Ver Versão Completa : diesel x gasolina
pereira da costa
15/06/2007, 18:35
Agradeço com muita alegria a todos os prezados foristas que responderam meus tópicos (dúvidas), cujo foco principal foi 4x2 ou 4x4, gasolina ou diesel; como já estou formando minha decisão de compra conforme minhas necessidades: nostalgia da infância (meu pai teve algumas f-100 v-8); uso urbano 99,9%; substituir meu civic apenas pelo desejo de ter a picape; e questão pratica ganhar alguma altura para apreciar melhor a paisagem, e outros supéfluos mais, etc.). Penso que vou optar por uma xlt 4x2 gasolina, okm, por 63 k. Lembro que o Gouveia fez essa referência. Entretanto deixo a questão gasolina x diesel, mais uma vez,para suas análises, sugestões e comentários críticos e frios ou até ácidos e obviamente isento de paixões!?!? O propósito é trazer a discussão para que todos que tenham essa dúvida sobre que combustível vai optar, estejam abastecidos de informações, esclarecimentos, opiniões e sugestões para a sua tomada de decisão: pessoal e intransferível! Alguém do forum falou até em "ouvir o coração", eu diria intuição, além dos familiares. Em suma fiquei feliz e empolgado em participar do forum e espero poder continuar participando, com a provável aquisição.
Walter L. L. Casitta
15/06/2007, 18:42
http://www.clubedodiesel.com.br/
+1 voto para o Diesel...
I love diesel :D
srgrande
15/06/2007, 19:37
Se fosse V8, com certeza optaria pela gasolina, mas não da p comparar um raquitico 4 cilindros 2.3! gasolina c o 3.0 Turbo Intercooler Diesel.
murilloaquino
15/06/2007, 21:40
3.0 diesel concerteza...
38.7 kg de torque...163 cv e ainda consumo de 10 a 12 km/l...
Se vc tiver $$$ e for usar tudo o que o carro oferece, compre a Diesel, caso contrário o Duratec 2.3 16V atende muito bem.... principalmente pra quem anda pouco e vai vender o carro antes de 4 a 5 anos...
Hoje os motores diesel tem mais potência que as ofertas à gasolina, sendo este o único motivo que eu aceito pra quem defende o diesel, mas falar de preço de revenda, consumo e manutenção, pra mim, não são argumentos plausíveis...
Engels Kbça
16/06/2007, 08:42
No seu caso, recomendo Gasolina:dance:
Walter L. L. Casitta
16/06/2007, 09:15
Vamos ser realistas. Só um zeruela não compra uma picape diesel se tiver o dinheiro na mão. Picape a gasolina é uma opção só pra quem não tem ou não quer se comprometer com o banco.
themoteo
16/06/2007, 13:55
Estive lendo todas as mensagens desse tópico e, embora não tenha domínio sobre o assunto, resolvi dar minha opnião. O que tenho percebido é que as comparações estão sendo feitas em máquinas distintas. lembro de uma mensagem que chamava um motor com 2,3L 150CV e 22Kgf.m de raquitico frente à um 3.0 TD que tem 163CV e 35Kgf.m. Ora, teriamos que comparar 3.0 D com 3.0 G. Ou seja, para que seja posísvel um carro à Diesel ter mais potência que um a gasolina, é preciso de um motor maior, quase 50%. Colocar um turbo e um intercooler(que com certeza é dos fatores que encarecem os carros Diesel). Então, para poder comparar vou usar dados do Grand Vitara que disponibilizava as duas versões D e G com a mesma cilindrada. Um GV 2.0 TD 2001 pot 87CV 17Kgf.m custava em jan/06 em torno de R$ 50.000,00. Já o GV 2.0 Gas 2001 pot 128CV 22Kgf.m custava algo de R$ 35.000,00 . Desta forma com certeza não é pela potência/torque do carro que estamos pagando a mais.
Se tirarmos o turbo e intercooler dos carros à diesel, qual seria um outro fator que contribuiria para elevar seus preços? Não acredito que a redução do custo do combustível tenha impacto no seu preço de custo, poderia apenas ser usado como fator de marketing...
Algumas pessoas falam de menor custo de manutenção...lenda ou realidade?Mesmo que seja verdade, esta característica não impactaria no custo de fabricação, mas apenas no mercado.
Bem, gostaria muito de ouvir(ler) alguma justificativa balizada.
Valeu
Walter L. L. Casitta
16/06/2007, 14:38
Estive lendo todas as mensagens desse tópico e, embora não tenha domínio sobre o assunto, resolvi dar minha opnião. O que tenho percebido é que as comparações estão sendo feitas em máquinas distintas. lembro de uma mensagem que chamava um motor com 2,3L 150CV e 22Kgf.m de raquitico frente à um 3.0 TD que tem 163CV e 35Kgf.m. Ora, teriamos que comparar 3.0 D com 3.0 G. Ou seja, para que seja posísvel um carro à Diesel ter mais potência que um a gasolina, é preciso de um motor maior, quase 50%. Colocar um turbo e um intercooler(que com certeza é dos fatores que encarecem os carros Diesel). Então, para poder comparar vou usar dados do Grand Vitara que disponibilizava as duas versões D e G com a mesma cilindrada. Um GV 2.0 TD 2001 pot 87CV 17Kgf.m custava em jan/06 em torno de R$ 50.000,00. Já o GV 2.0 Gas 2001 pot 128CV 22Kgf.m custava algo de R$ 35.000,00 . Desta forma com certeza não é pela potência/torque do carro que estamos pagando a mais.
Se tirarmos o turbo e intercooler dos carros à diesel, qual seria um outro fator que contribuiria para elevar seus preços? Não acredito que a redução do custo do combustível tenha impacto no seu preço de custo, poderia apenas ser usado como fator de marketing...
Algumas pessoas falam de menor custo de manutenção...lenda ou realidade?Mesmo que seja verdade, esta característica não impactaria no custo de fabricação, mas apenas no mercado.
Bem, gostaria muito de ouvir(ler) alguma justificativa balizada.
Não é isso que importa. Fosse assim até hoje ainda existira a Ranger V6.
O problema da gasolina é o imposto que se paga por ela. O diesel ainda é subsidiado e o pior é que esse subsídio sai da gasolina. Não fosse isso o diesel seria até mais caro que a gasolina.
themoteo
16/06/2007, 14:50
O problema da gasolina é o imposto que se paga por ela. O diesel ainda é subsidiado e o pior é que esse subsídio sai da gasolina. Não fosse isso o diesel seria até mais caro que a gasolina.
Desculpe, não consegui entender..o que não importa? Se fosse o que para a Ranger V6 ainda existir?
O que você quis dizer com problema da gasolina?
Charles Noronha
16/06/2007, 14:57
Vc precisa msm da caçamba? comprar um SUV poderia ser uma boa opção pra quem tb quer conforto.
A diesel no caso da ranger é mais potente, e mais economica.
A minha ranger é a diesel e eu comprei em janeiro, embora esteja passando pro problemas na picape, o motor a diesel é potente msm (mais nem se compara ao silencioso da hilux).
Se for levar a ranger a melhor opção é diesel.
RABUGENTO
16/06/2007, 15:27
Pense bem!
Quantas pessoas usarão a picape?
Uma cabine dupla acomoda muito melhor não só pessoas mas bagagem para uso imediato :)
Troquei meu Civic por uma Ranger CD e, espero nunca mais voltar para um sedan...
Prepare o bolso: Voce rodará muito mais com a picape, principalmente se for 4x4. Nunca mais voce ficará na dúvida de entrar ou não numa estrada de terra ou numa trilha.
Boa sorte!
shimomoto
16/06/2007, 17:49
Pense bem!
Quantas pessoas usarão a picape?
Uma cabine dupla acomoda muito melhor não só pessoas mas bagagem para uso imediato :)
Troquei meu Civic por uma Ranger CD e, espero nunca mais voltar para um sedan...
Prepare o bolso: Voce rodará muito mais com a picape, principalmente se for 4x4. Nunca mais voce ficará na dúvida de entrar ou não numa estrada de terra ou numa trilha.
Boa sorte!
X2!!!!!!!!!
Abraços
ramonpoa
16/06/2007, 22:33
Minha experiência mecânica e eletrônica é próxima a zero, mas como usuário é bastante longa....
A gasolina e o diesel custam praticamente a mesma coisa em tudo que é lugar. No Brasil, devido a voracidade tributária, o ICMS da gasolina é de 25% e do diesel 12%.... taí a grande diferença...
Não se vê muito caminhão e ônibus a diesel em nenhum lugar do mundo (um V12 resolve qualquer parada ... heheeh)... Isto acontece porque os dois motores tem os prós e contras....
Motor a diesel é mais caro, manutenção mais especializada e, se você for usar no dia-a-dia e para trajetos curtos e pouca quilometragem, o diesel não vale a pena... discussões infindáveis já foram feita no fórum é só pesquisar.....
Por outro lado, tem várias vantagens, dentre as quais é a economia e resistência a sobrecarga (exceto uns que outros que tem propensão a esquentar em demasia por aqui....)
Mas como disse, é só PESQUISAR que o fórum já teve discussões longas sobre o diesel x gasolina....
Sandro Tannuri
17/06/2007, 00:41
Galera,
:arrow: Eu sei que essa discussão não tem fim, mas não queria dormir cedo hoje então resolvi fazer uma abordagem matemática a questão.
:arrow: Essa abordagem pode ser vista na planilha em anexo.
:arrow: Essa planilha está desprotegida para que os colegas possam ajudar a resolver as 3 questões que descrevo na planilha como "Coisas a serem implementadas a esta planilha".
:arrow: Essas correções necessárias mudam muito pouco a realidade expressa nos resultados.
:arrow: A abordagem matemática não se aplica em 2 casos :
1) Se voce quer um veiculo diesel e pronto.
2) Se só o veiculo a diesel puxa ou carrega a sua carga pois é claro que se voce comprou uma pickup é para carregar ou puxar carga, certo? :mrgreen:
Experimentem mexer com os numeros na planilha, é divertido.
Abraços,
Parabéns Tanuri, essa planilha serve (com muito embasamento) para explicar o que é simples e muita gente não acredita: Uma picape a gasolina nem sempre é mal negócio.
há um texto no site sobre isso: http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=84&Itemid=36 mas os valores estão muito subjetivos...
Ronaldo Andrade
17/06/2007, 11:18
Sandro
Legal sua planilha.
Como vc gosta de números !!!! :mrgreen:
Sempre vai para as continhas. :lol: :concordo:
No nosso caso da Ram, pelo menos em SP, o IPVA é bem mais barato. (1.50%)
Mas nesta escolha, não sendo para um veiculo de trabalho, para uma frota, leva-se muito menos em conta o fator lógico da matemática e muito mais a paixão.
Nós brasileiros temos uma relação passional com os carros. Muito diferente dos gringos, que usam a lógica.
Estas pickups nacionais a gasolina, com motorzinhos 4 cil.? :stop:
N'ao dá para encarar. Não há prazer em dirigir. Não têm força suficiente.
Eu sempre gostei das movidas a gasolina, mas com motores pelo menos 6cil.
Ideal são as V8. Aqui ficam proibitivas devido ao custo da gasolina, que no resto do mundo é sempre muito próximo do custo do diesel.
[s]
pereira da costa
17/06/2007, 11:36
Prezado Tannuri, meus sinceros agradecimentos pela sua especial dedicação e energia na construção de sua análise ao cruel tópico por mim iniciado! O forum ganhou, todos ganhamos!!
emerson_dickel
17/06/2007, 13:11
Fabuloso :)
Meu custo total com a ranger 3.0 em 5 anos rodando 30 mil km por ano é de R$ 60000,00 enquanto que a gasolina nessas mesmas condições ficaria em R$ 90000,00
Lembrando pontos ao meu favor no caso diesel
Pago 1% de IPVA da RAnger (por ser pickup no Paraná o IPVA é de 1 % do valor) Paguei esse ano de uma Ranger XLT 4x4 3.0 valor de fipe de 76 mil paguei R$ 646,00 (parcela unica) além de ser 1 % do valor do ainda tem 15 % de desconto para pagamento avista.
Pago uns R$ 2500,00 de seguro por ano (tenho bonus 8) e cidade do Inaterior (Concórdia-SC 80 mil habitantes e Ponta Grossa - PR 320 mil habitantes)
e como ela faz 12-13 KM/L o custo do combustivel eh bom.
Agora se eu morasse em SP ou similar, ter que pagar 4% de IPVA e um seguro absurdo, pensaria com mais carinho numa a gasolina.
Um grande abraço
Posso falar sobre esse assunto, já que tenho uma Ranger 99/00 a Diesel, e chegou a Ranger 2.3 a Gasolina 07 do meu pai.
O motor 2.3 16v a gasolina da pau fácil nos 2.5 e 2.8. No 3.0 eu não sei, pois não dirigi nenhuma, mas o 2.3 é muito bom. São 150cv.
Meu pai sempre pega carro 0km a cada 2 ou 3 anos. Ele tem um buggy para andar na praia, e nunca botaria o carro dele na areia. Então o 4x2 calhou para ele como uma luva, 100% de uso na cidade, mas com a utilidade de uma picape.
Agora a parte que doe, o custo. A Ranger a gasolina, igualzinha, para frotista, tem diferença de mais de R$ 25.000,00 para a Diesel. Isso mesmo, vince e cinco mil reais. É muito dinheiro, pelos para mim. Espero que não seja tanto assim para vocês.
Ambas 0km, ambas XLS. O Seguro da Gasolina é muito mais em conta, saiu 3,2% do valor do carro. A diesel ia ser pelo menos 5%.
E o melhor, a 07 já veio com preparação para GNV. O dia que ele quiser, é so colocar o kit da White Martins e nem perde a garantia de fábrica.
Então, depende simplesmente do uso e do capital que você tem para gastar no carro. Eu pegaria uma gasolina tranquilamente, como também ficaria com a minha diesel por mais tempo. Depende do uso e do momento.
Sandro Tannuri
17/06/2007, 19:42
Fico feliz que voces gostaram. :dance:
Claro que cada um faz do seu dinheiro o que quiser mas quem quiser ver quanto esta ganhando ou perdendo com a sua opção pode recorrer a planilha. :concordo:
Abraços,
Edintruder
17/06/2007, 21:30
Muito boa a planilha, e assim eui vejo que ganho mais comprando uma picape usada com no máximo 3 anos de uso e pouco rodada pois o valor da depreciação fica bem inferior da zero km.
Edintruder
17/06/2007, 21:33
Muito boa a planilha, e assim eu vejo que ganho mais comprando uma picape usada com no máximo 3 anos de uso e pouco rodada pois o valor da depreciação fica bem inferior da zero km como fiz quando comprei a minha Ranger.
emerson_dickel
17/06/2007, 22:31
Isso mesmo Edintruder, se for olhar do ponto de vista economico, eh certamente melhor comprar uma pickup a diesel com 3 anos de uso, ela ja desvalorizou muito do que vai desvalorizar, o dono que comprou nova normalmente já arcou com custos de acessórios (Protetor de Cachamba, Capota, Estribos etc) sem contar que vc pode comprar uma pickup dessas com uns 60 mil km rodados, pois tem gente que troca a cada 2 ou 3 anos e não roda 20 mil km por mes, isso uso quase que exclusivamente rodoviario.
Sem carregar peso etc.
Ou seja com pega uma pickup dessas e pode andar uns 150 mil km sem se preocupar com nada mesmo.
Pois vendi uma Ranger 2.8 ano 2002 que tive com 230 mil km rodados sem mexer em nada de motor, nunca ferveu, não foi trocado nenhum amortecedor, bucha etc, mas sempre uso rodoviario e no chão sempre com cuidado.
Ou seja pega com acessórios, emplacada, o seguro tambem eh mais baixo o valor bem como IPVA etc e paga o valor menor do que uma a Gasolina zero km.
Guilherme Studart
18/06/2007, 12:07
Galera,
:arrow: Eu sei que essa discussão não tem fim, mas não queria dormir cedo hoje então resolvi fazer uma abordagem matemática a questão.
:arrow: Essa planilha está desprotegida para que os colegas possam ajudar a resolver as 3 questões que descrevo na planilha como "Coisas a serem implementadas a esta planilha".
:arrow: Essas correções necessárias mudam muito pouco a realidade expressa nos resultados.
2) Se só o veiculo a diesel puxa ou carrega a sua carga pois é claro que se voce comprou uma pickup é para carregar ou puxar carga, certo? :mrgreen:
Abraços,
Excelente a planilha.
Gostaria de fazer apenas uma observação: acho a depreciação do veículo a gasolina está usando os percentuais do a diesel.
Não coloco a modificada de volta, pois gostaria primeiro da confirmação do elaborador da mesma.
E aí Tanure:?:
Algo citado na planilha como ausente é a rentabilidade.
Por já ter trabalhado em finanças em bancos, posso dar uma ajudinha para calcular a rentabilidade da diferença entre as versões a diesel e gasolina.
Vamos lá, citando teu exemplo:
Preço dos veículos: R$81.990 - R$59.130 = R$22.860
IPVA: R$3.279 - R$2.365 = R$914
Seguro: R$6.559 - R$2.956 = R$3.603
Total da Diferença: R$27.377
Dá para fazer as contas desconsiderando o IPVA e o Seguro, porém nós devemos nos ater à realidade.
Vamos ao interessante - aplicando R$27.377 ao ano teríamos:
1. Caixa Econômica
1.1 Fundo de Renda Fixa Capital Longo Prazo
Rent. 18,89% a.a.
Aplicando: R$27.377 rende R$5.171 brutos e R$4.395 líquido de imposto de renda ao ano, ou seja, R$366 líquidos ao mês.
1.2 Fundo de ações Índice Bovespa
Rent. 59,33% de junho 06 a junho 07
Aplicando: R$27.377 rende R$16242, ou seja, R$13806 líquidos
1.3 Fundo de ações Petrobras
Rent. 43% de junho 06 a junho 07
Aplicando: R$27377 a 43% rende R$11.772 = R$10.006 líquidos
E o melhor de todos:
1.4 Fundo de ações Vale do Rio Doce
Rent. 93,26% de junho 06 a junho 07
Aplicando: R$27.377 a 93,26% rende R$25.531 = R$21.702 líquidos, ou seja, R$1.808 ao mês (dá ou não dá para encher o tanque umas 6 vezes?)
Obs 1: os centavos foram desconsiderados.
Obs 2: na aplicação o dinheiro (dindin, verdinhas), continuam sendo da pessoa, podendo ser sacado a qualquer dia, diferente da camionete a diesel, que precisa ser vendida, ...
Obs 3: os fundos citados estão abertos e disponíveis para aplicanção na CEF e não requerem períodos de carência. O valor mínimo é R$100 p/ os fundos de ações e R$1.000 para o fundo de renda fixa capital. Pode-se acompanhá-los diariamente pelo site www.caixa.gov.br -> fundos de investimento -> tabela de rentabilidade diária ( https://webp.caixa.gov.br/fundos/fundos.asp?Link=voce )
Obs 4: a rentabilidade já contabiliza a taxa de administração anual, que varia de 1,5 a 4% a.a.
Galera,
Abraços,
Deveriam citar a "manutenção" do motor diesel...
1. Bicos injetores
Troca a cada 100.000 km (120.000 no máximo - eles começam a falhar, prender diesel);
Limpeza a cada 50.000 km
Valor troca: Entre R$1.600 (MWM) até R$8.000 (qualquer common-rail)
2. Bomba injetora
Revisão a cada 60.000 km (80 mil no máximo - começa a vazer diesel) com troca do kit de reparo
Valor: R$300 (MWM) a R$600 (qq common-rail)
3. Retífica do motor
A cada 300 a 400 mil km ou eventualidades (mangueiras estourada, ...)
Valor: de R$7 a R$10 mil.
Parece besteira pensar nestes valores, mas na hora do vamo-ver sobra para o dono do carro a diesel escancarar o bolso para fazer estas revisões...
O cara deve torcer todo dia para que ninguém roube peças do motor Diesel, se não .... Certo dia vi na televisão: havia uma quadrilha especializada em retirar peças seletivamente dos carros guinchados pela PM e pelo Detran. Antes do guincho ir p/ o pátio do Detran, passava na "oficina" da quadrilha. Quando chegava um Mwm com bomba injetora novinha tinha até comemoração dos bandidos ha ha...
Eduardo Eustaquio
18/06/2007, 14:18
Fico feliz que voces gostaram. :dance:
Claro que cada um faz do seu dinheiro o que quiser mas quem quiser ver quanto esta ganhando ou perdendo com a sua opção pode recorrer a planilha. :concordo:
Abraços,
Sandro,
Parabéns pela planilha. Com ela acabo de ver que estou fazendo algo errado em trocar de veículo a cada um ou um ano e meio, pois estou quase empatando. Tenho que rever meus conceitos quanto a algumas coisas que você postou aqui.
themoteo
18/06/2007, 14:42
Por já ter trabalhado em finanças em bancos, posso dar uma ajudinha para calcular a rentabilidade da diferença entre as versões a diesel e gasolina.
Dá para fazer as contas desconsiderando o IPVA e o Seguro, porém nós devemos nos ater à realidade.
1. Caixa Econômica
Rent. 18,89% a.a.
Aplicando: R$27.377 rende R$5.171 brutos e R$4.395 líquido de imposto de renda ao ano, ou seja, R$366 líquidos ao mês.
E o melhor de todos:
Aplicando: R$27.377 a 93,26% rende R$25.531 = R$21.702 líquidos, ou seja, R$1.808 ao mês (dá ou não dá para encher o tanque umas 6 vezes?)
Obs 2: na aplicação o dinheiro (dindin, verdinhas), continuam sendo da pessoa, podendo ser sacado a qualquer dia, diferente da camionete a diesel, que precisa ser vendida, ...
Obs 3: os fundos citados estão abertos e disponíveis para aplicanção na CEF e não requerem períodos de carência. O valor mínimo é R$100 p/ os fundos de ações e R$1.000 para o fundo de renda fixa capital. Pode-se acompanhá-los diariamente pelo site www.caixa.gov.br (http://www.caixa.gov.br) -> fundos de investimento -> tabela de rentabilidade diária ( https://webp.caixa.gov.br/fundos/fundos.asp?Link=voce )
Obs 4: a rentabilidade já contabiliza a taxa de administração anual, que varia de 1,5 a 4% a.a.
Sem querer gerar polêmica, mas apenas a título de informação, lembrar que os fundos são investimentos de risco.
RCarlosf
18/06/2007, 14:57
Valeu Sandro !!!
A planilha é show de bola !!
pereira da costa
18/06/2007, 17:27
1. Caixa Econômica
Rent. 18,89% a.a.
E o melhor de todos:
Obs 3: os fundos citados estão abertos e disponíveis para aplicanção na CEF e não requerem períodos de carência. O valor mínimo é R$100 p/ os fundos de ações e R$1.000 para o fundo de renda fixa capital. Pode-se acompanhá-los diariamente pelo site www.caixa.gov.br (http://www.caixa.gov.br) -> fundos de investimento -> tabela de rentabilidade diária ( https://webp.caixa.gov.br/fundos/fundos.asp?Link=voce )
Prezado Dsamaz e prezados foristas, atentar para essas referências de rentabilidade de fundos que são empolgantes...mas...: todos os fundos citados são de renda variável, exceto o de renda fixa, que por sua vez também recebe alguma influência de variabilidade da taxa de juros selic.
Nos periodos citados pelo Dsamaz a rentabilidade está correta, mas vai variar para mais ou para menos - por isso são classificados como fundos de renda variável, conforme o período em que o $$$ esteve aplicado; podendo inclusive gerar perdas siginificativas de capital; ou seja são fundos para aplicação para quem acompanha e conhece o mercado financeiro ou dispõe de uma boa assessoria financeira, e tem também bem definidos seus objetivos de acumulação de $$$ de curto, médio e longo prazo. Há outros bons fundos mais conservadores e com muito menor risco na aplicação. Perdoem-me os comentários à resposta do Dsamaz, mas não resisti! Para maiores informações acessar: www.bb.com.br (http://www.bb.com.br) onde se pode inclusive fazer simulações com as rentabilidades passadas e com as aplicações futuras.
Guilherme Studart
18/06/2007, 17:40
1. Caixa Econômica
Rent. 18,89% a.a.
E o melhor de todos:
Dsamaz,
acho que você está certo em pensar em como cuidar do seu $$$, mas se for pensar estritamente dessa maneira a pessoa só compra comida e aplica o resto.
Tem também a satisfação pessoal.
É como eu sempre falo: tem que observar o custo x benefício.
pereira da costa
18/06/2007, 17:49
Ou como percebi no espírito do forum (talvez percebendo erradamente), que a máxima que melhor se aplica seria: "...cada um faz do seu dinheiro o que quiser...” (Tannuri, 2007). Ou como alguém já disse: "...uma decisão de compra de qualquer produto é pessoal e intransferível...". Ainda bem que podemos discutir no forum todas as possibilidades, e, cada um buscar sua decisão.
Eduardo Eustaquio
18/06/2007, 17:53
pereira, acho que você está certo.
O [Sandro Tanuri] postou uma ótima ferramenta para que seja feita a análise, mas quem decide a compra é você. Eu pelo menos nunca fui de olhar revistas ou ver qual o veículo mais vendido para adquiri-lo. Apenas vejo aquilo que é bom para mim e pronto.
O que devemos é ponderar a opiniões dos amigos, mas a decisão está com você.
Sandro Tannuri
18/06/2007, 21:07
Galera,
Gostei da conta da rentabilidade, cada um pode adicionar o que quiser a planilha e postar o resultado aqui. Eu tentei colocar o basico para demonstrar que nem sempre o diesel é a melhor opção.
Segue planilha corrigida com o lance da formula da depreciação que o colega notou. A coisa melhorou para o diesel agora com a correção, mas e claro que esse numeros nas celulas em verde são para serem preenchidos por voces com os numeros da sua região.
Abraços,
Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 00:57
Galera,
Gostei da conta da rentabilidade, cada um pode adicionar o que quiser a planilha e postar o resultado aqui. Eu tentei colocar o basico para demonstrar que nem sempre o diesel é a melhor opção.
Segue planilha corrigida com o lance da formula da depreciação que o colega notou. A coisa melhorou para o diesel agora com a correção, mas e claro que esse numeros nas celulas em verde são para serem preenchidos por voces com os numeros da sua região.
A planilha ta legal, mas não seria o mais correto considerar o preço desses veículos com base na tabela da FIPE? http://www.fipe.com.br/web/index.asp
Sandro Tannuri
19/06/2007, 22:37
A planilha ta legal, mas não seria o mais correto considerar o preço desses veículos com base na tabela da FIPE? http://www.fipe.com.br/web/index.asp
Eu retirei o preço do site da Ford e se refere ao unico modelo que tem nas versões diesel e gasolina a mesma configuração.
Abraços,
Pequeno jr
19/06/2007, 22:43
Eu retirei o preço do site da Ford e se refere ao unico modelo que tem nas versões diesel e gasolina a mesma configuração.
Abraços,
Sandro, será que não tem algum site com as informações sobre a depreciação? Acho q era sobre a depreciação que o Walter tava falando.
Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 22:43
Acontece que na tabela da Fipe, estão os preços desses mesmos modelos que são realmente praticados. Com os preços da Fipe o resultado na planilha é bem diferente...
Sandro Tannuri
19/06/2007, 22:49
Pode-se usar o valor de qualquer fonte, essa planilha é uma referencia pessoal e não uma maneira de criar uma "verdade inquestionavel" sobre a materia. Tanto faz a fonte, no final cada um vai decidir por si mesmo.
Eu usei os dados da Ford pois foi facil de achar, mas se preferem usar os dados da FIPE vão em frente.
Abraços,
Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 22:51
Sandro, será que não tem algum site com as informações sobre a depreciação? Acho q era sobre a depreciação que o Walter tava falando.
Negativo! Na tabela da Fipe consta o preço dos veículos 0KM também.
Os preços da fipe são a media dos preços que realmente são os praticados pelas concessionária e incluem descontos e etc.
A tabela FIPE não expressa nem de longe o preço dos veículos aqui nos estados da Amazônia. A FIPE está sempre "pra frente", com preço superior.
Negativo! Na tabela da Fipe consta o preço dos veículos 0KM também.
Os preços da fipe são a media dos preços que realmente são os praticados pelas concessionária e incluem descontos e etc.
A tabela FIPE não expressa nem de longe o preço dos veículos aqui nos estados da Amazônia. A FIPE está sempre "pra frente", com preço superior. Aqui tambem... O valor dos carros aqui é bem mais baixo que o valor da Fipe... Ninguem aqui usa tabela Fipe como referencia não.
Fipe é Rio e São Paulo.
Abraços.
Walter L. L. Casitta
20/06/2007, 16:09
Aqui tambem... O valor dos carros aqui é bem mais baixo que o valor da Fipe... Ninguem aqui usa tabela Fipe como referencia não.
Fipe é Rio e São Paulo.
A tabela FIPE não expressa nem de longe o preço dos veículos aqui nos estados da Amazônia. A FIPE está sempre "pra frente", com preço superior.
Você precisam ler o tópico inteiro com mais atenção...
Um ponto a mais para o diesel...
http://www2.uol.com.br/bestcars/autom2/lemans07-1.htm
Deu Audi mais uma vez
A segunda vitória consecutiva do R10 TDI, com motor a
diesel, confirma a vantagem alemã na 24 Horas de Le Mans
O Audi nº 1, de Biela, Pirro e Werner, venceu de novo e deu a sétima vitória ao fabricante; os outros dois carros da equipe iam bem, mas se acidentaram e deixaram a prova
A 24 Horas de Le Mans parece mesmo ter-se tornado a corrida favorita da Audi. A marca alemã venceu mais uma vez a mais tradicional prova de longa duração do mundo, em sua 75ª edição. Foi sua sétima vitória na prova, que neste ano foi disputada em condições muito difíceis, com bastante chuva, diversos acidentes e neutralizações com o carro de segurança. Mesmo com todas as dificuldades, o trio de pilotos Frank Biela/ Emanuele Pirro/ Marco Werner repetiu a vitória de 2006, ao completar 369 voltas na pista nas 24 horas de prova com o modelo R10 TDi da Audi, na categoria LMP1.
O 2º lugar ficou com o Peugeot 908 HDi, também a diesel, pilotado pelo trio Pedro Lamy/ Stephane Sarrazin/ Sebastien Bourdais, que percorreu 359 voltas no período de prova. O Peugeot, que marca a volta do fabricante francês a Le Mans, fez inclusive a pole position geral da prova e mostrou que, além de consistentes e de ter alta autonomia, os motores turbodiesel também já conseguem ser muito rápidos. Uma amostra também de que a Peugeot, se ainda não venceu este ano na reestréia, pode dar trabalho à Audi no ano que vem — e quem sabe tentar o feito de 1993, quando completou o pódio só com seus carros.
Nesta edição, porém, os Audis R10 TDI foram os mais rápidos durante toda a prova. Da primeira até a última volta, um dos três carros da Audi liderou a competição. Dois deles, entretanto, bateram e abandonaram — o único restante foi o vencedor. O mesmo aconteceu com o segundo carro da Peugeot, pilotado pelo trio Nicolas Minassian/ Marc Gene/ Jacques Villeneuve, que abandonou a menos de duas horas do fim da prova, deixando apenas um carro da marca na pista para ser o 2º colocado na classificação geral e na classe LMP1.
Com a vitória, sétima entre 2000 e 2007 (o único ano em que não venceu neste século foi em 2003, quando a Bentley ganhou), a Audi igualou o numero de vitórias da Jaguar em toda a história da prova. Biela e Pirro conquistaram sua quinta vitória na prova, que foi a terceira vitória seguida para Werner. Em 3º lugar na geral e na LMP1 ficou o Pescarolo Judd de Emmanuel Collard/ Jean-Christophe Boullion/ Romain Dumas, marcando o terceiro pódio seguido da equipe Pescarolo. Continua
Próxima parte