Conectar

Ver Versão Completa : Câmbio auto...impressões....

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6 7 8

Loras
12/07/2007, 13:49
Recebi em outra lista... o que acham?:?:

Boris Feldman - Estado de Minas

Caixa automática é mais pesada e cara, aumenta o consumo e prejudica
desempenho. Mas já existe um interessante meio-termo: a caixa manual
automatizada, que chega este ano

Várias marcas européias já adotam a nova solução. No Brasil, quem está
desenvolvendo a caixa de câmbio automatizada é a Magneti Marelli. A
empresa não confirma (nem a Fiat), mas o primeiro automóvel a usá-la
será o novíssimo Fiat Grande Punto, ainda este ano. Mas outras
montadoras nacionais estão também interessadas em aplicá-la em seus
veículos.

Como funciona

O motorista não tem nem embreagem nem alavanca de mudança. Mas a caixa
de marchas é rigorosamente idêntica às que equipam os carros com
câmbio manual. O que muda é que a caixa tem acoplado um conjunto
elétrohidráulico (fixado em sua carcaça) encarregado de acionar a
embreagem e mudar as marchas. Para o motorista, é exatamente como se
fosse uma caixa automática. Sensores instalados no motor e nas rodas
percebem que a embreagem deve ser acionada e a marcha trocada,
enviando essas informações para o sistema que se encarrega da
operação.

Troca das marchas é feita eletronicamente, na rotação precisa

O motorista tem a opção de deixar o sistema funcionar completamente
automático ou sob seu comando, por paletas no volante ou com toques na
alavanca, para cima ou para baixo. Por isso, a Magnetti Marelli
batizou o sistema de Free Choice ou livre escolha. Um display no
painel informa seu funcionamento e o sistema adotado. O motorista pode
também escolher entre um estilo normal ou esportivo, que 'estica' mais
as marchas.

Sem conversor

As vantagens da caixa robotizada ou automatizada é que não existe o
conversor de torque das automáticas, que aumenta o peso e o consumo de
combustível. Além disso, a troca das marchas é feita eletronicamente,
no momento e na rotação precisa, reduzindo o consumo. Seu custo é
inferior ao de um câmbio automático convencional, sendo a manutenção
(com exceção do sistema eletrônico) é idêntica à das caixas manuais.

No Brasil, dois modelos já usaram um sistema semelhante, que só
dispensa o pedal da embreagem, mas exigie a mudança das marchas: o
Mercedes Classe A e o Palio Citymatic. Na Europa, Ferrari, Mercedes,
BMW, Aston Martin, Fiat e outras montadoras já adotaram a caixa
robotizada. Ela é mais barata, leve e eficiente, levando analistas do
setor a prever que, brevemente, vai praticamente fazer desaparecer o
câmbio automático convencional.

A Magnetti Marelli apresentou o sistema Free Choice em São Paulo, em
novembro, durante o congresso da Sociedade dos Engenheiros
Automobilísticos (SAE), em dois modelos europeus, um Fiat Punto e um
Lancia Ypsilon. Ela ainda não informa quanto a nova caixa custará a
mais do que a convencional, alegando que a decisão será da montadora.

Leo - Beethoven
12/07/2007, 14:52
Loras, não concordo em vários aspéctos que essa matéria relata, principalmente considerando o uso off-road.

Principalmente a primeira frase "Caixa automática é mais pesada e cara, aumenta o consumo e prejudica desempenho"

Pesada, grande ? Pera, lá.....de quanto estamos falando ? Uma tonelada a mais, ou 10-15% maior em comparação com as mecânicas....essa diferença de peso e tamanho não é significativa ao desempenho do carro com certeza.
Aumenta o consumo e prejudica o desempenho ??? Tinha esse conceito, mas depois de adquirir o meu primeiro automático, a primeira coisa que se percebe é que sabendo usar, pode ser tão bom quanto o mecânico....
É claro que tecnicamente falando, a eficiência não é realmente a mesma, mas já existem hoje CAs (de linha) de rendimento e tamanho praticamente iguais aos CMs de 5 marchas....
Falando em off-road agora, uma das grandes vantagens do CA é o fim da embreagem que muitas vezes é fonte de extrema dor de cabeça, quando entra água ou lama....nesse sistema descrito, foi-se essa vantagem.....
Em se ter a opção de mudar as marchas manualmente, os CAs de hoje, a maioria deles são de acionamento eletromecânico, ou seja, dá pra fazer um "circuitinho eletrônico" muito simples, e com dois botões vc transforma o seu CA em um pseudo-tiptronic se este for o caso......ou ainda até um pseudo-sequêncial se quiser....
Hora ou outra, as montadores vem com essa história de "câmbio-misto".....chegaram a lançar um tal de Fiat Citymatic (ou algo assim) e foi a maior furada.....
A questão é que brasileiro não tá acostumado com o filé e sempre fica mal-dizendo dos outros.....começo hoje uma 6 dúzia de véios extremamente conservadores que repudiavam o CA....até o dia em que a idade exigiu essa mudança na vida deles e aí ? Todos eles sem excessão dizem: "Ah, se eu soubesse, já tinha partido pro CA a muitos anos atrás...."
Ah quem diga que é cara a manutenção, claro que é, mas por que existem poucos profissionais em função da demanda....vai mandar arrumar um CM nos EUA pra ver quanto fica...certamente mais caro que um CA....
E o controle, o conforto, redução do erro-humano...o CA dá de 10x0....
Sim, o CA tem defeitos ? Tem, mas nenhum deles mencionado na matéria e que "talvés" pudessem haver melhoras nesse "novo modelo"...

Abs.

equipeminas4x4
12/07/2007, 14:56
Boris Feldman??????????? Sai fora desse cara.

GuTo_Cerulli
12/07/2007, 14:56
perguntinha basica to com o cambio da blazer v-6 jogado aq na oficina,auto,tem como encaixar ele na t-case willis,aparentemente ele encaixa perfeitamente no 6 bocas.tem algo de problematico alem do fato do carter ficar quase que inteirinho na frente do carda dianteiro:putz:

Carraro,

Este câmbio que você tem ai é um 4L60E, o mesmo que está no Devasso, ele encaixa perfeitamente no 6zão, e fazer uma flange para uma t-case não deve ser complicado. O maior problema é que este câmbio tem gerenciamento eletrônico, ou seja, precisa de um módulo para acioná-lo, no caso ou ele funciona em conjunto com o módulo do motor da Balzer e o motor V6, ou você compra um módulo da TCI como o Ramiro.

[]'s

GuTo_Cerulli
12/07/2007, 15:12
Vai começar novamente a discussão: cambio auto x mecânico?????????

Não tem o que discutir!!!!! É uma questão de evolução de projeto e aplicação, ou será que o câmbio mecânico longitudinal é melhor que o transversal???? TUDO É UMA QUESTÃO DE APLICAÇÃO!!!!!!!
Não é culpa nossa se a maioria da população acha que é piloto de Fórmula 1...comparar palio Citymatic e Mercedes Classe A com Ferrari, BMW e outros é sacanagem!!!!!! Só posso dizer uma coisa...esse cara é uma mula!!!!!
Ah! ele não citou vários aspectos interessantes da caixa automática, tais como, se ela tiver uma manutenção em dia (coisa difícil de ser aqui no Brasil...) a probabilidade de problemas será mínima!! Outra, o desempenho, é prejudicado por que lado? Veja bem, um SUV equipado com caixa automática, ou um carro de luxo de grande porte, não são feitos para serem carros esportivos (apesar de terem um ótimo desempenho na maioria das vezes)...eles servem para rebocar, transportar famílias...
Pelo menos para o meu uso, a caixa automática no on road não tem peço, o "desempenho" é compensado pelo conforto!!! E no off-road, chega a ser covardia!!! Motivo pelo qual estou vendendo o meu câmbio Band (robusto pra caceta) e colocando um auto!

[]'s

Leo - Beethoven
12/07/2007, 15:13
O maior problema é que este câmbio tem gerenciamento eletrônico, ou seja, precisa de um módulo para acioná-lo, no caso ou ele funciona em conjunto com o módulo do motor da Balzer e o motor V6, ou você compra um módulo da TCI como o Ramiro.

Ou então faz o que eu falei, transforma ele em pseudo-tiptronic....e não gasta uma grana nesse módulo....não sei esse, mas os que eu já vi, o módulo de controle do câmbio funciona em conjunto com o módulo de injeção do motor, pois o barramento de dados são comunicantes, ou seja, nesses casos é mais vantagem usar tanto o câmbio como o motor do mesmo carro....até por que, vai ficar mais simples pra corrigir os pontos de mudança do CA em função da relação de diferenciais/pneus que dificilmente será igual a do veículo que cedeu o conjunto motor/CA.

Abs.

Loras
12/07/2007, 17:02
BINGO!!!!:!:

Hehehehe :mrgreen:

Justamente... a primeira frase... começou TUDO errado!!!:parede:

O resto nem preciso comentar.

Parece novidade, mas isso já foi inventado faz tempo... inclusive algumas empresas fazem adaptações semelhantes para deficientes, certo?:?:

A Fiat tentou o Citymatic e foi um fiasco. Agora a melhor história... uma amiga minha ganhou um Palio desses logo que tirou carta do pai. Não troca de carro pois não sabe usar a embreagem.... hehehehe

Dirigi poucos carros automáticos na vida. No entanto, concordo que para off road é uma excelente alternativa!!!:!:

O duro é a valorização dos automáticos que o 4x4 Brasil causou na bolsa...:mrgreen:

Abs,

CAVESO
12/07/2007, 17:13
Ou então faz o que eu falei, transforma ele em pseudo-tiptronic....e não gasta uma grana nesse módulo....não sei esse, mas os que eu já vi, o módulo de controle do câmbio funciona em conjunto com o módulo de injeção do motor, pois o barramento de dados são comunicantes, ou seja, nesses casos é mais vantagem usar tanto o câmbio como o motor do mesmo carro....até por que, vai ficar mais simples pra corrigir os pontos de mudança do CA em função da relação de diferenciais/pneus que dificilmente será igual a do veículo que cedeu o conjunto motor/CA.

Abs.

Leo,

Passe a receita aqui ou por mp de como transformar os 4L60E em pseudo-tiptronic, por favor.

Leo - Beethoven
12/07/2007, 17:22
Leo,

Passe a receita aqui ou por mp de como transformar os 4L60E em pseudo-tiptronic, por favor.

Tem como me arrumar um diagrama elétrico de um veículo que usa esse CA ?
No conector do módulo de controle do CA tem o fechamento elétrico das posições de cada marcha....com isso na mão, já era....vira brincadeira de criança.....dá até pra fazer com relés, sem eletrônica.....

Óia só....vou patentear esse brinquedo e vender pra todo mundo aqui....:-D

Abs.

CAVESO
12/07/2007, 17:28
Tem como me arrumar um diagrama elétrico de um veículo que usa esse CA ?
No conector do módulo de controle do CA tem o fechamento elétrico das posições de cada marcha....com isso na mão, já era....vira brincadeira de criança.....dá até pra fazer com relés, sem eletrônica.....

Óia só....vou patentear esse brinquedo e vender pra todo mundo aqui....:-D

Abs.

Essa é a segunda parte do plano.

A primeira é conseguir um câmbio desse por um precinho camarada, rs.

Leo - Beethoven
12/07/2007, 17:32
Essa é a segunda parte do plano.

A primeira é conseguir um câmbio desse por um precinho camarada, rs.

Blz, mas se alguém tiver e quiser postar por aqui, sem problemas. Eu bolo essa coisa na boa e posto por aqui o "How to do" da coisa toda....não só pra esse modelo de CA, mas pra qualquer outro que seja com acionamento eletromecânico.

Abs.

Alexandre Souto
12/07/2007, 23:11
Falow tudo Guto.... (nao rolou de CITAR, oque esta acontecendo com o forum???)

O conforto que se ganha em onroad eh impagavel. No offroad nunca fiz pesada e trilha cabulosa, so passeiozinho coisa simples, mas ja se percebe a potencia em OFFROAD...

E acho que com o tempo de uso e adaptacao vc
exige menos do carro, passa as marchas na hora certa, reduz em momento certo e etc... mas acho ki tudo é costume, e ninguem é
incapaz de se adaptar.

Sei que para voltar pra mecanica de vez doi as pernas só de falar....:parede:
heheheehhehe....

Meu voto eh DEZ pra CA!!!!!!!

[]'s

Alexandre Zocrato
13/07/2007, 01:00
Blz, mas se alguém tiver e quiser postar por aqui, sem problemas. Eu bolo essa coisa na boa e posto por aqui o "How to do" da coisa toda....não só pra esse modelo de CA, mas pra qualquer outro que seja com acionamento eletromecânico.

Abs.

Blz. Por favor, faça isso. Estamos aguardando.
[]'s

Leo - Beethoven
13/07/2007, 09:41
Blz. Por favor, faça isso. Estamos aguardando.

Como eu disse, tendo os esquemas na mão faço pra qualquer um que seja com acionamento eletromecânico e posto aqui, não me custa nada, e ainda arrumo com o que passar o tempo....
Eu tenho todos os esquemas dos modelos de CAs que sairam na linha Jeep, como Wranglers e Cherokees, mas não tenho de outros veículos, assim quem tiver e quiser postar por aqui ou enviar por MP/e-mail sinta-se a vontade.

Abs.

Zepi
14/07/2007, 23:20
Se esse 4 marchas funciona com eletroválvulas,é necessário ligar o câmbio a bateria?

...dúvida besta..hehhehe

Abs

Leo - Beethoven
15/07/2007, 02:33
Se esse 4 marchas funciona com eletroválvulas,é necessário ligar o câmbio a bateria?

Como as válvulas são de acionamento elétrico, elas precisam ser alimentadas pela bateria funcionar e fazer a troca das marchas...

Abs

Aos demais, tava matudando aqui sobre o circuito de acionamento, para o pseudo-tiptronic e tava pensando na segurança dos sitema....qual seria a melhor forma pra posicionar o R e o P para que não entrem no momento errado ocasionando nenhum acidente ?
Digo, mesmo nos carros com central de comando, existe a alavanca que faz o travamento dessas posições....Acho que seria prudente manter a alavanca em uma adaptação como essa pelo menos pra fazer o P e o R...e deixar o o pseudo-tip apenas para o Drive....não acham ?

Abs

equipeminas4x4
15/07/2007, 11:30
muito bom Leo.

[]´s já pensando num tip tronic no Kalango.

Pagani
15/07/2007, 11:35
Afff..

A pouco tempo discutiamos sobre cambio clak 4m e olha onde ja estamos !!!

Este forum está ficando cada vez melhor !!!!

[]'s

ronairy
15/07/2007, 11:43
Estamos com as viaturas tudo no cavalete e trilha que é bom, nada ! :roll:

Afff..

A pouco tempo discutiamos sobre cambio clak 4m e olha onde ja estamos !!!

Este forum está ficando cada vez melhor !!!!

[]'s

Pagani
15/07/2007, 12:51
Nem tudo pode ser perfeito....

[]'s prestes a andar com a viatura

Zepi
15/07/2007, 18:54
Como as válvulas são de acionamento elétrico, elas precisam ser alimentadas pela bateria funcionar e fazer a troca das marchas...

Abs

Aos demais, tava matudando aqui sobre o circuito de acionamento, para o pseudo-tiptronic e tava pensando na segurança dos sitema....qual seria a melhor forma pra posicionar o R e o P para que não entrem no momento errado ocasionando nenhum acidente ?
Digo, mesmo nos carros com central de comando, existe a alavanca que faz o travamento dessas posições....Acho que seria prudente manter a alavanca em uma adaptação como essa pelo menos pra fazer o P e o R...e deixar o o pseudo-tip apenas para o Drive....não acham ?

Abs

É simples isso?
POis na hora de montar é mais uma coisa pra me confundir...
Não vou saber se o preblema é no câmbio ou na parte elétrica...putz...
E outra coisa..se queima uma dessas válvulas?
Relés?Fusíveis?Fiquei confuso agora...
fiquei com "pé atras"...
Então ele tem acionamento hidráulico e elétrico,é isso?

Leo - Beethoven
15/07/2007, 19:17
Pois é...a alguns anos se falava e câmbio 4 marchas pro CJ e já era um luxo...daí vieram mais e mais idéias....e olha onde paramos....isso é o legal da coisa...sempre melhorar e aperfeiçoar....
Esse CA que temos falado, tem sim acionamento eletro-hidráulico....mas isso não faz dele menos confiável do que os convencionais....a idéia deste tipo de acionamento surgiu justamente com a idéia do sistema de controle eletrônico, para fezer as mudanças mais precisar em função da velocidade e tomada do veículo....
Não há o que temer sobre os defeitos em um CA como esse...há tantas chances de dar problema como o convencional....mas o diagnóstico dos problemas é diferente....se não entre uma 3a. marcha apenas, é bem provável que seja uma válvula ou o circuito que aciona a mesma....no demais é praticamente como o CA normal....

Voltando ao tiptronic tabajara....sem dúvida a forma mais segura de fazê-lo seria manter a alanvanca original do veículo doador (ou similar) para manter o travamento de segurança entre R, P, D e marchas a frente.....isso para evitar que entre o P ou o R entre com o veículo rodando, o que seria um droga total.....acho que o tip só deva funcionar quando em posição D (drive) e nem mesmo ter opção pra acionar o R e o P....assim, mesmo que dê uma pane nesse circuito não haverá risco de acidente....

Abs

equipeminas4x4
15/07/2007, 21:50
Leo,
Vi neste finl de semana o câmbio auto do Ômega. Parece que ele é todo eletrônico, acho que seria legal pra fazer um esquema desse. As dimensões dele são muito parecidas com o do Opala ZF4HP22 que é todo hidráulico.

[]´s

Leo - Beethoven
16/07/2007, 08:35
Leo,
Vi neste finl de semana o câmbio auto do Ômega. Parece que ele é todo eletrônico, acho que seria legal pra fazer um esquema desse. As dimensões dele são muito parecidas com o do Opala ZF4HP22 que é todo hidráulico.

Eu já tinha pensado nesse também....que é mais fácil de encontrar por aí....deve ser até melhor que o C4 do Opala....mais moderno e mais resistente.
Tenta descolar o diagrama elétrico desse sistema, aí da pra ver como fazer o circuito....vai ficar show de bola.

Abs.

equipeminas4x4
16/07/2007, 09:20
mais fácil encontrar eu não sei, mas que acha acha. O preço tb não é menor que o de opala, isso com certeza.
Vou ver se peço para um amigo aqui esse esquema elétrico.

[]´s

mak (SP/ZN)
16/07/2007, 11:25
Pois é...a alguns anos se falava e câmbio 4 marchas pro CJ e já era um luxo...daí vieram mais e mais idéias....e olha onde paramos....isso é o legal da coisa...sempre melhorar e aperfeiçoar....
Esse CA que temos falado, tem sim acionamento eletro-hidráulico....mas isso não faz dele menos confiável do que os convencionais....a idéia deste tipo de acionamento surgiu justamente com a idéia do sistema de controle eletrônico, para fezer as mudanças mais precisar em função da velocidade e tomada do veículo....
Não há o que temer sobre os defeitos em um CA como esse...há tantas chances de dar problema como o convencional....mas o diagnóstico dos problemas é diferente....se não entre uma 3a. marcha apenas, é bem provável que seja uma válvula ou o circuito que aciona a mesma....no demais é praticamente como o CA normal....

Voltando ao tiptronic tabajara....sem dúvida a forma mais segura de fazê-lo seria manter a alanvanca original do veículo doador (ou similar) para manter o travamento de segurança entre R, P, D e marchas a frente.....isso para evitar que entre o P ou o R entre com o veículo rodando, o que seria um droga total.....acho que o tip só deva funcionar quando em posição D (drive) e nem mesmo ter opção pra acionar o R e o P....assim, mesmo que dê uma pane nesse circuito não haverá risco de acidente....

Abs

Estamos desenvolvendo esse modulo de acionamento para os câmbios de OMEGA e VITARA 4 marchas... mas qualquer cambio que tenha acionamento por solenóide poderia ser usado em teoria... tiptronic no volante ou por alavanca...

Leo - Beethoven
16/07/2007, 11:47
Estamos desenvolvendo esse modulo de acionamento para os câmbios de OMEGA e VITARA 4 marchas... mas qualquer cambio que tenha acionamento por solenóide poderia ser usado em teoria... tiptronic no volante ou por alavanca...

Devia ter patenteado isso....:mrgreen:
Que nada, tava com essa idéia quando comecei a brincar com os diagramas da XJ e ZJ e vi que era possível....
Mas a minha idéia nem era fazer dinheiro com isso, e sim tornar a brincadeira mais divertida e mostrar aos amigos que opções sempre existem.
Aproveita e faz a sua propaganda por aqui...:concordo:

Abs.

samukanvas
16/07/2007, 12:21
Leo,

Vc pode tirar a alavanca e colocar um sistema de segurança ligado ao sensor de velocidade. Existem sistemas de controle totais pra câmbios autos à venda nos eua... só precisa escolher os mais completos.

Existem carros com isso de fábrica já....

Abs

Leo - Beethoven
16/07/2007, 13:28
Leo,

Vc pode tirar a alavanca e colocar um sistema de segurança ligado ao sensor de velocidade. Existem sistemas de controle totais pra câmbios autos à venda nos eua... só precisa escolher os mais completos.

Existem carros com isso de fábrica já....

E se acha que eu não pensei nisso ? Mas aí é o seguinte.....já ouviu aquele ditado: cachorro picado por cobra tem medo de linguiça ? Seria uma coisa a mais pra dar problema e a segurança ficaria limitada a uma peça "relativamente frágil".....daí a minha idéia de manter o shifter do "doador" e usá-lo como segurança nesse inter-travamento. Em adaptações assim é do KCT....adaptação é uma linha muito tênue para a gambiarra....e gambirra pra acidente, mais ainda......
Digo isso pq tive a forte emoção de estar com um "xarope" em uma Blazer que conseguiu entrar com o Park a 80km/h......se a burrada já era esperada nesse dia (com a mente preparada), imagina um cara destraído dirigindo e acontece isso ? Se ele não se matar, vai ter que trocar o sfincter depois dessa....
Sem contar que se esse circuito der pau, o máximo que vai acontecer é perder um ou outra marcha, e ainda terá a opção de usar manualmente o 1 ou o 2, sacou ? Não vai ficar na mão e sem risco.....

Abs.

Zepi
16/07/2007, 15:24
Obrigado leo pela resposta...Mas seria só ligar dois fios??hehehe!

....já estou quase comprando uma zf4ph22...
Ruralzinha com câmbio auto....
Interessante esse lance do "tiptronic" mas qual a diferença de fazer as marchas manualmente???No câmbio auto pode-se também selecionar as marchas indivualmente(claro que não é para esse uso...)
...Ou no tiptronic a marcha não reduz como no auto?

Abs

Leo - Beethoven
16/07/2007, 17:39
Obrigado leo pela resposta...Mas seria só ligar dois fios??hehehe!

....já estou quase comprando uma zf4ph22...
Ruralzinha com câmbio auto....
Interessante esse lance do "tiptronic" mas qual a diferença de fazer as marchas manualmente???No câmbio auto pode-se também selecionar as marchas indivualmente(claro que não é para esse uso...)
...Ou no tiptronic a marcha não reduz como no auto?

Não é simplesmente ligar os fios não....o CA eletrônico foi criado justamente para aprimorar a troca automática das marchas, o que se podia fazer no convencional, tbém se pode fazer com esse, a questão é que no CA eletrônico existe um módulo de controle do CA que trabalha junto com o módulo de injeção do motor, ou seja, se for adaptar um CA desses pra usá-lo na íntegra, terá que usar o motor/módulos compatíveis.....como isso nem sempre é o que o dono do brinquedo quer....daí veio a idéia do pseu-tiptronic pra aproveitar o CA......O problema é que "não vai ser mais CA", pois vai acabar mudando as marchas "manualmente"...sacou ?
No CA convencional a referência para a troca de marchas é a depressão do motor....no CA eletrônico depende de um conjunto de informações como velocidade do carro/rotação do motor, baseado da curva do motor, relação de peso do veículo....e essas informações já estão programadas dentro do módulo de controle desse CA....Por isso que em veículos com este sistema, é necessário reprogramar o módulo, quando o carro sofre alterações de relação de eixos, tamanho dos pneus, etc, para corrigir o ponto da troca de marchas....no CA convencional isso não existe.
Complicado ? Também acho.....hehehe...

Abs.

Zepi
16/07/2007, 18:19
Leo...acho que,ou estamos falando de coisas diferentes ou não entendi nada mesmo,pois o zf4ph22 saiu nos opalas na década de 80(????),e indiferente da época não existiu opala injetado certo?
Então me diga onde estou perdido?Módulo de quê?
Quero colocar num 6cc carburado...
Por isso perguntei sobre a ligação ser simples...pois no ômega ou blaizer sei que o câmbio tem módulo mas no opala como fica esse 4 marchas ZF?

Mata essa charada amigo!
Brigadão!

Leo - Beethoven
16/07/2007, 18:25
Zepi, se o CA é convencional (que é o seu caso), não precisa esquentar. A instalção não requer muita prática.
Só tava explicando as diferenças entre os dois tipos de CA, blz ?

Abs.

CAVESO
16/07/2007, 18:34
Zepi,

Acho que a sua dúvida é a seguinte:

Esse CA que você tem (o qual estou à procura), ZF PH22 não é de acionamento eletrônico, logo, não será necessário nenhum tipo de módulo para colocá-lo no rabo do opala 6 canecos.

O modelo letrêonico é o 4L60E que saiu nas S10/Blazer, esse sim eletrônico.

Entendido?

Zepi
16/07/2007, 18:51
Era o que eu imaginava...
Todos estavam falando da zf e de repente falaram e eletroválvulas...hehehehe!
Tenho um catálogo de peças e lá aparecem essas eletrovávulas...mas deve ser nos modelos da audi,bmw e etc...
Mas é bom discutir pois evoluímos no assunto...

Valei pessoal!

Beto Lacerda
16/07/2007, 20:13
Existe tb a caixa ZF4HP22 eletronica , mas não saiu em opala nunca ... infelizmente , mas impossivel tambem pois ela é basicamente a ZF4HP22 que conhecemos , porém com suas valvulas que abrem por gradiente de pressão substituidas por solenoides elétricamente controladas .
assim surigiu o tiptronic by porsche em seu CARRERA 4 equipado com uma ZF4HP22 TIPTRONIC (que por sinal é marca registrada ZF/Porsche)

bacana né ...

mas se for p/ fazer tiptronic eu usaria a 4l60e que ja tem solenóides de fabrica , duro é o preço

e Mak pq não p/ o cambio da explo ?? ah ja sei vc não sabe quem teria alguma p/ testar , ou vai ver o mercado de explos ta frio :rolleyes: :mrgreen:

[]'s

carraro
17/07/2007, 01:22
SO POR CURIOSIDADE BETO QUANTO CUSTA UMA 40L60E POR AI?????É QUE POSSUO UMA AQ NA OFICINA SEM A ELETRONICA,E TO SEM MUITA REFERENCIA "REAL"DE VALOR POIS A COMPREI EM LEILAO JUNTO DE UMA S 10 QUE FIZEMOS 4X4 .+ AQ TA VARIANDO DE R$2,000 A r$4,500 E COMO TO ATRAZ DE UMA DE TOY NAO TO CONSEGUINDO ME RESOLVER Ç ESPERO VÇS MONTAREM ESTE SISTEMA TIP,OU A VENDO E COMPRO A DA TOY.

equipeminas4x4
17/07/2007, 08:55
Minha Explo deu problema no CA semana passada. O cara que levei pra fazer os testes se era parte eletrônica ou se realmente vai ter qeu abrir pra revisão, tem um controle que ele faz as mudanças de marcha do câmbio do ômega. Ele é muito parecido com o de Oapala, porém é eletrônico. Seria +/- o mesmo sistema que o Leo tá falando em fazer.

[]´s

Leo - Beethoven
17/07/2007, 09:23
Minha Explo deu problema no CA semana passada. O cara que levei pra fazer os testes se era parte eletrônica ou se realmente vai ter qeu abrir pra revisão, tem um controle que ele faz as mudanças de marcha do câmbio do ômega. Ele é muito parecido com o de Oapala, porém é eletrônico. Seria +/- o mesmo sistema que o Leo tá falando em fazer.

Tenho quase certeza que sim. Como eu disse, não é algo complicado....dá pra fazer com relés apenas e nada de eletrônica....só um monte de fios claro....hehehe.

Abs.

Beto Lacerda
17/07/2007, 12:42
Carraro o 4L60E aqui em sp se encontra por R$2,5k 0km no pallet com o conversor 0km tb

gnecchi
17/07/2007, 15:07
Carraro o 4L60E aqui em sp se encontra por R$2,5k 0km no pallet com o conversor 0km tb

A minha ZF4HP22 vai me sair por R$4k :parede::parede: , pois além do kit Master tem que trocar outros componentes !! .... R$2,5k por uma 4L60E 0KM tá ÓTEMO :!:

Agora que já caí no conto do vigário ... já era !! o negócio é deixar meu 4HP22 zero bala pra não ter dor de cabeça depois.

[]'s

equipeminas4x4
17/07/2007, 15:25
Marcos,

É isso ae, deixa o CA zero pra num ter problema nunca mais. Não se esqueça que o 4L60E vc teria custo pra fazer a parte eletrônica, q provavelmente não custaria pouco. O ZF4HP22, vai ser montar e rodar, sem frescuras, sem precisar fazer nada à mais.

[]´s

Zepi
17/07/2007, 15:27
A minha ZF4HP22 vai me sair por R$4k :parede::parede: , pois além do kit Master tem que trocar outros componentes !! .... R$2,5k por uma 4L60E 0KM tá ÓTEMO :!:

Agora que já caí no conto do vigário ... já era !! o negócio é deixar meu 4HP22 zero bala pra não ter dor de cabeça depois.

[]'s

Nossa que valor alto...
Pesquisei por aqui uma revisão sai por menos de mil se o câmbio não tiver nenhum defeito aparente.E o master kit 650 com os discos de compsite e juntas...e uns 900 com os discos de aço....

Será que é tão complicado desmontar esse câmbio e trocar os reparos?Tenho um esquema com vista explodida que pode ajudar...mostra a sequência em que vão montadas as peças...

Abs

Beto Lacerda
17/07/2007, 15:46
nossa Gnecchi que veio ruim na sua caixa ??
pagou qto de master kit ??
onde vai fazer ??

[]'s

CAVESO
17/07/2007, 15:51
Lembrando que o módulo eletrônico para 4L60E custo cerca de 1.000 doletas lá.

CAVESO
17/07/2007, 15:52
Gnechhi,

Quanto pagou por sua 4HP22?

Achei puxado o valor da revisão e troca do kit....

carraro
17/07/2007, 22:25
Vixxxi Apura Com Este "tranbulador Atomico" Ai Rapaziada,senao Vou Ter Que Arrumar Outra Blazer Em Leilao Por $1ooo,oo So Pra Tirar O Treco Das Marchas,nao Da Pra Fazer Uma Alavanquinha Nao?????tsctsctsc.

carraro
17/07/2007, 22:29
Gnechhi,

Quanto pagou por sua 4HP22?

Achei puxado o valor da revisão e troca do kit....:pensativo:dae caveso,quanto ç quer pela carroceria do jta?????entrou umas ideias aq no cabeçao,de contruir um prototipo com esta sua carcaça,em cima do chassis da blazer,tem uma foto do troço todo??????

gnecchi
18/07/2007, 10:56
Na revisão da minha CA o orçamento apresentado ficou em:

R$2.600,00 em peças sendo R$900 o Kit Master + bomba de óleo e outras peças que não me lembro !!

O valor de mão de obra ficou em R$500,00.

O Sérgio da oficina FOX (na Chácara Sto Antônio - ) me faz tudo por R$3k, sendo 50% no ato e 50% dividido em 2 vezes.

Paguei R$750 na CA. Ou seja, a brincadeira só com a CA vai ficar em R$3.750 !!

O Sérgio disse que deixaram entrar água na CA e deu contaminação química, osacionando o comprometimento da bomba de óleo e outros componentes.

Ainda não liberei ele fazer o serviço, mas o valor de mão de obra está justo. Orcei o KIT Master em vários lugares aqui em Sampa e o valor é mesmo os R$900 que o Ségio está me passando.

[]'s sem grana pra revisar a CA.

Zepi
18/07/2007, 11:28
Pergunta boba...
Será que consigo fazer um flex plate a partir de um volante,simplismente usinando-o e balanceando?Ou são feito de materiais diferentes?

Desculpem a pergunda besta.

Abs

CAVESO
18/07/2007, 11:39
Na revisão da minha CA o orçamento apresentado ficou em:

R$2.600,00 em peças sendo R$900 o Kit Master + bomba de óleo e outras peças que não me lembro !!

O valor de mão de obra ficou em R$500,00.

O Sérgio da oficina FOX (na Chácara Sto Antônio - ) me faz tudo por R$3k, sendo 50% no ato e 50% dividido em 2 vezes.

Paguei R$750 na CA. Ou seja, a brincadeira só com a CA vai ficar em R$3.750 !!

O Sérgio disse que deixaram entrar água na CA e deu contaminação química, osacionando o comprometimento da bomba de óleo e outros componentes.

Ainda não liberei ele fazer o serviço, mas o valor de mão de obra está justo. Orcei o KIT Master em vários lugares aqui em Sampa e o valor é mesmo os R$900 que o Ségio está me passando.

[]'s sem grana pra revisar a CA.

A bomba só necessitará ser trocada se estiver com desgaste que ocasione baixa pressão.
Somente a contaminação por água não justifica a troca da mesma.

fugger
18/07/2007, 11:48

Esse é meu medo de usar CA no jeep... Não sei até que ponto isso é realmente um problema, ou não... :pensativo:

É comum acontecer isso???

[]´s

gnecchi
18/07/2007, 12:11
A bomba só necessitará ser trocada se estiver com desgaste que ocasione baixa pressão.
Somente a contaminação por água não justifica a troca da mesma.

:concordo: :concordo:
a bomba está com desgaste :!:

[]'s

CAVESO
18/07/2007, 12:34
:concordo: :concordo:
a bomba está com desgaste :!:

[]'s

Trocando a bomba, o kit e se o conversor estiver sem desgaste, você ficará com um CA zero bala, pra rodar sem dor de cabeça por um tempão...

j.sebastian
18/07/2007, 12:40
Trocando a bomba, o kit e se o conversor estiver sem desgaste, você ficará com um CA zero bala, pra rodar sem dor de cabeça por um tempão...

Refazendo um CA assim, certamente eu colocaria um conversor novo ou recondicionado! Vale a pena! Nunca usar o antigo...

Lembrando de colocar respiro elevado, como em qualquer outro câmbio, para evitar contaminação por água...

Seba

CAVESO
18/07/2007, 12:45
Esse é meu medo de usar CA no jeep... Não sei até que ponto isso é realmente um problema, ou não... :pensativo:

É comum acontecer isso???

[]´s

Não deve ser comum pois são poucos os jipes com CA de opala, pelo menos do que acompanho aqui no fórum, embora aparente ser bem vedada a transmissão. No caso de Wrangler, cherokees e outros que saem de fabrica com CA eu não sei se há algum sistema especial de vedação

É comum acontecer isso com retroescavadeiras que trabalham em áreas alagadas.

Mas, em caso de contaminação, o procedimento é o mesmo com os câmbios mecânicos: é drenar o óleo e substituí-lo.

CAVESO
18/07/2007, 12:52
Refazendo um CA assim, certamente eu colocaria um conversor novo ou recondicionado! Vale a pena! Nunca usar o antigo...

Lembrando de colocar respiro elevado, como em qualquer outro câmbio, para evitar contaminação por água...

Seba

Seba,

Tenho um amigo torneiro, especialista em recondicionar conversores.
É um procedimento bem simples: abre-se o conversor e substitui-se as arruelas internas, ajustando as turbinas.

E os caras cobram uma nota por isso, rs.

j.sebastian
18/07/2007, 13:06
Seba,

Tenho um amigo torneiro, especialista em recondicionar conversores.
É um procedimento bem simples: abre-se o conversor e substitui-se as arruelas internas, ajustando as turbinas.

E os caras cobram uma nota por isso, rs.

Não é dificil, mesmo, mas tem q ser feito com muito critério e técnica. Um conversor desbalanceado ou com uma solda mal feita ou contaminantes internos, pode estragar todo o trampo de rebuild de um CA...

Seba

CAVESO
18/07/2007, 13:29
Não é dificil, mesmo, mas tem q ser feito com muito critério e técnica. Um conversor desbalanceado ou com uma solda mal feita ou contaminantes internos, pode estragar todo o trampo de rebuild de um CA...

Seba

Com toda certeza, além de um arco de solda sem imperfeições que possam gerar vazamentos...

Elmer_Jeep
18/07/2007, 14:03
Pergunta boba...
Será que consigo fazer um flex plate a partir de um volante,simplismente usinando-o e balanceando?Ou são feito de materiais diferentes?

Abs

IDEM :pensativo:

gnecchi
18/07/2007, 14:28
Abaixo a lista de peças que devem ser trocadas no CA ZF4HP22 que comprei:

:arrow: Master Kit;
:arrow: Catraca dianteira;
:arrow: Filtro;
:arrow: Bomba de óleo completa (com suporte incluso);
:arrow: Conversor de torque recondicionado;
:arrow: Planetária traseira (a atual está com dentes quebrados).

São R$2.900,00 de peças, mas ele está me repassando o desconto de 10% que tem na compra das peças... então fica R$2.600 de peças + R$500 de mão de obra. No pacote são R$3k em 3 vezes !!!

E aí .... manda fazer quando tiver grana, ou jogo no lixo (os R$750 que paguei na CA) e procuro outra em bom estado?

[]'s sem saber o que fazer

Leo - Beethoven
18/07/2007, 15:27
São R$2.900,00 de peças, mas ele está me repassando o desconto de 10% que tem na compra das peças... então fica R$2.600 de peças + R$500 de mão de obra. No pacote são R$3k em 3 vezes !!!

E aí .... manda fazer quando tiver grana, ou jogo no lixo (os R$750 que paguei na CA) e procuro outra em bom estado?

Se vc já gastou 750 pilas no CA, eu faria quando tivesse grana, pelo menos terá certeza que o CA tá 100%, sem sombra de dúvida.....
Quem garante que vai achar um outro CA e ele não precise de reparos também....pelo menos com elem será td zero bala...

Abs.

Beto Lacerda
18/07/2007, 17:09
tem bastante $$ de peças né pega a lista certinha das peças que precisa e manda vir de fora , vai sair bem mais barato .
500 pilas de mdo ta de graça
o cara é bom ??
caracas qto defeito , num tem como desfazer o negocio ?? quem te vendeu esse cambio ???

[]'s

equipeminas4x4
18/07/2007, 17:53
Pergunta boba...

Abs
Zepi,

O flex plate é uma chapa bem fina onde vai montada a cremalheira. Eu fiz um flex plate de um volante de motor, pois a cremalheira do th180 do vitara veio completamente danificada. Acabei optando por usinar o volante do motor AP para alívio de peso. Tá funcionando blz.

[]´s

equipeminas4x4
18/07/2007, 17:56
Marcos,

Não tem garantia nenhuma que vai comprar outro CA em perfeito estado. Melhor arrumar esse mesmo. Faz como o beto disse, olha nos EUA, que mesmo pagando impostoo fica mais barato que comprar aqui. To procurando as peças do câmbi da explorer que terei que trocar tb. Amanhã vou pesquisar isso dereitinho.

[]´s

equipeminas4x4
18/07/2007, 18:04
http://www.transmissionpartsusa.com/

vou procurar as peças que preciso pra explorer amanhã.

PS.: Colaboração do Sebastian.

[]´s

Joao Baeta
18/07/2007, 18:24
:arrow:Tem ideia de qts custa o CA de 4 M de Opala?
Ou msm de TH 180.
Qual e melhor cx para o Samurai?

equipeminas4x4
19/07/2007, 09:37
João,

consigo o ZF revisado aqui em BH por R$2800,00.

A melhor para o samurai é a q montar mais fácil no motor.

[]´s

Joao Baeta
19/07/2007, 10:50
João,

consigo o ZF revisado aqui em BH por R$2800,00.

A melhor para o samurai é a q montar mais fácil no motor.

[]´s
:arrow:Só montar e andar ou tem que mudar algo +?
Abs

equipeminas4x4
19/07/2007, 11:48
adaptar ao motor, fazer ligação com a tcase, colocar radiador de óleo e depois andar. Vc não conversou com o André não???? Pedala.

[]´s

Joao Baeta
19/07/2007, 11:59
adaptar ao motor, fazer ligação com a tcase, colocar radiador de óleo e depois andar. Vc não conversou com o André não???? Pedala.

[]´s
:arrow:Andre nunca conversa cmg....
:mrgreen:
Com o Tcase da X... deve comportar como estivesse no manual ne? :pensativo:
Abs

equipeminas4x4
19/07/2007, 13:14
não falei sobre a relação da tcase, falei sobre instalar a tcase no câmbio. No samuca isos é feito por cardan, porém num sei qual comprimento esse cardan vai ficar se colocar o CA do Opala.

[]´s

FABIO RODRIGUES
19/07/2007, 19:37
:arrow:Só montar e andar ou tem que mudar algo +?
Abs

Joao,

o Verde e 1.3 e 60cv certo? sera que um ca nesse motor num vai ficar com a viatura "fraca"? tipo naqueles momentos em que vc precisa pegar embalo em um espaco curto ,sabe?subir um ladeirao com um poco no fundo ou passar embalado num lamacal!!! sei la ,as poucas vezes que dirigir a hilux do meu coroa senti ,que o ca, leva um tempo um pouco maior para reagir! entende!pense nisso! aproveita e coloca um mtr de opala 2.5 e barato! e uma ca que tal?

um abraco

MACROTORQUE
19/07/2007, 21:20
Comprei 2 Cambios 4hp22 E Dei Sorte Pois Os 2 Aparentemente Estão Excelentes, Só Uma Dúvida Apareceu
Montei No Meu Ford 80, Com Motor Opala 4cc, E Está Acontecendo O Seguinte
1º A Saida é Um Pouco "xoxa", Depois Que Embala é Um Avião, Mas Na Saida Decepcionou...
2º Este Câmbio E 4m Com Posição 1, 2, 3, D, N, R, P, Tive A Informação Que Na Posição 1 Ele Só Fica Em 1ª Marcha, Mas Ocorre Que Ambos Os Câmbios (que Foram Trocados Na Dúvida) Mesmo Na Posição 1 Troca 1ª E 2ª Marcha
Do Resto, Está Tudo Excelente

Alguem Pode Me Esclarecer Estes 2 Pontos
A Saida é Xoxa
Ele Realmente Muda 1ª E 2ª

Grato

Mario

Joao Baeta
19/07/2007, 21:37
Joao,

o Verde e 1.3 e 60cv certo? sera que um ca nesse motor num vai ficar com a viatura "fraca"? tipo naqueles momentos em que vc precisa pegar embalo em um espaco curto ,sabe?subir um ladeirao com um poco no fundo ou passar embalado num lamacal!!! sei la ,as poucas vezes que dirigir a hilux do meu coroa senti ,que o ca, leva um tempo um pouco maior para reagir! entende!pense nisso! aproveita e coloca um mtr de opala 2.5 e barato! e uma ca que tal?

um abraco

:arrow:Fala Fabio,
Que verde? Já morreu! é Azul! :lol:
Pois é.... O motor 1.3 de 68 cv... Deve ficar + lento se colocar CA...
Mas como o Azul está...Tá exelente... Mas futuramente penso de volta sobre o CA!
Já sabe qts deve custar o motor 2.5 do Opala? :pensativo:
Abs

Luciano SHAKALL
19/07/2007, 23:44
" ... Já sabe qts deve custar o motor 2.5 do Opala? :pensativo: ... " João, dá (ops!) uma olhada nesse link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29317 . ;)

[]'s

equipeminas4x4
20/07/2007, 08:43
Comprei 2 Cambios 4hp22 E Dei Sorte Pois Os 2 Aparentemente Estão Excelentes, Só Uma Dúvida Apareceu
Montei No Meu Ford 80, Com Motor Opala 4cc, E Está Acontecendo O Seguinte
1º A Saida é Um Pouco "xoxa", Depois Que Embala é Um Avião, Mas Na Saida Decepcionou...
2º Este Câmbio E 4m Com Posição 1, 2, 3, D, N, R, P, Tive A Informação Que Na Posição 1 Ele Só Fica Em 1ª Marcha, Mas Ocorre Que Ambos Os Câmbios (que Foram Trocados Na Dúvida) Mesmo Na Posição 1 Troca 1ª E 2ª Marcha
Do Resto, Está Tudo Excelente

Alguem Pode Me Esclarecer Estes 2 Pontos
A Saida é Xoxa
Ele Realmente Muda 1ª E 2ª

Grato

Mario
Não conheço este câmbio em detalhes, mas na Explorer por exemplo, a posição 1 o câmbio utiliza 1ª e 2ª marchas, a posição 2 usa 1ª, 2ª e 3ª marchas e a D usa as 4 marchas. O nº da posição não faz referência à marcha selecionada em nenhum CA.

[]´s

j.sebastian
20/07/2007, 10:01
Não conheço este câmbio em detalhes, mas na Explorer por exemplo, a posição 1 o câmbio utiliza 1ª e 2ª marchas, a posição 2 usa 1ª, 2ª e 3ª marchas e a D usa as 4 marchas. O nº da posição não faz referência à marcha selecionada em nenhum CA.

[]´s

Bebeu? Parece que não tem explorer!! :parede:

Na Explo, "1" é 1a marcha, apenas. "2" é 2a apenas, nos CA de 4 marchas e 3a, apenas, nos de 5 marchas, para saidas controladas na neve/lama, sem patinar...

Ou tem CA tá tão bixado assim? :putz:

Seba

equipeminas4x4
20/07/2007, 10:21
Já leu o manual da sua???????? Não é isso que está escrito no manual da FORD.

[]´s

j.sebastian
20/07/2007, 10:28
Já leu o manual da sua???????? Não é isso que está escrito no manual da FORD.

[]´s

Já li até os manuais de manutenção do A4LD, 4R55E e 5R55E...

Alem disso, eu consigo sentir em qual marcha o carro esta, ao dirigir, mula... :parede:

Hehehehe...

Seba

equipeminas4x4
20/07/2007, 10:43
Já li até os manuais de manutenção do A4LD, 4R55E e 5R55E...

Alem disso, eu consigo sentir em qual marcha o carro esta, ao dirigir, mula... :parede:

Hehehehe...

Seba
só não posto aqui o manual e esfrego ele na sua fuça, pois tá dentro da explorer na oficina com CA desmontado. :mrgreen::mrgreen:
Tenho dúvidas se o sr. já viu este manual de manutenção, visto que está solicitando uma cópia do mesmo à minha pessoa. :pensativo::pensativo::pensativo:

PS.: Valeu a dica da Guidomatic, vou comprar todas as peças da explorer lá. Para comparação, tá custando tudo R$1060,00. Kit master, 2 cintas, 2 pistões, filtro, bucha do conversor. Marcos Gnecchi, cota os preços das peças lá e fala q vc é amigão do Marcel de BH... :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

j.sebastian
20/07/2007, 10:56
só não posto aqui o manual e esfrego ele na sua fuça, pois tá dentro da explorer na oficina com CA desmontado. :mrgreen::mrgreen:
Tenho dúvidas se o sr. já viu este manual de manutenção, visto que está solicitando uma cópia do mesmo à minha pessoa. :pensativo::pensativo::pensativo:

PS.: Valeu a dica da Guidomatic, vou comprar todas as peças da explorer lá. Para comparação, tá custando tudo R$1060,00. Kit master, 2 cintas, 2 pistões, filtro, bucha do conversor. Marcos Gnecchi, cota os preços das peças lá e fala q vc é amigão do Marcel de BH... :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Hehehehe!!

Stephan
20/07/2007, 11:39

CAGAIO ! R$ 1.060,00 !!!!!!

acabei de pedir um remaster kit do C4...US$ 43,00 !!! (com frete de 12 incluso !)

equipeminas4x4
20/07/2007, 11:59
pois é, se tivesse falado que nossa irmã tá vindo pro brasil, tinha pedido pra ela tb.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Essas peças lá nos EUA, adicionado o sensor de velocidade e o chicote dos solenóides que tb vou ter q trocar, ficam em US$197.70. O problema que pra despachar direto tem US$290 de frete UPS fora o imposto de 60%, que os FDP geralmente combram até sobre o frete. Ae é melhor comprar aqui mesmo, sem falar que a jaca tá desmotnada lá na oficina.

[]´s

Luciano SHAKALL
21/07/2007, 12:44
"... Na Explo, "1" é 1a marcha, apenas. "2" é 2a apenas, nos CA de 4 marchas e 3a, apenas, nos de 5 marchas, para saidas controladas na neve/lama, sem patinar..."Dúvida de leigo em C.A.:
Isso varia de CA pra CA (maraca/modelo pra marca/modelo) ou existe "algum" padrão?
Eu achava que na posição "1", ele ficava apenas em 1ª, na posição "2", ele cambiava entre 1ª e 2ª ("aumentando ou reduzindo as marchas - somente entre essas duas - conforme a "situação"), na posição "3", ele cambiava entre 1ª,2ª e 3ª, e na posição "D", ele cambiava entre 1ª,2ª, 3ª e 4ª... :pensativo:

existe algum, pelo menos um :mrgreen: , que seja assim, ou eu sempre achei errado :oops: ?

[]'s

Leo - Beethoven
21/07/2007, 14:10
Dúvida de leigo em C.A.:
Isso varia de CA pra CA (maraca/modelo pra marca/modelo) ou existe "algum" padrão?
Eu achava que na posição "1", ele ficava apenas em 1ª, na posição "2", ele cambiava entre 1ª e 2ª ("aumentando ou reduzindo as marchas - somente entre essas duas - conforme a "situação"), na posição "3", ele cambiava entre 1ª,2ª e 3ª, e na posição "D", ele cambiava entre 1ª,2ª, 3ª e 4ª... :pensativo:

existe algum, pelo menos um :mrgreen: , que seja assim, ou eu sempre achei errado :oops: ?

Existe certas diferenças sim, nesse sistema e variam de CA p/ CA....no meu AW4 (ou A340) não tem a 1a. posição...apenas 1-2 (que trocam entre 1a. e 2a.) na posição 3, ele muda entre 1a., 2a. e 3a.....e em D entre todas....Isso acontece normalmente nos CAs eletrônicos....não lembro que havia algum hidramático que fazia isso também...

Abs.

Eduardo Merege
21/07/2007, 18:12
Shakkall,

No meu ZF é assim:
1 = só 1a
2 = troca entre 1a e 2a
3 = troca entre 1a 2a e 3a
D = todas

[]'s

Walnei Boteon
22/07/2007, 22:48
Pessoal,

O transplante do CA já foi iniciado :dance:... saiu do opala doador segunda-feira e quarta-feira já estava implantado no jeep. Gostei do fato do carter ficar quase alinhado com a face inferior das longarinas do chassis. Aumentou bastante o vão livre. O meio do jeep ficou mais limpo sem a travessa original. Na foto aparece a travessa, que está colocada só pra segurar o câmbio. Depois ela cai fora. Minha preocupação agora é com o comprimento do conjunto. As alavancas da tcase hilux vão ficar entre os bancos, bem próximas ao degrau do assoalho :shock: :shock: ... No cardan vou precisar da junta CV pq vai ficar minúsculo :confused: ... Quando chegar a tcase eu posto mais fotos :concordo:.

[]'s automáticos

haundrich
22/07/2007, 22:56
Vi uns kit gringo que dão upgrade no CA, diminuindo o escorregamento dele quando em marcha, melhorando o consumo.
Esses kits master aqui no Brasil fazem o mesmo ? ou apenas reforçam componentes críticos para aguentar trabalho mais pesado?

haundrich
22/07/2007, 22:59
E aeh , deu certo o esquema elétrico para o CA 4L60-E?

j.sebastian
22/07/2007, 23:22
Dúvida de leigo em C.A.:

Eu achava que na posição "1", ele ficava apenas em 1ª, na posição "2", ele cambiava entre 1ª e 2ª ("aumentando ou reduzindo as marchas - somente entre essas duas - conforme a "situação"), na posição "3", ele cambiava entre 1ª,2ª e 3ª, e na posição "D", ele cambiava entre 1ª,2ª, 3ª e 4ª...

existe algum, pelo menos um , que seja assim, ou eu sempre achei errado ?

[]'s

Varia sim! :concordo:

E existem alguns como vc citou, sim... alias, acho que são maioria! :D

Seba

Zepi
23/07/2007, 01:02
É um suspiro?Para que serve?
É para equilibrar a pressão???

É isso na primeira foto.
A questão é como fica com esse flange na segunde foto???
Abs

Leo - Beethoven
23/07/2007, 01:18
E aeh , deu certo o esquema elétrico para o CA 4L60-E?

Até agora, ninguém arranjou nada pelo jeito....:-(

Abs

Luciano SHAKALL
23/07/2007, 01:24
Dúvida de leigo em C.A.:

[]'s
Existe certas diferenças sim, nesse sistema e variam de CA p/ CA....no meu AW4 (ou A340) não tem a 1a. posição...apenas 1-2 (que trocam entre 1a. e 2a.) na posição 3, ele muda entre 1a., 2a. e 3a.....e em D entre todas....Isso acontece normalmente nos CAs eletrônicos....não lembro que havia algum hidramático que fazia isso também...

Abs.
Shakkall,

No meu ZF é assim:
1 = só 1a
2 = troca entre 1a e 2a
3 = troca entre 1a 2a e 3a
D = todas

[]'s
Varia sim! :concordo:

E existem alguns como vc citou, sim... alias, acho que são maioria! :D

SebaValeu Leo, Eduardo e Seba... :concordo:

[]'s automáticos...

equipeminas4x4
23/07/2007, 09:49
É um suspiro?Para que serve?
É para equilibrar a pressão???

É isso na primeira foto.
A questão é como fica com esse flange na segunde foto???
Abs
Zepi,

É um respiro sim.

[]´s

Zepi
23/07/2007, 13:58
Imagino que não seja um simples respiro,já que o câmbio trabalha com pressão,diferente das demais caixas,é isso?

Teria um vávula reguladora?

Abs

j.sebastian
23/07/2007, 15:14
Imagino que não seja um simples respiro,já que o câmbio trabalha com pressão,diferente das demais caixas,é isso?

Teria um vávula reguladora?

Abs

é um simples respiro, sim...

a pressão do CA é sempre dentro de galerias e pistões, esse respiro é para permitir mudanças de temperatura e dilatação, colocando ar "pra fora" quando necessário. É obrigatório colocar uma mangueira e elevar esses respiros, se for fazer off road (ou enfrentar um alagamento em Sampa :putz:)

Seba

Zepi
23/07/2007, 15:48
Obrigado colega!

É que pretendo colocar uma flange como essa...
E pensei que pudesse ser um impedimento esse respiro...

Abs

equipeminas4x4
24/07/2007, 08:27
Eu não sei dizer se os retentores vão aguentar sem tiver sem este respiro.

[]´s

Kim
24/07/2007, 08:33
Aguenta não!!!!

No engesa, o dif. trazeiro entupiu o respiro, vazou óleo para todos os lados.
Imagina o C.A.

Abraços.

Kim.

Zepi
24/07/2007, 10:05
Em nenhum momento pensei em anular esse respiro....
É que antes não tinha certeza de sua função ali.
Pensei que fosse mais complicado e tal...
Mas se é um simples respiro DEVE ser mantido com certeza,mas aí é fácil...
E inclisive fazer um "snorkel",o que custa quase nada...

Quanto mais descubro sobre esse câmbio mais vejo o quanto é simples entre os outros...
Mas gostaria que fosse na manutenção também...hehehehe!!!

Abs

Zepi
24/07/2007, 10:23
Tentei anexar um arquivo e não consegui....

equipeminas4x4
24/07/2007, 10:25
liga na guidomatic pra ver os preços do kit master.

[]´s

Zepi
24/07/2007, 10:50
940,00 com desconto de 10%....

Só não vem a cinta e o filtro...

Abs

CAVESO
24/07/2007, 10:54
Quanto mais descubro sobre esse câmbio mais vejo o quanto é simples entre os outros...
Mas gostaria que fosse na manutenção també...hehehehe!!!

Abs

A manutenção é relativamente fácil para quem tem alguma experiência com câmbios automáticos (ou meu caso que trabalhei alguns anos com manutenção de máquinas com CAs).

Como é um tipo de manutenção mais restrita os que fazem as vezes abusam, tipo: 350,00 para fazer uma "limpeza" no conversor.

Por isso o serviço fica tão caro.

No meu caso, comprando o CA, farei tudo em casa mesmo.

Zepi
24/07/2007, 11:05
Tudo bem caveso!

Tem como conseguir algum manual de manutenção?Eu encontro isso?

E no meu caso estou negociando um CA "ZF" de um cara que trabalha com câmbios auto então já fico mais seguro quanto a isso.Ele mesmo disse que é muito difícil dar problema nesse câmbio.
Mas já que ele trabalha com isso o que eu poderia fazer pra estar seguro?
Ele disse que está bom o câmbio,e eu acho que faz tempão que está parado...tanto que ele nem lembra de alguns detalhes que perguntei,como se está com os cabos...

Abs

CAVESO
24/07/2007, 11:17
Cara, só tem um jeito de saber se um CA está realmente bom: desmontando, lavando tudo e efetuar medições e análise do estado das peças (principalmente bomba, conversor e pacotes de discos).

Outra forma (mais econômica, mas com alto grau de incerteza): coloque pra rodar e teste se não patina e se o conversor multiplica bem o torque.

Se esse câmbio que você está em bom estado, mas há muito parado, pode ser que ocorra a colagem dos discos (é comum de acontecer devido ao "filme" de óleo que fica entre eles), o que pode dificultar a troca de marchas.

Se o cara trabalha com isso, negocie com ele uma garantia e seja feliz!

CAVESO
24/07/2007, 11:19
Quanto ao manual eu não tenho e estou à procura de um.

Vi um no mercado livre, se não estou enganado o cara pede 20,00.

gnecchi
24/07/2007, 14:45
Marcos Gnecchi, cota os preços das peças lá e fala q vc é amigão do Marcel de BH... :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Marcel,

Recebi o orçamento da Guidomatic por email:

:arrow: Master Kit - R$ 950,00
:arrow: Catraca dianteira - R$ 280,00
:arrow: Filtro - R$45,00
:arrow: Bomba de óleo completa (com suporte incluso) - R$ 250,00
:arrow: Conversor de torque recondicionado - R$ 380,00
:arrow: Planetária traseira - R$ 350,00

Total: R$ 2.255,00

Só preciso ver de que forma é o pagamento.
Se eu fizer direto com o Sérgio da FOX é 3k em 3 vezes !!

Tava pensando em comprar outro CA, mas esse vai ficar zero bala e não correrei o risco de ficar na mão por um bom tempo.

[]'s

equipeminas4x4
24/07/2007, 15:30
à vista é 10% de desc. As peças da explorer ficaram em 1250,00

[]´s

Elmer_Jeep
24/07/2007, 15:31
Quanto ao manual eu não tenho e estou à procura de um.

Vi um no mercado livre, se não estou enganado o cara pede 20,00.

Aqui tem vários, só não sei o preço:

http://www.brasilautomatico.com.br/manuais.htm

[]'s

Zepi
24/07/2007, 18:11
Elmer tudo bem!

Já dei uma olhada antes nesse site e tem todos os modelos "ZF" eu acho..menos o que me interessa(ZF4HP22)

Abs

Elmer_Jeep
24/07/2007, 19:04
Elmer tudo bem!

Já dei uma olhada antes nesse site e tem todos os modelos "ZF" eu acho..menos o que me interessa(ZF4HP22)

Abs

Pois é cara eu também to procurando um manual, mas para o A440F da Toyota, lá não tem...

[]'s

Zepi
25/07/2007, 08:44
Elmer,e o MWM 6 caneco?

doidura....não consigo nem imaginar isso num cj...

Abs

Beto Lacerda
26/07/2007, 16:32
Zepi me manda um email
betolacerdaneto arroba gmail.com
vai gostar da resposta :concordo:

[]'s

Zepi
26/07/2007, 17:24
Num entendi,mas mandei..hehehehe!

Ans

Polvora
26/07/2007, 17:33
Pô porque parou ? Tá bem interessante !

E pra quem vai usar câmbio auto nas trilhas, com lama principalmente sugiro (eu vou colocar no meu), um radiador com ventoinha seu CA vai agradecer e você não vai morrer com manutenção do menino tão cedo. Assim que eu definir um radiador e uma ventoinha legal vou postar no Fórum do Mamoth.

[]s

Beto Lacerda
26/07/2007, 17:35
chegou a resposta ?? entendeu ??
tenho medo do Cd estragar então vou confiar a vc uma copia de segurança do meu manual :)

[]'s

Zepi
26/07/2007, 18:09
Hehehe!!
Entendi...ótima notícia...
Estou ansioso...hehehe!!!!

Abs

CAVESO
26/07/2007, 18:10
Opa,

Esse manual me interessa também.

Agora o Zepi manda pra mim, rs.

carlosveggi arroba yahoo.com.br

fugger
26/07/2007, 18:16
chegou a resposta ?? entendeu ??
tenho medo do Cd estragar então vou confiar a vc uma copia de segurança do meu manual :)

[]'s

Pô Beto, se liberou pra um... libera pra todos!!! :)

***TRADUÇÃO*** Disponibiliza lá nos downloads!

[]´s

Zepi
26/07/2007, 18:17
Caveso,beleza?

Parece que tô sonhando....

Hehehe!!!

Daqui apouco nosso amigo Beto vai cobrar direitos autorais...Hehehehehe!!!!

Abs

Walnei Boteon
26/07/2007, 18:18
Pô porque parou ? Tá bem interessante !

E pra quem vai usar câmbio auto nas trilhas, com lama principalmente sugiro (eu vou colocar no meu), um radiador com ventoinha seu CA vai agradecer e você não vai morrer com manutenção do menino tão cedo. Assim que eu definir um radiador e uma ventoinha legal vou postar no Fórum do Mamoth.

[]s

Pórva e all,

Eu vou colocar o radiador retirado de um opala 91. Me disseram que é original, porque os 89/90 tinham o radiador do CA acoplado ao radiador de água mas nos 91/92 o radiador era independente. Ficava embaixo do para-lama direito, à frente da roda. Vou fixar nele uma ventoinha de radiador de moto. Já ví na loja, dá certinho, só não sei de que moto é. Quando for buscar eu vejo e posto aqui...

Vou colocar também um relógio no painel para monitorar a temperatura do óleo. Todo cuidado é pouco se pensar que a manutenção dos CA's não é nada barata.

[]'s

Walnei Boteon
26/07/2007, 18:23
Pô Beto, se liberou pra um... libera pra todos!!! :)

***TRADUÇÃO*** Disponibiliza lá nos downloads!

[]´s

X2...X2...X2...X2...X2...X2...X2...X2...X2...X2...

[]'s

CAVESO
26/07/2007, 18:31
Caveso,beleza?

Parece que tô sonhando....

Hehehe!!!

Daqui apouco nosso amigo Beto vai cobrar direitos autorais...Hehehehehe!!!!

Abs

Beleza nada!

Ficarei depois de receber seu email, rs!

Polvora
26/07/2007, 18:35
Pórva e all,

Eu vou colocar o radiador retirado de um opala 91. Me disseram que é original, porque os 89/90 tinham o radiador do CA acoplado ao radiador de água mas nos 91/92 o radiador era independente. Ficava embaixo do para-lama direito, à frente da roda. Vou fixar nele uma ventoinha de radiador de moto. Já ví na loja, dá certinho, só não sei de que moto é. Quando for buscar eu vejo e posto aqui...

Vou colocar também um relógio no painel para monitorar a temperatura do óleo. Todo cuidado é pouco se pensar que a manutenção dos CA's não é nada barata.

[]'s

Eu iria usar o radiador de água do Landau, mas é grande demais, ele já tem o compartimento pro óleo, mas acho que não é o suficiente, nesse caso a melhor opção é um radiador parrudão mesmo. No sábado eu vou na Gal Osório tentar achar uma ventoinha e quem sabe um radiador.

[]s

[]s

Zepi
26/07/2007, 18:41
Caveso!

Também tô na aflição..hehehehe!
Ainda não recebi o e-mail....

Abs

CAVESO
26/07/2007, 18:56
Eu iria usar o radiador de água do Landau, mas é grande demais, ele já tem o compartimento pro óleo, mas acho que não é o suficiente, nesse caso a melhor opção é um radiador parrudão mesmo. No sábado eu vou na Gal Osório tentar achar uma ventoinha e quem sabe um radiador.

[]s

[]s

Polvora,

Uma outra opção (não sei se mais cara) é mandar fazer um radiador conjugado sob-medida, numa dessas casas de radiadores.

O difícil é calcular o tamanho do reservatório do óleo a ficar dentro da caixa do radiador de água de maneira a refrigerar legal.

Eduardo Valaretto
26/07/2007, 19:28
Não acho que o radiador de óleo junto com o de água do opala seja uma boa idéia. Na camper que tenho é assim (algumas são separado outras, as 4 portas são junto) e o sistema funciona muiiiito quente em trânsito urbano, quem dirá em trilhas. O sistema já foi todo revisado, o radiador varetado, uso aditivo de radiador, incluí um vaso de expansão (originalmente não tem) e o conjunto motor cambio continua trabalhando em temperatura elevada (também já troquei a cebolinha e a válvula termostática).
O que pretendo fazer, quando tiver tempo que está muito escasso, é adicionar um outro radiador de óleo e um filtro de óleo em separado (para aumentar a quantidade de óleo e ajudar a lubrificação do sistema).
Tem uma empresa americana que faz um suporte de filtro que aceita filtros de óleo de motor (nos EUA é comum usar esses filtros que são bem mais finos que o original do ZF).
Se achar o fabricante posto aqui (se não esqueci é um tal de "BS" que faz vários dispositivos para CA).
Eduardo.

Polvora
26/07/2007, 21:28
Não acho que o radiador de óleo junto com o de água do opala seja uma boa idéia...

Caveso,

Concordo com o Eduardo como eu disse pro nosso uso (trilhas com muito barro etc), judia bem mais do que no uso onroad dai fazer um separado é a melhor opção. No caso do landau ACHO que foi por falta de espaço mesmo, mas com certeza ele foi dimensionado pra isso.

[]s

CAVESO
26/07/2007, 23:17
Caveso,

Concordo com o Eduardo como eu disse pro nosso uso (trilhas com muito barro etc), judia bem mais do que no uso onroad dai fazer um separado é a melhor opção. No caso do landau ACHO que foi por falta de espaço mesmo, mas com certeza ele foi dimensionado pra isso.

[]s

Nunca observei como é feita a refrigeração em veículos com CA.

Minha experiência é com máquinas quando esse tipo de radiador (conjugado) é muito utilizado em retro-escavadeiras e pás-carregadeiras, onde a quantidade de óleo é grande, mantendo uma boa temperatura de trabalho.

No caso dos jipes eu concordo com vocês: um sistema independente é a melhor solução.

Eduardo Merege
27/07/2007, 00:48
Pessoal,

Estou usando o sistema separado, radiador do opala 92 e ventuinha da CB500 :concordo:
Em um teste para trilha semana passada com subidas fortes e escorregadias, atoleiros etc a temp não passou de 75 ~ 80 , isso com a reduzida acionada:grin:

Na cidade a media se mantem e na estrada não passa de 70C

[]'s

Zepi
27/07/2007, 09:35
Amigos agora pensei que um outro filtro poderia ser o próprio Willys que é separado do motor e bem fácil de adaptar....
E é bem barato uma troca de filtro que,imagino eu,será prolongada já que o óleo do CA não tem(limpo) quantidade impurezas do óleo do motor...

Abs

equipeminas4x4
27/07/2007, 09:57
reservatório de óleo de direção hidráulica da D20, além de ter tamanho excelente, já vem com filtro.

[]´s

ramiro_eli
27/07/2007, 11:06
Antes de definir e comprar o cambio do Devasso fiz várias pesquisas a respeito da manutenção e refrigeração dos CAs.
Absolutamente TODAS as empresas sugerem que o radiador conjulgado água do motor/óleo do CA só deve ser utilizado quando não há espaço para outra solução.

Os motores modernos trabalham próximo dos 100°C, temperatura na qual o ATF começa a perder suas propriedades. Tambem segundo estas empresas, o CA deve trabalhar o mais frio possível, a cada 10°C que se reduz a temperatura de trabalho, a vida útil do cambo praticamente duplica!
A resposta sobre o tamanho do radiador que devemos usar para a nossa aplicação é sempre a mesma: O maior que for possível!!!

Neste link existem várias perguntas e respostas a respeito de refrigeração de CA:
http://www.tciauto.com/Products/TechInfo/FAQ.asp

equipeminas4x4
27/07/2007, 11:53
Eu tb pesquisei muito e acabei encontrado.

http://www.youtube.com/watch?v=ixsZy2425eY&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Ejacarebanguela%2Ecom%2Ebr% 2F

gnecchi
27/07/2007, 12:28
Eu tb pesquisei muito e acabei encontrado.

Marcel,

Vc tá precisando de um radidador maior para seus neurônios :parede::parede: kkkkk

[]'s

gnecchi
27/07/2007, 12:33
Eita mineirinho fotogênico esse Marcel !! :twisted::twisted::twisted:

[]'s

equipeminas4x4
27/07/2007, 12:52
esse aí parece com amigo meu de çun paulo.

Polvora
27/07/2007, 13:47
Os motores modernos trabalham próximo dos 100°C, temperatura na qual o ATF começa a perder suas propriedades. Tambem segundo estas empresas, o CA deve trabalhar o mais frio possível, a cada 10°C que se reduz a temperatura de trabalho, a vida útil do cambo praticamente duplica!

http://web.archive.org/web/20050304080821/http://www.transmissioncenter.net/FluidChart.jpg
Fonte (http://www.transmissioncenter.net/)

[]s

Zepi
27/07/2007, 14:45
Pessoal recebi o material do Beto Lacerda.
Mas só tenho o e-mail do Carlos Veggi.

Se mais alguém tiver interesse me mande e-mail:

zep@pop.com.br

Abs

Walnei Boteon
27/07/2007, 19:13
Pessoal,

Estou usando o sistema separado, radiador do opala 92 e ventuinha da CB500 :concordo:
Em um teste para trilha semana passada com subidas fortes e escorregadias, atoleiros etc a temp não passou de 75 ~ 80 , isso com a reduzida acionada:grin:

Na cidade a media se mantem e na estrada não passa de 70C

[]'s

Eduardo,

Estou fazendo um sistema igual ao seu :concordo: ...

Essa sua ventoinha fica ligada direto ou vc colocou algum sistema com cebolão, igual à ventoinha do radiador de água?

[]'s

Eduardo Merege
28/07/2007, 02:36
Walnei

Deixei ela ligada direto mesmo,
Quanto mais frio o ATF , melhor:concordo:

Quando lembro do seu jipe no Japi II vejo que ele é quase o mesmo de hoje :mrgreen::twisted: hahaha, brincadera, ta ficando muito animal o CJ, parabéns :palmas:

[]'s

CAVESO
29/07/2007, 21:54
Pessoal,

O câmbio auto do omega 93 com acionamento eletrônico é o 4L60E?

Eduardo Merege
29/07/2007, 22:14
Carlão,
Neste ano os omegas saiam com o 4L30E , segundo meu meca esse é bem problematico, durante a instalaçao no meu engesa apareceram 2 desses la para ele arrumar.
O 4L60E saiu nos omegas mais novos, com o motor 3.8 V6

[]'s

CAVESO
29/07/2007, 22:22
Merege,

Esse 4L30E é o modelo similar ao do opala, só que eletrônico, não é?

Eduardo Merege
29/07/2007, 22:37
Num sei te responder isso com certeza, mas, chutando heheh :mrgreen: diria que é uma evoluçao do th-180 (3L30) com 4 marchas e gerenciamento eletronico:pensativo:

[]'s

Kim
29/07/2007, 22:52
PessoALL!

Bem, estou com o CA, segundo o Beto, fiz uma boa aquisição e, segundo o mesmo, estou querendo brincar de Lego, então pergunto aos Srs.: Onde encontro o "kit" de reparos e juntas para o th-180?

Abraços, esperando ajuda.

Kim.

Eduardo Merege
29/07/2007, 23:01
Fala Kim!

O E.chaves andou cotando uns kits para o Th e o melhor preço foi o da guidomatic, acho que amanha ja chega um kit de juntas e discos pra ele.

LOJA e OFICINA: Al. Barão de Limeira, 119/125 - Centro - SP - Fone: 3331-6931
www.guidomatic.com.br

[]'s

Eduardo Valaretto
29/07/2007, 23:34
Recebi os arquivos do Beto Lacerda, mas gostaria de saber como faço para abrir (qual programa uso)?

Abraços e grato pela atenção,

Eduardo Valaretto.

Beto Lacerda
30/07/2007, 00:34
deszipa todos na mesma pasta , eu uso winzip , depois visualisa cada pagina no seu visualizador de imagens , cada pagina é um .jpg , como se fosse uma foto

[]'s

Kim
30/07/2007, 09:12
Fala Kim!

O E.chaves andou cotando uns kits para o Th e o melhor preço foi o da guidomatic, acho que amanha ja chega um kit de juntas e discos pra ele.

LOJA e OFICINA: Al. Barão de Limeira, 119/125 - Centro - SP - Fone: 3331-6931
www.guidomatic.com.br

[]'s

Grande Eduardo!!!

Muito obrigado pela resposta, quando possível, passa lá na página do Brancão-Lost e deixa um pitéco!!!!

abraços.

Kim.

Eduardo Valaretto
30/07/2007, 20:00
Valeu Beto, obrigado pela atenção.
Será que alguem tem o manual de manutenção desse cambio?

Eduardo Valaretto.

Zepi
31/07/2007, 08:15
Olá Eduardo!

Esse arquivo que o Beto nos enviou não é o suficiente?

Abs

Eduardo Valaretto
31/07/2007, 18:55
No arquivo que recebi constam apenas fotos.
Gostaria de encontrar um manual onde estivessem explicados os macetes de montagem bem como as folgas e os limites de desgaste das peças, algo como um manual de manutenção e montagem.
Sei que estou pedindo muito, mas vai saber se alguem tem e pode disponibilizar para todos.

Abraços e sempre querendo mais manuais (tenho mania de manual mesmo, coisa de mexanico frustrado).

Eduardo Valaretto.

Walnei Boteon
31/07/2007, 23:11
Walnei

Deixei ela ligada direto mesmo,
Quanto mais frio o ATF , melhor:concordo:

Quando lembro do seu jipe no Japi II vejo que ele é quase o mesmo de hoje :mrgreen::twisted: hahaha, brincadera, ta ficando muito animal o CJ, parabéns :palmas:

[]'s

Valeu Eduardo. Vou deixar direto também :concordo:...

Quanto ao jipe, ia só trocar o motor, aí o jaque apareceu :grin: ...

Quando ficar pronto vamos marcar umas trilhas... de automático vc já é experiente e pode passar umas dicas :palmas: ...

[]'s

Eduardo Merege
01/08/2007, 01:58
Opa Walnei, é só marcar, e vai um samuca 2.2 automatico pra brincadeira tbm.:concordo:

Pessoal, achei o manual do ZF no Ebay, http://cgi.ebay.com/ebaymotors/BMW-ZF-4HP22-ATSG-Transmission-Rebuild-Manual-ZF4HP22_W0QQcmdZViewItemQQcategoryZ33727QQihZ014QQ itemZ330115346014QQrdZ1QQsspagenameZWD1V
Só falta alguem pra trazer:parede:

[]'s

Eduardo Merege
01/08/2007, 03:55
Um tutorial rápido para troca de embreagens, com algumas dicas:
http://www.cowdery.org.uk/zf.php

Vejam isso:
ZF22 Damage in Park. [Query] I have a 1986 740 GLE. I took the vehicle for emissions testing in March. Part of the test is to rev the car for several minutes while they check the high idle (2500 rpm). My transmission started slipping badly when I left, and lost all forward gears the next day. I replaced it with a junkyard tranny (I know its a risk, couldn't afford a rebuild) and the car has run great for about 3,000 miles. My tags have expired, so I went back for another emissions test (it failed the first time). Unfortunately, it failed again, but this time, it would hardly move. I made it about 1 mile, then had to be towed. I was told by a transmission shop that the ZF 4HP22 transmission cannot be revved in park without causing damage and that a bulletin went out to all emissions testing facilities. A dejanews search found several old posts saying smog tests would kill this transmission, something about after being in forward gears then put in park, some pressure is still on the clutches and will wear out clutch pack A. This seems to apply to Volvos, BMWs and Jags with the ZF 4HP22 transmissions. The emissions testing people have called me 5 times since yesterday, they seem concerned and are having my car towed to have the transmission checked. They will not admit to any bulletin, but obviously seem concerned about liability. My question: does anyone have any info on these transmissions? I have heard of a Volvo bulletin on this, and an EPA bulletin (may be just California EPA, not sure). Bulletin numbers or a copy of the bulletins would be great. I'd like some facts to present them with since they are listening, but so far just have a little info from old newsgroup posts, and from a conversation with a transmission shop.
[Response 1: Mark Aarabi] What you have heard and read is absolutely true. Yes, there is a TSB out.(Volvo TSB 2525, 9/91, for all ZF-equipped 1985-88 740 non-turbos).. and Yes, there was a memo from EPD to all emission testing facilities about this concern (at least here in Georgia). What state are you in and do you have any idea what type of equipment they use for testing? The software on most BAR97 equipment will automatically bypass the 2500 RPM section of the test on these particular vehicles. [Response 2: Bruce] Most all emissions center should be aware of this problem. Other cars have the same problem that use the ZF tranny. As the one post stated the test machines will by-pass the rpm test with a ZF tranny. The emission shop should replace your tranny. But getting them to admit fault and do it could be a problem. For others reading this, 1985, 86 and 87 only 740's used the ZF tranny. (Editor's Note: ZF-22 cars have "P-R-N-D-3-2-1" on the shift quadrant and NO overdrive button on the shifter.) Turbo models use the AW-71. For the above model years, if the gear shift lever does NOT have an OD button you have a ZF tranny. With an OD button you have the AW-71 tranny. One way to test the emission on a ZF tranny is to raise the back wheels off the ground, put the car in drive and rev it up to 2500 rpm for testing. In gear it will not do harm. In neutral or park and revving, the tranny pump does not pump oil. I was told this by a transmission repair center.
[Editor's Note: Summary of Volvo TSB 2525, 9/91:] Before beginning the "High Idle Emission Test Sequence" make sure the car is at operating temperature. Place transmission into "park" and switch the ignition off for 30 seconds. Restart, but DO NOT move the selector through the forward or reverse gears before or during the test and DO NOT EXCEED 2000 RPM. The first stage of the test is at 1850 rpm for 30 seconds, the second stage is at normal idle for 30 seconds. If you fail the test and have to do it again, then DO NOT proceed with the programmed catalyst preconditioning test sequence. Abort the test, place the transmission into "park", precondition the catalyst at 1850 rpm for 4 minutes, then allow the engine to revert to normal idle and check the tailpipe emissions. Under no circumstances must you exceed 2000 rpm during any part of the test.

--------------------------------------------------------------------------------

É impressão minha ou ai ta dizendo que os ZFs podem sofrer danos se acelerados acima de 2500RPM em P, N e R? a bomba não bombeia nessas posiçoes?e os outros CAs, são assim também?
:pensativo:

[]'s

Zepi
01/08/2007, 08:48
Putz...

Isso é muito importante saber Eduardo...Imagina quem tem mania de ficar acelerando parado?!
Mas no manual do opala/diplomata/comodoro diz mesmo pra pra não engatar "N" em movimento ou fazendo "bamguela" agora entendo....

Nossa...qualquer hora já estaremos "expertos" em câmbios auto...

Abs

Zepi
01/08/2007, 10:28
Alguém podia buscar esse manual no Ebay fazer cópias e vender para o pessoal a um preço justo...ainda assim ganhava um bom dinheiro....

Hehehe!!!

Leo - Beethoven
01/08/2007, 12:34
É impressão minha ou ai ta dizendo que os ZFs podem sofrer danos se acelerados acima de 2500RPM em P, N e R? a bomba não bombeia nessas posiçoes?e os outros CAs, são assim também?
:pensativo:

Não é impressão sua não. O texto diz que o cara levou o carro pro teste de emissão e eles aceleram o bicho à 2.500 RPM por um tempo e medem a emissão de gases, aliás este é uma das etapas do teste padrão. É claro que puseram na posição Park e mandaram ver no acelerador. Em vários câmibios isso realmente não pode ser feito pois detonam os discos e é o caso do ZF.
Em R vc até pode passar dos 2.500 rpm, mas dependento do carro/relação vai estar beirando os 30-40 Km/h....o que não faria muito sentido....

Em alguns CAs havia restrição sobre trafegar com a alavanca em N, mas não existe, pelo menos nos mais novos esta restrição, acredito que seja pela mesma recomendação que se fazer para o CM de não rodar em ponto morto (N)....ou seja, não usar banquela....

Abs.

CAVESO
01/08/2007, 13:00
Banguela não deve ser usada em nenhum tipo veículo, independente do tipo de câmbio.

Na 1ª aula de qualquer auto-escola se aprende isso, rs.

Eduardo Merege
01/08/2007, 16:12
Léo, é isso ai mesmo.
Acabei de tirar a dúvida com meu meca, segundo ele, a bomba sempre esta funcionando ,pois esta ligada ao conversor, porem em algumas posições da alavanca uma ou outra peça/conjunto não estará sendo banhada pelo oleo. Em marcha lenta ok, mas quando se acelera muito e por muito tempo algo pode ser danificado.

ALL, consegui o manual de manutençao para o ZF :mrgreen:, vou ver quanto fica cada cópia encadernada e posto aqui:concordo:
interessados me enviem um email com o assunto - manual ZF
alerto que vai ser copia da cópia, intão as fotos não ficam lá aquelas coisas, mas as instruções estão perfeitas:p, em ingles.

eduardo.merege@gmail.com

[]'s com P e N só em marcha lenta :roll:

Beto Lacerda
01/08/2007, 16:51
No arquivo que recebi constam apenas fotos.
Gostaria de encontrar um manual onde estivessem explicados os macetes de montagem bem como as folgas e os limites de desgaste das peças, algo como um manual de manutenção e montagem.
Sei que estou pedindo muito, mas vai saber se alguem tem e pode disponibilizar para todos.

Abraços e sempre querendo mais manuais (tenho mania de manual mesmo, coisa de mexanico frustrado).

Eduardo Valaretto.
Eduardo o arquivo que mandei p/ o pessoal é o manual de serviço da ATSG
tem tudinho , todas tolerencias , etc
me manda um email que eu te reenvio o manual ..
as fotinhos em corte era a parte mais simples do material que tenho

[]'s

Zepi
01/08/2007, 17:46
Pois é Beto eu ainda não entendi pq querem comprar o tal manual se ele já está aqui...

Aquele no Ebay parece diferente....bem toda informação é bem vinda...

Abs

Eduardo Valaretto
01/08/2007, 18:07
Beto, então recebi só parte do arquivo.
Por favor, mande para evalaretto@gmail.com

Outra coisa, o cambio ZF ficou famoso no exterior por ter problemas quando utilizado em alta rotação com a alavanca em P. Basta uma procura na net que verão inúmeros relatos com esse problema. Parece que nas caixas mais novas o problema foi minimizado, mas nas primeiras era certeiro, acelerou, pifou.
Quanto a andar com cambio auto na banguela, acho que nenhum cambio auto aguenta, da mesma forma se tiver que guinchar, ou levanta as rodas traseiras ou desliga o diferencial, senão babau...

Abraços,

Eduardo Valaretto.

Leo - Beethoven
01/08/2007, 18:38
Léo, é isso ai mesmo.
Acabei de tirar a dúvida com meu meca, segundo ele, a bomba sempre esta funcionando ,pois esta ligada ao conversor, porem em algumas posições da alavanca uma ou outra peça/conjunto não estará sendo banhada pelo oleo. Em marcha lenta ok, mas quando se acelera muito e por muito tempo algo pode ser danificado.

Vc já consegui abrir aquele manual do Beto ? No esquema vc vai ver o intertravamento da posição P. Mecanicamente falando, entendendo o que acontece nesse posição, vc vai ver pq vai fritar na posição P.
O problema não é o banho de óleo, pq isso vai haver sempre, a questão é o sistema mecânico mesmo.
Em N, ou não visualizei nada que pudesse afetar o CA, mas de repente alguém pode fazer mais comentários aqui.
Rodar em N, a famosa banguela, além dos problemas que todos estão carecas de saber, se por alguma razão acontecer, tem que ser com o motor ligado, pq desligado, vai matar a pressão do óleo do CA e aí vai pro saco mesmo, por isso, rebocar um carro com CA por muitos Km, é recomendado o platarforma.
Agora, banguela nunca, só se alguém tem algum fetiche por uma véinha. :twisted::mrgreen:

Abs

Eduardo Merege
01/08/2007, 19:03
Opa, não recebi o manual do beto,
Beto, se puder, me mande o completo tambem.:concordo:
eduardo.merege@gmail.com

Zepi, é o mesmo do ebay sim, a que consegui por aqui é da ATSG tambem, mas as figuras estao bem zuadas:|

[]'s

Zepi
01/08/2007, 19:15
Pra rebocar basta colocar no neutro da t-case....

(no caso de 4x4)

Abs

Leo - Beethoven
01/08/2007, 19:22
Pra rebocar basta colocar no neutro da t-case....

(no caso de 4x4)

Sim, concordo contigo :concordo:, mas apenas nos 4x4 que tem essa opção. Na Grand Cherokee que tem tração integral a coisa complica, pq não tem N na T-case....nos 4x2 teria que erquer rebocar pela traseira (erquida) mas eu particularmente não gosto dessa prática.

Abs,

CAVESO
01/08/2007, 19:42

Outra coisa, o cambio ZF ficou famoso no exterior por ter problemas quando utilizado em alta rotação com a alavanca em P. Basta uma procura na net que verão inúmeros relatos com esse problema. Parece que nas caixas mais novas o problema foi minimizado, mas nas primeiras era certeiro, acelerou, pifou.
Quanto a andar com cambio auto na banguela, acho que nenhum cambio auto aguenta, da mesma forma se tiver que guinchar, ou levanta as rodas traseiras ou desliga o diferencial, senão babau...

Abraços,

Eduardo Valaretto.

Vem cá: como identificar essas caixas mais novas?
Ano do opala, nº de série ZF?

Bom saber disso antes de comprar...

Beto Lacerda
01/08/2007, 22:02
sobre acelerar em P .. kct vai fritar tudo mesmo , o eixo esta travado por um pino ,não tem como virar .
sobre rebocar .. bom tem o lance da tcase em neutro ..
e nas grand cherokee nem pela dianteira resolve . num tem roda livre ....
mas tb num usa cambio ZF ... tem que ver as limitações da caixa dela ...
Eduardo`s mandei p/ vcs o manual da atsg

[]'s

Leo - Beethoven
01/08/2007, 23:35
Beto, vc disse bem. Mas tem as Rangers e Blazers 4x4 que se não me falhe a memória usam ZF, não esse especificamente, mas o mais moderno, e a seleção 4x4-4x2 e Low é elétrica e não tem N.....se não me engano, não tem roda livre também.....aliás se formos ver, tem vários modelos de veículos que são assim.
Se que fugi do assunto do dito ZF, mas como o tópico fala sobre CAs em geral, acho que vale a pena deixar registrado essa questão por aqui pra servir de consulta e referência pra outros, sobre os mitos e verdades dos CAs.

Abs

Zepi
02/08/2007, 21:33
Eu como tenho uma rural e pretendo usar a t-case original...não preciso me preocupar com isso....Hehehehehe!!!!

Mas fico pensando se o veículo for guinchado e "vc" não estiver lá pra colocar a reduzida no neutro???Danou-se.....Hehehehe!!!

ABs

Beto Lacerda
02/08/2007, 21:52
se o veiculo for guinchado em P ,com a tcase sem estar em N ,com as rodas traseiras apoiadas no chão ,vc vai ficar sem pneus traseiros pois em P o cambio trava o giro do cardãn por um pino , nada la dentro gira qdo se força pelo cardãn .
se fosse cambio manual , engatado , vc ficaria sem embreagem tb

[]'s

Flavio Miranda
02/08/2007, 23:07
Resumo.....

Tem algum jeito SEGURO de rebocar jipe com CA e alavanca de reduzida ?

Ou só resta a plataforma !??!?

[ ] s

Beto Lacerda
02/08/2007, 23:13
os cuidados são os mesmo que os que com CM
ou vc rebocaria seu jipe com cambio girando na banguela ??

[]'s

Beto Lacerda
02/08/2007, 23:16
Ah Leo a ranger usa caixa de cambio Ford e a Blazer usa uma chevrolet , nenhuma nem outra usam ZF ,Xplos tem roda livre , e creio que algumas rangers tb tinham , sobre as blazer não sei dizer

[]'s

MACROTORQUE
03/08/2007, 09:02
Estou com 2 câmbios ZF 4HP22 em excelente estado, testei os 2 em meu Jipe e vou vender 1, o câmbio está com os seguintes acessórios:
Cremalheira, Conversor de torque, Pedaleira do freio, porém, sem a alavanca seletora
Valor R$ 1.300,00

Mario
(16)9716-0893

Zepi
03/08/2007, 09:59
se o veiculo for guinchado em P ,com a tcase sem estar em N ,com as rodas traseiras apoiadas no chão ,vc vai ficar sem pneus traseiros pois em P o cambio trava o giro do cardãn por um pino , nada la dentro gira qdo se força pelo cardãn .
se fosse cambio manual , engatado , vc ficaria sem embreagem tb

[]'s

Agora pensei que se o cidadão tiver freio de mão(bom) poderia colocar a reduzida em neutro e de alguma forma cadear a alavanca ou os varões....complica bastante pra roubo...ainda mais se não estiver a vista o cadeado ou tranca...não é um sistema usual...
Ou então (se vc nunca estaciona em local proibido) vc pode travar a palanca na posição "P" assim o carro fica travado.Mas como na idéia anterior,que fique de forma oculta.Nos carros acorrenta-se o volante,o qual muitas vezes é serrado,mas com a alavanca fica complicado de cerrar,mesmo que esteja presa em cima,pois o sistema destravamento estará inútil...é pra pensar...

Abs

Rogério Barthy
03/08/2007, 13:11
Visitando o forum, passei a acompanhar esse topico e ainda, descobrí um mecânico especialista em Opalas que me informou que ninguem gosta de usar CA e que quando chegam lá, ´pedem para tirar.
O que quero saber é : como identificar o tipo de caixa (3, 4....) ;
ZF, Chevrolet, Ford;
Qual a caixa que poderia ser colocada em minha viatura CJ-5 (atualmente original BF-161 + 3 cm 1ªseca ?
Como ficaria a posição das alavancas (seletor de velocidade e alavancas da t-case ?
O que é preciso para colocação da CA (a CA + ......+ $?? + M.O. )
Preço médio de uma CA (boa ? e para revisar ?)
O motor poderia continuar a ser o BF-161 ou deverá ser um outro ? Qual ?
O mecânico me deu uns preços que parece que ele gostaria de se livrar das caixas.
Perguntas para amadurecer a ideia e preparar a viatura para minha zequinha que ama de paixão o Jeep e quer por que quer ele para ela quando completar a idade e tirar a carteira.
Rogério

Zepi
03/08/2007, 13:58
Quanto é esse preço que ele te ofereceu?Na média fica acima de mil reais o ZF de 4 marchas,o de 3 marchas já se encontra por bem menos......
Quanto a continuar com o motor BF,não é impossível,eu acho,mas vai dar um trabalho(bastante...)
Aproveita e já coloca um motor que case com o câmbio,que ganha dinheiro.
O dinheiro que gastará pra adaptar no bf vai ser o mesmo(ou quase) que vender o Bf e comprar um GM 4cc.Assim é só montar sem adaptação e menos estress....

Abs

Leo - Beethoven
04/08/2007, 12:17
Flávio, uma coisa é rebocar na trilha, por poucos metros e na lama, pra ajudar a deslizar.....na trilha, em uma situação normal, seria como o CM....não vai forçar, nem detonar, se o cara tiver essas idéias discutidas por aqui na mente. Mas no asfalto, por longas distância, o plataforma seria a forma mais segura, pelo menos para aqueles que não possuem o N na T-case.
Agora, rebocar em P, nem pensar, vai detornar tudo mesmo, e isso vale no asfalto ou na trilha....se for rebocar, sempre em N no CA também.

Ah Leo a ranger usa caixa de cambio Ford e a Blazer usa uma chevrolet , nenhuma nem outra usam ZF ,Xplos tem roda livre , e creio que algumas rangers tb tinham , sobre as blazer não sei dizer

Pois é, esse papo vai longe....mas tenho quase certeza que asT-cases que tem o acionamento elétrico não tem mesmo a posição N. Certo ?

Abs

gnecchi
05/08/2007, 12:57
All,

Me ofereceram o conjunto de uma Discovery V8 (se não me engano é de uma 1998 )... pra colocar no Predator: Motor + CA + TCase. Meu mecânico tirou esse conjunto de uma Disco V8 e colocou o conjunto completo de uma Disco à Diesel.

O que acham.... vale a pena encarar essa mecânica completa?
O CA tb é um ZF4HP22 !!

Alguma coisa contra esse motor V8? ... me meca garantiu que o consumo dele é menor que os atuais 3km/litro do meu 4.1 carburado :pensativo:

[]'s

haundrich
05/08/2007, 14:47
Quanto é esse preço que ele te ofereceu?Na média fica acima de mil reais o ZF de 4 marchas,o de 3 marchas já se encontra por bem menos......
Quanto a continuar com o motor BF,não é impossível,eu acho,mas vai dar um trabalho(bastante...)
Aproveita e já coloca um motor que case com o câmbio,que ganha dinheiro.
O dinheiro que gastará pra adaptar no bf vai ser o mesmo(ou quase) que vender o Bf e comprar um GM 4cc.Assim é só montar sem adaptação e menos estress....

Abs
e pôe só mais um pouquinho de latinhas e compre logo um GM 6 canos, para deixar essa CA mais divertida. hehehhehe

haundrich
05/08/2007, 15:56

Abraços,

Eduardo Valaretto.

Mesmo em N com motor ligado?

Eduardo Valaretto
05/08/2007, 17:42
Se estivesse com mais tempo procurava na net e postava aqui, mas realmente estou trabalhando até nos domingos e não tenho tempo para busca.
Respondendo a sua pergunta, o problema ocorria sempre, mesmo em N e principalmente se o carro vier andando normalmente e se acelerar muito em N (situação comum em testes de poluição). Não entendo nada de CA, mas os relatos foram inúmeros, o que levou inclusive a mudança de projeto nas caixas mais novas (não sei à partir de que ano ou número), volto a insistir que alguem com mais tempo procure em sites gringos.
Peço desculpas por não ser mais preciso na resposta mais infelizmente é a informação que dispondo de memória.

Abraços a todos.

Rogério Barthy
05/08/2007, 17:45
Vou verificar corretamente o modelo que o mecanico está oferecendo, e conforme for, passarei a fornecedor de CA's para o foristas ($$ 500/600).
Saber se são 3 ou 4 e qual a marca e modelo.
Rogério

FABIO RODRIGUES
05/08/2007, 18:05
Rogerio, se o cara trabalha com opala e certo que ele tenha cambios 3m que sao os th180 que nao possuem a 4*overdrive ,e os zf que sao mais novos e possuem 4* overdrive.acho que vc deveria considerar a troca do motor por um gm 4cc ou 6cc. agora, caso faca estas mudancas, vai ficar com uma viatura super agradavel de se guiar.estou fazendo algo parecido com uma f-75.

um abraco.

Loras
05/08/2007, 19:17
Vou verificar corretamente o modelo que o mecanico está oferecendo, e conforme for, passarei a fornecedor de CA's para o foristas ($$ 500/600).
Saber se são 3 ou 4 e qual a marca e modelo.
Rogério

Rogério,

Dependendo do preço e condições, eu tenho interesse em um ZFhp22 completo.

Se facilitar, podemos negociar juntos, para baratear o preço...:concordo:

Abs,

=Loras=

haundrich
05/08/2007, 20:01
Sobre o "defeito" dos câmbios CA, quando motor em alta rotação em P ou N, a princípio não me preocupa tanto, não percebo de imediato alguma situação off-road que exija essa manobra.

O que está me preocupando é a Ré.. Ré em trilha você pode acabar usando bastante, depende do tamanho do enrosco.

Estou pesquisando, até a 4L80E, que é para caminhonete full size e veículos de competição, tem problemas quando utilizada a Ré.
Veja esse site:
Link original:
http://www.transmissioncenter.net/4l80e.htm
site especializado, inclusive para "turbinar" seu CA

lá para baixo

#2V. Common problems in vehicles with a 4L80-E transmission include uncontrollable line rise (upwards of 500 psi), high line pressure in reverse, broken direct clutch drums and/or broken cases. These problems can be caused by excessive EPC torque signal pressure.

Felizmente, existem soluções, Veja:
The Sonnax self-regulating reverse boost valve eliminates these problems by limiting EPC pressure.
Inventaram uma válvula de "alívio" quando houver pressão excessiva.

Talvez isso seja interessante também para as nossas CA's

haundrich
05/08/2007, 20:09
'Só para não deixar em branco, nesse link que passei acima, fala também de um hidro-car, que bateu recorde de velocidade terra e água.
Vendo a foto, usa um V8, câmbio automático 4L80-E, T-Case Atlas, e curioso, até roda-livre na dianteira, se estou enxergando direito.. hehehhee

haundrich
05/08/2007, 20:14
ah, os dois eixos com bloqueio positraction e outras coisitas mas...

Flávio Tigre
06/08/2007, 03:12
Aguarde até segunda-feira que vem por umas fotos interessantes de exatamente isso de que está falando. Visiualize um CJ5 cortado literalmente no meio, chassis é carroceria.........:mrgreen:

Abraços já providenciando monte de disco de corte para a lixadeira,

Bill

E aí , Bill , não vai postar as fotos do Tigre ?

Zepi
06/08/2007, 09:22
Rogério,

Dependendo do preço e condições, eu tenho interesse em um ZFhp22 completo.

Se facilitar, podemos negociar juntos, para baratear o preço...:concordo:

Abs,

=Loras=

Rogério eu também quero!
Tô de olho numa mas ainda não fechei o negócio...
Posta aí resultados pra nós.....

Abs

Rogério Barthy
06/08/2007, 15:31
O mecanico fica no Rio de Janeiro (Vila da Penha), onde mora os pais da minha esposa.
Estou em Resende e verei se posso ir ao Rio para avaliar a situação e estando tudo certo, coloco todos na fita (endereço, nome, telefone, modelos,preços).
Rogério

FABIO RODRIGUES
06/08/2007, 16:31
O mecanico fica no Rio de Janeiro (Vila da Penha), onde mora os pais da minha esposa.
Estou em Resende e verei se posso ir ao Rio para avaliar a situação e estando tudo certo, coloco todos na fita (endereço, nome, telefone, modelos,preços).
Rogério

Opa Rogerio,

tb tenho interesse em saber onde fica esse cara ai .Mais o cambio eu ja tenho .E' que me empolguei com a rapaziada falando de ca aqui no topico, que alem de comprar uma zf para por na f-75, comprei tb um opala diplomata 91 ,que tb esta usando uma zf. Entao seria legal achar um 'especialista' aqui no Rio pois tenho umas coisinha pra fazer no opalao.

Zepi
10/08/2007, 08:48
Vi no ML duas por 600 reais pra revisar mas não consegui salvar o anúncio,e depois não achei mais..droga!

Semana que vem vou ir ver a caixa ZF...vamos ver se sai negócio...

O cara chutou 1500 mas vai ter q sair por menos....hehehehe!!!
Mas tem garantia.....

Abs

Marcelo R. A. da Cunha
10/08/2007, 10:29
Betão

Pode mandar o manual pro meu email

malvesjpx@yahoo.com.br

[]'s

Marcelo

Marcelo R. A. da Cunha
10/08/2007, 13:27
Betão meu herói!

:mrgreen:

[]'s

Marcelo

Rogério Barthy
27/08/2007, 15:21
Não quis despertar o cara quanto ao interesse para a aquisição das caixas e só levantei a possibilidade de que possivelmente "colegas do Jeep Clube " se interessariam em comprar caixas de 3,4,5 mx automáticas para """EXPERIÊNCIAS""" com veículos e talvez !!!!!! se tudo der certo !!!!! e as caixas não derem problemas!!!!! aquisição de outras para adaptação em um futuro perto (de Jipeiro) 1,2,3 anos ....
Vou voltar lá e pegar o nome, endereço e telefone para que entrem em contato.
Rogério

Flavio Miranda
28/08/2007, 20:47
All,

Como ficou aquele papo de importar os kits master do cambio Auto do Vitara !?
E as opcoes de lojas em SP ?

No meio de tantas msgs lá prá tráz, acho que acabou ficando meio confuso...
Seria legal fazer um resumo mais pontual.

Talvez aproveitar o embalo e fazer um resumo das especificacoes dos cambios 3 e 4 marchas para Vitara, Opala, Chevette, etc... Aí vira uma referência para as proximas pesquisas.

obs.: se já foi feito em outro tópico, desculpa... mas não achei...:oops:

[ ] s

Leo - Beethoven
29/08/2007, 08:35
Flávio e All,

Se alguém quiser importar direto os master kits ou qualquer componente para CAs e T-cases...esses são os caras http://www.transmissionparts.com/
Se alguém tiver conexão de net de sobre, vale a pena baixar o catálogo PDF deles, tem simplesmente vistas explodidas e identificadas de tudo que é componente. Eles embarcam para o Brasil e vc paga com cartão crédito e recebe em casa.
Tem os seus custos extras de impostos ao encomendar coisas assim, mas pelo preço que os caras estão pedindo aqui no Brasil por isso, mesmo pagando os impostos e frete (U$100 + 60% de Imposto de Importação e 18% ICMS) a coisa vale a pena. Um master kit deles custa em média uns U$200,00 e vem com filtro, juntas, e até as cintas (se for o caso)....no final sai por volta dos 800 a 1000 reais com todas as despesas....vale a pena.

No Brasil temos as opções conhecidas e já citadas aqui nas redondezas da Barão de Limeira em SP....lá já temos até referência de preços e não são das melhores....

Espero ter ajudado.

Abs.

Kim
30/08/2007, 13:04
Pessoal!!

Depois de pegar umas ferramentas de precisão, como uma marreta e uma taiadeira, abri o CA.

Constatei que será necessário a troca do kit, como também a cinta e a placa de encosto da bomba.

Pesquisei os seguintes endereços:
Disbrat
http://www.disbrat.com.br/index.html

Brasil automático
http://www.brasilautomatico.com.br/comprarcarro.htm

Guidomatic
http://www.guidomatic.com.br/index2.htm

Politrans
http://www.politrans.com.br/

C4 imports
http://www.c4imports.com.br/

Também tem:
Hidramático Barão (11) 3224 9662 e
Rodacsul (51) 3342 0544

Alguém poderia me passar algo mais?

abraços.

Kim.

Zepi
30/08/2007, 14:36
Poxa Kim...como foi abrir o CA?
Muito complicado?

Vai conseguir trocar na "mão grande"?

Abs

equipeminas4x4
30/08/2007, 14:58
o maior problema de abrir o CA é se tiver que mexer no corpo de válvulas. Troca de discos não é difícil.

Parabéns Kim, vc tem disposição para k7.

[]´s

Zepi
30/08/2007, 15:09
Mas mexer no corpo de válvulas não preocupa...
Tenho em PDF um arquivo com a desmontagem com fotos passo a passo,bem explicado...qualquer um desmonta e monta...se for só limpeza beleza...

Abs

Zepi
30/08/2007, 15:11
Pergunta boba:

O que é/como identifico essa tal cinta?
De que material é feita?Função?

Obrigado!

Abs

Kim
30/08/2007, 15:49
Caros amigos!

Bem, agora não tenho mais um CA, mais sim um saco de peças!!! :putz: hauhauhauhauhauhauhauhauhauhau

Vou fotografar tudo e postar aqui, bem como as deficiências.

Caro Zepi, esse catálogo que tem poderia compartilhar? kimcavazin@yahoo.com.br

Assim que o Eduardo (vide: Edu filho do kim) desocupar o computador que baixo as fotos, posto aqui.

Abraços.

Kim.

CAVESO
30/08/2007, 15:54
Kim,

Não seria melhor trocar a bomba inteira?

Em caso de desgaste da placa as engrenagens dessas bombas costumam desgastar também (normalmente devido a óleo sujo).

Dê uma olhada nos dentes dela.

Abraços loucos para desmontar um CA desses e ver um monte de peças sobrarem na hora da montagem! rs

Kim
30/08/2007, 16:16
Bem, vamos às fotos!

Lembrando, que quem estimulou ao desmonte foi o Caveso, em conversa via tel com o mesmo.

A 1ª é uma parcial do conjunto;
2ª discos;
3ª detalhes do que sobrou dos discos;
4ª cinta;
5ª detalhe do que sobrou da cinta.

...continua...

CAVESO
30/08/2007, 16:26
Caramba, só sobrou o aço dos discos!

Esse rodou até onde deu, rs!

Quanto ao estímulo: é assim mesmo!

Estimulo a desmontar e na hora da montagem eu desligo o celular! rs

Brincadeira, pode ligar quando e quantas vezes quiser que estou aqui pra ajudar no que puder!

Kim
30/08/2007, 16:28
...continuando...

1ª discos internos;
2ª não sei o que está ali pendurado (?) e
3ª eixo para o Marcel.

A bomba está boa Caveso, levei para verificar em um conhecido que trabalha com DH, não é a mesma coisa, mais pode-se tirar uma base.

O lugar mais em conta que encontrei é no Rs, na Rodacsul (51) 3342 0544
onde o master kit ficou em 460,00, no Guidomatic, a cinta fica em 180,00 e na C4 imports o filtro é 30,00.

Vamos às tabelas:
C4:
kit - 700,00
cinta - 375,00
filtro - 30,00

Guidomatic:
kit - 680,00
cinta - 180,00
filtro - 40,00 tudo com 15% av.

Rodacsul:
kit - 460,00
cinta - 240,00
Filtro - 45,00 4x no cartão.

Abraços.

Kim.

Giovani Di Napoli
30/08/2007, 16:29
Pessoal!!

Também tem:
Hidramático Barão (11) 3224 9662 e
Rodacsul (51) 3342 0544

Alguém poderia me passar algo mais?

abraços.

Kim.

Boa tarde, Kim

Tem também a ALFATRANS

Horário de Atendimento de segundas à sextas, das 08hs as 18hs.
HORÁRIO DE ALMOÇO, DAS 12 ÀS 13:30 horas.

Dividas e Pedidos On-Line 24hs (Contato através de Celular, Se disponível)

0xx51 3019 7562 c/ Adriano Silver, Cássio Gil, Ademar Bet

0xx51 8425 6277 c/ Cássio Gil

CAVESO
30/08/2007, 16:32
Kim,

Sua cinta deverá ser trocada já que perdeu as cavidades que expelem o óleo para melhorar a frenagem.

Existem empresas que fabricam esse tipo de material sob medida (esqueci o nome do material), que é o mesmo usado em cintas de freios de trataores de esteiras que tem embreagens laterais banhadas em óleo.

Se não encontrar a cinta original é uma saída mandar fazer.

Vais ficar com um câmbio zerado, hein!

Kim
30/08/2007, 16:35
Caramba CAVESO, num desliga o celular não, se não fico sem CA...hauhauhauhauhau

O cara usava SEM FILTRO e SEM RADIADOR, um completo animaLLLLLLLL!:putz::parede:

Bem, agora vou começar a providenciar as coisas, aos pucos.

O palhaço também montou com cola, que estou encontrando no câmbio inteiro, obstruiu quase todos os orifícios do mesmo.

Bem, agora vamos virar a página da mágoa e começar o trabalho de montagem, que está previsto para o ano de 2008.:shock:

Abraços.

Kim.

Kim
30/08/2007, 16:39
Boa tarde, Kim

Tem também a ALFATRANS

Horário de Atendimento de segundas à sextas, das 08hs as 18hs.
HORÁRIO DE ALMOÇO, DAS 12 ÀS 13:30 horas.

Dividas e Pedidos On-Line 24hs (Contato através de Celular, Se disponível)

0xx51 3019 7562 c/ Adriano Silver, Cássio Gil, Ademar Bet

0xx51 8425 6277 c/ Cássio Gil

Caro amigo Giovani!

Sinto que já está pensando em meu bolso!!!!:roll::rolleyes::mrgreen::mrgreen::mrgree n:

Abraços.

Kim.
ps.: http://www.alfatrans.com.br/ por 450,00 deixam o conversor de torque zerado!!!!
Olha o que eu achei: http://www.snetcommerce4.com.br/ecommerce_site/arquivos1450/arquivos/009_010_3L30_TH180.JPG
tem a foto no post também!

CAVESO
30/08/2007, 16:55
Você deu muita sorte de ainda estar com um câmbio inteiro!

Sem radiador e filtro devia ter mais impurezas que óleo dentro dele. Imagina essa mistura superaquecida girando dentro do sistema!

Mais uma prova de que esses CA's são robustos pra caramba!

Quando a grana entrar e for montar é só ligar!

Kim
30/08/2007, 17:52
Podeixar grande Carlos!!!:concordo:

equipeminas4x4
30/08/2007, 18:24
Mas mexer no corpo de válvulas não preocupa...
Tenho em PDF um arquivo com a desmontagem com fotos passo a passo,bem explicado...qualquer um desmonta e monta...se for só limpeza beleza...

Abs
o problema é esse, dificilmente vai ser só limpar. Se tiver algum problema fica difícil identificar.

[]´s

Zepi
30/08/2007, 18:36
Agora sei o que é cinta....hehehehe!!!

Boa sorte Kim....

Infelicidade vc comprar o câmbio assim...mas bem me lembro que vc comprou por um bom preço,certo?Espero que mesmo com os reparos ainda saia barato pra vc!

Mas também como disse o Caveso,seu câmbio estará novo!!!

Abs

equipeminas4x4
30/08/2007, 18:38
...continuando...

1ª discos internos;
2ª não sei o que está ali pendurado (?) e
3ª eixo para o Marcel.

A bomba está boa Caveso, levei para verificar em um conhecido que trabalha com DH, não é a mesma coisa, mais pode-se tirar uma base.

O lugar mais em conta que encontrei é no Rs, na Rodacsul (51) 3342 0544
onde o master kit ficou em 460,00, no Guidomatic, a cinta fica em 180,00 e na C4 imports o filtro é 30,00.

Vamos às tabelas:
C4:
kit - 700,00
cinta - 375,00
filtro - 30,00

Guidomatic:
kit - 680,00
cinta - 180,00
filtro - 40,00 tudo com 15% av.

Rodacsul:
kit - 460,00
cinta - 240,00
Filtro - 45,00 4x no cartão.

Abraços.

Kim.
Kim,

Já manda que eu faço a modificação e devolvo pra remontagem.

Precisa ver estes tambores, onde a cinta atua, se tiver muito marcado, manda pra uma retífica fazer uma recuperação neles.
Já pensou em abrir o conversor pra verificar se num tem limalhas de paletas desgastadas??? Se fosse vc pensava nisso.

Acho que o mais importante aí é limpar, limpar, limpar, umas 10X, até a gasolina sair limpinha, principalmente no corpo de válvulas. Verificar se não tem nenhuma válvula travada e, se tiver, muito cuidado para destravá-la, pois tem algumas q num tem como puxar. Ae é muita paciência e gasosa.

[]´s

Zepi
30/08/2007, 18:39
o problema é esse, dificilmente vai ser só limpar. Se tiver algum problema fica difícil identificar.

[]´s

E quais os sintomas de problemas no corpo(Ui!!!)?
Pensei que o mais comum fosse entupímento das galerias e demora na troca de marchas....

Obrigado!

Abs

Zepi
03/10/2007, 14:47
Bem agora com o câmbio em mãos queria dar uma limpada por fora e limpar o corpo e o conversor,mas ainda não sei exatamente como vou fazer isso...
Poderia usar gasolina ou querosene?

Abs

Elmer_Jeep
03/10/2007, 15:03
Zepi, esses dias eu tava com a mesma dúvida, no caso a limpeza interna do conversor e fui aconselhado a utilizar apenas oleo atf novo.

Já no cambio vc pode isolar as partes que contem respiros e retentores, raspar um pouco da sujeira com espátula e passar um diesel com pincel, mandar um bom jato dágua e caso não resolva completamente pode passar um pouco de removedor pastoso e jato dagua pra finalizar. Não esqueça do óculos de proteção, luvas e mascara descartavel (no mínimo). E um local adequado pra fazer esse serviço evitando espalhar os detritos.

[]'s

equipeminas4x4
03/10/2007, 15:06
Só consegue limpar o conversor abrindo ele. O que o pessoal faz pra tirar o óleo velho do conversor, é depois do carro pronto, faz o óleo novo girar, até começar sair todo limpo.
A carcaça vc pode comprar o limpa baú concentrado, passar no câmbio , deixa agir e depois só jogar uma água.

[]´s

Marcos ET
03/10/2007, 15:08
PessoALL, só pra ilustrar um pouco...
Sou meio analfa em cambios automaticos... mas conheço "um pouco" (muuuito pouco mesmo) de óleo e sei que cada gota de querozene, óleo diesel, gasolina ou outro solvente que ficar lá, é uma fraçao de alteração nas características fisico-quimicas do óleo... ou seja, se for usar uma destas coisas que se misturam "homogeneamente" no fluido de transmissao, certifique-se que ficou o minimo de material possível la onde vai circular fluido...
[]'s manuais (sonhando com automáticos)

Zepi
03/10/2007, 15:23
Li em algum lugar,que seria ideal fazer várias trocas seguidas para tirar todo o óleo do conversor....
Vou fazer isso então...só com óleo...
Outra coisa...no caminho o conversor se deslocou e quando cheguei retirei-o e também um pouco do óleo,esse operação de tirar e colocar,é normal?Causa algum estrago?

Vi que é bem jeitoso o encaixe das duas engrenagens do "vulgo entalhado"....

Abs

equipeminas4x4
03/10/2007, 15:31
Não tem problema nenhum retirar o conversor, porém precisa ter muito cuidado na hora de encaixá-lo novamente. Existem "estágios" de encaixe e se ele não estiver completamente encaixado, na hora de montar no carro vc fode o câmbio.
Outra info imporotante é o tipo de óleo à ser utilizado. Os câmbios mais modernos pedem o ATF tipo Dexron III.

[]´s

Zepi
03/10/2007, 16:17
Obrigado,
Entendi o que disse Marcel,quando montei vi que tem dois estágios.o primeiro bem fácil e o outro mais jeitoso é isso?

Quanto ao óleo com certeza usarei o "III" por ter uma formulção melhor que o "II".

Abs

Zepi
10/10/2007, 09:56
Tentei postar no outro tópico mas não consegui colocar as fotos....
Só num sei ainda como fareis o flange....
Se alguém quiser dar um pitaco...

Abs

equipeminas4x4
10/10/2007, 10:51
eu fabrico pra vc, aliás, o mais demorado que é o eixo de adaptação eu tenho 2 prontos. Me manda MP.

[]´s

elcio
27/11/2007, 15:09
Pessoal.
estou adquirindo um C4 para colocar no 4.9. (agora morro de vez)
o cambio esta desmontado, pois o camarada comprou tudo novo e vai me entregar zerado.
porem, o cambio ficará alguns meses parado.
- eu devo colocar oleo nele agora, ou apenas quando for monta-lo?
- alguem consegue a capa seca para 302? pois a que esta nele é 292.
- alguem consegue o manual desse cambio?
- como diferenciar um C4 de um fordomatic?

Betao, Sebá, obrigado pela ajuda ate agora.
OFF rulez

mais duvidas surgirão, assim como as cagadas. meu bolso pagará as consequencias. huahuahuaha

tks to all

equipeminas4x4
27/11/2007, 15:36
Elcio,

seria bom vc verificar qual tcase montar, antes de fazer a montagem do C4. Como este eixo de saída é muito longo, o ideal é reduzí-lo pra fazer a montagem da tcase. Sendo assim, melhor modificar o eixo antes de montá-lo, senão vai ter q desmontar tudo novamente.

[]´s

elcio
27/11/2007, 16:02
Elcio,

seria bom vc verificar qual tcase montar, antes de fazer a montagem do C4. Como este eixo de saída é muito longo, o ideal é reduzí-lo pra fazer a montagem da tcase. Sendo assim, melhor modificar o eixo antes de montá-lo, senão vai ter q desmontar tudo novamente.

[]´s

Grande Marcel.

bem pensado

mas eu nao irei montá-lo agora, ainda falta um longo caminho ate que ele esteja andando.
ficará parado durante muito tempo, so estou comprando porque o negocio é bom.
muito provavelmente a t-case sera a da hilux, mas eu ainda vou atras dela.
primeiro eu quero deixar o CA completo, ainda falta capa seca (está com a capa do 292 :-( ), volante, alavanca, cabos.
depois disso tudo arranjado partirei pra tcase (aceito sugestoes, exceto atlas, infelizmente-$$$)
mas de qquer forma agradeço a dica.

abrass

Zepi
27/11/2007, 17:17
Mais um na turma....hehehe!!!

Boa sorte Élcio!Vai ficar muito louco!!!
Queria eu, ter essa configuração...

Abs

elcio
27/11/2007, 17:23
Mais um na turma....hehehe!!!

Boa sorte Élcio!Vai ficar muito louco!!!
Queria eu, ter essa configuração...

Abs

pois é, eu sempre quis ter um CA, mas a grana nunca deixou.
agora apareceu essa oportunidade e apertei o botao - foda-se.
é um longo caminho ate deixar andando, mas vai ficar show
esse motor nao tem preguiça, é o 302 dos anos 90 ;-) . CA nele vai ficar ducarai.
alem de ser plug'n'play.
agora é encontrar o que falta

abrass e obrigado

Zepi
27/11/2007, 17:50
Fico feliz por vc,mas moetra para nós depois de pronto!

E quanto a esse motor, só elogios!!

Abs

elcio
27/11/2007, 18:18
Fico feliz por vc,mas moetra para nós depois de pronto!

E quanto a esse motor, só elogios!!

Abs

ah, com certeza vou mostrar, pois preciso da opiniao dos mestres daqui.
vao ouvir muito falar de mim ainda
eheheheh

equipeminas4x4
28/11/2007, 13:18
Grande Marcel.

bem pensado

mas eu nao irei montá-lo agora, ainda falta um longo caminho ate que ele esteja andando.
ficará parado durante muito tempo, so estou comprando porque o negocio é bom.
muito provavelmente a t-case sera a da hilux, mas eu ainda vou atras dela.
primeiro eu quero deixar o CA completo, ainda falta capa seca (está com a capa do 292 :-( ), volante, alavanca, cabos.
depois disso tudo arranjado partirei pra tcase (aceito sugestoes, exceto atlas, infelizmente-$$$)
mas de qquer forma agradeço a dica.

abrass
Elcio,

Sou suspeito pra falar, mas não vejo no mercado hoje, uma tcase melhor do que Hilux por engrenagem, além do fato de ter o kit de redução 4.7:1 plug-and-play.:dance::dance:
Eu faço a flange do C4 pra tcase Hilux, por isso sou suspeito.:mrgreen::mrgreen:

[]´s

elcio
28/11/2007, 14:08
Elcio,

Sou suspeito pra falar, mas não vejo no mercado hoje, uma tcase melhor do que Hilux por engrenagem, além do fato de ter o kit de redução 4.7:1 plug-and-play.:dance::dance:
Eu faço a flange do C4 pra tcase Hilux, por isso sou suspeito.:mrgreen::mrgreen:

[]´s

grande MJ.
eu sei
mas voltaremos a conversar, pode ter certeza.
semana que vem vou ver o cambio.
esta totalmente desmontado, o camarada ta revisando ele geral.
apenas o conversor ficou fora da empreitada, mas segundo ele ta SoB.
agora faltam a capa seca , 302 auto - logico - e o flex plate.
se alguem souber quem tem ou onde acho, por favor ajude o camarada ;-)
abrass

Zepi
28/11/2007, 15:31
Beleza Élcio!

Quanto a t-case não sei; não tenho conhecimento para argumentar,mas penso o seguinte:

Muitos usam a willys com seus v8,v6 e cia e,pelo fato de jogar às vezes o dobro de potência e torque,vê se poucos problemas.Claro,ela tem seus limites...mas se estamos falando de CÂMBIO AUTOMÁTICO,não havérá tranco.Eu vou ficar com a minha willys, conheço-a bem,acho fácilmente peças e também não são caras...A da Hilux eu não sei..de repente também seja...

Essa é minha idéia.Para meus problemas já encontrei soluções...agora com 4.9i...é motor pra "K"!!!

Abs

equipeminas4x4
28/11/2007, 15:35
de Hilux não precisa trocar peças. Não existe comparação entre a tcase Hilux e a de Willys.

[]´s

elcio
28/11/2007, 15:48
Beleza Élcio!

Quanto a t-case não sei; não tenho conhecimento para argumentar,mas penso o seguinte:

Muitos usam a willys com seus v8,v6 e cia e,pelo fato de jogar às vezes o dobro de potência e torque,vê se poucos problemas.Claro,ela tem seus limites...mas se estamos falando de CÂMBIO AUTOMÁTICO,não havérá tranco.Eu vou ficar com a minha willys, conheço-a bem,acho fácilmente peças e também não são caras...A da Hilux eu não sei..de repente também seja...

Essa é minha idéia.Para meus problemas já encontrei soluções...agora com 4.9i...é motor pra "K"!!!

Abs

grande Zepi
eu quando coloquei o 4.9 nesse jeep me chamaram de louco e tal, inclusive aqui no forum.
falaram que nao caberia, era muita coisa, manutenção cara etc.
seguindo na contra mao eu encarei, comprei o motor por uma micharia (pois na epoca ninguem queria) estudei, medi, e adaptei.
eu achei sensacional, se montar outro jeep, sera com esse motor novamente.
manutenção nao sei se é cara, pois o motor nunca deu problema nesses anos todos.
ja se pagou faz tempo. agora eu ja vi varios jeeps com essa mecanica, muitos dos quais seguindo minha receita de bolo que postei aqui, ha uns 2 anos.
as opçoes estao ai pra serem testadas, vc encontra muita ajuda por aqui.
cambio auto pra mim é novidade, assim como ERA novidade motor injetado.
as coisas evoluem, motor carburado nunca mais, e quem sabe CM nunca mais tbem.
mas jeep, SEMPRE.

da uma olhada nele hoje (ainda faltam pneus, sacrificados por conta do CA)
picasaweb.google.com/falecomelcio

abrass

Zepi
28/11/2007, 16:34
Isso mesmo Élcio!
Concordo com vc plenamente!
Como uso GNV pra mim é melhor o carburado,entretanto se usasse somente gasolina iria de injetado certo!
Quanto a reduzida não comparo com a Willys,só coloquei meu ponto de vista no uso da wiliys.A Hilux não conheço, mas tenho certeza que é muito boa.Mas "PRA MIM" no momento o custo não justifica,gastar 4000,00 em t-case e flanges...Opinião pessoal.

Mas um dia, quem sabe, eu encontrar uma boa e num preço bom me agarro nela.

[]' automáticos!!!

equipeminas4x4
28/11/2007, 16:37
Zepi,

vc tem razão, precisa colocar na balança o custo, pois se pensar só em benefício nem pisca pra escolher a de Hilux.

[]´s

Zepi
28/11/2007, 19:42
Zepi,

vc tem razão, precisa colocar na balança o custo, pois se pensar só em benefício nem pisca pra escolher a de Hilux.

[]´s

Concordo....hehehe!!!

O dindim tá curto....mas jipero faz milagre!!!
Abs

Zepi
11/12/2007, 16:22
Pessoal.
estou adquirindo um C4 para colocar no 4.9. (agora morro de vez)
o cambio esta desmontado, pois o camarada comprou tudo novo e vai me entregar zerado.
porem, o cambio ficará alguns meses parado.
- eu devo colocar oleo nele agora, ou apenas quando for monta-lo?
- alguem consegue a capa seca para 302? pois a que esta nele é 292.
- alguem consegue o manual desse cambio?
- como diferenciar um C4 de um fordomatic?

Betao, Sebá, obrigado pela ajuda ate agora.
OFF rulez

mais duvidas surgirão, assim como as cagadas. meu bolso pagará as consequencias. huahuahuaha

tks to all

Amigo Élcio!
Sabe dizer se essa capa seca cabe no falcon 3.6?
Vc quer vendê-la?

Abs

elcio
11/12/2007, 16:29
Grande Zép's

eu nao sei se serve amigao.
infelizmente nao tenho como testar aqui, mas posso mandar foto dela pra vc ver se existem semelhanças na furação.
servindo, ta na mao.
ela esta em otimas condiçoes.
veja se vc tem como verificar isso e me diga.
abrass.

Zepi
12/12/2007, 10:13
Élcio,me mande um foto da capa seca de frente e atrás.
Acho que consegui uma se acapa seca....
Tem diferença entre fordmatic e a C4?Quais?

vai a foto da inha capa seca!
Abs