Ver Versão Completa : Recompensa por veículos desatolados...
Edintruder
10/07/2007, 21:52
Pessoal, normalmente quando eu tiro alguém de algum erosco, o pessoal me pergunta "quanto eu devo?" e eu respondo sempre que um aperto de mão está pago, e o pessoal fica sempre muito agradecido. Agora ao voltar para casa, passei por uma rua aonde se formou o maior barral com as chuvas e tinha um Kadett atolado até metade da roda. Claro que como de costume já manobrei na frente do carro e pedi pro "empenhado" pegar na caçamba o cabo pra puxar. Sei que depois que eu tirei o cara dali ele me deu um alinhamento gratuíto na D'Paschoal por conta dele (é funcionário da D'Paschoal). Claro que fiquei na dúvida e recusei, mas ele disse que fica por conta da empresa mesmo então aceitei.
Daí pensei que é um assunto bem interessante: - Reconpensas oferecidas e aceitas.
Uma vez tirei uma Belina I de dentro de uma valeta e o velhinho só faltou chorar quando não quiz cobrar nada... Será que é só por aqui que o pessoal cobra por tudo?
Edintruder,
Isso é comum. Eu, quando desatolado, as vezes dou recompensa. Uma vez fiquei sem bateria na praia, e um jipeiro tirou a bateria dele e ligou o meu carro..não quis dar dinheiro, mas dei umas 6 latinhas geladas pq eu insisti.
E também ja desatolei varias pessoas, para mim, um obrigado ta ótimo, mas uma vez tirei uma Ranger CS do atoleiro no Carnaval em Morro Branco, que o mar já estava chegando perto. Foi até chato o tanto que insistiram para eu aceitar alguma coisa, e eu negando. Não levei nada, é claro, pois não é 5,00 ou 10,00 que me farão feliz, e sim a satisfação de ter ajudado alguém, e que essa pessoa possa ajudar outra pessoa nessa mesma situação. Já fiquei no prego/atolado sozinho, e sei como é angustiante.
Mas uma vez, fiquei atolado em Jeri, e um bugueiro me ajudou muito. Ele passou mais de 20 minutos cavando e colocando calços, e depois ainda arriscou acabar com o buggy dele puxando o Grand Vitara. Me tirou do enrosco, e eu achei super conveniente ajudar ele com uns R$ 50,00, principalmente pq era longe dos caminhos que existiam e ele veio de longe para ajudar, chamado por um amigo meu. Mas ele nem tinha pedido nada, acho que nem esperava tanto.
Waldir Carlos
10/07/2007, 22:12
Nunca desatolei ninguém, mas sempre que posso sou solidário e ajudo quem precisa. Há muitas situações onde a gente pode prestar um favor. Para valorizar o tópico e compartilhar espírito de solidariedade com o colega Edintruder, deixo a minha sincera opinião:
Nada mais gratificante que prestar ajuda a quem precisa. No caso específico acima, se o cidadão tem um carro que permite e conhece os recursos disponíveis [engates prórios, cintas, pranchas, cordas e afins], siga em frente e continue ajudando. Cobrar? Jamais.
Se a pessoa que receber a ajuda não "pagar" com um gesto de agradecimento ou até mesmo um olhar ou palavra amiga, não desanime. O próximo, certamente saberá te agradecer. O restante, Deus faz!!
Um abraço
peterson barros
10/07/2007, 22:49
Pessoal concordo plenamente com vcs e parto do principio que se ajudamos alguem hoje podemos receber ajuda amanha e se não ajudamos alguém que realmente precisa de ajuda por olharmos apenas para os nossos humbigos, amanha poderemos precisar da ajuda de pessoas que tambem só olhem p/ seu proprio humbigo ou seja, aqui se faz, aqui se paga.
Já ajudei muita gente em situações como esta que já foi desde emprestar um estepe p/ um tiozinho a noite na estrada desorientado (o fdp nunca me devolveu o estepe) até ajudar motoqueiros em trilhas e turistas com seus carrinhos quebrados na estrada com toda a familia dentro.
Acho que se todo mundo fizer a sua parte ajudando o proximo o mundo pode melhorar um pouco e se nós simples jipeiros e picapeiros não pudermos mudar o mundo... vamos pelo menos fazer a nossa parte.
Abraços à todos e se um dia me virem atolado me ajudem.hehehe
themoteo
11/07/2007, 00:08
Rapaz,
me sinto super bem quando ajudo alguém, principalmente se for em situações off road. Já ajudei várias pessoas e fui ajudado várias vezes, é muito gratificante. Recompensa??!! Meu bem estar interior, me sentir bem.
shimomoto
11/07/2007, 00:09
Vou contar um caso que aconteceu 3 anos atrás, quando eu ainda morava na Fazenda. Não aconteceu bem de eu usar minha picape mas vamos lá!
Certa vez, em um mês de maio atípico, choveu muito. Mas muito mesmo e as estradas próximas a Fazenda estavam todas enlameadas. Um carreteiro de calcáreo, do Rio Grande do Sul, carregado, entrou em um pequeno sítio e vendo que era a propriedade errada, resolveu manobrar a carreta em meio a chuva e
não sei como ele deu um "L" com a carreta e não conseguia nem ir para frente nem andar para trás. E ele cada vez mais desesperado, era um sábado a noite, e ele estava com a mulher e uma criança na boléia.
Fomos (eu e um funcionário) ao encontro do carreteiro, em dois tratores Ford 6600 e com a ajuda de um Valmet traçado, puxamos a carreta.
O motorista ficou tão grato que nos fez ir a uma venda que têm no meio da estrada e, com a anuência do dono da carreta, pagou cerveja e pão com mortadela para todos que ajudaram a desatolar a carreta. Foi o melhor pão com mortadela que eu comi até hoje!!!
E assim, na estrada que vai para a Fazenda, todos se ajudam. Com um trator, com caminhão ou com picape 4x4.
Abraços
IGORFROTA
11/07/2007, 07:43
Colegas, são dois prazeres impagáveis. Primeiro por estar ajudando alguém que realmente está em situação difícil (muitas vezes desesperadora), segundo porque é uma ótima oportunidade para quem gosta de uma aventurazinha....hehehehehe.
Por diversas vezes eu ajudei pessoas atoladas. As mais marcantes foram um Pegeut 206 que a agua do mar já estava pegando na metade da roda. Mesmo tendo judiado do para choque dianteiro dele a medida que o carro era puxado na areia frouxa, o cara ainda faltou me colocar nos ombros.
A segunda marcante foi um senhor numa Pagero Full as 18:30 da noite no beach park (local perigoso para ficar parado). Estavam ele, duas senhoras e 5 crianças.
Eu parei (apesar da patroa pedir para nao parar, pois ficou com medo) e ele nem acreditou. Desci com corda, amarrei os carros e com dois trancos arrastei eles ate a piçarra.
É valido lembrar para se ter muito cuidado, pois infelizmente pode acontecer de ser golpe. Não custa nada analisar a situação e os envolvidos antes de parar. Foi o que aconteceu comigi no segundo episódio, após a patroa pedir para não parar, vi que se tratava realmente de uma família em puros e parei. Confesso que mesmo assim tive medo, pois naquele horário, naquele local, poderia chegar marginais a qualquer momento, pois é um ponto onde tem muito carro atolado nos fds.
Marcelo R. A. da Cunha
11/07/2007, 11:17
Primeiramente parabéns pelo tópico!
:palmas: para todos vcs :palmas: .
:concordo:
Eu particularmente sempre ajudo pessoas ou animais em apuros, e DEUS sempre me recompensou MUITO por isso. Na minha opinião um Muito Obrigado já é mais que suficiente.
Meio Off topic, mas acho que se aplica a situação de ajudar.
Esse final de semana uma cobra Jibóia de uns 2 metros atravessou na frente da minha picape numa estrada rural asfaltada freei o que pude e desviei, apesar de achar que tinha matado o pobre animal voltei pra ver, e a mesma se enrolou toda quando a picape chegou perto (não tinha nenhum ferimento) bem parei o carro no meio da pista e outros motoristas pararam também enquanto eu organizava o transito uma pessoa arrumou um pedaço de bambu e quando estávamos retirando o animal da pista um imbecil chegou e queria matar o bicho, eu disse ao sujeito que hoje em dia matar qualquer animal é CRIME (na minha cabeça matar sem necessidade sempre foi crime, masss) o sujeito quis engrossar e a minha vontade foi dar uns tapas naquele ser, mas simplesmente ignoramos o asno e salvamos o animal.
A moral da história é;
O ser humano no geral adora destruir e só pensa nele mesmo, então gestos como esses que os colegas fizeram e que ainda farão certamente muitas e muitas vezes podem tornar o mundo um lugar BEM mais agradável de se viver.
Eu sempre que posso recolho animais de rua para tratar e para arrumar um bom lar, evito ao máximo fazer qualquer coisa que possa prejudicar o meu semelhante e dentro das minhas possibilidades ajudo qualquer um que precise e sinceramente se pudesse( $ ) faria MUITO mais. Fico triste em ver como o nosso governo e a nossa população tratam com total descaso os animais, o meio ambiente e ao seu próximo, e penso que se cada um fizesse só um pouquinho imaginem que belo país se tornaria esse NOSSO BRASIL.
[]’s dos que ainda tem esperanças e que querem viver num mundo melhor.
Marcelo
Walter L. L. Casitta
11/07/2007, 13:59
Primeiramente parabéns pelo tópico!
:palmas: para todos vcs :palmas: .
Eu particularmente sempre ajudo pessoas ou animais em apuros, e DEUS sempre me recompensou MUITO por isso. Na minha opinião um Muito Obrigado já é mais que suficiente.
Meio Off topic, mas acho que se aplica a situação de ajudar.
Esse final de semana uma cobra Jibóia de uns 2 metros atravessou na frente da minha picape numa estrada rural asfaltada freei o que pude e desviei, apesar de achar que tinha matado o pobre animal voltei pra ver, e a mesma se enrolou toda quando a picape chegou perto (não tinha nenhum ferimento) bem parei o carro no meio da pista e outros motoristas pararam também enquanto eu organizava o transito uma pessoa arrumou um pedaço de bambu e quando estávamos retirando o animal da pista um imbecil chegou e queria matar o bicho, eu disse ao sujeito que hoje em dia matar qualquer animal é CRIME (na minha cabeça matar sem necessidade sempre foi crime, masss) o sujeito quis engrossar e a minha vontade foi dar uns tapas naquele ser, mas simplesmente ignoramos o asno e salvamos o animal.
A moral da história é;
O ser humano no geral adora destruir e só pensa nele mesmo, então gestos como esses que os colegas fizeram e que ainda farão certamente muitas e muitas vezes podem tornar o mundo um lugar BEM mais agradável de se viver.
Eu sempre que posso recolho animais de rua para tratar e para arrumar um bom lar, evito ao máximo fazer qualquer coisa que possa prejudicar o meu semelhante e dentro das minhas possibilidades ajudo qualquer um que precise e sinceramente se pudesse( $ ) faria MUITO mais. Fico triste em ver como o nosso governo e a nossa população tratam com total descaso os animais, o meio ambiente e ao seu próximo, e penso que se cada um fizesse só um pouquinho imaginem que belo país se tornaria esse NOSSO BRASIL.
[]’s dos que ainda tem esperanças e que querem viver num mundo melhor.
Puxa vida Marcelo. Achava que eu era o único que desviava pra não amassar as cobrinhas.:palmas:
Marcelo R. A. da Cunha
11/07/2007, 14:06
Puxa vida Marcelo. Achava que eu era o único que desviava pra não amassar as cobrinhas.:palmas:
Walter
:palmas:
E parabéns pela atitude.
:concordo:.
[]'s
Marcelo
Parabéns pela atitude, é esse o real espirito off road, pois na maioria das vezes estamos invadindo o habitat dos animais, por isso mais do que nunca devemos ajudar a preservar ...
Pois tem gente de todo o tipo.
Um amigo meu, inexperiente nas trilhas, foi com mais um companheiro fazer uma trilha aqui na região de BH. Ele não sabe o nome da trilha, mas pelo que ele me falou, e pelas fotos que eu vi, acho que foi a tapete branco. Em uma subida mais íngreme ele deu uma braçada e tombou o jipe. Eles ficaram com medo de destombar o jipe e ele descer morro abaixo. Se amarrassem no outro carro, um Vitara, estavam com medo de descer também os dois morro abaixo. Enquanto eles discutiam e avaliavam o que fazer chegou uma cara numa Land, dizendo ser morador da região e ter avistado de sua casa o Jipe tombado. Disse que para ajudar cobraria R$ 200,00, caso contrário iria embora. Depois de alguma revolta e muita negociação ficou por R$ 100,00, que era o valor que esse amigo meu tinha na carteira. Depois de pago ele desvirou o jipe com sua Land.
E para demonstrar que existem pessoas com índoles muito diferentes, vou continuar contando como foi o resto da trilha desse amigo meu. Ele e seu amigo seguiram a trilha e mais adiante encontraram com um treiero acidentado. O cara tinha quebrado o braço e ainda estava sangrando. Não é que puseram o cara dentro do vitara e o levaram até o hospital, e diferenciadamento do cara da Land, sem cobrar nada.....
Para quem não acredita na história, veja as fotos que estão em um site de um outro treiero que passava pelo local na hora do acontecido. Só não tem foto da Land puxando, pois os treieros que fotografaram já tinham ido embora e só foram se encontrar novamente mais a frente na trilha por causa do acidente.
Site com as fotos: www.time2ride.com.br (http://www.time2ride.com.br/)
Clic no link à esquerda denominado “trilhas”. Depois desça o cursor até a trilha de nome “need for speed”
Marcelo R. A. da Cunha
11/07/2007, 16:01
Parabéns pela atitude, é esse o real espirito off road, pois na maioria das vezes estamos invadindo o habitat dos animais, por isso mais do que nunca devemos ajudar a preservar ...
Concordo com vc!!!!
[]'s
Marcelo
Pequeno jr
11/07/2007, 21:05
Parabéns a todos vc e em especial aos cuidadores das cobras. rs!! ..brincadeira.
Galera, este sim é o espirito do verdadeiro fora de estrada.
Parabéns a todos vcs e continuem assim.
RegisCandeia
11/07/2007, 21:31
Já ajudei muitos amigos e desconhecidos e também fui ajudado inúmeras vezes em situações assim. A única coisa que eu exijo é o compromisso do cara de que vai ajudar também se um dia alguém precisar.
Quanto aos animais, tenho uma história interessante também... Um dia estávamos com duas picapes na estrada que vai para o Farol Cristóvão Pereira (uma filial da Estrada do Inferno, um pouco piorada). Tinha chovido muito, e como as estradas são de um misto de areia e barro, formaram-se valetas enormes, por causa dos tratores utilizados para rebocar os caminhões de madeira. De repente, o amigo que ia na frente com a Ranger dobrou bruscamente, quase batendo no barranco, para desviar de uma valeta. Eu estranhei e perguntei pelo rádio o que tinha acontecido. Ele disse que era prá eu cuidar, pois tinha uma tartaruga bem no meio da estrada.
Parei a camionete no lugar, e encontramos a tartaruga, bem no meio da estrada. Peguei a tartaruga e como tinha um alagado próximo da estrada, larguei o bicho na água (sei lá, sempre imaginei que tartaruga gostasse de água...).
Depois, já no acampamento, os amigos fizeram a pergunta, até hoje sem resposta... a tartaruga estava indo... ou voltando? Será que a coitada demorou o dia inteiro prá chegar no meio da estrada e eu levei de volta?
Nunca saberemos...
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
30/07/2007, 00:27
Já ajudei muitos amigos e desconhecidos e também fui ajudado inúmeras vezes em situações assim. A única coisa que eu exijo é o compromisso do cara de que vai ajudar também se um dia alguém precisar.
Quanto aos animais, tenho uma história interessante também... Um dia estávamos com duas picapes na estrada que vai para o Farol Cristóvão Pereira (uma filial da Estrada do Inferno, um pouco piorada). Tinha chovido muito, e como as estradas são de um misto de areia e barro, formaram-se valetas enormes, por causa dos tratores utilizados para rebocar os caminhões de madeira. De repente, o amigo que ia na frente com a Ranger dobrou bruscamente, quase batendo no barranco, para desviar de uma valeta. Eu estranhei e perguntei pelo rádio o que tinha acontecido. Ele disse que era prá eu cuidar, pois tinha uma tartaruga bem no meio da estrada.
Parei a camionete no lugar, e encontramos a tartaruga, bem no meio da estrada. Peguei a tartaruga e como tinha um alagado próximo da estrada, larguei o bicho na água (sei lá, sempre imaginei que tartaruga gostasse de água...).
Depois, já no acampamento, os amigos fizeram a pergunta, até hoje sem resposta... a tartaruga estava indo... ou voltando? Será que a coitada demorou o dia inteiro prá chegar no meio da estrada e eu levei de volta?
Nunca saberemos...
Então foi você?!!!... Regis!
Eu passei por essa estrada e também encontrei a tartaruga. Quando peguei nela para a levar ao lago, ela falou pra mim: "De novo não! Pô!... Passei o dia ontem querendo voltar pra casa e, quando estava no meio do caminho, um cara de uma pickup me pegou e me levou de volta ao lago... deixa eu ir, vai!"
Agora você já sabe, né, Regis?...
Mas brincadeiras à parte, eu acho que a atitude a tomar em casos de ajuda é essa mesmo, Regis: fazer o cara assumir o compromisso de ajudar o próximo 'enrascado' que encontrar.
É a maneira de se propagar o espírito de fraternidade... passar adiante.
Em todos os meus carros tenho uma mangueira e um pequeno galão vazio (para poder puxar gasosa do tanque e ceder a alguém que precise eventualmente), carrego sempre uma cinta (já serviu para eu ser puxado também), enfim... oportunidades para ajudar nunca faltam. Não acredito em ganhar o céu com isso, como não me vai cair o cabelo (já caiu) se não socorrer, mas a satisfação de ter sido útil é muito grande e imediata.
cmte_carvalho
30/07/2007, 04:54
Muito bonito ver que ainda há gente nesse país que não se intimida para ajudar o próximo e os animais. Como isso era comum antigamente, e hoje infelizmente já tão raro...
Hoje em dia quem ajuda o próximo é médico(a), enfermeiro(a) ou então otário(a)... :sad: :cry: Nessas horas o consolo é esquecer as palavras e conceitos dos homens e lembrar dos dizeres e lições de Deus!
Dia desses estava com o meu Jeep em frente de casa e no sentido oposto da rua vinha se aproximando um outro Cj5 vermelho com um senhor (uns 60 anos) e duas crianças. Cumprimentei com a voz e com a mão mas o interessante é que só as crianças responderam (o mais comum seria o inverso)...
Provavelmente um "jipeiro de primeira viagem" pois me lembro que o tal Jeep até pouco antes estava à venda numa concessionária.
Vai entender...
Amostardeiro
30/07/2007, 10:50
Pessoal
Já ajudei muita gente atolada ou em outro tipo de situação, quando estava indo pra 10ª Travessia do Taim salvamos dois caras em um bugue atolado, que havia passado a noite a beira mar com um frio do kct, tinham tomado um litro de trago pra aguentar.
Mas conheço uma fera que cobrava para desatolar os incautos turistas em Garopaba , ele tinha uma Rural 4x4 muito boa e morava lá, acho que atualmente não faria + isso, já que largou dos 4x4 e virou treieiro e já precisou de muita ajuda nas trilhas.
Abraço
Sérgio Provisano
30/07/2007, 12:48
:palmas: A grande recompensa é ver a expressão de alívio no rosto de quem nos desatolamos. Também procedo como a grande maioria dos companheiros que são, acima de tudo, solidários com o drama dos outros e peço como pagamento futuro que àquele que foi ajudado por mim, ajude outro, seja qual for o problema, que ele faça do ato solidário, uma corrente cujos elos jamais tenham fim, quem sabe assim o mundo fica um pouco menos pior. Forte abraço à todos e um bom início de semana. Tenham todos uma semana abençoada.
Dennis Figueiredo
30/07/2007, 14:47
eu só aceito quando me dão "sevêja" :mrgreen:
Joao Baeta
30/07/2007, 14:58
:arrow:Mt interessante esse tópico!!!!
:palmas: :palmas:
Leo - Beethoven
30/07/2007, 18:41
No meu caso sempre que posso ajudo a quem precisa e não espero nada em troca. Isso não é só na trilha, rebocando um carro, ajudando em alguma pane ou algo assim, pra mim vale pra tudo.
Fico feliz apenas em ver no rosto da pessoa a expressão de gratidão.
Mudando de assunto (mas nem tanto), só faltava alguém por aqui citar o filme " A Corrente do Bem"....acho que é assim que se chama o filme....
Falando sério agora, só espero um dia viver num Brasil onde essa nossa edução da lei de tirar vantagem de tudo não exista mais.....como por exemplo quando o cara da padaria lhe dá o troco errado e o sujeito vê, pega e se acha o "esperto"....o dia que isso não existir mais, poderemos chamar isso aqui de país.
Abs.
Sérgio Provisano
30/07/2007, 18:53
No meu caso sempre que posso ajudo a quem precisa e não espero nada em troca. Isso não é só na trilha, rebocando um carro, ajudando em alguma pane ou algo assim, pra mim vale pra tudo.
Fico feliz apenas em ver no rosto da pessoa a expressão de gratidão.
Mudando de assunto (mas nem tanto), só faltava alguém por aqui citar o filme " A Corrente do Bem"....acho que é assim que se chama o filme....
Falando sério agora, só espero um dia viver num Brasil onde essa nossa edução da lei de tirar vantagem de tudo não exista mais.....como por exemplo quando o cara da padaria lhe dá o troco errado e o sujeito vê, pega e se acha o "esperto"....o dia que isso não existir mais, poderemos chamar isso aqui de país.
Abs.
Leo
O nome do filme é esse mesmo. Concordo contigo quando à questão de se extinguir essa nefasta lei de levar vantagem em tudo. A idéia do Edintruder em postar esse tópico é para lá de louvável e servirá de tibuna para resgatarmos valores podemos dizer, esquecidos, desvalorizados como SOLIDARIEDADE, COMPANHEIRISMO, DESPREENDIMENTO, valores estes que deveriam ser normais mas, num país onde a corrupção é endêmica, onde levar vantagem faz parte do cotidiano, estão cada vez mais relegados à um segundo plano, um tópico como esse, volto a repetir, se torna importante e fundamental. Forte abraço.
Leo - Beethoven
30/07/2007, 19:02
Sérgio, concordo contigo.
Esqueci de elogiar o Edintruder pelo tópico :palmas::palmas:...mas acho que esse é o caminho....sensibilizar as pessoas e educar as crianças. Sei que vou morrer e isso aqui nunca será uma Suíça, Noruega ou Dinamarca, mas tudo um dia tem que começar por algum lugar.
Abs,
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
31/07/2007, 03:49
Sérgio, concordo contigo.
Esqueci de elogiar o Edintruder pelo tópico :palmas::palmas:...mas acho que esse é o caminho....sensibilizar as pessoas e educar as crianças. Sei que vou morrer e isso aqui nunca será uma Suíça, Noruega ou Dinamarca, mas tudo um dia tem que começar por algum lugar.
Abs,
Leo, na Europa ninguém ajuda alguém (a menos que seja conhecido). Fraternidade só existe nos países do Terceiro Mundo, mais especificamente nas terras descobertas (tenho um estudo sobre isto). Este nosso espírito de ajudar quem não conhecemos é uma característica bem nossa (jipeiros e congêneres). Eu só não ajudei um cara uma vez (e tenho remorsos disso até hoje, passados mais de 30 anos). Estávamos numa praia... era um areão fofo que só e dava mais de uns 3 Km para chegar na beira da água. Um magnata enfiou uma Mercedes ali (acho que ele nos viu junto da praia com o Land e achou que também podia tudo) isso foi de manhã e nós vimos os caras, de longe, removendo areia e rodando uns dois metros de cada vez, para se atolarem de novo. Quando voltávamos de tarde eu parei do lado da Mercedes. Eles já tinham dado a volta e estavam próximo da trilha mais dura, mas continuavam atolados e queimados do sol. O cara (com cara de quem compra tudo) pegou um maço de notas, me ofereceu e disse: "olha aqui!" Só falei para ele: "tração nas 4 rodas é bom para isso" e fui embora. PQP pra mim. Até hoje sinto arrepios só de pensar no que poderia ter acontecido com os caras. Essa foi a única vez que deixei de prestar socorro, porque fiquei p.. com o camarada, mas essa lembrança me faz muito mal... podes crer.
Quanto a levar vantagem... pô, isso é mesmo o fim da picada. A nossa 'vantagem' é sempre o prejuízo de alguém. Aí, nos países que vc citou, isso é raro, há mais respeito. Mas mesmo na África (de outros tempos) havia umas estantes com jornais e um compartimento com ranhura para colocar as moedas. A gente só pegava o jornal depois de colocar o dinheiro ali. Nos cinemas e cafés, essas mesmas estantes nem tinham ranhura e a grana ficava solta numa caixinha para permitir que vc fizesse o troco e não tinha ninguém vigiando... não falhava.
Sérgio Provisano
31/07/2007, 09:05
Leo, na Europa ninguém ajuda alguém (a menos que seja conhecido). Fraternidade só existe nos países do Terceiro Mundo, mais especificamente nas terras descobertas (tenho um estudo sobre isto). Este nosso espírito de ajudar quem não conhecemos é uma característica bem nossa (jipeiros e congêneres). Eu só não ajudei um cara uma vez (e tenho remorsos disso até hoje, passados mais de 30 anos). Estávamos numa praia... era um areão fofo que só e dava mais de uns 3 Km para chegar na beira da água. Um magnata enfiou uma Mercedes ali (acho que ele nos viu junto da praia com o Land e achou que também podia tudo) isso foi de manhã e nós vimos os caras, de longe, removendo areia e rodando uns dois metros de cada vez, para se atolarem de novo. Quando voltávamos de tarde eu parei do lado da Mercedes. Eles já tinham dado a volta e estavam próximo da trilha mais dura, mas continuavam atolados e queimados do sol. O cara (com cara de quem compra tudo) pegou um maço de notas, me ofereceu e disse: "olha aqui!" Só falei para ele: "tração nas 4 rodas é bom para isso" e fui embora. PQP pra mim. Até hoje sinto arrepios só de pensar no que poderia ter acontecido com os caras. Essa foi a única vez que deixei de prestar socorro, porque fiquei p.. com o camarada, mas essa lembrança me faz muito mal... podes crer.
Quanto a levar vantagem... pô, isso é mesmo o fim da picada. A nossa 'vantagem' é sempre o prejuízo de alguém. Aí, nos países que vc citou, isso é raro, há mais respeito. Mas mesmo na África (de outros tempos) havia umas estantes com jornais e um compartimento com ranhura para colocar as moedas. A gente só pegava o jornal depois de colocar o dinheiro ali. Nos cinemas e cafés, essas mesmas estantes nem tinham ranhura e a grana ficava solta numa caixinha para permitir que vc fizesse o troco e não tinha ninguém vigiando... não falhava.
Caro Antônio
Não há do que se arrepender, isso foi há 30 anos atrás, você tinha uns 20 anos e pouca experiência de vida e pelo que você relatou, o magnata dono do Mercedes foi muito arrogante, porque ele humildemente não pediu auxílio? Quando pediu, achava que com dinheiro comprava tudo, é o comportamento típico de nossas elites, a arrogância. A sua não ajuda, deu na verdade uma lição de moral nesse indivíduo que espero tenha se tornado uma pessoa melhor depois desse episódio. O que interessa mesmo é que possamos aprender a ser pessoas melhores, com os nossos erros, os nossos equívocos e isso, tenho certeza, o somos, pelo menos tentamos no nosso dia-a-dia. Forte abraço e que nas nossas "trilhas da vida", continuemos a destolar àqueles que de nós precisarem.
Amostardeiro
31/07/2007, 10:25
eu só aceito quando me dão "sevêja" :mrgreen:
Aí não é recompensa, é confraternização :mrgreen: .
Abraço
Dennis Figueiredo
31/07/2007, 10:48
ótimo argumento :concordo:
Paulo_CW
31/07/2007, 10:57
Grande tópico este... valeu Edintruder
Já reboquei e fui rebocado como a grande maioria daqui e acredito que, gratidão e satisfação fazem parte de todos os "verdadeiros" jeepeiros que aqui se encontram...
Já fui rebocado por jeepeiro desconhecido que precisou ir até em casa a noite pegar seu jeep, pois na hora que me encontrou estava de 4x2 e retornar pra me ajudar... de momento foi o meu sincero obrigado que bastou para pagar pela ajuda e nada mais foi aceito por quem me ajudou.... meses mais tarde, era eu quem estava desatolando o mesmo companheiro que encontrei ao acaso na trilha... novamente, bastou o obrigado e muita satisfação ambos os lados pela incrível coincidência...
Acredito que neste mundo em qual convivemos, ainda existe muito companherismo, amizade e gratidão.......claro que sempre pode melhorar quando é regado a cerveja.....hehehe
Milton Quindim
31/07/2007, 15:00
No meu primeiro passeio de jipe ao redor de algumas quadra eis que encontro um Vitara enroscado num morrinho com a 4 rodas no ar...eu estava com minha esposa e filhas mesmo assim fui judar o cara ...naum deu para vrebocar porqwue stavamos amos sem nenhuma corda e nem cinta...porem eu e mais um suhjeito erguemos a frenta para trcionar a traseira e ele siu...ficou mui grato por isso...outro dia quase no mesmo lugar tinha um Niva enfiado de frente numa valeta...soh que desta vez o cara tinha cinta e eu tirei o Russinho doi buraco...e num passeio do Jipe Clube reboquei um cara que teve problemas por quiolometros e depois de uns meses descobri o mesmo era o presidente do clube.
Bom , eu naum sei onde eu li , se li ou se sonhei mas acho que seria interessante inform-se nas suas cidades como poder ajudar a defes civil em casos onde se possam usar seus off roderes como voluntarios em enchentes ou deslizamentos...creio eu ter lido isso em algum ligar e frei isso em breve...informarei endereço telefone e qual o veiculo que possuo pois vejo em algumas enchentes pessoas perderem muitas coisas soh por naum poderem retira-las a tempo.
Sérgio Provisano
31/07/2007, 17:05
No meu primeiro passeio de jipe ao redor de algumas quadra eis que encontro um Vitara enroscado num morrinho com a 4 rodas no ar...eu estava com minha esposa e filhas mesmo assim fui judar o cara ...naum deu para vrebocar porqwue stavamos amos sem nenhuma corda e nem cinta...porem eu e mais um suhjeito erguemos a frenta para trcionar a traseira e ele siu...ficou mui grato por isso...outro dia quase no mesmo lugar tinha um Niva enfiado de frente numa valeta...soh que desta vez o cara tinha cinta e eu tirei o Russinho doi buraco...e num passeio do Jipe Clube reboquei um cara que teve problemas por quiolometros e depois de uns meses descobri o mesmo era o presidente do clube.
Bom , eu naum sei onde eu li , se li ou se sonhei mas acho que seria interessante inform-se nas suas cidades como poder ajudar a defes civil em casos onde se possam usar seus off roderes como voluntarios em enchentes ou deslizamentos...creio eu ter lido isso em algum ligar e frei isso em breve...informarei endereço telefone e qual o veiculo que possuo pois vejo em algumas enchentes pessoas perderem muitas coisas soh por naum poderem retira-las a tempo.
Milton
Aqui na minha cidade, o pessoal do Jeep Clube sempre se mobiliza em casos de enchentes, de forma voluntária, porém meio desordenada. Eu mesmo, no início do ano, quando aqui ocorreu uma enchente violenta (pra você ter uma idéia, caiu uma ponte de responsabilidade do governo federal, que até a presente data não foi reconstruída pois a mesma teve de ser implodida o que está causando sérios transtornos para todos que têm que atravessar o Rio Paraíba do Sul) fiquei durante três dias seguidos, trabalhando voluntariamente com a minha L200, ajudando pessoas vitimadas pela enchente. Atualmente, eu e mais alguns companheiros L200teiros, estamos formando um Clube cujo objetivo, além de divulgar o off-road, tem no seu Estatuto Social uma claúsula que é a de colocar o Clube à disposição da Defesa Civil nesses casos de catástrofes.
Marcelo R. A. da Cunha
31/07/2007, 19:10
Milton
Aqui na minha cidade, o pessoal do Jeep Clube sempre se mobiliza em casos de enchentes, de forma voluntária, porém meio desordenada. Eu mesmo, no início do ano, quando aqui ocorreu uma enchente violenta (pra você ter uma idéia, caiu uma ponte de responsabilidade do governo federal, que até a presente data não foi reconstruída pois a mesma teve de ser implodida o que está causando sérios transtornos para todos que têm que atravessar o Rio Paraíba do Sul) fiquei durante três dias seguidos, trabalhando voluntariamente com a minha L200, ajudando pessoas vitimadas pela enchente. Atualmente, eu e mais alguns companheiros L200teiros, estamos formando um Clube cujo objetivo, além de divulgar o off-road, tem no seu Estatuto Social uma claúsula que é a de colocar o Clube à disposição da Defesa Civil nesses casos de catástrofes.
Grande Sergio
Bem não me lembro muito bem, mas foi a uns 5 ou 6 anos atrás houve uma grande enchente em Campos e Cardoso Moreira (se não me engano quebrou uma represa ou barragem). Cardoso Moreira acabou entrando em estado de calamidade pública, então eu organizei com uns amigos do Niterói Jeep Clube um comboio para ajudar a Defesa Civil de Niterói (que já tinha arrecadado muita coisa) a levar as doações para lá, infelizmente eles se negaram a deixar que nós levássemos o material alegando que o mesmo poderia ser extraviado (fiquei muito decepcionado com a atitude deles, mas deixa pra lá), então resolvi pedir ajuda a uns amigos e aos moradores do condomínio dos meus pais lá em Niterói mesmo, conseguimos arrecadar + de uma tonelada de alimentos e alguns colchonetes e várias panelas, depois que já estava tudo certo dos 15 ou 16 Jipes que haviam se prontificado a ajudar apenas eu e mais 4 amigos acabamos indo, ou seja, apenas 5 carros(eu de Javali, 2 Toyotas, um Engesa e um JPX (todos movidos a Diesel)) como o dono da Toyota tinha uma carretinha militar conseguimos tirando os bancos traseiros colocar tudo que havia sido arrecadado nos 5 Jipes + a carretinha.
Quando chegamos a Cardoso Moreira a Defesa Civil local já havia recebido alimentos e colchões suficientes, mas não tinham como distribuir já que não haviam veículos 4x4 preparados no local para aquela situação, então entramos em contato com o pessoal da prefeitura e começamos a distribuir junto com eles os mantimentos e água nas casas que não haviam sido desocupadas, acreditem ou não fiquei lá uns 3 dias trabalhando quase que 24h por dia e por dois dias dirigi o Javali com roupa de Neoprene (mergulho) por debaixo das roupas “normais” com água (suja) na cintura.
Anos depois desse episódio já tive a chance de rever 02 pessoas de lá e ambas me reconheceram sendo que uma delas disse;
“Não foi você que estava num Jipe Bege e que ajudou na enchente lá em Cardoso Moreira?”
Eu disse:
“Sim! Depois desses anos todos você me reconheceu assim na rua em Niterói, você tem uma boa memória”
Então ele disse:
“Muito obrigado, pois foi você que levou alimentos na minha casa quando nós já estávamos a quase 3 dias sem comer.”
Apesar de ter visto algumas coisas que gostaria muito de esquecer ainda hoje me emociono quando lembro de toda essa história e se Deus quiser enquanto eu for vivo, tiver saúde e puder ajudar as pessoas E os animais sempre farei.
Se precisar pode contar comigo.
Um abraço
Marcelo
Sérgio Provisano
31/07/2007, 20:39
Grande Sergio
Bem não me lembro muito bem, mas foi a uns 5 ou 6 anos atrás houve uma grande enchente em Campos e Cardoso Moreira (se não me engano quebrou uma represa ou barragem). Cardoso Moreira acabou entrando em estado de calamidade pública, então eu organizei com uns amigos do Niterói Jeep Clube um comboio para ajudar a Defesa Civil de Niterói (que já tinha arrecadado muita coisa) a levar as doações para lá, infelizmente eles se negaram a deixar que nós levássemos o material alegando que o mesmo poderia ser extraviado (fiquei muito decepcionado com a atitude deles, mas deixa pra lá), então resolvi pedir ajuda a uns amigos e aos moradores do condomínio dos meus pais lá em Niterói mesmo, conseguimos arrecadar + de uma tonelada de alimentos e alguns colchonetes e várias panelas, depois que já estava tudo certo dos 15 ou 16 Jipes que haviam se prontificado a ajudar apenas eu e mais 4 amigos acabamos indo, ou seja, apenas 5 carros(eu de Javali, 2 Toyotas, um Engesa e um JPX (todos movidos a Diesel)) como o dono da Toyota tinha uma carretinha militar conseguimos tirando os bancos traseiros colocar tudo que havia sido arrecadado nos 5 Jipes + a carretinha.
Quando chegamos a Cardoso Moreira a Defesa Civil local já havia recebido alimentos e colchões suficientes, mas não tinham como distribuir já que não haviam veículos 4x4 preparados no local para aquela situação, então entramos em contato com o pessoal da prefeitura e começamos a distribuir junto com eles os mantimentos e água nas casas que não haviam sido desocupadas, acreditem ou não fiquei lá uns 3 dias trabalhando quase que 24h por dia e por dois dias dirigi o Javali com roupa de Neoprene (mergulho) por debaixo das roupas “normais” com água (suja) na cintura.
Anos depois desse episódio já tive a chance de rever 02 pessoas de lá e ambas me reconheceram sendo que uma delas disse;
“Não foi você que estava num Jipe Bege e que ajudou na enchente lá em Cardoso Moreira?”
Eu disse:
“Sim! Depois desses anos todos você me reconheceu assim na rua em Niterói, você tem uma boa memória”
Então ele disse:
“Muito obrigado, pois foi você que levou alimentos na minha casa quando nós já estávamos a quase 3 dias sem comer.”
Apesar de ter visto algumas coisas que gostaria muito de esquecer ainda hoje me emociono quando lembro de toda essa história e se Deus quiser enquanto eu for vivo, tiver saúde e puder ajudar as pessoas E os animais sempre farei.
Se precisar pode contar comigo.
Um abraço
Marcelo
Grande Marcelo
A enchente desse ano foi muito pior do que essa que você citou. Cardoso Moreira ficou um caos por exemplo. Para você ir lá hoje, tem que ir pela outra ponte que nos chamamos de Ponte da Lapa, que está funcionando com trânsito limitado pois a outra ponte foi implodida pois cedeu com a força das águas. até hoje estamos em estado de calamidade. A região foi muito afetada. Já sei que posso contar com companheiros solidários como você e sua turma, mas, se Deus quiser, outra enchente como essa eu espero que não aconteça tão cedo, pois a desse ano foi braba.
A reação dessas duas pessoas que te reconheceram em Nitéroi, anos depois é que realmente gratifica, aqui, eu que sou um banana, pois me emociono a toa, acabo ficando sem jeito quando encontro alguém que ajudei nessa enchente e a pessoa me agradece, pois acho que não fiz mais do que a minha obrigação como cidadão e ser humano que cultua a solidariedade como norma de vida, ajudo pois um dia com certeza, precisarei também de ajuda e acredito que nossas ações, provocam reações proporcionais, se ajo corretamente, agirão corretamente comigo e por aí vai.
Se precisar, e acredito que sim, sei que posso contar contigo e com outros companheiros como você. Com certeza, também pode contar comigo, precisando é só convocar. Forte abraço.
Amostardeiro
31/07/2007, 23:29
Pessoal
Todos os anos em setembro acontece aqui o Passeio da Solidariedade, este ano será a 11ª edição, pretendo ir , já que estou em condições "fisícas", vejam o link abaixo do inema, é uma iniciativa maravilhosa de pessoas que estão sempre dispostas a ajudar e servir ao próximo.
http://www.inema.com.br/mat/idmat075868.htm
Abraço
Leo - Beethoven
01/08/2007, 08:49
Eu disse:
Então ele disse:
Acho que esse é melhor tipo de recompensa que pode existir para quem efetivamente ajuda. :concordo::concordo:
Abs.
Marcelo R. A. da Cunha
01/08/2007, 09:41
Grande Marcelo
A enchente desse ano foi muito pior do que essa que você citou. Cardoso Moreira ficou um caos por exemplo. Para você ir lá hoje, tem que ir pela outra ponte que nos chamamos de Ponte da Lapa, que está funcionando com trânsito limitado pois a outra ponte foi implodida pois cedeu com a força das águas. até hoje estamos em estado de calamidade. A região foi muito afetada. Já sei que posso contar com companheiros solidários como você e sua turma, mas, se Deus quiser, outra enchente como essa eu espero que não aconteça tão cedo, pois a desse ano foi braba.
A reação dessas duas pessoas que te reconheceram em Nitéroi, anos depois é que realmente gratifica, aqui, eu que sou um banana, pois me emociono a toa, acabo ficando sem jeito quando encontro alguém que ajudei nessa enchente e a pessoa me agradece, pois acho que não fiz mais do que a minha obrigação como cidadão e ser humano que cultua a solidariedade como norma de vida, ajudo pois um dia com certeza, precisarei também de ajuda e acredito que nossas ações, provocam reações proporcionais, se ajo corretamente, agirão corretamente comigo e por aí vai.
Se precisar, e acredito que sim, sei que posso contar contigo e com outros companheiros como você. Com certeza, também pode contar comigo, precisando é só convocar. Forte abraço.
É realmente a desse ano foi horrível mesmo.
Sobre o restante do seu texto concordo contigo em gênero, número e caso
[]'s
Marcelo
Marcelo R. A. da Cunha
01/08/2007, 09:44
Acho que esse é melhor tipo de recompensa que pode existir para quem efetivamente ajuda. :concordo::concordo:
Abs.
Pois é não tem dinheiro que pague.
[]'s
Marcelo
Ajudar?:?:
Sim eu ajudo...
E não me limito às trilhas e situações Off Road.
Agora, a ressalva já escrita é válida. Cuidado, pode ser uma armação!!!:concordo:
Cobrar? Eu acho que vai de cada um....
Um causo...:arrow:
Voltando da faculdade. 18 horas. Trânsito infernal, somado ao cansaço pós plantão.
Túnel do Ibirapuera (aquele que sai na JK em Sampa).
Percebi que a lentidão estava especialmente leeeeeenta....:sad:
Dentro do túnel um carro quebrado. Um senhor de terno, a esposa e um casal de filhos. Bem vestidos, se dirigiam a um casamento.
Buzinas para que te quero. Fechadas, aceleradas, cada um querendo a sua vez na única pista que sobrou... 04 faixas afuniladas em 01... quer esperar o que?:parede:
Acompanhado da namorada, pedi autorização... (é claro!!!):mrgreen:
Parei a F-75. Puxei a cinta, a manilha. O próprio guarda (que estava de moto) não entendeu. Conversei, expliquei, engatei e lá fomos nós puxados pelo 4.1/s!!!:dance:
O guarda ajudou, bloqueando o trânsito na saída do túnel, onde novamente os desvairados motoristas queriam a todo custo garantir seu lugar na fila do semáforo...:oops:
Resumo da história: 100 m depois, carro em local seguro, estacionamento da churrascaria na JK. A família pegou um táxi e foi ao casamento...
Adianta buzinar? TODOS reclamavam do trânsito e despejavam a raiva acumulada ao passar ao lado do carro QUEBRADO. Um belo exemplo de cidadania para os filhos do senhor...
Um ato simples, que talvez tenha economizado algumas horas de sofrimento dos próximos motoristas que passariam pelo local... precisa de um 4x4 para isso? Eu acho que não...:discordo:
Hoje vendi a F-75 e tenho uma Land. Se estivesse com ela, faria a mesma coisa... da mesma maneira que o faria com o Corolla ou Fiesta dos meus pais... :concordo:
E a patroa? É a primeira a peguntar se vamos parar para ajudar...:smile:
Sabe por que resolvi comprar um 4x4?:?:
Justamente pelos amigos e todo o universo que vieram de acessórios com ele...:palmas:
Agora EU COBRO. Um aperto de mão.:mrgreen:
Saudações,
Sérgio Provisano
02/08/2007, 15:22
Ajudar?:?:
Sim eu ajudo...
E não me limito às trilhas e situações Off Road.
Agora, a ressalva já escrita é válida. Cuidado, pode ser uma armação!!!:concordo:
Cobrar? Eu acho que vai de cada um....
Um causo...:arrow:
Voltando da faculdade. 18 horas. Trânsito infernal, somado ao cansaço pós plantão.
Túnel do Ibirapuera (aquele que sai na JK em Sampa).
Percebi que a lentidão estava especialmente leeeeeenta....:sad:
Dentro do túnel um carro quebrado. Um senhor de terno, a esposa e um casal de filhos. Bem vestidos, se dirigiam a um casamento.
Buzinas para que te quero. Fechadas, aceleradas, cada um querendo a sua vez na única pista que sobrou... 04 faixas afuniladas em 01... quer esperar o que?:parede:
Acompanhado da namorada, pedi autorização... (é claro!!!):mrgreen:
Parei a F-75. Puxei a cinta, a manilha. O próprio guarda (que estava de moto) não entendeu. Conversei, expliquei, engatei e lá fomos nós puxados pelo 4.1/s!!!:dance:
O guarda ajudou, bloqueando o trânsito na saída do túnel, onde novamente os desvairados motoristas queriam a todo custo garantir seu lugar na fila do semáforo...:oops:
Resumo da história: 100 m depois, carro em local seguro, estacionamento da churrascaria na JK. A família pegou um táxi e foi ao casamento...
Adianta buzinar? TODOS reclamavam do trânsito e despejavam a raiva acumulada ao passar ao lado do carro QUEBRADO. Um belo exemplo de cidadania para os filhos do senhor...
Um ato simples, que talvez tenha economizado algumas horas de sofrimento dos próximos motoristas que passariam pelo local... precisa de um 4x4 para isso? Eu acho que não...:discordo:
Hoje vendi a F-75 e tenho uma Land. Se estivesse com ela, faria a mesma coisa... da mesma maneira que o faria com o Corolla ou Fiesta dos meus pais... :concordo:
E a patroa? É a primeira a peguntar se vamos parar para ajudar...:smile:
Sabe por que resolvi comprar um 4x4?:?:
Justamente pelos amigos e todo o universo que vieram de acessórios com ele...:palmas:
Agora EU COBRO. Um aperto de mão.:mrgreen:
Saudações,
Loras
E eu, se estivesse agora ao teu lado, te daria mais do que um aperto de mão, daria um abraço emocionado e apertado!
Eu normalmente me coloco no lugar da pessoa tambem. Ja passei por alguns apertos e ja tirei gente de alguns tambem.
Certa vez estava na epoca com uma caminhonete e tirei um corsa dum atoleiro, o cara achou que dava mas nao deu hehehehe.
Com o CJ eu tbm ja dei umas ajudas, certa vez um pessoal deixou uma caravan sem bateria morrer e acabaram estaleirando ela no meio da rua pois faltou feijao de arroz nos donos. Amarrei uma corda no CJ e foi até divertido. Lembro que o dono da caravan ainda disse "Mas isso é forte hein!!!" hehehhee.
Numa outra oportunidade estava voltando de carro do litoral do Pr para Curitiba quando vi um Jeep parado no meio da serra. Encostei i fui perguntar se estava tudo bem, o motorista meio assustado disse que estava so esperando esfriar.
Sempre que posso ajudo mesmo, um muito obrigado que seja me faz ganhar o dia.