma coisa pra "dona do negócio", é melhor cumprir logo. Eu afirmei que a Band iria ter Ar Cond. e Dir. Hid.. Rapaz, sinceramente, mulher achar que tudo é plug and play.
O interessante nisso tudo é que é uma promessa interessante de se realizar. Como diria o Chico Bicalho, "é um lego gigante" bom demais de se brincar.
[]´s
Toni
Carlo Pecca
23/05/2014, 10:36
è Toni,
vc já sabe o que estou passando. A patroa tá de birra devido a minha Band estar na oficina. Pô os caras tão ralando para a DH ficar nos "trinques" e tem a instalação do alternador de 120Amp também. Nada combina com nada, tudo tem que adaptar, afinal como já lembrando: é um put.... Lego!!!!!.
Boa semana prós cês!
hercilio.neto
23/05/2014, 10:50
Quando se promete uma coisa pra "dona do negócio", é melhor cumprir logo. Eu afirmei que a Band iria ter Ar Cond. e Dir. Hid.. Rapaz, sinceramente, mulher achar que tudo é plug and play.
O interessante nisso tudo é que é uma promessa interessante de se realizar. Como diria o Chico Bicalho, "é um lego gigante" bom demais de se brincar.
[]´s
Toni
A gente quer um veículo para longas viagens e pensa logo nas questões de segurança e dirigibilidade, tais como direção hidráulica, turbina, 5 marchas (ou alongamento), eixo flutuante, mecânica tinindo, etc.
Mas o que convence a patroa são os itens de conforto e conveniência.
Bancos, isolamento termo-acústico, som, porta-objetos diversos e o principal: ar-condicionado.
Se não dermos atenção a isso, a esposa só vai querer viajar com o carro de plástico.
Carlo Pecca
23/05/2014, 18:15
Grd Hercílio e Toni,
vcs explanaram na boa: conforto, boniteza e frescuriti!
E olha... no meu caso, só tenho a Band.
Mas vamos-que-vamos!!!!
aleksander k
23/05/2014, 21:13
Pessoal uma dúvida , no caso de botar uma caixa de s10 ou omega qual o pitmam que usa ? O da própria caixa ou o da band?
hercilio.neto
23/05/2014, 21:22
Pessoal uma dúvida , no caso de botar uma caixa de s10 ou omega qual o pitmam que usa ? O da própria caixa ou o da band?
Onde vai colocar a caixa, no lugar original com o pitmam para cima ou na frente no lugar do pino central?
aleksander k
24/05/2014, 07:31
Bom dia Hercilio ,como moro relativamente próximo a Feira de Santana e lá se encontra de tudo vou procurar uma original de início pois um amigo comprou uma completa por 1500 ,lá e também tenho guincho mecânico que não está instalado por falta da tomada de força ,mais se não encontrar logo de cara a original estou bem disposto a botar a da s10 ou omega lá na frente logo pois além de muito barata por aqui eliminaria mais ainda o problema de folgas .
um amigo comprou uma de s10 completa com bomba e tudo por 300 só teve que fazer as mangueiras ,aí não tem nem o que pensar vale a pena por logo e ficar de olho em uma original na oportunidade quando pintar.
Ardidas///
24/05/2014, 13:18
Onde vai colocar a caixa, no lugar original com o pitmam para cima ou na frente no lugar do pino central?
Hercílio,
É possível instalar a caixa da S10-Blazer no local original? O q muda é apenas o trabalhar do Pitman? Estou com o kit completo da S10 engatado para a compra, porém, eu vi que é muito trabalhoso instalar na minha Band 84 na ponta do Chassi pelo lado interno, não em cima do chassi como muitos fazem.
Eu já dei uma pesquisada e não me lembro de ver a DH S10 no local original Band.
[]´s
Toni
hercilio.neto
24/05/2014, 16:43
Hercílio,
É possível instalar a caixa da S10-Blazer no local original? O q muda é apenas o trabalhar do Pitman? Estou com o kit completo da S10 engatado para a compra, porém, eu vi que é muito trabalhoso instalar na minha Band 84 na ponta do Chassi pelo lado interno, não em cima do chassi como muitos fazem.
Eu já dei uma pesquisada e não me lembro de ver a DH S10 no local original Band.
[]´s
Toni
A caixa da S10 esterça ao contrário.
A solução é montar com o pitmam para cima da forma como fez o forista Juliano Sutilli.
Ele explica (inclusive com fotos) aqui neste tópico entre os posts #305 e #308.
Ardidas///
24/05/2014, 18:51
E tenho a DH da F1000, a diferença é que o braço ao invés de ser pra baixo como no original.. é pra cima... dai tem q cortar um pedaço interno do paralama...
Hercílio,
Então a D.H. da S10 tem o mesmo funcionamento da F1000?
Abraços,
[]´s
Toni
hercilio.neto
24/05/2014, 19:39
Hercílio,
Então a D.H. da S10 tem o mesmo funcionamento da F1000?
Abraços,
[]´s
Toni
Isso.
Mas repare nas fotos que foi adaptado o suporte.
Talvez o Juliano possa te passar mais detalhes.
Ardidas///
24/05/2014, 20:36
Vou tentar a da S10, elas viram para o mesmo lado, é uma caixa robusta e poderei aproveitar o braço(que pode ser regurada em 4 posiçoes distintas). Pretendo colocar no local da direção mecanica. Para isso, vou ter que retirar o suporte original e fazer uma chapa reforçada em formato de L de cabeça p/ baixo, a caixa sera fixada nesta chapa. O restante segue como o original.
edwint, se a caixa da S10 gira para o mesmo lado, vai ficar no mesmo lugar da original, melhorando de mais o custo, e diminuindo as adaptações, vai postando ai os detalhes, eu ja estou atras de uma caixa de S10.
Hercílio,
Veja que neste mesmo tópico as informações confundem.
Isso é o que pega. Bastante informação com duplo sentido. Mas vou dar mais uma sondada no Meca.
Preciso na verdade é descobrir na Cidade de Brusque um bom mecânico que faça adaptações. Me disseram que ali nesta Cidade é um celeiro de bons mecânicos 4x4, e é aqui do lado da minha Cidade.
Mas valeu,
abraços,
Toni
hercilio.neto
24/05/2014, 21:42
Hercílio,
Veja que neste mesmo tópico as informações confundem.
Isso é o que pega. Bastante informação com duplo sentido. Mas vou dar mais uma sondada no Meca.
Preciso na verdade é descobrir na Cidade de Brusque um bom mecânico que faça adaptações. Me disseram que ali nesta Cidade é um celeiro de bons mecânicos 4x4, e é aqui do lado da minha Cidade.
Mas valeu,
abraços,
Toni
Toni,
Eu não sou favorável às adaptações, mas tenho que reconhecer que o conjunto original de DH da Band é muito caro.
A eficiência do projeto original é muito questionada, mas a robustez é testada e comprovada no mundo todo.
Se for adaptar o setor da S10, melhor colocar na frente, mas a adaptação tem que ser muito bem feita. Atenção à fixação da caixa e à posição das barras e cruzetas.
A caixa da S10 gira ao contrário da caixa da Band e a da F1000 também.
A que gira igual à da Band é a caixa do Dodge. Mas acho que o pitmam do Dodge é virado para fora.
Carlo Pecca
25/05/2014, 08:18
Complementando o Hercilio vejam como esta instalado a minha DH/FZ de dodge:
[QUOTE=Carlo Pecca;2133209]Oi pessoal também estou na processo de instalação, essa semana já foi instalado a DH do Dodge. Levou um tempo maior em função de ter que fabricar polias, vejam:
462333 foi necessário fazer um reforço junto do calço do motor pois o suporte original é de uma antiga Band e ficou muito fino, assim o Marquinho achou melhor garantir mais rigidez na DH.O braço ptimam foi retrabalhado para dar angulo de entrada. "
Ardidas///
09/06/2014, 22:36
Depois de muito tempo, segue a foto prometida!!!
Não ficou muito boa, mas dá pra ter uma idéia....
Trata-se de um setor das F350 novas...e ficou um espetáculo!!!
Muito macia e com excelente dirigibilidade...
Recomendo a todos!!
Eder
446034
Estou numa Dúvida daquelas, é sobre a bomba hidráulica a ser instalada. É um setor visteon da F 350 - modelos novos (custa R$ 600 com o Pitman no ML) ?
466518
Vou instalar esse setor no local original da Band, porém, não sei que bomba usar além da MB 1113 (muito grande e bate filtro ar).
Será que uma bomba chinesa de 75 BAR toca este setor?
[]´s
titanium
10/06/2014, 05:22
Ardidas,
Recomendo ir de bomba do 1113.
Se bobear já vem com o kit para o seu motor (suportes), é plugnplay, tem força pra empurrar esse setor e de fácil manutenção/reposição.
Abraços!
Ardidas///
12/06/2014, 19:35
Titanium,
Instalei a bomba DHB universal mesmo. Ficou muito agradável a direção. Esse setor da F350 é grande, porém, ficou bem legal no lugar original, inclusive usando o mesmo suporte da direção antiga (mecânica) com o pitman original da F 350. Uso Pneus 31" e ela esterce parada no concreto bruto. Ficou muito leve.
Foi realizadas algumas alterações na caixa e uma solda de uns 10 cm na parte de cima do chassi, não teve como escapar. Agora só preciso calçar o motor um pouco acima do normal - lado do arranque -, pois o parafuso da regulagem da cx. Hidr. esta tocando na carcaça do motor de arranque.
Será que que se eu trocar apenas o coxim (motor MB 314) antigo por um zero bala eu consigo uns 3 cm de altura?
Logo posto umas fotos da instalação.
[]´s
Toni
Ardidas,
Recomendo ir de bomba do 1113.
Se bobear já vem com o kit para o seu motor (suportes), é plugnplay, tem força pra empurrar esse setor e de fácil manutenção/reposição.
Abraços!
titanium
12/06/2014, 20:29
Ardidas, MUITO CUIDADO com esse parafuso encostando no motor de arranque!!!!!!!!!!!!
Se ele furar a carcaça e encostar na fiação.... VAI PEGAR FOGO isso aí! heim!! rsrsrs
Cuidado! Melhor resolver isso antes de andar com o carro.
A minha tive que agastar o setor de DH do motor de partida e tive que desbastar um pouco o buraco da coluna de direção..
Quando for fazer funilaria, trabalho melhor isso.. mas por hora, essa será a solução.
Que bom que gostou da instalação!
Quando eu tinha direção mecânica sofria muito para manobrar na apertada garagem do predio..
Agora só alegria!
:D
Abraços
Ardidas///
12/06/2014, 21:58
Titanium,
Eu verifiquei agora. Ele esta tocando muito de leve. Mas vou levantar o motor o mais rápido possível.
[]´s
Toni
Carlo Pecca
25/06/2014, 17:55
Radames menegaz,
pagando a dívida, mais fotos da DH já funcionando numa boa. Rodei 560Km e sem problemas com a DH ou alternador de 120 Amp.
468101 braço Pitmam,
468102 Ponteira Direção Toyota 17mm,
468103 Terminal Direção Hilux +97 ext curta,
468104 DH montada.
Não encontrei nenhuma numeração do braço pitmam, mas é o mesmo que estava instalado com a Direção Mecânica.
Ardidas///
25/06/2014, 18:20
Não encontrei nenhuma numeração do braço pitmam, mas é o mesmo que estava instalado com a Direção Mecânica.
Boa tarde Carlos,
Esse braço Pitman é o da Caixa mecanica da própria Band? Você entortou ele? Parece bem mais curvo do que o que tenho aqui.
[]´s
Toni
Sergio c
25/06/2014, 20:40
Carlo, esse pitman é o da Hilux????? Pois pela foto você eliminou o contestado terminal de castanhas, pois vi há uns tempos em outro tópico que o pessoal está levando o pitman da band em um torneiro e fazendo um furo cônico, para adaptar um terminal igual aos do braço auxiliar e não mais usar o sistema de castanha.
Pra que serve o terminal com castanha ?
Pra usar terminais comuns é só fazer um furo cônico mesmo ?
Abs !
Carlo Pecca
26/06/2014, 09:04
Ardidas, Sergio C e Fband,
O braço Pitmam foi cortado e soldado com solda ming: a parte de cima é do original da DH do Dodge pois casa as estrias e utilizado a parte inferior do braço mecÂnico da Band e feito furo cônico para receber o terminal da Hilux. Pois isso o angula mais acentuado.
" Pra usar terminais comuns é só fazer um furo cônico mesmo ? " - Sim, só atente para o diâmetro do terminal que irás utilizar!
Aonde realizei a instalação da DH na "Toyomar", o Marcelo/Marcos já fazem esse tipo de adaptação a mais de um ano e não foi reportado nenhuma falha. Quanto a durabilidade dos terminais em função de folgas só poderei dizer com o tempo de uso. Até agora já rodei quase 2.000Km desde que deixei a oficina na primeira semana de Junho.
Grd Abraço
Ardidas///
26/06/2014, 22:36
2000 km só em Junho 2014??
Esta fazendo carreto para o nordeste Carlos? Heheheh
.......Até agora já rodei quase 2.000Km desde que deixei a oficina na primeira semana de Junho.
Grd Abraço
Bem, te perguntei sobre o Pitman pra saber se você tinha esquentado ele e feito a curvatura com ele quente e depois dado a têmpera com cal/óleo.
Eu instalei a DH da F350 no local original, porém o Pitman original da F350 ficou um tanto que avançado para fora, em direção a roda. Mesmo tendo feito desvio na barra de direção lateral, ela continua tocando levemente o amortecedor.
Pretendo entortar o Pitman em direção ao Chassi através de aquecimento. Ainda estou avaliando.
Fotos:
468239468240
Ahh, e instalei um terminal da Band com rosca inversa no lugar da castanha. O torneiro se encarregou de analisar e fazer um furo cônico com uma bucha de metal cônica. Ficou muito bom. Agora só ajustes na barra ou no Pitman.
[]´s
Toni
Carlo Pecca
27/06/2014, 07:43
Bom dia pessoal,
me enganei nas datas o correto é final de maio até este fim de semana:
Os 2.000Km foram entre viagens a Friburgo (3), Angra dos Reis (2), Campos dos Goytacazes (2), C. Frio(2) , Mangaratiba (4). Sendo Angra e Friburgo tipo "bate e volta" (sai de manhã e volta à noite). Esse fim de semana fico em casa, tó cansado. KKKkkkkk!
Radames Menegaz
27/06/2014, 12:22
Radames menegaz,
pagando a dívida, mais fotos da DH já funcionando numa boa. Rodei 560Km e sem problemas com a DH ou alternador de 120 Amp.
468101 braço Pitmam,
468102 Ponteira Direção Toyota 17mm,
468103 Terminal Direção Hilux +97 ext curta,
468104 DH montada.
Muito Obrigado Carlo,
a Hilux que você se refere nas fotos era diesel ou gasolina, te pergunto isso pois fui comprar os terminais e o cara me falou que tem diferença
daniel morais
20/07/2014, 18:42
Boa noite, você pode me mandar os detalhes para eu instalar a cx da s10 na minha band.
grato desde já
Daniel Morais do RJ - belford-roxo
Carlo Pecca
21/07/2014, 09:02
RADAMES, desculpe o atraso: Terminal direção hilux +97 ext. curto, código 45046.39385 custo 46 pilas na tracaomania de Friburgo/RJ. Eles te mandam por correio.
DANIEL - pelo que já foi falado aqui no fórum, a cx da S10 trabalha ao contrario da cx original da Band. Assim o pessoal costuma instalar ela na frente da Band. Vc já leu todo o tópico? Tem outros tópicos que tratam a respeito, DH aqui é febre. Boa leitura!
Boa noite, pessoal:
Peço desculpas pela utilização off topic, mas não encontrei outro local melhor.
Estou restaurando uma viatura Dodge M37 e tentando deixá-la o mais original possível. Porém gostaria de colocar uma DH. Tenho procurado bastante e pelo que pude analisar, o setor da Bandeirante é bastante parecido com o dela. Li todo o tópico e reparei que o pessoal tem adaptado o setor do Dodge Dart/Charver na Bandeirante. Também questiono se o setor do Iveco poderia ser utilizado.
Peço ajuda aos experientes e anexo fotos para que voces possam entender como ela funciona.472966
Obrigado,
José Luiz
472965472966
Carlo Pecca
04/08/2014, 05:44
JLJR,
o que vc chama de setor nos chamamos de braço pitman e no meu caso foi cortado a ponta que engata na DH, devido aos dentes de encaixe e o braço utilizado foi original mecânico da Band. Foi utilizado solda miq pois os materiais são de ferro fundido. Já foi dito nesse tópico calderar o braço pitman e angular até a medida ideal naquela instalação. Não sei como se faz essa calderada, mas quem trabalha com fundição pode dar uma ajuda. Vc é de PA e tem a Escola Técnica de São Leopoldo, setor de mecânica que pode te ajudar. Já faz mais de 30 anos que passei por lá e infelizmente não tenho a quem indicar.
Boa sorte na faina.
hercilio.neto
04/08/2014, 09:45
Teoricamente é possível, pois vira para o mesmo lado.
Mas note que o pitman do Dodge é bem curvado para dentro, então pode precisar de alguma modificação.
Voce ainda pode substituir o terminal castanha por terminal rotulado.
Boa noite, pessoal:
Desculpem-me pela demora mas tenho de me ausentar eventualmente.
Mas setor eu tinha entendido como esta peça que está parafusada no chassis e braço pitman seria aquela peça parecida com uma vírgula.
Na verdade estou procurando um setor hidráulico que seja parecido com este da minha viatura para fazer a substituição com o mínimo de gambiarras e aproveitando o restante do sistema de direção.
Neste sentido é que escrevi neste tópico, visto que visualmente o setor da bandeirante se parece com o meu. Pelo que li em todo este tópico, o do dodge dart e da f350 e de outro caminhão também seriam parecidos, uma vez que tem sido adaptados na band.
Grato.
José Luiz
Conversando com um mecânico ele me informou que para motores mercedes, quando não for colocar a DH original. O mais prático seria colocar a caixa dos caminhões curtos da própria Mercedes, ou a de alguns caminhões curtos da VW que também dariam. Pergunto alguém já viu ou tem esse modelo instalado.
hercilio.neto
05/08/2014, 22:08
Boa noite, pessoal:
Desculpem-me pela demora mas tenho de me ausentar eventualmente.
Mas setor eu tinha entendido como esta peça que está parafusada no chassis e braço pitman seria aquela peça parecida com uma vírgula.
Na verdade estou procurando um setor hidráulico que seja parecido com este da minha viatura para fazer a substituição com o mínimo de gambiarras e aproveitando o restante do sistema de direção.
Neste sentido é que escrevi neste tópico, visto que visualmente o setor da bandeirante se parece com o meu. Pelo que li em todo este tópico, o do dodge dart e da f350 e de outro caminhão também seriam parecidos, uma vez que tem sido adaptados na band.
Grato.
José Luiz
José Luiz,
Só pra esclarecer: Setor da direção é uma peça que fica dentro da caixa de direção junto com a rosca sem fim, os rolamentos e os retentores.
Suponho que voce pretende colocar uma direção hidraulica.
Posso adiantar que a direção hidráulica original do Toyota Bandeirante é muito cara. Tanto, que muitos toyoteiros preferem adaptar a caixa da S10 (que vira em sentido contrário) lá na frente, porque assim sai bem mais em conta.
A caixa do Dodge, por girar no mesmo sentido, pode ser instalada na mesma posição da caixa original, porém talvez seja necessária alguma modificação no braço pitman.
Bom dia Hercílio:
Exatamente. Aquilo que pensava que fosse o setor é a caixa de direção. Minha intenção é substitui-la por uma hidráulica que tenha seu funcionamento de forma o mais semelhante possível. Como o amigo informou, a caixa de direção hidráulica do dodge funciona parecido e serviria. Apenas gostaria de confirmar se outras como as citadas f350 e outras teriam comportamento semelhante.
Minha maior preocupação é modificar a viatura o mínimo possível, primeiramente para deixá-la o mais original possível e, segundo, pois quanto mais mexo mais arrisco a estragar e ter de substituir peças que estão em boas condições de uso.
Obrigado.
José Luiz.
Pois é muito caro mesmo cotei em uma autorizada ZF aqui no Rio e pasmem, 6.500,00 colocada com um ano de garantia.
José Luiz,
Só pra esclarecer: Setor da direção é uma peça que fica dentro da caixa de direção junto com a rosca sem fim, os rolamentos e os retentores.
Suponho que voce pretende colocar uma direção hidraulica.
Posso adiantar que a direção hidráulica original do Toyota Bandeirante é muito cara. Tanto, que muitos toyoteiros preferem adaptar a caixa da S10 (que vira em sentido contrário) lá na frente, porque assim sai bem mais em conta.
A caixa do Dodge, por girar no mesmo sentido, pode ser instalada na mesma posição da caixa original, porém talvez seja necessária alguma modificação no braço pitman.
Sergioporto
06/08/2014, 22:27
Dias atrás no face uma pessoa aqui de Bhte postou oferecendo uma original da toy com motor Mb ,coloquei telefone e nome mas a moderaçao abduziu.Só coloquei para ajudar quem precisa sem ganhar $ nada.Nao sei preço!
Bom dia a todos tenho algumas dúvidas com relação a DH. Estou adquirindo uma Band ano 1983 que não possui DH, minhas dúvidas após ler o post seriam: Existem diferenças nas caixas originais ZF ou qualquer uma delas cabem nas Bands,(para o caso de comprar usada), independente de ano ou motorização. Li que muitos utilizam a das S10, para aqueles que já fizeram essa adaptação ém quanto ficaria o custo, e quanto a funcionalidade fica perfeita ou requer grandes modificações. Pergunto pois teria que arranjar um mecânico para fazer. E aproveitando alguém teria indicação de alguém ou oficina que fizesse essas adaptação no Rio de Janeiro.
Dias atrás no face uma pessoa aqui de Bhte postou oferecendo uma original da toy com motor Mb ,coloquei telefone e nome mas a moderaçao abduziu.Só coloquei para ajudar quem precisa sem ganhar $ nada.Nao sei preço!
hercilio.neto
07/08/2014, 11:03
Inner,
A direção hidráulica original serve para todos os modelos de Band.
Quanto à adaptação da caixa da S10, é bem popular mas cada um acaba fazendo do seu jeito. São usados vários tipos de bombas e em posições diferentes.
Tudo deve ser instalado pensando nos futuros up-grades, para que depois não tenha que modificar o que já foi feito.
Considero que a melhor adaptação aqui do forum é a da Band CD do Elmer.
Acho que voce poderia seguir os passos como se fosse um tutorial.
Obrigado Hercílio farei contato com o Elmer abraços
Inner,
A direção hidráulica original serve para todos os modelos de Band.
Quanto à adaptação da caixa da S10, é bem popular mas cada um acaba fazendo do seu jeito. São usados vários tipos de bombas e em posições diferentes.
Tudo deve ser instalado pensando nos futuros up-grades, para que depois não tenha que modificar o que já foi feito.
Considero que a melhor adaptação aqui do forum é a da Band CD do Elmer.
Acho que voce poderia seguir os passos como se fosse um tutorial.
Carlo Pecca
09/08/2014, 06:52
Inner,
A minha foi instalada em Friburgo e nessa oficina eles tem um kit de DH para Band. O custo só levando a Band a eles para que vejam o que é necessário a ser instalado. Falar com Marcelo (22) 99826-4423 ou 99913-5451.
Obrigado Carlos vou ligar sim entretanto tenho uma ZF em vista vamos ver no que vai dar
Inner,
A minha foi instalada em Friburgo e nessa oficina eles tem um kit de DH para Band. O custo só levando a Band a eles para que vejam o que é necessário a ser instalado. Falar com Marcelo (22) 99826-4423 ou 99913-5451.
Bem é o seguinte estou para colocar uma caixa de DH em uma Band recém adiquirida ano 83, ela está como veio ao mundo e pretendo antes de sair rodando por aí dar uma melhorada nos quesitos de segurança.
Por partes
1º Colocarei de cara freio a disco na dianteira
2º Direção hidráulica e tenho uma dúvida, tenho uma cx ZF em vista porém só a caixa sem a bomba hidráulica posso usar qualquer uma ou só original, se for o caso seria fáci encontrar alguém tem idéia de preço e onde encontrar
3º Barra estabilizadora e amortecedor de direção
Então o que acham dessa sequência sugestões são bem vindas
Abraços a todos
Carlo Pecca
11/08/2014, 07:46
Iner,
na minha comecei com os freios a disco, comprei na tracaomania e com ajuda de um amigo mecânico substituímos os freios dianteiros. Não é difícil precisa ter força, foi onde meu amigo entrou, he,he,he!
No caso da DH por experiência, sou mais a favor de contratar tudo num único pacote, assim fica tudo ajustado e sem problemas. Porque isto: no meu caso comprei a DH e Bomba e fiquei mais de ano procurando que instala-se com garantia. Só fui encontrar lá em Friburgo.
Amortecedor de direção também é fácil de colocar, basta ter quem faça solda.
A Barra estabilizadora é raridade e tem que procurar muito!
jipeirodesdepequeno
31/08/2014, 23:08
Amigo essa polia em V que vc usou na bomba hidráulica VW 100 bar é de qual veiculo?
Capt,
448758448759448760448761
Colepicola
17/09/2014, 08:45
Iner,
na minha comecei com os freios a disco, comprei na tracaomania e com ajuda de um amigo mecânico substituímos os freios dianteiros. Não é difícil precisa ter força, foi onde meu amigo entrou, he,he,he!
No caso da DH por experiência, sou mais a favor de contratar tudo num único pacote, assim fica tudo ajustado e sem problemas. Porque isto: no meu caso comprei a DH e Bomba e fiquei mais de ano procurando que instala-se com garantia. Só fui encontrar lá em Friburgo.
Amortecedor de direção também é fácil de colocar, basta ter quem faça solda.
A Barra estabilizadora é raridade e tem que procurar muito!
Olá Pecca, ainda não resolvi o problema da direção hidraulica tem muitos vazamentos não vou me meter. Pode me dar endereço e telefone do mecânico em Friburgo vou tentar subir pela garganta de Aldeia Velha (Silva Jardim) até encontro dos rios em Lumiar e deixar a Band com ele.
Carlo Pecca
17/09/2014, 16:49
Colepicola,
te respondo por msg abç.
Radames Menegaz
18/09/2014, 10:44
Estranho Titanium,
na minha eu uso o braço original da band
e as estrias encaixam perfeitamente.
será que a sua caixa é diferente da minha?
de qual dodge era mesmo a sua?
Bom Dia Titanium, conseguiu ver alguma coisa sobre o braço pitman??
titanium
23/09/2014, 21:37
Bom Dia Titanium, conseguiu ver alguma coisa sobre o braço pitman??
Radames, peço desculpas pela demorar em responder... a correria está grande!!
Bom, vou publicar aqui mas vou passar mais detalhes no tópico da Band (lá na sessão frota).
RESUMO: quando instalei o setor do Dodge Dart na minha Band, mesmo trocando TODOS os terminais, havia folga.
Levei a caixa para reformar mas a folga, apesar de ter reduzido, continuou...
Esses dias me dei conta que era folga no pitman... e semana passada resolvi o Problema!!!
Comprei um Pitman do Dodge Dart da marca MOOG, uma das melhores marcas de equipamentos de suspensão!
É importada e produto de primeira!!
Achei que fosse dar certo, mas quando o pitman chegou vi que teria que fazer um NOVO, pois o cônico da estria é diferente (para o outro lado).
Enfim, aí estão as fotos do serviço.
Eu mesmo instalei e ficou SHOW!!!
ABSOLUTAMENTE ZERO de Folga!!!!!
Abraços
jipeirodesdepequeno
28/09/2014, 18:43
Alguém tem foto do setor hidráulico da f-250 instalado dentro do cofre do motor?? (não na posição original)
titanium
29/09/2014, 07:03
Acho que tem páginas atrás.... pelo menos eu já vi em algum lugar! :putz:
Radames Menegaz
30/09/2014, 10:36
Radames, peço desculpas pela demorar em responder... a correria está grande!!
Bom, vou publicar aqui mas vou passar mais detalhes no tópico da Band (lá na sessão frota).
RESUMO: quando instalei o setor do Dodge Dart na minha Band, mesmo trocando TODOS os terminais, havia folga.
Levei a caixa para reformar mas a folga, apesar de ter reduzido, continuou...
Esses dias me dei conta que era folga no pitman... e semana passada resolvi o Problema!!!
Comprei um Pitman do Dodge Dart da marca MOOG, uma das melhores marcas de equipamentos de suspensão!
É importada e produto de primeira!!
Achei que fosse dar certo, mas quando o pitman chegou vi que teria que fazer um NOVO, pois o cônico da estria é diferente (para o outro lado).
Enfim, aí estão as fotos do serviço.
Eu mesmo instalei e ficou SHOW!!!
ABSOLUTAMENTE ZERO de Folga!!!!!
Abraços
Titanium tem o contato da pessoa que fez esse trabalho para você?
Ótimo trabalho
titanium
30/09/2014, 12:32
Titanium tem o contato da pessoa que fez esse trabalho para você?
Ótimo trabalho
Tenho, Radames!
Mas eles fizeram apenas o serviço de Solda.
O braço pitman Moog eu comprei no Mercado Livre de um cara de São Paulo.
A chapa grossa comprei e mandei dobrar numa Metalúrgica muito conhecida aqui de Brasília (Dimaço).
E a torneadora fez o serviço de: Bucha cônica para encaixe do Terminal, Solda da Bucha, Transferência e solda da Estria original Moog para o novo Braço pitman.
A torneadora é a CEARÁ.
Uma das mais conhecidas de Brasília.
https://plus.google.com/104396748106810896497/about?gl=br&hl=pt-BR
O serviço ficou muito bom!!
Abraços
Radames Menegaz
30/09/2014, 13:41
Tenho, Radames!
Mas eles fizeram apenas o serviço de Solda.
O braço pitman Moog eu comprei no Mercado Livre de um cara de São Paulo.
A chapa grossa comprei e mandei dobrar numa Metalúrgica muito conhecida aqui de Brasília (Dimaço).
E a torneadora fez o serviço de: Bucha cônica para encaixe do Terminal, Solda da Bucha, Transferência e solda da Estria original Moog para o novo Braço pitman.
A torneadora é a CEARÁ.
Uma das mais conhecidas de Brasília.
https://plus.google.com/104396748106810896497/about?gl=br&hl=pt-BR
O serviço ficou muito bom!!
Abraços
Realmente vi que ficou muito bom mesmo!!!
voc pode me passar as dimensões do braço?
e se possível alguma foto de como ficou na Lenda?
allanmarques
09/11/2014, 04:18
Alguém sabe informar quem instala direção hidráulica com caixa de S10 no RJ, Capital? Em torno de quanto fica o serviço + peças?
Carlo Pecca
09/11/2014, 06:47
Allanmarques,
Aqui na Capital (RJ), é quase improvável que encontre alguém com experiência para instalar DH em Bandeirante. Em S.Cristovão tem muito reparador de DH para carro de plástico. Recomendo na cidade de Nova Friburgo, aonde eu fiz a minha. Veja na página 34 tópicos #399 e 408 para se ter uma idéia a respeito. Os custos mão de obra mais peças ficam entre 2 a 4,5 pilas, depende se vc fornece as peças ou a oficina faz tudo.
Grd Abç.
allanmarques
09/11/2014, 14:46
Valeu pela dica!
Sergio c
10/11/2014, 09:22
Aos colegas do forum, vejo que tem uma folga no setor da DH e vou retirar o motor de partida para uma revisão e pergunto: p regulagem tem um parafuso que trava, se não me engano é 17mm, e o da regulagem no meio que é fenda, como que faço essa regulagem do setor? Um abraço.
Glauco mendes
10/11/2014, 13:44
Aos colegas do forum, vejo que tem uma folga no setor da DH e vou retirar o motor de partida para uma revisão e pergunto: p regulagem tem um parafuso que trava, se não me engano é 17mm, e o da regulagem no meio que é fenda, como que faço essa regulagem do setor? Um abraço.
Afrouxa a porca e aperta o de fenda e vai verificando a folga junto do volante, para ambos os lados...
Sergio c
10/11/2014, 16:24
Afrouxa a porca e aperta o de fenda e vai verificando a folga junto do volante, para ambos os lados...
Obrigado Glauco, vou regular desse jeito. Um abraço.
Sergioporto
10/11/2014, 16:33
Mas mantenha a direçao alinhada pois fazendo esta regulagem com direçao para um lado enforcará a mesma quando tiver alinhada.
Sergio c
10/11/2014, 22:28
Mas mantenha a direçao alinhada pois fazendo esta regulagem com direçao para um lado enforcará a mesma quando tiver alinhada.
Obrigado pela dica Xara, vou deixar os pneus retos também. Um abraço.
Alessandro Abdala
28/01/2015, 18:35
Pessoal,
Comprei esse kit para instalar na minha band: http://www.gama4x4.com.br/kit-direc-o-hidraulica-para-adaptar-em-toyota-bandeirante.html
Porém o mecânico está com dúvida na instalação.... se alguém tiver fotos dele instalado, ou alguma informação que possa ajudar na instalação ficaria imensamente grato.
abraço a todos!
CAPT GOTTLIEB
29/01/2015, 16:59
Em Dezembro 2013 adaptei no Jipão uma direção hidráulica ZF (Opala 1988) e bomba DHB (100 bar) do Polo, Fox, Golf. Gastei R$ 1.000,00 (peças + m.o.). Ficou ótimo! Nunca mais quero dirigir sem DH.
491268 491269
Carlo Pecca
29/01/2015, 21:04
Parabéns Capt Gottlieb,
com DH na Band... kabou a malhação de braço.He he he!
CAPT GOTTLIEB
02/02/2015, 15:52
Parabéns Capt Gottlieb,
com DH na Band... kabou a malhação de braço.He he he!
Tanti saluti Carlo Pecca
Adesso è più facile di pilotare questa machina!
dalmo cruz torres
17/02/2015, 11:28
Pessoal, ontem estava estacionando meu jipe com direção hidráulica original e o Birro, ou pino, que liga o braço Pitmam á barra intermediária estourou, me deixando sem direção. Felizmente eu estava manobrando o jipe, pois se estivesse em movimento algum acidente aconteceria.
Isso já aconteceu com algum colega?
Esse é mais um dos motivos de eu achar o sistema de direção original uma porcaria....
Kraken_DAGG
17/02/2015, 13:18
Dalmo, boa tarde! O Ricardo (Aita) consegue colocar todo este sistema, desde o braço pitmam até as ponteiras do caminhão 608. Já aconteceu de quebrar comigo também enquanto manobrava, em outras palavras em baixa velocidade, por ser a situação onde o braço é mais solicitado. Não fiz a adaptação das peças do 608 mas, me acostumei a virar o volante (manobrar) com o carro em movimento sempre para evitar desgaste.
Em 22 anos, quebrou apenas 1 vez...... Tudo bem que ele é tratado como um automóvel ("light duty")...
O meu tb quebrou esse pino subindo um meio fio.
dalmo cruz torres
17/02/2015, 15:36
Dalmo, boa tarde! O Ricardo (Aita) consegue colocar todo este sistema, desde o braço pitmam até as ponteiras do caminhão 608. Já aconteceu de quebrar comigo também enquanto manobrava, em outras palavras em baixa velocidade, por ser a situação onde o braço é mais solicitado. Não fiz a adaptação das peças do 608 mas, me acostumei a virar o volante (manobrar) com o carro em movimento sempre para evitar desgaste.
Em 22 anos, quebrou apenas 1 vez...... Tudo bem que ele é tratado como um automóvel ("light duty")...
Onde encontro o Ricardo?
Tem gente que adaptou um terminal no lugar do pino / castanha. Quanto ao braço auxiliar (outra peça que costuma quebrar), o Paulo Moro, da tropa4x4, tá conversando com o fabricante para desenvolver um mais reforçado, de aço forjado.
Abrass.
Tem gente que adaptou um terminal no lugar do pino / castanha. Quanto ao braço auxiliar (outra peça que costuma quebrar), o Paulo Moro, da tropa4x4, tá conversando com o fabricante para desenvolver um mais reforçado, de aço forjado.
Abrass.
Fiz isso na minha. Postei as fotos em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria.html
Kraken_DAGG
18/02/2015, 06:30
Onde encontro o Ricardo?
Dalmo,
O Ricardo é aqui do RJ mas, envie uma mensagem para ele. "kadoaita@gmail.com" pedindo mais detalhes das barras reforçadas com ponteiras de 608. De repente ele confecciona e envia para ti.
Sds
Antonio
Kraken_DAGG
18/02/2015, 11:30
Dalmo,
O Ricardo é aqui do RJ mas, envie uma mensagem para ele. "kadoaita@gmail.com" pedindo mais detalhes das barras reforçadas com ponteiras de 608. De repente ele confecciona e envia para ti.
Sds
Antonio
Dalmo,
Preciso ir nele ainda esta semana (mais tardar a próxima) para trocar os cilindros de embreagem. se quiser, posso já adiantar o assunto com ele e ver quanto é a solução dele.
Sds
Antonio
Kraken_DAGG
19/02/2015, 23:00
Dalmo,
Falei com o Ricardo hj.. Ele não faz mais esta alteração..
Desculpe a direção furada que te passei...
rpeinloft
19/11/2015, 00:50
2000 km só em Junho 2014??
Esta fazendo carreto para o nordeste Carlos? Heheheh
Bem, te perguntei sobre o Pitman pra saber se você tinha esquentado ele e feito a curvatura com ele quente e depois dado a têmpera com cal/óleo.
Eu instalei a DH da F350 no local original, porém o Pitman original da F350 ficou um tanto que avançado para fora, em direção a roda. Mesmo tendo feito desvio na barra de direção lateral, ela continua tocando levemente o amortecedor.
Pretendo entortar o Pitman em direção ao Chassi através de aquecimento. Ainda estou avaliando.
Fotos:
468239468240
Ahh, e instalei um terminal da Band com rosca inversa no lugar da castanha. O torneiro se encarregou de analisar e fazer um furo cônico com uma bucha de metal cônica. Ficou muito bom. Agora só ajustes na barra ou no Pitman.
[]´s
Toni
Ola ardidas estou seguindo o seu modelo e instalando uma DH de F350 com uma bomba DHB. Gostaria de ver como ficou a placa de adaptação ao suporte original para não fazer besteira (teve mecânico querendo cortar partes da DH) daí parei tudo e resolvi perguntar . Pelo que vi a sua ficou muito boa .