Ver Versão Completa : Monster - fotos do resgate
leovalle
24/06/2007, 23:43
O resgate foi iniciado na quinta passada, dia 21, onde a 1ª eqipe conseguiu reposicionar o carro para as providências necessárias serem efetuadas. A principal delas, a ssolda no eixo quebrado. Ontem mais pessoas foram ajudar e conseguimos finalmente soldar o eixo e tirar o carro da ribanceira e após muito trabalho, dedos quase quebrados pelo volante do carro e muita colaboração da galera, vencemos um bom pedaço da trilha, rebocando o carro e resolvemos optar por finalizar o resgate hoje, por já ter escurecido e os riscos envolvidos. Retornamos hoje e finalmente o carro foi retirado da trilha e está guardado. :palmas:
Uma coisa muito chata que aconteceu, foi o roubo de todos os relógios do carro por treieiros, sim treieiros, que foram flagrados hoje além de roubando od relógios, se preparando para roubar o guincho. Antes de me tornar jipeiro era treieiro e não me lembro de uma coisa tosca dessas ter acontecido. Esses ladrões são um péssimo exemplo e macularam a imagem dos treieiros em Minas. Espero que sejam desmascarados e passem batante vergonha. :parede:
Nas fotos abaixo, o barranco onde o pneu bateu, o local onde o carro rolou e o carro ao fundo, já deslocado pra área de resgate.
leovalle
24/06/2007, 23:48
Na próxima sequência mais fotos do local em plano aberto, a caixa satélite de um Dana 70 e o eixo quebrado
Léo,
Desculpe a minha ignorância, mas o que são treieiros?
Um abraço,
leovalle
24/06/2007, 23:54
eixo quebrado, link que entortou (provável causa do acidente), ao fundo a mata marcada pelo acidente (local onde o caro caiu), eixo já reposicionado para a solda.
leovalle
24/06/2007, 23:56
Léo,
Desculpe a minha ignorância, mas o que são treieiros?
Um abraço,
Motoqueiros que fazem trilhas (trail)
leovalle
25/06/2007, 00:00
Equipe de ontem, sábado estudando como reposicionar o eixo e onde o eixo quebrou
leovalle
25/06/2007, 00:04
Carro já sendo movimentado para ser retirado. Depois disso não tenho mais fotos pois fiquei reponsável por levar o carro ontem e hoje. Mais fotos devem pipocar por aqui.
Flavio Miranda
25/06/2007, 00:13
Léo ,
Que triste fatalidade....
O jipe está INTEIRO !!!!
Quantos acidentes de jipes e carros onde o habitáculo fica destruído e o motorista sai quase ileso...
Não tinha perguntado antes, porque achei inoportuno, mas como agora vcs estão passando os detalhes, qual a dinâmica do acidente !?
Pelo que entendi...
Ele vinha pela trilha, bateu no barranco com a roda/pneu, entortou o link, quebrou o eixo e o jipe desceu o barranco ?
Ele saiu numa boa e no dia seguinte foram buscar o jipe, ele vinha sendo rebocado, esqueceu de colocar o cinto de segurança e a cinta estourou quase no fim da subida ? Aí ele teria descido novamente capotando ou coisa parecida e o impacto do corpo dele dentro do jipe é que o levou a fatalidade !?
Pergunto para que possamos analisar bem o acidente e tirar as lições do que NÃO se deve fazer....
[ ] s lamentáveis.
leovalle
25/06/2007, 00:42
Léo ,
Que triste fatalidade....
O jipe está INTEIRO !!!!
Quantos acidentes de jipes e carros onde o habitáculo fica destruído e o motorista sai quase ileso...
Não tinha perguntado antes, porque achei inoportuno, mas como agora vcs estão passando os detalhes, qual a dinâmica do acidente !?
Pelo que entendi...
Ele vinha pela trilha, bateu no barranco com a roda/pneu, entortou o link, quebrou o eixo e o jipe desceu o barranco ?
Ele saiu numa boa e no dia seguinte foram buscar o jipe, ele vinha sendo rebocado, esqueceu de colocar o cinto de segurança e a cinta estourou quase no fim da subida ? Aí ele teria descido novamente capotando ou coisa parecida e o impacto do corpo dele dentro do jipe é que o levou a fatalidade !?
Pergunto para que possamos analisar bem o acidente e tirar as lições do que NÃO se deve fazer....
[ ] s lamentáveis.
Flávio,
a visão do acidente é minha, nada de oficial e se baseou no que vi no local do acidente. O Gilvan era muito experiente e somente uma distração faria ele ter problema onde teve.
O carro quebrou a t-case no dia anterior ao acidente e o acidente ocorreu, IMHO, porque ele não conseguiu segurar o volante quando o pneu bateu no barranco. Tudo o que escreveu aconteceu em sequência, repito IMHO, inclusive a cinta arrebentando, que na verdade aconteceu quando o carro capotou pra ribanceira, dando um chicote e quase levando a Land junto.
Algo assim:
Ele vinha pela trilha, sendo rebocado, esqueceu de colocar o cinto de segurança bateu no barranco com a roda/pneu, entortou o link, quebrou o eixo e o jipe desceu o barranco e a cinta estourou quando do tranco da rolagem. Seu corpo foi lançado pra fora do carro e ele teve uma queda desacordado (pelo jeito que seu corpo saiu do carro) caindo de uma altura de mais de 10 metros.
Houve hemorragia na linha da cintura e no tórax e ele tinha um grande roxo no lado esquerdo da cabeça. Acho que ele bateu a cabeça em algum tubo da gaiola e desmaiou.
As hemorragias podem ter sido causadas pelo impacto no volante ( o gilvan fez a operação de estômago e segundo médicos os tecidos ficam enfraquecidos) ou pela queda, já que pelo que disseram ele saiu em forma de concha do carro e pode ter caído assim, dobrando a cintura violentamente (tanto que a primeira notícia que recebi da equipe médica é que havia suspeita de lesão na coluna) e o tórax batendo no joelho.
Flavio Miranda
25/06/2007, 01:03
Que ABSURDO Léo.... !!!! Que fatalidade.....
Coisa similar a esta, aconteceu uma vez com um amigo nosso aqui na trilha do Pinheirinho, mas por sorte, foi 'dentro' de uma erosão em S e com as laterais do barranco de mais de 1 metro.
A Band de outro amigo foi puxando o CJ que estava sem tração e como tinha degraus na subida a Band tinha que acelerar de vez em quando.
Com o barulho do 608 diesel o motorista não ouviu a hora que o CJ subiu com uma roda no barranquinho e tombou de lado, sendo arrastado pela Band por + de 1 metro.
Sorte que era 'dentro' da erosão e na subida. Se fosse numa pirambeira e na descida, teria sido muito grave tb.
Imagino o quanto está sendo dificil para vcs reviverem estes momentos, e reitero minha solidariedade com a dor da família e amigos.
[ ] s
Coisa similar a esta, aconteceu uma vez com um amigo nosso aqui na trilha do Pinheirinho, mas por sorte, foi 'dentro' de uma erosão em S e com as laterais do barranco de mais de 1 metro.
A Band de outro amigo foi puxando o CJ que estava sem tração e como tinha degraus na subida a Band tinha que acelerar de vez em quando.
Com o barulho do 608 diesel o motorista não ouviu a hora que o CJ subiu com uma roda no barranquinho e tombou de lado, sendo arrastado pela Band por + de 1 metro.
Sorte que era 'dentro' da erosão e na subida. Se fosse numa pirambeira e na descida, teria sido muito grave tb.
[ ] s
Flávio, tá aqui um vídeo para ilustrar!
http://www.youtube.com/watch?v=ch_s_7ph1-o
[]'s lamentando a fatalidade
Leo - Beethoven
25/06/2007, 09:23
Leo, gostaria de deixar claro o apreço por documentar todo o ocorrido de forma tão séria e imparcial.....Só não digo parabéns, pois acho que em um momento desses não há como congratular ninguém....outros já viriam com versões e versões.....vc fez isso muito bem, ainda mais por se tratar de um pessoa próxima de vc.
Como o Flávio disse, deve ter sido muito difícil estando lá, revivendo momentos e tentando entender essa questão.
Pessoas como vc fazem esse fórum valer a pena.
Abs.
Flavio Miranda
25/06/2007, 10:29
Ed,
Vc tem aquele video do tombamento do Leri NA RETA e praticamente na Terra Batida !?
Acho que ilustra bem o que pode ter ocorrido com o Gilvan...
Leo,
Pensando um pouco sobre o assunto, imagino que o reboque estava sendo feito a baixa velocidade. Portanto, uma batida do pneu naquele degrau do barranco não seria suficiente para entortar a link e quebrar o eixo.
Até porque, não vi óleo do diferencial/eixo perto deste degrau...
Isso eliminaria a possibilidade de 'erro' de projeto.
Acredito que por algum motivo (distração ou 'alta velocidade' no reboque) o pneu tenha pego no degrau, levantando e travando a frente e puxando a traseira para o abismo. Tombou para o buraco e aí rolou ladeira abaixo.
O link teria entortado e o eixo quebrado, numa das batidas no capotamento, caindo todo o peso do jipe sobre esta roda... Afinal de contas, estamos falando de um DANA 70 !!!!
Por acaso, dava para ver vestígios/rastro do óleo do diferencial em algum ponto da ladeira ?
[ ] s
[ ] s
Ed,
Vc tem aquele video do tombamento do Leri NA RETA e praticamente na Terra Batida !?
Acho que ilustra bem o que pode ter ocorrido com o Gilvan...
[ ] s
aí vai, a maior braçada do mundo!!! (depois daquela minha no pinheirinho)
http://www.youtube.com/watch?v=ouihMO0ATjY
[]'s
leovalle
25/06/2007, 11:13
Leo,
Pensando um pouco sobre o assunto, imagino que o reboque estava sendo feito a baixa velocidade. Portanto, uma batida do pneu naquele degrau do barranco não seria suficiente para entortar a link e quebrar o eixo.
Até porque, não vi óleo do diferencial/eixo perto deste degrau...
Isso eliminaria a possibilidade de 'erro' de projeto.
Aí é que está, havia 2 manchas de óleo no local da queda, mesmo depois de uma semana do acidente, local onde centenas de motos passam. Pra se ter idéia da alavanca, como tive que amarrar o volante, um pequeno esbarrão do pneu quando estávamos rebocando fez com que o eixo do setor hidráulico se partisse.
Acredito que por algum motivo (distração ou 'alta velocidade' no reboque) o pneu tenha pego no degrau, levantando e travando a frente e puxando a traseira para o abismo. Tombou para o buraco e aí rolou ladeira abaixo.
O link teria entortado e o eixo quebrado, numa das batidas no capotamento, caindo todo o peso do jipe sobre esta roda... Afinal de contas, estamos falando de um DANA 70 !!!!
O link é totalmente inadequado pra um carro leve, imagine pra um de mais de 3 toneladas. Tivesse realmente caído sobre o pneu não só entortaría como destruiría muita coisa alí e os únicos danos foram o link, o eixo quevbrado e o empeno da ponta de eixo. A ponta de eixo mostra que não foi queda também, pois com tanto peso em cima teria que ter partido e não só empenado.
O reboque estava sendo devagar mas com o peso envolvido tudo se multiplica. Soemente quem viu o que o volante fazia pode imaginar o que aconteceu. Ontem o Marcel que acompanhava pelo lado de fora, pôde ver as forças envolvidas. Simplesmente era impossível segurar o volante, mesmo usando a força das pernas para tentar segurar. Estou com as mãos inchadas e doloridas pelas pancadas que tomei.
Marcelo R. A. da Cunha
25/06/2007, 11:28
Leo, gostaria de deixar claro o apreço por documentar todo o ocorrido de forma tão séria e imparcial.....Só não digo parabéns, pois acho que em um momento desses não há como congratular ninguém....outros já viriam com versões e versões.....vc fez isso muito bem, ainda mais por se tratar de um pessoa próxima de vc.
Como o Flávio disse, deve ter sido muito difícil estando lá, revivendo momentos e tentando entender essa questão.
Pessoas como vc fazem esse fórum valer a pena.
Abs.
Realmente é muito importante documentar o resgate e as fotos do estado geral do carro, pois se ele estivesse de cinto NADA teria acontecido (que sirva de lição para todos nós).
Agora realmente o empenho do Leo como o de outras pessoas que estavam lá para resgatar o carro é para ser mencionado e aplaudido.
Pelo que pude ver lá no local onde foi á queda e como estava o eixo a teoria que o mesmo teria partido antes da queda é perfeitamente plausível.
Lucas Nassif
25/06/2007, 15:25
... pois se ele estivesse de cinto NADA teria acontecido.
Poisé..é por isso que estou muito chateado, pois vi as fotos do Monster e deu pra ver isso mesmo. Deu para ver o empenho do Gilvan na construção do Jipe. Olha a resistência do veículo. Coisa de outro mundo. Que Jipe que desce ladeira abaixo e num tem praticamente nada danificado?? Uma coisa é ver o Jipe em fotos, outra coisa é ver pessoalmente. Eu tive o prazer de conhecer o Gilvan Costa e o Monster, em 2005, e vi o quanto o Monster é 'refornçado'. Só não sabia que na prática ele era muito melhor do que eu pensava!!
Se Gilvan tivesse de cinto naquela hora, uma hora dessa ele estaria mais vivo que eu!! Lamento muito o ocorrido! :-( :-( :-(
Abraços:???:
equipeminas4x4
25/06/2007, 15:28
Não creio que a pancada do pneu nbo barranco tenha empenado o link, praticamente imnpossível isso acontecer. Ter que amarrar o volante e a quebra do setor ocorreu devido ao cáster já estar totalmente fora devido ao empeno dos link´s no acidente. Agora, que o cáster estava totalmente fora, isso eu mesmo vi e falei para o gilvan qd o Monster estava fazendo a parte elétrica, assunto inclusive discutido no tópico do monster. O caster muito fora do ideal, como era perceptível no "olhômetro", pode sim provocar forças excessivas na direção, podendo ter sido a causa do acidente. Pode ser que ele já tivesse passado por esta situação anteriormente ao pegar uma pedra ou degrau com a roda esq. causando golpe na direção, porém conseguido segurar, até pq ele estava sob controle do carro. Acontece que as condições eram completamente diferentes, ele estava sendo puxado, pode ter se distraído com o celular, além das condições do local já conhecidas.
Flavio Miranda
25/06/2007, 15:37
Tem razão Leo...:oops: realmente com pneus grandes e o peso do Monster, haja resistência !:???:
Acho esse video do Leri (que o Ed postou) muito importante pois podemos ver claramente que um simples desnível no piso pode provocar um tombamento.
O Leri tinha acabado de trocar os pneus e manteve a mesma tocada de quando tinha os pneus usados e gastos. Uma simples tração a mais no solo e deu nisso.:roll:
Outra coisa importante !!!!!:shock: Dentro do CJ tinha um Hi-Lift SOLTO:putz: e por muito pouco não acertou a cabeça do irmão do Leri.
Além do Cinto, prender tudo dentro do jipe !!!!!8)
Sabendo que o Gilvan era um bom jipeiro, e com um espírito descontraído, só mais 2 comentários :
- o isopor cheio de cerveja abriu e derrubou tudo no chão ! tinha gente querendo briga com o Leri...:)
- a frase do próprio Leri dentro do jipe de lado no final do vídeo é a melhor.... "SEGUROU Aí ??!"....:)
[ ] s
equipeminas4x4
25/06/2007, 15:39
Leo, me corrija se eu estiver errado, mas parece q a bateria do Monster, que ficava entre os bancos, foi arremessada pelo para-brisa. Ela pode ter acertado o Gilvan durante o acidente.
Por este motivo devemos fixar tudo que levmos dentro do jipe, principalmente caixa de ferramentas.
[]´s
leovalle
25/06/2007, 15:53
Leo, me corrija se eu estiver errado, mas parece q a bateria do Monster, que ficava entre os bancos, foi arremessada pelo para-brisa. Ela pode ter acertado o Gilvan durante o acidente.
Por este motivo devemos fixar tudo que levmos dentro do jipe, principalmente caixa de ferramentas.
[]´s
Sim Marcel, uma bateria de 100A que saiu voando pelo parabrisa do passageiro, antes batendo e quebrando o lado direito do vidro do retrovisor.
Pelos machucados que o Gilvan tinha, acho que a bateria não o acertou, mas poderia ter acontecido se ele estivesse preso ao cinto.
Coisas pesadas como baterias, hi-lifth, caixa de ferramenteas e outras coisas pesadas não devem ir no abtáculo dos passageiros, mas se forem, devem ser muito bem presas pra não machucar ninguém. Isso vale pra caixas de gelo. Sei de um caso de uma lata de cerveja cheia abrindo um talho na testa de um jipeiro, quando do capote.
Amigos,
Parabéns pela iniciativa e pela coragem...:!:
Voltar lá depois de tão pouco tempo requer muita consideração pela família e pelo amigo!!!!:palmas:
Bom, minhas dúvidas::arrow:
- sem comentários sobre os treieiros
- o tranco poderia ter como causa amortecedores de direção insuficientes?
- o carro desceu capotando, ou desceu "em pé"? Não visualizei danos à carroceria, exceto o parabrisas quebrado.
- o risco de puxar a Land junto é algo a ser considerado de várias maneiras.
Como dimensionamos adequadamente a carga de uma cinta, para que ela seja um "fusível seguro", como no acidente?:?:
O peso do carro reboque... como já discutido várias vezes no fórum. Se fosse um carro mais leve teria descido junto.
- por onde o Gilvan foi ejetado? Janela da porta? Parabrisas?
- as possíveis lesões citadas pelo Leo (tórax, pelve e crânio) são potencialmente fatais, individualmente. E incompatíveis com a vida, se não tratadas adequadamente nas primeiras horas... Ele pode ter batido a cabeça na gaiola ou no solo (mais comum - principalmente se o hematoma for do mesmo lado das escoriações).
Fratura de pelve (cintura) exige uma energia considerável no trauma...:pensativo:
Uma queda de 10m explica e justifica.
Isso ressalta a importância de uma gaiola bem projetada. Não adianta estar de cinto, preso ao banco e bater a cabeça na própria gaiola... ao invés de proteger, pode matar.:shock:
- o veículo não deve ser indestrutível. O conceito de zonas de absorção de impacto + célula de sobrevivência é mais interessante. Caso contrário, toda energia gerada no acidente é absorvida pelo corpo humano... e mesmo de cinto, os danos podem ser graves.
Agora realmente impressiona o estado do carro. De qualquer forma, não há como voltar no tempo. Resta a saudade e as boas lembranças do eterno companheiro...
Abs,
Marcelo R. A. da Cunha
25/06/2007, 16:13
Coisas pesadas como baterias, hi-lifth, caixa de ferramenteas e outras coisas pesadas não devem ir no abtáculo dos passageiros, mas se forem, devem ser muito bem presas pra não machucar ninguém. Isso vale pra caixas de gelo. Sei de um caso de uma lata de cerveja cheia abrindo um talho na testa de um jipeiro, quando do capote.
Por isso achei aquela idéia do manual do jipeiro + a Check List prá trilha uma ÓTIMA ideia, seria uma forma de ensinar aos novatos e de reciclar os mais experientes.
[]'s
Marcelo
Lucas Nassif
25/06/2007, 16:28
Coisas pesadas como baterias, hi-lifth, caixa de ferramenteas e outras coisas pesadas não devem ir no abtáculo dos passageiros, mas se forem, devem ser muito bem presas pra não machucar ninguém.
A pouco tempo quase passei por um sufoco! No dia do acidente do Gilvan, eu estava 'brincando' com o Jeep daqui num brejo na rua de casa. Teve uma hora que pisei fundo e mandei ver, só que no terreno tinha um buraco meio fundo, e na hora que entrei em alta velocidade, o parachoque bateu num troço que tinha lá e o Jeep parou na hora!! Ou seja, o CINTO me segurou, senão tinha quebrado a cara no volante. E outra coisa, na mesma hora, o banco traseiro, que tem caixa de ferramentas em baixo, praticamente voou em cima de mim. O assento desprendeu do banco e foi parar do meu lado (deu pra ver a qualidade do banco traseiro da Interlagos), e por pouco o macaco, e outras coisas que estavam debaixo do banco não voaram também.. Tá, mas e daí?
Isso que contei aconteceu na rua de casa, num brejo de nada...Imagina numa capotada, igual aconteceu com o Gilvan!! :parede: Sem comentários....
Fico imaginando se tivesse acontecido comigo o que aconteceu com o Monster. Se fosse o meu Jeep, ele espatilhava todo, e eu levaria só pancada dentro do Jeep, devido ao banco traseiro, e com certeza causaria vários danos, podendo ser fatal.
Após esse ocorrido, estou providenciando uma trava para o assento, com cadeado, para evitar essas surpresas desagradáveis! :rolleyes:
[]'s com tudo preso dentro do Jeep
Lamento muito em não ter sido mais enfático em minhas críticas do projeto daqueles links. Tinha certeza que iriam quebrar e falei isso para o Gilvan. Nunca imaginava as consequências seriam tão graves...........
Abraços tristes pra caraio,
Bill
equipeminas4x4
25/06/2007, 17:12
Lamento muito em não ter sido mais enfático em minhas críticas do projeto daqueles links. Tinha certeza que iriam quebrar e falei isso para o Gilvan. Nunca imaginava as consequências seriam tão graves...........
Abraços tristes pra caraio,
Bill
Bill,
Os link´s não foram os responsáveis pelo acidente, pode estar certo disso. Vários fatores contribuíram.
No meu modo de ver, execução de modificações de suspensão e de diferencial, sem os conhecimentos técnicos necessários, são fatores de risco. Assim como o sistema de direção, são ítens de segurança, que devem ser projetados e construídos de acordo com critérios adequados.
[]´s
Marcelo R. A. da Cunha
25/06/2007, 17:16
Bill,
Os link´s não foram os responsáveis pelo acidente, pode estar certo disso. Vários fatores contribuíram, no meu modo de ver a execução da modificação da suspensão e do diferencial com muito boa vontade, porém sem os conhecimentos técnicos necessários. Assim como o sistema de direção, são ítens de segurança, que devem ser projetados e construídos de acordo com critérios adequados.
[]´s
x 2
Isso aí Bill IMHO o link só empenou porque o eixo quebrou.
[]'s
Marcelo
equipeminas4x4
25/06/2007, 17:35
x 2
Isso aí Bill IMHO o link só empenou porque o eixo quebrou.
[]'s
Marcelo
Empenou pois o carro desceu a ribanceira capotando.
[]´s
leovalle
25/06/2007, 17:50
Empenou pois o carro desceu a ribanceira capotando.
[]´s
Minhas impressões depois de ficar +- 8 horas dentro do carro sendo rebocado é que quebrou lá em cima mesmo, pois, depois de soldado o eixo e reposicionado o link, mesmo que precariamente, o que acontecia quando o pneu batia nos barrancos era o travamento do carro e pelas marcas que ví no barranco o pneu me pareceu ter batido quase que de frente. A quebra do eixo na trilha é reforçada pelas manchas gandes de óleo, que a princípio pensei ser sangue, mas depois de consultar quem viu o resgate e confirmou ter sido em outro local, bem mais pra cima da trilha, voltei e cheirei e era óleo mesmo.
Ma o que aconteceu realmente é muito difícil de saber, pois nem quem estava lá tem certeza de muita coisa.
equipeminas4x4
25/06/2007, 17:57
pode ter quebrado o eixo, mas não empenado os link´s. A impressã q vc teve ao tirar o carro de lá, foi justamente devido ao empeno dos link´s, o eixo estava completamente fora de posição. Com caster totalemente fora, nem em linha reta os pneus andam retos.
leovalle
25/06/2007, 19:02
pode ter quebrado o eixo, mas não empenado os link´s. A impressã q vc teve ao tirar o carro de lá, foi justamente devido ao empeno dos link´s, o eixo estava completamente fora de posição. Com caster totalemente fora, nem em linha reta os pneus andam retos.
O que pode te dar tanta certeza de não ter empenado o link (somente o link inferior esquerdo empenou)?
Pode até ser que o link dobrou devido 'a quebra do eixo ou pelo tombamento mesmo. Mas que o projeto sofria de muitos erros, a fragilidade destes links inclusive, disso não há dúvida.
Nada desta conjectura vai trazer de volta o nosso amigo e nunca que vamos saber a verdade verdadeira de exatamente o que aconteceu naqueles momentos. Resta os que ficaram aprender com os erros do Gilvan para que este tipo de acidente não se repita. Aprender que modificar veículos não é coisa leviana e que deveríamos SEMPRE usar o cinto de segurança..........
Chato pra K7 isso............:-?
Abraços,
Bill
equipeminas4x4
25/06/2007, 20:07
O que pode te dar tanta certeza de não ter empenado o link (somente o link inferior esquerdo empenou)?
Eu vi o link dobrado. Sem a mínima possibilidade de ter dobrado daquele jeito com o pneu batendo no barranco com o carro sendo puxado.
[]´s
leovalle
25/06/2007, 20:23
Eu vi o link dobrado. Sem a mínima possibilidade de ter dobrado daquele jeito com o pneu batendo no barranco com o carro sendo puxado.
[]´s
Vc só viu depois que já havíamos voltado ele com o guincho.
Sua certeza tem o mesmo grau daquela de que não conseguiríamos rebocar o carro no asfalto, mas que rebocamos e deu certo?
mas como já sei a resposta oooooooooooooouuuuuuuuuuuuuuuuuuuqqqqqqqqueeeeeeei iiiii
equipeminas4x4
25/06/2007, 20:27
esqueci q vc é perito em análise de acidentes, com doutorado em eng. de materiais e pós doutorado em ensaios metalográficos VISUAIS, pela universidade de Fodopolitana onde o Bill é professor/reitor.
Alexandre Vaz Ferreira
25/06/2007, 20:47
[]´s
Pessoal
Se a pancada no barranco não poderia empenar o link, como poderia ter quebrado o eixo:?:
No ponto de quebra foi feito alguma solda prévia:?:
[]s achando muito quebrar um dana 70 daquele jeito e chateado em ter que discutir esse assunto:sad:
equipeminas4x4
25/06/2007, 20:49
quebrou onde foi soldado. Não se esqueça q ele pegou a bola de um dana70 e colocou em um deixo diant. de F4000 4x2.
[]´s
Alexandre Vaz Ferreira
25/06/2007, 20:58
quebrou onde foi soldado. Não se esqueça q ele pegou a bola de um dana70 e colocou em um deixo diant. de F4000 4x2.
[]´s
Isso que eu não lembrava...achei que ele tinha usado a bola e os tubos do D70, portanto a solda só seria no munhão:-(
e quanto ao caster achei que o gilvan já tinha resolvido:putz:
[]s só tentando explicar o inexplicável:sad:
equipeminas4x4
25/06/2007, 21:07
a questão é justamente essa, como a roda virou pro barranco derepente??? O que quebrou depois de bater no barranco não interessa. O fato da solda ter quebrado, pode ter feito o tubo girar e acabar com o cáster de vez, o que explicaria a direção ter virado pro barranco.
[]´s
Cavalcante
25/06/2007, 21:08
Pessoal
[]s achando muito quebrar um dana 70 daquele jeito e chateado em ter que discutir esse assunto:sad:
Alexandre,
Eu também fiquei primeiro chocado, e depois chateado pelo que aconteceu com o Gilvan, que infelizmente não conheci, mas acho que discutir isso até o final é o mínimo que se pode fazer em memória dele. Até pra aprendermos, como bem disse o Bill, (que acho que não devia se culpar, porque é o tipo de coisa que ninguém evita antes de acontecer pela primeira vez mas, enfim, perdeu um amigo de forma imbecil muito antes da hora, e a gente sempre se culpa quando isso acontece, mesmo não tendo nada a ver com isso), que quaisquer modificações têm de ser no mínimo criteriosas pra cacete, e como todo mundo já disse, que cinto de segurança tá lá é pra ser usado.
Da análise do acidente já apareceram links subdimensionados, cinta arrebentada, possibilidade de arraste do carro rebocador caso a cinta não tivesse se partido, grandes e pesados objetos que saltaram pra todo lado, e outras coisas podem aparecer. Tudo isso só está ajudando a criar uma certa massa crítica a respeito da segurança. E é bom que a coisa continue, apesar de tudo.
A morte do Gilvan já causou o aparecimento ou reaparecimento, pelo que eu contei, de pelo menos 5 tópicos sobre segurança. Acho até que devia ser criada uma nova área no fórum, referente somente a segurança.
Flavio Miranda
25/06/2007, 21:36
Cavalcante,
Acho que vc deu uma ÓTIMA SUGESTÃO.
Entendo que ninguém, muito menos eu que não conheci o Gilvan e não entendo nada de engenharia, mecânica, etc, comparado aos nossos amigos aqui do Fórum; realmente fico chateado em discutir esses aspectos neste momento triste.
Mas, talvez... o Gilvan tenha + essa "Missão"... Salvar outras vidas, ensinando ao custo da sua própria.....
[ ] s querendo ajudar...
leovalle
25/06/2007, 21:55
esqueci q vc é perito em análise de acidentes, com doutorado em eng. de materiais e pós doutorado em ensaios metalográficos VISUAIS, pela universidade de Fodopolitana onde o Bill é professor/reitor.
Não, não sou formado em nada disso, mas pelo jeito vc é.
Eu estive no local do acidente, verifiquei marcas de pneus, manchas de óleo, desci pelo local do tombamento onde havia destroços, podendo verificar onde o retrovisor provavelmente quebrou, pois suas partes estavam meio enterradas, verifiquei um grande afundamento na terra e depois constatei que foi a parte traseira do carro que bateu com grande força deixando material agarrada no carro e com a lanterna traseira esquerda quebrada. Fora isso, os outros danos acontecera sempre do lado direito do carro e isso bate com o depoimento que o carro subiu e desceu barranco abaixo batendo primeiro o lado direito do carro, após isso ele desceu rolando. Os rebistes e partes da frente que se soltaram, sempre tiveram danos do lado direito.
A suspensão teve além dos danos já citados o empeno do amortecedor de direção do lado esquerdo e o empeno acompanhou o movimento do eixo, mas não estava destruído, mas apenas torto. Pode ser que o eixo tenha se quebrado antes forçando o link, mas pelo que ví o link foi contruído com uma barra maciça de aço 1020 de cerca de 1,1/2" de diâmetro e com uma tira de chapa de 1/2". Pra um carro de mais de 3T me pareceu além de fraco de péssima qualidade.
Pessoal,
Lamentável o que ocorreu com nosso amigo Gilvan, conterraneo meu inclusive.
Mas realemente devemos tirar algumas lições.
O lance do caster alterado é importantíssimo; dia desses, pintou na trilha um novato com um CJ meia-boca. Claro que pifou, teve um problema no radiador, isso na estrada, de asfalto, na volta.
Um comlega, de Troller, prontificou-se a rebocá-lo, já que ele tinha cambão ( o CJ).
Pois bem: o CJ virava todo o jogo de direção assim que entrava em movimento, sendo rebocado. E não adiantava nada o motorista tentar segurar a direção (hidráulica). Por causa do caster alterado.
Dias depois, contando o ocorrido em um churrasco de jipeiros, fiquei ainda mais preocupado: dois deles, informaram que "isso é normal, no meu também acontece"...
Os dois levam seus jipes rebocados pra trilha (um de Ranger e o outro de Frontier), e para o volante e as rodas não torcerem para o lado, antes de sair com a camioneta rebocando, colocam o volante na posição mais reta o possível e tiram a chave da coluna (de F-1000) para que o volante trave...fique sempre em linha reta (...). E nas esquinas, o peso maior da camioneta faz os pneus dianteiros dos jipes arrastarem!!
GAMBIARRA!!!
JOSE CANDIDO
26/06/2007, 00:17
Aquela maldita bateria sempre me preocupou ali .... pra quem na conhecia, ficava praticamente naquele vao central, entre os bancos dianteiros e entre os dianteiros e o traseiro ...
e era uma bitela duma bateria ... num mal contato que deu uma vez, o gilvan retirou a tampinha, que era so um enfeite, e tava la a bateria sem os prendedores ... de cara ja dei nele uma "bronca" , perguntando sobre os prendedores, principalmente, o obvio: o carro dele é pra rock crawling e capotadas em provas sao corriqueiras, nada demais, mas que no minimo, ia arrancar a bateria do lugar .... a velha explicação de sempre, e que todos n'so tambem usamos ... : "ah, é que como eu ainda estou dando algumas revisadas e modificações na parte eletrica, ainda nao prendi a bateria por completo ... mas, nao ha problema, pq nao tenho nenhuma prova de TRC em mente por agora, nao há perigo .." ...
pois é, nao foi culpa da bateria, mas poderia ter sido ... alias, Leo, onde vcs acharam a bateria ??? na "frente" do carro, ?? morro abaixo ou no meio do caminho, mais pra cima ? tou perguntando pq vcs tao dizendo que ela saiu pelo parabrisa do passageiro, é uma possibilidade... mas tbem imagino que ela possa ter saido "junto" com o gilvan, certo ?? o para brisa, la no dia, eu imaginei que teria se soltado, pq foi do lado que sofreu mais na queda ... apenas curiosidade ...
mas, galera, falaçoes a parte, isso é muito serio !!! NADA SOLTO DENTRO DO JIPE !!!!! pancadas na cabeça nao sao nada agradaveis ... alem do que, vamos dar preferencias a caixas de "plastico" ou ate mesmo sacolas resistentes pra carregarmos ferramentas, aqueles caixoes, de ferro e com pontas afiadas, acho um perigo ... pelamordedeus, se esse for o seu caso, dá um jeito de aparafusar a caixa no assoalho do jipe , ok ??
abs, Candido
JOSE CANDIDO
26/06/2007, 00:27
Outra coisa, para aqueles que estao especulando, com toda a razao, e com o maior interesse em nos possibilitar uma justificativa pra isso tudo ...
Leo, Marcel, e demais colegas ... sei nao, mas EU ACHO que nao quebrou nada nao .... quebrou nas capotadas mesmo ... nao aconteceu nada de "estranho" ou diferente no momento do acidente ..... foi azar mesmo, destino, etc ... tem uma marca , sim, de pancada no barranco ... mas, ao que vi, tem mais jeito de "raspada" do pneu, do que pancada ... as manchas de oleo, tinha wilis no dia ...e vc tem que verificar, se as tais manchas começam desde antes do local da capotada, elas tem que estar "andando" junto com o jipe , pois ele estava andando ...
e outra coisa, ninguem tava depressa ... meu caro é um vitara ( que tem que andar devagar em trilha ) e eu sou conhecido pe de moça .... mesmo assim, eu toda hora tinha que parar, ou andar como uma lesma, pq o reboque tava lento pra cacete ....
nao é dificil de visualizar ... pensa bem ...o monster é exatamente da largura da trilha perdidas .... ele passa nela "como uma luva" , por causa dos eixos largos demais ... facil facil, pode-se raspar no barrranco .... raspou, escorregou um pouquinho pro lado ... se o carro estivesse ok, bastava apertar o acelerador pra voltar pra posicao normal, como qualquer um de nos faria e faz a todo momento .... como ele tava sem marchas, impossivel contornar a situacao ...
saudações
Alexandre Vaz Ferreira
26/06/2007, 00:28
....
O lance do caster alterado é importantíssimo...
...Dias depois, contando o ocorrido em um churrasco de jipeiros, fiquei ainda mais preocupado: dois deles, informaram que "isso é normal, no meu também acontece"...
GAMBIARRA!!!
Bem isso que tenho pensado muito:pensativo:
Lembro quando Spoei o Jeep e errei o caster :parede:, mesmo sabendo e medindo no transferidor conforme as dicas do mestre Leopoldo, Errei de Burro mesmo:parede:, o troço era muito perigoso, no reboque nem tentei porque era certo que ia dar M. desmontei tudo e ajeitei, ficou 10:smile:.
O Resultado ficou ótimo graças ao Fórum, estudei muito e segui todos os exemplos e conselhos, senão provavelmente ia andar até hoje destorcendo a direção e arriscando o couro:putz:.
Acho que pela quantidade de gambiarra e atitudes bobas inconsequentes até que acontece pouco acidente:shock::putz:
[]s
Alexandre Vaz Ferreira
26/06/2007, 00:36
.... EU ACHO que nao quebrou nada nao .... quebrou nas capotadas mesmo ... ........ foi azar mesmo, destino, etc
Candido
Aqui, de longe, tentando entender a coisa, estou com essa mesma impressão.
[]
leovalle
26/06/2007, 00:58
Cândido,
Minhas suposições se baseiam nos relatos e no que pude observar, de cabeça fria, na cena do acidente. O Monster é largo, mas passei com o carro lá muito tranquilamente no sábado. Somente um fator estranho pode ter causado o acidentem, como um celular, uma distração, etc.
A bateria estava, segundo o pessoal que encontrou, a 3 metros da área para onde o jipe foi arrastado, bem longe da cena do acidente. Parece estranho, mas como alí é uma descida forte ela pode ter descido rolando com bastante força.
Segundo o Malta e o Isac, o Gilvan saiu pela janela do motorista.
Agora rerpare no desenho do Maxxis
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/maxxis.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/marcas_pneu.jpg
Impressão minha ou esse pneu bateu deitado no barranco?
JOSE CANDIDO
26/06/2007, 01:05
LORAS, VOU RESPONDENDO AS SUAS PERGUNTAS, TANTO AS DE MEDICO QUANTO AS DE JIPEIRO ...
Bom, minhas dúvidas:
- sem comentários sobre os treieiros
- o carro desceu capotando, ou desceu "em pé"? Não visualizei danos à carroceria, exceto o parabrisas quebrado.
DESCEU CAPOTANDO MESMO ..... IMAGINE A SITUACAO ... CARRO SEGUINDO EM FRENTE, DO LADO ESQUERDO(MOTORISTA), UM BARRANCO DE SUBIDA, NAO MUITO ALTO, COISA DE 2 METROS ... DO LADO DIREITO (DO PASSAGEIRO), UMA DESCIDA INGREME, DE MATO, CAPIM, NO INICIO DELA, A INCLINACAO É BASTANTE FORTE, PRA SUBIR A PE, VC TEM QUE ENGATINHAR .... DEPOIS DE UNS 5 OU 10 METROS DE INCLINACAO INICIAL FORTE, FICA UMA INCLINACAO MAIS OU MENOS TRANQUILA, UM CARRO ATE SOBE NUMA BOA ... ISSO SE EXTENDE POR MAIS UNS 20 OU 30 METROS ... ASSIM SENDO, A DIFERENCA DE ALTURA LA DE CIMA, NA TRILHA, ATE O PONTO MAIS BAIXO, DEVE DAR UUNS 15 A 20 METROS.....
APOS RESVALAR OU BATER, NO BARRANCO ALTO DO LADO DO MOTORISTA, AS RODAS DO LADO DIREITO DO CARRO APARENTEMENTE PEGARAM AQUELES CASCALHOS SOLTOS QUE FICAM NAS MARGEM DA ESTRADA DE TERRA OU TRILHA ... O QUE FOI FATAL, FEZ AS RODAS ESCORREGAREM LIVREMENTE, JA QUE NAO TINHA TRACAO NAS RODAS ... DAI, VC JA IMAGINA ..... O CARRO "ADERNA" MORRO ABAIXO, NA INCLINACAO MAIS FORTE DO INICIO, DA UM TRNACO FORTE NA LAND ROVER QUE REBOCAVA ... A LAND "TRAVA" NUM PEQUENO PEDAÇO DE BARRANCO ... COMO A CINTA, EMBORA FORTE, AGUANTE PUXAR, E NAO "DEPENDURAR" , ELA SE ROMPE ... IMAGINE O EFEITO "BODOQUE" OU "ESTILINGUE" DA CINTA !! ELA ERA FORTE PRA CACETE !!! DAI, O CARRO, QUE JA IA DESCER ROLANDO, TOMOU AINDA MAIS "IMPULSO" DA CINTA ARREBENTANDO .... PRIMEIRO, O CARRO BATEU A PARTE TRASEIRA DIREITA NA DESCIDA ... DEITOU, ENTAO, SOBRE O LADO DO PASSAGEIRO ... ROLOU SOBRE SI MESMO, DE FORMA QUE IA BATER O TETO, E DEPOIS O LADO DO MOTORISTA NO CHAO, E ASSIM, SUCESSIVAMENTE, CONTINUAR ROLANDO ... LOGO QUE O TETO BATEU NO CHAO, E O LADO DO MOTORISTA COMEÇOU A FICAR " DE FRENTE PARA O FUNDO" DO BARRANCO, O GILVAN FOI LANÇADO, PELA JANELA/ PORTA (DEU PRA VER A PORTA SE ABRINDO, E MESMO QUE NAO ABRISSE, ELE IA SER LANÇADO DO MESMO JEITO, PORTA DE LONA, MUITA FORÇA DA CAPOTADA, ETC ...) ...
DAI, OS DOIS, CARRO E MOTORISTA, PRATICAMENTE ROLARAM JUNTOS ATE O FINAL DO BARRANCO ....
É, É VERDADE SIM ... PUXAR A LAND JUNTO NAO ERA DESCARTADO ... E FOI UM RISCO GRANDISSIMO, QUE NOS DEIXOU ASSUSTADOS PRA CARAMBA ....
Como dimensionamos adequadamente a carga de uma cinta, para que ela seja um "fusível seguro", como no acidente?
ACHO QUE NAO TEM JEITO .... IMPOSSIVEL DE SABER ... ALEM DO QUE, TERIAMOS QUE CARREGAR UMA DEZENA DE CINTAS DENTRO DO CARRO, CADA UMA PRA PUXAR UM CARRO DE UM TAMANHO ....
O peso do carro reboque... como já discutido várias vezes no fórum. Se fosse um carro mais leve teria descido junto.
VIDE ITEM ANTERIOR ....
JA FALEI ALI EM CIMA ....
- as possíveis lesões citadas pelo Leo (tórax, pelve e crânio) são potencialmente fatais, individualmente. E incompatíveis com a vida, se não tratadas adequadamente nas primeiras horas... Ele pode ter batido a cabeça na gaiola ou no solo (mais comum - principalmente se o hematoma for do mesmo lado das escoriações).
BATEU, E FORTE, A CABEÇA, LADO ESQUERDO .... OU NA SAIDA PELA JANELA, OU LOGO QUE O CARRO ADERNOU PRA CAIR NO BARRANCO ...
REALMENTE, AS LESOES QUE ELE SOFREU, NAO HAVIA O QUE FAZER .... O MEDICO JA CHEGOU AO LOCAL E IMEDIATAMENTE VIU QUE A COISA ERA GRAVE ... MAS DEPOIS DE UNS 4 OU 5 MINUTOS, PERCEBEU QUE ERA MUUITO MAIS GRAVE AINDA, QDO O GILVAN COMEÇOU A PERDER A RESPIRACAO .... TANTO QUE O MEDICO PRATICAMENTE LARGOU OS PROCEDIMENTOS DIGAMOS INICIAIS E DE "SEGURANÇA" E CHAMOU TODOS, DESESPERADAMENTE, PRA PRENDER ELE NA MACA E SUBIRMOS DESEMBESTADOS COM ELE, PRA TENTAR FAZER ALGUMA COISA ....QUE INFELIZMENTE, NAO DEU ...
AH, DETALHE, SEM NENHUMA ESCORIACAO !!!! UM LEVE CORTE NO COURO CABELUDO, RAPIDAMENTE ESTANCADO, E NADA MAIS ... NENHUM SANGRAMENTOZINHO, NADA .... HEMATOMAS FORA O DA CABEÇA, TAMBEM NENHUM .. O DA CABEÇA TAMBEM NAO ERA DE ASSUSTAR .... ATE POR ISSO AGENTE QUASE NAO ACREDITOU QUANDO O PIOR CHEGOU...
Fratura de pelve (cintura) exige uma energia considerável no trauma...
CARA, NAO PRECISA FICAR PENSATIVO .... A COISA FOI FEIA MESMO ... NA VERDADE, AGENTE ACHA QUE ELE NAO SOFREU TRAUMAS OSSEOS, COLUNA, PELVE, ETC ... TUDO BEM, NAO SOU MEDICO, MAS, NO INICIO, NOS TODOS FICAMOS MUITO FELIZES, PQ O GILVAN SE MEXIA NORMALMENTE, PELO QUE CONCLUIMOS QUE NUA COLUNA ESTAV INTEIRA, E OS OSSOS PRINCIPAIS TAMBEM ... DAI NOSSA "ALEGRIA" , OU SEJA, " OBA, QUE BOM, NOSSO AMIGO SE SALVOU, VAI PRO HOSPITAL TRATAR UM OU OUTRO OSSO MENOS SERIO, E VAI SAIR BEM".... DUREZA NE ???
ISSO MESMO ... TALVEZ MAIS DE DEZ METROS, ALEM DA "VELOCIDADE" DE ESTAR SENDO JOGADO ..
Isso ressalta a importância de uma gaiola bem projetada. Não adianta estar de cinto, preso ao banco e bater a cabeça na própria gaiola... ao invés de proteger, pode matar.
ACHO QUE ERA O HEMATOMA NA CABEÇA ...
- o veículo não deve ser indestrutível. O conceito de zonas de absorção de impacto + célula de sobrevivência é mais interessante. Caso contrário, toda energia gerada no acidente é absorvida pelo corpo humano... e mesmo de cinto, os danos podem ser graves.
NO PRESENTE CASO, NAO SE APLICA, MAS É VERDADE ...
Agora realmente impressiona o estado do carro. De qualquer forma, não há como voltar no tempo. Resta a saudade e as boas lembranças do eterno companheiro...
O CARRO ESTA INTACTO ( CLARO, NO QUE DIZ RESPEITO A HABITACULO .... SO UM VIDRO QUEBROU / SOLTOU ... DE RESTO, CAMINHEI ALI DENTRO PROCURANDO COISAS ..
ABS A TODOS ...
JOSE CANDIDO
26/06/2007, 01:15
É Leo, meu querido, isso é dificil, sabermos o que realmente foi, nunca saberemos ... vou apostar numa distraçao, aliada com fatalidade, e aliada ao fato de sao pedro, jesus cristo, deus, santo expedito, ou algum desses nossos "colegas" ter comprado um jipe e estava precisando de aulas, companhia nas trilhas, ou ainda, estao fazendo algum projeto de TRC e escolheram a dedo quem chamar ... coisas da vida (e pós-vida..)
que coisa ein ?? a marca da batida do pneu ta ali ate hoje, intacta, perfeita !!! interessante ... nao vou nem arriscar como bateu, nao sou entendido como voces ...
vc sabe uma coisa ne ??? claro que sim, vc passou ali .. coisa de 100 metros antes, tinhamos acabado de passar onde seria o local mais preocupante da trilha ... pra quem nao conhece : uma vala, mais pra um buracao mesmo, "dentro" de uma curva, e que da "o fundo" justamente no mesmo precipicio ... ali, paramos os carros, ajudamos, fomos bem devagarzinho (meu avatar, por sinal é o referido buraco !! hehe).... o monster passou ali como se nao existisse o buraco, como se fosse uma lombadazinha .... vai entender ....
abs
LeoValle tambem tive essa mesma impressão quando vi a foto, do pneu ter batido de lado no barranco...
quanto ao caster, nao posso reclamar pois meu jipe nunca encomodou com isso, sempre pude rebocar tranquilamente sem nenhum problema
agora, quanto a coisas soltas dentro do jipe, é algo que eu peco bastante, por ter esquecido dessa regra, de manter tudo preso dentro do jipe, e vou tomar providencias quanto a isso, pra não acontecer de voarem coisas pelo jeep
quanto ao gilvan, nao conheci, mas ainda assim, fiquei chocado quando soube da noticia, e mais chocado ainda quando vi o estado do jipe, praticamente intacto, considerando a gravidade da capotagem
eu pensei na possibilidade, de o jipe ter dado algum solavanco forte, e ter batido alguma coisa na cabeça dele, então desmaiando, e o jipe perdendo totalmente o controle
nao pode ter acontecido coisa do tipo?
[]´s
JOSE CANDIDO
26/06/2007, 01:28
Nao Smooth, nada desacordou ele antes da capotada, .... ele tava numa reta, devagar ...
abs
ah bom, então realmente se descarta essa hipotese
Loras,
Antes de mais nada quero deixar bem claro que as colocações que seguem não tem absolutamente nada a ver com as causas do acidente em específico, que pelos relatos pode até tratar-se da conjunção de diversos fatores, ou não.
Minha única intenção é aproveitar suas perguntas para lançar um pouco de reflexão sobre o quesito "modificação versus segurança".
Bom, minhas dúvidas::arrow:
Tanto o amortecedor de eixo quanto o de direção tem a função de atenuar movimentos, só que a atenuação depende da energia contida do movimento.
Fazendo uma analogia: pedaço de isopor entre a mão e um martelo oferece proteção (eficiência) para pequenos impactos, proteção que diminui à medida que aumenta a energia contida nos impactos.
Amortecedor não impede o movimento, apenas atenua, oferece resistência, e esta resistência pode muito bem ser incrementada com uso de amortecedor mais "parrudo" ou amortecedores em paralelo. Isso é muito comum de ser feito nos eixos, mas no sistema de direção pode trazer implicações de dirigibilidade, já que pode afetar o tempo de reação do motorista por causa do volante "mais pesado" ao esterço.
Ou seja, eficiência do amortecedor de direção pode ajudar alguma coisa em caso de pancada lateral no pneu, mas a mesma eficiência que atenua a pancada pode comprometer uma correção rápida de trajetória, e qualquer coisa que altere a dirigibilidade tem que ser feita com muito critério, desde uma simples troca de caixa de direção, elevação da suspensão ou uso de pneus que excedem aos originais, e no quesito dirigibilidade, até a forma de segurar o volante tem influência na segurança.
- o carro desceu capotando, ou desceu "em pé"?
Resistência à impactos leva em conta a maior probabilidade de acidente, tanto que a indústria faz testes de impacto frontal e lateral, raramente testes de capotagem, e capotagem pode ser considerado como um risco em potencial pra qualquer jipeiro.
Quem tem jipe "aberto" invariavelmente se sente seguro ao instalar um santo antônio, sensação de segurança que se torna maior com jipe "fechado", seja por adaptação de capota rígida ou mesmo em jipes "fechados de fábrica".
Santo antônio oferece proteção muito questionável, não só pela forma de fixação como também pela limitação de atuação, lembrando que quadro de parabrisa, por mais robusto que seja, não foi feito para suportar o peso do veículo.
Existe capota rígida pra Willys, Engesa, JPX e outros, e sem entrar no mérito da rigidez da capota, a fixação é feita de forma pontual, normalmente por parafusos, onde a soma da resistência dos parafusos (resistência de ancoragem) podem não suportar o peso do veículo em caso de tombo, quem dirá em caso de rolagem.
São poucos os que se preocupam com infiltração de água na união entre carroceria e capota e até isso pode influenciar na segurança, uma vez que infiltração do tipo se mantém por dias seguidos, invariavelmente oxidando os parafusos de fixação, e isso diminui em muito o ponto de ruptura dos mesmos.
Teto rígido de fábrica pode ter lá sua qualidade, mas a segurança pode ser igualmente questionável em caso de capotagem.
Por exemplo, Gurgel X12 com teto de fibra pode sofrer do mesmo mal das capotas adaptadas. Embora a fixação seja feita com boa técnica, com muitos pontos de ancoragem e reforço metálico, não tem a mesma resistência que teria um conjunto único.
Veículos da Land são outro exemplo de "fechado de fábrica" com ressalvas na segurança. Conjunto rígido, sem emendas, mas em alumínio, onde a estrutura pode sofrer sérios danos em caso de capotagem, tanto que pra venda nos EUA a carroceria possui reforço estrutural (quem me passou esta informação foi o Nelson, fundador do JCB, um dos papas do Off Road, ex-dono de "cenzinha" e atual dono de "disco").
Em suma, mesmo em jipe fechado, segurança MÍNIMA contra tombos ou capotagens só com gaiola, e mesmo assim muito bem projetada e muito bem ancorada, e coisa do tipo só se materializa nas mãos de quem tem experiência no assunto.
Em termos de segurança, particularmente sempre dou à situação de reboque o nível máximo de preocupação, e isso em qualquer situação, asfalto ou terra, devagar ou rápido, porque tanto quem reboca quanto quem é rebocado sofre influência um do outro, e nenhum dos dois tem liberdade de movimento, pelo contrário, o que existe é um sério comprometimento na dirigibilidade.
Corda, cambão, towbar, três formas de se fazer a mesma coisa, cada qual com suas desvantagens e complicações, mas geralmente quem é rebocado aproveita o momento pra relaxar e aproveitar a paisagem, quando na verdade deveria é ficar mais atento do que quando dirige com as próprias mãos e pernas.
Como dimensionamos adequadamente a carga de uma cinta, para que ela seja um "fusível seguro", como no acidente?:?:
Não existe "fusivel" seguro e isso por uma questão muito simples, o que é seguro pra uma situação pode não ser pra outra.
Exemplo, um dos carros desvia de rumo e inicia queda em barranco. Com rompimento da cinta um dos dois fica onde está, sem rompimento os dois podem cair, ou então um dos dois pode ficar preso e segurar o outro. Se quebrar, ajuda ou atrapalha, se não quebrar, ajuda ou atrapalha, entramos no campo do imponderável.
Pela lógica e pela prática isso é uma verdade, mas mesmo um carro mais leve pode levar outro mais pesado pro fundo do barranco.
Quantos aqui já não desatolaram jipão pesado com alguns marmanjos aplicando força na lateral do carro? Tudo é uma questão de energia, vetor de aplicação e atrito, ou falta de.
Aí entra a questão sobre o uso de cinto de segurança.
Sou um dos mais ferrenhos defensores do uso de cinto, mas mesmo assim abro ressalva quando se fala neste assunto de forma genérica, porque, à exemplo do teto rígido, cinto inapropriado pode oferecer a falsa impressão de segurança.
Pra mim, cinto abdominal está fora de cogitação até pro dia-a-dia, cinto abdominal e peitoral, o conhecido três pontos, pra uso no Off Road só se for do tipo fixo, pois o auto-retrátil não oferece proteção adequada em caso de tombo ou capotamento lento, por assim dizer.
Explico: o auto-retrátil tem dois tipos de trava, cujo acionamento depende da desaceleração (trava inercial) ou da inclinação (trava de posição). A trava inercial só tem atuação acima de determinada aceleração/desaceleração, e a de posição acima de determinada inclinação, antes disso o cinto está completamente solto. Mesmo com capotagem, cumprem a função quando o acidente acontece acima de determinada velocidade ou inclinação, desde que naturalmente fixado ao corpo, sem o uso de artifícios pra manter o cinto espaçado, mas se antes do acionamento das travas houver tempo pro afrouxamento do cinto, baubau proteção, e isso pode muito bem acontecer caso o veículo inicie a inclinação de forma relativamente lenta, que é o mais comum de acontecer em trilhas.
Tanto o cinto três pontos auto-retrátil quanto o fixo tem proteção limitada quando se leva em conta o deslocamento lateral do tronco, e isso pra qualquer velocidade, de onde se conclui que segurança efetiva só com cinto de quatro pontos, devidamente fixado e com banco igualmente seguro, porque também não adianta ter cinto seguro com banco "amarrado no arame".
Com isso não estou querendo dizer que todo mundo tem que fazer uso de quatro-pontos, já que dependendo do tipo de "brincadeira" isso pode ir do necessário ao desejável, mas apenas chamar a atenção de que, tão importante quanto o uso, é o conhecimento das limitações dos dispositivos de segurança.
- as possíveis lesões citadas pelo Leo (tórax, pelve e crânio) são potencialmente fatais, individualmente.
Pois é, durante uns quinze anos também andei de moto, e ao todo acho que acumulei uns 300~400 mil km, num mix de cidade, muuuuuita estrada, e também muita lama e barranco. Lá pelos idos dos anos setenta a proteção não ia além do capacete, bota, luva e jaqueta de couro, que não dispensava nem quando andava de moto à trabalho, "engravatado" e sob sol. Nos anos oitenta começaram a aparecer alguns equipamentos mais específicos, daí, para o Off Road, nunca mais dispensei a bota reforçada e com biqueira de aço, proteção de joelho, cotovelo, ombros e cinta abdominal. Com todo este paramento mais parecia um ET, inclusive por causa das cores (isso é outro lance que também envolve segurança) e fui motivo de muita gozação, mas do tempo de moto não trago no corpo nenhuma cicatriz, mas tenho na memória a lembrança de vários amigos que morreram por falta de equipamentos de segurança.
Moto e jipe são coisas distintas, e obviamente parachoque de moto é focinho de piloto, mas nosso corpo não faz distinção do meio de transporte. Dependendo do tipo de "brincadeira", mesmo de jipe o uso de capacete é fundamental, e isso independentemente do carro ser aberto ou fechado, de existir gaiola ou não. Uso de outras proteções pessoais também tem razão de ser, dentro de uma lógica de uso é claro, mas seria interessante que todos dessem mais atenção ao uso de cinta abdominal, que tem sua razão de uso até pra quem faz trilha leve, onde o risco potencial de acidente é pequeno mas o risco de lesões em órgãos internos nem tanto, e muitas vezes basta um tranco seco em buraco que as "tripas dão nó".
continua...
continuando...
Explica e justifica até mesmo em menor altura, e como em queda do tipo entra o imponderável, até mesmo com toda a segurança adequada para o uso previsto não é possível ter certeza sobre o resultado. Basta um galho de árvore ou pedra adentrando pelo habitaculo que o cenário pode se transformar em fatal.
Isso ressalta a importância de uma gaiola bem projetada. Não adianta estar de cinto, preso ao banco e bater a cabeça na própria gaiola... ao invés de proteger, pode matar.
E gaiola que se preza tem que ter proteção de amortecimento em zonas bem estudadas, feitas com material à base de poliuretano expandido ou mesmo isopor, e isso não serve só pra segurar o tranco em caso de acidente. Quem aqui nunca deu porrada na cabeça ao entrar em jipe "engaiolado" ou com santo antônio? Galo no cocoruto ou edema intra-craniano é só uma questão de embalo, mesmo com jipe parado.
Fórmula Um tem uma coisa em comum aos jipes, está em posição diametralmente oposta quando o assunto é zona de absorção!
Fica complicado falar em zona de absorção quando o carro é equipado com chassi.
Monobloco ainda vá lá, mas também é complicado falar sobre isso e ao mesmo tempo pensar em suporte pra guincho, towbar, estepe externo e pontos de ancoragem pra remoção.
Célula de sobrevivência sim, tem tudo a ver com qualquer tipo de veículo, mas no caso de jipe tem que ser pensada até levando em conta o monte de acessórios (ou penduricalhos) externos ao veículo, que poderiam muito bem ser chamados de "anti-zonas de absorção".
Segurança tem que ser vista como um triângulo, onde cada vértice representa o carro, a via e o motorista, e em Off Road já temos um desequilíbrio natural, que é a ausência de segurança da via pelo simples fato de não existir via.
Segurança é assunto muito vasto e só tentei iniciar um questionamento pra mostrar que alteração, por menor que seja, não pode ser vista apenas com implicações funcionais ou financeiras. Por mais simples que seja a trilha, Off Road tem que ser sempre encarado como esporte radical, e ponto final.
Modificações deveriam ser levadas mais à sério.
Técnicas de direção deveriam ser levadas mais à sério.
Manutenção preventiva deveria ser levada mais à sério.
Consumo de bebidas álcoolicas deveria ser levado mais à sério.
Segurança, ativa e passiva, TEM QUE SER ser levada mais à sério.
Até a dica dos mais experientes tem que ser levada mais à sério, porque quando aparece o Leopoldo falando de têmpera de metal ou o Cavalcante falando sobre bitola de fio, entre tantos outros que no momento me fogem os nomes, existe uma preocupação implícita com a segurança, seja pessoal ou patrimonial. Quem tem mais experiência está dando de graça experiência acumulada em anos, não raro depois de muito penar, cabe aos menos experientes simplesmente aproveitar.
Diz um ditado caboclo que "gente comum aprende com os próprios erros, gente inteligente também com os erros dos outros, e burro empurra carroça".
Sds,
Sukys
rural4x4
26/06/2007, 07:14
Sukys
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
X2
Marcelo R. A. da Cunha
26/06/2007, 09:24
Sukys
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
X2
É x3
[]'s
Marcelo
equipeminas4x4
26/06/2007, 09:44
um outro fator que me vem à cabeça agora é que nada pode ter quebrado antes do acidente. Imagine a cinta presa do lado direito do monster. O pneus diant. esq. pega no barranco como vimos a foto postada pelo Leo. Não é apenas um esbarrão, mas a roda trava no barranco. Como o carro q está puxando é uma land 110, q tem muita força, ela continua puxando. Se a roda diant. esq. ficou presa no barranco, qd o carro é puxado pelo lado direito, a tendência da traseira é girar para a direita. De acordo com relatos do Malta q viu o acidente, o monster caiu exatamente de traseira no barranco do lado direito, capotando para trás.
[]´s
leovalle
26/06/2007, 11:42
Marcel,
faz bastante sentido o que pensou, mas veja a foto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=85845&d=1182739279
Ele bate emabixo e o carro vai subindo. Confira a marca dos pneus dos outros carros mais abaixo (trilho da trilha). Mesmo sendo mais largo não tem pq o gilvan jogar o carro ali, pois vendo o local pessoalmente não tem a menor necessidade de ir lá em cima.
O que acho aí é que ele deu a pancada nessa primeira parte mais clara (ali a marca do pneu está quase que de frente pro barranco, o eixo quebrou e o pneu subiu passando com a banda na outra parte mais clara. veja como está alta a marca.
vendo o local não existe justificativa pro carro ter ido pra ali.
equipeminas4x4
26/06/2007, 11:49
concordo com vc. Mas como a traseira girou pro carro descer o barranco de ré??
[]´s
Pessoal,
O jipe capotou sobre o Gilvan?
Acompanhei alguns casos de capotagem de tatores de esteiras e é comum acontecer situação (fatal) parecida com operadores que não utilizam cinto de segurança.
São ejetados e "atropelados" pela máquina que vem capotando.
Trágico!
leovalle
26/06/2007, 13:01
concordo com vc. Mas como a traseira girou pro carro descer o barranco de ré??
[]´s
Parece que sim. Pelo que falaram o carro empinou a frente e chiou a traseira pro buraco. Bem plausível com o que vc imaginou, caso a cinta estivesse colocada no lado direito do parachoque. Com a roda travada no barranco, a traseira giraria em direção ao barranco e com o efeito chicote do carro despencando arrebentra a cinta.
Segundo o Malta o carro deu um pinote, beteu o estepe no chão e girou no ar, lançando o gilvan pela janela. tente imaginar essa sequência com uma cinta funcionando como eixo e finalmente com a queda do carro no barranco o chicote na cinta que não aguentou o peso. Não acredito que tenha sido pela porta, pois elas são de metal (apenas o "vidro" é de lona) e não fecham facilmente e se realmente tivesse aberto, estaria detruída com a rolagem do carro.
Outra coisa que acredito é que se a cinta fosse mais forte o carro ficaria dependurado, uma vez que a land estava dentro de uma vala e pelo movimento a traseira seria (como foi) jogada de encontro ao barranco, ficando travada.
Leo - Beethoven
26/06/2007, 13:15
Gostaria de comentar o relato do José Cândido, fiquei impressionado....dava pra conseguir visualizar o fatídico e triste momento.
Já passei por uma situação assim assim como os presentes, é difícil ficar livre dos míseros segundos....é algo que fica (e vai ficar) na mente batendo e batendo.....e vc fica sempre com os "e se ?" , "e se ?".....teria mudado alguma coisa nesses tristes segundos ?
Pessoal, acho que o tópico está sendo levado a um rumo (positivo) que é o debate para com a segurança das viaturas.....É muito triste a situação e ver os amigos aqui, relembrando esses momentos, imagino o quanto deve estar sendo sofrido....
Se é que posso comentar algo, em função do acidente.....estou me baseando pelos relatos aqui e as fotos....O que é fácil perceber é que existem uma sucessão de problemas que podem ou não ter ocorrido em conjunto.....
Alguns aqui já falaram que os links foram mal dimensionados, bateria e vários outros itens soltos dentro do carro e por aí vai....distração momentânea com o celular, etc....
Imaginem que havia mesmo um erro de cáster na suspensão. Alguém aqui já rebocou um Jipe assim e viu o que acontece ? Quando o carro está rodando por conta própria o problema as vezes não é tão evidente, mas quando rebocado é sofrível pra quem está lidando com a direção dentro do carro que "puxa" ferozmente as vezes pra um dos lados....e justamente isso pode ter causado o impácto no barranco.....dái pra frente como estava sendo rebocado, jogou a traseira que foi lançada ao barranco e o resto já bem relatado aqui.....
Se o serviço no D70 (solda) foi mal feito, até poderia ter quebrado com o impacto no barranco, mas acredito que tenha quebrado com a queda na ribanceira e não com o impacto no barranco, não só pq haveria uma quantidade de óleo boa ao lado, mas também pq do jeito que quebrou a tendência da roda era abrir a cambagem e travar o carro de vez no chão....
Faz sentido ?
Como disse pode parecer martirizando ficar discutindo por aqui as questões que levaram a perda do Gilvan, mas acho que fazendo isso aqui, creio que se consientizarmos alguns do que NÃO FAZER nos Jipes, creio que ele possa não ter ido em vão (e isso sabemos que não foi mesmo), pois uma vida salva, com certeza outras tbém serão.
Abs.
Elmer_Jeep
26/06/2007, 14:43
[]´s
Galera, não to procurando culpados, mas seguindo a linha de raciocínio da maioria, fazendo a analise do sistema de direção do monster tenho alguns comentários a respeito:
Certamente a carcaça (ferro fundido) fragilizou com tanta usinagem e solda q foi realizada pois como era um eixo trazeiro foram removidas as canelas originais, instaladas/prensadas/soldadas as canelas dianteiras(com os munhões invertidos), removidas para correção dos munhões e novamente prensadas/soldadas na carcaça...
Outra coisa que comentei no tópico do Monster foi sobre o sistema de montagem das barras de direção, basicamente o mesmo princípio do troller o qual muitos sabem q não tem total precisão e eficiencia, isso tudo somado ao caster incorreto...
[]'s revendo alguns conceitos.
equipeminas4x4
26/06/2007, 15:01
Elmer,
Realmente vários erros foram cometidos na fabricação do eixo. A idéia é boa, mas se não for feito por alguém com conhecimento técnico, o resultado final provavelmente não será o esperado.
[]´s
leovalle
26/06/2007, 15:03
Pessoal,
O jipe capotou sobre o Gilvan?
Acompanhei alguns casos de capotagem de tatores de esteiras e é comum acontecer situação (fatal) parecida com operadores que não utilizam cinto de segurança.
São ejetados e "atropelados" pela máquina que vem capotando.
Trágico!
3 que estavam lá relatam que viram ele ser lançado pra um lado e o jipe pro outro, portanto não foi esmagado pelo carro.
Loras,
Antes de mais nada quero deixar bem claro que as colocações que seguem não tem absolutamente nada a ver com as causas do acidente em específico, que pelos relatos pode até tratar-se da conjunção de diversos fatores, ou não.
Minha única intenção é aproveitar suas perguntas para lançar um pouco de reflexão sobre o quesito "modificação versus segurança".
Sukys,
Bom ouvir você!!!:palmas:
Também sou defensor da segurança!!! Mas infelizmente já tivemos algumas iniciativas no fórum sobre o tema que não foram para frente... tenho certeza de que agora vai!!!
O fato é que o desconhecimento passa uma sensação de segurança total. Ande por uma ponte sobre um abismo no escuro, sem enxergar um palmo a sua frente. Nada além de uma simples caminhada no escuro. Faça o mesmo de dia, olhado para baixo...:shock:
Continuando o papo...:arrow:
Tanto o amortecedor de eixo quanto o de direção tem a função de atenuar movimentos, só que a atenuação depende da energia contida do movimento.
Fazendo uma analogia: pedaço de isopor entre a mão e um martelo oferece proteção (eficiência) para pequenos impactos, proteção que diminui à medida que aumenta a energia contida nos impactos.
Amortecedor não impede o movimento, apenas atenua, oferece resistência, e esta resistência pode muito bem ser incrementada com uso de amortecedor mais "parrudo" ou amortecedores em paralelo. Isso é muito comum de ser feito nos eixos, mas no sistema de direção pode trazer implicações de dirigibilidade, já que pode afetar o tempo de reação do motorista por causa do volante "mais pesado" ao esterço.
Ou seja, eficiência do amortecedor de direção pode ajudar alguma coisa em caso de pancada lateral no pneu, mas a mesma eficiência que atenua a pancada pode comprometer uma correção rápida de trajetória, e qualquer coisa que altere a dirigibilidade tem que ser feita com muito critério, desde uma simples troca de caixa de direção, elevação da suspensão ou uso de pneus que excedem aos originais, e no quesito dirigibilidade, até a forma de segurar o volante tem influência na segurança.
Concordo!!! Como recomenda segurar o volante de forma segura?:?:
Nós jipeiros temos sede por pneus maiores... e nem sempre o sistema mecânico original do carro recebe melhorias à altura. Cansei de ver CJs originais em tudo andando em calçados 33... como saber o limite? Isso fica somente para os engenheiros?:?:
Veículos da Land são outro exemplo de "fechado de fábrica" com ressalvas na segurança. Conjunto rígido, sem emendas, mas em alumínio, onde a estrutura pode sofrer sérios danos em caso de capotagem, tanto que pra venda nos EUA a carroceria possui reforço estrutural (quem me passou esta informação foi o Nelson, fundador do JCB, um dos papas do Off Road, ex-dono de "cenzinha" e atual dono de "disco").
Em suma, mesmo em jipe fechado, segurança MÍNIMA contra tombos ou capotagens só com gaiola, e mesmo assim muito bem projetada e muito bem ancorada, e coisa do tipo só se materializa nas mãos de quem tem experiência no assunto.
Nelson e você estão certos sobre as Lands. São vendidas no mercado norte americano sobre a sigla de NAS (North American Specifications). Entre as exigências temos a gaiola externa frontal (Safety Devices). A parte elétrica também foi reformulada para aprovação lá...
Sobre a gaiola. Qual a tua opinião?
Precisa ser fixa no chassis? Cintos e bancos na gaiola?:?:
Em termos de segurança, particularmente sempre dou à situação de reboque o nível máximo de preocupação, e isso em qualquer situação, asfalto ou terra, devagar ou rápido, porque tanto quem reboca quanto quem é rebocado sofre influência um do outro, e nenhum dos dois tem liberdade de movimento, pelo contrário, o que existe é um sério comprometimento na dirigibilidade.
Corda, cambão, towbar, três formas de se fazer a mesma coisa, cada qual com suas desvantagens e complicações, mas geralmente quem é rebocado aproveita o momento pra relaxar e aproveitar a paisagem, quando na verdade deveria é ficar mais atento do que quando dirige com as próprias mãos e pernas.
Um dos principais problemas que encontro nessas situações é comunicação. Como minha atenção está na direção, não tenho mãos sobressalentes para comunicar com o veículo da frente via rádio.
Como contornar essa situação?:?:
Não existe "fusivel" seguro e isso por uma questão muito simples, o que é seguro pra uma situação pode não ser pra outra.
Exemplo, um dos carros desvia de rumo e inicia queda em barranco. Com rompimento da cinta um dos dois fica onde está, sem rompimento os dois podem cair, ou então um dos dois pode ficar preso e segurar o outro. Se quebrar, ajuda ou atrapalha, se não quebrar, ajuda ou atrapalha, entramos no campo do imponderável.
OK!!!!:concordo:
Aí entra a questão sobre o uso de cinto de segurança.
Sou um dos mais ferrenhos defensores do uso de cinto, mas mesmo assim abro ressalva quando se fala neste assunto de forma genérica, porque, à exemplo do teto rígido, cinto inapropriado pode oferecer a falsa impressão de segurança.
Novamente o desconhecimento gerando sensação de segurança...:parede:
Pra mim, cinto abdominal está fora de cogitação até pro dia-a-dia, cinto abdominal e peitoral, o conhecido três pontos, pra uso no Off Road só se for do tipo fixo, pois o auto-retrátil não oferece proteção adequada em caso de tombo ou capotamento lento, por assim dizer.
Explico: o auto-retrátil tem dois tipos de trava, cujo acionamento depende da desaceleração (trava inercial) ou da inclinação (trava de posição). A trava inercial só tem atuação acima de determinada aceleração/desaceleração, e a de posição acima de determinada inclinação, antes disso o cinto está completamente solto. Mesmo com capotagem, cumprem a função quando o acidente acontece acima de determinada velocidade ou inclinação, desde que naturalmente fixado ao corpo, sem o uso de artifícios pra manter o cinto espaçado, mas se antes do acionamento das travas houver tempo pro afrouxamento do cinto, baubau proteção, e isso pode muito bem acontecer caso o veículo inicie a inclinação de forma relativamente lenta, que é o mais comum de acontecer em trilhas.
Tanto o cinto três pontos auto-retrátil quanto o fixo tem proteção limitada quando se leva em conta o deslocamento lateral do tronco, e isso pra qualquer velocidade, de onde se conclui que segurança efetiva só com cinto de quatro pontos, devidamente fixado e com banco igualmente seguro, porque também não adianta ter cinto seguro com banco "amarrado no arame".
Com isso não estou querendo dizer que todo mundo tem que fazer uso de quatro-pontos, já que dependendo do tipo de "brincadeira" isso pode ir do necessário ao desejável, mas apenas chamar a atenção de que, tão importante quanto o uso, é o conhecimento das limitações dos dispositivos de segurança.
Mais uma aula no 4x4 Brasil...:palmas:
Continuamos na próxima...:arrow:
JOSE CANDIDO
26/06/2007, 16:55
prezados ...
a cinta NAO ESTAVA posicionada no lado direito do carro ..... tava ancorada dos dois lados do monster, praticamente na linha das duas travessas do chassis, seguindo reto em direcao ao gancho de reboque da land, ok ?? em formato "V"
cinta mais forte ?? pqp, utilizamos a cinta que tem uma das maiores resistencias do mercado !!! acho que coisa de 8 ou 9 ton !!!!!
o fato de o monster ter chiado a traseira, ou o fato estranho de ter batido o pneu no barranco, sendo que realmente nao precisava passar colado no barranco: basta uma simples distracao, e babau, concordam ?? pode tambem, ter quebrado, concordo ... e ainda, pode ser que o carro tenha MORRIDO !! sim, morrido, e perdido a direcao hidraulica, dificultando segurar ... mas, pode ser pura distracao, daquelas que damos por pura bobeira ( alias, eu mesmo ja tombei assim, por distracao, a 20 km/h, no estradao!!!)
leo, quando digo que ele saiu pela porta do motorista mesmo, tou dando uma ideia geral, pq EU VI ele sair pela janela ... seja pela janela, ou pela porta inteira, ele saiu mesmo foi por ali .... vi a porta abrir !! é que a trava da porta ali é bem pequenininha ... dava pra abrir facil ... tbem achei impressionante ela estar inteira, apos a rolagem ...
abs
JOSE CANDIDO
26/06/2007, 16:57
Leo betoven, dureza mesmo ... da pra ver a cena, ....
valeu, abs
fantastico mesmo o bate papo do sukis ... muito bacana meu caro, vc ta de parabens, junto com o loras ...
abs a todos ...
Explica e justifica até mesmo em menor altura, e como em queda do tipo entra o imponderável, até mesmo com toda a segurança adequada para o uso previsto não é possível ter certeza sobre o resultado. Basta um galho de árvore ou pedra adentrando pelo habitaculo que o cenário pode se transformar em fatal.
Risco previsíveis e imprevisíveis. Nossa exposição ao imprevisto é demasiadamente grande, para relevarmos o previsto...
Fórmula Um tem uma coisa em comum aos jipes, está em posição diametralmente oposta quando o assunto é zona de absorção!
Fica complicado falar em zona de absorção quando o carro é equipado com chassi.
Monobloco ainda vá lá, mas também é complicado falar sobre isso e ao mesmo tempo pensar em suporte pra guincho, towbar, estepe externo e pontos de ancoragem pra remoção.
Célula de sobrevivência sim, tem tudo a ver com qualquer tipo de veículo, mas no caso de jipe tem que ser pensada até levando em conta o monte de acessórios (ou penduricalhos) externos ao veículo, que poderiam muito bem ser chamados de "anti-zonas de absorção".
Uma gaiola interna, com cintos e bancos presos a ela, poderia ser considerada uma célula de sobrevivência em um 4x4 com chassis?:?:
Realmente ao instalar acessórios a preocupação deve ir além da funcionalidade e estética. A segurança do próprio condutor, bem como de pedestres e principalmente crianças deve estar no topo!!!:!:
Quantos já vi queimarem a mão naqueles escapamentos aos céus... quantos já vi cortar o dedo no cabo do guincho enrolado... e assim vai.
Segurança tem que ser vista como um triângulo, onde cada vértice representa o carro, a via e o motorista, e em Off Road já temos um desequilíbrio natural, que é a ausência de segurança da via pelo simples fato de não existir via.
Segurança é assunto muito vasto e só tentei iniciar um questionamento pra mostrar que alteração, por menor que seja, não pode ser vista apenas com implicações funcionais ou financeiras. Por mais simples que seja a trilha, Off Road tem que ser sempre encarado como esporte radical, e ponto final.
Todo esporte tem seu risco. Esportes radicais são assim chamados pois têm riscos imprevisíveis maiores que os previsíveis, e na maioria das situações, não lhe dão a segunda chance.
O governo tem feito um trabalho, voltado para o mercado de turismo / esportes de aventura, regulamentando toda a prática desses esportes por meio de normas técnicas. E acreditem, o off road está no meio!!!:shock:
Principalmente aquele praticado com turistas em dunas, etc.
Vou procurar o link com as informações e posto aqui.
Modificações deveriam ser levadas mais à sério.
Técnicas de direção deveriam ser levadas mais à sério.
Manutenção preventiva deveria ser levada mais à sério.
Consumo de bebidas álcoolicas deveria ser levado mais à sério.
Eu NÃO bebo por opção. E infelizmente inúmeras vezes deixei de participar de trilhas, pois tinha certeza de que o "amigo" que poderia me rebocar estaria em outras condições psicomotoras...:oops:
Não adianta usar cinto de segurança e fazer uso de bebida alcoólica na trilha. É um tremendo PARADOXO, IMHO.:concordo:
Segurança, ativa e passiva, TEM QUE SER ser levada mais à sério.
Até a dica dos mais experientes tem que ser levada mais à sério, porque quando aparece o Leopoldo falando de têmpera de metal ou o Cavalcante falando sobre bitola de fio, entre tantos outros que no momento me fogem os nomes, existe uma preocupação implícita com a segurança, seja pessoal ou patrimonial. Quem tem mais experiência está dando de graça experiência acumulada em anos, não raro depois de muito penar, cabe aos menos experientes simplesmente aproveitar.
Diz um ditado caboclo que "gente comum aprende com os próprios erros, gente inteligente também com os erros dos outros, e burro empurra carroça".
Pois é... mas nem sempre esse é o fator limitante. Às vezes falta verba... tempo... acessibilidade... de qualquer forma nenhum desses justifica. Explica, mas não justifica.:discordo:
Gostei muito do papo, tem mais?:?:
Abraço dos bons,
O que é fácil perceber é que existem uma sucessão de problemas que podem ou não ter ocorrido em conjunto.....
Alguns aqui já falaram que os links foram mal dimensionados, bateria e vários outros itens soltos dentro do carro e por aí vai....distração momentânea com o celular, etc....
Leo,
Normalmente os acidentes são consequência de uma sequência de erros!!!:!:
E muitas vezes não é fácil identificar quais foram...
Imaginem que havia mesmo um erro de cáster na suspensão. Alguém aqui já rebocou um Jipe assim e viu o que acontece ? Quando o carro está rodando por conta própria o problema as vezes não é tão evidente, mas quando rebocado é sofrível pra quem está lidando com a direção dentro do carro que "puxa" ferozmente as vezes pra um dos lados....e justamente isso pode ter causado o impácto no barranco.....dái pra frente como estava sendo rebocado, jogou a traseira que foi lançada ao barranco e o resto já bem relatado aqui.....
Não tenho conhecimento técnico para avaliar a situação com a clareza dos amigos. Minhas idéias sobre ferro, tubos e diferenciais resume-se a um suporte de roupas torto em casa, devido ao peso excessivo dos cabides...:mrgreen:
De longe criticar a decisão dos companheiros, pois isso é feito uma única vez e pronto. Falar depois, sentado no sofá confortável, de frente para o computador é fácil. Agora alguns pontos que podemos pensar...:arrow:
- Principalmente em subidas perigosas, rebocando o carro sem tração (dano à transferência, cardãs ou diferenciais). Por que não dirigir o carro por fora? É mais perigoso?:?:
O que seria o ideal? Towbar?:?:
- Dependendo do tipo de enrosco e grau de dificuldade da trilha, considerar o conserto da viatura in loco. Temos uma trilha aqui em Boa Vista conhecida como Serra do Sol. O 4x4 só sai de lá 'sobre as próprias pernas". É inviável rebocá-lo. Portanto, quebrou? Vamos buscar a peça e consertar antes de voltar...:pensativo:
Abraços,
DESCEU CAPOTANDO MESMO ..... JUNTOS ATE O FINAL DO BARRANCO ....
José,
Toda essa descrição que você fez, é de extrema importância para o atendimento médico inicial de acidentes. Através dela buscamos quantificar a energia envolvida no acidente e as potenciais lesões encontradas na vítima. Na medicina, chamamos de Cinemática do Trauma!!:!:
E somente pelo descrito, podemos concluir que foi grave.
ACHO QUE NAO TEM JEITO .... IMPOSSIVEL DE SABER ... ALEM DO QUE, TERIAMOS QUE CARREGAR UMA DEZENA DE CINTAS DENTRO DO CARRO, CADA UMA PRA PUXAR UM CARRO DE UM TAMANHO ....
Ou cada carro carregaria uma cinta adequada ao seu peso...:pensativo: De qualquer forma, concordo que isso é indefinível.
BATEU, E FORTE, A CABEÇA, LADO ESQUERDO .... OU NA SAIDA PELA JANELA, OU LOGO QUE O CARRO ADERNOU PRA CAIR NO BARRANCO ...
REALMENTE, AS LESOES QUE ELE SOFREU, NAO HAVIA O QUE FAZER .... O MEDICO JA CHEGOU AO LOCAL E IMEDIATAMENTE VIU QUE A COISA ERA GRAVE ... MAS DEPOIS DE UNS 4 OU 5 MINUTOS, PERCEBEU QUE ERA MUUITO MAIS GRAVE AINDA, QDO O GILVAN COMEÇOU A PERDER A RESPIRACAO ....
Pois é... danos à vias aéreas ou ao pulmão é o que leva a vida embora mais rápido... provavelmente pelo trauma torácico ele apresentou alguma lesão incompatível com a vida (pneumotórax, hemotórax, rutura de aorta, tamponamento cardíaco...).
No trauma definimos três tempos. Óbitos que ocorreram minutos após o trauma / horas após o trauma / dias depois.
O segundo e terceiro grupo são passíveis de atuação do pré-hospitalar / resgate. O primeiro grupo (no qual o caso em questão se encaixa) o único jeito de tratar é PREVENIR!!! Ou seja, PREVENÇÃO é que teria feito diferença (cinto de segurança...).:concordo:
CARA, NAO PRECISA FICAR PENSATIVO .... A COISA FOI FEIA MESMO ... NA VERDADE, AGENTE ACHA QUE ELE NAO SOFREU TRAUMAS OSSEOS, COLUNA, PELVE, ETC ... TUDO BEM, NAO SOU MEDICO, MAS, NO INICIO, NOS TODOS FICAMOS MUITO FELIZES, PQ O GILVAN SE MEXIA NORMALMENTE, PELO QUE CONCLUIMOS QUE NUA COLUNA ESTAV INTEIRA, E OS OSSOS PRINCIPAIS TAMBEM ... DAI NOSSA "ALEGRIA" , OU SEJA, " OBA, QUE BOM, NOSSO AMIGO SE SALVOU, VAI PRO HOSPITAL TRATAR UM OU OUTRO OSSO MENOS SERIO, E VAI SAIR BEM".... DUREZA NE ???
É realmente difícil... existem algumas lesões que levam a vida "silenciosamente"...:(
E mesmo com o melhor dos resgates ali, na entrada da trilha, provavelmente o desfecho final seria o mesmo. De qualquer forma fico muito feliz com a conversa que temos por aqui. Com certeza contribuirá muito para o futuro seguro de nosso esporte!!!:!:
Abração,
Leo - Beethoven
26/06/2007, 18:18
Leo betoven, dureza mesmo ... da pra ver a cena, ....
valeu, abs
fantastico mesmo o bate papo do sukis ... muito bacana meu caro, vc ta de parabens, junto com o loras ...
Zé (se me permite chamá-lo assim). O Loras disse uma coisa que é verdade, pode parecer cômodo (fácil) pra nós aqui discutirmos isso aqui agora no conforto a frente do computador, mas a verdade é que o seu relato do acidente e do socorro ao Gilvan no momento me emocionou de certa forma, pois além dõs detalhes no seu texto, "dava pra ler" esta emoção nas suas palavras....já tinha decidido até a abandonar este tópico pq não tava afim de me deprimir ainda mais....aí refleti um momento e pensei melhor a razão disso aqui....na verdade quando se perde alguém próximo da forma como foi, a explicação e conclusão dos fatos vai ser o mais próximo que vamos chegar de trazer o Gilvan de volta....isso é o que diz a psicanálise...compreender a morte que é o nosso maior desconhecido para dar a sensação de alívio e conforto. Pra mim isso não passa de besteira.....Acho que devemos sim entender os fatos para salvar/ajudar outras vidas.....se é que ouve um culpado nessa história, acho que ninguém está interessado em encontrar, mas de um certo modo fico imaginando os amigos próximos deles, os caras que estavam junto com ele no momento passando por isso e todos se sentindo "culpados" por não ter feito algo antes sobre isso ou aquilo outro.....
Decidi a voltar a postar aqui, por uma série de razões....mas em uma momento desses, sei que o que mais falta na verdade é alguém pra "ajudar a segurar essa barra toda".....poder conversar e distrair, se é que é possível.....pensei comigo, até poderia mesmo deixar pra lá.....nunca vi esses caras antes.....mas foi facil me ver do outro lado da coisa.......aí, eu aqui, no conforto na frente do meu PC, não teria uma desculpa pra "deixar pra lá".......o fórum é um pouco ingrato a transmitir emoções e tem o lance da distância entre um e outro....mas pelo menos, no que nos une, que é a net, não ia deixar pra lá.....que seja sim discutido aqui todos os detalhes desse fatídico dia....se servir de ajuda pra alguém que não cometa os mesmos erros no futuro, já serviu pra alguma coisa.
Vc agora devem estar pensando: "Como escreve me...d@ esse cara....".....aí eu digo: Se eu escrevo tanto assim, imaginem só eu falando.....
...e olha que isso aqui nem é boteco....
Abs.
Leo - Beethoven
26/06/2007, 18:31
- Principalmente em subidas perigosas, rebocando o carro sem tração (dano à transferência, cardãs ou diferenciais). Por que não dirigir o carro por fora? É mais perigoso?:?:
O que seria o ideal? Towbar?:?:
- Dependendo do tipo de enrosco e grau de dificuldade da trilha, considerar o conserto da viatura in loco. Temos uma trilha aqui em Boa Vista conhecida como Serra do Sol. O 4x4 só sai de lá 'sobre as próprias pernas". É inviável rebocá-lo. Portanto, quebrou? Vamos buscar a peça e consertar antes de voltar...:pensativo:
Vc colocou coisas importantes realmente, mas em uma cituação como essas é triste, principalmente pra quem estava lá.....ainda mais que os caras não são novatos nisso....niguém imagina que vai acontecer algo assim....
O towbar é bom, mas não pra trilha....sem contar que se tivesse mesmo com o cáster fora, mesmo com towbar ele puxa.....o José disse algo que faz muito sentido, como a direção era hidrálica, ele deveria estar com o motor ligado....bastou o carro dar uma engasgada no motor e ter morrido pra fazer o que fez....e faz muito sentido.....
Consertar na trilha ? Já passei por isso no Buraco do Camel aqui em SP.....mas a questão é que quem nunca curtiu pra caramba rebocando um amigo, é como fazer a trilha duas vezes, e ainda poder zoar o cara no final....
A questão é muito complicada e delicada.....como o Sukys aqui já deu uma aula sobre o assunto. Acho que deveríamos usar isso aqui como exemplo para situações futuras e detrminarmos a segurança como o principal item das nossas viaturas, e seguras sdeverão ser as nossas atitudes na trilha, seja conosco ou com os parceiros e amigos.
Temos que saber a dizer não. Muitas vezes um colega vai numa trilha com vc em um jipe detonado onde todos sabem que só vai dar dor de cabeça....mas como ninguém quer ser o chato da vez, ninguém vai dizer pro cara que ele não vai, pelo menos não desse jeito. Devemos todos então sermos os chatos de todas as vezes e sempre fazermos a coisa certa.
Acidentes e imprevistos vão sempre acontecer, seja na trilha mais leve, com o carro mais preparado.....mas se fizermos todos isso, pelo menos reduziremos as chances.
Abs.
Também sou defensor da segurança!!! Mas infelizmente já tivemos algumas iniciativas no fórum sobre o tema que não foram para frente... tenho certeza de que agora vai!!!
Loras,
Qualquer um que tenha acesso à revistas com mais de quarenta, cinquenta anos, percebe fácil que nas propagandas que envolviam o automobilismo existia algum teor informativo, em geral técnico, e isso numa época em que o carro era coisa pra poucos, assim como o acesso à informação.
Hoje em dia ocorre exatamente o contrário. Carro vende mais do que pãozinho quente, informação, de qualidade e de graça, só não tem quem não quer, porém existe mais informação técnica nas propagandas dos móveis das Casas Bahia do que em qualquer propaganda de carro ou acessório.
Automóvel nasceu por uma necessidade, se consolidou em função dos predicados, mas agora é vendido como status, mais apropriadamente como símbolo de poder, e a história contada pelas propagandas deixa isso bem claro.
Propaganda de automóvel (e cerveja) não vende automóvel (ou cerveja), vende paisagem, casas bonitas, mulheres boazudas, onde o automóvel (ou a cerveja) é a porta de entrada pra tudo isso. É o chamado marketing cognitivo, onde o significado e o empírico se misturam, não raro com inversão de posição, e desde que haja consumo, dane-se o teor informativo.
Símbolo de poder tem vertentes, e no caso do automóvel existe de tudo, com alusão à velocidade, potência, excentricidade, finesse, etc., e quer ícone de poder mais "gritante" e completo que um veículo Off Road? Como dizem no teatro, fecha o pano!
Abre o pano e volta o fórum, com algum marinheiro de primeira viagem pedindo informação sobre pneu Dickcepek, spoa, guincho de 12.000 lbs, turbo, caixa de direção de Kombi, eixos de Rural, câmbio de Maverick, etc. etc. etc., tudo pra ser instalado em jipe da marca tal.
Loras, como é possível incutir segurança pra caboclo que nasceu levando martelada de marketing? Na cabeça do cara, segurança é a anti-tese do sonho, é a destruição do símbolo de poder que ainda não tomou forma.
A medida que o caboclo vai se enturmando neste meio descobre a importância da técnica, e de tabela, segurança, e invariavelmente isso só ocorre em função de dinheiro gasto com besteira fantasiada de função.
Técnica e segurança são coisas que se adquire por experiência, principalmente em assuntos que envolvem o automobilismo e seu marketing dos sonhos.
Você, com muito mais competência e propriedade do que eu pode falar sobre acidentes e dados estatísticos, mas não é lá pelos 18~25 anos que o bicho pega? E se considerarmos a "idade mental"?
Sempre é bom falar sobre segurança, mesmo porque será de utilidade pra algum desavisado, mas no geral, a briga é boa.
O fato é que o desconhecimento passa uma sensação de segurança total. Ande por uma ponte sobre um abismo no escuro, sem enxergar um palmo a sua frente. Nada além de uma simples caminhada no escuro. Faça o mesmo de dia, olhado para baixo...
Se a pessoa souber que está andando sobre ponte no escuro, a morte pode vir por pânico e não por queda. :-)
Entendi o que quis dizer, mas não concordo muito com seu exemplo, e só pra variar :-) explico o porque, já que o porque tem lá a ver com segurança ao dirigir:
Quando me atrevo a fazer algo costumo mergulhar de cabeça, vou fundo à procura de tudo que ajude no trabalho, e se não usar do simancol muitas vezes extrapolo. Por motivo que não vem ao caso precisei conhecer o alfabeto Braille, apenas o código e o padrão, mas daí a tentar ler em Braille foi um pulo, e daí a tentar andar com olhos fechados foi outro, dentro de casa, é lógico, porque sou doido mas não louco, e com isso senti na pele, literalmente, como a ausência de visão aguça os outros sentidos. Inicialmente a sensação é de desconforto, justamente por causa da INSEGURANÇA, mas a medida que os outros sentidos compensam a visão é possível fazer muita coisa que à princípio pareceria impossível, só que aí entra um lance interessante, aos poucos ganha-se em segurança, mas a desconfiança permanece, sempre.
Normalmente não fazemos bom uso dos olhos, e em muitas circunstâncias damos mais valor a visão que aos outros sentidos.
Por exemplo, os atuais parachoques de automóvel oferecem um certo conforto na "segurança visual", mas basta fechar os olhos e fazer uso do tato, sentindo a temperatura, textura e eventual flexão para que nossa "segurança tátil" entre em conflito com nossa "segurança visual". Pra alguns mais, outros menos, talvez até em função da frase "tira a mão daí moleque", ouvida à exaustão, passamos mais a acreditar na realidade relativa da visão, até que algum outro sentido faça prova em contrário.
Jipão, pneuzão, santo-antôniozão, nos enchem de "segurança visual", mas basta entrar no carro e sair andando pra perceber, via "bundômetro", à quantas andam o jipe. E "bundômetro" nada mais é que nossa sensação de equilíbrio (ouvido) somada ao sentido tátil do corpo sobre o banco. "Bundômetro" é muito utilizado pelos aviadores, principalmente na pilotagem de aviões pequenos, onde mesmo sem olhar pra instrumentos, que por sinal muitos aviões nem possuem, conseguem identificar movimentos verticais, laterais ou de giro, e voltando ao jipe, com uso de "bundômetro" é possível saber que tal roda está rodando em falso, que o jipe está em deslocamento lateral ou em giro, que determinado pneu está com pressão baixa, que a carroceria está inclinando mais para um lado que pro outro, e por aí vai, e muitas vezes até quando a visão poderia entrar na jogada muitas coisas podem passar batido aos olhos, por falta de referência ou atenção dirigida a outro fato.
Tudo isso é óbvio? Pode ter certeza que pra muitos não é, e quanto mais automatismo tiver o automóvel menos se usa o "bundômetro" e cada vez mais o motorista se transforma em bundão, pelo menos em termos de diagnóstico.
Bom uso da visão é outra história, que tem a ver com técnicas de visão periférica, anti-ofuscamento, e descambam até na cor da iluminação do painel, mas fica pra outra, senão recebo cartão vermelho do pessoal deste tópico.
Como recomenda segurar o volante de forma segura?
De cara, postura ao volante depende de ergonomia, o que já torna o assunto individualizado, porque envolve a antropometria de cada um em função das características de um determinado veículo. Você pode ser uma pessoa com "pegada" segura, mas pra isso, sua postura em seu X12 terá suas diferenças em sua 110, principalmente em relação ao braço esquerdo.
Pegada depende até de diâmetro, espessura e disposição dos raios do volante, mas de forma genérica pode-se dizer que a postura tem que ser tal que permita liberdade e rapidez nos reflexos condizente com a situação, e da forma o mais natural possível para evitar estresse.
Particularmente sempre dirijo com pelo menos um dos dedões sempre encostado ao raio, porque em caso de estouro de pneu dianteiro, buraco ou mesmo pedra que passou batido pelos olhos, tanto evito (ou minimizo) danos ao dedão como também aumento a garantia de rumo. É uma forma que permite segurar o volante com maior suavidade sem comprometer a segurança, e maior suavidade não só cansa menos como também permite sentir melhor tudo o que se passa no volante pra baixo, pelo menos em carro equipado com direção mecânica.
Nós jipeiros temos sede por pneus maiores... e nem sempre o sistema mecânico original do carro recebe melhorias à altura. Cansei de ver CJs originais em tudo andando em calçados 33... como saber o limite? Isso fica somente para os engenheiros?
Simples de responder: tudo o que é alterado entra na zona de tolerância (limite), e até onde vai este limite, na maioria das vezes é determinado na base do chute.
Dentre outras, tolerância pode ser encontrada em tabelas, em simulações de computador, em testes destrutivos, mas isso normalmente é coisa feita pelo fabricante ou pouquíssimas e muito bem instrumentadas oficinas, e nunca sem dispensar testes e mais testes práticos, o que já seria o suficiente pra pelo menos coçar a cabeça e fechar um dos olhos na hora de alterar pneus por conta própria.
Mas vamos supor que tudo é feito com 5000% de margem de tolerância. Alteração de pneus altera a dinâmica dos freios, direção, suspensão e ate o baricentro. Aceleração e velocidade todo mundo sabe que altera, e a maioria manda ver motor mais potente pra continuar andando como andava antes. Acho que nem é preciso continuar com a história.
...
...
Sobre a gaiola. Qual a tua opinião?
Precisa ser fixa no chassis? Cintos e bancos na gaiola?
Sempre digo que pergunta genérica só com resposta genérica.
Carroceria com ou sem mobilidade em relação ao chassi? Chassi, sub-chassi ou monobloco? Teto rígido, rígido removível ou sem teto? Peso do veículo? Uso pretendido? Banco original ou tipo competição? Cinto com fixação na gaiola ou no banco?
Nem sou a pessoa mais indicada pra falar sobre isso, mas posso gastar a tecla de interrogação com perguntas pra transformar o genérico em específico, e termino com a famosa frase: "A resistência de uma corrente é igual a resistência do elo mais fraco".
Um dos principais problemas que encontro nessas situações é comunicação. Como minha atenção está na direção, não tenho mãos sobressalentes para comunicar com o veículo da frente via rádio. Como contornar essa situação?
Em meu tempo de motociclista passei por uma fase estradeira, e viajei muito com um amigo, cada um em sua moto. Os capacetes que usávamos já tinham microfone e falante embutidos, daí foi só uma questão de montar um par de transmissor/receptor em FM pra um ficar azucrinando a orelha do outro. :-)
Não deixa de ser uma opção pra jipe, onde bastaria um par de transmissores, com recepção via rádio FM convencional.
Outra saída é o uso de PX ou PY com PTT acionado por fonia. Em estação base funciona que uma maravilha, em móvel talvez nem tanto, mas é algo pra se levar em conta.
Risco previsíveis e imprevisíveis. Nossa exposição ao imprevisto é demasiadamente grande, para relevarmos o previsto...
Não sei porque mas lembrei do Juca Chaves, que numa entrevista ao Jô Soares disse ter procurado uma famosa mãe de santo, advinha ou coisa do tipo, pra consulta sobre o futuro. Chegou na casa, tocou a campainha, e ouviu do outro lado: "quem é?". Virou as costas e foi embora... :-)
Uma gaiola interna, com cintos e bancos presos a ela, poderia ser considerada uma célula de sobrevivência em um 4x4 com chassis?
Pra fazer jus ao nome, célula de sobrevivência tem que ter uma relação conceitual.
Lembra quando comentei que em capotagem, uma pedra ou galho entrando no habitáculo pode causar acidente fatal? Então, a célula de sobrevivência pode prever proteção contra granito de um metro de diâmetro ou pedaço de taquara pouco maior que um lápis. O assunto é complicado.
Todo esporte tem seu risco. Esportes radicais são assim chamados pois têm riscos imprevisíveis maiores que os previsíveis, e na maioria das situações, não lhe dão a segunda chance.
Olha só que coisa interessante. É muito mais comum ver praticante de bicicross, tracking, montanhismo ou caminhada fazendo uso de equipamentos de segurança, do que jipeiros. E quem corre mais riscos?
Aí voltamos pro marketing cognitivo, pro símbolo de poder, onipotência, prepotência...
Pois é... mas nem sempre esse é o fator limitante. Às vezes falta verba... tempo... acessibilidade... de qualquer forma nenhum desses justifica. Explica, mas não justifica.
O caboclo tem vontade de comprar carro importado mas não tem grana pra manutenção? Compra nacional.
Não tem grana pra modificar o nacional zero? Compra usado.
Não tem grana pra deixar o usado em condições? Faça Off Road de bicicleta ou mesmo a pé.
É mais saudável, e quem fizer isso pode até faturar alguma grana em créditos de carbono. :-)
Off Road motorizado pode ser feito com investimento relativamente pequeno, segurança compatível, e muita diversão. Vai de cada um.
Sds,
Sukys
p.peleje
27/06/2007, 09:55
Sukys,
respeito muito suas palavras, sua inteligência, mas se levar em consideração tudo que vc escreveu, e sem querer mudar o assunto do tópico, para vc o Marketing é representação do diabo na terra. Propaganda vende sonhos, ai vai do caboclo, interpretar e traduzir o que ele viu no comercial, para suas necessidades de consumo, de segurança e para o bem estar da sua familia.
Enfim, vivemos numa sociedade onde nos fazemos de vítima de tudo.
POr favor não me leve a mal, não quero causar briga e me perdoem pela mudança de assunto, mas precisava esclarecer isso.
[]s
Peleje
equipeminas4x4
27/06/2007, 10:33
prezados ...
a cinta NAO ESTAVA posicionada no lado direito do carro ..... tava ancorada dos dois lados do monster, praticamente na linha das duas travessas do chassis, seguindo reto em direcao ao gancho de reboque da land, ok ?? em formato "V"
cinta mais forte ?? pqp, utilizamos a cinta que tem uma das maiores resistencias do mercado !!! acho que coisa de 8 ou 9 ton !!!!!
o fato de o monster ter chiado a traseira, ou o fato estranho de ter batido o pneu no barranco, sendo que realmente nao precisava passar colado no barranco: basta uma simples distracao, e babau, concordam ?? pode tambem, ter quebrado, concordo ... e ainda, pode ser que o carro tenha MORRIDO !! sim, morrido, e perdido a direcao hidraulica, dificultando segurar ... mas, pode ser pura distracao, daquelas que damos por pura bobeira ( alias, eu mesmo ja tombei assim, por distracao, a 20 km/h, no estradao!!!)
leo, quando digo que ele saiu pela porta do motorista mesmo, tou dando uma ideia geral, pq EU VI ele sair pela janela ... seja pela janela, ou pela porta inteira, ele saiu mesmo foi por ali .... vi a porta abrir !! é que a trava da porta ali é bem pequenininha ... dava pra abrir facil ... tbem achei impressionante ela estar inteira, apos a rolagem ...
abs
Cândido,
Nunca use uma cinta dobrada, se não quiser que ela arrebente.
[]´s
leovalle
27/06/2007, 11:59
Cândido,
Nunca use uma cinta dobrada, se não quiser que ela arrebente.
[]´s
Esse é um erro clássico. A cinta tem as alças exatamente projetadas para isso.
Outra coisa é que IMNHO o reboque por towbar é muito mais seguro (ou o certo é dizer, menos inseguro) do que o uso de cintas principalmente em trilhas com abismos, pois basta vc pisar no freio que o carro da frente te arrasta pra onde ele quer. O uso de cinta não dá qualquer controle sobre o carro rebocado. Se o rebocado errar, não há qualquer ação a fazer a não ser esperar a merd@.
Fiquei por 8 horas dirigindo o carro desligado e afirmo que se estivesse me rebocando por cinta, alguma coisa desagradável aconteceria.
Uma coisa que aprendí, quando do reboque e o esbarão em um barranco que provocou a quebra do eixo do setor e deixou o carro sem qualquer direção, foi que amarrando-se a direção reta, com correntes, fica muito mais fácil o reboque de um carro quebrado. Passarei a fazÊ-lo assimm.
Flavio Miranda
27/06/2007, 12:00
All,
Pela falta de oleo prox ao barranco com a marca de pneus, considero improvável a quebra do eixo na trilha. Quebrou na capotagem, bem como a entortada no link.
Penso em duas hipóteses : distração (fácil de ocorrer pela 'sensação' de segurança quando se vai rebocado) ou o motor morreu e a DH perdeu a eficiencia.
De qq forma, uma fatalidade.
Loras,
Aprendi isso num curso rápido da JEEP num daqueles Endurance Day que fizeram aqui em SP para testarmos os Wrangler, Sport e Cherokee.
A posição CORRETA para as mãos ao volante é com os POLEGARES PARA CIMA.
Divide a direção em 2 metades e cada mão deve ficar aprox na junção de cada uma delas.
Qualquer tranco mais forte, inclusive numa manobra para entrar na garagem de casa, pode gerar um movimento brusco no volante e quebrar os dedos que estão "segurando" os raios do volante. Já ouvi casos de quebrar o PULSO.
E prá quem não sabe.. esta é uma das piores fraturas para consertar, pois o pulso é composto de uma meia-duzia de ossinhos milimetricamente encaixados.
Há tempos coloquei este tópico no Fórum http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26237&highlight=guia+Jeep e infelizmente, não teve a 'adesão' que eu esperava.
Provavelmente, pela idiotice que temos em achar que isto é muito básico para mim que já sou fod~@o no 4x4 e que não vai acontecer comigo...
José Candido,
Tanto como o Léo, eu tb fiquei pensando nos amigos que presenciaram o acidente deste que li a noticia.
Comigo já aconteceu de eu fazer cagada com carro de passeio e simplesmente por não ser minha hora, eu não morri.
Numa delas, eu fiquei um sábado inteiro isolado em casa me refazendo psicologicamente ....
Tanto quanto cada um de nós, o Gilvan fez suas escolhas.
Sabe-se lá, quantas vezes não fomos responsáveis por ajudar ou até salvar outros amigos em situações adversas, que não culminaram neste final trágico e passaram despercebidas.
Com o tempo e experiência, descobrimos que ser o MELHOR das trilhas, o TOP, o SUPER carro, ganhar muito dinheiro, trabalhar 25 hs por dia, tripudiar sobre as outras pessoas, não vale NADA !
Então, devemos estar muito atentos aos limites dos jipes mas, principalmente aos NOSSOS limites.
O importante é aproveitar cada momento desta breve vida, buscando ser feliz, sem complicar muito e ajudando aqueles que mais precisam. Pensar no que realmente é necessário para viver bem.
[ ] s
Leo - Beethoven
27/06/2007, 13:10
Aprendi isso num curso rápido da JEEP num daqueles Endurance Day que fizeram aqui em SP para testarmos os Wrangler, Sport e Cherokee.
A posição CORRETA para as mãos ao volante é com os POLEGARES PARA CIMA.
Divide a direção em 2 metades e cada mão deve ficar aprox na junção de cada uma delas.
Resumindo, é a chamada posição 22:10 .....imagine o volante como o relógio e posicione as mãos em 22:10 ou 10:10 (se for de noite ou de dia...:mrgreen:)....polegares pra cima.....Vão dizer até que isso é coisa de gay....mas pra quem não conhece isso, vai perceber que é fácil deslizar as mãos pra fazer manobras nessa posição, e menos estafante pra aguentar os impactos do volante.....experimente...
Qualquer tranco mais forte, inclusive numa manobra para entrar na garagem de casa, pode gerar um movimento brusco no volante e quebrar os dedos que estão "segurando" os raios do volante. Já ouvi casos de quebrar o PULSO.
E prá quem não sabe.. esta é uma das piores fraturas para consertar, pois o pulso é composto de uma meia-duzia de ossinhos milimetricamente encaixados.
Quebrar, eu não quebrei, mas já ganhei uma luxação que me deixou de molho uns tempos....fico imaginando o que seria se recuperar de uma fratura noi pulso....
Tanto como o Léo, eu tb fiquei pensando nos amigos que presenciaram o acidente deste que li a noticia.
Comigo já aconteceu de eu fazer cagada com carro de passeio e simplesmente por não ser minha hora, eu não morri.
Numa delas, eu fiquei um sábado inteiro isolado em casa me refazendo psicologicamente ....
Tanto quanto cada um de nós, o Gilvan fez suas escolhas.
Sabe-se lá, quantas vezes não fomos responsáveis por ajudar ou até salvar outros amigos em situações adversas, que não culminaram neste final trágico e passaram despercebidas.
Com o tempo e experiência, descobrimos que ser o MELHOR das trilhas, o TOP, o SUPER carro, ganhar muito dinheiro, trabalhar 25 hs por dia, tripudiar sobre as outras pessoas, não vale NADA !
Então, devemos estar muito atentos aos limites dos jipes mas, principalmente aos NOSSOS limites.
O importante é aproveitar cada momento desta breve vida, buscando ser feliz, sem complicar muito e ajudando aqueles que mais precisam. Pensar no que realmente é necessário para viver bem.
Nessa parte sem comentários. X10 com certeza.
Abs.
Propaganda vende sonhos, ai vai do caboclo, interpretar e traduzir o que ele viu no comercial, para suas necessidades de consumo, de segurança e para o bem estar da sua familia. ..POr favor não me leve a mal...
Peleje,
Não levo a mal nenhum tipo de comentário, pelo contrário, estamos aqui justamente para debater, e você tocou exatamente o ponto, "vai do cabloco interpretar e traduzir".
Você pode ser "vacinado" e "escolado" contra a propaganda, mas a grande maioria não é.
Embora tenha a ver com o fórum não vou me alongar aqui neste tópico, mas quem quiser saber alguma coisa sobre o assunto pode ler o texto de Vinicius Gomes, Autor do livro "O invisível atua no visível da propaganda?" no seguinte link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mensagem_subliminar
Sds,
Sukys
"O volante é onde você recebe a maior parte das informações que os pneus
dianteiros, suspensão e freios enviam sobre a superfície da pista. Apesar do volante
parecer simples, para máximo controle e suavidade, há certamente algumas técnicas
que você deve conhecer.
Suas mãos passarão um bom tempo no volante, então tanto para o conforto quanto para a
sensibilidade, a sensação tátil do volante em suas mãos é importante. Dependendo do
tamanho da sua mão, você pode querer um volante que seja mas grosso ou mais fino. O
estilo exato, tamanho e construção é uma decisão sua.
Posição das mãos no volante
A posição adequada das mãos no volante é com as mãos nas posições das 9 e 3
horas (ou 9 e 15, 15 para as 3, como preferir). Ao contrário da posição "10 para as
2" que você aprendeu na auto-escola, você tem uma gama de movimentos e controle
muito maior com suas mãos nas posições das 9 e 3 horas. As palmas devem cobrir a
parte externa do aro do volante, com os polegares circundando o aro e repousando
em cima do raio do volante. A base da palma da mão deve estar posicionada de
forma a aplicar uma leve pressão na parte da frente do volante para estabilizar os
movimentos dos seu braço - não deixe seus polegares fazerem toda a estabilização.
A maioria dos volantes esportivos atuais são desenhados para as posições 9 e 3
horas, com locais esculpidos para os polegares."
Texto original em: http://www.turnfast.com/tech_driving/driving_steering.shtml sobre técnicas de condução, aplicáveis tanto pra asfalto quanto terra, tanto pra corrida quanto pra direção defensiva.
O que traz danos à mão, e não só ao dedão, é manter o dedão ENVOLVENDO o aro e DISTANTE do raio, as duas coisas ao mesmo tempo, postura típica em volantes de aro fino, Rural e Jeep antigo, por exemplo. Nesta situação e dependendo da pegada dos outros dedos, um movimento de giro brusco do volante encontra pouca ou nenhuma resistência das mãos até o raio encontrar o dedão, e aí o risco de danos é latente.
Com o dedão já apoiado no raio, o movimento brusco do volante não só poderá sofrer atenuação com a respectiva diminuição de alteração de rota como também será distribuído entre mão, antebraço e braço, e caso a força do volante seja maior que a resistência das mãos o dedão simplesmente escorrega do raio.
Conceito de aceleração, alavanca e atrito aplicados na pegada do volante, tanto que os volantes atuais apresentam ergonomia com "encaixe de dedão" JUNTO ao raio ou POSICIONADO como tal, justamente para dar firmeza em caso de tranco, ficando repousado em 10 horas (mão direita como referência) e ligeiramente flexionado, que é a posição mais segura e confortável.
Outra coisa, o POTENCIAL de risco é menor em sistema de direção assistida do que em sistema de direção mecânica, ainda mais se não tiver amortecedor, e por esses detalhes e muitos mais outros é que no texto anterior deixei bem claro que não existe POSTURA com aplicação GENÉRICA, e só detalhei o posicionamento das mãos como forma PARTICULAR de dirigir, que leva em conta o posicionamento correto do dedão em qualquer tipo de volante que permita apoio sobre o raio.
Quem tem carro mais novo, é só uma questão de sentar frente ao volante e tentar entender o porque de cada detalhe. Nada do que verá de diferente em relação aos volantes antigos existe por mera questão de desenho.
Sds,
Sukys
Dryoffroad
27/06/2007, 17:23
Senhores. Se me permitem a intromissão gostaria de postar aqui o seguinte comentário.
Não tenho acompanhado com frequencia vários dos tópicos postados no 4x4 Brasil, mas desde que se torna público e irrestrito a cadastro específico, podemos postar com liberdade qualquer assunto. Concordo.
Recebi hoje em Bh pessoas conhecidas do nosso Gilvan Costa, que ficaram sabendo das fotos postadas no fórum.
Descidi então, como tenho acesso, mostrar-lhes as fotos.
Esclareço que não são jipeiros e sim companheiros de trabalho e convivio do mesmo.
Eis que não temos no forum somente fotos e sim grandes comentários e suposições sobre o acidente.
Sabendo que, desde quando Gilvan estava montando o carro e recebendo de muitos críticas de outros sugestões e de outros elogios e ele estava presente para ler esclarecer e conversar sobre o assunto, falavam-se até pelos cotovelos.
Não estou defendendo nem acusando ninguem.
Mas acredito não ser a forma mais correta de tentarmos descobrir oque aconteceu no momento do acidente, colocar tantas questões a julgamento aqui no forum.
Imagino oque pessoas que executaram serviços para o Gilvan sentiriam se estivessem lendo todas essas informações que aqui estão.
Imagino oque familiares e outros de maior relacionamento com Gilvan sentiriam na mesma situação.
Sejamos sim críticos com aqueles que não prezão pela segurança na trilha, por aqueles que demasiadamente bebem dirigindo um 4x4, mas sejamos tambem capazes de estar do outro lado da situação.
Será que os serviços prestados, mesmo que não tão perfeitos quanto vocês desejariam ou criticaram não foram executados da forma que foi solicitado?
Quem nunca quis experimentar um novo modelo de suspensão, motor ou outra modificação no carro e não passou por sucessos e fracassos.
Não estou aqui, repito, para defender ou acusar ninguem. Estou expressando a minha opinião após ver a reação das pessoas que não tem tanta intimidade com o forum e leram estas mensagens.
Desculpe se agredi de alguma forma alguem mas não ficaria sussegado se não postasse meu desagrado.
Estou disponivel para receber suas críticas também.
leovalle
27/06/2007, 17:58
Senhores. Se me permitem a intromissão gostaria de postar aqui o seguinte comentário.
Não tenho acompanhado com frequencia vários dos tópicos postados no 4x4 Brasil, mas desde que se torna público e irrestrito a cadastro específico, podemos postar com liberdade qualquer assunto. Concordo.
Recebi hoje em Bh pessoas conhecidas do nosso Gilvan Costa, que ficaram sabendo das fotos postadas no fórum.
Descidi então, como tenho acesso, mostrar-lhes as fotos.
Esclareço que não são jipeiros e sim companheiros de trabalho e convivio do mesmo.
Eis que não temos no forum somente fotos e sim grandes comentários e suposições sobre o acidente.
Sabendo que, desde quando Gilvan estava montando o carro e recebendo de muitos críticas de outros sugestões e de outros elogios e ele estava presente para ler esclarecer e conversar sobre o assunto, falavam-se até pelos cotovelos.
Não estou defendendo nem acusando ninguem.
Mas acredito não ser a forma mais correta de tentarmos descobrir oque aconteceu no momento do acidente, colocar tantas questões a julgamento aqui no forum.
Imagino oque pessoas que executaram serviços para o Gilvan sentiriam se estivessem lendo todas essas informações que aqui estão.
Imagino oque familiares e outros de maior relacionamento com Gilvan sentiriam na mesma situação.
Sejamos sim críticos com aqueles que não prezão pela segurança na trilha, por aqueles que demasiadamente bebem dirigindo um 4x4, mas sejamos tambem capazes de estar do outro lado da situação.
Será que os serviços prestados, mesmo que não tão perfeitos quanto vocês desejariam ou criticaram não foram executados da forma que foi solicitado?
Quem nunca quis experimentar um novo modelo de suspensão, motor ou outra modificação no carro e não passou por sucessos e fracassos.
Não estou aqui, repito, para defender ou acusar ninguem. Estou expressando a minha opinião após ver a reação das pessoas que não tem tanta intimidade com o forum e leram estas mensagens.
Desculpe se agredi de alguma forma alguem mas não ficaria sussegado se não postasse meu desagrado.
Estou disponivel para receber suas críticas também.
Adriano,
Aqui é um fórum e como tal deve-se filtrar o que acha interessante.
Mas minha opinião é que os serviços só podem ser efetuados da maneira que o cliente solicitou, desde que não comprometam a segurança do mesmo, pois quando dá a merda, independente do motivo existe o responsável pela execução do serviço. Se mesmo assim o cabeça dura insistir, faça então um documento citando que o mesmo foi advertido dos riscos, cite os possíveis problemas, peça a ele que assine e reconheça a firma em cartório.
Fosse eu não aceitava de maneira alguma, já que uma merdas dessas pode acabar com uma carreira.
O caso das soldas no eixo, chega a ser de um amadorismo gritante. Não sabe fazer, manda pra quem sabe.
O Gilvan foi mais que avisado dos problemas ali e foi o primeiro a escrever que depois consertava. Eu tenho um carro de Rock Crawling, com uma suspensão que não será nunca aprovada para circulação e não foi a toa que construí uma gaiola condizente ao risco e uso SEMPRE o cinto de segurança, pois sei dos riscos envolvidos. No meu caso, onde vc é quem faz o carro, vc apresenta as soluções e eu sempre acato, pois acredito que vc sabe o que está fazendo.
Não sei de quem está falando, mas acredito que a discussão aqui é mais que válida e de alguma forma vai contribuir pro aspecto segurança seja pelos usuários, seja pelos construtores (adaptadores) de ´4x4.
Não lí nada que macule a imagem do Gilvan aqui.
Dryoffroad,
Concordo e gênero, numero e grau com suas colocações.
Muitas vezes peritos em acidentes tem dificuldade em apontar causa, quem dirá tentarmos coisa do tipo sem a devida experiência, por isso deixei bem claro na primeira entrada neste tópico que minhas colocações nada tinham a ver com o acidente em particular, mas tão somente aproveitar os questionamentos do Loras, igualmente descaracterizados do acidente, na tentativa de ampliar a visão sobre o aspecto segurança, porque mesmo sem conhecer detalhes sobre o jipe do Galvan, o fato de ter permanecido íntegro em sua estrutura deixou claro que seu dono aplicou técnicas efetivas de segurança ao veículo, ao contrário do muito que se vê por ai, que por muito menos pode ter como resultado o mostrado na foto em anexo, e é pra esse pessoal que devem ser dirigidos todos os esforços.
Sobre os problemas mecânicos não cabe a mim analisar, acredito na palavra de quem presenciou tais fatos e tem experiência.
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
27/06/2007, 18:06
Completando o que o Leovalle disse e falou muito bem. Acompanho o tópico desde o início e em nenhum momento houveram ataques para com as atidudes do Gilvan no que diz respeito aos detalhes de seu veículo, e nem tão pouco se clamou pela presença ou citação de quem fez os serviços no seu carro.
Até o momento, na minha opinião, o interesse do tópico tentar entender a tragédia, se é que é possível, para servir de consolo aos que precisam e principalmente usar essa experiência fatídica a favor de outros para que não se repita esse cituação tão triste.
Abs.
equipeminas4x4
27/06/2007, 18:56
O Gilvan sempre pregou e denfendeu o fato que ELE PRÓPRIO estava fazendo o eixo, portanto nem cabe comentar se houve uma empresa fazendo o serviço ou não. Se houve eles fizeram simplesmente o que o Gilvan pediu.
[]´s
Dryoffroad
27/06/2007, 21:27
Marcel, concordo com você, mas nós conhecemos o processo e sabemos como funciona. Nem todos são assim
Dryoffroad
27/06/2007, 21:38
Leo, como sempre levando pro lado errado. Não estou falando de profissionalismo, de adaptadores, de responsabilidade de um ou de outro e agora não adianta falar que o Gilvan foi advertido ou não, de serviços executados ou não, se foi alguém especializado ou fundo de quintal. Acredito até que isso não vai adiantar ser discutido agora.
É claro que é um fórum e como tal deve-se filtrar o que se acha interessante. Por isso mesmo pedi permissão pela intromissão e expliquei que estava postando a visão que pessoas que não estão neste meio tiveram. Mas como você disse cada um filtra oque achar interessante. E em momento nenhum disse que alguém estava maculando a imagem de ninguém. Nem mencionei o “nosso” modo de trabalho porque não era essa a intenção, não tem nada com trabalho mas com o espanto que outras pessoas ficaram com a forma que trataram o acidente. Pra gente o filtro pode funcionar, pra outros não.
(Por pedido de quem falou, não mencionei nomes, até porque, são da imprensa e não queriam se manifestar).
Quanto a forma de trabalhar, acredito que todos aqui são suficientemente responsáveis para não fazerem absurdos. Independente de estarem executando algum serviço ou mandando fazer.
Mas valeu a crítica assim mesmo
Cavalcante
27/06/2007, 22:00
Dois dedos de proza sobre isso: fornecedores, projetistas e construtores não foram citados, sequer notados. O que está sendo discutido aqui são as técnicas de projeto e construção, direção, reboque, etc, que possam ou não ter influenciado no acidente e em suas consequências. Imagens enriquecem a discussão. O título do tópico foi de certo modo infeliz, lembrando os programas catástrofe, mas o conteúdo não tem nada a ver com isso, muito mais pelo contrário.
Não vejo até agora julgamento algum. E tenho absoluta certeza de que não vou ver. A menos que apareça algum cretino fundamental querendo decretar o óbvio ululante. Até agora são pessoas sérias discutindo um assunto sério. Como outros já disseram aqui, se eu, que nem conheci o Gilvan, já chego cheio de dedos, imagina pras pessoas que conviveram com ele... A memória do Gilvan está e deve continuar sendo respeitada sim, e contribui com isso analisar todas as possíveis causas do acidente e, se possível, concientizar e evitar que outros colegas de esporte passem por isso.
Apenas foram levantadas hipóteses, sem nenhum traço sequer de leviandade.
Finalmente, é óbvio que qualquer profissional sério envolvido em qualquer etapa da construção do carro vai ficar chocado, mesmo o responsável pelo suporte da placa. E pode e deve fazer uma limonada desse limão, se for pelo lado do que o Leovalle disse, apropriadamente. Profissionais sérios também erram, e um dos piores erros é o não dizer não.
Pessoal,
Sou mirim aqui, café pequeno, mas gostaria de deixar minha palavra. Não conheci o Gilvan, mas lamento sua morte, pelas circunstancias em que ocorreu, principalmente de que um pequeno detalhe, o do cinto de seguranca, se não o protejesse da morte, ao menos lhe daria uma chance maior. Muito triste.
Acho que pela quantidade de gambiarra e atitudes bobas inconsequentes até que acontece pouco acidente:shock::putz:
[]s
Xará, acho que é a frase mais verdadeira. Fiz poucas trilhas, mas é incrivel a qtde de jipes sem manutenção. Jipes que engasopam morro acima e nem tem freio pra segurar na descida. Jipes com buracos no assoalho, ou bancos soltos, sem cinto, nem nada. Nem uma tampa de combustivel decente. E tem gente que não acredita em Deus.....
A grande mensagem do Gilvan é essa mesmo: discutir a fundo sobre segurança, coisa que nós brasileiros temos que aprender a dar mais valor. Pois é triste um pais onde, se vc coloca o cinto qdo sentar no banco traseiro, vc recebe uma gozação. Se não chapar o coco na trilha e andar com os vidros fechados é chamado de "coxinha". Segurança é coisa de "boiola"...
Não sei dizer o nome de todos que estiveram com ele, ajudando, no momento e depois. Mas quero deixar meus parabéns, vcs são homens bravos e com certeza, o Gilvan esteve entre amigos verdadeiros.
Saudações,
Flavio Miranda
27/06/2007, 23:41
Adriano,
Até dá para entender o que vc quis dizer com seus comentários, alertando para não transformar uma fatalidade em tribunal do juri.
Mas note que realmente, o FATO da morte do Gilvan alertou a todos da enormidade dos riscos que corremos pelo simples fato de andarmos de jipe. Quanto mais por enche-los de coisas dentro e por fora, fazer adaptações que extrapolam o limite da resistencia e projeto originais.
A cada msg, dá para perceber que todos estão muito cuidadosos em discutir o tema segurança com base num fato concreto e recente. Algo como discutir o que ocorreu em Imola com o Airton Senna naquela curva...
Se o Frank Williams é culpado, o projetista da barra de direção, os pneus, etc... isso é para a Justiça. Não trará ele e o Gilvan de volta.
Agora....se tem alguem da Imprensa ou oficina ou amigo ou inimigo ou sorveteiro da esquina se sentindo 'agredido' , basta cadastrar-se no Forum e postar suas idéias... é Grátis !!!
Grande abraço.
Dryoffroad,
Interessante e muito pertinente sua colocação.
Uma pessoa não habituada ao 4x4Brasil, especialmente se não for jipeiro, realmente pode compreender erroneamente nossa conversa...:pensativo:
É como pedir para um médico interpretar um texto de advogado.:oops:
Além disso criamos uma certa intimidade "virtual" com os companheiros de fórum, que nos permite abordar temas delicados com certa franqueza.
Concordo que talvez fosse interessante limitar o acesso. Só acessa quem tem cadastro. Mas isso é uma decisão que cabe aos moderadores...:concordo:
Agora, também vejo que em nenhum momento questionamos as decisões tomadas pelo nosso amigo Gilvan. E tampouco temos certeza de que outras decisões teriam resultado num desfecho diferente.
É o que sempre digo. Estude e aprenda. Mas no final, quem deve compilar as informações e decidir é uma única pessoa: VOCÊ.
De fato esses questionamentos são muito importantes para o desenvolvimento seguro do meio off road no Brasil. Infelizmente foi preciso um evento singular para que despertasse aqui a consciência sobre o tema.
Apontar réus não vai reescrever o passado. Mas analisar os possíveis erros pode mudar o futuro!!!:!:
Nunca vi tanto conhecimento técnico sobre o simples fato de "segurar o volante". Hoje vejo que ainda sou criança. Apenas sento e giro o volante de um lado para o outro... percebi que tenho muito a aprender. Por isso estamos aqui.
Espero que de certa forma o aprendizado seja significativo e que todos cobrem mais responsabilidade dos companheiros de trilha. Acima de tudo, vale ressaltar, que isso não significa que o Gilvan foi irresponsável...:concordo:
Abraço,
"O volante é onde você recebe a maior parte das informações que os [...] de sentar frente ao volante e tentar entender o porque de cada detalhe. Nada do que verá de diferente em relação aos volantes antigos existe por mera questão de desenho.
Sds,
Sukys
Rapaz,
Se o Curso de Formação de Condutores das Auto-Escolas fossem realmente levados a sério, essa seria uma aula essencial!!!:palmas:
Se me permite, vou selecionar o texto para acrescentar no tópico sobre segurança off road!!!:!:
Abraço,
Loras,
Qualquer um que tenha acesso à revistas com mais de quarenta, cinquenta anos, percebe fácil que nas propagandas [...] e no caso do automóvel existe de tudo, com alusão à velocidade, potência, excentricidade, finesse, etc., e quer ícone de poder mais "gritante" e completo que um veículo Off Road? Como dizem no teatro, fecha o pano!
Sukys,
Com certeza essa "virtualização" da realidade é característica da propaganda. Vide o sucesso que aqueles jogos virtuais, onde é possível vender uma imagem diferente da própria pessoa, fazem sucesso...:pensativo:
Esse é o mundo em que vivemos. Um mundo de aparências.:oops:
Não tenho nada contra a propaganda, mas concordo que às vezes a coisa é meio exagerada. E se o consumidor não for atento, nem percebe por onde vai levado...:concordo:
Comprar um carro "Adventure" / "Off Road" para rodar na cidade é um exemplo típico mesmo!!!:!:
Abre o pano e volta o fórum, com algum marinheiro de primeira viagem pedindo informação sobre pneu Dickcepek, spoa, guincho de 12.000 lbs, turbo, caixa de direção de Kombi, eixos de Rural, câmbio de Maverick, etc. etc. etc., tudo pra ser instalado em jipe da marca tal.
Loras, como é possível incutir segurança pra caboclo que nasceu levando martelada de marketing? Na cabeça do cara, segurança é a anti-tese do sonho, é a destruição do símbolo de poder que ainda não tomou forma.
Entendi teu ponto de vista. Tenho uma proposta. Podemos responder assim:
"Para colocar pneus maiores, primeiro o seu Jeep precisa de ......
Quando isso estiver pronto e seguro, aí conversamos sobre pneus."
Sem dúvida seremos "tachados" de chatos no fórum... resta outra opção?:?:
A medida que o caboclo vai se enturmando neste meio descobre a importância da técnica, e de tabela, segurança, e invariavelmente isso só ocorre em função de dinheiro gasto com besteira fantasiada de função.
Técnica e segurança são coisas que se adquire por experiência, principalmente em assuntos que envolvem o automobilismo e seu marketing dos sonhos.
Você, com muito mais competência e propriedade do que eu pode falar sobre acidentes e dados estatísticos, mas não é lá pelos 18~25 anos que o bicho pega? E se considerarmos a "idade mental"?
Sempre é bom falar sobre segurança, mesmo porque será de utilidade pra algum desavisado, mas no geral, a briga é boa.
Eu admito. Já fui vítima do processo e isso não é vergonha nenhuma. Comprei a Defender sabendo do seu potencial deformável em caso de capotamento.
Mas sempre foi meu sonho... e comprei. Já troquei pneus, fárois de milha, etc. E a gaiola ainda NÃO está lá.
Falta de opções e mão de obra qualificada + equipamentos em Boa Vista explicam. Explica mas não justifica.:discordo:
Só que agora eu percebo a diferença. Logo a gaiola está nos planos...:mrgreen:
Se a pessoa souber que está andando sobre ponte no escuro, a morte pode vir por pânico e não por queda. :-)
Justamente nessa linha que eu digo. A ignorância previne pânico e ataques cardíacos. No entanto não recomendo a mesma para ninguém.
Entendi o que quis dizer, mas não concordo muito com seu exemplo, e só pra variar :-) explico o porque, já que o porque tem lá a ver com segurança ao dirigir:
Quando me atrevo a fazer algo costumo mergulhar de cabeça, vou fundo à procura de tudo que ajude no trabalho, e se não usar do simancol muitas vezes extrapolo. Por motivo que não vem ao caso precisei conhecer o alfabeto Braille, apenas o código e o padrão, mas daí a tentar ler em Braille foi um pulo, e daí a tentar andar com olhos fechados foi outro, dentro de casa, é lógico, porque sou doido mas não louco, e com isso senti na pele, literalmente, como a ausência de visão aguça os outros sentidos. Inicialmente a sensação é de desconforto, justamente por causa da INSEGURANÇA, mas a medida que os outros sentidos compensam a visão é possível fazer muita coisa que à princípio pareceria impossível, só que aí entra um lance interessante, aos poucos ganha-se em segurança, mas a desconfiança permanece, sempre.
Um meio off topic. Sukys, de coração, conheça www.grupoterra.org e faça um passeio com eles. Pode dizer que foi indicação minha!!!:concordo:
...."bundômetro"...
Mais um detalhe que preciso aprender...:mrgreen:
Segue...:arrow:
Sempre digo que pergunta genérica só com resposta genérica.
Carroceria com ou sem mobilidade em relação ao chassi? Chassi, sub-chassi ou monobloco? Teto rígido, rígido removível ou sem teto? Peso do veículo? Uso pretendido? Banco original ou tipo competição? Cinto com fixação na gaiola ou no banco?
Nem sou a pessoa mais indicada pra falar sobre isso, mas posso gastar a tecla de interrogação com perguntas pra transformar o genérico em específico, e termino com a famosa frase: "A resistência de uma corrente é igual a resistência do elo mais fraco".
Quero uma gaiola para a Defender 110. Carroceria sem mobilidade em relação ao chassis. Teto rígido de alumínio. Umas 2,5ton. Expedições e apoio médico a eventos. Bancos Rally Design com cintos de 04 pontos. Ajuda?:?:
Em meu tempo de motociclista passei por uma fase estradeira, e viajei muito com um amigo, cada um em sua moto. Os capacetes que usávamos já tinham microfone e falante embutidos, daí foi só uma questão de montar um par de transmissor/receptor em FM pra um ficar azucrinando a orelha do outro. :-)
Não deixa de ser uma opção pra jipe, onde bastaria um par de transmissores, com recepção via rádio FM convencional.
Outra saída é o uso de PX ou PY com PTT acionado por fonia. Em estação base funciona que uma maravilha, em móvel talvez nem tanto, mas é algo pra se levar em conta.
Boa idéia. Melhora a comunicação e protege a cabeça. Dois coelhos...:concordo:
Salvo engano algumas duplas usam no Rock Crawling.
Pra fazer jus ao nome, célula de sobrevivência tem que ter uma relação conceitual.
Lembra quando comentei que em capotagem, uma pedra ou galho entrando no habitáculo pode causar acidente fatal? Então, a célula de sobrevivência pode prever proteção contra granito de um metro de diâmetro ou pedaço de taquara pouco maior que um lápis. O assunto é complicado.
Hum... certo. Célula de sobrevivência precisa de parâmetros para ser definida. O que seria um meio termo ideal? Existe?:?:
As vezes tenho a impressão de que se considerar com tanto detalhismo cada fator envolvido, não chego a conclusão nenhuma. Talvez essa "sensação de complexidade" contribua para afastar os iniciantes de tais assuntos...:pensativo:
Olha só que coisa interessante. É muito mais comum ver praticante de bicicross, tracking, montanhismo ou caminhada fazendo uso de equipamentos de segurança, do que jipeiros. E quem corre mais riscos?
Aí voltamos pro marketing cognitivo, pro símbolo de poder, onipotência, prepotência...
Hum... carro é cotidiano. Afinal, todo mundo dirige... agora quantos ficam diariamente presos em cordas a 10m de altura?:?:
O erro é confundir trânsito urbano com meio off road...
O caboclo tem vontade de comprar carro importado mas não tem grana pra manutenção? Compra nacional.
Não tem grana pra modificar o nacional zero? Compra usado.
Não tem grana pra deixar o usado em condições? Faça Off Road de bicicleta ou mesmo a pé.
É mais saudável, e quem fizer isso pode até faturar alguma grana em créditos de carbono. :-)
Off Road motorizado pode ser feito com investimento relativamente pequeno, segurança compatível, e muita diversão. Vai de cada um.
Fato curioso... é raro jipeiro realmente assumir o que gasta com manutenção. :twisted:
Gosta de espalhar aos sete cantos que seu carro não quebra e não gera despesa nenhuma. Logo o iniciante acha que se comprar tal viatura, basta trilhar...:parede:
Enfim, praticar off road motorizado é um esporte caro. Assim como qualquer outro esporte automotor ou radical. Veja quanto custa uma corrida de kart, ou ainda uma prova de stock car. O preço de uma corda de alpinismo beira fácil os 600 reais...:shock:
Agora, claro que depende da modalidade escolhida. Raid tem um custo. Trilha tem outro. Rock Crawling outro. O custo benefício pode ser favorável se bem estudado e planejado. Mas barato não é.
Tô gostando do papo!!!:!:
Abraço,
leovalle
28/06/2007, 04:52
Leo, como sempre levando pro lado errado.
Que papo é esse de SEMPRE levar pro lado errado?. Leia o que vc escreveu.
Acho que o que tá sendo aboirdado aqui é um excelente alerta pra vc também.
A abordagem aqui está sendo o mais imparcial e técnica possível e a única intenção e tentar entender o acidente pra que não volte a ocorrer.
Teve uma sucessão de cagadas sim e em minha nada humilde opinião, quem fez aquele eixo é um grande irresponsável. O momento de se discutir responsabilidade é esse sim, pois isso evita acidentes.
Tô cagando pra se esse pessoal sei lá quem é e de onde são não tá gostando da abordagem. Na hora de ajudar a família, na hora de resgatar o carro, na hora de ir lá colocar a vida em risco dirigindo o carro, eu tava lá e não ví ninguém desses aí ajudando, portanto pra mim que se fodam.
Quem não deve não teme e não se sente atingido.
E não te critiquei em momento nenhum.
Dryoffroad
28/06/2007, 08:46
Bom dia!
Flavio Miranda e Loras, acredito que entendenderam o objetivo da observação que fiz. Inclusive deu esta sugestão para as pessoas que citei anteriormente, e até pedi para que eles façam o cadastro e questionem por eles mesmos.
Leo, quando conversei com o pessoal comentei exatamente sobre o fato de estarem lá pra ajudar a fazer algo, e espero que tenham a capacidade de se manisfestarem.
Não disse que você me criticou e se tivesse, seria uma troca de opiniões, como tem acontecido até agora. Tô tranguilo! E não temos nenhum motivo pra temer. Eles me desmonstração em reação a leitura deste tópico e passei a informação pra frente. Novamente coloco em enfase o fato de eu tambem não estar aqui para dizer se tem alguem certo ou errado. Como você disse É UM FORUM, FILTRA-SE O INTERESSANTE.
Valorizo muito oque todos fizeram no momento do acidente do Gilvan, após e para o resgate do carro.
Principalmente pelo fato das pessoas que ajudaram conheciam o Gilvan e acredito que a todo momento lembravam dele durante todo o resgate.
Bola pra frente.
Acompanho o tópico desde o início, por muitas vezes acompanhado de minha namorada, que não entende absolutamente NADA de off road(nem gosta, por enquanto), e que demonstrou um enorme interesse pelo tópico por se tratar de segurança ao volante em TODAS as situções, não só no fora de estrada, vide o exemplo da empunhadura do volante.
Não creio que algúem que esteja realmente interessado em esclarecer os fatos e usar essas conclusões em favor da segurança de outras pessoas possa ver algum julgamento ou crítica pessoal a QUALQUER pessoa, seja nosso amigo Gilvan ou seus fornecedores. A discussão tem sido técnica e somente isso. É sim muito interessante saber como o eixo quebrou, como o link entortou e o que deve ser feito para minimizar esses efeitos.
Aos amigos que foram ao resgate do Monster, deixo meus elogios pela coragem de se arriscar e de certa forma reviver a tragédia ocorrida, e ainda ter forças e sensibilidade para documentar e relatar tudo aqui para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente.
A TODOS, parabéns pelo tópico riquíssimo em informações.
[]'s
Sergio Rocha
28/06/2007, 14:01
Que papo é esse de SEMPRE levar pro lado errado?. Leia o que vc escreveu.
Acho que o que tá sendo aboirdado aqui é um excelente alerta pra vc também.
A abordagem aqui está sendo o mais imparcial e técnica possível e a única intenção e tentar entender o acidente pra que não volte a ocorrer.
Teve uma sucessão de cagadas sim e em minha nada humilde opinião, quem fez aquele eixo é um grande irresponsável. O momento de se discutir responsabilidade é esse sim, pois isso evita acidentes.
Tô cagando pra se esse pessoal sei lá quem é e de onde são não tá gostando da abordagem. Na hora de ajudar a família, na hora de resgatar o carro, na hora de ir lá colocar a vida em risco dirigindo o carro, eu tava lá e não ví ninguém desses aí ajudando, portanto pra mim que se fodam.
Quem não deve não teme e não se sente atingido.
E não te critiquei em momento nenhum.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Eu tenho evitado de postar sobre esse infeliz acidente.Mas já que está tomando esse rumo de questionamentos, eu concordo plenamente com o Leo.
Eu quero e tenho o direito de saber se o Gilvan se distraiu e bateu no barranco e daí quebrou o eixo ( muito fraco esse eixo) Ou se o eixo quebrou e por isso ele bateu no barranco.
Só pra lembrar quem esqueceu e informar quem não sabe, esse eixo foi soldado errado ( munhão invertido), serviço desfeito, e ressoldado outra vez.O que pode ter fragilizado o material.Deixo essa analise pro mestre Leopoldo.
Ninguem está querendo criticar o nosso amigo Gilvan, queremos que a morte dele não tenha sido somente mais uma.Queremos aprender, mais uma vez, com o que ele involuntariamente pode ter deixado como legado para todos.
[]'
Sobre o eixo quebrado, reparem nessa solda que parece simplesmente ter "descolado" da carcaça do D70. Aquilo não deveria estar fundido junto com o material da bolota?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=85853&d=1182739600
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=85861&d=1182740283
Outra coisa: Na mesma foto aparece o furo da carcaça do diferencial onde vai a tubeira encaixada. Não deveria ter solda nele tb? Note um ponto de tinta vermelha na tubeira na parte que vai encaixada na carcaça.
Se tivesse solda ali não seria um bom reforço?
Quanto ao link torto, o Léo ou o Marcel cita ser feito de aço 1020. Um 1045 não seria mais adequado?
mais umas fotos para ilustrar minha dúvida
1- o referido "furo" na carcaça
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=85863&d=1182740338
2- a tubeira do eixo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=85862&d=1182740308
leovalle
28/06/2007, 14:44
Sobre o eixo quebrado, reparem nessa solda que parece simplesmente ter "descolado" da carcaça do D70. Aquilo não deveria estar fundido junto com o material da bolota?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=85853&d=1182739600
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=85861&d=1182740283
Outra coisa: Na mesma foto aparece o furo da carcaça do diferencial onde vai a tubeira encaixada. Não deveria ter solda nele tb? Note um ponto de tinta vermelha na tubeira na parte que vai encaixada na carcaça.
Se tivesse solda ali não seria um bom reforço?[/quote]
Já havia chamado atenção pra isso.
Quanto ao link torto, o Léo ou o Marcel cita ser feito de aço 1020. Um 1045 não seria mais adequado?
Tem uma foto do Monster na última página da Revista Planeta Off-Road, quando o carro ainda tinha eixos de troller e dá pra ver que são as mesmas barras, que foram reforçadas e o que é pior, a do lado direito está empenada.
Acredito que alí devesse se usar tubos mecânicos sem custura com parede grossa, masis parrudos, já que o peso do eixo é absurdo, mas o Marcel, Bill e outros que projetam suspenções podem ajudar com mais critério
Léo, então essa solda esquisita (pacrece q nao fundiu legal com o material da carcaça) + falta de solda de reforço na carcaça + montagem e desmontagem algumas vezes = eixo fraco?
Tem como dizer se já não estava trincado naquela solda q simplesmente "separou"?
Quanto aos links, concordo contigo.
equipeminas4x4
28/06/2007, 15:56
Se tivesse solda ali não seria um bom reforço?
Pelamordosmeufiote
1045 não se aplica nesta função.
[]´s
equipeminas4x4
28/06/2007, 16:07
Não sei se repararam na foto do link torto, como aquela barra soldada ao link foi eficiente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=85856&d=1182739847
Eficiente na forma como foi colocada no link, pois ela só funciona com esforços no sentido vertical e não no horizontal, como aconteceu neste caso. Repare que não existe empeno no sentido vertical.
[]´s
Eu quero e tenho o direito de saber se o Gilvan se distraiu e bateu no barranco e daí quebrou o eixo ( muito fraco esse eixo) Ou se o eixo quebrou e por isso ele bateu no barranco.
Só pra lembrar quem esqueceu e informar quem não sabe, esse eixo foi soldado errado ( munhão invertido), serviço desfeito, e ressoldado outra vez.O que pode ter fragilizado o material.
Sergio, você quer e pode saber o quiser, e disso não tiro nem o seu direito e nem o de ninguém, mas eu só quero entender o seguinte:
-Já que existe certeza sobre problemas no eixo, que diferença faz se quebrou antes ou depois da queda?
-Qual a utilidade prática desta informação?
-Se quebrou antes ou depois vai alterar algum conceito técnico?
-Se já é sabido que aqui ou lá existiam problemas, nao seria mais prático focar soluções, como já estava sendo feito?
O acidente é recente e é natural que exista um forte componente emocional, levando as pessoas à busca de explicação para tamanha perda. Mas a explicação para a perda da pessoa tem mais a ver com o divino, a explicação para o acidente tem a ver com perícia especializada, e a explicação do que existia de errado ou poderia ter contribuído ao acidente já foi dado.
Numa boa Sergio, mas "casa roubada, tranca na porta", ditado que traduzido para bom português significa: do que aconteceu de ruim, só importa saber o que servirá para evitar a repetição do fato. Para o resto, o único consolo é levar nossos olhos a Deus.
Sds,
Sukys
leovalle
29/06/2007, 02:56
Sergio, você quer e pode saber o quiser, e disso não tiro nem o seu direito e nem o de ninguém, mas eu só quero entender o seguinte:
-Já que existe certeza sobre problemas no eixo, que diferença faz se quebrou antes ou depois da queda?
-Qual a utilidade prática desta informação?
-Se quebrou antes ou depois vai alterar algum conceito técnico?
-Se já é sabido que aqui ou lá existiam problemas, nao seria mais prático focar soluções, como já estava sendo feito?
O acidente é recente e é natural que exista um forte componente emocional, levando as pessoas à busca de explicação para tamanha perda. Mas a explicação para a perda da pessoa tem mais a ver com o divino, a explicação para o acidente tem a ver com perícia especializada, e a explicação do que existia de errado ou poderia ter contribuído ao acidente já foi dado.
Numa boa Sergio, mas "casa roubada, tranca na porta", ditado que traduzido para bom português significa: do que aconteceu de ruim, só importa saber o que servirá para evitar a repetição do fato. Para o resto, o único consolo é levar nossos olhos a Deus.
Sds,
Sukys
Aí que está Sukys,
tem importância sim se o eixo quebrou antes da queda, pq se foi, ele provavelmente é que causou o acidente. Quem for no local vai poder constatar que alguma coisa estranha aconteceu, pq não tem pq o carro ter ido pro barranco.
Tô gostando do papo!!!:!:
Loras,
Trocar idéias sobre segurança sempre é bom, não esqueci das suas ultimas perguntas e já tenho resposta na base do metro, mas acho que seria mais oportuno fazer isso em outro tópico ou em tópico novo.
Fica a seu critério.
Sds,
Sukys
equipeminas4x4
29/06/2007, 17:30
manda por aqui mesmo.
[]´s
[]´s
Pelamordosmeufiote
1045 não se aplica nesta função.
[]´s
Braços tensores de aço SAE 1045 fabricados em peça única são melhores que os SAE 1020 em peça única o composta por terem maior resistência a esforços por golpes, agora fabricar em SAE 1045 uma peça composta não é bom por problemas de soldabilidade. Braço para se inspirar na hora de projetar tem vários bons exemplos entre eles Engesas e Defender´s. Neste link http://www.desafio4x4.com/phpBB2/viewtopic.php?t=2838&sid=afde6783e2d659e66c630297d7eb3c79um artigo interessante de como construir um com capricho em chapa de aço SAE 1045 cortada com jatos de água.
.
Leo - Beethoven
29/06/2007, 19:40
Eu discordo sobre o uso de aço 1045 para fabricação dos links....o 1045 deforma com muita facilidade no caso de impactos o que é comum em veículos fora de estrada.....sem contar que não possui boas propriedades para tratamento térmico, pelo menos não pra aplicação discutida aqui.
O 1045 é bom para peças que não sofrem impacto de forma alguma, ou onde se deseja a deformação proposital quanto isso ocorra. Caso que não pode acontecer em um link, pois a sua deformação irá comprometer a geometria da suspensão.
Existem várias classificações de aços que podem ser utilizados nos links, seja qual for o ideal é que ele tenha uma resistência a impactos muito boa, porém em uma faixa de dureza que não se torne quebradiço, pois se não ao invés de empenar, vai quebrar ou tricar.....existem aços que com têmpera e revenimento irão atender perfeitamente essas propriedades e que ainda serão comercialmente baratos.
Há quem diga que consegue isso com o 1045, características físicas deste material não permite esse processo de forma adequada. E não se esqueça de que vc vai a loja e compra um aço "X" e quem garante que é realmente o material que vc quer ? Por exemplo: Como vc diferencia um 1020 de um 1045 ? Confia no cara que te vendeu ?....isso é um problemão.....em itens como esse o correto seria fazer alguns testes depois da peça pronta pra saber se ela está dentro das características adequadas.....
Abs.
Sergio Rocha
29/06/2007, 20:00
Sukys
Existe uma coisinha muito seria nisso tudo.Apuração de responsabilidades.
Se as pessoas fossem responsabilizadas pela merdas que fazem, pensariam muito antes de fazer uma solda mal feita.
É muito pouco provável que eu venha a fazer algum serviço na oficina que o Gilvam usou.Mas acredito que da mesma maneira que o carro do Gilvam serve de propaganda favorável, deve tb servir como exemplo de trabalho mal feito.
Quando se vende peças ou serviços devemos ter responsabilidade pela sua qualidade.Quanto a fatalidade, eu acredito piamente que essa é a pior das desculpas.
Se um filho meu morrer devido a um problema mecanico, vc pode ficar certo que eu vou até as últimas consequencias para que, se houver um responsável, ele pague com juros e correção monetária.
Por isso eu e qualquer pessoa temos o direito de saber o que causou o acidente.
Seria uma beleza se por aqui os bandidos nunca vencesssem os mocinhos.Não estaríamos assistindo a tantos casos de roubalheiras, a tantos desmandos.Quando que vão ser presos os responsáveis pelos viadutos, predios e etc que desabam siobre nossas cabeças ?
Basta fazer com que fazer merda de merda.Basta isso e nosso mundo bvai ser um lugar muito melhor.
[]'
Se um filho meu morrer devido a um problema mecanico, vc pode ficar certo que eu vou até as últimas consequencias para que, se houver um responsável, ele pague com juros e correção monetária.
Antes de mais nada, Sergio, o que vou escrever será baseado na sua frase, mas não é direcionado a ninguém em específico e serve apenas como reflexão.
No meu modo de entender, serviço mal executado não precisa gerar acidente pra considerar seu autor como irresponsável, mas assunto do tipo é muito complexo, porque muitas vezes existe irresponsabilidade também por parte do proprietário, e não só do executor do serviço.
Já cansei de ver cenas do tipo em várias oficinas: mecânico apresenta um serviço com preço tal, e o dono começa um infindável questionamento visando redução de preço. É um tal de trocar peça nova de primeira linha por peça de carro sucateado, substituir serviço de torneiro ou soldador qualificado pelo serviço amador do conhecido do cunhado da vizinha, e por aí vai. O fórum mesmo, está abarrotado de textos com as mais esdrúxulas adaptações, visando EXCLUSIVAMENTE economia. Aí, meu caro, na primeira merda que acontece no carro o dono berra pra todo lado, mas não conta pra ninguém que a origem da merda foi ocasionada por economia SOLICITADA por ele mesmo.
Segurança, oras bolas, segurança que se dane, e se mecânico, mesmo de bom senso, disser não pra toda solicitação de diminuição de custo fecha a porta por falta de clientes, porque não é toda oficina que tem cacife pra se manter apenas com clientes de bom senso.
Procure pelos tópicos e encontrará a frase "cliente tem sempre razão", justamente em assunto pertinente. Tem sempre razão uma ova. Cliente tem carro, problema e algum dinheiro, nem sempre razão ou responsabilidade, e pouquíssimas vezes conhecimento técnico, e sejamos REALISTAS, manda quem pode ou tem dinheiro, e na hora da execução do serviço, quem tem o dinheiro é o dono do carro.
Tem muito mecânico ruim e aproveitador, não resta dúvida, mas também tem muito dono de carro em pé de igualdade, e quer lugar melhor que este fórum pra tirar dúvida?
Vamos pegar as postagens dos ultimos dez dias como tira-prova?
Cinco dias?
Um dia?
Ok, concordo plenamente com sua frase acima, só que seu filho, você, eu, ou qualquer outra pessoa, pode fazer tudo da melhor forma possível, daí cruza com carro cheio de gambiarras que nos envolve em acidente.
E aí? Como é que fica? Tem diferença morrer pelo proprio carro ou pelo carro do vizinho?
Quem é o nosso vizinho? Onde estamos mais expostos à gambiarras? Se pensou em qualquer lugar, acertou , mas acertou mais ainda se pensou em evento que possua carros com algum grau de modificação, porque neste meio existe muita bomba ambulante, e não se deixe levar pela aparência, porque tem muito carrão bonito mais inseguro que Passat velho com bandeira dos EUA pelas ruas de Bagdá.
Particularmente, se o que tenho escrito aumentar a segurança de um mísero carro já estou satisfeito, porque este carro pode nunca cruzar comigo, mas com certeza absoluta cruzará com o filho de alguém, seja na trilha, seja na rua.
Se é pra moralizar, vamos cair de pau em tudo quanto é mecânico comprovadamente irresponsável, mas vamos fazer o mesmo entre nós, porque neste mundo tem de tudo, até desavisado, mas não tem santo.
Sds,
Sukys
leovalle
30/06/2007, 09:46
Sukys,
mecânico que faz serviço de merda só pra agradar o cliente porque ele não tem grana pra fazer direito é irresponsável.
Outro dia conversava isso com o Adriano da Almeidas 4x4 (Dryoffroad aqui no fórum). Disse pra ele que se o cara quer que faça gambiarra, que ele mande o cara procurar outra oficina ou até mesmo remontar o próprio carro e bancar a prancha pra devolver ao cliente, pois assim sai mais barato, pois na hora que dá merda ou o que o carro quebra querendo ou não mecânico sempre lava a fama/responsabilidade e o que se escuta do "cliente" é: Mecânico é uma merda.
Esse papo se deu por causa de um cliente que ia colocar um bloqueio num samuca e quando o eixo traseiro foi desmontado viu-se que o rolamento estava péssimo. O cliente disse pra ele que não era pra trocar. No fim da história foi trocado e o cara veio reclamar comigo, que havia indicado e ainda caguei na cabeça dele, falando que aquilo provavelmente salvou sua vida.
Mande seu carro pra uma oficina séria e tenta fazer gambiarra pra vc ver. Sugiro Almeidas 4x4 aqui em BH ou a Spyder 4x4 em SP pra vc tentar fazer o teste.
André Pereira
30/06/2007, 12:50
Companheiros,
Tenho acompanhado atentamente as discussões do tópico, para, como jipeiro iniciante (o correto seria "um aficcionado por jipes tentando iniciar", pois meus mecânicos não deixam), aprender com os que já têm experiência. Por isso, até agora apenas lia as mensagens, pois nada tinha a contribuir para a discussão das questões. Agora, porém, passou-se à discussão de um tema novo, que é a questão das responsabilidades por eventos da espécie.
Como eu, pessoalmente, não gostaria de ver o debate desviar-se para essa direção (já que o debate em torno do assunto até agora tratado parece muito mais útil a todos), peço permissão para dizer, baseado na experiência de mais de vinte anos como profissional do Direito, que, de acordo com a lei, também o executor do serviço pode ser responsabilizado por eventos da espécie. Disso não tenho e nenhum profissional do direito teria dúvida.
Peço desculpas por dizer isso de forma categórica, bem como por dizer onde se baseia minha experiência (faço-o porque, assim como ocorre comigo, certamente alguns ficam a se indagar de onde nascem afirmações, contidas nos tópicos, categóricas como a que agora acabo de fazer).
Esperando ter contribuido para evitar desvio (em direção a questões que não permitem nenhuma dúvida) no que o tópico tem proporcionado de mais útil, envio minhas saudações e agradecimentos pelo que me têm ensinado.
André Pereira
Leovalle,
Não estou querendo eximir a responsabilidade de mecânico, pelo contrário, se aceitou fazer besteira o problema é dele, pisou na bola e ponto final. Mas se o cliente foi alertado sobre as implicações e quer porque quer, também tem sua responsabilidade.
Existem ótimas oficinas, não tenho dúvidas sobre isso, também existem clientes sensatos e coerentes, mas você que tem experiência sabe muito bem que, no geral, a realidade é bem distante disso.
É neste sentido que estou querendo chamar a atenção, porque tem muita gente que entra aqui, se informa, fica sabendo tanto do certo quanto do errado, e sai à procura do mais barato mesmo sabendo DE ANTEMÃO que não é o certo, e com certeza encontra quem faz o serviço. Exemplos neste proprio forum.
Mas, deixa pra lá, querer chamar a atenção para o nosso proprio umbigo (nosso no sentido de fórum) não vai dar em nada, e certo ou errado, corporativismo tem seu peso.
Sds,
Sukys
André,
Só mais um último pitaco meu.
Em tese, a responsabilidade pode até ser inquestionável na alça do direito, digo em tese porque até isso pode depender de interpretação, não raro variando de instância em instância, e fosse diferente não existiria sequer voto em contrário no colegiado do Supremo Tribunal, onde para um mesmo postum o julgo é diferente. Mas o que estou querendo questionar não é isso. Estou querendo é REFLEXÃO sobre a prática do cotidiano, onde em muitas vezes existe julgo de responsabilidade do outro em função do legal, com isenção da propria responsabilidade, mesmo que moral.
Sds,
Sukys
JOSE CANDIDO
30/06/2007, 16:28
pessoal, nao é por nada nao ... até porque, eu nem tou gostando muito de postar aqui, posto por causa da curiosidade da turma, e ate da necessidade de relembrar nosso colega ...
mas, esqueçam as discussões : ELE MORREU POR FALTA DE CINTO, E É SÓ !!!!
O resto, tudo, bem, ate vale agente ficar especulando e discutindo, tentando DESCOBRIR o que aconteceu ( é, tentando descobrir, porque saber mesmo, de verdade, talvez nunca vamos saber ) mas, nao vai levar a NADA .....
talvez tenha quebrado antes, talvez nao tenha ...
Sugiro ate o seguinte, ao inves de ficarmos discutindo tecnicas de seguranca na pilotagem e na mecanica aqui neste topico da morte do gilvan e do resgate de seu carro, agente devia postar tais consideracoes la no topico acerca de seguranca .... memso porque, futuras pessoas ou foristas, que nao saibnam deste acidente aqui, ou nao se interessem por ver ou ouvir coisas desse tipo, pretenderao procurar, na verdade, o topico especifico de seguranca ...
Acho de coracao que o Gilvan nao ia gostar de tanta especulacao .... acho que é mais valido postarmos algo CONCRETO, E SEM AS EMOCOES OU DUVIDAS QUE CERCAM ESTE ACIDENTE ESPECIFICAMENTE, e postarmos la na seguranca, sobre FATOS CERTOS E QUE POSSAMOS DISCUTIR SEM TER QUE ANALISAR UM CASO PRATICO TAO "ESTRANHO" E INDECIFRAVEL QUANTO ESTE ACIDENTE DO GILVAN ...
espero que me entendam bem ... a discussao da turma é muito boa, so acho que nao compensa fazer ela AQUI e DESTA FORMA ...
vamos pegar o que agente aprendeu aqui (ou supomos que aprendemos, pq acho dificil termos certeza do que aconteceu naquele dia) e passarmos pra um topico onde todos possam ler sem precisar ver fotos e discussoes de um acidente real e com vitma ...
de resto, quem estava LA fez tudo que podia, da melhor forma possivel, inclusive o Gilvan, fez tudo que podia ..... era a hora e pronto ...
Abraços a todos,
Sergio Rocha
30/06/2007, 20:33
Basta fazer com que fazer merda de merda.Basta isso e nosso mundo vai ser um lugar muito melhor.
Quando eu digo isso, não estou me referindo ao executor do serviço, estou me referindo tb ao mandante do serviço.
São cúmplices.
[]'
O plantão está tranquilo, por enquanto... vou tentar colocar o tópico de segurança OFF ROAD no ar hoje...:concordo:
Pessoalmente, vejo que apurar responsabilidades cabe à polícia e aos peritos que possuem conhecimento técnico adequado para tal fim.
Punir os responsáveis pelos danos (materiais ou pessoais) é dever da justiça!!!:!:
Não vejo nossa conversa aqui como INVESTIGAÇÃO. Cabe somente à família do Giovan decidir se isso será realizado ou não. E que seja feito por pessoas habilitadas se assim for...:pensativo:
De qualquer jeito, como minha intenção é aumentar a consciência de TODOS sobre segurança, lá vamos nós ao outro tópico...:arrow:
Bons profissionais e maus profissionais, bem como bom consumidores e mau consumidores existem em TODOS os lugares. Afinal somos todos humanos...:oops:
Abs,
Está lá!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=419826#post419826
Aguardo manifestações!!!:concordo:
Abs,
Dryoffroad
01/07/2007, 12:24
Todas as questões de segurança abordadas aqui são bastante válidas, e tenho certeza de que a partir do acidente lamentável, muito que não pensavam em segurança, hoje deixam passar por suas cabeças a importância da segurança. Gostei da observação levantada pelo Sukys e pelo Leo Valle, sobre a responsabilidade até do mecânico.
Hoje em trabalhos executados tenho uso muito a consciência para realizar, porque me vejo responsável pela integridade de quem vai fazer uma trilha ou apenaz um passeio de jipe.
Acredito que além da adaptação bem executada e com responsabilidade a prática da manutenção preventiva é essencial.
E digo mais, por mais que o mecânico se dedique num trabalho haverá sempre a situação de quando o carro fica bom e não gera nenhum problema, o dono sempre diz "MEU CARRO É ÓTIMO" e quando acontece qualquer problema a culpa e do FDP do mecânico, e ainda com nome, endereço, telefone e CPF dele. (Mesmo que o trabalho tenha sido feito de acordo com o pedido do cliente.)
Aprendi em anos de trabalho a minha parte na responsabilidade e já cometi o erro de aceitar fazer como o cliente pediu, para deixa-lo satisfeito, e acabei sendo o FDP. Hoje prefiro pecar pelo exagero.
Como praticante do esporte e ainda executor de adaptações, modificações e fabricante, sei que o trabalho "bem feito" trás o orgulho por ter sido executado, que seja por satisfação própria.
Existem clientes que gastam uma grana preta em acessorios para beleza do carro mas no momento de se preocuparem com a segurança, seja ela com cintos de segurança, gaiolas de proteção, sistema de freios e direção, e até por sistema de fixação da bateria do jipe, querem economizar.
A maioria fica pensando "ISSO NUNCA ACONTECERÁ COMIGO". Ninguem pode afirmar que nunca se acidentará ou estará envolvido num acidente.
Vamos trocar informações mesmo e colocar todo o nosso conhecimento e experiência para fazer crescer o espírito de SEGURANÇA dentro de todos os carros, para que quando chegar a "nossa hora" alguem possa ter a certeza, como disse nosso amigo Candido, tudo tenha sido feito da melhor maneira possível.
NÃO BASTA USAR EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA, TER GAIOLA DE PROTEÇÃO O MELHOR JIPE DO BRASIL, SE TAMBÉM NÃO SOUBERMOS USAR.
Abraços
Sergio Rocha
01/07/2007, 14:51
Todas as questões de segurança abordadas aqui são bastante válidas, e tenho certeza de que a partir do acidente lamentável, muito que não pensavam em segurança, hoje deixam passar por suas cabeças a importância da segurança. Gostei da observação levantada pelo Sukys e pelo Leo Valle, sobre a responsabilidade até do mecânico.
Hoje em trabalhos executados tenho uso muito a consciência para realizar, porque me vejo responsável pela integridade de quem vai fazer uma trilha ou apenaz um passeio de jipe.
Acredito que além da adaptação bem executada e com responsabilidade a prática da manutenção preventiva é essencial.
E digo mais, por mais que o mecânico se dedique num trabalho haverá sempre a situação de quando o carro fica bom e não gera nenhum problema, o dono sempre diz "MEU CARRO É ÓTIMO" e quando acontece qualquer problema a culpa e do FDP do mecânico, e ainda com nome, endereço, telefone e CPF dele. (Mesmo que o trabalho tenha sido feito de acordo com o pedido do cliente.)
Aprendi em anos de trabalho a minha parte na responsabilidade e já cometi o erro de aceitar fazer como o cliente pediu, para deixa-lo satisfeito, e acabei sendo o FDP. Hoje prefiro pecar pelo exagero.
Como praticante do esporte e ainda executor de adaptações, modificações e fabricante, sei que o trabalho "bem feito" trás o orgulho por ter sido executado, que seja por satisfação própria.
Existem clientes que gastam uma grana preta em acessorios para beleza do carro mas no momento de se preocuparem com a segurança, seja ela com cintos de segurança, gaiolas de proteção, sistema de freios e direção, e até por sistema de fixação da bateria do jipe, querem economizar.
A maioria fica pensando "ISSO NUNCA ACONTECERÁ COMIGO". Ninguem pode afirmar que nunca se acidentará ou estará envolvido num acidente.
Vamos trocar informações mesmo e colocar todo o nosso conhecimento e experiência para fazer crescer o espírito de SEGURANÇA dentro de todos os carros, para que quando chegar a "nossa hora" alguem possa ter a certeza, como disse nosso amigo Candido, tudo tenha sido feito da melhor maneira possível.
NÃO BASTA USAR EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA, TER GAIOLA DE PROTEÇÃO O MELHOR JIPE DO BRASIL, SE TAMBÉM NÃO SOUBERMOS USAR.
Abraços
:palmas::palmas::palmas:
Exatamente isso.Nào quero EU apurar o que houve.Só quero SABER o que houve.
Segurança ,é muitas vezes deixada de lado pra colocar um reloginho bonito no painel.
[]'
Milton Quindim
01/07/2007, 20:08
Se eu fosse ainda um militar e tivesse analisando uma IPm (inquerito policial militar) seria enfático em escrever que... a morte deveu-se a imperícia, iprudência e negligência da própria vítima que alertado e sabedor de todos os perigos negou-se a usar o equipamento de proteção básico, referido cinto-de-segurança de seu veículo automotor. Ponto final, a morte de Gilvan foi uma tragédia que naum teve como causador o acidente em si, por diversos motivos um deles visível foi o estado do veículo que encontra-se quase intacto pois depois de rolar uma ribanceira estah lah para quem quizer ver e analisar. Se teve problema no projeto ou naum isso pode ateh ser discutido no tópico do Monster mas dizer que o culpado da morte seria o cara que fez a solda ou a trêmpera do aço usado eh simplesmente dizer que se o cara tivesse feito a solda corretamente e o aço usado para tal peça fosse tbm o correto o Gilvan esteria vivo...
Desculpem-me amigos , mas isso naum eh aceitável de maneira nenhuma.
A verdade eh que um erro naum justifica o outro, ser rebocado ou naum isso eh irrelevante, o cinto deveria ser usado estando ele sentado dentro de um veículo automotor e acredito que onde ele estiver agora deve estar consentindo comigo.
Peço novamente desculpas mas essa opinião eh minha e de quem analisar o acidente friamente sem envolvimento emocional. Se ele estivesse usando o cinto de segurança e ocorresse o capotamento e este mesmo cinto arrebentasse e ele tivesse sido arremetido para fora ai sim eh que teria uma causa de defeito de material ou ateh mesmo de erro na montagem mas naum eh esse o caso.
Segurança eh fundamental...naum sejamos ingênuos a ponto de pensarmos que somos super-homens e que nada poderahj nos acontecer pois estamos dentro de nossas maquinas superpoderosas...isso naum eh real.
Como disse antes hoje naum sou mais um militar mas ainda acho que se o cuidado básico fosse tomado este tópico naum precisaria existir.
franzlana
01/07/2007, 20:09
Caros Colegas.
Não conheci o Gilvam e sequer ouvi seu programa de rádio, o que foi uma pena. Gostaria de ter feito ambos. Concordo com o José Candido. Além do que o maior inconveniente foi a falta do cinto.
Não é legal discutir em cima de um acidente tão desagradável. Mesmo porque culpar mecânico não faz o menor sentido. Pela legislação o responsável por manter o veículo nas condições de fábrica ou fazer alterações é o proprietário. As alterações por sua vez devem passar pelo laudo de um Engenheiro que deverá ter disponibilidade de equipamentos para medições e testes, além de Nota Fiscal de compra dos materiais e Certificado de Garantia destes materiais. (e não de um mecânico, que não tem conhecimentos e dispositivos para teste e que se propõe a vender "modificações" e muitas vezes pega a assinatura de um engenheiro que sequer vê ou viu as referidas modificações). Até mesmo no Imetro já presenciei "aberturas" que não deveriam acontecer, más lá com certeza você terá um laudo assinado por um engenheiro e se ocorrer falha da adaptação este poderá além de ir para a cadeia, perder seu registro no CREA. Por diversas vezes já fui convidado a assinar ARTs atestando a engenharia de triciclos, protótipos e etc. e nunca aceitei, pois conheço as fragilidades das 'fabricações caseiras', onde muitos se acham certos e conhecedores, mas pouquíssimos o são. Prova disto é a discussão sobre uso de SAE 1045 em suspensão. Um aço médio carbono (1045)jamais deveria ser utilizado para tal fim e muito menos processos de têmperas.
Para este e outros fins existem os aços estruturais e a Engenharia de Materiais. Tenho certeza que o Gilvam está em outro plano, melhor do que o nosso e que não gostaria de ver recriminados aqueles que sempre colaboraram nas diversas fazes de seu Monster. Que o Gilvam descanse em paz e oremos por ele e sua família. Nada que tiver que acontecer com um de nós vai deixar de acontecer ou irá acontecer com outro. (Está escrito na Bíblia que: “Não cairá uma folha de árvore no chão se não for a vontade do Pai.” Eu acredito na Bíblia e em Deus). A nossa passagem é breve e dependemos todos dos desígnios de Deus. Que a família, amigos e todos nós nos apoiemos em Deus pois dele vem todas as soluções.
Um abraço a todos.
leovalle
01/07/2007, 22:45
Se eu fosse ainda um militar e tivesse analisando uma IPm (inquerito policial militar) seria enfático em escrever que... a morte deveu-se a imperícia, iprudência e negligência da própria vítima que alertado e sabedor de todos os perigos negou-se a usar o equipamento de proteção básico, referido cinto-de-segurança de seu veículo automotor. Ponto final, a morte de Gilvan foi uma tragédia que naum teve como causador o acidente em si, por diversos motivos um deles visível foi o estado do veículo que encontra-se quase intacto pois depois de rolar uma ribanceira estah lah para quem quizer ver e analisar. Se teve problema no projeto ou naum isso pode ateh ser discutido no tópico do Monster mas dizer que o culpado da morte seria o cara que fez a solda ou a trêmpera do aço usado eh simplesmente dizer que se o cara tivesse feito a solda corretamente e o aço usado para tal peça fosse tbm o correto o Gilvan esteria vivo...
Desculpem-me amigos , mas isso naum eh aceitável de maneira nenhuma.
Discordo de você. Se a quebra do eixo foi o motivo do acidente, independentemente de o condutor estar ou não usando o cinto, o problema é sim o causador do acidente. Se o cinto estivesse sendo usado, ninguém pode afirmar que o Gilvan teria se salvado. O que se acredita é que as chances de sobrevivência seriam maiores.
Dizer isso é a mesma coisa que um motorista de ônibus dormir no volante e bater e só se salvarem os que estão de cinto e se dizer que o acidente em sí não foi o responsável pela morte de um passageiro que não usava cinto.
O que temos que tirar disso é que se a construção de um carro for feita com critério, as chances de acidentes por falhas do veículo diminuem bastante.
O que o Adriano faz é o que deveria ser adotado por todos os adaptadores/preparadores de carro. Quer fazer gambiarra, faça em outro lugar.
Milton Quindim
02/07/2007, 09:42
Discordo de você. Se a quebra do eixo foi o motivo do acidente, independentemente de o condutor estar ou não usando o cinto, o problema é sim o causador do acidente. Se o cinto estivesse sendo usado, ninguém pode afirmar que o Gilvan teria se salvado. O que se acredita é que as chances de sobrevivência seriam maiores.
Dizer isso é a mesma coisa que um motorista de ônibus dormir no volante e bater e só se salvarem os que estão de cinto e se dizer que o acidente em sí não foi o responsável pela morte de um passageiro que não usava cinto.
O que temos que tirar disso é que se a construção de um carro for feita com critério, as chances de acidentes por falhas do veículo diminuem bastante.
O que o Adriano faz é o que deveria ser adotado por todos os adaptadores/preparadores de carro. Quer fazer gambiarra, faça em outro lugar.
Sei como eh perder um amigo desta forma ...jah perdi tbm...no começo tentamos desesperadamente achar um culpado ...mas depois de algum tempo acabamos por ter uma visão diferente...desculpe eu naum quero dizer que o acidente em si naum teve nada a ver com a fatalidade e sim que os fatos que seguiram pós acidente eh que causaram a morte.
Sendo assim o primeiro culpado pelo acidente foi o construtor ou fabricante da T-case que quebrou no dia anterior.
Depois a quebra da roda ou eixo , depois o rompimento da cinta de reboque e por último a falta do cinto.
A questão eh que poderia ter amenizada a possibilidade de um acidente fatal com a utilização do cinto...isso eh fato comprovado.
E erros em projetos e em materiais acontecem mesmo em grandes projetos de empresas que investem milhões nisso...prova disso saum os inumeros "recall" ou rechamada ou convocação para trocas de peças defeituosoas em diversos veículos de linha de diversas marcas e em varios equipamentos diferentes sempre visando uma coisa , a segurança dos ocupantes.
Discutir falhas em projetos e deixar de lado os procedimentos e os equipamentos de segurança eh pensar que som os indestrutiveis como eu disse no post anterior e isso naum eh verdadeiro. A verdade eh que como disseram tbm o off-road eh um esporte radical e digo que eh um dos mais perigosos por isso deve ser tratado como tal.
Ninguem pula de bunggie-jump sem capacete mesmo sabendo que se a corda elastica arrebentar o capacete naum vai salvar sua vida mesmo estando perto do solo. Porque então teimamos em naum nos prteger de forma correta?
Isso sim deve ser discutido...segurança...e em primeiro lugar sempre.
Falo isso pois perdi tbm amigos em triais de moto ou quadriciclo...o projeto nunca consegue definir o uso que daremos mesmo imaginando absurdos com o veículo sempre conseguiremos estrapolar este limite entaum devemos nos precaver...precaução e segurança. Manutenção preventiva e equipamentos de segurança.
Cansei de ver jipeiros sem cinto , sem camisa de chinelos Havaianas bebendo muita cerveja na trilha e achando que tavam arrasando mesmo sem cinto e sem mesmo um Santantoniozinho no carro...se morre um cara destes em acidentes de trilha quem vamos culpar??????? O fabricante da cerveja ou de chinelo????????
Tenho acompanhado esse tópico como aprendizado. Não tenho experiência alguma e acho que com as opiniões que tenho lido estou aprendendo certas coisas que talvez, caso não as lesse, aprenderia com o próprio erro.
Nesse sábado passei pelo local do acidente. Já tinha visto aqui as fotos do local e conheço bem a trilha. Portanto, foi facil identificar onde o acidente ocorreu. Mesmo considerando a minha total inexperiência em 4x4 é difícil acreditar que algo não tenha acontecido para causar o acidente. O local, "inicialmente", não oferece qualquer risco de segurança. Se não soubesse do acidente passaria pelo local sem nem ver as marcas do capotamento que ficaram no barranco. Foi vendo o local que percebi o porque de uma pessoa, pelo que vcs dizem, com tanta experiência e preocupação com segurança, estivesse sem o cinto. E é nessa hora que a gente concorda com que diz que nem manobra o carro na garagem se estiver sem o cinto. Agora, acho quase impossível que algo não tenha quebrado antes ou então, que ele tenha tido algum mal súbito.
Sergio Rocha
02/07/2007, 20:02
Não posso concordar com essa de fatalidade, nem muito menos com esse papo de que o culpado foi o Gilvan, que não estava de cinto.
Se o acidente aconteceu devido a quebra do eixo, o culpado foi o eixo.Agora porque ele quebrou, eu não sei.Mas gostaria de saber.Principalmente porque posso, um dia estar soldando um tb.Tanta gente, pelo simples fato de fazer SPOA, corta e solda o eixo e eu não conheço nenhum caso de quebra.
Com essa teoria que eu estou vendo por aki, é que temos tantas barbaridades sem punição.
Só falta dizer que a pobre coitada da doméstica, que foi espancada pelos 5 aprendizes de marginal, é a culpada. Quem mandou ela ter que sair tão cedo de casa ? Quem mandou ela ficar em pé no ponto de onibus ? Quem mandou ela não ter carro ?
Sinceramente a conclusão do IPM do nosso amigo demonstra claramente como agem as autoridades no nosso país.
Desculpem, mas EU não aguento ficar calado não.
[]'
junior braga
03/08/2008, 23:53
Não posso concordar com essa de fatalidade, nem muito menos com esse papo de que o culpado foi o Gilvan, que não estava de cinto.
Se o acidente aconteceu devido a quebra do eixo, o culpado foi o eixo.Agora porque ele quebrou, eu não sei.Mas gostaria de saber.Principalmente porque posso, um dia estar soldando um tb.Tanta gente, pelo simples fato de fazer SPOA, corta e solda o eixo e eu não conheço nenhum caso de quebra.
Com essa teoria que eu estou vendo por aki, é que temos tantas barbaridades sem punição.
Só falta dizer que a pobre coitada da doméstica, que foi espancada pelos 5 aprendizes de marginal, é a culpada. Quem mandou ela ter que sair tão cedo de casa ? Quem mandou ela ficar em pé no ponto de onibus ? Quem mandou ela não ter carro ?
Sinceramente a conclusão do IPM do nosso amigo demonstra claramente como agem as autoridades no nosso país.
Desculpem, mas EU não aguento ficar calado não.
[]'
Afinal de contas, pra desfecho de tudo que aqui foi dito, alguém poderia dizer realmente o que aconteceu? qual foi a causa do acidente?:pensativo:
equipeminas4x4
04/08/2008, 09:20
Afinal de contas, pra desfecho de tudo que aqui foi dito, alguém poderia dizer realmente o que aconteceu? qual foi a causa do acidente?:pensativo:
Apenas uma fatalidade.
[]'s
Amigos,
Poderiam me informar que fim levou o Monster??
Lembro de ter visto esta pergunta em algum lugar feita pelo Elmer mas em minha breve pesquisa nao a localizei.....
[]´s
Sergio Rocha
04/08/2008, 20:08
Amigos,
Lembro de ter visto esta pergunta em algum lugar feita pelo Elmer mas em minha breve pesquisa nao a localizei.....
[]´s
Misterio..........................
[]'
carburador4x4
04/08/2008, 20:39
Amigos,
[]´s
A última notícia que tive dele, logo após o acidente, me foi passada pelo meu mecânico, que é o mesmo que mexia no Monster para o Gilvan, dava conta de que após o resgate ele foi levado para o pátio da Rádio Itatiaia, onde o Gilvan trabalhava! E estava aguardando definição da família sobre o que seria feito com ele!
De lá pra cá não tive mais notícias!
junior braga
04/08/2008, 20:52
Misterio..........................
[]'
Será porque esse misterio, não é possível que ninguém tenha nenhuma noticia concreta.....:shock:
Elmer_Jeep
05/08/2008, 09:42
Amigos,
[]´s
Não fui eu nao, mas esse assunto tá rolando em outro topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=659338#post659338
[]'s
leovalle
05/08/2008, 18:09
Será porque esse misterio, não é possível que ninguém tenha nenhuma noticia concreta.....:shock:
Fui eu que durugi o carro durante o resgate. O carro ficou alguns dias na Rádio Itatiáia e depois foi retirado e virou lenda.
Poucos sabem a verdade. O mistério tem um por que.
Joao Baeta
05/08/2008, 19:04
:arrow:Onde foi parar o Monster?
:pensativo:
Mistériooooooooooooo............
Aõs amigos que não tiveram oportunidade de ver o monster rodando e o gilvan como locutor .
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=W_HfTIMGQgE]YouTube - The Monster[/URL]
Pessoal conheci o gilvan em um evento em itabirito MG , vi o jeep . muito capricho e originalidade .
mas afinal , alguem sabe do monster ?
equipeminas4x4
02/03/2009, 10:10
virou lenda.
[]´s
E aí carburador , já tinha visto o filme do monster ? :concordo: abraço
fabiano carraro
08/05/2009, 18:35
pessoas o SENNA tambem morreu por causa de uma solda, e dizer que os caras nao sabiam o que estavam soldando , é meio complicado......
MAS ACHEI ESTRANHO A SOLDA FEITA NO EIXO do monsters.....
embora o cordao esteja bem feito,da a impressao "pela foto", que nao ocorreu derretimento do material do bojo,e o material nao se ligou?????
entao me veio a duvida ate mesmo sobre o que eu faço aq visto que nao sou especialista,e me deu muita preocupaçao no que faço e acho ter ficado bom.......entao pergunto?????
que tipo de solda e material é usado pra ligar o aço das tubeiras,ao do bojo,visto que sao materiais diferentes ???
fiquei na mesma duvida quando vi os munhoes da ensimec.....:pensativo:
mas a pergutna que num quer calar
o Monster realmente virou uma bola de metal, uma mauqininha de cortar cana? nem o novo proprietário ou sja lá o que aconteceu com ele, ninguém tem nenhuma notícia mesmo?
A família se desfez dele?
Sabe, acho triste uma pessoa ter dedicado tanto tempo, dinheiro e amor em cima de algo, criado com tanto esmero e depois de seu falescimento ser caido no esquecimento ou nem ao menos ser mantido pelo novo dono, amigos ou familia...
Triste, mas acho que parte do gilvan continua naquele carro e seria legal rever o monster seja lá que fim levou
equipeminas4x4
11/05/2009, 13:45
pessoas o SENNA tambem morreu por causa de uma solda, e dizer que os caras nao sabiam o que estavam soldando , é meio complicado......
MAS ACHEI ESTRANHO A SOLDA FEITA NO EIXO do monsters.....
embora o cordao esteja bem feito,da a impressao "pela foto", que nao ocorreu derretimento do material do bojo,e o material nao se ligou?????
entao me veio a duvida ate mesmo sobre o que eu faço aq visto que nao sou especialista,e me deu muita preocupaçao no que faço e acho ter ficado bom.......entao pergunto?????
que tipo de solda e material é usado pra ligar o aço das tubeiras,ao do bojo,visto que sao materiais diferentes ???
fiquei na mesma duvida quando vi os munhoes da ensimec.....:pensativo:
Fabiano,
O gilvan não morreu por causa de uma solda, não vou entrar em detalhes pois isso já aconteceu faz muito tempo. Sugiro que não faça análises por fotos, pois elas vão te enganar.
[]´s
equipeminas4x4
11/05/2009, 13:46
mas a pergutna que num quer calar
o Monster realmente virou uma bola de metal, uma mauqininha de cortar cana? nem o novo proprietário ou sja lá o que aconteceu com ele, ninguém tem nenhuma notícia mesmo?
A família se desfez dele?
Sabe, acho triste uma pessoa ter dedicado tanto tempo, dinheiro e amor em cima de algo, criado com tanto esmero e depois de seu falescimento ser caido no esquecimento ou nem ao menos ser mantido pelo novo dono, amigos ou familia...
Triste, mas acho que parte do gilvan continua naquele carro e seria legal rever o monster seja lá que fim levou
Rubens,
Pelo que sei a ex-esposa não se desfez do monster, mas não tenho notícias do que aconteceu com o carro.
[]´s
fabiano carraro
11/05/2009, 14:54
nao estou analizando nada nao MARCEL....
só queria saber que material se usa pra soldar os dois aços como naquele caso ,e no da ENSIMEC pois um é aço e o outro ferro fundido ,nao sei com o que se liga estes dois materiais......seria cromo-niquel?
ou algum eletrodo especial de ferro fundido......é só esta minha duvida:concordo:
nao quero saber nada sobre o acidente nem sobre o monsters,pois pra mim foi só a hora dele e nada mais, ele poderia tar andando na rua e tropeçar no meio fio que daria na mesma, quando é a hora da gente nao a o que fazer,sorte daqueles que podem ir fazendo o que gostao.
so peguei uma carona no topico:oops:
mas deixa pra lá.:concordo:
Ronin bh
06/09/2009, 15:44
Pegando uma carona, e tambem tenho curiosidade sobre onde foi parar o monster, a irnfomação que eu tenho, foi me passada pela D. Gilda, mae do gilvan, ela me disse que a ex mulher, a viuva, me desculpem mais naum sei como posso falar, deixou o carro em um galpao, ate a conclusao do inventario e ele foi vendido, pelo menos foi o que ela me disse, se alguem tiver alguma informação... compartilhe, alem de um excelente 4x4, é a imagem e realização de um sonho...:concordo:
Mourão GP
13/09/2009, 12:13
O Monster está em uma oficina mecânica em Coronel Fariciano, ou melhor, até uns 30 dias atrás eu o vi paradim lá. Dizem que ele está aguardando o inventário p/ ter um fim.Se der passo lá e tiro umas fotos p/ vcs matarem a saudade dele.
Lucas Nassif
13/09/2009, 14:34
Pelo que sei a ex-esposa não se desfez do monster, mas não tenho notícias do que aconteceu com o carro.
[]´s
Marcel, ontem tava conversando com o Fernando "das toyotas" aqui em PL (ele me disse que conhece vc), e ele falou que o Monster até uns tempos atrás estava a venda. Mas não sabe o preço e nem se já foi vendido.
equipeminas4x4
13/09/2009, 21:51
Conheço o Fernando faz um tempo. Peça rara a figura.
[]'s
Lucas Nassif
13/09/2009, 21:56
Conheço o Fernando faz um tempo. Peça rara a figura.
[]'s
:lol: :lol:
Ontem a tarde fui encontrar com uns amigos na trilha e ele tava lá. Depois da trilha ainda ficamos umas 2 horas papeando e comendo tira gosto num "barzinho" aqui. Ele me disse que tem participação na construção do Kalango, né? :grin:
Ele é peça rara mesmo! :lol:
equipeminas4x4
13/09/2009, 22:22
:lol: :lol:
Ontem a tarde fui encontrar com uns amigos na trilha e ele tava lá. Depois da trilha ainda ficamos umas 2 horas papeando e comendo tira gosto num "barzinho" aqui. Ele me disse que tem participação na construção do Kalango, né? :grin:
Ele é peça rara mesmo! :lol:
ele q fez a solda MIG pra mim.
[]'s
Lucas Nassif
13/09/2009, 22:24
ele q fez a solda MIG pra mim.
[]'s
Foi o que ele falou mesmo!
Show de bola!!
Sds.
Ele me disse que tem participação na construção do Kalango, né?
Ele fez o projeto, a execução e os reparos pós Marcel! :odedo:
Lucas Nassif
13/09/2009, 22:44
Isso aí eu não perguntei! :mrgreen:
equipeminas4x4
13/09/2009, 22:47
e quem disse q os reparos chegaram ao fim???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
e quem disse q os reparos chegaram ao fim???:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Algo deve ser feito por você também, né?
Fiquei bem mais tranquilo ao saber que não é você quem faz as soldagens (nas flanges)......:mrgreen: :mrgreen:
equipeminas4x4
14/09/2009, 10:49
Algo deve ser feito por você também, né?
Fiquei bem mais tranquilo ao saber que não é você quem faz as soldagens (nas flanges)......:mrgreen: :mrgreen:
na verdade eu trabalho com terceirização de M.O.
Esse é meu trampo principal.:mrgreen: :mrgreen:
[]'s
Ronaldo B.
14/09/2009, 17:40
na verdade eu trabalho com terceirização de M.O.
Esse é meu trampo principal.:mrgreen: :mrgreen:
[]'s
Aproveita essa experiência e terceiriza a pilotagem do Kalango .... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]´s
leovalle
14/09/2009, 21:18
Aproveita essa experiência e terceiriza a pilotagem do Kalango .... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]´s
ô cramulhão, não vem em arranjar problema não, tá?! :parede:
Ronaldo B.
14/09/2009, 21:34
ô cramulhão, não vem em arranjar problema não, tá?! :parede:
Caro amigo Zebra,
Vai cuidar da sua vida que ninguém falou com vc... :discordo:
[]´s :odedo: