Conectar

Ver Versão Completa : Meus Jeeps: Cj-3b E Cj-5

Páginas : 1 [2]

JUNINHO_BITTENCOURT
11/09/2008, 13:25
Ôpa Juninho, beleza, belas máquinas as suas, parabéns.
Agora me diga uma coisa, esse guincho Zidomaq, onde comprou, quantos dinheiro custou e vc tirou referências sobre ele, é que nunca tinha ouvido falar. Ficou muito bom.
Abraços
João

O João, muito obrigado amigo.

O guincho Zidomaq é produzido em Blumenau, é uma empresa grande de usinagem, tem outras coisas na linha, (industrial) , um amigo meu tem esse guincho no cj3 desde 2003, e nunca teve problemas, ja vi ele trabalhando milhares de vezes.
Achei muito bem fabricado. Mas o que mais cativou foi o preço, compramos mais de um guincho em cojunto, ai tivemos um preço especial, R$ 3 mil cada, completo ( cardans, cabo, etc), mas o preço de tabela era 3.300 se nao me engano.

O contato é direto com eles, ZIDOMAQ - 47 3330-4635, falei direto com o Zido que é o dono e com o Raul, irmao dele, são muito gente boa.

João A
11/09/2008, 17:51
Beleza Juninho, valeu pelas informações, vou deixar anotadinho aqui, pra quando chegar a hora do guincho.:concordo:
Abraços
Joaão

Gian4x4
16/09/2008, 11:33
Juninho!
No seu jeep vermelho vc tem um motor ap 1.8 a gasolina ou a alcool? sabe o consumo dele? to pensando em colocar um ap no meu, mas se envenenar dizem que fica muito gastador.
abraço.

LucianDaRolt
17/09/2008, 09:49
Juninho!
No seu jeep vermelho vc tem um motor ap 1.8 a gasolina ou a alcool? sabe o consumo dele? to pensando em colocar um ap no meu, mas se envenenar dizem que fica muito gastador.
abraço.

Pelo consumo que ele tem, so pode ser movido a vento.
É de assustar o tão pouco que esse jeep gasta :shock:

JUNINHO_BITTENCOURT
17/09/2008, 10:17
Juninho!
abraço.

E ai fera, no cj5 é ap 1.8 a gasolina, bixo eu nunca vi um jeep pra ser tão economico, eu faço as trilha e volto pra casa com 3/4 do tanque cheio, pelo consumo não troco de motor por nada, não marquei ainda, mas calculando pelas quilometragens que andamos, ta fazendo froxo entre 8 e 10 km/l.

No verdinho é um ap 1.8 a alcool, esse motor eu mechi um pouco ( escape 4x1, comando mais nervoso, aumentei taxa de compresão, carbura trabalhado, alterei o ponto na polia, ai ficou mais beberão, mas pra quem anda so final de semana, não fica um consumo ruim.

Pelo consumo e manutenção barata eu indico.

abração

JUNINHO_BITTENCOURT
17/09/2008, 10:21
Pelo consumo que ele tem, so pode ser movido a vento.
É de assustar o tão pouco que esse jeep gasta :shock:

É verdade, durante a trilha mostro o marcador de comb. e o pessoal não acredita que o tanque ta tão cheio, ai tenho que abrir o tanque e mostrar a gasolina na beira da boca. haha.

Elmer_Jeep
17/09/2008, 10:45
E ai fera, no cj5 é ap 1.8 a gasolina, bixo eu nunca vi um jeep pra ser tão economico, eu faço as trilha e volto pra casa com 3/4 do tanque cheio, pelo consumo não troco de motor por nada, não marquei ainda, mas calculando pelas quilometragens que andamos, ta fazendo froxo entre 8 e 10 km/l.

Isso ai eu também confirmo pois eu já rodei um tempo de CJ5 com AP2.0 e o consumo era na casa dos 10km/Litro.

[]'s

Gian4x4
17/09/2008, 16:55
Nossssa! tá econômico mesmo, eu chutei que fazia uns 3 km/L com esses pneuzão, não precisa levar nem galão pra trilha... o vermelhão naum tem o motor mexido? deixou o apzinho original? pensei que era mexido igual ao verdinho.
o meu 6 caneco faz 2 km/L no alcool é um alcóolatra o desgraçado, uhauhauha...

JUNINHO_BITTENCOURT
18/09/2008, 07:57
Hehe, 6 cc é complicado mesmo, mas o vermelho esta original mesmo, pra mim está ótimo. Nao encomoda, economico e vai bem na trilha.

proença
08/11/2008, 19:01
salve juninho

fiquei curioso pra ver como vc instalou a cx de direção no cj5
e ver tb como ficou as barras da direção e o high steer
tô mexendo no jipe do meu filhote e quero deixar igual ao seu
tks

JUNINHO_BITTENCOURT
10/11/2008, 13:38
salve juninho

fiquei curioso pra ver como vc instalou a cx de direção no cj5
e ver tb como ficou as barras da direção e o high steer
tô mexendo no jipe do meu filhote e quero deixar igual ao seu
tks

Boa tarde Proença, td bem?
Vou tratar de fotografar a instalação da direção no cj5 e posto aqui para vc ok? Mas é bem simples, um suporte na lateral do chassis e outro na travessa que liga as duas longarinas ( que fica abaixo da grade frontal).
:concordo:
Abraço

proença
11/11/2008, 17:08
ok
vc mexeu na bola do diferencial dianteiro ou no munhão?
tks pela atenção :concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
12/11/2008, 09:47
ok
vc mexeu na bola do diferencial dianteiro ou no munhão?
tks pela atenção :concordo:

Cortei as pontas do diferencial e girei os munhões, é simples :concordo:.
A foto está péssima, mas da pra ver alguma coisa.
Qualquer coisa e so perguntar, abraço.

proença
12/11/2008, 10:26
curiosidade:
aguenta porrada de trilha essa providência? :pensativo:

Elmer_Jeep
12/11/2008, 11:20
Aguenta sim, eu já fiz esse serviço em várias viaturas, aqui vai um tópico com as dicas de como fazer o serviço http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263]Erro ao colocar molas da Band

[]'s

JUNINHO_BITTENCOURT
12/11/2008, 12:01
curiosidade:
aguenta porrada de trilha essa providência? :pensativo:

Participei de um desafio offroad aqui na região, na ultima tomada de tempo, havia uma subida na saida de um riacho, como a prova era contra o relógio, acelerei forte para sair do rio, a frente do CJ empinou mais de um metro e bateu forte no chão, na hora ja me veio em mente essa solda. Assim que terminei deitei debaixo do cj pra verificar, estava intacto, o jeep voltou da lavação e verifiquei com maior cautela, tudo ok.
Caprichando na solda, fica muito bom.

proença
12/11/2008, 15:41
ok
no começo fikei meio assustado com a gamb, digo, com o ajuste
mas lendo a opinião do elmer e verificando o tópico indicado, acho que vou fazer como vc
vou usar os diferenciais originais mesmo, colocar os feixes traseiros por fora do chassi e usar barra estabilizadora
acredito que assim a coisa fique segura, até pq o jipe tem proposta de ser de xópim e o máximo de radicalidade vai ser ir até a banca de jornais comprar a 4x4&Cia :lol:
tks

David Ricardo-RS
14/01/2009, 16:58
Amigo!
Estive lendo todo o teu tópico sobre a "construção" do teu CJ3B; ficou muito bom e estás de parabéns.
Vi que houve uma ferrenha discussão acerca dos calços que colocaste entre as molas e os eixos; vi também que o jeep continua com esse equipamento e, por isso, presumo que deu certo e o sistema não foi arrancado como temiam alguns.
Eu comprei um CJ3B também e o estou "construindo" ele sobre um chassi de Frontier, devidamente baixada no DETRAN, é claro!
Como ele está com o chassi em frangalhos, vou pedir autorizacão para remarcar e transportá-lo para o da Frontier, devidamente adaptado (encurtado em algumas polegadas).
Qual o verde do teu jeep? O meu é verde também, mas gostei desse teu. Qual a marca da capota que colocaste no que está como teu avatar?
Grato pelas idéias.
Abraço!

JUNINHO_BITTENCOURT
14/01/2009, 21:52
Fala David, tudo bem? Fico feliz por a construcao de mais um cara-de-cavalo. Sobre uma frontier? esse projeto quero acompanhar também, presumo que vai ficar um veículo zero km, vai usar mecânica diesel também?
Quanto as calços, ate então estão intactos. A capota é a da san marino.
A tinta é o verde selva olive original das mit. L200, gostei muito na pintura, no sol e na sombra, fica dois tons diferentes de verde.
Fico feliz em meu cj3b servir como idéia para o seu, irei viajar esta semana, porém retorno no inicio de fevereiro e no que puder ajudar estou a disposição.

Abração e boa sorte na empreitada.

JUNINHO_BITTENCOURT
08/05/2009, 12:58
Novidades no CJ-5.

Ná próxima segunda-feria dia 11, ele vai para a oficina para alterar algumas coisas, quando ficará pronto só Deus sabe.

Corte paralamas traseiros,
Aumento de entre-eixos,
Eixos Engesa,
Suspensão Engesa com molas 500 mm,
Amortecedores traseiros Kamonseki ntrogênio, dianteiros Procomp,
Bloqueios 100% dianteira e traseira, (a definir)
Rodas beadlock,
Direção hidráulica opala,
Pedaleiras suspensas,
Guinchinho traseiro warn 3.000 lbs,
E mais um monte de coisa que vai surgir.

A idéia é ficar mais ou menos como na foto.

Abraços

Chokytu
27/05/2009, 14:40
E ai Ivo, como ta o andamento do CJ-5?? posta umas fotinhos.
Abraço.

daniel melo
28/05/2009, 12:19
o jipão ta fera de mais viu. Parabéns

daniel melo
28/05/2009, 12:23
só mais uma coisa:

tampa a placa do bixo quando por na internet, pra evitar que seja clonado.

JUNINHO_BITTENCOURT
03/06/2009, 23:51
Segue como andam as obras:

O serrote ja fez o serviço nos paralamas traseiros, e estamos iniciando a instalação dos novos eixos. (entre eixos aumentado em cerca de 8''.)

Ja estão prontas os surportes das molas que vao soldados no chassis, estamos terminando de fazer as barras link para soldar tudo de uma vez.

O que mais me impressionou. O chassis do engesa é mais estreiro que o do CJ5 :shock:.. Veja a ultima foto, uma destas peças ovais ficsadas ao eixo e que seguram a barra link teve que ser retirar e jogada para o outro lado, para que a barra link possa trabalhar sem bater no chassis.

As rodas beadlock que comprei usadas, ja estão montadas na traseira. Depois de passarem por uma seçao de maquiagem estão novas ( jateamento, pintura eletrostática, zincagem dos parafusos e impermiabilização).

O próximo passo é trocar a bola do dana 30 dianteiro para dana 44, fabricar novos semi eixos e adaptar homocinética de toyota.

Devagar e sempre. Abraços.

JUNINHO_BITTENCOURT
15/06/2009, 12:55
-Todas peças da suspensão ficaram prontas ( buchas em PU), agora é so soldar tudo para que as 4 barras link fiquem prontas.
- 2 Amortecedores procomp ES9000 -12,5'' de curso ( Valeu Fernando Lages :concordo:).
- Pintou uma oferta e irei trocar o powertrain atual para motor GM 4.1 6cc + cambio clarck F-1000 4 marchas.

* O motor é um de omega 168 cv injetado, caso não consiga módulo e chicote da I.E. vou passa-lo para carburado, assim se tornando um motor de opala.

Abraços.

Lucas Nassif
15/06/2009, 14:23
- Pintou uma oferta e irei trocar o powertrain atual para motor GM 4.1 6cc + cambio clarck F-1000 4 marchas.

* O motor é um de omega 168 cv injetado, caso não consiga módulo e chicote da I.E. vou passa-lo para carburado, assim se tornando um motor de opala.

Abraços.

Boa JUNINHO! :lol:

Mas aqui, por que que ao invés de carburar o motor, vc não poe uma PANDOO, ou a RACE que o Rubensx tá lançando? :pensativo:

:concordo:

Abrsssssss

Elmer_Jeep
15/06/2009, 15:20
Juninho ve direito la pq parece que a trazeira dos blocos de Omega é diferente dos de Silverado e opala/C20.

Se não me engano esse tipo de bloco não casa com a capa-seca dos cambios clarck...

[]'s

rubensx
15/06/2009, 16:53
juninho, coloca uma injeção programavel

é facil se precisas é só gritar (o gnecchi tá pra colocar a RACE que é nossa injeção a ser lançada oficialmente logo mais).

Vantagens:

- DIS imbutido
- Até 10 mapas
- Sistema de localizzação GPS (ainda não funciona pois está sem operadora, mas mesmo comprado antes vai funcionar no futuro sem adaptar nada)
- Totalmente vedada e a prova dágua
- Pode ser regulada por antena (modulo a parte) caso vc use o jeep em cross e em pistas de indoor é otimo pra regular dos boxes
- Lê sonda lambda, map, maf, atuador de marcha lenta, bicos peak and hold, tps, hal e corrige com tudo isso, inclusive pelo sistema GPS que pode substituir o sistema barométrico original das injeções normais de fabrica (regulando se vc estiver nos andes ou na praia).

Enfim fora algumas possibilidades legais de usar gasolina ou alcool ou metanol

;-)

me manda um mail rubens.pro@gmail.com

PS - belas viaturas... caraca :-D

EduMendes
15/06/2009, 17:44
Juninho ve direito la pq parece que a trazeira dos blocos de Omega é diferente dos de Silverado e opala/C20.

Se não me engano esse tipo de bloco não casa com a capa-seca dos cambios clarck...

[]'s

Somando ao comentario do Elmer, mas sem ter certeza para a conclusão....

Tinha um motor de A-20 no meu CJ, e após um problema de calço hidraulico na trilha tive que comprar outro motor.
Na época tambem tive a informação que o motor de Omega injetado não casa muito bem com o clark que tenho no Jeep (2205).

Coloquei um motor de opala 250s com algumas modificações, ficou muito bom.

Abraço e boa sorte.
Eduardo

JUNINHO_BITTENCOURT
15/06/2009, 21:48
Elmer e Edumendes: muito obrigado pelas informações,vou checar sim antes de embarcar numa eventual furada.

Lucas: valeu pela dica,nao tinha pensado nisso :concordo:.

Rubensx: To impressionado com o produto, caramba ela so falta permitir dirigir o veiculo por controle remoto hehe.
Vou entrar em contato sim, para fazer uma cotação.

Abração.

rubensx
21/06/2009, 22:51
Fala Juninhoooo

Cara, parabéns pela reportagem na revista, já tinha visto varias vezes fotos de seu engesa e a historia certinho foi bem legal, minha noiva tb adorou o "monstro branco".

abraços!!!

JUNINHO_BITTENCOURT
22/06/2009, 06:58
Valeu pelos elogios Rubens. :concordo:.

Quanto a I.E. , como meu motor esta parcial, agora iria muito para por a rodar, então negociei um GM 6cc 4.1 opala.
Como peguei por um preço barato o GM 6cc 4.1 omega, irei comprando as peças devagarinho e montando fora do jeep, ainda conversamos a respeito.
Abração.

Guilherme Kyrillos
02/09/2009, 01:02
Juninho, saudações.
Primeiramente PARABÉNS pelos carros (os três), tenho a edição do Brutus e do Verdinho na 4X4. Trabalho de gente grande.
Vou tentar me aproveitar da sua experiência, pois pretendo aproveitar a mecânica Engesa de uma Camper (eixos 4x2 Dana 46/motor 6cc/câmbio CL2205) para montar num chassi de CJ5 com uma carroceria de CJ3.
Então, com sua licença, começo a perguntar:
Por que você aumentou o entre-eixos em cerca de 8'' e usou molas 500 mm na suspensão?
Por que adaptar homocinética de toyota?
Qual câmbio T-case você pretende usar com o motor 6cc e pneus 35?
Haja pergunta né mesmo? É que pretendo usar T-case Wyllis e pneus 31 (ou 33), e pelo visto sua opinião NÃO pode ser dispensada.
Grande abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
02/09/2009, 10:01
Juninho, saudações.
Primeiramente PARABÉNS pelos carros (os três), tenho a edição do Brutus e do Verdinho na 4X4. Trabalho de gente grande.
Vou tentar me aproveitar da sua experiência, pois pretendo aproveitar a mecânica Engesa de uma Camper (eixos 4x2 Dana 46/motor 6cc/câmbio CL2205) para montar num chassi de CJ5 com uma carroceria de CJ3.
Então, com sua licença, começo a perguntar:
Por que você aumentou o entre-eixos em cerca de 8'' e usou molas 500 mm na suspensão?
Por que adaptar homocinética de toyota?
Qual câmbio T-case você pretende usar com o motor 6cc e pneus 35?
Haja pergunta né mesmo? É que pretendo usar T-case Wyllis e pneus 31 (ou 33), e pelo visto sua opinião NÃO pode ser dispensada.
Grande abraço.

Olá Guilherme, tudo bom?
Valeu pelos elogios.
- Aumentarei o entre-eixos pois o conjunto GM 6cc + caixa clark 260f (f-100) deixaria o cardãn traseiro muito curto.
Além disso o aumento do entre-eixos tem diversos benefícios que podem ser visto ao longo deste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49556&highlight=entre+eixos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49556&highlight=entre+eixos)

- Estarei usando homocinéticas toy e novos semi-eixos pois vou monta-lo turbinado, com bloqueio 100% nos 2 eixos e em breve pneus maiores (37 ou 38).
Com essa configuração os semi-eixos e cruzetas originais dianteiras ficariam extremamente frágeis, além de meu engesa ja ter vindo com uma cruzeta dianteira rebentada :parede:.
- Sobre a t-case, manterei a original Willys, vamos ver ate onde agüenta.
Não quero trocar de imediato pois teria que mudar a tomada de força do guincho mecãnico. Caso começe a quebrar muito, pretendo partir para t-case da Toyota, ou da Band ou da Hilux.

Vc tem tópico do seu projeto? me manda por MP para ir acompanhando.
Abração e boa sorte. :concordo:

Guilherme Kyrillos
02/09/2009, 17:57
Grande Juninho, tudo certo?
Agora começo a entender as razões pras novas dimensões do conjunto. Vai ficar um máquina e tanto.:shock:
Não pretendo ir tão longe no motor (kkk), acho bastante o GM 4.1, e quanto a T-case Wyllis, lembro daquele "ronco" incoveniente que pode ser minimizado com novos rolamentos. Paciência.
Quanto ao entre-eixos, ... , você teria um gabarito com o qual eu possa "alongar" o chassi com segurança? :oops:Realmente gostaria MUITO de usar o GM 6cc que já tenho aqui, MAS preciso ter cuidado em mexer no chassi, pois não vou usar as molas do CJ, quero usar a suspenção que sairá da Camper, com braços, barras, molas, amortecedeor, e toda aquele tranqueira.:wink:
As mudanças na Camper não serão feitas por mim, NA PRÁTICA entendo quase nada de mecânica, e na teoria um pouco mais (kkk). Todo o serviço será feito aqui em Maceió por uma pessoa preparada, EU não teria a menor chance.
Um abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
03/09/2009, 07:52
Grande Juninho, tudo certo?
Agora começo a entender as razões pras novas dimensões do conjunto. Vai ficar um máquina e tanto.:shock:
Não pretendo ir tão longe no motor (kkk), acho bastante o GM 4.1, e quanto a T-case Wyllis, lembro daquele "ronco" incoveniente que pode ser minimizado com novos rolamentos. Paciência.
Quanto ao entre-eixos, ... , você teria um gabarito com o qual eu possa "alongar" o chassi com segurança? :oops:Realmente gostaria MUITO de usar o GM 6cc que já tenho aqui, MAS preciso ter cuidado em mexer no chassi, pois não vou usar as molas do CJ, quero usar a suspenção que sairá da Camper, com braços, barras, molas, amortecedeor, e toda aquele tranqueira.:wink:
As mudanças na Camper não serão feitas por mim, NA PRÁTICA entendo quase nada de mecânica, e na teoria um pouco mais (kkk). Todo o serviço será feito aqui em Maceió por uma pessoa preparada, EU não teria a menor chance.
Um abraço.

Hehe.
Sobre a t-case, pode ser melhorando colocando rolamentos cõnicos no eixo entalhado, diminui folgas e deixa mais resistente.
Gabarito eu não tenho, meu mecanico sempre monta um quando vai redimensionar algo que necessite de tanta atenção, como um chassis.
Entendendo de medidas, não é complicado.
A suspensão também vou usar a do Engesa, eu estou copiando ela porém mais reforçada que original. Pode colocar sem medo que ficará ótimo.

Guilherme, ja respondendo o email que me enviasse:
Aquele CJ2A do meu amigo usa eixos de rural e a suspensão helicoidal foi feita artesalmente, o jeep inicialmente foi construido para jeep cross, por isso é tão baixo e largo.
A suspensão é bem baixa, curso limitado, porém o jeep é bom de andar.
O motor é um AP 1.8 ou 2.0 não lembro, e agora esta andando turbinado :twisted:. o cambio que ele usa eu não sei.
O chassis da Cinfel conferi aqui na fenajeep, me pareceu um ótimo produto, caso não queira ter o trabalho de adaptar, é uma opção.
Guilherme fique a vontade para perguntar o que quiser, eu faço o mesmo quando tenho dúvidas:concordo:
Abração.

Guilherme Kyrillos
03/09/2009, 10:13
OI Juninho.
Minha dúvida É justamente essa: preocupado em não deixar o eixo-cardã traseiro CURTO:putz:, em que ponto do chassi do CJ5 devo instalar o conjunto GM4.1/CL2205? :pensativo: Haverei de alongar o chassi, reposicionar eixos? Fala-se em alongar 20cm, mas, em que ponto deverei alongar o chassi e a carroceria?
Penso em comprar um chassi da Cinfel e uma carroceria da Fiber para montar esse conjunto, e gostaria de já considerar essas novas medidas para conversar com esses fornecedores.
VALEU companheiro.
Um grande abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
03/09/2009, 12:18
OI Juninho.
Minha dúvida É justamente essa: preocupado em não deixar o eixo-cardã traseiro CURTO:putz:, em que ponto do chassi do CJ5 devo instalar o conjunto GM4.1/CL2205? :pensativo: Haverei de alongar o chassi, reposicionar eixos? Fala-se em alongar 20cm, mas, em que ponto deverei alongar o chassi e a carroceria?
Penso em comprar um chassi da Cinfel e uma carroceria da Fiber para montar esse conjunto, e gostaria de já considerar essas novas medidas para conversar com esses fornecedores.
VALEU companheiro.
Um grande abraço.

Guilherme, no meu caso não vou aumentar o chassis.
Vou reposicionar 8'' o conjunto inteiro suspensão/eixo para trás do chassis.
Estou pensando em jogar 3'' o conjunto dianteiro para a frente também.
O entre eixos passaria para 92''.
Melhoraria os angulos de ataque/ saída e aquela miserável tendência que meu cj5 tinha de empinar em qualquer morrinho. :concordo:
Caso faça isso, a caixa de rodas traseira teria que ser cotada (como nas fotos).
Se preferir manter a aparência original, teria que aumentar o entre eixos alongado chassis e alongando carroceria (foto cj3 amarelo)
Abraço.

GuTo_Cerulli
03/09/2009, 12:28
Juninho, tudo certo?

Agora sim a obra tá indo por ai hein? Já está acertando o entre eixos para os pneus 38"?

Uma sugestão para o eixo dianteiro: para não gastar tempo e dinheiro fazendo pontas de eixo, porque não compra as do Troller (tem ensimec, enfer, original...) em uma ponta tem D44 30 estrias e na outra já vai a homo da Band...

Como dado para se registrar as pontas de eixo do Troller (2002 em diante) tem as seguintes medidas:
dianteira curta - 460mm
dianteira longa - 840mm

[]'s e tô de olho!

JUNINHO_BITTENCOURT
03/09/2009, 13:03
Juninho, tudo certo?

Agora sim a obra tá indo por ai hein? Já está acertando o entre eixos para os pneus 38"?

Uma sugestão para o eixo dianteiro: para não gastar tempo e dinheiro fazendo pontas de eixo, porque não compra as do Troller (tem ensimec, enfer, original...) em uma ponta tem D44 30 estrias e na outra já vai a homo da Band...

Como dado para se registrar as pontas de eixo do Troller (2002 em diante) tem as seguintes medidas:
dianteira curta - 460mm
dianteira longa - 840mm

[]'s e tô de olho!

E ai Guto. vou por a rodar com os pneus atuais, porém logo parto para 37x14,5 ou 38x13.

Cara não me passou pela cabeça os semis do troller 02 -), :parede:Ja anoitei as medidas das mesmas, agora é comparar se seriam compatíveis para os eixos Engesa. ( por acaso não tens as medidas tb? :mrgreen: ) , ja estou pesquisando.

Ja que tocasse no assunto, estou com uma baita dúvida no que fazer no eixo dianteiro. :pensativo:
Homocinéticas toy.... Ou quebrar a cabeça e fazer o que o Stephan fez no eixo do ex-CJ5 dele, munhão aberto com cruzetas F-600 (semelhante ao que a Ensimec esta fazendo).
A dúvida começou a bater depois de ter lido relatos aqui de homo. band. quebrando facíl com pneus 38'' (Walnei - CJ5 Portcão Albino), e por ter se confirmado com um amigo meu daqui ( F75 v8, 38'' ).
Como vou estar 4.1 turbo, fico com medo de criar uma cobra-vidro. :???:

Ainda não esta nem perto de trabalhar nos eixos, ja que o CJ5 esta so no chassis, vou analisar o custo/benefício de casa e pensar bem. :pensativo:

Sempre contribuindo bem, valeu Guto.

GuTo_Cerulli
03/09/2009, 15:33
Bom,

Não tenho as medidas dos semis do Engesa, mas já que vai cortar os tubos e soldar tudo depois, ajustar a medida será das tarefas mais fáceis.

A solução de usar as cruzetas do F600 é mais que testa e aprovada, para você que tem facilidade em fabricação não é nada difícil, é só "fazer caber".

Outro tópico que você pode dar uma olhada é o do Spider 1, bem para o final lembro-me que o Bill fez semis de 4340, garfos maciços, acho que de 4340 também e usou as cruzetas do F600, basta saber qual tratamento dar nas estrias...

Saídas tem várias, mas terá que saber o que pode ser utilizado e o que é economicamente viável.

Vamos nos falando!

[]'s

Guilherme Kyrillos
03/09/2009, 18:19
Guilherme, no meu caso não vou aumentar o chassis.
Vou reposicionar 8'' o conjunto inteiro suspensão/eixo para trás do chassis.
Estou pensando em jogar 3'' o conjunto dianteiro para a frente também.
O entre eixos passaria para 92''.
Melhoraria os angulos de ataque/ saída e aquela miserável tendência que meu cj5 tinha de empinar em qualquer morrinho. :concordo:
Caso faça isso, a caixa de rodas traseira teria que ser cotada (como nas fotos).
Se preferir manter a aparência original, teria que aumentar o entre eixos alongado chassis e alongando carroceria (foto cj3 amarelo)
Abraço.
VALEU Juninho. Agora tô começando a ver luz no fim do tunel.
Caso eu prefira manter a aparência original, e queira alongar a carroceria usando o exemplo do CJ3 amarelo, em que ponto do chassi eu teria que cortar para aumenta-lo?
Sua informação É importante, pois, quando eu for conversar com o pessoal da Cinfel para comprar o chassi, pretendo negociar com eles esse aumento no tamanho.
Companheiro, VALEU MESMO.:concordo:
Um abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
04/09/2009, 07:37
Bom,

Não tenho as medidas dos semis do Engesa, mas já que vai cortar os tubos e soldar tudo depois, ajustar a medida será das tarefas mais fáceis.

A solução de usar as cruzetas do F600 é mais que testa e aprovada, para você que tem facilidade em fabricação não é nada difícil, é só "fazer caber".

Outro tópico que você pode dar uma olhada é o do Spider 1, bem para o final lembro-me que o Bill fez semis de 4340, garfos maciços, acho que de 4340 também e usou as cruzetas do F600, basta saber qual tratamento dar nas estrias...

Saídas tem várias, mas terá que saber o que pode ser utilizado e o que é economicamente viável.

Vamos nos falando!

[]'s

Valeu Guto.
Vou dar uma pesquisada no tópico. Independente da opção que usar irei postando no forum.
Abraço. :concordo:

JUNINHO_BITTENCOURT
04/09/2009, 08:15
VALEU Juninho. Agora tô começando a ver luz no fim do tunel.
Caso eu prefira manter a aparência original, e queira alongar a carroceria usando o exemplo do CJ3 amarelo, em que ponto do chassi eu teria que cortar para aumenta-lo?
Sua informação É importante, pois, quando eu for conversar com o pessoal da Cinfel para comprar o chassi, pretendo negociar com eles esse aumento no tamanho.
Companheiro, VALEU MESMO.:concordo:
Um abraço.

Caro Sr. Guilherme.
Acredito que deveria ser aumentado logo a caixa de cãmbio, aumentando assim a distância caixa/diferencial. Por teoria seria.

Lembre-se que depois disso, capota somente sob medida :concordo:

Abração e boa sorte.

Guilherme Kyrillos
10/09/2009, 00:48
Juninho, tudo bem?
Por favor, me trate por "você" e NÃO por "Senhor", assim vou me sentir MUITO mais velho.kkkkkkkk
Rapaz, vou seguir sua sugestão: NÃO VOU MEXER NA CARROCERIA, vou relocar os eixos dianteiro e traseiro e tentar dessa forma conseguir mais comprimento para o eixo cardã.
Quanto a t-case, vou correr atrás de uma de Hilux para usar com o câmbio Clark 2205 e o gm4.1.
Na sua opinião, você acha interessante vender esse meu câmbio (2205) e comprar um câmbio Hilux para montar com a t-case também Hilux??? TALVEZ a caixa seca que vai juntar motor e câmbio tenha dimensões mais curtas, e com isso eu ganharia mais comprimento de eixo cardã. SERÁ???:pensativo:
Amigo, valeu mesmo pela informação.
[]sss

JUNINHO_BITTENCOURT
10/09/2009, 21:41
Juninho, tudo bem?
Por favor, me trate por "você" e NÃO por "Senhor", assim vou me sentir MUITO mais velho.kkkkkkkk
Rapaz, vou seguir sua sugestão: NÃO VOU MEXER NA CARROCERIA, vou relocar os eixos dianteiro e traseiro e tentar dessa forma conseguir mais comprimento para o eixo cardã.
Quanto a t-case, vou correr atrás de uma de Hilux para usar com o câmbio Clark 2205 e o gm4.1.
Na sua opinião, você acha interessante vender esse meu câmbio (2205) e comprar um câmbio Hilux para montar com a t-case também Hilux??? TALVEZ a caixa seca que vai juntar motor e câmbio tenha dimensões mais curtas, e com isso eu ganharia mais comprimento de eixo cardã. SERÁ???:pensativo:
Amigo, valeu mesmo pela informação.
[]sss

Hehe beleza amigão. :concordo:
Sobre este conjunto da hilux aliviar a questão do cardan eu nao sei te dizer, pois não sei se é um conjunto menor que a clark 2205+t-case hilux.
Quanto a resistencia não há o que falar, além de ser mais moderno podes colocar na t-case o kit mcrawler que o Marcel aqui do forum fabrica, tornando seu jeep uma arranha de tão reduzido, hehe.
É o que quero colocar no meu cj5 quando for possível.
Grande abraço e monte um tópico do seu jeep para irmos acompanhando.:concordo:

NayCordeiro
24/09/2009, 00:41
Juninho,

coincidentemente achei o teu tópico apresentando tbm o CJ 5, unico a não aparecer na revista.

Acompanhei as modificações que foram feitas e vi que vc usa pneus comando II. Eu acabei de compra-los recentemente.

Vc fez alguma modificação no jeep, fora o spoa? o motor AP arrastou bem os 33 com medidas de 35?

Qto ao SPOA, to estudando td quanto é tópico do forum para saber se vale a pena, mas eu nunca tinha perguntado a alguem antes. Moro em Joao Pessoa - PB e a moda aqui é o jeep cross - jeep qto mais rebaixado melhor.

A estabilidade do jeep fica comprometida com essa mudança? Baseado em que eu giro o diferencial, ou seja, como eu faço para medir o angulo do giro?

Pergunto tudo isso pq os pneus vao chegar esta semana e meu jeep eh um ford 76 original, roda 15x7, e eu preciso saber de alguem que já teve essa experiencia.

Os seus jeeps estao showzaço!!!

[]´s curioso

JUNINHO_BITTENCOURT
25/09/2009, 08:35
Juninho,

coincidentemente achei o teu tópico apresentando tbm o CJ 5, unico a não aparecer na revista.

Acompanhei as modificações que foram feitas e vi que vc usa pneus comando II. Eu acabei de compra-los recentemente.

Vc fez alguma modificação no jeep, fora o spoa? o motor AP arrastou bem os 33 com medidas de 35?

Qto ao SPOA, to estudando td quanto é tópico do forum para saber se vale a pena, mas eu nunca tinha perguntado a alguem antes. Moro em Joao Pessoa - PB e a moda aqui é o jeep cross - jeep qto mais rebaixado melhor.

A estabilidade do jeep fica comprometida com essa mudança? Baseado em que eu giro o diferencial, ou seja, como eu faço para medir o angulo do giro?

Pergunto tudo isso pq os pneus vao chegar esta semana e meu jeep eh um ford 76 original, roda 15x7, e eu preciso saber de alguem que já teve essa experiencia.

Os seus jeeps estao showzaço!!!

[]´s curioso

Bom dia amigo, tudo bem?
Utilizava motor AP 1.8 , relação 8x44 e o jeep era bem agíl, obviamente que o torque era baixo, porém sempre foi muito bem por ser leve.
Mas pelos pneus o jeep não apanha não, era valente.

O Spoa para que fiquem bom vc deve manter os feixes de molas planos e não ''arcados'', meu CJ5 ja tinha os feixes arcados e por teimosia acabei mantendo assim mesmo spoa, o resultado foi um jeep completamente instavel, péssimo, um lixo em curvas.
Eu aconselharia voce a fazer spoa usando os feixes de mola da toyota bandeirante, ai a história é outra, tenho no CJ3B e é somente elogio.
Com feixes de toy planos de forma spoa seu jeep ficará muito melhor que original, tanto em curso quanto estabilidade.
Quando aos munhões, o angulo eu não saberia te dizer, até porque vai depender da altura do seu jeep, o quanto vai prescisar alterar para ''aliviar'' as cruzetas, mas pense desta maneira:
Olhe para os munhoões de seu jeep, veja que os os mesmo estão paralelos com o chão, imagine que voce tera que cortar o eixo, girar as tubeiras e a ''bola'' ( para dar guia ao cardãn) e depois soldar mantendo os munhões paralelos ao chão.
De uma verificada aqui no forum que tem muito tópicos a respeito disso, não é um bicho de sete cabeças, porém se errar compremete totalmente a dirigibilidade.
Abraços e boa sorte.

NayCordeiro
29/09/2009, 12:41
Agradeço pelas dicas.

Acompanhei a construção do seu 54 e vi que vc colocou o calço na frente, entre as molas e o eixo. Depois de todas as opinioes, vc tirou ou não? Como foi que ficou?

Pretendo trocar as rodas 15x7 por algumas maiores, talvez 15x8 ou 15x10 para os pneus comando II 33". Vejo as mais variadas discussoes dizendo que as melhores sao as de 8", outros dizendo que as 10" sao as mais indicadas, e por ai vai. Vi que vc vendeu as de 10" do CJ5 recentemente e usa a de 8" com os 35" no CJ3B. Vc tem alguma recomendação de uso? Devo usar a 8" ou 10" levando em conta o desgaste dos pneus etc.

O SPOA vai ser um caso a se pensar agora. Eu tava querendo manter as susp. original, somente spoado. Ja sei q é quase inevitavel colocar as molas do toy, depois o high steer, depois novos amortecedores, kit ensimec, eixo de rural ou F75, bloqueio... a configuração basica e da moda dos jeeps do forum.

Abraço

JUNINHO_BITTENCOURT
29/09/2009, 15:00
Agradeço pelas dicas.

Acompanhei a construção do seu 54 e vi que vc colocou o calço na frente, entre as molas e o eixo. Depois de todas as opinioes, vc tirou ou não? Como foi que ficou?

Amigos os calços continuam lá, firmes e fortes a quase 2 anos. :concordo:

Pretendo trocar as rodas 15x7 por algumas maiores, talvez 15x8 ou 15x10 para os pneus comando II 33". Vejo as mais variadas discussoes dizendo que as melhores sao as de 8", outros dizendo que as 10" sao as mais indicadas, e por ai vai. Vi que vc vendeu as de 10" do CJ5 recentemente e usa a de 8" com os 35" no CJ3B. Vc tem alguma recomendação de uso? Devo usar a 8" ou 10" levando em conta o desgaste dos pneus etc.

Usei 15x10 com os 33x12,5 durante bastante tempo e continuo usando 15x10 nos 35x13,5 do CJ3B.
Vendi as 15x10 do CJ5 e comprei um jogo de 15x10 beadlock 6 furos para usar os 33 (35) Comando II (Por enquanto).
Eu iria de 10''. :concordo:

O SPOA vai ser um caso a se pensar agora. Eu tava querendo manter as susp. original, somente spoado. Ja sei q é quase inevitavel colocar as molas do toy, depois o high steer, depois novos amortecedores, kit ensimec, eixo de rural ou F75, bloqueio... a configuração basica e da moda dos jeeps do forum.

Amigo, não é regra usar os feixes de toy, um exemplo é o jeep do Rodrigo da Garra4x4 que estampou a 4x4ecia mes passado, veja o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22389 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22389)
O mesmo é spoa, possui jumelos articulados, amortecedores com curso grande e os feixes originais willys, veja pelo tópico o curso da suspensão.
Se manter feixes willys, como ja falei deixe os mesmos ''planos'' e ja ouvi conselhos de retirar algumas laminas também. Então tem como fazer algo bom usando o original. :concordo:

Abraço.

David Ricardo-RS
19/10/2009, 16:50
Fala David, tudo bem? Fico feliz por a construcao de mais um cara-de-cavalo. Sobre uma frontier? esse projeto quero acompanhar também, presumo que vai ficar um veículo zero km, vai usar mecânica diesel também?
Quanto as calços, ate então estão intactos. A capota é a da san marino.
A tinta é o verde selva olive original das mit. L200, gostei muito na pintura, no sol e na sombra, fica dois tons diferentes de verde.
Fico feliz em meu cj3b servir como idéia para o seu, irei viajar esta semana, porém retorno no inicio de fevereiro e no que puder ajudar estou a disposição.

Abração e boa sorte na empreitada.

Prezado Juninho!
Como vai o amigo?

Tchê! Estou "passando mais trabalho do que galinha pra criar pato" :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo: para colocar a mecânica e a caixa da Frontier no CJ-3B... sem aumentar o entre-eixos... mas é o desafio.

Forte abraço!

JUNINHO_BITTENCOURT
20/10/2009, 12:49
Prezado Juninho!
Como vai o amigo?

Tchê! Estou "passando mais trabalho do que galinha pra criar pato" :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo: para colocar a mecânica e a caixa da Frontier no CJ-3B... sem aumentar o entre-eixos... mas é o desafio.

Forte abraço!

Tudo bem David, espero que por ai também.
Imagina o trabalho, ja que no CJ5 também estou me deparando com isso.
Tem tópico do seu jeep aqui no forum?
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
08/06/2010, 07:30
Verdinho fazendo a abertura oficial da Fenajeep.

Pela 1º vez em 2010 deixou de ser um vaso de flor ou um simples enfeite de garagem. :mrgreen:

Não sei se a idéia foi das melhores, ja que alguem deve ter reclamado de gotas de óleo nas camisas branquinhas. :odedo:

Garra4x4
11/06/2010, 16:42
Parabéns Juninho !!!! As carangas estavam em lugares bacanas no evento !

O Jeep na entrada do evento ficou show !!!!

O pitbull já estava até combinando trilha com o meu Jeep... ahahahaha...

Abraços

William Inocencio
12/06/2010, 13:21
Fala Juninho!

Realemente tava show seu jeep la.. alias, os 2! O Pitbull ficou ANIMAL! Só faltou o Engesa la tb.. :mrgreen:

Abraçoo

JUNINHO_BITTENCOURT
13/06/2010, 19:35
Parabéns Juninho !!!! As carangas estavam em lugares bacanas no evento !
O Jeep na entrada do evento ficou show !!!!
O pitbull já estava até combinando trilha com o meu Jeep... ahahahaha...
Abraços

Fala Rodrigo, valeu meu amigo. Se Deus quiser essa trilha sai hehe. Abraco

JUNINHO_BITTENCOURT
13/06/2010, 19:36
Fala Juninho!
Realemente tava show seu jeep la.. alias, os 2! O Pitbull ficou ANIMAL! Só faltou o Engesa la tb.. :mrgreen:
Abraçoo

William, que bom ter revisto vcs :concordo:, pena que nao deu para comer a custela do domingo. :mrgreen:

Rodrigo Baratti
21/04/2012, 20:43
Atualizando,
Na sexta feira levei a cria novamente para a oficina, la foi feito isso no sabado:

* Colocado bocal roletado do guincho,
* Fizemos as pedaleiras (ainda falta ajustes)
* Ficsamos o servo freio na parede corta-fogo
* Colocamos o par de estribos sema

e vamo que vamo.:D

Juninho,

Vc tem mais fotos da pedaleira pronta?
Estou com dificuldades de encontrar uma pedaleira que de certo com o hidrovacuo da S10 e cilindro da Band então devo fazer uma tb.
Se tiver as medidas seria melhor ainda.

[]'s e obrigado

Milton Quindim
03/05/2012, 13:27
E ai...a continuação do vermelho? Tem outro tópico passa o link ai...abç.

xicoffck
03/05/2012, 14:33
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67233-cj5-1955-pitbull-gm-6cc-4-1-turbo-38-5x14-5-a.html?highlight=pitbull

Ta aí Milton!

abs

JUNINHO_BITTENCOURT
03/05/2012, 16:35
Juninho,

Vc tem mais fotos da pedaleira pronta?
Estou com dificuldades de encontrar uma pedaleira que de certo com o hidrovacuo da S10 e cilindro da Band então devo fazer uma tb.
Se tiver as medidas seria melhor ainda.

[]'s e obrigado

Rodrigo, me desculpa pela falha, não havia percebido sua msg.
Me manda um e-mail no ivobit@hotmail.com para me lembrar que eu tiro as medidas em casa das pedaleiras. Abraço.

Milton Quindim
03/05/2012, 21:32
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67233-cj5-1955-pitbull-gm-6cc-4-1-turbo-38-5x14-5-a.html?highlight=pitbull

Ta aí Milton!

abs

Valeu mesmo...não sabia em o nome do jipe assim nem deu na busca...hehehe
]

David Trindade
21/06/2012, 19:01
Tudo bem David, espero que por ai também.
Imagina o trabalho, ja que no CJ5 também estou me deparando com isso.
Tem tópico do seu jeep aqui no forum?
Abraço.

Precisei dar uma "segurada" no projeto... mas ainda está na forma. Creio que possa ser retomada ainda no segundo semestre desse ano. Em breve providenciarei um tópico.
Abraços.

junin
30/01/2017, 19:15
paguei R$ 390,00 + R$ 25,00 de frete para SP. Comprei com o Leo Valle aqui do fórum.
Dá uma lida no artigo do billj sobre o bumpsteer, você vai ver que é fundamental o high steer quando se faz SPOA.
Um abraço, e mais uma vez parabéns pelo jipe, vou frequentar seu tópico...
Antonio.

oi amigo sabe onde posso comprar?

Elmer_Jeep
30/01/2017, 20:19
oi amigo sabe onde posso comprar?

High-Steer HD4X4 - Kit Reforço do munhão Willys Jeep, Rural, F75 - WB4x4 - Seu veículo equipado com um click. (http://www.wb4x4.com.br/high-steer-hd4x4-kit-reforco-do-munhao-willys-jeep,-rural,-f75-p572)