Ver Versão Completa : Falcão Negro jeep para excurções
falcão Negro
16/06/2007, 14:55
Como diz um velho ditado "jeep não se compra pronto se constroi", vou apresentar aqui o meu jeep, original era um cj 1980 com motor ohc, pertencia a uma agropecuaria e estava a muito parado, comprei pensando em realizar viagens e excurções, dei uma melhorada mas não ficou como eu queria em termos de estabilidade, consumo e segurança ficou muito a desejar, lendo os topicos e com a ajudo do pessoal do forum cheguei a seguinte configuração.
Motor. Maxion 2.5 hsd da s10 (comprado com o afonso da tt4)
Eixos canela grossa dana 44 da rural ( comprados com o rural 4x4)
Semi eixo traseiro flutuante by ensimec
Freio a disco nas quatro rodas
Relação 13x46
Feixe de mola alargado, por enquanto original, futuramente os da toyota
Caixa de transferencia da c 10 4 m
Reduzida da rural com uma alavanca
Quatro amortecedores dianteiros da ranger e dois mais mola aspiral na traseira
Servo freio
Direção hidraulica da s10
Coluna da direção escamoteavel do Astra
Bancos do Vectra
Inhstrumentos: velocimetro original, conta giros, amperimetro, pressão do oleo, temperatura do oleo, temperatura da agua , marcador de combustivel, pressão do turbo by cronomac.
Totem colosso com visor para o piloto
Radio Px ( em negociação com o Marcion)
Pneu 33 12,5 15 Bf goodrich
Rodas mangels 15 x 10
Limpador de para brisa Maior com tres limpadores
Esguicho do limpador by donatti
Respiro dos diferenciais e caixa elevados by donatti
Tanque de combustivel colocado entre o chassis com capacidade para 64 l com tampa da rd 350
Capota de aço com vidros dianteiros e trasseiros basculantes ( comprada com o v8 off road)
Roda livre dianteira manual AVM
Estribos parachoque dianteiro e trasseiro tubular
Climatizador de ar camionete
tentei colocar as fotos mas não esta aceitando fica pedindo oara mim me logar de novo será que esta com problemas. valeu
fernandão
16/06/2007, 17:32
cara como vc ligou o cambio ao motor ?? emendou o piloto ??? estamos com um amigo aqui com essa comfiguração e não queremos emendar o piloto
[]´s procurando ideias
falcão Negro
17/06/2007, 06:56
E ai Fernando, não estou conseguindo colocar as fotos mas foi usada a caixa seca da c 20 com uma flange e nao precizou emendar o eixo piloto não. valeu
opa!
se quiser me mande as fotos que dou um jeito pra postar aqui
[]´s
fernandão
18/06/2007, 15:46
:concordo:
E ai Fernando, não estou conseguindo colocar as fotos mas foi usada a caixa seca da c 20 com uma flange e nao precizou emendar o eixo piloto não. valeu
CARA por favor me mande no e mail as fotos !!!! fernando4wd@hotmail.com
e se posivel mande mais dados dessa flange :concordo:
[]´s
falcão Negro
24/08/2007, 20:18
algumas fotos da restauração que esta indo deevagar, para instalar o eixo flutuante traseiro foi a maior dor de cabeça, mas agora ja esta resolvido.
foto 01 motor 2.5
foto 02 capota de aço a ser restaurada
foto 03 eixo trseiro ja com a relação e molas da toyota,
foto 04 os dois eixos de rural
Sidnei Diogo
24/08/2007, 21:49
Com esse nome só pode ficar show. E a ficha técnica dos bichos também são bem parecidas. Boa sorte aí com seu FALCÃO NEGRO. Quando ficar pronto, quem sabe não colocamos os dois (o negro e o verde) para voar juntos.
[ ]'s
falcão Negro
24/08/2007, 22:33
Valeu ai camarada Sidnei com certeza vamos colocar esses bichos para ralar. mais umas fotinhos do material adquirido. O cambio mudou para um clarck 5 marchas da c 20.
Mais um tópico que promete...
Um CJ para expedições!!! Com capota de aço!!!
Vai ficar show!!!
Tô de olho...:shock::mrgreen:
dalmo cruz torres
03/09/2007, 12:51
Parabéns pela iniciativa, fazer o proprio carro é sonho que pouca gente pode realizar. Tava olhando as fotos e notei que o motor não é das S-10/Blazer não. Os Maxion 2.5 que saíram nas chevrolet eram sem intercooler, a saída da turbina era ligada diretamente no coletor de admissão. O seu motor é da linha Ford, F-1000HSD ou Ranger, melhor pra v/c, Esses motores sem intercooler sofrem um pouco com superaquecimento, o seu não. Outra coisa, v/c tem que colocar o intercooler, como o motor já é preparado para ele, tem os Bicos injetores demaior vazão, e a regulagem da bomba injetora também é diferente. Se não intercolar vai ficar fumacento e gastão.
Também coloquei um motor desses naminha F-75, estou tentando terminar a reforma. Coloquei o cambio de cinco marchas da F-1000HSD com a redução Willys, a primeira flange que fiz não aguentou o tranco(em alumínio), agora estou fazendo uma de ferro. Uma boa dica para evitar superaquecimento nesses motores, fazer uma flange para colocar no lugar da embreagem viscosa da hélice. É que essa embreagem estraga sem avisar, e se não percebermos a tempo podemos estragar um cabeçote meio fácil(cabeçote de alumínio é assim). Eu mandei fazer o radiador usando as caixas e o colete do radiador original do motor a gasloina 6cilindros(Willys) mas com as colméias de seis carreiras do caminhão mercedes.
Se precisar de alguma ajuda é só falar. Fiquei interessado no acoplamento do cambio com omotor, tira umas fotos pra gente.
Falow.
falcão Negro
03/09/2007, 20:09
Ola Dalmo , valeu pelas dicas, o meu motor e o da S10 mesmo eu estou adaptando um cooler da toyota, a minha flange vai ser de aluminio tambem agora fiquei preocupado pois vc falou que a sua nâo aguentou, o radiador vou manter o mesmo do ohc com vaso expansor e selado. logo vou colocar mais fotos das adaptações.
dalmo cruz torres
03/09/2007, 21:00
Vou tirar umas fotos da flange nova e posto aqui. Cara, estuda bem a questão do radiador, tem que tomar cuidado com ocabeçote.
dalmo cruz torres
03/09/2007, 21:09
Cara, o motor é ford sim, os Maxion 2.5 da GM tem o filtro de óleo lubrificante por cima do suporte, e a turbina é diferente também, o coletor de escape aponta para baixo. A não ser que tenham trocado tudo, o que é improvavel, é ford.
falcão Negro
04/09/2007, 16:15
Agora vc me deijou na duvida vou entrar em contato com o Afonso da TT4 pois ele me falou que era da S10, fui ver o meu cambio hoje e um 240 v , acho que ele não tem over drive, mas deve dar conta do recado . grato
dalmo cruz torres
05/09/2007, 10:55
Pode ser que eles trocaram as peças, é que se for da linha Ford é melhor pra v/c, pois já seria preparada para intercoolar. O cambio 240v é de 4 marchas? Se v/a combinar ele com um caixa de redução da Hilux vai ficar um show. Um colega aqui do fórum colocou a caixa de redução do Kia Sportage, disse que ficou muito boa, se for colocar a redução da Willys, uma boa dica é colocar o Kit de rolamentos no carretel, e arrumar um bom mecanico para montá-la. A caixa Willys fica muito boa, se for bem montada. Eu tenho contato com camionetes Willys desde criança, pois meu pai sempre teve , uma coisa que eu nunca ví é uma redução Wilyys sem que , ao menos, marejasse óleo. Assim, é bom criarmos um modelo de manutenção em nossas viaturas para que nunca sejamos surpreendidos por uma redução sem óleo. Isso já aconteceu comigo, o pior é que eu não percebi, achei que a era o motor perdendo forã, não era, era a redução sem óleo, esquentou e as engrenagens começaram a travar. Eu consegui chegar em casa,mas perdi a caixa de redução quase inteira.
Carlos Alberto da Silva
06/09/2007, 12:41
Ola falcão, to vendo que o seu tambem ta ficando muito bom quando fica pronto, abraço
Parabéns pelo projeto. Com certeza vai ficar show... []`s
falcão Negro
06/09/2007, 18:17
Valeu ai Carlos e Eliseu pela força, ta ficando bom mas da trabalho.E ai Carlos ja instalou o dimensionado?
Dalmo pelo que sei o 240 v e cinco marchas com a 5º 1 por 1, e a primeira e bem reduzida, acho que este cambio era da Silverado. a minha redução e a willys da rural so com uma alavanca, já comprei o eixo com rolamento para colocar na redução.
mais uma foto agora do alargador de paralama da bushwacker de 6".
dalmo cruz torres
06/09/2007, 19:52
Cara, se for o cambio da Silverado, v/c acaba com o resto do jipe e ainda tem cambio pra mais uns 40 anos. Na minha opinião é o melhor cambio que temos no Brasil, eu tô atrás de um desses faz tempo, mas não comprei ainda para não atrasar mais ainda a reforma da minha F-75. V/c não vai fazer trilhas pesadas né, se for trilhar pesado seria o caso de se pensar numa redução da Toyota Bandeirantes. Eu rodava com o motor Ford4.9i na minha F, com o cambio desse motor e redução Willys, quebrar ela nunca quebrou, mas de cinco em cinco meses eu tinha que fazer uma revisão na redução, pois ela começava a roncar. Quando coloquei o eixo do carretel rolamentado as manutenções diminuíram pra perto de uma vez por ano, mas tem que ficar de olho. Essas reduções sempre ficam vazando um pouco de óleo. Meu pai tem uma F-75 4M 6cil. toda original, uma vez eu voltava deum passeio com ela, descarregada, subindo a serra, a camionete começou a perder força, e eu achei que era o motor , tive que terminar desubir a serra em 1 reduzida. Chegando no alto da serra que eu parei a camionete para dar uma verificada nas coisas, foi quando percebi que a caixa de redução estava muito quente. Esperei que ela esfriasse um pouco e consegui chegar em casa, mas quase acabei com a redução.
Carlos Alberto da Silva
06/09/2007, 20:13
ola , sim ja ta no lugar, na estrada ta bom agora e na trilha, testar o motor e a suspençao
caique1177
07/09/2007, 02:00
Boa a dica do oleo da CT, vou repassar pra um amigo que perdeu potencia no CJ5
obrigado
......Dalmo pelo que sei o 240 v e cinco marchas com a 5º 1 por 1, e a primeira e bem reduzida, acho que este cambio era da Silverado. a minha redução e a willys da rural so com uma alavanca, já comprei o eixo com rolamento para colocar na redução.
mais uma foto agora do alargador de paralama da bushwacker de 6".
O 240V não é também o original da F 4000 e do Engesa?... []`s
falcão Negro
09/09/2007, 17:36
sim o 240v era original do engesa com motor de opala, valeu pela dica da t-case Dalmo eu ja estou estudando a substituição futura por uma de toyota bandeirantes ou hilux com engranagens . valeu
dalmo cruz torres
09/09/2007, 17:58
Caique1177, a camionete perdeu força porque tava sem óleo na redução e ela esquentou, esquentando as engrenagens dilatam, dilatando, uma começa a apertar a outra, a travar, mas quando esfria (se não tiver quebrado tudo) volta ao normal, e o veículo fica com força normal.
Carlos Alberto da Silva
09/09/2007, 18:01
falcão posta algumas fotos da viatura
falcão Negro
11/09/2007, 19:02
Ok Carlos vou tirar umas fotos na quinta e coloco aqui.
falcão Negro
15/09/2007, 16:24
Devagar e sempre, fotos das sapatas da suspenção com 13 cm de aumento na largura, com a finalidade de diminuir o tombamento da carroceria nas curvas.
falcão Negro
11/10/2007, 19:52
Ola camaradas, estive um tempo fora viajando mas ja estou de volta, semana que vem começa a adaptaçõ do motor e cambio, vou passar la e tirar umas fotos das flanges, estou atraz de um teto solar do omega para adaptar na capota, espero que ate o final do mes ja de para ouvir o som do motor roncando ja estou com SSJ ( sindrome dos sem jeep) e isso esta afetando o meu dia a dia, uma prova disto e o aumento do consumo do medicamento Beer(hehehehehe), para acalmar a ansiedade. Valeu galera
dalmo cruz torres
13/10/2007, 21:14
Falcão Negro, estava olhando o outro tópico que v/c abriu sobre o jumelo do eixo dianteiro ser colocado na frente ou atrás do eixo. Passei pela mesma dúvida quando estava colocando as molas do Toy na minha F-75, a minha camionete e o seu jeep tem projetos parecido, por isso posso te afirmar categoricamente, melhor pra nós é usar os jumelos na frente o eixo. Não fica tão macio como o jumelo atrás do eixo, mas fica mais seguro em estradas. Outra coisa, colocar as molas para fora do chassis diminui o tombamento da carroceria, mas não muda em nada a hora que o jeep vai tombar. Para mudar o ponto de tombamento tem duas maneiras, rebaixar a carroceria(e o centro gravitacional) do jeep ou colocar rodas que fiquem mais para fora da carroceria, ou eixos de rural por exemplo.
Como v/c já colocou as molas para fora, vai ter que tomar muito cuidado com isso, por se tiver abusando da inclinação lateral do jeep, ele não vai avisar que vai tombar, ele tomba de uma vez.
falcão Negro
15/10/2007, 11:37
ola Dalmo, valeu pelas dicas, mas porque vc fala que ele fica mais seguro na frente, eu aumentei a largura tambem com eixos de rural e pneu 33, acho que assim ica dificil capotar tem que abusar muito (apesar que adoramos a adrenalina heheheheh). valeu.
dalmo cruz torres
15/10/2007, 13:17
O feixe de molas com o jumelo atrás fica mais macio. ao fazermos uma curva, o peso do veículo se concentra em um lado do veículo, fazendo com que o feixe de molas ceda mais, aliado ao fato normal de que em movimento do veículo já "força" o eixo para trás, teremos um veículo que "mergulha " a frente em curvas. esse movimento pode ser muito perigo. Por outro lado, como v/c está colocando os eixos da rural, acho que se colocar os jumelos atrás não terá problema.
Aqui no fórum tem uns bons tópicos que explicam a diferença de tombamento da carroceria e o ponto de tombamento do veículo. Estes são diferentes, e muita gente confunde. Só pra v/c ter uma idéia, colocar as molas por fora do chassis altera o tombamento da carroceria, mas não muda nada o ponto de tombamento do veículo. Quer dizer, as molas para fora tem o mesmo efeito de barras estabilizadoras, que estabilizam a carroceria , evitando a sensação de tombamento dela, mas não mudam em nada o ponto em que o veículo vai tombar. Para alterar o ponto de tombamento do veículo podemos colocar eixos mais largos ou abaixar o carro todo(o centro gravitacional).
Pessoalmente não me preocupo com o tombamento da carroceria, me preocupo com o ponto de tombamento do veículo. Acho ainda que as molas por baixo do chassis aumentas a alavanca da carroceria sobre as molas, deixando o arro mais macio sem que seja preciso tirar algumas das laminas dos feixes de molas. Mas...o tombamento da carroceria não influi na performance do veículo em asfalto, é puramente pessoal.
falcão Negro
15/10/2007, 21:03
Valeu Dalmo pela explicação, vou ficar atento a isso, e não forçar muito em curvas. depois de testar eu relato aqui o desempenho. valeu
falcão Negro
16/10/2007, 14:59
Hoje dei uma passada la na oficina, para dar uma olhada no bicho, alias eu nao tinha escrito aqui, a oficina é a OFF ROAD 4x4 do Pedro aqui em Goiânia, o cara entende muito de Jeep, o câmbio já esta pronto com a flange conforme foto, a capota esta na fase final de funelária, encostei os alargadores da bushwacker so pra ver como vai ficar, na frente ficou beleza, mas atraz sobrou 4 cm de pneu, vou ter que mexer no off set da roda. No mais é so pegar a flange para caixa seca que vai ser a original e montar, acretido que ate o final do mês já de para ouvir o ronco do motor, alias vou dar uma mexida na bomba e na turbina para ver se ganho uns cv a mais heheheheheheh.
falcão Negro
16/10/2007, 15:02
foto dos alargadores
falcão Negro
16/10/2007, 15:08
Umas fotos de um jeep aqui de goiania que foi alargado e aumentado o comprimento , ficou muito maneiro, derrepente num futuro proximo eu faça isso, e uma c10 que o pedro preprarou, conjunto mecanico todo da hilux 3.0 eletrinica show de bola.
Falcão,
esse bushwacker, como vc. trouxe, importou direto? quanto ficou? to pensando em comprar pra mim e pedir pra uma amigo que ta vindo trazer...
obrigado.
abraço.
falcão Negro
16/10/2007, 17:43
Ola Tuna, cara eu comprei com a ASKBY, demorou um bom tempo mas chegou. Valeu
Beleza, valeu mesmo.
abraço.
falcão Negro
16/10/2007, 21:11
Ai Tuna, o Pedro da OFF ROAD 4x4 tirou uma copia dos meus alargadores para fazer em fibra com certeza vai ficar ais em conta, na ASKby esta 650 doletas.
diogo ludovico
16/10/2007, 22:28
Beleza Falcão!
Seu jeep está ficando show!
Moro em frente a oficina do Pedro, o meu samuka (atualmente na Fibrauto fazendo o motor) deve ir pra lá semana que vem para tocar a suspenção, então estou sempre por lá dando uma olhada nos projetos.
Desde que seu jeep chegou lá, e o pedro me falou qual seria a capota, fiquei me perguntando se vc mudaria as janelas (aumentaria).
Voce pretende aumentar as janelas? principalmente as da porta, pois estas ficarão pequenas em relação ao jeep não?
Voce pretende aumentar o jeep igual aquele que virou quase um CJ6? ou apenas nos 30 cm de entreeixos que o pessoal costuma aumentar (maior espaço p as pernas?)
Quanto aos alargadores, logo devo colocar peneus 31", então devo dar uma "ajeitada" nos que o pedro faz de fibra, pois com a minha (offset negativo) os meus peneus originais 205 já ficam quase 3 cm para fora dos paralamas originais:twisted:
Novamente parabens pelo projeto, um exelente modelo base (Cj-5) com motor confiavel diesel e o conforto de um teto rigido....parabens!
falcão Negro
17/10/2007, 12:29
Ola, Diogo valeu pela força, olha so quanto a capota o Pedro me mostrou uns vidros do troller para colocar atraz mas eu achei que ficaria grande de mais, e esse vidros trasseiros que estão nela, sao moveis eu posso abrir o que melhora na ventilação, os das portas dianteiras futuramente eu vou colocar inteiro, sem o quebra vento, se vc olhar os vidros do hummer sao pequenos tambem e ficol legal, vamos ver como vai ficar, eu estou colocando tambem um teto solar manual do omega, quanto aumentar o tamanho e o proximo passo assim que eu juntar dinheiro para deixar o Pedro feliz hehehehehehe. Valeu um abraço, vamos marcar uma trilha tão logo as viaturas estejam prontas para testar heehehehe.
diogo ludovico
18/10/2007, 02:12
Vamos marcar mesmo!
passei hoje no pedro para agendar a instalação da suspenção e ele me falou que já está ajeitando o seu para a vistoria do IMETRO, espero que de tudo certo e que logo ele esteja rodando!
Quanto a aumentar, vc já orçou com o pedro quanto que ficaria?
Falo porque vc vai acabar pagando 2 serviços de funilaria da capota e dois de carroceria, se fizesse tudo de uma vez talves saisse mais em conta. Sei que é dificil pois a gente tem tantas ideias p o carro e nem sabe o que fazer primeiro, mas veja lá, as vezes compensa ele ficar lá mais um tempinho mais já sair em definitivo.
Mas assim que eles estiverem prontos pode ter certeza que vamos marcar uma trilha!
falcão Negro
27/10/2007, 23:36
E ai galera mais alguns passos dados essa semana, foto 01, caixa seca do 4.1 so tem que mudar a furação no motor, capota esta tomando forma, vou mudar as maçanetas das portas que eram de toyota , pelas do fiorino, a suspenção dianteira ja esta no lugar 7 cm mais larga, e e isso por enquanto.
fabiano carraro
28/10/2007, 14:07
olha FALCAO ja andei em jeeps com este tipo de capota e o calor que ç forma lá dentro vai te "assar",hhehehehe,brincadeirinhas a parte,é melhor vç dar uma olhada no tamanho destes vidros e colocar uns bemmmm maiores pelo menos nos dianteiros ou entao pensar em fazer uma entrada de ar no teto igual as pick-ups de rally com algum tipo de saida na parte de traz para que o ar circule legal, que por sinal ia ficar bem interessante,estou montando um cj-6 reconfigurado para (cj-8/pick-up),e tambem vou fazer uma cabine de lata/fibra pra ele mas o interior vai receber manta asfaltica no cofre do motor e por baixo onde corre o scap,senao ninguem aguenta la dentro.t+ o jeepao ta ficando show.
falcão Negro
28/10/2007, 14:45
Fala Fabiano, cara essa capota tem os quatro vidros com maquinas eo teto possui uma entarda de ar grande onde que eu estou pensando em colocar o teto solar do emega, ela vai ser toda revestida com proteção termica e o cofre do meu motor ja possui uma manta termica, se o negocio apertar eu coloco um ar condicionado, ja que o jeep e para viajar, em cima da capota ainda vai uma cesta para tralhas e um estepe o bicho vai ficar grande, a vantagem desta capota tambem é o espaço interno eu vou colocar nas paredes redes para acondicionar o material e ainda fico com o espaço sobre as caixas de rodas. vamos ver no que vai dar eu vou atualizando aqui a medida que for ficando pronto. Valeu
falcão Negro
28/10/2007, 14:50
Entrada de ar e vidros traseiros basculantes
foto dos alargadores
Falcão,
Esses alargadores são gringos?
falcão Negro
29/10/2007, 09:39
Ola Caveso, sim esses alargadores são da Bushwacker, www.bushwacker.com (http://www.bushwacker.com), eu comprei com o silvio da askby demorou um pouco parachegar mas venho tudo certinho, se o seu cj5 tem a traseira quadrada tem que comprar o modelo do cj7 que abe certinho ele tem 16cm de largura e o material e muito bom, o meu mecanico tirou o molde para fazer em fibra igualzinho e bem mais em conta, esses custa 600 dolares ja com o frete e taxa de importação. valeu
Falcão,
Eu quero fenders desse modelo para meu engesa, mas teria que pegar o modelo desses gringos e adaptar em fibra ao engesa.
Valeu pela dica e parabéns pelo Falcão, tá ficando show!
falcão Negro
29/10/2007, 15:01
Ok, Caveso eu posso ver com o Pedro aqui se ele faz um para o engesa usando o meu como modelo ai mando uma foto para vc ver se gosta. Valeu
Opa,
Se puder fazer esse favor...
Valeu!
falcão Negro
31/10/2007, 14:15
Ola Caveso, falei com o Pedro, e é possivel fazer o alargador para o engesa utilizando o meu como modelo, ele vai fazer um para amostra, o problema e quando pois ele esta ate o talo de trabalho, Valeu
Opa, beleza!
Veja com ele pra quando dá e quanto será!
Valeu!
falcão Negro
16/11/2007, 14:41
Fala Caveso, os alargadores devem ficar e tornode 500 pratas, o problema e quando ele vai fazer.
Mesmo usando alargadores com 16 cm os pneus ainda ficaram 6 cm para fora, vou ter que mudar as rodas para 15x 8 e diminuir o pneu para 31 10,1 15, pra ficar ok,
Poxa cara, muito caro!
Passo a bola....rs
...... os alargadores devem ficar e tornode 500 pratas....
Serão folheados a ouro?!?! []`s
AUTOCARIOCA
17/11/2007, 19:53
vou ver com um amigo se faz apartir das fotos dos alargadores em fibra
é a especialidade dele fazer algo em fibra apartir de amostra
ele trabalha com produção cenografica na Record
se ele conseguir eu abro um topico aqui
falcão Negro
19/11/2007, 13:11
Ola rmarx, estou me mudando para o rio de Janeiro em Janeiro se quiser pode tirar o molde dos meus paralamas. Valeu
Paulo Silverio
15/12/2007, 03:45
Caro Falcao Negro,
- Como vc fez a importação?
- O seu mecanico será que faz um paralama inteiro com o formato desse alargador com o parafusos saliente (um incorpora-o ao paralama para parecer uma peça só) ?
- De uma olhada nesses modelos (tem uma liso sem parafusos que também seria um opção)
- Será que ele fabrica esse modelo liso também? (jeep amarelo)
Me responda pelo " paulosilverio@msn.com "
diogo ludovico
15/12/2007, 13:04
Já vi este paralama lá no pedro, ele se parece com o do cinza, mas com as setas laterais do azul.
Na verdade é igual ao azul, mas sem aquela estenção horizontal no final dos dianteiros.
Carlos Alberto da Silva
25/08/2008, 22:08
Ola falcão como vai e o jeep como ficou
Olá!
Bom... Sou o novo proprietário do Falcão negro. O projeto sofreu algumas modificações (na ordem de execução):
- Tanque inox 62lts, bóia de coluna VDO (remoção do V traseiro do chassi)
- Alongamento (do chassi e lata) para ter um entre-eixos de 101 polegadas (bernadão)
- Alargamento (apenas da lataria) de 26cm
- Reestilização dos pára-lamas dianteiros
- Ar condicionado
- Pedaleria Ranger
- Embreagem hidráulica
- Hidro Freio F-250
- Reestilização do capot
- Grade frontal estilo Rubicon
- Power-train Hilux japonesa
* Novo quadro de para-brisa
* Nova capota
* Gaiola roll cage
Os itens marcados com * ainda não foram providenciados ou executados
__..:: Para os interessados em fazer algo parecido: ::..__
Tudo executado em Goiânia-GO. Os valores até agora: (Dólar R$1,80; Euro x Dólar US$1,40)
- Conjunto radiador do motor e do ar (do laguna) com confecção de suporte: R$ 790,00
- Hidro freio completo F250 com confecção da flange: R$ 600,00
- Pedaleira Ranger (freio e embreagem): R$ 80,00
- Alongamento e re-enquadramento do chassi em duas empresas especializadas em chassi de caminhões (incluindo jateamento de areia para procurar trincas - nenhuma encontrada) R$ 820,00
- Perfis metálicos e chapas de aço, para o novo assoalho e devidos alargamentos e alongamentos (incluindo dobras e oxi-corte, foi construído um chassi com perfil #14 50x30 para reforçar o assoalho e distribuir cargas da gaiola) R$ 920,00
- Mão de obra para montagem da nova lataria (pára-lamas, alongamentos, alargamentos e assoalho) com material de solda elétrica e O2 R$ 2.800,00
- Material de preparo: massas light, plásticas, poliéster, (muito) KPO, verniz bicomponente, pu preto cadilac, fundo PU, Wash prime, lixas, thinner, desengraxantes, discos de corte, discos flap, discos desbastadores, estopa: R$ 1.700,00
- Fabricação do tanque inox e bóia: R$ 620,00
A seguir postarei umas fotos do chassi quase pronto
.
Aí estão algumas fotos...
A foto ref_alma.JPG mostra as almas das vigas do chassi que foram reforçadas no trecho entre os apoios das molas, para evitar a concentração de tensões. Na foto aparecem o reforço da alma (soldado e parafusado) e o reforço da mesa superior (soldado nas bordas intercaladamente)
A cor verde do chassi se deve a aplicação de wash prime após o jateamento de areia.
falcão Negro
21/08/2009, 16:32
Parabens, fui eu quem iniciei esta saga desistiu da capota de ferro, o Pedro chegou a terminar aquele projeto, valeu
Carlos Alberto da Silva
21/08/2009, 17:28
Ola Falcão, desistiu do projeto da expediçao pelos parques
Olá Falcão Negro...
Isto mesmo! Só sigo o caminho que você iniciou...
Infelizmente o Pedro não conseguiu tocar o projeto... Mantive o Jeep na oficina dele, insisti pois lá eu tinha um aparelho de solda mig a minha disposição, quando acabaram-se os serviços de solda (reforços das mesas e apoio das molas) puxei o carro (literalmente). O serviço de lanternagem que tinha sido feito lá foi todo desfeito, pois cortei o caixote em seis pedaços para alongar e alargar (depois vou contar esta história e mostrar as fotos).
Resolvi que vou diversificar em oficinas: se é chassi - empresa especializada em chassi, se é lanternagem - idem, se é motor - levo só para oficina de motor... Quando for para fazer alguma adaptação - levo para uma oficina "de Jeep" - o ruim disto é que eu tenho que ser "mestre de obra" de tudo...
Não desisti da capota. Porém estou esperando o caixote ficar pronto para decidir se construo outra ou se aproveito a "original"... Mas uma coisa já está certa: no projeto não vai entrar nada de fibra-de-vidro! Tudo de aço e os detalhes feitos em estampa no martelinho!
.
Terminei o desenho CAD que gerou uma superfície plana. Vou levar ao pantógrafo Oxi-corte e cortar as chapas de aço para a nova grade dianteira. Os passos para concluí-lo foram:
- digitalizar o contorno da grade dianteira original, fiz isto em papel milimetrado, marquei as ordenadas e abscissas em raios de 5mm.
- entrei com os pares ordenados no cad
- alonguei os 260mm e marquei os furos dos faróis e as canaletas de ar.
- programei uma dobra e cortei um sólido para obter a frente
- retifiquei a dobra em superfície para obter o contorno que será levado ao pantógrafo. A dobra fez com que os furos para os faróis não sejam uma circunferência.
Vou plotar o desenho em escala 1:1 em pena 1,2mm e levá-lo para cortar as chapas.
O resultado do desenho CAD está na foto anexada- frente.jpg
.
falcão Negro
22/08/2009, 17:16
Blz Melo vai ficar show de bola, O Pedro mudou de oficina pois eu procurei ele la e estava fechado, e o motor como esta chegou a rodar com ele. Vai colocando as fotos ai para mim matar a saudade,hehehehe.
Fala aí Falcão,
Você precisa ir lá mesmo, apesar dos meus protestos, o Pedro retirou um monte de peças do "Falcão Negro" sob a justificativa que ia guardar para você.
Anexei o lugar da oficina que pode ser vista pelo google earth.
falcão Negro
23/08/2009, 19:32
Ue não to sabendo disso, inclusive eu estou morando no rio de janeiro já faz 1 ano, quais peças ele pegou, esta foto do google e do endereço antigo perto da ortobom, eu fui la e estava vazio, valeu
Estou lhe mandando uma mensagem privada...
Os serviços de funilaria terminaram.
O caixote foi alargado em 26cm e aumentado em 52cm: 22cm na porta e 30cm entre a porta e a caixa de rodas.
O Chassi foi aumentado para que se ter, exatamente, 101 polegadas de entre-eixo.
Algumas fotos do caixote, paralamas e alargadores. Tudo sendo alinhado para definir os pontos de fixação definitivos do chassi.
Barão Vermelho
07/09/2009, 20:14
Parabens, esta ficando muito bonito o seu jeep.
lucciano amaral
13/07/2010, 13:08
.
Terminei o desenho CAD que gerou uma superfície plana. Vou levar ao pantógrafo Oxi-corte e cortar as chapas de aço para a nova grade dianteira. Os passos para concluí-lo foram:
- digitalizar o contorno da grade dianteira original, fiz isto em papel milimetrado, marquei as ordenadas e abscissas em raios de 5mm.
- entrei com os pares ordenados no cad
- alonguei os 260mm e marquei os furos dos faróis e as canaletas de ar.
- programei uma dobra e cortei um sólido para obter a frente
- retifiquei a dobra em superfície para obter o contorno que será levado ao pantógrafo. A dobra fez com que os furos para os faróis não sejam uma circunferência.
Vou plotar o desenho em escala 1:1 em pena 1,2mm e levá-lo para cortar as chapas.
O resultado do desenho CAD está na foto anexada- frente.jpg
.
Amigo seria possivel vc me passar essa grade frontal em CAD via email, gostei muito desse modelo. Parabens pelo jeep.
luc.vga@netvga.com.br
lucciano