Ver Versão Completa : Câmbio auto...impressões....
Páginas :
1
2
3
4
5
6
[
7]
8
Doutor Gory
03/02/2011, 21:17
Aproveitando o assunto os amigos sabem se o TH180 do opala saiu originalmente no 4 ou 6 cilindros ? Ou nos 2 ?
[]´s
Wagner
Quanto a peças do motor opala se acha com facilidade, agora peças do câmbio é um pouco mais dificil mas acha tbm..do meu tive de comprar dois cabos do câmbio...achei em Sampa...mas original esqueça!Cara, tenho quase certeza que saiu automático 4cc...mas talvez alguém confirme.
Vai ter que usar uma relação mais curta.Fica bom também...
TEm tópico de um colega que fez um "f" com 4cc e Câmbio ZF.
Abraços
santistadoente
03/02/2011, 23:03
Quanto a peças do motor opala se acha com facilidade, agora peças do câmbio é um pouco mais dificil mas acha tbm..do meu tive de comprar dois cabos do câmbio...achei em Sampa...mas original esqueça!Cara, tenho quase certeza que saiu automático 4cc...mas talvez alguém confirme.
Vai ter que usar uma relação mais curta.Fica bom também...
TEm tópico de um colega que fez um "f" com 4cc e Câmbio ZF.
Abraços
Ate 79 saiu 4 cilindros com CA:concordo:
Ate 79 saiu 4 cilindros com CA:concordo:
O pessoal madruga aqui...hehe!
Abraços
santistadoente
03/02/2011, 23:12
[quote=Zepi;1367111]O pessoal madruga aqui...hehe!
Abraços[/qu:
MEU PRIMEIRO CARRO FOI UM OPALA 72
kkkkkkk
Abraço!
Hehehehe!
Poxa seu primeiro carro era bem novo..hehehe!
Meu primeiro carro é essa rural 71!!!kkkkkk!
Que também é automática!!!
Não troca as marchas, mas é automática!
alissonlino
04/02/2011, 10:59
Vlw a todos que ajudaram.
vou por os pró e contra pra ver oq coloco:
COMSUMO - não vai influenciar muito pq ando pouco, mas o 4cc vai gastar menos um pouco. 1X0 pro 4cc.
POTÊNCIA - ponto para o 6cc. 1X1.
PREÇO - 4cc além de mais facil de achar, principalmente achar a alcool e é beeem mais barato. 2X1 pro 4cc.
ADAPTAÇÃO - 4cc é bem mais fácil e leve. 3X1 4cc.
ORIGINALIDADE - quero CA, mas tirando o minimo a originalidade, tipo cortar a lata e tal. 4X1 pro 4cc por ser mais curto.
MANUTENÇÃO - 4cc mais barato e mais facil de achar peças. 5X1 pro 4cc.
qq outra sugestão eu agradeço.
Abs.
Alisson!
Alisson, na boa, se vc ainda tem duvida sobre o trem de força que pretende usar cria um tópico sobre teu projeto e isso discute lá, este não é o objetivo deste tópico que é específico sobre CAs.
Do contrário a utilidade do tópico cai bastante pra quem tá pesquisando sobre CAs e cada vez mais pessoas vão entrar aqui fazendo as mesmas perguntas que foram feitas lá no início, pois tem preguiça de ler o tópico todo :rolleyes:
[]´s organizadores
alissonlino
04/02/2011, 11:15
Alisson, na boa, se vc ainda tem duvida sobre o trem de força que pretende usar cria um tópico sobre teu projeto e isso discute lá, este não é o objetivo deste tópico que é específico sobre CAs.
Do contrário a utilidade do tópico cai bastante pra quem tá pesquisando sobre CAs e cada vez mais pessoas vão entrar aqui fazendo as mesmas perguntas que foram feitas lá no início, pois tem preguiça de ler o tópico todo :rolleyes:
[]´s organizadores
Vlw Fugger, peço desculpas por isso. vc tem toda razão.
Foi mais pela empolgação que acabei fazendo isso:oops:.
Hora que começar a mexer vou abrir um tópico só sobre a reforma dele.
Forte Abraço.
Alisson!
santistadoente
04/02/2011, 11:22
[]´s organizadores
Fugger voce é o Tolima do forum.............:mrgreen:
Xavier4x4
04/02/2011, 13:00
Zepi e Xavier,
O meu radiador de ATF está montado na parede corta-fogo, embaixo do cilindro mestre. Está acima do nível do cárter e abaixo do nível da vareta. Na primeira partida do dia, vomitava ATF pelo duto da vareta. Logo depois o CA pifou. Desconfiei que a causa das vomitadas e da quebra poderia ter sido pela posição do radiador e cheguei a comentar isso aqui. Ocorre que o respiro do CA estava obstruído e acho que foi essa a causa dos problemas.
Depois do CA revisado mantive o radiador na mesma posição e está funcionando perfeitamente, se as vomitadas :grin: ...
Desisti de abaixar o radiador pq ele muito baixo vai entupir de lama facilmente, deixando de refrigerar o ATF com eficiência e destruindo a ventoinha de CB 500 que uso no radiador. E outra: vários carros tem o radiador de ATF conjugado com o radiador de água, que fica numa posição mais alta que o CA...
[]'s
Ta certo, acho que a falta do respiro (entupido), pode fazer isso sim. Botei o meu motor pra girar durante bastante tempo, deixando aquecer bastante, e o não houve nenhum vazamento (graças a Deus).
Deixa eu contar uma outra historia agora (bem triste por sinal).
Após a instalação do cambio ZF4HP22 (depois de fazer a revisão completa) no motor Power Stroke (diesel) dei a partida no motor com os cardãs desligados só para ver se o motor e a caixa estavam funcionando perfeitamente ( a caixa de tração tambem estava instalada "hillux com kit de redução"). Com o motor ligado, ficava trocando as marchas, tipo. De "P" para "R" de "R" para "N" de "N" para "D" depois para 3,2,1 e vice-versa.
Percebi que pelo menos a "R" e a "D" estavam funcionando, só não deu para reparar de as marchas estavam sendo trocada 1-2-3-4. Acho que so conseguiria ver isso com o peso do carro e ele andando né?
Quando fui instalar um sensor de oleo no carter do cambio, verifiquei que o mesmo estava cheio de limalha e pedaços GRANDES de ferro. Fiquei preocupado e desmontei tudo novamente e voltei com o cambio para o cara que tinha feito a revisão dele. E espliquei toda a historia.
Ele abriu o cambio e verificou que tinha um disco quebrado (não lembro bem o nome) e um rolamento tambem quebrado. Ele falou que nunca tinha visto aquele tipo de quebra e achou que deveria ter acontecido pois eu fiquei trocando as marchas do carro sem o carro estar "freiado") pois como os cardas estavão deslidados não tinha peso de nada na transmisão
e elas giravam livremente. Tá beleza....... Ai apos o concerto do cambio (substituição das peças, limpeza no cambio e troca de todo o oleo). instalei novamente o conjunto no carro e fui para um lugar bem aberto com ele pois o carro não tem freio e nem direção, liguei o carda e liguei o motor com a reduzida acionada para o carro não pegar velociada então pasei do "P" para o "R", beleza, o carro foi para tras com uma força animal, depois joguei para o "N" e esperei o carro parar. Depois joguei do "N" para o "D" e o carro foi para frente com uma força animal. Depois para o "N" e depois para o "R" até ai beleza. Quando fui voltar para o "D" para o carro ir para frente novamente, ele não andou mais, nem acelerando muito ele saiu do lugar e agora ele só esta andando de ré. (será que meu jeep virou viado?)
Sacanagem....., alguem sabe o que pode ter acontecido?
Minha paciencia já está se esgotando com esse cambio, não quero desistir do meu CJ automatico, mais já esta ficando "FOD#@#". Toda hora é tira e bota, tira e bota, tira e bota... Ta pacendo até outra coisa, até a minha namorada esta ficando com ciumes do meu jeep de tanto que eu fico em cima dele...rs
Peço ajuda ao amigos... Já estou desmontando tudo novamente e levando para o mecanico outra vez....
Abraços a todos
Xavier, vc tá usando cabo original de acionamento???
Se estiver tenta substituir por um varão, antena, ou etc, pode ser apenas um problema no acionamento.
[]´s
Xavier4x4
04/02/2011, 15:33
Fugger, estou trocando as marchas direto no cambio, meu carro esta sem a carroceria.
Concerteza não é isso.
Abraço
Xavier, vc tá usando cabo original de acionamento???
Se estiver tenta substituir por um varão, antena, ou etc, pode ser apenas um problema no acionamento.
[]´s
Putz, Xavier... divido a mesma sensação que a sua...
A minha funciona o "P", o "R" e no "D" parece que passa até a segunda, pois quando puxo a alavanca a partir do drive ela só reduz para primeira....
Quero muito a rural automática, mas já dei um jeito de conseguir um câmbio de troller zerado...
Tá lá guardadinho já!
Marquei com o pessoal da oficina de levá-la na segunda feira lá..
Vou ver o que ele me diz...dependendo parto para um mecânico mesmo infelizmente...
mas aí minha reduzida talvez não aguente o Sprint, pois pretendo apimentá-lo...hehehe!
Abraços
Xavier4x4
04/02/2011, 17:50
Calma meu amigo, sei que esta complicado e difíciu. Tente aguardar mais umas 3 semanas. O meu cambio eu já levei para o mecanico novamente, essa semana agora ele deve me devolver, assim que chegar vou montar no mesmo dia. E vou testar mais uma vez, se ele ir para frente e para tras pelo menos, já é um passo. Daqui a duas semanas a carroceria já deve estar pronta, ai já monto o volante e o pedal de freio, ai ja consigo leva-lo para a rua e ver se estar passando as marchas. Ai amigo, se não funcionar, desisto junto com você. Estamos juntos nessa, pode deixar.
Vamos dar mais uma chance para esses cambios.
O problema que o meu deu agora, é que nem pra frente ele estava indo, somente para trás, como falei antes acho que meu jeep ta virando viado.
Vamos ver como o cambio vai voltar agora.
Abraços
Putz, Xavier... divido a mesma sensação que a sua...
A minha funciona o "P", o "R" e no "D" parece que passa até a segunda, pois quando puxo a alavanca a partir do drive ela só reduz para primeira....
Quero muito a rural automática, mas já dei um jeito de conseguir um câmbio de troller zerado...
Tá lá guardadinho já!
Marquei com o pessoal da oficina de levá-la na segunda feira lá..
Vou ver o que ele me diz...dependendo parto para um mecânico mesmo infelizmente...
mas aí minha reduzida talvez não aguente o Sprint, pois pretendo apimentá-lo...hehehe!
Abraços
equipeminas4x4
04/02/2011, 18:49
Calma meu amigo, sei que esta complicado e difíciu. Tente aguardar mais umas 3 semanas. O meu cambio eu já levei para o mecanico novamente, essa semana agora ele deve me devolver, assim que chegar vou montar no mesmo dia. E vou testar mais uma vez, se ele ir para frente e para tras pelo menos, já é um passo. Daqui a duas semanas a carroceria já deve estar pronta, ai já monto o volante e o pedal de freio, ai ja consigo leva-lo para a rua e ver se estar passando as marchas. Ai amigo, se não funcionar, desisto junto com você. Estamos juntos nessa, pode deixar.
O problema que o meu deu agora, é que nem pra frente ele estava indo, somente para trás, como falei antes acho que meu jeep ta virando viado.
Abraços
eu acho q vc precisa trocar o mecânico q está trabalhando no seu CA. Não existe a mínima possibilidade de um CA arrebentar andando essa merreca pra frente e pra trás, a não ser que tenha sido montado errado.
Troque o mecânico e não o câmbio.
[]'s
Abraços
Não seria folga demais na alavanca? Ja viram isso?
Na minha, o mostrador do painel mostra uma marcha e efetivamente ele esta em outra, acima ou abaixo. O meca achou que poderia ser embaixo, achando que fosse o automático, não era, mlá tudo legal, quando foi verificar a marcha na cabine viu uma folga em demasia...
Abs
Walnei Boteon
05/02/2011, 01:40
Deixa eu contar uma outra historia agora (bem triste por sinal).
Após a instalação do cambio ZF4HP22 (depois de fazer a revisão completa) no motor Power Stroke (diesel) dei a partida no motor com os cardãs desligados só para ver se o motor e a caixa estavam funcionando perfeitamente ( a caixa de tração tambem estava instalada "hillux com kit de redução"). Com o motor ligado, ficava trocando as marchas, tipo. De "P" para "R" de "R" para "N" de "N" para "D" depois para 3,2,1 e vice-versa.
Percebi que pelo menos a "R" e a "D" estavam funcionando, só não deu para reparar de as marchas estavam sendo trocada 1-2-3-4. Acho que so conseguiria ver isso com o peso do carro e ele andando né?
Quando fui instalar um sensor de oleo no carter do cambio, verifiquei que o mesmo estava cheio de limalha e pedaços GRANDES de ferro. Fiquei preocupado e desmontei tudo novamente e voltei com o cambio para o cara que tinha feito a revisão dele. E espliquei toda a historia.
Ele abriu o cambio e verificou que tinha um disco quebrado (não lembro bem o nome) e um rolamento tambem quebrado. Ele falou que nunca tinha visto aquele tipo de quebra e achou que deveria ter acontecido pois eu fiquei trocando as marchas do carro sem o carro estar "freiado") pois como os cardas estavão deslidados não tinha peso de nada na transmisão
e elas giravam livremente. Tá beleza....... Ai apos o concerto do cambio (substituição das peças, limpeza no cambio e troca de todo o oleo). instalei novamente o conjunto no carro e fui para um lugar bem aberto com ele pois o carro não tem freio e nem direção, liguei o carda e liguei o motor com a reduzida acionada para o carro não pegar velociada então pasei do "P" para o "R", beleza, o carro foi para tras com uma força animal, depois joguei para o "N" e esperei o carro parar. Depois joguei do "N" para o "D" e o carro foi para frente com uma força animal. Depois para o "N" e depois para o "R" até ai beleza. Quando fui voltar para o "D" para o carro ir para frente novamente, ele não andou mais, nem acelerando muito ele saiu do lugar e agora ele só esta andando de ré. (será que meu jeep virou viado?)
Sacanagem....., alguem sabe o que pode ter acontecido?
O mecânico fez cagada :parede: ...
Já montei um CA desse e fiz o mesmo que vc pra ver se tava funcionando. Acelerei bastante e não ocorreu nenhum problema. O CA está funcionando até hoje :dance: ...
Não é fácil montar um cambio desses. Eu fucei, mas com critério e paciência, fazendo ferramentas e acompanhando cada etapa pelo manual. Se não for assim, dá caca...
Leva em outro mecânico. Esse aí já teve 2 chances. A tendência é estragar peças que ainda estão boas. Foi o que aconteceu com minha Explorer: tive um put@ prejuízo com mecânico fução FDP :evil: ...
[]'s
Xavier4x4
05/02/2011, 11:06
eu acho q vc precisa trocar o mecânico q está trabalhando no seu CA. Não existe a mínima possibilidade de um CA arrebentar andando essa merreca pra frente e pra trás, a não ser que tenha sido montado errado.
Troque o mecânico e não o câmbio.
[]'s
Bom dia meu amigo, tudo certo?
Foi bom voce ter aparecido por aqui, deixa eu te fazer uma pergunta, esse cambio esta com a flange que voce fez para tração da Hillux e tambem com o kit de redução, há alguma possibilidade do eixo que sai do cambio (aquele que voce corta uma pontinha para diminuir o comprimento) estar um pouco grande ainda, forçando alguma coisa para dentro da caixa ZF?
Eu não tenho certeza pois não estou me lembrando muito bem, mais eu acho que quando o cambio ZF estava sem flange, eu conseiguia rodar o eixo dele com a mão (quando ele não estava em "P"), dai quando eu colocava a flange junto com a tração, ficava muito pesado a ponto de eu não conseguir rodar a ponta que sai da tração, coisa que facilmente eu fazia na tração da hillux quabdo a mesma tambem estava solta no chão.
O que voce acha?
Um abraço
Xavier4x4
05/02/2011, 11:08
Não seria folga demais na alavanca? Ja viram isso?
Na minha, o mostrador do painel mostra uma marcha e efetivamente ele esta em outra, acima ou abaixo. O meca achou que poderia ser embaixo, achando que fosse o automático, não era, mlá tudo legal, quando foi verificar a marcha na cabine viu uma folga em demasia...
Abs
Paraty, com certeza não é isso, pois eu estou trocando as marchas direto no cambio e da para sentir quando caixa na marcha selecionada.
Abração
Xavier4x4
05/02/2011, 11:16
O mecânico fez cagada :parede: ...
Já montei um CA desse e fiz o mesmo que vc pra ver se tava funcionando. Acelerei bastante e não ocorreu nenhum problema. O CA está funcionando até hoje :dance: ...
Não é fácil montar um cambio desses. Eu fucei, mas com critério e paciência, fazendo ferramentas e acompanhando cada etapa pelo manual. Se não for assim, dá caca...
Leva em outro mecânico. Esse aí já teve 2 chances. A tendência é estragar peças que ainda estão boas. Foi o que aconteceu com minha Explorer: tive um put@ prejuízo com mecânico fução FDP :evil: ...
[]'s
Walnei, vou dar mais essa chance para ele, até porque já esta la na oficina dele e esta tudo por "conta da garantia".
Alem disso aqui no Rio de Janeiro, todo mundo fala bem desse cara, mais todos mesmos, até os problemas que as concercionárias não resolvem, elas levam para ele. Espero que não seja o mecanico. Alias, espero que seja alguma falha facil de ser resolvida e que o cambio tambem esteja bem.
Na primeira vez(depois de toda a reforma do cambio) tambem não sabemos o que aconteceu, ai tivemos que trocar um rolamento e uma outra peça tipo um disco que não me lembro o nome, só sei que esta cheio de limalha e pedaços de ferro no carter.
Agora ele falou que vai analizar melhor, com mais caltela, e falou que talves possa ser algum problema interno no corpo de valvulas. Mais ele ainda tem que abrir para dar diagnostico melhor.
Não entendo nada das partes internas desse cambio, e alem disso quando comprei o cambio, ele estava fora do carro, não sei se o mesmo estava funcionando, o dono falou que estava, mais sei lá né. Só sei que reformei ele todo e não se se existe como ter algum problema "oculto", não visivel nesse cambio. Sei lá vou dar mais essa chance.
Vamos ver, espero que desta vez vá!
Abraços
Karal%#$@#!!!!!Hoje fui dar uma volta com a Lucirene e a posição park parou de travar o câmbio!
Haja paciência!!!Eu passo na garagem e fico olhando para a Eaton 5 marchas só me olhando...
Até perdi a vontade de levar na oficina...jáperdi tanto tempo...tanto $$$!!!
Desculpem o desabafo...mas qualquer hora dessas mudo o nome do tópico da Lucirene!!!!
Abraços
Xavier4x4
07/02/2011, 08:02
É meu amigo, estamos FUD#@#$# mesmo!
Já me perguntaram isso aqui anteriormente, mas não custa te perguntar tambem, voce já obsevou se as marchas estão "entrando" (com todo respeito) certinho? Pode acontecer de o movimento da alavanca não estar batendo certinho com o movimento do "bracinho" do cambio. Quando meu cambio estava aberto (só a parte traseira onde encaixa a flange), dava para ver que quando eu engarava o "P" uma travinha descia e travava o conjunto, e quando se passava para qualquer outra marcha, esta trava subia e liberava e era possivel mover o eixo traseiro do cambio. Não sei se mais alguma coisa acontece interiormente quando se coloca em "P".
Se voce tiver acesso ao cambio, por baixo do carro, tenta colocar em "P" com a mão mesmo para fazer um teste. O cambio esta em "P" quando o "bracinho" do cambio esta todo para frente, na direção dianteira do carro. Se voce não conseguir mecher este "bracinho" com a mão é porque a alavanca esta travando ele, qualquer coisa solta a travinha que prende o cabo no "bracinho" do cambio.
Boa sorte ai amigo....
Abraço
Karal%#$@#!!!!!Hoje fui dar uma volta com a Lucirene e a posição park parou de travar o câmbio!
Haja paciência!!!Eu passo na garagem e fico olhando para a Eaton 5 marchas só me olhando...
Desculpem o desabafo...mas qualquer hora dessas mudo o nome do tópico da Lucirene!!!!
Abraços
Abraços
isso pode ser uma combinação de fatores, como cabo mal ajustado por exemplo.
o que faz o cambio travar é um componente chamado "parking pawl"
quando vc seleciona "P" uma pequena mola conectada a esse componente faz com que este trave o eixo de saida ou "output shaft"
vc pode estar com problema nessa mola, que nao aciona o parking pawl e consequentemente este nao trava o eixo.
este é um exemplo, pode ser outra coisa
a grande maioria dos experts em CA sao unanimes em dizer que nao é aconselhável parar o carro somente no "P", sempre acione primeiro o freio de mao, e so depois selecione o "P", pois existe a possibilidade de vc danificar o parking pawl , principalmente se parar o carro numa descida íngreme por exemplo.
tente desconectar o cabo da alavanca e selecione o P diretamente no cambio, com a mao, veja se o problema persiste, quem sabe vc tenha a sorte de ser apenas o cabo mal tensionado.
e conta pra nos aqui o que acontenceu quando vc resolver.
abraços
boa sorte
Walnei Boteon
07/02/2011, 09:18
Zepi,
Se não for problema no acionamento (cabo) como o Elcio falou, pode ser que a engrenagem do Park saiu do lugar. Essa engrenagem fica no final do ZF e é estabilizada no lugar certo pela flange de saída original do câmbio.
Como retiramos essa flange para fazer a adaptação da T-case é necessário colocar um espaçador para manter a engrenagem no lugar.
Não é difícil ver, mas precisa retirar a T-case...
[]'s
Olá, amigos!
Certo tempo atrás ocorreu a mesma coisa...mas voltou ao normal depois...
A primeira coisa que pensei foi o ajuste do cabo(certamente deve ser isso!!!)
Mas fiquei tão "P" da vida que tive de me conter para dar outro fiam a um galão de combustível que estava no caminho....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!
Comprei um servo "Recon"(não consegui novo) e o maldito não funcionou, aí depois a Porr@ do Park pára de funcionar, e eu fiqui maluco!!!!
Ia largar hj na oficina mas tenho que primeiro deixar ela freiando com o vácuo...
Acho que semana q vem faço isso!
Abraços
Xavier4x4
07/02/2011, 12:22
Walnei, Ao se fazer a flange é usado um pedaço da "tampa" traseira do cambio onde é "emendado" um outro pedaço para encaixar na Tcase, não lembro de ter visto esse espaçador junto a flange. Voce seberia me dizer melhor onde "pega" esse espaçador?
Um abraço
Zepi,
Se não for problema no acionamento (cabo) como o Elcio falou, pode ser que a engrenagem do Park saiu do lugar. Essa engrenagem fica no final do ZF e é estabilizada no lugar certo pela flange de saída original do câmbio.
Como retiramos essa flange para fazer a adaptação da T-case é necessário colocar um espaçador para manter a engrenagem no lugar.
Não é difícil ver, mas precisa retirar a T-case...
[]'s
Vinicius Hauagge
08/02/2011, 18:04
Pessoal, boa tarde!
Hoje o mecânico abriu a caixa e me ligou... fui lá na oficina e as duas cintas estavam extremamente degastadas... (após a montagem até o defeito, fiz apenas uma trilha e nao rodei 100 km com o carro).
Ele disse que ligou para uns conhecidos e falaram para ele que tem dois tipos de cintas... uma verde e uma amarela... todas as vezes a utilizada na minha caixa foi a verde (ruim) e agora ele vai procurar essa amarela (que é de qualidade superior).
Voces saberiam algo sobre isso?
Obrigado novamente,
Vinicius!
Walnei Boteon
08/02/2011, 18:06
Xavier,
Dependendo do projeto da sua flange esse espaçador não é necessário. Converse com o fabricante que ele vai saber te informar.
:concordo:
[]'s
Pessoal, boa tarde!
Hoje o mecânico abriu a caixa e me ligou... fui lá na oficina e as duas cintas estavam extremamente degastadas... (após a montagem até o defeito, fiz apenas uma trilha e nao rodei 100 km com o carro).
Ele disse que ligou para uns conhecidos e falaram para ele que tem dois tipos de cintas... uma verde e uma amarela... todas as vezes a utilizada na minha caixa foi a verde (ruim) e agora ele vai procurar essa amarela (que é de qualidade superior).
Voces saberiam algo sobre isso?
Obrigado novamente,
Vinicius!
que caixa é essa?
Walnei Boteon
08/02/2011, 18:28
Vinicius,
Um bom fornecedor de peças aqui em SP é a Hidramático Barão ( www.hidramaticobarao.com.br ). Sempre comprei lá e o vendedor Humberto sempre esclareceu todas as minhas dúvidas.
[]'s
Vinicius Hauagge
08/02/2011, 18:31
Valnei, obrigado! Vou ligar lá!
Élcio, é uma a4ld, em uma explorer 1994 4x4!
Valnei, obrigado! Vou ligar lá!
Élcio, é uma a4ld, em uma explorer 1994 4x4!
ja vi algumas reclamações em relação a esse cambio
use as cintas da Raybestos (http://www.raybestospowertrain.com/)
sao mais caros, porem sao heavy duty.
a TCI e a B&M tbem tem otimos produtos.
boa sorte
Gente,
quando saio com a Galloper, seja de manhã ou em um sinal, ela parece estar moendo umas engrenagens... depois, anda um pouquinho e para o barulho!
Ja troquei óleo no diferencial traz. e diant., CX auto, completei óleo da embreagem auto (que é a mesma do freio), e até agora nada...
A única coisa que não foi feita a troca do filtro da caixa que o pessoal da loja disse que não havia esse filtro na CX, mas ha! (ele acabou me sugerindo então, baixar este óleo novo e trocar o filtro reaproveitar, pois a sujeira que haja será retida no filtro, não contaminando o novo...?!)
Alguma dica ai gente?
Em tempo, subi, por duas vezes uma serrinha de 500mts na sexta a 60/80 km/h e ele subiu bem; mas em saídas da inércia, geralmente (não é toda hora) ele apresenta esse barulho...
Obrigado
Xavier4x4
14/02/2011, 08:50
Galera, só uma pergunta meio besta.
Se eu pegar um carro automatico, coloca-lo de frente a uma parede muito forte, com o carro colado na parede e ir acelerando até o máximo ( é claro, uma situação hipotetica) digamos que o carro não amase:
1- Digamos que o carro não fique cantando pneu, Qual seria o motivo, o motor é fraco ou o cambio não comsegue passar toda a força do motor para as rodas?
2- Digamos que o carro fique cantando pneu?
3- Nas duas situações, poderia haver quebra do cambio ou danifica-lo?
Um abraço
Xavier,
IMHO eu acredito que nessa situação o carro deveria ficar cantando pneus, até ele acabar com os pneus e ficar só na roda. E depois deveria continuar "lixando" a roda no asfalto, jogando faísca para todo lado. Se não fizesse isso, seria por motor sem força suficiente ou problema no conversor de torque que não transmite a força do motor para o CA de forma eficiente.
Também, IMHO, não vejo como isso poderia danificar o câmbio. Antes dele danificariam as cruzetas ou cardan, que são mais frágeis que o CA.
[s]
Xavier4x4
14/02/2011, 09:33
Xavier,
IMHO eu acredito que nessa situação o carro deveria ficar cantando pneus, até ele acabar com os pneus e ficar só na roda. E depois deveria continuar "lixando" a roda no asfalto, jogando faísca para todo lado. Se não fizesse isso, seria por motor sem força suficiente ou problema no conversor de torque que não transmite a força do motor para o CA de forma eficiente.
Também, IMHO, não vejo como isso poderia danificar o câmbio. Antes dele danificariam as cruzetas ou cardan, que são mais frágeis que o CA.
[s]
Certo, mas imagina a situação então que todos os componentes fossem mais "fortes" que o cambio, o cambio sofreria algum dano. Tipo, se fosse um cambio mecanico, os dentes das engrenagens poderiam quebrar, e no altomatico?
Abraços
Jeanilson
14/02/2011, 10:26
Certo, mas imagina a situação então que todos os componentes fossem mais "fortes" que o cambio, o cambio sofreria algum dano. Tipo, se fosse um cambio mecanico, os dentes das engrenagens poderiam quebrar, e no altomatico?
Abraços
Xavier,
Nesse caso o Conversor de Torque "patinaria" e aqueceria o óleo ATF até ferver e queimar as peças internas do câmbio.
No exemplo acima, ao cantar pneu, existe um alívio nas forças aplicadas nos componentes da transmissão, mas sempre tem o risco de acontecer algum tranco na transmissão se as rodas pararem de girar de repende com o aumento do atrito do pneu com o solo devido à borracha derretida.
[]'s
Xavier4x4
14/02/2011, 11:01
Xavier,
Nesse caso o Conversor de Torque "patinaria" e aqueceria o óleo ATF até ferver e queimar as peças internas do câmbio.
No exemplo acima, ao cantar pneu, existe um alívio nas forças aplicadas nos componentes da transmissão, mas sempre tem o risco de acontecer algum tranco na transmissão se as rodas pararem de girar de repende com o aumento do atrito do pneu com o solo devido à borracha derretida.
[]'s
Certo, mais nesta situação, se parar de forçar antes do oleo ferver, poderia haver alguma avaria? Ou o cambio nesta situação não possui peças "mecanicas" que com a "fricção" podem ser danificadas?
Abraços
Observe uma pá carregadeira trabalhando.
O operador abaixa a caçamba, vai de encontro ao barranco e começa a acelerar...
Ela patina as 4 rodas (menor atrito por ser terra).
E o cara faz isso o dia inteiro, por muitos e muitos dias......
E o CA aguenta......
Pelo que vi do CA opala aberto e pelo tamanho do conversor dele, te digo que aguenta um pau danado....
Mas eu jamais faria esse situação que vc propõe no asfalto ou cimento...rssssss
Mas se ele tem pouca força numa situação assim, o problema pode estar em folga excessiva no conversor.
Abs
Xavier4x4
14/02/2011, 14:01
Observe uma pá carregadeira trabalhando.
O operador abaixa a caçamba, vai de encontro ao barranco e começa a acelerar...
Ela patina as 4 rodas (menor atrito por ser terra).
E o cara faz isso o dia inteiro, por muitos e muitos dias......
E o CA aguenta......
Pelo que vi do CA opala aberto e pelo tamanho do conversor dele, te digo que aguenta um pau danado....
Mas eu jamais faria esse situação que vc propõe no asfalto ou cimento...rssssss
Mas se ele tem pouca força numa situação assim, o problema pode estar em folga excessiva no conversor.
Abs
Cavesco, não estou falando que o meu cambio esta fazendo isso ou não, é so uma curiosidade minha, pois em muitas situações de trilha pesada, escontramos obstaculos que pela dificuldade, parece uma parede em nossa frente ou até mesmo quando voce esta puxando um carro muito pesado de um atoleiro gigante. O carro quer ir mais não consegue, e fica patinando o o motor não da conta do recado. E tambem tenho um sonho de fazer uma parada que vi em um video na internet do cara botando uma roda do jeep dele no poste e sobe com o carro no poste somente por aquela roda, é babaquice mais vou fazer isso assim que o meu jeep andar, mas não quero que o cambio quebre, qualquer outra coisa pode quebrar, menos o cambio.rs
Abraços
Vai quebrar o poste!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu Deus...criei um monstro...abri um tópico falando de impressões sobre o câmbio automático e agora reality show!!!!!
Como evoluiu o tópico!!!Hehehe!
ABraços
Jeanilson
14/02/2011, 16:07
Certo, mais nesta situação, se parar de forçar antes do oleo ferver, poderia haver alguma avaria? Ou o cambio nesta situação não possui peças "mecanicas" que com a "fricção" podem ser danificadas?
Abraços
Xavier,
Apesar de ser hidramático, o CA possui sim discos de fricção que podem ser danificados com a alta temperatura.
Nessa situação, com o Conversor de Torque "travado" (stall), o óleo se superaquece em questão de segundos :shock:. É só imaginar que nesse caso toda a potência do motor está sendo transformada em calor pelo Conversor :shock: :shock:!
Os manuais de reparação de CA recomenda não realizar o teste de Stall do Conversor de Torque por mais de 10 segundos e sempre esperar alguns minutos antes de repetir o teste, caso necessário.
Lembrando que essa situação, CA totalmente travado com o motor em plena aceleração, é muito raro de acontecer, mesmo em trilha. Está vendo que a viatura não está conseguindo puxar algo, pare e tente outra maneira, como o guincho, por exemplo :concordo:.
[]'s
Xavier4x4
14/02/2011, 16:14
Xavier,
Apesar de ser hidramático, o CA possui sim discos de fricção que podem ser danificados com a alta temperatura.
Nessa situação, com o Conversor de Torque "travado" (stall), o óleo se superaquece em questão de segundos :shock:. É só imaginar que nesse caso toda a potência do motor está sendo transformada em calor pelo Conversor :shock: :shock:!
Os manuais de reparação de CA recomenda não realizar o teste de Stall do Conversor de Torque por mais de 10 segundos e sempre esperar alguns minutos antes de repetir o teste, caso necessário.
Lembrando que essa situação, CA totalmente travado com o motor em plena aceleração, é muito raro de acontecer, mesmo em trilha. Está vendo que a viatura não está consegundo puxar algo, pare e tente outra maneira, como o guincho, por exemplo :concordo:.
[]'s
Ta falado meu amigo, obrigado pelas informações! Só mais uma duvida que não ficou muito clara, este tal teste de Stall seria do carro fazendo muita força sem os pneus estarem em movimento (patinarem) certo? Ou caso eu esteja tentando tirar alguem de um atoleiro mais os meus pneus estarem patinando, isso seria tambem um "Stall" ou eu poderia ficar fazendo isso por mais de 10 segundo desde que os pneus estejam patinando?
Mais eu posso subir no poste? Prometo que vou demorar menos de 10 segundos! :twisted::twisted::twisted: rs
Abraços
Tá querendo trabalhar para a LIGHT? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caveso, Deixa o cara subir no poste!!!
Hehe!
Mas não esqueça de fazer um vídeo, amigo Xavier!
Abraços
Xavier4x4
14/02/2011, 17:05
Tá querendo trabalhar para a LIGHT? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
KKK se o poste não cair tudo bem!
Prometo videos e muitas fotos, com certeza....
Primeiro jeep brasileiro trocador de lampadas da Light :mrgreen:
Abraços
Galera não quero bagunçar o topico, desculpa ae!
Jeanilson
14/02/2011, 22:02
Ta falado meu amigo, obrigado pelas informações! Só mais uma duvida que não ficou muito clara, este tal teste de Stall seria do carro fazendo muita força sem os pneus estarem em movimento (patinarem) certo? Ou caso eu esteja tentando tirar alguem de um atoleiro mais os meus pneus estarem patinando, isso seria tambem um "Stall" ou eu poderia ficar fazendo isso por mais de 10 segundo desde que os pneus estejam patinando?
Mais eu posso subir no poste? Prometo que vou demorar menos de 10 segundos! :twisted::twisted::twisted: rs
Abraços
Xavier,
O teste do Stall é realizado para verificar as condições do Conversor de Torque. Com a viatura freiada (no pedal de freio e no freio de mão também) e com o câmbio em D aciona o pedal do acelerador até o final e verifica a rotação do motor. O giro não pode passar dos 2.000 RPMs com o "pé no porão". Se passar, o Conversor está "patinando" e tem que ser trocado ou recondicionado.
Como pode ver, raramente você terá uma situação dessas em uma trilha. Se você acelerar apenas o suficiente e e as rodas tiverem se movimentando, o CA não estará em stall :concordo:.
Lembrando que sempre depois de um esforço com o CA (seja desatolando outra viatura ou algo parecido), sempre é bom deixá-lo esfriar um pouco antes de voltar à ação. Uns minutos em marcha lenta com o câmbio em N (para o óleo circular pelo radiador) já é o suficiente.
[]'s
P.S.: não tem nenhum problema em subir em poste. O problema é conseguir ficar lá em cima :mrgreen:.
Xavier4x4
15/02/2011, 08:38
Xavier,
O teste do Stall é realizado para verificar as condições do Conversor de Torque. Com a viatura freiada (no pedal de freio e no freio de mão também) e com o câmbio em D aciona o pedal do acelerador até o final e verifica a rotação do motor. O giro não pode passar dos 2.000 RPMs com o "pé no porão". Se passar, o Conversor está "patinando" e tem que ser trocado ou recondicionado.
Como pode ver, raramente você terá uma situação dessas em uma trilha. Se você acelerar apenas o suficiente e e as rodas tiverem se movimentando, o CA não estará em stall :concordo:.
Lembrando que sempre depois de um esforço com o CA (seja desatolando outra viatura ou algo parecido), sempre é bom deixá-lo esfriar um pouco antes de voltar à ação. Uns minutos em marcha lenta com o câmbio em N (para o óleo circular pelo radiador) já é o suficiente.
[]'s
P.S.: não tem nenhum problema em subir em poste. O problema é conseguir ficar lá em cima :mrgreen:.
Valeu meu amigo, ótima infomação.
Pode deixar que se o Jeep não ficar lá em cima por causa do motor, pode ter certeza que no guincho ele sobe e fica...:twisted:
Abraços
santistadoente
22/02/2011, 14:56
Meu zf 4 marchas de manhã, quando saio, ele não troca marchas, tem que andar 1 Km, pelo menos, ai começa a trocar normal, quando dorme, no outro dia, faz o mesmo, alguem sabe dizer o por que?:pensativo:
Abraço!
Meu zf 4 marchas de manhã, quando saio, ele não troca marchas, tem que andar 1 Km, pelo menos, ai começa a trocar normal, quando dorme, no outro dia, faz o mesmo, alguem sabe dizer o por que?:pensativo:
Abraço!
Falta de café da manhã!!! :odedo:
[]´s
PS. Conseguiu ver o lance de velocidade nas trocas de marchas? :roll:
Abraço!
talvez isso possa te ajudar:
http://appauto.wordpress.com/2008/01/27/cold-automatic-transmission-issues/
santistadoente
22/02/2011, 15:17
Falta de café da manhã!!! :odedo:
[]´s
PS. Conseguiu ver o lance de velocidade nas trocas de marchas? :roll:
Bem amanhã vou tomar um belo café da manhã pra ver se resolve:mrgreen:
Não esqueci, não, é que esta vendo esse probleminha e mais alguns, assim que ficar pronto testarei!:concordo:
Abraço!
Há um tutorial sobre como limpar as válvulas do comando de valvulas do zf 4hp22, por aqui em algum lugar mas não achei.
Alguém sabe onde está?
santistadoente
22/02/2011, 15:18
Belo artigo, amigo, acho que é isso mesmo, o meca de cambio, me disse que deve ser valvula, se for, vai ter que abrir o cambio:parede:
Um abraço!
Elcio,
Sabe qual o torque de aperto recomendado para os parafusos de fixação do comando de valvulas do zf 4hp22?
Abs
santistadoente
22/02/2011, 15:28
Há um tutorial sobre como limpar as válvulas do comando de valvulas do zf 4hp22, por aqui em algum lugar mas não achei.
Alguém sabe onde está?
Em outro tópico, aqui só aparece esse post que voce escreveu agora!:pensativo:
abraço!
Elcio,
Sabe qual o torque de aperto recomendado para os parafusos de fixação do comando de valvulas do zf 4hp22?
Abs
putz Cava, vou ficar devendo.
se fosse um C4 eu te daria os valores de todos os parafusos e porcas do cambio.
sorry
Acho que o zepi tem isso.....
Tem zepi?
Bigdaddy
23/02/2011, 16:07
Talvez esteja declarando o óbvio aqui, mas antes de abrir o cambio, tente uma simples troca do flúido.
Especialmente se não foi trocado com frequencia até aqui.
Fluido velho carrega particulas que o tornam mais grosso, causando dificuldade de cambiar.
Quando o fluido esquenta ele afina e o problema desaparece.
Atente para repor o fluido no nível correto também.
Espero ter ajudado.
Belo artigo, amigo, acho que é isso mesmo, o meca de cambio, me disse que deve ser valvula, se for, vai ter que abrir o cambio:parede:
Um abraço!
Acho que o zepi tem isso.....
Tem zepi?
Olá!Caveso!
Tenho sim!
O problema é que estou viajndo em férias e quase não acesso a net..
Semana que vem estarei em casa, aí mando por e-mail,poie é grandinho...
tem q ser por pedaços....
Ache te mandei por e-mail Caveso...veja se não tem guardado...
NOstópico trocamos e-mail pois o Fórum não suportava os tmanhos dos arquivos.
Abraços
santistadoente
24/02/2011, 15:09
Talvez esteja declarando o óbvio aqui, mas antes de abrir o cambio, tente uma simples troca do flúido.
Especialmente se não foi trocado com frequencia até aqui.
Fluido velho carrega particulas que o tornam mais grosso, causando dificuldade de cambiar.
Quando o fluido esquenta ele afina e o problema desaparece.
Atente para repor o fluido no nível correto também.
Espero ter ajudado.
Valeu pela lembrança, mais o oleo é novo, o problema é com o governador.........:mrgreen:
abraço!
Bigdaddy
24/02/2011, 15:48
Ah tá...se o problema é político então é outra estoria!;-)
Valeu pela lembrança, mais o oleo é novo, o problema é com o governador.........:mrgreen:
abraço!
santistadoente
24/02/2011, 20:07
A Alavanca da Blazer automatica, é igual a original do opala que usa o ZF 4 marchas, ela é plug in play?
Ou precisa de alguma adaptação?:pensativo:
Xavier4x4
26/02/2011, 14:29
Amigos, apos abrir pela terceira vez o meu cambio(zf4hp22), vi que o que tinha quebrado era uma "engrenagem", uma espécie de acoplamento em cheio de dentes que segundo o mecanico é o acoplamento AB, que eu acho que conecta a primeira e a segunda marcha. Estou com a peça aqui em mãos, depois posto uma foto.
Agora o problema é achar esta peça, aonde achei os caras combraram 350,00 reais, será que alguem não tem um cambio deste aberto o ruin para me vender esta peça?
Obrigado
Abraços
Olá!Caveso!
Tenho sim!
O problema é que estou viajndo em férias e quase não acesso a net..
Semana que vem estarei em casa, aí mando por e-mail,poie é grandinho...
tem q ser por pedaços....
Ache te mandei por e-mail Caveso...veja se não tem guardado...
NOstópico trocamos e-mail pois o Fórum não suportava os tmanhos dos arquivos.
Abraços
Zepi,
Achei o manual no meu email, mas não tem nele o torque de aperto do comenado de valvulas.
Alguém por aqui sabe?
Não tem Caveso???PUtz!M<as como pode isso???Hehehe!
Abraços
POis é......
Vou ter que apertar até sair água mesmo......rsss
Zepi,
Achei o manual no meu email, mas não tem nele o torque de aperto do comenado de valvulas.
Alguém por aqui sabe?
Geralmente quando a gente não sabe por aqui a tecnica é 1/2 volta antes de espanar ! :mrgreen:
Ta indo um email grandinho aí ! da uma olhada mais tarde !
[]´s
JCJ
Ta indo um email grandinho aí ! da uma olhada mais tarde !
[]´s
JCJ
Se for menos de 22 cm eu nem abro.......:rolleyes:
Graças a Santo Elinaldo, o protetor dos parafusos finos e compridos, o aperto correto foi descoberto: 8 NM.
Valeu Eli!
Onde conseguiu o valor???
Manda pra mim o arquivo amigo!
Abraço
Onde conseguiu o valor???
Manda pra mim o arquivo amigo!
Abraço
É aquele manual em inglês, compactado em .zip
Acho que vc me mandou ele uma vez.
Abs
Ah, bom....vc havia dito que não tinha...fiquei preocupado...hehe!
Abraços
Pessoal,
Ao desmontar o corpo de valvulas de meu câmbio (ZF 4hp22), encontrei uma mola quebrada.
Alguém por acaso tem um corpo de valvulas desse sobrando peças para doar uma mola ou e indicam onde possa ter uma dessas para comprar?
Na C4 e na Hidramático barão já procurei e não têm.
Abs
santistadoente
03/04/2011, 11:00
Pessoal,
Ao desmontar o corpo de valvulas de meu câmbio (ZF 4hp22), encontrei uma mola quebrada.
Alguém por acaso tem um corpo de valvulas desse sobrando peças para doar uma mola ou e indicam onde possa ter uma dessas para comprar?
Na C4 e na Hidramático barão já procurei e não têm.
Abs
Acho que eu tenho, o que voce precisa, vou conferir depois te dou um alo!:concordo:
Abraço!
Opa, espero que tenha mesmo, amigo Santista!
Tenho foto da unidade do corpo e da mola que preciso.
Passe-me seu email (por MP) que te mando, pois o fórum hoje não está aceitando anexar fotos.
Torcendo pra vc ter aí..rssss
Abs
santistadoente
03/04/2011, 12:40
Passe-me seu email (por MP) que te mando, pois o fórum hoje não está aceitando anexar fotos.
Abs
santistadoente@hotmail.com
Acho, que tenho, manda a foto ai!
Abraço!
Aos especialistas de plantão...
Estou montando no meu jeep um cambio auto TH180.
O problema que estou enfrentando é que a alavanca de mudança ficou exatamente em cima da lingüeta de mudança no cambio, logo ficando muito difícil ligar o varão de acionamento entre a alavanca e o cambio.
A minha primeira dúvida é se originalmente no Opala, a alavanca fica posicionada a frente ou atrás da lingüeta de acionamento no cambio?
A segunda dúvida e a mais louca é que estive pensando na possibilidade de mudar as marchas no cambio através de cabo de aço, por exemplo, adaptar algum cabo de trambulador de algum carro que seja rígido bastante para empurrar e puxar a lingüeta de acionamento no cambio. Alguém já viu ou fez isso?
Aguardo a ajuda dos amigos.
Abraços,
Dirceu
E aí galera, ninguém ???? :cry:
Ramiro - Bin Lôco
07/04/2011, 10:30
Dirceu,
Quanto a sua primeira dúvida, não posso lhe ajudar pois nunca vi um TH180 montado.
Quanto a segunda dúvida, de repente o cabo de mudança de marchas do ZF 4HP22 possa lhe servir para adaptar.
Veja as fotos desse cabo nesse anuncio:
http://todaoferta.uol.com.br/comprar/cabo-alavanca-cambio-automatico-4m-4hp22-opala-caravan-88-EBM1BTYXI6#rmcl
Abraços,
Ramiro - Bin Lôco
07/04/2011, 10:40
Um link sobre C.A. interessante, talvez ele já até tenha sido postado nesse tópico:
http://www.netserv19.com/ecommerce_site/categoria_33965_1450_CAMBIO-AUTOMATICO-COMO-FUNCIONA
Abs,
Ué, e não dá pra fazer uma vareta em curva???
[]´s
santistadoente
07/04/2011, 11:45
Abs
Infelizmente tenho a peça antiga, mais as molas se foram, acho que foram reaproveitadas,:sad: tinha uma , mais sumiu também, vou ficar te devendo, amnhã vou numa firma de cambio, se tiver eu arrumo proce!
Desculpe ai!
abraço!
Essa vareta da Zf, e u postei o contato de uma empresa que vende...e acho que foi mais barato do que essa do toda oferta!
Na minha tive de fazer uma baita curva, pois aconteceu a mesma coisa!A alavanca ficou em cima do acionamento!
Abraços
Infelizmente tenho a peça antiga, mais as molas se foram, acho que foram reaproveitadas,:sad: tinha uma , mais sumiu também, vou ficar te devendo, amnhã vou numa firma de cambio, se tiver eu arrumo proce!
Desculpe ai!
abraço!
Fala amigão!
Pena não ter aí....
Espero que consiga arrumar aí, pois não consegui nada....:parede:
Abs e valeu!
Essa vareta da Zf, e u postei o contato de uma empresa que vende...e acho que foi mais barato do que essa do toda oferta!
Na minha tive de fazer uma baita curva, pois aconteceu a mesma coisa!A alavanca ficou em cima do acionamento!
Abraços
Zepi,
Você poderia me dizer que empresa é essa?
Abraços,
Dirceu
Walnei Boteon
07/04/2011, 23:03
Aos especialistas de plantão...
Estou montando no meu jeep um cambio auto TH180.
O problema que estou enfrentando é que a alavanca de mudança ficou exatamente em cima da lingüeta de mudança no cambio, logo ficando muito difícil ligar o varão de acionamento entre a alavanca e o cambio.
A minha primeira dúvida é se originalmente no Opala, a alavanca fica posicionada a frente ou atrás da lingüeta de acionamento no cambio?
A segunda dúvida e a mais louca é que estive pensando na possibilidade de mudar as marchas no cambio através de cabo de aço, por exemplo, adaptar algum cabo de trambulador de algum carro que seja rígido bastante para empurrar e puxar a lingüeta de acionamento no cambio. Alguém já viu ou fez isso?
Aguardo a ajuda dos amigos.
Abraços,
Dirceu
DJunior,
O meu CA é um ZF, acionamento original a cabo. A alavanca tbm ficou em cima da lingueta do CA. Alterei a posição da lingueta e substitui o cabo por uma vareta.
Talvez te sirva como idéia no TH.
[]'s
Fontoura
10/04/2011, 11:31
Olá!
Estou adaptando em minha rural, uma CA, ZF 4HP22.
Alguém sabe quem tem para negociar o acionador do kick-down do carburador Webber 446?. Nunca ví nenhum, portanto não tenho nem idéia como é ou como funciona. Ouví falar que é uma peça que vai no eixo da borboleta. É isso mesmo?
No caso de falta de peça, fotos e desenhos tb servem. Estou precisando urgente, pois só dependo disso para ver a bichinha roncar.:dance:
Tb quero saber quem sabe se tem como encurtar o cabo de acionamento deste câmbio. ou se vendem cabos mais curtos? Na minha adaptação ele vai ficar muito comprido. Ou posso usá-lo enrolado?
Outra dúvida: Qual a temperatura normal do funcionamento do óleo deste câmbio e suas variações máximas?
E por fim, de quanto em quanto tempo ou Km devo trocar o óleo?
Abraços!:pipoca:
santistadoente
18/04/2011, 12:46
Pessoal esse site tem tudo sobre peças para o CA, e também o mais usado aqui O ZF 4HP22
http://www.netserv19.com/ecommerce_s...LAS-ZF-4-HP-20 (http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_96160_1450_KIT-DIVERSOS-CORPO-DE-VALVULAS-ZF-4-HP-20)-
Boa sorte!
DJunior,
O meu CA é um ZF, acionamento original a cabo. A alavanca tbm ficou em cima da lingueta do CA. Alterei a posição da lingueta e substitui o cabo por uma vareta.
Talvez te sirva como idéia no TH.
[]'s
Desse jeito está passando por todas as posições???
Lembro que no meu tive de fazer várias regulagens para passar em todas e ainda não ficou perfeito...
Abraços
Ramiro - Bin Lôco
18/04/2011, 16:45
Pessoal esse site tem tudo sobre peças para o CA, e também o mais usado aqui O ZF 4HP22
http://www.netserv19.com/ecommerce_s...LAS-ZF-4-HP-20 (http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_96160_1450_KIT-DIVERSOS-CORPO-DE-VALVULAS-ZF-4-HP-20)-
Boa sorte!
Uai... esse link é o mesmo que eu postei na msg #1583.:pensativo:
Mas é sempre bom atualizar...:concordo:
[]'s
Gaylera,
Continuo precisando de uma mola do corpo de valvulas do zf 4hp22.
Sabem onde posso conseguir?
Abs
Gaylera,
Continuo precisando de uma mola do corpo de valvulas do zf 4hp22.
Sabem onde posso conseguir?
Abs
Certa ocasião eu mandei fazer uma mola para o conjunto da 2ª se não me engano, o rapaz fez umas 4, ou seja, tenho 3 aqui sobrando.
Manda a pagina do manual com a mola para eu consultar se é a mesma e reza bastante para ser pq na epoca não achei nem na gringolandia.
Walnei Boteon
02/05/2011, 19:24
Desse jeito está passando por todas as posições???
Lembro que no meu tive de fazer várias regulagens para passar em todas e ainda não ficou perfeito...
Zepi, só agora que vi sua pergunta :putz: ...
Tá passando normalmente por todas as posições. Mas o ajuste é bem sensível mesmo.
Uma dica é deixar a alavanca na posição "D" (metade do curso) e posicionar a lingueta do CA na mesma posição, só que virada para trás. Depois fazer o ajuste fino na regulagem da alavanca :concordo: .
[]'s
Certa ocasião eu mandei fazer uma mola para o conjunto da 2ª se não me engano, o rapaz fez umas 4, ou seja, tenho 3 aqui sobrando.
Manda a pagina do manual com a mola para eu consultar se é a mesma e reza bastante para ser pq na epoca não achei nem na gringolandia.
Nada, Ronairy???????
Mandei a foto para seu email, viu aí?
Abs
Fontoura
11/05/2011, 22:41
Pessoal,
olhem só o que eu achei:
20 PASSOS PARA UM REPARO DE
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA BEM SUCEDIDO
Transmissão Automática - O segredo! (http://www.vermelhoscar.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:20-passos-para-um-reparo-de&catid=39:biblioteca&Itemid=84)
nao existe - eu pelo menos nunca vi - uma literatura completa e bem feita a respeito de manutenção de CA ou ate mesmo de CM.
isso aqui é literatura obrigatoria para quem quer se aventurar nessa area:
Amazon.com: The Haynes Ford Automatic Transmission Overhaul Manual (Techbook Series) (9781563921704): Jeff Killingsworth, John H. Haynes, John Harold Haynes: Books (http://www.amazon.com/Haynes-Automatic-Transmission-Overhaul-Techbook/dp/1563921707)
Amazon.com: The Haynes General Motors Automatic Transmission Overhaul Manual (Techbook Series) (9781563921698): Eric Godfrey, John Harold Haynes: Books (http://www.amazon.com/General-Automatic-Transmission-Overhaul-Techbook/dp/1563921693)
assim como esses existem muitos outros, mas apenas na gringa.
Fontoura
13/05/2011, 12:18
Pessoal! E aqueles fios que tem saindo do câmbio, qual é o esquema de ligação?
Preciso urgente pois só dependo disso para rodar com ela hoje mesmo!!!! :cool: :dance: :torcendo: :euforico:
Outra coisa:
:?:Onde tem pontos que precisam ser vedados nesta CA (ZF4HP22), para ela aguentar travessias e submersões diversas. Rsrsrsrsrsrs....
Abraços e aguardo respostas urgentíííííssimas!!!!!!!! :) :torcendo:
Fontoura
14/05/2011, 20:01
Os fios já resolví.
Agora quero saber onde se veda este câmbio.
Tb parece que não está trocando as marchas. Ou pelo menos não noto quando cambeia.
O que pode ser isso e como posso solucionar?
Os fios já resolví.
Agora quero saber onde se veda este câmbio.
Tb parece que não está trocando as marchas. Ou pelo menos não noto quando cambeia.
O que pode ser isso e como posso solucionar?
Acho que vi esse filme... :semideia
hehehehe!!!
Fontoura
14/05/2011, 22:50
Acho que vi esse filme... :semideia
hehehehe!!!
Rsrsrsrsrs...
Mas e quanto custa o ingresso para este filme?????rsrsrsrsrs...
Como vc fez???
Abração!
Fontoura
14/05/2011, 23:07
Rsrsrsrsrs...
Mas e quanto custa o ingresso para este filme?????rsrsrsrsrs...
Como vc fez???
Abração!
Outra coisa: Ré ela só engata quando ela quer! ! ! ! O que faço???
Abraços!
Tá fazendo ainda!!!
Mai$ conforme a di$po$ição!!!!
Fontoura
14/05/2011, 23:18
Tá fazendo ainda!!!
Mai$ conforme a di$po$ição!!!!
Não entendí Kim!
Sabes como posso resolver meus galhos????
Abração!
Opa Fontoura!
O Zepi está ajustando a dele ainda!
Mais, dentro das possibilidades,
Desculpe se não me fiz entender.
Att.
Kim.
Exatamente o que o Kim falou...
Se soubesse exatamente quanto custa..já teria feito!
Esse é o problema!
E nem sei se vou incarar esse concerto...
Abraços
Fontoura
15/05/2011, 18:30
Exatamente o que o Kim falou...
Se soubesse exatamente quanto custa..já teria feito!
Esse é o problema!
E nem sei se vou incarar esse concerto...
Abraços
Mas já me falaram que pode sr só sujeira por ter ficado tanto tempo parada!
Será???
E se for, como posso limpá-la?
Abraços!
Mas já me falaram que pode sr só sujeira por ter ficado tanto tempo parada! Será???
É possível, pelo que vi a maioria dos cambios que fica parada algum tempo acaba tendo este problema. Alguns voltam a trocar as marchas normalmente depois de um tempo de uso, outro só abrindo e limpando.
E se for, como posso limpá-la?
Baixe o manual do CA e cuide pra não perder nenhuma peça pequena, pois são quase impossíveis de achar depois.
[]´s
Claro que pode ser só uma sujeirinha....
Mas penso que já abri duas vezes e limpei....não sei montei algo errado, ou o problema é outro!
Também não tirei a junta que separa as duas partes do corpo de válvula...
Sei lá...
Alguém quer comprar um Zf adaptada pra reduzida willys e para o mwm sprint????Quem dá mais????
Abraços
Zépi, já experimentou limpar o governador?
[]´s
Pois é...ele fica na traseira, isso?É aquilo que fica atrás da polia que faz a trava do "Park"?
Nem sei como ele é exatamente....estou há dias desmontando, reduzida flange e etc...logo chego lá...pelo menos não vi nada moído na reduzida!Hehehe!
Abraços
No meu câmbio havia uma mola de um pistão do corpo de valvulas quebrada.
provavelment era o defeito dele....
Abs ainda procurando uma mola para reposição.....rsss
Fontoura
18/05/2011, 01:42
Pessoal... abandonei!!!!
Depois de onze meses tentando andar de Rural, finalmente ficou pronta! E o câmbio era bichado!!!!!
Prá consertar, pediram R$ 4.000,00!:parede:
Conclusão: Vamos em busca de um câmbio manual.
Só agora não sei qual a melhor opção.:semideia
Aceito sugestões! Estou sem saber prá onde ir, e P... da vida!!!:mad:
Pessoal... abandonei!!!!
Depois de onze meses tentando andar de Rural, finalmente ficou pronta! E o câmbio era bichado!!!!!
Prá consertar, pediram R$ 4.000,00!:parede:
Conclusão: Vamos em busca de um câmbio manual.
Só agora não sei qual a melhor opção.:semideia
Aceito sugestões! Estou sem saber prá onde ir, e P... da vida!!!:mad:
putz
que cambio é esse? tiptronic?
Fontoura
18/05/2011, 09:41
putz
O bicho é um ZF 4HP22.
Até deve ser um câmbio muito bom. O pessoal aquí no fórum fala muito bem dele. Mas o que eu tinha...:parede:
Abraços!
O bicho é um ZF 4HP22.
Até deve ser um câmbio muito bom. O pessoal aquí no fórum fala muito bem dele. Mas o que eu tinha...:parede:
Abraços!
cara, 4 paus pra arrumar um cambio desse so se ele tiver que ser totalmente reconstruído com peças de primeira linha importados da gringa, ai sim justifica o preço.
Pode ser... é só trocar as valvulas mecanicas por eletro/eletronicas e meter a borboleta no volante..
[]´s
O bicho é um ZF 4HP22.
Abraços!
Quer me vender o seu bichado?
Abs
Amigo, te entendo...eu desmontei o meu novamente e estou pensando em passar adiante para alguém que queira mandar consertar e tal!
Este mês acho que muitas coisas vão mudar na minha garagem!!!!!!!
Abraços
O bicho é um ZF 4HP22.
Abraços!
Fontoura,
Que o câmbio é bom não há dúvida. O PV tá rodando com um desse + Vortec. Acho que seria melhor você levar em outro mexânico, porque esse valor tá estranho.
Se você comigo faria isso, não desistiria com um único orçamento fora da realidade.
[s]
A realidade é uma só !!!! O ideal é colocar o CA na mão de um especialista que cobre um preço justo e faça a revisão de 100% dos componentes.
Eu comprei meu 1o ZF4HP22 por R$750 e desisti de usá-lo por causa do preço da revisão que me passaram inicialmente (3K)..... comprei um 2o CA e devolvi porque tb seria necessário abri-lo.... comprei o 3o por 1.5k montei e depois de 3 meses rodando mandei abrir e gastei 3k para trocar Master Kit, bomba, etc.
Resumindo: compre um CA pelo melhor preço que conseguir e mande abrir e fazer tudo do zero !!!! :shock:
[]s contente com o investimento :mrgreen:
E se valeu!!!!
Andei nesse engesa, é animal!!!
Trocas suaves e despejo de torque gradualmente.
Em reduzida, mais que um trator, tudo só no açulerador!!!! rsrsrs
Fontoura
19/05/2011, 09:04
Ninguém mais do que eu, queria este câmbio funcionando!!!
Mas pelo menos para mim, não é o momento de inve$tir tanto a$$im nele. hehehehe...
Vamos rolar prá frente!
Abração!
Ninguém mais do que eu, queria este câmbio funcionando!!!
Mas pelo menos para mim, não é o momento de inve$tir tanto a$$im nele. hehehehe...
Vamos rolar prá frente!
Abração!
o meu tbem vai ficar em torno disso, apenas com peças
vou importar aos poucos e quando estiver tudo na bancada é hora de pegar as ferramentas e brincar.
Marisco Off Road
19/05/2011, 10:16
Pessoal,
Eu peguei um ZF, que a princípio foi tirado funcionando, óleo limpo e tal, mas como seria para meu uso levei para orçar e pediram R$500,00 para revisar, fora as peças, mandei vir de fora o kit master e filtro.
Pelas contas que fiz valeria a pena nestas condições mas como mudei de planos estou vendendo ele.
Mas considero que pela kilometragem que um câmbio deste aguenta depois de revisado, e pelos benefícios que ele trás para todo o conjunto, ele se paga tranquilamente.
Abs,
Fontoura
19/05/2011, 20:24
E vc quer vender este cambio?
Quanto vc quer nele?
Está revisado?
Abraço!
Marisco Off Road
20/05/2011, 10:13
Fontoura,
Tá aqui nos classificados:
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - CÂMBIO AUTOMÁTICO ZF4HP22 (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/1136/54-cambio-automatico-zf4hp22/)
E tem a t-case hilux:
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - T-CASE HILUX ENGRENAGEM (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/1136/69-t-case-hilux-engrenagem/)
Ambos comprados para uso meu, em projeto próprio, mas mudei de planos e vou vender tudo.
Tenho até motor 4.1 injetado se quiser!
Abs,
Fontoura,
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - CÂMBIO AUTOMÁTICO ZF4HP22 (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/1136/54-cambio-automatico-zf4hp22/)
E tem a t-case hilux:
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - T-CASE HILUX ENGRENAGEM (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/1136/69-t-case-hilux-engrenagem/)
Ambos comprados para uso meu, em projeto próprio, mas mudei de planos e vou vender tudo.
Abs,
Marilson,
vende apenas as alavancas e kit T-Gear?
Autotrax
25/05/2011, 21:42
Alguem ja adaptou T-Case Ranger/Troller no cambio automatico ZF 4hp22....abraços
Autotrax, sei que a estria é plug n play !!!Esérimentei no câmbio de troller que tenho...
fica uma mínima folga...mas depois de receber uma solda diminui um pouco o diâmetro e fica justo!
Fica muito baba!!!
ABraços
CJ3-1952/2012
27/05/2011, 11:54
E aí galera, muito bom este tópico... muitas dívodas foram sanadas... estou comprando um kit do Wrangler completo, motor+CA+
reduzida,e demais acessórios mecanicos e estarei montando em meu CJ3-1952. Tambám estou montando uma suspensão de 2 Links, igual q do CJ5 Pitbull. Nunca andei em Jeep CA na trilha espero me adaptar.
CJ3-1952/2012
27/05/2011, 11:55
Aproveitando... Estou precisando de carcaças de pneu 35", se alguém de vcs souber me avise por favor.
jaime_sandim
01/06/2011, 14:34
Fontoura,
E tem a t-case hilux:
Abs,
desculpe a intromissão no tópico
mais quanto pede pelo motor e como ele esta?
pode mandar pra mim email.
jaime_sandim@hotmail.com
abraços
Xavier4x4
05/06/2011, 21:53
Amigos terminei de montar meu jeep ontem, ele esta com motor 2,8 diesel da ranger e cambio auto do opala(zf4hp22), nos primeiros testes, o cambio trocou as marchas direitinho, rodei 30km e tudo bem depois rodei mais uns 20km e a temperatura do oleo subiu muito, acho que chegou a uns 140graus pois o relogio so marca ate 120graus ai parei o carro e vi que a ventoinha que coloquei no radiador de oleo nao armou pois tinha um fio solto, coloquei o fio no lugar e a temperatura voltou a baixar ( normalmente ela fica em uns 90graus) de pois rodei mais uns 10km e derepente o carro comecou a perder forca e parei o carro para ver o que que era, quando fui olhar o nivel do oleo, ele estava muito baixo e quando estava em casa, o nivel estava certinho. Comecei a olhar o carro por baixo para ver se tinha algum vazamento e nao achei nada, coloquei mais oleo no cambio e o carro voltou a andar normalmente.
Agora, pra onde foi o oleo? E normal o nivel ter baixado nesses primeiros km rodados ou tem algo errado?
A temperatura ter subido assim pode ter danificado alguma coisa? Tonho que trocar o oleo?
Misturei dois oleos de especificacoes e marcas diferentes( pois foi uma emergencia) devo trocar o oleo todo ou posso ficar rodando com ele assim?
Qual eh o melhor oleo para ser usado nesse cambio? Devo troca-lo de quanto em quanto tempo?
Abracos
santistadoente
05/06/2011, 22:06
Amigos terminei de montar meu jeep ontem, ele esta com motor 2,8 diesel da ranger e cambio auto do opala(zf4hp22), nos primeiros testes, o cambio trocou as marchas direitinho, rodei 30km e tudo bem depois rodei mais uns 20km e a temperatura do oleo subiu muito, acho que chegou a uns 140graus pois o relogio so marca ate 120graus ai parei o carro e vi que a ventoinha que coloquei no radiador de oleo nao armou pois tinha um fio solto, coloquei o fio no lugar e a temperatura voltou a baixar ( normalmente ela fica em uns 90graus) de pois rodei mais uns 10km e derepente o carro comecou a perder forca e parei o carro para ver o que que era, quando fui olhar o nivel do oleo, ele estava muito baixo e quando estava em casa, o nivel estava certinho. Comecei a olhar o carro por baixo para ver se tinha algum vazamento e nao achei nada, coloquei mais oleo no cambio e o carro voltou a andar normalmente.
Agora, pra onde foi o oleo? E normal o nivel ter baixado nesses primeiros km rodados ou tem algo errado?
A temperatura ter subido assim pode ter danificado alguma coisa? Tonho que trocar o oleo?
Misturei dois oleos de especificacoes e marcas diferentes( pois foi uma emergencia) devo trocar o oleo todo ou posso ficar rodando com ele assim?
Qual eh o melhor oleo para ser usado nesse cambio? Devo troca-lo de quanto em quanto tempo?
Abracos
Lendo o seu post, vc quando mediu o oléo desse cambio, sabe que tem que ser o motor ligado e engatado, só assim .vc sabe a medida certa?
O ideal é destron III
Abraço!
Xavier4x4
13/06/2011, 22:28
Amigos, apos rodar alguns km com meu cambio(zf4hp22), o mesmo comecou a apresentar problemas, no meio da estrada o carro perdeu forca, como se fosse uma embreagem patinando. Parei o carro para verificar o que era e nao vi nada demais, o oleo estava no nivel certo (aliais, bem acima do nivel). E parei algumas vezes, apos uns 10 minutos parado, o carro voltava a andar, depois de alguns quilometros, voltava a acontecer a mesmo coisa, ate que uma hora, o carro parou e nao andou mais.
Alguem poderia me ajudar com alguma informacao???
Abracos
Xavier,
Você está monitarando a temperatura do óleo?
Não está subindo em excesso?
santistadoente
13/06/2011, 23:04
Amigos, apos rodar alguns km com meu cambio(zf4hp22), o mesmo comecou a apresentar problemas, no meio da estrada o carro perdeu forca, como se fosse uma embreagem patinando. Parei o carro para verificar o que era e nao vi nada demais, o oleo estava no nivel certo (aliais, bem acima do nivel). E parei algumas vezes, apos uns 10 minutos parado, o carro voltava a andar, depois de alguns quilometros, voltava a acontecer a mesmo coisa, ate que uma hora, o carro parou e nao andou mais.
Abracos
Acho que voce vai ter que trocar o kit master da ca!
Se voce andar com oleo acima do nivel, ele cozinha os discos, infelizmente, talvez seja isso!
Boa sorte!
Jeanilson
14/06/2011, 10:42
Abracos
Xii!! Já vi essa novela :putz:...
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo e tive que trocar o conversor de torque e o kit master do meu CA.
Geralmente essa "patinada" é sinal do conversor de torque indo para o espaço :cry:.
[]'s
Xavier4x4
14/06/2011, 17:32
Pois é Cavesco, apos rodar uns 15km derepente olhei para a temperatura do oleo e estava a uns 140 Graus. Dai parei e vi que a ventoinha não estava ligando, pois o fio da ventoinha estava solto. Ai religuei e a temperatura voltou a baixar, apos uns 5 km o cambio começou a patinar. Ai parei o carro e vi que o oleo estava meio baixo, completei ele o o carro voltou a andar normalmente. Apos uns 3km ele voltou a patinar. Parei, esperei esfriar e ele andou mais uns 30km ai não anda mais. Depois que eu liguei a ventoinha, a temp. não passou dos 110 graus. Qual seria a temperatura ideal de trabalho? Acho que o meu radiador não esta dando conta do recado.
Xavier,
Você está monitarando a temperatura do óleo?
Não está subindo em excesso?
Xavier4x4
14/06/2011, 17:35
Cara, o Conversor foi todo revisado e o Kit master é novo. Será que já mandei tudo pro saco???
PQP essas paradas são muito caras......
Acho que voce vai ter que trocar o kit master da ca!
Se voce andar com oleo acima do nivel, ele cozinha os discos, infelizmente, talvez seja isso!
Boa sorte!
Xavier4x4
14/06/2011, 17:37
Será que é o conversor, acabou de vir da revisão.... Será que ja estraguei ele??
Abraços
Xii!! Já vi essa novela :putz:...
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo e tive que trocar o conversor de torque e o kit master do meu CA.
Geralmente essa "patinada" é sinal do conversor de torque indo para o espaço :cry:.
[]'s
santistadoente
14/06/2011, 17:46
Cara, o Conversor foi todo revisado e o Kit master é novo. Será que já mandei tudo pro saco???
PQP essas paradas são muito caras......
Te fiz juma observação la atras!
Voce para medir oleo nesse cambio, tem que ser ligado e engatado em D!
Voce faz dessa forma?
Se não o fizer, voce não tem a medição certa, logo estragara o cambio, mesmo sendo novo!
Se voce andar com óleo a mais no cambio, ele borbulha e queima os discos, esse cambio, é forte e bom, mais tem que ser tratado dentro de suas especificações,ai dura a vida toda, trocando ele a cada 50 mil kms, caso contrario, prejuizo certo!
abraço e boa sorte!
Olá, senhores!!!
HOje tive ânido e abri a tampa traseira e vi que cometi um erro...esqueci de colocar o espaçador que mantém a roda dentada do Park.
Quando abri essa roda dentada estava fora da estria e solta...motivo pelo qual o Park não funcionava mais..e acredito que o tal de governador seja a peça que foi junto!!!Vou remontar e ver se era esse o problema!!!
Abraços
Supercharger
14/06/2011, 20:49
Ligado, engatado em D e correndo atrás do carro! :odedo:
Pq tem que ser engatado em D ?
[]´s
JCJ
santistadoente
14/06/2011, 22:21
[]´s
JCJ
Quando eu estou no posto olhando, a D é a primeira marcha, mais pode ser qualquer uma!
santistadoente
14/06/2011, 22:24
[]´s
JCJ
Quando eu estou no posto olhando, a D é a primeira marcha, mais pode ser qualquer uma!
santistadoente
14/06/2011, 22:27
Ligado, engatado em D e correndo atrás do carro! :odedo:
É so dar uma pisadinha no freio!:torcendo:
Pode ser em N ou P também ou tem diferença ?
[]´s
JCJ
santistadoente
14/06/2011, 23:08
Pode ser em N ou P também ou tem diferença ?
[]´s
JCJ
Tem que estar engatado e funcionando o cambio!
Abraço!
Mas engatado o carro não anda?
santistadoente
15/06/2011, 06:50
Mas engatado o carro não anda?
kkkkkkk
Se fica no volante e pisa no freio na hora de medir é 10 segundos....
Simples assim
...Voce para medir oleo nesse cambio, tem que ser ligado e engatado em D
:discordo: Não é o que diz o manuel do proprietário do carro. A alavanca tem que estar em P.
[]´s
Xavier4x4
15/06/2011, 09:37
Pois é meu amigo, então fiz varias cagadas....
Primeiro não me lembro se a primeira vez que medi o oleo se foi com ele engatado ou não, se estava frio ou não. E depois, coloquei oleo até sair pela vareta pois já estava puto e no meio da rua depois do carro ter parado uma 15 vezes.
LOGO, me FUD.... nessa. Vou ter que comprar o kit master novamente e mandar fazer o conversor???
OBS.: Na vereta do meu cambio, diz para medir em PARK "P" e com o oleo a 80 graus se não me engano. Agora, não sei se é com o motor ligado ou desligado.
Um abraço
Te fiz juma observação la atras!
Voce faz dessa forma?
Se não o fizer, voce não tem a medição certa, logo estragara o cambio, mesmo sendo novo!
Se voce andar com óleo a mais no cambio, ele borbulha e queima os discos, esse cambio, é forte e bom, mais tem que ser tratado dentro de suas especificações,ai dura a vida toda, trocando ele a cada 50 mil kms, caso contrario, prejuizo certo!
abraço e boa sorte!
Xavier4x4
15/06/2011, 09:40
Amigos, conversando com um amigo, ele falou que existe uma especie de kit para o cambio automatico para quando se quiser fazer alguma preparação nele. Ele falou que existe um kit "havi Duty" para um usso mais pesado.
Alguem conhece isso?
E para o ZF 4HP22, alguem já comprou ou sabe onde consigo comprar?
Obrigado
Pois é Cavesco, apos rodar uns 15km derepente olhei para a temperatura do oleo e estava a uns 140 Graus.
140° é uma temperatura muito alta pra um uso "normal", sem pegar uma subida mais forte ou uma trilha. Veja que, pela recomendação da ZF, o nível do ATF deve ser medido quando a 80°, ou seja, em sua temperatura normal de uso. Picos podem acontecer, mas 140° é algo que deve ser averiguado.
[]´s
...esqueci de colocar o espaçador que mantém a roda dentada do Park.
Quando abri essa roda dentada estava fora da estria e solta...motivo pelo qual o Park não funcionava mais..e acredito que o tal de governador seja a peça que foi junto!!!Vou remontar e ver se era esse o problema!!!
:pipoca: Bom saber que não sou só eu que faço m... :mrgreen:
[]´s
:pipoca: Bom saber que não sou só eu que faço m... :mrgreen:
[]´s
Hehehe!!Pois é Fugger...acho até que não fiz caca...mas tenho qu efazer uns trabalhos bna carcaça e depois remonto!
Com o governador fora do lugar ela não ia trocar mesmo...e isso deve ter acontecido já nas primeiras aceleradas, pois é primeira vez que estou desmontando a flange!
Boa sorte pra nós!!!
Abraços
santistadoente
15/06/2011, 12:57
:discordo: Não é o que diz o manuel do proprietário do carro. A alavanca tem que estar em P.
[]´s
Ops.......
Se acha que tem diferença?
No posto, eles recomendam, deixar no D,mais se o manual diz P, vale o manual!
Outra coisa fiz a medição, esse final de semana, nos rpms, para a troca de marchas, depende ai do peso que voce coloca no acelerador, se for calmo ele troca em 2700, a 3000 mil giros, meu velocimetro é por fração, prestei bem atenção, mais é por ai mesmo, agora se fincar o pé no acelerador, fica bem intermitente o giro, as vezes 3500 rpm!
Vou colocar o video la na Bacatona depois voce da uma olhada!
abraço!
santistadoente
15/06/2011, 13:00
Pois é meu amigo, então fiz varias cagadas....
Primeiro não me lembro se a primeira vez que medi o oleo se foi com ele engatado ou não, se estava frio ou não. E depois, coloquei oleo até sair pela vareta pois já estava puto e no meio da rua depois do carro ter parado uma 15 vezes.
LOGO, me FUD.... nessa. Vou ter que comprar o kit master novamente e mandar fazer o conversor???
OBS.: Na vereta do meu cambio, diz para medir em PARK "P" e com o oleo a 80 graus se não me engano. Agora, não sei se é com o motor ligado ou desligado.
Um abraço
Motor tem que ser ligado, nos postos aqui eles sempre mandam deixar engatado no D, mais se o manual, diz P, acho que pode ser isso!
em relação as cagadas é normal, aprendi tb me ferrando!
abraço, esse kit ai não conheço, e rodei bem na Barão de limeira!
Amigos, conversando com um amigo, ele falou que existe uma especie de kit para o cambio automatico para quando se quiser fazer alguma preparação nele. Ele falou que existe um kit "havi Duty" para um usso mais pesado.
Alguem conhece isso?
E para o ZF 4HP22, alguem já comprou ou sabe onde consigo comprar?
Obrigado
Veja em: Transmission parts USA Automatic transmission parts (http://www.transmissionpartsusa.com/)
Ops.......
Se acha que tem diferença?
Nunca fiz o teste, mas se a fabrica recomenda deve ter.
...Outra coisa fiz a medição, esse final de semana, nos rpms, para a troca de marchas, depende ai do peso que voce coloca no acelerador, se for calmo ele troca em 2700, a 3000 mil giros, meu velocimetro é por fração, prestei bem atenção, mais é por ai mesmo, agora se fincar o pé no acelerador, fica bem intermitente o giro, as vezes 3500 rpm!
Vou colocar o video la na Bacatona depois voce da uma olhada!
abraço!
Maravilha, brigadão :concordo:
[]´s
sempre_medi_em_P!!!Até_pq_deve_se_evitar_deixar_o_ carro_ligado(PArado)_em_D,pois_o_câmbio_está_traci onando!!!!Esperimenta_soltar_o_freio_de_estacionam ento!!!!!A_minha-pelo_menos,sai_andando!!!!Hehehe!
Abraços
Xavier4x4
18/06/2011, 20:19
Amigos qual e a temperatura ideal de trabalho desses cambios automaticos? Normal mesmo, sem ser em situacao de esforco!
Abracos
Xavier,
Existem diversas tabelas especificando a temperatura de óleo correta para transmissões automáticas, mas todas especificam algo em torno de 80 graus para uma longa vida útil !
[]´s
JCJ
http://image.automotive.com/f/tech/10449976+soriginal/0811clt_02_z+tci_automotive_automatic_transmission
http://www.4x4trailhunters.com/media/pictures/article_21_8._Trans_Life_Chart_from_HECAT_Inc..jpg
http://hfi-assets.kdsi.net/img/design_img/transchart.gif
http://www.txchange.com/heatchrt.jpg
http://www.alamomotorsports.com/pmc/CatImages/PG02-R1.gif
Supercharger
19/06/2011, 17:24
Das inúmeras dúvidas de newbie sobre câmbio automático que inundam diversos tópicos, nunca vi a seguinte sendo perguntada:
- Está numa estrada, a mais de 100 Km/h e o motor morre. Digamos assim, morre mortinho de tudo mesmo, hehehe. Em um carro com câmbio manual você pode ir freiando normal ainda contando com o auxílio do freio motor até parar em segurança, ou então, pode também debrear e usar apenas os freios. Agora, e no caso de um câmbio automático? Ele continuaria auxiliando com o ainda que pouco freio motor que proporciona? Sua lubrificação e fluxo de óleo ainda estariam a contento?
Saudações,
Gustavo.
o cambio só vai entrar em neutro se o motor parar de girar caso contrario mesmo sem responder ao acelerador mas com rotação que vem nesse caso em especifico do sentido das rodas para o motor manterá o cambio engrenado e motor girando, só entrará em neutro efetivamente quando o motor baixar sua rotação a ponto de não haver pressão hidraulica suficiente para manter o cambio automatico acoplado, aí sim nesse momento o carro estará completamente solto, mas nesse caso a velocidade ja deve estar bem baixa, a lubrificação nao ficará comprometida nesse caso, ela só fica em caso de rebocar o carro com rodas girando e motor desligado, por esse motivo usa-se a reduzida em posição "N" não haverá transmissão de rotação para a caixa, meu ponto de vista é que a direção hidraulica provoca situação mais complicada do que o cambio automatico ja que após o motor parar de girar efetivamente, seu carro com freio perfeito ainda te dará 3 chances de freiar com atuação do hidrovácuo, depois disso babau. ja no caso da direção um carro a 30 por hora sem direção hidraulica fica bem dificil de segurar, que dá dá mas é duro demais, um abraço
Bem, agora já posso dizer que minha rural troca as marchas de forma bem suave...só percebo pelo barulho do escapamento aberto!
Muito gostos dirigir o veículo!Mas no meu caso ela estica um pouco mais as marchas...Se pisar fundor o motor bilisca mesmo!!!!
Muito bom mesmo!!!mesmo sem escapamento, o CA traz um grande conforto acústico interno e a rura deixa de ser desengonçada, sem tranco algum nas trocas!Agora o que está gritando é uma suspa bem macia e direção hidro!!
Abraços
pedro bonadio
27/06/2011, 12:11
Boa tarde pessoal!!
Estou precisando saber uma coisa, qual é o torque máximo que o ZF4HP22 aguenta? Pode ser em kgfm, N/m, lbs/ft.
Abraços
E a temperatura do óleo do CA, como está zepi?
Caveso, a ultima que sei é da temperatura do óleo do câmbio!!
Porque está tão preocupado com isso???
Abraços
Porque o único medo da minha adaptação é da temperatura não se manter no nível recomendado....
Foi o problema que o Walter catista teve com o 4l60e no maxion 2.8..
Bem, acho que o projeto do Walter não serve como parâmetro, pois era totalmente diferente do nosso!Outro câmbio, outro motor, mas mesmo assim eu penso em colocar um ventilador no radiador, ou um radiador maior pensando também em durabilidade do câmbio!
E pensando nisso qual seria o melhor lugar para medir a temperatura?Imagino no cárter, certo?
Abraços
... qual seria o melhor lugar para medir a temperatura?Imagino no cárter, certo?
Eu pretendo montar um sensor de temp na linha de saída do radiador.
[]´s
Bem, acho que o projeto do Walter não serve como parâmetro, pois era totalmente diferente do nosso!Outro câmbio, outro motor, mas mesmo assim eu penso em colocar um ventilador no radiador, ou um radiador maior pensando também em durabilidade do câmbio!
E pensando nisso qual seria o melhor lugar para medir a temperatura?Imagino no cárter, certo?
Abraços
Então, como o primeiro conjunto 4hp22 + sprint que vejo rodando é o seu, perguntei a respeito da temperatura pois é o único medo que tenho da minha adaptação....
Com você e o xavier rodando, teremos parâmetros para avaliar.
Espero que a temperatura fique bem baixinha..rssss
Abs
Abraços
o lugar correto e adequado para colocar sensor de temperatura é na saida do radiador, pois mede a temperatura real, apos resfriado.
se mesmo assim ainda estiver fora das especificações do fabricante, algo tera que ser reavaliado, como tamanho do radiador, posição onde este se encontra, instalação de ventuinha auxiliar, etc.
Jeanilson
30/06/2011, 09:12
o lugar correto e adequado para colocar sensor de temperatura é na saida do radiador, pois mede a temperatura real, apos resfriado.
se mesmo assim ainda estiver fora das especificações do fabricante, algo tera que ser reavaliado, como tamanho do radiador, posição onde este se encontra, instalação de ventuinha auxiliar, etc.
Elcio e All,
Também tinha pesquisado sobre o local para o sensor de temperatura e o consenso que tive que o melhor local é mesmo no cárter, pois é no cárter que o CA "puxa" o óleo, e a temperatura na entrada do sistema é o mais importante.
A medição na entrada do radiador pegaria temperaturas mais altas, e na saída pegaria temperaturas mais baixas do que no cárter, e ambos os casos levaria à leituras equivocadas sobre a situação do CA.
A conversa toda pode ser lida aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/67479-jeep-wrangler-1997-98-automatico-14.html#post1350829).
[]'s
No meu caso ficou assim !
Sensor de temperatura na entrada do radiador de óleo.
Tinha colocado o sensor no cambio. Mas tirei para ver a diferença que daria na entrada do radiador, como as leituras foram muito parecidas deixei ele lá mesmo.
As temperaturas ficaram assim.
Em ponto morto fica em 75 C.
Em deslocamentos a temperatura fica em 85 C.
Forçando o conjunto sem dó na trilha o máximo que atingiu foi 100 C.
Como o lugar que estou medindo a temperatura é a saída de oléo do cambio, o retorno deve ser um pouco menor que as leituras acima.
O radiador foi instalado atrás do guincho dianteiro.
Estou usando uma ventoinha no radiador de óleo e de acordo com as tabelas postadas anteriormente pra mim tá tudo normal !!!
[]´s
JCJ
Carlos A. C. Azevedo
01/07/2011, 21:32
Pessoal, eu li algumas partes sobre teste de cambios automaticos, dizendo que tem que pisar no freio e acelerar tudo e a rotação não pode passar de 2 e alguma coisa, mas alguem pode explicar um pouco melhor isso ou dizer algum outro tipo de teste pratico pra ver como esta o estado interno do cambio? hehe
:concordo:
Olá, Pessoas!
Interessantes os relatos!Eu penso no cárter justamente pelo que disse o jeanilson...se o câmbio está sendo muito forçado e estiver muito quente, vai esquentar também o óleo do cárter, já que é colado!Esse aquecimento vai ficar oculto, pois na saída do radiador vai estar mais baixa a temperatura.É o que penso.
E por falar em radidor, alguém poderia postar fotos de como fez as mangueiras do radiador?As minhas insistem em vazar...estou procurando alguém que faça prensada e talvez até com malha de inox...as que tem prontas para turbina têm diâmetro bem menor que a original.
Abraços
Zepi,
Optei por utilizar a original do conjunto para que pudesse aproveitar os conectores de engate rapido das mangueiras no cambio.
São tubos rígidos e já vem com as curvas e desvios do carter do motor além dos suportes para serem presas no bloco. Obviamente que nas pontas não coincidiram, então cortamos o tubo e prensamos mangueiras aeroquip flexiveis para poder chegar até o radiador que fica atrás do guincho.
Na imagem da pra ter uma idéia.
[]´s
JCJ
Elinaldo,
As quantas tem andado a temperatura do seu CA?
Abs
Elinaldo,
As quantas tem andado a temperatura do seu CA?
Abs
Caveso,
Dá uma lida no post #1681, lá o CA ainda tava em modo de segurança ou seja só tinha 2,3 e ré !
Agora com todas as marchas trocando perfeitamente, nos piores trechos chega no max a 93 ~ 95 C, no restante da trilha fica andando por volta de 85 C.
[]´s
JCJ
Povo automatizado
Nessas primeiras andanças com meu jeep percebi que o CA arranca em segunda, pois quando passo a alavanca de D para 1 ele reduz uma marcha, isso é assim mesmo?
Outra coisa, como vc fizeram o respiro do CA? Uso a flange da macrotorque e esta acaba por substituir o local onde originalmente existia o respiro e agora em toda a partida do motor o cambio "vomita" um 1/2 litro de fluido :parede:
[]´s animados com o CA
Povo automatizado
Nessas primeiras andanças com meu jeep percebi que o CA arranca em segunda, pois quando passo a alavanca de D para 1 ele reduz uma marcha, isso é assim mesmo?
Fugger,
Pra fazer esse teste e ter mais certeza saia com ele na posição 2 !
Se ele não trocar vc já sabe que esta em segunda !
E se vc passar a alavanca na posição 1 ele deverá reduzir !
Arrancar em D e depois reduzir pra posição 1 é muito dificil saber !
Outra dica nesse caso, faça o teste reduzido as trocas são mais perceptíveis !
[]´s
JCJ
Elinaldo,
Esse radiador de óleo é da crestana?
Gostei do local atrás do guincho...
Elinaldo,
Esse radiador de óleo é da crestana?
Gostei do local atrás do guincho...
Sim, da Crestana.
Essa distancia só sobrou porque na época erramos o posicionamento da carroceria !
Mas até que a finalidade encontrada pra ocupar o espaço foi boa !
[]´s
...
Pra fazer esse teste e ter mais certeza saia com ele na posição 2 !
Se ele não trocar vc já sabe que esta em segunda !
E se vc passar a alavanca na posição 1 ele deverá reduzir !
Arrancar em D e depois reduzir pra posição 1 é muito dificil saber !
Outra dica nesse caso, faça o teste reduzido as trocas são mais perceptíveis !
Então.... é exatamente assim que estou fazendo :concordo: mas minha duvida é: é normal sair em segunda?
[]´s
Parece meio parecido comigo quando não trocava as marchas....
eu colocava na posição 1 e reduzia...mas isso era quando ela tava no embalo...tipo descendo uma ladeira...
Talvez vc nem perceba a troca da primeira para a segunda...
No meu caso com a relação longa ela demora um pouco mais para passar a segunda...
Abraços
Pergunta aos mestres!
Colocando um turbina TGV haverá alteração na troca de marchas por haver mais torque disponível em rotações mais baixas???
O aumento de torque no motor equivaleria a uma redução na relação de diferencial?Uma relação mais curta aumentaria o torque certo??
Imagino que o câmbio não troque as marchas da mesma forma com um 4cc e 6cc , por exemplo...
Alguém tem experiência nisso???Kim?Elmer??
Abraços
Zepi!
Sobre a troca de marchas num CA, o que posso te responder, é que o pessoal coloca o conversor de torque do 4cil no 6 cil, para melhorar o desempenho das trocas, ten-se a impressão que as marchas ficam mais curtas.
Se colocar do 6 cil num motor 4 cil, demooooora a troca.
Desculpe não ajudar mais nesse quesito.
Att.
Kim.
Senhores,
quanto a troca de marchas do CA do opala 4m.. estava eu falando com um colega q tem uma caravam 6cc e ele disse que antes de 2mil ele troca de marcha..
eu quero por CA no meu carro.. poréeemmmmm meu motor so vai até 3mil giros.. teria alguma forma de regular isso? não presta e aborto a ideia ? ou somente trocando o motor ? =))
Abraços,
quando vc turbina, ou de qualquer outra forma altera a potencia/torque do motor, evidentemente havera alterações na sua troca de marchas, pois o stall do conversor permanece o mesmo, porem como vc agora passa a alcançar altas rotações mais rapido, vc passa a ter trocas mais rapidas.
vc pode alterar isso colocando um conversor menor, ou seja, com stall maior para que ele acompanhe a troca de marchas de acordo com o ponto correto, estabelecido pelo conversor; ou entao corrigir o ponto de mudança de outra forma, como modulador de vacuo por exemplo.
o ideal é vc , num dinamometro, saber qual a relação de torque/potencia do motor a partir de agora, entao colocar um conversor de torque com um stall pelo menos 500rpm menor.
é um assunto complexo, mas na gringa vc acha uma vasta documentação para se orientar.
quando vc turbina, ou de qualquer outra forma altera a potencia/torque do motor, evidentemente havera alterações na sua troca de marchas, pois o stall do conversor permanece o mesmo, porem como vc agora passa a alcançar altas rotações mais rapido, vc passa a ter trocas mais rapidas.
vc pode alterar isso colocando um conversor menor, ou seja, com stall maior para que ele acompanhe a troca de marchas de acordo com o ponto correto, estabelecido pelo conversor; ou entao corrigir o ponto de mudança de outra forma, como modulador de vacuo por exemplo.
o ideal é vc , num dinamometro, saber qual a relação de torque/potencia do motor a partir de agora, entao colocar um conversor de torque com um stall pelo menos 500rpm menor.
é um assunto complexo, mas na gringa vc acha uma vasta documentação para se orientar.
Será que nas lojas do brasil consigo encontrar um conversor com stall modificado, ou alguém que faça um retrabalho no conversor com primor?????
Abraços
Será que nas lojas do brasil consigo encontrar um conversor com stall modificado, ou alguém que faça um retrabalho no conversor com primor?????
Abraços
Zepi não sofra antecipadamente, na lista de veiculos que sairam equipados com esse cambio tem V6, V8, turbo diesel, biturbo, etc ......
ZF 4HP22 transmission - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission)
[]´s
JCJ
Abraços
o meu eu mandei reformar aqui:
..:: PAULISTA MÁQUINAS ::.. (http://www.paulistamaquinas.com/conversores/index.htm)
mas o ideal seria
Home - TCI® Auto (http://www.tciauto.com)
abraços
Zepi não sofra antecipadamente, na lista de veiculos que sairam equipados com esse cambio tem V6, V8, turbo diesel, biturbo, etc ......
ZF 4HP22 transmission - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission)
[]´s
JCJ
O lance é saber se esses nessas aplicações todas vai o mesmo conversor...
Mas eu também não esquentaria a cabeça com isso!
Eu sofrendo????Depois de tudo que fiz sozinho agora é que estou mais relaxado....
Nao acho que seja sofrimento querer que a troca seja o mais adequada possível, e seeu puder fazer de um jeito mais fácil, por que não???
Sempre vou querer mais e mais!!!
Abraços
nao existe jeito facil, existe apenas o jeito certo.
se vc visse os depoimentos nos forums gringos...
Sim, mas existe um "mais fácil", não?
lembro que a discovery tinha esse câmbio com motor hsd...talvez esse conversor tenha um stall mais adequado?
Abraços
lembro que a discovery tinha esse câmbio com motor hsd...talvez esse conversor tenha um stall mais adequado?
Abraços
veja algumas informaçoes uteis:
How do you determine correct torque converter stall? - 460 Ford Forum (http://www.460ford.com/forum/showthread.php?t=138151)
torque converter question - Ford Mustang Forums (http://www.allfordmustangs.com/forums/classic-tech/46787-torque-converter-question.html)
How to Select the Right Torque Converter - Car Craft Magazine (http://www.carcraft.com/techarticles/selecting_right_torque_converter/index.html)
etc
etc
etc
ad infinitum
Beleza Elcio!!Vou olhar!!!
Abraços
Rones Jr
17/08/2011, 13:37
Zepi, como perdi um pedaço bom da conversa...pergunto: já alterou a regulagem do cabo da CA? Afrouxando as marchas ficam, digamos mais demoradas....e apertando...ficam mais curtas, rápidas. Na minha ex XJ tive que tirar a TBI, pra trocar a junta e alguns sensores, e desmontaram o cabo da CA...depois de remontado as marchas ficaram longas e demoradas...o cara deixou a regulagem muito frouxa...depois ficou curta demais...passando muito rápido...depois eu aprendi como regular e fui buscando as informações nos manuais da XJ...até que achei o ponto certo. Quem sabe...é o jeito fácil?
Abraços
Olá, Jones!Realmente altera as trocas regulando o cabo, mas já andei até sem o cabo...hehehe!!!
Na verdade gpsotaria de ter mais tempo para testar ela...
Estou morando em SP e ela ficou no RS...(logo agora que começou a passar as marchas...)
Abraços
haundrich
19/08/2011, 07:52
Zepi
Não sou mestre, posso pensar da seguinte maneira:
A turbina vai te dar mais torque e potência. O motor vai subir de giro mais rápido. As trocas acontecerão mais rapidamente.
O mesmo raciocínio vale para motor sem turbina, mas relação curta no diferencial. Fica mais leve, o giro sobe rápido, o câmbio automatiza mais rapidamente as trocas.
Quero dizer com isso, que não é exatamente o torque disponível no motor, mas a rotação e a solicitação de torque com que desenvolve o sistema. Os câmbios que possuem um trigger a vácuo, vão perceber quando atingiu uma rotação ideal para a troca, mas só trocarão de marcha se perceberem que o motor está "leve" (alto vácuo) para suportar a próxima marcha mais alongada. Se o vácuo estiver baixo, irão manter a mesma marcha (subida de serra por exemplo). Se o vácuo baixar mais ainda, junto com a RPM, a troca será invertida para uma relação mais curta.
Para motores, que em vez de vácuo na admissão, possui pressão positiva (turbina), eu não lembro qual era o elemento sensor do CA que "percebe" a solicitação de torque do motor.
E deve ter um ajuste de "lag", para não ficar naquela situação indefinida, troca ou não troca.
Pergunta aos mestres!
Colocando um turbina TGV haverá alteração na troca de marchas por haver mais torque disponível em rotações mais baixas???
O aumento de torque no motor equivaleria a uma redução na relação de diferencial?Uma relação mais curta aumentaria o torque certo??
Imagino que o câmbio não troque as marchas da mesma forma com um 4cc e 6cc , por exemplo...
Alguém tem experiência nisso???Kim?Elmer??
Abraços
No meu sistema(zf) é por cabo...
Também concordo que é com a rotação...por isso teria de alterar talvez o conversor....pois alterando a relação a rotação de troca será a mesma...só vai mudar a velocidade..sendo mais baixa, ou seja vai trocar antes, mas haverá o mesmo disperdício...é isso???
Abraços
haundrich
23/08/2011, 15:46
Que rotação dava o V6 da blazer automática com zf 4Hp22?
Deve ter um outro tipo de ajuste que se possa fazer.
Giovani Di Napoli
23/08/2011, 15:56
Que rotação dava o V6 da blazer automática com zf 4Hp22?
Deve ter um outro tipo de ajuste que se possa fazer.
Boa tarde, haundrich
A Blazer automática vinha com o câmbio 4L60E.
[]´s
O meu ta fazendo as trocas entre 2000 s 2200rpm's com o 4l60e !
haundrich
23/08/2011, 18:01
Tem razão , Giovani, é 4L60E
troquei as bolas, digo, os câmbios
quem tocava esse câmbio ZF 4Hp22 era o motor gm 4.1 seis canos.
Boa tarde, haundrich
A Blazer automática vinha com o câmbio 4L60E.
[]´s
Zepi, se após a mexida o motor vai ter o mesmo torque em menor rotação, alongue a C&P e tá resolvido.
Pense assim: Se vc tivesse um opala com gm151 e trocasse pelo 250, o que faria? A faixa de giro é a mesma, mas o o torque é maior. Qual a solução usada pelas montadoras, alongar a C&P.
NMHO, o resto é utopia aqui na terra brasilis.
[]´s pitaqueiros :concordo:
Marisco Off Road
08/09/2011, 09:05
Pessoal,
Estou precisando de uma flange do ZF4HP22 para a t-case Hilux, sei que o Marcel aqui do fórum faz, mas sei que mais colegas já fizeram a mesma, então se alguém puder me dar alguma dica!!!!!!
Agradeço e abs,
Walnei Boteon
08/09/2011, 10:59
Marilson,
Mandei MP...
[]'s
Jeanilson
12/09/2011, 15:23
Olá a todos!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
Quais são os sintomas de andar sem o cabo do Kick-down? A minha viatura está passando as marchas sempre por volta das 2000 rpm, não importando a posição do acelerador e não está reduzindo mais quando "afunda" o pedal, permanecendo geralmente na última marcha sempre.
Não tive a chance de verificar a viatura ainda, pois cheguei de uma viagem ontem a noite com o Jeep (que com esses problemas no CA parecia carro 1000 na estrada :freaking:) e como ponto de partida na verificação queria saber se o cabo do kick-down rompido ou desregulado causa isso ou pode ser sintoma de problemas internos no CA :sad:.
[]'s
Vixe...parece que algo está patinando...tipo discos gastos ou o conversor defeituoso...
estranho hein....
Acho que vai ter de levar numa oficinna de renome!
Abraços
Olá a todos!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
Quais são os sintomas de andar sem o cabo do Kick-down? A minha viatura está passando as marchas sempre por volta das 2000 rpm, não importando a posição do acelerador e não está reduzindo mais quando "afunda" o pedal, permanecendo geralmente na última marcha sempre.
Não tive a chance de verificar a viatura ainda, pois cheguei de uma viagem ontem a noite com o Jeep (que com esses problemas no CA parecia carro 1000 na estrada :freaking:) e como ponto de partida na verificação queria saber se o cabo do kick-down rompido ou desregulado causa isso ou pode ser sintoma de problemas internos no CA :sad:.
[]'s
cabo do KD serve para vc reduzir a marcha num momento de aceleração, tipo pra ultrapassar um caminhao, ou algo assim.
os sintomas de cabo mal regulado sao:
se tiver muito frouxo, nao reduz , pois nao tem curso pra acionar o KD no cambio
se tiver muito esticado, as marchas ficam pulando de 3 pra 2 o tempo todo.
esta parecendo um mero problema de regulagem ai.
abraços
Jeanilson
14/09/2011, 09:11
Obrigado, Zepi e Elcio, pelas respostas!
Ontem a noite consegui dar uma olhada na viatura e realmente o cabo do kickdown estava solto, mais precisamente capa do cabo tinha se soltado do suporte do câmbio, deixando o cabo totalmente sem ação.
Vou dar umas voltas na viatura para ver se era só isso mesmo ou se tem mais alguma coisa errada (espero que não).
[]'s
Autotrax
14/09/2011, 11:22
Walnei vc sabe quem tem ou faz esta flange do zp 4hp para t-case willys, abraços
Eu mesmo fiz a minha e não achei difícil...tendo um bom soldaddor e um bom torneiro é sussa!
Abraços
Jeanilson
16/09/2011, 12:27
Olá a todos,
Só para atualizar, realmente o problema era só o cabo do kickdown solto mesmo. foi só encaixá-lo no lugar para o câmbio voltar a funcionar corretamente, tanto nas acelerações quanto nas reduções :euforico:.
Achava pelos relatos daqui desse tópico que esse cabo só influenciava nas reduções de marcha. Não achava que no meu caso ele fosso tão importante assim.
Essa função deve depender do modelo do câmbio :pensativo:...
alissonlino
16/09/2011, 13:34
Walnei vc sabe quem tem ou faz esta flange do zp 4hp para t-case willys, abraços
A macrotorque ainda faz essa flange, mas agora só por encomenda (cerca de 30 dias pra ficar pronta) e ainda subiu bem o preço (última vez q vi tava 1.300,00). a grande vantagem dessa flange é que ao contrário das outras ela diminui o comprimento do conjunto ao invés de aumentá-lo.
vlw. Abs.
Ouvi um papo aqui no fórum de que a macortorque fechou as portas....
Walnei Boteon
20/09/2011, 00:33
Autotrax, quem fez a flange que uso no Porcão foi o Marcel aqui do fórum (nick: equipeminas4x4 ).
No Porcão uso flange ZF4HP22 + T-case hilux, mas acho que ele deve fazer para a t-case Dana 18 tbm.
[]'s
Autotrax
27/09/2011, 14:13
ok, ja verifiquei com o Marcel porem a dele alonga o conjunto, a da Macrotorque realmente deixa o conjunto menor, mas nem sombras mais deles parece que fechou mesmo....se alguem tiver alguma sobrando a um valor adequado...abraços e obrigado ao todos
alissonlino
27/09/2011, 14:18
ok, ja verifiquei com o Marcel porem a dele alonga o conjunto, a da Macrotorque realmente deixa o conjunto menor, mas nem sombras mais deles parece que fechou mesmo....se alguem tiver alguma sobrando a um valor adequado...abraços e obrigado ao todos
Autorax, caso queira tipo o modelo da macrotorque que diminui o conjunto, tente ver com algum torneiro, pois não é tão dificil de se fazer, caso queira copiar, ainda tem o link com algumas fotos: http://www.macrotorque.com.br/imagens/catalogo/MANUAL%20DE%20INSTALACAO%20ZF%20-%20WEB.pdf
Vlw.
A minha ficou bem compacta.....
Mas fiz em casa, com os recursos que tinha: marreta + talhadeira + solda
Autotrax
27/09/2011, 15:19
Autorax, caso queira tipo o modelo da macrotorque que diminui o conjunto, tente ver com algum torneiro, pois não é tão dificil de se fazer, caso queira copiar, ainda tem o link com algumas fotos: http://www.macrotorque.com.br/imagens/catalogo/MANUAL%20DE%20INSTALACAO%20ZF%20-%20WEB.pdf
Vlw.
ok ja consegui imprimir e vou levar a um amigo e ver se ele consegue copiar...abraços
Autotrax
27/09/2011, 15:23
Caveso ficou bem legal mesmo e o tamanho ficou bom tb, por curiosidade na parte da estria como vc fez...abraços
alissonlino
27/09/2011, 15:24
A minha ficou bem compacta.....
Mas fiz em casa, com os recursos que tinha: marreta + talhadeira + solda
Eita Cavesso, realmente a sua ficou excelente o tamanho. não quer fazer uma pra mim???:rolleyes:
Manda um orçamento! :banido:
vlw.
Abs
Senhores,
Vejam minha saga aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/20360-engesa-fase-ii-1989-yellow-submarine-12.html
Do posto #556 para frente...
Trata-se de um trabalho artesanal de adaptação: TENTEM FAZER ISSO EM CASA!!!!!!!!!! rsssss
Qualquer duvida estamos aqui!
lucciano amaral
09/10/2011, 18:43
Amigos, apos quase 1 hora dei uma lida nesse topico todo, ufaaa.
Estou adaptando um conjunto de cherokee, diferenciais, reduzida np 242 e motor 6cc opala ano 1986. Agora me surgiu um cambio automatico do opala 1974 que tinha motor 6cc, esse CA esta completo, inclusive com pedais e radiador do oleo. Pergunto aos amigos, para colocar em cj5 ficaria legal essa configuração.
Motor 6cc opala com cambio automatico ano 1974 (acredito ser o th180 3 marchas ) com a reduzida np 242 e mais diferenciais da cherokee sport ano 1998 ?
Quero opinoes dos amigos, pois muito na duvida sobre o CA.
valeuwwww
Natanael Junior
05/01/2012, 17:46
Não foi teste nem nada. Foi burrice do orelha aqui mesmo. No Calango 2011, prova de sábado, a lenta do vortecão disparou e tive que ficar segurando o samukong no freio enquanto manobrava para arrancar o parceiro. Não deu outra: fritou a discaiada do ZF4HP22.http://www.flickr.com/photos/juliollfilho/6424010129/sizes/m/in/set-72157628200654055/
Ficamos sem chance de tentar o tricampeonato e tomei um preju.
Sabem qual a temperatura máxima do óleo para esse câmbio? Tenho radiadores dos óleos do motor e do câmbio.
Vou melhorar o resfriamento e monitorar melhor a temperatura. Ah, sim, e buscar resolver essa marcha lenta biruta do vortecão (já troquei o motor de passo e nada...)
Abraço.
equipeminas4x4
16/01/2012, 13:17
Natanael,
Se a lenta tá alta e vc segura o carro parado no freio, o câmbio trabalha em stahl e fode todo mesmo. Não tem refrfigeração q resolva.
[]'s
Sabem qual a temperatura máxima do óleo para esse câmbio? Tenho radiadores dos óleos do motor e do câmbio.
Vou melhorar o resfriamento e monitorar melhor a temperatura. Ah, sim, e buscar resolver essa marcha lenta biruta do vortecão (já troquei o motor de passo e nada...)
Abraço.
De uma olhada nos posts entre as msgs 1668 e 1690 sobre temperatura.
Esse motor de passo que vc diz é o atuador da marcha lenta ?
Tente limpar o sensor de fluxo, sujeira naqueles filamentos deixam a unidade meio louca !
()'s
lmaimone
17/01/2012, 23:52
Olá pessoal, se alguem se interessar, vou vender o meu ZF4HP22. Coloquei a caixa+TCase band 5m.
Precisa trocar o Kit Master.
Abs
Caro lmaimone!
Faça um anuncio nos classificados, para não fugir à regra, ok!
Abraços.
Kim.
alissonlino
18/01/2012, 13:39
Alguém sabe me dizer se o 2.4 flex da s10 fica bom com o ZF4HP22???
Abs.
Alisson!
Natanael Junior
18/01/2012, 14:36
Natanael,
Se a lenta tá alta e vc segura o carro parado no freio, o câmbio trabalha em stahl e fode todo mesmo. Não tem refrfigeração q resolva.
[]'s
Sei disso, Marcel. Mas no meio da prova, com os fiduma cronometrando e sentando a caneta, vc acha que güenta mais um pouquinho e.... sifu! Igual o véi que toma viagra e morre do coração de tanto "afinar o lápis". Independente disso, a refrigeração precisa melhorar. Do véi e do Samukong. Obrigado.
Natanael Junior
18/01/2012, 14:38
De uma olhada nos posts entre as msgs 1668 e 1690 sobre temperatura.
Esse motor de passo que vc diz é o atuador da marcha lenta ?
Tente limpar o sensor de fluxo, sujeira naqueles filamentos deixam a unidade meio louca !
()'s
JCJ, isso mesmo, o motor de passo é o atuador. Vou verificar o sensor de fluxo (MAF, não é o nome daquela onça?). Obrigado.
Alguém sabe me dizer se o 2.4 flex da s10 fica bom com o ZF4HP22???
Abs.
Alisson!
Se fica bom eu não sei, mas terá de fazer flange pois não tem a mesma capa seca!
Abraços
alissonlino
18/01/2012, 15:00
Se fica bom eu não sei, mas terá de fazer flange pois não tem a mesma capa seca!
Abraços
Obrigado Zepi.
achei que fosse a mesma caixa seca do vortec 4.3.
Abs.
Alisson!
Walnei Boteon
19/01/2012, 23:23
Natanael,
[]'s
É por essa razão que CA não combina com carburador, pelo menos para quem faz trilha pesada.
Perdi um CA assim: na inclinação motor engasopava e tinha que segurar acelerado, com o pé no freio...
ZF foi pro vinagre rapidinho :putz: ...
Abcs.
equipeminas4x4
23/01/2012, 11:23
Sei disso, Marcel. Mas no meio da prova, com os fiduma cronometrando e sentando a caneta, vc acha que güenta mais um pouquinho e.... sifu! Igual o véi que toma viagra e morre do coração de tanto "afinar o lápis". Independente disso, a refrigeração precisa melhorar. Do véi e do Samukong. Obrigado.
Prova é foda mesmo, a adrenalina tira a razão de qualquer ação. Sei bem como ERA isso. rsrsrsrsrsrs
[]'s
É por essa razão que CA não combina com carburador, pelo menos para quem faz trilha pesada.
Perdi um CA assim: na inclinação motor engasopava e tinha que segurar acelerado, com o pé no freio...
ZF foi pro vinagre rapidinho :putz: ...
Abcs.
Cara, quando percebo que o motor esta embaralhando (coisa rara) puxo um pouquinho o afogador e vou segurando no freio. Sei lá, meu cambio ta excelente faz tempo.
Hoje só injetaria o motor se fosse premiado com um kit, nada contra mas, como ta dando tudo certo com o bura, gastaria o $$$ de injetar com cerveja e etanol.
alissonlino
23/01/2012, 13:24
Abraços
Complicado fazer essa flange?
alguém sabe se esse conjunto fica bom??
Abs.
Alisson!
Jeanilson
23/01/2012, 14:12
Natanael,
Espero que não tenha levado para o lado pessoal :mrgreen:...
[]'s canetados e cronometrados!
alissonlino
24/01/2012, 10:02
Pessoal. me disseram que o cambio do omega 4.1 automatico (4L30E) é P&P com o 2.4 flex da blazer/s10. isso procede???
se der vou vender meu ZF. alguém tmb sabe dizer se ele é mais comprido que o ZF? ou é a mesma coisa?
Abs.
Alisson!