Ver Versão Completa : Aditivo Modificador de Atrito – Sturaco 7098
Allan Nielsen
03/06/2007, 17:41
Prezados,
Alguém já comprou o Modificador de Atrito usado como aditivo nos diferenciais com “traction-lok” em concessionária Ford? Onde? (cód Ford C8AZ-19B546-A ou XL-3)
Procurei nas concessionárias no Rio, a maioria não sabia do que se tratava. Uma concessionária (Superfor) consultou a Ford por tel. e responderam que não usam no Brasil (???), depois via e-mail fazendo referencia ao manual de serviço da Ranger com diferencial 8,8; sem resposta.
Por curiosidade alguém já usou este produto para eliminar “ronco” em cambio e direção hidráulica? Já li diversos relatos de Americanos falando maravilha do produto usado com esta finalidade (redução de ruído), chegam ao exagero de chamar de o “mecânico na lata”.
Abs
Rapaz voçe deve procurar o óleo adequado, que já vem com o aditivo como o Texaco Multigear LS SAE 85W140, vendido nas consecionárias GM como ACDelco óleo para diferenciais com tração positiva etc. Na Ford deve ter outro nome etc. Melhor ir direto a fonte compre o Texaco. Tambem tem de outras marcas mas o que eu conheço é esta.
A propósito voçe sabe por que deve usar este óleo e não um óleo 90 comum ?
Já ouviu falar nos discos de atrito da caixa Dana trac-lok ?
Pois é por causa deles eles precisam deste tipo de aditivação para manter a eficiência. Detalhe agite bem o frasco na hora de trocar ó óleo, deve caber 1,6 L no dana 44.
Sds
Pequeno jr
03/06/2007, 21:03
So um comentário,
Quem fabrica os lubrificantes utilizados na ford tbm é a Texaco.
SÉRGIO HOLANDA
03/06/2007, 21:20
:concordo: :concordo: :concordo:
Grande Allan,
a Toyota vende um Óleo dela (não lembro o fabricante, mas tem o selo toyota) especial para os diferenciais com LSD da antiga SW4, das 4X2 e das SW4 novas e Land Cruiser...custa 3x mais que o normal, mas é muito bom, tanto que como uso a SR5, que não tem LSD, para trilhar mais pesado eu uso este óleo...
Abrs,
Prezados,
Alguém já comprou o Modificador de Atrito usado como aditivo nos diferenciais com “traction-lok” em concessionária Ford? Onde? (cód Ford C8AZ-19B546-A ou XL-3)
Procurei nas concessionárias no Rio, a maioria não sabia do que se tratava. Uma concessionária (Superfor) consultou a Ford por tel. e responderam que não usam no Brasil (???), depois via e-mail fazendo referencia ao manual de serviço da Ranger com diferencial 8,8; sem resposta.
Por curiosidade alguém já usou este produto para eliminar “ronco” em cambio e direção hidráulica? Já li diversos relatos de Americanos falando maravilha do produto usado com esta finalidade (redução de ruído), chegam ao exagero de chamar de o “mecânico na lata”.
Abs
Allan Nielsen
04/06/2007, 11:07
Rapaz voçe deve procurar o óleo adequado, que já vem com o aditivo como o Texaco Multigear LS SAE 85W140,
Sds
Grande Bianor,
Grato pela indicação e explicação. O problema é que o Texaco Multgear LS so tem na viscosidade SAE 85W140, e no caso da Ranger com o Diff Visteon 8.8 a indicação é 80W90.
Ontem encontrei um catalogo de peças da Ranger e nos diversos tipos de diferenciais disponíveis para os diversos motores e ano de fabricação NÃO existe nenhum Visteon 8.8 com bloqueio (LS), pois na vista explodida (breakdown) não existe os discos de fricção.
Pesquisei sobre o modificador de atrito da Ford e conclui que sua finalidade é a redução de ruído e ronco que é maior nos com LS. No site http://www.fcsdchemicalsandlubricants.com/supplier/main.asp tem a explicação “comercial” para os diversos produtos, que apesar de ser especifico da Motorcraft não deixa de ser interessante pela grande variedade de produtos que vão de óleos lubrificantes a creme para as mãos!!
Apesar de constar no manual da Ranger e no manual de serviços da Ford, chego a conclusão de que este aditivo não é necessário :putz:para este diferencial, e gostaria de ouvir a sua opinião e de outros foristas.
Abs.
Allan Nielsen
04/06/2007, 11:12
So um comentário,
Quem fabrica os lubrificantes utilizados na ford tbm é a Texaco.
"Grande" Pequeno, eu particularmente sempre usei o ATX em motores diesel, não porque ache que os lubrificantes Texaco sejam melhores que outros mas apenas porque acho que eles tem um bom custo / benefico.
Abs
Allan Nielsen
04/06/2007, 11:14
:concordo: :concordo: :concordo:
Grande Allan,
a Toyota vende um Óleo dela (não lembro o fabricante, mas tem o selo toyota) especial para os diferenciais com LSD da antiga SW4, das 4X2 e das SW4 novas e Land Cruiser...custa 3x mais que o normal, mas é muito bom, tanto que como uso a SR5, que não tem LSD, para trilhar mais pesado eu uso este óleo...
Abrs,
Grande Sergio,
Grato pela indicação e parabens pela aventura e registro do caminho dos Incas.
Abs
Não sei que caixa de satélites tem dentro do teu no Visteon 8.8!
Mas é fácil de saber se tem algum tipo de bloqueio nela.
Levante a sua pick-up, que não é vitrola, com pelo menos as duas rodas traseiras no ar, por favor se levantar pelo diferencial pelo menos coloque um calço de borracha no macaco. Coloque em ponto morto, solte o freio de estacionamento, certifique-se de que está calçada e gire uma roda para frente e para trás. A outra "roda", deve acompanhar o giro para ambos os dois lados simultaneamente juntas ok?
Bom se puder acoplar um torquimetro no eixo, imobilize uma roda e aplique uma força na outra até ela girar. Deve apresentar resistência ao giro que voçe medirá no torque aplicado. Caso não tenha torquimetro peça ao zequinha para estimar a força aplicada para girar a roda em cmkgf, Nm, LbPol.
Para o caso da trac-lok da dana se tiver um valor inferior a 12 kgf tem que trocar o kit de discos de atrito. O valor considerado normal seria em torno de 32 kgf.
Quanto ao óleo o aditivo não tem função de reduzir o ruído e sim evitar o deslizamento prematuro dos discos de atrito, inutilizando o bloqueio.
Sds
Allan Nielsen
05/06/2007, 00:53
Não sei que caixa de satélites tem dentro do teu no Visteon 8.8!
Mas é fácil de saber se tem algum tipo de bloqueio nela.
Levante a sua pick-up, que não é vitrola, com pelo menos as duas rodas traseiras no ar...
Sds
OK, farei este teste.
sds
murilloaquino
05/06/2007, 01:24
os ford VISTEON originais da ranger ate 2001 nao tinham LSD...
Edintruder
05/06/2007, 11:05
LSD só nos Dana 44. 2002 em diante.
shimomoto
10/06/2007, 19:28
Aqui vai um folheto informativo sobre o Sturaco 7098 (em inglês). veja também em http://www.dastuart.com/metalworking/friction_modifiers/index.html
A página do fabricante é: http://www.dastuart.com/index.html . No Brasil a homepage é http://www.dastuart.com.br
Só que eu nunca vi esse aditivo para vender...
Abraços
FernandJos
04/07/2007, 20:30
Amigos
possuo um XTerra, que é equipado com o eixo
Dana 44 LSD e achei o trecho abaixo, no site
da Dana/Spicer, que pode ser de interesse:
"http://www.affinia.com.br/teste/spicer/pdf/SPICER_Eixos_Diferenciais_Componentes_2003.pdf"
"Atenção na tração positiva
(...)
Ou seja, (usar) o lubrificante original do fabricante ou óleos
hipóides 85W140, que atende as especificações API GL-5
e a norma MIL-2105D. Também é obrigatória a adição
de Aditivo Modificador de Atrito "Sturaco 7098" de 4%
a 6% do volume de óleo.
E não se esqueça de sempre agitar bastante as latas
antes de abri-las. Estes óleos costumam formar uma
"nata" no fundo quando ficam guardados."
continuo procurando e não encontro.
'tá chegando a hora da troca...
se alguém descobrir onde vende "a guloseima", ;-)
agradeço a dica.
[ ]
Fernando.
Curitiba-PR
Allan Nielsen
04/07/2007, 22:48
Amigos
continuo procurando e não encontro.
'tá chegando a hora da troca...
se alguém descobrir onde vende "a guloseima", ;-)
agradeço a dica.
[ ]
Fernando.
Curitiba-PR
Fernando,
Siga a recomendação do Bianor (acima) e use o Texaco Multigear LS 85W140, que já vem com o modificador de atrito (veja detalhes no site Texaco).
Se quiser usar outro oleo e adicionar o modificador de atrito, compre o da Ford pela internet nos USA a $ 4.00.
Boa sorte
Fernando,
Segue as especificações da Nissan e seja feliz.
Vc pode comprar o óleo na concessionária (um preço bão preles) ou usar um Motul.
Estou fora mas na sexta ou no máximo na 2a passo mais informações.
abraço
FernandJos,
Também sou proprietário de uma Xterra e também quero trocar o óleo do diferencial. Em outro tópico recomendaram-me o 85W140 da texaco, que já vem com modificador de atrito. Alguém tem idéia do preço? Na concessionária o óleo original + modificador de atrito sai em torno de 150 reais (só para o diferencial traseiro).
Paris,
Você só precisa do óleo + modificador para o eixo traseiro. O preço da concessionária está 150 o litro ou o valor total? Quando troquei o óleo da minha Frontier paguei R$ 80 o litro do motul. Ou seja se te cobram 150 pelo óleo + MO, está num preço bom.
Para o eixo dianteiro não necessita do modificador de atrito.
abs
3 x 85W140 = 54,45
1 x aditivo sturaco = 72,36
Preços de concessionária, sem mão de obra. A hora da mão de obra é R$ 90
murilloaquino
05/07/2007, 16:00
3 litros?
que eu saiba usa somente 1.6 litros...
segundo o manual da Xterra, no diferencial traseiro vão 2,2 litros de óleo + 0,12 litros de aditivo. A concessionária barganha os 0,8l...
Ops o Dana 44 com LSD não é novidade, tem na S10, Ranger, Nissan, Troller e cabe 1,6 L OK !
Quanto ao óleo é o da Texaco mesmo que é vendido tambem com ACDELCO, Motorcraft etc, mas é tudo o Texaco mesmo. Dai compre o original que é mais barato.
Não se esqueça de agitar bem a lata pois o aditivo tem partes sólidas que podem ficar depositadas no fundo e não ir para o seu diferencial.
Sds
Walter L. L. Casitta
05/07/2007, 21:43
Eu acho que o Xterra assim como a Frontier o dif é Dana 46...
Depende do ano, se não me engano, até as 2005 eram dana 46, depois dana 44.
A minha Frontier é 2004 e com certeza o Dif traseiro é Dana 46.
Paris, pelo preço troca na concessionária, se no Rio o preço fosse este eu tinha trocado lá mesmo!!!!!
O topico fala em "modificador de atrito"
Falando nisso, eu achei aqui um catalogo da Bardahl, onde epecificamente falam num produto chamado POWER OFF-ROAD.
Eu assisti uma demonstração deste produto. É INACREDITÁVEL.
Quando um oleo está muito velho, ou contaminado com água, uma maquineta que os caras inventaram, simplesmente trava o eixo de um motor elétrico. (isso tudo na sua frente).
Bastou acrescentar um pouco do tal POWER-OFF-ROAD, que o eixo não trava mais....
Só acreditei porque vi.
Alguém já teve alguma experiencia com este produto ?
Que tal voce Walter, que administra uma frota grande?
Aproveitando o assunto: Conheci mais dois produtos (sem demonstração - foi pelo catálogo mesmo).
- Power Diesel - Um booster para diesel. Aumenta o desempenho, reduz ruidos do motor, melhora partidas a frio, economiza combustível, diminui emissão de polutentes - 500ml para cada 80 litros de diesel.
-Max Diesel - propriedades lubrificantes, estabilidade, proteção anticorrosiva ao dieselm limpa e protege bicos e bombas. - 200 ml para cada 200 litros de diesel.
O Max diesel, eu testei. É bom, mas não faz todos os milagres que diz no catálogo. Continuo a colocar 1/3 da embalagem para cada tanque cheio.
Uso uma embalagem (12 reais) a cada 3 meses.
bichinho difícil de achar. Aqui em floripa está a venda por R$ 39,00 o frasco de 200 ml. R$ 8,30 o óleo texaco multigear EP 85W140
Preço total do diferencial traserio = R$ 39 = 3 x R$8,30 = R$ 53,90
Na concessionária = 54,45 + 72,36 sturaco = R$ 126,81 (sem contar a mão-de-obra de R$ 90 a hora)
Na concessionária sai 3 vezes o preço. Se for trocar todos os óleos (caixas, dd, dt, etc.) a diferença é bem considerável.
O óleo do diferencial dianteiro da Xterra é o 75W90, certo? É que no meu manual aparece também o 85W140, em contato com a nissan falaram que o meu manual era antigo...
Esse 75W90 precisa ser também API GL5? Achei o Ipiranga por um preço bom (R$24,90/litro), mas acho que é API GL4. API GL5 só achei motul por quase 80 reais o litro, mais que o dobro do preço da concessionária. Será que o da concessionária é API GL5 (diferencial dianteiro)?
Troquei todos os óleos, menos do diferencial dianteiro, porque ainda não descobri qual é o correto. "Acho" que a concessionária usa 75W90 API GL4 pelo preço que cobra. Mas ainda não sei qual é o correto, no 0800 insistem em informar 85w140...
Alguém pode ajudar?
Eu usei na Blazer dianteiro e traseiro, pois não tem trac-lok o Lubrax GL5 85W140 e ficou show, menos ruídos e clanks quando tira o pé do acelerador.
Sds
O diferencial dianteiro da Blazer é o mesmo da Xterra? A chevrolet indica o 85W140 ou você que colocou para testar / ficar melhor?
bcasagrande
28/04/2008, 15:58
Alguem encontrou o tal aditivo?
minha pick up também pede este aditivo e não encontro em lugar nenhum...
grato!
edubelem
28/04/2008, 17:18
Alguem encontrou o tal aditivo?
minha pick up também pede este aditivo e não encontro em lugar nenhum...
grato!
É um tal de "sturaco" vende na ford um frasco de 200ml por 60,00, é colocado apenas a metade (100ml).
Abs,
Carlos A Nunes
30/10/2008, 11:35
É um tal de "sturaco" vende na ford um frasco de 200ml por 60,00, é colocado apenas a metade (100ml).
Abs,
Esse aditivo é comercializado no Brasil pela IQA Industrias Quimicas Aruja Ltda - São Paulo SP tel 11 3758.1009 fax 11 3758.9154 e mail iqa@iqa.com.br. Tenho utilizado esse produto já há muito tempo tb nas transmissões de tratores/eqpos agricolas com excelentes resultados.
Embora seja recomendação da Ford a sua utilização, muitas concessionárias desconhecem o produto. Sorte p vcs.
Esse aditivo é comercializado no Brasil pela IQA Industrias Quimicas Aruja Ltda - São Paulo SP tel 11 3758.1009 fax 11 3758.9154 e mail iqa@iqa.com.br. Tenho utilizado esse produto já há muito tempo tb nas transmissões de tratores/eqpos agricolas com excelentes resultados.
Embora seja recomendação da Ford a sua utilização, muitas concessionárias desconhecem o produto. Sorte p vcs.
O engraçado é que quem recomenda o uso desse aditivo é a própria FORD. Liguei em 6 concessionárias e nenhuma tem o tal aditivo.....
Ai questionei " E como vocês fazem quando efetuam a troca do óleo do diferencial?"
E me responderam "Ah, isso ai nem faz falta, pode andar sem que não tem problema."
Em algumas falaram que compram fora e me passaram o tel mas nenhum local tinha também.
É por isso que eu digo, passem longe das concessionárias!!!!
A troco do que a FORD iria recomendar o uso de um aditivo que é inútil ou que não serve pra quase nada????
Por fim após a dica do colega acima, liguei no fabricante: IQA Industrias Quimicas Aruja Ltda - São Paulo SP tel 11 3758.1009 fax 11 3758.9154 e mail iqa@iqa.com.br.
Mas só vendem caixa com 16, ai me forneceram o tel de um local em Barueri que vende. (acho que é um fornecedor de peças para trator)
Chama KGC e o tel é 4208-4010. Cada frasco de 200ml custa R$57,43.
Será que esse aditivo não seria bom para colocar também no câmbio da Ranger ou pode trazer algum problema? A minha sempre que saio pela manhã arranha a marcha quando vou reduzir de 3ª para 2ª. Depois que esquenta fica normal e só ocorre nessa marcha..... Já fiz de tudo, completei o óleo de câmbio, depois troquei pele recomendado na manual e de nada adiantou. Me falaram que é o sincronizado, mas acho estranho só fazer o barulho quando reduz e depois que esquenta parar.
Valeu!!!
Walter L. L. Casitta
04/12/2008, 09:57
Eu rodei com a minha Ranger quase 200.000Km. Nunca usei aditivo nenhum. Se usar vai estar jogando dinheiro fora...
Allan Nielsen
04/12/2008, 10:02
O engraçado é que quem recomenda o uso desse aditivo é a própria FORD. Liguei em 6 concessionárias e nenhuma tem o tal aditivo.....
Ai questionei " E como vocês fazem quando efetuam a troca do óleo do diferencial?"
E me responderam "Ah, isso ai nem faz falta, pode andar sem que não tem problema."
Em algumas falaram que compram fora e me passaram o tel mas nenhum local tinha também.
A troco do que a FORD iria recomendar o uso de um aditivo que é inútil ou que não serve pra quase nada????
Por fim após a dica do colega acima, liguei no fabricante: IQA Industrias Quimicas Aruja Ltda - São Paulo SP tel 11 3758.1009 fax 11 3758.9154 e mail iqa@iqa.com.br.
Mas só vendem caixa com 16, ai me forneceram o tel de um local em Barueri que vende. (acho que é um fornecedor de peças para trator)
Será que esse aditivo não seria bom para colocar também no câmbio da Ranger ou pode trazer algum problema? A minha sempre que saio pela manhã arranha a marcha quando vou reduzir de 3ª para 2ª. Depois que esquenta fica normal e só ocorre nessa marcha..... Já fiz de tudo, completei o óleo de câmbio, depois troquei pele recomendado na manual e de nada adiantou. Me falaram que é o sincronizado, mas acho estranho só fazer o barulho quando reduz e depois que esquenta parar.
Valeu!!!
Savitu
o Sturacco é um modificador de atrito, ou seja ele melhora o atrito entre os discos do dif LSD, que passa a ser eficiente. A dificuldade de encontrar o sturacco vem do fato que a maioria dos fabricantes de lubrificantes já fornecerem lubrificantes aditivados pronto para uso em LSD.
Eu acho que usar o sturacco no cambio seria um desastre, a começar por usar oleo ATF, e o aumento de atrito interno deverá no minimo desgastar prematuramente os aneis de sincronismo. Tanto é que vc mesmo diz que a medida que esquenta, melhora o sincronismo do cambio, ou seja com oleo mais fino e menos "arrasto".
O cambio da Ranger é um cambio pesado, portanto diminua a velocidade no ato de trocar a marcha, dando tempo de sincronia. Aumentará muito a durabilidade do conjunto.
abs
Savitu
o Sturacco é um modificador de atrito, ou seja ele melhora o atrito entre os discos do dif LSD, que passa a ser eficiente. A dificuldade de encontrar o sturacco vem do fato que a maioria dos fabricantes de lubrificantes já fornecerem lubrificantes aditivados pronto para uso em LSD.
Eu acho que usar o sturacco no cambio seria um desastre, a começar por usar oleo ATF, e o aumento de atrito interno deverá no minimo desgastar prematuramente os aneis de sincronismo. Tanto é que vc mesmo diz que a medida que esquenta, melhora o sincronismo do cambio, ou seja com oleo mais fino e menos "arrasto".
O cambio da Ranger é um cambio pesado, portanto diminua a velocidade no ato de trocar a marcha, dando tempo de sincronia. Aumentará muito a durabilidade do conjunto.
abs
Amigos, agradeço os conselhos.
Será que se usasse então em óleo mais fino conseguiria resolver meu problema? Pois a marcha só arranha quando reduzo de 3ª para 2ª com o câmbio frio. Nas outras marchas ta tudo normal. Inclusive abri o câmbio relatando esse problema e o mecâncio disse que não achou nada. Logo após a manutenção, o câmbio ficou sem arranhar uns 3 meses e depois o problema voltou....... Como acoustumei, nunca reduzo mais dessa forma logo pela manhã, mas não queria ter que conviver com isso.
Como já disse, troquei o óleo e não adiantou nada, pensei em usar algum aditivo, existe alguma coisa ou vou ter que abrir novamente e trocar os aneis sincronizdos?
Valeu!
Allan Nielsen
04/12/2008, 11:52
Como já disse, troquei o óleo e não adiantou nada, pensei em usar algum aditivo, existe alguma coisa ou vou ter que abrir novamente e trocar os aneis sincronizdos?
Valeu!
Vc colocou o oleo correto? ATF que atenda a clss. MERCON.
Com relação aos aneis de sincronismo, e estiverem gastos, vc tem duas opções: trocalos ou aprender a passar a marcha no tempo certo.
abs
Eu rodei com a minha Ranger quase 200.000Km. Nunca usei aditivo nenhum. Se usar vai estar jogando dinheiro fora...
Apoiado!!!
Miguel Danhoni
23/01/2015, 12:07
Já utilizei o óleo hipóide 85W140 adicionando o aditivo IQA S 7098 e desapareceu o ronco do diferencial. Muito embora esteja na especificação da Ford, eles não sabem indicar onde adquirir o produto.
No Brasil esse aditivo é comercializado em frascos com 200 mL pela IQA Industrias Químicas (Arujá- São Paulo) tel 11 37581009
Miguel
Valeu!!!
O sr. teria algum outro meio de contato com essa KGC, não consigo ligar para eles, e a IQA só vende em caixas com 16 e é mais caro ainda, desde já obrigado!
Imperador!
09/05/2016, 17:42
Pessoal, basta usar o 85w140 com aditivo para diferenciais LSD. Assim,não precisar usar aditivos.
Risonaldo Vieira de Lima
11/01/2022, 15:25
Boa tarde, sou novo no Forum, e também andei procurando o Aditivo Modificador de Atrito "Sturaco 7098", depois ligar para o fabricante (11) 3758-1009 (Sra Consuelo) ela diz que somente venda a caixa com 16 latas 200 ml. Meu passou um telefone de Votuporanga empresa Bernardino & Siqueira (17) 3405-1295 contato é Valdinèia. Mantive contato e vou fazer a compra.
Risonaldo Vieira de Lima
11/01/2022, 15:29
https://www.4x4brasil.com.br/forum/blob:file:///e4742e89-94a6-4ca5-8f84-44f99b036812 preço da lata sturaco s-7098
Alisson Ramalho
19/03/2022, 23:51
As ranger mais novas indicam o oleo sintetico motorcraft 80w90 api GL5 + o aditivo modificador de fricção motorcraft.
O problema é que não se encontra mais esse oleo motorcraft aqui no brasil e nem o aditivo. E os outros oleos que eu encontrei de outras marcas da mesma especificação são apenas mineral (não achei o sintetico ). alguem sabe onde encontrar aqui no Brasil??
As ranger mais novas indicam o oleo sintetico motorcraft 80w90 api GL5 + o aditivo modificador de fricção motorcraft.
O problema é que não se encontra mais esse oleo motorcraft aqui no brasil e nem o aditivo. E os outros oleos que eu encontrei de outras marcas da mesma especificação são apenas mineral (não achei o sintetico ). alguem sabe onde encontrar aqui no Brasil??
Alisson, o aditivo seria esse? Amazon.com.br (https://www.amazon.com.br/Aditivo-modificador-fric%C3%A7%C3%A3o-Ford-XL-3/dp/B000NU5LP6)
Se for, essa compra é internacional, mas talvez valha a pena pra quem precisar! :concordo: