PDA

Ver Versão Completa : ranger- revisão - 50.000 - faça vc mesmo

marcos ambrogi
03/06/2007, 23:19
Colegas, todas as revisões da minha ranger foram feitas em concessionária, mas.... sempre fica aquela sensação de que vc está sendo enrolado:-?... de que só trocaram o óleo e filtros. Gostaria de saber o que tanto há de fazer nos 50 mil, levando-se em consideração que aparentemente está tudo em ordem e que a última revisão em concessionária foi feita a uns três meses e meio atrás.
Abraços

Jera
03/06/2007, 23:57
olá marcos!

eu tb tenho uma ranger, mas ela é a 3.0 2006.
me diga uma coisa.....quanto vc pagou nas suas revisoes? eu estou achando as revisoes da minha meio caras. um tempo atras vi aqui no forum q as revisoes até uns 60mil km ficariam em torno de 500 reais.
mas a unica revisao que ficou nisso foi a da 10mil km, que me custou 306 reais. a de 20mil foi 900 reais com a troca das pastilhas de freio. a de 30mil tb foi por volta disso. e essa semana a de 40 mil tb foi 900 reais com a troca de pastilhas de novo! to achando um absurdo. nessa ultima trocaram meu carda, pois estava reclamando de um barulho mas a garantia cobriu. ainda bem q cobriu!
a 2.8 é mais barata q isso?

na revisao de 40mil me falaram q fizeram a descarbonização do motor e limpeza dos bicos......isso é só lorota pra gente pagar mais caro ou é realmente necessario??

Jera
04/06/2007, 00:01
putz....acabei de ver o topico da revisao da l200 de 40mil.
1600 conto a revisao!

Dieselboy
04/06/2007, 00:33
Pessoal

Geralmente o programa de manutenção do veículo deveria constar detalhadamente no manual do proprietário, contudo pelo que me lembre em todas as caminhonetes da ford que tivemos o manual era muito superficial :parede: :evil: :mad:

Dados importantes referentes por exemplo `a especificações de alguns lubrificantes e fluidos eram simplesmente sonegados pelo manual :evil: não sei se na Ranger isto se repete mas nos outros veículos da Ford que tivemos isto ocorreu. A impressão que tenho para "justificar" esta "sonegação" de informações para o consumidor é que a montadora parece ter por objetivo deixar-nos reféns das concessionárias :evil: :mad:

Um manual com um mínimo de informações sobre TODOS os ítens utilizados no veículo deveria ser ítem OBRIGATORIO para todas as marcas.

O manual da S-10 Blazer por exemplo é bem completo nestes quesitos :palmas: :concordo:

murilloaquino
04/06/2007, 12:57
Fiz a minha d 30.000 e gastei em torno de 350 reais com a troca de todos os filtros mais a mao de obra.
Descarbonizaçao de motor diesel?
NUnca ouvi flar...Limpeza de bicos com 40.000 tambem é desnecessaria...
Se vc for fazer o que as concessionarias querem, eles te empurram tanta coisa...
Ate a higienizaçao do ar condicionado que aqui na minha concessionaria é uns 150 reais, fiz em uma loja especializada por 35!!...
Fica de olho e peça o orçamento antes de fazer a revisão...

RABUGENTO
04/06/2007, 13:11
Trocar pastilhas de freio com 20 mil km?
Caramba! Voce dirige com o pé no freio?
Essa quilometragem funcionava há 30 anos atrás...
Hoje as pastilhas duram muito mais...
Preciso descobrir um bom mecânico FORD/Diesel aqui em Campinas-SP para minhas revisões futuras. Em breve terei completado os 50 mil km e estarei fora da garantia...

Se algum companheiro conhecer, por favor, avise-me.

bird
04/06/2007, 13:36
este negócio de trocar pastilhas tentaram comigo aos 20 mil km

era só checar a espessura delas que via-se que não estavam nada gastas... estou com elas até hoje 37 mil km.

tentaram empurrar um monte de coisas absurdas tb.

nas revisões só troco óleo e filtros e depois da garantia, autorizada nunca mais!

FleckRanger
04/06/2007, 13:39
Concessionária, pra mim, é só pra pegar a peça original e se mandar!

Sexta-feira fui levar o meu pai pra retirar o Focus dela da revisão de 30.000 km na Superauto/Ford em POA.

R$ 640,00! Foram trocados todos os fluidos existentes no carro e só. Isso mesmo, troca de oléo, fluido de freio, hidraulico e o de arrefecimento. R$ 300,00 só de mão-de-obra. E isso em um carro novinho. O velho só anda na boa, sem forçar nada. Imagine se eu levar a Ranger lá, tô f ....!

Abraços.

MarBO
04/06/2007, 14:06
Jera

Voce poderia comentar mais sobre esse problemas que voce teve com o cardan da sua ranger com Km tão baixa? Como era o barulho que voce escutava? Voce so escurava com o cambio em neutro ou tambem em tração?
Quando em ponto morto o cardan da uma vibrada que voce escuta nas ao tracionar a marcha ela deixa de existir e parce que isso é caracteristico de todo carro com cardan
Sera que a autorizada não aproveitou e trocou uma peça boa atoa, isso ja me aconteceu e vejo essas autorizadas como trocadoras de peças somente, se da muito dor de cabeça é mais facil trocar e ainda ganha as MO na garantia.

Fala mais sobre esse assunto que agente agradece

.

catingueiro
04/06/2007, 14:13
Olá amigos,

Kbei de receber o carro da revisão de 20.000Km.
Elemento ar - 137,00
Elemento - 98,00
ursa premium - 96,00
Pastilhas de freio - 276,00
Total - 802,00
Total c/desc. - 721,00

Fiquei muito @#@$¨%E¨%$#¨com a troca destas pastilhas.\

Um forte abraço...

Gouveia
04/06/2007, 17:10
Senhores, estou vendo que a troca de pastilhas é um hábito (ou vício já que é coisa ruim).

Hoje meu carro está na Ford para a revisão dos 30.000km e também tentaram me empurrar esta de que a pastilha está gasta e chegou a riscar os discos.. daí vao me cobrar mais de 500 dinheiros pra fazer o serviço. Ele me disse que nao tem a peça hoje mas ele pede e amanhã chega... foi a deixa que eu queria pra dizer que amanha vou usra o carro e depois eu ligo pra ele... eu desconfio que ele vai ligar pra uma auto-peça barata, comprar as pastilhas e me cobrar como sendo motorkraft... filho da @$%@$#^%....

Então eu já chego na autorizada dizendo: não precisa fazer geometria, nem rodizio porque eu troquei os pneus a um mes... o filtro de ar também não precisa porque troquei semana passada e aditiov pra descarbonizar os bicos (a minha é gasolina) tbém nao quero porque só uso gasolina aditivada.

Entõa vão me cobrar pela simples troca de óle e filtro 239 reNais... ou seja, até razoável se não estiverem botando óleo mineral e cobrando sintético. :(

Amanhã vou numa oficina de um amigo pra tirar esta história de pastilha de freio a limpo.. pois nao notei nada de diferente no carro...

Abs e cuidado com as autorizadas, elas tem autorizaçõa pra te roubar.. :)

delreibr
04/06/2007, 19:49
a ranger de meu pai acho que so trocou pastilha nos 50mkm e nos 160mkm,na ultima vez trocou o disco tb

Leonel Lousa
04/06/2007, 22:30
Na revisão de 1 ano do fiesta 2006 da minha irmã que tinha acabado de completar 10 mil KM, a concessionaria colocou no orçamento da revisão descarbonização de motor e limpeza de bico, é logico q num autorizei, e o consultor técnico ainda ficou tentando me convencer por telefone da importancia desses dois itens, mesmo eu falando que o carro só tinha 10 mil km, são uns fdp mesmo.

cbridi
04/06/2007, 22:56
Essa história das pastilhas é conversa pra botar na mão no bolso do freguês... Tá certo, a minha tem somente 115CV, mas troquei as pastilhas sabem quando?? Somente uma vez! Com 90 mil Kms... Agora ela tem 165mil Kms e deve ir mais uns 10 mil com o segundo jogo de pastilhas. Por falar em freios, as lonas traseiras ainda são originais...

[]'s

Pequeno jr
04/06/2007, 23:04
Eita Pouxa... pra não falar outra coisa....

Pastilhas trocadas com 20mil Km...ou vcs estão andando com o pé no freio ou simplesmente estão enrolando vcs.

Gente, algumas das trocas das pastilhas da minha Ranger coloquei a original devido a um desconto que tive e que o preço ficou bem próximo das fras-lee. A outra troca apos ter colocado as originais foi com quase 40mil Km/rodados.

Vc acompanham as revisões dos seus veículos?
Vc pedem para ver os itens que foram tirados?
Questionam a necessidade de troca destes itens?

Outra coisa, o Catingueiro descreveu os itens separados do veículo dele e me surgiu uma duvida. Os filtros de oleo e diesel da RAnger 3.0 são diferente das demais? Pois o Catingueiro postou R$ 97,00 os filtros + R$ 96,00 o oleo. Como eu sempre troquei o oleo da minha ranger na ford, o valor de Oleos+ filtro de diesel+filtro de Oleo fica em R$ 110,00.

Tem alguma coisa esquisita ai com vcs. Verifiquem se não estão sendo enrolados.

marcos ambrogi
04/06/2007, 23:10
olá marcos!

eu tb tenho uma ranger, mas ela é a 3.0 2006.
me diga uma coisa.....quanto vc pagou nas suas revisoes? eu estou achando as revisoes da minha meio caras. um tempo atras vi aqui no forum q as revisoes até uns 60mil km ficariam em torno de 500 reais.
mas a unica revisao que ficou nisso foi a da 10mil km, que me custou 306 reais. a de 20mil foi 900 reais com a troca das pastilhas de freio. a de 30mil tb foi por volta disso. e essa semana a de 40 mil tb foi 900 reais com a troca de pastilhas de novo! to achando um absurdo. nessa ultima trocaram meu carda, pois estava reclamando de um barulho mas a garantia cobriu. ainda bem q cobriu!
a 2.8 é mais barata q isso?
na revisao de 40mil me falaram q fizeram a descarbonização do motor e limpeza dos bicos......isso é só lorota pra gente pagar mais caro ou é realmente necessario??

Caramba Jera. Esses valores estão um pouco exagerados. Nunca paguei R$900,00 por uma revisão na ranger.

Quanto às reclamações de troca de pastilhas, estou com 50 mil Km e ainda não vejo necessidade de troca. Talvez porque não use muito a picape em trânsito urbano.

O fato é que as concessionárias abusam. O manual da ranger recomenda tudo da motorcraft, mas os fdp da ford colocam outro óleo e tem a cara de pau de grudar o adesivinho da motorcraft.

Dessa vez vou apenas trocar o óleo, os filtros e alguns fluidos.

Jamais tive qualquer problema com minha ranger até agora. Vamos daqui por diante, longe das concessionárias!!

Aliás, difícil encontrar óleo da motorcraft!!!

Pequeno jr
04/06/2007, 23:20
Caramba Jera. Esses valores estão um pouco exagerados. Nunca paguei R$900,00 por uma revisão na ranger.

Quanto às reclamações de troca de pastilhas, estou com 50 mil Km e ainda não vejo necessidade de troca. Talvez porque não use muito a picape em trânsito urbano.

O fato é que as concessionárias abusam. O manual da ranger recomenda tudo da motorcraft, mas os fdp da ford colocam outro óleo e tem a cara de pau de grudar o adesivinho da motorcraft.

Dessa vez vou apenas trocar o óleo, os filtros e alguns fluidos.

Jamais tive qualquer problema com minha ranger até agora. Vamos daqui por diante, longe das concessionárias!!

Aliás, difícil encontrar óleo da motorcraft!!!

Marco,

Quem fabrica o oleo para a motocraft é a Texaco. O Oleo utilizado na ranger é o Texaco Ursa3. Todos os fluídos da Ranger são fabricados por ela.

Motorcraft é apenas o nome da empresa que reune os fabricantes das peças originais da Ford, da mesma forma que AC delco da GM, Magnetti Marelli Fiat e por ai vai.

Trocando em miudos, pois to quase dormindo em pé, por isso q qdo vc vai comprar uma peça em algumas auto-peças de boa indole alguns vendedores explicam quais são os fabricantes das peças originais dos veículos. Exemplo, a embreagem da Ranger é Sachis.

Espero ter conseguido t explicar.

marcos ambrogi
04/06/2007, 23:27
É por isso que eu gosto dessa comunidade e é por isso que eu devo ler mais e escrever menos!! Que ignorância a minha. Mas, se não me engano, o manual recomenda "óleo Motorcraft"...
De qualquer maneira, obrigado pela informação.

Pequeno jr
04/06/2007, 23:30
É por isso que eu gosto dessa comunidade e é por isso que eu devo ler mais e escrever menos!! Que ignorância a minha. Mas, se não me engano, o manual recomenda "óleo Motorcraft"...
De qualquer maneira, obrigado pela informação.

Marcos,
Essa eu aprendi aqui tbm e algumas outras coisas com a vivência das ruas, oficinas e etc. O Forum é isso, troca de idéias, sugestões, buscas de solu~ções além de também fazer grandes amigos.

Jera
04/06/2007, 23:34
fala galera!!!

eu tenho uma outras duas rangers...uma 97 cabine simples e outra 99 diesel cab. dupla. a pastilha da ranger 97 dura uns 50mil km tranquilo e olha q sou eu q uso o carro e as vezes exijo mt dos freios. a 99 duram em media 40mil km. desde a mas aí nao sei pq a 3.0 dura só 20mil km. a maior parte do tempo eu q uso o carro e estou andando mais devagar revisao dos 20mil quando trocaram as pastilhas pela primeira vez. mas vi q nao adiantou nada. o motivo eu realmente nao sei, mas confesso q corro um pouco as vezes mas nada assim para acabar com os freios.

o meu mecanico pessoal é o mesmo mecanico q trabalha na ford aqui em brasilia. ele cuida da minha 97 e da 99 durante os finais de semana. e como a 3.0 esta na garantia eu levo na ford slaviero e lá eu peço para ele fazer a revisao do meu carro. ele me ligou antes de trocar as pastilhas e falou q elas durariam mais uns 5mil km só e aí eu autorizei a troca. as pastilhas ele me deu e conferi. realmente estavam meio gastas ja. na slaviero, geralmente todas as peças trocadas eles colocam no carro para a gente conferir depois.

pow galera...dps dessas dicas aí, só vou começar a trocar o oleo e filtros na ford. vou esquecer essas bobagens de limpeza de ar cond., de bicos, etc...
a revisao dos 40mil ficou 700 reais (com as pastilhas q foram 286 reais) a revisao mais 300 reais de mao de obra. um roubo!

LLeeoo
05/06/2007, 11:11
Pessoal,

Hoje, me arrependo de 2/3 dos serviços que fizeram no meu carro na concessionária. No começo eu fazia tudo, troquei as velas e cabos, coxins e o escambau. Depois comecei a avaliar melhor os serviços. Queriam trocar a embreagem com uns 70 mil, ela já está com 120 mil. Na penúltima revisão, queriam desmontar um monte de coisas para "ver como está". O cabeçote do motor inclusive. Resultado, fiquei sem os carimbos, mas tomo muito cuidado na hora de mexer. Ainda não tenho um mecânico de confiança, estou procurando um para trocar as correias preventivamente.

Faz uma tremenda falta realmente não ter um plano de manutenção para o carro, inclusive porque o manual só especifica revisões até 120 mil km!!! Já pedi várias vezes na Ford mas eles não dão bola...

Edintruder
05/06/2007, 11:44
Eu só levaria em concessionária pela garantia. Fora isso eu faço tudo em casa mesmo! Vou fazer uma campanha "diga não às concessionárias!!!"
É tudo enrolão, ganham por horas que as caminhonetes ficam estacionadas ao vento, pois não fazem nada além de abrir um manualzinho mal planejado (para o consumidor) e trocar tudo o que consta no manual!
Piada!
Revisão a cada 10.000 km??? Nem morto! Quando estou de bangú no domingo de manhã cedo depois do auto estorte eu coloco a minha Ranger ou a Moto para os fundos de casa e dou uma revisada geral.

dalmolin
05/06/2007, 12:55
[QUOTE=LLeeoo;406344]Pessoal,

Hoje, me arrependo de 2/3 dos serviços que fizeram no meu carro na concessionária. No começo eu fazia tudo, troquei as velas e cabos, coxins e o escambau. Depois comecei a avaliar melhor os serviços. Queriam trocar a embreagem com uns 70 mil, ela já está com 120 mil. Na penúltima revisão, queriam desmontar um monte de coisas para "ver como está".

cara cuidado com essa embreagem!!!!!

soh eu q ando com a F250 e ela tinha uns 140 mil km... a embreagem tava um pouco alta, mas normal como se tivesse um pouco desgastada pela km rodada...
Não fazia nenhum barulho, nada nada , fazia uns borrachão em 2ª ate poucos dias antes de estorah tudo...
Chegando em casa em 3ª devagarinho, pisei na embreagem pra engatah 2ª.... desengatou a 3ª e não entrou mais marcha nenhuma... naõ deu tranco ou barulho, nada, simplesmente nao entrou mais marcha...
E estava com os dois rolamentos estorados o disco e o platô,, impressionante, não fazia nada , normal ....

LLeeoo
05/06/2007, 13:26
[QUOTE=LLeeoo;406344]Pessoal,

cara cuidado com essa embreagem!!!!!

soh eu q ando com a F250 e ela tinha uns 140 mil km... a embreagem tava um pouco alta, mas normal como se tivesse um pouco desgastada pela km rodada...
Não fazia nenhum barulho, nada nada , fazia uns borrachão em 2ª ate poucos dias antes de estorah tudo...
Chegando em casa em 3ª devagarinho, pisei na embreagem pra engatah 2ª.... desengatou a 3ª e não entrou mais marcha nenhuma... naõ deu tranco ou barulho, nada, simplesmente nao entrou mais marcha...
E estava com os dois rolamentos estorados o disco e o platô,, impressionante, não fazia nada , normal ....

Bem, a minha está com o nível de fluido um pouco baixo (aliás, oficina nenhuma NUNCA abriu a tampinha do reservatório). Vou completar e continuar andando... como só tenho andado na cidade e pela Ayrton Senna, se ela resolver me pregar uma peça não vai ser problema. Como vou trocar o conjunto inteiro da embreagem, estou é sinceramente mais preocupado com meu celular que está sem carregador...

Leonel Lousa
05/06/2007, 19:49
LLeeoo, num preocupa não, a embreagem da Ranger a gasolina dura muito, carregava peso, usava na fazenda, vendi ela com 164.000 km e ainda tava boa.

Pequeno jr
10/06/2007, 15:18
putz....acabei de ver o topico da revisao da l200 de 40mil.
1600 conto a revisao!

Dêem uma olhada nessa mensagem do Eduardo e vejam a planilha de gastos que ele fez com a Ranger e outras pick-ups do mercado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=376161&postcount=133

Acho q a ranger que ele se refere é a que ele viajou um tempim atrás, mas as revisões que ele descreve estão todos na casa dos 600 contos de reis.

Mais uma vez eu falo,
Antes de aprovarem seus orçamentos, vejam se não estão sendo enrolados. Limpeza de ar condicionado na autorizada é uns 200 contos, se for fazer fora é a mesma coisa e fica por uns 60. Alinhamento então nem se fala é o olho da cara.

Pastilha de freio se troca a cada 30 no mínimo, ou so se vcs necessitam de usar d+++ os freios e por isso gastam muito rápido.

Pequeno jr
10/06/2007, 22:09
Trânsito tira um terço da vida útil do carro
http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/ult1670u1609.shtml

O manual do proprietário diferencia a manutenção dos carros usados em "condições normais" da dos que enfrentam "uso severo". Mas isso deixa dúvidas. Será normal o anda-pára diário? Mecânicos alertam: é preciso definir intervalos de revisão e de trocas de componentes por tempo, não por distância.

"A quilometragem escondida é a grande vilã da manutenção", diz José Carlos Rodrigues, dono da Auto House. "A pessoa fica duas horas para andar um quilômetro, e é só isso que o hodômetro registra. Mas sabemos que os filtros foram exigidos bastante nesse tempo, assim como a bomba-d'água, os bicos injetores, as velas. Todas as peças móveis do motor sofrem muito no trânsito de São Paulo."

Roberto Bertin, gerente de treinamento e suporte técnico da CPL Holding (controla lojas do segmento automotivo), diz que, "numa cidade com as condições de tráfego de São Paulo, diminui em mais de um terço a vida útil da mecânica de um carro". Por isso é preciso fazer revisões preventivas.

Pedro Luiz Scopino, instrutor da Universidade do Mecânico, faz uma curiosa proposta: "O ideal é trocar o velocímetro por um "horímetro". É mais real fazer a manutenção com base nas horas de trabalho, como nas aeronaves".

Quem roda pela cidade descobre, no bolso, o quanto custa o uso severo. Luiz Dutra Neto, representante de uma indústria de limpeza que roda mais de 100 km por dia, conta: "Para desabafar, xingo a cada buraco. O carro sofre quieto, mas, quando é para mostrar os problemas, sai de baixo".

Ele vê como os componentes mais suscetíveis as pastilhas de freio e os amortecedores. "Se rodasse por estradas de terra, teria menos gastos." Com 50.000 km, seu Volkswagen Gol 2004 já teve trocados, entre outros, a correia dentada, as pastilhas de freios e dois amortecedores, além de ter os bicos injetores limpos.

Dutra Neto vem investindo na prevenção, e os resultados já aparecem. "Tem de fazer rodízio dos pneus, trocar o filtro a cada renovação do óleo. Pago mais agora, mas economizo depois."

Matemática

Não há um número "fechado" para mostrar as diferenças entre as manutenções preventiva e corretiva, mas os reparadores são unânimes em apontar a primeira como mais barata. Sérgio Sardinha, da SobrAuto, lembra que um batente ruim pode comprometer o amortecedor. O batente custa R$ 25; o amortecedor, R$ 150.

Mas não é só a parte mecânica que dá prejuízo. Consumo elevado é outra reclamação comum aos mecânicos. Bicos injetores fora de equalização e velas encharcadas, por exemplo, indicam que o tráfego faz mal ao propulsor.

"O motor foi feito para trabalhar em um regime ideal, algo fora da realidade para o paulistano", diz Sardinha, da SobrAuto. Em geral, o óleo não chega à temperatura ideal. "A solução é reduzir pela metade os intervalos de troca das peças e dos fluídos."

Também sente o trânsito o sistema de arrefecimento, que pode superaquecer ou vazar. "Limpo e aditivado, ele é fundamental, inclusive para o consumo de combustível", avisa Bertin.

Aos que enfrentam muitos buracos, a dica é de Ricardo Kenji, supervisor da Pneus Itaquera: é preciso calibrar os pneus toda semana. Ele recomenda, a cada período de 5.000 km a 10.000 km, rodízio, alinhamento e balanceamento. "Poucos seguem a orientação e, quando vêm fazer rodízio com 30 mil quilômetros, é tarde."

E mesmo quem circula com os vidros fechados corre riscos. Na cidade, filtro de cabine e de ar-condicionado perdem o efeito antes. "Tampe o nariz e tente respirar. O mesmo vale para o filtro entupido", compara Cléber Cirineu Machado, da Auto-Refrigeração Cirineu. O filtro saturado pode queimar a resistência do ar, que deve ser limpo a cada seis meses.

Pequeno jr
10/06/2007, 22:10
Post Duplicado.

Edintruder
11/06/2007, 21:08
Então o bom mesmo é instalar um horímetro e fazer as manutenções de acordo com as horas de uso do motor.

Edintruder
11/06/2007, 21:10
Ah, as antigas D20 tinham horímetro, embora como o pessoal usava pouco, foi banido do painel.