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Ver Versão Completa : Cabo de aço para guincho - Qual usar ?



AnBeLuZuK
13/06/2007, 19:34
Pessoal,
Depois de duas quebras do cabo do guincho, não tem jeito, vou ter que comprar outro cabo.
O cabo original do meu guincho é de alma de aço, diâmetro 5/16, 7X19(Quantidade de fios).
O problema é que apenas encontro por aqui cabos 5/16 com alma de nylon, 6X7.
Sei que o cabo com alma de nylon tem maior flexibilidade(vantagem), mas menor resistência ao esmagamento(desvantagem para nós, com tambores de guincho de tamanho reduzido).
Queria saber qual cabo vcs estão usando, se tiveram a mesma dificuldade e se tiveram algum problema com o cabo com alma de nylon( problema com o esmagamento ou resistência).
A força de tração não vejo problemas, pois com alma de nylon a resistência é apenas um pouco menor...
Desde já agradeço.

Joao Leao
14/06/2007, 20:25
Pessoal,
Depois de duas quebras do cabo do guincho, não tem jeito, vou ter que comprar outro cabo.
O cabo original do meu guincho é de alma de aço, diâmetro 5/16, 7X19(Quantidade de fios).
O problema é que apenas encontro por aqui cabos 5/16 com alma de nylon, 6X7.
Sei que o cabo com alma de nylon tem maior flexibilidade(vantagem), mas menor resistência ao esmagamento(desvantagem para nós, com tambores de guincho de tamanho reduzido).
Queria saber qual cabo vcs estão usando, se tiveram a mesma dificuldade e se tiveram algum problema com o cabo com alma de nylon( problema com o esmagamento ou resistência).
A força de tração não vejo problemas, pois com alma de nylon a resistência é apenas um pouco menor...
Desde já agradeço.



Zuk eu to usando cabo sintetico e ate agora ja usei umas 4x, ate agora beleza nem parece usado.
Sei que o preço e bem mais salgado mas é muito mais seguro, resistente e facil de usar. Ainda tem a vantagem de deixar os dedos inteiros:mrgreen:.
Um abaço

Tio Eddie
15/07/2009, 21:25
PessoALL,

Resgatando o tópico, preciso substituir o cabo de aço do meu guincho warn.

Andei procurando cabos 5/16 (8mm), e encontrei grande variedade de preços (de R$ 3,20/metro - worker até R$ 8,20/metro - cimaf)

Gostaria de saber as opiniões e experiências dos colegas quanto as marcas e opções disponíveis no mercado para adquirir um cabo que seja seguro durante a operação.

Desde já agradeço

Abraços

Eddie

Hugo4x4
15/07/2009, 22:42
Pessoal,
Depois de duas quebras do cabo do guincho, não tem jeito, vou ter que comprar outro cabo.
O cabo original do meu guincho é de alma de aço, diâmetro 5/16, 7X19(Quantidade de fios).
O problema é que apenas encontro por aqui cabos 5/16 com alma de nylon, 6X7.
Sei que o cabo com alma de nylon tem maior flexibilidade(vantagem), mas menor resistência ao esmagamento(desvantagem para nós, com tambores de guincho de tamanho reduzido).
Queria saber qual cabo vcs estão usando, se tiveram a mesma dificuldade e se tiveram algum problema com o cabo com alma de nylon( problema com o esmagamento ou resistência).
A força de tração não vejo problemas, pois com alma de nylon a resistência é apenas um pouco menor...
Desde já agradeço.

Anbeluzuk,

A Hipull coloca em seus guinchos cabos de aço galvanizado 6x19 AFA, onde esta última sigla significa Alma de Fibra Artificial ou Nylon, como você fala tem problemas de esmagamento se não cuidar na hora de enrolar, de resistência não.

Tio Eddie
16/07/2009, 08:27
Anbeluzuk,

A Hipull coloca em seus guinchos cabos de aço galvanizado 6x19 AFA, onde esta última sigla significa Alma de Fibra Artificial ou Nylon, como você fala tem problemas de esmagamento se não cuidar na hora de enrolar, de resistência não.

Esta é uma das minhas preocupações.

Tenho ouvido relatos de cabos de aço muito rígidos estourando durante a utilização, dai a pergunta pelas marcas e especificações....
A grande diferença de preço é outro ponto que me deixa de orelhas em pé...
Sem desmerecer produtor made in china, como envolve risco, o preço é fator secundário.

Continuo no aguardo de mais ajuda/opiniões.

Abraços

Hugo4x4
16/07/2009, 19:14
Esta é uma das minhas preocupações.

Tenho ouvido relatos de cabos de aço muito rígidos estourando durante a utilização, dai a pergunta pelas marcas e especificações....
A grande diferença de preço é outro ponto que me deixa de orelhas em pé...
Sem desmerecer produtor made in china, como envolve risco, o preço é fator secundário.

Continuo no aguardo de mais ajuda/opiniões.

Abraços

Tio Eddie,

Nos guinchos que tenho uso marca nacional "CIMEF", chinês nem a pau!

negreira
16/07/2009, 19:31
cabo de aço é tão antigo como usar roda e pneu de madeira....
por motivos de segurança ou por deixar o guincho mais solto
e trabalhando macio....


SÓ ........... kevlar....................

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/Assets/product_images/zoom/cabo51630m.jpg

Tio Eddie
16/07/2009, 19:39
cabo de aço é tão antigo como usar roda e pneu de madeira....
por motivos de segurança ou por deixar o guincho mais solto
e trabalhando macio....


SÓ ........... kevlar....................

Negreira,

Não me esqueci dos cabos de kevlar, mas me preocupo com a relação custo benefício num eventual uso mais constante e pesado, uma vez que os cabos de kevlar demandam maiores cuidados na utilização que os de aço, ao menos assim é relatado pela maioria dos usuários.

De qualquer modo, agradeço a lembranca :concordo:

Abraços

Eddie

Angelo Pamplona
16/07/2009, 22:19
Anbelezuk, uso no meu CJ5 um Ekron 12000lbs e já arrebentou dois rolos de cabo, estou precisando comprar o terceiro cabo e estou com a mesma duvida. abraços.

Aiello
16/07/2009, 22:50
No intuito de ajudar segue link de manutenção e cuidados no uso dos cabos de aço, http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/seguranca-cabos.ppt (http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/seguranca-cabos.ppt)

Abraços

Tio Eddie
16/07/2009, 22:59
No intuito de ajudar segue link de manutenção e cuidados no uso dos cabos de aço, [/URL][url]http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/seguranca-cabos.ppt (http://www.segurancaetrabalho.com.br/download/seguranca-cabos.ppt)

Abraços

Muito bacana o Link,

Grato por compartilhar

Abraços

lazaretti
03/08/2009, 23:53
Sou estudante de engenharia mecanica, onde estudamos o uso de cabos de aço, e para mim, cabo de aço e CIMAF. tanto para uso off-road quanto industrial. No proprio site voce acessa o menu e, selecionando a aplicaçao do cabo, chega no modelo indicado por eles.

www.cimafbrasil.com.br ,

fabiobil
22/08/2009, 08:44
cabo de aço é tão antigo como usar roda e pneu de madeira....
por motivos de segurança ou por deixar o guincho mais solto
e trabalhando macio....


SÓ ........... kevlar....................

http://www.ciashop.com.br/garra4x4/Assets/product_images/zoom/cabo51630m.jpg

Sim já estava procurando a respeito mas não achei muito, comprei um guincho Inglês e está chegando no Brasil, ele é de 17000lbs cabo de aço de 12mm 29m, comprei lá por ter vivido muitos anos e sei que eles são quase os mais chatos do mundo e se não tem qualidade a companhia não vai pra frente mesmo.

Sei que foi um exagero comprar um guincho desses para meu CJ5 mas pretendo fazer uma propaganda com ele e revender alguns aqui na região.

Agora minha duvida, existe algum cabo desse tipo sintético se não me engano que aguente a capacidade do meu guincho ? existe algum fabricante aqui no Brasil que produza algum de preferência com certificação ?

Obrigado.

folgado
22/08/2009, 09:35
sobre a resistência do Kevlar, veja o post do tópico abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28879&page=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28879&page=3)


Kevlar é o nome dado pela DuPont (http://pt.wikipedia.org/wiki/DuPont) a um tipo de fibra (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra) sintética muito resistente e leve... Ele é um polímero (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADmero) resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso...

No Exterior, o Kevlar é fabricado em dois tipos principais, conhecidos como 29 e 49.

O Kevlar 29 é:
5 vezes mais resistente a impactos que o aço convencional;
10 vezes mais que o alumínio e com uma densidade de cerca da metade daquela encontrada na fibra de vidro habitual;
não se funde e pode ser usado sem degradação em temperaturas que vão até níveis insuportáveis pelo corpo humano;
não incandesce;
sendo uma fibra flexível, tornou-se passível de ser costurada e inserida em vestes comuns.

O unico problema é que quanto atingido por objetos perfuro-contundentes seu fator protetor diminui p/ apenas cerca de 90%




Embora seja até mais resistente que o cabo de aço, e mais fácil de manusear, o cabo de Kevlar tem um inconveniente: pode-se romper em superfícies cortantes ou abrasivas:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-16696.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-16696.html)


[]s

Garra4x4
22/08/2009, 10:01
Vou dar meu pitaco...

Caso opte por cabo de aço ... tem que ser de marca boa , com certificação , segurança esta em PRIMEIRO LUGAR.

Eu só vejo vantagem em cabo sintético ... é muito melhor de manusear, enrolar e a SEGURANÇA é muito maior.

O meu cabo sintético arrebentou na ultima prova de RockCrawling em Serra Negra , como eu estava dirigindo e não estava vendo o que estava acontecendo , depois fui perguntar o que aconteceu se foi atrito ou força /carga excessiva ... então me disseram que aonde meu carro foi ancorado ( um tanque / reservatorio de posto de gasolina , daqueles com 6 metros de comprimento , que estava enterrado pela metade ) começou a levantar tamanha a força que o guincho estava fazendo e meu carro estava com o Eixo preso nas Manilhas , ou seja, alguém tinha que quebrar nessa historia , ou iria arrancar o eixo dianteiro ou quebraria o guincho ou o cabo , dentre eles foi melhor ter quebrado o Cabo ...

Já estava usando este cabo a mais de 15 trilhas e tenho certeza que ele só rompeu por ter passado de 6 ton .

Na hora que rompeu o Spotter , organização do evento , curiosos, fotografos e etc... estavam em uma distancia relativamente segura. Mas tenho certeza que o Risco de acidente foi praticamente nulo por ser um cabo sintético.


Abs

Aiello
22/08/2009, 10:34
A todos
Já acompanhei testes no fabricante de cabos sintéticos, Cordoaria São Leopoldo, e eles são muitos sérios, existem outros fabricantes como Brascorda, etc... Essas fábricas fornecem cabos para a industria naval e outras. Veja este link sobre resistencia de um dos tipos de cabos, http://www.cslropes.com.br/tabelas/PT/pesca_nylon.htm (http://www.cslropes.com.br/tabelas/PT/pesca_nylon.htm) o de 8mm atende 1350Kgf, (17000 libras=1197Kgf) Não deixe de verificar no site outros modelos de cabos. Como o Garra4x4 falou, a segurança é maior, mas mesmo assim o rompimento de cabos sintéticos são tão perigosos quanto os de aço, se não forem seguidas as recomendações básicas durante o uso dos mesmos, no mínimo manter uma distancia segura.

Abraços

folgado
22/08/2009, 10:55
Embora seja até mais resistente que o cabo de aço, e mais fácil de manusear, o cabo de Kevlar tem um inconveniente: pode-se romper em superfícies cortantes ou abrasivas:


Há ainda um outro inconveniente do cabo de Kevlar:

Ele perde a resistência se exposto a raios ultravioleta:

http://en.wikipedia.org/wiki/Kevlar (http://en.wikipedia.org/wiki/Kevlar)
http://www2.dupont.com/Kevlar/en_US/assets/downloads/KEVLAR_Technical_Guide.pdf (http://www2.dupont.com/Kevlar/en_US/assets/downloads/KEVLAR_Technical_Guide.pdf)
http://books.google.com.br/books?id=pPirpE73tDYC&pg=PA19&lpg=PA19&dq=kevlar++UV&source=bl&ots=o5YA-iWirh&sig=03BwKPhzQVxDVreZivZPl0554Fo&hl=pt-BR&ei=IvSPSoPrKJSutgfllKnOBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=6#v=onepage&q=kevlar%20%20UV&f=false (http://books.google.com.br/books?id=pPirpE73tDYC&pg=PA19&lpg=PA19&dq=kevlar++UV&source=bl&ots=o5YA-iWirh&sig=03BwKPhzQVxDVreZivZPl0554Fo&hl=pt-BR&ei=IvSPSoPrKJSutgfllKnOBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=6#v=onepage&q=kevlar%20%20UV&f=false)


A esposição a raios UV pode ser evitada se o guincho for coberto com uma capa. Se ficar exposto ao sol, o cabo vai perder sua resistência e quebrar quando menos se espera.

Acho que esse cabo vale a pena, mas o guincho tem que ficar coberto.

Cuidado !


[]s.

guilhermeludwig
22/08/2009, 11:39
E esse cabo que o Marcel tava desenvolvendo.......que fim deu?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-16696.html

fabiobil
22/08/2009, 12:12
Vou dar meu pitaco...

Caso opte por cabo de aço ... tem que ser de marca boa , com certificação , segurança esta em PRIMEIRO LUGAR.

Eu só vejo vantagem em cabo sintético ... é muito melhor de manusear, enrolar e a SEGURANÇA é muito maior.

O meu cabo sintético arrebentou na ultima prova de RockCrawling em Serra Negra , como eu estava dirigindo e não estava vendo o que estava acontecendo , depois fui perguntar o que aconteceu se foi atrito ou força /carga excessiva ... então me disseram que aonde meu carro foi ancorado ( um tanque / reservatorio de posto de gasolina , daqueles com 6 metros de comprimento , que estava enterrado pela metade ) começou a levantar tamanha a força que o guincho estava fazendo e meu carro estava com o Eixo preso nas Manilhas , ou seja, alguém tinha que quebrar nessa historia , ou iria arrancar o eixo dianteiro ou quebraria o guincho ou o cabo , dentre eles foi melhor ter quebrado o Cabo ...

Já estava usando este cabo a mais de 15 trilhas e tenho certeza que ele só rompeu por ter passado de 6 ton .

Na hora que rompeu o Spotter , organização do evento , curiosos, fotografos e etc... estavam em uma distancia relativamente segura. Mas tenho certeza que o Risco de acidente foi praticamente nulo por ser um cabo sintético.


Abs


Sim sim sim, segurança primeiro lugar dinheiro vai e vem se gastar com cabo não vou gastar com cerveja até o organismo agradece, porem quero um de qualidade e confiança por isso cito que prefiro de companhias certificadas ISO pois existe muito por trás e não acredito que colocariam em risco, depois darei uma olhada no sei site como sempre estou olhando e falamos mais, acredito que um cabo de uns 20 metros estaria suficiente pois tenho 3 fitas de reboque "15m 15t 20% elasticidade para reboque" "6m 10t para ancoragem" "8m 10t para resgate" acho que da costumo ser meio exagerado, questão de segurança.

Bom pessoal bom sabado a todos agora vou me sujar um pouco de barro e ta comecando a chover ohhhh delicia.

A Leoni
22/08/2009, 17:49
A todos
Já acompanhei testes no fabricante de cabos sintéticos, Cordoaria São Leopoldo, e eles são muitos sérios, existem outros fabricantes como Brascorda, etc... Essas fábricas fornecem cabos para a industria naval e outras. Veja este link sobre resistencia de um dos tipos de cabos, http://www.cslropes.com.br/tabelas/PT/pesca_nylon.htm (http://www.cslropes.com.br/tabelas/PT/pesca_nylon.htm) o de 8mm atende 1350Kgf, (17000 libras=1197Kgf) Não deixe de verificar no site outros modelos de cabos. Como o Garra4x4 falou, a segurança é maior, mas mesmo assim o rompimento de cabos sintéticos são tão perigosos quanto os de aço, se não forem seguidas as recomendações básicas durante o uso dos mesmos, no mínimo manter uma distancia segura.

Abraços

Aiello,

Cuidado com as conversões, pois 17000lbs são aproximadamente 7700kgf. Existem cabos sintéticos que aguentam essa carga com folga, mas como foi dito, são muito sensíveis a abrasão e dependendo do fabricante ao UV. De qualquer forma um guincho de 17000lbs deve utilizar um cabo de pelo menos 1/2"(dependendo da qualidade) e nesse caso o cabo sintético facilita muito o manuseio.

[]'s a todos

Garra4x4
22/08/2009, 22:50
O ideal seria cobrir o cabo para evitar exposição ao Sol , mas os cabos recebem uma camada de "Coating" ( um tipo de "Cera" ) que ajuda nesta proteção ... se o carro for ficar na rua ou em local descoberto ( estacionado todo dia ) ai sim vale a pena cobrir, mas se for pegar sol apenas quando em uso ( nas trilhas, viagens , passeios ... ) eu não acho imprescindivel cobrir o cabo sintético.

Abs

Aiello
23/08/2009, 11:17
Aiello,

Cuidado com as conversões, pois 17000lbs são aproximadamente 7700kgf. Existem cabos sintéticos que aguentam essa carga com folga, mas como foi dito, são muito sensíveis a abrasão e dependendo do fabricante ao UV. De qualquer forma um guincho de 17000lbs deve utilizar um cabo de pelo menos 1/2"(dependendo da qualidade) e nesse caso o cabo sintético facilita muito o manuseio.

[]'s a todos

Correto Leoni, falha minha na conversão no post anterior. A equivalencia é 17000 lbs=7711,07 Kgf. Deveria ter verificado antes de postar.

Abraços

Garra4x4
28/08/2009, 14:35
Como o Garra4x4 falou, a segurança é maior, mas mesmo assim o rompimento de cabos sintéticos são tão perigosos quanto os de aço, se não forem seguidas as recomendações básicas durante o uso dos mesmos, no mínimo manter uma distancia segura.

Abraços
=======================

Aiello,

Não gosto de discordar da opinião dos outros, mas ... um coisa é vc receber o "impacto" de um cabo pesado e de material Duro (cabo de aço ) , outra coisa é vc receber o mesmo impacto contra seu corpo , porém de um cabo mais mais Leve (muito mais leve ) e de material Maleável.

Na PRATICA faz muita diferença ( levando em consideração um cabo de 5/16" ou 3/8" , que usamos em guinchos de veiculos 4x4 )

Att.

Vinicius Hauagge
28/08/2009, 16:19
Na verdade, dá diferença mesmo...
Vi algo parecido no mitbusthers(ou outro progama do genero)...
Eles pegaram um porco (morto, evidentemente) e sujeitaram o mesmo ao "ricochete" de um cabo de aço de de uma corda de nylon. No sujeito ao cabo de aço, ocorreram cortes profundos, ao passo que a corda deixou apenas alguns "vermelhões" na pele do bicho.
Acredito que o mesmo deve ocorrer em relação aos cabos dos guinchos...
Porém, infelizmente, to sem $$$ para comprar cabos sintéticos...

Luciano SHAKALL
28/08/2009, 19:46
" ... Como o Garra4x4 falou, a segurança é maior, mas mesmo assim o rompimento de cabos sintéticos são tão perigosos quanto os de aço, se não forem seguidas as recomendações básicas durante o uso dos mesmos, no mínimo manter uma distancia segura ... "
" ... um coisa é vc receber o "impacto" de um cabo pesado e de material Duro (cabo de aço ) , outra coisa é vc receber o mesmo impacto contra seu corpo , porém de um cabo mais mais Leve (muito mais leve ) e de material Maleável ... Na PRATICA faz muita diferença ( levando em consideração um cabo de 5/16" ou 3/8" , que usamos em guinchos de veiculos 4x4 ) ... "
" ... Na verdade, dá diferença mesmo ... pegaram um porco (morto, evidentemente) e sujeitaram o mesmo ao "ricochete" de um cabo de aço de de uma corda de nylon. No sujeito ao cabo de aço, ocorreram cortes profundos, ao passo que a corda deixou apenas alguns "vermelhões" na pele do bicho ... "Sem contar, que o cabo sintético não tem a tendência a ricochetear como o cabo de aço....
O sintético, ao arrebentar, costuma simplesmente cair no chão, ou seja:
Primeiramente, vai ser bem difícil "levar uma lapada" de um cabo sintético,
e se isso acontecer, fará bem menos danos que o caboo de aço ;) !

[]'s

Nava
14/11/2009, 09:55
Srs.

Quando em trilha percebo muitas coisas "erradas" no manuseio dos guinchos. A moçada na "pressa" não usa luvas, não usa ancoragem suficiente, esquece de proteger arvores com cintas e principalmente utiliza o guincho com peso excessivo.

Os guinchos elétricos, pelo esforço do motor eletrico, vc consegue perceber se tá muito pesado ou nao. Ja os mecanicos sempre arrancam/quebram algo para te mostrar...

Assim, cabo de aço ou sintetico não importa muito se bem utilizado. Ta cheio de jipeiro com a cara cheia de cerva que vai lá e enrosca 4 jipes e quer puxar com o guincho mecanico...dai quebra ou amassa o cabo de aço e o cabo é o que não presta!

Outra coisa que pecebo é a quantidade de cabo. Na minha opinião, quanto menos cabo vc tiver, melhor ele será utilizado, uns 15 m é suficiente. Ah, o jipe atolou e vc nao tem ancora? Então, emenda umas cintas e boa. Dá mais trabalho mas cinta tb é sugura, aguenta bem e resolve. Menos cabo no tambor do guincho elétrico também dá mais força e detona menos por amassamento.

Uso de patesca tb é importante, pois duplica a força do cabo e menor esforço ao guincho.

Então, independente de vc ter um cabo de R$3/m ou R$80/m o que importa mesmo é o uso correto.

Tio Eddie
14/11/2009, 18:15
Preciso concordar com teus comentários acima!

Mau uso de equipamento é uma das causas pela corrida por guinchos de 9500, 12000 e 15000 lbs para puxar samurais, CJ's e afins....:parede::parede:

Por essas e outras que o warn X8000i da milona dá conta do recado sossegado :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ah, troquei recentemente o cabo do guncho, por outro de aço, 3/8 tb.

Abraços

Joao Paulo
25/11/2009, 19:28
Um ponto a mais para a polemica: quanto pesa por metro o kevlar e o aço?

Tenho 24m (oops) de aço na bobina, reduzir uns 20 kgs na frente do carro poderia ser interessante...

Abs,

Joao Paulo
Jimny "Formiguinha"

Nava
25/11/2009, 21:51
Joao, nao sei a medida certa da massa do cabo, mas nos catalogos, a media de peso para um guincho 12000lbs completo pesa 42kg. Sem cabo 20~22kg. Com certeza, kvlar fará uma boa diferença sim, mas dai tem de ver se o seu parachoque tb nao está superdimensionado, como vejo por ai berço de guincho com chapa de 13mm!

Como faço off-road menos intenso, vou optar pelo sintetico e poupar a susp dianteira, combustivel...

azaiats
16/05/2011, 14:21
Olá pessoALL,

Novamente passei por aqui e me deparei com um assunto que gosto de comentar. Vamos ver se consigo novamente ajudar vocês com mais alguns detalhes sobre o assunto "cabo de aço".

Antes de mais nada, devo rebater a afirmação de nosso colega acima, onde diz que o "cabo de aço" é como roda de madeira. Um absurdo. Se for pensar desta maneira, peçam para a Petrobrás substituir o uso dos cabos de aço por kevlar em suas plataformas de petróleo... Enfim, 2 produtos diferentes, 2 usos diferentes, 2 prós e 2 contras. Basta pesar todos os fatores e tomar a melhor decisão. O que não podemos é afirmar que um é melhor que o outro sem nenhum argumento específico.

Não vou comentar sobre o kevlar pois não tenho conhecimento.

Sobre a diferença de preços, vou tentar explicar mais um pouco sobre os cabos de aço:

- Formação dos arames - geralmente 6x7 - 6x19 - 6x25 - 6x41 - quanto mais arames, mais flexível;
- Categoria de resistência dos arames: PS, IPS, EIPS, EEIPS, CIMAX (em ordem crescente de resistência - sendo que o CIMAX é cerca de 70% mais resistente do que o PS); Este fator é muito importante na hora dos preços, pois é aqui que vocês estão encontrando as diferenças entre os importados (worker) x nacionais (cimaf);
- Alma do cabo: AF (alma de fibra - sisal) - AFA (alma de fibra sintética) - AACI (alma de aço);

Quando se cota/compra um cabo de aço, deve-se comparar "tim tim por tim tim" todos os seus detalhes, e não simplesmente comparar cabo marca x de 20mm pelo cabo de marca y 20mm. Preste atenção pois os vendedores geralmente enrolam nesse ponto para conseguir lhe vender um cabo de menor resistência pelo valor de um cabo de maior resistência.

Outro detalhe MUITO importante para vocês: deve-se sempre adquirir cabos de aço já com o fator de segurança aplicado, ou seja, o fator de segurança para "cabos de aço para tração no sentido horizontal" que é o caso de vocês é: de 4 a 5. Então, deve-se adquirir um cabo de aço com no mínimo 4x a capacidade de carga. Ex: se seu guincho for tracionar 1 tonelada, deve-se adquirir um cabo para 4 toneladas. Isso evitará acidentes além de extender a vida útil dos cabos.

Já comentei em outros posts por aqui, mas vou tornar a especificar: o cabo de aço é um suprimento com vida útil limitada. Basta aceitar que uma hora a manutenção/troca deve ser realizada.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais o assunto para os amigos!

Abraços e ótimas trilhas.

azaiats
09/07/2011, 11:52
Como comentei, eu não tenho informações sobre o kevlar e gostaria de dar uma estudada sobre o assunto... alguém que acompanhou essa discussão teria alguma referência pra me passar? Agradeço!

Nava
14/07/2011, 09:15
Bem, do meu ultimo post aqui ja tenho novidades.
Eu adquiri um cabo de Dyneema fabricado aqui mesmo no RJ e que está sendo homologado para uso pela Petrobras. Peguei 15m x 11mm para testes. Montamos em um guincho eletrico e em um mecanico.

Pois bem, 30m de cabo pesam 1,2kg. Ja começa por ae!

O uso na trilha é fácil, não se enrola qdo solto, fácil de puxar, seguro, não machuca a mão.

Ambos os guinchos rodaram sem o bocal de aluminio.

Rodei mais de um ano de todo tipo de trilha e o cabo permanece muito bom, sem desfiamento exagerado. Unico cuidado que eu tenho é na hora de lavar que não uso wap direto nele. Desenrolo e lavo a parte em um balde e enrolo de novo e boa.

No guincho mecanico que o uso é bem mais pesado se comporta muito bem. Motivo de sarro de colegas até que a "cordinha de amarrar cachorro" começa a trabalhar e vem trazendo tudo de dentro do atoleiro...hahaha.

Na ultima sopa do pinhao, conseguimos quebrar. A F75 do Ari, com pneus Max 315/70/17 e dois bloqueios atolou na pesada 5. Aquela atolada básica onde se podia ver ainda os farois pra fora do bosteiro. O cabo veio a romper de forma reta e sem escandalos. Muito seguro. Mais dois cabos de aço romperam antes de remover a picape do local. Usando dois guinchos junto e patescados dai saiu.

Na minha ranger acabei substituindo o cabo de dyneema, que ta novo, por uma outra amostra, agora kevlar importado mais o bocal de aluminio. O conjunto ficou mais bonito e leve mas a qualidade é bem pior.

No ultimo domingo enterrei bem a ranger e pra me ajudar mais dois troller com pneus 35 atolaram junto. O cabo foi bastante solicitado puxando de atravessado, patescando, raspando em parachoque, pneus, etc.
O cabo ficou muito surrado, é a segunda vez que eu o uso e ele tá 3x mais desgastado que o outro nacional.

Resumo:

Temos duas opções. Para aplicações mais exporádicas, para quem nao faz trilha muito exigente o cabo mais barato já ajuda, mas tem baixa durabilidade.
Para uso mais intenso o cabo nacional ou o dyneema holandes é o indicado.

Lembrando que a fibra de kevlar foi desenvolvida para fins balisticos enquanto a fibra de dynema para aplicações de tração.
Na hora de comprar vc consegue notar a diferença na trama da corda. A de material mais nobre possui minimo desfiamento e uma "goma" prendendo bem o cabo. Tipo vc não consegue abri-lo com o encolhimento.
Ja o material menos nobre ele ja vem bem desfiado e o coating é pior.
A cor não importa muito.

Abraço.

samukanvas
14/07/2011, 20:43
A trama do cabo e o coating não tem a ver com o tipo de uso e da aplicação em vez só do tipo de material?

Digo isso pois a aplicação de dyneema tem diversos usos e o trançado e as camadas de tratamento sobre ele fazem toda a diferença.

Abs

Nava
16/07/2011, 21:39
Sim têm influencia amigo, mas se vc dar uma geral por ai verá que 99% dos cabos para guinchos possuem o mesmo "desenho".

O coating ajuda na durabilidade a fricção a ao UV.

A trama ajuda na maior ou menor resistencia a tração, espessura e durabilidade ao desfiamento.

beetle
18/07/2011, 07:24
Já q ressucitaram o tópico, vai lá.

Tenho visto uma enchurrada de cabos sintéticos importados no mercado e percebo que existe uma diferença imensa na qualidade deles. Tenho um de Kveler q já usei bastante e a qualidade continua aceitável, e tenho amigos que compraram importados principalmente da china q se transformaram num lixo em umas 5 trilhas, precisa-se pentear o cabo de tanta fibra solta q tem neles.
Só que isso na hora da venda ninhum vendedor comenta que é um cabo que só serve de enfeite.

Já sobre comparação de cabo de aço e sintético, vai muito do uso de cada um. O sintético é ótimo pela segurança, menor peso e facilidade de uso, mas acho que mesmo se usado com critério não tem a mesma durabilidade do aço, ainda mais se utilizado em trilhas fechadas onde ele se enrosca muito. Pude comprovar isso.
O de aço, acho que perde na segurança, mas aí vai novamente do correto manuseio do mesmo, já usei muito e nunca tive problemas - tbm percebo q hj a maioria que equipa nossos guinchos são made in china e com qualidade duvidosa. Já vi guinchos novos de colegas q ao ver água já se enferrujaram todo.

Bom, seja a opção de cabo de aço ou sintético, o cuidado com ambos deve ser tomado desde a compra até o correto uso para garantir longevidade e segurança.

samukanvas
18/07/2011, 22:16
Muito bom os pontos tocados nesse tópico.

O que eu ouço muito quando vendo os cabos que representamos é: mas não sei quem vende o mesmo cabo e é mais barato...

Mesmo? Igual? Mal comparando, estamos avaliando um caminhão de japoneses... Todos tem olhinhos puxados, mas nenhum deles é igual.

Kevlar não é dyneema. Dyneema é superior a kevlar. Muito!

A trama, ao contrário do que o nava falou, não é 99% igual. É 99% igual nos cabos de baixa qualidade. Nos de alta a tecnologia começa na fibra, passa pela trama e chega nas camadas de tratamento que são muito diferentes dos cabos sem qualidade que inundam o mercado hoje. Tirando a trama, concordo que o que falou está corretíssimo.

Só de pegar no cabo (uiiiii) de baixa qualidade e um de alta qualidade, se percebe a diferença. Os que vem nos guinchos de segunda linha e o que vem em guinchos como warn ou rugged ridge, por exemplo, são muito diferentes.

O principal problema é o usuário que se convence fácil que está comprando um produto bom ou até o vendedor que descobriu a roda achando que o cabo que ele comprou por 5 dólares o metro, ou menos, é tão bom quanto um cabo da warn de 600 dólares. É sério mesmo que pensam isso? É o mesmo que dizer que o tucano é igual a um mirage porque tem asas, motor e voa heheheheheh

Por isso procurem pessoas que entendam do produto...

Cotrim
18/07/2011, 22:36
Bem, do meu ultimo post aqui ja tenho novidades.
Eu adquiri um cabo de Dyneema fabricado aqui mesmo no RJ e que está sendo homologado para uso pela Petrobras. Peguei 15m x 11mm para testes. Montamos em um guincho eletrico e em um mecanico.

Pois bem, 30m de cabo pesam 1,2kg. Ja começa por ae!

O uso na trilha é fácil, não se enrola qdo solto, fácil de puxar, seguro, não machuca a mão.

Ambos os guinchos rodaram sem o bocal de aluminio.

Rodei mais de um ano de todo tipo de trilha e o cabo permanece muito bom, sem desfiamento exagerado. Unico cuidado que eu tenho é na hora de lavar que não uso wap direto nele. Desenrolo e lavo a parte em um balde e enrolo de novo e boa.

No guincho mecanico que o uso é bem mais pesado se comporta muito bem. Motivo de sarro de colegas até que a "cordinha de amarrar cachorro" começa a trabalhar e vem trazendo tudo de dentro do atoleiro...hahaha.

Na ultima sopa do pinhao, conseguimos quebrar. A F75 do Ari, com pneus Max 315/70/17 e dois bloqueios atolou na pesada 5. Aquela atolada básica onde se podia ver ainda os farois pra fora do bosteiro. O cabo veio a romper de forma reta e sem escandalos. Muito seguro. Mais dois cabos de aço romperam antes de remover a picape do local. Usando dois guinchos junto e patescados dai saiu.

Na minha ranger acabei substituindo o cabo de dyneema, que ta novo, por uma outra amostra, agora kevlar importado mais o bocal de aluminio. O conjunto ficou mais bonito e leve mas a qualidade é bem pior.

No ultimo domingo enterrei bem a ranger e pra me ajudar mais dois troller com pneus 35 atolaram junto. O cabo foi bastante solicitado puxando de atravessado, patescando, raspando em parachoque, pneus, etc.
O cabo ficou muito surrado, é a segunda vez que eu o uso e ele tá 3x mais desgastado que o outro nacional.

Resumo:

Temos duas opções. Para aplicações mais exporádicas, para quem nao faz trilha muito exigente o cabo mais barato já ajuda, mas tem baixa durabilidade.
Para uso mais intenso o cabo nacional ou o dyneema holandes é o indicado.

Lembrando que a fibra de kevlar foi desenvolvida para fins balisticos enquanto a fibra de dynema para aplicações de tração.
Na hora de comprar vc consegue notar a diferença na trama da corda. A de material mais nobre possui minimo desfiamento e uma "goma" prendendo bem o cabo. Tipo vc não consegue abri-lo com o encolhimento.
Ja o material menos nobre ele ja vem bem desfiado e o coating é pior.
A cor não importa muito.

Abraço.

Já que citaram as diferenças....

Algum dos cabos citados no tópico possui o laudo de conformidade do INMETRO?

[]'s

Cotrim
28/07/2011, 22:54
Morreu todo mundo???

Nava
30/07/2011, 09:03
Qual norma do inmetro deveria seguir?

Cotrim
30/07/2011, 12:38
Uma simples, que se aguenta X Toneladas teria que arrebentar com, no mínimo X*Y Toneladas. Não sei a norma.

Só acho que tem muita gente falando que o cabo de isnevers é melhor que o de isdruvs, Ou que da marca Abobrinha é melhor que o da marca Chuchu, mas até agora, não tem nenhuma comprovação disso.

Como sempre, tem muito achismo e poucos fatos.

Servem experimentos feitos na Finlândia, Noruega, Suíça ou qualquer outro país sério. Os EUA são meio suspeitos, pois sempre puxam a brasa pra sardinha deles, quando comparam com a sardinha de qq outro país, pois como sempre dizia o Marquinhos, "Os amerdicanos são muuuuuuuuito melhores!!!"

[]'s

CAVESO
30/07/2011, 13:01
Assinando pra ver qual é!

samukanvas
30/07/2011, 21:34
Os americanos são os melhores mesmo... O que os caras usarem, funciona. Só depende de quem usa o que por lá, pois do mesmo jeito que tem os profissa, tem os amadores.

Abs