Ver Versão Completa : 4x4 para iniciantes... qual comprar?
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
[
12]
Marcaofisico
28/05/2018, 22:14
Gente. Boa noite.
Eu tenho uma Pajero Full GLS 3.5 duas portas V6 24v 4x4 gasolina e quebrou a junta homocinética. Não posso deixar numa mecânica para descobrir a quantidade de estrias que ela deve ter para esse modelo. Com essa greve eu preciso comprar urgente na internet. Alguém aqui sabe se é a 30x33?
George dias
30/05/2018, 17:50
Boa tarde a todos!
Sou novo no fórum e no mundo 4x4. Estou com planos de entrar nesse novo mundo esse ano, porém tenho duvidas na viatura que devo comprar.
Sei que dependerá de vários pontos como já falado anteriormente, e gostaria da ajuda de vocês, então lá vão os meus pontos:
1 - Só tenho no máximo 50 mil para comprar um 4x4, então sei que não conseguirei um tão novo;
2 - Procuro para passeios mais tranquilos com a família e amigos, como praias e trilhas leves;
3 - Me interesso em fazer seguro;
4 - E por último, mas não menos importante, o custo benefício em peças e facilidade de encontra-las.
Vocês poderiam me dar algumas sugestões, por favor.
GV3-2014
30/05/2018, 18:07
George, nesta configuração e valor eu iria de grand vitara gvIII, carro reistente, confortável, com pouquissimos problemas
abs
Ricardo
Boa tarde a todos!
Sou novo no fórum e no mundo 4x4. Estou com planos de entrar nesse novo mundo esse ano, porém tenho duvidas na viatura que devo comprar.
Sei que dependerá de vários pontos como já falado anteriormente, e gostaria da ajuda de vocês, então lá vão os meus pontos:
1 - Só tenho no máximo 50 mil para comprar um 4x4, então sei que não conseguirei um tão novo;
2 - Procuro para passeios mais tranquilos com a família e amigos, como praias e trilhas leves;
3 - Me interesso em fazer seguro;
4 - E por último, mas não menos importante, o custo benefício em peças e facilidade de encontra-las.
Vocês poderiam me dar algumas sugestões, por favor.
George dias
03/06/2018, 05:26
Obrigado Ricardo.
Já pesquisei sobre ela sim, muito boa e gosto muito do designer. Mas e como é o consumo dela manual? Muito alto?
Rafael Candez
14/06/2018, 09:33
Alguém sabe me dizer se a manutenção da Tracker 2008 e peças são caras ?
Aristides Jr
25/06/2018, 08:34
As peças só não são tão caras nos Willys, e das Toyota linha Bandeirantes, e também algumas partes do Troller! O restante são os olhos da cara, um rim ou até um fígado! Tamanha é a exploração em cima de nós!
As peças só não são tão caras nos Willys, e das Toyota linha Bandeirantes, e também algumas partes do Troller! O restante são os olhos da cara, um rim ou até um fígado! Tamanha é a exploração em cima de nós!
O singelo duster 4x4 também não tem as peças tão caras assim...
George dias
26/06/2018, 15:28
Obrigado pessoal!
Comprei meu GV 2010 4x4 manual.
Ruy de Lima Almeida
08/07/2018, 18:53
Alguém pode me dar referências do Duster 4x4 Automático?
Alguém pode me dar referências do Duster 4x4 Automático?
Não, ninguém... :)
Não tem 4x4 automático, só manual.
Com uma primeira (e a ré também) super curta, a guisa de reduzida. Muito bom o câmbio.
abs
Ola amigos. Sou novo aqui no forum e queria uma ajuda. Preciso de um veiculo 4x4 pra tirar lancha e jet ski da água. Como não pretendo fazer trilhas, não preciso de nada muito sofisticado, preciso de força pra tirar a lancha da água pois pesa em torno de 600kg e onde eu desço o barco tem uma porção de terra fofa e é um pouco inclinado. Vi um vitara JLX 94 e um willys com motor 4cc. Não pretendo investir muita grana porque a finalidade do uso é basicamente essa. Esses dois a principio estao bons, no momento que eu decidir ai farei uma vistoria minuciosa. Gostaria de saber o que me aconselham. Desde já agradeço a atenção.
Só para isso, o willys te atende e tem mecânica fácil e barata. O problema é vc gostar da cachaça...
MarcioCosta
16/07/2018, 23:32
Pessoal, alguém sugere uma oficina de confiança para uma Cherokee Sport, 4.0, 98, no Rio de Janeiro?
Obrigado Dimasi. O vitara ou o Niva tem força semelhante ao willys ou perde muito? Destes 3 o willys em bom estado o willys é mais caro e aberto (não tem muita segurança pra carregar coisas nele). Já o vitara e o Niva são fechados e mais baratos. Só não sei essa questão da força. Isso que me questiono. Se tiveres algo a me dizer agradeço.
Entre o niva e o vitara antigo, já pensou numa Pajero Io? Tem umas baratíssimas.
Todos tem reduzida, então força não será problema. Se achar um vitara conservado pode ir sem medo. O niva é valente, mas o problema é achar peças ou saber quais adaptações já foram feitas.
Boa noite.. sou novo aqui e gostaria da opinião de vcs. Principalmente consumo!
Tenho um Fiat Mobi Way 2017 e estou trocando por uma Pajero Full Sport 2.8 turbo HPR intercooler ano 2004. O carro está ótimo, sempre quis ter um! Não viajo muito, ando mais na cidade, mesmo assim gostaria de fechar negócio. O que acham? E o consumo?? Será q vale a pena???
Tenho um Fiat Mobi Way 2017 e estou trocando por uma Pajero Full Sport 2.8 turbo HPR intercooler ano 2004. O carro está ótimo, sempre quis ter um! Não viajo muito, ando mais na cidade, mesmo assim gostaria de fechar negócio. O que acham? E o consumo?? Será q vale a pena???
Cara pense que você está saindo de um 0km para um carro de 14 anos, que hoje custa cerca de R$220.000 e sua manutenção é no nível de um carro de R$220.000.
Pra fazer o mesmo uso que você faz, se não tem idéia de viajar, fazer expedições e etc, racionalmente falando é loucura.
Mas quem manda no final é o coração hehe.
Eu sugeriria um meio termo, pelo valor do mobi tem Grand Vitara, TR4 e até L200 e Pajero Sport acima de 2010.
Essa 2004 não faz nem seguro.
adriano84
24/07/2018, 11:10
Sou suspeito pra falar, mas tente ir atras de uma TR4.
Pajero Full Sport?! ou é Full ou é Sport, esta com cara de ser uma Pajero Sport. Se for uma Sport mesmo cuidado com a manutenção, alem dos relatos de aquecimento o custo não é nada barato.
Romerson Eland
30/07/2018, 08:17
Bom dia , estou comprando uma Pajero 2001 automática 6 cilindros , gostaria d saber de vcs se é uma boa aquisição , desde já agradeço !
Sergio c
30/07/2018, 09:19
Por ter quase 20 anos, V6 e automática, em si é uma boa camionete, mas teria que levar em um mecânico que entenda bem de Mit, pois a manutenção desse motor e câmbio são bem salgadas. E testar o 4x4 e reduzida(presumo que deva ter).
Bom dia , estou comprando uma Pajero 2001 automática 6 cilindros , gostaria d saber de vcs se é uma boa aquisição , desde já agradeço !
Romerson Eland
30/07/2018, 09:37
Obrigado Sérgio!
Marcelohop
09/08/2018, 16:33
Boa Tarde Galera!
Sou novo no trecho também, mas como proprietário. Kkkk.
Já vi pra todo lado as dicas do primeiro 4x4. E vi que a galera é fã por indicar o Gran Vitara, TR4 e Tracker.
Estou na dúvida por qual optar. Pra entenderem um breve resumo meu.
Sou veterinário de bovino. Ou seja, meu trecho é mato. Porém muita estrada. Rodo bastante. Já tive uma Ranger. Me atendia super bem, porém era Gasolina, mas já passei alguns perrengues com ela. Hoje por questão financeira passada tive que vender ela e agora tenho uma Montana. Que passo mais perrengues ainda. Por isso quero trocar, não tenho condições de um carro zero. Então procuro o melhor custo beneficio na minha situação.
Beleza, vamos lá. Orçamento de 40$.
Busco conforto, estabilidade (por andar muito no asfalto), desempenho, força quando for preciso, e economia que não faz mal a ninguém!!!
Finalidade. Trabalho de segunda a sexta (trecho misto/ com ou sem barro, porém estrada batida). Fds borá subir uma serrinha e curti um rancho.
Necessidade da carroceria (esporadicamente) podemos negociar com amigos no caso da necessidade.
Estou com muitas ideias na cabeça. Já li a respeito de quase todos. Mas não chego em conclusão nenhuma.
- Grand Vitara
- Tr4
- Tracker
- X-Terra (me apaixonei nela, mas tá foda achar)
- Outros
Opniões ??? Kkkkkk
Abraço!!! 🐂
Estou com muitas ideias na cabeça. Já li a respeito de quase todos. Mas não chego em conclusão nenhuma.
- Grand Vitara
- Tr4
- Tracker
- X-Terra (me apaixonei nela, mas tá foda achar)
- Outros
Abraço!!!
X-terra. Inclusive a que eu tinha comprei ai em Franca na época que eu estava morando em Bebedouro. Na época vi vários anúncios em Ribeirão a venda. É um excelente 4x4, meio complicado achar algumas peças de acabamento. Motor muito confiável. E na sua região peças não será problema. Em Ribeirão tem uma distribuidora MWM com preços bem bacanas. Mas enfim, faça o test drive nos carros de sua preferencia e seja feliz...
Abraço
Marcelohop
09/08/2018, 18:02
Então, a Xterra gostei muito mesmo. Andei nela e tudo mais. Meu Mecanico comentou a respeito de peças também, mas ele também gosta muito dela.
Em contextos gerais, você acha a Xterra melhor negócio??
Mas aqui tá complicado mesmo. Tinha duas que cheguei a ver, mas venderam muito rápido kkkk e agora procuro até em Ribeirão e não estou achando.
Sergio c
09/08/2018, 18:40
X terra boa e com preço na média vende muito fácil. Poderia tentar a Frontier que utiliza a mesma mecânica.
Vendi minha Xterra bem rápido. Agora estou a procura de outro 4x4. Estou bem propenso a pegar uma Pajero 2.8(2000 a 2004). Fica mais perto do meu orçamento atual. To pesquisando a respeito do motor e opinião dos que ja tiveram e tem o carro.
nicholas_io
02/09/2018, 15:02
Olá, sou novo neste fórum e estou pesquisando meu primeiro 4x4 para comprar e gostaria de saber da opinião dos colegas mais experientes.
Eu estou em busca de um 4x4 que me permita fazer trilhas e me dê liberdade para andar fora do asfalto sem medo. Não estou em busca de um 4x4 para trilhas extremas mas basicamente um carro que me permite uma diversão nos fins semanda. Exemplo: Andar pela praia, dunas, participar de trilhas organizadas etc.
Estou em busca de um usado a princípio, mas estou considerando algumas opções 0KM. No caso de comprar um usado estou ná dúvida ainda se fico com meu atual Peugeot 208 2015 1.5, deixando a 4x4 mais para a diversão. Por hora estou pensando nessas opões abaixo:
Grand Vitara 2014 2.0 4x4 Automático - Estou encontrando na faixa dos 60mil
Strada Veiculos - Mossoro/RN (http://www.stradaveiculosrn.com.br/#/suzuki/grand-vitara-2.0-4x4-5p-aut./5b758cb5d050d9f7099883b3)
SUZUKI GRAND VITARA 2.0 16V 4X2/4X4 5P AUT. 2014 - 521689139 | OLX (https://rn.olx.com.br/rio-grande-do-norte/autos-e-pecas/carros-vans-e-utilitarios/grand-vitara-2014-automatico-4x4-teto-solar-completa-521689139)
Novo Vitara 4Sport top de linha - Eu até gostei do carro, mas confesso que gostei mais do Grand Vitara pela pegada mais Jipeiro. Pelo que li esse novo Vitara perdeu um pouco o foco de off road sendo mais um SUV. Cheguei a fazer um test drive e gostei, mas ele tá mais para um SUV urbano na minha opinião.
Jeep Renegade 4x4 Diesel - Acho o carro muito bonito, mas creio que o Grand Vitara se sai melhor na terra.
Essas são basicamente as opções que estou considerando, no caso do Novo Vitara e Jeep Renegade estava considerando comprar 0km e vender meu carro. No caso do Grand Vitara estou pensando em manter meu Peugeot. Daí aproveito e faço outra pergunta, o Grand Vitara é um bom carro pra ficar usando na cidade também? Vale a pena manter só ele para dia a dia e diversão?
Estou aberto a outras sugestões também de 4x4.
feranandobik
03/09/2018, 18:21
Boa noite pessoal,
feranandobik
03/09/2018, 18:23
Boa noite pessoal,
Estou comprando um vitara v6 1997, 206 mil km, nunca fez trilha. Duas dúvidas por enquanto.
1 Ventoinha está travada, algum problema em relação a isso?
2 Escape traseiro tem fuligem bem escura, não sei se é umidade mas parece até ser óleo escuro, qual seria o caso?
Por último agradeço qualquer informação que possa vir e tópicos indicados pra consulta.
Obrigado!
Fernando
davidfarhat
03/09/2018, 21:18
Opa amigo, tudo bem?
Vou emitir minha opinião, morei no RN três anos e participei ativamente das trilhas que acontecem no estado. Primeiro de tudo creio que comprar um zero km para colocar no trecho, por mais light que seja, é um dinheiro jogado fora. Principalmente esses suv's citados que vão lhe permitir brincar, porém devido a receita bombada de plásticos aliada a baixa altura, é apenas questão de tempo para amassar algo (riscar vem de série).
Sem falar que naturalmente ficará se policiando nos desafios e deixará de aproveitar todo o potencial que as trilhas oferecem.
Eu sinceramente deixaria o 208 na garagem e consideraria opções como Tracker 2.0, Jimny, Pajero TR4 (foi a minha escolha na época) que tem um custo de compra praticamente na metade do preço ou menos e com um pequeno investimento de lift, parachoque de ferro etc já te permitem brincar na maior parte das trilhas.
Sucesso na compra! Abs
Alex junior Assis de Souz
07/09/2018, 08:44
Pode me ajudar estoubde olho numa l200 gls sport 2005, ela da muito problema, é facil de vender, perde muito preço
Como sou novo aqui e no mundo 4x4, a pergunta que faço é simples. Consigo manter uma picape Diesel, ganhando 2 mil reais ? Se sim, gostaria de saber quais acima de 2007.
Bom dia, to na busca de uma 4x4 que eu consiga um off road básico (areia na pior das hipóteses) e que possa manter uma velocidade de cruzeiro de ~110km sem me preocupar com aquecimento e motor. De preferência motor diesel pq...eu gosto de diesel
Como meu orçamento é de entre 30 mil e 45 mil e tenho pouco recurso para manutenções, pensei nos motores MWM 2.8 que vi serem baratos de manter...
fiquei no fim entre a S10 e a Frontier.
a S10 pra mim é a melhor custo X benefício mas o que me segura de pegar uma é a baixa altura dela...
também vi muita Ranger, inclusive ano 2010, barata e aparentemente muito boas nessa faixa de preço (pesquisei mas não motivo para serem tão mais baratas e to desconfiado) enquanto as outras só encontro 2004 para baixo e Hilux então só 2001 pra baixo.
claro que em algum e outro caso se encontra algo mais novo e nessa faixa de preço mas a média nas minhas pesquisas tem sido isto.
Como sou novo aqui e no mundo 4x4, a pergunta que faço é simples. Consigo manter uma picape Diesel, ganhando 2 mil reais ? Se sim, gostaria de saber quais acima de 2007.
creio que depende muito de onde tu mora, em cidades rurais é bem comum ter mecânico diesel pra tudo quanto é lado.
Depende também da frota de caminhonetes da tua região. Em Porto Alegre e região os Chevrolet (S10) tendem ser mais baratos. Isto te digo com base no MEU "olhômetro"!
algo barato que seja acima de 2007 só vi Ranger mas não consigo ter dados concretos sobre manutenções/revisões dela pois cada um diz uma coisa e deve ser pelo motivo que citei sobre a frota de caminhonetes da região (oferta X demanda).
Ganhando 2k? Boa sorte... qualquer probleminha vai ter que vender um rim.
Manutenção diesel é cara!
Galera,
Suzuki Jimny 1999 com 120.000km ... devo desconfiar da km? Alguma maneira de verificar?
Segundo o dono é todo original e estritamente de uso urbano.
Esta oferecendo por R$15.000,00
Será meu primeiro 4x4... sendo que pretendo trocar dentro de um ou dois anos por um mais novo, é provável que terei problemas na revenda?
Guilherme Tonin
24/10/2018, 16:18
Olá!
Pouco mais de 3 anos atrás eu comprei minha Tracker seguindo recomendações dos amigos do grupo.
Agora fui contemplado num consórcio e tenho uma carta de crédito de 40 mil à disposição.
Supondo que a Tracker entre no negócio por 25 mil, eu poderia pegar uma viatura de até 65 mil.
Acontece que pelas regras do consórcio, o carro que vou adquirir não pode ter mais de 5 anos de uso.
Meu uso é: camping e turismo rural, além do uso no dia a dia.
Alguma sugestão dos amigos?
Daniel Camilo
31/10/2018, 11:08
Pessoal, já tenho meu 4x4 a mais de 10 anos, agora comprei um motor diesel para colocar nele, não faço trilhas, mas amo viajar nele, só que eu comprei o motor que já estava em um jeep e não tenho informações nenhuma do motor, a unica coisa que aparece na tampa de valvula é Nissam ohc diesel, alguem conhece tem as especificações... 562362562363562364
VOVÔ DO TROLLER
31/10/2018, 13:56
Olá!
Pouco mais de 3 anos atrás eu comprei minha Tracker seguindo recomendações dos amigos do grupo.
Agora fui contemplado num consórcio e tenho uma carta de crédito de 40 mil à disposição.
Supondo que a Tracker entre no negócio por 25 mil, eu poderia pegar uma viatura de até 65 mil.
Acontece que pelas regras do consórcio, o carro que vou adquirir não pode ter mais de 5 anos de uso.
Meu uso é: camping e turismo rural, além do uso no dia a dia.
Alguma sugestão dos amigos?
Sugiro o GV III. Aí vc não sai da Suzuki e fica com um carro mais confortável e com mais tecnologia embarcada e tem a opção de pegar um automático. Abs e boa sorte na empreitada.
VOVÔ DO TROLLER
31/10/2018, 13:57
Sugiro o GV III. Aí vc não sai da Suzuki e fica com um carro mais confortável e com mais tecnologia embarcada e tem a opção de pegar um automático. Abs e boa sorte na empreitada.
Só lembrando que o Tracker é um GV II.
aalegriamar
07/11/2018, 19:44
Olá, amigos!
Tenho um Polo Sportline 2012. Sempre amei ele e viajamos bastante, mas nada muito radical. Agora existe uma necessidade de um carro mais potente. Comprei um sítio na região de Ubatuba onde pretendo desenvolver atividades de educação ambiental. O acesso é bom, terra batida, apenas uma subida mais íngreme que meu Polo sempre fez sem pestanejar. Mas dentro do sítio tem uns 40m de subida curva que segundo o antigo dono apenas 4x4 sobe. A subida é meio acimentada, meio esburacada... Estamos arrumando, mas ainda assim entendo que terei que subir com material como madeiras, areia e outras coisas. Sendo assim, estou querendo comprar uma caminhonete 4x4. Meu orçamento está baixo, cerca de R$36.000,00 (já contando com a venda do Polo). Vai ser meu carro para tudo, mas basicamente o tudo será idas à cidade (30Km) semanais e viagens mais longas 1x ao mês. E também não queria ter um carro movido à Diesel.
Sei que é difícil ajudar, mas se alguém conseguir pensar em alguma coisa que se encaixe no que descrevi e puder me dar uma luz, será ótimo!
Muito obrigada!
Aline
jorgeffn
07/11/2018, 21:30
Olá, amigos!
Tenho um Polo Sportline 2012. Sempre amei ele e viajamos bastante, mas nada muito radical. Agora existe uma necessidade de um carro mais potente. Comprei um sítio na região de Ubatuba onde pretendo desenvolver atividades de educação ambiental. O acesso é bom, terra batida, apenas uma subida mais íngreme que meu Polo sempre fez sem pestanejar. Mas dentro do sítio tem uns 40m de subida curva que segundo o antigo dono apenas 4x4 sobe. A subida é meio acimentada, meio esburacada... Estamos arrumando, mas ainda assim entendo que terei que subir com material como madeiras, areia e outras coisas. Sendo assim, estou querendo comprar uma caminhonete 4x4. Meu orçamento está baixo, cerca de R$36.000,00 (já contando com a venda do Polo). Vai ser meu carro para tudo, mas basicamente o tudo será idas à cidade (30Km) semanais e viagens mais longas 1x ao mês. E também não queria ter um carro movido à Diesel.
Sei que é difícil ajudar, mas se alguém conseguir pensar em alguma coisa que se encaixe no que descrevi e puder me dar uma luz, será ótimo!
Muito obrigada!
Aline
Dê uma pesquisada na sua região nas Rangers / S10 e L200... deve achar algumas nesse valor. Mas é um carro que tem que ser muito bem verificado antes de compra, porque tendem a ser caros para mexer por causa do motor (diesel). O primeiro passo é conhecer um mecânico confiável que possa fazer uma boa avaliação para você.
Caso não faça questão de uma camionete, nesse valor você consegue uma Tracker em boas condições... e ainda sobre para uma boa revisão. É a gasolina, porém é um 4x4 muito bom e com excelente custo / benefício.
Por fim, dá para arrumar a subida (como é curta) e caso realmente precise de caçamba, pode optar por uma Strada / Saveiro ou Ranger Sport... aí já sem opção de 4x4, mas com caçamba
abs!
aalegriamar
08/11/2018, 10:49
Obrigada, Jorge! Ajudou bastante. Estou dando uma olhada aqui.
Os motores tem que ser diesel? Vi uma S10 2009/10 versão flex. Acha que seria pior para o meu caso? Muito obrigada!!
jorgeffn
08/11/2018, 13:03
Obrigada, Jorge! Ajudou bastante. Estou dando uma olhada aqui.
Os motores tem que ser diesel? Vi uma S10 2009/10 versão flex. Acha que seria pior para o meu caso? Muito obrigada!!
Ser flex não é o problema.... sendo 4x4 te atende. E você consegue comprar bem mais nova sendo flex por causa do valor.
abs!
augustojp
12/11/2018, 12:56
Bom dia senhores, gostaria da ajuda de vocês, nunca tive picape e moro em apartamento mas estou a procura da minha primeira, tenho um orçamento de uns 110mil - 120 mil reais e estava a procura de uma usada mas que não necessite de muita manutenção ou de manutenção básica, como eu disse não tenho experiência com esses carros. Meu uso seria durante a semana na cidade e nos finais de semana um offroad básico em praias mais difíceis de acessar e algum lamaçal pra chegar nas vaquejadas da vida.
Pensando dessa forma, eu tava procurando a picape com menor comprimento possível, por causa das vagas do apartamento mas ao mesmo tempo não queria uma Toro da vida e que conseguisse suprir esse "offroad" acima. Baseado no comprimento, tinha visto a Amarok e a Frontier que se não me engano, tem 5,25m mas fico com receio dos custos de manutenção, enfim gostaria de saber a opinião e sugestão de vocês.
Com este orçamento eu iria de L200 Triton diesel / Savana. Não é tão grande quanto às demais citadas é Mitsubishi dispensa comentários.
Olá Galera!
Creio que eu vá comprar um 4x4 no início de 2019 e estou buscando algumas opiniões para tentar acertar mais na escolha.
Preciso dum veículo com tração 4x4, reduzida,( talvez algum eixo bloqueado e um guincho mas sei que isso eu posso instalar depois), resistente e que tenha um bom desempenho nas estradas com barro e algumas erosões dos canaviais.
Não vou fazer nada radical mas preciso ter segurança que o carro passará com facilidade nesses trechos após chuvas fortes e não vai me deixar atolado como minha limitada chevy 500 costuma deixar.
A idéia inicial era gastar uns 20.000 num vitara pois, apesar de pequeno, um carro desse em bom estado e bem calçado me atenderia tranquilamente.
Não cogitei entre gran vitara e tracker pois creio que seriam carros maiores, com custo de km rodado e manutenção mais caros.
Sei que seriam mais confotáveis mas o custo de manutenção para mim é um fator expressivo pois meu salário é curtinho.
Porém nas poucas pesquisas que fiz esses dias achei que o custo inicial do vitara está muito alto. Vi alguns anúncios com carros de anos 92 a 95 com preços perto dos 20 e alguns até acima.
Por outro lado vi anúncios de gran vitara e tracker entre 20 e 24 mil porém carros bem mais novos, de anos até acima de 2.000.
E também vi anúncios de TR4 na faixa de 25 mil porém carros de ano 2005.
A grande dúvida é se o custo inicial mais caro de um vitara vai resultar, a longo prazo, em menor custo de combustível e manutenção por ser um carro de mecânica mais barata e pneus mais baratos ou se a diferença desses custos entre o vitara e os outros maiores (Gran vitara e tracker) e até do beberrão do TR4 mais novo, não será tão expressiva assim com eu penso ou se para um bolso raso como o meu o vitara seria realmente a melhor opção e eu devesse procurar com paciência por um bom negócio e mirar realmente nesse modelo?
Que me dizem os mais experientes ou os que já passaram por situação semelhante!?
Grato. Abraços.
augustojp
20/11/2018, 14:41
Com este orçamento eu iria de L200 Triton diesel / Savana. Não é tão grande quanto às demais citadas é Mitsubishi dispensa comentários.
Entendi, agora um opção pra mim também seria o Jeep Compass Diesel, com esse orçamento consigo pegar um pouco rodado e pouco mais de um ano de uso. Como não pretendo carregar nada em caçamba, acredito que seria uma boa opção também, que acham?
Anacletoeco
09/12/2018, 10:29
Bom dia, pessoal! Mais um novato chegando aqui:-D
Pra variar, também com aquela dúvida básica (qual comprar???) e precisando de conselhos:?:.
Bem, vou tentar dar uma contextualizada na situação para "facilitar" o processo.
Sou do municÃ*pio de Divino-MG, tenho um sitio, a 8 km da cidade (5 km de estrada de chão), e nesse perÃ*odo chuvoso passo por várias dificuldades para chegar em casa, e por vezes até sair dela.
Tinha um clio sedan 2001, muitas vezes deixei ele no meio do caminho e acabei a viagem a pé, pois tem uma subida antes casa, 800 metros, que é uma estrada em meio a um pasto, tem animais na estrada, pisoteando o barro e fazendo a bagunça toda, aÃ* não conseguia subir por nada, lama que não acaba mais. Descer também era uma dificuldade, já deslizava demais.
Nesse perÃ*odo acabei por me desfazer do clio e passei um tempo só com moto, que mesmo sofrendo bastante, cumpre sua função de me levar e trazer. Mas agora estou querendo voltar a ter um carro, pois eu e minha esposa geralmente estamos saindo para lados opostos e não está fácil. Então, esse carro é para passeios, viagens, excursões e dia a dia. Trabalho com assistência técnica a produtores rurais da região, então ocasionalmente colocarei ele a serviço, e portanto, vai pegar muita estrada de chão, barro, poeira...
Já tem uns cinco anos ou mais que acompanho os fóruns do 4X4Brasil, pois a intenção de ter um carro com tração para vencer os obstáculos do dia já caminha comigo a um tempo. E também um sonho, estilo de vida...
Mas minha dúvida é a seguinte, tenho necessidade de um 4x4 genuÃ*no, com reduzida e tudo, ou um carro com tração integral já me atenderia nessa situação posta, já que além desse caminho de casa, não pretendo fazer outras trilhas, no máximo idas a cachoeiras de fácil acesso, parques... A região aqui convida, por suas belezas naturais.
Tenho um orçamento de aproximadamente 32 mil reais. Já estive olhando os fóruns e um carro que acredito que me atenderia bem é a Tracker 2009, caso tenha que ter 4x4 com reduzida e tudo mais. No entanto, se não for necessário, que carro "4x4 ligth" (SX4, Ecosport 4WD, ...) poderia me servir??? preciso de porta malas razoável, pois viajo anualmente para a casa de minha famÃ*lia em Santa Catarina, e sempre levo umas coisas daqui para lá, cachaça, café... e quando volta, venho com porta malas cheio de erva mate, vinho, ...
Como é carro para dia a dia, tenho que considerar consumo, manutenção... não sou uma pessoa que compra veÃ*culo pensando em se desfazer logo, fiquei com o clio por 7 anos, e só o vendi para construir minha casa.
Enfim, tentei ser breve, mas colocando algumas informações básicas indispensáveis para que possam me ajudar.
Conto com a colaboração de tod@s, e desde já parabenizo a essa iniciativa de aproximar as prosas de pessoas com os mesmos sentimentos.
Gratidão!!!
jorgeffn
10/12/2018, 18:05
Bom dia, pessoal! Mais um novato chegando aqui:-D
Pra variar, também com aquela dúvida básica (qual comprar???) e precisando de conselhos:?:.
Bem, vou tentar dar uma contextualizada na situação para "facilitar" o processo.
Sou do municÃ*pio de Divino-MG, tenho um sitio, a 8 km da cidade (5 km de estrada de chão), e nesse perÃ*odo chuvoso passo por várias dificuldades para chegar em casa, e por vezes até sair dela.
Tinha um clio sedan 2001, muitas vezes deixei ele no meio do caminho e acabei a viagem a pé, pois tem uma subida antes casa, 800 metros, que é uma estrada em meio a um pasto, tem animais na estrada, pisoteando o barro e fazendo a bagunça toda, aÃ* não conseguia subir por nada, lama que não acaba mais. Descer também era uma dificuldade, já deslizava demais.
Nesse perÃ*odo acabei por me desfazer do clio e passei um tempo só com moto, que mesmo sofrendo bastante, cumpre sua função de me levar e trazer. Mas agora estou querendo voltar a ter um carro, pois eu e minha esposa geralmente estamos saindo para lados opostos e não está fácil. Então, esse carro é para passeios, viagens, excursões e dia a dia. Trabalho com assistência técnica a produtores rurais da região, então ocasionalmente colocarei ele a serviço, e portanto, vai pegar muita estrada de chão, barro, poeira...
Já tem uns cinco anos ou mais que acompanho os fóruns do 4X4Brasil, pois a intenção de ter um carro com tração para vencer os obstáculos do dia já caminha comigo a um tempo. E também um sonho, estilo de vida...
Mas minha dúvida é a seguinte, tenho necessidade de um 4x4 genuÃ*no, com reduzida e tudo, ou um carro com tração integral já me atenderia nessa situação posta, já que além desse caminho de casa, não pretendo fazer outras trilhas, no máximo idas a cachoeiras de fácil acesso, parques... A região aqui convida, por suas belezas naturais.
Tenho um orçamento de aproximadamente 32 mil reais. Já estive olhando os fóruns e um carro que acredito que me atenderia bem é a Tracker 2009, caso tenha que ter 4x4 com reduzida e tudo mais. No entanto, se não for necessário, que carro "4x4 ligth" (SX4, Ecosport 4WD, ...) poderia me servir??? preciso de porta malas razoável, pois viajo anualmente para a casa de minha famÃ*lia em Santa Catarina, e sempre levo umas coisas daqui para lá, cachaça, café... e quando volta, venho com porta malas cheio de erva mate, vinho, ...
Como é carro para dia a dia, tenho que considerar consumo, manutenção... não sou uma pessoa que compra veÃ*culo pensando em se desfazer logo, fiquei com o clio por 7 anos, e só o vendi para construir minha casa.
Enfim, tentei ser breve, mas colocando algumas informações básicas indispensáveis para que possam me ajudar.
Conto com a colaboração de tod@s, e desde já parabenizo a essa iniciativa de aproximar as prosas de pessoas com os mesmos sentimentos.
Gratidão!!!
Te indicaria a Tracker mesmo.. é um excelente 4x4 com um ótimo custo benefício. O SX4 te atenderia bem nas viagens mais longas, mas não é um carro tão indicado para o barro. A Ecosport só seria interessante para o asfalto também, em situações um pouco mais complicadas vai te deixar na mão.
abs!
Eu também indicaria a Tracker. Vai te atender e cabe no seu orçamento certinho. Geralmente o preço varia entre 28 e 32 mil.
Anacletoeco
12/12/2018, 20:07
Te indicaria a Tracker mesmo.. é um excelente 4x4 com um ótimo custo benefÃ*cio. O SX4 te atenderia bem nas viagens mais longas, mas não é um carro tão indicado para o barro. A Ecosport só seria interessante para o asfalto também, em situações um pouco mais complicadas vai te deixar na mão.
abs!
Jorgeffn, obrigado. Estou bem inclinado para a Tracker mesmo, esse fórum me ajudou bastante para ir me decidindo, estou me organizando para começar a garimpar algumas... "sem muita pressa, com muita precisão".
Anacletoeco
12/12/2018, 20:14
Eu também indicaria a Tracker. Vai te atender e cabe no seu orçamento certinho. Geralmente o preço varia entre 28 e 32 mil.
Estopa, hoje encontrei com um amigo que está na mesma situação diaria minha, e me falou do Jimny, o pai dele tem um, disse que é impressionante a capacidade dele vencer os obstaculos, o carro não fica em atoleiro nenhum. Uma pena não ter espaço para bagagem, se não seria minha opção, mesmo que tivesse que juntar um pouco mais de grana.
jorgeffn
12/12/2018, 21:13
Estopa, hoje encontrei com um amigo que está na mesma situação diaria minha, e me falou do Jimny, o pai dele tem um, disse que é impressionante a capacidade dele vencer os obstaculos, o carro não fica em atoleiro nenhum. Uma pena não ter espaço para bagagem, se não seria minha opção, mesmo que tivesse que juntar um pouco mais de grana.
Vou te falar que com um bagageiro de teto o Jimny faz milagre... e caso você viaje em 2 pessoas, dá para rebater os bancos traseiros e ganhar um excelente espaço também. Porém o Jimny tem um motor condizente com sua proposta de legítimo 4x4 e na estrada requer uma certa paciência, mas sabendo da tocada do jipinho, se vai longe!
abs!
jorgeffn
12/12/2018, 21:14
Jorgeffn, obrigado. Estou bem inclinado para a Tracker mesmo, esse fórum me ajudou bastante para ir me decidindo, estou me organizando para começar a garimpar algumas... "sem muita pressa, com muita precisão".
Sei que você não está tão perto de BH, mas aqui tem uma boa oferta de Tracker e mecânicos bons para fazerem a avaliação mecânica. As vezes compensa dá um pulo aqui, depois de garimpar algumas nos anúncios da internet.
se precisar de algo por aqui, só avisar!
abs!
O Duster 4x4 é uma boa opção também. Muito valente e manutenção simples.
Anacletoeco
14/12/2018, 18:46
Sei que você não está tão perto de BH, mas aqui tem uma boa oferta de Tracker e mecânicos bons para fazerem a avaliação mecânica. As vezes compensa dá um pulo aqui, depois de garimpar algumas nos anúncios da internet.
abs!
Gratidão Jorgeffn.
Estou começando a procura, quero sim fazer um teste no jimny, nem que seja só para experimentar o Suzuki...
Se for o caso de encontrar uma interessante em BH não vou dispensar dicas de pessoas de confiança para fazer essa avaliação sim.
Seguimos
Abraços
Anacletoeco
14/12/2018, 19:16
O Duster 4x4 é uma boa opção também. Muito valente e manutenção simples.
Vkbrv, não estava considerando. Mas vou dar uma pesquisada nele. Tens informações do veículo, consumo, desempenho na lama...
Grato pela dica!
Vkbrv, não estava considerando. Mas vou dar uma pesquisada nele. Tens informações do veículo, consumo, desempenho na lama...
Grato pela dica!
Informação pra caramba ;)
https://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4.html
Tenho um. Gosto muito. Os pontos negativos são em geral de acabamento mais simples, o que é um fato. E bebe bem. Tipo, na cidade, ar ligado sempre, sem se preocupar com consumo na tocada, faz uns 8/9 na gasosa. Estrada uns 12/13. Mas a máquina é bem boa, e conhecida dos mecânicos. Peças originais e paralelas à vontade e baratas. O motor é o clássico F4R 2.0. Torcudinho, e disposto. Não tem reduzida, mas a 1ª, super curta, faz as vezes de uma, com louvor. Mesma redução final de um Grand Vitara com reduzida. Funciona muito bem, Pra cima e pra baixo, segurando o carro. O câmbio é preciso. É como se fosse reduzida + 5 marchas. No plano sai em segunda. Divertido de andar. A tração é ótima, mesma do x-trail. Acoplamento magnético controlado eletronicamente. Três opções no botão 2WD, AUTO e 4X4Lock. O AUTO é ótimo, e responde prontamente. Bom pra quem não entende nada aproveitar o 4x4 sem se preocupar. No lock vira um jipinho. :P Altura boa assim como os ângulos de ataque e saida. A suspensão traseira é multi-link, muito boa.
Pra mim é um ótimo casamento entre um carro confortável, muito valente e relativamente barato. Tô super feliz com ele. Minha mulher usa muito e adora. Tanto na cidade como no barro. Não faço trilhas, vou pro sítio :) e dou umas voltas na região caçando barro. kkkkk até agora ele nunca me deixou na mão. Já peguei umas brabeiras...
Enfim, no tópico linkado tem umas 250 pgs de info... e no youtube, muitos vídeos dele no barro. Dá uma olhada.
abs
boa sorte
Anacletoeco
19/12/2018, 19:58
Informação pra caramba ;)
https://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4.html
Tenho um. Gosto muito. Os pontos negativos são em geral de acabamento mais simples, o que é um fato. E bebe bem. Tipo, na cidade, ar ligado sempre, sem se preocupar com consumo na tocada, faz uns 8/9 na gasosa. Estrada uns 12/13. Mas a máquina é bem boa, e conhecida dos mecânicos. Peças originais e paralelas à vontade e baratas. O motor é o clássico F4R 2.0. Torcudinho, e disposto. Não tem reduzida, mas a 1ª, super curta, faz as vezes de uma, com louvor. Mesma redução final de um Grand Vitara com reduzida. Funciona muito bem, Pra cima e pra baixo, segurando o carro. O câmbio é preciso. É como se fosse reduzida + 5 marchas. No plano sai em segunda. Divertido de andar. A tração é ótima, mesma do x-trail. Acoplamento magnético controlado eletronicamente. Três opções no botão 2WD, AUTO e 4X4Lock. O AUTO é ótimo, e responde prontamente. Bom pra quem não entende nada aproveitar o 4x4 sem se preocupar. No lock vira um jipinho. :P Altura boa assim como os ângulos de ataque e saida. A suspensão traseira é multi-link, muito boa.
Pra mim é um ótimo casamento entre um carro confortável, muito valente e relativamente barato. Tô super feliz com ele. Minha mulher usa muito e adora. Tanto na cidade como no barro. Não faço trilhas, vou pro sítio :) e dou umas voltas na região caçando barro. kkkkk até agora ele nunca me deixou na mão. Já peguei umas brabeiras...
Enfim, no tópico linkado tem umas 250 pgs de info... e no youtube, muitos vídeos dele no barro. Dá uma olhada.
abs
boa sorte
vkbrv, valeu pelo feedback, legal quando o proprietário repassa suas impressões sobre um carro. Deixa mais confiante. Vou começar a considerar o Duster na busca sim.
Você acha que ele dá conta de barro e lama então?
Minha preocupação maior é comprar um carro e depois ter o mesmo problema de quando tinha o meu clio. Chegar no meio da subida, atolar, ter que desembarcar e chegar em casa a pé, voltar no outro dia tirar ele da estrada:parede:.
Já tive renault e gostei, costumam oferecer bem mais do que os mesmo de sua categoria, por um preço mais acessível.
Também, posso encontrar usados menos rodados que por exemplo uma tracker 2009.
Seguimos conversando.
vkbrv, valeu pelo feedback, legal quando o proprietário repassa suas impressões sobre um carro. Deixa mais confiante. Vou começar a considerar o Duster na busca sim.
Você acha que ele dá conta de barro e lama então?
Minha preocupação maior é comprar um carro e depois ter o mesmo problema de quando tinha o meu clio. Chegar no meio da subida, atolar, ter que desembarcar e chegar em casa a pé, voltar no outro dia tirar ele da estrada:parede:.
Já tive renault e gostei, costumam oferecer bem mais do que os mesmo de sua categoria, por um preço mais acessível.
Também, posso encontrar usados menos rodados que por exemplo uma tracker 2009.
Seguimos conversando.
Olá @Anacletoeco, como disse o carro é bem valente. Não vai te deixar na mão facilmente. A 1ª é muito forte (reduzida) na casa da minha sogra tem uma subida impossível, muito íngreme que todos os carros só sobem correndo e embalados, com medo de parar e etc. Outro dia testei o seguinte: parei o carro embaixo. E sem acelerar (nada, sem encostar no acelerador) soltei devagarinho o pé da embreagem, o carro subiu a ladeira toda em marcha lenta. (+-800rpm). Devagarinho, mas subiu até o fim. :)
E a tração vai muito bem.
Dá uma lida no post do Duster aqui no fórum e/ou dá uma buscada no youtube. Você vai ver que o bicho enfrenta grandes roubadas :) Este é meu segundo renault. Concordo com sua avaliação da marca. O meu achei com 15k km 2013.
abraços e boa sorte.
duster 4x4 off road - YouTube (https://www.youtube.com/results?search_query=duster+4x4+off+road)
Anacletoeco
23/12/2018, 07:46
Olá @Anacletoeco, como disse o carro é bem valente. Não vai te deixar na mão facilmente. A 1ª é muito forte (reduzida) na casa da minha sogra tem uma subida impossível, muito íngreme que todos os carros só sobem correndo e embalados, com medo de parar e etc. Outro dia testei o seguinte: parei o carro embaixo. E sem acelerar (nada, sem encostar no acelerador) soltei devagarinho o pé da embreagem, o carro subiu a ladeira toda em marcha lenta. (+-800rpm). Devagarinho, mas subiu até o fim. :)
E a tração vai muito bem.
Dá uma lida no post do Duster aqui no fórum e/ou dá uma buscada no youtube. Você vai ver que o bicho enfrenta grandes roubadas :) Este é meu segundo renault. Concordo com sua avaliação da marca. O meu achei com 15k km 2013.
abraços e boa sorte.
duster 4x4 off road - YouTube (https://www.youtube.com/results?search_query=duster+4x4+off+road)
Vkbrv, tive olhando alguns... O problema é fazer couber no orçamento. São poucos usados no mercado, e acima do meu limite estipulado...
Vou ir olhando.
Mais uma vez muito obrigado por ter compartilhado.
Abraços
OdilonAmaral
23/12/2018, 12:44
abs!
Boa tarde a todos.
Me cadastrei hj e tbm sou novo no mundo 4x4. Tbm estou em busca do meu primeira "VIATURA".
Já me decidi por um tracker, pois tenho um amigo que possui um 08/09 e fala muito bem.
No meu caso usarei na maior parte do tempo na cidade. Ele será usado em algumas estradas de chão, tipo Serra da Canastra e em alguns lugares p levar minha bike MTB ( Carrancas, etc...).
Minha dúvida é em relação à quilometragem, pois algumas são mto altas e outras "mto baixas" pelo ano do veículo.
Tenho visto mtas ofertas em BH, e como moro perto, creio que ficará mais fácil, mas gostaria de dicas de vocês de ítens que devo observar na compra, além da avaliação de um mecânico de confiança.
Desde já agradeço.
Bom domingo a todos.
jorgeffn
26/12/2018, 16:16
Boa tarde a todos.
Me cadastrei hj e tbm sou novo no mundo 4x4. Tbm estou em busca do meu primeira "VIATURA".
Já me decidi por um tracker, pois tenho um amigo que possui um 08/09 e fala muito bem.
No meu caso usarei na maior parte do tempo na cidade. Ele será usado em algumas estradas de chão, tipo Serra da Canastra e em alguns lugares p levar minha bike MTB ( Carrancas, etc...).
Minha dúvida é em relação à quilometragem, pois algumas são mto altas e outras "mto baixas" pelo ano do veículo.
Tenho visto mtas ofertas em BH, e como moro perto, creio que ficará mais fácil, mas gostaria de dicas de vocês de ítens que devo observar na compra, além da avaliação de um mecânico de confiança.
Desde já agradeço.
Bom domingo a todos.
Olá,
Dê uma lida no seguinte tópico:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/131398-o-que-olhar-na-hora-de-comprar-uma-tracker-08-09-a.html
vai te ajudar bastante.
Quanto a quilometragem, é normal elas estarem mais rodadas pelo ano, sobra as poucos rodadas, dá para fazer uma avaliação para ver se a quilometragem é condizente com o estado geral do carro, agora, nem sempre isso significa qualidade, as vezes um carro mais rodado porém com manutenção adequada pode ser melhor. O negócio é avaliar as opções, de preferência com um bom mecânico que entenda da Tracker. Aqui em BH tem alguns bons mecânicos de 4x4 e que conhecem bem a Tracker... se não tiver ninguém aqui em BH para te indicar uma oficina, avise por aqui!
abs!
Sergio c
30/12/2018, 18:07
Tracker também é uma ótima opção 4x4.
Anacletoeco
05/01/2019, 14:21
Tive fazendo novas pesquisas, lendo um pouco mais, avaliando minha realidade nos últimos dias de chuva... Estou convencido de que a tracker será a melhor opção, apesar de estar considerando o jimny também...
Joao Miguel F75
08/01/2019, 16:06
Boa tarde amigos. Também sou novo no mundo 4x4 e aqui no fórum. Estou comprando uma F75 com a seguinte configuração de mecânica.
Direção hidráulica da F1000
Motor 1.8 do Santana
cambio 5 marchas do chevete
diferencial traseiro da C10
instrumentos digitais
o cambio original 4x4 entra no negocio. esta na carroceria dela guardado.
O que vocês acham? desde já agradeço a opinião da galera.
lucasdbarros
20/02/2019, 22:29
boa noite! vale a pena comprar uma NISSAN PATHFINDER4.0 LE 4X4 V6 24V GASOLINA 4P AUTOMÁTICO 2008/2008??
Jailsongrau
23/02/2019, 15:04
Alguém conhece grupo de ZAP de Quadriciclo em Brasília
Boa tarde. Dentro do 4x4 para iniciantes, me enquadro perfeitamente na categoria "novato".
Atualmente moro em Atibaia SP, e comecei a me deslocar 5x por semana em estrada de terra "relativamente boa". São 24km por dia (6km ida e volta duas vezes). Meu bom e não tão velho Uno Vivace 1.0 tem uma boa altura e entre-eixos curto, o que permite transitar pela estrada de terra sem raspar o assoalho.
MAS, tava tudo bem até começar a temporada de chuvas. Molhada, a estrada é um sabão, com pontos de atoleiro e aclives/declives com pouco pedrisco. Aí, consolidei a ideia de trocar o Uno por algo mais "parrudo".
Pensando em opções de até R$ 50.000,00 , acabei me focando em Pajero TR4, Suzuki Jimny e Renault Duster 4x4.
Não pretendo fazer trilhas ou rally. O uso do carro seria urbano leve e estas 4 viagens de 6km em terra por dia.
Aceito sugestões e críticas.
(O primeiro post num fórum a gente nunca esquece...)
FabioDiniz
06/03/2019, 19:59
Vale a pena comprar uma TR4 2008 com 130k
Vai de JImny amigo... de todos que você citou é o único 4x4 raiz. Não vai ti deixar na mão. Boa sorte!
renan1989
15/03/2019, 00:17
Sou iniciante e pretendo comprar um vitara ou sidekick 5p, gosto do estilo, o preço é amigável e já encontrei uma certa facilidade de peças para encontrar.
Minha dúvida é a seguinte, encontrei um sidekick 98, achei estranho, sidekick foi até 93. correto? um sidekick 98 tem grandes chances de ser um veículo importando diretamente na época, provavelmente pode não ter sido realizado o mapeamento do motor para receber gasolina BR?
Rogeranger
09/04/2019, 03:40
Boa noite amigos sou novo no grupo e fabri o carretinhas personalizadas e tenho uma duvida. Posso rebocar duas carrerinhas ao mesmo tempo... tipo uma bitrem? Lembrando que minha cnh e AB grande abraçoa todos e desde ja agradeço a atencao.
Rogeranger
09/04/2019, 03:45
565483 tipo assim
Rogeranger
09/04/2019, 03:51
Boa noite a todos
Boa noite amigos sou novo no grupo e fabri o carretinhas personalizadas e tenho uma duvida. Posso rebocar duas carrerinhas ao mesmo tempo... tipo uma bitrem? Lembrando que minha cnh e AB grande abraçoa todos e desde ja agradeço a atencao.
Roger eu acredito que Não poderá por causa das definições do Detran de cada tipo de CNH.
565484
Rogeranger
09/04/2019, 15:15
Roger eu acredito que Não poderá por causa das definições do Detran de cada tipo de CNH.
565484
Obrigado amigo
Boa tarde. Dentro do 4x4 para iniciantes, me enquadro perfeitamente na categoria "novato".
Atualmente moro em Atibaia SP, e comecei a me deslocar 5x por semana em estrada de terra "relativamente boa". São 24km por dia (6km ida e volta duas vezes). Meu bom e não tão velho Uno Vivace 1.0 tem uma boa altura e entre-eixos curto, o que permite transitar pela estrada de terra sem raspar o assoalho.
MAS, tava tudo bem até começar a temporada de chuvas. Molhada, a estrada é um sabão, com pontos de atoleiro e aclives/declives com pouco pedrisco. Aí, consolidei a ideia de trocar o Uno por algo mais "parrudo".
Pensando em opções de até R$ 50.000,00 , acabei me focando em Pajero TR4, Suzuki Jimny e Renault Duster 4x4.
Não pretendo fazer trilhas ou rally. O uso do carro seria urbano leve e estas 4 viagens de 6km em terra por dia.
Aceito sugestões e críticas.
(O primeiro post num fórum a gente nunca esquece...)
Jimny tem motor muuuuuito fraco e 0 porta malas e espaço no banco traseiro, mas é um monstrinho no off. É relativamente econômico. Contrução com chassi, embora eu particularmente não veja vantagem nisso.
Duster 4x4 tem muito espaço e conforto, tem boa capacidade offroad pra quem está começando, porém usa um sistema diferente de tração que não é um 4x4 "de verdade", mas atende off leve e atoleiros em geral. Construção monobloco, que muita gente critica, igual um offroad muito capaz mais antigo o tal do Lada Niva. A duster não tem reduzida, porém tem uma primeira marcha que equivale. É uma abordagem diferente para 4x4, mais moderna.
TR4 tem espaço razoável e porta malas pequeno mas que atende bem, muito maior do que o do jimny mas menor que a duster. Banco traseiro se vc tem mais de 1,80 é ridículo. Consome mais que a duster e que o jimny. O desempenho é relativamente bom na manual. Manutenção fácil e relativamente barata. sistema de tração superselect é um tesão.
Fiquei entre esses três e não me arrependo de ter ido pra TR4 em nenhum momento. Dela só vou pra um diesel.
A minha é uma 2010 manual com 155000km, dos quais 20.000 foram meus.
maijahnke
14/05/2019, 21:55
Boa Noite Amigos
Já a algum tempo venho juntando estudo e dinheiro para realizar meu sonho mas preciso da ajuda de vcs
Quero fazer trilhas, passeios, passar por lamaçais e quem sabe mais pra frente até rallys, por que não?
Estou iniciando agora e gostaria da opinião de vocês
Pretendo gastar em torno de 50.000 para comprar um 4x4
Vou utilizá-lo aos finais de semana para off road e será meu único carro para locomoção na cidade
Vou viajar com meu marido e filha de 12 anos e quem sabe o cachorro tb
Perguntas
Qual seria o modelo mais adequado?
Qual é a manutenção que seria necessária normalmente?
Muito Obrigado mesmo pela ajuda111
titanium
15/05/2019, 08:37
Boa Noite Amigos
Já a algum tempo venho juntando estudo e dinheiro para realizar meu sonho mas preciso da ajuda de vcs
Quero fazer trilhas, passeios, passar por lamaçais e quem sabe mais pra frente até rallys, por que não?
Estou iniciando agora e gostaria da opinião de vocês
Pretendo gastar em torno de 50.000 para comprar um 4x4
Vou utilizá-lo aos finais de semana para off road e será meu único carro para locomoção na cidade
Vou viajar com meu marido e filha de 12 anos e quem sabe o cachorro tb
Perguntas
Qual seria o modelo mais adequado?
Qual é a manutenção que seria necessária normalmente?
Muito Obrigado mesmo pela ajuda111
Nessa faixa de preço e considerando uma família "pequena", as opções blockbuster que me vem à mente são:
- Jimny (bom para uso diário, econômico, espaço interno bom, custo de manutenção interessante);
- Forester (ótimo na estrada e ótima tração, custo de manutenção mais elevado);
- Grand Vitara III 2.0 (ótimo espaço interno, bom custo de manutenção, bom preço de aquisição e não tão grande para atrapalhar uso urbano);
Se consumo não for um problema e estiver em busca de algo com mais requinte, tem a Outlander.
Analise com carinho a RAV4, não tem um sistema de tração com caixa de redução, mas tem 4wd on-demand e vai ajudar na maioria dos casos.
Forester e Outback são carros para quem preza pela experiência ao dirigir. São fantásticos.
maijahnke
15/05/2019, 20:27
Gostei muito do Gran Vitara 2.0
Vc tem alguma opinião sobre a Pajero TR4?
diogofalcomer
16/05/2019, 13:51
Vou te passar o meu feedback de quem tem uma, e do que eu vejo a galera comparar principalmente com o jimny.
TR4 tem espaço interno maior, 4 portas e isso é uma grande vantagem em relação ao Jimny em viagens. O motor 2.0 é bom, confiável e bem durável (muitos já passaram dos 300 mil km), bebe mais que o do jimny, mas anda melhor em estrada.
Se você pensa em rally, a mitsubishi tem um campeonato de rally exclusivo para quem tem os carros da marca (Mitsubishi Motors: Lancer, ASX, Eclipse Cross, Outlander, Pajero, L200 Triton - Concessionarias - Eventos (https://mitsubishimotors.com.br/eventos/mitsubishi-motorsports-2)). Acho isso um grande diferencial (principalmente tu em SP, onde fica perto de 80% das provas).
O desempenho offroad da TR4 é bom, mas o Jimny é melhor.
Outra vantagem do Jimny e da TR4 é a fabricação no brasil, é bem mais tranquilo de arrumar peças. Coisa que donos da GV 2 ( Gm tracker) já estão com alguma dificuldade para encontrar.
A TR4 tem alguns kits que são bem vindos ao carro, lift 2" que encontra bem barato e pode ser mais caro se for um uso mais offroad.
As TR4 estão com um preço bem convidativo, as 2010+ (ultima geração) caíram 8 mil reais em 2 anos.
Com 50k da pra tu ir para carros a diesel, pensando mais em viagens eu procuraria a Xterra que foi vendida com o famoso Motor mwm 2.8 Turbo Diesel. Tem boa capacidade offroad também.
Eu estava no mesmo dilema.. TR4 ou GV, depois de fazer o teste drive nos 2 carros, voce nao vai mais querer entrar na TR4 de novo.
Julio Sobrinho
06/06/2019, 10:25
Bom dia, Boa Tarde e Boa noite a todos,
Sou novo no 4x4 peguei a minha "viatura" ontem (TR4 - 2006 - apenas com pneus 225 eu acho não sei posso ta falando bobeira) sou do interior de SP - Pindamonhangaba, pesquisei algumas coisa por aqui e vi algumas trilhas "leves" mas como não conheço nada, ainda, gostaria de uma ajuda.
1 - Conhecem algum grupo, club o algo assim aqui na região? procurei nos foruns e não achei nada recente.
2 - Gostaria de fazer trilha mais por passeio e lazer com minha esposa, é aconselhável ir sozinho? ou com mais carros?
desde já obrigado e se estiver postando no lugar errado foi mals
Francisco Gomes
13/06/2019, 16:47
Sou novato e já comecei aprendendo. Valeu
RaphaelBastos
25/06/2019, 15:56
Olá pessoal,
Sou novo por aqui e também nesse mundo de 4x4. Na verdade nem entrei neste mundo ainda mas fiquei interessado depois da última viagem que fiz.
Voltei ontem do Jalapão! Decidi fazer a viagem por conta própria, sem guia e pra isso aluguei uma Hilux 4x4 3.0 Diesel. Andei por todo o Jalapão e a bicha não me deixou na mão.
A viagem despertou a vontade de entrar nesse mundo, que junta algo q já gosto mto que são os carros, com algo que eu preciso fazer mais, que é viajar.
Durante a viagem já estava lendo várias páginas deste tópico sobre qual o 4x4 ideal para um iniciante. Hoje tenho um Civic EXR 2014 q usado deve estar na faixa de 55k reais.
Vi que algumas das recomendações ficam entre TR4, Gran Vitara e até a Duster! Minha dúvida ainda é se troco o Civic por um desses e mantenho um carro só, sendo que a grande maioria do tempo ele vai rodar no asfalto, ou se pego um mais antigo só pra esse tipo de uso e quem sabe mais frente, mantenho um só.
A TR4 me agrada visualmente mas já li por aqui que ela é um tanto fraca na estrada. Não sou mto fã de carros franceses e não sei se arriscaria numa Duster.
A Gran Vitara eu não conhecia mas fui pesquisar. Achava ela muito grande e que poderia não caber na minha garagem mas vi que ela é do mesmo tamanho que meu Civic em comprimento. Me pareceu melhor acabada e ganhou minha atenção ...
Gostaria de saber a opinião de quem já conhece esses carros.
Abraços!
Stefanlxv
26/06/2019, 04:06
Olá pessoal, estou querendo comprar um carro minimamente alto, robusto que lide bem com ruas esburacadas e de barro, que passo frequentemente, mas não pretendo usar para trilha. Para a minha faixa de orçamento, que vai até uns R$30.000,00, eu andei avaliando o Chevrolet Tracker a gasolina.
Eu já vi em tópicos antigos (ou seja, carro mais novo) que ele é considerado um bom carro, quase não dava manutenção, etc...
Gostaria entretanto de saber, se uma Tracker na faixa de 120.000 Km rodados ainda é uma boa opção, quais os principais pontos de atenção que eu devo ter na hora de olhar o carro, como está a disponibilidade de peças atualmente. Ou se teriam algum outro carro para indicar com essas características e faixa de preço.
Agradeço, e um abraço.
Quadrelli
26/06/2019, 16:48
Buenas pessoal. Sou novo aqui e acho que esse tópico é o mais adequado para minha pergunta. Também estou querendo iniciar nesse mundo 4x4 e pra variar a indecisão paira por aqui. Já li vários tópicos aqui no fórum, os quais me ajudaram muito a filtrar algumas possibilidades de viatura.
Aqui vai o meu relato e a pergunta que não quer calar: Qual 4x4 escolher?
Atualmente tenho um Civic 2011 geração 8 e um Peugeot 308 turbo ano 2013. Vou vender um dos dois e com a grana comprar o 4x4. DaÃ* já viram que o capital para investimento é em torno de 35 mil reais, estourando 40k. Minha é comprar um 4x4 que sirva para o dia a dia e também para um off-road aos finais de semana, como trilhas e barro. Pretendo até vender o outro carro e ficar sem carro pequeno, a depender do resultado desse 4x4. Após minhas tantas leituras fiquei propÃ*cio a adquirir uma dessas viaturas:
SW4 (97-99) -> parece-me ser bem robusta e ao mesmo tempo confortável para o dia a dia. "Vejo" muito gente falando bem. Ainda pesa a favor o fato de ser isenta de IPVA (já é uma economia). Não tenho a informação sobre a velocidade de cruzeiro dela em rodovias, se alguém puder informar...
Frontier (até 2005) -> também bem robusta, fator positivo motor MWM. Algumas ressalvas em relação a disponibilidade de peças e também a relação de marchas, que implica giro mais alto nas rodovias, em relação a outras. Outra ressalva é o comércio aparentemente fraco para ela aqui na minha cidade.
S10 (até 2005) -> está na lista só por conta de comparação com a Frontier. Parece ser mais descomplicada para dar manutenção, por outro lado parece ter bastante limitação suspensão, lift, etc. O comércio dela é melhor que o da Frontier tbm.
X-Terra -> seria uma outra opção, também falam bem dela, mas o preço está um pouco além das outras.
Troller -> olhei esses dias no OLX, até existem alguns mais antigos abaixo de 40k para vender, mas dá um medo gigante de comprar um desse sem entender nada do assunto. A maioria está com preço além do que eu posso pagar.
É isso! são essas as opções que tenho em mente, em ordem de preferência. Estou mais em dúvida mesmo entre SW4 e Frontier. Sei que com esses carros mais antigos tenho que ter bastante cautela na compra, analisar bem, levar o mecânico, etc.
Em relação ao exposto, qual seria a melhor opção para atender o dia a dia e um off-road eventualmente? Vi muitas avaliações e ponderações de anos atrás (o primeiro post deste tópico, por exemplo, foi em 14/06/2007). De lá pra cá alguma coisa pode ter mudado. Será que nos dias atuais os veÃ*culos acima ainda são boa pedida? O custo de manutenção é muito absurdo? alguém com renda lÃ*quida de 4k consegue manter um veÃ*culo desses a diesel? Tem algum veÃ*culo não citado aÃ* que vcs indicam? Nossa.. era só uma perguntar heim...
Desde já agradeço a todos!
Rodrigo Rossi
04/07/2019, 15:50
ótima Resposta!!!!!
Olá, tenho uma dúvida.
TR4 2005 com guincho, lift, snorkel, para choques de aço, protetor de cárter, transmissão e diferencial.
Ou uma TR4 2008 original pelo mesmo valor??
Sergio c
30/07/2019, 09:40
Dependendo do estado de conservação de ambas e qual seria seu uso, se p passeios e trilhas leves ou só basicamente em asfalto. Mas minha queda seria pela 2005 equipada hehe.
Olá, tenho uma dúvida.
TR4 2005 com guincho, lift, snorkel, para choques de aço, protetor de cárter, transmissão e diferencial.
Ou uma TR4 2008 original pelo mesmo valor??
Boa tarde.
Uso no dia a dia mas passeios leves no fim de semana.
Naldinho Souza
04/08/2019, 10:31
Olá! Comprei uma Ranger 2005,cabine dupla, 4x4, nunca tive um carro diesel. Estou muito satisfeito até agora, comprei o veículo para viajar e ocasionalmente trabalhar. Pesquisei muito antes de comprar. Paguei R$ 32.000,00 no veículo, mas tive que trocar a bobina do ar condicionado (R$ 320,00). Um mecânico ensinou-me sobre o engate da tração. Encontrei este site e espero tirar muitas dúvidas aqui, obrigado!
Danilo tô a pé
19/08/2019, 00:48
Boa noite turma 4x4 Brasil.
Meu último carro foi um gol quadrado (furtado), então não manjo nada além de gaiolas e motos de trilha...
Já vi e sei que tem muito 4x4 barato no mercado. Então vou ser direto pq sei que tem tópico relacionado mas não encontrei a resposta para minhas perguntas.
Tomara que ajudem,. E podem ser curto e grosso nas respostas, e se não podia fazer esse topico, desculpa.
Primeira dúvida
Uso :trilha leve, barros ocasionais e areia.casa de sitio
Conheço bem os modelos abaixo, sei quem tem 'reduzida' quem não tem, e blá blá blá.
Vcs comprariam por 25mil um Sx4 ou Um Subaru impreza? Ambos 2010
Subaru sem teto
Sx4 couro
Segunda dúvida
Uso para viagens longas e trilhas leves/médias/ areia
Qual desses indicam ?
Subaru forester aut. Xt 2002
Gran Vitara 2000 aut.
Vitara 99 manual
Pajero tr4 aut
Todos na casa dos 19/25mil. E originais.
Qqer um q eu comprar eu vou elevar a suspensão e comprar pneus.
É isso..
Obrigado e desculpa se já tiver esse topico
ROGÉRIO GALDINO
23/10/2019, 15:18
Boa tarde 4x4brasil
Não tenho experiência em carros antigos e estou pretendendo comprar uma Hilux 2001, motor 2.8, 4x4, 350 mil km.
É um carro com mais de 10 anos do mesmo proprietário, um senhor que aparenta ser uma pessoa idônea e cuidadosa!
Mesmo levando um mecânico de minha confiança p/ olhar, estou preocupado com as manutenções.... é um carro com mais de 350 mil rodados!
Será que estou no caminho certo ou é melhor tentar encontrar um outro modelo ou um carro mais conservado?
Estou optando pela hilux antiga pela economia de combustível, menor risco de roubo, resistência do carro!
Agradeço as sugestões e opiniões!
Welisson Santos
28/11/2019, 06:50
Olá pessoal, sou novo aqui sou da região de Curitiba PR e gostaria de algumas dicas pois estou interessado em adquirir uma Pajero GLS-B 95 2800 intercooler Diesel, pois a família cresceu e eu estava procurando um carro de 7 lugares e quando vi a Pajero me interessei bastante.
Queria ver com vocês que já tem o veículo mencionado o que eu tenho que levar em conta antes de comprar.
E também se alguém conhece algum mecânico de confiança que mexe neste tipo de veículo na região de Curitiba.
Desde já agradeço a todos
diogofalcomer
28/11/2019, 10:13
Olá pessoal, sou novo aqui sou da região de Curitiba PR e gostaria de algumas dicas pois estou interessado em adquirir uma Pajero GLS-B 95 2800 intercooler Diesel, pois a família cresceu e eu estava procurando um carro de 7 lugares e quando vi a Pajero me interessei bastante.
Queria ver com vocês que já tem o veículo mencionado o que eu tenho que levar em conta antes de comprar.
E também se alguém conhece algum mecânico de confiança que mexe neste tipo de veículo na região de Curitiba.
Desde já agradeço a todos
Da uma lida nesse tópico, acho que tem todas as informações que você precisa.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/120166-donos-de-pajero-gls-b-se-apresentem-154.html
Boa noite a todos.
Comprei meu 1º 4x4 , um Tracker 2007 azul. Ele está original.
Estou iniciando também minha vida como 4x4, rs. Alguém poderia me orientar qual modificação mínima no tracker para começar nas trilhas?
Acompanho o forum 4x4brasil a algum tempo, mas agora que comprei meu 1 4x4 que estou iniciando meu post.
Obrigado a todos.
Miranda_MG
30/11/2019, 12:26
Pvar,
Vai depender muito do que são trilhas para você. Ou melhor, do grau de dificuldade dos passeios. De qualquer forma, o básico seria: pneus melhores (que podem exigir lift/espaçadores), lift apenas, snorkel(?) e proteções inferiores mais robustas.
Mas tem trilha que o veículo original vai bem. Enfim, talvez a melhor forma seja experimentar com cautela e definir.
Abraço,
Miranda
Boa noite a todos.
Comprei meu 1º 4x4 , um Tracker 2007 azul. Ele está original.
Estou iniciando também minha vida como 4x4, rs. Alguém poderia me orientar qual modificação mínima no tracker para começar nas trilhas?
Acompanho o forum 4x4brasil a algum tempo, mas agora que comprei meu 1 4x4 que estou iniciando meu post.
Obrigado a todos.
Josinando
04/12/2019, 19:19
Tenho uma s-10 2.8 diesel 4x4 2016, recentemente tive problemas no eixo diferencial traseiro, por desconhecer devido o problema, consegui um eixo completo, acontece que o mesmo foi retirado de uma ano 2013, tração 4x2. Gostaria de saber qual a diferença, pois sinto que a tração mudou completamente, desta deixa gostaria de ajuda no sentido de me explicar qual a diferença.
Sergio c
05/12/2019, 08:20
O único problema é a relação do diferencial, se não for igual ao do eixo dianteiro de sua camionete 2016. As relações de diferenciais podem mudar de ano em ano, tipo de motor, tipo de combustível, tipo de tração e etc...Tem que ver qual a relação desse eixo traseiro que colocaste p dar danificar o sistema de tração 4x4 quando acionar ele. Se a relação for a mesma e o mecânico colocou de forma correta o novo eixo traseiro, não teria pq ter problemas.
Tenho uma s-10 2.8 diesel 4x4 2016, recentemente tive problemas no eixo diferencial traseiro, por desconhecer devido o problema, consegui um eixo completo, acontece que o mesmo foi retirado de uma ano 2013, tração 4x2. Gostaria de saber qual a diferença, pois sinto que a tração mudou completamente, desta deixa gostaria de ajuda no sentido de me explicar qual a diferença.
Eduardo Filipe
15/12/2019, 16:30
Como novo por aqui, não podia deixar de ler e concordar com o acima escrito.
Afinal já todos passamos pelo mesmo e, é sempre bom agora ter alguma ajuda para concretizar a nossa primeira compra.
rodssreis
17/12/2019, 11:29
E ai galera,
Sou amante da natureza, faço passeios de moto por estrada de terra (famoso offroad :euforico:) e chegou a minha hora de pensar num 4x4 pra levar a família.
Dia-a-dia ando de moto e o 4x4 será o único carro da casa que ficará com minha esposa e a criança. Então preciso de um carro confiável e com ar condicionado.
Atualmente temos um Etios Sedan 18 Automático que será vendido para dar lugar ao 4x4.
Os carros que pensei foram:
- Ford Ranger 4x4 2001 2.5 ou 2.8 Diesel
- Hyundai Galloper 1999 2.5 Diesel
- Land Rover Discovery D1 2.5 Diesel
Eu não entendo nada de diesel mas meu sogro dirigiu caminhão a vida inteira então essa parte do motor ele pode me ajudar.
Mas e ai, quais outros detalhes (se possível especifico de cada carro) devo ficar mais atento?!
Valeuu!!
T+
Welisson Santos
02/01/2020, 20:46
Muito obrigado diogofalcomer
Boa Tarde.
Depois de muito pesquisar aqui no 4x4 Brasil, realizei o sonho, comprei uma Traker 2009.
Achei uma toda original, sou o segundo dono, está com 75000 km.
Muito bem cuidada pelo antigo proprietário.
Estou com ela faz pouco mais de um mês, FELIZ DA VIDA.
Obrigado a todos pelos posts no forum, foram de grande ajuda na escolha do meu primeiro 4x4.
Arda 4x4
26/01/2020, 10:39
Qual Picape ?
Bom dia amigos. Estou querendo comprar minha primeira pickup 4x4 (seminova) e obviamente tenho muitas dúvidas.
Para mim o que mais importa é não ter dor de cabeça com manutenções frequentes e custos altos, facilidade de achar peças, valor do seguro e consumo baixo. E algum conforto para longas viagens.
Muita potência não é o mais importante.
O objetivo principal é viajar (longas viagens) no asfalto mesmo (70%) e alguma trilha leve (30%).
Pretendo ficar com a picape por muitos anos.
Vamos as considerações:
Pode ser Diesel ou Flex
Vantagens e desvantagens do Flex:
Menor valor de compra, seguro, mais barato, manutenção mais barata?, maior consumo de combustível, menor durabilidade do motor, menor torque. Mais algum ?
Para Diesel:
VW Amarok (2.0 ou 3.0) - Alto consumo de pneus com o 4x4 permanente, alta manutenção. É a mais confortável
GM S10 - A segunda mais robusta, baixa manutenção e boa durabilidade
Toyota Hilux - a mais rodusta, motor meio fraco, muito econômica
Nissan Frontier - Alta manutenção, a mais econômica
Mitsubishi L200 - Alto consumo de combustível, baixa manutenção
Ford Ranger (2.2 ou 3.2) - Pós venda ruim
É isso ? Está certo ?
Agradeço a todos que puderem colaborar na escolha
Galera boa noite preciso de ajuda
To precisando de um 4x4 para puxar um reboque de cavalo da uns 1000 kg nao quero camionete pela manutenção e trabalho com o carro queria uma automatico To em dúvida tr4 ou outlander e sei lá qual vcs acham melhor???
Sergio c
12/02/2020, 21:28
Eu iria de TR4, pela mecânica mais simplificada e ter chassi.
Galera boa noite preciso de ajuda
To precisando de um 4x4 para puxar um reboque de cavalo da uns 1000 kg nao quero camionete pela manutenção e trabalho com o carro queria uma automatico To em dúvida tr4 ou outlander e sei lá qual vcs acham melhor???
Pessoal fiz esse post que estou "respondendo" em 2007. Na época fui com a família para comprar uma camionete usada, mas todas que eu me interessava a patroa e os guris queriam uma mais nova. Acabei desistindo e comprando outro automóvel.
Mas esta idéia de comprar uma camionete Diesel me assombra até hoje.
Passou uns 12 anos os filhos cresceram e troquei de mulher (ou ela trocou de homem, depende do ponto de vista). Me separei e alguns anos depois casei novamente. A atual patroa não dá pitaco nos meus negócios e os filhos já saíram de casa.
Estou mais livre para decidir.
Então hoje volto ao tema. Em 2021 ou 2022 vou renovar os veículos aqui de casa e é a minha chance de comprar a camionete.
Por favor, leiam meu post original acima que lá tem boa parte das minhas circunstâncias.
Então pergunto: Hillux 2002-2004 ou Ranger estilo quadrado 2010?
A depender do que encontrar poderia no caso da Hilux ser algo como 2000-2001.
O que mais me preocupa no caso da Hilux é se encontro no mercado nacional peças de manutenção? As fundamentais: motor, suspensão, parte elétrica. Pequenas frescuras eu não me importo de não ter. Quero um veículo razoavelmente rústico.
Se acharem que é tolice minha e que devo comprar um pseudo-SUV fiquem a vontade.
OBS: Meu post antigo vai no post seguinte.
Por favor, deem suas sugestões.
Pessoal:
Sou novato aqui neste fórum. Cheguei aqui garimpando informações na internet.
Pode ser que o que vou perguntar já tenha sido respondido. Caso positivo basta postar os links.
A questão é a seguinte: Embora viva há muito tempo na cidade eu nasci na roça e até hoje gosto muito das coisas do campo. Tenho amigos e parentes que têm fazenda, sítio ou chácara. Eu mesmo tenho uma pequena chácara onde tenho um cavalo. Também tenho cães grandes.
Dito isto, estou precisando comprar uma caminhonete usada. Uma parte, digamos 70%, do uso será na cidade o restante será em estradas de terra. Não tenho intenção de fazer trilhas, apenas estradas de terra.
Andei analisando fabricantes, modelos e anos. Em relação a ano minha idéia é 2001 ou 2002. Estou mais fortemente entre Ranger e Hilux. Quero cabine dupla porque tenho mulher e dois filhos que de vez em quando estarão comigo. Pode ser 4x2 e sem turbo. De certa forma *descartei* a S-10 e a L200. Embora isto vai depender do negócio, da ocasião e do preço.
Pretendo gastar *apenas* de 40 a 45k.
Daí pergunto: Nas suas opiniões qual a melhor relação benefício custo?
Existe algum modelo mais antigo que também devesse considerar? Qual?
Entre Ranger e Hilux, comparáveis, qual seria mais barata, de manurenção mais fácil, etc?
Que outras coisas não perguntei mas deveria saber?
Por favor, elaborem a respeito.
Desde já agradeço. Obrigado.
Atenciosamente,
JoãoNew (Obs: JoaoNew porque já existia um outro joao cadastrado).
Oooooooooooops, o meu post antigo é este aqui.
Sergio c
06/07/2020, 20:24
Olha, as Hilux são excelentes camionetes, mas eu fosse escolher, pegaria a Ranger 2010, bem mais moderna, só tem que levar em uma boa mecânica p avaliar, pois a manutenção, por ser eletrônica tb, é bem salgada. A menos que encontre uma Hilux daquele ano em estado impecável, aí é de ficar em dúvida mesmo hehe.
Pessoal fiz esse post que estou "respondendo" em 2007. Na época fui com a família para comprar uma camionete usada, mas todas que eu me interessava a patroa e os guris queriam uma mais nova. Acabei desistindo e comprando outro automóvel.
Mas esta idéia de comprar uma camionete Diesel me assombra até hoje.
Passou uns 12 anos os filhos cresceram e troquei de mulher (ou ela trocou de homem, depende do ponto de vista). Me separei e alguns anos depois casei novamente. A atual patroa não dá pitaco nos meus negócios e os filhos já saíram de casa.
Estou mais livre para decidir.
Então hoje volto ao tema. Em 2021 ou 2022 vou renovar os veículos aqui de casa e é a minha chance de comprar a camionete.
Por favor, leiam meu post original acima que lá tem boa parte das minhas circunstâncias.
Então pergunto: Hillux 2002-2004 ou Ranger estilo quadrado 2010?
A depender do que encontrar poderia no caso da Hilux ser algo como 2000-2001.
O que mais me preocupa no caso da Hilux é se encontro no mercado nacional peças de manutenção? As fundamentais: motor, suspensão, parte elétrica. Pequenas frescuras eu não me importo de não ter. Quero um veículo razoavelmente rústico.
Se acharem que é tolice minha e que devo comprar um pseudo-SUV fiquem a vontade.
OBS: Meu post antigo vai no post seguinte.
Por favor, deem suas sugestões.
fabianohfg
07/07/2020, 23:19
Boa noite, nunca tive um 4x4, e estou vendo uma Pajero GLX 3.0 V6 1998, parece estar boa pelo e com bom valor, mas tenho medo por não conhecer nada sobre o carro e ser de longe, não poder levar nem no mecânico de confiança. O dúvida cruel...
diogofalcomer
08/07/2020, 09:42
Boa noite, nunca tive um 4x4, e estou vendo uma Pajero GLX 3.0 V6 1998, parece estar boa pelo e com bom valor, mas tenho medo por não conhecer nada sobre o carro e ser de longe, não poder levar nem no mecânico de confiança. O dúvida cruel...
Leva na street motors em guarulhos. Especialista em Mit.
Sergio c
08/07/2020, 10:51
Aqui na minha região era bem procurada essa 3.0 V6, mas hj já não empolga tanto. O pessoal comenta que gasta muito combustível e as peças são caras e difíceis de achar. Mas da uma boa olhada e se valer a pena, toca fixa hehehe.
Olá, galera! Tudo beleza?
Meu nome é Thail e eu estou na busca de uma 4x4 pra usar pra fazer trilhas leves e tudo mais.
Eu sou fotografo amador, então curto dar umas andadas pela natureza. Eu já possuo um carro, é um Clio Sedan 1.6, já fui a muito local doido com ele e não sei como aguentou haha mas agora to pensando em fazer bem mais trilhas e queria deixar ele somente pra andar na cidade e outro pra viajar.
Eu queria dicas pra comprar um 4x4 com um custo benefício legal. Eu tava querendo algo entre 20mil reais, é o que eu posso pagar no momento. Vi uns Suzuki Vitara dos anos 90 porém não sei se vale a pena. Uma outra dúvida é na questão do câmbio, se vale a pena pegar um automático ou se um manual já vale (só pra saber, eu nunca dirigi um carro com câmbio automático na vida).
O que vocês me recomendam?
Obrigado!
Sergio c
13/07/2020, 10:18
Bem vindo ao Fórum. Nessa faixa de preço seriam o Vitara, Tracker e alguns outros, mas não cito pq não conheço muito. Não aconselharia p trilhas leves um câmbio automático com essa idade de uso. Iria de manual mesmo.
Olá, galera! Tudo beleza?
Meu nome é Thail e eu estou na busca de uma 4x4 pra usar pra fazer trilhas leves e tudo mais.
Eu sou fotografo amador, então curto dar umas andadas pela natureza. Eu já possuo um carro, é um Clio Sedan 1.6, já fui a muito local doido com ele e não sei como aguentou haha mas agora to pensando em fazer bem mais trilhas e queria deixar ele somente pra andar na cidade e outro pra viajar.
Eu queria dicas pra comprar um 4x4 com um custo benefício legal. Eu tava querendo algo entre 20mil reais, é o que eu posso pagar no momento. Vi uns Suzuki Vitara dos anos 90 porém não sei se vale a pena. Uma outra dúvida é na questão do câmbio, se vale a pena pegar um automático ou se um manual já vale (só pra saber, eu nunca dirigi um carro com câmbio automático na vida).
O que vocês me recomendam?
Obrigado!
Leandro VG
25/07/2020, 17:19
Ola a todos!
Eu pesquisei vários tópicos aqui no site e nenhum satisfez minha curiosidade específica. Mesmo sem ter uma, eu sou um amante de 4x4 e meus planos sempre tentam se alinhar para adquirir minha primeira 4x4. Atualmente, minha opção favorita tem sido a Jeep Grand Cherokee.
O que eu mais busco em um automóvel desse porte é o conforto, tanto no dirigir quanto no amortecimento. Busco potência também, porém priorizo o conforto e por esse motivo que até o momento estou mais interessado nas Grand Cherokee, que segundo o que já li, aparenta ter tanto conforto quanto uma boa poténcia em comparação com o peso. Mas sempre que penso em qualquer 4x4 (Explorer, Grand Cherokee, Blazer, SW4, Pajero, Grand Vitara, Sportage, etc.), sempre me vem uma pergunta na mente que não consigo encontrar em nenhum site e aqui também não encontro informações a respeito (Somente da Grand Cherokee eu vi mas gostaria que confirmassem).
Sobre a Grand Cherokee, eu li que o ano 97 tem a versão mais luxuosa, confiável e confortável das versões mais antigas (até 2002 por aí). Eu gostaria de saber dos que conhecem, qual seria o ano e a versão mais confortável e confiável dos modelos citados acima, e entre essas melhores versões, qual seria o campeão quando se trata de conforto.
Se tiverem alguma sugestão de modelos que eu não coloquei acima, fiquem a vontade de mencionar também.
Já agradeço desde já a disposição de quem for responder, e se já tem um tópico que fala sobre esse assunto, eu já peço desculpas pois eu realmente procurei e não achei por aqui.
Abraço a todos
Rodrigogvt
07/08/2020, 15:30
Eai galera, conto com ajuda de vocês pra me ajudar a comprar meu primeiro 4x4, eu não tô conseguindo chegar a uma conclusao, e escolher entre varias opções, vamos lá, quero pra fazer trilhar leves a medias, viajar pelo Brasil, acampar e fazer expedições, com minha esposa e as vezes família, iremos montar um projeto com esse veículo para ficar até 15 dias fora, viajando e acampando, então iremos montar uma estrutura para cozinha no porta malas, talvez com gnv no veículo, até o final desse mes pretendo adquirir, inicialmente estava em dúvida entre a Pajero Tr4 em torno de 2004 e a tracker diesel (2003) ou a gasolina (2008) só que semana passada surgiu a lada niva como opção também mesmo sendo mais compacta, lembrando que iremos ficar de 2 a 3 anos apenas com esse veículo e depois irei pro meu sonho que é uma toyota prado, e nessa semana, pesquisei pela media de preço das ja citadas surgiu a blazer 4x4, Pajero full em torno de 1998 e a cherokee em torno de 98 também, apenas estou pesquisando o carro sendo que alguns tem várias motorizações, não tenho preferência se for a diesel ou não embora eu acho que iria confiar mais em longas viajens, o principal é see 4x4 pra servir pro que quero mesmo não precisando ser um Troller da vida, o principal será as expedições e acampamentos mas em lugares que um 4x2 não chegará, além disso quero iniciar em off road leve e médio, por isso os trilheiros irão ajudar também, tendo em mente que não quero investir alto nisso agora, algo entre 10 e 18 mil em média, independente se seja um ja equipado ou não, que não tenha uma manutenção cara, que não quebre fácil pra não dar dor de cabeça ou traumas nesse projeto novo, outros modelos também pensei como a pathfinder ou x trail por exemplo, mas não posso manter hoje uma land rover por exemplo, o que voces acham? Qual seria a melhor compra entre essas opções? Claro que aceito sugestões, se algum quiser mandar dicas pelo chat também fique a vontade, obrigado a todos, conto com voces!
jorgeffn
07/08/2020, 19:11
Eai galera, conto com ajuda de vocês pra me ajudar a comprar meu primeiro 4x4, eu não tô conseguindo chegar a uma conclusao, e escolher entre varias opções, vamos lá, quero pra fazer trilhar leves a medias, viajar pelo Brasil, acampar e fazer expedições, com minha esposa e as vezes família, iremos montar um projeto com esse veículo para ficar até 15 dias fora, viajando e acampando, então iremos montar uma estrutura para cozinha no porta malas, talvez com gnv no veículo, até o final desse mes pretendo adquirir, inicialmente estava em dúvida entre a Pajero Tr4 em torno de 2004 e a tracker diesel (2003) ou a gasolina (2008) só que semana passada surgiu a lada niva como opção também mesmo sendo mais compacta, lembrando que iremos ficar de 2 a 3 anos apenas com esse veículo e depois irei pro meu sonho que é uma toyota prado, e nessa semana, pesquisei pela media de preço das ja citadas surgiu a blazer 4x4, Pajero full em torno de 1998 e a cherokee em torno de 98 também, apenas estou pesquisando o carro sendo que alguns tem várias motorizações, não tenho preferência se for a diesel ou não embora eu acho que iria confiar mais em longas viajens, o principal é see 4x4 pra servir pro que quero mesmo não precisando ser um Troller da vida, o principal será as expedições e acampamentos mas em lugares que um 4x2 não chegará, além disso quero iniciar em off road leve e médio, por isso os trilheiros irão ajudar também, tendo em mente que não quero investir alto nisso agora, algo entre 10 e 18 mil em média, independente se seja um ja equipado ou não, que não tenha uma manutenção cara, que não quebre fácil pra não dar dor de cabeça ou traumas nesse projeto novo, outros modelos também pensei como a pathfinder ou x trail por exemplo, mas não posso manter hoje uma land rover por exemplo, o que voces acham? Qual seria a melhor compra entre essas opções? Claro que aceito sugestões, se algum quiser mandar dicas pelo chat também fique a vontade, obrigado a todos, conto com voces!
Olha, entre essas opções eu indicaria Tracker a gasolina, ela tem um dos melhores custos / benefícios entre os 4x4, porém achar uma até $18 mil é bem difícil. A Tracker diesel tem um motor bem problemático (são duas versões diferentes, ambos dão problemas e tem manutenção complicada, dê uma pesquisada nos tópicos sobre eles). A Tracker já tem muita gente que usou pra esse propósito, pesquise lá na área de viagens / expedições. Niva a não ser que você ache “o Niva” vai passar mais tempo atrás de peças e na oficina do que viajando.
TR4 é boa opção também, vai ter um consumo maior é um pouco menos espaço que a Tracker, mas é um 4x4 muito bom também.
A Pathfinder também é boa opção, tamanho muito bom, problema é encontrar em bom estado.
Olhe também os Grand Vitara 4 portas, tem preço interessante e são ótimos carros.
A Blazer também se encontrar uma em bom estado pode ser uma excelente opção por causa do espaço.
O importante é ver o estado geral do carro e principalmente o histórico e cuidado que os donos anteriores tiveram. Procure um mecânico que entenda de 4x4 para avaliar o carro.
Abs!
fGiovana
10/11/2020, 12:15
Oi pessoal, tudo bem?
Esse é meu primeiro post aqui e conto com a ajuda de vocês para adquirir meu primeiro carro :-D
Eu não posso arcar com dois carros, então vou usar o mesmo para me locomover dentro da minha cidade (que é bem pequena, ando no max 10km por dia) e também para dar rolês aos fins de semana e viagens de férias, adoro ir para o interior e fazer trilhas, espaço para bagagem e mais pessoas não é um problema, geralmente sou só eu e pouca coisa para carregar.
Já aconteceu de eu atolar com um Palio e também com uma Fiat Strada, e precisar chamar alguém para me ajudar, tenho muito medo dessas coisas acontecerem novamente, por isso estou pendendo muito a comprar um carro maior e 4x4.
Porém eu posso gastar entre R$30mil e R$40mil, sei que veículos como eu quero e novos dentro desse valor não existem, estou buscando recomendações de qual melhor usado dentro dessa faixa.
Quero um carro 4x4 que aguente fazer trilhas, pegar a estrada de vez em quando, que me atenda bem dentro da cidade com um consumo de uns 9km/l, que seja bom de dirigir e que a revisão, manutenção e troca de peças seja simples e barata.
Pesquisando muito na internet eu acabei achando o Pajero TR4 uma ótima opção (achei lindo de mais também), encontrei modelos entre 2008 e 2012, 4x4 e 4x2 e dentro da minha faixa de preço. Porém todos com uns 100km rodados, e alguns até blindados.
Vocês acham que vale a pena comprar esse carro com essa kilometragem rodada?
E sobre ser blindado (do tipo 3A), vocês acham que é furada? Que vai consumir muito combustível ou exigir mais manutenção?
Vocês acham que um carro desses vai me atender bem?
Para o desempenho, faz diferença a Pajero 4x4 automática ou manual?
Recomendam outro?
Abraços
Diego Dimas Barbeta
10/11/2020, 12:57
Boa tarde galera.
Gostaria de adquirir meu primeiro 4x4 porem não disponho de um valor alto queria algo barato entre 10 a 15 mil e estava vendo varios topicos aqui e pesquisando e fiquei em duvida.
Nessa faixa de preço aparecem como opçao:
Jeep Willis
Lada Niva
Ford Pampa
Queria ajuda e sugestões sobre os mesmos altos e baixos ou até outros modelos de sugestão.
Agradeço pela atenção e ajuda.
jorgeffn
10/11/2020, 14:24
Oi pessoal, tudo bem?
Esse é meu primeiro post aqui e conto com a ajuda de vocês para adquirir meu primeiro carro :-D
Eu não posso arcar com dois carros, então vou usar o mesmo para me locomover dentro da minha cidade (que é bem pequena, ando no max 10km por dia) e também para dar rolês aos fins de semana e viagens de férias, adoro ir para o interior e fazer trilhas, espaço para bagagem e mais pessoas não é um problema, geralmente sou só eu e pouca coisa para carregar.
Já aconteceu de eu atolar com um Palio e também com uma Fiat Strada, e precisar chamar alguém para me ajudar, tenho muito medo dessas coisas acontecerem novamente, por isso estou pendendo muito a comprar um carro maior e 4x4.
Porém eu posso gastar entre R$30mil e R$40mil, sei que veículos como eu quero e novos dentro desse valor não existem, estou buscando recomendações de qual melhor usado dentro dessa faixa.
Quero um carro 4x4 que aguente fazer trilhas, pegar a estrada de vez em quando, que me atenda bem dentro da cidade com um consumo de uns 9km/l, que seja bom de dirigir e que a revisão, manutenção e troca de peças seja simples e barata.
Pesquisando muito na internet eu acabei achando o Pajero TR4 uma ótima opção (achei lindo de mais também), encontrei modelos entre 2008 e 2012, 4x4 e 4x2 e dentro da minha faixa de preço. Porém todos com uns 100km rodados, e alguns até blindados.
E sobre ser blindado (do tipo 3A), vocês acham que é furada? Que vai consumir muito combustível ou exigir mais manutenção?
Recomendam outro?
Abraços
Olá!
TR4 é uma boa opção. Importante é achar uma com bom histórico de manutenções pra não ter surpresas. O ideal é ser avaliado por um mecânico que entenda de 4x4.
As manuais são um pouco mais espertas nas arrancada e tem consumo melhor que as automáticas. Atente-se que existem automáticas 4x2 (se não me engano são 2013/14).
Uma outra opção nessa faixa de preço é o Jimny. Jipinho robusto! É mais econômico que a TR4, porém menor.
A Tracker gasolina também é boa opção. As vezes compensa olhar também.
Por fim o mais importante é um carro com manutenção em dia que não lhe traga grandes prejuízos com manutenção logo após a compra.
O fórum tem um vasto material sobre esses carros! De uma olhada!
Abs!
titanium
10/11/2020, 16:36
Boa tarde galera.
Gostaria de adquirir meu primeiro 4x4 porem não disponho de um valor alto queria algo barato entre 10 a 15 mil e estava vendo varios topicos aqui e pesquisando e fiquei em duvida.
Jeep Willis
Lada Niva
Ford Pampa
Queria ajuda e sugestões sobre os mesmos altos e baixos ou até outros modelos de sugestão.
Diego, você abriu o tópico na seção de JPX.
Pelo que tenho visto JPX estão na faixa de uns 20 e poucos mil, mas tem a vantagem de já serem Diesel.
Nessa faixa de preço que você mencionou, os melhores e mais "prontos" para rodar serão os NIVAS.
Talvez até encontre um Niva 1.7 (última versão que saiu).
Nivas são ótimos carros. Base de projeto é Fiat, por isso muitas peças integraveis.
Mas até hoje peças pra ele são fabricadas, então não é dificil de manter não.
Só é beberrão... mas como primeira opção, ta valendo.
TALVEZ consiga alguma pechincha em Samurai, Vitara e Tracker mais antigos... alguém que esteja apertado e precisando vender.
Em qualquer dos casos, separe uma grana para uma revisão inicial geral na viatura. Algo entre 1.500 reais e 2.500 reais.
É o que a prudencia pede.
Abraço e sorte na pesquisa.
Sydney66
10/11/2020, 19:56
Diego, boa noite;
Das opões que você colocou, até porque nessa faixa de preço não serão muitas, o jeep já tem farto material aqui no forum, o Niva é um 4x4 permanente, tem diferencial central, está sempre no 4x4 como o Defender (outra ótima opção mas não por esse preço), com bloqueio do diferencial central e reduzida, é bem valente e tem aqui no fórum também tópicos sobre ele para lhe ajudar, mas a pampa 4x4 não recomendo, eu tenho uma, nela você liga é a tração traseira, muito boa para estradas de terra comuns onde se precisa de uma melhor tração, mas é baixa, não tem reduzida (apenas uma 1 marcha curta num câmbio de 4 marchas), não é para trilhas, não sem severas modificações que não compensam.
Sem falar que ela é monobloco, não é chassis, que trás certas limitações, mas já vi prepararem a Belina 4x4, que é a mesma plataforma, mas se mudou quase tudo, então é a que teria maiores modificações, inclusive corte na chapa para pneus maiores.
Falando em pneus, suas rodas são aro 13" de 3 furos, são difíceis de encontrar maiores com essa configuração e até o pneu de qro 13" hoje é raro.
Então, sobre os outros 2, os tópicos do fórum devem ajudar na decisão.
Sergio c
10/11/2020, 22:40
A Belina 4x4 quebra a tração só de olhar p alavanca heheh. Willys teria uma mecânica mais robusta, mas tem capota de lona. O bom do Niva que é carroceria de lata fechada.
Boa tarde galera.
Jeep Willis
Lada Niva
Ford Pampa
jorgeffn
11/11/2020, 10:09
Oi pessoal, tudo bem?
Recomendam outro?
Abraços
Ah... e sobre blindados, particularmente não acho boa ideia... mesmo as blindagens mais novas sendo mais leves, imagino que os blindados que viu foram TR4, qualquer peso a mais influencia, sem contar que nas torções no offroad com um tempo você pode ter alguns problemas, agora se a blindagem for essencial para você (disse que mora em cidade pequena) ai tem que pesar, já vi camionetes blindadas que fazem algum offroad... e não deram nenhum problema aparente.
abs!
titanium
11/11/2020, 13:02
Oi pessoal, tudo bem?
Recomendam outro?
Abraços
Giovana,
Primeiramente seja bem-vinda.
TR4 não consome 9km/litro não... ela faz na verdade perto de 8. Isso as antigas, por que as novas (flex) é daí pra pior.
Se forem automáticas, aí piora bastante...
Eu sugeriria uma Tracker (a mais nova e melhor conservada que você conseguir).
O motor dela é um jumento de carga... não é o "Ás" do desempenho, mas dura uma eternidade.
Ele foi usado até nas GV3, então tem peça à beça no mercado (e terá por um bom tempo).
É bom destacar que o projeto Tracker é da suzuki... e Suzuki tem muita qualidade no que faz. Em qualquer cidade grande vai achar peça de manutenção.
Mas raramente dão manutenção mais séria.
Basta cuidar com manutenções preventivas, seguindo o checklist de manutenções da concessionária (trocas de óleos preventivos, etc) e dará tudo certo.
NÃO recomendo carro blindado.
É canseira, especialmente em carro com mais de 10 anos.
Pesa mais o carro e, consequentemente, o consumo aumenta.
A menos que você realmente precise muito de blindagem...
A tracker é mais barata, mas uma boa opção.
Mas se você realmente quiser algo entre 30 a 40 mil reais, sugiro procurar as Grand Vitara Geração 3. São mais quadradinhas.
São ótimos carros!!
As Subaru Forester também são ótimas viaturas (mais indicadas para quem realmente GOSTA de carro e curte uma experiência de pilotagem mais "rica").
jorgeffn
11/11/2020, 14:21
Giovana,
Primeiramente seja bem-vinda.
TR4 não consome 9km/litro não... ela faz na verdade perto de 8. Isso as antigas, por que as novas (flex) é daí pra pior.
Se forem automáticas, aí piora bastante...
Eu sugeriria uma Tracker (a mais nova e melhor conservada que você conseguir).
O motor dela é um jumento de carga... não é o "Ás" do desempenho, mas dura uma eternidade.
Ele foi usado até nas GV3, então tem peça à beça no mercado (e terá por um bom tempo).
É bom destacar que o projeto Tracker é da suzuki... e Suzuki tem muita qualidade no que faz. Em qualquer cidade grande vai achar peça de manutenção.
Mas raramente dão manutenção mais séria.
Basta cuidar com manutenções preventivas, seguindo o checklist de manutenções da concessionária (trocas de óleos preventivos, etc) e dará tudo certo.
NÃO recomendo carro blindado.
É canseira, especialmente em carro com mais de 10 anos.
Pesa mais o carro e, consequentemente, o consumo aumenta.
A menos que você realmente precise muito de blindagem...
A tracker é mais barata, mas uma boa opção.
Mas se você realmente quiser algo entre 30 a 40 mil reais, sugiro procurar as Grand Vitara Geração 3. São mais quadradinhas.
São ótimos carros!!
As Subaru Forester também são ótimas viaturas (mais indicadas para quem realmente GOSTA de carro e curte uma experiência de pilotagem mais "rica").
Bem lembrado os GV3! Tem bastante opção no mercado!
Abs!
Olá a todos,
Após algum tempo analisando, decidi adquirir um veículo off road. Minha intenção é realizar passeios pela Serra da Canastra em família de três pessoas, com um mínimo de conforto. Já tenho um Civic 2013, minha intenção seria permanecer com o Civic na cidade e utilizar o outro veículo para os passeios, mas também poderia abrir mão do Civic e permanecer com um veículo mais completo que me atendesse na cidade e na terra.
Andei analisando a Tracker e a Tr4, mas fico com receio quanto a achar um bom e evitar surpresas com a manutenção.
Por outro lado, como meu uso não será em trilhas pesadas, pensei na S10 ou na L200 4x4, versões mais antigas, até uns R$45mil. Apesar de também serem de manutenção cara, são veículos com mecânica mais comum no mercado. Outro ponto que pesa é esse valor, pois poderia vender o Civic e investir o total em uma L200 Triton, Ranger, Amarok, etc...
Enfim, são muitas opções.
Também não conheço a região da Serra da Canastra, posso estar falando bobagem e algum desses veículos não me atender, por isso gostaria da opinião dos colegas.
Desde já, agradeço.
jorgeffn
17/11/2020, 13:58
Olá a todos,
Após algum tempo analisando, decidi adquirir um veículo off road. Minha intenção é realizar passeios pela Serra da Canastra em família de três pessoas, com um mínimo de conforto. Já tenho um Civic 2013, minha intenção seria permanecer com o Civic na cidade e utilizar o outro veículo para os passeios, mas também poderia abrir mão do Civic e permanecer com um veículo mais completo que me atendesse na cidade e na terra.
Andei analisando a Tracker e a Tr4, mas fico com receio quanto a achar um bom e evitar surpresas com a manutenção.
Por outro lado, como meu uso não será em trilhas pesadas, pensei na S10 ou na L200 4x4, versões mais antigas, até uns R$45mil. Apesar de também serem de manutenção cara, são veículos com mecânica mais comum no mercado. Outro ponto que pesa é esse valor, pois poderia vender o Civic e investir o total em uma L200 Triton, Ranger, Amarok, etc...
Enfim, são muitas opções.
Também não conheço a região da Serra da Canastra, posso estar falando bobagem e algum desses veículos não me atender, por isso gostaria da opinião dos colegas.
Desde já, agradeço.
Olá!
À princípio qualquer 4x4 te atende em passeios pela Canastra. No geral é estrada de terra e algumas travessias de rios. Tem algumas coisas de offroad mais pesados, mas são mais opções pra quem curte as trilhas!
A Tracker e a TR4 vão te dar manutenção mais baratas que as camionetes, porém tem a limitação do espaço e o consumo um pouco maior na gasolina. Porém acho mais fácil achar um dos dois em boas condições do que as camionetes.
Sobre vender o Civic e partir pra camionetes mais novas, pode ser uma boa opção, mas depende de seu uso diário, camionetes são chatas pra estacionar em grandes cidades e tal, além de terem, por exemplo o seguro mais caro. Certamente serão mais desconfortáveis que o Civic (principalmente quem vai no banco de trás), e levar bagagem na carroceria tem questão a poeira... mas nada que uma lona ou bolsa pra caçamba não resolva.
O importante é pegar um 4x4 com histórico de manutenção que não lhe dê grandes prejuízos iniciais. Para isso é importante uma avaliação de um mecânico que entenda de 4x4.
Abs!
Caiofloresta
30/11/2020, 13:37
Saudações a todos,
Eu estava procurando um 4x4 até 18k que não seja só pra trilha, ou seja que não seja uma gaiola ou coisa do gênero, pois eventualmente preciso usar o carro para levar as crianças na escola ou ir no mercado.
Tenho achado na minha região somente a Sportage 00 ou 01. Turbo Diesel, mas pelo que já andei lendo por aqui ela tem alguns problemas de ser fraca e de superaquecimento. O que me levou a repensar o que posso comprar.
A princípio o uso do carro seria para acampar com a família, fazer trilhas leves e ir me habituando no mundo off-road. Quem sabe se isso virar um hobby posso investir mais.
Nesse sentido pergunto. É viável comprar um carro tipo ideia adventure, sandero stepway, crossfox entre outros?
Até que ponto esses carros podem me proporcionar lazer fora da estrada.
diogofalcomer
30/11/2020, 14:01
É viável comprar um carro tipo ideia adventure, sandero stepway, crossfox entre outros?
Até que ponto esses carros podem me proporcionar lazer fora da estrada.
Olha, fazer trilhas com esses carros não da não. Agora se você só quer andar por estradas vicinais e acessar algum lugar que passe carros comuns, acho que são uma boa. Você vai ter que se limitar aos passeios que um carro comum mas elevado da conta.
Mas acredito que pro seu uso deve servir, viajar e chegar em alguns lugares sim. São todos carros comuns com elevação do solo apenas.
fala galera, beleza ?
to pensando em adquirir meu primeiro 4x4 e queria ver o que me indicam, sendo que o carro seria usado no dia a dia também e usado em trilhas leves e medias, a principio.
Cheguei a olhar algumas tracker diesel mas devido aos problemas estou receoso de ter um carro desses... outra opção que estava olhando seria o troller 2.8 mwm... Enfim, quais outras boas opções eu teria na faixa de preço de 40-50k
Sergio c
31/12/2020, 08:15
Eu iria, nessa faixa de preço, de Nissan X Terra, que conta com esse motor MWM 2.8 e são 4x4tb.
decodaviola
02/01/2021, 08:52
Olá pessoal!
Estou há alguns meses revirando tópicos aqui do fórum e olhando ofertas pela internet para comprar meu primeiro SUV 4x4 e resolvi pedir opinião de vocês.
Essa seria nossa única viatura, para o dia a dia da família (tenho esposa e 2 filhos pequenos), viagens frequentes (pelo menos 1 vez por mês) de 100-200km com trechos de estrada de terra mais forte e uma viagem longa ao ano 800-1000km é o que costumamos fazer. Atualmente temos um UP 1.0 que está totalmente inviável e estamos acabando com o carro, ele não suporta mesmo nossa demanda.
Indo ao que interessa.. o orçamento seria a venda do UP e daí mais uns 10-15mil pra completar na compra, totalizando 40mil no máximo. Estou disposto a dar uma manutenção top antes de começar a rodar, não me importo em gastar mais uns 10mil pra isso; esse seria meu carro principal por pelo menos mais uns 5 anos. Aí sobre os modelos, eu gosto MUITO de carros quadrados e robustos, como hoje em dia esse tipo de design tá meio abandonado, comecei a olhar os carros da década de 90 e estou completamente louco com a Cherokee e Grand Cherokee, vi muitos elogios a SW4 no fórum e comecei a cogitar também principalmente aqueles modelos 93/94 achei muito lindo; o Discovery antigo também curto muito. O problema é que eu sou um pouco leigo ainda em mecânica, apesar de querer estudar e entender melhor agora. Meu sogro e meu pai tão me botando medo de comprar carro antigo e ele me deixar na mão no meio de uma viagem e tal.
Eu não me importo tanto com o consumo e nem com o preço da manutenção, eu até poderia comprar um carro mais recente mas no momento estou juntando uma boa grana para construir minha casa e os carros mais modernos não me atraem tanto quanto os antigos.
Vocês acham que é arriscar muito um carro desses da década de 90 pra ser o único da família?
Será que é melhor desistir dessa onda e comprar algo mais recente por segurança?
Se for pra ser o que vocês sugerem? SW4 é mesmo o mais à prova do tempo?
Eu moro em Belo Horizonte e aqui na região já achei muitos à venda, tanto SW4 quanto Cherokees e Grand Cherokees, algumas modificadas porque temos muitos trilheiros por aqui. Um colega tem um contato de um mecânico especializado em Jeep, poderia me ajudar na avaliação da viatura antes da compra. Eu também não tenho pressa, gostaria de comprar nos próximos 6 meses, então posso procurar com calma depois de ter decidido.
Abração, muito obrigado já pessoal, esse fórum é muito daora estou muito feliz de ter caído aqui hehe.
Miranda_MG
02/01/2021, 22:48
Fala, Deco, conterrâneo!
Cara, antes de mais nada, mais vale um gosto do que dinheiro no bolso! Mentira, né? Nem sempre é assim. :-D
Acho que você tem que pesar a necessidade de economizar para seus outros projetos e o quanto vai gastar na aquisição e manutenção de um veículo.
Apesar da disponibilidade de muitas aqui pela região, você não menciona o uso em trilhas. Mas pede por um 4x4. Por que? Suas viagens exigem deslocamentos em off? Ou por segurança? Ou só por gosto?
Esses que você cita são veículos mais em conta na aquisição, mas caros de se manter (caso deem problema). Importação de peças é uma opção (dólar alto e com prazos grandes), peças paralelas outra (com o risco associado)... Enfim...
Quando falou do estilo quadradão, mas trazendo para um SUV menor e mais novo, mais robusto e 4x4, lembrei do Grand Vitara (só meio gastão). Os 2013 estão na sua faixa de preço. Dependendo, até 2014. E há os concorrentes diretos também como opções.
Vamos conversando. Diga lá o que achou da sugestão e vamos encontrando um caminho.
Abraço,
Miranda
Olá pessoal!
Estou há alguns meses revirando tópicos aqui do fórum e olhando ofertas pela internet para comprar meu primeiro SUV 4x4 e resolvi pedir opinião de vocês.
Essa seria nossa única viatura, para o dia a dia da família (tenho esposa e 2 filhos pequenos), viagens frequentes (pelo menos 1 vez por mês) de 100-200km com trechos de estrada de terra mais forte e uma viagem longa ao ano 800-1000km é o que costumamos fazer. Atualmente temos um UP 1.0 que está totalmente inviável e estamos acabando com o carro, ele não suporta mesmo nossa demanda.
Indo ao que interessa.. o orçamento seria a venda do UP e daí mais uns 10-15mil pra completar na compra, totalizando 40mil no máximo. Estou disposto a dar uma manutenção top antes de começar a rodar, não me importo em gastar mais uns 10mil pra isso; esse seria meu carro principal por pelo menos mais uns 5 anos. Aí sobre os modelos, eu gosto MUITO de carros quadrados e robustos, como hoje em dia esse tipo de design tá meio abandonado, comecei a olhar os carros da década de 90 e estou completamente louco com a Cherokee e Grand Cherokee, vi muitos elogios a SW4 no fórum e comecei a cogitar também principalmente aqueles modelos 93/94 achei muito lindo; o Discovery antigo também curto muito. O problema é que eu sou um pouco leigo ainda em mecânica, apesar de querer estudar e entender melhor agora. Meu sogro e meu pai tão me botando medo de comprar carro antigo e ele me deixar na mão no meio de uma viagem e tal.
Eu não me importo tanto com o consumo e nem com o preço da manutenção, eu até poderia comprar um carro mais recente mas no momento estou juntando uma boa grana para construir minha casa e os carros mais modernos não me atraem tanto quanto os antigos.
Vocês acham que é arriscar muito um carro desses da década de 90 pra ser o único da família?
Será que é melhor desistir dessa onda e comprar algo mais recente por segurança?
Se for pra ser o que vocês sugerem? SW4 é mesmo o mais à prova do tempo?
Eu moro em Belo Horizonte e aqui na região já achei muitos à venda, tanto SW4 quanto Cherokees e Grand Cherokees, algumas modificadas porque temos muitos trilheiros por aqui. Um colega tem um contato de um mecânico especializado em Jeep, poderia me ajudar na avaliação da viatura antes da compra. Eu também não tenho pressa, gostaria de comprar nos próximos 6 meses, então posso procurar com calma depois de ter decidido.
Abração, muito obrigado já pessoal, esse fórum é muito daora estou muito feliz de ter caído aqui hehe.
decodaviola
03/01/2021, 01:06
Opa, e ai Miranda!
Primeiro, valeu demais pela ajuda desde já hehe agradeço muito maninho!
Apesar da disponibilidade de muitas aqui pela região, você não menciona o uso em trilhas. Mas pede por um 4x4. Por que? Suas viagens exigem deslocamentos em off? Ou por segurança? Ou só por gosto?
Cara eu não mencionei pra não ficar muito extenso kkkk mas essas viagens de 100-200km que fazemos com frequência não são trilhas especificamente, mas tanto meu sogro quanto meus pais tem fazenda aqui em Minas e vamos direto para lá e gostamos muito de viajar na região. Pegamos no máximo uns 30km de estrada de terra, pra fazenda do meu pai a estrada é ruim demais porque é bem longe de qualquer município e nenhuma prefeitura dá assistência, pra você ter ideia a luz lá foi meu pai que subiu os postes e puxou a fiação kkkk. Já tivemos que desistir de ir algumas vezes porque estava chovendo muito e meu pai avisava que a estrada estava ruim demais, e agora no natal só conseguimos porque peguei o Compass do meu sogro emprestado. :lol:
Enfim, to querendo um carro pra me levar pro lugar que eu quiser saca, com espaço um pouco maior pras crianças e as malas da minha esposa hahaha.
Esses que você cita são veículos mais em conta na aquisição, mas caros de se manter (caso deem problema). Importação de peças é uma opção (dólar alto e com prazos grandes), peças paralelas outra (com o risco associado)... Enfim...
Quando falou do estilo quadradão, mas trazendo para um SUV menor e mais novo, mais robusto e 4x4, lembrei do Grand Vitara (só meio gastão). Os 2013 estão na sua faixa de preço. Dependendo, até 2014. E há os concorrentes diretos também como opções.
Saquei! Poisé, talvez esteja querendo demais partir pra essa aventura de um carro de mais de 20 anos sem ter muito conhecimento de causa também né hehehe. Sobre os valores, esses que eu passei no post são muito realistas pra mim, bem tranquilo, porém não tenho ideia do quanto poderia ser a manutenção e coisa e tal. Vendo o Grand Vitara eu entendo que existem vantagens mas não me dá tanto tesão pra ser meu carro igual esses que citei hahaha ou pra citar alguns modernos o Defender ou Jimny (um é muito caro, outro é muito pequeno). Meu pai por exemplo tem uma tracker já mais antiga, dessas que tem o motor da Suzuki, ele é apaixonado com o carro mas eu não curto muito não, acho o porta malas dele pequeno também.
Acho que eu ia ser feliz demais andando numa Cherokee kkk mas o foda é isso, queria também que fosse um carro que eu conseguisse ao menos deixar num ponto que não fosse dar problema, porque parar no meio de uma viagem com criança e tudo porque o carro deixou na mão seria sofrido.
Você tem experiência com carro esses SUVs antigos também? Se a manutenção for feita direitinha cê acha que dá pra levar tranquilo?
Valeu demais Miranda
A gente se esbarra por aí hehe
Miranda_MG
03/01/2021, 07:28
Opa, e ai Miranda!
Primeiro, valeu demais pela ajuda desde já hehe agradeço muito maninho!
Cara eu não mencionei pra não ficar muito extenso kkkk mas essas viagens de 100-200km que fazemos com frequência não são trilhas especificamente, mas tanto meu sogro quanto meus pais tem fazenda aqui em Minas e vamos direto para lá e gostamos muito de viajar na região. Pegamos no máximo uns 30km de estrada de terra, pra fazenda do meu pai a estrada é ruim demais porque é bem longe de qualquer município e nenhuma prefeitura dá assistência, pra você ter ideia a luz lá foi meu pai que subiu os postes e puxou a fiação kkkk. Já tivemos que desistir de ir algumas vezes porque estava chovendo muito e meu pai avisava que a estrada estava ruim demais, e agora no natal só conseguimos porque peguei o Compass do meu sogro emprestado. :lol:
Enfim, to querendo um carro pra me levar pro lugar que eu quiser saca, com espaço um pouco maior pras crianças e as malas da minha esposa hahaha.
Beleza, meu caro. Entendi o uso. Não é para trilhas, mas é necessário.
Saquei! Poisé, talvez esteja querendo demais partir pra essa aventura de um carro de mais de 20 anos sem ter muito conhecimento de causa também né hehehe. Sobre os valores, esses que eu passei no post são muito realistas pra mim, bem tranquilo, porém não tenho ideia do quanto poderia ser a manutenção e coisa e tal. Vendo o Grand Vitara eu entendo que existem vantagens mas não me dá tanto tesão pra ser meu carro igual esses que citei hahaha ou pra citar alguns modernos o Defender ou Jimny (um é muito caro, outro é muito pequeno). Meu pai por exemplo tem uma tracker já mais antiga, dessas que tem o motor da Suzuki, ele é apaixonado com o carro mas eu não curto muito não, acho o porta malas dele pequeno também.
Acho que eu ia ser feliz demais andando numa Cherokee kkk mas o foda é isso, queria também que fosse um carro que eu conseguisse ao menos deixar num ponto que não fosse dar problema, porque parar no meio de uma viagem com criança e tudo porque o carro deixou na mão seria sofrido.
Você tem experiência com carro esses SUVs antigos também? Se a manutenção for feita direitinha cê acha que dá pra levar tranquilo?
Valeu demais Miranda
A gente se esbarra por aí hehe
Cara, não tenho um desses e minha experiência é emprestada de alguns amigos. Passo tempo em sites de vendas apreciando o que é ofertado já há algum tempo e tenho muita vontade de ter um. Mas o juízo ainda é maior que a vontade e olha que não seria como único veículo.
Aqui no fórum tem MUITA coisa a respeito desses modelos desejados por você. Recomendo fortemente que leia os tópicos relacionados. Você vai encontrar desde entusiastas cegos por eles até alguns haters. Leia todos. É interessante. Na maioria e tirando esses dois extremos que citei, serão proprietários e ex-proprietários medianos com suas felicidades, frustrações e gastos.
Minha experiência mais recente é a de um amigo próximo que tem uma Grand Cherokee Limited 98 5.2 V8. Ô motor que tem um ronco bonito, viu? Desde que adquiriu, ficou um bom tempo arrumando algumas coisas e depois apareceu um problema no câmbio. Após algum tempo, o desfecho foi a decisão de colocá-la à venda sem tentar consertá-lo. Vai anunciá-la (se já não o fez) por um valor bem abaixo do de mercado e, claro, informando o problema para que o próximo proprietário possa resolver. Está com uma carroceria muito boa - pintura e tudo bem alinhado, suspensão passou por manutenção recente em que trocou algumas coisas e pôs tudo novo, pneus novos, interior também sensacional e, o melhor, não foi usada em trilhas por ele. Só deslocamentos ali da região da Lagoa dos Ingleses para BH e vice-versa. Mas ele cansou.
Até pensei em comprá-la, mas acho que não vai caber na minha garagem. Apesar de ter 4 vagas aqui, são 2 pares de 2 em linha. E Ranger + Cheroka acabam ultrapassando em comprimento o que posso usar (há um armário de garagem que precisa seguir padrões do condomínio de dimensões e altura do solo e carros altos precisam ficar mais afastados da parede por causa da altura da frente). Do lado fica o veículo da minha esposa e uma vaga que usamos eventualmente.
Enfim, te desejo sorte na decisão e na procura. Se eu puder ajudar com algo nesse processo, só falar.
Abraço,
Miranda
decodaviola
03/01/2021, 09:15
Massa Miranda!
Esses carros despertam paixões mesmo né. Cara, eu acho que vou seguir seu conselho das entrelinhas e segurar minha onda por enquanto hahaha, eu quero um carro que resolva meus problemas e não que dê mais problemas :lol:, pelo menos por enquanto acho que não dá pra eu me envolver com mais isso hehe. Estou dando uma olhada em alguns Grand Vitaras apesar de que os 2013/2014 me parecem um pouco acima do que eu tinha planejado já. Mas conversei com minha esposa e quem sabe a gente mantém esse ano o UP e alugamos para nossas viagens, talvez seja algo que faz mais sentido no momento. Como ainda estamos na pandemia a gente não tá rodando tanto com as 2 crianças no carro aqui na cidade, então acho que dá pra levar mais um tempo.
Estou de olho também nas SW4 japonesas antigas, quem sabe.. vi uma ou outra com um bom preço e dizem que a manutenção é mais tranquila e costuma dar menos problema que as Cherokees, e ainda é um carro que me atrai bastante também.
Vou aproveitar e vou estudando um pouco mais enquanto isso hehe.
Se tiver outras sugestões de modelos será bem vindo! Valeu demais meu caro!
Abração
Deco
Beleza, meu caro. Entendi o uso. Não é para trilhas, mas é necessário.
Cara, não tenho um desses e minha experiência é emprestada de alguns amigos. Passo tempo em sites de vendas apreciando o que é ofertado já há algum tempo e tenho muita vontade de ter um. Mas o juízo ainda é maior que a vontade e olha que não seria como único veículo.
Aqui no fórum tem MUITA coisa a respeito desses modelos desejados por você. Recomendo fortemente que leia os tópicos relacionados. Você vai encontrar desde entusiastas cegos por eles até alguns haters. Leia todos. É interessante. Na maioria e tirando esses dois extremos que citei, serão proprietários e ex-proprietários medianos com suas felicidades, frustrações e gastos.
Minha experiência mais recente é a de um amigo próximo que tem uma Grand Cherokee Limited 98 5.2 V8. Ô motor que tem um ronco bonito, viu? Desde que adquiriu, ficou um bom tempo arrumando algumas coisas e depois apareceu um problema no câmbio. Após algum tempo, o desfecho foi a decisão de colocá-la à venda sem tentar consertá-lo. Vai anunciá-la (se já não o fez) por um valor bem abaixo do de mercado e, claro, informando o problema para que o próximo proprietário possa resolver. Está com uma carroceria muito boa - pintura e tudo bem alinhado, suspensão passou por manutenção recente em que trocou algumas coisas e pôs tudo novo, pneus novos, interior também sensacional e, o melhor, não foi usada em trilhas por ele. Só deslocamentos ali da região da Lagoa dos Ingleses para BH e vice-versa. Mas ele cansou.
Até pensei em comprá-la, mas acho que não vai caber na minha garagem. Apesar de ter 4 vagas aqui, são 2 pares de 2 em linha. E Ranger + Cheroka acabam ultrapassando em comprimento o que posso usar (há um armário de garagem que precisa seguir padrões do condomínio de dimensões e altura do solo e carros altos precisam ficar mais afastados da parede por causa da altura da frente). Do lado fica o veículo da minha esposa e uma vaga que usamos eventualmente.
Enfim, te desejo sorte na decisão e na procura. Se eu puder ajudar com algo nesse processo, só falar.
Abraço,
Miranda
diogofalcomer
04/01/2021, 14:09
Massa Miranda!
Esses carros despertam paixões mesmo né. Cara, eu acho que vou seguir seu conselho das entrelinhas e segurar minha onda por enquanto hahaha, eu quero um carro que resolva meus problemas e não que dê mais problemas :lol:, pelo menos por enquanto acho que não dá pra eu me envolver com mais isso hehe. Estou dando uma olhada em alguns Grand Vitaras apesar de que os 2013/2014 me parecem um pouco acima do que eu tinha planejado já. Mas conversei com minha esposa e quem sabe a gente mantém esse ano o UP e alugamos para nossas viagens, talvez seja algo que faz mais sentido no momento. Como ainda estamos na pandemia a gente não tá rodando tanto com as 2 crianças no carro aqui na cidade, então acho que dá pra levar mais um tempo.
Estou de olho também nas SW4 japonesas antigas, quem sabe.. vi uma ou outra com um bom preço e dizem que a manutenção é mais tranquila e costuma dar menos problema que as Cherokees, e ainda é um carro que me atrai bastante também.
Vou aproveitar e vou estudando um pouco mais enquanto isso hehe.
Se tiver outras sugestões de modelos será bem vindo! Valeu demais meu caro!
Abração
Deco
Fala Deco, Eu ia sugerir a XTerra 2.8 MWM que é espaçosa, e bem tranquila de se manter aqui. Dos SUVs a gasolina eu daria uma olhada na Gran Vitara 3 geração e na Duster 4x4.
MrPhillHimself
04/01/2021, 23:53
Car@s, olá!
Primeiramente, bom demais fazer parte deste seleto grupo de, mais do que conhecedores, pessoas dispostas a ajudar!
Segundamente, espero não estar falando bobagem em tópico inadequado. Procurei em vários qual seria o melhor lugar para encaixar minhas dúvidas.
Finalmente, minhas perguntas aqui são muito parecidas com outras que vi aqui, e queria puxar um pouquinho para o meu lado, tanto de faixa de preço, quanto de costume e etc. Vou começar a explicar.
Somos um casal de pais velhos (47/44 anos) com um filho de 3 anos. Morávamos em Valinhos (SP) e trabalhávamos em Jundiaí e São Paulo (eu e a patroa, respectivamente), e nosso filho ficava em escolinha em Jundiaí. Ou seja: precisávamos de carro de estrada, confortáveis, seguros e econômicos. Tínhamos um Fusion Híbrido (com seus lindos quase 20 km/l na média) e um Prius (com seus ainda mais lindos 25 km/l batendo a 30 km/l se se brincasse de bater recorde de consumo). Ah, e também um beberrão (PT Cruiser) e um idoso (Karmann Ghia).
Veio a pandemia, nossas atividades esvaziaram e resolvemos nos mudar para uma região de menor custo de vida e perto da família de um de nós. Viemos parar em Caxambu/Baependi (MG).
Como ficamos com um dos dois híbridos parados, resolvemos vender um. O PT Cruiser e o KGhia ficaram por serem xodós.
SÓ QUE: na mesma semana em que o Fusion foi vendido, minha esposa passou a ter de ir a São Paulo a trabalho em uma base quase que quinzenal. Como o PT Cruiser está no estaleiro ainda em Valinhos, fiquei tendo de me locomover com o moleque no Karmann Ghia, o que não é seguro e talvez nem mesmo legal, visto que o banco de trás não comporta cadeirinha.
OU SEJA: precisamos de um segundo carro para ser usado nestas ocasiões em que o Prius esteja fora.
Complementando: a região aqui possui muitas cachoeiras e pontos turísticos em estradas de terra, algumas que até permitem que cheguemos de Prius, outras de KGhia (pela tração traseira, mas com pouca segurança, conforto e espaço para tralhas). E há outras em que só se chega de 4x4.
Por isso passamos da ideia de comprar simplesmente um Fusca (pelo banco traseiro) para um 4x4 (pois não foram poucas vezes que não pudemos acompanhar primos e amigos a alguns passeios pelo carro não ser adequado, e mesmo um Fusca não seria). Começamos a pensar em um 4x4. Mas um 4x4 que não fosse mais beberrão que eu, visto que este carro pode ser necessário emergencialmente para viagens de bate e volta de cerca de 1.000 km - já aconteceu mais de uma vez quando o Fusion ainda estava aqui - ou seja: não dá para ser carro que consuma 7 km/l na estrada. Precisava de um consumo mais normal.
Cruzando muitas informaçõs fui chegando ao Tracker (2007 a 2009, o clone do GV2). Tem me parecido a melhor opção na faixa de preço que quero gastar (cerca de R$ 25 mil, máximo de R$ 30 mil). Então direcionei minhas buscas para este Tracker (como eles desaparecem dos anúncios, impressionante!) e para o gêmeo GV2.
Mas fiquei com umas dúvidas sobre as "evoluções" destes carros.
TRACKER: os mais novos não me transmitem a mesma robustez e a mesma vocação. Parecem-me muito mais com Ecosports que com Trackers/Gran Vitara 2. Procede esta minha impressão? Pode-se dizer o mesmo do GV3?
Há algum modelo que estou esquecendo de considerar? Em tempo: para fazer minha mulher considerar um Tracker, tive de dar a volta ao mundo, saindo do Fusca para CR-V, dali para RAV4, e dali para as TR4 e Tracker. TR4 não gostei, porque me parece menos polivalente e mais gastona.
Peço desculpas pelo textão, é que eu queria dar o máximo de informações para que vocês possam me aconselhar tebdo o máximo de informações.
Ah, antes de me mudar, minha última empreitada foi uma empresa de transporte executivo (e também casamentos) focada em sustentabilidade, carros híbriodos e blá-blá-blá. Ia muito bem até chegar a pandemia. Mas o gostinho de trabalhar com isso ficou. Tanto que meu carro 4x4 dos sonhos associa também a possibilidade de trabalhar conduzindo pessoas pela região: seria o PRADO. Mas ainda está fora do meu alcance. E talvez passe por um XTerra a caminho dele. Mas preciso começar por algum lugar.
Bem, agradeço desde já a ajuda e a paciência de chegar até aqui.
Logo volto a perturbar mais, mas de maneira mais sucinta e objetiva.
Um cordial abraço,
Phill
Olha, fazer trilhas com esses carros não da não. Agora se você só quer andar por estradas vicinais e acessar algum lugar que passe carros comuns, acho que são uma boa. Você vai ter que se limitar aos passeios que um carro comum mas elevado da conta.
Mas acredito que pro seu uso deve servir, viajar e chegar em alguns lugares sim. São todos carros comuns com elevação do solo apenas.
diogofalcomer
05/01/2021, 12:19
Cruzando muitas informaçõs fui chegando ao Tracker (2007 a 2009, o clone do GV2). Tem me parecido a melhor opção na faixa de preço que quero gastar (cerca de R$ 25 mil, máximo de R$ 30 mil). Então direcionei minhas buscas para este Tracker (como eles desaparecem dos anúncios, impressionante!) e para o gêmeo GV2.
Até 25 Mil não tem muita opção mesmo não... É Tracker/GV ou TR4 ai vai mais de tu encontrar um carro integro mesmo, com manutenções em dia.
A diesel as opções talvez uma S10 antiga, ou Ford Ranger mas são carros com manutenção mais complicada e provavelmente de antes dos anos 2000.
MrPhillHimself
05/01/2021, 15:45
Até 25 Mil não tem muita opção mesmo não... É Tracker/GV ou TR4 ai vai mais de tu encontrar um carro integro mesmo, com manutenções em dia.
A diesel as opções talvez uma S10 antiga, ou Ford Ranger mas são carros com manutenção mais complicada e provavelmente de antes dos anos 2000.
Obrogado pela resposta. Puxando até uns 35k, eu chegaria em Tracker e Vitara (GV3) mais novas. Mas me parecem menos carro que as anteriores. Procede?
RAV4 (claro que não pare equipar) apenas para conseguir ir e voltar de alguns passeios mais exigentes... funciona? Pergunto porque tive uma Outlander GT4 e ela era baixa, especialmente na traseira com engate.
Abraço
Phill
diogofalcomer
05/01/2021, 16:19
Obrogado pela resposta. Puxando até uns 35k, eu chegaria em Tracker e Vitara (GV3) mais novas. Mas me parecem menos carro que as anteriores. Procede?
A tracker mais nova é outro carro, mais pra um SUV de asfalto e não tem nada da suzuki. O GV3 da conta sim, tem um tópico bem rico de informações. Já vi GV3 em jalapão e outros locais bem difíceis.
GV3 2009 - Perfumarias e Lift 1 1/4" feito em casa (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa.html)
Rav4 eu desconheço, tenta comparar as fichas técnicas dos carros já ajuda bem.
35k da pra começar a encontrar Duster 4x4 também.
MrPhillHimself
07/01/2021, 12:15
SX4 seria uma boa opção?
Edmarcio
14/01/2021, 14:49
Mr Phil.
Possuo uma Tr4 a quase 7 anos. Meu perfil de uso é diferente do seu.
O que eu puder botar ao longo desse tempo é que a capacidade offroad, desses carros originais a TR4 é um pouco superior, devido ao entre eixos menor.
Entre eixos menor, menor espaço interno, mas melhor no offroad. Em questão de consumo é praticamente a mesma coisa com as gv2 e 3, mas a tr4 é flex dependendo do ano.
Duster não é tão robusta e não tem automática. SX4 é carro baixo que não vai te levar em todos os lugares.
RAV4 assim como CRV awd não te levam muito mais longe do que seu híbrido.
felipe_x
14/01/2021, 19:25
Fala, pessoal
Tudo bem?
Sou novo aqui.
Acompanho desde setembro o fórum de forma anônima, procurando algumas dicas sobre 4wd e de oficina.
Sempre gostei muito de modelo hatchback, até conseguir um, graças a Deus.
Mas, (in)felizmente, meu momento atual me faz ter que buscar um 4wd, pois preciso pegar alguns terrenos que maltratariam demais meu atual carro, inclusive nem passaria.
Venho aqui pedir dica e conselho de vocês especialistas e entusiastas sobre possíveis modelos para adquirir.
Vou falar como será o uso do carro, valor que disponho e possíveis quilometragens.
Preciso de um veículo de uso misto, com maior rodagem em asfalto (cerca de 60%).
Mas, quando fora dele, precisarei passar por cascalho, muita terra e, em períodos chuvosos, atoleiros.
Queria um veículo a diesel pela sua durabilidade, pretendo ficar com ele muito tempo.
Rodarei entre 25 mil e 30 mil km por ano.
Terei disponível, mais ou menos, pouco mais de 100 mil reais. Com a venda do meu atual carro e com economias que fiz.
Sobre os modelos pretendidos:
Eu acho muito massa as viaturas fechadas estilo SW4, Pajero Dakar e Full (Essa é um sonho de consumo), mas o preço delas não ajudam muito.
A supervalorização de Toyota é absurda, por isso, em relação a esses modelos, estou procurando alguma até 2013, 2014...
Queria dicas sobre outros modelos, ou se algum desses faz sentido para o meu caso;
Possíveis problemas dos modelos/ano; (Já procurei algumas oficinas Toyota e Mitsubishi aqui no fórum na minha região.)
Como não comprarei de conhecido, então tentarei a menor quilometragem. Qual seria uma aceitável para esse tipo de veículo e ano?
Estou falando desses modelos porque sempre vejo relatos de serem viaturas robustas, além do meu gosto pessoal.
Também prefiro isso a um 0km Renegade diesel ou Toro diesel, por exemplo. Sempre vejo relatos com problemas prematuros para um veículo off-road.
Se puderem me ajudar, agradeço desde já.
Valeu!
diogofalcomer
15/01/2021, 15:29
Eu acho muito massa as viaturas fechadas estilo SW4, Pajero Dakar e Full (Essa é um sonho de consumo), mas o preço delas não ajudam muito.
Pajero Dakar vc pode dar preferencia pelo modelo 2015 pra cima é uma boa, tem cambio automático melhor e o motor um pouco mais esperto.
Pajero Full pode começar pelos modelos acima de 2008 (Motor common rail). As acima de 2011 vieram com roda aro 20 e pneu perfil mais baixo.
SW4 de preferencia pela 3.0 por ter um desempenho melhor. Toyota tem manutenção barata e facilidade de encontrar peças.
Acho que até 100 mil tu consegue ótimas opções. Em questão de durabilidade os 3 carros são excelentes.
felipe_x
16/01/2021, 10:52
Obrigado pelas dicas, Diogo.
Vou dar uma pesquisada nesses modelos em específico.
Salve pessoal! Acompanho o forum h algum tempo e como muitos iniciantes tenho muitas dúvidas para entrar no mundo 4x4.
Quero adquirir minha primeira viatura 4x4, mas confesso que com tantas opcoes estou em dúvidas.
Vamos lá, moro no Rio e o veículo seria meu segundo carro (tenho um compass, 2018 4x2).
Meu orçamento inicial seria de uns 50/55k. O carro seria apenas para fins de semana e pequenos deslocamentos durante a semana (levar pranchas de surf pra praia sem castigar o compass).
O uso seria para viagens para o interior, família tem sitios no interior de Minas e Rio e eventualmente participar de provas e circuitos amadores. Não descarto também viagens pela América Latina. Estive no Atacama em 2019 e fiquei encantado com as expedições.
Enfim, Queria um veículo confiável para estrada de asfalto tb, digo com um mínimo de segurança, airbag, etc. (tenho um filho recem-nascido) e que desse pra encarar bem uma estrada de terra. Como não entendo muito de mecânica, o ideal seria um veículo mais novo, com pouca manutenção.
Por fim, a principio descarto as picapes.
Estou inclinado na TR4 2015, que vi em alguns anúncios. Mas se vcs tiverem outras opçoes pra indicar, agradeço.
Depois curtindo esse mundo 4x4, trocaria os dois veiculos em um.
Obrigado.
diogofalcomer
17/01/2021, 12:07
Estou inclinado na TR4 2015, que vi em alguns anúncios. Mas se vcs tiverem outras opçoes pra indicar, agradeço.
Fala Tom, então se tu já andou de TR4 e o espaço interno atende. Então vai fundo, a TR4 tem 2 grandes obstáculos para uma viagem longa, é o espaço e o motor que é no limite pro carro. Quanto a confiabilidade é excelente.
Nessa faixa de valor tu pode ver as Pajero Sport V6 já que vai rodar apenas no FDS, o consumo um pouco mais alto compensa o espaço maior que o da TR4. Tem também as Nissan XTerra, diesel com motor mwm que é muito robusto e foi utilizado em vários carros no brasil. Facilidade de achar peça e mecânicos.
Fala Tom, então se tu já andou de TR4 e o espaço interno atende. Então vai fundo, a TR4 tem 2 grandes obstáculos para uma viagem longa, é o espaço e o motor que é no limite pro carro. Quanto a confiabilidade é excelente.
Nessa faixa de valor tu pode ver as Pajero Sport V6 já que vai rodar apenas no FDS, o consumo um pouco mais alto compensa o espaço maior que o da TR4. Tem também as Nissan XTerra, diesel com motor mwm que é muito robusto e foi utilizado em vários carros no brasil. Facilidade de achar peça e mecânicos.
Obrigado, Diogo! Vou dar uma olhada nas opções que vc me disse. Xterra nos anúncios online achei bem pouca coisa, tipo uns 15 anúncios e todos com km acima de 200mil, ai fico meio tenso de comprar. Até qual quilometragem vc acha que seria confiável?
Vi que vc tem um TR4, como é viajar com ela em geral? Se puder passar um relato breve de como é no asfalto e no barro, ajudaria demais.
Mais uma vez, obrigado!
diogofalcomer
21/01/2021, 21:37
Obrigado, Diogo! Vou dar uma olhada nas opções que vc me disse. Xterra nos anúncios online achei bem pouca coisa, tipo uns 15 anúncios e todos com km acima de 200mil, ai fico meio tenso de comprar. Até qual quilometragem vc acha que seria confiável?
Vi que vc tem um TR4, como é viajar com ela em geral? Se puder passar um relato breve de como é no asfalto e no barro, ajudaria demais.
Mais uma vez, obrigado!
Tom, te respondendo acho que a KM ta coerente com o carro. Se tu pensar que um carro a diesel foi feito pra rodar muito mais que um a gasolina e assim valer o valor a mais cobrado. Porém, se bem cuidado a durabilidade desses motores 2.8 são altas. Claro sempre veja um carro com histórico de manutenção e com um dono anterior mais zeloso. Mas pelo fato de o carro ter mais de 10 anos, o que da ai menos 20 mil km por ano. É até pouco. Desconfie se tu ver um carro desses a diesel com KM baixa.
Agora sobre a TR4, é um carro muito confiável. Já viajei muito com a minha ( jalapão, estrada real, serra geral TO, chapada dos veadeiros, rallys da Mitsubishi) a primeira vantagem é que ela é barata, manutenção bem mais em conta que um Diesel.
Tem alguns problemas crônicos tipo bieleta, fim de curso do amortecedor traseiro e tal. Mas nada crítico e que não tenha solução.
A minha eu comprei principalmente pra viajar pra uns lugares mais inóspitos e ficar como segundo carro. Na estrada ela é devagar e sempre. Faz entre 8.5 e 9km/l na estrada andando entre 100 e 110. A minha não é flex, motor 131cv. Não vai muito além de 120 não. Porém, tu consegue passar bem carretas e carros 1.0 ou mais lentos. Já fiz 1350 km (itacaré -> BSB) em um dia só. Os bancos são duros, é um jipinho ( por mais que tentam falar que não) é um carro duro, bancos duros e tal. Muito tempo na estrada cansa mais que viajar em um carro comum. Se você não se importar em andar nessa tocada, não é um problema.
No barro é valente demais, nunca fiquei na mão. Mas não faço trilhas pesadas. O pior momento foi ficar lento a noite nas areias das dunas do jalapão. Já tava com a reduzida, engatei a primeira pé embaixo e saiu, era pra ter ficado mas saiu kkk
Os contras dela, é um carro apertado, mas se for só vc e a patroa da tranquilo, até +1 criança acho q vai bem. Se tu for um cara muito grande, tipo 1.85 pra cima pode se sentir incomodado. A gasolina é bem mais cara que o diesel, ainda mais no interiorzão. E tu não vai conseguir mais de 6km/l fazendo offroad. O meu modelo tem tanque apenas de 53L o que pode incomodar, mas as flex já tem 72L o que ajuda bem na autonomia. Então eu recomendo pegar o ultimo modelo, com o motor atualizado e tanque maior.
Se tu tiver de acordo com a proposta é um carro ótimo, a minha virou xodó e não é nem cogitada a venda dela. No máximo trocar o carro econômico do dia a dia pra um 4x4 diesel kkk
Alex junior
02/02/2021, 20:13
É complicado ver gente querendo conforto em 4x4 off road . Compra logo um SUV de shopping que vai estar bom demais Pra vc !
A Partir do momento que eu decidi na vida oq eu realmente procurava, foi mais fácil do que nunca achar o veículo ideal para o meu perfil ! Sem estresse e tal . Carro é gasto de um jeito ou do outro, único que que não é gasto são aqueles que tu faz dinheiro com eles .
Eu procurava algo forte Bruto e de homem , sem frescura . Me apaixonei por Suzuki samurai. Boom, foi uma bomba só ! Comprei , Amei , NÃO PASSO VERGONHA ! Vou pra todo lugar seja terra ou asfalto !
Tom, te respondendo acho que a KM ta coerente com o carro. Se tu pensar que um carro a diesel foi feito pra rodar muito mais que um a gasolina e assim valer o valor a mais cobrado. Porém, se bem cuidado a durabilidade desses motores 2.8 são altas. Claro sempre veja um carro com histórico de manutenção e com um dono anterior mais zeloso. Mas pelo fato de o carro ter mais de 10 anos, o que da ai menos 20 mil km por ano. É até pouco. Desconfie se tu ver um carro desses a diesel com KM baixa.
Agora sobre a TR4, é um carro muito confiável. Já viajei muito com a minha ( jalapão, estrada real, serra geral TO, chapada dos veadeiros, rallys da Mitsubishi) a primeira vantagem é que ela é barata, manutenção bem mais em conta que um Diesel.
Tem alguns problemas crônicos tipo bieleta, fim de curso do amortecedor traseiro e tal. Mas nada crítico e que não tenha solução.
A minha eu comprei principalmente pra viajar pra uns lugares mais inóspitos e ficar como segundo carro. Na estrada ela é devagar e sempre. Faz entre 8.5 e 9km/l na estrada andando entre 100 e 110. A minha não é flex, motor 131cv. Não vai muito além de 120 não. Porém, tu consegue passar bem carretas e carros 1.0 ou mais lentos. Já fiz 1350 km (itacaré -> BSB) em um dia só. Os bancos são duros, é um jipinho ( por mais que tentam falar que não) é um carro duro, bancos duros e tal. Muito tempo na estrada cansa mais que viajar em um carro comum. Se você não se importar em andar nessa tocada, não é um problema.
No barro é valente demais, nunca fiquei na mão. Mas não faço trilhas pesadas. O pior momento foi ficar lento a noite nas areias das dunas do jalapão. Já tava com a reduzida, engatei a primeira pé embaixo e saiu, era pra ter ficado mas saiu kkk
Os contras dela, é um carro apertado, mas se for só vc e a patroa da tranquilo, até +1 criança acho q vai bem. Se tu for um cara muito grande, tipo 1.85 pra cima pode se sentir incomodado. A gasolina é bem mais cara que o diesel, ainda mais no interiorzão. E tu não vai conseguir mais de 6km/l fazendo offroad. O meu modelo tem tanque apenas de 53L o que pode incomodar, mas as flex já tem 72L o que ajuda bem na autonomia. Então eu recomendo pegar o ultimo modelo, com o motor atualizado e tanque maior.
Se tu tiver de acordo com a proposta é um carro ótimo, a minha virou xodó e não é nem cogitada a venda dela. No máximo trocar o carro econômico do dia a dia pra um 4x4 diesel kkk
Muito obrigado, Diogo. Estou bem inclinado na TR4 msm. Vou começar a olhar os anúncios e ver os carros.
gustavonunes
12/02/2021, 16:33
Bom dia pessoal, sou novo no fórum e venho procurar também conselhos pra escolha do primeiro 4x4. Já li vários tópicos sobre o assunto, mas nenhum muito específico que compare as opções que tenho, então continuo perdido, kkk.
A necessidade de ser um 4x4 é só porque eu tenho um barco e aqui na região as rampas são precárias (frequentemente nem rampa temos, só uns barrancos de barro) e as estradas de acesso bem ruins, de modo que minha Saveiro não dá conta. Mas de resto, o uso é na cidade e estrada. não pretendo fazer trilhas ou algo assim.
Estou procurando meu primeiro 4x4 diesel, pretendendo gastar até R$ 80.000,00. Nessa margem, minhas opções ficam limitadas ao seguinte aqui na região: L200, Amarok, Frontier, e Freelander 2, todas nos anos de 2011 a 2013, com cerca de 90~130mil KM.
Analisando só o interior dos carros, nem dá para comparar a Freelander com as demais. Ela é completa em tudo, parece carro de luxo e muito mais moderno do que o ano de lançamento indica. Enquanto isso as caminhonetes acima vem completamente peladas, não parecem carros da mesma categoria de preço (sem multimídia, sensores e câmeras, ou comandos no volante, etc.). Entretanto, como eu não entendo nada da parte mecânica delas, venho pedir a ajuda de vocês.
Além da dúvida do modelo, também gostaria de saber se há algo mais específico que preciso me atentar na hora de escolher um carro usado nessa kilometragem, pelo fato de ser um 4x4 diesel. O que de mais específico devo procurar saber junto ao antigo dono? quais manutenções mais caras são esperadas nessa kilometragem, para que eu dê preferência a carros que já as tenham em dia?
Agradeço desde logo por qualquer informação nesse sentido.
brunorafael
25/02/2021, 09:13
pessoal preciso de uma ajuda, nunca tive condicao alguma de ter qualquer carro mas a uns anos consegui comprar meu primeiro carro um argo 1.3 mas nao atende minhas necessidades, vou pegar meu primeiro 4x4 para pescar com caiaque no teto e acampar dentro se possivel...
andei lendo muito aqui no forum e no facebook... gostei muito do renegade moab a diesel zero... gostei muito do troller 2015+ (gostaria de saber se alguém ja financiou um carro desses e se compensa obviamente) e a questão de seguro peças ipva...
sou bem leigo com motores e queria ajuda de quem conhece os carros, sei que o troller é melhor no 4x4 mas como vou pegar bastante asfalto queria saber opiniões
muito obrigado pela ajuda
Boa noite pessoal!
Não é minha primeira 4x4 e uso 80% do carro para viagem/cidade, mas 20% na fazenda.
Estou com uma dúvida de qual carro comprar, pois tenho duas opções de preços equivalentes
Hilux SR 21/21 ou Ranger XLT 21/22
Fico pensando em uma marca mais forte x um carro mais completo e não cheguei à conclusão nenhuma! O que acham?
Abraço!
agulhas_negras
06/03/2021, 12:25
pessoal preciso de uma ajuda, nunca tive condicao alguma de ter qualquer carro mas a uns anos consegui comprar meu primeiro carro um argo 1.3 mas nao atende minhas necessidades, vou pegar meu primeiro 4x4 para pescar com caiaque no teto e acampar dentro se possivel...
andei lendo muito aqui no forum e no facebook... gostei muito do renegade moab a diesel zero... gostei muito do troller 2015+ (gostaria de saber se alguém ja financiou um carro desses e se compensa obviamente) e a questão de seguro peças ipva...
sou bem leigo com motores e queria ajuda de quem conhece os carros, sei que o troller é melhor no 4x4 mas como vou pegar bastante asfalto queria saber opiniões
muito obrigado pela ajuda
troller não é para uso misto, com muito asfalto. É 100% trilha
jorgeffn
07/03/2021, 19:20
troller não é para uso misto, com muito asfalto. É 100% trilha
É apenas uma opinião sua né?
Muita gente usa Troller no dia a dia. Lá na seção de Troller tem um extenso tópico sobre isso.
Na comparação o Renegade é muito mais amigável no asfalto... porém são carros com propostas diferentes. O Troller é um legítimo jipe... mas é tranquilo pra usar no asfalto, claro que tudo depende da disposição e expectativas do dono.
Abs!!
Alex junior
08/03/2021, 15:08
Estou com 200.000.00 na mão só pra comprar um 4x4 pra expedição Argentina/Chile ! OBS : será meu segundo 4x4 porque esse ano já comprei o meu samurai ! amo ele, mas já decidi que vou ficar 1 ano só na expedição que será 2022 ! Então por isso que estou comprando mais um só pra isso ! Enfim me desejam sorte porque quero algo bom , não ligo gastar até 300.000.00 tbm 👍
Aristides Jr
08/03/2021, 16:00
Estou com 200.000.00 na mão só pra comprar um 4x4 pra expedição Argentina/Chile ! OBS : será meu segundo 4x4 porque esse ano já comprei o meu samurai ! amo ele, mas já decidi que vou ficar 1 ano só na expedição que será 2022 ! Então por isso que estou comprando mais um só pra isso ! Enfim me desejam sorte porque quero algo bom , não ligo gastar até 300.000.00 tbm
Olá Alex Júnior! Eu procuraria um Jeep Wrangler! Com menos de R$ 250.000 consegue encontrar um exemplar acima de 2018 com KM abaixo dos 20 mil, ou seja praticamente zéro! Aristides Júnior.
Felipe Alcântara
12/03/2021, 16:08
Pessoal, estou querendo entrar para esse mundo 4x4, mas sou iniciante. Tenho alguns carros em mente e gostarias do pessoal, que os possuem, dessem seus relatos sobre manutenções, Km/L, conforto, etc. Seriam a Cherokee, S10, Blazer, Explorer, ou se tiverem alguma para indicar. De preferência do ano 98, pois meu orçamento não permite uma do ano atual.
Aristides Jr
12/03/2021, 17:11
Olá Felipe! Bem vindo ao forum!
Minha opinião:- Com orçamento apertado as melhores que indicou são S10 ou Blazer! Mais fácil encontrar peças e realizar manutenção! Aristides Júnior
Alex junior
13/03/2021, 09:54
S10 ou Blazer nunca serviram pra ser 4x4, comprar pra jogar no lixo . NAO RECOMENDO!! Ser sincero e real nesse fórum é fundamental pra ajudar as outras pessoas a não ser tornar vítimas de comprar porcaria e depois ter arrependimento! S10 ou BLAZER JAMAIS ! NÃO É NÃO ! Porcaria lixão ! Até entendo que você quer economizar e tal , mas precisa ter em mente que você vai sair da típica vida 4x2 e SIM Vai pagar mais caro pra isso e vai gastar mais e ponto ! Fora disso aí vai comprar lixo ! Não tem almoço grátis pra ninguém amigo
maiquecruz
12/04/2021, 19:42
Boa noite galera! Espero que possam me ajudar.
Estou com um orçamento em estudo na faixa dos 30 mil e queria comprar minha primeiro 4x4 seminova. Diante de minhas pesquisas cheguei ao melhor custo-benefício na Tracker (entre 2008 e 2010). Pretendo rodar um pouco na cidade mas a finalidade são viagens que farei de Salvador para a Chapada Diamantina, onde tem algumas estradas de barro e um carro com tração e suspensão mínima são necessários.
O que acham? Alguém tem experiência a longo prazo com a Tracker? Acredito que tenha uma mecânica estável (pretendo deixar alinhado, sempre revisado) e ainda é econômico diante dos concorrentes. Ou será que não vale a pena diante do ano e tempo do carro e das minhas finalidades?
Enfim, aceito colaborações. Muito obrigado!
jorgeffn
13/04/2021, 14:33
Boa noite galera! Espero que possam me ajudar.
Estou com um orçamento em estudo na faixa dos 30 mil e queria comprar minha primeiro 4x4 seminova. Diante de minhas pesquisas cheguei ao melhor custo-benefício na Tracker (entre 2008 e 2010). Pretendo rodar um pouco na cidade mas a finalidade são viagens que farei de Salvador para a Chapada Diamantina, onde tem algumas estradas de barro e um carro com tração e suspensão mínima são necessários.
O que acham? Alguém tem experiência a longo prazo com a Tracker? Acredito que tenha uma mecânica estável (pretendo deixar alinhado, sempre revisado) e ainda é econômico diante dos concorrentes. Ou será que não vale a pena diante do ano e tempo do carro e das minhas finalidades?
Enfim, aceito colaborações. Muito obrigado!
Acredito que a Tracker vai te atender bem! Tente achar uma com histórico de manutenções. Já é um carro com tempo de uso, tem que procurar com calma... levar em alguém que entenda do carro pra avaliar.
Acho que a Tracker tem um excelente custo / benefício!
Abs!!
jbatistela
11/05/2021, 19:58
Olá amigos e amigas, viajo muito de Uninho, porém tem cachoeiras, mirantes e cavernas que não consigo chegar. Não vou fazer trilha pesada. Vou ter uma "verba" de 60.000 70.000 para comprar um diesel 4 x 4. Dei uma fuçada e descobri alguns que posso adquirir: Nissan x terra 2007 /
Sw4 - 2002 / Pajero full - 2009 / Jeep cherokee – 2008. Até vi o sportage mas parece que só vai até 2008. Gostaria da ajuda valorosa de vocês. Quanto a custo benefício qual comprar. Muito grato.
Guerreiro YODA
24/08/2021, 11:07
Bom dia ilustres, espero que todos estejam em paz!
pessoal, sou recém chegado aqui no Fórum, sendo que há muito sonho adquirir um veículo 4 X 4 diesel (será minha primeira experiência com esse tipo de carro), e acredito que agora chegou minha vez de concretizar essa façanha, graças a Deus!
Todavia, preciso muito da ajuda de vocês aqui do Fórum para não cair em cilada, ante a tentação e inexperiência no ramo Off Road.
É o seguinte: tenho R$ 80 mil disponíveis para comprar um 4 X 4 (diesel). Tal carro servirá para realizar (com minha família, 4 pessoas ) passeios em estradas de terra (cachoeiras da região e ranchos de pesca etc), bem como realizar viagens (aproximadamente 500km uma vez ao mês) em rodovia com asfalto de qualidade não muito boa...
No momento, não tenho pretensão em realizar trilhas (pesadas ou médias, talvez uma bem leve poderia encarar), apesar de também querer algum dia partir para tal aventura, mas aí já seria com outro veículo mais apropriado.
Tenho um carro para a lida diária na cidade (um Yaris, que na verdade fica mais com minha esposa), e tenho também um Honda Biz para deslocamento rápido (ir ao banco etc etc).
Meu trabalho é realizado em casa (HomeOffice). Ou seja, não precisarei do veículo para deslocamento diário ao serviço.
Infelizmente, ainda não consegui aprofundar muito sobre qual veículo, no meu caso, teria o melhor custo benefício, mas fiquei apaixonado numa L200 Savana amarela 2016 que eu vi aqui minha cidade; também gostei muito de uma SW4 2008 preta que um cidadão aqui possui ( ele deu uma levantada nela e colocou alguns acessórios etc, ficou show a danada). Além disso, já pensei também em Toyota Prado, Mitsubishi Outlander, Pajero esporte, Full ou Dakar.
Enfim, preciso da opinião e conselho de vcs, para, no máximo até dezembro/2021, se Deus assim permitir, poder realizar minha primeira viagem em um 4 X 4.
Mas também não quero me precipitar e comprar um carro que fique a maior parte do tempo em oficinas (isso já aconteceu comigo não faz muito tempo, comprei um HB20s/2018 com laudo cautelar e tudo e depois de também levá-lo em oficinas, descobri que o carro era de locadora e já tinha sido batido, daí devolvi o carro, mas foi uma dor de cabeça tremenda).
Obs.: se for talvez para eu pegar um veículo melhor (mais conservado), posso até pensar em realizar um financiamento de mais uns 40 mil, e comprar um carro de 120 mil, desde que eu não tenha de pagar parcelas do financiamento e despesa mensal com oficina, exceto as manutenções periódicas e necessárias, é claro (o valor do seguro, possibilidade de revenda futura também são importantes para mim).
Desde já fico muito agradecido pela gentileza e atenção de todos.
xuaumninguem
04/01/2022, 18:03
Olá amigos do forum! este é meu primeiro post.
Queria a opinião de vocês pra me ajudar a escolher meu primeiro carro 4x4 e entrar nesse mundo off-road.
Alguns fatos:
- Tenho disponível 65k pra comprar, mas to disposto a juntar mais um pouco pra completar num modelo mais caro que interessar muito (quem sabe até uns 85k)
- Não queria um carro muito "velho"... To considerando modelos a partir de 2007 pelo menos
- Quero um carro automático
- Quero um carro pequeno, fácil de manobrar e estacionar
- Não quero pickups
- Não tenho filhos
- Não rodo muito, é só dia-a-dia (supermercado, academia)
- Além do dia-a-dia, costumo viajar 1x por mês... Mas nada muito longe, mais interior de minas mesmo.
Eu pesquisei bastante e os carros que eu mais gostei foram:
- Troller TX4 (só sonho)
Sem chance! caro demais, mas não deixa de ser um sonho
- Jimny Sierra (só sonho)
Sinceramente... O que mais gostei. Mas também muuuuito fora do meu orçamento
- TR4 (o mais provável)
Se encaixa em tudo que eu quero! Mas me assusta o consumo...
- Pajero full 3D (será que dá pra achar?)
Se encaixa em tudo que eu quero também, mas é mais caro que o TR4 (eu teria que juntar mais uma boa grana) e o consumo é ainda maior... Mas me parece ser difícil demais de encontrar uma dessas em bom estado
O que vocês acham? To achando mais provável ir de TR4 mesmo... Mais algum possível modelo que vocês acham que se encaixe no que eu to procurando e que ficou de fora? hehe
Obrigado...
diogofalcomer
04/01/2022, 23:28
Olá amigos do forum! este é meu primeiro post.
Queria a opinião de vocês pra me ajudar a escolher meu primeiro carro 4x4 e entrar nesse mundo off-road.
Alguns fatos:
- Tenho disponível 65k pra comprar, mas to disposto a juntar mais um pouco pra completar num modelo mais caro que interessar muito (quem sabe até uns 85k)
- Não queria um carro muito "velho"... To considerando modelos a partir de 2007 pelo menos
- Quero um carro automático
- Quero um carro pequeno, fácil de manobrar e estacionar
- Não quero pickups
- Não tenho filhos
- Não rodo muito, é só dia-a-dia (supermercado, academia)
- Além do dia-a-dia, costumo viajar 1x por mês... Mas nada muito longe, mais interior de minas mesmo
Eu pesquisei bastante e os carros que eu mais gostei foram:
- Troller TX4 (só sonho)
Sem chance! caro demais, mas não deixa de ser um sonho
- Jimny Sierra (só sonho)
Sinceramente... O que mais gostei. Mas também muuuuito fora do meu orçamento
- TR4 (o mais provável)
Se encaixa em tudo que eu quero! Mas me assusta o consumo...
- Pajero full 3D (será que dá pra achar?)
Se encaixa em tudo que eu quero também, mas é mais caro que o TR4 (eu teria que juntar mais uma boa grana) e o consumo é ainda maior... Mas me parece ser difícil demais de encontrar uma dessas em bom estado
O que vocês acham? To achando mais provável ir de TR4 mesmo... Mais algum possível modelo que vocês acham que se encaixe no que eu to procurando e que ficou de fora? hehe
Obrigado...
Acho que nessa faixa de preço, automática só a tr4 mesmo. A full 3D tu pode achar uma v6, mas tem que ver se vai te atender. Se tiver uma em sua região de uma volta e veja o que tu acha.
icarosrgomes
01/02/2022, 09:21
Ola pessoal, estou em busca do meu primeiro carro e sempre tive grande admiraçao por caminhonetes. O carro que pretendo comprar sera usado no dia a dia, sem foco em trilha e as opçoes que estao cabendo no meu orçamento aqui na cidade estao listadas abaixo. OBS: como e meu primeiro carro, nao entendo muito sobre o que ficar atento na hora de averiguar o carro, por isso preciso da ajuda de voces para saber se vale a pena comprar algum dos carros listados abaixo.
Seria de interesse eu comprar um carro abaixo dos 20 mil para eu nao ficar apertado, mas consigo ir ate uns 28 mil.
(o topico vai ficar um pouco grande e nao sei se estou na area correta, mas sei que a experiencia de voces vai me ajudar muito)
-> Dodge Dakota 3.9 v6 ano 2000 - R$15000,00https://img.olx.com.br/images/11/114265240687763.jpg
https://img.olx.com.br/images/11/112274363548321.jpg
https://img.olx.com.br/images/11/114268603100606.jpg
O atual dono falou que o carro estava parado a 3 anos porque ele nao estava precisando dele, mas que agora que ele pegou pra vender ele fez umas manutençoes tais como: "reforma de bomba hidraulica, troca de bomba d'agua, troca de correia poly V, troca dos bicos, fez lanternagem pois tinham alguns podres pontuais, o motor foi refeito e esta com 48 mil km rodados. Segundo ele a lataria esta perfeita, so precisa de pintura." Ele ainda mencionou que o carro precisa de revisao na suspensao e revisao no gas e revestir os bancos do motorista e carona, mas que estao funcionando normalmente, andando, porem precisa das revisoes basicas para voltar para as ruas. Ainda tem R$1000,00 para acertar no DETRAN."
-> Ford Ranger XL 4.0 v6 ano 1996 - R$18000,00
https://img.olx.com.br/images/01/012229603222106.jpg
https://img.olx.com.br/images/01/015274123976583.jpghttps://img.olx.com.br/images/01/016281122812334.jpghttps://img.olx.com.br/images/01/014283363873573.jpg
Nao obtive muitas informaçoes do vendedor, apenas que a mecanica esta ok, documento no 2020 e o carro e GNV e Gasolina.
Os carros a seguir ja estao um pouco acima da minha faixa de preço, caso eu pegue um deles, eu nao teria reserva para mexer no carro.
-> Ford Ranger XLT 4.0 4x4 ano 1999 - R$26000,00
https://img.olx.com.br/images/02/023294001585445.jpg
https://img.olx.com.br/images/02/020243366715625.jpg
Segundo o dono ela e conservada, manual, possui chave reserva, que o carro e dificil quebrar e que tudo funciona. O carro nunca viu GNV e e muito economico. A pintura esta com desgaste do tempo em alguns lugares.
-> Mitsubishi 3.0 4x2 v6 ano 2000/2001 - R$22000,00
https://img.olx.com.br/images/19/194238367319613.jpghttps://img.olx.com.br/images/19/194297244107638.jpghttps://img.olx.com.br/images/19/198214243998958.jpghttps://img.olx.com.br/images/19/198252366648960.jpg
Pela experiencia de voces, informaçoes que eu passei e as fotos, o que voces acham que vale a pena e o que acham que esta fora do valor? As peças sao faceis de achar? E estes carros sao dificeis de dar defeito? Os que tem GNV, o que devo me atentar? Os que nao tem GNV dao menos problemas? Há outros modelos de carros que voces me indicariam a procurar?
Desde ja agradeço pelas informaçoes que voces possam me fornecer.
icarosrgomes
01/02/2022, 10:48
Ahh e claro que vou levar num mecânico antes de efetuar a compra, a pergunta é qual eu descarto já de cara
diogofalcomer
01/02/2022, 22:25
@icarosrgomes
Vou te dar uma dica, se é seu primeiro carro e não vai pegar trilhas com ele e usar no dia a dia. Eu não pegaria nenhum desses carros. Todos são carros com manutenção cara e com certa dificuldade de achar peças, ainda mais se for de acabamento. Carros que ficaram parados, ou que tem GNV a um certo tempo é certeza de dor de cabeça. Ainda mais que serão utilizados no dia a dia se a manutenção não tiver em dia é chance de problema. Outra, o consumo é alto em todos os carros que tu listou.
Eu te sugiro partir pra algo mais simples como um carro popular ( uno way, sandero stepway ou outro mais altinho se for pegar estrada de chão com frequência). Reserva pelo menos 20% do valor do carro para uma boa manutenção e vai curtir. Se for o caso de uma camionete, sugiro partir pra uma Strada que é bem robusta e mecânica muito confiável.
Sei que vai parecer um balde de água fria, mas pegar um carro desses você tem uma chance grande de gastar o valor do carro a mais em manutenção.
GARRUDAJR
07/05/2022, 14:30
Entrei para o grupo pois estou buscando informações.
Em breve vou adquirir um 4X4, depois de pesquisas entre Jeep Renegade MOAB, Trailhawk ou Compass 4x4 optei pelo SUBARU XV 2022. Farei uma viajem ao redor do Brasil, ja fiz uma vez com um VW Santana 1991 em 91. Foi pau!
Optei pelo Subaru por saber que é um excelente veiculo e 4x4 claro. O que me dizem?
Olá pessoal, blz ?
Prazer, meu nome e Paulo, sou do interior de Goiás e estou a procura do meu primeiro 4x4...
Estou em busca desse carro para fazer uma viagem de Goiás a Ushuaia ao Alaska ... Isso se Deus permitir... Por isso resolvi postar aqui... Não tenho experiência nenhuma com 4x4... Ainda mais pra uma viagem tão longa como essa...
Qual 4x4 vcs me indicariam ??
Fazendo 8/9 km/lt tá bom e que seja forte o suficiente para n ficar dando manutenção a viagem toda... Nos dias de deslocamento, farei em média 500km no máximo pra não forçar a máquina dmais... E outra coisa, vou sozinho e vou morar dentro da máquina.. portanto, tem q ser espaçoso.
PS.: Minha grande paixão é a Grande Cherokee 3.6 limited automática 2012... Quadrada meio retro... Confortável, espaçosa etc.
Tem a Grande Vitara... Porém não parece um trator e sim um carro de passeio, não eh tão imponente neh?
Pra uma expedição assim, não tenho a mínima ideia de qual seria melhor ou ( menos ruim ).
Desde já, agradeço o tempo disposto a me ajudar nessa conquista!!
Bom dia a todos (as),tudo bem?
Estou na dúvida para comprar o Vitara metal ou Samurai.
Já encontrei alguns preparados para trilha,onde já economizo na preparação.
Não quero fazer trilhas pesadas tipo barrancos etc...
Se tiver algum grupo de whatsapp em Campinas ou região seria ideal para conversar.
Att
VALDOMIRO FERREIRA NETO
18/01/2023, 11:10
Amigos bom dia td bem? Sou novo por aqui! Estou procurando un Grand Vitara ora comprar! Podem me ajudar até quantos km vale a pena pegar? Por exemplo vi um 2010 muito conservado com 145mil km…
Obrigado
JGustavo
08/05/2023, 15:01
Boa tarde. Estou entrando no mundo 4x4 e irei comprar um troller. Qual o ano ideal? motorização? etc.
Desde já agradeço.
Ledisley
22/08/2023, 16:39
boa tarde
sou felix propietario de uma nissan xterra 2006 eletronica.
E meu primeiro carro 4x4 e acredito que com certeza foi a melhor escolha, pois a robustez e confiabilidade mecanica e senssacional.
nunca utilizei em trlhas pesadas somente em passeios normais.
se alguem estiver procurando uma VTR p iniciar no 4X4 recomendo.
Everton - FDS
23/11/2023, 10:18
Bom dia amigos, nunca tive veículos off-road ou assemelhados, mas, tenho lido bastante sobre o tema e gostaria da opinião de quem já possui esses veículos.
No próximo ano provavelmente estarei deixando a capital para morar no interior de são Paulo e já nas primeiras visitas ao local da futura moradia percebi que meu atual Punto Elx. 2010 vai sofrer em uma parte do trajeto, cerca de 2 km de terreno de barro com varias costelas (crateras de pneus de tratores e caminhões), além disso temo também pelos períodos de chuvas que provavelmente deixaram o trajeto ainda mais difícil.
Dentro do orçamento máximo de 50k (já considerando a venda do Punto).
Estou em duvida entre um Duster 4x4 (2012-2013), SX4 (2012-2014), Gran vitara (2012-2014) ou ainda um Weekend locker até (2014-2018) que apesar de não ser 4x4 “acredito” que encara bem o trajeto.
Desculpem se me alonguei na pergunta, mas achei importante esclarecer o contexto.
Priorizando dentro do possível custo de manutenção, facilidade de peças e consumo o que me recomendam?
Arda 4x4
27/11/2023, 08:47
Bom dia amigos, nunca tive veículos off-road ou assemelhados, mas, tenho lido bastante sobre o tema e gostaria da opinião de quem já possui esses veículos.
No próximo ano provavelmente estarei deixando a capital para morar no interior de são Paulo e já nas primeiras visitas ao local da futura moradia percebi que meu atual Punto Elx. 2010 vai sofrer em uma parte do trajeto, cerca de 2 km de terreno de barro com varias costelas (crateras de pneus de tratores e caminhões), além disso temo também pelos períodos de chuvas que provavelmente deixaram o trajeto ainda mais difícil.
Dentro do orçamento máximo de 50k (já considerando a venda do Punto).
Estou em duvida entre um Duster 4x4 (2012-2013), SX4 (2012-2014), Gran vitara (2012-2014) ou ainda um Weekend locker até (2014-2018) que apesar de não ser 4x4 “acredito” que encara bem o trajeto.
Desculpem se me alonguei na pergunta, mas achei importante esclarecer o contexto.
Priorizando dentro do possível custo de manutenção, facilidade de peças e consumo o que me recomendam?
Dentro do que você expôs acredito que o Duster 4x4 seria a melhor opção. O Palio Weekend pode não dar conta em situações de chuva, e o Grand Vitara, apesar de robusto tende a ter uma manutenção mais cara quando necessário.
Mariano GS
08/02/2024, 19:25
Boa noite a todos,
estou pensando em começar a me iniciar no mundo off road e de expedições, e estou na dúvida de qual carro seria melhor eu comprar para iniciar, andei dando uma pesquisada por ai em alguns carros e alguns que me chamaram a atenção foram, duster 4x4 2020, discovery 2 td 2004, x terra 2006, tracker, e o jimny, dentro destes alguns cabem bem no meu orçamento, mas qualquer coisa da para fazer um esforço pra encaixar os mais caros nele, gostaria de saber se alguém pode me ajudar a tomar uma decisão mais sabia em relação aos carros, pois sei que alguns deles são mais complicados de manutenção e até de revenda depois, pois como este seria meu primeiro carro para 4x4, posso acabar mais futuramente comprar algo melhor.
GringoPB
02/05/2024, 17:29
Boa tarde,
Meu português é básico então uso o google tradutor. Se você não entender alguma coisa ou algo parecer estranho, me avise. Vou tentar melhorar a tradução.
Me mudei para o Brasil. Nunca tive carro 4x4. Percebi que os carros aqui são mais caros pelo que você ganha, mas pelo menos o clima e a natureza vêm de graça.
Minha principal motivação para pesquisar carros 4x4 é:
-Para evitar sentir o fundo do carro batendo na grande lombada da estrada (especialmente com 4 pessoas ou bagagens em um carro pequeno padrão)
-Para ficar mais confortável e sem preocupações em algumas fazendas, praias, etc. e sair em caso de chuva, etc. Acho que 4x4 pode ajudar aqui, mas acho que só se você souber dirigir, pois até aqueles podem ficar presos.
Outras prioridades:
-Boa relação custo-benefício (compra e manutenção)
-Bom sistema AC
-Cidade/viagens de uso misto (incluindo estradas ruins no campo)
pode ser carro usado, pois gostaria de gastar mais de 120-140 mil - quanto menor o preço, melhor. A não ser que valha a pena investir um pouco mais no começo (mas tudo tem seu limite...)
controle de cruzeiro.
Não precisa ser 4x4 se você sabe que existe um carro 4x2 para esse fim que vale a pena considerar (cálculos de risco/benefícios/preço)
O que você recomendaria aqui?
Li alguns posts iniciais, páginas. Sei que tenho que pesquisar muito, mas me pergunto se no meu caso o 4x4 é realmente necessário ou se existem alternativas 4x2 que valem a pena considerar antes de decidir comprar um 4x4?
Não conheço bem o mercado automobilístico brasileiro. Eu sei que é diferente da Europa.
Fala, galera!
Sou extremamente novato na área e procuro comprar meu primeiro 4x4. Tenho interesse em SUVs manuais e a diesel, preferencialmente da década de 90, e principalmente para uso pessoal diário (pego bastante estrada entre interior e a capital de SP), pelo menos no início. Tô em dúvida entre Pajero e SW4, ambos anos 90. Vi algumas discussões com tópicos semelhantes (como esta (https://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/15431-toyota-sw4-ou-mitsubishi-pajero.html) e esta (https://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/170251-sw4-v6-3-4-1998-x-pajero-sport-v6-3-0-2005-a.html)), mas queria mais opiniões, e quem sabe comparações técnicas. Qualquer informação será super bem-vinda. Obrigado! :)
Um pouco off-topic agora, também queria agradecer a todos do site por manterem um fórum tão bacana em uma era onde tudo fica fechado em redes sociais. :cool:
Abração!
josegalego
23/05/2024, 10:35
Fala, galera!
Sou extremamente novato na área e procuro comprar meu primeiro 4x4. Tenho interesse em SUVs manuais e a diesel, preferencialmente da década de 90, e principalmente para uso pessoal diário (pego bastante estrada entre interior e a capital de SP), pelo menos no início. Tô em dúvida entre Pajero e SW4, ambos anos 90. Vi algumas discussões com tópicos semelhantes (como esta (https://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/15431-toyota-sw4-ou-mitsubishi-pajero.html) e esta (https://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/170251-sw4-v6-3-4-1998-x-pajero-sport-v6-3-0-2005-a.html)), mas queria mais opiniões, e quem sabe comparações técnicas. Qualquer informação será super bem-vinda. Obrigado! :)
Abração!
Em 2018 eu estava na mesma situação, com a particularidade que meu uso é para viagens longas para lugares remotos, e algumas de final de semana, não é meu carro do dia a dia.
Eu optei pela SW4 3.4 V6 2001, é uma viatura que vendeu pouco por aqui, porém vendeu muito nos EUA, conhecida lá como a 3rd gen 4Runner.
A Toyota, ainda hoje tem 95% das peças desse carro a disposição, metade (consumíveis em geral) entrega em 3 dias e as mais difíceis em 30 dias. Isso fui descobrindo ao longo dos anos, é importante ter um bom relacionamento com uma concessionária e seu departamento de peças. Isso foi fundamental para hoje eu ter um carro que pode ser considerado 0 km modelo 2001. Muito robusto, resiliente, aceita basicamente qualquer óleo e combustível (apesar que sempre está com óleo genuíno e combustível da melhor qualidade), pois em alguns lugares é o que tem. Nos raros casos que não existe mais a peça, você pode importar dos EUA uma peça com excelente qualidade.
Agora falando no geral: um veículo do ano 2000, você precisa procurar com calma, e dar preferência a integridade e procedência. Se achar uma com histórico de manutenção é um diferencial a ser considerado.
Entenda que os veículos desvalorizam, você pode achar uma dessas por 30 mil reais ou menos até, porém as peças não. Como existem as genuínas espere pagar num radiador genuíno, o mesmo preço que pagaria num para o modelo 0 km (na verdade até mais caro um pouco). As boas atingem 80 mil reais, e as excelentes quem tem não vende.
Existem várias empresas/indíviduos que preparam carros para "overlanders" irem para áreas remotas, que adquirem modelos dos anos 90, desmontam como dizem "no parafuso" (abrem e revisam tudo). No final você gasta menos que um veículo 0 km, e tem uma confiança maior.
Outro ponto: a minha até já tem AirBag, ABS, porém é um veículo com 23 anos, de uma época onde as questões de segurança eram bem diferentes.
Tenha paciência e boa experiência, garanto que irá se divertir muito.
Tenha paciência e boa experiência, garanto que irá se divertir muito.
Obrigado pela resposta rápida! Infos ótimas para entender como é a experiência de uma SW4 do tipo.
Vou continuar pesquisando, vou tentar ter contato com donos de 4x4, mecânicos, concessionárias, etc. da região. Vou tentar, também, estudar bastante de mecânica, porque admito que não entendo o suficiente. hehe Compartilharei aqui assim que tiver uma resolução.
Eu optei pela SW4 3.4 V6 2001, é uma viatura que vendeu pouco por aqui, porém vendeu muito nos EUA, conhecida lá como a 3rd gen 4Runner.
Pajero chegou a ser mais vendida por aqui? Parece ser um carro muito comum, principalmente a TR4.
Existem várias empresas/indíviduos que preparam carros para "overlanders" irem para áreas remotas, que adquirem modelos dos anos 90, desmontam como dizem "no parafuso" (abrem e revisam tudo). No final você gasta menos que um veículo 0 km, e tem uma confiança maior.
Parece muito interessante. Você recomenda alguma empresa / alguém que faça tal serviço?
Novamente, agredeço bastante a ajuda! :brinde:
josegalego
26/05/2024, 16:24
Parece muito interessante. Você recomenda alguma empresa / alguém que faça tal serviço?
Eu tenho um mecânico de confiança, especializado em Toyota, que tem uma SW4 2001 também, e é partidário de usar as peças originais. Porém, o trabalho dele é em cima da originalidade. O que eu faço é por conta própria, vou programando algumas trocas preventivas, já fiz: bomba de combustível, pivôs, motor de arranque, alternador, rolamentos dentre outros.
Procure por Paul Marsh, é um inglês radicado na Africa do Sul, tem bastante consteúdo dele sobre isso. Vá estudando aos poucos, enquanto acha seu carro. É um bom divertimento.
josegalego
26/05/2024, 16:34
Se tiver interesse, de uma olhada nessa "playlist". Ele compra uma Land Cruiser, desmonta e remonta:
Overhaul Overland - YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PLoz3KqZU_T4Uxa9wd924bB-jow9VG_zzh)
Olá, pessoal! Tudo bem?
Estou com dúvida em qual carro 4x4 pegar. Sou novo no meio, tenho um Clio Sedan 05/06 1.6 que está comigo uns 6/7 anos, nunca me deu dor de cabeça, sempre fazendo manutenção normal e tudo mais.
Eu gosto muito de viajar de carro, viagens longas. Esse ano, inclusive, fui até Mendoza/Uspallata com o Clio e foi super tranquilo. Porém teve muito trecho que não consegui ir por conta do carro não estar preparado e não ser um 4x4. Por isso veio a necessidade de ter um carro mais alto e com 4x4, no mínimo.
Tenho visto alguns modelos dentro do meu orçamento (que é simplesmente o valor do Clio - 18k - mais alguns trocados, no máximo 25k reais total).
Dentro desse valor, o que vocês me indicariam?
Daihatsu Terios 98/99 - entre 15k e 17k - Aqui eu teria uma sobra pra preparar, fazer revisões e tudo.
Vitara/Sidekick 94 - Menos de 23k não consigo achar - nesse caso iria comprar o carro e andar da maneira que veio.
RAV4 01/02 - 25k - mesma coisa, andar do jeito que vier até juntar grana pra fazer as revisoes
Grand Vitara 00/01 - 25k - única coisa que me preocupa nesse carro é o alto consumo de combustível
Alguém pode me dar uma luz.
Obrigado!
GerardoPichardo
30/09/2024, 13:49
Esse texto do Ricardo A. I. Loureiro oferece um guia excelente e realista para quem está começando no mundo do 4x4. Ele aborda pontos essenciais que muitas vezes são ignorados pelos iniciantes e reforça a importância de pesquisa, experiência e paciência na escolha do primeiro veículo 4x4.
Aqui estão alguns destaques e reflexões baseados no que foi mencionado:
Conhecimento prévio do off-road: Antes de comprar qualquer 4x4, é crucial experimentar e entender o mundo off-road, seja através de trilhas, expedições ou até participando de clubes de jipeiros. Isso ajuda a identificar a modalidade de off-road que mais combina com o futuro proprietário.
Reconhecimento de limitações e prioridades: Nenhum 4x4 é perfeito para todos os tipos de terreno ou uso. É importante definir qual será o principal uso do veículo e, a partir disso, identificar as prioridades, como o tipo de carroceria, o espaço de carga, o conforto, o custo de manutenção e outros fatores importantes.
Paciência e pesquisa: A compra de um 4x4 deve ser feita com calma, sem pressa. Buscar informações, conversar com donos de veículos, entender as variações entre modelos e anos é essencial para evitar arrependimentos futuros.
Mecânica básica: Ter uma noção de mecânica ajuda não só na escolha do veículo, mas também na manutenção e no entendimento de eventuais problemas que possam surgir.
A ideia central do texto é que a escolha do primeiro 4x4 é uma decisão pessoal, que depende das necessidades e preferências individuais. Não há uma única resposta ou veículo perfeito; cada escolha vem com seus prós e contras.
Se você está pensando em entrar nesse mundo ou está prestes a adquirir seu primeiro 4x4, é uma leitura essencial e um ótimo ponto de partida. Você já tem algum modelo em mente para o futuro?
Davidnissan
14/10/2024, 14:23
Olá, pessoal! Tudo bem?
Estou com dúvida em qual carro 4x4 pegar. Sou novo no meio, tenho um Clio Sedan 05/06 1.6 que está comigo uns 6/7 anos, nunca me deu dor de cabeça, sempre fazendo manutenção normal e tudo mais.
Eu gosto muito de viajar de carro, viagens longas. Esse ano, inclusive, fui até Mendoza/Uspallata com o Clio e foi super tranquilo. Porém teve muito trecho que não consegui ir por conta do carro não estar preparado e não ser um 4x4. Por isso veio a necessidade de ter um carro mais alto e com 4x4, no mínimo.
Tenho visto alguns modelos dentro do meu orçamento (que é simplesmente o valor do Clio - 18k - mais alguns trocados, no máximo 25k reais total).
Dentro desse valor, o que vocês me indicariam?
Daihatsu Terios 98/99 - entre 15k e 17k - Aqui eu teria uma sobra pra preparar, fazer revisões e tudo.
Vitara/Sidekick 94 - Menos de 23k não consigo achar - nesse caso iria comprar o carro e andar da maneira que veio.
RAV4 01/02 - 25k - mesma coisa, andar do jeito que vier até juntar grana pra fazer as revisoes
Grand Vitara 00/01 - 25k - única coisa que me preocupa nesse carro é o alto consumo de combustível
Alguém pode me dar uma luz.
Obrigado!
Cara, que legal sua experiência! Eu também fui de clio para a argentina uma vez, mas só até mar del plata. Depois comprei um peugeot e fui até Ushuaia.
Na minha opinião o melhor carro dessa lista é o grand vitara, consumo de combustível é algo que você se adapta, se você parar para pensar a diferença em um mês entre o clio e ele vai ser pequena e você consegue compensar de alguma outra maneira no seu orçamento.
Caros, gostaria muito de sua ajuda: preciso comprar um 4x4 que possa andar no meio de pasto, pirambeira, para acessar lugares mais difíceis de um pequeno sítio. 20km de asfalto até chegar lá. Se puder carregar coisas ou puxar uma carretinha (insumos, etc), melhor ainda. Wish list: automático, reduzida, manutenção fácil, até uns $100k. Pode ser gastão, andarei pouco. Desde já agradeço os insights.
Olá meu nobres! Estou começando nesse mundo, pesquisando e aprendendo ainda. Gostaria de uma ajuda de vocês, se puderem compartilhar o conhecimento. Para primeira compra, estou vendo uma hyundai galloper 1998, motor 2.5 turbo diesel, que custa em torno de 35k ou então espero um pouco e junto mãos dinheiro para comprar uma xterra (preferência para motor diesel). Na opinião de vocês, qual seria o melhor caminho? Não estou ainda pensando em fzr trilhas pesadaa, objetivo é camping e viagens longas (Chile, Ushuaia etc).
Agradeço ajuda que puderem dar
"associe-se a um Jeep Clube"
Já tentei entrar em 3 grupos aqui em Florianópolis e região e os 3 foram enfáticos:
'Não estamos recebendo novos membros e o grupo do WhatsApp é fechado para sócios'.
Banho de água fria. Que frustração bizarra.
Fco Diego Victor
23/04/2025, 17:32
Olá,
Estou com muita duvida em qual carro comprar para iniciar a caminhada no 4x4. Na verdade, acredito que eu sou nutella, pois o meu desejo de ter 4x4 é para andar na beira de praia e fazer um velho churrasco com a minha esposa, não tenho filhos também.
Será o primeiro carro que irei adquirir e quero um 4x4. Essa é a questão, qual 4x4 comprar? Tenho 60 mil reais.
Alguns carros que me indicaram foram tracker 2009 e gran vitara. Mas queria saber a opnião de voces aqui que fazem esse forum com muito conhecimento e experiencia em 4x4. Agradeço ajuda e estou aberto para qualquer tipo de carro, importante que seja 4x4 e não ultrapasse o limite de 60 mil reais.