Ver Versão Completa : Que pena: lindas picapes Lands 130 abandonadas
Aqui em Manaus há alguns anos atrás, quando tinha que ir ao INPA, por motivo de pesquisas da Universidade, via uma cena insólita: bonitas picapes land rover 130 (cabine dupla) abandonadas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
No mês passado, acompanhando um amigo, necessitamos ir ao INPA. Qual a surpresa: as picapes estavam lá no mesmo lugar desde muitos anos atrás.
Este abandono demonstra completa incompetência adminstrativa deles. Telefonei para tentar obter informações sobre alienação ou reparo dos bens referidos. Disseram que não podia reparar, pois custaria mais de 30% do valor do automóvel.
Disseram que não poderia leiloar, pois não havia recursos disponíveis. Porém, como conheço os convênios e contratos de alienação de bens públicos pela modalidade leilão, contra-argumentei que não havia repasse financeiro do Instituto ao leiloeiro. Somente o contrário: o leiloeiro pagaria ao órgão. Porém, a incompetência está enraizada. Disseram que costumavam fazer doações a instituições de caridade (Caridade?? Aqui na Bruzundanga??)
Cadê o príncipio constitucional da moralidade e da eficência?
Pesquisando rapidamente nossas leis, temos que a Constituição Federal diz o seguinte:
"Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, MORALIDADE, publicidade e EFICIÊNCIA [..]"
Também temos que as doações a instituições de caridade devem ser evitadas e que obrigatório é o leilão (uma modalidade de licitação pública):
"Art. 37. XXI - [..] as obras, serviços, compras e ALIENAÇÔES serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes [..]"
Obs: cuidado fotos aterrorizantes
Pelo amor de Deus, nem preciso dizer nada.
Walter L. L. Casitta
02/07/2007, 19:19
Isso é assim em todo lugar. A polícia civil daqui de minas é a mesma coisa. Um Land que para passa a fornecer peças para as outra que ainda funcionam e assim vai até accabar com todas. Uma vez estive em Boa Vista e tinha um monte de JPX do mesmo jeito...
Se pensar bem é assim que tem que ser. O governo compra as viaturas sem imposto em com o preço la em baixo, mas as peças e a mão de obra sai 3 vezes mais caro. Na hora de vender peças e mão de obra o governo não consegue a mesma moleza que foi na hora de comprar as viaturas...
Sérgio Provisano
02/07/2007, 23:08
Isso é assim em todo lugar. A polícia civil daqui de minas é a mesma coisa. Um Land que para passa a fornecer peças para as outra que ainda funcionam e assim vai até accabar com todas. Uma vez estive em Boa Vista e tinha um monte de JPX do mesmo jeito...
Se pensar bem é assim que tem que ser. O governo compra as viaturas sem imposto em com o preço la em baixo, mas as peças e a mão de obra sai 3 vezes mais caro. Na hora de vender peças e mão de obra o governo não consegue a mesma moleza que foi na hora de comprar as viaturas...
São esses absurdos que me fazem perder a fé nos governantes desse país exótico chamado Brasil. Nosso suado dinheirinho, pagando os impostos, ou melhor dizendo, os assaltos que o governo(?) comete contra o povo, sendo jogado pelo ralo como o exemplo citado pelo companheiro Dsamaz é de se lastimar.
João Pedro
03/07/2007, 06:25
Trabalhei por 30 anos no serviço público e e´assim mesmo, infelizmente.
É um verdadeior descalabro!
Compram-se carros sem a devida investigação técnica, de uso inadequado ou incompatíveis com às verbas necessárias para mantê-los, depois é aí que se vê. Veículo mal conservados, ma administrados e pessimamente utilizados (irresponsavelmente).
Quem paga por tudo isto?
O seu, meu, o NOSSO dinheiro!
Para deixar a situação ainda mais estapafúrdia, compram-se viaturas atendendo interesses "estranhos" ao uso e aos intereses ao que se destinam.
Os carros só são mantidos enquanto na garantia. Depois, o máximo que se fazem com eles é completar o óleo e, quando muito, trocara os pneus.
Por isto, sempre advoguei que se fizessem leilões bi-anuais (quando do término da maioria das garantias dos veículos). Isto, faria com que entrasse verbas para novas aquisições e colocaria no mercado veículos ainda utilizáveis.
Esses das fotos só devem estar servindo para sucata.
Sérgio Provisano
03/07/2007, 09:47
Trabalhei por 30 anos no serviço público e e´assim mesmo, infelizmente.
É um verdadeior descalabro!
Compram-se carros sem a devida investigação técnica, de uso inadequado ou incompatíveis com às verbas necessárias para mantê-los, depois é aí que se vê. Veículo mal conservados, ma administrados e pessimamente utilizados (irresponsavelmente).
Quem paga por tudo isto?
O seu, meu, o NOSSO dinheiro!
Para deixar a situação ainda mais estapafúrdia, compram-se viaturas atendendo interesses "estranhos" ao uso e aos intereses ao que se destinam.
Os carros só são mantidos enquanto na garantia. Depois, o máximo que se fazem com eles é completar o óleo e, quando muito, trocara os pneus.
Por isto, sempre advoguei que se fizessem leilões bi-anuais (quando do término da maioria das garantias dos veículos). Isto, faria com que entrasse verbas para novas aquisições e colocaria no mercado veículos ainda utilizáveis.
Esses das fotos só devem estar servindo para sucata.
João Pedro
Concordo contigo em número, gênero e grau, isso tinha que virar lei, vou sugerir isso aos deputados e vereador em quem votei e sugiro uma campanha de todos que querem um trato sério da coisa pública, afinal, até onde sabemos, o governo não produz nada, só nos assalta, quer dizer, arrecada boa parte do nosso suado dinheirinho. Já passou da hora de darmos um basta no desperdício do dinheiro público. Forte abraço.
O interessante é que nas fotos parece que está tudo ok, tudo bonitinho.
Mas não está. Todas as viaturas das fotos estão paradas há muitos anos, inclusive a veraneio, o diplomata, a band e as land. Percebe-se isto pelo pneus de algumas que estão murchos. As outras só se percebe de perto, olhando os bancos, ...
A única coisa que parece que fazem é lavar e pintar de branco (parece q tem uma equipe que só faz isto).
o vontade de encostar um caminhao e pegar uma por uma, até a band e o opala =]
enio chagas
13/12/2007, 04:05
http://www2.pgr.mpf.gov.br/o_mpf/encaminhar-denuncia
tulio pessoa
13/12/2007, 11:51
poisé,é o meu dinheiro que ta lá,apodrecendo,por descaso...
Aqui no IAPAR (Londrina-PR) tbm tem várias viaturas publicas, paradas em um terreno a bastante tempo. Tem silverado, land, bandeirante, marajó, motos, etc...
João Pedro
13/12/2007, 18:12
Vou lhes dar um exemplo de "meia-eficiência".
Aposentei-me na Polícia Federal (DPF) no ano passado. Em minha instituição o trato com os veículos é coisa séria, mantêm-se o mesmo controle disciplinar quais aqueles que balizam o comportamento ético do seu corpo de efetivo.
Resumindo: Bateu, quebrou, por negligência, culpa, imperícia ou imprudência, não só se paga como responde-se a procedimento disciplinar.
As VTRS (viaturas no "federês"), são de responsabilidade daqueles que às retiram do NT (Núcleo de Transporte), que se obrigam a verificar condições de uso etc.
No geral, as VTRS são novas e em bom estado geral. Incluem-se ai equipamentos e os acessósrios indispensáveis.
Porém, (e ai que a "porca torce o rabo"), são usadas ao limite e por vários motoristas. Quanto a este último ítem nem é preciso comentar como ele é danoso a um veículo.
Ademais, recentemente o DPF adqüiriu várias VTRS a diesel, Frontier (porque não às Rangers?), X-Terra. Mas ninguém lembrou de instruir aos agentes novos que veículos a diesel não se comportam comos seus congêneres à gasolina, aí incluso um trato mais "diferenciado".
Também é rotina os veículos novos serem "militarmente" entregues às concessionárias para revisões de garantia. Todavia, tão logo estas cessem, a manutenção das VTRS vira piada (de mau gosto). Excetuando-se pneus, lubbrificantes são, quando muito, completados.
Quer dizer, veículos com 2 anos - ou um pouco mais - acabam "esmerilhados" por nada.
Portanto, são veículos com motor em bom estado (embreagem certamente precisando reparos), mas que são deixados estragar pela célebre burocracia paqidérmiaca do estado.
Se, ao final de suas garantias, fosse colocados em leilão, seriam entregues a um bom preço e em bom estado.
Contudo, só para sair o edital leva-se uma eternidade.
Enquanto isto eles, que então são usados até o "osso", ficam apodrecendo em pátios.
É um incúria culposa do nosso dinheiro de forma fenomenal.
Outro detalhe, não bem assim a parte dos impostos. O caso é que compras de veíclos pelo estado (União) não é feita direta à fábrica (montadora), debalde a mesma fazer lá seu lobby. Elas são adqüiridas através de concessionárias (uma repartição entre elas e nos estados). Há casos (isto é uma completa loucura), em que são compradas em concessionária de um estado e viajam quilômetros até o seu destino.
Perdôem-me os lusitânos amigos, mas isto é coisa de algum patrício gênio dos Algarves.
Sérgio Provisano
13/12/2007, 18:38
Vou lhes dar um exemplo de "meia-eficiência".
Aposentei-me na Polícia Federal (DPF) no ano passado. Em minha instituição o trato com os veículos é coisa séria, mantêm-se o mesmo controle disciplinar quais aqueles que balizam o comportamento ético do seu corpo de efetivo.
Resumindo: Bateu, quebrou, por negligência, culpa, imperícia ou imprudência, não só se paga como responde-se a procedimento disciplinar.
As VTRS (viaturas no "federês"), são de responsabilidade daqueles que às retiram do NT (Núcleo de Transporte), que se obrigam a verificar condições de uso etc.
No geral, as VTRS são novas e em bom estado geral. Incluem-se ai equipamentos e os acessósrios indispensáveis.
Porém, (e ai que a "porca torce o rabo"), são usadas ao limite e por vários motoristas. Quanto a este último ítem nem é preciso comentar como ele é danoso a um veículo.
Ademais, recentemente o DPF adqüiriu várias VTRS a diesel, Frontier (porque não às Rangers?), X-Terra. Mas ninguém lembrou de instruir aos agentes novos que veículos a diesel não se comportam comos seus congêneres à gasolina, aí incluso um trato mais "diferenciado".
Também é rotina os veículos novos serem "militarmente" entregues às concessionárias para revisões de garantia. Todavia, tão logo estas cessem, a manutenção das VTRS vira piada (de mau gosto). Excetuando-se pneus, lubbrificantes são, quando muito, completados.
Quer dizer, veículos com 2 anos - ou um pouco mais - acabam "esmerilhados" por nada.
Portanto, são veículos com motor em bom estado (embreagem certamente precisando reparos), mas que são deixados estragar pela célebre burocracia paqidérmiaca do estado.
Se, ao final de suas garantias, fosse colocados em leilão, seriam entregues a um bom preço e em bom estado.
Contudo, só para sair o edital leva-se uma eternidade.
Enquanto isto eles, que então são usados até o "osso", ficam apodrecendo em pátios.
É um incúria culposa do nosso dinheiro de forma fenomenal.
Outro detalhe, não bem assim a parte dos impostos. O caso é que compras de veíclos pelo estado (União) não é feita direta à fábrica (montadora), debalde a mesma fazer lá seu lobby. Elas são adqüiridas através de concessionárias (uma repartição entre elas e nos estados). Há casos (isto é uma completa loucura), em que são compradas em concessionária de um estado e viajam quilômetros até o seu destino.
Perdôem-me os lusitânos amigos, mas isto é coisa de algum patrício gênio dos Algarves.
Caro João Pedro e demais amigos do tópico, mas tudo isso é um verdadeiro caso de polícia, o descaso com o dinheiro público, ou melhor, com a "coisa" pública é demais para qualquer cidadão de bem agüentar. Temos que tomar uma providência. Vou propor ao Deputado Federal em quem eu votei, pois por acaso tenho acesso à ele, que elabore um projeto de lei, nos moldes do que o João Pedro sugeriu para ver se de alguma forma, o prejuízo nos nossos bolsos sejam minorados. Forte abraço à todos.
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 04:45
os nossos administradores parecem não entender o conceito romano do "res publico", ou "coisa pública", passando a usar a máquina governamental em benefício próprio com, entre outras coisas, licitações fraudulentas... infelizmente, com relação às defenders, esse não é o único retrato de como o "res publico" é tratado no brasil... a propósito: ainda estão apodrecendo no inpa?
Em primeiro lugar, não vamos generalizar. Se o INPA agiu com improbidade não significa que TODA a administração pública age com a mesma incompetência.
Trabalho com transportes no serviço público há mais de 20 anos e tenho kombi ano 1989 rodando em perfeitas condições até hoje. Posso até postar fotos, se for do interesse.
Aqui, respeitamos todos os princípios que norteiam a Administração Pública.
Com relação à falta de manutenção, basta celebrar um contrato com uma empresa, via licitação, que a frota ficará manutenida por anos. Não é necessária a troca da frota a cada dois anos porque seria um procedimento mais oneroso que o contrato de manutenção. A vida útil de uma viatura, dependendo do órgão, fica em média de cinco anos.
Agora, o que não consigo entender é como que estas Land's ganharam a licitação, derrotando Ranger, S10, L200, etc. Será que o preço estava tão bom? Devo lembrar que a Lei 8666 (licitações econtratos) tem como fator determinante para vencer um certame licitatório o MENOR PREÇO.
A sugestão mais econômica, dependendo das atividades do órgão, seria a terceirização da frota, incluindo veículos e motoristas, com todas as despesas pagas pela locadora.
Por derradeiro, observei que uma Land tinha placa cinza (as placas oficiais são brancas), não entendi porque.
Abraços.
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 21:50
até em casos de terceirização de frota as viaturas usam placa branca... ja vi umas viaturas terceirizadas na pm de santa catarina... quanto ao uso de placas cinzas em viaturas oficiais, devem ser placas "reservadas" (frias), e aí eu não entendo o que isso faria numa viatura do inpa, ja que não faz fiscalização...
Cadê o príncipio constitucional da moralidade e da eficência?
Amigo, o único princípio q existe nesse paisinho abandonado é o da picaretagem.
Amigo, o único princípio q existe nesse paisinho abandonado é o da picaretagem.
Ola pessoal,isso é uma VERGONHA.BOM VAMOS CHUTAR O PAU DA BARRACA, APROVEITAR O FORISTA Q TEM CONHECIMENTO COM AÇÕES AO MP, NÓS AQUI DO FORUM, NOS UNIRMOS,E ENTRAR COM UMA AÇÃO PÚBLICA.TEMOS Q TOMAR UMA ATITUDE...........ABÇOS......8-)
TylerNTL
01/08/2009, 21:44
Agora, o que não consigo entender é como que estas Land's ganharam a licitação, derrotando Ranger, S10, L200, etc. Será que o preço estava tão bom? Devo lembrar que a Lei 8666 (licitações econtratos) tem como fator determinante para vencer um certame licitatório o MENOR PREÇO.
Basta o animal escreveu o edital especificar uma caminhonete cabine dupla com diferencial central.
Bingo! Ganha uma linda caminhoente landrover cabine dupla!
Agora me explique o que é que esses animais da INPA fariam com uma Land 130 que não seria feito com uma S10, Ranger, etc?
praiasecacustom4x4
01/08/2009, 21:44
gosteria muito fazer a mesma coisa que a Federaçao de offroad italiana fiz la deste mesmo assunto.para mais de 1 anos,todos a encontrarse em frente a caso de descaso publico como esse fotografava,relatava.conseguimos relatar mais de 150 casos com foto video,testemunhas.depois levamo tudo na tv em um programa gemeo a CQC
"striscia la noticia".posso asicurar que depois de 2 meses os 4x4 do fiat panda,unimog,ao magirus 6x6,os 580 Iveco acl75 do esercito furon para leilao.agora viraron motorhome4x4,furom doado a defença civil,furon comprado da apaixonados.
vai ver que com a ajuda do tudo o Forum se consegue a ajudar o Brasil a mellhorar,por quanto pouco e insignificante seja e sempre um passo a frente para sair do atoleiro
com 4x4 todo bloquiado tem boa chanche de saira da lama..
viva
cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 05:44
gosteria muito fazer a mesma coisa que a Federaçao de offroad italiana fiz la deste mesmo assunto.para mais de 1 anos,todos a encontrarse em frente a caso de descaso publico como esse fotografava,relatava.conseguimos relatar mais de 150 casos com foto video,testemunhas.depois levamo tudo na tv em um programa gemeo a CQC
"striscia la noticia".posso asicurar que depois de 2 meses os 4x4 do fiat panda,unimog,ao magirus 6x6,os 580 Iveco acl75 do esercito furon para leilao.agora viraron motorhome4x4,furom doado a defença civil,furon comprado da apaixonados.
vai ver que com a ajuda do tudo o Forum se consegue a ajudar o Brasil a mellhorar,por quanto pouco e insignificante seja e sempre um passo a frente para sair do atoleiro
lembra que aqui não é a itália... mtas vezes ao tentar fotografar uns veículos nessa situação por aqui ja vem a polícia ou até mesmo alguns seguranças terceirizados tentar impedir... e mesmo quando esse tipo de situação é exposto acaba "em pizza", mtos administradores não tem a decência de reconhecer e reparar os erros que praticam e ainda tentam usar o artigo 331 do código penal http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=997 para tentar se isentar de suas responsabilidades quando cobrados... a grande maioria da população não tem tanta noção do dever que tem de fiscalizar a ação dos servidores e administradores públicos...
Vou verificar terça-feira (talvez amanhã) se ainda estão no Inpa.
Daniel
os nossos administradores parecem não entender o conceito romano do "res publico", ou "coisa pública", passando a usar a máquina governamental em benefício próprio com, entre outras coisas, licitações fraudulentas... infelizmente, com relação às defenders, esse não é o único retrato de como o "res publico" é tratado no brasil... a propósito: ainda estão apodrecendo no inpa?
Basta o animal escreveu o edital especificar uma caminhonete cabine dupla com diferencial central.
Bingo! Ganha uma linda caminhoente landrover cabine dupla!
Agora me explique o que é que esses animais da INPA fariam com uma Land 130 que não seria feito com uma S10, Ranger, etc?
Deve ser porque os dirigentes do órgão simpatizaram com a Land. Essa "atividade" é conhecida como direcionar a licitação, beneficiando um fornecedor. Seria facilmente impugnada a licitação se outros fornecedores (GM, Ford, Toyota, Mitsubshi, etc. ) entrassem com um pedido para que a área técnica do setor requisitante fundamentasse o porquê da exigência do diferencial central.
Se o preço fosse abusivo o TCU também poderia interferir.
Enfim, remédio para as falcatruas existe. O que falta é quem denuncie.
Agora, o absurdo é deixar as viaturas virarem sucata por falta de manutenção.
Infelizmente, nem todos os administradores públicos se preocupam com a res publica, como o cryplle mencionou.
pessoal
(o de gaulle tinha razao)
vcs nao viram o caso do ceará onde foram adquiridas viaturas sw4 importadas da argentina em detrimento das nacionais??
e ninguém conseguiu anular a licitacao??
abracos
kasper
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