PDA

Ver Versão Completa : Câmbio auto...impressões....

Páginas : 1 2 3 4 [5] 6 7 8

ronairy
06/03/2009, 14:28
acalmem os aninos rapaziada!!!! isso aqui eh uma irmandade, o objetivo eh o mesmo!!! paciencia com os iniciantes...as pessoas entram aqui pra aprender e trocar informações...os velhos deveriam dar o exemplo....assim vcs afujentam a rapariazada nova.

Gente pra somar aqui tá cheio, estamos contratando quem multiplica :rolleyes:

juliano muller
13/03/2009, 21:29
Tô bem interessado na compra de uma ZF4HP22 pro meu GM 4.4 e quando adquiri-la vou te incomodar pra fazer essa adaptação, já que vc confecciona essa flange!:palmas:

Lí esse tópico de cabo a rabo e não li nada a respeito das CA dos Omega 94/98...São similares aos CA dos Opalas? Dá pra adaptar a T-CASE willys?Pelo motor que usam parecem ser equivalentes! Ou não tem nada a ver?:parede:

Antecipadamente agradeco a atenção!

Abraço...

equipeminas4x4
14/03/2009, 09:15
Tô bem interessado na compra de uma ZF4HP22 pro meu GM 4.4 e quando adquiri-la vou te incomodar pra fazer essa adaptação, já que vc confecciona essa flange!:palmas:

Lí esse tópico de cabo a rabo e não li nada a respeito das CA dos Omega 94/98...São similares aos CA dos Opalas? Dá pra adaptar a T-CASE willys?Pelo motor que usam parecem ser equivalentes! Ou não tem nada a ver?:parede:

Antecipadamente agradeco a atenção!

Abraço...

Juliano,

Me parece q este câmbio é a "evolução" do 4HP22, mas não funcionou muito bem. Ele tem mais eletrônica que o 4HP22, o que dificulta sua adaptação em qualquer carro.

[]´s

RODRIGO TOMITÃO
14/03/2009, 14:22
um amigo meu tem um cambio automatico e a caixa de transferencia de uma silverado v8 diesel parado, sera que é bom pra usar em jipe?
ou é muito grande o conjunto
quando for la vou pegar as referencias ai posto aqui.
e tem o motor tambem que foi trocado por um mwm 6cil.

Flugêncio
21/03/2009, 20:43
Lí esse tópico de cabo a rabo ...

Fiz o mesmo,
E por isso adquirí um Niva que estava parado a uns dois anos com um ZF4HP22 e GM 151 a alcóol. Esta adaptação foi iniciada em virtude das sequelas em um braço do antigo propietário, devido a um acidente de moto, mas falta um pouco pra ficar bom.
A fixação no assoalho term que melhorar, alinhar as flangens de junção do CA e da CT, e retirar uns vasamentos pela junta do carter da CA.
Estou a procura da chapa protetora que vai na parte inferior da capa seca. Todas as dicas serão bemvindas.

equipeminas4x4
21/03/2009, 21:16
Fiz o mesmo,
E por isso adquirí um Niva que estava parado a uns dois anos com um ZF4HP22 e GM 151 a alcóol. Esta adaptação foi iniciada em virtude das sequelas em um braço do antigo propietário, devido a um acidente de moto, mas falta um pouco pra ficar bom.
A fixação no assoalho term que melhorar, alinhar as flangens de junção do CA e da CT, e retirar uns vasamentos pela junta do carter da CA.
Estou a procura da chapa protetora que vai na parte inferior da capa seca. Todas as dicas serão bemvindas.

Já que perguntou, essa junção de tcase com câmbio não funciona, pois todo o esforço é suportado pelo eixo do câmbio. Ou coloca 1 cardan de pelo menos 250mm ou faz 1 flange pra unir tcase e câmbio pela carcaça.

[]´s

CAVESO
21/03/2009, 21:20
caramba....nunca imaginaria que um hp22 caberia num niva....

Deve ficar muito legal...

Flugêncio
21/03/2009, 22:28
Já que perguntou, essa junção de tcase com câmbio não funciona, pois todo o esforço é suportado pelo eixo do câmbio. Ou coloca 1 cardan de pelo menos 250mm ou faz 1 flange pra unir tcase e câmbio pela carcaça.

[]´s

Marcel,
Será que um acoplamento tipo o da foto com duas homocinéticas pode resolver o problema? porquê tem de ser pelo menos 250mm?

equipeminas4x4
22/03/2009, 17:06
cara, eu acho q não vai resolver o problema não. Essa medida de 250mm é justamente pra evitar que os movimentos da tcase interfiram no câmbio.

[]´s

Flugêncio
23/03/2009, 08:16
cara, eu acho q não vai resolver o problema não. Essa medida de 250mm é justamente pra evitar que os movimentos da tcase interfiram no câmbio.

[]´s

OK, muito obrigado.
Mas como ele passará um bom tempo rodando só no asfalto pra ver outros acertos, vou ver como vai funcionar o que está lá.
Pois pra fazer o cardã ente a CA e a CT, terá de entrar em campo o tal do "Jáquê, e refazer os cardãs, nova fixação da CT, novas alavancas de acinamento da CT, cabo do valocímetro e...
A princípio vou adicionar mais um calço na CT para limitar o seu movimento e depois fazer algo parecido como na foto.

equipeminas4x4
23/03/2009, 10:51
OK, muito obrigado.
Mas como ele passará um bom tempo rodando só no asfalto pra ver outros acertos, vou ver como vai funcionar o que está lá.
Pois pra fazer o cardã ente a CA e a CT, terá de entrar em campo o tal do "Jáquê, e refazer os cardãs, nova fixação da CT, novas alavancas de acinamento da CT, cabo do valocímetro e...
A princípio vou adicionar mais um calço na CT para limitar o seu movimento e depois fazer algo parecido como na foto.

Caraio, pusta gambi dos inferno.... huahauhauhau. Pelo menos o conceito de fixar a tcase ao câmbio pra que elas não se movimentem separadamente tá no caminho certo.:mrgreen::mrgreen:

[]´s

Pagani
23/03/2009, 11:42
Esta vibração ou movimento da tcase, não pode danificar retentores ou mesmo algo mais grave no CA?

Se falei m$@#$ ignorem....

[]'s com pinga pinga

ronairy
23/03/2009, 13:56
Esta vibração ou movimento da tcase, não pode danificar retentores ou mesmo algo mais grave no CA?

Se falei m$@#$ ignorem....

[]'s com pinga pinga

Sempre !
Não temos a disposição equipamentos para medir essa vibração, quando se sente que esta vibrando, tranquilo... sabe-se que a coisa tá preta. O problema é quando não sente (o trolha e seu primo bugão tem isso de fabrica)

CAVESO
25/03/2009, 12:56
Já que estamos falando em gambis.....:mrgreen:

Ninguém ainda enfiou um zf hp22 na bunda de um mwm sprint 2.8? :pensativo:

Zepi
25/03/2009, 14:09
Já que estamos falando em gambis.....:mrgreen:

Ninguém ainda enfiou um zf hp22 na bunda de um mwm sprint 2.8? :pensativo:

Eh Caveso....temos que esperar...
Acho que o mais adiantado eh o Giovani Di Napoli,mas se ele demorar mais um pouco ,eu passo na frente....hehehe!

Vi que desistiu dos diesel de baixa rotacao...vai de 14b(interrogacao) influencia do Elmer(interrogacao)

Abraco

equipeminas4x4
25/03/2009, 14:14
Eh Caveso....temos que esperar...
Acho que o mais adiantado eh o Giovani Di Napoli,mas se ele demorar mais um pouco ,eu passo na frente....hehehe!

Vi que desistiu dos diesel de baixa rotacao...vai de 14b(interrogacao) influencia do Elmer(interrogacao)

Abraco

Do Giovanni é 4L60.

[]´s

Zepi
25/03/2009, 14:43
Do Giovanni é 4L60.

[]´s

Beleza Marcej!
Eh verdade....tinha esquecido disso....
bem ent'ao acho que xavier eh o mais perto disso.... moto PS + Zf!

Abraco

equipeminas4x4
25/03/2009, 17:35
Beleza Marcej!

Abraco

+ flange MKrawler + Tcase Hilux. :dance::dance::dance::dance:

[]´s

brun0bin0
25/03/2009, 18:12
pessoal tenho duas perguntas

e possivel usar o cambio auto de opala 4 m + tcase de hilux sem alongar num cj3b???
tem como usar guincho mecanico no cabio auto ??

[]'s

equipeminas4x4
25/03/2009, 18:20
pessoal tenho duas perguntas

e possivel usar o cambio auto de opala 4 m + tcase de hilux sem alongar num cj3b???
tem como usar guincho mecanico no cabio auto ??

[]'s

Vai depender do motor q vai usar. Se o motor for pequeno e vc colocar ele grudado na grade dianteira, acho q cabe sem precisar alongar.
Guincho mecânico é ligado na tcase e não no câmbio, portanto não faz diferença o tipo de câmbio.

[]´s

CAVESO
26/03/2009, 00:44
Vi que desistiu dos diesel de baixa rotacao...vai de 14b? influencia do Elmer?

Abraco

Estava bem inclinado a colocar o 14b sim, por influência do Elmer e outros mestres aqui do fórum.

Mas, no meio do caminho apareceu um...................... Mwm sprint 2.8 numa condição imperdível.

Estou aguardando o cara me apresentar a documentação para fechar negócio, mas, caso não se concretize, tenho um 14b no gatilho...

Vamos ver no que dá...

Abraço roendo os dedos...

brun0bin0
26/03/2009, 14:29
Vai depender do motor q vai usar. Se o motor for pequeno e vc colocar ele grudado na grade dianteira, acho q cabe sem precisar alongar.
Guincho mecânico é ligado na tcase e não no câmbio, portanto não faz diferença o tipo de câmbio.

[]´s

valeu as info o motor que um amigo pretende usar e um de opala 4cc trabalhado 2.8 mas assim acho que vai dar

Zepi
26/03/2009, 14:59
Estava bem inclinado a colocar o 14b sim, por influência do Elmer e outros mestres aqui do fórum.

Mas, no meio do caminho apareceu um...................... Mwm sprint 2.8 numa condição imperdível.

Estou aguardando o cara me apresentar a documentação para fechar negócio, mas, caso não se concretize, tenho um 14b no gatilho...

Vamos ver no que dá...

Abraço roendo os dedos...

Opa!Mais um para os Sprint!!hehehe!
Caveso, desculpe a pergunta, quanto o cara tá pedindo?
O meu pageui barato , mas tive que comprar umas coisinhas...e mesmo assim valeu a pena!

Abraço

FABIO RODRIGUES
26/03/2009, 16:34
Beleza Marcej!

Abraco

Tem um cara aqui no Rio que instalou um PS em um ZF .trocou o v8 rangerover e pelo que sei tá tudo indo bem. Alguém tem mais notícias ?

Kim
26/03/2009, 21:24
Caros amigos!

Gostaria da ajuda de vocês.

Olhei aqui:
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=773874
(Desconhecido condição de funcionamento. 350 dólares? Pegue apenas em Laconia NH.)

Vejam as fotos.

São $350,00 doletas mesmo?

Supercharger
26/03/2009, 23:58
Preço sugerido. O próprio cara coloca com interrogação, tipo, aceita ofertas...

[]´s
Gustavo.

Flugêncio
27/03/2009, 21:09
caramba....nunca imaginaria que um hp22 caberia num niva....

Deve ficar muito legal...

Tá bem justo a instalação, comprometendo outros itens.

Por isso, estou pensando em retirar todo conjunto e colocar à venda.
CA com mangueiras, radiador de óleo, marcador de temperatura; motor GM 151 alcóol completo ( carburador 2E, alternador, motor de arranque, ignição eletrônica); e DH do opala.

Flugêncio
08/04/2009, 22:37
Câmbio ZF4HP22 à venda.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54810 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54810)

CAVESO
17/04/2009, 01:00
Esse câmbio é o ZF HP 22 ou o 3 marchas?

Zepi
17/04/2009, 07:27
3 marchas opala!

Abs

CAVESO
17/04/2009, 13:32
A quem interessar possa, tem um desse no ML por 400,00....

SergioMamute
20/04/2009, 10:27
Bom dia. Galera to adptando o ZF no meu jeep, mas tenho 2 duvidas para concretizar a instalação.

1° Precisa ligar os 4 fios que sai da caixa? (Pra que serve os fios).
2° Preciso usar o radiador original do opala com entrada para resfriar o óleo da caixa, ou uso o do willys? qual é melhor.

Motor 4.1 silverado, Cambio ZF c/ Tcase do willys.

Em anexo fotos da adptação.

equipeminas4x4
20/04/2009, 10:40
não precisa ser necessariamente o radiador do do Opala, vc pode usar outro radiador q tenho o radiador de óleo interno, ou mesmo usar 1 radiador exclusivo pro câmbio automático. Eu particularmente tenho certeza q o radiador original do Willys não consegue atender com eficiência o motor 4.1 silverado, independente se tem câmbio auto ou não.

[]´s

SergioMamute
20/04/2009, 10:48
Marcel, eu uso a mais de 3 anos o silverado com o radiador do willys e sempre funcionou perfeitamente.
Mas se o de opala atende esses requizitos vou colocar até porque veio junto com a caixa o radiador mais os canos.

E a respeito dos fios que tem ali, tem que ligar e pra que serve?

obrigado.

Sergio.

Zepi
20/04/2009, 10:56
Os fios que tem alí têm função de liberar a ignição somente em "P" ou "N"( não lembro), e também a luz de rá.

Se não quiser pode usar sem fazer essa ligação.

Abraço

SergioMamute
20/04/2009, 11:02
Os fios que tem alí têm função de liberar a ignição somente em "P" ou "N"( não lembro), e também a luz de rá.

Abraço

Ok, Agora já estou quasi pronto para terminar adptação, falta só a pintura.

Obrigado e se alguem tiver a ligação desses fios e suas devidas cores, favor postar aqui.
Abraço.:concordo:

equipeminas4x4
20/04/2009, 11:11
se não me falha a memória é luz de ré e mais outra coisa q não lembro. A galera te responde daqui a pouco.

[]´s

leopoldo
20/04/2009, 17:47

oia o homi ensinando coisa errada !

:discordo: pode.

o sistema de bloqueio (de ignição) tem a função de evitar que ao dar a partida o jeep saia correndo por ai.

todo o veículo com cambio auto (que ue tenha visto) tem isso. É um dispositivo de segurança operacional.

não coloque e um dia, vc vai dar na partida e quando for olhar, já varou uns 10 mts e amassou um par de paralamas.

da luz de ré:

todo mundo procura adaptar alguma coisa para poder ter luz de ré ... esse cambio tem de graça isso.

Zepi
20/04/2009, 18:00

o sistema de bloqueio (de ignição) tem a função de evitar que ao dar a partida o jeep saia correndo por ai.

todo o veículo com cambio auto (que ue tenha visto) tem isso. É um dispositivo de segurança operacional.

não coloque e um dia, vc vai dar na partida e quando for olhar, já varou uns 10 mts e amassou um par de paralamas.

da luz de ré:

todo mundo procura adaptar alguma coisa para poder ter luz de ré ... esse cambio tem de graça isso.

Só um pouquinho Leopoldo... quis dizer em relação a luz de ré, já que o jeep originalmente não tem...
No português, quando se usa expressão "esse" retoma alguma citação ou a coisa mais próxima, e o termo "este" para algo mais distante.
No caso retomei a "ligação da luz de ré".

[]'s ligando a viatura em "Park"!

elcio
20/04/2009, 18:21

da luz de ré:

Leopoldo, no C4, o que vc usa como bloqueador de ignição e luz de ré?

abraços

leopoldo
20/04/2009, 18:34
interliguei meu cambio com a alavanca do opala auto 3 marchas.

O seletor interrupção de ignição e luz de ré está acoplado na alavanca.

e eu aprendi com a minha própria burrice, pois eu sabia do interruptor de segurança.

Mas na 1º vez que liguei o jeep na minha garagem, estava sem a parte elétrica e sem freio de mão .... advinha o que aconteceu .... derrubou minha mesa de desenho e achatou ela na parede e eu ..... fora o baita susto .... agradeci a Deus que ninguém se machucou.

Elmer_Jeep
21/04/2009, 10:04
No português, quando se usa expressão "esse" retoma alguma citação ou a coisa mais próxima, e o termo "este" para algo mais distante.
No caso retomei a "ligação da luz de ré".

4x4 Brasil atualizado na nova lei da ortografia :mrgreen:

Zepi
22/04/2009, 08:46
4x4 Brasil atualizado na nova lei da ortografia :mrgreen:

Hehehehehehehe!
Reforçando: O sistema de segurança é muito importante, mas para colocar uma luz de rá iria mexer na originalidade externa.Mas nada impede de reformular a sinaleira toda...
Salvo engano, no manual, há uma orientação para efetuar a partida com o pé no freio.É mais hábito saudável....
Abraços

Alexandre Souto
22/04/2009, 09:05
Salvo engano, no manual, há uma orientação para efetuar a partida com o pé no freio.É mais hábito saudável....
Abraços

Alias, um otimo hábito, depois do depoimento do Leopoldo que destruiu sua mesa de desenho....

É assim o correto, e deve ser que, por um acaso do sistema de bloqueio (de ignição) falhar, voce tera a seguranca de estar com o pe no freio, pra mim ja virou costume. Qndo dirijo algum carro AUTO.

[]'s e de olho.... :concordo:

SergioMamute
22/04/2009, 09:13
interliguei meu cambio com a alavanca do opala auto 3 marchas.

O seletor interrupção de ignição e luz de ré está acoplado na alavanca.

e eu aprendi com a minha própria burrice, pois eu sabia do interruptor de segurança.

Mas na 1º vez que liguei o jeep na minha garagem, estava sem a parte elétrica e sem freio de mão .... advinha o que aconteceu .... derrubou minha mesa de desenho e achatou ela na parede e eu ..... fora o baita susto .... agradeci a Deus que ninguém se machucou.

Bom dia.

Entendi onde os amigos queren chegar, por ser deficiente fisico ja tive (Santana,corsa,cherokke e agora estou com um golf 2.0 automatico), e realmente se não tiver no "P" ou "N" o carro não da partida elétrica.

Mas pra ligar esses sistema no meu jeep preciso saber a identificação dos 4 fios que sai da caixa.
Se alguem tiver esse manual, fico grato.
:concordo:

equipeminas4x4
22/04/2009, 09:35
são 02 fios q saem dali apenas??? Se for isso, coloca o câmbio em R e vê qual tem sinal, esse é o fio da re e outro é da segurança.

[]´s

Zepi
22/04/2009, 09:39
são 02 fios q saem dali apenas??? Se for isso, coloca o câmbio em R e vê qual tem sinal, esse é o fio da re e outro é da segurança.

[]´s

Vixi...se bem me lembro é um conector com quatro(04) fios!!!

Hehehe!

Com a dica do Marcel, já se descobre.

Abraço

SergioMamute
22/04/2009, 13:18
São 4 fios na que sai da minha ZF. Mas pela dica axo que ja sei resolver esse detalhe.

Com essa combinação 4.1,Ca Zf Relação 12;47 e pneus 35" como fica pra trilha? durabilidade da caixa? estou perguntado pq ja ouvi falar em mudar conversor de torque, é necessário?? obrigado.:)

Zepi
22/04/2009, 13:29
Olha, Sergio...esse mesmo câmbio já saiu em diversos tipos de carro gasolina e diesel, com valores de potência, torque, rotação e peso,variados.
Mas, o ponto é saber se havia alguma alteração no conversor entre estes vários veículos, ou se ele é flexível com as alterações e curva de cada motor.
Na minha opinião seu conjunto está perfeito, já que ele sai original no opala 4.1(carburado).
Eu pretendo usar o mwm sem nenhuma alteração no conversor, pois a curva de potência/torque é muito semelhante, ou ainda diria que entre 2000 e 3000 rpm são iguais!

Abraço

SergioMamute
22/04/2009, 14:57
Pow.. estava meio cabrero de colocar essa caixa automatica e perder a potência e durabilidade que é esse meu jeep com a C10. Mas pra mim fica melhor ter um cambio aut. então fechei os olhos e mandei ver nessa adptação. até agora ta ficando tudo perfeito, vamos ver na hora que tiver que apertar a MÃO no barro. Hehehe :-D

Ai pessoal quem tiver mais imformações de como se comporta esse conjunto no barro, favor comentar aqui.

Zepi dia 30/05 estou bem afim de ir na Trilha de palmares do sul, vai ser a 1° trilha pra testar a viatura.

Abraço:p

equipeminas4x4
22/04/2009, 15:18
São 4 fios na que sai da minha ZF. Mas pela dica axo que ja sei resolver esse detalhe.

Com essa combinação 4.1,Ca Zf Relação 12;47 e pneus 35" como fica pra trilha? durabilidade da caixa? estou perguntado pq ja ouvi falar em mudar conversor de torque, é necessário?? obrigado.:)
nesta configuração só não sei se o diferencial 12:47 e pneus 35 vai ficar fraco. Se ficar fraco basta trocar relação de diferencial. Coloca pra andar e boa.

[]´s

Zepi
22/04/2009, 15:28
nesta configuração só não sei se o diferencial 12:47 e pneus 35 vai ficar fraco. Se ficar fraco basta trocar relação de diferencial. Coloca pra andar e boa.

[]´s

:concordo: !

X2

Abraço

SergioMamute
22/04/2009, 16:30
Valeu marcel/Zepi :concordo:

Olha no meu album, to postando as adptações em partes.

Abraço.

www.riogrande4x4.com.br (http://www.riogrande4x4.com.br) tem video do mamute CM:!:

Zepi
22/04/2009, 17:50
Beleza Sérgio!
Copiei algumas fotos suas...hehehe
Vi uma coisa que quero evitar na minha adaptação, que é o calor do escapamento.
A durabilidade e eficiência do câmbio está relacionada com a temperatura, tanto que é necessário o uso de radiador.
Se meu escapamento ficar muito perto do cárter do câmbio pode-se usar um tipo de defletor térmico etc...

Abraço

SergioMamute
23/04/2009, 13:14
Fizemos.. um dimensionado e estamos colocando tudo que possivel para livrar a parte de baixo do jeep.

Abraço:-D

Zepi
23/04/2009, 13:22
Opa...tá ficando bem bão isso aí!
HEHehhe!

Abraço

Zuriel
23/04/2009, 16:41
o Câmbio automático de voces tem bloqueio do conversor de torque?

Pagani
23/04/2009, 17:07
Beleza Sérgio!
A durabilidade e eficiência do câmbio está relacionada com a temperatura, tanto que é necessário o uso de radiador.
Se meu escapamento ficar muito perto do cárter do câmbio pode-se usar um tipo de defletor térmico etc...

Abraço

Calor ????
Coloquei este radiador e a temperatura não sai dos 75 graus....

[]'s refrigerados...

Zepi
23/04/2009, 17:08
o Câmbio automático de voces tem bloqueio do conversor de torque?

O Zf 4hp tem bloqueio sim!
Mas me surgiu uma dúvida: nos câmbios sem bloqueio sempre haverá deslizamento?
Não existe um momento onde o escorregamento é perto de "Zero"?

Abraços

Zepi
23/04/2009, 17:12
Calor ????

[]'s refrigerados...

Onde você colocou o sensor de temperatura?
me referia ao calor do escapamento ao lado do cárter de óleo...o atf vem frio do radiador e aquece quando passa perto do cano de escape...esse é o perigo... :dance:

Abraço

Zepi
23/04/2009, 17:13
Você colocou um filtro também?Que interessante...

Abraço

Pagani
23/04/2009, 17:19
Opa...
O sensor coloquei na saida do oleo do cambio, assim monitoro a quato o ca esta trabalhando.
O segundo filtro é pra ajudar, filtro nunca é demais....

[]'s bem filtrados

Zepi
23/04/2009, 17:29
Beleza, Pagani!
Parei pra pensar agora...será que é melhor onde sai, ou ende entra?
No meu gol o senser do radiador de água é perto da entrada do motor...
interessante...tem um coleg que colocou uma ventoinha de CB500.
Se bem me lembro el e deixava ligada direto.Se eu fosse fazer ligaria somente em longas subidas com serra, trânsito pesado em longo trecho, etc.
Que filtro é esse?como fez a adaptação?

Abraço

Pagani
23/04/2009, 21:41
Opa...
Achei melhor medir a temperatura de saida, pois o de entrada já vem bem frio devido ao radiador de 2 litros.
a ventoinha uso a do Audi/Golf de duas velocidades, a velocidade 1 (menor) fica direto a velocidade 2 ficou logada no cebolao do radiador ligando a 85 graus e por chave no painel...

[]'s

fugger
23/04/2009, 22:07
Pagani

Gostei donde vc instalou o radiador do CA... Que filtro de oleo e flange vc tá usando?

[]á

gnecchi
23/04/2009, 22:24

[]´s

Acho que vai ficar fraco... principalmente na saída.

Eu usava essa relação 12/47 com pneus 33" e acabei mudando para 9/44 pois a saída não estava boa (em compensação a final tava foda passava dos 140km/h). Com a 9/44 ficou muito mais esperto nas arrancadas :concordo:

Pro off-road não tinha problema algum em manter a 12/47, pois com a TCase Hilux com o kit de 4.7:1 a coisa é bruta :dance:

Estou partindo do 4.1 carburado pro injetado, ou seja, mais potência no brinquedo.

[]'s anciosos pra rodar com o novo motor MPFI.

Alexandre Souto
23/04/2009, 22:54
Opa...
Achei melhor medir a temperatura de saida, pois o de entrada já vem bem frio devido ao radiador de 2 litros.
a ventoinha uso a do Audi/Golf de duas velocidades, a velocidade 1 (menor) fica direto a velocidade 2 ficou logada no cebolao do radiador ligando a 85 graus e por chave no painel...

[]'s

Gostei desta solução Pagani, sabe como faz isso na C4?

:pensativo: ai passo pru meu meca e ele manda bala, estava mes atraz de uma solucao pra refrigerar ainda mais a C4, sendo que vou usar o radiador do Landau, que tem entrada/saida para refrigerar a caixa, que é uma C4.

E como vc mesmo falou,

O segundo radiador :concordo:
é pra ajudar, radiador :concordo:
nunca é demais....

[]'ssss

SergioMamute
24/04/2009, 10:22
Calor ????

[]'s refrigerados...

Agora me perdi, hehehe, Eu ia ligar as mangueiras do cambio direto no radiador original do opala(como é o original,sem filtro)

tenho que colocar outro radiador e mais filtros?

abraço

SergioMamute
24/04/2009, 10:28
Acho que vai ficar fraco... principalmente na saída.

Eu usava essa relação 12/47 com pneus 33" e acabei mudando para 9/44 pois a saída não estava boa (em compensação a final tava foda passava dos 140km/h). Com a 9/44 ficou muito mais esperto nas arrancadas :concordo:

Pro off-road não tinha problema algum em manter a 12/47, pois com a TCase Hilux com o kit de 4.7:1 a coisa é bruta :dance:

Estou partindo do 4.1 carburado pro injetado, ou seja, mais potência no brinquedo.

[]'s anciosos pra rodar com o novo motor MPFI.

Pior.. Eu tinha esse conjunto com c10 e era um canhão. a 2° dava 140km/h sem cortar. agora com essa caixa não sei não!!
Mas vamo indoo pra ver..
abraço.

Zepi
24/04/2009, 10:37
Com câmbio auto você tem opção de limitar as marchas.
Pode fazer com que ele troque as marchas até a segunda, ou desligar o overdrive, etc....

É um câmbio versátil!

Abraço

equipeminas4x4
24/04/2009, 11:37
filtro nunca é demais, mas é bom verificar a vazão do câmbio pra não restringir demais a passagem do óleo. Em máquinas rodoviárias, eles usam o filtro antes do radiador, pois se entupir não fode o radiador, mas não creio q tenha pressão suficiente em um CA pra fazer estes efeito. Mesmo assim acho melhor previnir.

[]´s

SergioMamute
24/04/2009, 13:13
.... estranho que no opala o ZF vem sem filtro, é ligado direto no radiador.

Vocês me aconcelhan então colocar um filtro antes de chegar no radiador? qual tipo de filtro?

;)

equipeminas4x4
24/04/2009, 13:43
não é estranho, o Opala não tem filtro externo, assim como a mioria dos carros com CA. A questão é q se vc acrescentar 1 filtro externo, vc melhora a retirada de impurezas do óleo, poupando o filtro do câmbio e o próprio CA.

[]´s

SergioMamute
24/04/2009, 14:30
não é estranho, o Opala não tem filtro externo, assim como a mioria dos carros com CA. A questão é q se vc acrescentar 1 filtro externo, vc melhora a retirada de impurezas do óleo, poupando o filtro do câmbio e o próprio CA.

[]´s

Então vou providenciar 1 filtro, sabes me dizer modelo de filtro bom para ali?

tem duas mangueiras que saiam do Ca 1 em cima e outra em baixo do Ca, qual eu coloco o filtro?

equipeminas4x4
24/04/2009, 14:33
se vai colocar antes do radiador, tem q colocar na mangueira de saída de óleo do câmbio.

[]´s

SergioMamute
24/04/2009, 14:54
se vai colocar antes do radiador, tem q colocar na mangueira de saída de óleo do câmbio.

[]´s

Valeu pela dica, vou providênciar a adptação do filtro, comprei o kit da macrotorque como na foto em anexo nas paginas anteriores, e vem com um tampão em cima do kit, sabes me dizer se coloco o suspiro da caixa ali, ou deixo vedado?

:p

Pagani
24/04/2009, 15:40
Pagani

Gostei donde vc instalou o radiador do CA... Que filtro de oleo e flange vc tá usando?

[]á

Este foi o melhor lugar que achei, assim a ventoinha e o radiador ficam bem protegidos da lama...
A flage do filtro é usada por preparadores, na crestana tem paguei 60,00 na época. O filtro é de carros antigos, passat, gol sem membrana, assim não gera diminuição no fluxo de oleo...

[]'s

Pagani
24/04/2009, 15:44
filtro nunca é demais, mas é bom verificar a vazão do câmbio pra não restringir demais a passagem do óleo. Em máquinas rodoviárias, eles usam o filtro antes do radiador, pois se entupir não fode o radiador, mas não creio q tenha pressão suficiente em um CA pra fazer estes efeito. Mesmo assim acho melhor previnir.

[]´s

Com este item me preocupei bastante, por isso usei conexoes com comprimeto inferior ao original e utilizei filtro de oleo dos carroas antigos ele não tem a membrana interna, o fluxo é livre.

[]'s

equipeminas4x4
24/04/2009, 15:58
Valeu pela dica, vou providênciar a adptação do filtro, comprei o kit da macrotorque como na foto em anexo nas paginas anteriores, e vem com um tampão em cima do kit, sabes me dizer se coloco o suspiro da caixa ali, ou deixo vedado?

:p
pessoal da ZF colocou suspiro ali à toa. Usa uma rolha.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

fugger
24/04/2009, 20:24
A flage do filtro é usada por preparadores, na crestana tem paguei 60,00 na época. O filtro é de carros antigos, passat, gol sem membrana, assim não gera diminuição no fluxo de oleo...

[]'s

sei qual é... a usada para radiador de oleo de motor AP. :concordo:file:///C:/DOCUME%7E1/ADMINI%7E1/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.jpg

só como referência... essa flange custa Lt$64 na crestana

http://www.crestana.com.br/ procure em flanges

[]´s

SergioMamute
25/04/2009, 09:06
Em anexo foto da adptação comcluida...

Vou testar primeiro depois eu coloco o filtro.
Ja tinha mandado fazer as mangueiras depois que fiquei sabendo do filtro de óleo :(.

Agora vou testar ele 1° se não o coração vai sair pela boca. hehehe:razz:

No meu album tem mais fotos da adptação.

Abraço a todos.:wink:

equipeminas4x4
25/04/2009, 13:02
faça isso mesmo,coloque pra andar, até pra vc ver se o conjunto tá legal. o filtro não é fundamental para o funcionamento e pode ser colocado depois. Dependendo da flange do filtro, basta vc modificar a mangueira q vc já tem.

[]´s

leopoldo
25/04/2009, 14:19
Salvo engano, no manual, há uma orientação para efetuar a partida com o pé no freio

Isso eu não tenho escrito lá. MAS que eu me lembre, vc pode colocar na cebola do freio da pedaleira uma ligação para energizar só se pisar no freio. Já ouví falar que tem veículo com isso.

Se usar o interruptor da alavanca mais pisar no freio é dupla segurança.

equipeminas4x4
25/04/2009, 17:26
Isso eu não tenho escrito lá. MAS que eu me lembre, vc pode colocar na cebola do freio da pedaleira uma ligação para energizar só se pisar no freio. Já ouví falar que tem veículo com isso.

a maioria dos carros com CA liga com alavanca em N e pé no freio,até pq se acontecer do motor morrer com veículo emmovimento, vc não vai colocar a alavanca em P pra poder ligar de novo.

[]´s

Zepi
27/04/2009, 09:55

Leopoldo e Marcel,
Sabe que agora vocês me deram uma idéia...
É interessante, dupla segurança....

Salvo engado, vi no manual do opala na idicação de pisar no freio....

Abraço

SergioMamute
28/04/2009, 09:11
Bom dia a todos

Bom pessoal lá vai mais uma duvida!

Alguem sabe se é preciso tapar os 2 furos originais da capa seca do opala para não entrar agua no cambio??

Ja coloquei a fibra em cima, só ta pegando nos detalhes...

Acho que semana que vem.. ja vai pro barro :shock:

equipeminas4x4
28/04/2009, 09:27
Bom dia a todos

Bom pessoal lá vai mais uma duvida!

Alguem sabe se é preciso tapar os 2 furos originais da capa seca do opala para não entrar agua no cambio??

Ja coloquei a fibra em cima, só ta pegando nos detalhes...

Acho que semana que vem.. ja vai pro barro :shock:
entrar água na capa seca não significa que vai entrar no câmbio. É pra isso q servem retentores, pra não deixar água entrar e nem o óleo sair.

[]´s

Pagani
28/04/2009, 09:37
Mais um capitulo da novela...:cry:

Após descobrir o causador do vazamento do CA (TH180), montei o conjunto novamente para testes.

Bem adicionando o ATF com o veiculo ligado em P, antes do óleo chegar ao seu nível adequado, começou a ser lançado pelo respiro do CA muito óleo.
Achei que seria excesso, e parei por ai. Coloquei a jaca pra andar e todas as marchas são trocadas, não patina ou seja 100%.

Porém ao colocar o CA em P ou D volta a vazar óleo pelo respiro...

Perguntas:

-O radiador de óleo está acima no nível co cambio pode ser isso?
-O diafragma ainda não foi ligado ao vácuo pode ser algo referente a pressão interna do cambio?
- Será que se eu subir o respiro com uma mangueira elevando o nível acima do radiador resolveria (isso se a causa for o item 1).
- sugestões....

[]'s pensando em partir para pirotecnia

Zepi
28/04/2009, 10:05
Acompanhando.... :wink:

Abraço

j.sebastian
28/04/2009, 23:02
Qual era o problema de vazamento e o q vc fez pra arrumar? Desmontou bomba de atf ou corpo de válvulas no processo?

Quantos litros colocou no cambio? O conversor, radiador e tubulações estavam vazios ou já tinham atf?

Pode ser sim a falta de vácuo no modulador, que gera alta pressão interna. Pode ser problema no circuito de sucção.

Anexo um pedaço do troubleshooting do TH180...

Seba

Pagani
28/04/2009, 23:34
Grande Seba....

Qual era o problema de vazamento e o q vc fez pra arrumar? Desmontou bomba de atf ou corpo de válvulas no processo?
O problema era falta da jubta e anel de vedação que fica entre o corpo do cambio e a capa seca.

Quantos litros colocou no cambio? O conversor, radiador e tubulações estavam vazios ou já tinham atf?
Sim já tinha atf, coloquei dois litros, com e motor desligado marca o nivel correto na vareta, sendo que o correto seria ele marcar com o motor ligado certo?

Pode ser sim a falta de vácuo no modulador, que gera alta pressão interna. Pode ser problema no circuito de sucção.
Essa pode ser mesmo, a mangueira do modulador ainda esta desligada

Anexo um pedaço do troubleshooting do TH180...

Tks....

SergioMamute
12/05/2009, 10:30
BOM DIA

Voltando a falar sobre adptação do ca Zf no meu willys..

bom... quando estava quasi ficando pronto o projeto descobri junto com o rapaz que me vendeu a caixa que ele não tinha me mandado a palanca e o cabo do cambio.
Liguei pro rapaz e ele disse que sumio do meio da bugiganga =(

PutZZZZZ no momento achei que tinha ralado tudo, quando tive a idéia de pedir para meu sobrinho procurar uma palanca para vender na internet.
Ele procurou em tudo que é lugar e so achava de golf,pajero,hilux etc.. menos a do opala.

Bah me desesperei e ja tava pensando em fazer uma palanca "ganbiarra", quando meu sobrinho ligou e me imformou que tinha um cara que vendia a palanca por 150Reais original "Mosca Branca" e o inacreditavel aconteceu.. o cara sem NOÇÂO nenhuma de cambio ofereceu o cambio CA ZF completo com consolio,palanca,mangueiras,radiador,"Completasso" por apenas 300REAIS!!!:shock:

Será que comprei?? ehauheauiHEUIAHIEA tO COM UMA DE RESERVA AGORA... Pra quem pagou 2mil em uma ZF essa saio cara... heauiheuiaheuiahea

em anexo foto do jeep e sua adptação.
Axei melhor cortar 15cm do cofre... nem vai notar o alongamento e ficou mais espaço para os pés.
Abração a todos.

Zepi
12/05/2009, 12:25
Sergio Mamute, Também fiz o mesmo: comprei duas ZF!
Quanto a palanca poderia ter adaptado alguma de 4 marchas...aqui no fórum mesmo tem de Blazer, astra etc...

Abraço

santistadoente
28/05/2009, 11:58
Comprei um motor GM 4.1 mpfi(Silverado), e um cambio automatico ZF 4 marchas, e mandei fazer a flange no Marcel, gostaria de te perguntar o seguinte:
O cardãn da sua, vc teve que mexer?
Deve ter que diminuir, ou colocar outro?
No diferencial não tenho que mexer, a relação é 9:44?
Se voce puder me dar uma luz ai eu agradeço!
Obrigado!:concordo:

santistadoente
28/05/2009, 12:05
Comprei um motor GM 4.1 mpfi(Silverado), e um cambio automatico ZF 4 marchas, e mandei fazer a flange no Marcel, gostaria de te perguntar o seguinte:
O cardãn da sua, vc teve que mexer?
Deve ter que diminuir, ou colocar outro?
No diferencial não tenho que mexer, a relação é 9:44?
Se voce puder me dar uma luz ai eu agradeço!
Obrigado!:concordo:

A tcase é Hilux!:putz:

Alexandre Souto
28/05/2009, 12:24
Boa tarde galera, depois do sistema de arrefecimento na C4 pronto, gostaria de instalar um sensor de temperatura para acompanhar a "quentchura" da danada.

Alguem sabe me dizer como isso é feito?

[]'s querendo ficar de cabeça fria...

ronairy
28/05/2009, 12:53
Boa tarde galera, depois do sistema de arrefecimento na C4 pronto, gostaria de instalar um sensor de temperatura para acompanhar a "quentchura" da danada.

da mesma maneira que o radiador de agua

Alexandre Souto
28/05/2009, 13:00
da mesma maneira que o radiador de agua

Nao entendi muito bem, n foi clara sua explicação, mas é da mesma maneira que se tira a temp. do motor. ok?

Obrigado abrs ronairy.... :concordo:

Ramiro - Bin Lôco
28/05/2009, 14:26

No PV:
- cortei a mangueira de entrada do ATF no radiador próximo ao radiador;
- instalei um "T" onde rosqueei um sensor elétrico de temperatura numa extremidade e nas outras 2 rosqueei nipes onde coloquei a mangueira que cortei com abaçadeiras;
- no painel um manômetro Cronomac;
- liguei os fios (terra e corrente)

Aí beleza, vigio a temperatura que fica na média 80º.

[]'s

Alexandre Souto
28/05/2009, 15:22
No PV:
- cortei a mangueira de entrada do ATF no radiador próximo ao radiador;
- instalei um "T" onde rosqueei um sensor elétrico de temperatura numa extremidade e nas outras 2 rosqueei nipes onde coloquei a mangueira que cortei com abaçadeiras;
- no painel um manômetro Cronomac;
- liguei os fios (terra e corrente)

Aí beleza, vigio a temperatura que fica na média 80º.

[]'s

Blz Ramirão, captei vossa mensagem, ó sabio gurú.... :mrgreen:

Obrigado e abs...!!!

SergioMamute
28/05/2009, 20:51
A tcase é Hilux!:putz:

Amigo aumentei 15cm no meu jeep e não mexi em mais nada, da uma olhada nas paginas anteriores que fala tudo da adptação do ZF no silverado.

abraço

santistadoente
29/05/2009, 19:48
Amigo aumentei 15cm no meu jeep e não mexi em mais nada, da uma olhada nas paginas anteriores que fala tudo da adptação do ZF no silverado.

abraço

Vou ter que ler de novo?huahauhauhauhau
Qual pagina?
Abraço!

Rafael Cavalheiro
12/06/2009, 20:27
Testamos quinta o jeep com a ca + silverado, que locura fico melhor do que imaginavamos ;) agora foi p/ pintura, logo o sergio vai postar fotos. abraço:-P

afs
14/06/2009, 14:45
Li vários tópicos mas nenhum que fale qual a real sensação de se andar em um carro(jeep) automático.

O carro fica mais lento?Ou seja,esse sistema faz o veículo ficar amarrado em relação ao câmbio manual?

Penso colocar um,mas não quero me arrepender depois..

------------------------------------------------

Tive dois Suzuki com CA, um JLX 1.6 16V e um GV 2000/01 2.0 16V.

O primeiro modelo tinha um motor fraco para desempenho em estrada, mas por incrível que parecá era bem confortável e eficiente quando usando a 4L. Nunca me deixou na mão. O brabo era subir a serra com ele, pois tinha que desligar o overdrive e ligar o modo "power" , mesmo assim não era legal, pois o veículo pesava 1600kg e o motor era de 95 HP. O modelo anterior de cambio manual era mais espertinho na serra.

O segundo que tive era muito bom. O motor J20 da Suzuki tem muito mais potência, e o carro era uma delícia em off-road (sabendo usar é claro). No trânsito então nem se fala.

Mas nos dois casos, o que era realmente ruim (no caso dos Suzuki pelo menos) era o altíssimo consumo , na casa dos 8.5 e quando muito 9 km/l na estrada e sofríveis 7-7.5 na cidade.

Os carros com CA tendem também a comer mais freio, pois a redução pelo freio motor não é tão controlével, a não ser que você desligue o overdrive (na pratica uma redução de 4a para 3a marcha) ou engate a posição 2 ou mesmo 1 quando em declive acentuado.

Nunca tive um único defeito, e olha que rodei muuuuito com esses carros. É só fazer a troca periódica do óleo da transmissão e verificar o nível.

gnecchi
14/06/2009, 15:20
Li vários tópicos mas nenhum que fale qual a real sensação de se andar em um carro(jeep) automático.

O carro fica mais lento?Ou seja,esse sistema faz o veículo ficar amarrado em relação ao câmbio manual?

afs,

No on-road é a mesma coisa que qualquer carro de passeio com câmbio automático, portanto tem a vantagem de não ficar cambiando no trânsito.

No off-road possibilita maior controle e tração constante mesmo nas trocas de marchas, pois no câmbio manual perde-se tração quando trocamos de marcha..... com o CA não tem risco de usar a marcha errada, pois estará sempre usando a marcha adequada para o desenvolvimento do motor. Outra questão é poupar o conjunto, pois com o CA não há risco de dar trancos nas trocas de marchas.

O jipe não fica mais lento com o CA, mas vc deve utilizar a relação de diferencial adequada, assim como o conversor de torque. Logo que coloquei CA no Engesa, a saída do meu jipe ficou fraca (usando pneus 33"), mas era em função da relação 12x47 que eu usava. Troquei por 9x44 e a saída ficou excelente, assim como o desempenho em estrada.

É claro que um motor fraco, vai ter desempenho ruim com CA ou com CM, portanto diga pra nós em que jipe pretende colocar o CA.

[]s aprovando o uso de CA em 4x4

Zepi
19/06/2009, 11:41

Abs

Como quem escreveu esse texto, foi eu, aí vai:

Bem, como diz minha assinatura pretendo usar o motor mwm 2.8 diesel com o câmbio Zf 4hp, que acho que vai me atender bem...o motor é bem disposto ,tem bastante torque...

Abraço

santistadoente
19/06/2009, 12:29
Estou colocando o cambio automatico zf 4 marchas em minha F 75, com motor Gm 4.1 MPFI, mandei revisar esse conversor, tive que fazer a limpesa, e trocar a fita, la se foram 300 latinhas nesse serviço, gastei no total: Cambio+T case Hilux+Flange+Radiador+Filtro e suporte+relogio de temperatura+Reservatorio e mangueiras, umas 6 mil latinhas, para quem quiser se aventurar......:parede:
A pergunta, tenho que mexer na configuração desse conversor, para a adaptação na "F" ou a configuração original do opala, é suficiente?:pensativo:
Se quiserem mais informações, tem o link dessas modificações, agradeço ai quem puder me ajudar!:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42353&page=25 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42353&page=25)

Giovani
19/06/2009, 13:16
Bem, como diz minha assinatura pretendo usar o motor mwm 2.8 diesel com o câmbio Zf 4hp, que acho que vai me atender bem...o motor é bem disposto ,tem bastante torque...

Abraço
Fala Zepi!

Um câmbio automático não vive só de torque. Esse motor é bom, mas com câmbio automático, vai ficar estranho...
Na L200 é fácil o giro cair e a turbina "desligar". Então vc acelera e ela não responde. O giro sobe, entra a turbina e só então ela acelera. É um comportamento bem "quadrado".
Mas ainda vai ter que tomar muito Toddy para chegar perto da Hilux... Essa continua soberana, com o 3.0 e TGV.
Para usar um câmbio automático, eu usaria o 2.8 International, da Ranger, que tem TGV. Com certeza o comportamento será bem diferente do MWM. Além do torque ser superior.
MWM 2.8 Sprint
Potência - 132 cv a 3600 rpm
Torque - 34,0 kgfm a 1800 rpm

International 2.8 TGV
135CV a 3800 rpm
38,2 kgfm (375 Nm) a 1400 rpm

Mas... se analisar bem, com 18K vc compra todo o cj. da Hilux... Sem flanges, sem dor de cabeça para redimensionar o conversor, sem erro! E vai estar montado num canhão!:mrgreen:

[]'s

Zepi
19/06/2009, 13:46
Olá, Giovani!Tudo tranquilo?
Cara, não acho que só o torque importe, só respondi a pergunta do colega...
Quanto ao motor optei por esse conjunto por ter uma curva bem próxima do motor original GM 6cc.
Fiquei om uma dúvida: você iniciou falando que o torque não é tão importante, mas terminou dizendo você optaria pelo Power Stroke por ter mais torque...???é pra ter ou não mais torque?
Outra coisa...esse teorque no PS vem muito cedo(1400) e troca ocorre perto dos 2000...tubem você vai me dizer que com tgv a curva é mais plana a partir do da rotação de torque máximo, mas isso se resolve trocando a turbina, caso ela faça tanta diferença, no sistema de câmbio auto...
Quando optei por esse motor levei em consideração vários fatores, como durabilidade, confiabilidade.De início queri usar um maxion, mas fui convencido a usar um mwm sprint...
Se não ficar bom, vendo a zf e coloca uma mecânica...mas o sprint não sai mais da rural, isso você pode ter certeza!

Quanto ao conjunto da Hilux é interessante, mas qual a durabilidade?
Já viu que tem aos montes pra vender?
E também não gosto de motores que usam correia dentada...PS,3.0 4D, Ngd então nem se fala...sabe quanto custa o jogo de correntes???
E outra coisa...esse motor da l200, quem teve, não quer ver ver nem banhado a ouro!E levo em consideração.
Minha opinião.

Abraço Giovani!

santistadoente
19/06/2009, 15:37
Coloquei um link novo!

Estou colocando o cambio automatico zf 4 marchas em minha F 75, com motor Gm 4.1 MPFI, mandei revisar esse conversor, tive que fazer a limpesa, e trocar a fita, la se foram 300 latinhas nesse serviço, gastei no total: Cambio+T case Hilux+Flange+Radiador+Filtro e suporte+relogio de temperatura+Reservatorio e mangueiras, umas 6 mil latinhas, para quem quiser se aventurar......:parede:
A pergunta, tenho que mexer na configuração desse conversor, para a adaptação na "F" ou a configuração original do opala, é suficiente?:pensativo:
Se quiserem mais informações, tem o link dessas modificações, agradeço ai quem puder me ajudar!:concordo:

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42353&page=25)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42353&page=24 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42353&page=24)

Giovani
19/06/2009, 18:42
Cara, não acho que só o torque importe, só respondi a pergunta do colega...
Quanto ao motor optei por esse conjunto por ter uma curva bem próxima do motor original GM 6cc.
Fiquei om uma dúvida: você iniciou falando que o torque não é tão importante, mas terminou dizendo você optaria pelo Power Stroke por ter mais torque...???é pra ter ou não mais torque?
Idem... Mencionei o torque pq vc falou dele como sendo bom. E é, mas o da Ranger tem mais. Não é tudo, mas se tá sobrando, melhor.

Quanto ao conjunto da Hilux é interessante, mas qual a durabilidade?
Já viu que tem aos montes pra vender?
E também não gosto de motores que usam correia dentada...PS,3.0 4D, Ngd então nem se fala...sabe quanto custa o jogo de correntes???
E outra coisa...esse motor da l200, quem teve, não quer ver ver nem banhado a ouro!E levo em consideração.
Minha opinião.
Durabilidade? Não sei dizer, mas sendo Toyota, prefiro apostar nele.
Tem aos montes para vender sim. Um canhão daqueles numa pick-up + um mané que acha que tá andando de carro = desmanches cheios.:lol:

É só minha opinião...

[]'s:concordo:

Zepi
22/06/2009, 08:22
Como tinha dito antes, também pensei nesse conjunto de Toyota 4D, mas recebi um opinião negativa de cara que não sabe "quase nada..."(dono de retífica), e mesmo sendo um conjunto novo já fez retífica em algum...
Como te disse, estou procurando durabilidade e boa manutenção...adoraria ter um diesel eletrônico, mas fico imaginando o preço do filtros, correia(éca), tensor, instalação(diferente de mecânico, que ligo em casa).
Outro forte motivo não comentado foi a potência dele(132cv), como a rural tem no doc 130 cavalos consigo legalizar.Nesse ponto também poderia ter utilizado o Power Stroke HS, mas foi desaconselhado por experts.
O mundo não é perfeito amigo...já acho que com 34 kgf já estou passando dos limites para minha transmissão, imagina quase 40 kgf...!Questão de gosto!
Um outro grande motivo, e esse é grande:
Quanto eu iria pagar numa flange pra usar no Power Strokw com a ZF?
Com o mwm foi só parafusar e deu!
E como pretendo usar a t-case original, já tem flange a pronta entrega para esse conjunto!

Mas uma coisa eu tenho que te dizer, esse motor anda muuuuuiiiiiiitttttoooooooooooooo!
Quem sabe um dia....quando tiver de fazer a retífica(espero que demore..hehehe, e passe ele para 3.0 e chegue perto do 4D!

Abraço

Zepi
22/06/2009, 08:30
Santistacurado, tudo bem?

Salvo engano, aqui no fórum já tem gente andando com esse conjunto, e ficou muito bom pelos relato que lembro.Dá uma pesquisada!

Abraço

santistadoente
22/06/2009, 10:06
Santistacurado, tudo bem?

Salvo engano, aqui no fórum já tem gente andando com esse conjunto, e ficou muito bom pelos relato que lembro.Dá uma pesquisada!

Abraço

Das cirurgias to curado, mais pela Santos continuo doente........
huahauhauahuauhau:roll:
tinha umas duvidas do conversor de torque,:parede: mais acho que tenho que montar o cambio, e ver o que acontece.........:roll:
Um grande abraço!

Zepi
22/06/2009, 12:23
Cara, eu tirei isso da cabeça!
Montar e rodar, caso não dê certo, coloco um mecânico e pronto!
Esse câmbio saiu em vários tipos de veículos com vários tipos de motor, e acredito que na década de 80, não se tinha o trabalho de fazer um conversor para cada motor.
Vai com fé amigo!

Abraço

santistadoente
22/06/2009, 15:39
Cara, eu tirei isso da cabeça!
Montar e rodar, caso não dê certo, coloco um mecânico e pronto!
Esse câmbio saiu em vários tipos de veículos com vários tipos de motor, e acredito que na década de 80, não se tinha o trabalho de fazer um conversor para cada motor.
Vai com fé amigo!

Abraço
huhauahauhgauauh
Tenho Fédemais........:-)
abraço..........:putz:

Zepi
22/06/2009, 17:14
huhauahauhgauauh
Tenho Fédemais........:-)
abraço..........:putz:

Qualquer jipeiro que inicia uma adaptação e é picado pelo francês "Jaque", tem muita fé!

Hehehehe!

Abraço

SergioMamute
28/06/2009, 12:29
Ae... pessoal estou mandando em anexo as fotos do Mamute pronto com a ca, fico show de bola, estou muito contente...
no momento estou usando pneus 35" relação 12x47 motor 4.1 e não ficou xoxo.. ficou uma bala ;) respondeu todas minhas espectativas.
abraço a todos

gnecchi
28/06/2009, 13:10
Parabéns Sergião !!

Mais um para o time do jipe com CA e feliz da vida :concordo:

Logo estarei rodando com um 4.1 MPFI tb.

[]s

SergioMamute
28/06/2009, 18:28
Parabéns Sergião !!

Mais um para o time do jipe com CA e feliz da vida :concordo:

Logo estarei rodando com um 4.1 MPFI tb.

[]s

Valeu amigo, abração da uma olhada no link do 1° teste YouTube - Mamute Ca ZF4hp22

CAVESO
16/07/2009, 11:31
Gaylera,

Alguém tem o manual do CA ZF hp 22 em formato digital ou em papel para cópia?

Abração

equipeminas4x4
16/07/2009, 13:08
acho q o beto Lacerda tem.

[]'s

Ramiro - Bin Lôco
16/07/2009, 14:02
Gaylera,

Alguém tem o manual do CA ZF hp 22 em formato digital ou em papel para cópia?

Abração

Manda seu e-mail que eu te passo!!!

[]'s

CAVESO
16/07/2009, 14:35
Com amigos assim nem preciso de sogra..... :mrgreen:

Ramiro - Bin Lôco
16/07/2009, 14:52
Com amigos assim nem preciso de sogra..... :mrgreen:

Já te mandei velhão!!!

Pega aí... mas pega firme!:odedo:

:pipoca:

santistadoente
17/07/2009, 12:42
Já te mandei velhão!!!

Pega aí... mas pega firme!:odedo:

:pipoca:
O Ramiro daria para vc me passar o manual por email?
santistadoente@hotmail.com

Desde ja agradeço, muito linda sua viatura!
abraço:concordo:

Ramiro - Bin Lôco
17/07/2009, 13:41
O Ramiro daria para vc me passar o manual por email?
santistadoente@hotmail.com

Desde ja agradeço, muito linda sua viatura!
abraço:concordo:

Não vou te passar porque eu sou corinthianosarado.:mrgreen::mrgreen:

brincadeirinha... velhão vou tentar lhe enviar nesse seu e-mail mas pode ser que eu nã consiga... ocorre que trata-se de um arquivo pesado (10,7MB comprimido), no hotmail do Caveso bateu e voltou por falta de espaço disponível.

Vou tentar...

[]'s

CAVESO
17/07/2009, 13:54
Ramirasso,

Recebi um arquivo de 11 mb no yahoo, é o dito cujo "compreto"???

Beijão na sua nuca e valeu mesmo!

Quando você vier me visitar pago pastel e caldo de cana!

gnecchi
17/07/2009, 14:02
Ramirasso,

Recebi um arquivo de 11 mb no yahoo, é o dito cujo "compreto"???

Beijão na sua nuca e valeu mesmo!

Quando você vier me visitar pago pastel e caldo de cana!

Veggi,

Aproveita que está com a mão na massa e manda pro meu email tb... marcos@fpmnet.com.br :concordo:

[]s

Zepi
17/07/2009, 14:09
Esse é um em inglês e "JPG"
Com imagens ruins?

Se não for, me mandem pois o que tenho é horrível!

negotarjapreta@gmail.com

Abraço

Ramiro - Bin Lôco
17/07/2009, 14:13
Santista,

Enviei pro seu e-mail mas bateu e voltou... possivelmente por falta de espaço na sua caixa postal.

manda outro e-mail que comporte arquivo pesado.

[]'s

Ramiro - Bin Lôco
17/07/2009, 14:14
Esse é um em inglês e "JPG"
Com imagens ruins?

Se não for, me mandem pois o que tenho é horrível!

negotarjapreta@gmail.com

Abraço

É esse mesmo.

[]'s

CAVESO
17/07/2009, 14:18
Veggi,

Aproveita que está com a mão na massa e manda pro meu email tb... marcos@fpmnet.com.br :concordo:

[]s

Mandei a bola de prima, sem dominar, do jeito que o Ramiro me passou...

Veja se furou a rede aí...

Zepi
17/07/2009, 14:27
É esse mesmo.

[]'s

Valeu Ramiro!

Abraço

gnecchi
17/07/2009, 17:12
Mandei a bola de prima, sem dominar, do jeito que o Ramiro me passou...

Veja se furou a rede aí...

Show !!!! :palmas::palmas::palmas:

Espero não precisar tão cedo disso, pois fiz meu CA do zero :concordo:

[]s e muuuuuuito obrigado

CAVESO
18/07/2009, 12:08
Seus preguiçosos que não gostam de ficar trocando de marcha toda hora,

Consegui aqui um manual de peças original do opala automático e copiei a seção do CA. É o manual de peças e não de manutenção, com os códigos originais das peças em português.

Se alguém quiser posso copiar via xerox e enviar por correio. Ficou por 12 paus encadernado.

Não tenho scaner x cramer para digitalizar.... :parede:

santistadoente
19/07/2009, 20:57
Santista,

Enviei pro seu e-mail mas bateu e voltou... possivelmente por falta de espaço na sua caixa postal.

manda outro e-mail que comporte arquivo pesado.

[]'s

Estranho, mais td bem, anota ai:
cowboysbc2@hotmail.com

Abraço!

santistadoente
07/08/2009, 22:10
Bom pessoal, estamos na fase final da "F"
Aconteceram alguns problemas:
No cardã traseiro diminuimos ele e fizemos no tamanho de 3 polegadas, tudo certo funcionou normal,:concordo: agora no dianteiro aconteceu um problema, se colocarmos um cardã de 3 polegadas, vai bater no Cambio Automatico, o que não é bom,:parede: e se colocarmos um cardã de menor diametro, provavelmente vai vibrar o que causara desconforto,:pensativo: a solução que meu Meca Junior achou, foi colocar um cardã bipartido , me parece que é o mesmo que foi usado nos opalas nos anos 90, sera que essa seria a melhor solução?:idea:
Se alguem tem CA na sua "F", poderia nos passar a melhor solução do problema?
Ou os cranios aqui do Forum, se puderem dar algum pitaco eu agradeço!
Agradeço aos amigos!:cool:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

Elmer_Jeep
07/08/2009, 22:23
Conversa com o Polvora que teve esse mesmo problema na dele. Mas la o motor é Ford e o cambio do Landau.

[]'s

equipeminas4x4
07/08/2009, 23:29
pq um cardan com diametro menor vai vibrar??? Se estiver bem balanceado isso não vai acontecer.
A opção de fazer bi-partido não é ruim, mas tem q fazer bem feito.
Leva um camarada especialista em cardan pra ver o carro e propor 1 solução.

[]'s

ronairy
07/08/2009, 23:36
bitola em nada interfere na ressonancia

No cardã traseiro diminuimos ele e fizemos no tamanho de 3 polegadas, tudo certo funcionou normal,:concordo: agora no dianteiro aconteceu um problema, se colocarmos um cardã de 3 polegadas, vai bater no Cambio Automatico, o que não é bom,:parede: e se colocarmos um cardã de menor diametro, provavelmente vai vibrar o que causara desconforto,:pensativo: a solução que meu Meca Junior achou, foi colocar um cardã bipartido , me parece que é o mesmo que foi usado nos opalas nos anos 90, sera que essa seria a melhor solução?:idea:

santistadoente
07/08/2009, 23:40
pq um cardan com diametro menor vai vibrar??? Se estiver bem balanceado isso não vai acontecer.
A opção de fazer bi-partido não é ruim, mas tem q fazer bem feito.
Leva um camarada especialista em cardan pra ver o carro e propor 1 solução.

[]'s

Que pensamos, levar até o cara que fez o cardã traseiro e ver o que ele propõe, fiz o tópico por que sempre aparece alguem com uma solução ja testada!:concordo:
Abraço!

santistadoente
07/08/2009, 23:44
bitola em nada interfere na ressonancia

Foi isso que me passaram, agora a parte tecnica ja não discuto, mais vou colher mais informações!
Abraço!

ronairy
08/08/2009, 00:16
Ressonancia só se apresenta mediante angulação, comprimento e balanceamento ... isso falando de uma forma simples.
Se estiver preparando e quiser se aprofundar, estamos ai ...

Foi isso que me passaram, agora a parte tecnica ja não discuto, mais vou colher mais informações!
Abraço!

CAVESO
08/08/2009, 01:05
Santista,

Caso precise, tenho um cardã bi-partido, original do opala automático aqui....

santistadoente
08/08/2009, 07:34
Santista,

Qual o preço amigo?
No aguardo!
Abraço!

CAVESO
08/08/2009, 11:20
Respondi por MP, Santista!

fugger
08/08/2009, 11:43
Santista,

CAVESO

Vc pode postar fotos disso aqui?

[]´s

Polvora
08/08/2009, 12:52

Santista,

Vai de bi-partido, é a melhor solução se não quer SPOA.

Te mandei uma MP com 2 fotos

[]s

santistadoente
08/08/2009, 17:26
Santista,

Vai de bi-partido, é a melhor solução se não quer SPOA.

Te mandei uma MP com 2 fotos

[]s

Acho que vou nessa idéia mesmo, não recebi as fotos!
Obrigado ai pela atenção!
Abraço!:concordo:

CAVESO
08/08/2009, 20:42
Para quem pediu fotos, o esquema original do opala automático é assim:

Zepi
10/08/2009, 07:33
Santistadoente,
Não entendi o motivo de preocupação com vibração...(se é que isso iria acontecer em razão do diâmetro)
Você vai andar sempre em "4x4full"? Então vai vibrar o quê?
Estou prevendo esse problema também...mas como ainda não está com a t-case no lugar não tenho certeza disso.Talvez elevar a altura do volante...cardã bi-partido, ou ,se der, cardã de menor espessura.

Abraço

santistadoente
10/08/2009, 16:30
Santistadoente,
Não entendi o motivo de preocupação com vibração...(se é que isso iria acontecer em razão do diâmetro)
Você vai andar sempre em "4x4full"? Então vai vibrar o quê?
Estou prevendo esse problema também...mas como ainda não está com a t-case no lugar não tenho certeza disso.Talvez elevar a altura do volante...cardã bi-partido, ou ,se der, cardã de menor espessura.

Abraço

Não sei qual seria o tamanho da vibração, estou querendo apenas evitar problemas, mais ja foi resolvido,:roll: vamos de bipartido mesmo, e sua Rural, como anda ja colocou o CA nela?
Abraço e obrigado pela atenção!8)

Zepi
10/08/2009, 17:58
Amigo Curado, estou aguardando minhas férias para colocar ela pra andar...na verdade ainda tenho que testar câmbio e motor que não fiz funcionar ainda...mas esse mês quero deixar pouca coisa por fazer.

Abraço

Alexandre Souto
10/08/2009, 18:22
Olá pessoal, na minha estou usando CA e cardã bi-partido. Várias fotos no meu tópico.

Agora estou no telefone.

Inclusive a peça passante do cardã do Opala é "semelhante" a que o Sr. João usou no meu carro.

Abras

santistadoente
11/08/2009, 09:41
Amigo Curado, estou aguardando minhas férias para colocar ela pra andar...na verdade ainda tenho que testar câmbio e motor que não fiz funcionar ainda...mas esse mês quero deixar pouca coisa por fazer.

Abraço

É amigo eu sei como é duro, lidar com adaptações, nos queremos, mais dependemos de fatores extras, por exemplo mecanico......huahuahauaa
Maisa estamos caminhando boa sorte ai na empreitada:pensativo:

santistadoente
11/08/2009, 09:42
Olá pessoal, na minha estou usando CA e cardã bi-partido. Várias fotos no meu tópico.

Agora estou no telefone.

Inclusive a peça passante do cardã do Opala é "semelhante" a que o Sr. João usou no meu carro.

Abras

voce tem fotos como ficou o cardã bi por baixo ja instalado?
huahauiua8auuau
abraço!8-)

Alexandre Souto
11/08/2009, 10:26
voce tem fotos como ficou o cardã bi por baixo ja instalado?
huahauiua8auuau
abraço!8-)

Santista Santisa, c ta doente??? kkk ..... :odedo: olha lá com estas perguntas hemm.... kkkkkkk

Meu amigo, ele ainda nao esta instalado, pois para ligar o powertrain, esta faltando apenas uma estria das 4 dianteiras.

No meu album tem varias fotos dela...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=655&pictureid=4158

+ FOTOS= http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=655

Valew Santista abração e quando seu cardã traseiro estiver posicionado, mostra pra gente!!!!! kkkkkkkk

santistadoente
11/08/2009, 12:03
Santista Santisa, c ta doente??? kkk ..... :odedo: olha lá com estas perguntas hemm.... kkkkkkk

Meu amigo, ele ainda nao esta instalado, pois para ligar o powertrain, esta faltando apenas uma estria das 4 dianteiras.

No meu album tem varias fotos dela...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=655&pictureid=4158

+ FOTOS= http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=655 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=655)

Valew Santista abração e quando seu cardã traseiro estiver posicionado, mostra pra gente!!!!! kkkkkkkk

Huahuahauhauahua
Valeu amigo, ja salvei a foto, mais o tal de cardã bi resorve mesmo?
Depois que o Bi da "F" tiver pronto, eu "publico" as fotos........hauahauahauahuahauahuahauhauahauahua: pensativo:
Abraço!

CAVESO
12/08/2009, 14:17
Gaylera,

Alguém sabe de algum mecanismo (alavanca, borboleta ou coisa do tipo) para colocar a alavanca de marchas na coluna de direção.

As SS10 gringas sairam com alavanca na coluna....

Alexandre Souto
12/08/2009, 14:42
Gaylera,

Alguém sabe de algum mecanismo (alavanca, borboleta ou coisa do tipo) para colocar a alavanca de marchas na coluna de direção.

CaveSÃO.....

use a coluna do Landau, sistema original e totalemnte mecanico.

Abs,...

CAVESO
12/08/2009, 15:08
Alexandre,

Você está usando essa coluna? tem fotos aí?

Zepi
12/08/2009, 15:09
Gaylera,

Também pensei nisso, mas não consegui imaginar um jeito que me agrasse...
Pensei nessa idéia da S10...
Com alavanca na direção eu manteria três pessoas na frente.

Abraço

Alexandre Souto
12/08/2009, 15:56
Alexandre,

Você está usando essa coluna? tem fotos aí?

Sim Caveso, estou usando ela.

Fotos??? :pensativo: Será que eu tenho????

:mrgreen:

Claro, ai estão!!!!

Usamos suporte original.

As alteraçoes foram apenas 2: no sistema mecanico da foto 3, foi alterado apenas um espaçador, pois a coluna fica um pouco, uns 2cm, a mais para o lado esq.. e a outra foi por causa do volante que usarei....

Abs...

CAVESO
12/08/2009, 16:40
:palmas: :palmas: show de bola o selviço.

No meu caso complica pois já adaptei a coluna de S10.

Minha esperança é da coluna da SS-10 ser mais ou menos parecida...rssss

VAleu!

Alexandre Souto
12/08/2009, 17:07
Valew Caveso, todo o mérito do selviço é do Sr. João!!!!!! :palmas:

Bizoiei e.....

Dê uma olhada:

http://www.autopecasimportadas.com.br/

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-100224651-maverick-coluna-de-direco-completa-lindissima-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93912221--ford-maverick-coluna-de-direco-c-alavanca-na-coluna-_JM

Espero ter ajudado Caveso!

Abrassss!!!!

CAVESO
12/08/2009, 17:41
Espero ter ajudado Caveso!

Você ajuda mesmo sem esperar.....:mrgreen:

Abração!

Alexandre Souto
12/08/2009, 17:43
Você ajuda mesmo sem esperar.....:mrgreen:

Abração!

heheheheee.....

Valew CaveSÃO.....

Qualquer coisa tamo aeeee..... :concordo:

santistadoente
12/08/2009, 18:58
Hoje andei na "F" moçada, o Cambio, ficcou show de bola, só ouvia a retomada de aceleração, na troca de marchas...........:palmas:
O motorzão com essa configuração, ficou, show, talvez eu va mudar a relação da Coroa e Pinhão, acho que as marchas podem ser mais longas, estou usando a 9:44, :idea:mais isso é mais pra frente, agora vou finalizar e curtir um pouco,:D la no meu tópico, vou publicar fotos e videos pra verem como ficou, mias o fato é que me impressionou essa combinação Motor GM injetado mais o cambio ZF automatico show de bola.........
Boa sorte ai Zepi com tua empreitada.........:cool:

gnecchi
12/08/2009, 19:15
Hoje andei na "F" moçada, o Cambio, ficcou show de bola, só ouvia a retomada de aceleração, na troca de marchas...........:palmas:
O motorzão com essa configuração, ficou, show, talvez eu va mudar a relação da Coroa e Pinhão, acho que as marchas podem ser mais longas, estou usando a 9:44, :idea:mais isso é mais pra frente, agora vou finalizar e curtir um pouco,:D la no meu tópico, vou publicar fotos e videos pra verem como ficou, mias o fato é que me impressionou essa combinação Motor GM injetado mais o cambio ZF automatico show de bola.........

Santista,

Sugiro vc rodar um tempo com essa relação e avaliar melhor, pois tb uso a 9x44 com pneus 33" (agora o pneu tá com uns 34.5") e ficou bem mais equilibrado do que com a 12x47 que usava antes. Para andar na estrada a 12x47 ficou animal, tava até andando demais do que devia, mas a saída estava lenta sem força. Talvez uma relação intermediária seja o ajuste fino :concordo:, mas na minha opnião a 9x44 ficou muito boa.

[]s e parabéns pela viatura

santistadoente
12/08/2009, 21:52
Santista,

Sugiro vc rodar um tempo com essa relação e avaliar melhor, pois tb uso a 9x44 com pneus 33" (agora o pneu tá com uns 34.5") e ficou bem mais equilibrado do que com a 12x47 que usava antes. Para andar na estrada a 12x47 ficou animal, tava até andando demais do que devia, mas a saída estava lenta sem força. Talvez uma relação intermediária seja o ajuste fino :concordo:, mas na minha opnião a 9x44 ficou muito boa.

[]s e parabéns pela viatura

É exatamente isso que vou fazer:concordo:
Como vou andar mais em asfalto, o barro sera só nos finais de semana, estava pensando num pique maior pra ela, mais estudarei profundamente, antes de faze-lo,:pensativo: qual voce acha que seria a intermediaria, digo relação,:idea: obrigado ai pelos elogois, e voce ja fes trilha depois da Balsa la no Riacho Grande?
Meu rancho fica la no Curucutu, o dia que por la fizer uma trilha terei prazer em comer um chrurrasco contigo!8-)
Abração e boa sorte!

gnecchi
12/08/2009, 22:09
É exatamente isso que vou fazer:concordo:
Como vou andar mais em asfalto, o barro sera só nos finais de semana, estava pensando num pique maior pra ela, mais estudarei profundamente, antes de faze-lo,:pensativo: qual voce acha que seria a intermediaria, digo relação,:idea: obrigado ai pelos elogois, e voce ja fes trilha depois da Balsa la no Riacho Grande?
Meu rancho fica la no Curucutu, o dia que por la fizer uma trilha terei prazer em comer um chrurrasco contigo!8-)
Abração e boa sorte!

Santista,

Passei minha infância atravessando essa balsa com o CJ do meu avô ou com a Rural do meu pai !! Meu avô tinha um rancho colado na represa e depois meu pai também comprou a área vizinha e montou outro rancho com direito a bomba d'água movida à cata vento e gerador.

Eita tempo bão... foi daí que entrou barro nos neurônios.

[]s relembrando as aventuras de uns 33 anos atrás !!! aff

Kim
12/08/2009, 22:12
santistadoente!

Corroboro com o Gnecchi, usa a 9x44 por enquanto, sinta como ficará a velocidade final.

Uma intermediária seria a 11x45 ou 11x47.

Bem, estou esperando o vídeo de sua F andando...

Abraços.

Kim.

santistadoente
12/08/2009, 22:21
Santista,

Passei minha infância atravessando essa balsa com o CJ do meu avô ou com a Rural do meu pai !! Meu avô tinha um rancho colado na represa e depois meu pai também comprou a área vizinha e montou outro rancho com direito a bomba d'água movida à cata vento e gerador.

Eita tempo bão... foi daí que entrou barro nos neurônios.

[]s relembrando as aventuras de uns 33 anos atrás !!! aff

Então voce conhece bem a região. assim que quiser é só me da um alo preparo uma boa Picanha.......huahuahauhaua
Grande abraço!:dance:

santistadoente
12/08/2009, 22:24
santistadoente!

Corroboro com o Gnecchi, usa a 9x44 por enquanto, sinta como ficará a velocidade final.

Uma intermediária seria a 11x45 ou 11x47.

Bem, estou esperando o vídeo de sua F andando...

Abraços.

Kim.

Valeu Kim vou fazer isso mesmo:concordo:
11:45 talvez seja uma boa pedida........
Assim que tiver o video publico.......:-)
Abração!

Alexandre Souto
12/08/2009, 22:55
Ola meus caros, tambem tenho pensado muito nisto. Tenho apenas um jogo de C&P originais dos eixos de Troller, elas sao 11/47, nao sei como ficará com esta relação no meu conjunto, preciso testar.

Mas minha preocupação ,1/2 offtopic, é pq vou usar dois jogos de pneus, um jogo de 33" at e outro os maxxis creepy 37" (os 37" montados no carro (caveirão) na metrica da 35"), vai dar muita variação na tocada? Qual a provavel relação para este uso? Vou usar a Rural mais em trilha mesmo :concordo:

Aguardo opnioes dos gurus... :D

[]'s...

equipeminas4x4
13/08/2009, 09:34
aleluia senhor...........:dance::dance::dance:

ficam-se as teorias e vem as alegrias......:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

parabéns meu amigo.

[]'s

santistadoente
13/08/2009, 09:39
aleluia senhor...........:dance::dance::dance:

ficam-se as teorias e vem as alegrias......:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

parabéns meu amigo.

[]'s

a esqueci de dizer que a Flange do Marcel, ficou supimpa.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Valeu amigão, obrigado pela colaboração........huahuahauahauhaua:concordo:

CAVESO
21/08/2009, 20:39
Sobre a temperatura do CA:

http://www.tciauto.com/Products/TechInfo/trans_life_expectancy.jpg

Segundo o gráfico da TCi, a temperatura ideal de trabalho seria entre 80° a 100º.

Na vareta de nível de óleo do meu CA (ZF4hp22) diz: "check in park - 80°".

Não entendi se o sinal antes de 80° é um traço ou de menos.

Daí, pergunto:

1- a temperatura deve ser checada abaixo de 80° ou nessa temperatura?
2- manter a temperatura média abaixo de 80° (usando um sensor de 70 ou 75°) pode ser prejudicial ao CA?

RODRIGO TOMITÃO
22/08/2009, 00:17
caros colegas não tenho cambio auto , mais achei este anuncio no orkut e copiei não sei se ja é conhecido pelos usuarios do forum mais vai ai..
Conversor de torque para cambio Automatico!!!

Conversor de Torque- Serviços
Retifica de Conversores, Inversores e bombas de Torque
Sistema Hidraulico completo de Tratores, Empilhadeiras e Carros Automaticos.
Telefones: (011) 7871-0182
Nextel ID: 81*2941

msn:rrconversorestorque@hotmail.com :concordo:

leopoldo
22/08/2009, 08:19
CAVESSO>

1- a vareta quer dizer: verifique o nivel de fluido com o cambio em park e a melhor leitura seria com o fluido do cambio a 80º. ( se é que vc tem medidor de temperatura para o fluido do cambio)

2- como vc mesmo pode observar, quanto maior a temperatura, menor o tempo de vida em serviço do cambio. A variação e 5 graus abaixo, seria sempre para melhor, mas também é muito pouco.

CAVESO
22/08/2009, 12:47
Valeu mestre Leo,

Mas a dúvida que persiste é: há uma temperatura ideal de trabalho ou quanto mais baixa melhor?

Outra coisa: do que pesquisei tem gente que usa óleo ATF (parece ser o recomendado pela GM para o câmbio zf4hp22) e outros Dextron III.

Se existir uma temperatura de trabalho ideal, seria a mesma para esses dois tipos de óleo?

Qual dos dois óleos é melhor para usar no zf 4hp22?

leopoldo
22/08/2009, 15:57
Quanto mais baixa, mais longevidade tem o cambio. Mas é obvio que fica entre a temperatura ambiente e a do motor quente. Acima disso, indica escorregamento dos discos em escesso ou abuso do cambio.

Não há uma temperatura fixa de trabalho e isso seria meio que absurdo, pois essa temperatura também depende da externa (ambiente)

Mesmo essa da vareta não faz sentido, pois vc não vai esperar descer de 100 para 80 ou aumentar de 70 para 80 para medir.

O certo é esperar o motor estar quente e medir.

Entre 110 e 220 F, como o gráfico acima é aceitável. De qualquer forma veja no manual do cambio. E de qualquer forma, são raros os jeeps e outros com temometor no cambio.

A temperatura é da máquina, indiretamente "pega" pelo óleo. Deve haver uma diferença muito pequena, se detectável entre os 2 fluidos, por conta das características de cada um.

O recomendado é usar o que o manual pede.

O que existe é a faixa de temperatura de trabalho entre X e Y.

CAVESO
22/08/2009, 22:54
Valeu de novo mestre Leo!

CAVESO
22/08/2009, 22:59
Pessoal,

Tenho aqui o manual de manutenção do câmbio ZF 4hp22 que o Ramiro Bin Loco me passou.

Nele não consegui encontrar uma informação importante: as folgas recomendadas para os pacotes de discos.

Alguém sabe as medidas?

CAVESO
24/08/2009, 19:13
Consegui hoje com o Fábio (Guidomatic) as folgas entre discos dos pacotes: 1 a 2 m.m. (aproximadamente um disco de composite).

Mais tarde explico o motivo da folga...

Zepi
24/08/2009, 19:25
Caveso, olhei no meu câmbio e tinha folga entre os eixos que entram no conversor...
Abraço

CAVESO
24/08/2009, 22:51
Consegui hoje com o Fábio (Guidomatic) as folgas entre discos dos pacotes: 1 a 2 m.m. (aproximadamente um disco de composite).

Mais tarde explico o motivo da folga...

A folga nos pacotes serve para permitir o desacoplar do pacote (efeito parecido quando se aperta a embreagem, liberando o disco), permitir que o óleo "lave" os discos, diminuindo a temperatura.

Pouca folga estrangula o pacote, promovendo desgaste prematuro dos discos e consequentemente aumentando a temperatura.

Muita folga aumenta o curso do pistão, podendo até fazer com que o vedador saia do rasgo e fazer com que o curso do pistão fique insuficiente para pressionar os discos.

Desculpem a falta de didática na explicação.....

CAVESO
24/08/2009, 23:10
Caveso, olhei no meu câmbio e tinha folga entre os eixos que entram no conversor...
Abraço

Zepi,

Entre os eixos há uma folga axial que deve ser observada (não me lembro de cabeça, mas já vi num artigo de montagem desse câmbio no google).

A folga que medi no meu câmbio foi a do conversor (entre as turbinas dele).

Se a folga for grande o conversar começa a patinar....

Pra medir essa folga fiz no olhômetro mesmo, usando um alicate de abrir travas (os dedos não alcançam a primeira turbina) e puxava e empurrava a turbina para ver como estava....pra minha felicidade quase zerada!

Fiz-me entender? rsss

umberto xxxrrr
28/08/2009, 11:12
Aos amigos doutos, o "flexplate" do Vortec serve para uso com o ZF4HP22 ?

CAVESO
28/08/2009, 13:36
Umberto,

Não sou douto e não conheço o flex do Vortec, mas se a intenção é unir um vortec a um zf 4hp22, quem poderá informar sobre é o Ramiro Bin Loco (Samurai preto Véio) que usa esse conjunto.

Se precisar do flex do opala tenho um aqui sobrando...

abs

Ramiro - Bin Lôco
28/08/2009, 14:18
Aos amigos doutos, o "flexplate" do Vortec serve para uso com o ZF4HP22 ?

Sim... só terá que cortar a capa sêca do ZF da metade para baixo pra não "pegar" no flexplate pois ele é maior do que o flexplate do motor opala.

DJunior
02/09/2009, 21:09
Aos amigos de plantão,

Hoje conversando sobre a montagem do cambio auto do Opala (TH180) no motor 6cc também do Opala, fui informado que os dois não montam se não usinar o conversor de torque ou o vira (Isso se o motor já não utilizava o cambio auto originalmente).

Minhas dúvidas são:

1- Isso procede?
2- Se proceder, o que é mais fácil - Usinar o conversor ou o vira?
3- O que exatamente precisa ser usinado?

Quero aproveitar que já que está tudo na revisão e desmontado, fazer o máximo necessário para não ter que desmontar nada após os conjuntos montados...

Abraços,

Dirceu

equipeminas4x4
03/09/2009, 12:00
Aos amigos de plantão,

Hoje conversando sobre a montagem do cambio auto do Opala (TH180) no motor 6cc também do Opala, fui informado que os dois não montam se não usinar o conversor de torque ou o vira (Isso se o motor já não utilizava o cambio auto originalmente).

Minhas dúvidas são:

1- Isso procede?

Quero aproveitar que já que está tudo na revisão e desmontado, fazer o máximo necessário para não ter que desmontar nada após os conjuntos montados...

Abraços,

Dirceu
o ideal seria vc tentar encaixar o CA no motor e ver o que acontece. Aí sim com umas fotos fica mais fácil opinar sobre o caso. A princípio o ideal é que o pino do conversor fique centrado no vira brequim. Verifica se não tem um rolamento ali no vira, se tiver retira ele antes de sair usinando o pino do conversor.

[]'s

fugger
03/09/2009, 12:14
Dirceu, se não me engano o Pagani fez isso no jeep dele, dá um conversada com ele... :concordo:

Kim
03/09/2009, 13:13
Aos amigos de plantão,

Minhas dúvidas são:

1- Isso procede?

Abraços,

Dirceu

Opa!

Primeiro faça as verificações citadas pela equipeminas!:concordo:

Mais...

O conversor do 4 cil, não serve no motor 6 cil.
Deve-se usinar sim.
Essa prática é muito comum, para quem quer um 6 cil AT melhor, pois o ponto de stall do conversor do 4 cil no motor 6 cil é bem melhor.
O contrário não funciona, conversor do 6 cil no motor 4 cil.

Abraços.

Kim.

FIDELIS
03/09/2009, 20:40
Kim/Zepi/outros amigos,

Sempre tive carros 4x4 com CM, porém agora comprei um Grand Vitara 3 portas com CA, acho o carro excelente, está com pneus originais, pergunto-lhes se eu trocar os pneus atuais para uso misto e um pouco maior que os originais, as marchas reduzirão sempre em velocidade maior de 100km/h, ou seja conseguirei andar em velocidade entre 100 e 120km/h em overdrive, ou o câmbio nesta velocidade estrá sempre na 3ª marcha.

Abs.

leopoldo
03/09/2009, 22:07
Djunior.

Quando eu tenho alguma dúvida, vou até uma oficina de concessionária e pergunto ao chefe dos mecanicos. É muito mais fácil resolver algumas dúvidas com alguém que provávelmente fez um curso profissionalizante tecnico naquele produto. De vez em quando vc se poupa uma série de dúvidas, dores de cabeça e tentativa e erro.

Sobre conversores de torque, eu posso te adiantar que é necessário muito, mas muito cuidado com mistura de peças, principalmente entre motores, volantes e cambios. Veja que o volante de um 4 cilindros é muiiiito maior (em massa) que o de um 6 cilindros. Entenda que essa proporção de diferença de massa progride também para o cambio automático. Isso não é enfeite e sim uma necessidade estrutural que é para o virabrequim do 4 cilindros não desmanchar por causa de um fenomeno, uma característica chamada vibração torcional. É por isso que NãO se deve misturar algumas coisas de 4 com de 6 cilindros, principalmente em relação a volantes e cambios automáticos. Sem levar isso em conta, o seu girabrequim pode literalmente desmanchar em uma certa rpm. Isso é fato.

Eu promovo vc a desconsiderar a opinião de quem fez mistureba, mesmo que com toda a boa vontade, e diz que deu certo. Funciona, mas num dado momento a coisa desmancha na sua cara e vc fica com o prejuízo ou pior.

Não escolha o cambio baseado no motor e sim o motor baseado no cambio que vc tem.

Outra coisa que arrepia é quando simplesmente algúem, na maior boa vontade diz para usinar aqui ou alí. Para usinar peças produzidas em série, até é possível desde que vc esteja de posse do conhecimento de como a peça funciona, como ele sofre esforços, como ele dilata e contrai e como é em termos do aspecto vida em fadiga.

Usinar um girabrequim ou mesmo um conversor de torque pode ser a ruina de ambas as peças. O girabrequim pode fraturar ou o conversor simplesmente romper e o pior ... despalhetar e mandar uns pedaços para dentro da cabine.

Esse site tem muita coisa boa mas tem muita gente que vive na história dos outros e copia erro após erro e perpetua-se uma série de crendices sem embasamento tecnico algum, fora o "sempre fiz isso e deu certo", ou ... meu bisavo ensinou meu pai, meu pai fazia assim e eu também faço". São 100 anos de burrice.

Fora que muitas soluções "estratégicas" advém da época da guerra quando as pessoa se viravam com o que tinham e como podiam, para uma situação muito particular e entendida <Temporária>. não é a nossa realidade (de hoje). Não estamos em cuba ou no iraque.

Como eu presenciei em outro tópico, o pior é que tem gente que acredita no erro e cobra do bolso dos outros, insiste em empurrar inverdades e acha que tem que ser assim.

De novo, alguns são movidos pela emoção e nem tanto pela má intenção, mas existem casos ..... e casos.

Bom, algumas até podem-se deixar para lá, porque não oferecem risco catastrófico além de pequenas dores de cabeça.

Bom, voltando ao seu problema, se eu fosse fazer isso, iria em um desmanche ou balcão de loja de auto peças e examinaria oque é diferente entre o girabrequim do motor auto do mecanico. Uma retifica de motores também é um lugar legal de estar e conversando com essa turma, vc pode matar a charada.

Esse cuidado é importante para vc concentrar a $ no tiro certo e não se arriscar a sucatear algo que seja funcional desnecessáriamente. Eu já matei peça boa e sei como doi e a frustração de ter feito a maior burrada.

Eu (file://\\u) estou falando tudo isso porque acho muito estranho coisas que leio de vez em quando. A minha experiência é com o V8 ford, que eu posso te garantir que é tudo praticamente plug&play, portanto acho muito estranho quando alguém fala em mexer em certos componentes que teóricamente a engenharia de produto não criaria como fantasminhas e não intercambiáveis por várias razões inteligentes.

Veja bem, tudo isso eu explico porque trabalho em uma área onde quando alguém pensa em ter uma ideia mirabolante, mesmo que seja mudar o tipo de liga ou geometria do material que a fabrica usou num certo produto, tem que provar por A+B, por comprovação de calculo, por ensaios e mais ensaios, durante semanas ou meses, não só em corpos de prova mas em equipamentos em escala real que a modificação é tão boa, tão segura, tão vantajosa que o projeto original.

Eu convivo neste ambiente e já estou acostumado a em paralelo raciocinar assim. É por isso que, por exemplo, não incentivo ou costumo incentivar a venda de algumas soluções tipo kits, pelo menos aqui no brasil, onde cada um faz o que quer e da forma como quer e que todo mundo se dane. Óbviamente nesses anos, e até neste site, vejo pessoas que fazem coisas já com o pé no chão. Para aqueles que chutam no bolso dos outros, vai bater de frente comigo. Não vamos citar nomes porque não estou me referindo a uma pessoa ou oficina ou kit, em particular.

Quando dizem para vc levar lá para dar um jeitinho, desconfie mesmo que pode ter coisa errada aí.

Eu já ví varias dessas soluções "interessantes", que sempre o são, quando não é o filho do cara que fez a pilotar a máquina!

Dá até vontade de listar .... hehehe.

equipeminas4x4
03/09/2009, 22:18
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

CAVESO
03/09/2009, 23:39
Sobre conversores de torque, eu posso te adiantar que é necessário muito, mas muito cuidado com mistura de peças, principalmente entre motores, volantes e cambios. Veja que o volante de um 4 cilindros é muiiiito maior (em massa) que o de um 6 cilindros. Entenda que essa proporção de diferença de massa progride também para o cambio automático. Isso não é enfeite e sim uma necessidade estrutural que é para o virabrequim do 4 cilindros não desmanchar por causa de um fenomeno, uma característica chamada vibração torcional. É por isso que NãO se deve misturar algumas coisas de 4 com de 6 cilindros, principalmente em relação a volantes e cambios automáticos. Sem levar isso em conta, o seu girabrequim pode literalmente desmanchar em uma certa rpm. Isso é fato.

Mestre Leo,

Essa vibração torcional que é a razão de ser da grande maioria dos conversores serem presos a flexplates e não a volantes rígidos?

Estamos discutindo isso aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27407&page=32 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27407&page=32) e seria de grande valia para mim (imagino que para o pessoal também) suas considerações a respeito.

Abraços querendo aprender!

Zepi
04/09/2009, 07:41
Mestre Leo,

Essa vibração torcional que é a razão de ser da grande maioria dos conversores serem presos a flexplates e não a volantes rígidos?

e seria de grande valia .......(imagino que para o pessoal também) suas considerações a respeito.

Abraços querendo aprender!

Pelo que entendi a força torcional não age só nos câmbios AT, mas sim em todos os girabrequins.
Concordo que nossas discussões precisam do olhar crítico do Leopoldo!

Abraço

leopoldo
04/09/2009, 18:24
é a razão de ser da grande maioria dos conversores serem presos a flexplates e não a volantes rígidos?

Um conversor de torque tem uma massa X. Essa massa X é devido as dimensões e componentes internos e o fluido de corre dentro.

A flex não necessita ter a massa de um volante originalmente feito para embreagem normal porque a massa está no conversor.

leopoldo
04/09/2009, 18:32
a força torcional não age só nos câmbios AT, mas sim em todos os girabrequins.

A vibração torcional é DO motor. É causado pelos pistões que trabalham cada um em um tempo.
A massa do volante do girabrequim amortece os impactos de cada explosão evitando que tanto o girabrequim como o que vem depois moa em pedaços ou até entre em fusão. A polia harmonica lá na frente também tem por função diminuir a intensidade desses impactos por explosão a um nivel aceitável.

Para estudar isso, os motores são instrumentados em laboratório com pickups de vibração e as RPM X nivel de vibração é levantado para ser analisado e estudado como amortecer.

Isso é muito bem calculado e a massa do volante é avaliada e estabelecida para um determinado motor.

e

Não dá para anular isso. É característico dos motores por explosão.

Use o string torsional vibration na internet: tem bastante coisa.

E por ser o conversor ajustado para substituir um volante X, entende a consequencia de instalar um CA de um motor em outro fazendo adaptações diversas?

CAVESO
04/09/2009, 19:00
Um conversor de torque tem uma massa X. Essa massa X é devido as dimensões e componentes internos e o fluido de corre dentro.

A flex não necessita ter a massa de um volante originalmente feito para embreagem normal porque a massa está no conversor.

Sobre as massas ok!

Só continuo sem saber o porquê da imensa maioria dos conversores serem presos a placas flexíveis e não rígidas....:parede:

dudas_308w
04/09/2009, 19:30
Caveso,
Provavelmente numa massa rigida, um marteladinha de nada do lado de cá é transmitida 100% para o lado de lá..
Num conversor, onde o acoplamento é "liquido", pode dar uma marretada do lado de cá, que o cambio do outro lado nem fica sabendo.

Leopoldo,
Eu passei a semana inteira trabalhando em casa no computador, vc foi passar justo no dia e na hora que eu tava em reuniao fora????

abs

CAVESO
04/09/2009, 19:47
Duda,

Ou sou muito burro (o mais provável) ou você não explicou nada......rsssss

leopoldo
04/09/2009, 19:49
Eduardo,

vc conhece a lei de murphy ?
só que é a 3º vez ..... hehehehehe
Vou ligar na próxima para avisar ... com antencedência.

Cavesso,

A flex plate é fina porque não necessita ser espessa e porque a massa está no conversor. :pensativo:

Outra coisa que faz diferença é a seguinte: num motor normalmente equipado com embreagem, além da massa ter de ser X, tem uma coisa a mais que NÃO aparece no CA, que é a força da pisada na embreagem. Não parece mas é uma baita força em cima do girabrequim e é por isso que tem uma bronzina de mancal que é especialmente projetada para absorver essa força. No motor com CA também tem a mesma bronzina, pois o motor não sabe o que é que vão instalar depois, na linha de produção.

Mas a flex plate não recebe a carga logitudinal (empurrando para frente) e então, pode ser fina. Ela só transmite torque. Motores com CA possuem baixo desgaste na face de encosto desta bronzina. Só a arrancada e a brecada fazem o girabrequim passear sobre os mancais, fora a dilatação.

Tá vendo como tem minúcias de detalhes construtivos ?

CAVESO
04/09/2009, 20:48
Tá vendo como tem minúcias de detalhes construtivos ?

Pois é, cara!

E são as minúcias que me fascinam e me fazem ser chato, enjoado, teimoso e etc......

Vejamos o que já acompanhei de perto:

Retroescavadeira maxion: há um volante bem pesado e uma placa flexível ligando-o ao conversor.
Retroescavadeira case: idem
Retroescavadeira fiat: idem
Motoniveladoras e carregadeiras fiat: um volante bem pesado, várias placas muitissimos finas (uma latinha mesmo) sobrepostas...

Só alguns exemplos de sistemas que poderiam fixar o conversor diretamente a um volante rígido e não o fizeram.

Será porque? :pensativo:

Fui pesquisar os carros: da grande maioria que encontrei no google são placas flexíveis, feitas com material especifico e não apenas "volantes finos e leves".

É obvio que existe uma explicação para tal, mas ainda não consegui descobrir.

Liguei hoje para um chefe de treinamento da fiat newholland e o sujieto me disse que conversores não podem ser fixados a pontos rígidos, mas quando mandei o "porque ?", não soube responder, disse que vai pesquisar...

Dúvida que segue...

samukanvas
04/09/2009, 22:57
Então segura mais uma:

Para esquemas de montagem heavy duty de um ca qualquer (4l, por ex) no vortec 262ci, existe um flex plate mais grosso e resistente. Menos rígido....

Eu cada vez mais entendo menos :lol:

Abs

CAVESO
04/09/2009, 23:42
Eu cada vez mais entendo menos :lol:

Bem-vindo ao time! :rolleyes:

samukanvas
05/09/2009, 01:14
Bem-vindo ao time! :rolleyes:

Vou dar minha opinião por mais fraca que seja:

O que é o volante do motor? Além de servir como a maioria das coisas que o leopoldo falou (amortecer as pancadas do cilindro e tal....) ele estoca energia rotacional etc.. etc... etc...

O conversor funciona como um volante em alta velocidade. Como não dá pra fazer a cremalheira no conversor, fizeram o flex. Como cada fábrica tem suas medidas para esse estoque de energia rotacional (peso do conjunto que estará girando) pro motor funcionar liso, sem vibrar, ir de baixa a alta sem problemas etc... Cada um tem seu peso. Se um volante tá no lugar no flex é porque o conjunto precisou daquele peso e vice-versa.

No caso do off-road com o vortec, o pessoal troca por causa dos saltos mais altos e tal e o flex pode (por ser fino no caso do 262) voar aos pedaços.

Então, na minha opinião, copiaria o peso do volante original ou menos pra mais pegada de baixa :concordo:

Abs :oops:

equipeminas4x4
05/09/2009, 11:23
Pois é, cara!

E são as minúcias que me fascinam e me fazem ser chato, enjoado, teimoso e etc......

Vejamos o que já acompanhei de perto:

Retroescavadeira maxion: há um volante bem pesado e uma placa flexível ligando-o ao conversor.
Retroescavadeira case: idem
Retroescavadeira fiat: idem
Motoniveladoras e carregadeiras fiat: um volante bem pesado, várias placas muitissimos finas (uma latinha mesmo) sobrepostas...

Só alguns exemplos de sistemas que poderiam fixar o conversor diretamente a um volante rígido e não o fizeram.

Será porque? :pensativo:

Fui pesquisar os carros: da grande maioria que encontrei no google são placas flexíveis, feitas com material especifico e não apenas "volantes finos e leves".

É obvio que existe uma explicação para tal, mas ainda não consegui descobrir.

Liguei hoje para um chefe de treinamento da fiat newholland e o sujieto me disse que conversores não podem ser fixados a pontos rígidos, mas quando mandei o "porque ?", não soube responder, disse que vai pesquisar...

Dúvida que segue...
já passsou pela sua cabeça q ao comprar o motor, numa determinada configuração X, fica mais barato usar o volante fornecido pela fábrica de motores do que fabricar por exemplo a cremalheira???
Às vezes não existe uma explicação tão complexa como nós pensamos existir.

[]'s

CAVESO
05/09/2009, 14:49
já passsou pela sua cabeça q ao comprar o motor, numa determinada configuração X, fica mais barato usar o volante fornecido pela fábrica de motores do que fabricar por exemplo a cremalheira???

Pela minha cabeça passou e passa, mas na cabeça de uma caterpillar da vida, que vende equipamentos de um milhão (ou mais), não deve passar fazer uma "gambi" para economizar alguns dolares num volante, ainda mais no caso dela que fabrica o motor e o câmbio para suas aplicações...

E supondo que quisessem usar um volante padrão do motor, porque usar chapas tão finas e flexiveis para unir o volante ao conversor?

Estou sendo repetitivo, chato e usando casos de máquinas pesadas para tentar mostrar que: se em aplicações pesadíssimas usa-se um flex, é que deve haver uma razão que não somente o peso do volante.

Ou será que os caras pensam no seguinte: vamos usar um volante pesadíssimo e grosso e para "aliviar" o peso do conjunto, colocamos um
flex fininho?

No caso opala que é o CA que tenho em mãos: o conversor é preso somente a um flex para aliviar o peso do conjunto, mas parece não ser (perguntei aqui e ninguém respondeu se é ou não) preso pelo pino central, o que sinaliza a necessidade de flexibilidade do sistema.

Ou os engenheiros da GM (ou da ZF) eram tão burros a ponto de não fixar pelo centro também?

Às vezes não existe uma explicação tão complexa como nós pensamos existir.

Ou sou mais burro ainda do que sei que sou, ou está todo mundo me explicando o "como" e ninguém explica o "porquê"!

Beijos

leopoldo
05/09/2009, 21:10
Vou dar minha opinião por mais fraca que seja:

Parabéns, sua analise não é tão fraca como vc pensou.

No caso do relatado no motor vortec, se é mais espesso, pode ser que tenha algo a ver com o casamento de materiais, tratamento térmico, espessura para resitencia mecanica, vida em fadiga e/ou casamento com vibraçoes. Só a engenharia de produto pode explicar. Ligue e pergunte. Às vêzes, algum engenheiro até fala, dependendo de como vc pergunta.

Zepi
08/09/2009, 07:54
Pelo que entendi a força torcional não age só nos câmbios AT, mas sim em todos os girabrequins.
Concordo que nossas discussões precisam do olhar crítico do Leopoldo!

Abraço

Vixi...esqueci uma palavrinhas...é isso mesmo que quis dizer Leopoldo...tanto que disse que ocorre no girabrequim(erronealmente):mrgreen::mrgreen:

Obrigado pela esplanação Leopoldo...alguns malucos(como eu :odedo:) estão "pagando pra ver" fazendo uma salada de fruta entre motores e câmbios.
Agora uma pergunta direta:
Quais os efeitos dessa mistura?Existem diferença é ciclo otto ou diesel?

Abraços

leopoldo
08/09/2009, 08:02
Os efeitos são imprevisíveis.

Isso, em certos contextos, é equivalente à exposição desnecessária a risco que neste caso, é apenas financeiro, Não vejo riscos maiores, tal como acidente grave.

Se exitem diferenças ? isso é obvio.

Zepi
08/09/2009, 12:22
Os efeitos são imprevisíveis.

Isso, em certos contextos, é equivalente à exposição desnecessária a risco que neste caso, é apenas financeiro, Não vejo riscos maiores, tal como acidente grave.
...assumo esse risco então...hehehe!

Se exitem diferenças ? isso é obvio.
Falo no sistema automático com motores diesel e cilco otto, então quais seriam as diferenças?

Valeu mestre Leo!

Abraço

leopoldo
08/09/2009, 12:52
Presumo que tem diferenças no aspecto de:

- dimensionamento de peças, pois o torque no diesel em geral é maior,
- amplitude de rotações, afeta os pontos de trocas,
- coeficientes relacionados a serviço, afeta a durabilidade,

Pode ter mais alguma coisa, mas eu não sei. Tem de ser engenheiro projetista de transmissões (de cambio) para ter uma noção exata.

Veja em um site de um fabricante conhecido, poder ter mais alguma informação lá.

Zepi
08/09/2009, 13:41
Obrigado grande mestre!

Quanto aos ítens que falaste, comparei as faixas de torque e potência de dois tipos de motor:
Motor 6 cc do opala e 4cc mwm.
Ambos tem faixa de torque quase igual e potência também, já que o mwm é "diesel de alta rotação".
Entretanto o mwm tem mais torque final em relação ao GM 6cc.
Sei que teriam outros aspectos a serem avaliados, mas...veremos no que dá.

abraços

CAVESO
08/09/2009, 13:48
Lembrando que o ZF 4hp 22 também foi utilizado em motores v8 (dizem que em V12 também) com mais torque que o mwm sprint...

samukanvas
08/09/2009, 14:01
Lembrando que o ZF 4hp 22 também foi utilizado em motores v8 (dizem que em V12 também) com mais torque que o mwm sprint...

Cuidado com isso que tem várias versões do mesmo cambio... :roll:

Abs

Zepi
08/09/2009, 15:09

Abs

Boa colocação Samukanvas!
Em catálogos de peças os códigos são ZF4HP22/24, ou seja intercambiariam as mesmas peças mecânicas.Acho totalmente normal, visto que a diferença entre eles seria o fato de usarem solenóides em vez de válvulas hidráulicas.
Confirma isso Samuka?Quando se compra um kit para câmbio auto existem diferenças entre um e outro?

Abraço

Zepi
08/09/2009, 15:10
Ah esqueci...diferem também na capa seca e rabeta.

Abraços

ronairy
08/09/2009, 15:11
Cuidado mesmo !
vários conversores para o mesmo cambio, não é ?
:cool:

Abs

Zepi
08/09/2009, 15:16
Cuidado mesmo !
vários conversores para o mesmo cambio, não é ?
:cool:

Acho que não é só isso colega...

Bom seria se conhecessemos um cara que trabalhasse com câmbios automáticos, pra dizer-nos quais as diferenças existiram entre os modelos...

samukanvas
08/09/2009, 15:39
Boa colocação Samukanvas!
Em catálogos de peças os códigos são ZF4HP22/24, ou seja intercambiariam as mesmas peças mecânicas.Acho totalmente normal, visto que a diferença entre eles seria o fato de usarem solenóides em vez de válvulas hidráulicas.
Confirma isso Samuka?Quando se compra um kit para câmbio auto existem diferenças entre um e outro?

Abraço

Sim, no caso do 22 e 24 a diferença é que um é rosa e o outro não. Veja que o caveso procurou o 24 um tempão, mas como achou o 22 apenas, ficou com ele. Puto, mas ficou... :mrgreen:

Agora sério. Apenas algumas poucas peças entre o 22 e o 24 são intercambiáveis. Os discos não, as relações são diferentes em sua construção etc... Só de conversor o 22 tem 3 para aplicações diversas. Então falar que o 22 é o mesmo que equipa um v8 de 300cv é meio que esquecer que igualdade entre os 22 é apenas o nome. O resto é bem diferente.

Tem uma empresa na inglaterra que prepara o 22 com peças de 24 (o 24 é um 22 HD). Dizem que aí guenta mais de 50kg de torque. De resto, que eu me lembre o 22 é 40kg de torque suando.

Não confundir torque com redução, heim pessoal!!! Não é porque eu uso um cambio pra 30kg de torque que ele fundirá com motor com 20kg e redução de 160:1 por ex.

Tudo que vai depois do ca é problema deles e não do ca. O ca só se importa com o motor. Casando bem os dois, teu ca e motor serão felizes para sempre :mrgreen:

Abs

Zepi
08/09/2009, 15:58
Hum...muito interessante essa conversa Samuka!Tenho um catálogo que mostra as imagens em vista explodida informando que seriam interecambiáveis...sempre aprendendo..
De qualquer forma os 34 kgf do Sprint não estrapolam a carga do ZF.

Abraço

CAVESO
08/09/2009, 19:01
No banner kit que comprei (imported by samukanvas/bruno estruc) vem dizendo que serve para os zf 22/24. Pelo reparo presume-se que os discos dos mesmos são iguais. O que não posso confirmar pois como bem disse o Rodrigo, não consegui o câmbio que se adequasse à minha pessoa.

De diferente que eu vi no reparo foram apenas alguns aneis de segmento maiores que sobraram, o que mostram que o 24 deve ter bomba ou outra peça maiores que o 22.

Quanto às diferenças entre os 22, resume-se a conversor, capa-seca e tampa traseira.

As peças "quebráveis" continuam as mesmas.... :mrgreen:

Zepi
09/09/2009, 07:25
...vixe..essa conversa vai longe...
Abraços

CAVESO
09/09/2009, 10:44
...vixe..essa conversa vai longe...
Abraços

Assim que é bom!

Quando o papo dura pouco é sinal que a galera não sabe nada..... :mrgreen:

Zepi
09/09/2009, 11:52
Agora fiquei com mais dúvidas ainda...afinal o que é intercambiável nos dois câmbios?
De qualquer forma o próprio 22 é usado em v8 de 39 kgf de torque, por mais que tenha um conversor diferente.

Abraço

CAVESO
09/09/2009, 15:30
Para quem não viu ainda o "pingulim" do pino central do conversor do 4hp22...

Reparem que tem uma cabeça (ui), parecida com aquilo que estão pensando aí....

Isso na minha opinião diz que o conversor não é centrado por ali no opala....

Mas continuo esperando alguém com CA e motor opala em mãos para responder....

Zepi
09/09/2009, 16:38
No meu tem esse negócio e não vejo o porque de não centralizar por ali...é só o guia ter o diâmetro dessa cabeça..pronto, não precisa ter uma medida em toda seu comprimento.

Abraço

equipeminas4x4
09/09/2009, 20:01
eu fiz a guia do TH180 por esse pino.

[]'s

samukanvas
09/09/2009, 23:41
Alguém já testou esse cambio zf-22 com o pé no fundo? Sabem se atura 200cv de boa?

Abs

CAVESO
09/09/2009, 23:53
Alguém já testou esse cambio zf-22 com o pé no fundo? Sabem se atura 200cv de boa?

Abs

www.opala.com (http://www.opala.com)

www.amigosdoopala.com.br (http://www.amigosdoopala.com.br)

www.opalaclube.com.br (http://www.opalaclube.com.br)

:odedo:

Ronaldo B.
10/09/2009, 00:37

Abs

Eu acho que o problema não é só se ele aguenta 200cv, mas se aguenta 200cv e todo o resto que tá acoplado a saida dele, somado ao tipo de uso que será submetido... :pensativo:

[]´s

CAVESO
10/09/2009, 00:50

Abs

(pra matar a galera de raiva)

Resposta: se o conversor ficar flexível sim. Se ficar rígido ao volante não!

:mrgreen: :odedo: :mrgreen: :odedo:

Zepi
10/09/2009, 09:33
eu fiz a guia do TH180 por esse pino.

[]'s

X2!
Simples assim!
A intenção é descomplicar!
Estou bem mais preocupado com o balanceamento e fixação do conversor(parafusos)!
Por falar nisso qual a melhor maneira de travar as porcas?
Travante químico?Arruelas de pressão?Arruelas estriadas?
Pensei até em tentar usar uma contra porca parlock...pois penso que não deve ser legal o conversor afrouxar ou soltar "numas ladeira da vida"...hehehe!

Abraço

Zepi
10/09/2009, 09:36

Abs

Olha...o Ramiro está com 180cv na ZF e por hora tudo bem...já o xavier com o PS 3.0 preparado( ñ sei quantos CV) ainda não rodou, mas vai ficar bruto, e se aguentar...aí meu mwm não vai fazer cosquinha!hehehe!

Abraço

CAVESO
10/09/2009, 13:37
X2!
Simples assim!
A intenção é descomplicar!
Estou bem mais preocupado com o balanceamento e fixação do conversor(parafusos)!
Por falar nisso qual a melhor maneira de travar as porcas?
Travante químico?Arruelas de pressão?Arruelas estriadas?
Pensei até em tentar usar uma contra porca parlock...pois penso que não deve ser legal o conversor afrouxar ou soltar "numas ladeira da vida"...hehehe!

Abraço

Eu não usaria trava quimica num lugar de difícil acesso.

No meu usarei os parafusos originais do flex...

Zepi
10/09/2009, 14:18
Eu não usaria trava quimica num lugar de difícil acesso.

No meu usarei os parafusos originais do flex...

Pq? Do jeito que montei até ficou com acesso meia-boca além de ter uma segunda opção de retirada.
Os parafusos originais não usam nada pra travar...
Também usarei os originais, mas queria travá-los de forma eficiente...não quero mexer nisso tão cedo!

equipeminas4x4
10/09/2009, 14:37
se tiver espaço pra colocar porca não vejo problema. Trava química, tem q ser se tem espaço se precisar fazer força pra tirar o parafuso. Acho que no meu não usei nada disso, somente parafuso allen.

[]'s

CAVESO
10/09/2009, 16:28
Pq? Do jeito que montei até ficou com acesso meia-boca além de ter uma segunda opção de retirada.
Os parafusos originais não usam nada pra travar...
Também usarei os originais, mas queria travá-los de forma eficiente...não quero mexer nisso tão cedo!

Se o acesso é meia-boca para apertar, imagine para bambear depois de travado, deitado debaixo da rural com pouco luminosidade e etc...

Você vai se auto-xingar-flagelar veementemente.....

Se sai de fábrica sem trava, pra que complicar?

Zepi
10/09/2009, 18:41
Acho que até que tem espaço suficiente...

CAVESO
10/09/2009, 21:28
Zepi,

Vi que você virou o volante de lado (as entradas dos dentes da cremalheira estão voltados para o câmbio).

Isso não irá alterar o curso do bendix do arranque?

Zepi
11/09/2009, 08:16
Zepi,

Vi que você virou o volante de lado (as entradas dos dentes da cremalheira estão voltados para o câmbio).

Isso não irá alterar o curso do bendix do arranque?

Caveso, não lembra que comentei sobre isso no outro tópico?
Você até me respondeu...hehehe!
Muito simples, vou fazer esses chanfros do outro lado!
Mas quanto ao curso não altera nada...deixei na mesma medida, e também o bendix não usa toda a extensão do "dente".
Claro que não foi só uma inversão...tive de colocar as duas flanges entre o "flex" e o Virabrequim, entretanto no sistema original essa chapa(que agora é flex) ficava entre as duas flanges, entendeu?

Vou tentar fazer um esquema e postar aqui.

Abraço

CAVESO
11/09/2009, 12:00
que vc virou eu me lembrava, mas so me atentei para o bendix agora...

Zepi
11/09/2009, 12:28
que vc virou eu me lembrava, mas so me atentei para o bendix agora...

É mas, foi a primeira que eu pensei, depois da idéia de inverter!!Hehehe!

Abraço

FIDELIS
12/09/2009, 10:50
....................................

Kim/Zepi/outros amigos,

Sempre tive carros 4x4 com CM, porém agora comprei um Grand Vitara 3 portas com CA, acho o carro excelente, está com pneus originais, pergunto-lhes se eu trocar os pneus atuais para uso misto e um pouco maior que os originais, as marchas reduzirão sempre em velocidade maior de 100km/h, ou seja conseguirei andar em velocidade entre 100 e 120km/h em overdrive, ou o câmbio nesta velocidade estrá sempre na 3ª marcha.

Abs.