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Ver Versão Completa : L200 perdendo agua



Aluizio Veloso
25/06/2007, 10:13
Pessoal, Tenho uma L200 2003/2003 que a 3 semanas aqueceu. De lá pra cá, já foi colocado um aditivo para descobrir onde vazava água, trocou a tampa do radiador e trocou a junta do cabeçote. O mecanico diz que agora deve retificar o motor, pois pode ser microfissura nas camisas do piston. Bem, até agora ainda não descobrimos o vazamento ou como o carro perde a agua. Eu não tenho conhecimento de mecanica, mas acho que retificar o motor é algo muito acima de vazamento. Ou o mecanico tem razão ???
Agradeço quem tenha sugestão.

Aluizio

Marcello Ladeira
25/06/2007, 10:39
A junta do seu cabeçote pode ter empenado, se vocês rodaram pouco o estrago no motor não deve ser significativo para indicar uma retifica não. Se o cabeçote não tiver sido danificado (empeno) apenas a troca da junta deve resolver o problema.

Não faço a mínima idéia de como se identifica se o cabeçote foi ou não afetado.

[]'s,

Aluizio Veloso
25/06/2007, 11:57
[QUOTE=Marcello Ladeira;416656]A junta do seu cabeçote pode ter empenado, se vocês rodaram pouco o estrago no motor não deve ser significativo para indicar uma retifica não. Se o cabeçote não tiver sido danificado (empeno) apenas a troca da junta deve resolver o problema.

Não faço a mínima idéia de como se identifica se o cabeçote foi ou não afetado.


Marcelo, Muito obrigado por responder...

Segundo o mecanico, foi feito um teste de trinca e planagem no cabeçote.
Alguns instantes atrás estava falando com um conhecido que mecanico de concessionaria MIT e especialista em L200 e o mesmo me disse que o problema é o cabeçote e me alegou que a retifica ficou mal feito.
Passei o telefone dele para o mecanico e os 2 vão discutir. Depois informo o que acontoceu...

Grato.

fernandoof
25/06/2007, 15:55
Cara, se a junta do cabeçote foi trocada e continua sumindo a agua, pode ter certeza q o cabeçote ta trincado. Te digo isso pq na minha (l200 sport HPE at) forma feitas 1000 testes de trinca de cabeçote e nenhum deles acusava nada...
Semana passada resolvi o problema comprando um cabeçote novo. R$ 3600,00, mais valeu apena o investimento. O carro ficou bom.

Engels Kbça
25/06/2007, 19:58
Pessoal, Tenho uma L200 2003/2003 que a 3 semanas aqueceu. De lá pra cá, já foi colocado um aditivo para descobrir onde vazava água, trocou a tampa do radiador e trocou a junta do cabeçote. O mecanico diz que agora deve retificar o motor, pois pode ser microfissura nas camisas do piston. Bem, até agora ainda não descobrimos o vazamento ou como o carro perde a agua. Eu não tenho conhecimento de mecanica, mas acho que retificar o motor é algo muito acima de vazamento. Ou o mecanico tem razão ???
Agradeço quem tenha sugestão.

Aluizio

Pelas informações que vc deu, talvez seja cabeçote. :pensativo:Para testar retire a tampa do radiador, com motor frio, e ligue o motor. Se a junta estiver queimada ou o cabeçote empenado, vai começar a borbulhar pelo radiador.:pensativo: No caso de uma trinca na camisa a pressão do carter ficaria tão elevada que vazaria óleo pelo suspiro do carter e jogaria dentro da turbina, descarte.
Um abraço:concordo:

ReidasCamisas
28/06/2007, 20:45
Procure colocar juntas originais. Há também a hipótese de trinco de bloco, também faz a água sumir. Eu estou com esse problema, como já relatei em outros tópicos. Infelismente estou em uma peleja judicial, por isso ainda não fiz a troca do bendito.

leobnaval
30/06/2007, 21:21
na L200 95 do meu pai ocorria algo parecido mas a agua não sumia e sim passava para o reservatório de expanção, mesmo apos a troca da tampa isto após o motor ser inteirinho retificado (cabeçote: testado, aplainado, assentado valvulas, com retentores novos, camisa novas, pistões novos, turbina nova, retifica e balanceamento do girabrequim, buchas e bronzinas novas,(aplainado bloco talvez a causa do empenamento denovo do cabeçote o bloco estava empenado) isto apos 6 meses ter feito os mesmo serviços de cabeçote com juntas todas novas, ficou muito bom a camionete estava exelente porem jogando oleo pelo respiro, até ser colocado aditivo para limpeza do radiador que causou um furo e possivel causa do segundo aquecimento junto com o ja bloco empenado quando resolvemos abrir inteiro e fazer tudo a junta de cabeçote apresentava alto desgaste em 6 meses penso por ter sido colocada a da H100 mesmo motor porem sem turbo.
utilize junta original ou para L200 de marca muito boa voce não se arrependerá depois, experiência própia!!!


mas relativo a agua parou sozinho de passar apos (não deve ter muito a ver mas)uma segunda regulagem de valvula apos o acentamento e reparo nos vazamentos de diesel pelos bicos a agua não passou mais


apos tudo essa retifica e peças novas meu pai insiste em não revisar a bomba de diesel isto de 8 anos pra cá desde que é dele nunca mecheu em bomba apenas em bicos (limpeza), não seria necessario passar por uma revisão, ajustagem?

agrdeço futuras respostas embora fuja do tópico, há faça um teste de preção em uma loja especializada com o motor frio, na grande maioria achasse o vazamento! não deve ter nada a ver com camisa e pistão, ok.

Lsdez
30/06/2007, 23:18
Estava com este mesmo problema:parede:, so resolveu com um cabeçote novo:evil:, acho que essas pick up não aceitam muito recondicionamento de cabeçote:pensativo:, agora sobre oleo no suspiro, acho que um pouco é normal, pois até as zera soprom:pensativo:, fui em uma concessionaria saber sobre isso e me passaram que é normal, pois o motor da L200 o sistema da tampa do cabeçote é totalmente diferente, me corrijam se estiver errado, pois na tampa do oleo, como podemos verificar ao abrir, da pra ver o interios dela, por esse motivo se abrir ela ligada voa oleo pra todo lugar, ao contrario de muita gente que diz que quando ocorre isso é pq o motor ta fundindo:discordo:, e tb com essa lubrificação, o oleo sai pelo suspiro tb, mas em pequena quantidade.

fernandoof
01/07/2007, 17:49
Estava com este mesmo problema:parede:, so resolveu com um cabeçote novo:evil:, acho que essas pick up não aceitam muito recondicionamento de cabeçote:pensativo:, agora sobre oleo no suspiro, acho que um pouco é normal, pois até as zera soprom:pensativo:, fui em uma concessionaria saber sobre isso e me passaram que é normal, pois o motor da L200 o sistema da tampa do cabeçote é totalmente diferente, me corrijam se estiver errado, pois na tampa do oleo, como podemos verificar ao abrir, da pra ver o interios dela, por esse motivo se abrir ela ligada voa oleo pra todo lugar, ao contrario de muita gente que diz que quando ocorre isso é pq o motor ta fundindo:discordo:, e tb com essa lubrificação, o oleo sai pelo suspiro tb, mas em pequena quantidade.

A minha sai oleo pelo suspiro a muito tempo... Acho que é normal... :roll:

leobnaval
02/07/2007, 00:19
um mecânico da mit tambem disse ser normal, embora tenha indicado a compra de uma mangueira maior com uma válvula (já a vi na linha volks, gol, santana) e com sua ponta para o châo, mas pensei que poderia pingar óleo e alem de sujar contanimar o solo;

então vi em lojas de tunning e no donatti 4x4 reservatórios para respiros de óleo(0,5L.,1L. e até 2Litros), na do meu pai tinhamos colocado aquele filtro esportivo só para o respiro mas ele encharcou e pingava óleo mesmo virado para cima, alguem usa esses tipos de reservatórios? quando trocar o óleo esgota-se ele e pronto.

Walter L. L. Casitta
02/07/2007, 07:55
um mecânico da mit tambem disse ser normal, embora tenha indicado a compra de uma mangueira maior com uma válvula (já a vi na linha volks, gol, santana) e com sua ponta para o châo, mas pensei que poderia pingar óleo e alem de sujar contanimar o solo;

então vi em lojas de tunning e no donatti 4x4 reservatórios para respiros de óleo(0,5L.,1L. e até 2Litros), na do meu pai tinhamos colocado aquele filtro esportivo só para o respiro mas ele encharcou e pingava óleo mesmo virado para cima, alguem usa esses tipos de reservatórios? quando trocar o óleo esgota-se ele e pronto.

Isso não deve ser normal não. Todo motor deveria ter no respiro um separador que envia o óleo de volta para o carter e os gases para o coletor de
admissão...

Engels Kbça
02/07/2007, 09:32
um mecânico da mit tambem disse ser normal, embora tenha indicado a compra de uma mangueira maior com uma válvula (já a vi na linha volks, gol, santana) e com sua ponta para o châo, mas pensei que poderia pingar óleo e alem de sujar contanimar o solo;

então vi em lojas de tunning e no donatti 4x4 reservatórios para respiros de óleo(0,5L.,1L. e até 2Litros), na do meu pai tinhamos colocado aquele filtro esportivo só para o respiro mas ele encharcou e pingava óleo mesmo virado para cima, alguem usa esses tipos de reservatórios? quando trocar o óleo esgota-se ele e pronto.

:pensativo:Aquela mangueira que saí da tampa de valvulas e vai até o mangote da admissão, serve para reaproveitar os gases do carter,:discordo: e não deve ser lançado na atmosfera porque é poluente. Alí normalmente sai um pouco de óleo mesmo, mas não chega a escorrer. Isso de colocar mangueira maior com valvula ou colocar reservatório para coleta do óleo é solução de "mechanico":parede: sem conhecimento técnico, é como colocar balde para aparar água de goteira em vez de consertar o telhado. Se a pressão do carter está elevada é porque seu motor está com anéis de pistões gastos, ou foram montados errados.:pensativo:
Um abraço

Lsdez
03/07/2007, 23:01
A duvida é...
Se não é normal, por que as zeras também sopram?
Se verificar dentro da tampa do cabeçote, não existe nenhum barramento do oleo para o suspiro, e o sistema de lubrificação das L200 pelo o que pude entender, voa oleo pra todo lado dentro desta tampa, assim um pouco sempre sai pelo suspiro, existe também o fator sucção da turbina que ajuda bastante.

Walter L. L. Casitta
03/07/2007, 23:15
A duvida é...
Se não é normal, por que as zeras também sopram?
Se verificar dentro da tampa do cabeçote, não existe nenhum barramento do oleo para o suspiro, e o sistema de lubrificação das L200 pelo o que pude entender, voa oleo pra todo lado dentro desta tampa, assim um pouco sempre sai pelo suspiro, existe também o fator sucção da turbina que ajuda bastante.

Sopra pra onde?

Pra fora do motor não pode.

Se sopra pra admissão através da turbina então como sabe que sopra?

Lsdez
04/07/2007, 21:38
Basta andar um pouco, e depois tirar a mangueira do suspiro, que é engatada antes do turbo, e dar uma acelerada...

Engels Kbça
04/07/2007, 21:51
Basta andar um pouco, e depois tirar a mangueira do suspiro, que é engatada antes do turbo, e dar uma acelerada...

Alí tem que soprar mesmo cara, mas diminue quando acelera. Em baixa rotação sopra mais forte, isso é normal.

Walter L. L. Casitta
04/07/2007, 22:26
Alí tem que soprar mesmo cara, mas diminue quando acelera. Em baixa rotação sopra mais forte, isso é normal.


Basta andar um pouco, e depois tirar a mangueira do suspiro, que é engatada antes do turbo, e dar uma acelerada...

Puxa vida, então tem que desconectar a mangueira? Eu ja estava acreditando que esse gases eram jogados direto pra fora do motor na L200.
Soprar um pouco pode ser normal, mas não em marcha lenta e a meia aceleração só depois de 50 ou 100.000Km. Pelo menos na minha Ranger foi assim. O que não pode acontecer de jeito nenhum é passar óleo por ali e é isso que tem que ser observado. Então voltando ao que disse antes, sempre existe um dispositivo que desvia o óleo desse respiro de volta para o carter e se sai óleo por ali é porque a pressão dentro do motor está muito alta ou por algum motivo aquele dispositivo que citei não esta funcionando por um defeito ou entupimento.

peterson barros
05/07/2007, 01:45
Amigos estou pensando em comprar uma L200 mais devido ao alto numero de pessimas experiencias com o motor da dita cuja que parece nao chegar aos 80 mil estou desanimando. Alguem tem alguma historia boa de l200 principalmente no que se refere a motor? algum não ferve ou quebra?

Aguardo informações sobre este tema pois estou quase fechando negocio em uma hpe 141 cvs.

Walter L. L. Casitta
05/07/2007, 08:02
Amigos estou pensando em comprar uma L200 mais devido ao alto numero de pessimas experiencias com o motor da dita cuja que parece nao chegar aos 80 mil estou desanimando. Alguem tem alguma historia boa de l200 principalmente no que se refere a motor? algum não ferve ou quebra?

Aguardo informações sobre este tema pois estou quase fechando negocio em uma hpe 141 cvs.

peterson barros,
O mais se encontra nesse forum são histórias do tipo que você procura. É só usar a ferramenta de pesquisa do fórum...

Marcello Ladeira
05/07/2007, 09:56
Para o uso que faço do meu carro ele me atende perfeitamente. Não desaprovo o motor de 141cv apesar da reconhecida fama de aquecedor e gastador.

Se utilizasse como utilitário realmente acho que teria melhor opção no mercado.

[]'s,

murilloaquino
05/07/2007, 12:55
O motor com as melhores referencias são os da GLS de 121 CV.Bebem menos e não tem indicios de aquecimento frequente...
Agora o prob é a falta de potencia...
:P

Engels Kbça
06/07/2007, 10:13
Amigos estou pensando em comprar uma L200 mais devido ao alto numero de pessimas experiencias com o motor da dita cuja que parece nao chegar aos 80 mil estou desanimando. Alguem tem alguma historia boa de l200 principalmente no que se refere a motor? algum não ferve ou quebra?

Aguardo informações sobre este tema pois estou quase fechando negocio em uma hpe 141 cvs.

:palmas:Minha L 200 já está com 285 mil rodados e ainda vai rodar um bocado....:concordo:

murilloaquino
06/07/2007, 10:47
Sport HPE com 285 mil?
a sua deve ser a primeira...

Engels Kbça
06/07/2007, 17:29
:?:
Sport HPE com 285 mil?
a sua deve ser a primeira...

Murilinho
Onde vc leu isso:?: Leia de novo. Está escrito: Minha L 200 já está com 285 mil rodados e ainda vai rodar um bocado....onde leu que era uma Sport HPE :?::?:

John_Niterói
06/07/2007, 19:06
A Minha é uma GLS 2002 e está com 101.000 e motor zerado. Um amigo tem uma ano 2000 com 247.000 km e motor zerado tb. Não baixa nada de óleo, nem tem qualquer vazamento.

peterson barros
07/07/2007, 01:18
É pessoal acho que as hpes nao foram feitas p/ rodar tassssnto assim. é aquela coisa mais ou menos assim: FOI BOM ENQUANTO DUROU HEHEHE.

Peço que DEUS me ajude pois estou pensando seriamente em comprar uma.