Conectar

Ver Versão Completa : MULTADO por BODY LIFT - Frustração com PRF

EduardoToyota
15/06/2007, 20:45
Pessoal,

Hoje a tarde fui parado pela Polícia Rodoviária Federal com minha toyota Hilux CD com BL de 3" e pneus 33".

O cara foi extremamente grosso comigo, ja puxo a caneta dizendo q tava mto alta, q a suspenão tava adulterada e bla bla bla...

Daí foi pras películas, um pouco ilegais, acho q eram 50%, nada muito fora.. tinha os adesivinhos de 50% daí eu mostrei pra ele, ele quase me xingo quando mostrei pra ele, ele falo q eu tava querendo banca de espertinho e q ia me multar por os pneus tarem pra fora só por eu te falado aquilo. (Os pneus não estão pra fora do para-lama, possuo alargadores).

Chorei um pouquinho e ele recolheu os documentos, e só pudia retirar quando o carro estivesse OK.

Fui até o centro de inspeção veícular do inmetro, paguei R$350 para fazerem uma inspeção na suspensão e foi aprovada! vai constar no meu documento do veículo que a altura do carro não é original, e a suspensão foi adulterada, e agora posso fuçar o quanto eu quiser.

Voltei pra PRF pra pegar meu documento e o cara extremamente estúpido ainda tava querendo me multar por causa dos pneus!!! Daí o chefe dele que tava junto falo q dessa vez passava, mas segundo ele eu teria que regularizar. Peguei minhas coisas e fui imbora indignado.

Minha suspensão é original, só tinha o BL, pra mim o cara só quis tirar o dele..

Se alguém já passou por alguma situação frustrante como essa seria interessante de relatar aqui.

Um grande abraço

Eduardo

Toyota Hilux 95 4x4 CD 2.8D - BL3"(NO DOCUMENTO!!!) BF33"

Edintruder
15/06/2007, 21:46
Esse é o grande problema que a população brasileira sofre! Abuso de autoridade aliada com burrice aguda!!!

murilloaquino
15/06/2007, 23:24
A vontade que dá e deixar us ciquentinha q eles estavam querendo debaixo da mesa e sair fora.A justiça desse nosso país nos leva a essa atitude

João Pedro
16/06/2007, 03:36
Nunca suborne, propine ou conceda algo fora da lei.
Se vc estiver certo terá como comprovar, pode se aborrecer e perder um pouco de tempo mas estará ao lado da lei.

Se o agente público insinuar querer algo em troca de facilidades denuncie, se exigir é extorsão. neste caso, vc mesmo pode dar-lhe voz de prisão em flagrante (faça-se acompanhar de alguém paratestemunhar a extorsão).

Lembrem-se, CPP do Brasil contempla e apena os dois agentes em casos de corrupção. É criminoso o agente público que pede (ou recebe) como aquele que da ou oferece.

Para finalizar, toda corporação (mormente e principalmente às instituições policiais federais) tem corregdorias rígidas e severas. Caso necessário, represente.

Engels Kbça
16/06/2007, 08:27
Nunca suborne, propine ou conceda algo fora da lei.
Se vc estiver certo terá como comprovar, pode se aborrecer e perder um pouco de tempo mas estará ao lado da lei.

Se o agente público insinuar querer algo em troca de facilidades denuncie, se exigir é extorsão. neste caso, vc mesmo pode dar-lhe voz de prisão em flagrante (faça-se acompanhar de alguém paratestemunhar a extorsão).

Lembrem-se, CPP do Brasil contempla e apena os dois agentes em casos de corrupção. É criminoso o agente público que pede (ou recebe) como aquele que da ou oferece.

Para finalizar, toda corporação (mormente e principalmente às instituições policiais federais) tem corregdorias rígidas e severas. Caso necessário, represente.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:Ce rto João :palmas::palmas: Procuro sempre andar correto e se o "mau policial" tentar arrumar alguma irregularidade, mando multar, depois recorro da multa, se foi injusta. Pago multa mas não dou propina.

Abração

folgado
16/06/2007, 08:51
Oferecer "cinquentinha" ao policial configura o crime de corrupção ativa, art. 333, do Código Penal:

Corrupção ativa
Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

Portanto, cuidado!

[]'s

Walter L. L. Casitta
16/06/2007, 08:58
X3!
Também pago a multa, mas não a propina. Nunca fui abordado com indelicadezas por algum policial PM ou Federal mesmo eu estando errado. Sei que existe, mas fica até difícil de acreditar nesse tipo de atitude por parte deles.
Os policiais tem que ter sangue de barata diante do monte de merdas que muitos motorista aprontam por aí.

Allan Nielsen
16/06/2007, 09:29
X4
Pago multa mas não dou propina.
Na maioria das vezes um comportamento amistoso, correto e firme, não negando a verdade e reconhecendo o erro (quando há) evita a multa.

O maior alvo dos maus policiais são os mais jovens, que pela inesperiencia em lidar com o problema, a pressão ou o desconhecimento acabam entrando nessa. Neste caso acho importante este tipo de relato para que os mais jovens participantes do forum tenham esta visão.

sds

Edintruder
16/06/2007, 10:22
X5!!!
Eu nãoando com dinheiro, então não tenho nem comopagar...
Mas daqui ha algum tempo eles irãoandar atécom máquina para cartão de crédito/débito, pois a PRF está minada de policiais que aceitam esse tipo de propinas, tal como tem uns que pedem na maior cara de pau!

Fernando Lages
16/06/2007, 11:09
X6 :discordo:

Agora, não sei se é culpa deles ou da PRF, mas precisam de treinamento adequado para alguns itens da legislação...

Se body lift for alteração da suspensão, trocar o som do carro também é. Afinal de contas, tá tudo na massa suspensa...
Alteração da suspensão envolve amortecedores, molas, mas não tem nada a ver com calço de carroceria. O problema é que não é o primeiro no fórum que relata algo assim (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28119&page=3 - só não sei se a alteração era BL ou SL).

Li um artigo malhando o Contran por ficarem criando resoluções sem se preocuparem com o modo como elas serão aplicadas:
http://www.juarezdeoliveira.com.br/juridico.asp?id_Juridico=5

Walter L. L. Casitta
16/06/2007, 11:20
O BL não altera a suspensão, mas quem usa BL usa pneus maiores, então de qualquer forma tem que levar a coisa com jeito...

Charles Noronha
16/06/2007, 12:06
"Nunca encontrei um policial que não aceitou propina e espero nunca encontrar, prefiro ajudar o policial do que pagar o dinheiro para politico ladrão tomar uisque"

palavras de um amigo meu

esteticar
16/06/2007, 12:10
valeu é isso ai, ja passei por isso de terque ficar bem quietinho para os policiais não abusarem ainda mais de sua farda......

Fernando Lages
16/06/2007, 17:04
O BL não altera a suspensão, mas quem usa BL usa pneus maiores, então de qualquer forma tem que levar a coisa com jeito...

Mas claro, senão pra quê o BL? :lol:

Mas é mesmo, de qualquer modo, quem for parado, tem que ir com calma.
Só o que não está correto é a lei ficar dependendo de achismos ou ser aplicada por falta de conhecimento. Infelizmente, alguns detalhes requerem alguma noção de mecânica... ou pelo menos alguma orientação deve ser dada aos policiais...

Mas fazer o quê, quem caneteou parece que não pensou nisso! O próprio Detran não sabe esclerecer nada, eu fui uma vez lá e perguntei, disse que queria deixar a minha Path com a altura original, e que eles deveriam ter esses dados cadastrados para fazer cumprir a Resolução 201, e eles responderam que isso somente a fábrica poderia informar... (eu complemento: e olhe lá...)

João Pedro
16/06/2007, 17:33
Fernando, ñ sei como é na PRF mas se for similar à instituição que servi a coisa é estrutural mesmo.
Veja bem, mudam-se regras e normatizações a toque de caixa e ao sabor de políticas nem sempre alinhadas aos critérios técnicos. Daí, entra a anêmica ponte de informação que deveria ligar o legislador e quem caberia fiscalizar a aplicação de tais normas. Uma barafunda que faz surgir agentes desmuniciados de informações relevantes e atuais. Isto, resulta em "interpretações" da cuca de cada um. Claro, o que faz é produzir absurdos.

Penso, que se um veículo for trasnformado de seu layout original (inclusive estrutural), mas devidamente aprovado por órgão técnico (nos critérios de segurança, digibilidade etc), não haveria razão para sua proibição.
Infelizmente, deixam o barco correr aí, um belo dia, quando a situação está estabelecida e muita gente adotou esta ou aquela modificação (antes não normatizada e não proibida), "baixa um santo" em uma "porta-bandeira" qualquer que resolve proibir ou podar de tal maneira uma alteração que a torna inviável. E o prejuízo de quem a adotou de boa fé e no hiato das normas reguladoras?

Quanto à propina, não quero me posar de vestal (muito ao contrário). Mas ocorre que a existência do corrupto só é possível com a existência do corruptor. Uma simbiose perfeita, onde um não existir sem o outro. Do contrário, como já disse, é extorsão.
Não interpretem mal minhas colocações, não estou de modo algum dizendo que o colega é corrupto porque esteve a ponto de ceder a suposta chantagem. Mas é a rotina do ato, de muitas pessoas que aceitam esta prática, que induz a procriação de corruptos.

No caso do colega, sendo continuamente exposto a constrangimentos e "pressões", poderíamos, em tese, configurar como extorsão mesmo.

Infelizmente, "andar na linha" neste país é coisa quase para abastados.
IPVA's de custos estratosféricos + seguro obrigatório + seguro particular + pedágios a cada 100Km.
Tudo isto me faz remontar à célebre frase do atribuída ao general Dutra, quando membros do sistema de segurança pública da antiga capital federal foram até ele pedir aumento salarial: "Para que voces querem aumento? Voces tem arma e carteira!"

É esta imagem, corroída pela própria visão conspurcada da visão preconceituosa dos líderes políticos, que relegaram os policiais sua imagem junto à sociedade.
Graças a Deus isto está mudando, pois, em sua grande e esmagadora maioria, nossas instituições policiais federais contam com membros de conduta ilibada e irreprensível na sua conduta profissional.

offroad
16/06/2007, 17:39
para nao falar 100%, digo 99% dos policias estao lah para cumprir hora e "talvez" levar algum "extra". Ou ainda pelo "poder" q a farda lhe confere ele na duvida ou na ignorancia prejudica o condutor/proprietario do veiculo.
O Estado deveria estimular o policial. Mas ao contrario, se conforma com extras ou bicos. Muito policial por ai aprendeu q roda gaucha e tala larga era ilegal, isso a muitos anos atras, duvido se eles tiveram uma atualizacao, duvido ainda se conhecem a legislacao. Isso tudo possivel com a convivencia do brasileiro ou simplesmente, conformado e acomodado.

ramonpoa
16/06/2007, 22:14
Concordo com muitos por aqui de que pago multa mas não dou propina.

Aliás, tenho tido boa impressão nos últimos anos com a PRF. Todas vezes que fui abordado o fui com muita educação, policiais com excelente nível, e 2 vezes me alertaram por ultrapassagem em faixa dupla e outra sem seta e não me multaram, mas deram "alerta". Em nenhum momento vi qualquer menção de proprina...

Meu irmão, que lida com transporte de cargas, diz que estou errado. Que propina de 10, 20 ou 50 é NORMAL em caminhões e eles só não fazem isso com "particulares" por ser muito arriscado (não sabem o que o particular é). Não sei disso, nunca vi, foi comentário dele.

Já na Argentina é brabo. Viajo muito para lá e a província de Entre Rios é uma corrupção danada. Mesmo assim, pago multa mas não pago proprina. Quando viajo de moto então... nossa... em 2005 nos retiveram 4 horas no túnel do Rio Paraná. Era só pagar 30 pesos.... mas batemos pé.... chá de banco.... e multa por falta de equipamento essencial na moto (nã anotaram qual era, mas disseram que era o extintor... vê se pode)... nunca paguei a bendita multa (queriam receber lá, mas eu disse que só pagava no banco...).. mas como sempre... pago multa mas não pago propina.

Waldir Carlos
17/06/2007, 18:37
:palmas::palmas: Eu "tumém", me arrebento nas multas mas NÃO dou propina. Que eu me lembre, nesses quase trinta anos de habilitação, fui "obrigado" a ceder duas vezes [... Estava sozinho e o "puliça" era daqueles nojentos; chegou a me ameaçar!]. Quando sou parado, fico observando o "perfil" do PRF e sempre me porto com educação e paciência. Se o cara for daqueles que inventam "não conformidades", tento argumentar. Se estou errado, nem questiono e peço para ele fazer valer a lei.

É o Brasil!! A gente só corrige isso agindo com seriedade e só alcançaremos dias melhores se houver investimento em EDUCAÇÃO. São décadas de conformismo. Mas... tenho observado discretas melhorias nos patrulheiros mais novos.

OFF: ramonpoa, quando puder veja MP que te enviei.

[]s

Pequeno jr
17/06/2007, 21:04
Eduardo,

vc viu ai a galera explicando q vc fez o certo de pegar a multa e etc. Mas a dica que lhe dou agora é buscar seus direitos.

Entre em contato com a corregedoria da PRF no seu estado e na sua cidade, explique seu caso e faça o contrário. Agora prove que vc está certo, que o agente público abusou dos seus poderes e etc.

Tenho certeza que vc caso vc ja tenha pago a multa, eles lhe darão o dinheiro de volta e a parte melhor, o polícial tera um PAD - processo administrativo Disciplinar contra ele.

Edintruder
17/06/2007, 21:21
Cada dia eu tenho mais convicção que eu estou fazendo a coisa certa! Eu ando sempre com a câmera digital comigo, qualquer coisa começo a filmar na maior cara de pau e uso isso como prova! Garanto que quando começar a gravar o cara ou perde a cabeça ou começa a tratar com respeito.

SÉRGIO HOLANDA
17/06/2007, 23:18
Isso mesmo Edintruder...

em Abril fui ao Peru, Bolívia, Chile e Argentina de Carro, dos 15.000km rodados, mais ou menos 10.000km foram aqui...você imagina que meu carro estava completamente regular, não por causa, apenas, das nossas leis, mas estava saindo do País e lá fora você tá sozinho e aqui é mais fácil de resolver problemas de abuso...

quando saie de Porto Velho um guarda da PRF me parou e pedio od documentos, nisso estavam mais 5 carros juntos na viagem, e o cara depois de var os documentos pediu para mostrar o estintor, o triangulo, chave de rodas, putz um monte de coisa, ai expliquei pra ele que estava indo fazer essa viagem e que com toda certeza do mundo estava tudo certo, mas o cara foi inrredutivel e começou a procurar cabelo em ovo, ai me arretei e comecei a discutir com FDP e minha esposa pegou logo a filmadora e fui pra cima de nós dois e o cara não gostou e o mais engraçado de tudo é que os amigos dele estavam dentro do posto se abrindo na gargalhada com o cara...acho que ele achou que ia levar um bom trocado...rasgou, pois não digo que nunca vou fazer ou deixar de fazer, pois nunca é muito tempo...mas eu sou dou uma proprina pra não ser preso no mais eu pago a multa e depois vou brigar por isso...

é uma pena o que aconteceu, mas amigo, faz o seguinte, tenta se documentar ao máximo sobre suas alterações e na hora da confusão seja o mais calmo possivel...

abrs

Sérgio Holanda

Cada dia eu tenho mais convicção que eu estou fazendo a coisa certa! Eu ando sempre com a câmera digital comigo, qualquer coisa começo a filmar na maior cara de pau e uso isso como prova! Garanto que quando começar a gravar o cara ou perde a cabeça ou começa a tratar com respeito.